#LendoFicções

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • Primeiro vídeo do Projeto #LendoFicções. Vídeo-resenha/análise (com spoilers) do conto "Tlön, Uqbar, Orbis Tertius", da coletânea "Ficções", do autor argentino Jorge Luis Borges.
    * Até 7:50 - Resenha sem spoilers para quem ainda não leu.
    * A partir de 7:50 - Resenha com spoilers, mais detalhada, para quem já leu, ou para quem não se importa com spoilers. ;)
    Vídeo sobre o Projeto #LendoFicções: • Projeto Lendo Ficções
    Vídeo-resenha de "O Aleph": • Resenha: O Aleph, de J...
    APOIE O CANAL: apoia.se/chave...
    LEIA UM CONTO MEU: amzn.to/3j6aH0r
    MEU EBOOK DE POEMAS: amzn.to/34waNdF
    10 Livros Para Ler em 2016: • 10 livros para 2016
    3 Livros Para Reler em 2016: • 3 livros para reler em...
    Encontre-me em:
    www.littledollh...
    / alineaimee
    twitter: @alineaimee
    / www
    / www
    www.palavrainva...
    Snap Chat: alineaimee

Комментарии • 87

  • @julioezequiel8935
    @julioezequiel8935 7 месяцев назад +6

    Ótimo vídeo.
    Os contos do Borges tem essa qualidade de criar um porto cultural. É muito natural buscar alguém para discutir a história assim que a encerramos. Acho até que isso acontece por uma luta do nosso cérebro de provar que entendemos algo do que acabamos de ler 😅.

    • @supertavio2
      @supertavio2 6 месяцев назад

      Me sinto validado ☝️

  • @tatiannacavalcanti1
    @tatiannacavalcanti1 8 лет назад +22

    Que vídeo incrível! O nível de qualidade e a profundidade da discussão que vc levanta são raridades de se achar.muito obrigada por compartilhar com a gente ,seus vídeos fazem a diferença e inspiram !!! Agora vamos que vamos pro segundo conto...

  • @Esteves-pl2
    @Esteves-pl2 3 месяца назад +1

    Eu percebi que ele usa algumas "expressões matemáticas" na verdade algumas palavras mais usadas na matemática (ou física tbm) para descrever algumas situações.
    Obs: tem um livro muito bom, que se chama "Borges e a mecânica quantica"

  • @PsychobooksBr
    @PsychobooksBr 8 лет назад +11

    Oi, lindona!
    Eu confesso que li o conto umas três vezes, na primeira fiquei completamente perdida e ao mesmo tempo fascinada em meio às imagens e linguagem do autor.
    Seu vídeo fez com que muitas peças se encaixassem

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад +3

      Eba, Mari! Adoro quando alguém me diz que se sentiu intrigado com Borges. Sempre releio os contos dele diversas vezes. É um mundo único e um jogo intelectual que leva a literatura pra um "patamar", raras vezes encontrado. Beijo!

  • @evandroneves7832
    @evandroneves7832 4 года назад +6

    Depois de ter lido O ALEPH e acompanhado os seus vídeos da série sobre aqueles contos, agora estou iniciando o mesmo processo com FICÇÕES. Suas análises são importantíssimas para enriquecer a experiência com Borges. Obrigado.

  • @MaquiadanaLivraria
    @MaquiadanaLivraria 8 лет назад +5

    Aline, apesar de o conto ser bem pequeno, demorei umas duas horas para ler, acredita? Foi uma loucura! Risos. Eu lia uma coisa, lembrava de outra que Borges tinha mencionado algumas páginas antes e voltava. Esse conto é muito interessante! É como você disse. Borges deixa várias pistas para o leitor. Algumas eu peguei, outras não. Duvido que alguém seja, sozinho, capaz de pegar todas as pistas. É como brincar de quebra-cabeça. É um desafio para o leitor e um convite à releitura. Eu que sou curiosa já fui fisgada!
    Herbert Ashe realmente existiu e foi amigo do pai dele! Risos. Esse Borges é um danadinho...
    Uma coisa que descobri por acaso é que Leibniz foi integrante de uma sociedade chamada Rosa Cruz, a mesma sociedade que teria sido "inventada" por Andreä, o teólogo alemão que escreveu "Preciosas Observações Sobre o País de Uqbar na Ásia Menor", e depois recriada por algumas pessoas. Não sei se essa parte é verdade ou não...
    Personalidade, memória e universo, hein? Tlön estpa começando a fazer mais sentido agora, com seu idealismo e sua psicologia.
    Amei seu vídeo, Aline! Aprendi várias coisas!
    Beijo!

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад +1

      Que bom que gostou, Duda! Adoro ver leitores sendo fisgados pelo Borges!

  • @gabrielperente4439
    @gabrielperente4439 4 года назад +5

    Essa análise e explicação me ajudou a entender. Eu estava super perdido nesse conto. Obrigadoo

  • @EricVGLopes
    @EricVGLopes 3 года назад +4

    Fiquei extremamente aliviado em saber que não fui só eu que, neófito em Borges e desavisado ao se deparar com sua obra, entrou em crise por conseguir entender quase nada do conto que abre o livro. Obrigado, Aline, por me tirar esse peso gigante das costas, que estava verdadeiramente me deprimindo, por me fazer sentir um completo imbecil (sei que sou um grande imbecil, mas detestaria que o fosse por completo). Adorei sua série, estou acompanhando os vídeos avidamente, ao final de cada conto. Foi a melhor chave de leitura que encontrei para compreender (mesmo que com limitações) este que era um clássico sobre o qual gostaria de me debruçar já há muito tempo! Sem você, certamente desfrutaria bem menos dessa leitura e a teria abandonado logo no começo. Você acaba de ganhar um inscrito - e também um grande fã! Um grande abraço, sucesso em sua jornada!

    • @EricVGLopes
      @EricVGLopes 3 года назад

      E já aproveitando a conversa por aqui, ao se analisar a parte do conto que trata da filosofia e da linguagem em Tlön, você acha que é possível fazer alguma associação (e, se sim, qual/is?) do idealismo de Berkeley com a filosofia da linguagem de Wittgenstein?

    • @elidemoraesfigueira5301
      @elidemoraesfigueira5301 7 месяцев назад

      Borges é um
      Porre! