Só uma "correção". Em 1:35, Eratóstenes ficou sabendo da questão do poço lendo um papiro na biblioteca de Alexandria, da qual era diretor. Ou seja, leitura já fazia bastante diferença já naquela época.
kkkk e agora também...e outra os raios como citado antes nos comentários não são paralelos e sim a terra é plana mais não da pra cair na borda não kkkk e sim quero que desenhe mais a verdade...e não Eratóstenes estava errado a bíblia responde isso !
Não caia nessa farsa amigo, esses filósofos era pagãos e não tinham o Deus como seu princípio, essas idéias não tem base científica e nem bíblica, recomendo que pesquise mais sobre
Ruas, muito legal! Estou lendo 'A janela de Euclides' de Leonard Mlodinow, ele cita este fato, entretanto não tinha conseguido entender perfeitamente, dada a falta de conhecimento geométrico q possuo, mas depois de 'desenhado', não tinha como não entender... Vlw, por fazer coisas inteligentes e divertidas, mentes criativas é o q nos falta...
Fácil entender. Mas ficou uma dúvida: como ele sabia que ao meio-dia em Cirene, em Alexandria ainda havia ,7,2 graus de sombra da estaca? Assisti várias explicações sobre esse problema, que o cara resolveu, mas nenhuma fala sobre isso.
@@EmanuelMSanProvavelmente ele calculou o valor do grau da tangente no triângulo retângulo. A sombra faz 90 graus com a haste e a tangente dará o valor do ângulo verdadeiro(tangente é o valor do tamanho da sombra projetada dividido pelo valor da vareta) e assim achou o ângulo.
@@IN_Sanidade 2:10 vc não respondeu minha dúvida, a minha questão não é sobre como calcular o ângulo. A minha questão é como ele sabia que NA MESMA HORA (minuto e segundo) não tinha sombra em Cirene, mas havia em Alexandria. Se fosse hoje, eu poderia ligar para alguém em Lisboa e combinar o mesmo teste. Arranjava uma vareta perpendicular ao solo e quando ficar perto dela ficar sem sombra, a pessoa me ligaria para eu ir verificando como está a sombra de uma vareta perpendicular aqui em Natal. O meio-dia em Lisboa é diferente do meio-dia em Natal, sacou? Então o Eratóstenes, não tinha celular, não tinha telefone fixo, não tinha telégrafo, como ele sabia em que INSTANTE era o meio-dia? Por sinais de fumaça!?!?!?! Talvez o autor do vídeo pudesse fazer um vídeo mais aprofundado, dizendo como o cara resolveu as três questões: como o Eratóstenes mediu o ângulo, como mediu a distância entre as cidades e como determinou em que momento era meio-dia. Sobre a medição da distância fiquei sabendo de duas histórias um pouco diferentes de como ele conseguiu obter a distância entre as cidades (creio que ele deveria ver a distância entre os pontos de medição).
Cara, super hiper mega ultra blaster plus advanced irado!!! Estou emocionado até! Muito, muito, muito bom! Por favor, continue esse excelente trabalho....
Muito boa a explicação. Parabéns!!! Embora tenha esquecido da existência do poço de Siena, que era garantia que os raios estariam, em Siena perpendiculares ao solo.
Amo esse vídeo. Na série Cosmos o grande Carl Sagan mostra esse mesmo princípio mas não tem legenda. Usei esse para a minha aula de introdução à cartografia!
Concordo em gênero número e graus, a prova é tanta que tem preguiça de usar o cérebro quem ninguém questionou como conseguiram sincronizar as duas medidas em horas e minutos exatos das duas cidades e agrande tecnologia da época era comunicação de fumaça e quem garante que umas das partes não andou bebendo de mais e atrasou o exato momento para fazer a medição não existe nenhuma prova concreta que os experimentos foram feitos sincronizados.
@@abraaocosta6766 O mais engraçado é que você omitiu fatos pq lhe são convenientes,o papiro(e o vídeo também disse),que durante o SOLSTÍCIO(que só acontece 2 vezes ao ano)o Sol "ficava" exatamente a 90 graus do solo,então não é nada impossível que Eratóstenes esperasse até o próximo solstício para fazer suas medições.Sobre a distância das cidades,ele sabia dos egipcios a distância entre elas,mas pagou um homem para contar os passos de Alexandria até Siena(algo comum na época,por incrível que pareça,talvez pq era feito muito comércio marítimo,e a cartografia estava começando a ganhar valor),mas é claro que as unidades de medidas deles eram diferentes das nossas,eram medidas em estádios,da qual eu não sei qual é o seu equivalente em kilômetros.
@@abraaocosta6766 Eles não foram feitos no mesmo instante, de certa forma. Eratóstenes recebeu ( ou leu, pois trabalhava na Biblioteca de Alexandria) um relato que no meio-dia solar ( instante que a elevação do Sol é máxima em relação ao horizonte) do solstício de verão ( esse evento eles conheciam, é quando o Sol atinge o trópico e produz o dia mais longo do verão) da cidade de Siene , a cerca de 800 km, o sol ficava na vertical pois iluminava todo o fundo de um poço naquela cidade.. Assim, no próximo solstício de verão, ele em Alexandria mediu a sombra de uma estaca ou obelisco ao meio dia solar de Alexandria. Não precisava ninguém estar medindo sombra em Siene. Hoje é sabido que realmente Siene está no Trópico de Câncer, portanto no solstício de verão ao meio dia solar o sol está no zênite.
@@newtonmourao2845 por isso que não tem créditos este experimento pelo fato de não ser realizado ao mesmo tempo e feito a comparação, com a tecnologia que temos hoje em comunicação em tempo real este experimento a comunidade cientifica não repete para não provar que o passado estava errado nas conclusões que hoje são consolidadas.
Show de Bola, para toda equipe do Quer Que Desenhe!!!Parabenizo esta simples explicação. Se todas as aulas fossem assim ! A resultante de absorção de conhecimentos seria excelente.
adorei o formato e acredito no potencial dessa ideia! (: Por isso, vou deixar minha impressão aqui com o intuito de tentar ajudar o canal a crescer. Essas informações que estão sendo fornecidas são bastante básicas e fáceis de serem adquiridas, a maioria delas na escola mesmo. O problema é que o tipo de público que busca esse tipo de vídeo me parece já saber de tudo o que é falado. Foi o que senti, pelo menos.
Eratóstenes era espetacular. O fato de ele ter conseguido fazer isso é pq se desenvolvia mts estudos sobre geometria na época, noção de trigonometria, muitos avanços nessa área permitiam esse tipo de experimento. Ele desenvendou a hipótese de q a terra era um círculo e provou utilizando a matemática, mas primeiro ele precisou supor isso, supor que a terra era redonda. A presença de sombras diferentes em locais diferentes foi o que acendeu a lâmpada sobre sua cabeça. Essa intuição que o torna um gênio para mim, muitos naquela época nem mesmo se questionariam quanto àquela sombra, pensariam q o sol estava mais para o lado naquele momento e por isso a sombra diferente, apenas pensariam no máximo isso.
Eu não entendo, se eu coloco uma caneta em pé baixo da lâmpada do meu quarto não tem nenhuma sombra. Se eu coloco outra caneta em pe longe da lampada a sombra é diferente embora meu quarto seja plano. Então como as sombras podem ser iguais no caso de a terra ser plana com duas varetas distante se puder me explicar.
tenho umas duvidas quanto a isso. como ele sabia para qual lado ir. e como ele sabia que era exatamente o mesmo horário sendo que não existiam relógios fora os solares naquela época? acredito que seja verdade mas essas duvidas estão martelando minha mente. tipo essa cidade ficava ao leste pelo que eu entendi. o resultado varia com os diferentes diâmetros da terra no equador e nos trópicos. quanto mais longe do equador menor seria o resultado. quais métodos ele usou?
Sei que ta meio tarde pra responder, mas provavelmente vc ja encontrou as respostas. Ele poderia ter ido para oeste, norte e etc. Ele só escolheu aquela direção pq a cidade ficava naquela direção. Ele vivia em Alexandria e a cidade de Siena era onde ocorria o efeito de não haver sombras no solstício de verão.
Marcelo Vilaça Mas cara, se uma cidade fica em um espaço diferente de uma outra, mesmo que seja meio dia as sombras seriam diferentes. Não porque a Terra teria em si uma curvatura, mas poderia ser que o Sol estava próximo o suficiente para atingir uma vareta de cima enquanto a outra de lado. Naquela época não se sabia o tamanho do sol em relação a sua distância e tal, e se o sol não cobria a “pora” do céu todo como o cara vai diferenciar o ângulo do Sol pro ângulo da Terra ? Pra mim ela chutou que a Terra era redonda e acertou na pura sorte.
@@PRLima-kf4bl Sim. Ele não demonstrou que a Terra é esférica. Ele considerou que era (isso era de conhecimento comum, desde aquela época). Mas fez o inédito que foi demonstrar o tamanho do planeta.
@@PRLima-kf4blNa verdade, ele incorreu na falácia petição de princípio. Os cálculos já pressupõe uma terra esférica, que é justamente o que se quer provar!
É realmente impressionante ver um homem que viveu a 254 a.C. e ter um RECIOCÍNIO LÓGICO tão profundo, tão especial. É que ele tinha um "QI" muitíssimo elevado e GIRA EM OUTRA CAMADA DO CÉREBRO. O que quer dizer, bem longe do homem comum. Eu. Nós. Parabéns. Obrigado.
O Q.I dele era tão alto que ele pensava que uma mesa reta é uma bola. Este experimento é reproduzivel em uma superfície plana, pegue 2 pilhas coloque em cima de uma mesa e coloque uma lâmpada a certa distância na diagonal acima, será possível calcular da mesma forma.
@@andrezintp"Jênio" o sol deve estar a PINO! Você sabe o que é isso? Se você colocar a fonte de luz acima de duas pilhas NO CENTRO do plano, elas vão projetar o mesmo tamanho de sombra. É claro que se a fonte tiver fora do CENTRO DO PLANO ela vai projetar valores de sombras diferentes.
Como ele conseguiu saber no mesmo horario que as duas varetas estavam com sombras diferentes se as duas cidades estavam a 800km de distancia? Isso só seria possivel com a participação de outra pessoa, mas ainda assim é meio complicado de conceber essa ideia, pois numa época que nem se tinha veiculos rapidos, relogio digital ou calendário como conhecemos hoje, então a unica forma era ele enfrentar uma viagem de quase 1 mês até Alexandria, chegar la e falar pra alguem "Daki a 30 dias, exatamente ao meio dia vc coloca essa vareta aqui e mede o tamanho da sombra pra mim, e em mais 30 dias eu volto pra colher os resultados com vc". Essa é a unica forma q eu imagino q isso possa ter acontecido, mas ainda assim é dificil imaginar como isso deu certo com tantas dificuldades envolvidas
Qualquer leigo sabe que estações do ano e soltícios, equinócio etc se repetem em um mesmo período de tempo, sendo os dois últimos mais exatos, diferindo apenas em horas e não em dias. Conta-se que ele descobriu que durante o soltício de verão, não existia sombra na cidade Siena no tal poço através de um papiro(naquele tempo existia a famosa Biblioteca de Alexandria, onde ele trabalhava). Baseando-se nisso, bastava contratar uma pessoa para medir a distância entre as duas cidades(algo comum naquele tempo), se eu não me engano naquele tempo era contando os passos, não lembro. O próximo passo era esperar o próximo soltício(que tem dois dias exatos no ano), medir o ângulo da sombra em Alexandria e utilizar geometria básica (algo muito explorado por gregos e egípcios) e utilizar razões de proporcionalodade.Se em 800km(unidade atual) há uma diferença de 7,2 graus entre sombras, sabendo-se que esferas e círculos possuem 360° no total, chega-se à conclusão que a Terra tem aproximadamente 40.000 km de circunferência.
Agora vem o questionamento, como ele soube que ao mesmo tempo uma cidade formava sobra e na outra não, sendo que naquele tempo o horário era medido pelo sol?
ele fez o mesmo experimento durante dois anos, em um ano mediu a sombra de uma cidade, no outro (no mesmo horario, medido por sols como você disse) nao fazia sombra.
Uma cidade fica ao Sul da outra. Caso não estivessem Norte-Sul a distância entre elas seria maior e o resultado estaria errado. Como é o mesmo meridiano também é o mesmo horário simultaneamente nas duas cidades. Mas pode ser feito em anos diferentes na mesma data ou até com alguns dias de diferença, o erro é pequeno.
@@charleslyell3748 o resultado seria 7,2 graus em qualquer direção que as cidades - afastadas 800km - estivessem uma da outra, já que estamos falando de uma esfera.
@@sergimsp Não, se duas cidades estão no mesmo paralelo, no mesmo horário local, ao meio-dia por exemplo, não haverá diferença na declinação do sol. Mas realmente me enganei na distância, a distância é a mesma não importa a direção.
A parte mais difícil era saber o momento exato da hora em dois pontos diferentes, ou seja, no bastão A era Y horas no bastão B era X horas com 7,2° de inclinação. Deve ter sido cruel calcular e encontrar as considerações e variáveis de X sobre Y, tipo; relação fixa do sol em altura, nivel e prumo da estaca versus distância dos pontos versua velocidade de rotação da terra, ...para saber a hora do ponto A de maneira que pudesse marcar a B e descobrir o ângulo e posteriormente a circunferência. Mas como a matemática não mente o erro encontrado da medição da circunferência só se deve ao fato do planeta ser um geóide, logo, sem esse dado a equação não teve um resultado preciso.
@@IN_Sanidade Ao meio dia o sol estaria a pino (exatamente e 90 graus em relação ao chão) apenas em Siena. Em Alexandria, ao meio-dia o sol estaria a 7,2 graus do centro da abóbada celeste (ou seja, a 82,8 graus em relação ao chão). Mas, neste exato momento, a sombra da estaca seria a menor possível naquele dia. Pra saber então qual o momento exato do meio-dia, ele deve ter feito pequenas marcações do tamanho da sombra que a estaca fazia, a cada intervalo de tempo, até perceber que a sombra tinha parado de diminuir e começado a aumentar de novo. Naquele ponto, então, era meio-dia. Mediu então o ângulo que este ponto de sombra mínima fazia com a ponta da estaca e achou 7,2 graus.
@@sergimsp Não! Eu li um estudo em que eles falam que foi dessa forma que eles mediram: quando o sol estava no centro da abóbada celeste de cada cidade, no zênite.
Se Alexandria fica à 31 graus do Equador, como que o poço ficava com o sol sem sombra ? E a curvatura do Sol não produz raios de luz seguindo a curvatura do sol ? Produz raio perpendicular numa distância de 800 km ?
O Sol está a 149 MILHÕES de km da Terra, cara. A curvatura do Sol é desprezível a essa distância. Do mesmo jeito que você pode ter uma fonte de luz que tenha o formato de uma árvore de natal ou o que for, mas se ela estiver longe demais você só verá um pontinho luminoso.
@@LeoVital Aqui no RJ, na Cinelândia tem um prédio projetado pra não esquentar, não entrando sol em determinado horário. Quando foi projetado, funcionava, mas, hoje em dia a sombra mudou de local. O Prédio é objeto de estudo de vários TCC. E mostra que a inclinação da Terra mudou. E que distante do equador faz diferença sim.
@@semmedodeserfeliz4225 Nossa! Rachei! Matemática não prova nada? Se juntarmos eu, vc e a autora do post não somam três pessoas, então (contando que nenhum de nós três seja anão para não dar 2 e meio! kkkkkk)? Ciência exata não deixa dúvidas, amigo! Nem vendo, olhando, observando vcs param de negar o óbvio! Caramba! Isso é doença! Só pode! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@Tex Willer sim, as descobertas matemáticas dessa epoca já eram registradas, tanto que temos Os Elementos de Euclides (Que foi mestre de Arquimedes) , e a Álgebra de Diofanto datados desta época.
@Tex Willer não tem como provar pq é impossível, a esfera é um objeto matemático ideal(perfeito), não pode existir em um mundo físico. A terra provavelmente é mais parecida com qualquer outra rocha espacial (totalmente acidentada e disforme)
Eratóstenes tinha apenas varetas e inteligência. Hoje temos satélite, gravações de viagens espaciais e milhares de outros equipamentos, pra um bando de jogue vir falar que a terra é plana.
@Dâniel Timmer - DP INCORRETO! Se você seguir o ângulo que Eratóstenes calculou com as sombras e aplicar no modelo da terra plana no mesmo dia e hora em 3 pontos diferentes, o encontro entre as linhas retas mostrariam o Sol em 3 alturas diferentes. A menos que a nova argumentação dos terraplanistas seja de que o Sol abaixa quilômetros em um espaço de segundos, tá valendo.
Há algo que me parece necessário para se entender perfeitamente essa experiência. Alguém saberia explicar como é que Erastóstenes poderia saber em que momento não haveria sombra em Siena (a 800 km de distância), para que medisse a sombra em Alexandria?
A informação que havia é que no meio dia solar no solstício de verão não havia sombra num poço vertical em Siena. Ele fez a medida da sombra em Alexandria também no solstício de verão no meio dia solar.
Eratóstenes era um dos maiores pesquisadores da biblioteca de Alexandria, criada por Alexandre, O Grande, no Egito. Ele encontrou uma anotação de um pesquisador de Siena que observou que em 22 de junho, ao meio dia, o sol se encontrava alinhado perfeitamente com o fundo de um poço e as águas refletiam o sol centralizado em sua superfície. A partir dessa anotação, Eratóstenes estudou como seria esse fenômeno em Alexandria no mesmo horário e no mesmo dia. Ele percebeu que havia uma diferença. Em Alexandria, o sol não se encontrava alinhado, ele criava sombras que indicava uma diferença no ângulo entre as cidades. Ele pagou depois para medirem a distância entre essas duas cidades com exatidão. Não foi em uma tarde que ele concluiu isso, deve ter demorado muitas semanas.
Kkkk, normal. Em 2020 estamos na "era da informação" em outras palavras, era da Internet. Então hoje em dia muita gente quer chamar a atenção. Não só isso, mas os "terraplanistas" ainda ganharam dinheiro, fama, viagens, e já tem gente aqui no RUclips desejando que eles vão para o espaço para ver a esférica terra. Se bobear vão até fazer uma vaquinha pra eles...
Eita nós esses globalistas nem sequer conhecem como é o verdadeiro formato da terra aí pegam o sol do modelo globo maior que a terra muitoooooo maior e colocam em cima da terra plana ignorando até mesmo que ele está abaixo do domo fora que ele mede aproximadamente o tamanho de uma cidade grande.
Os egípcios já tinham boa noção de que a luz não "fazia curva" com seus jogos de espelho pra iluminar interiores. A distância Terral-Sol é insignificante nessa análise.
O que quero dizer é que ele fez o cálculo supondo que a Terra era uma esfera... Mas como naquela época não se tinha certeza da esfericidade... Se ele considerasse que a Terra era um plano reto como se explicaria a diferença no tamanho das sombras??? Pq o cálculo dele foi considerando uma terra esférica... Se ele considerasse a Terra um plano reto como se explicaria as sombras de tamanhos diferentes??? Algum físico ou estudante na história deixou algo registrado sobre essa questão das sombras do sol considerando a Terra um plano?? Como se explicaria?? Ou não é explicável??
Suponha que eu tenha uma luz representando um sol, acima a 100 metros de altura e posicionar algumas estacas abaixo da luz e outras se distanciando... a estaca que estiver mais longe vai ter uma sombra maior. Isso que eu quis dizer... não disse que a luz faz curva. A conclusão da curvatura teve como partida um sol muito longe, que faz com que a luz chegue em linha reta. Porem se o sol estiver mais perto seria como a suposição que eu fiz.
Muito bom o vídeo. :) Só uma observação: em 2:30, acredito que você quis dizer que Eratóstenes queria calcular a circunferência da Terra, não o diâmetro. O diâmetro equatorial da Terra é de 12.742 km (solarsystem.nasa.gov/planets/profile.cfm?Object=Earth&Display=Facts&System=Metric).
Isto foi possível graças a um cristão romano, Cosmas, que escreveu um livro intitulado 'Topographia Christiana', por volta do ano de 550 de nossa era... "A Terra é plana. A parte habitada tem a forma de um retângulo cujo comprimento é o dobro de sua largura... No norte há uma montanha de formato cônico em torno do qual giram o Sol e a Lua" Viajado... ahushuahs Retirado do excelentíssimo livro 'A janela de Euclides' Leonard Mlodinow.
Nakata Sim! pois como você fala eles estvam alienados, pois foram ensinados daquele jeito a muito tempo por isso ainda depois de provado existia idiota que acreditava na terrapizza (ABERTO A DEBATES)
Qualquer leigo sabe que estações do ano e soltícios, equinócio etc se repetem em um mesmo período de tempo, sendo os dois últimos mais exatos, diferindo apenas em horas e não em dias. Conta-se que ele descobriu que durante o soltício de verão, não existia sombra na cidade Siena no tal poço através de um papiro(naquele tempo existia a famosa Biblioteca de Alexandria, onde ele trabalhava). Baseando-se nisso, bastava contratar uma pessoa para medir a distância entre as duas cidades(algo comum naquele tempo), se eu não me engano naquele tempo era contando os passos, não lembro. O próximo passo era esperar o próximo soltício(que tem dois dias exatos no ano), medir o ângulo da sombra em Alexandria e utilizar geometria básica (algo muito explorado por gregos e egípcios) e utilizar razões de proporcionalodade.Se em 800km(unidade atual) há uma diferença de 7,2 graus entre sombras, sabendo-se que esferas e círculos possuem 360° no total, chega-se à conclusão que a Terra tem aproximadamente 40.000 km de circunferência.
@@ewo8912 Faltou acrescentar que as cidades se encontravam numa linha Norte-Sul, caso contrário, se a distância fosse de 800 km e cidades em meridianos diferentes o ângulo seria menor e a estimativa estaria errada.
Hoje em dia vivemos num oceano de informações e ainda assim tem gente que acredita em crendices tipo "Terra plana". É a grande contradição da modernidade...
Existem alguns comentários desses "míopes". O que mais impressiona, é que desconhecem trigonometria básica e "regra de três simples" matemática, questionam pontos básicos aprendidos na 6a e 7a série caso não houvessem matado aulas! Fazem perguntas idiotas e questionam com conclusões absurdas, de tão ignorantes que são, mas, não se dão conta.
Uma pessoa calcula a circunferência da terra de 40 mil quilômetros a mais de 2 mil anos atrás. E uma anta chamado terra pianista com toda tecnologia não consegue calcular isso hj. 🤦♂️🤦♂️🤦♂️🤣. Imagine erastotenes com essa tecnologia toda o q ele faria
Esse experimento deixa muitas dúvidas. em uma terra plana com o sol bem menor , é bem mais baixo, aparece a mesma sombra com a distância de 800km. faça a experiência: acende as luz de sua sala, fique embaixo, a sobra é zero grau. agora sai debaixo da luz a sobra não é mais zero grau.
Tony falcão a distância da lâmpada comparada a do sol é bem distintas, não tem como compara a lâmpada com sol, sem dizer que, vc está com uma distância muito curta em relação a lâmpada
Tony falcão só não se esquece que Um sol mesmo sendo pequeno, Iluminaria qualqer parte do Planeta, mesmo que de longe as pessoas perceberam uma Bola amarela ilumina uma certa área do Mundo, você ja viu isso? Se não, voce percebeu que foi Tolo.
