Isso mesmo Thiago! Se é para sermos interplanetários e colonizar Marte, que seja então viver na superfície, e não embaixo da terra. Seja bem vindo a irmandade Expansão Astronauta! Grande abraço
Incrível, somente a ideia de se viver em marte, seja no subterrâneo ou na superfície é utópico. Mas ter uma visão para o horizonte de marte daquelas montanhas vermelhas sedimentares, é algo que empolgaria os estudos! Otimo canal
Primeiro, quero agradecer a equipe do canal e ao apresentador Jeff , sempre nos explicando em mínimos detalhes e em linguagem simples um assunto tão complexo e tecnológico de modo que qualquer pessoa de qualquer segmento consegue entender. Falando especialmente sobre este vídeo, concordo plenamente coma preocupação extrema da NASA com a segurança. Estamos apenas no início e claro esses projetos sofrerão melhorias constantes e esse é o caminho , um caminho longo mas que já foi dado primeiro passo.
SHALOM Boa noite Guerreiro do Espaço Sideral! Excelente trabalho de pesquisa, superou as expectativas. Avante, Sempre! Palmas Tocantins Brasil, Creomildo Cavalhedo Leite.
Obrigado Creomildo! Tem a segunda parte deste video que fiz recentemente. Quanto tiver um tempo de sobra veja e me diga as suas impresões... Marte é um planeta maravilhoso, mesmo sendo inóspito à vida... abraço
Pode ter certeza Felipe que vou tocar mais vezes neste assunto. Vai ter sim parte 2 e inclusive 3, porque tem muita coisa para cobrir sobre isso. Marte vai ser a maior aventura da história da humanidade de todos os tempos. Cara, este é mesmo um momento único para se estar vivo!
Quando chegar ao nível de uma cidade, viver na superfície ficará cada vez mais complicado, eu concordo. Acho inviável a ideia de criar uma cúpula gigantesca para proteger tudo. Na série Expanse eles vivem "underground" no subsolo, mas tem construções na superfície também. Valeu pelo comentário!
Faz um vídeo sobre as possibilidades de terraformação de Marte. Sei que já fizeram muitos vídeos sobre esse assunto por aí, e que não se tenha mais novidades, mas um trabalho feito por vc ficaria show. Grande abraço!
Obrigado Alexandre! Entre pesquisa, desenvolvimento e produção foram quase duas semanas para este vídeo ficar pronto. Espera pelo próximo para você ver, vai ser mais foda ainda.
Interessante reflexão. Acredito que duas situações devem ser consideradas. As estruturas de trabalho produção devem ser subterrâneas, mas as habitações na superfície, somente as áreas de lazer e dormitórios na superfície.
Achei o projeto ganhador sensacional, sua vida está a uma parede. O projeto muitíssimo bem pensado, melhor que nossas residências por aqui, é justamente por isto que estudar pra fora reflete aqui. Pesquisa muito bem feita e quase perfeita a tradução do Jeff.
Bom dia! Sou adepto e fiel fã da serie expanse. Todavia, Marte nao tem magnetosfero, portanto a radiacao solar é um problema ferrenho a ser superado. Sabemos q a radiação é cumulativa. Sempre q estamos expostos a ela vai se acumulando no organismo. Esse fato por si só, torna essa "aventura" em uma bravata, q talvez seja, incauta! Torço para q resolvam isso! Abcs ótimo video.
Quando se trata de explorar um ambiente tão hostil quanto Marte, acredito que fatores de dising e luxo não deveria ser levado tão em conta , e sim, habitat com o maior e mais alto nível de segurança e sistemas de suporte a vida possível.. não podemos esquecer que é a vida de outros seres humanos em jogo, ou seja, o fator segurança deve estar no topo ,como prioridade máxima a segurança e integridade dos astronautas
Muito boa suas argumentações e um ótimo trabalho... incrível... durante o vídeo me imaginei vivendo ali. Muito legal mesmo! Parabéns e muito obrigado por sua dedicação em nós dá este privilégio de viajar e sonhar com você! Valeu!
É impressionante o nível de informação que você traz sobre o assunto, parece que seu canal está crescendo mais rápido, vamo que vamo, não desiste, seu canal é muito bom.
Ótimo vídeo, definitivamente esse é um de meus canais preferidos, a qualidade, redação e narracao são de qualidade impressionante. Parabéns! Chego assistir os vídeos várias vezes. Gostei de todos os projetos, mas e se fizéssemos uma união de algo subterrâneo e exterior juntos? Por exemplo, pegue o metrô de Sao Paulo da linha amarela em Pinheiros, veja quantos lances de escada que damos para chegar até a plataforma, poderíamos ter o topo transparente, que poderia ser uma piscina de água que permitiria a passagem de luz e protegesse contra radiacao. Se for bem projetado, a luz poderia chegar a vários lances de escada e seria capaz de abrigar várias pessoas.
Penso que teremos que já pensar nos próximos degraus, como desenvolver tecnologia de terra-formação, pensar em colonizar outros planetas com realidades até mais difíceis que marte . Já é um desafio conseguir chegar lá, imagina os próximos passos.
Faz total sentido oq diz no final do vídeo, se o objetivo é criar uma segunda casa, as pessoas tem que querer ir para lá. Não viver como de fossem homens das cavernas, estruturas no mínimo aconchegantes, são essenciais.
