Escuto uma estória há tempos ... são milhões e milhões ....O Sr acredita que é para realização da prova , só ? Concursos muito mais complexos como promotor, delegado estão na média de $80,00... Porque o da OAB ser TRÊS vezes mais ? Bom não quero insinuar nada , entende? Enquanto isso vou ver papai Noel , está passando na minha janela agora junto com a fada Sininho , sempre achei ela muito graciosa ! O Sr. também acha?, estou falando da fada Sininho...
É a prova da OAB que qualifica o profissional do Direito para o exercício da advocacia? Todos os juristas, doutrinadores e professores do mundo jurídico, que foram reprovados na prova da OAB, são péssimos profissionais?
Temos visto, com essa pandemia, a quantidade de absurdos que médicos têm feito, prescrevendo kit covid e medicação comprovadamente ineficazes pra o tratamento do Covid-19. Com certeza é necessário existir um filtro dos profissionais.
Até pq a atuação prática da advocacia é bem diferente da teoria em certos pontos, muitos excelentes advogados não passariam na prova pois para tanto precisariam estudar a teoria novamente.
O exame da ordem não qualifica o advogado. As leis mudam constantemente e um bom advogado se especializa e se adapta a elas. O que eu aprendi no CPC em 2012 está praticamente mudado. Se eu não me especializar, e me reciclar, vou ser um bom advogado só por ter passado na OAB?! Pra mim é um exame arcaico e sem utilidade.
exatamente o que qualifica o advogado de verdade é o estudo, a prática profissional e vontade de defende aquilo que é certo. Esse é o que deveria ser o verdadeiro segmento das pessoas que se graduam para ter futuro e não ficar refém de uma prova.
Com a qualidade da maioria dos cursos jurídicos do Brasil, o exame de ordem deveria ser ainda mais rigoroso, pois, se com ele já há profissionais semi-analfabetos funcionais, imagine sem ele.
Filho, essa questão de bons ou maus profissionais o próprio mercado regula. Se o cara for um péssimos advogado, ele não vai ter clientela. Simples assim. Agora, se você exige que o cara passe uma prova depois de 5 anos se graduação pra poder trabalhar, isso então deveria ser exigido em todas as profissões. Fez faculdade de psicologia? Agora vai prestar uma prova pra exercer a profissão. Fez faculdade de educação física? Agora tem que passar em uma prova pra trabalhar. Porque isso só deve se aplicar à advocacia
@@fazosampleydeguitarra3253 Rapaz, já eu acredito que todas as profissões deveriam ter exames de classe, principalmente, pq a maioria dos cursos superiores do Brasil são de péssima qualidade. Nesse sentido, os exames de classe, inclusive, o da OAB, tornam-se indispensáveis à prática laboral. Entenda, a maior parte das universidades dão uma péssima formação, a prova da OAB não é nível magistratura como dizem... É uma prova que vc apenas precisa acertar a quantidade mínima de questões, se vc não consegue concorrer apenas com vc, que profissional será?
@@viniciusandrey1908 a raiva é que qualquer tentativa de sair do estado soviético é uma ameaça ao coletivismo retardado e aos escravos da OAB e outro "serviço" considerado básico
Com exame já tá difícil o nível dos advogados, imagina sem. Se o cara estuda cinco anos e é reprovado é sinal claro de que não possui domínio mínimo do conhecimento jurídico para exercer a profissão.
É a prova da OAB que qualifica o profissional do Direito para o exercício da advocacia? Todos os juristas, doutrinadores e professores do mundo jurídico, que foram reprovados na prova da OAB, são péssimos profissionais?
@@tatiane9905 Como você pode definir quem é bom ou não? Que critério você utilizou pra isso? Todos os doutrinadores e excelentes professores que foram reprovados no exame de ordem são péssimos profissionais também?
Pra mim, é injusto só ter pra área de direito, ou teria pra todas ou pra nenhuma. Principalmente pra área de medicina, pois um erro é fatal. Em direito um erro também é complicado, mas pode ser revestido.( e sabemos que existem muitos que a faculdade passa por ele, e não eles quem passam, isso em todas as áreas).
O fato de ter tantas reprovações significa que só o curso já não é o bastante. Medicina também necessita, já que é importante que o profissional esteja realmente apto ao trabalho. Esse boçal deveria ter feito um teste psicotécnico pra estar aí, o que claramente não fora feito
Até concordo em relação ao exame, mas a FGV e OAB que elaboram essa prova tá uma vergonha, 3 questões da última prova tinham que ser anuladas e argumentos é oque não faltava, a FGV cagou e não anulou nenhuma. Se for para ter uma prova cara dessas, que façam questões dignas, porque se repetir isso, é melhor tirar a prova mesmo.
Se a prova da OAB fosse melhorada eu sugeria quem passe na 1ª fase para 2ª fase fique lá até passar, mas seria apenas a peça prática profissional. Sem necessidade de ficar repetindo esse mesmo processo.
Excelente comentário.... Ja fazemos provas todo semestre, somos testados 2 vezes por semestre.... Troca-se essas provas por uma só sem precisar faculdade.... se faz um cursinho e pronto.....Um pais desse é uma vergonha.... uma quadrilha da OAB que manda e desmanda, fazem o que quer....
Eu tambem acho super errado isso, vc paga para faculdade, e depois fica travado com a prova da OAB, enquanto outros cursos terminam a faculdade e ja saaem pronto para exercer a profissao. Isso alem de atrasa faz com que conforme o tempo passa o aluno vai esquecendo o que aprendeu.
Ahh mais vai pra lá com tanta santa ignorância e amontoados de idiotas. Interesses por todos os lados desde o mundo é mundo. Não é necessário desenhar !!
Concordo! Absurdo passar 5 anos dentro de uma universidade e não poder ser reconhecido profissionalmente por causa de uma prova. Ou seja, todas as provas feitas na universidade não valeram de nada. Além disso, não é um exame que determina o caráter, a ética e a competência de um profissional.
Faculdade de Medicina para ser médico, não há faculdade de advocacia e sim faculdade de direito. Ser advogado é apenas uma das profissões do ramo do direito.
Se realmente um curso de direito não anda nos eixos, eu proponho o seguinte ou muda a maneira como a faculdade ensina ou fecha o curso. Porque não adianta simplesmente a pessoa estudar direito numa instituição sem aprender métodos eficientes para que ele possa exercer sua profissão.
Eu sou a favor do curso de direito melhor pra todos sem necessidade de submeter a um exame pra advogar. Porque está prova nos últimos anos está se tornando um negócio lucrativo para os cursinhos preparatórios e as faculdades privadas.
A OAB gosta que sejam reprovados muitos e muitos, pois no próximo exame.terao que pagar mas taxas. A OAB lucra alto com os exames.... Deveria ser de Graça
não é a solução ter um exame em todas as profissões, porque não ajuda a melhorar a qualidade profissional se não melhorar o ensino universitário e qualificatório. Nosso país precisa melhorar a imagine no ensino universitário para aqueles desejam seguir carreira.
@@cortesavulso5215 O povo é muito cego, querem colocar barreiras em cima de barreiras, quando já perdemos milhares de profissionais para o mercado de trabalho exterior.
Sou estudante de Direito e concordo com a aplicação da prova. Acredito, aliás, que ela é um filtro de competências, onde os que realmente têm capacidade conseguem aprovação. Além disso, ela é de suma importância no que diz respeito à necessidade de se regular a concorrência na prática da advocacia. Acredito, ainda, que após as votações, deveríamos ter provas para presidente! Se assim fosse, nem Bolsonaro, nem Lula teriam lugar na República!
Alguém pode me responder por que tantas faculdades foram habilitadas para o curso de direito? Em muitas a qualidade é ZERO. Acho que abriram a porteira demais. Caiu muito o nivel da advocacia no Brasil.
Porque os bancos estatais da ERA LULADRÃO precisavam esfolar os bacharéis que nem um 2o. Grau digno fizeram, dando-lhes a ilusão que teriam uma vida melhor financiando por uma vida inteira, uma FACULDADE...
As faculdades empurram os alunos. Colam grau sem saber nada. Tem que ter exame sim. Inclusive deveria ser mais rigoroso. Passei no nono semestre. É só estudar.
PELOS COMENTÁRIOS DÁ PARA VER QUE A MAIORIA TEM A VIDA FACIL E QUER DIFICULTAR PARA OUTROS, NÃO SABEM O QUE É LIBERDADE, GOSTAM DE SEREM TRATADOS COMO GADO, SENDO ESCRAVOS DE UMA ORDEM QUE COBRA PELA PROVA, COBRA QUASE 1000 REAIS/ANUAL POR PROFISSIONAL, E ESSA MESMA ORDEM É UM MONOPÓLIO QUE NÃO SE PODE INVESTIGAR POR NENHUM OUTRO ÓRGÃO. ISSO DEPOIS DE PASSAREM MUITOS ANOS NA FACULDADE. ISSO PROVA QUE O BRASILEIRO NÃO TEM NOÇÃO DE LIBERDADE E NÃO SABE PENSAR CRITICAMENTE. O QUE LHE SOBRA É CURRAL E O PASTO.
@@vitornoticias978 ... verdade. Ele sabe que existe uma MASSSA de bacharéis FRACASSADOS e precisa enganá-los... por votos. Moro chegou e o BUFÃO, ARREGÃO e FROUXO se desesperou.
... vai aprender a escrever antes de criticar a prova de ORDEM, que serve para deixar ANALFAS como Vc. eternamente como só mais um FEACASSADO Bacharel.
Resumindo: o que ele quer é um apadrinhamento institucionalizado, para que qualquer "incompetente" exerça qualquer profissão (via indicação) assim como ele no papel de "Presidente"
Ninguém é incompetente, visto que conseguiu como todos nós estudar por 5 anos. O exame da Ordem, não mede a inteligência de ninguém, porque tem milhões de Advogados que precisam comprar bancos de petições para montar sua peça! Isso é ser inteligente?
@@monicapumar4669 Sinceramente, qlqr advogado hj em dia usa petições básicas da internet, e depois incorpora as minúcias de cada caso à peça. Isso otimiza o tempo de trabalho e aumenta a produtividade! Eu mesmo faço isso. Pq quem acha que vai achar a peça que "cabe perfeitamente" no seu caso, pode tirar o cavalo da chuva.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Se você n consegue passar na OAB significa que vc n pode advogar, e o "Não pode" não é porque está sendo proibido, é porque você não tem competência mesmo.
Esse pensamento é totalmente equivocado. Você acha mesmo que uma prova vai ser capaz de medir a competência de um futuro advogado? Tem muitos advogados medíocres que passaram na OAB amigo. Tem muito funcionário público medíocre que passou em concurso também. Isso não quer dizer nada.
Então você tá me dizendo, que se mesmo tendo uma prova quem passa já é medíocre, você quer tirar a porra da prova e piorar ainda mais a situação? É claro que eu acho que a prova pode avaliar o profissional, ela literalmente foi feita pra isso. Se o maluco é medíocre o motivo não é a prova e sim ele mesmo
@@fazosampleydeguitarra3253 Sim. A prova é um filtro. Pode n ser perfeito: há quem passe na OAB e seja um mal advovagado. Entretanto, quem n passa na OAB não está apto para exercer a profissão!
Dizer que não tem competência é totalmente equivocado. Muitos estudantes pé de chinelo já passaram e muitos estudantes bons já reprovaram por se atrapalharem com o tempo de prova, nervosismo... Tem muita gente boa que fica para trás, a primeira fase dá para passar sem estudar, já a segunda, de fato mede um certo conhecimento.
Tem de ser rigoroso mesmo. Os concursos para juízes são terríveis de exigentes de modo que os candidatos aprovados estão em altíssimo nível de conhecimento jurídico. Imagina um bacharel mal formado tendo de ir lidar com um juiz preparado desses sem um mínimo de proteção por trás. O enfraquecimento da OAB será o cume da didatura do poder judiciário e das outras instituições sobre os advogados.
Por que será que depois do controle pela OAB , ADVOGADO ganhou a pecha de mentiroso? Por que exames que recebem até cem mil recursos? Por que aparecem tantas fraudes? Por que a maioria dos advogados de carteira necessitam de um Paralegal pra trabalhar? Essa sei, porque aprendem técnicas pra passar no exame, decoram e o Paralegal é também uma forma de diminuir profissionais no mercado.
@@MariaFernandes-ei4iz ... porque são mentirosos. O que Vc. ACHA que fizeram os advogados do goleiro Bruno, Von Richthofem e Cravinhos, Nardoni e Jatobá...! Acorda...
Muitas vezes eu particularmente crítico essas pessoas que são favoráveis ao exame, porque acham que assim ajuda a melhorar em que? porque o Judiciário brasileiro tem problemas com processos lotados nos tribunais, falta até defensor público em todo o país e até mesmo acreditam que um exame semelhante em outras carreiras, porque isso não é a solução, a educação é o caminho melhor para ajudar a melhorar a qualidade. Essa pandemia serviu para provar a tamanha falta de profissionais em todos os setores e os advogados não é exceção. Se existe o problema da falta de qualificação profissional no direito é problema desse sistema que existe há muitos anos, porque não adianta simplesmente a OAB ficar explicando essa mesma história e a também a mesma desculpa.
@@pedropierre1377 ... o que a prova de ORDEM tem a ver com o Judiciário? Tuas súplicas devem ser enviadas àqueles que TU ELEGEU. As leis são feitas POR ELES, "TALQUEI"? Mas... sem "POBREma"!
Em engenharia, as faculdades costumam ter um projeto INTEGRADOR. Ele desenvolve oque quer e isso vira uma especialização e oportunidade no mercado de trabalho.
Então se um piloto de avião se formar não precisa fazer o teste escrito nem o prático? Você colocaria sua família dentro de um avião pilotado por esta pessoa?
O presidente está correto. Aos advogados ou operadores do direito que criticam negativamente esquecem do art. 170 da CF que prevê o livre exercício profissional. Além disso, se a prova fosse um indicativo absoluto de qualidade não haveria péssimos advogados no mercado. A prova é tão somente um subterfúgio a fim de angariar dinheiro, juntamente com aa infinitas anualidades que cerceam mais ainda o livre exercício dos advogados, que se não pagarem, são consequentemente suspensos dos quadros.
O promotor (acusação) cursou 5 anos de faculdade de Direito e passou em uma prova (concurso público para o Ministério Público) para demonstrar sua capacidade. O juiz também cursou 5 anos de faculdade de Direito e passou em uma prova (concurso público para a magistratura) para demonstrar sua capacidade técnica. Agora o advogado (defesa) não precisa passar em prova nenhuma? Quer dizer, apenas a acusação e o julgador devem ser qualificados? Bolsonaro, como de costume, tentando ganhar popularidade com os (in)competentes que se formaram em Direito assistindo aulas no barzinho da esquina e fumando maconha no intervalo e agora não conseguem passar no exame de ordem.
Mesmo com o exame, o desnível é grande, porque os concursos de juiz e promotor são muito mais difíceis que a prova da OAB. Tem é que aumentar a nota de corte dessa prova, isso sim.
Para facilitar a vida dos novos advogados a lei deveria ter duas opções para exercer a profissão, cumprir um ano de estágio ou passar no exame da OAB. A universidade deveria ser obrigada a ter um departamento jurídico para os alunos estagiarem, ou poderiam escolher outra empresa pública ou privada, mas o estágio sempre deveria ser acompanhado pela universidade. Na minha opinião, a única entidade que, deveria estar habilitada para dizer quem está apto a exercer uma profissão é a universidade. Se uma universidade não tiver a capacidade de dizer quem está habilitado para exercer uma profissão, ou a universidade é uma porcaria ou vivemos em um mundo hipócrita.
Gostei da ideia. Poderiam reduzir a quantidade de questões para ser possível agrupar as provas em uma só. Poderiam fazer o mesmo com o Enem. Perde-se muito tempo e dinheiro para fazer provas em dias diferentes, especialmente quando o local de prova é longe de onde o estudante mora.
Esse cara não tem cabimento, libera pra todo mundo que fez direito advogar para poder ver o resultado, ele quer um país de pessoas sem conhecimento, sou advogado e todos tem que passar por esse processo !! Fora Bolsonaro
Para de ser arrogante cara, se você é formado há mais de 40 anos, com certeza pegou essa prova muito mais fácil do que hoje em dia, com tantas leis novas e jurisprudência, essa prova é realmente dificil e a FGV cada vez está elaborando questões ruins de entendimento, como por exemplo fazer um enunciado sem detalhes importantes, fazendo com que a resposta tenha mais de uma resposta certa, esse último exame 4 questões estavam passiveis de anulação e eles não anularam, uma questão de direito tribuário que tinha lá, foi uma vergonha, não tinha a resposta certa e não foi anulada.