@@sr.n3k4m19 poderia iluminar, mas formaria uma sombra com as que não tivessem exatamente embaixo do sol. Tente fazer um teste com a sua propria somvra embaixo da lâmpada, se você estover parado exatamente embaixo da lâmpada, não haverá sombra. Se mais distante, vai ver sombra É esse que é ponto que até agora ninguém respondeu tlgd
caro +Alex Cambraia, ele contratou um amigo na verdade pra ajudar ele nas tarefas, e eu vou te ajudar já que é um mentecapto. Quem disse que isso foi feito no mesmo dia, com telecomunicações?! até um leigo sabe que dias, estações, posições do sol, etc, etc se repetem durante os anos.. Essa questão do horário em que ele observava as sombras dos obeliscos, obviamente ele fez isso com apenas um obelisco ("estaca") em um dia, em um outro dia da mesma estação em que ele já estivesse viajado para a próxima cidade de distância quilométrica conhecida e em mesma estação afim do posicionamento do sol está igual a sua primeira medição, ele fez a nova medição, constatando a diferenciação da sombra e medindo isso, calculando toda a pequena diferença com muita minuciosidade. Depois de medir ele partiu para os cálculos. E saiba caro amigo, isso levou o devido tempo. Depois de algumas medições, foi ele pra sua árdua tarefa que não seria mais em campo, e com a matemática e geometria ele chegou muito, mas muito perto do diâmetro da terra. Ele não acertou na mosca como sugere o vídeo. Mas ele fez um feito espetacular e chegou perto!! e isso foi mais de dois séculos antes de cristo, depois foi descoberto que a terra era achatada nos polos, tem a margem de erro que o resultado dele ficou, etc. Com isso foi ajustado essa medida muito tempo depois e com muito mais tecnologia e pessoas trabalhando nisso. Ele foi um Matemático cientista! foi um gênio!! Não só ele como Copérnico, Galileu, Newton, Darwin, Einstein...
o vídeo contém informações erradas, ele só descobriu uma possibilidade da terra ser um globo, se o sol fosse menor e estivesse perto da terra, esse modo de dizer que a terra é um globo estaria errado. Naquela época eles não tinham tecnologia suficiente para saber a distância entre o sol e a terra
É justamente isso que eu queria saber tlgd, e até agora eu só vi gente xingando os terraplanistas. Mesmo eu não sendo terraplanista, acho muita idiotice sair xingando sem conseguir explicar esse ponto
O problema é saber qual era o relógio, que ele usava de base para marcar o tempo e medir no mesmo momento. Há diversas teorias, espelhos com a luz para se comunicar, cálculos matemáticos sobre a distância e etc...
Felipe Santos Ja Andei de Aviao da Minha cidade a São Paulo, Me lembro de uma dessas Viagens era Meio dia, E NUNCA VI O SOL CHEGAR MAIS PERTO DO AVIÃO.
Ao cidadão que citou a mediocridade vigente, vale ressaltar que temos nossos Erastótenes por aí (estudando colisões de hádrons, por ex). Numa sociedade sempre vão existir os muito poucos que fazem a diferença e a grande massa de "medíocres". Não queira comparar os gênios do passado com medíocres do agora.
Só uma "correção". Em 1:35, Eratóstenes ficou sabendo da questão do poço lendo um papiro na biblioteca de Alexandria, da qual era diretor. Ou seja, leitura já fazia bastante diferença já naquela época.
kkkk e agora também...e outra os raios como citado antes nos comentários não são paralelos e sim a terra é plana mais não da pra cair na borda não kkkk e sim quero que desenhe mais a verdade...e não Eratóstenes estava errado a bíblia responde isso !
@@1pai2filhos Essa era da boa hein? Põe dessa pra mim...
@@castormuitoloko kkkkkkkkkkkkkkkk
@@1pai2filhos mds
@@1pai2filhos tu não sabe nem escrever analfabeto e quer dar pitaco em ciência
Essa metodologia para crianças é tudo de bom, além de despertar o interesse deles pelo assunto. parabéns pelo canal. Ganhou um inscrito.
Não há nada que pensemos hoje que um grego não tenha pensado antes, era um povo fascinante.
Tive um professor de filosofia na faculdade que falava isso
acho isso meio exagerado
Daniel Guilherme , a terra é plana. Sempre foi.
Daniel Guilherme o tanto é que a Grécia tá quebrada hoje né!
É preciso entender que eles tinham tempo também. Tempo para pensar.
MAS REALMENTE ERA UM GÊNIO MESMO
Parabéns pelo canal, muito legal! ^.^
Essa foi a explicação mais simples e mais completa. De fácil entendimento. Simplismente Obrigado.
Sou do 6 ano, e gostei bastante de saber mais curiosidades sobre a Terra
Também
O meu professor colocou pra nós fazermos um trabalho logo no segundo dia de aula
@@anne._.6830 A GENTE É DA MESMA ESCOLA??? KAKAKAKAAKAKAKAKAKAKKKA
Não caia nessa farsa amigo, esses filósofos era pagãos e não tinham o Deus como seu princípio, essas idéias não tem base científica e nem bíblica, recomendo que pesquise mais sobre
agora ta no nono
Duas varetas e descobriu que a Terra era redonda e a sua circunferência.
Hoje muita gente não consegue nem chegar na cidade do vizinha sem um GPS.
segura meu fera,like!
não,pera...
Henrique Ferreira Guimarães Mitou na sombra do mito.
Henrique Ferreira Guimarães E estamos piorando, tem gente achando que a Nasa que fez essa descoberta😒
ze Ivandélio
Pqpqppqappqpq
Henrique Ferreira Guimarães feliz 2018 mito
O mais divertido ainda é o jingle no final!! Hahahahaha
Muito bom e de fácil compreensão, parabéns!
Ruas, muito legal!
Estou lendo 'A janela de Euclides' de Leonard Mlodinow, ele cita este fato, entretanto não tinha conseguido entender perfeitamente, dada a falta de conhecimento geométrico q possuo, mas depois de 'desenhado', não tinha como não entender... Vlw, por fazer coisas inteligentes e divertidas, mentes criativas é o q nos falta...
Fácil entender. Mas ficou uma dúvida: como ele sabia que ao meio-dia em Cirene, em Alexandria ainda havia ,7,2 graus de sombra da estaca? Assisti várias explicações sobre esse problema, que o cara resolveu, mas nenhuma fala sobre isso.
@@EmanuelMSanProvavelmente ele calculou o valor do grau da tangente no triângulo retângulo. A sombra faz 90 graus com a haste e a tangente dará o valor do ângulo verdadeiro(tangente é o valor do tamanho da sombra projetada dividido pelo valor da vareta) e assim achou o ângulo.
@@IN_Sanidade 2:10 vc não respondeu minha dúvida, a minha questão não é sobre como calcular o ângulo. A minha questão é como ele sabia que NA MESMA HORA (minuto e segundo) não tinha sombra em Cirene, mas havia em Alexandria. Se fosse hoje, eu poderia ligar para alguém em Lisboa e combinar o mesmo teste. Arranjava uma vareta perpendicular ao solo e quando ficar perto dela ficar sem sombra, a pessoa me ligaria para eu ir verificando como está a sombra de uma vareta perpendicular aqui em Natal. O meio-dia em Lisboa é diferente do meio-dia em Natal, sacou? Então o Eratóstenes, não tinha celular, não tinha telefone fixo, não tinha telégrafo, como ele sabia em que INSTANTE era o meio-dia? Por sinais de fumaça!?!?!?! Talvez o autor do vídeo pudesse fazer um vídeo mais aprofundado, dizendo como o cara resolveu as três questões: como o Eratóstenes mediu o ângulo, como mediu a distância entre as cidades e como determinou em que momento era meio-dia. Sobre a medição da distância fiquei sabendo de duas histórias um pouco diferentes de como ele conseguiu obter a distância entre as cidades (creio que ele deveria ver a distância entre os pontos de medição).
Que bacana ver que o vídeo com quase 162 mil vizualizações. Parabéns e obrigado pela postagem.
Cara, super hiper mega ultra blaster plus advanced irado!!! Estou emocionado até! Muito, muito, muito bom! Por favor, continue esse excelente trabalho....
Muito bom o vídeo! Descreve, de forma didática, exatamente o que propões o título do vídeo. Isso na plataforma é muito raro. Parabéns!
Gostei demais!
Vc aq
Engenheiro Raiz 👏😂😂😂👏👏👏👏Eratóstenes.