Fazwr terra formacoes...e teflorestamenros... Deus sabe como rotroceder o tal planeta... E Deus Vivo e TODO-PODEROSO...sabe, como teverter ediluir e desfazer o tal peglorato de magnesia...vss snhra falou
Jeff, entendo sua visão romântica sobre viver em outro planeta, mas antes de viver é preciso sobreviver, isto é, num primeiro momento a sobrevivência é mais importante. Imagine esse trabalho todo para criar um ambiente agradável para os colonos e em segundos todos morrem atingidos por um meteorito? Penso que, até que seja criado pelo menos um sistema de controle eficiente em órbita que forneça um aviso antecipado, e que se tenham abrigos subterrâneos de emergência (ou seja, de qualquer forma eles são indispensáveis), não dá para pensar em viver na superfície em segurança. Eu acredito que as gerações futuras vão conseguir contornar o problema da falta de campo magnético em Marte, que não permite a manutenção de uma atmosfera e expõe a superfície à radiação, e aí então poderemos começar a terraformar o planeta. Mas antes disso não tem como abrir mão completamente das habitações subterrâneas. Quanto ao que você falou, de se criar uma sociedade subterrânea secreta aqui na terra, não quero parecer conspiracionista mas quem garante que já não está rolando? Lembre-se do que a palavra "secreta" significa...
Em marte onde o ser humano terá que lutar pra sobreviver, a ultima coisa a se preocupar é com o por de sol em Marte e sua paisagem no horizonte ... um local inóspito onde o ser humano chegará sem apoio de equipes de recepção, realmente o ponto onde os caras menos darão importância será as paisagens ...
Pô mano, concordo plenamente! Essa parada de viver em cavernas com o intuído de se abrigar de partículas energéticas cairá por terra! É o que a engenharia faz! Claro que deve ter base em cavernas pra explorar tal ambiente. Mas o ser humano desenvolveu formas de fazer casas, estradas, pontes, predios... Prédios tortos como os de Dubai... Túneis que passam.por debaixo do mar! É certo que vamos encontrar maneiras de viver na superfície de Marte e claro, da lua! E com muito estilo! Porque não basta aparte técnica... O ser humano é artístico e faz obras de engenharia que são também obras de arte.
Exatamente isto! Você captou toda a ideia em seu âmago. E veja bem, cada vez mais que a humanidade coloniza outros mundos completamente inóspitos à vida, mais valorizará o proprio planeta... porque a Terra, é o jardim do Eden comparado a outrods mundos. Valeu pelo comentário. Tem a continuaçao deste video, onde falo de mais um habitate, mas este habitate, é o melhor de todos e com certeza, quando a Spacex chegar em Marte, será a forma de se estsbelecer por lá. Abraço
@@expansao_astronauta Daqui poucos meses estarei com meu diploma de Eng. Civil na mão... Quero fazer parte dessa expansão dos horizontes da raça humana e vou me empenhar pra isso! Já maratonei sei canal! Muito bom! Sucesso amigo!
Acho que foi no final dos anos 1990 que a NASA propôs um concurso para escolher o melhor plano para uma expedição de baixo custo à Marte. Não sei quem ganhou, ou se teve um ganhador, mas foi nesta ocasião que surgiu o conceito de "viver da terra", que nada mais era que planejar uma missão que usasse os recursos disponíveis em Marte para viabilizar, tanto uma expedição, quanto uma ocupação do planeta. Aí se começou a projetar meios para produzir combustível à partir da atmosfera marciana e construções usando materiais do solo marciano. Pelo que me lembro, foi uma mudança importante de paradigma no que diz respeito à exploração planetária.
eu acho que mesmo que moremos em buracos inicialmente já será um avanço enorme e provavelmente iremos ao solo posteriormente, tudo isso é questão de tempo, no inicio tudo é mais difícil.
Acho que deveriam criar um habitat em forma de hexágono acoplaveis uns aos outros, esse formato já foi estudado e comprovado como extremamente resistente, e se funciona muito bem com as abelhas deve funcionar com humanos, pois a própria natureza já aprovou a estrutura, rs.
Cara seu canal ta muito masa. Acho esse asunto interesantissimo, indepetende do que as pessoas falem do ponto de vista negativo sobre a colonizacao de marte, que é uma ideia impossivel e bla bla bla. Eu digo, a colonizacao de Marte nao só é possivel e sim um futuro inevitavel pensé no que pensé, digao o que digao.
Eu penso o mesmo Michel. Colonizar Marte é realmente inevitável e vai acabar acontecendo mais cedo ou mais tarde. Para as pessoas que pensam que é impossível colonizar Marte, eu as lembro deste antigo ditado: "Tudo que a mente humana consegue conceber, ela consegue realizar". Se depender de Elon Musk, isto vai ser ainda nesta década porque o cara é fissurado por Marte, tem recursos e é o dono da SpaceX. Com o forte e rápido desenvolvimento da Starship, provavelmente em 2026 eu vou estar fazendo um vídeo dos primeiros colonos em Marte!!! Vai ser loco!! Valeu pelo comentário Michel!
Acho que inicialmente não teria como exigir muito, a solução mais segura e barata deveria mesmo ser a primeira escolha, e se ela for subterrânea não teria problema, já que é só questão de tempo até que humanos morando lá criarem moradias melhores na superfície.
Concordo de ponta a ponta. Ir para outro mundo para viver no subterrâneo, tão isolado que estar em Marte, num asteroide, na Lua ou no fundo de uma mina de carvão na Terra seja a mesma coisa, não é animador. Só irá que pensa em ganhar algo com isso e voltar ou, se obrigado a ficar até fim da vida, fazer isso para beneficiar a família na Terra. Não para colonizar. Vc falou em mesclar as coisas. Acho que seria a solução mais equilibrada. Buscar a segurança do subterrâneo mas oferecer a maior área possível de lazer (e talvez de cultivo também) sob uma estrutura que possibilite lançar o olhar para todos os lados, ver Marte. Acompanhar suas estações, suas tempestades de poeira, seu por e nascer do sol e suas noites.
Concordo que habitats na superfície são bem mais legais. Morar em buracos no subsolo, dá no mesmo que viver no subsolo da Terra. Uma vida artificial que você não vê nada. E no fundo, é mais trabalhoso, difícil e consome muito mais energia e recursos, (muitas brocas duras) para perfurar o solo para criar habitats. E com certeza muito mais caro. 🙂
Somos uma raça movida por propósitos e desafios, a ida pra Marte não tem como objetivo apenas viver em cavernas/subsolo, seria uma coisa mt rasa e talvez construir uma civilização lá seja o principal objetivo dentre vários
A ideia de viver no subterrâneo é para estabelecer uma primeira colônia, mas óbvio que com o passar do tempo e desenvolvimento de novas tecnologias para sobrevivência em Marte, os colonos irão se estabelecer na superfície
Cara, os tubos de lava é apenas o início, assim como era as primeiras sondas, naves e estações espaciais. Tubos de lava vão ser esculpidos e ajustados e no fim vai ter habitações como essas fora, janelas, baluartes etc.
Gostei muito do episódio e desde muito tempo imagino que, após serem construídas essas residências primárias, algo maior deveria de ser tentado; Como talvez, se recobrirem algumas crateras pequenas com cúpulas geodésicas ou algo do tipo. Marte é nosso desafio!
Gente, o principal problema que leva à ideia de que é necessário viver em cavernas e tubos de lava, é por causa dos meteoros que caem o tempo todo. A Terra é bombardeada o tempo todo por meteoros pequenos, pequenos pedregulhos, mas a atmosfera espessa da Terra destrói todos eles, mas Marte não tem essa atmosfera, e é constantemente bombardeado por pedrinhas do tamanho de ovos de galinha que atingem o solo mais rápido do que uma bala de revolver! Como proteger as colônias disso? A Atmosfera da Terra consegue destruir pedras do espaço até do tamanho de um carro, mas em Marte, não tem isso. Imaginem uma casinha destas se atingidas por uma pedra do tamanho de um carro, viajando mais rápido que a velocidade do som. Aquelas crateras que vemos em Marte foram feitas por pedras milhares de vezes menores do que o tamanho da cratera, é a velocidade que cria os estragos.
É difícil imaginar uma economia sustentável em Marte. Quase nada poderia ser produzido lá. Faltaria infraestrutura, materias primas, bens de produção, uma enorme quantidade de itens intermediários na cadeia produtiva, e a maioria dos bens de consumo. Mas justamente os marcianos precisariam de muito mais para sobreviver, num ambiente muito mais inóspito que a Antártida. Uma colônia precisando de importar quase tudo, e o transporte é caríssimo.
O único problema de ideias como essas é a questão da radiação vindas do Sol, afinal a Terra tem proteção, Marte não, mas mesmo assim de fato ter uma janela pra ver o planeta é algo incrível😅
Cara. Muito bom seu canal , eu acompanho esse tipo de assunto sempre , mas trabalho com arte , sou bem leigo no cálculo e nos milhões envestidos , mas eu gostaria de de saber sua opinião , nos já conseguimos chegar a lua e isso foi sim um grande feito se me permitir ( apenas questionamentos de um leigo ) Eu faria progetks e pensaria em colonizar a lua ( concordo que é bem diferente de Marte ) mas um bom grupo de colonos na lua , seria como um grande " treinamento " tanto para um clima diferente , gravidade , poderíamos saber ou descobrir materiais novos talvez para construções , roupas adequadas que permita que as pessoas " consigam se sentir mais seguras ) e por ae vai , sem falar no estudo humano , quanto tempo a mente humana ficaria bem , caso tiver problemas , estudar formas de acertar as coisas .... Ae depois de uma colônia próspera na lua , já saberíamos como lidar talvez com Marte , pois já teríamos uma comunidade pronta para lidar com erros e acertos , mesmo que a lua não seja um interesse de colonizar , poderia sim ser uma tentativa , algo do tipo : se deu certo aqui vai dar lá ..... E quem sabe com o tempo poderíamos ir até a colônia da lua , passar um tempo , talvez para pegar plantas , cientistas ,enfim e da lua ir para Marte ... Eu entendo a ideia de Marte e gosto , mas eu acho que seria um passo maior que a perna se pensarmos nós perigos e no desconhecido ,poderíamos estudar mais a fundo Marte , pra quando chegar a hora tudo estar ok ... essa minha ideia faz algum sentido ? Hahaha valew , ótimo canal
Como eu já havia dito aqui, a escolha subterrânea para Marte é para os passos iniciais da colonização do planeta. O intemperismo externo é severo demais para se jogar roleta russa com ele só para "estar conectado" com a paisagem. Mesmo com as edificações propostas no exterior protegendo da radiação e da poeira venenosa, uma chuva severa de meteoritos (sabe que tamanho e que velocidade alcançam ?) poderia romper qualquer parede e as tempestades monstruosas poderiam danificar de forma definitiva sistemas fundamentais de suporte à própria vida. No início não haverá a quem recorrer, não haverá peças e equipamentos sobressalentes. Pense nisso. Primeiro se garante a sobrevivência básica, para só depois, com o conhecimento prático do ambiente marciano (acredite, haverá muito o que aprender), passar para uma exposição externa, de risco calculado e controlado.
todas as vezes que o planeta está próximo da lua ,eu fico um bom tempo admirando o planeta mais cubissado dó espaço, se eu poudesse compraria um telescópio para ver melhor o planeta, e virar um explorador espaçial.
Ser sir tornamos uma espécie interplanetária teriamos mas chance de continuamos à existência no universo todos os planetas estão em transformação e poder mudar e ser tornar hostil a vida humanas por essa e outras tragédias temos que ter opções e conquistamos outros ambientes tornará as futuras gerações tempo pra ser proteger e ser defender na buscar meios e ambientes na existência da raça humana como espécie dominante no universo 🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔👍👍👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷☝️☝️☝️☝️
Você poderia fazer um vídeo comentando dar a possibilidade de se chegar a Marte passando pela Órbita de Vênus dando a possibilidade da spacex colonizador 2 planetas ao invés de um só
😎👽🖐 EXCELENTE VÍDEO. EU ME CANDITARIA A COLONIZAR MARTE. SOU ARTISTA PLÁSTICO E ESTOU PINTANDO UM PAINEL SOBRE A COLONIZAÇÃO DE MARTE. EM QUE EU ME DESENHEI COM TRAJE ESPACIAL , TENHO UMA MODELO JESSICA COMO COLONIZADORES. GOSTEI DESTE VÍDEO.
Se queremos evoluir como ser-humano, desenvolver novas habilidades e tecnologias, não só Marte, mas, tbm a Lua são a próxima parada. E não é uma história nova, vide a descoberta do fogo, a colonização das Américas, ...
Esse terceiro lugar, parece que tô no The sims, isso ai é fora de realidade, o segundo lugar faz mais sentido. Como vc escolhe como preferencia o terceiro lugar? vc tem que levar a realidade em conta, isso ai é casa de jogo, quase improvável realizar uma construção dessa em marte, acho engraçado as gramas, arvore, e até as camas. KKKK, o escolhido em primeiro lugar é outro, apesar de bem desenhado, as camadas de proteção, é outro projeto que acho difícil acontecer.
Está ideia dos modelos 3D é genial mas sinceramente não vejo porque os tubos de lava e mega cavernas não poderão ter todo o conforto e visão para o exterior, agora será que estas casinhas de resort serão resistentes aos bombardeamentos de meteoritos!? Caverna escura… me poupa! Os tubos e cavernas de vulcões extintos podem albergar as futuras cidades oferecendo proteção garantida.
Acredito que um sério obstáculo para a exploração espacial e o desenvolvimento tecnológico necessário, seja a economia. Desenvolver esses projetos engenhosos e necessários acabam exigindo um custo elevado demais para o nosso sistema econômico atual. A solução para esses problemas é complexa pois para que seres humanos tenham condições de garantir um sistema robusto de suporte à vida sem que os custos sejam altos demais para ser sustentado pelo povo da terra, é necessário um sistema econômico que garanta a produção de riqueza material com maior eficiência, o que significa produzir mais com um custo menor e estando, de certa forma, acima das leis ostis do mercado.
Os primeiros a chegar são os s que sofrerão, depois de muito muito tempo e se não desistirem, um dia poderemos ter um habitat gigantesco, com praças, lagos etc, mas até lá, será sofrido, mais ou menos isso que eu acho.
Uma questão, se eu viver em Marte digamos por dois anos; quais mudanças meu corpo iria sofrer? e também, eu poderia um dia voltar á terra e sobreviver com saude aqui após estas mudanças?
Creio que os principios Darwinianos da seleçao Natural poderiam ser aplicados, grande variedade e adaptaçao. Os modelos esteticos de habitaçao sao validos mas certamente serao testados no proprio ambiente a partir de um refugio natural ja existente, e evoluirão a partir dai, mesmo q o apelo estetico seja valido creio q se existir possibidade de habitaçao em tubos de lavas ou cavernas, as habitaçoes evoluirao a partir dai sem descartar a estética. Sem querer fazer futurismo eh provavel q habitaçoes mais esteticas evoluam em torno de habitaçoes mais basicas como tubos de lava ou cavernas. Porem estes projetos de impressora atuais nao levam em conta a evoluçao da nanotecnologia de carborno. Mas a exploraçao de marte so sera viavel se for economicamente viavel ou emergencial. As conclusoes vindas do projeto Artemis serao essencias para definir e testar os modelos aplicaveis em Marte.
Muito grata por apresentar este conhecimento🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Melhor vídeo sobre o assunto que vi, porque era tudo que eu imaginava
Isso mesmo Thiago! Se é para sermos interplanetários e colonizar Marte, que seja então viver na superfície, e não embaixo da terra. Seja bem vindo a irmandade Expansão Astronauta! Grande abraço
Maneiro demais! Mal posso esperar por ver essas construções com os meus próprios olhos!
Incrível, somente a ideia de se viver em marte, seja no subterrâneo ou na superfície é utópico. Mas ter uma visão para o horizonte de marte daquelas montanhas vermelhas sedimentares, é algo que empolgaria os estudos! Otimo canal
utópico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu Dudu shema diretamente de jequie ba curtir esse vídeo pois é tudo de bom.
Primeiro, quero agradecer a equipe do canal e ao apresentador Jeff , sempre nos explicando em mínimos detalhes e em linguagem simples um assunto tão complexo e tecnológico de modo que qualquer pessoa de qualquer segmento consegue entender. Falando especialmente sobre este vídeo, concordo plenamente coma preocupação extrema da NASA com a segurança. Estamos apenas no início e claro esses projetos sofrerão melhorias constantes e esse é o caminho , um caminho longo mas que já foi dado primeiro passo.
SHALOM
Boa noite Guerreiro do Espaço Sideral!
Excelente trabalho de pesquisa, superou as expectativas.
Avante, Sempre!
Palmas Tocantins Brasil,
Creomildo Cavalhedo Leite.
Obrigado Creomildo! Tem a segunda parte deste video que fiz recentemente. Quanto tiver um tempo de sobra veja e me diga as suas impresões... Marte é um planeta maravilhoso, mesmo sendo inóspito à vida... abraço
Um dos melhores videos q ja vi aqui no YT sobre a colonização de Marte. Está de parabéns!
Eu Dudu Shema diretamente de Jequié BA curti esse vídeo.
por favor faz parte 2 , mostrando veiculos, maquinário e outros habitats.
Pode ter certeza Felipe que vou tocar mais vezes neste assunto. Vai ter sim parte 2 e inclusive 3, porque tem muita coisa para cobrir sobre isso. Marte vai ser a maior aventura da história da humanidade de todos os tempos. Cara, este é mesmo um momento único para se estar vivo!
Parabéns pelo ótimo trabalho!!!! Ótima reflexão!!!!!
Esses habitats são incríveis, mas eu vejo isso só para o primeiro momento. Depois tem que ser igual ao que vemos na série Expanse
Eu vou fazer isso, deixa comigo!
