IL defende a centralização de poder que é a União Europeia e negam a soberania nacional. Um liberal se negar a soberania nacional é para defender municipalismo, ou separatismo, NÃO CENTRALIZAÇÃO.
@superads91 Sou contra a Il mas coesão social não é a base do liberalismo, a base do liberalismo é vida, propriedade e liberdade. O programa politico do CHEGA faz muitas falacias em relação a liberalismo classico, mas na mesma é sim mais liberal que a Iniciativa Progressista
@superads91 Depende da tua definição de coesão social. Se essa for a proibição das drogas, tas erao. Se for a manutenção da cultura ocidental, tas correto.
Orgulho em ter escolhido confiar neste partido logo na fase inicial. Temos de continuar assim, e não ir por "atalhos" que na prática apenas deixam Portugal com exatamente os mesmos problemas que já tinha, e um dia podemos esperar por um país que finalmente respeita pessoas que se esforçaram por construir uma vida melhor, e apenas querem ver os frutos disso sem que a esquerda lhes diga que são obrigados a trabalhar por 700 euros a recibos verdes "para o bem do país".
IL defende a centralização de poder que é a União Europeia e negam a soberania nacional. Um liberal se negar a soberania nacional é para defender municipalismo, ou separatismo, NÃO CENTRALIZAÇÃO.
@@hoppeananc mais um erro de precepcao por parte dos nacionalistas que veem tudo 8 ou 80...vamos esclarecer um pouco as coisas...primeiro IL e a favor da descentralizacao, e quanto mais poder o povo tiver melhor..segundo a favor da transaccao e abertura da economia...terceiro a favor da cooperacao entre paises e livre circulacao e livre comercio entre paises que e o fundamental na UE...quatro IL e contra o aumento de imposicoes, restricoes e impostos na UE tal como dentro do pais..quinto IL e contra a federacao europeia...IL quer uma UE minima como um esatdo minimo. resumindo a IL ve UE como grupo de paises que cooperam entre si para alcancar mais liberdade de circulacao pessoas e capital, os nacionalistas veem a UE como ameaca a soberania nacional, o que e errado pois paises nao perdem a sua soberania na UE, essa agenda criada por partidos nacionalistas e ignorante e culpam a UE por erros internos, como se portugal entra se em bancarrota por causa da UE. estatisticamente portugal esta melhor desde a sua entrada na UE, e pedir a sua saida e de uma enorme irresponsabilidade visto que entrariamos logo em bancarrota. So uma agenda criada por causa da imigracao pode pedir algo tao irresponsavel para portugal. querem uma transferencia de poder de uma organizacao estatal para outra, nao deixa de ser colettivismo.
@@Pedro-Luis UE não só é a maior ameaça á soberania de Portugal e a Europa de hoje em dia como é dos maiores probLemas mundiais. Il, como disse, é a favor de uma EU muito mais forte e influente. Como é que um partido e a favor da descentralização quando defende uma das maiores centralizações de poder no MUNDO? A UE corta a perna, da te uma moleta e diz que te ajudou. Portugal só esta melhor desde que entrou para a Ue porque nunca experimentou uma politica econômica mais liberal, e como Portugal foi dos paises que mais recebeu dinheiro da UE, não tivemos tantas consequências. Nunca na teoria economica foi necessário um governo europeu dar leis para todos os países que estão nela, para existir livre comércio entre países. Os EUA negociam com o mundo inteiro e não estão na UE. E quase tudo o que disseste é falso. Vê o grupo que a IL pertencem, não só os partidos são a favor de uma UE mais interventiva na imigração e "liberdade" das minorias (progressismo) como um Portugal com menos poder de decisão. E eu não sou nacionalista, sou mais liberal que tu.
@@Pedro-Luis Seria melhor entrarmos em banca rota hoje, libertarmos a economia aos poucos e aguentamos com a crise do que esperar que a bolha europeia arrebente..
Excelente entrevista de ambas as partes. O Cotrim já nos habitou à incrível clareza e profundidade com que trata de questões complexas e, principalmente, à sua assertividade 'sim ou não'. E o jornalista fez igualmente um excelente trabalho; deixou o entrevistado falar e expor as suas ideias, sem interromper constantemente com provocações (que mascaram contra-argumentos simplistas), e sem deixar por isso de colocar questões difíceis e incómodas. É claro que o Cotrim complica-lhes o trabalho, mas ainda sim, no panorama nacional, excelente trabalho.
Gostei João Cotrim. Não será fácil explicar o projeto Liberal a uma sociedade viciada em Estado com uma comunicação social completamente ao serviço do poder redistributivo. Mas vale a pena. Seremos cada vez mais os que defendem o projeto liberal. Só há mesmo que o explicar como o João, o Carlos, e outros o fazem.
Como é possível alguém pensar sequer em votar noutro partido que não na Iniciativa Liberal. Excelente comando João. Contem com o meu voto. "A nossa geometria não é esquerda nem direita" - É Iniciativa Liberal.
IL defende a centralização de poder que é a União Europeia e negam a soberania nacional. Um liberal se negar a soberania nacional é para defender municipalismo, ou separatismo, NÃO CENTRALIZAÇÃO.
O termo certo é Libertino. Liberal ao nível económico foi uma das máscaras para produzir a confusão de que eram de direita. Como o jogo do nem de esquerda e nem direita. Se havia dúvidas, já não sobram. Ataca a direita, disrancia-se da direita sem jamais expor os extremistas do pcp e sem se distanciar da esquerda. António Cosra tem muitos tentáculos
@john doe está nas nossas mãos exigir políticos éticos, a esperança é pouca mas é o que temos e pode ser que portugal comece a exigir mais a quem sustenta muito boas vidas
Grande Cotrim! "Qualquer Cordão Sanitário? Eu também não me vou coligar com o PCP! É uma questão ideológica! Isto agora é tudo cordão sanitário???!" Nem mais! E continua: "Não me vou desdizer. Disse que só dizia uma vez. Se quiser ouvir a resposta volte a ouvir, está há um minuto e meio atrás."
O Bernardo "censor" levou o Cotrim ao colo. A preocupação dele e dos seus patrões são o AV e o Chega e não o BE mercantilista representado pelo cotrim.
Vamos a ver como será a evolução deste partido. Por mim, irei continuar a votar na IL desde que, claramente se demarque das políticas socialistas/comuno/bloquistas, que têm arruinado este país e o seu povo desde o 25 de abril. Infelizmente, toda a esquerda, ps +psd tomaram conta de Portugal como se de uma coutada se tratasse. Tudo isto somado à ignorância de um povo, é no que dá. Força IL.
Iniciativa Liberal é partido globalista. Nenhum partido em portugal é defensor das reais ideias liberais/libertarias de descentralização de poder, e a IL defende uma UE mais forte ainda. Pensem antes de votar em partidos liberais, e vejam a que grupos europeus pertencem antes de votar neles. Geralmente são progressismo disfarcado num discurso econômico positivo. Não se deixem enganar.
@@mickaelmatias6891 JCF nas suas intervencoes fala 99% do governo e partidos socialistas, o chega fica com 1% das criticas e mesmo assim os eleitores do chega nao param de chorar. os partidos tem de combater todos os outros partidos, o chega ja falou muita merda da IL e nao vejo esse choradinho por parte dos liberais. deixem se disso, fica vos mal mentir sobre o obvio.
@@hoppeananc Nunca vou entender um liberal a votar no chega e ir contra os liberais, basta ver os governos liberais na europa e nada se compara a eles, sao os melhores paises para se viverem os rankings falam por si. Defender a liberdade e diferente do socialismo e diferente do nacionalismo e dao 10 a 0 a esses dois e o resto e conversa. Mas continuem a votar em partidos que fazem parte do espaco europeu das le pens da vida e dos orbans, esses grandes defensores do povo e da liberdade, lol. Essa comparacao ao BE e absurda ja que um defende a liberdade e outro defende a luta de classes socialmente falando.
@@hoppeananc A IL nao e perfeita mas e o partido que mais defende a liberdade em portugal... Espero que um dia entendas isso. Para demonstrar que os libertarios deveriam defender a IL, recomendo o canal ideias radicias, um verdadeiro libertario, anarcocapitalista que apoiou a IL atraves do Brasil, ouve e segue o cara que defende o mesmo que tu, a escola austriaca.
Boa aula a esse entrevistador tendicioso. Um grande político a partilhar conteúdo de qualidade a um entrevistador xuxalista. Um grande político , um entrevistador medíocre.
Podem contar com o meu voto , porém lembrem-se do “deserto da margem sul” estamos sem transportes com horários compatíveis com outros transportes e aos fins de semana ,quem trabalha ou se desloca a Lisboa ,tem horas de espera e algumas ligações não existem simplesmente . Também temos escolas com amianto que estão há anos à espera de ser retirado ;estou a falar de Vila Nogueira de Azeitão .
Infelizmente para a IL, 🏝️,neste deserto...todo o enredo que envolveu a candidatura a Lisboa foi um desastre. Até agora tinha um percurso cristalino.Aprender com os erros, retificar e olhar em frente com coerência 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
talvez se tenham precipitado mas isso não vai colocar em causa o percurso que têm feito se mantiverem a coerência, sou votante desde a 1ª hora, desde que acompanho o tudo é economia e ouço falar o Ricardo Rojas.
IL defende a centralização de poder que é a União Europeia e negam a soberania nacional. Um liberal se negar a soberania nacional é para defender municipalismo, ou separatismo, NÃO CENTRALIZAÇÃO.
boa entrevista. parece muito equilibrado. e sinceramente já vimos que o socialismo em portugal conduziu-nos a uma miséria lamentável..pq não tentarmos um modelo que já deu provas de sucesso no mundo ?...
Excelente entrevista. No meu entendimento o liberalismo é um conceito independente da "tradicional" esquerda-direita pois tem um objeto político diferente nas práticas e objetivos de ambas as ideologias maioritárias do nosso país.
Portugal precisa de novas ideologias politicas para sair do buraco em que está à décadas ! A IL está no bom caminho, na minha opinião deverá chegar à população mais jovem,que é quem vai levar o país para a frente com novas ideias! As velhas mentalidades é que fizeram , e continuam a fazer ,com que Portugal seja dos países mais pobres da Europa!
O que a IL tem de novo? A esquerda meteu-nos no buraco con 4 bancarrotas e a IL acabou finalmente de se assumir que é esquerda ( extrema na realidade. Como o bloco, pcp, livre...)
@@rtpeixepodre4966 Isso é de uma desonestidade intelectual impressionante! O João Cotrim nem sequer disse que a IL é um partido de esquerda e você já está a falar em extrema esquerda como o bloco e o pcp! É um comentário de uma ignorância e desonestidade absolutamente inacreditável.
@@rtpeixepodre4966 Assim por curiosidade, assistes a debates da AR? Vai contar o número de vezes que cada partido faz oposição à esquerda, e depois volta cá. A IL é precisamente o ÚNICO partido que anda a fazer uma oposição firme e com cabeça, tronco e membros à esquerda(e não, ir para lá gritar barbaridades mais alto que os outros como o AV não conta como oposição).
Sou Brasileira e de família Cotrim, e acompanho um pouco do João Cotrim, mesmo eu tendo uma visão um pouco a par com a do Ventura, mas este João tem uma boa oratória e uma bela postura. ☺
No brasil Bolsonaro ganha ao João Amoêdo, e natural identificar se com ventura do que João Cotrim...mas como as coisas estao no brasil ja deveriam saber que nao resulta as politicas radicais nacionalistas, abrace o liberalismo de João Cotrim e do partido novo no brasil, ambos sao pequenos mas tem a visao certa para governar um pais.
Uma tarefa Herculiana que este partido tem pela frente... Mas ajudo no que puder!!! Contem com o meu voto! Não percebi lá muito bem aquele argumento de "só se pensar na economia"... Era para pensar no quê então?? Que eu saiba é economia que traz liberdade, riqueza, qualidade, comforto, independência, bem estar, etc etc etc. Sim tem os seus defeitos mas preferiam viver debaixo da ponte, sem roupa e sem comida??? Deve ter sido um comunista a dizer aquilo só pode...
"Liberals approach to foreign policy is based on openness, exchange and cooperation. Liberals advocate for the unification of Europe, call out authoritarian regimes, protect universal human rights, and demand a stronger, more coherent and common European approach to foreign affairs and defence policy." Excerto do site da Alde Party, cujo Iniciativa Liberal é membro pertencente.