Arrogante! No meu tempo se estudava em biblioteca da Faculdade, do Tribunal, da Pocuradoria do Estado. E jurisprudência se consultava nas Revistas Trimestral de Jurisprudencia do STF, Revista do Ministério Público, Revista de Processo Hoje, com a Internet o estudante ou advogado têm muito mais facilidade para adquirir conhecimento jurídico , basta acessar a Internet, esta tudo ali na tela: os sítios do Stj , STF, Tribunais estaduais, todos possuem mais de 100.000 acórdãos. Tudo mastigado, basta um clique. Antes, não! Mesmo consultando essas publicações, era difícil obter um julgado específico, aquele necessário para o seu arrazoado.
Concordo com o Presidente. Na minha opinião, o problema não é a prova em si, mas sim, a maneira como é aplicada, sua forma de correção, o grau de dificuldade e os absurdos cobrados de anuidade e inscrição.
ahahahhahahahhahahaha. essa mentalidade do brasileiro eu jamais vou conseguir entender. quer dizer, a obrigação não é do aluno de se preparar, é da faculdade.
@@RodrigoSTm médico faz graduação em medicina, que o habilita a exercer a profissão de médico. A graduação em Direito não te habilita a exercer nada, é apenas um pré-requisito para poder ser juiz, promotor, advogado..
Dessa vez vou ter que concordar com Bolsonaro, não faz sentido vc se formar em uma faculdade reconhecida pelo MEC e ter que fazer um exame (OAB) depois para exercer a atividade básica ensinada durante todo o curso. Qualquer outro curso não exige isso, engenharia, medicina e etc. vc se forma e já tem uma profissão, somente o curso de Direito que o aluno se forma e somente é um bacharel, precisa fazer prova após faculdade para ter profissão.
Isto é por causa de dinheiro. Abrem uniesquinas que lucram. Daí, a pretexto de filtrar pro mercado, fazem uma prova cara. A prova nao é tão dificil pra quem se preparou na faculdade. O certo seria barrar a abertura dessas faculdades e extinguir o exame. Mas, com elas aí, tem que ter mesmo
@@queniamendonca2278 Mas de acordo com seu entendimento deveriam ter provas para todos os cursos, uniesquinas de medicina, engenharia, arquitetura, enfermagem e etc para depois de concluídos fazerem exames para exercer a profissão, não somente com o direito, até pq isso fere frontalmente o princípio da isonomia.
@@danielpinheiro2072 Deveriam. E espero que um dia seja assim. Sou formado administrador. A profissao é ruim pq o diploma em si nao vale mais praticamente nada. Varios ex colegas continuam trabalhando em funçao de baixa qualificaçao mesmo com experiência e formaçao, porque nao aprenderam nada em ambos. Pra quem tenta iniciar uma carreira, acaba estigmatizado pelo nome da "alma mater" ou se prostitui ganhando uma miséria de salario inicial pra tentar provar o próprio valor. Sou servidor público, e o sentimento de ter desperdiçado meu tempo só nao é maior pq posso usar o diploma pra realizar concurso de nivel superior. Entao sim, precisa haver prova. Pq hoje em dia qualquer josnel acha que é só fingir que estuda numa uniesquina qualquer, quando na realidade está no face ou fazendo alguma outra merda em aula. Nao reprova, pq o sistema é corrompido e a gestao da faculdade nao quer perder alunos, e cinco anos depois esse cara acha que pode ser advogado, mas nao sabe responder questões simples de direito constitucional ou outra matéria que viu na faculdade. E na boa, OAB é uma teta pra quem estudou. Fora que oab só é exigivel pra ser advogado. Quer trabalhar, só ser assistente jurídico até passar na oab.
@@matheus73210 Respeito sua opinião mas discordo, continuo achando que ou é para todos ou não pode ser para nenhum. Se os outros cursos não exigem o Direito tbm não deveria exigir, acredito que é somente uma velha manobra para OAB arrecadar $.
Para os exatos de plantão que concordam com a prova, então pq só o direito tem uma prova extremamente difícil e caríssima, então vamos colocar uma prova cara para todas as profissões!!! Tem muito profissional bom que não conseguem passar na prova por ter TDHA, por ter dislexia então não julguem só o mal profissional!!!
Eles irão continuarem a receber dos filiados, e a responsabilidade como sempre será do profissional se será bom ou não profissional. É simples, como engenharia e outras formações.
Sou aluno do curso do 10° semestre do curso de direito, recém aprovado no exame da ordem e discordo do discurso. Acredito que já que a pessoa estudou cinco anos, presume-se que ela saiba o mínimo para atuar como um profissional. Vejo que todas as graduações deveriam adotar um sistema de prova, já que existe um grande número universidades, e o MEC não consegue manter um padrão de qualidade, principalmente em medicina, talvez com uma peneira como a prova evitemos uma grande parte de erros médicos incrivelmente gritantes. Não se trata de privar as pessoas de trabalharem, mas sim, garantir um trabalho de qualidade mínima.
saiba que se fosse colocado no curso de medicina, afirmo que isso não funcionaria na prática, porque isso não ajuda evitar erros cometidos na própria profissão. O que ajuda a melhorar a qualidade é o trabalho, fazer as coisas do jeito certo e adquirir conhecimento.
Muito boa pergunta Sr Gerson.Os parlamentares precisam fazer alguma coisa antes que essa OAB domine juízes promotores e advogados. Parte deles já é dominada.
concordo plenamente, só no brasil isso, deveriam se preocupar e com ensino precário de algumas faculdade, prova você estuda passa, quero ver na pratica. Sobre a taxa e obvio que tem que existir, ou alguém aqui vai dor papel e tinta e trabalhar de fiscal no dia de graça nao, nao vai. Entao o que tem que acabar e a prova e pronto, e continua anuidade da oab com valor mais realista a realidade brasileira
Bolsonaro criticou muito e com razão o exame OAB, como pode o indivíduo se formar e não poder trabalhar, o que há de errado nesse País, as faculdades de baixa qualidade ou a OAB que exige demais, o índice de reprovação é muito alto.
Concordo com o Exame da Ordem. É difícil de passar, por isso, só quem se preparou para ser Advogado de verdade, passa nesta prova. Fiz por duas vezes, até passar. Se já há Advogados incompetentes com a prova, imagine sem a prova, com milhares de pseudo cursos de Direito no Brasil. O Presidente quer agradar a todos, principalmente os que não estudam e, querem facilidades.
@@pedropierre1377 , Eu penso que tem carreiras que o Curso prepara para o inicio do trabalho, como o curso de Recursos Humanos, aonde se faz estágio desde o segundo ano do Curso mas, no Direito, há "fábricas" de Cursos no Brasil, inclusive EAD, com baixíssima qualidade, aonde, o Bacharel não sabe redigir uma petição com qualidade. Isto põe em risco o patrimônio do seu cliente e, denigre a classe ainda mais. Penso que determinados Cursos devem ter a habilitação exigida por exame, como o caso do Conselho dos Contadores, que faz exame de admissão. E, penso que não é assunto que diga respeito ao Presidente da República, aonde, Ele gosta de meter o pitaco em tudo que afete os interesses da família dele, pois os filhos mais velhos são Bacharéis em Direito.
Bom mais de qualquer jeito vai ter que acabar já que pra entrar na OCDE tem que ter regras de países civilizados e não pode restringir profissão com burocracia
Além da porcaria da prova tem a anuidade, já não bastasse a fortuna da faculdade, a dívida aumenta por causa da carteira, tem que pagar pra trabalhar legitimamente. Além de ser obrigado a fazer uma prova com a matéria de 5 anos sendo que vai advogar em um ramo específico provavelmente e ser obrigado a fazer uma seginda faze onde se tem que fazer uma PEÇA, coisa que a faculdade não ensina, o aluno tem que se virar pra aprender no estágio mesmo assim não é 100%!
Tem que acabar esse exame da OAB. Tem colegas advogados com carteirinha e tudo e, no entanto, não sabe, sequer, escrever. Ou seja, esse exame não comprova nada. Bem como o valor da anuidade. Hoje a OAB é um cabide de empregos.
Isso mesmo presidente Bolsonaro.E essa tal de exame de ordem da OAB além de custar caro para o formando é uma prova que quase ninguém passa ou é nela aprovado.Agora tem uns grupos aí que conseguem aprovação.