Esse cara é um gênio.
show... a didática de explicação.
Eratóstenes mito!
erastosteles lixo.
Lucas Castro Terraplanista
Marco Tulio Oliveira , teu cú
Lucas Castro , concordo
Universidade Veiga de Almeida thurururu ...
Obrigado pela explicação, foi muito claro e direto!
Soa como um poema para os ouvidos 👏
Muito boa a explicação. Parabéns!!! Embora tenha esquecido da existência do poço de Siena, que era garantia que os raios estariam, em Siena perpendiculares ao solo.
Amo esse vídeo. Na série Cosmos o grande Carl Sagan mostra esse mesmo princípio mas não tem legenda. Usei esse para a minha aula de introdução à cartografia!
Parabéns, Muito bom, intuitivo e gostoso de se ver
A verdadeira ferramenta não foram as estacas, foi o cérebro que muita gente hoje em dia tem preguiça de usar.
Concordo em gênero número e graus, a prova é tanta que tem preguiça de usar o cérebro quem ninguém questionou como conseguiram sincronizar as duas medidas em horas e minutos exatos das duas cidades e agrande tecnologia da época era comunicação de fumaça e quem garante que umas das partes não andou bebendo de mais e atrasou o exato momento para fazer a medição não existe nenhuma prova concreta que os experimentos foram feitos sincronizados.
@@abraaocosta6766 O mais engraçado é que você omitiu fatos pq lhe são convenientes,o papiro(e o vídeo também disse),que durante o SOLSTÍCIO(que só acontece 2 vezes ao ano)o Sol "ficava" exatamente a 90 graus do solo,então não é nada impossível que Eratóstenes esperasse até o próximo solstício para fazer suas medições.Sobre a distância das cidades,ele sabia dos egipcios a distância entre elas,mas pagou um homem para contar os passos de Alexandria até Siena(algo comum na época,por incrível que pareça,talvez pq era feito muito comércio marítimo,e a cartografia estava começando a ganhar valor),mas é claro que as unidades de medidas deles eram diferentes das nossas,eram medidas em estádios,da qual eu não sei qual é o seu equivalente em kilômetros.
@@abraaocosta6766 Eles não foram feitos no mesmo instante, de certa forma. Eratóstenes recebeu ( ou leu, pois trabalhava na Biblioteca de Alexandria) um relato que no meio-dia solar ( instante que a elevação do Sol é máxima em relação ao horizonte) do solstício de verão ( esse evento eles conheciam, é quando o Sol atinge o trópico e produz o dia mais longo do verão) da cidade de Siene , a cerca de 800 km, o sol ficava na vertical pois iluminava todo o fundo de um poço naquela cidade.. Assim, no próximo solstício de verão, ele em Alexandria mediu a sombra de uma estaca ou obelisco ao meio dia solar de Alexandria. Não precisava ninguém estar medindo sombra em Siene. Hoje é sabido que realmente Siene está no Trópico de Câncer, portanto no solstício de verão ao meio dia solar o sol está no zênite.
@@newtonmourao2845 por isso que não tem créditos este experimento pelo fato de não ser realizado ao mesmo tempo e feito a comparação, com a tecnologia que temos hoje em comunicação em tempo real este experimento a comunidade cientifica não repete para não provar que o passado estava errado nas conclusões que hoje são consolidadas.
Perfeito. E o pior de tudo, além de não usar o cérebro, é acreditar no vídeo do RUclips. Tsc, tsc, tsc!!
Caralho mano
Como a mente humano tem essa capacidade de fazer algo assim
Muito bom. Vlw
Gostei da explicação, bem lúdico!!!
Muito foda esse casa, eu não consigo medir o diâmetro nem de uma bolinha de gude !!!
Show de Bola, para toda equipe do Quer Que Desenhe!!!Parabenizo esta simples explicação. Se todas as aulas fossem assim ! A resultante de absorção de conhecimentos seria excelente.
Eu achei interessante a fórmula usada para chegar a conclusão de medidas e tbm o exemplo do sol.
Aqui estou depois de 8 anos revisando esse conteúdo. Ótimo vídeo!
adorei o formato e acredito no potencial dessa ideia! (: Por isso, vou deixar minha impressão aqui com o intuito de tentar ajudar o canal a crescer.
Essas informações que estão sendo fornecidas são bastante básicas e fáceis de serem adquiridas, a maioria delas na escola mesmo. O problema é que o tipo de público que busca esse tipo de vídeo me parece já saber de tudo o que é falado. Foi o que senti, pelo menos.
Muito bom! ótima didática, parabéns!
Faltou concluir se o cálculo dele estava exato, próximo ou totalmente fora... Eu respondo: praticamente exato, pois hoje achamos o valor 40.075km!
Eratóstenes era espetacular. O fato de ele ter conseguido fazer isso é pq se desenvolvia mts estudos sobre geometria na época, noção de trigonometria, muitos avanços nessa área permitiam esse tipo de experimento. Ele desenvendou a hipótese de q a terra era um círculo e provou utilizando a matemática, mas primeiro ele precisou supor isso, supor que a terra era redonda. A presença de sombras diferentes em locais diferentes foi o que acendeu a lâmpada sobre sua cabeça. Essa intuição que o torna um gênio para mim, muitos naquela época nem mesmo se questionariam quanto àquela sombra, pensariam q o sol estava mais para o lado naquele momento e por isso a sombra diferente, apenas pensariam no máximo isso.
Eu não entendo, se eu coloco uma caneta em pé baixo da lâmpada do meu quarto não tem nenhuma sombra. Se eu coloco outra caneta em pe longe da lampada a sombra é diferente embora meu quarto seja plano. Então como as sombras podem ser iguais no caso de a terra ser plana com duas varetas distante se puder me explicar.
tenho umas duvidas quanto a isso. como ele sabia para qual lado ir. e como ele sabia que era exatamente o mesmo horário sendo que não existiam relógios fora os solares naquela época? acredito que seja verdade mas essas duvidas estão martelando minha mente. tipo essa cidade ficava ao leste pelo que eu entendi. o resultado varia com os diferentes diâmetros da terra no equador e nos trópicos. quanto mais longe do equador menor seria o resultado. quais métodos ele usou?
Sei que ta meio tarde pra responder, mas provavelmente vc ja encontrou as respostas. Ele poderia ter ido para oeste, norte e etc. Ele só escolheu aquela direção pq a cidade ficava naquela direção. Ele vivia em Alexandria e a cidade de Siena era onde ocorria o efeito de não haver sombras no solstício de verão.
Marcelo Vilaça Mas cara, se uma cidade fica em um espaço diferente de uma outra, mesmo que seja meio dia as sombras seriam diferentes. Não porque a Terra teria em si uma curvatura, mas poderia ser que o Sol estava próximo o suficiente para atingir uma vareta de cima enquanto a outra de lado.
Naquela época não se sabia o tamanho do sol em relação a sua distância e tal, e se o sol não cobria a “pora” do céu todo como o cara vai diferenciar o ângulo do Sol pro ângulo da Terra ?
Pra mim ela chutou que a Terra era redonda e acertou na pura sorte.
TIBIROCA Como a terra e um Globo não existe começo outro fim, pra qualquer direção que ele fosse de Alexandria o resultado não seria diferente
@@PRLima-kf4bl Sim. Ele não demonstrou que a Terra é esférica. Ele considerou que era (isso era de conhecimento comum, desde aquela época). Mas fez o inédito que foi demonstrar o tamanho do planeta.
@@PRLima-kf4blNa verdade, ele incorreu na falácia petição de princípio. Os cálculos já pressupõe uma terra esférica, que é justamente o que se quer provar!
Cara, que ideia brilhante! Simples e extremamente eficiente
O Exprimento de eratostenes tem erros
É realmente impressionante ver um homem que viveu a 254 a.C. e ter um RECIOCÍNIO LÓGICO tão profundo, tão especial. É que ele tinha um "QI" muitíssimo elevado e GIRA EM OUTRA CAMADA DO CÉREBRO. O que quer dizer, bem longe do homem comum. Eu. Nós. Parabéns. Obrigado.