06:40 isto é, na minha óptica, a maior entrave ao crescimento da IL. A maioria da população não se revê porque pensa que isto é um partido dos ricos. A IL tem que usar mais a palavra "grátis". Uma coisa é dizer: "universalidade dos cuidados de saúde". É correcto. Mas é inteligível para a maioria. Outra coisa é dizer: "o estado subsidia e o privado presta". É melhor, mas ainda assim não serve para a maioria. Não há nada como dizer: "hospitais privados GRÁTIS. Escolas privadas GRÁTIS". Não está totalmente correcto, mas apela ao português mais comum.
Isto é um problema comum dos partidos liberais a nível mundial. A solução socialista para os problemas das pessoas que trabalham ja worten resolve por 700 euros, é subir o salário mínimo para 800, sem pensar no que isto significa para PMEs que estão prestes a fechar por falta de liquidez e excesso de despesa. A solução liberal, é criar condições para que essas pessoas tenham outras alternativas, e possam facilmente ir ter com a Sonae e dizer que ou lhes aumentam o salário, ou vão trabalhar para outro lado e ganhar mais. Infelizmente, para pessoas pouco formadas a solução irá sempre ser a primeira, que na prática apenas alimenta o problema.
IL defende a centralização de poder que é a União Europeia e negam a soberania nacional. Um liberal se negar a soberania nacional é para defender municipalismo, ou separatismo, NÃO CENTRALIZAÇÃO.
Mas não existe grátis em lado nenhum, ou acha que os hospitais públicos vivem de ar?? Tudo custa dinheiro, tem é que se procurar as alternativas em que a relação preço qualidade é melhor, e o que se tem visto é que o estado fica muito aquém de outras alternativas, como as PPP na saúde por exemplo, que ficam mais baratas e oferecem melhores serviços.
@@anacosta158 E explicar a alguém de esquerda isso? Eles por norma nem sequer são capazes de fazer o raciocínio de que os serviços públicos, para existirem, alguém teve de os pagar.
Portugal nunca sairá da pocilga actual enquanto as pessoas não se convencerem que o PS/PSD terão de ser remetidos para a insignificância que merecem. A IL tem sido coerente com uma nova política e modo de estar.
Sempre votei IL desde as legislativas. Contudo, não se esqueçam do Alentejo. Muitas pessoas já estão fartas do comunismo e querem mudança. Qual o plano da IL para o aeroporto? Consideram Beja?
Gosto muito deste deputado, excelente na comunicação, só é pena depois já me ter desiludido em parlamento a abster em propostas que o partido defende... Sou apologista de um sistema liberal, isso é que promove igualdade e riqueza, hoje em dia parece tabu se falar de gerar riqueza, Quando gerar pobreza/desemprego e salários médio ser o ordenado mínimo é que havia de ser p problema
vamos la chegar, com calma estamos a subir, e verdade que o chega atrapalha essa subida com respostas facil a iludir o povo, mas aos poucos vamos conquistar os eleitores com ideias e nao com discursos de odio. Il e um partido de governacao, chega e um partido de protesto, o povo esta em protesto quando virarem para nova alternativa viram para IL pois e o unico que tem ideias novas para portugal, e preciso paciencia, IL esta certa e isso pagara dividendos no futuro.
O menino Bernardo estrategicamente tentou a dado ponto da entrevista que se denegrisse mais uma vez o chega mas não tem capacidade intelectual para o fazer de forma subliminar sem que seja imediatamente topado. JCF com a classe do costume em mais uma entrevista.
Finalmente a resposta... Em 2021 o apoio que recebo, eu e centenas de milhares, por estarmos proibidos de trabalhar, é de 154€/mês (219€ de apoio - 65€ d contribuicao p SS)... Vocês todos, os que ainda têm layoff e teletrabalho, e reelegeram um Marcelo hipócrita e impune e que pensam que tudo vai acabar bem, um dia vão acordar para o Portugal Real, aquele que já existe há muito e vão só então perceber que o PORTUGAL onde viviam JÁ NÃO EXISTE desde de há 12 meses para cá... JÁ FOMOS !!! O layoff e o teletrabalho são uma ilusão, um nevoeiro que ainda vos faz pensar que o vosso Portugal existe... Estamos no Titanic, já depois do Iceberg, mas alguns, como ainda escutam a orquesta, pensam que vamos chegar felizes a bom porto... PORTUGAL JÁ NÃO EXISTE... JÁ ÉRAMOS... E só quem ainda recebe o seu todos os meses, quem ainda ouve a orquesta, é que ousaria discordar desta VERDADE, porque vive no Portugal da TV..
Fica bem claro que é fundamental que a IL tenha mais presença mediática em espaços onde possa explicar o que o partido realmente defende. Entrevistas como esta são de uma importância enorme porque a confusão acerca do que é o Liberalismo é tremenda. Não, a IL não é um partido de direita. Sim, o Chega está nos antípodas da IL. E não, a IL também não é um partido de esquerda.
Porque será que persiste esta fixação em arrumar os partidos à direita e à esquerda? Não será altura de se analizar os princípios e não a lateralidade?
Porque a esquerda é definida pelo marxismo, globalismo, doutrinação e controlo da mídia e redes. Enquanto a direita é a favor de controlar quem entra no país, a nação primeiro, e liberdade de expressão mesmo para esquerdalhos. Isso de não ser de lado nenhum foi a manha para atraír votos da direita. Repara que o crotim não disse que não é de esquerda, percebes porquê? Porque é esquerda marxista globalista. Igual ao que temos com fortura há quase 50 anos
Porque o eleitor médio não possui faculdades mentais para analisar as coisas caso a caso, e no caso de Portugal até está habituado a aplicar raciocínios semelhantes à escolha de um clube de futebol a tudo o resto. Como a IL faz questão de não ser nem do mesmo "clube" que a direita, nem que a esquerda, o cérebro limitado dos tugas diz-lhes que logicamente têm de estar do outro lado(e ironicamente ambos os lados pensam que estamos).
@@anabarnabe8483 isso é areia pros olhos. Por exmplo foi posto a9 lado do chega COMO DIREITA. ATÉ NO PARLAMENTO. Mas depois andou a vender-se como nem de esquerda e nem direita o que é como dizer não sou homem nem mulher quando todos sabem que a biologia e as células dererminam o gênero. Mas a biologia vai se rotular de arcaica também as iniciativas liberais pelo ocidente andam a finaciar doutrinação nas escolas que ensinam que não se diz leite materno mas sim leite de pessoa. E promovem o conceito de que quem disser o contrário é discurso de ódio. Esse progressismo é de algum lado, e não é de direita. É esquerda. Assim como o globalismo que está ligado ao comunismo ao marxismo ao sionismo à maçonaria aos adeptos da nova era etc...tudo libertinos da religião relativista. É esquerda. A prova é que a IL nunca dirá que é um equivoco acharem que é de esquerda. Mas dizer que não é direita, sem problema. Não podes dizer que és direita no nosso país se és anti-cultura nacional, anti-fronteiras, anti-cristãos, anti-família tradicional hétero, pró-liberação das drogas e dos traficantes, pró-destruír nossas História e estátias porque incomoda o comunista mamadou que não se incomoda com os símbolos muslos que invadiram a europa durante 7 séculos e mataram e escravizaram porque tudo o que o incomoda somos nós que o aceitamos e pagamos-lhe um salàrios milionário para nos chamar racistas. É óbvio que à esquerda e direita embora a esquerda é quebdecide obquebse chama ao chega, à IL e a todos. Esquerda é que manda. E esquerda já nem se chama extrema-esquerda. Não lhes dá jeito. Rótulos vão todos para os conservadores
@@anabarnabe8483 se todos os partidos disserem eu não sou de esuqerda nem direita, acreditas nisso? Se o PCP disser eu não sou de esquerda, isso é arcaico, acreditas? Claro que não. PCP é URSS. Esquerda radical
Ver o fim da entrevista. Talvez o primeiro deputado a ter consciência do jogo que quer o Chega quer o PS gostam de jogar quando se mantém o Chega no topo da agenda política e mediática.
Sr. JORNALIXO, na eventualidade de trabalhar para alguma agência de notícias onde houvesse dinheiro meu depois desta "entrevista" seria imediatamente despedido. Mas o seu patrão é tão "inteligente" quanto o sr portanto ainda vai ter EMPREGO POR MAIS UNS TEMPOS
E votei eu nesta IL em 2019 para as legislativas... Têm uma agenda de Bloco de Esquerda mas de direita, apesar de recusarem o rótulo de direita. Separa-os a estatização da economia... Foi bom ver o Bernardo a conseguir fazer uma entrevista sem ser malcriado como foi com o André Ventura. Estes são pouco para o que o Pais precisa.
Em 2019 também tive muitas dúvidas. Felizmente não votei IL. Hoje não teria dúvidas nenhumas, porque já estou mais que esclarecido que a IL é um Bloco de Esquerda que sabe fazer contas. É uma boa alternativa à esquerdalha (qualquer merda é melhor do que o que temos), mas não é a melhor, nem de perto nem de longe. O problema é que as opções credíveis são escassas.
absurda a comparacao BE e IL. um defende a liberdade outro defende a luta de classes, socialmente falando. Entendo que para quem vive 45anos de socialismo seja dificil entender o que e a liberdade mas aos poucos vao descobrir. o que IL defende e diferente do BE, basta ver os governos liberais na europa e nada se comparam ao BE, e sao os melhores paises para se viverem os rankings falam por si. Defender a liberdade e difernte do socialismo e diferente do nacionalismo e dao 10 a 0 a esses dois e o resto e conversa. Mas continuem a votar em partidos que fazem parte do espaco europeu das le pens da vida e dos orbans, esses grandes defensores do povo e da liberdade, lol.
Os dois não estão totalmente certos. Só criar riqueza não chega e distribuir sem criar riqueza resulta em miséria. Um equilíbrio saudável onde a riqueza tenha um papel importante é o ideal. Também não gosto da ideia um pouco arrogante de outras latitudes criticarem a Europa, que somando todos os rankings de bem estar continua no topo comparando com qualquer outra parte do mundo.
Gostei bastante do JCF nesta entrevista mas não concordo com o que diz acerca do Chega. Não acho que seja um partido xenófobo ou que queira pôr portugueses contra portugueses. Claro. Não é um partido perfeito mas também tem a sua razão e não tem medo de ser politicamente incorreto, algo que admiro muito e que falta na IL. E penso que é um dever a IL aliar-se ao Chega para retirar a esquerda do poder. Ou querem que a esquerda governe Portugal para sempre? Estamos bem lixados. E se a IL não se aliar ao Chega, vai-se a aliar a quem? Ao PSD? É que eu não estou a ver a IL a governar sozinha durante os próximos anos. Se o PCP, que passa a vida a falar mal do PS, se aliou a eles, por que razão não poderia a IL aliar-se ao Chega? Deixem-se lá de birrinhas um com o outro. E já agora, a IL está a pensar colocar um candidato a todas as câmaras municipais do país? É que aqui onde eu vivo já estou farto de ver xuxalistas e comunas como únicas opções de voto.
votam com a carteira de curto prazo e a ilusao de mais dinheiro e melhores condicoes de vida no curto prazo..vemos isso direto na pandemia, as pessoas querem ficar em casa no lockdown ate ao verao para se protegerem sem nunca pensarem no futuro e nas suas conseguencias, as pessoas dao importancia em demasia ao presente e desleixando o futuro. Sao imaturas nesse ponto, eu entendo dar importancia ao presente mas ignorando o futuro e uma infantilidade brutal, acontece na pandemia como no voto ou na poupanca, visao de curto prazo leva a um desastre seja em que esfera da vida for, como a esfera politica, razao por aqual o PS esta no poder a tanto tempo.
Vai haver sim, IL tem um nucleo em Loures e JCF disse que havera candidatos em todos os nucleos. ruclips.net/channel/UCUWBrKhbv3h2INQkDPDI5AQvideos iniciativaliberal.pt/nucleos/ Procura em outras redes socias como facebook ou twitter para mais informacoes, abraco.
“Iniciativa Liberal não é um partido de direita”... aqui há uns meses assumiam-se de direita, agora não sabem o que são... Economicamente liberal, e, por consequente, de direita. Socialmente liberal, e, por consequente, de Esquerda. Economicamente a IL é um partido mesmo muito bom. Mas o desprezo, menosprezo e o esquecimento que o partido tem relativamente à tradição, cultura e costumes dos Portugueses assusta-me, pois a nível social a IL está ao nível do Bloco de Esquerda. Aterrorizador... mas ainda assim, prefiro a IL a qualquer dos partidos de Esquerda
ja sabia que os eleitores nunca entenderiam que a IL nao e de esquerda nem direita, vivem no seculo passado ou que??..IL e liberalismo, e uma visao de sociedade que nao tem haver com esquerda ou direita mas sim liberal...so a liberdade das pessoas interessa para IL. E uma visao que defende a liberdade das pessoas e o resto e secundario, por ser defensor da liberdade das pessoas a IL e contra os coletivismos seja de esquerda, o socialismo seja de direita, o nacionalismo. coletivismo significa o estado retirar poder do povo para dar a um governo ou organizacao, seja em forma economia admnistrativa ou social. A funcao da IL e combater esse coletivismo e dar poder de escolha as pessoas, dar mais liberdade as pessoas. ISTO e que a IL traz de novo
@@Pedro-Luis Excelente! Vai demorar algum tempo mas as novas gerações vão olhar para os países bem sucedidos económica, social e culturalmente, onde as políticas liberais imperam e também vão querer fórmula parecida.
@@joaquintakanaka JA estamos habituados a que leve algum tempo para entenderem que o socialismo nao presta, eu diria que enquanto houver votantes da geracao de 25 de abril que liga a esquerda a liberdade dificilmente teremos mudancas. Eu acredito na mudanca atraves das novas geracoes que estao livres desse mal, e compreendem que o socialismo esta longe da liberdade. Vamos com calma eu nao tenho pressa, eu sei que estou no lugar certo, os rankins nao mentem, os melhores paises sao os liberais e o resto e conversa.
@@Pedro-Luis Quem de facto é um liberal, reconhece que o mercado livre é a unica entidade capaz de providenciar bons serviços sem ser á custa de dinheiro roubado ... Quem acredita em capitalismo nao pode dar um passo a tras so para mostrar esta falsa compaixão, o argumento de " quem e pobre nao pode pagar por saúde" pode ser aplicado a tudo, e se for aplicado a tudo acabamos a viver num país comunista com um estado social que sufoca todas as liberdades individuais .... Tanto moralmente e em termos de eficácia é terrivel ter algum serviço de saude ou educaçao providenciado pelo estado ...
@@tomasleitao1775 primeiro liberal e diferente de libertario ou anarcocapitalismo..IL defende um estado minimo com servicos essenciais. compreendo o seu argumento e ja ouvi varias vezes , nao quero ser defensor estatal pois nao o sou mas nao sou anarquista e visoes radicais nao mostram caminhos melhores que os liberais. os impostos sao concordados implicitamente com a populacao, essa do imposto e roubo e o governo e uma gangue e bonita para estampar numa camisola mas a realidade e diferente e todo o sistema democratico esta assente na escolha das pessoas. Eu acreditto na democracia tanto como acredito no mercado unico. existe varios niveis de liberdade e a IL defende um nivel bem maior que todos os partidos no panorama politico portugues, nao sejamos radicais no discurso, nao e porque se fala em servicos publicos que alguem e comunista, IL segue paises liberais que sao os melhores do mundo para se viver, e esses paises tambem tem servicos publicos, nao se radicalize por uma besteira. Nem tudo e 8 ou 80, existe o 70 ou o numero 50.
@@Pedro-Luis 1- Verdade, mas era preciso que estivesse a implicar que o libertarismo não é eficaz para isso ser um argumento.. A realidade é que em todos os países onde foi implementado os resultados largamente superaram os resultados do liberalismo ou liberalismo clássico ,exemplos são os EUA, Austrália e Nova Zelândia até ao inicio do Sec. 20, dizer que eram outros tempos não é um argumento porque tudo o que piorou nesses países a nível económico foi um resultado de intervenção estatal, Monopolização, Decréscimo em Produção, maior dependência de importes, Inflação, mais desemprego, PIB per capita menor em termos proporcionais, Menos poder de compra, e mais importante Menos Liberdade , Tudo isto são Falácias do Estado , por isso da mesma maneira que os resultados foram benéficos quando houve uma laicisação do estado, também deveria haver uma separação total de estado e economia, isso sim é o standard e o normal, não é normal tanto a nivel moral como da natureza humana haver uma entidade burocrática a regular a economia, seja grande ou pequena, isso é radical... 2- Aí vem o problema da Democracia, é ridiculo sugerir que democracia é um sinonimo de liebrdade, é exatamente o contrário, nós somos individuos, objetivamente a olho da natureza não fazemos parte de grupo ou sociedade nenhuma, somos um conjunto de individuos, por isso sugerir que alguem que eu nunca vi na vida tem a legitimidade de escolher os meus lideres e de me controlar de alguma maneira é simplesmente algo que poderia ter vindo do 1984, é radical e tirânico ...Democracia é um cancro da tirania coletiva,... 3- Sim, impostos são em todos os aspetos roubo, pode parecer repetitivo ouvir isto e irritante, mas é a realidade, nenhuma entidade tem o direito de extorquir e confiscar o meu capital"para o bem comum", outra vez, se eu o negar sou detido, daí nao ser voluntário, uma interação coersiva por parte de u cdadao comum mas por parte do estado já não tem problema.... Lá por que tem sido o "normal" nas ultimas décadas não significa que seja certo, pelo contrário, não so é imoral, mas tambem é outra barreira imposta pelo estado que dificulta o caminho do país a mais prospriedade ... Não existe um unico programa estatal que não tenha alguma repercução negativa na economia ou em liberdade individual, em tudo em que o estado toca destrói ... Por isso não, a saúde não é um direito e educação não é um direito, o que também é uma ideia radical, um cidadão comum ser forçado a pagar por um serviço de outros, dentro do enquadramento societal onde nos encontramos isto parece normal, mas objetivamente é algo bizarro .... Um direito não são nem produtos ou serviços providenciados á custa de outros, um direito nao requer o estado para funcuionar, Um direito é por definição a capacidade de alguém poder fazer algo sem barreiras impostas por alguma entidade controladora ... A razão pelo qual o liberalismo resulta é porque reduz o tamanho do estado, nao porque so reduz um pouco, se reduzisse ainda mais os resultados seriam melhores como é possivel confirmar em qualquer exemplo do libertarismo posto em prática, a realidade é que o mais o estado é reduzido melhores os resultados economicos .....
@@tomasleitao1775 Podias ter dito logo de inicio que vivias no mundo da fantasia, bem me parecias um pouco iludido, anarcocapitalismo nunca funcionou assim como o comunismo, em lado nenhum e sao suscetiveis a serem de curto prazo e a finalizarem numa ditadura. nao obrigado, estou bem como liberal. Defendo um estado minimo e de livre mercado com uma boa democracia, sabes aqueles onde se vive melhores segundo os rankings internacionais, onde nao e uma utopia e sao aplicados na vida real... ja ouvi muitas teorias contra a democracia que e a diatdura da maioria e etc mas na verdade e o melhor sistema que existe e nao tens alternativa viavel e so mais um teorico. e quanto aos impostos nao sao roubo porque a sociedade aprova o sistema implicitamente nao sao obrigados a ficar quem nao concorda e tem sempre a opcao democratica de tentarem mudar isso...ja ouvi varias vezes essa do imposto e imoral e o estado e uma mafia organizada mas nao entro nessa teoria que nao serve para nada, so falam dos impostos mas nao falam dos beneficios que recebem e nao apresentam uma visao onde quem nao quisses pretencer ao sistema viveriam dentro do sistema, ou aboliremos o sistema so porque dois ou tres nao querem participar e na verdade e muita teoria e pouca aderencia a realidade. ja entendi que es mais um daqueles que defende a saida de portugal da UE? logico que nao apresentam uma alternativa a nao ser decadas de falencia economica ao sair do euro, vivem num mundo ilusorio que portugal viveria bem fora do euro, como se no dia seguinte nao entra se em bancarota que demoraria decadas a passar e com os socialistas que temos viveriamos na venezuela rapidinho. deixem se de teorias ocas e trabalhem com a realidade.
@@Pedro-Luis que treta é essa de confinar? se estão a espalhar o vírus então confina-se pois está claro . se eu apanhar mas não me confinar em casa e andar a espalhar o vírus por todos a lei é igual para mim como para eles . conversa de raças e etnias bla bla bla é merda que só serve para dividir , não acrescenta nada esse pensamento
@@kjrodriguez5472 o problema foi o AV sugerir isso como luta aos ciganos e sem qualquer evidencia que eles propagam ou / e outros nao. nao adianta estares a argumentar uma decisao racista e absurda do AV, depois esperam que ele seja recebido de bracos abertos quando trata os adversarios politicos de bebados etc..JCF nao diz esses absurdos, e uma pessoa decente.
Mais ninguem entende de politica agora, IL esta a dar um passo politico interessante, que e dizer que querem a solucao dos acores e nao aceitam o chega no governo. AV quer tachos e da pouco valor ao povo, e so discurso...IL esta a dizer que dara posse a direita com PSD governo e os partidos chega e IL a influenciar a forma de governar a direita sem tachos e sera a melhor forma de a geringonca a direita dar certo e fazer um melhor trabalho para o povo portugues. E uma boa posicao politica e ate os eleitores do chega deveriam agradecer, assim impede de AV se corromper pelo poder e tachos.
A solucao nos acores foi um acordo com o PSD nos acores, pouco ou nada teve haver com o chega, IL nunca negociou com o chega. nunca se coligaram, so houve acordos parlementares com o governo PSD dos acores, a ideia e fazer igual no continente.
@@Pedro-Luis acho que vimos vídeos diferentes... O Coutrim no fim do vídeo diz que em qualquer circunstância se coligarà com qualquer governo em que o Chega faça parte. No entanto no governo regional dos Açores estão coligados...
@@MiguelGomes2023 preste atencao, nos acores o chega nao esta no governo...nos acores o governo e: PDS CDS E PPM. chega e a IL tem acordos parlamentares e nao sao governo, eles apoiam o governo mas continuam fora do governo. é complicado por ser politica mas a realidade e essa. o chega e a IL nao tem nenhum ministerio nos acores. IGUAL COM PS GOVERNO E BE E PCP SAO APOIANTES DO GOVERNO, nao tem ministros...no governo PDS CDS de passos coelho houve PDS E CDS com ministrerios isso e uma coligacao de governo. um apoio parlamentar e diferente. IL defende apoios parlamentares e nao coligacoes governamentais, IL prefere PSD a governar e o chega e a IL apoiar no parlamento e nao uma coligacao de governo. A ideia de coligacao e diferente daquela que voce usa, nos acores a IL e o chega fizeram acordos parlamentares e nao coligacoes. ok? entendeu amigo?
@@MiguelGomes2023 VEJA A COMPOSICAO DO GOVERNO DOS ACORES pt.wikipedia.org/wiki/XIII_Governo_Regional_dos_A%C3%A7ores LEI COM ATENCAO A EXPLICACAO INICIAL E VEJA A COMPOSICAO DO GOVERNO.
Oh Drº João, o senhor ainda perde tempo com esse programa? isso está tudo viciado....nada disso bate certo é como as sondagens....são todas feitas a maneira dos interesses escondidos neste País...
ja sabia que os eleitores nunca entenderiam que a IL nao e de esquerda nem direita, vivem no seculo passado ou que??..IL e liberalismo, e uma visao de sociedade que nao tem haver com esquerda ou direita mas sim liberal...so a liberdade das pessoas interessa para IL. E uma visao que defende a liberdade das pessoas e o resto e secundario, por ser defensor da liberdade das pessoas a IL e contra os coletivismos seja de esquerda, o socialismo seja de direita, o nacionalismo. coletivismo significa o estado retirar poder do povo para dar a um governo ou organizacao, seja em forma economia admnistrativa ou social. A funcao da IL e combater esse coletivismo e dar poder de escolha as pessoas, dar mais liberdade as pessoas. ISTO e que a IL traz de novo
@@yesimBata amigo e mentira dos eleitores do chega, nao vai haver link nenhum..de onde acha que surgiram as fake news, so sabem trabalhar nesse regisrto...no debate com o andre ventura Mayan disse alto e preciso que nem e de esquerda nem e de direita. Posso dizer que ja vi muitas entrevistas durante e depois das eleicoes e nunca Mayan diz ser de direira ele afirma ser liberal, filosofia pela qual luta. Mas os cheganos sao assim, fake news e endeusam o lider AV, tem uns que ate limpariam o rabo so para mostrar a sua devocao perigosa, ja estamos ao nivel de bolsonaros e trumps.
@@anamarisa2800 IL nao e esquerda nem direita foi o que ele disse, so nao entendem quem nao quer, estao agarrados ao passado de contexto politico esquerda direita, IL traz algo de novo se nao queres ver tudo bem mas nao contes mentiras estupidas. queres ouvir o que te interessa, sendo do chega o que importa e chamar esquerda comunista a todos o que nao apoiam a sua filosofia, bem pouco democratico, como AV e o seu partido. enfim va votar nas semi celebridades e deixe me em paz, viva ao nuno graciano.
A equipa de trabalho do Polígrafo falha muito na exposição da ideia do entrevistado no que diz respeito às notas de rodapé. Simplifica aquilo que foi dito pelo João Cotrim Figueiredo e acaba por distorcer aquilo que eu acredito que ele defende... Tenho muita pena...
O Bernardo depois de ver as intervenções do Cotrim na AR, ficou com medo dele. Não é por ele ser de esquerda, como dizem por aqui. Ele só não quis levar a malha que o Ricardo Araújo Pereira levou.
Este jornalista é o tipico mete nojo! esta mais preocupado nas novelas, do diz que disse do que propriamente no conteúdo politico ou a contra argumentar. Se nota o pequeno que é quando esta a frente de alguém com caracter!
Um conselho a JCF: por favor foque-se na luta política contra o PS e a Extrema-Esquerda e não entre em modinhas anti-CHEGA, tão típicas da Esquerda. E não se identificar com a Direita foi outro enorme tiro no pé. Não queria perder-lhe o respeito, mas, assim não vai lá.
A IL não é contra o Chega por "modinha" , é contra o chega por ideologia, por príncipios básicos norteadores. E não, não é um tiro no pé, é assumir a realidade e esclarecer as pessoas acerca do que representa o partido e o Liberalismo
@@diogom9480 Chamo "modinha" porque, infelizmente, todos os partidos, sem excepção, perdem demasiado tempo a tornar o CHEGA o partido da moda, e o IL caiu na mesma ratoeira. Quanto ao facto de não se assumirem de Direita, francamente, desapontou-me, afinal julgava apoiar a Direita Liberal, bem diferente da Esquerda Liberal, ao estilo Americano. Não assumir uma posição Ideológica firme é meio caminho andado para eclipsar-se perante aqueles que não têm pejo nenhum em fazê-lo.
@@12ze34 Como é que caiu na mesma ratoeira se o Cotrim disse que era a última vez que tocava no tema Chega? Concordo que se fala demasiadamente do Chega e que isso só reforça o partido, mas antes de se parar de falar do Chega é preciso dizer claramente o que se pensa do partido e traçar linhas vermelhas. Trabalho feito. A partir de agora, sim, já não é necessário tocar mais nesse assunto. Está a apoiar um partido Liberal, não está, nem nunca esteve a apoiar um partido de Direta Liberal. O liberalismo não é de esquerda nem de direita e isso é uma posição ideológica bastante firme. Mais fácil, porventura, seria mentir e dizer que sim, que a IL é de direita quando na verdade não é. O espectro que importa não é o espectro ESQUERDA-DIRETA. É o espectro AUTORIDADE-LIBERDADE. E aí a IL encontra-se claramente do lado da Liberdade.
@@12ze34 A IL assume uma posição ideológica firme, que a diferencia de todos os outros partidos já assentes em Portugal. E tem sido de longe o único partido, para além do PCP, que assume essa ideologia sempre que questionada. É tudo bastante simples, trata-se de liberalismo económico e social. Isto até é bastante simples de entender: -Se o CDS(por exemplo) propõe uma medida que visa baixar o IRC, ou outros impostos que estão a "matar" a iniciativa privada em Portugal, a IL vota a favor, e não quer saber do que o BE ou o PCP pensam a esse respeito. -Se o BE propõe legalizar a eutanásia, drogas leves ou numa medida a favor da igualdade de género(desde que não passe por quotas, as quais a IL repudia, e já o disse publicamente), então a IL vota a favor, e pouco nos importa o que o CDS, o PSD ou o Chega pensam a esse respeito. Se o senhor não consegue ver o valor em existir um partido assim, eu explico-lhe: vivemos em 2021, e hoje os jovens(onde eu me incluo)tendem a ser por natureza progressistas. Isto significa que irão sempre ver partidos com uma natureza conservadora com maus olhos, ao ponto que nem consideram votar neles mesmo concordando nos aspetos económicos. E até a IL existir, aqueles que, como eu, não se identificam minimamente com a esquerda no espectro económico, tinham basicamente de escolher entre votar no que acreditam numa vertente ou na outra. Agora temos finalmente uma alternativa viável, que nos representa na AR como nenhum outro partido. Acaba por se resumir a isto. E quem não gosta, tem outros partidos em que pode votar. tentar fazer da IL "mais um partido de direita" não é a solução para nada.
Então quer dizer que prefere a continuidade do PS de António Costa que uma coligação de direita incluindo o CHEGA kkkkk essa atitude diz muito da iniciativa liberal, se acham que o manipulador do Antonio Costa sai do poder com atitudes fofinhas estão muito enganados
mais ninguem entende politica agora, IL esta a dar um passo politico interessante, que e dizer que querem a solucao dos acores e nao aceitam o chega no governo. AV quer tachos e da pouco valor ao povo, e so discurso...IL esta a dizer que dara posse a direita com PSD governo e os partidos chega e IL a influenciar a forma de governar a direita sem tachos e sera a melhor forma de a geringonca a direita dar certo e fazer um melhor trabalho para o povo portugues. E uma boa posicao politica e ate os eleitores do chega deveriam agradecer, assim impede de AV se corromper pelo poder e tachos.
Que ignorantes...ja sabia que os eleitores nunca entenderiam que a IL nao e de esquerda nem direita, vivem no seculo passado ou que??..IL e liberalismo, e uma visao de sociedade que nao tem haver com esquerda ou direita mas sim liberal...so a liberdade das pessoas interessa para IL. E uma visao que defende a liberdade das pessoas e o resto e secundario, por ser defensor da liberdade das pessoas a IL e contra os coletivismos seja de esquerda, o socialismo seja de direita, o nacionalismo. coletivismo significa o estado retirar poder do povo para dar a um governo ou organizacao, seja em forma economia admnistrativa ou social. A funcao da IL e combater esse coletivismo e dar poder de escolha as pessoas, dar mais liberdade as pessoas. ISTO e que a IL traz de novo
Diga isso ao PSD. A ideologia da IL está extremamente bem definida. Chama-se LIBERALISMO. Se não sabe o que é recomendo mais leituras, pelos vistos tem internet, portanto pode e deve informar-se mais antes de comentar.
Porquê? O PSD, o Chega e o CDS não chegam para partidos de direita conservadores? É proibido existir um partido que(assumidamente) é liberal no espectro económico e social? Esta mania dos tugas em não gostar que as coisas mudem e evoluam é a razão de Portugal estar como está.
ja sabia que os eleitores do chega nunca entenderiam que a IL nao e de esquerda nem direita, vivem no seculo passado..IL e liberalismo, e uma visao de sociedade que nao tem haver com esquerda ou direita mas sim liberal...so a liberdade das pessoas interessa para IL. E uma visao que defende a liberdade das pessoas e o resto e secundario, por ser defensor da liberdade das pessoas a IL e contra os coletivismos seja de esquerda, o socialismo seja de direita, o nacionalismo. coletivismo significa o estado retirar poder do povo para dar a um governo ou organizacao, seja em forma economia admnistrativa ou social. A funcao da IL e combater esse coletivismo e dar poder de escolha as pessoas, dar mais liberdade as pessoas. ISTO e que a IL traz de novo
Grande deputado. Uma pessoa com um nível fora do comum.
IL defende a centralização de poder que é a União Europeia e negam a soberania nacional. Um liberal se negar a soberania nacional é para defender municipalismo, ou separatismo, NÃO CENTRALIZAÇÃO.
@superads91 Sou contra a Il mas coesão social não é a base do liberalismo, a base do liberalismo é vida, propriedade e liberdade. O programa politico do CHEGA faz muitas falacias em relação a liberalismo classico, mas na mesma é sim mais liberal que a Iniciativa Progressista
@superads91 Depende da tua definição de coesão social. Se essa for a proibição das drogas, tas erao. Se for a manutenção da cultura ocidental, tas correto.
@Tara Rinner meu deus do ceu isto é portugal caralho. bots, n conseguem dar menos espiga?
@superads91 coesão? Entre quem? Quem fecha os olhos e não sabe de nada é o Toni Bosta.
Gostei muito da entrevista, foi muito esclarecedor, serve para aumentar a nossa onda liberal no país.
Força liberais !!!
Mais uma vez, o JCF não decepcionou. Muito coerente, conciso e assertivo. Tocou nos pontos certos todos!
Orgulho em ter escolhido confiar neste partido logo na fase inicial. Temos de continuar assim, e não ir por "atalhos" que na prática apenas deixam Portugal com exatamente os mesmos problemas que já tinha, e um dia podemos esperar por um país que finalmente respeita pessoas que se esforçaram por construir uma vida melhor, e apenas querem ver os frutos disso sem que a esquerda lhes diga que são obrigados a trabalhar por 700 euros a recibos verdes "para o bem do país".
Simplesmente excecional! Um discurso coeso e acertivo do início ao fim.
IL defende a centralização de poder que é a União Europeia e negam a soberania nacional. Um liberal se negar a soberania nacional é para defender municipalismo, ou separatismo, NÃO CENTRALIZAÇÃO.
@@hoppeananc mais um erro de precepcao por parte dos nacionalistas que veem tudo 8 ou 80...vamos esclarecer um pouco as coisas...primeiro IL e a favor da descentralizacao, e quanto mais poder o povo tiver melhor..segundo a favor da transaccao e abertura da economia...terceiro a favor da cooperacao entre paises e livre circulacao e livre comercio entre paises que e o fundamental na UE...quatro IL e contra o aumento de imposicoes, restricoes e impostos na UE tal como dentro do pais..quinto IL e contra a federacao europeia...IL quer uma UE minima como um esatdo minimo.
resumindo a IL ve UE como grupo de paises que cooperam entre si para alcancar mais liberdade de circulacao pessoas e capital, os nacionalistas veem a UE como ameaca a soberania nacional, o que e errado pois paises nao perdem a sua soberania na UE, essa agenda criada por partidos nacionalistas e ignorante e culpam a UE por erros internos, como se portugal entra se em bancarrota por causa da UE.
estatisticamente portugal esta melhor desde a sua entrada na UE, e pedir a sua saida e de uma enorme irresponsabilidade visto que entrariamos logo em bancarrota.
So uma agenda criada por causa da imigracao pode pedir algo tao irresponsavel para portugal. querem uma transferencia de poder de uma organizacao estatal para outra, nao deixa de ser colettivismo.
@@Pedro-Luis UE não só é a maior ameaça á soberania de Portugal e a Europa de hoje em dia como é dos maiores probLemas mundiais.
Il, como disse, é a favor de uma EU muito mais forte e influente. Como é que um partido e a favor da descentralização quando defende uma das maiores centralizações de poder no MUNDO?
A UE corta a perna, da te uma moleta e diz que te ajudou. Portugal só esta melhor desde que entrou para a Ue porque nunca experimentou uma politica econômica mais liberal, e como Portugal foi dos paises que mais recebeu dinheiro da UE, não tivemos tantas consequências.
Nunca na teoria economica foi necessário um governo europeu dar leis para todos os países que estão nela, para existir livre comércio entre países. Os EUA negociam com o mundo inteiro e não estão na UE.
E quase tudo o que disseste é falso. Vê o grupo que a IL pertencem, não só os partidos são a favor de uma UE mais interventiva na imigração e "liberdade" das minorias (progressismo) como um Portugal com menos poder de decisão.
E eu não sou nacionalista, sou mais liberal que tu.
@@Pedro-Luis E estados nações sao coletivismo, mas ainda é uma descentralização quando comparado á UE.
@@Pedro-Luis Seria melhor entrarmos em banca rota hoje, libertarmos a economia aos poucos e aguentamos com a crise do que esperar que a bolha europeia arrebente..
Excelente entrevista de ambas as partes. O Cotrim já nos habitou à incrível clareza e profundidade com que trata de questões complexas e, principalmente, à sua assertividade 'sim ou não'. E o jornalista fez igualmente um excelente trabalho; deixou o entrevistado falar e expor as suas ideias, sem interromper constantemente com provocações (que mascaram contra-argumentos simplistas), e sem deixar por isso de colocar questões difíceis e incómodas. É claro que o Cotrim complica-lhes o trabalho, mas ainda sim, no panorama nacional, excelente trabalho.