Presidente! O país que tem mais advogados no mundo é o Brasil, tornando-se uma profissão que até décadas passadas era respeitada, hoje está sucateada, não tem mercado para todos, principalmente para aqueles que não tem sobrenome no cenário de influências. Agora, com o exame já está assim, imagina tirando esse exame! Exemplo também, da odontologia, Existem muitas faculdades fundos de quintal sem condições de formar esses profissionais e lançar no mercado de trabalho, os escritórios renomados, abocanham essa massa e exploram em suas jornadas de trabalho, para ganhar uma merreca no mês. Deixo como sugestão, esses cursos como medicina, direito, odontologia, engenharia dentre outros que lidam com a vida humana, deveriam somente ser oferecidos em instituição de ensino público, seja pela meritocracia, tem que submeter a realização e aprovação do Enem e outros, caso contrário, não vai ter espaço para todo mundo no mercado brasileiro.
Não sou a favor do governo dele.Porém também não consigo entender essa lógica da pessoa passar 5 anos estudado ,e no fim não passar em uma prova e perder tudo , pq uma prova não siginifica que você não sabe exercer tal atividade ,além de vc pagar caro pela faculdade, e no fim não passar ...
Ora, qualquer bacharel em direito pode trabalhar: numa loja, por exemplo. Mas, se quiser ser advogado, justísismo é que tenha pelo menos que acertar metade de uma prova facinha (1ª fase),...
@@andrerodriguesrodrigues8984 O problema desse prova não é nem o conhecimento (na primeira fase, apenas). Mas sim, o psicológico, pressão familiar e da sociedade. Se não souber lidar com isso, a reprovação é certa. Concurso é um tanto faz tanto fez, basta se preparar e persistir que passa.
@@renan.8741 Concurso é muito pior, pois vc tem que se preocupar com os outros candidatos. Passei na OAB em 92, e - na época, eram três fases. Sou contra o "monopólio da OAB", mas se não existisse essa peneira, meu Deus... Tënho vários parentes que se formaram em direito, mas nunca leram na vida sequer um gibi do tio Patinhas !!! Dai a César o que é de César : respeitando opiniões contrárias, tem que haver sim, um filtro.
@@andrerodriguesrodrigues8984 Concordo plenamente com você e sou totalmente à favor da prova, é necessário sim esse filtro. E há um bom tempo que passei, também. Mas me refiro em relação a pressão social que o formando em direito possui no que tange o exame de ordem, pois sem a carteira, ele passa a ser visto como um nada perante a sociedade, sendo até mesmo julgado por isso e pelos familiares, isso interfere no psicológico. Quando fiz a prova (no último ano de faculdade) aproveitei e realizei o concurso para analista judiciário, pela banca FCC. E como o conteúdo se assemelhava ao da OAB, pois a banca é conhecida por cobrar bastante lei seca, consegui uma boa colocação. Porém, sinto que a prova da OAB mexeu bastante comigo. Bem mais que o concurso.
Não discordo da prova em si, o problema é ainda cobrar, e cobrar caro… fora o absurdo que certas secionais regionais cobram de anuidade!
Problema também é essa banca, elaborando questões bizarras e não tem coragem de anular, como foi o último exame.
Eu sou favor que acabe esse exame de ordem
Escuto uma estória há tempos ... são milhões e milhões ....O Sr acredita que é para realização da prova , só ? Concursos muito mais complexos como promotor, delegado estão na média de $80,00... Porque o da OAB ser TRÊS vezes mais ? Bom não quero insinuar nada , entende? Enquanto isso vou ver papai Noel , está passando na minha janela agora junto com a fada Sininho , sempre achei ela muito graciosa ! O Sr. também acha?, estou falando da fada Sininho...
@@henriquepereira8740 também
É a prova da OAB que qualifica o profissional do Direito para o exercício da advocacia? Todos os juristas, doutrinadores e professores do mundo jurídico, que foram reprovados na prova da OAB, são péssimos profissionais?
É URGENTE que seja incorporado um exame ao exercício da Medicina
Fico me perguntando se são médicos ou açougueiros com nível superior. Eis a dúvida....
Não só à medicina! Por que essa tendência de se comparar o direito à medicina?!
TODAS as classes frutos de curso de bacharelado devem ter exames!!
@ Honorato kkkkk. *Factual.*
Concordo.
Temos visto, com essa pandemia, a quantidade de absurdos que médicos têm feito, prescrevendo kit covid e medicação comprovadamente ineficazes pra o tratamento do Covid-19. Com certeza é necessário existir um filtro dos profissionais.
A maioria dos advogados que estão aí não conseguiriam passar no exame da primeira fase da OAB.
Até pq a atuação prática da advocacia é bem diferente da teoria em certos pontos, muitos excelentes advogados não passariam na prova pois para tanto precisariam estudar a teoria novamente.
Um erro não justifica o outro
O exame da ordem não qualifica o advogado. As leis mudam constantemente e um bom advogado se especializa e se adapta a elas. O que eu aprendi no CPC em 2012 está praticamente mudado. Se eu não me especializar, e me reciclar, vou ser um bom advogado só por ter passado na OAB?! Pra mim é um exame arcaico e sem utilidade.
exatamente o que qualifica o advogado de verdade é o estudo, a prática profissional e vontade de defende aquilo que é certo. Esse é o que deveria ser o verdadeiro segmento das pessoas que se graduam para ter futuro e não ficar refém de uma prova.
Perfeito
Com a qualidade da maioria dos cursos jurídicos do Brasil, o exame de ordem deveria ser ainda mais rigoroso, pois, se com ele já há profissionais semi-analfabetos funcionais, imagine sem ele.
Esses profissionais estão sendo remunerados?
Filho, essa questão de bons ou maus profissionais o próprio mercado regula. Se o cara for um péssimos advogado, ele não vai ter clientela. Simples assim. Agora, se você exige que o cara passe uma prova depois de 5 anos se graduação pra poder trabalhar, isso então deveria ser exigido em todas as profissões. Fez faculdade de psicologia? Agora vai prestar uma prova pra exercer a profissão. Fez faculdade de educação física? Agora tem que passar em uma prova pra trabalhar. Porque isso só deve se aplicar à advocacia
@@fazosampleydeguitarra3253 Rapaz, já eu acredito que todas as profissões deveriam ter exames de classe, principalmente, pq a maioria dos cursos superiores do Brasil são de péssima qualidade. Nesse sentido, os exames de classe, inclusive, o da OAB, tornam-se indispensáveis à prática laboral. Entenda, a maior parte das universidades dão uma péssima formação, a prova da OAB não é nível magistratura como dizem... É uma prova que vc apenas precisa acertar a quantidade mínima de questões, se vc não consegue concorrer apenas com vc, que profissional será?
@@gabriel8088 espero que sim, caso haja o contrário, será um trabalho escravo.
Se esses profissionais fossem semi analfabetos, não teriam nem entrado na faculdade.
Tem que fazer a prova pq a gente sabe como são a maioria das faculdades brasileiras, pagou, passou!
Mais ae o mercado vendo que aquele advogado não é um bom profissional deixa ele sem emprego e ele procura se formar certinho
Como todas as profissões, amigo. Todas!
@@GuilhermeSouza-yq6yp militares não são assim
Se já existem péssimos profissionais com a realização do exame da ordem quem dirá sem? Mas esperar bom senso desse governo é impossível.
Esta explicado ne caro doutor lecionador de cursinhos ,Teoria e argumentação KKK
Então se com o exame da ordem há péssimos profissionais, então o exame não dá garantia de qualificação de serviço nenhum
@@viniciusandrey1908 a raiva é que qualquer tentativa de sair do estado soviético é uma ameaça ao coletivismo retardado e aos escravos da OAB e outro "serviço" considerado básico
E no lugar de corrigir o verdadeiro problema (a base), faz um "remendo" depois de pronto?
Cara, ninguem é péssimo, o pior ser humano é aquele que julga terceiros, sem olhar para si mesmo.
Com exame já tá difícil o nível dos advogados, imagina sem. Se o cara estuda cinco anos e é reprovado é sinal claro de que não possui domínio mínimo do conhecimento jurídico para exercer a profissão.
É a prova da OAB que qualifica o profissional do Direito para o exercício da advocacia? Todos os juristas, doutrinadores e professores do mundo jurídico, que foram reprovados na prova da OAB, são péssimos profissionais?
Cara a prova nao qualifica ninguem. Só por esse seu pensamento isso demonstra o mínimo do conhecimento que vc tem.
Exatamente. Precisamos melhorar o nível das faculdades tbm. Acho o Ó o povo ter dificuldades nesta prova
A prova não qualifica, mas exclui alguns péssimos. Deveria ser mais difícil ainda
@@tatiane9905 Como você pode definir quem é bom ou não? Que critério você utilizou pra isso? Todos os doutrinadores e excelentes professores que foram reprovados no exame de ordem são péssimos profissionais também?
Pra mim, é injusto só ter pra área de direito, ou teria pra todas ou pra nenhuma. Principalmente pra área de medicina, pois um erro é fatal. Em direito um erro também é complicado, mas pode ser revestido.( e sabemos que existem muitos que a faculdade passa por ele, e não eles quem passam, isso em todas as áreas).
O fato de ter tantas reprovações significa que só o curso já não é o bastante. Medicina também necessita, já que é importante que o profissional esteja realmente apto ao trabalho. Esse boçal deveria ter feito um teste psicotécnico pra estar aí, o que claramente não fora feito
Não só à medicina! Por que essa tendência de se comparar o direito à medicina?!
TODAS as classes frutos de curso de bacharelado devem ter exames!!
Até concordo em relação ao exame, mas a FGV e OAB que elaboram essa prova tá uma vergonha, 3 questões da última prova tinham que ser anuladas e argumentos é oque não faltava, a FGV cagou e não anulou nenhuma. Se for para ter uma prova cara dessas, que façam questões dignas, porque se repetir isso, é melhor tirar a prova mesmo.
Vdd na medicina concordo eu entrei na sala de um posto de saúde e o médico teve que olha no celular e pesquisar no Google que absurdo
Então faz o seguinte, acaba com os 5 anos de faculdade de Direito e aplique somente a prova, quem passar esta apto a exercer a advocacia.
melhor comentário até agr.
Se a prova da OAB fosse melhorada eu sugeria quem passe na 1ª fase para 2ª fase fique lá até passar, mas seria apenas a peça prática profissional. Sem necessidade de ficar repetindo esse mesmo processo.
Isso mesmo faz so a prova sem os 5 anos !!! Pronto !!! Pq faz 5 anos + 5 anos fazendo a prova nao da
Seria mais fácil acabar com a prova
Excelente comentário.... Ja fazemos provas todo semestre, somos testados 2 vezes por semestre.... Troca-se essas provas por uma só sem precisar faculdade.... se faz um cursinho e pronto.....Um pais desse é uma vergonha.... uma quadrilha da OAB que manda e desmanda, fazem o que quer....
Eu tambem acho super errado isso, vc paga para faculdade, e depois fica travado com a prova da OAB, enquanto outros cursos terminam a faculdade e ja saaem pronto para exercer a profissao. Isso alem de atrasa faz com que conforme o tempo passa o aluno vai esquecendo o que aprendeu.
É URGENTE um exame para exercício de cargo de Presidente.
Coitado do Lula. Diga isso não
@@alexandregoncalves4696 digo sim... "TALQUEI?" Mas... sem "POBREma"... há, há, há, há, há, há...
Ahh mais vai pra lá com tanta santa ignorância e amontoados de idiotas. Interesses por todos os lados desde o mundo é mundo. Não é necessário desenhar !!
Com certeza ele seria reprovado imediatamente.
@@jheylliymachado4649 O Lula ou o Bolsonaro?
Concordo! Absurdo passar 5 anos dentro de uma universidade e não poder ser reconhecido profissionalmente por causa de uma prova. Ou seja, todas as provas feitas na universidade não valeram de nada. Além disso, não é um exame que determina o caráter, a ética e a competência de um profissional.
Pior agora é exame nacional da magistratura pra fazer prova pra juiz 🤡
Faculdade de Medicina para ser médico, não há faculdade de advocacia e sim faculdade de direito.
Ser advogado é apenas uma das profissões do ramo do direito.
98% das coisas que vc pode fazer como profissional do direito é privativo de adv. (Fora os cargos publicos)
Se realmente um curso de direito não anda nos eixos, eu proponho o seguinte ou muda a maneira como a faculdade ensina ou fecha o curso. Porque não adianta simplesmente a pessoa estudar direito numa instituição sem aprender métodos eficientes para que ele possa exercer sua profissão.
Kkkkkkkkkkkkk e quais as outras? Ou é advocacia ou concurso, meu amigo.
Eu sou a favor do curso de direito melhor pra todos sem necessidade de submeter a um exame pra advogar.
Porque está prova nos últimos anos está se tornando um negócio lucrativo para os cursinhos preparatórios e as faculdades privadas.
Certo com as faculdades que temos, vamos ter ótimos profissionais sem a prova !!
Sou estudante de Direito e sou totalmente a favor da prova da Oab.
A OAB gosta que sejam reprovados muitos e muitos, pois no próximo exame.terao que pagar mas taxas.
A OAB lucra alto com os exames....
Deveria ser de Graça
Concordo plenamente.
Então faz alguma coisa pra acabar ou para a inscrição no exame ser gratuito
Pode estender isso às demais profissões, não vejo problema. Temos que melhorar e não piorar o serviço que proporcionamos a população
não é a solução ter um exame em todas as profissões, porque não ajuda a melhorar a qualidade profissional se não melhorar o ensino universitário e qualificatório. Nosso país precisa melhorar a imagine no ensino universitário para aqueles desejam seguir carreira.
Como pode ser bom para o país colocar barreiras em todas as profissões assim faltaria gente pra fazer o basico
@@cortesavulso5215 O povo é muito cego, querem colocar barreiras em cima de barreiras, quando já perdemos milhares de profissionais para o mercado de trabalho exterior.
Manda ele fazer para ver se passa pelo menos na 1° fase.
Não colocam para a medicima porque vão faltar médicos.
Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
"onde já se viu não poder comprar um diploma de direito"
Sou estudante de Direito e concordo com a aplicação da prova. Acredito, aliás, que ela é um filtro de competências, onde os que realmente têm capacidade conseguem aprovação. Além disso, ela é de suma importância no que diz respeito à necessidade de se regular a concorrência na prática da advocacia.
Acredito, ainda, que após as votações, deveríamos ter provas para presidente! Se assim fosse, nem Bolsonaro, nem Lula teriam lugar na República!
Alguém pode me responder por que tantas faculdades foram habilitadas para o curso de direito? Em muitas a qualidade é ZERO. Acho que abriram a porteira demais. Caiu muito o nivel da advocacia no Brasil.
Simples: com a abertura das faculdades e universidades de cunho "duvidoso", o Governo Federal arrecada bilhões em tributos.
@@cesarmormile1467 sem falar que foi mais uma forma de aumentar a farra do Fies
Porque os bancos estatais da ERA LULADRÃO precisavam esfolar os bacharéis que nem um 2o. Grau digno fizeram, dando-lhes a ilusão que teriam uma vida melhor financiando por uma vida inteira, uma FACULDADE...
Por causa desse monte de gente que é reprovável, eles não querem mais advogados, mas querem continuar arrecadando com o exame.
@@eduardosantos5439 eu até hoje não entendo como um sujeito passa 5 anos na faculdade e precisa fazer 8,9 ou 10 vezes o exame pra passar
As faculdades empurram os alunos. Colam grau sem saber nada. Tem que ter exame sim. Inclusive deveria ser mais rigoroso. Passei no nono semestre. É só estudar.
A pessoa passa 5 anos na Faculdade de Direito,e ainda tem que fazer uma prova para trabalhar. Que droga.
Tem que haver provas para todos os cursos .
@@elianealvesgomespinheiro9663 não necessariamente
Direito, medicina e engenharia civil são áreas de extrema responsabilidade. O exame deveria ser obrigatório nessas.
PELOS COMENTÁRIOS DÁ PARA VER QUE A MAIORIA TEM A VIDA FACIL E QUER DIFICULTAR PARA OUTROS, NÃO SABEM O QUE É LIBERDADE, GOSTAM DE SEREM TRATADOS COMO GADO, SENDO ESCRAVOS DE UMA ORDEM QUE COBRA PELA PROVA, COBRA QUASE 1000 REAIS/ANUAL POR PROFISSIONAL, E ESSA MESMA ORDEM É UM MONOPÓLIO QUE NÃO SE PODE INVESTIGAR POR NENHUM OUTRO ÓRGÃO. ISSO DEPOIS DE PASSAREM MUITOS ANOS NA FACULDADE. ISSO PROVA QUE O BRASILEIRO NÃO TEM NOÇÃO DE LIBERDADE E NÃO SABE PENSAR CRITICAMENTE. O QUE LHE SOBRA É CURRAL E O PASTO.
O que tem a e liberdade seu fanático cego ?
Bolsonaro como sempre com argumentos burros e ignorantes.
Aposto que você não passa na OAB, foi empurrado na faculdade. Vai ser uma bosta de profissional.
@@vitornoticias978 ... verdade. Ele sabe que existe uma MASSSA de bacharéis FRACASSADOS e precisa enganá-los... por votos. Moro chegou e o BUFÃO, ARREGÃO e FROUXO se desesperou.
... vai aprender a escrever antes de criticar a prova de ORDEM, que serve para deixar ANALFAS como Vc. eternamente como só mais um FEACASSADO Bacharel.
O Brasil não merece tanta ignorância.
Ah merece, o coiso é só um reflexo do povo.
Agora discordo do presidente. O ensino de direito é tão ruim que eu vejo necessidade do exame de ordem para separar o bons dos meus profissionais.
Resumindo: o que ele quer é um apadrinhamento institucionalizado, para que qualquer "incompetente" exerça qualquer profissão (via indicação) assim como ele no papel de "Presidente"
Ninguém é incompetente, visto que conseguiu como todos nós estudar por 5 anos. O exame da Ordem, não mede a inteligência de ninguém, porque tem milhões de Advogados que precisam comprar bancos de petições para montar sua peça! Isso é ser inteligente?
@@monicapumar4669 Sinceramente, qlqr advogado hj em dia usa petições básicas da internet, e depois incorpora as minúcias de cada caso à peça. Isso otimiza o tempo de trabalho e aumenta a produtividade! Eu mesmo faço isso. Pq quem acha que vai achar a peça que "cabe perfeitamente" no seu caso, pode tirar o cavalo da chuva.
@@monicapumar4669 a prova exige o mínimo, 50% na primeira fase é muito pouco e 60% na segunda é bem de boa tb
@@monicapumar4669 então deveria deixar a prova mais difícil e não fazer com que deixe de existir.
@@monicapumar4669 ... a prova de ORDEM mede a inteligência?... há, há, há, ha, há... Discutir o que com Vc.?
Finalmente concordo com Bolsonaro.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Se você n consegue passar na OAB significa que vc n pode advogar, e o "Não pode" não é porque está sendo proibido, é porque você não tem competência mesmo.
Esse pensamento é totalmente equivocado. Você acha mesmo que uma prova vai ser capaz de medir a competência de um futuro advogado? Tem muitos advogados medíocres que passaram na OAB amigo. Tem muito funcionário público medíocre que passou em concurso também. Isso não quer dizer nada.
Então você tá me dizendo, que se mesmo tendo uma prova quem passa já é medíocre, você quer tirar a porra da prova e piorar ainda mais a situação? É claro que eu acho que a prova pode avaliar o profissional, ela literalmente foi feita pra isso. Se o maluco é medíocre o motivo não é a prova e sim ele mesmo
@@fazosampleydeguitarra3253 meus deus, que comentário burro e sem noçao.
@@fazosampleydeguitarra3253 Sim. A prova é um filtro. Pode n ser perfeito: há quem passe na OAB e seja um mal advovagado. Entretanto, quem n passa na OAB não está apto para exercer a profissão!
Dizer que não tem competência é totalmente equivocado. Muitos estudantes pé de chinelo já passaram e muitos estudantes bons já reprovaram por se atrapalharem com o tempo de prova, nervosismo... Tem muita gente boa que fica para trás, a primeira fase dá para passar sem estudar, já a segunda, de fato mede um certo conhecimento.
Problema não é a prova, problema é a anuidade no montante atual!
Tem de ser rigoroso mesmo. Os concursos para juízes são terríveis de exigentes de modo que os candidatos aprovados estão em altíssimo nível de conhecimento jurídico. Imagina um bacharel mal formado tendo de ir lidar com um juiz preparado desses sem um mínimo de proteção por trás. O enfraquecimento da OAB será o cume da didatura do poder judiciário e das outras instituições sobre os advogados.
Por que será que depois do controle pela OAB , ADVOGADO ganhou a pecha de mentiroso? Por que exames que recebem até cem mil recursos? Por que aparecem tantas fraudes? Por que a maioria dos advogados de carteira necessitam de um Paralegal pra trabalhar? Essa sei, porque aprendem técnicas pra passar no exame, decoram e o
Paralegal é também uma forma de diminuir profissionais no mercado.
@@MariaFernandes-ei4iz ... porque são mentirosos. O que Vc. ACHA que fizeram os advogados do goleiro Bruno, Von Richthofem e Cravinhos, Nardoni e Jatobá...! Acorda...
Muitas vezes eu particularmente crítico essas pessoas que são favoráveis ao exame, porque acham que assim ajuda a melhorar em que? porque o Judiciário brasileiro tem problemas com processos lotados nos tribunais, falta até defensor público em todo o país e até mesmo acreditam que um exame semelhante em outras carreiras, porque isso não é a solução, a educação é o caminho melhor para ajudar a melhorar a qualidade.
Essa pandemia serviu para provar a tamanha falta de profissionais em todos os setores e os advogados não é exceção. Se existe o problema da falta de qualificação profissional no direito é problema desse sistema que existe há muitos anos, porque não adianta simplesmente a OAB ficar explicando essa mesma história e a também a mesma desculpa.
@@pedropierre1377 ... o que a prova de ORDEM tem a ver com o Judiciário? Tuas súplicas devem ser enviadas àqueles que TU ELEGEU. As leis são feitas POR ELES, "TALQUEI"? Mas... sem "POBREma"!
Em engenharia, as faculdades costumam ter um projeto INTEGRADOR. Ele desenvolve oque quer e isso vira uma especialização e oportunidade no mercado de trabalho.
A prova nao mede conhecimento o que mede e a prática
Então se um piloto de avião se formar não precisa fazer o teste escrito nem o prático? Você colocaria sua família dentro de um avião pilotado por esta pessoa?
E os demais cursos porque não tem exames ??? Principalmente a medicina que lidam com vidas de pessoas.... É o Brasil que vivemos...
O presidente está correto. Aos advogados ou operadores do direito que criticam negativamente esquecem do art. 170 da CF que prevê o livre exercício profissional.
Além disso, se a prova fosse um indicativo absoluto de qualidade não haveria péssimos advogados no mercado.
A prova é tão somente um subterfúgio a fim de angariar dinheiro, juntamente com aa infinitas anualidades que cerceam mais ainda o livre exercício dos advogados, que se não pagarem, são consequentemente suspensos dos quadros.
O promotor (acusação) cursou 5 anos de faculdade de Direito e passou em uma prova (concurso público para o Ministério Público) para demonstrar sua capacidade. O juiz também cursou 5 anos de faculdade de Direito e passou em uma prova (concurso público para a magistratura) para demonstrar sua capacidade técnica. Agora o advogado (defesa) não precisa passar em prova nenhuma? Quer dizer, apenas a acusação e o julgador devem ser qualificados? Bolsonaro, como de costume, tentando ganhar popularidade com os (in)competentes que se formaram em Direito assistindo aulas no barzinho da esquina e fumando maconha no intervalo e agora não conseguem passar no exame de ordem.
Mesmo com o exame, o desnível é grande, porque os concursos de juiz e promotor são muito mais difíceis que a prova da OAB. Tem é que aumentar a nota de corte dessa prova, isso sim.
Absurdo mesmo
Para facilitar a vida dos novos advogados a lei deveria ter duas opções para exercer a profissão, cumprir um ano de estágio ou passar no exame da OAB. A universidade deveria ser obrigada a ter um departamento jurídico para os alunos estagiarem, ou poderiam escolher outra empresa pública ou privada, mas o estágio sempre deveria ser acompanhado pela universidade. Na minha opinião, a única entidade que, deveria estar habilitada para dizer quem está apto a exercer uma profissão é a universidade. Se uma universidade não tiver a capacidade de dizer quem está habilitado para exercer uma profissão, ou a universidade é uma porcaria ou vivemos em um mundo hipócrita.
Alguém que é a favor da rachadinha jamais vai entender prova de seleção.
Sou a.favor do exame!
PORÉM não as duas fases, poderia ser uma fase somente. Ex o do nível da primeira ou do nível da segunda...
Gostei da ideia. Poderiam reduzir a quantidade de questões para ser possível agrupar as provas em uma só. Poderiam fazer o mesmo com o Enem. Perde-se muito tempo e dinheiro para fazer provas em dias diferentes, especialmente quando o local de prova é longe de onde o estudante mora.
Se o sujeito não consegue passar na provinha da OAB como vai conseguir advogar?
Se com o exame já não tem tanto profissional qualificado imagina sem.