O Q.I dele era tão alto que ele pensava que uma mesa reta é uma bola. Este experimento é reproduzivel em uma superfície plana, pegue 2 pilhas coloque em cima de uma mesa e coloque uma lâmpada a certa distância na diagonal acima, será possível calcular da mesma forma.
@@andrezintp"Jênio" o sol deve estar a PINO! Você sabe o que é isso? Se você colocar a fonte de luz acima de duas pilhas NO CENTRO do plano, elas vão projetar o mesmo tamanho de sombra. É claro que se a fonte tiver fora do CENTRO DO PLANO ela vai projetar valores de sombras diferentes.
@@andrezintpÉ muita burrice.
Ops, a dedução é inválida!!!
Como ele conseguiu saber no mesmo horario que as duas varetas estavam com sombras diferentes se as duas cidades estavam a 800km de distancia? Isso só seria possivel com a participação de outra pessoa, mas ainda assim é meio complicado de conceber essa ideia, pois numa época que nem se tinha veiculos rapidos, relogio digital ou calendário como conhecemos hoje, então a unica forma era ele enfrentar uma viagem de quase 1 mês até Alexandria, chegar la e falar pra alguem "Daki a 30 dias, exatamente ao meio dia vc coloca essa vareta aqui e mede o tamanho da sombra pra mim, e em mais 30 dias eu volto pra colher os resultados com vc". Essa é a unica forma q eu imagino q isso possa ter acontecido, mas ainda assim é dificil imaginar como isso deu certo com tantas dificuldades envolvidas
Eu citei 30 dias como exemplo, mas obviamente q nao quer dizer q seja mesmo, foi só uma suposição
Exato. Muito bom seu comentário.
Qualquer leigo sabe que estações do ano e soltícios, equinócio etc se repetem em um mesmo período de tempo, sendo os dois últimos mais exatos, diferindo apenas em horas e não em dias.
Conta-se que ele descobriu que durante o soltício de verão, não existia sombra na cidade Siena no tal poço através de um papiro(naquele tempo existia a famosa Biblioteca de Alexandria, onde ele trabalhava).
Baseando-se nisso, bastava contratar uma pessoa para medir a distância entre as duas cidades(algo comum naquele tempo), se eu não me engano naquele tempo era contando os passos, não lembro.
O próximo passo era esperar o próximo soltício(que tem dois dias exatos no ano), medir o ângulo da sombra em Alexandria e utilizar geometria básica (algo muito explorado por gregos e egípcios) e utilizar razões de proporcionalodade.Se em 800km(unidade atual) há uma diferença de 7,2 graus entre sombras, sabendo-se que esferas e círculos possuem 360° no total, chega-se à conclusão que a Terra tem aproximadamente 40.000 km de circunferência.
Agora vem o questionamento, como ele soube que ao mesmo tempo uma cidade formava sobra e na outra não, sendo que naquele tempo o horário era medido pelo sol?
ele fez o mesmo experimento durante dois anos, em um ano mediu a sombra de uma cidade, no outro (no mesmo horario, medido por sols como você disse) nao fazia sombra.
Uma cidade fica ao Sul da outra. Caso não estivessem Norte-Sul a distância entre elas seria maior e o resultado estaria errado. Como é o mesmo meridiano também é o mesmo horário simultaneamente nas duas cidades. Mas pode ser feito em anos diferentes na mesma data ou até com alguns dias de diferença, o erro é pequeno.
@@charleslyell3748 o resultado seria 7,2 graus em qualquer direção que as cidades - afastadas 800km - estivessem uma da outra, já que estamos falando de uma esfera.
@@sergimsp Não, se duas cidades estão no mesmo paralelo, no mesmo horário local, ao meio-dia por exemplo, não haverá diferença na declinação do sol. Mas realmente me enganei na distância, a distância é a mesma não importa a direção.
o final é tudo!!!!
A parte mais difícil era saber o momento exato da hora em dois pontos diferentes, ou seja, no bastão A era Y horas no bastão B era X horas com 7,2° de inclinação.
Deve ter sido cruel calcular e encontrar as considerações e variáveis de X sobre Y, tipo; relação fixa do sol em altura, nivel e prumo da estaca versus distância dos pontos versua velocidade de rotação da terra, ...para saber a hora do ponto A de maneira que pudesse marcar a B e descobrir o ângulo e posteriormente a circunferência.
Mas como a matemática não mente o erro encontrado da medição da circunferência só se deve ao fato do planeta ser um geóide, logo, sem esse dado a equação não teve um resultado preciso.
Ele apenas precisou saber quando o sol estava a pino (no centro da abóbada celeste) nas duas cidades.
@@IN_Sanidade Ao meio dia o sol estaria a pino (exatamente e 90 graus em relação ao chão) apenas em Siena. Em Alexandria, ao meio-dia o sol estaria a 7,2 graus do centro da abóbada celeste (ou seja, a 82,8 graus em relação ao chão). Mas, neste exato momento, a sombra da estaca seria a menor possível naquele dia. Pra saber então qual o momento exato do meio-dia, ele deve ter feito pequenas marcações do tamanho da sombra que a estaca fazia, a cada intervalo de tempo, até perceber que a sombra tinha parado de diminuir e começado a aumentar de novo. Naquele ponto, então, era meio-dia. Mediu então o ângulo que este ponto de sombra mínima fazia com a ponta da estaca e achou 7,2 graus.
@@sergimsp Não! Eu li um estudo em que eles falam que foi dessa forma que eles mediram: quando o sol estava no centro da abóbada celeste de cada cidade, no zênite.
Se Alexandria fica à 31 graus do Equador, como que o poço ficava com o sol sem sombra ? E a curvatura do Sol não produz raios de luz seguindo a curvatura do sol ? Produz raio perpendicular numa distância de 800 km ?
O Sol está a 149 MILHÕES de km da Terra, cara. A curvatura do Sol é desprezível a essa distância.
Do mesmo jeito que você pode ter uma fonte de luz que tenha o formato de uma árvore de natal ou o que for, mas se ela estiver longe demais você só verá um pontinho luminoso.
@@LeoVital Se fosse assim, a sombra da lua não seria projetada menor na terra.seria sempre em tamanho real.
@@LeoVital Aqui no RJ, na Cinelândia tem um prédio projetado pra não esquentar, não entrando sol em determinado horário. Quando foi projetado, funcionava, mas, hoje em dia a sombra mudou de local. O Prédio é objeto de estudo de vários TCC. E mostra que a inclinação da Terra mudou. E que distante do equador faz diferença sim.
@@LeoVitalesse cálculo já pressupõe o modelo 🌎, então não vale como prova!!!
E depois tem gente que não gosta de aula de matemática e geometria.
Mal sabem o que se pode descobrir fazendo "continhas" =D
Eu adoro matemática e física!
@@semmedodeserfeliz4225 Nossa! Rachei! Matemática não prova nada? Se juntarmos eu, vc e a autora do post não somam três pessoas, então (contando que nenhum de nós três seja anão para não dar 2 e meio! kkkkkk)? Ciência exata não deixa dúvidas, amigo! Nem vendo, olhando, observando vcs param de negar o óbvio! Caramba! Isso é doença! Só pode! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@@semmedodeserfeliz4225 Para quem não consegue entender nem Matemática nem Física realmente, elas não vão conseguir provar nada.
@@semmedodeserfeliz4225 essaí n terminou o fundamental 1 não
Sensacional....parabéns!
Vocês conhecem aquela frase né?
"Science, it works, bitches!"
@Tex Willer existia sim, erastostenes nasceu depois de Arquimedes de Siracusa
@Tex Willer sim, as descobertas matemáticas dessa epoca já eram registradas, tanto que temos Os Elementos de Euclides (Que foi mestre de Arquimedes) , e a Álgebra de Diofanto datados desta época.
@Tex Willer tá nervosinha?
@Tex Willer kkkk nunca q é terra é esférica
@Tex Willer não tem como provar pq é impossível, a esfera é um objeto matemático ideal(perfeito), não pode existir em um mundo físico. A terra provavelmente é mais parecida com qualquer outra rocha espacial (totalmente acidentada e disforme)
Fantástico!!!!!!!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ruas você já foi professor? Pqp você ensina de uma maneira muito didática.