Quando chegar ao nível de uma cidade, viver na superfície ficará cada vez mais complicado, eu concordo. Acho inviável a ideia de criar uma cúpula gigantesca para proteger tudo. Na série Expanse eles vivem "underground" no subsolo, mas tem construções na superfície também. Valeu pelo comentário!
@@muskjr8769 Hehehehe! Acredito mesmo que irá, você é foda! kKKKKKKK
Adorei o seu trabalho. Conteúdo preciso, trilas, efeitos sonoros, roteiros e narração fantásticas. PARABÉNS!!!
Faz um vídeo sobre as possibilidades de terraformação de Marte. Sei que já fizeram muitos vídeos sobre esse assunto por aí, e que não se tenha mais novidades, mas um trabalho feito por vc ficaria show. Grande abraço!
Que vídeo FODA!! Parabéns!
Obrigado Alexandre! Entre pesquisa, desenvolvimento e produção foram quase duas semanas para este vídeo ficar pronto. Espera pelo próximo para você ver, vai ser mais foda ainda.
@@expansao_astronauta Já estou seguindo o canal! Belo trabalho!
Interessante reflexão.
Acredito que duas situações devem ser consideradas.
As estruturas de trabalho produção devem ser subterrâneas, mas as habitações na superfície, somente as áreas de lazer e dormitórios na superfície.
Achei o projeto ganhador sensacional, sua vida está a uma parede. O projeto muitíssimo bem pensado, melhor que nossas residências por aqui, é justamente por isto que estudar pra fora reflete aqui. Pesquisa muito bem feita e quase perfeita a tradução do Jeff.
tudo ao seu tempo, se vc for milenium, claro que vai querer luxo e de graça. Se vc for batalhador vc fará teu ambiente
Bom dia! Sou adepto e fiel fã da serie expanse. Todavia, Marte nao tem magnetosfero, portanto a radiacao solar é um problema ferrenho a ser superado. Sabemos q a radiação é cumulativa. Sempre q estamos expostos a ela vai se acumulando no organismo. Esse fato por si só, torna essa "aventura" em uma bravata, q talvez seja, incauta! Torço para q resolvam isso! Abcs ótimo video.
Quando se trata de explorar um ambiente tão hostil quanto Marte, acredito que fatores de dising e luxo não deveria ser levado tão em conta , e sim, habitat com o maior e mais alto nível de segurança e sistemas de suporte a vida possível.. não podemos esquecer que é a vida de outros seres humanos em jogo, ou seja, o fator segurança deve estar no topo ,como prioridade máxima a segurança e integridade dos astronautas
Muito legal seu ponto de vista e parabéns pelo trabalho...
Muito boa suas argumentações e um ótimo trabalho... incrível... durante o vídeo me imaginei vivendo ali. Muito legal mesmo! Parabéns e muito obrigado por sua dedicação em nós dá este privilégio de viajar e sonhar com você! Valeu!
É impressionante o nível de informação que você traz sobre o assunto, parece que seu canal está crescendo mais rápido, vamo que vamo, não desiste, seu canal é muito bom.
Se a luz marciana entra pelas janelas,imagina a radiação então, esse design não vai dar certo .
Ótimo vídeo, definitivamente esse é um de meus canais preferidos, a qualidade, redação e narracao são de qualidade impressionante. Parabéns! Chego assistir os vídeos várias vezes.
Gostei de todos os projetos, mas e se fizéssemos uma união de algo subterrâneo e exterior juntos? Por exemplo, pegue o metrô de Sao Paulo da linha amarela em Pinheiros, veja quantos lances de escada que damos para chegar até a plataforma, poderíamos ter o topo transparente, que poderia ser uma piscina de água que permitiria a passagem de luz e protegesse contra radiacao. Se for bem projetado, a luz poderia chegar a vários lances de escada e seria capaz de abrigar várias pessoas.
Acho que se deve primeiro colonizar a lua , e com a experiência adquirida lá , seguir para Marte........
Concordo com vc perfeitamente Marte com tudo e todo seu ambiente hostil tem que ser aproveitado ao máximo
Cara.. gostei do seu canal.. parabéns! Mantenha esse formado tipo "bate papo" entre os vídeos...
Farei isso
O primeiro lugar ficou muito bem bolado.
Penso que teremos que já pensar nos próximos degraus, como desenvolver tecnologia de terra-formação, pensar em colonizar outros planetas com realidades até mais difíceis que marte . Já é um desafio conseguir chegar lá, imagina os próximos passos.
Isso sim é vídeo bom🎉
Faz total sentido oq diz no final do vídeo, se o objetivo é criar uma segunda casa, as pessoas tem que querer ir para lá. Não viver como de fossem homens das cavernas, estruturas no mínimo aconchegantes, são essenciais.
Fazwr terra formacoes...e teflorestamenros...
Deus sabe como rotroceder o tal planeta...
E Deus Vivo e TODO-PODEROSO...sabe, como teverter ediluir e desfazer o tal peglorato de magnesia...vss snhra falou
tamos juntos pelo Brasil
SBAS
Espetacular
Com as dificuldades o ser humano aprenda a dar mais valor para a terra.
Seu canal é muito bom parabéns
Como tudo mundo está dando palpite, lá vai o meu formigueiros seria uma boa idéia!
Fico imaginando uma mega cidade dentro de uma estrutura igual um iglu seria top kk
Jeff, entendo sua visão romântica sobre viver em outro planeta, mas antes de viver é preciso sobreviver, isto é, num primeiro momento a sobrevivência é mais importante. Imagine esse trabalho todo para criar um ambiente agradável para os colonos e em segundos todos morrem atingidos por um meteorito?
Penso que, até que seja criado pelo menos um sistema de controle eficiente em órbita que forneça um aviso antecipado, e que se tenham abrigos subterrâneos de emergência (ou seja, de qualquer forma eles são indispensáveis), não dá para pensar em viver na superfície em segurança.