Esse cara não tem cabimento, libera pra todo mundo que fez direito advogar para poder ver o resultado, ele quer um país de pessoas sem conhecimento, sou advogado e todos tem que passar por esse processo !! Fora Bolsonaro
Existem muita gente que lucra as custas dessa prova, dinheiro que ninguém sabe onde vem.
Tem que acabar com a prova e garantir aos milhões de bacharéis a oportunidade de exercer a advocacia.
Certíssimo, Sr. Presidente 👏👏
Apoiado!
Teu rabo.
Vai estudar não pra tu ver
Depois de estudar cinco anos e não conseguir passar no exame da Ordem, é sinal evidente de não estar apto a exercer a profissão.
Você já passou na OAB? De repente não é nem formado.
@@dayanecaetano9768 Sou formado há mais 40 anos. Essa prova do OAB só assusta despreparados.
Para de ser arrogante cara, se você é formado há mais de 40 anos, com certeza pegou essa prova muito mais fácil do que hoje em dia, com tantas leis novas e jurisprudência, essa prova é realmente dificil e a FGV cada vez está elaborando questões ruins de entendimento, como por exemplo fazer um enunciado sem detalhes importantes, fazendo com que a resposta tenha mais de uma resposta certa, esse último exame 4 questões estavam passiveis de anulação e eles não anularam, uma questão de direito tribuário que tinha lá, foi uma vergonha, não tinha a resposta certa e não foi anulada.
Arrogante! No meu tempo se estudava em biblioteca da Faculdade, do Tribunal, da Pocuradoria do Estado. E jurisprudência se consultava nas Revistas Trimestral de Jurisprudencia do STF, Revista do Ministério Público, Revista de Processo Hoje, com a Internet o estudante ou advogado têm muito mais facilidade para adquirir conhecimento jurídico , basta acessar a Internet, esta tudo ali na tela: os sítios do Stj , STF, Tribunais estaduais, todos possuem mais de 100.000 acórdãos. Tudo mastigado, basta um clique. Antes, não! Mesmo consultando essas publicações, era difícil obter um julgado específico, aquele necessário para o seu arrazoado.
@@cgribl6847 Não vamos ficar aqui debatendo, vc tem seus pontos e tenho os meus, se não vai durar até amanhã isso.
TODAS as classes oriundas de cursos de bacharelado devem ter exames JÁ! PARA ONTEM!!!
Que a prova da OAB seja gratuita e aplicada pela faculdade.
Concordo com o Presidente. Na minha opinião, o problema não é a prova em si, mas sim, a maneira como é aplicada, sua forma de correção, o grau de dificuldade e os absurdos cobrados de anuidade e inscrição.
Tinha q ter prova de conhecimentos gerais pro cargo de Presidente da República, talvez evitaria tanta ignorância desse anencéfalo
OAB tem que acabar
Se houvesse teste de sanidade para presidente eleito esse senhor jamais estaria bostejando por ai
Defecando pela boca, como sempre... Bolsonaro calado é um poeta
Discordo, Bolsonaro calado é um milico!
É uma loucura mesmo se vc já fez faculdade não tem necessidade
OAB EXISTE? E O DECRETO DE COLLOR? A ANB RESPONDE . LIVE TODA SEGUNDA ÀS 8:30.
Se tivéssemos uma prova pra exercer a presidência, não estaríamos nessa situação...
kkkk
@@seylonbarbosa7312 O Lula e Dilma não passariam...Estocar vento...
😂😂😂
O CARA PAGA FACULDADE 5 ANOS PRO NO FINAL NAO PASSAR
As faculdades deveriam serem obrigadas a fazer exame de capacitação dentro das própria universidades.
ahahahhahahahhahahaha. essa mentalidade do brasileiro eu jamais vou conseguir entender. quer dizer, a obrigação não é do aluno de se preparar, é da faculdade.
@@biggussdikkus nunca vi um médico fazer prova após a faculdade
@@RodrigoSTm médico faz graduação em medicina, que o habilita a exercer a profissão de médico. A graduação em Direito não te habilita a exercer nada, é apenas um pré-requisito para poder ser juiz, promotor, advogado..
Dessa vez vou ter que concordar com Bolsonaro, não faz sentido vc se formar em uma faculdade reconhecida pelo MEC e ter que fazer um exame (OAB) depois para exercer a atividade básica ensinada durante todo o curso.
Qualquer outro curso não exige isso, engenharia, medicina e etc. vc se forma e já tem uma profissão, somente o curso de Direito que o aluno se forma e somente é um bacharel, precisa fazer prova após faculdade para ter profissão.
Se fosse assim, ninguém reprovava. Mas conheço mais de um estudante de direito que penou pra passar. E francamente, oab é barbada
Isto é por causa de dinheiro. Abrem uniesquinas que lucram. Daí, a pretexto de filtrar pro mercado, fazem uma prova cara. A prova nao é tão dificil pra quem se preparou na faculdade. O certo seria barrar a abertura dessas faculdades e extinguir o exame. Mas, com elas aí, tem que ter mesmo
@@queniamendonca2278 Mas de acordo com seu entendimento deveriam ter provas para todos os cursos, uniesquinas de medicina, engenharia, arquitetura, enfermagem e etc para depois de concluídos fazerem exames para exercer a profissão, não somente com o direito, até pq isso fere frontalmente o princípio da isonomia.
@@danielpinheiro2072 Deveriam. E espero que um dia seja assim. Sou formado administrador. A profissao é ruim pq o diploma em si nao vale mais praticamente nada. Varios ex colegas continuam trabalhando em funçao de baixa qualificaçao mesmo com experiência e formaçao, porque nao aprenderam nada em ambos. Pra quem tenta iniciar uma carreira, acaba estigmatizado pelo nome da "alma mater" ou se prostitui ganhando uma miséria de salario inicial pra tentar provar o próprio valor. Sou servidor público, e o sentimento de ter desperdiçado meu tempo só nao é maior pq posso usar o diploma pra realizar concurso de nivel superior. Entao sim, precisa haver prova. Pq hoje em dia qualquer josnel acha que é só fingir que estuda numa uniesquina qualquer, quando na realidade está no face ou fazendo alguma outra merda em aula. Nao reprova, pq o sistema é corrompido e a gestao da faculdade nao quer perder alunos, e cinco anos depois esse cara acha que pode ser advogado, mas nao sabe responder questões simples de direito constitucional ou outra matéria que viu na faculdade. E na boa, OAB é uma teta pra quem estudou. Fora que oab só é exigivel pra ser advogado. Quer trabalhar, só ser assistente jurídico até passar na oab.
@@matheus73210 Respeito sua opinião mas discordo, continuo achando que ou é para todos ou não pode ser para nenhum. Se os outros cursos não exigem o Direito tbm não deveria exigir, acredito que é somente uma velha manobra para OAB arrecadar $.
Isso aí 👏
Padrinho , você acredita que isso foi a única coisa que você disse até hoje como parlamentar seja DF ou PR, que eu discordei?! Precisa sim do exame.
Para os exatos de plantão que concordam com a prova, então pq só o direito tem uma prova extremamente difícil e caríssima, então vamos colocar uma prova cara para todas as profissões!!! Tem muito profissional bom que não conseguem passar na prova por ter TDHA, por ter dislexia então não julguem só o mal profissional!!!
Contabilidade é da área de exatas e também tem exame.
Eles irão continuarem a receber dos filiados, e a responsabilidade como sempre será do profissional se será bom ou não profissional. É simples, como engenharia e outras formações.
Sou aluno do curso do 10° semestre do curso de direito, recém aprovado no exame da ordem e discordo do discurso.
Acredito que já que a pessoa estudou cinco anos, presume-se que ela saiba o mínimo para atuar como um profissional.
Vejo que todas as graduações deveriam adotar um sistema de prova, já que existe um grande número universidades, e o MEC não consegue manter um padrão de qualidade, principalmente em medicina, talvez com uma peneira como a prova evitemos uma grande parte de erros médicos incrivelmente gritantes.
Não se trata de privar as pessoas de trabalharem, mas sim, garantir um trabalho de qualidade mínima.
saiba que se fosse colocado no curso de medicina, afirmo que isso não funcionaria na prática, porque isso não ajuda evitar erros cometidos na própria profissão. O que ajuda a melhorar a qualidade é o trabalho, fazer as coisas do jeito certo e adquirir conhecimento.
eU ESTOU ACHAnDO QUE O EXAME DE ORDEM, PODERIA TESTAR O CAnDIDATO EM RELAÇÃO AO nOSSO IDIOMA PORTUGUÊS, tal qual acontece com provas de concursos.