KKKKKK a propaganda no final é a melhor parte.
Caramba ! o cara era fodão mesmo ! hehe
@@semmedodeserfeliz4225 Só gado pra acreditar nesse vídeo kkkkkkkk
@@carlinhusoliveira Me diz pq de não acreditar? Já viu um planeta por telescópio? Pq ele não segue a mesma regra de Terra plana?
Achei legal vc parafrasear Carl Sagan ,ficou legal bem didático.
Qual a frase de Carl Sagan? Não peguei na hora que ele disse.
@@Nicktube199 ruclips.net/video/WPatyOAsewU/видео.html LÁ PELOS 2:54 MIN
@@Nicktube199 MAIS NÃO É UMA CRITICA ACHEI MUITO LEGAL E ME LEMBROU MUITO DA MINHA INFANCIA ASSISTINDO CARL SAGAN NA SÉRIE COSMOS.
continue fazendo videos por favor.
adorei os videos.comecei a ver todos e quando acabou fiquei triste
=/
parabens pelo canal
Quando vc pensa na quantidade de recursos que temos a disposição e o q ele tinha na época é de chorar a nossa mediocridade...
Muito interessante...
Como diria Steve Jobs: "Pense diferente, siga pensando diferente".
Eratóstenes o aplicou bem...
exatamente, Eratóstenes ouviu e soube aplicar muito bem as palavras de Steve Jobs =D
Olá. Que tal fazermos esse teste hoje?😮
Eratóstenes tinha apenas varetas e inteligência. Hoje temos satélite, gravações de viagens espaciais e milhares de outros equipamentos, pra um bando de jogue vir falar que a terra é plana.
@Dâniel Timmer - DP INCORRETO! Se você seguir o ângulo que Eratóstenes calculou com as sombras e aplicar no modelo da terra plana no mesmo dia e hora em 3 pontos diferentes, o encontro entre as linhas retas mostrariam o Sol em 3 alturas diferentes. A menos que a nova argumentação dos terraplanistas seja de que o Sol abaixa quilômetros em um espaço de segundos, tá valendo.
@Dâniel Timmer - DP não explica não
Sou professor de ciências e gostei muito deste vídeo ;-)
Há algo que me parece necessário para se entender perfeitamente essa experiência. Alguém saberia explicar como é que Erastóstenes poderia saber em que momento não haveria sombra em Siena (a 800 km de distância), para que medisse a sombra em Alexandria?
A informação que havia é que no meio dia solar no solstício de verão não havia sombra num poço vertical em Siena. Ele fez a medida da sombra em Alexandria também no solstício de verão no meio dia solar.
Eratóstenes era um dos maiores pesquisadores da biblioteca de Alexandria, criada por Alexandre, O Grande, no Egito. Ele encontrou uma anotação de um pesquisador de Siena que observou que em 22 de junho, ao meio dia, o sol se encontrava alinhado perfeitamente com o fundo de um poço e as águas refletiam o sol centralizado em sua superfície. A partir dessa anotação, Eratóstenes estudou como seria esse fenômeno em Alexandria no mesmo horário e no mesmo dia. Ele percebeu que havia uma diferença. Em Alexandria, o sol não se encontrava alinhado, ele criava sombras que indicava uma diferença no ângulo entre as cidades. Ele pagou depois para medirem a distância entre essas duas cidades com exatidão. Não foi em uma tarde que ele concluiu isso, deve ter demorado muitas semanas.
Eratóstenes era o cara.
00:27 "na idade média muitos ainda achavam que a terra era plana". Em 2020 e essa merda anticiência tá por todo lugar!
Ignorante vc
Kkkk, normal. Em 2020 estamos na "era da informação" em outras palavras, era da Internet. Então hoje em dia muita gente quer chamar a atenção. Não só isso, mas os "terraplanistas" ainda ganharam dinheiro, fama, viagens, e já tem gente aqui no RUclips desejando que eles vão para o espaço para ver a esférica terra. Se bobear vão até fazer uma vaquinha pra eles...
@@164matheus Ellon Musk vai levar turistas pro espaço. Será que algum "planilson" se candidata?
@@VirtualMcCoy eles não se candidatam nem a fazer um voo transatlântico que em terra plana sem rotação levaria 3x mais tempo do q leva.
Eita nós esses globalistas nem sequer conhecem como é o verdadeiro formato da terra aí pegam o sol do modelo globo maior que a terra muitoooooo maior e colocam em cima da terra plana ignorando até mesmo que ele está abaixo do domo fora que ele mede aproximadamente o tamanho de uma cidade grande.
Amei 😍 o vídeo
Como ele sabia se os raios do sol entravam em linha reta?? E se o sol tivesse mais perto não daria o mesmo efeito???
sol mas perto da terra?
Os egípcios já tinham boa noção de que a luz não "fazia curva" com seus jogos de espelho pra iluminar interiores.
A distância Terral-Sol é insignificante nessa análise.
O que quero dizer é que ele fez o cálculo supondo que a Terra era uma esfera... Mas como naquela época não se tinha certeza da esfericidade... Se ele considerasse que a Terra era um plano reto como se explicaria a diferença no tamanho das sombras??? Pq o cálculo dele foi considerando uma terra esférica... Se ele considerasse a Terra um plano reto como se explicaria as sombras de tamanhos diferentes??? Algum físico ou estudante na história deixou algo registrado sobre essa questão das sombras do sol considerando a Terra um plano?? Como se explicaria?? Ou não é explicável??
Ele concluiu que tinha uma curvatura.
Essa foi a conclusão e não a partida.
Suponha que eu tenha uma luz representando um sol, acima a 100 metros de altura e posicionar algumas estacas abaixo da luz e outras se distanciando... a estaca que estiver mais longe vai ter uma sombra maior. Isso que eu quis dizer... não disse que a luz faz curva. A conclusão da curvatura teve como partida um sol muito longe, que faz com que a luz chegue em linha reta. Porem se o sol estiver mais perto seria como a suposição que eu fiz.
A história que eu ouvi ele usava a sombra de obeliscos. Que ficavam um em Alexandria e outro em Siena
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA TCHURURÚ, UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA TCHÁLÁLÁ
This channel is awesome!
Muito bom o vídeo. :)
Só uma observação: em 2:30, acredito que você quis dizer que Eratóstenes queria calcular a circunferência da Terra, não o diâmetro.
O diâmetro equatorial da Terra é de 12.742 km (solarsystem.nasa.gov/planets/profile.cfm?Object=Earth&Display=Facts&System=Metric).
também percebi que o DIÂMETRO não foi calculado pelo Ruas. Abs.
C eh loko to vendk esse canal agora.... Tô quase virando um cientista ...aprendi mais coisa em 30 minutos do q minha vida toda esgudando
e pra calcular o Raio aproximado da terra é só fazer 800/ Tg7,2 que é aproximadamente 6332,65 Km. Eratóstenes era um gênio.
Meu Deus!!! Q didática
Eratostenes será o nome do meu proximo cão :D
@@semmedodeserfeliz4225 ???
Gostei muito!
Interessante que mesmo depois que ele tinha deduzido que a terra era redonda na Idade média ainda se acreditava que ela era plana
Assim é com o Evolucionismo até hoje ;-)
Isto foi possível graças a um cristão romano, Cosmas, que escreveu um livro intitulado 'Topographia Christiana', por volta do ano de 550 de nossa era...
"A Terra é plana. A parte habitada tem a forma de um retângulo cujo comprimento é o dobro de sua largura... No norte há uma montanha de formato cônico em torno do qual giram o Sol e a Lua"
Viajado... ahushuahs
Retirado do excelentíssimo livro 'A janela de Euclides' Leonard Mlodinow.
TheSrleal , e ele está certíssimo, a montanha magnetica, monte Meru
Nakata , a terra sempre foi plana
Nakata Sim! pois como você fala eles estvam alienados, pois foram ensinados daquele jeito a muito tempo por isso ainda depois de provado existia idiota que acreditava na terrapizza (ABERTO A DEBATES)
Como será que ele garantiu o mesmo horário da medição nas duas cidades?