Eu acredito que as gerações futuras vão conseguir contornar o problema da falta de campo magnético em Marte, que não permite a manutenção de uma atmosfera e expõe a superfície à radiação, e aí então poderemos começar a terraformar o planeta. Mas antes disso não tem como abrir mão completamente das habitações subterrâneas.
Quanto ao que você falou, de se criar uma sociedade subterrânea secreta aqui na terra, não quero parecer conspiracionista mas quem garante que já não está rolando? Lembre-se do que a palavra "secreta" significa...
Legal ... A exploração de Marte vai ser feita, custe o que custar...!🎯
Em marte onde o ser humano terá que lutar pra sobreviver, a ultima coisa a se preocupar é com o por de sol em Marte e sua paisagem no horizonte ... um local inóspito onde o ser humano chegará sem apoio de equipes de recepção, realmente o ponto onde os caras menos darão importância será as paisagens ...
Pô mano, concordo plenamente! Essa parada de viver em cavernas com o intuído de se abrigar de partículas energéticas cairá por terra! É o que a engenharia faz! Claro que deve ter base em cavernas pra explorar tal ambiente. Mas o ser humano desenvolveu formas de fazer casas, estradas, pontes, predios... Prédios tortos como os de Dubai... Túneis que passam.por debaixo do mar! É certo que vamos encontrar maneiras de viver na superfície de Marte e claro, da lua! E com muito estilo! Porque não basta aparte técnica... O ser humano é artístico e faz obras de engenharia que são também obras de arte.
Exatamente isto! Você captou toda a ideia em seu âmago. E veja bem, cada vez mais que a humanidade coloniza outros mundos completamente inóspitos à vida, mais valorizará o proprio planeta... porque a Terra, é o jardim do Eden comparado a outrods mundos.
Valeu pelo comentário. Tem a continuaçao deste video, onde falo de mais um habitate, mas este habitate, é o melhor de todos e com certeza, quando a Spacex chegar em Marte, será a forma de se estsbelecer por lá. Abraço
@@expansao_astronauta Daqui poucos meses estarei com meu diploma de Eng. Civil na mão... Quero fazer parte dessa expansão dos horizontes da raça humana e vou me empenhar pra isso! Já maratonei sei canal! Muito bom! Sucesso amigo!
Super video!
Acho que foi no final dos anos 1990 que a NASA propôs um concurso para escolher o melhor plano para uma expedição de baixo custo à Marte. Não sei quem ganhou, ou se teve um ganhador, mas foi nesta ocasião que surgiu o conceito de "viver da terra", que nada mais era que planejar uma missão que usasse os recursos disponíveis em Marte para viabilizar, tanto uma expedição, quanto uma ocupação do planeta. Aí se começou a projetar meios para produzir combustível à partir da atmosfera marciana e construções usando materiais do solo marciano. Pelo que me lembro, foi uma mudança importante de paradigma no que diz respeito à exploração planetária.
eu acho que mesmo que moremos em buracos inicialmente já será um avanço enorme e provavelmente iremos ao solo posteriormente, tudo isso é questão de tempo, no inicio tudo é mais difícil.
Seu canal e de mais... parabéns !!!
Viver na superfície desse planeta (Marte) é o óbvio. Com toda proteção, é claro, pois o tempo das cavernas já passou!!.Tim, Tim,!
😎🎸🖋️🚀🚀🚀
Só vídeo top
Obrigado Manoel! Cara, seu reconhecimento sobre os videos ja me mostra que o canal está no caminho certo. Obrigado e grande abraço
Acho que deveriam criar um habitat em forma de hexágono acoplaveis uns aos outros, esse formato já foi estudado e comprovado como extremamente resistente, e se funciona muito bem com as abelhas deve funcionar com humanos, pois a própria natureza já aprovou a estrutura, rs.
VAI ABELHINHA. Vai morar na colmeia venenosa marciana e produzir mel de regolito.
Vou e levo vc pra trabalhar pra mim,pode ser?
@@elcioart Hummm... Então você é a rainha?
@@protetordaamazonia sim e vc operária, protetora da Amazônia marciana
@@elcioart Sei não, dona majestade, meu ferrão é muito grande para ser só operária. Eu teria que ser o zangão então.
Excelente seus vídeos e o seu modo de narrar. Acabei de assinar o canal e estou gostando muito. Muito obrigado! 👏👏👏👏
Gostei do vídeo, obrigado!
Vídeo didático e bastante educativo!!
Parabéns!
Cara seu canal ta muito masa. Acho esse asunto interesantissimo, indepetende do que as pessoas falem do ponto de vista negativo sobre a colonizacao de marte, que é uma ideia impossivel e bla bla bla. Eu digo, a colonizacao de Marte nao só é possivel e sim um futuro inevitavel pensé no que pensé, digao o que digao.
Eu penso o mesmo Michel. Colonizar Marte é realmente inevitável e vai acabar acontecendo mais cedo ou mais tarde. Para as pessoas que pensam que é impossível colonizar Marte, eu as lembro deste antigo ditado: "Tudo que a mente humana consegue conceber, ela consegue realizar". Se depender de Elon Musk, isto vai ser ainda nesta década porque o cara é fissurado por Marte, tem recursos e é o dono da SpaceX. Com o forte e rápido desenvolvimento da Starship, provavelmente em 2026 eu vou estar fazendo um vídeo dos primeiros colonos em Marte!!! Vai ser loco!! Valeu pelo comentário Michel!
Simplesmente fantástico.
A noite estrelada deve ser um espetàculo
Acho que inicialmente não teria como exigir muito, a solução mais segura e barata deveria mesmo ser a primeira escolha, e se ela for subterrânea não teria problema, já que é só questão de tempo até que humanos morando lá criarem moradias melhores na superfície.
