Por que meninos têm mais Autismo do que meninas?
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- Conheça nossa Pós-Graduação em ABA, agora reformulada, com novos Professores (100% Mestres e Doutores): www.cbiofmiami...
Plataforma de cursos Luna ABA: lunaeducacao.c...
Pessoas do sexo masculino têm uma probabilidade muito maior de apresentarem o quadro de Transtorno do Espectro Autista - TEA do que pessoas do sexo feminino, isto ocorre por uma série de fatores que protegem as meninas e mulheres, enquanto aumenta o risco de meninos e homens dos sintomas do Autismo, mesmo em situação genética ou cerebral similar.
Neste vídeo, apresentamos as evidências de que a correlação de 3 meninos com autismo para 1 menina com autismo é verdadeira e não se trata simples questão de machismo (embora isso seja responsável por grande parte do subdiagnóstico em meninas e mulheres).
Diferenças cerebrais entre homens e mulheres com Autismo: www.nature.com...
Evidências de diferenças entre homens e mulheres com Autismo: www.nature.com...
Estudo sobre o efeito protetor feminino em autismo: molecularautis...
Estudo sobre as diferenças cerebrais entre homens e mulheres com Autismo: onlinelibrary....
Pesquisa da Karen Pierce sobre Eye Tracking em autismo (é um mais novo, mas tem a referência dos anteriores): www.sciencedir...
Revisão sobre a proporção de 3 meninos para 1 menina com o Transtorno do Espectro Autista: www.sciencedir...
Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutoral em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.
Para adquirir o livro Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução, do Prof. Lucelmo Lacerda: produto.mercad...
Email para contato: lucelmolacerda@gmail.com
Clínica de Intervenção Luna ABA: lunaaba.com.br/
Rede sociais
Instagram:
lucelmo.lacerda
aba.luna.autismo
Facebook:
prof.lucelmo/
lunaabaBR/
Endereço para correspondência: Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, nº 335, Sala 401, Parque Residencial Aquarius, São José dos Campos/SP, CEP: 12246-000
#autismoinfantil #autismoadulto #autismo
DEUS ABENCOE DR
Ótimo vídeo.
Ótima observação.
Assistindo, curtindo e compartilhando sem dúvidas! Parabéns pela riquesa de conteúdo! ❤
Como sempre muito boa a explicação! Seria muito bacana falar mais a respeito de subdiagnóstico de meninas, negros e hispânicos.
Olá, professor! Excelente conteúdo! Muito obrigada! Uma dúvida... porque esse teste com bebês recém-nascidos não poderia ser padrão para todas as crianças ao nascer, para já chamar a atenção dos pais?
Não dá com recém-nascidos porque essa diferença só aparece quando temos dados de centenas de pessoas, não em casos individuais.
Ammmoooo quando vc fala "Olá povão"!!! hahahhaah...acho demais!
Ahhahaha Eu também!
Você é muito competente. Parabéns 👏👏👏👏
Excelente conteúdo, obrigada por compartilhar o conhecimento e parabéns.
Claro que dou like e compartilho! Muito elucidativo este vídeo. A minha filha foi diagnosticada recentemente com TEA. Eu também tenho sinais do espectro, mas ainda não fui avaliada...
Sempre impecável nas aulas!
Como tenho acesso aos artigos?
Uma coisa interessante nessa discussão é que as pessoas com neurofibromatose tipo 1 têm maiores chances de serem diagnosticadas com TEA, de 11 a 29%. E o número desses diagnósticos em meninos é apenas um pouco maior do que em meninas.
Eu tinha visto um vídeo falando disso recentemente, fiquei até meio confusa. Essa explicação veio em ótima hora. Ouvi falar também em uma coisa chamada PAS, Pessoas Altamente Sensíveis. Tem características muito análogas às do tea. Fiquei pensando se não é mais um nome que estão usando, pra não dar nome de autismo.
Olá Fabíola! Tudo bem?
As pessoas altamente sensíveis podem ser autistas ou não. Há essa manifestação em pessoas com Altas Habilidades e também com TDAH. Mas também há pessoas típicas que são altamente sensíveis.
Gostaria de saber mais sobre o copo. Amei o vídeo. Cada dia q passa me interesso mais pelo assunto!!!
Incrível, sempre pensei ter mais homens diagnosticados. Certa vez ouvi de uma pediatra que em bebês prematuros a probabilidade das meninas sobreviverem são maiores, agora vejo que a natureza é de grande influência.
Oi tudo bem? Tenho 4 filhos, meu primeiro filho não é do meu casamento atual e não é autista, os 3 últimos são do meu atual casamento, e os 2 do meio são diagnosticados com TEA, sendo uma menina e um menino, a minha quarta filha hoje de 2 anos, apresenta algumas características que nos chama atenção para o TEA, porém ela imita, mas é uma imitação muito exagerada, como um espelho literalmente, com apenas uma pessoa. Trabalho com bebês há anos e nunca vi nenhum bebê assim, nem típicos nem atípicos, queria saber se é normal.