Medicina não é necessário não lidam com processos kkk
Sem falar que tem internato
Ele não consegue entender tudo que serve para selecionar os melhores profissionais. Simplesmente ridículo
Há Algum Projeto LEI para Cancelamento da Prova da OAB?....
Muito boa pergunta Sr Gerson.Os parlamentares precisam fazer alguma coisa antes que essa OAB domine juízes promotores e advogados. Parte deles já é dominada.
"A prova não qualifica ninguém" Papinho de preguiçoso
concordo plenamente, só no brasil isso, deveriam se preocupar e com ensino precário de algumas faculdade, prova você estuda passa, quero ver na pratica. Sobre a taxa e obvio que tem que existir, ou alguém aqui vai dor papel e tinta e trabalhar de fiscal no dia de graça nao, nao vai. Entao o que tem que acabar e a prova e pronto, e continua anuidade da oab com valor mais realista a realidade brasileira
Bolsonaro criticou muito e com razão o exame OAB, como pode o indivíduo se formar e não poder trabalhar, o que há de errado nesse País, as faculdades de baixa qualidade ou a OAB que exige demais, o índice de reprovação é muito alto.
inocente esse bolsonaro
Dá pra imaginar o tipo de pessoa que ele quer advogando por aí...
O presidente não falou nenhuma mentira!!!
Poderia tirar
Concordo com o Exame da Ordem. É difícil de passar, por isso, só quem se preparou para ser Advogado de verdade, passa nesta prova. Fiz por duas vezes, até passar. Se já há Advogados incompetentes com a prova, imagine sem a prova, com milhares de pseudo cursos de Direito no Brasil. O Presidente quer agradar a todos, principalmente os que não estudam e, querem facilidades.
ISSO É APENAS O QUE VOCÊ ACREDITA, PORQUE O EXAME DA OAB NÃO É ESSAS COISAS NÃO.
@@pedropierre1377 , pode não ser "estas coisas" mas, é um filtro.
@@lisandrocalirbiacchiadames mesmo que fosse, eu jamais apoiaria que tivesse um exame semelhante em outras carreiras universitárias.
@@pedropierre1377 , Eu penso que tem carreiras que o Curso prepara para o inicio do trabalho, como o curso de Recursos Humanos, aonde se faz estágio desde o segundo ano do Curso mas, no Direito, há "fábricas" de Cursos no Brasil, inclusive EAD, com baixíssima qualidade, aonde, o Bacharel não sabe redigir uma petição com qualidade. Isto põe em risco o patrimônio do seu cliente e, denigre a classe ainda mais. Penso que determinados Cursos devem ter a habilitação exigida por exame, como o caso do Conselho dos Contadores, que faz exame de admissão. E, penso que não é assunto que diga respeito ao Presidente da República, aonde, Ele gosta de meter o pitaco em tudo que afete os interesses da família dele, pois os filhos mais velhos são Bacharéis em Direito.
Bom mais de qualquer jeito vai ter que acabar já que pra entrar na OCDE tem que ter regras de países civilizados e não pode restringir profissão com burocracia
Além da porcaria da prova tem a anuidade, já não bastasse a fortuna da faculdade, a dívida aumenta por causa da carteira, tem que pagar pra trabalhar legitimamente. Além de ser obrigado a fazer uma prova com a matéria de 5 anos sendo que vai advogar em um ramo específico provavelmente e ser obrigado a fazer uma seginda faze onde se tem que fazer uma PEÇA, coisa que a faculdade não ensina, o aluno tem que se virar pra aprender no estágio mesmo assim não é 100%!
Sou contadora....e para trabalhar precisei do crc
Lógico quem tem que ter a prova da oab, e da medicina tinha que ter tmb
Tem que acabar esse exame da OAB.
Tem colegas advogados com carteirinha e tudo e, no entanto, não sabe, sequer, escrever.
Ou seja, esse exame não comprova nada. Bem como o valor da anuidade. Hoje a OAB é um cabide de empregos.
... então estes teus "colegas" devem estar entregando PIÇA no IFUDI, né?
Se ele visse cada pangaré que se forma... A prova da OAB é para valorizar a categoria.
Pela quantidade de advogados de porta de cadeia que temos por aí, o exame não serve para nada.
Alguém que se forme na academia das agulhas negras deveria ter medo de uma prova de tiro ??
OAB é a mesma coisa.
Isso mesmo presidente Bolsonaro.E essa tal de exame de ordem da OAB além de custar caro para o formando é uma prova que quase ninguém passa ou é nela aprovado.Agora tem uns grupos aí que conseguem aprovação.
Acho que os filhos dele não passaram na OAB...por isso essa bronca
A prova da OAB é quase o valor do salário mínimo, um absurdo.
Surpreendendo um total de 0 pessoas, falou muita besteira como sempre
Presidente! O país que tem mais advogados no mundo é o Brasil, tornando-se uma profissão que até décadas passadas era respeitada, hoje está sucateada, não tem mercado para todos, principalmente para aqueles que não tem sobrenome no cenário de influências. Agora, com o exame já está assim, imagina tirando esse exame! Exemplo também, da odontologia, Existem muitas faculdades fundos de quintal sem condições de formar esses profissionais e lançar no mercado de trabalho, os escritórios renomados, abocanham essa massa e exploram em suas jornadas de trabalho, para ganhar uma merreca no mês. Deixo como sugestão, esses cursos como medicina, direito, odontologia, engenharia dentre outros que lidam com a vida humana, deveriam somente ser oferecidos em instituição de ensino público, seja pela meritocracia, tem que submeter a realização e aprovação do Enem e outros, caso contrário, não vai ter espaço para todo mundo no mercado brasileiro.
Não sou a favor do governo dele.Porém também não consigo entender essa lógica da pessoa passar 5 anos estudado ,e no fim não passar em uma prova e perder tudo , pq uma prova não siginifica que você não sabe exercer tal atividade ,além de vc pagar caro pela faculdade, e no fim não passar ...
Desocupado não sabe o que fazer
A prova da OAB gera reserva de mercado
O problema é a qualidade da prova, sem nexo nenhum.
Ele não passaria na prova por nada kkkk
Presidente muito inteligente. O Brasil se desenvolve a olhos vistos.
FIM DO EXAME DE ORDEM, FIM DO CONTROLE.
Concordo com o presidente. Se o profissional é ruim, o mercado de trabalho vai cobrar o preço. Vejo como uma forma de ganhar dinheiro fácil.
Ora, qualquer bacharel em direito pode trabalhar: numa loja, por exemplo. Mas, se quiser ser advogado, justísismo é que tenha pelo menos que acertar metade de uma prova facinha (1ª fase),...
Já passou da época em que era fácil. De 2018 para trás era relativamente fácil a primeira fase.
@@renan.8741 Continua fácil, pelo fato de vc não concorrer com ninguém.
@@andrerodriguesrodrigues8984 O problema desse prova não é nem o conhecimento (na primeira fase, apenas). Mas sim, o psicológico, pressão familiar e da sociedade. Se não souber lidar com isso, a reprovação é certa.
Concurso é um tanto faz tanto fez, basta se preparar e persistir que passa.
@@renan.8741 Concurso é muito pior, pois vc tem que se preocupar com os outros candidatos. Passei na OAB em 92, e - na época, eram três fases. Sou contra o "monopólio da OAB", mas se não existisse essa peneira, meu Deus... Tënho vários parentes que se formaram em direito, mas nunca leram na vida sequer um gibi do tio Patinhas !!! Dai a César o que é de César : respeitando opiniões contrárias, tem que haver sim, um filtro.
@@andrerodriguesrodrigues8984 Concordo plenamente com você e sou totalmente à favor da prova, é necessário sim esse filtro. E há um bom tempo que passei, também.
Mas me refiro em relação a pressão social que o formando em direito possui no que tange o exame de ordem, pois sem a carteira, ele passa a ser visto como um nada perante a sociedade, sendo até mesmo julgado por isso e pelos familiares, isso interfere no psicológico.
Quando fiz a prova (no último ano de faculdade) aproveitei e realizei o concurso para analista judiciário, pela banca FCC. E como o conteúdo se assemelhava ao da OAB, pois a banca é conhecida por cobrar bastante lei seca, consegui uma boa colocação.
Porém, sinto que a prova da OAB mexeu bastante comigo. Bem mais que o concurso.
Máfia... Gargalo... Exercito de reserva