Grande Político, João Cotrim Figueiredo🙏🙏🙏
Levantei-me do sofá para aplaudir...
Obrigado pelo vosso trabalho, não desistam de lutar por um futuro melhor 👏
Classe, inteligente, seriedade. Coisa rara na política portuguesa
Gostei João Cotrim. Não será fácil explicar o projeto Liberal a uma sociedade viciada em Estado com uma comunicação social completamente ao serviço do poder redistributivo. Mas vale a pena. Seremos cada vez mais os que defendem o projeto liberal. Só há mesmo que o explicar como o João, o Carlos, e outros o fazem.
Como é possível alguém pensar sequer em votar noutro partido que não na Iniciativa Liberal. Excelente comando João. Contem com o meu voto.
"A nossa geometria não é esquerda nem direita" - É Iniciativa Liberal.
Estou como tu!
Tenho esperança que a abstenção verta para cima da IL.
Muito bom, isto sim é política a sério onde se tenta arranjar soluções lógicas para os problemas.
Força Iniciativa Liberal. Grande entrevista!
Orgulho em ser Liberal.
IL não é liberal nem aqui nem na venezuela
IL defende a centralização de poder que é a União Europeia e negam a soberania nacional. Um liberal se negar a soberania nacional é para defender municipalismo, ou separatismo, NÃO CENTRALIZAÇÃO.
O termo certo é Libertino.
Liberal ao nível económico foi uma das máscaras para produzir a confusão de que eram de direita.
Como o jogo do nem de esquerda e nem direita. Se havia dúvidas, já não sobram. Ataca a direita, disrancia-se da direita sem jamais expor os extremistas do pcp e sem se distanciar da esquerda. António Cosra tem muitos tentáculos
INICIATIVA LIBERTINA
@@slcindiatv2945 Iniciativa Liberal quer liberar a Europa para o Islao. A direita portuguesa tem que se juntar para enxovalhar este partido.
Um grande obrigado à IL por ser o único partido que tenta fazer com que a política em Portugal seja feita como deve ser e de forma ética
@john doe está nas nossas mãos exigir políticos éticos, a esperança é pouca mas é o que temos e pode ser que portugal comece a exigir mais a quem sustenta muito boas vidas
Grande Cotrim! "Qualquer Cordão Sanitário? Eu também não me vou coligar com o PCP! É uma questão ideológica! Isto agora é tudo cordão sanitário???!"
Nem mais!
E continua: "Não me vou desdizer. Disse que só dizia uma vez. Se quiser ouvir a resposta volte a ouvir, está há um minuto e meio atrás."
Epa boa, davas bom legendador de videos
E o Excelentíssimo Bernardo volta a pegar no tema do CHEGA apelando à preocupação. Muito bem respondido, Sr João Figueiredo.
17:03 muito bem. Chega de fazer o tanso para jornalistas com agenda do espetáculo y do ridículo. Continuem que estão no bom caminho sr. João.
foi mt fixe essa parte !
foi brutal, pa calar o jornaleco do sistema
O Bernardo levou um belo baile.
O Bernardo "censor" levou o Cotrim ao colo. A preocupação dele e dos seus patrões são o AV e o Chega e não o BE mercantilista representado pelo cotrim.
@@abeirabaixa És burro, ou nem sequer viste a entrevista? O Cotrim nem sequer mencionou o Chega na entrevista até o entrevistador o fazer.
@@yesimBata os cheganos são umas vítimas da democracia 😂😂
Grande Cotrim💪💪💪
EU ACREDITO! Grande Joao!
Parabéns João Cotrim, excelente entrevista.
Parabéns ao João Cotrim
Muito boa oratória.Assertivo e linha reta .Bravo
Vamos a ver como será a evolução deste partido. Por mim, irei continuar a votar na IL desde que, claramente se demarque das políticas socialistas/comuno/bloquistas, que têm arruinado este país e o seu povo desde o 25 de abril. Infelizmente, toda a esquerda, ps +psd tomaram conta de Portugal como se de uma coutada se tratasse. Tudo isto somado à ignorância de um povo, é no que dá. Força IL.
Ele só se desmarca da direita. Da edquerda não. Repara como é recebido com flores nessa emissão de entertenimento chamada mentigrafo
Iniciativa Liberal é partido globalista. Nenhum partido em portugal é defensor das reais ideias liberais/libertarias de descentralização de poder, e a IL defende uma UE mais forte ainda. Pensem antes de votar em partidos liberais, e vejam a que grupos europeus pertencem antes de votar neles. Geralmente são progressismo disfarcado num discurso econômico positivo. Não se deixem enganar.
@@mickaelmatias6891 JCF nas suas intervencoes fala 99% do governo e partidos socialistas, o chega fica com 1% das criticas e mesmo assim os eleitores do chega nao param de chorar.
os partidos tem de combater todos os outros partidos, o chega ja falou muita merda da IL e nao vejo esse choradinho por parte dos liberais. deixem se disso, fica vos mal mentir sobre o obvio.
@@hoppeananc Nunca vou entender um liberal a votar no chega e ir contra os liberais, basta ver os governos liberais na europa e nada se compara a eles, sao os melhores paises para se viverem os rankings falam por si.
Defender a liberdade e diferente do socialismo e diferente do nacionalismo e dao 10 a 0 a esses dois e o resto e conversa.
Mas continuem a votar em partidos que fazem parte do espaco europeu das le pens da vida e dos orbans, esses grandes defensores do povo e da liberdade, lol.
Essa comparacao ao BE e absurda ja que um defende a liberdade e outro defende a luta de classes socialmente falando.
@@hoppeananc A IL nao e perfeita mas e o partido que mais defende a liberdade em portugal... Espero que um dia entendas isso.
Para demonstrar que os libertarios deveriam defender a IL, recomendo o canal ideias radicias, um verdadeiro libertario, anarcocapitalista que apoiou a IL atraves do Brasil, ouve e segue o cara que defende o mesmo que tu, a escola austriaca.
pura classe...excelente deputado
Este Bernardo é um menino..tem muito a aprender ....! Espero que tenha aprendido um pouco com esta entrevista ...lol
Boa aula a esse entrevistador tendicioso. Um grande político a partilhar conteúdo de qualidade a um entrevistador xuxalista. Um grande político , um entrevistador medíocre.
Podem contar com o meu voto , porém lembrem-se do “deserto da margem sul” estamos sem transportes com horários compatíveis com outros transportes e aos fins de semana ,quem trabalha ou se desloca a Lisboa ,tem horas de espera e algumas ligações não existem simplesmente . Também temos escolas com amianto que estão há anos à espera de ser retirado ;estou a falar de Vila Nogueira de Azeitão .
Grande deputado. O meu voto está decidido.
a última frase é de um nível estratosférico :)
Excelente. Com meia dúzia de Cotrins Figueiredo bastava para termos um governo em condições e acabar com o desastre governativo actual.
👏👏👏
Infelizmente para a IL, 🏝️,neste deserto...todo o enredo que envolveu a candidatura a Lisboa foi um desastre. Até agora tinha um percurso cristalino.Aprender com os erros, retificar e olhar em frente com coerência 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
talvez se tenham precipitado mas isso não vai colocar em causa o percurso que têm feito se mantiverem a coerência, sou votante desde a 1ª hora, desde que acompanho o tudo é economia e ouço falar o Ricardo Rojas.
Muito bem falado! Parabéns João Cotrim 💪
IL defende a centralização de poder que é a União Europeia e negam a soberania nacional. Um liberal se negar a soberania nacional é para defender municipalismo, ou separatismo, NÃO CENTRALIZAÇÃO.
Melhor partido melhor. representante.
Parabens João! Muito bem.
Grande intervenção!
Isto é que é política boa qualidade. Os liberais mostram que ela é possível.
boa entrevista. parece muito equilibrado. e sinceramente já vimos que o socialismo em portugal conduziu-nos a uma miséria lamentável..pq não tentarmos um modelo que já deu provas de sucesso no mundo ?...
Que pequeno se vê o jornaleiro com alguém ao lado que sabe e acredita no que fala. Notório a mediocridade com as perguntas simplórias.....
Bernardo Ferrão não é um bom jornalista pois não é isento .
É lamentável o seu posicionamento como jornalista .
É O PORTA VOZ DO GOVERNO. Pagam-lhe(governo) com o dinheiro dos que trabalham(impostos), como tal não falam como jornalistas isentos.
Excelente entrevista. No meu entendimento o liberalismo é um conceito independente da "tradicional" esquerda-direita pois tem um objeto político diferente nas práticas e objetivos de ambas as ideologias maioritárias do nosso país.
Força IL✔️💯👍
Portugal precisa de novas ideologias politicas para sair do buraco em que está à décadas ! A IL está no bom caminho, na minha opinião deverá chegar à população mais jovem,que é quem vai levar o país para a frente com novas ideias! As velhas mentalidades é que fizeram , e continuam a fazer ,com que Portugal seja dos países mais pobres da Europa!
O que a IL tem de novo? A esquerda meteu-nos no buraco con 4 bancarrotas e a IL acabou finalmente de se assumir que é esquerda ( extrema na realidade. Como o bloco, pcp, livre...)
@@rtpeixepodre4966 Isso é de uma desonestidade intelectual impressionante! O João Cotrim nem sequer disse que a IL é um partido de esquerda e você já está a falar em extrema esquerda como o bloco e o pcp! É um comentário de uma ignorância e desonestidade absolutamente inacreditável.
@@rtpeixepodre4966 a IL está tão à frente que tu até fazes tilt rapaz!! Que riso, até cuspi os cereais!!! Ahhaahhaahahhahahaha
@@rtpeixepodre4966 Assim por curiosidade, assistes a debates da AR? Vai contar o número de vezes que cada partido faz oposição à esquerda, e depois volta cá.
A IL é precisamente o ÚNICO partido que anda a fazer uma oposição firme e com cabeça, tronco e membros à esquerda(e não, ir para lá gritar barbaridades mais alto que os outros como o AV não conta como oposição).
👏🏽
Sou Brasileira e de família Cotrim, e acompanho um pouco do João Cotrim, mesmo eu tendo uma visão um pouco a par com a do Ventura, mas este João tem uma boa oratória e uma bela postura. ☺
No brasil Bolsonaro ganha ao João Amoêdo, e natural identificar se com ventura do que João Cotrim...mas como as coisas estao no brasil ja deveriam saber que nao resulta as politicas radicais nacionalistas, abrace o liberalismo de João Cotrim e do partido novo no brasil, ambos sao pequenos mas tem a visao certa para governar um pais.
@@Pedro-Luis Agradeço o comentário
Uma tarefa Herculiana que este partido tem pela frente... Mas ajudo no que puder!!! Contem com o meu voto!
Não percebi lá muito bem aquele argumento de "só se pensar na economia"... Era para pensar no quê então?? Que eu saiba é economia que traz liberdade, riqueza, qualidade, comforto, independência, bem estar, etc etc etc. Sim tem os seus defeitos mas preferiam viver debaixo da ponte, sem roupa e sem comida??? Deve ter sido um comunista a dizer aquilo só pode...
"Liberals approach to foreign policy is based on openness, exchange and cooperation.
Liberals advocate for the unification of Europe, call out authoritarian regimes, protect universal human rights, and demand a stronger, more coherent and common European approach to foreign affairs and defence policy."
Excerto do site da Alde Party, cujo Iniciativa Liberal é membro pertencente.
06:40 isto é, na minha óptica, a maior entrave ao crescimento da IL. A maioria da população não se revê porque pensa que isto é um partido dos ricos. A IL tem que usar mais a palavra "grátis". Uma coisa é dizer: "universalidade dos cuidados de saúde". É correcto. Mas é inteligível para a maioria. Outra coisa é dizer: "o estado subsidia e o privado presta". É melhor, mas ainda assim não serve para a maioria. Não há nada como dizer: "hospitais privados GRÁTIS. Escolas privadas GRÁTIS". Não está totalmente correcto, mas apela ao português mais comum.
Isto é um problema comum dos partidos liberais a nível mundial. A solução socialista para os problemas das pessoas que trabalham ja worten resolve por 700 euros, é subir o salário mínimo para 800, sem pensar no que isto significa para PMEs que estão prestes a fechar por falta de liquidez e excesso de despesa.