Concordo de ponta a ponta. Ir para outro mundo para viver no subterrâneo, tão isolado que estar em Marte, num asteroide, na Lua ou no fundo de uma mina de carvão na Terra seja a mesma coisa, não é animador. Só irá que pensa em ganhar algo com isso e voltar ou, se obrigado a ficar até fim da vida, fazer isso para beneficiar a família na Terra. Não para colonizar. Vc falou em mesclar as coisas. Acho que seria a solução mais equilibrada. Buscar a segurança do subterrâneo mas oferecer a maior área possível de lazer (e talvez de cultivo também) sob uma estrutura que possibilite lançar o olhar para todos os lados, ver Marte. Acompanhar suas estações, suas tempestades de poeira, seu por e nascer do sol e suas noites.
Com certeza em poucos anos se plantara lá como aqui quase .
É como vossa falou, exploração Espacial.
Muito bom.
O homem é muinto inteligente vai dominar essa morada facil
Concordo que habitats na superfície são bem mais legais. Morar em buracos no subsolo, dá no mesmo que viver no subsolo da Terra. Uma vida artificial que você não vê nada.
E no fundo, é mais trabalhoso, difícil e consome muito mais energia e recursos, (muitas brocas duras) para perfurar o solo para criar habitats.
E com certeza muito mais caro. 🙂
Como vc acha que seria uma cultura nativa de Marte ? Como vc imagina os costumes as crenças etc
Somos uma raça movida por propósitos e desafios, a ida pra Marte não tem como objetivo apenas viver em cavernas/subsolo, seria uma coisa mt rasa e talvez construir uma civilização lá seja o principal objetivo dentre vários
Já entendi sua missão aqui no Brasil!
A ideia de viver no subterrâneo é para estabelecer uma primeira colônia, mas óbvio que com o passar do tempo e desenvolvimento de novas tecnologias para sobrevivência em Marte, os colonos irão se estabelecer na superfície
Cara, os tubos de lava é apenas o início, assim como era as primeiras sondas, naves e estações espaciais. Tubos de lava vão ser esculpidos e ajustados e no fim vai ter habitações como essas fora, janelas, baluartes etc.
Fazer casas boa em 3d e com estufas para planta batata e tomar hanenken
Estufa pra plantar maconha tbm kkkkk
Gostei muito do episódio e desde muito tempo imagino que, após serem construídas essas residências primárias, algo maior deveria de ser tentado; Como talvez, se recobrirem algumas crateras pequenas com cúpulas geodésicas ou algo do tipo. Marte é nosso desafio!
Massa
Fantástico, mas não viverei o suficiente para ver isso acontecer na realidade...
Gente, o principal problema que leva à ideia de que é necessário viver em cavernas e tubos de lava, é por causa dos meteoros que caem o tempo todo. A Terra é bombardeada o tempo todo por meteoros pequenos, pequenos pedregulhos, mas a atmosfera espessa da Terra destrói todos eles, mas Marte não tem essa atmosfera, e é constantemente bombardeado por pedrinhas do tamanho de ovos de galinha que atingem o solo mais rápido do que uma bala de revolver! Como proteger as colônias disso?
A Atmosfera da Terra consegue destruir pedras do espaço até do tamanho de um carro, mas em Marte, não tem isso. Imaginem uma casinha destas se atingidas por uma pedra do tamanho de um carro, viajando mais rápido que a velocidade do som. Aquelas crateras que vemos em Marte foram feitas por pedras milhares de vezes menores do que o tamanho da cratera, é a velocidade que cria os estragos.
É difícil imaginar uma economia sustentável em Marte. Quase nada poderia ser produzido lá. Faltaria infraestrutura, materias primas, bens de produção, uma enorme quantidade de itens intermediários na cadeia produtiva, e a maioria dos bens de consumo. Mas justamente os marcianos precisariam de muito mais para sobreviver, num ambiente muito mais inóspito que a Antártida. Uma colônia precisando de importar quase tudo, e o transporte é caríssimo.
O único problema de ideias como essas é a questão da radiação vindas do Sol, afinal a Terra tem proteção, Marte não, mas mesmo assim de fato ter uma janela pra ver o planeta é algo incrível😅
Cara. Muito bom seu canal , eu acompanho esse tipo de assunto sempre , mas trabalho com arte , sou bem leigo no cálculo e nos milhões envestidos , mas eu gostaria de de saber sua opinião , nos já conseguimos chegar a lua e isso foi sim um grande feito se me permitir ( apenas questionamentos de um leigo ) Eu faria progetks e pensaria em colonizar a lua ( concordo que é bem diferente de Marte ) mas um bom grupo de colonos na lua , seria como um grande " treinamento " tanto para um clima diferente , gravidade , poderíamos saber ou descobrir materiais novos talvez para construções , roupas adequadas que permita que as pessoas " consigam se sentir mais seguras ) e por ae vai , sem falar no estudo humano , quanto tempo a mente humana ficaria bem , caso tiver problemas , estudar formas de acertar as coisas .... Ae depois de uma colônia próspera na lua , já saberíamos como lidar talvez com Marte , pois já teríamos uma comunidade pronta para lidar com erros e acertos , mesmo que a lua não seja um interesse de colonizar , poderia sim ser uma tentativa , algo do tipo : se deu certo aqui vai dar lá ..... E quem sabe com o tempo poderíamos ir até a colônia da lua , passar um tempo , talvez para pegar plantas , cientistas ,enfim e da lua ir para Marte ... Eu entendo a ideia de Marte e gosto , mas eu acho que seria um passo maior que a perna se pensarmos nós perigos e no desconhecido ,poderíamos estudar mais a fundo Marte , pra quando chegar a hora tudo estar ok ... essa minha ideia faz algum sentido ? Hahaha valew , ótimo canal
Só viveria no terceiro habitáculo!
Tamo junto.
Como eu já havia dito aqui, a escolha subterrânea para Marte é para os passos iniciais da colonização do planeta.
O intemperismo externo é severo demais para se jogar roleta russa com ele só para "estar conectado" com a paisagem.