Lucelmo sempre muito didático em suas explicações.
Informações valiosíssimas, como sempre lucelmo
Que aula obrigado
Vc arrebenta! Parabéns!!!
Obrigado!
👏🏻👏🏻👏🏻 Vídeo muito bem didático!
A minha dúvida é essa questão de ter sintoma e não ter quadro de autismo. Porque é tudo muito sutil, principalmente quando tratamos de crianças abaixo de dois anos.
Indique livros sobre autismo tanto de pesquisa quanto biográficos vídeo sobre celebridades das ciências e cinema que são autistas
Tarde de sábado com essas explicações!!
Demais!!
Que show!
Excelente explicação. Grata Prof° Lucelmo!🌹
Excelente vídeo. Eu gostaria de saber mais sobre o estudo do copo. Obrigada, professor!
Existe alguma relação da pessoa ser autista e a mãe ser narcisista? Já percebi esse padrão
Muito obrigada! Isso fez todo o sentido pra mim!
Meu filho de 03 anos,aos primeiros dias de vida mamava só olhando para um quadro que temos todo geométrico e n me olhava nos olhos ,mesmo quando era maiozinho ele preferia olhar pro quadro ou telhado de casa..Tv...
Ele tem diagnóstico de autismo?
A minha filha gostava de olhar pra janela! Ela não tem diagnóstico, mas suspeito ter fenótipo ampliado.
Maravilhoso este vídeo
Ótimo vídeo 👍
Faz um vidio sobre o autismo moderado, acha se muita coisa sobre o leve é o severo mais tem pouco conteúdo sobre o moderado, principalmente na vida adulta
excelente!!!
Muito boa a explanação!
Muito bom!!!
Onde meu neto faz terapia , tem o tripo de menino com autismo e poucas meninas
Qro mais vídeos ... Sou educadora infantil, pedagoga e estou estudando aba
Ótima explicação.
Partilha informação sobre a técnica do copo, por favor.
sou pedagogo especializado em TEA
o autismo é igual em menino e menina
ou eles apresentam diferentes aspectos entre meninos e meninas
Apresentam quadros diferentes sim, vou fazer um vídeo sobre isso.
Perfeito 👏👏👏
Dr.
Desculpa mas queria saber aqui com as pessoas que te acompanham se eles/ elas tbm odeiam qdo vc fala POVÃO.
Pessoal vcs se incomodam ou não?
Uai, pq incomodaria?
Confesso que eu estranhei nas primeiras vezes. Mas hoje eu acho o máximo! É uma marca registrada do prof. Lucelmo!
Nossa. Muito interessante!!!
Eu li partes do livro A diferença essencial, do Simon Baron-Cohen e é muito interessante!
A interferência da testosterona no cérebro como um dos possíveis motivos da maior incidencia de autismo em homens e o que você nos mostrou sobre esse efeito protetivo nas mulheres me fizeram refletir que isso acontece como uma forma de preservação da espécie humana! Pois é a mulher quem gera e amamenta os bebês. Logo, para garantir a preservação da espécie, mulheres precisam ter mais interesse no ser humano do que em objetos inanimados.
Como hoje em dia há métodos contraceptivos e outras formas de alimentar bebês (eu sou defensora do aleitamento materno, diga-se. Não estou defendendo uso de mamadeira. É só uma constatação), sendo que muitas mulheres optam por não terem filhos, pode ser que com o tempo essa genética mude e as mulheres passem a ter uma predisposição maior ao autismo.
Poderia haver algum fator protetivo por conta do segundo cromossomo X nas mulheres?
Pode ser, mas um desses estudos conclui que não é só isso, é necessário outros fatores para explicar o fator.
Foi uma das coisas que eu pensei como sendo a causa disso.
A questão hormonal também faz sentido! Não só por uma quantidade menor de testosterona em mulheres, mas uma quantidade maior de estrogênio!
Gostaria de ver mais sobre o modelo do copo.
Tenho um filho de 1 ano e 7 meses que está em investigação para TEA
ótimo assunto
O copo feminino é maior? Pôr quê?
Eu entendi que é maior pq a mulher tem uma resistência maior aos fatores genéticos ligados ao autismo. Entendeu?
Autismo na sindrome de down é mais comum no que em criança típica, nesses casos o tea está relacionado a genética ou é uma decorrência da alteração do cromossomo 21?
Não sei dizer, vou pesquisar sobre para fazer um vídeo.
Bela pergunta, seria bom um.video sobre o assunto. Quase ninguém fala de TEA na trissomia 21
O "copo" das mulheres seria, de alhuma forma, mais resistentes? Estaria relacionado a hormônios femininos? (Escrevi antes de assistir até o final).
mas isso não significa apenas que as mulheres são mais competentes socialmente, mesmo tendo autismo, e que isso leva a subdiagnósticos?
Excelente explicação