A solução liberal, é criar condições para que essas pessoas tenham outras alternativas, e possam facilmente ir ter com a Sonae e dizer que ou lhes aumentam o salário, ou vão trabalhar para outro lado e ganhar mais.
Infelizmente, para pessoas pouco formadas a solução irá sempre ser a primeira, que na prática apenas alimenta o problema.
IL defende a centralização de poder que é a União Europeia e negam a soberania nacional. Um liberal se negar a soberania nacional é para defender municipalismo, ou separatismo, NÃO CENTRALIZAÇÃO.
Mas não existe grátis em lado nenhum, ou acha que os hospitais públicos vivem de ar?? Tudo custa dinheiro, tem é que se procurar as alternativas em que a relação preço qualidade é melhor, e o que se tem visto é que o estado fica muito aquém de outras alternativas, como as PPP na saúde por exemplo, que ficam mais baratas e oferecem melhores serviços.
@@anacosta158 E explicar a alguém de esquerda isso? Eles por norma nem sequer são capazes de fazer o raciocínio de que os serviços públicos, para existirem, alguém teve de os pagar.
@@hoppeanancbem, a UE está a ficar uma potência grande, diria que se conseguissem nos governar, até podíamos estar melhor que agora
Com essa inteligência não sei como conseguiu tirar o curso de "jornalismo". Deve ter sido um aluno brilhante 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Espetacular! Que senhor que ideias! discurso coeso, pouco populista e a pensar em coisas concretas
Portugal nunca sairá da pocilga actual enquanto as pessoas não se convencerem que o PS/PSD terão de ser remetidos para a insignificância que merecem. A IL tem sido coerente com uma nova política e modo de estar.
Vamos IL pouco a pouco vamos crescer
Sempre votei IL desde as legislativas.
Contudo, não se esqueçam do Alentejo.
Muitas pessoas já estão fartas do comunismo e querem mudança.
Qual o plano da IL para o aeroporto? Consideram Beja?
Gosto muito deste deputado, excelente na comunicação, só é pena depois já me ter desiludido em parlamento a abster em propostas que o partido defende... Sou apologista de um sistema liberal, isso é que promove igualdade e riqueza, hoje em dia parece tabu se falar de gerar riqueza, Quando gerar pobreza/desemprego e salários médio ser o ordenado mínimo é que havia de ser p problema
Isso sempre foi incutido pelas esquerdas, criminalizar o lucro, o tabu que isso é. Disse muito bem.
Quando a esquerda é que devia ser criminalizada.
IL nas sondagens só 5%. Tem de chegar pelo menos entre 10% a 15% minimo.
vamos la chegar, com calma estamos a subir, e verdade que o chega atrapalha essa subida com respostas facil a iludir o povo, mas aos poucos vamos conquistar os eleitores com ideias e nao com discursos de odio. Il e um partido de governacao, chega e um partido de protesto, o povo esta em protesto quando virarem para nova alternativa viram para IL pois e o unico que tem ideias novas para portugal, e preciso paciencia, IL esta certa e isso pagara dividendos no futuro.
O menino Bernardo estrategicamente tentou a dado ponto da entrevista que se denegrisse mais uma vez o chega mas não tem capacidade intelectual para o fazer de forma subliminar sem que seja imediatamente topado. JCF com a classe do costume em mais uma entrevista.
👍🏻
Finalmente a resposta...
Em 2021 o apoio que recebo, eu e centenas de milhares, por estarmos proibidos de trabalhar, é de 154€/mês (219€ de apoio - 65€ d contribuicao p SS)...
Vocês todos, os que ainda têm layoff e teletrabalho, e reelegeram um Marcelo hipócrita e impune e que pensam que tudo vai acabar bem, um dia vão acordar para o Portugal Real, aquele que já existe há muito e vão só então perceber que o PORTUGAL onde viviam JÁ NÃO EXISTE desde de há 12 meses para cá...
JÁ FOMOS !!!
O layoff e o teletrabalho são uma ilusão, um nevoeiro que ainda vos faz pensar que o vosso Portugal existe...
Estamos no Titanic, já depois do Iceberg, mas alguns, como ainda escutam a orquesta, pensam que vamos chegar felizes a bom porto...
PORTUGAL JÁ NÃO EXISTE...
JÁ ÉRAMOS...
E só quem ainda recebe o seu todos os meses, quem ainda ouve a orquesta, é que ousaria discordar desta VERDADE, porque vive no Portugal da TV..
É verdade, o tuga não faz put4 ideia do que aí vem. Têm a consciência política de uma batata.
Os apoios da UE vão ser investidos no estado...
É o fim.
HOLLANDA DO SUL AQUI EU VOU! (Piada)
Acabar com esta plandemia que está a acabar com nossa Economia, nossos Rendimentos e nossa liberdade
Fica bem claro que é fundamental que a IL tenha mais presença mediática em espaços onde possa explicar o que o partido realmente defende. Entrevistas como esta são de uma importância enorme porque a confusão acerca do que é o Liberalismo é tremenda. Não, a IL não é um partido de direita. Sim, o Chega está nos antípodas da IL. E não, a IL também não é um partido de esquerda.
Porque será que persiste esta fixação em arrumar os partidos à direita e à esquerda? Não será altura de se analizar os princípios e não a lateralidade?
Porque a esquerda é definida pelo marxismo, globalismo, doutrinação e controlo da mídia e redes. Enquanto a direita é a favor de controlar quem entra no país, a nação primeiro, e liberdade de expressão mesmo para esquerdalhos.
Isso de não ser de lado nenhum foi a manha para atraír votos da direita.
Repara que o crotim não disse que não é de esquerda, percebes porquê? Porque é esquerda marxista globalista. Igual ao que temos com fortura há quase 50 anos
@@mickaelmatias6891 sim, na globalidade até concordo. Mas é um conceito tão arcaico...
Porque o eleitor médio não possui faculdades mentais para analisar as coisas caso a caso, e no caso de Portugal até está habituado a aplicar raciocínios semelhantes à escolha de um clube de futebol a tudo o resto. Como a IL faz questão de não ser nem do mesmo "clube" que a direita, nem que a esquerda, o cérebro limitado dos tugas diz-lhes que logicamente têm de estar do outro lado(e ironicamente ambos os lados pensam que estamos).
@@anabarnabe8483 isso é areia pros olhos. Por exmplo foi posto a9 lado do chega COMO DIREITA. ATÉ NO PARLAMENTO.
Mas depois andou a vender-se como nem de esquerda e nem direita o que é como dizer não sou homem nem mulher quando todos sabem que a biologia e as células dererminam o gênero. Mas a biologia vai se rotular de arcaica também as iniciativas liberais pelo ocidente andam a finaciar doutrinação nas escolas que ensinam que não se diz leite materno mas sim leite de pessoa.
E promovem o conceito de que quem disser o contrário é discurso de ódio.
Esse progressismo é de algum lado, e não é de direita. É esquerda. Assim como o globalismo que está ligado ao comunismo ao marxismo ao sionismo à maçonaria aos adeptos da nova era etc...tudo libertinos da religião relativista. É esquerda.
A prova é que a IL nunca dirá que é um equivoco acharem que é de esquerda. Mas dizer que não é direita, sem problema.
Não podes dizer que és direita no nosso país se és anti-cultura nacional, anti-fronteiras, anti-cristãos, anti-família tradicional hétero, pró-liberação das drogas e dos traficantes, pró-destruír nossas História e estátias porque incomoda o comunista mamadou que não se incomoda com os símbolos muslos que invadiram a europa durante 7 séculos e mataram e escravizaram porque tudo o que o incomoda somos nós que o aceitamos e pagamos-lhe um salàrios milionário para nos chamar racistas.
É óbvio que à esquerda e direita embora a esquerda é quebdecide obquebse chama ao chega, à IL e a todos. Esquerda é que manda. E esquerda já nem se chama extrema-esquerda. Não lhes dá jeito. Rótulos vão todos para os conservadores
@@anabarnabe8483 se todos os partidos disserem eu não sou de esuqerda nem direita, acreditas nisso? Se o PCP disser eu não sou de esquerda, isso é arcaico, acreditas? Claro que não. PCP é URSS. Esquerda radical
Apesar de não votar nele, não significa que não esteja de acordo e goste da maneira de ele pensar.
A gestão feita pelos do publico nunca serão independentes.
O que me deixa triste é saber que nunca na vida Portugal vai ter um governo liberal...
Isto n é um governo liberal
Ver o fim da entrevista. Talvez o primeiro deputado a ter consciência do jogo que quer o Chega quer o PS gostam de jogar quando se mantém o Chega no topo da agenda política e mediática.
Máquina, o Bernardo mais uma vês um desastre, que fraquinho
Sr. JORNALIXO, na eventualidade de trabalhar para alguma agência de notícias onde houvesse dinheiro meu depois desta "entrevista" seria imediatamente despedido.
Mas o seu patrão é tão "inteligente" quanto o sr portanto ainda vai ter EMPREGO POR MAIS UNS TEMPOS
E votei eu nesta IL em 2019 para as legislativas...
Têm uma agenda de Bloco de Esquerda mas de direita, apesar de recusarem o rótulo de direita. Separa-os a estatização da economia...
Foi bom ver o Bernardo a conseguir fazer uma entrevista sem ser malcriado como foi com o André Ventura.
Estes são pouco para o que o Pais precisa.
Em 2019 também tive muitas dúvidas. Felizmente não votei IL. Hoje não teria dúvidas nenhumas, porque já estou mais que esclarecido que a IL é um Bloco de Esquerda que sabe fazer contas.
É uma boa alternativa à esquerdalha (qualquer merda é melhor do que o que temos), mas não é a melhor, nem de perto nem de longe. O problema é que as opções credíveis são escassas.
absurda a comparacao BE e IL. um defende a liberdade outro defende a luta de classes, socialmente falando. Entendo que para quem vive 45anos de socialismo seja dificil entender o que e a liberdade mas aos poucos vao descobrir.
o que IL defende e diferente do BE, basta ver os governos liberais na europa e nada se comparam ao BE, e sao os melhores paises para se viverem os rankings falam por si.
Defender a liberdade e difernte do socialismo e diferente do nacionalismo e dao 10 a 0 a esses dois e o resto e conversa.
Mas continuem a votar em partidos que fazem parte do espaco europeu das le pens da vida e dos orbans, esses grandes defensores do povo e da liberdade, lol.
Uma entrevista para capacitar Portugal!
Carrega Cotrim
Enquanto os socialistas europeus estão preocupados com a distribuição de riqueza, nós na América estamos preocupados com a criação de riquezas 😁
Os dois não estão totalmente certos. Só criar riqueza não chega e distribuir sem criar riqueza resulta em miséria. Um equilíbrio saudável onde a riqueza tenha um papel importante é o ideal.
Também não gosto da ideia um pouco arrogante de outras latitudes criticarem a Europa, que somando todos os rankings de bem estar continua no topo comparando com qualquer outra parte do mundo.
Gostei bastante do JCF nesta entrevista mas não concordo com o que diz acerca do Chega. Não acho que seja um partido xenófobo ou que queira pôr portugueses contra portugueses. Claro. Não é um partido perfeito mas também tem a sua razão e não tem medo de ser politicamente incorreto, algo que admiro muito e que falta na IL. E penso que é um dever a IL aliar-se ao Chega para retirar a esquerda do poder. Ou querem que a esquerda governe Portugal para sempre? Estamos bem lixados. E se a IL não se aliar ao Chega, vai-se a aliar a quem? Ao PSD? É que eu não estou a ver a IL a governar sozinha durante os próximos anos. Se o PCP, que passa a vida a falar mal do PS, se aliou a eles, por que razão não poderia a IL aliar-se ao Chega? Deixem-se lá de birrinhas um com o outro.
E já agora, a IL está a pensar colocar um candidato a todas as câmaras municipais do país? É que aqui onde eu vivo já estou farto de ver xuxalistas e comunas como únicas opções de voto.
Este Bernardo tem um problema de afirmacao. Necessita de dizer q a verdadeira verdade e a dele.
O Dr C de F e um politico q faz falta.
Aperta com esse bandalho Cotrim
Nem é de direita nem de esquerda, é do lado que lhe der melhor 😂.
@@Pedro-Luis pelos vistos tu é que és ignorante!
Se as pessoas votassem com a carteira o PS nunca estaria no poder!
votam com a carteira de curto prazo e a ilusao de mais dinheiro e melhores condicoes de vida no curto prazo..vemos isso direto na pandemia, as pessoas querem ficar em casa no lockdown ate ao verao para se protegerem sem nunca pensarem no futuro e nas suas conseguencias, as pessoas dao importancia em demasia ao presente e desleixando o futuro.