Mesmo com as edificações propostas no exterior protegendo da radiação e da poeira venenosa, uma chuva severa de meteoritos (sabe que tamanho e que velocidade alcançam ?) poderia romper qualquer parede e as tempestades monstruosas poderiam danificar de forma definitiva sistemas fundamentais de suporte à própria vida.
No início não haverá a quem recorrer, não haverá peças e equipamentos sobressalentes.
Pense nisso.
Primeiro se garante a sobrevivência básica, para só depois, com o conhecimento prático do ambiente marciano (acredite, haverá muito o que aprender), passar para uma exposição externa, de risco calculado e controlado.
O sonho é bonito mas isso é somente sonho. Por que não cuidar do nosso próprio planeta? Talvez colonizar Marte nunca seja possível.
todas as vezes que o planeta está próximo da lua ,eu fico um bom tempo admirando o planeta mais cubissado dó espaço, se eu poudesse compraria um telescópio para ver melhor o planeta, e virar um explorador espaçial.
Ser sir tornamos uma espécie interplanetária teriamos mas chance de continuamos à existência no universo todos os planetas estão em transformação e poder mudar e ser tornar hostil a vida humanas por essa e outras tragédias temos que ter opções e conquistamos outros ambientes tornará as futuras gerações tempo pra ser proteger e ser defender na buscar meios e ambientes na existência da raça humana como espécie dominante no universo 🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔👍👍👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷☝️☝️☝️☝️
Você poderia fazer um vídeo comentando dar a possibilidade de se chegar a Marte passando pela Órbita de Vênus dando a possibilidade da spacex colonizador 2 planetas ao invés de um só
😎👽🖐 EXCELENTE VÍDEO.
EU ME CANDITARIA A COLONIZAR MARTE.
SOU ARTISTA PLÁSTICO E ESTOU PINTANDO UM PAINEL SOBRE A COLONIZAÇÃO DE MARTE.
EM QUE EU ME DESENHEI COM TRAJE ESPACIAL , TENHO UMA MODELO JESSICA COMO COLONIZADORES.
GOSTEI DESTE VÍDEO.
No futuro da pra fazer um espaço de parque, do tamanho de um campo de futebol, cheio de árvores e tal, ia ser muito bom prós nossos futuros marcianos
Se queremos evoluir como ser-humano, desenvolver novas habilidades e tecnologias, não só Marte, mas, tbm a Lua são a próxima parada.
E não é uma história nova, vide a descoberta do fogo, a colonização das Américas, ...
Esse terceiro lugar, parece que tô no The sims, isso ai é fora de realidade, o segundo lugar faz mais sentido. Como vc escolhe como preferencia o terceiro lugar? vc tem que levar a realidade em conta, isso ai é casa de jogo, quase improvável realizar uma construção dessa em marte, acho engraçado as gramas, arvore, e até as camas. KKKK, o escolhido em primeiro lugar é outro, apesar de bem desenhado, as camadas de proteção, é outro projeto que acho difícil acontecer.
Está ideia dos modelos 3D é genial mas sinceramente não vejo porque os tubos de lava e mega cavernas não poderão ter todo o conforto e visão para o exterior, agora será que estas casinhas de resort serão resistentes aos bombardeamentos de meteoritos!?
Caverna escura… me poupa!
Os tubos e cavernas de vulcões extintos podem albergar as futuras cidades oferecendo proteção garantida.
Acredito que um sério obstáculo para a exploração espacial e o desenvolvimento tecnológico necessário, seja a economia. Desenvolver esses projetos engenhosos e necessários acabam exigindo um custo elevado demais para o nosso sistema econômico atual. A solução para esses problemas é complexa pois para que seres humanos tenham condições de garantir um sistema robusto de suporte à vida sem que os custos sejam altos demais para ser sustentado pelo povo da terra, é necessário um sistema econômico que garanta a produção de riqueza material com maior eficiência, o que significa produzir mais com um custo menor e estando, de certa forma, acima das leis ostis do mercado.
Apareceu alguém obstinado pra dar start em tudo isto que venha a tal de velocidade em dobra do espaço.
Uma pessoa para viver em marte precisa estar bem preparada psicologicamente.
Os primeiros a chegar são os s que sofrerão, depois de muito muito tempo e se não desistirem, um dia poderemos ter um habitat gigantesco, com praças, lagos etc, mas até lá, será sofrido, mais ou menos isso que eu acho.
Uma questão, se eu viver em Marte digamos por dois anos; quais mudanças meu corpo iria sofrer? e também, eu poderia um dia voltar á terra e sobreviver com saude aqui após estas mudanças?
essas casa ficaria mais baratas que as casas comum aqui no brasil pelo que ja fis a conta
Olhando esses habitats fico pensando.."oque o ser humano quer em marte.. colonizar ou tirar férias?
😊😊😊
cara me consegue uma passagem pra marte so de ida
Também teria que criar um campo magnético artificial. Aí, já entra na área de ficção científica.
minha mente ja vive la
Creio que os principios Darwinianos da seleçao Natural poderiam ser aplicados, grande variedade e adaptaçao. Os modelos esteticos de habitaçao sao validos mas certamente serao testados no proprio ambiente a partir de um refugio natural ja existente, e evoluirão a partir dai, mesmo q o apelo estetico seja valido creio q se existir possibidade de habitaçao em tubos de lavas ou cavernas, as habitaçoes evoluirao a partir dai sem descartar a estética. Sem querer fazer futurismo eh provavel q habitaçoes mais esteticas evoluam em torno de habitaçoes mais basicas como tubos de lava ou cavernas. Porem estes projetos de impressora atuais nao levam em conta a evoluçao da nanotecnologia de carborno. Mas a exploraçao de marte so sera viavel se for economicamente viavel ou emergencial.
As conclusoes vindas do projeto Artemis serao essencias para definir e testar os modelos aplicaveis em Marte.