Qualquer leigo sabe que estações do ano e soltícios, equinócio etc se repetem em um mesmo período de tempo, sendo os dois últimos mais exatos, diferindo apenas em horas e não em dias.
Conta-se que ele descobriu que durante o soltício de verão, não existia sombra na cidade Siena no tal poço através de um papiro(naquele tempo existia a famosa Biblioteca de Alexandria, onde ele trabalhava).
Baseando-se nisso, bastava contratar uma pessoa para medir a distância entre as duas cidades(algo comum naquele tempo), se eu não me engano naquele tempo era contando os passos, não lembro.
O próximo passo era esperar o próximo soltício(que tem dois dias exatos no ano), medir o ângulo da sombra em Alexandria e utilizar geometria básica (algo muito explorado por gregos e egípcios) e utilizar razões de proporcionalodade.Se em 800km(unidade atual) há uma diferença de 7,2 graus entre sombras, sabendo-se que esferas e círculos possuem 360° no total, chega-se à conclusão que a Terra tem aproximadamente 40.000 km de circunferência.
@@ewo8912 Faltou acrescentar que as cidades se encontravam numa linha Norte-Sul, caso contrário, se a distância fosse de 800 km e cidades em meridianos diferentes o ângulo seria menor e a estimativa estaria errada.
@@ewo8912você já está pressupondo o modelo esférico.
Cara, muito bom continuem o trabalho! apoio muito!
Nossa muito obrigada pois vou fazer prova sobre isso e precisava para os estudos 😃
Os homens de antigamente eram mais inteligentes doq os de hj em dia ;-;
Sim, aí tu olha os comentários é vê a imaginação da galera, falando que é mintira é falando mal por causa do SOL NA TERRA PLANA
Hoje em dia vivemos num oceano de informações e ainda assim tem gente que acredita em crendices tipo "Terra plana". É a grande contradição da modernidade...
Mais do que a maioria de hoje certamente, mas eram poucos. O povão já era ignorante naquela época.
Obrigado
Sabe o que é mais legal neste vídeo? O silencio dos terra planistas!!!
Existem alguns comentários desses "míopes". O que mais impressiona, é que desconhecem trigonometria básica e "regra de três simples" matemática, questionam pontos básicos aprendidos na 6a e 7a série caso não houvessem matado aulas! Fazem perguntas idiotas e questionam com conclusões absurdas, de tão ignorantes que são, mas, não se dão conta.
E tem gente que pensa que antigamente não existiam pessoas inteligentes.
O melhor canal do youtube,
Adorei o vídeo
Uma pessoa calcula a circunferência da terra de 40 mil quilômetros a mais de 2 mil anos atrás.
E uma anta chamado terra pianista com toda tecnologia não consegue calcular isso hj.
🤦♂️🤦♂️🤦♂️🤣.
Imagine erastotenes com essa tecnologia toda o q ele faria
única explicação que me fez entender
O calendário deveria utilizar anos antes e depois de Eratósteles não de Cristo.
Ray Magalhães vdd kkkkk
Falou td
Chora.
Nâo falha merda mulher.
Quem é mulher krlh?
Ele não usou só varetas e sim inteligência e o direito de pensar kkkkkkk tá ligado né. vídeo muito bom
Esse experimento deixa muitas dúvidas. em uma terra plana com o sol bem menor , é bem mais baixo, aparece a mesma sombra com a distância de 800km. faça a experiência: acende as luz de sua sala, fique embaixo, a sobra é zero grau. agora sai debaixo da luz a sobra não é mais zero grau.
Tony falcão Agora faça os cálculos da distância do Sol e prove que ele está lá
Tony falcão a distância da lâmpada comparada a do sol é bem distintas, não tem como compara a lâmpada com sol, sem dizer que, vc está com uma distância muito curta em relação a lâmpada
Tony falcão só não se esquece que Um sol mesmo sendo pequeno, Iluminaria qualqer parte do Planeta, mesmo que de longe as pessoas perceberam uma Bola amarela ilumina uma certa área do Mundo, você ja viu isso? Se não, voce percebeu que foi Tolo.
@@sr.n3k4m19 poderia iluminar, mas formaria uma sombra com as que não tivessem exatamente embaixo do sol. Tente fazer um teste com a sua propria somvra embaixo da lâmpada, se você estover parado exatamente embaixo da lâmpada, não haverá sombra. Se mais distante, vai ver sombra
É esse que é ponto que até agora ninguém respondeu tlgd
Como ele capturou a sombra em cidades diferentes e no mesmo momento?
O diâmetro da terra e 13 mil km e NN 40 mil km :/
Diâmetro é uma coisa, circunferência é outra.
C = 2πR e D = 2R
∴ D = C/π
=12,73 km
Sensacional cara....
caro +Alex Cambraia, ele contratou um amigo na verdade pra ajudar ele nas tarefas, e eu vou te ajudar já que é um mentecapto. Quem disse que isso foi feito no mesmo dia, com telecomunicações?! até um leigo sabe que dias, estações, posições do sol, etc, etc se repetem durante os anos.. Essa questão do horário em que ele observava as sombras dos obeliscos, obviamente ele fez isso com apenas um obelisco ("estaca") em um dia, em um outro dia da mesma estação em que ele já estivesse viajado para a próxima cidade de distância quilométrica conhecida e em mesma estação afim do posicionamento do sol está igual a sua primeira medição, ele fez a nova medição, constatando a diferenciação da sombra e medindo isso, calculando toda a pequena diferença com muita minuciosidade. Depois de medir ele partiu para os cálculos. E saiba caro amigo, isso levou o devido tempo. Depois de algumas medições, foi ele pra sua árdua tarefa que não seria mais em campo, e com a matemática e geometria ele chegou muito, mas muito perto do diâmetro da terra. Ele não acertou na mosca como sugere o vídeo. Mas ele fez um feito espetacular e chegou perto!! e isso foi mais de dois séculos antes de cristo, depois foi descoberto que a terra era achatada nos polos, tem a margem de erro que o resultado dele ficou, etc. Com isso foi ajustado essa medida muito tempo depois e com muito mais tecnologia e pessoas trabalhando nisso. Ele foi um Matemático cientista! foi um gênio!! Não só ele como Copérnico, Galileu, Newton, Darwin, Einstein...
que vídeo maravilhoso!!!
o vídeo contém informações erradas, ele só descobriu uma possibilidade da terra ser um globo, se o sol fosse menor e estivesse perto da terra, esse modo de dizer que a terra é um globo estaria errado. Naquela época eles não tinham tecnologia suficiente para saber a distância entre o sol e a terra
É justamente isso que eu queria saber tlgd, e até agora eu só vi gente xingando os terraplanistas. Mesmo eu não sendo terraplanista, acho muita idiotice sair xingando sem conseguir explicar esse ponto
Muito bom! Parabéns!
Imagine esse caro vivo hoje...
O problema é saber qual era o relógio, que ele usava de base para marcar o tempo e medir no mesmo momento. Há diversas teorias, espelhos com a luz para se comunicar, cálculos matemáticos sobre a distância e etc...
os terraplanistas bugam, KKKKKKKKKKKKKKKKK
Tá, agora explica o por do sol
Não quero saber desse lixo desonesto, explica aí
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Felipe Santos mitoooo
Felipe Santos Ja Andei de Aviao da Minha cidade a São Paulo, Me lembro de uma dessas Viagens era Meio dia, E NUNCA VI O SOL CHEGAR MAIS PERTO DO AVIÃO.
Um dos meus maiores ídolos.
Sem falar que ele ainda calculou a distância pra Lua, pro Sol, pra porra toda.
Ao cidadão que citou a mediocridade vigente, vale ressaltar que temos nossos Erastótenes por aí (estudando colisões de hádrons, por ex). Numa sociedade sempre vão existir os muito poucos que fazem a diferença e a grande massa de "medíocres". Não queira comparar os gênios do passado com medíocres do agora.
Como ele achou o ângulo?