Sao imaturas nesse ponto, eu entendo dar importancia ao presente mas ignorando o futuro e uma infantilidade brutal, acontece na pandemia como no voto ou na poupanca, visao de curto prazo leva a um desastre seja em que esfera da vida for, como a esfera politica, razao por aqual o PS esta no poder a tanto tempo.
E para Loures não há candidato?
Vai haver sim, IL tem um nucleo em Loures e JCF disse que havera candidatos em todos os nucleos.
ruclips.net/channel/UCUWBrKhbv3h2INQkDPDI5AQvideos
iniciativaliberal.pt/nucleos/
Procura em outras redes socias como facebook ou twitter para mais informacoes, abraco.
“Iniciativa Liberal não é um partido de direita”... aqui há uns meses assumiam-se de direita, agora não sabem o que são...
Economicamente liberal, e, por consequente, de direita.
Socialmente liberal, e, por consequente, de Esquerda.
Economicamente a IL é um partido mesmo muito bom. Mas o desprezo, menosprezo e o esquecimento que o partido tem relativamente à tradição, cultura e costumes dos Portugueses assusta-me, pois a nível social a IL está ao nível do Bloco de Esquerda.
Aterrorizador... mas ainda assim, prefiro a IL a qualquer dos partidos de Esquerda
A comparação com o BE é desajustada e imprecisa pois o BE não é Liberal, é Doutrinário. Quanto ao resto já tens o CDS e/ou o Chega.
ja sabia que os eleitores nunca entenderiam que a IL nao e de esquerda nem direita, vivem no seculo passado ou que??..IL e liberalismo, e uma visao de sociedade que nao tem haver com esquerda ou direita mas sim liberal...so a liberdade das pessoas interessa para IL. E uma visao que defende a liberdade das pessoas e o resto e secundario, por ser defensor da liberdade das pessoas a IL e contra os coletivismos seja de esquerda, o socialismo seja de direita, o nacionalismo. coletivismo significa o estado retirar poder do povo para dar a um governo ou organizacao, seja em forma economia admnistrativa ou social. A funcao da IL e combater esse coletivismo e dar poder de escolha as pessoas, dar mais liberdade as pessoas. ISTO e que a IL traz de novo
@@Pedro-Luis Excelente! Vai demorar algum tempo mas as novas gerações vão olhar para os países bem sucedidos económica, social e culturalmente, onde as políticas liberais imperam e também vão querer fórmula parecida.
Tens cara de jovem. Que tradições e costumes referes?
@@joaquintakanaka JA estamos habituados a que leve algum tempo para entenderem que o socialismo nao presta, eu diria que enquanto houver votantes da geracao de 25 de abril que liga a esquerda a liberdade dificilmente teremos mudancas. Eu acredito na mudanca atraves das novas geracoes que estao livres desse mal, e compreendem que o socialismo esta longe da liberdade. Vamos com calma eu nao tenho pressa, eu sei que estou no lugar certo, os rankins nao mentem, os melhores paises sao os liberais e o resto e conversa.
Pena é esta cega defesa dos serviços publicos, mas de resto impecavel!!
eu nao vi essa cega defesa dos servicos publicos
@@Pedro-Luis Quem de facto é um liberal, reconhece que o mercado livre é a unica entidade capaz de providenciar bons serviços sem ser á custa de dinheiro roubado ... Quem acredita em capitalismo nao pode dar um passo a tras so para mostrar esta falsa compaixão, o argumento de " quem e pobre nao pode pagar por saúde" pode ser aplicado a tudo, e se for aplicado a tudo acabamos a viver num país comunista com um estado social que sufoca todas as liberdades individuais .... Tanto moralmente e em termos de eficácia é terrivel ter algum serviço de saude ou educaçao providenciado pelo estado ...
@@tomasleitao1775 primeiro liberal e diferente de libertario ou anarcocapitalismo..IL defende um estado minimo com servicos essenciais.
compreendo o seu argumento e ja ouvi varias vezes , nao quero ser defensor estatal pois nao o sou mas nao sou anarquista e visoes radicais nao mostram caminhos melhores que os liberais. os impostos sao concordados implicitamente com a populacao, essa do imposto e roubo e o governo e uma gangue e bonita para estampar numa camisola mas a realidade e diferente e todo o sistema democratico esta assente na escolha das pessoas. Eu acreditto na democracia tanto como acredito no mercado unico.
existe varios niveis de liberdade e a IL defende um nivel bem maior que todos os partidos no panorama politico portugues, nao sejamos radicais no discurso, nao e porque se fala em servicos publicos que alguem e comunista, IL segue paises liberais que sao os melhores do mundo para se viver, e esses paises tambem tem servicos publicos, nao se radicalize por uma besteira.
Nem tudo e 8 ou 80, existe o 70 ou o numero 50.
@@Pedro-Luis 1- Verdade, mas era preciso que estivesse a implicar que o libertarismo não é eficaz para isso ser um argumento.. A realidade é que em todos os países onde foi implementado os resultados largamente superaram os resultados do liberalismo ou liberalismo clássico ,exemplos são os EUA, Austrália e Nova Zelândia até ao inicio do Sec. 20, dizer que eram outros tempos não é um argumento porque tudo o que piorou nesses países a nível económico foi um resultado de intervenção estatal, Monopolização, Decréscimo em Produção, maior dependência de importes, Inflação, mais desemprego, PIB per capita menor em termos proporcionais, Menos poder de compra, e mais importante Menos Liberdade , Tudo isto são Falácias do Estado , por isso da mesma maneira que os resultados foram benéficos quando houve uma laicisação do estado, também deveria haver uma separação total de estado e economia, isso sim é o standard e o normal, não é normal tanto a nivel moral como da natureza humana haver uma entidade burocrática a regular a economia, seja grande ou pequena, isso é radical... 2- Aí vem o problema da Democracia, é ridiculo sugerir que democracia é um sinonimo de liebrdade, é exatamente o contrário, nós somos individuos, objetivamente a olho da natureza não fazemos parte de grupo ou sociedade nenhuma, somos um conjunto de individuos, por isso sugerir que alguem que eu nunca vi na vida tem a legitimidade de escolher os meus lideres e de me controlar de alguma maneira é simplesmente algo que poderia ter vindo do 1984, é radical e tirânico ...Democracia é um cancro da tirania coletiva,... 3- Sim, impostos são em todos os aspetos roubo, pode parecer repetitivo ouvir isto e irritante, mas é a realidade, nenhuma entidade tem o direito de extorquir e confiscar o meu capital"para o bem comum", outra vez, se eu o negar sou detido, daí nao ser voluntário, uma interação coersiva por parte de u cdadao comum mas por parte do estado já não tem problema.... Lá por que tem sido o "normal" nas ultimas décadas não significa que seja certo, pelo contrário, não so é imoral, mas tambem é outra barreira imposta pelo estado que dificulta o caminho do país a mais prospriedade ... Não existe um unico programa estatal que não tenha alguma repercução negativa na economia ou em liberdade individual, em tudo em que o estado toca destrói ... Por isso não, a saúde não é um direito e educação não é um direito, o que também é uma ideia radical, um cidadão comum ser forçado a pagar por um serviço de outros, dentro do enquadramento societal onde nos encontramos isto parece normal, mas objetivamente é algo bizarro .... Um direito não são nem produtos ou serviços providenciados á custa de outros, um direito nao requer o estado para funcuionar, Um direito é por definição a capacidade de alguém poder fazer algo sem barreiras impostas por alguma entidade controladora ... A razão pelo qual o liberalismo resulta é porque reduz o tamanho do estado, nao porque so reduz um pouco, se reduzisse ainda mais os resultados seriam melhores como é possivel confirmar em qualquer exemplo do libertarismo posto em prática, a realidade é que o mais o estado é reduzido melhores os resultados economicos .....
@@tomasleitao1775 Podias ter dito logo de inicio que vivias no mundo da fantasia, bem me parecias um pouco iludido, anarcocapitalismo nunca funcionou assim como o comunismo, em lado nenhum e sao suscetiveis a serem de curto prazo e a finalizarem numa ditadura. nao obrigado, estou bem como liberal.
Defendo um estado minimo e de livre mercado com uma boa democracia, sabes aqueles onde se vive melhores segundo os rankings internacionais, onde nao e uma utopia e sao aplicados na vida real... ja ouvi muitas teorias contra a democracia que e a diatdura da maioria e etc mas na verdade e o melhor sistema que existe e nao tens alternativa viavel e so mais um teorico.
e quanto aos impostos nao sao roubo porque a sociedade aprova o sistema implicitamente nao sao obrigados a ficar quem nao concorda e tem sempre a opcao democratica de tentarem mudar isso...ja ouvi varias vezes essa do imposto e imoral e o estado e uma mafia organizada mas nao entro nessa teoria que nao serve para nada, so falam dos impostos mas nao falam dos beneficios que recebem e nao apresentam uma visao onde quem nao quisses pretencer ao sistema viveriam dentro do sistema, ou aboliremos o sistema so porque dois ou tres nao querem participar e na verdade e muita teoria e pouca aderencia a realidade. ja entendi que es mais um daqueles que defende a saida de portugal da UE? logico que nao apresentam uma alternativa a nao ser decadas de falencia economica ao sair do euro, vivem num mundo ilusorio que portugal viveria bem fora do euro, como se no dia seguinte nao entra se em bancarota que demoraria decadas a passar e com os socialistas que temos viveriamos na venezuela rapidinho. deixem se de teorias ocas e trabalhem com a realidade.
comparando á entrevista do chega só lhe faltou oferecer um ramo de flores e levá-lo a jantar . ai ai ai comunicação socialista enfim...
so choroes os eleitores do chega, que deprimente. JCF nao tem culpa de o chega defender coisas absurdas como confinar ciganos.
@@Pedro-Luis que treta é essa de confinar? se estão a espalhar o vírus então confina-se pois está claro . se eu apanhar mas não me confinar em casa e andar a espalhar o vírus por todos a lei é igual para mim como para eles . conversa de raças e etnias bla bla bla é merda que só serve para dividir , não acrescenta nada esse pensamento
@@kjrodriguez5472 o problema foi o AV sugerir isso como luta aos ciganos e sem qualquer evidencia que eles propagam ou / e outros nao. nao adianta estares a argumentar uma decisao racista e absurda do AV, depois esperam que ele seja recebido de bracos abertos quando trata os adversarios politicos de bebados etc..JCF nao diz esses absurdos, e uma pessoa decente.
@@Pedro-Luis Pois é , decentes que é uma maravilha . não estão lá pelo tacho de certeza...
Aliás como estamos quase o país mais pobre da Europa acho que até deviamos festejá-los todos os meses e pagar-lhes mais do que já estão a receber
So faltou um vinho do Porto e umas bolaxas.
Não se coligam com o chega... Então o que aconteceu nos Açores?...
Mais ninguem entende de politica agora, IL esta a dar um passo politico interessante, que e dizer que querem a solucao dos acores e nao aceitam o chega no governo. AV quer tachos e da pouco valor ao povo, e so discurso...IL esta a dizer que dara posse a direita com PSD governo e os partidos chega e IL a influenciar a forma de governar a direita sem tachos e sera a melhor forma de a geringonca a direita dar certo e fazer um melhor trabalho para o povo portugues.
E uma boa posicao politica e ate os eleitores do chega deveriam agradecer, assim impede de AV se corromper pelo poder e tachos.
A solucao nos acores foi um acordo com o PSD nos acores, pouco ou nada teve haver com o chega, IL nunca negociou com o chega. nunca se coligaram, so houve acordos parlementares com o governo PSD dos acores, a ideia e fazer igual no continente.
@@Pedro-Luis acho que vimos vídeos diferentes... O Coutrim no fim do vídeo diz que em qualquer circunstância se coligarà com qualquer governo em que o Chega faça parte.
No entanto no governo regional dos Açores estão coligados...
@@MiguelGomes2023 preste atencao, nos acores o chega nao esta no governo...nos acores o governo e: PDS CDS E PPM.
chega e a IL tem acordos parlamentares e nao sao governo, eles apoiam o governo mas continuam fora do governo.
é complicado por ser politica mas a realidade e essa. o chega e a IL nao tem nenhum ministerio nos acores.
IGUAL COM PS GOVERNO E BE E PCP SAO APOIANTES DO GOVERNO, nao tem ministros...no governo PDS CDS de passos coelho houve PDS E CDS com ministrerios isso e uma coligacao de governo. um apoio parlamentar e diferente.
IL defende apoios parlamentares e nao coligacoes governamentais, IL prefere PSD a governar e o chega e a IL apoiar no parlamento e nao uma coligacao de governo.
A ideia de coligacao e diferente daquela que voce usa, nos acores a IL e o chega fizeram acordos parlamentares e nao coligacoes. ok? entendeu amigo?
@@MiguelGomes2023 VEJA A COMPOSICAO DO GOVERNO DOS ACORES
pt.wikipedia.org/wiki/XIII_Governo_Regional_dos_A%C3%A7ores
LEI COM ATENCAO A EXPLICACAO INICIAL E VEJA A COMPOSICAO DO GOVERNO.
Oh Drº João, o senhor ainda perde tempo com esse programa? isso está tudo viciado....nada disso bate certo é como as sondagens....são todas feitas a maneira dos interesses escondidos neste País...
O candidato Tiago diziar ser de direita. Este diz ser de esquerda. Eles não sabem o que são. Belo exemplo!
O Tiago dizia ser de direita? És louco. A IL nem é de direita nem de esquerda
ja sabia que os eleitores nunca entenderiam que a IL nao e de esquerda nem direita, vivem no seculo passado ou que??..IL e liberalismo, e uma visao de sociedade que nao tem haver com esquerda ou direita mas sim liberal...so a liberdade das pessoas interessa para IL. E uma visao que defende a liberdade das pessoas e o resto e secundario, por ser defensor da liberdade das pessoas a IL e contra os coletivismos seja de esquerda, o socialismo seja de direita, o nacionalismo. coletivismo significa o estado retirar poder do povo para dar a um governo ou organizacao, seja em forma economia admnistrativa ou social. A funcao da IL e combater esse coletivismo e dar poder de escolha as pessoas, dar mais liberdade as pessoas. ISTO e que a IL traz de novo
Mete aqui o o link para o vídeo/sítio em que o Mayan alguma vez disse que o partido é de direita.
@@yesimBata amigo e mentira dos eleitores do chega, nao vai haver link nenhum..de onde acha que surgiram as fake news, so sabem trabalhar nesse regisrto...no debate com o andre ventura Mayan disse alto e preciso que nem e de esquerda nem e de direita.
Posso dizer que ja vi muitas entrevistas durante e depois das eleicoes e nunca Mayan diz ser de direira ele afirma ser liberal, filosofia pela qual luta.
Mas os cheganos sao assim, fake news e endeusam o lider AV, tem uns que ate limpariam o rabo so para mostrar a sua devocao perigosa, ja estamos ao nivel de bolsonaros e trumps.
Vamos ver se não ser de esquerda nem de direita se mantém...
Este jornalista é dos maiores palhaços que ja vi na minha vida
Esquerda pois claro
mentira pois claro.
@@Pedro-Luis ELE DISSE QUE NÃO ERA DE ESUQERDA OU DISSE QUE NÃO ERA DE DIREITA?
VAI VER
@@anamarisa2800 ele disse que nao era de esquerda nem de direita.
logo a sua afirmacao e mentira pois claro.
@@Pedro-Luis NÃO ELE NUNCA DISSE QUE HÁ EQUIVOCO QUE A IL É DA ESQUERDA. ELE QUE DIGA ISSO PRA VER.
@@anamarisa2800 IL nao e esquerda nem direita foi o que ele disse, so nao entendem quem nao quer, estao agarrados ao passado de contexto politico esquerda direita, IL traz algo de novo se nao queres ver tudo bem mas nao contes mentiras estupidas.
queres ouvir o que te interessa, sendo do chega o que importa e chamar esquerda comunista a todos o que nao apoiam a sua filosofia, bem pouco democratico, como AV e o seu partido. enfim va votar nas semi celebridades e deixe me em paz, viva ao nuno graciano.
A equipa de trabalho do Polígrafo falha muito na exposição da ideia do entrevistado no que diz respeito às notas de rodapé. Simplifica aquilo que foi dito pelo João Cotrim Figueiredo e acaba por distorcer aquilo que eu acredito que ele defende... Tenho muita pena...
nomeadamente, "TAP não é essencial" quando devia ser a "TAP não é tão essencial para o turismo, dependo Portugal muito deste".
Se bem que a pergunta do Excelentíssimo Bernardo foi ligeiramente/minimamente mal feita.
Bernardo com o JCF é muito simpático. Só sorrisos e falinhas mansas... que gajo ridiculo
so inveja, minha nossa. uma entervista como deve ser, com perguntas importantes e deixou JCF falar e explicar a sua visao, nao vejo nada de errado.
O Bernardo depois de ver as intervenções do Cotrim na AR, ficou com medo dele. Não é por ele ser de esquerda, como dizem por aqui.
Ele só não quis levar a malha que o Ricardo Araújo Pereira levou.
Péssimo jornalista, nunca vi um tipo mais faccioso.
Porquê que cortaram o vídeo aos +/- 6:33? Arrepender-se do que disseram do Chega?
Chega do chega porra.
Isso ou não acham o Chega relevante o suficiente para incluir a parte sobre ele no vídeo.
Este jornalista é o tipico mete nojo! esta mais preocupado nas novelas, do diz que disse do que propriamente no conteúdo politico ou a contra argumentar. Se nota o pequeno que é quando esta a frente de alguém com caracter!
Este jornalista é um zero!!! Deve ter tirado o curso tbm num domingo.
A falta de imparcialidade é incrível.
Força CHEGA!!!
O novo canditato vau durar um pouco mais que o anterior?
espero que sim, mas que nao seja celebridades como nuno graciano, o chega fez merda pior que a IL.
Um conselho a JCF: por favor foque-se na luta política contra o PS e a Extrema-Esquerda e não entre em modinhas anti-CHEGA, tão típicas da Esquerda. E não se identificar com a Direita foi outro enorme tiro no pé. Não queria perder-lhe o respeito, mas, assim não vai lá.
essa da não identificaçao de ser de direita , salta aos olhos. grande erro. algo q tradicionalmente os liberais são.
A IL não é contra o Chega por "modinha" , é contra o chega por ideologia, por príncipios básicos norteadores. E não, não é um tiro no pé, é assumir a realidade e esclarecer as pessoas acerca do que representa o partido e o Liberalismo
@@diogom9480 Chamo "modinha" porque, infelizmente, todos os partidos, sem excepção, perdem demasiado tempo a tornar o CHEGA o partido da moda, e o IL caiu na mesma ratoeira. Quanto ao facto de não se assumirem de Direita, francamente, desapontou-me, afinal julgava apoiar a Direita Liberal, bem diferente da Esquerda Liberal, ao estilo Americano. Não assumir uma posição Ideológica firme é meio caminho andado para eclipsar-se perante aqueles que não têm pejo nenhum em fazê-lo.
@@12ze34 Como é que caiu na mesma ratoeira se o Cotrim disse que era a última vez que tocava no tema Chega? Concordo que se fala demasiadamente do Chega e que isso só reforça o partido, mas antes de se parar de falar do Chega é preciso dizer claramente o que se pensa do partido e traçar linhas vermelhas. Trabalho feito. A partir de agora, sim, já não é necessário tocar mais nesse assunto.
Está a apoiar um partido Liberal, não está, nem nunca esteve a apoiar um partido de Direta Liberal. O liberalismo não é de esquerda nem de direita e isso é uma posição ideológica bastante firme. Mais fácil, porventura, seria mentir e dizer que sim, que a IL é de direita quando na verdade não é. O espectro que importa não é o espectro ESQUERDA-DIRETA. É o espectro AUTORIDADE-LIBERDADE. E aí a IL encontra-se claramente do lado da Liberdade.
@@12ze34 A IL assume uma posição ideológica firme, que a diferencia de todos os outros partidos já assentes em Portugal. E tem sido de longe o único partido, para além do PCP, que assume essa ideologia sempre que questionada.
É tudo bastante simples, trata-se de liberalismo económico e social. Isto até é bastante simples de entender:
-Se o CDS(por exemplo) propõe uma medida que visa baixar o IRC, ou outros impostos que estão a "matar" a iniciativa privada em Portugal, a IL vota a favor, e não quer saber do que o BE ou o PCP pensam a esse respeito.
-Se o BE propõe legalizar a eutanásia, drogas leves ou numa medida a favor da igualdade de género(desde que não passe por quotas, as quais a IL repudia, e já o disse publicamente), então a IL vota a favor, e pouco nos importa o que o CDS, o PSD ou o Chega pensam a esse respeito.
Se o senhor não consegue ver o valor em existir um partido assim, eu explico-lhe: vivemos em 2021, e hoje os jovens(onde eu me incluo)tendem a ser por natureza progressistas. Isto significa que irão sempre ver partidos com uma natureza conservadora com maus olhos, ao ponto que nem consideram votar neles mesmo concordando nos aspetos económicos.
E até a IL existir, aqueles que, como eu, não se identificam minimamente com a esquerda no espectro económico, tinham basicamente de escolher entre votar no que acreditam numa vertente ou na outra. Agora temos finalmente uma alternativa viável, que nos representa na AR como nenhum outro partido.
Acaba por se resumir a isto. E quem não gosta, tem outros partidos em que pode votar. tentar fazer da IL "mais um partido de direita" não é a solução para nada.
Então quer dizer que prefere a continuidade do PS de António Costa que uma coligação de direita incluindo o CHEGA kkkkk essa atitude diz muito da iniciativa liberal, se acham que o manipulador do Antonio Costa sai do poder com atitudes fofinhas estão muito enganados
mais ninguem entende politica agora, IL esta a dar um passo politico interessante, que e dizer que querem a solucao dos acores e nao aceitam o chega no governo. AV quer tachos e da pouco valor ao povo, e so discurso...IL esta a dizer que dara posse a direita com PSD governo e os partidos chega e IL a influenciar a forma de governar a direita sem tachos e sera a melhor forma de a geringonca a direita dar certo e fazer um melhor trabalho para o povo portugues.
E uma boa posicao politica e ate os eleitores do chega deveriam agradecer, assim impede de AV se corromper pelo poder e tachos.
se vocês se unissem ao Chega seria o melhor para o país
K programa ridiculo,este jornaleiro è tendencioso.
IL é um BE que sabe fazer contas.
Que ignorantes...ja sabia que os eleitores nunca entenderiam que a IL nao e de esquerda nem direita, vivem no seculo passado ou que??..IL e liberalismo, e uma visao de sociedade que nao tem haver com esquerda ou direita mas sim liberal...so a liberdade das pessoas interessa para IL. E uma visao que defende a liberdade das pessoas e o resto e secundario, por ser defensor da liberdade das pessoas a IL e contra os coletivismos seja de esquerda, o socialismo seja de direita, o nacionalismo. coletivismo significa o estado retirar poder do povo para dar a um governo ou organizacao, seja em forma economia admnistrativa ou social. A funcao da IL e combater esse coletivismo e dar poder de escolha as pessoas, dar mais liberdade as pessoas. ISTO e que a IL traz de novo
continua a votar no PCP da direita mas nao digas mentiras, vais longe com essa logica.
Que falta de identidade tão grande...
Diga isso ao PSD. A ideologia da IL está extremamente bem definida. Chama-se LIBERALISMO. Se não sabe o que é recomendo mais leituras, pelos vistos tem internet, portanto pode e deve informar-se mais antes de comentar.
Porquê? O PSD, o Chega e o CDS não chegam para partidos de direita conservadores? É proibido existir um partido que(assumidamente) é liberal no espectro económico e social?
Esta mania dos tugas em não gostar que as coisas mudem e evoluam é a razão de Portugal estar como está.
ja sabia que os eleitores do chega nunca entenderiam que a IL nao e de esquerda nem direita, vivem no seculo passado..IL e liberalismo, e uma visao de sociedade que nao tem haver com esquerda ou direita mas sim liberal...so a liberdade das pessoas interessa para IL. E uma visao que defende a liberdade das pessoas e o resto e secundario, por ser defensor da liberdade das pessoas a IL e contra os coletivismos seja de esquerda, o socialismo seja de direita, o nacionalismo. coletivismo significa o estado retirar poder do povo para dar a um governo ou organizacao, seja em forma economia admnistrativa ou social. A funcao da IL e combater esse coletivismo e dar poder de escolha as pessoas, dar mais liberdade as pessoas. ISTO e que a IL traz de novo
a identidade é liberal e está bem vincada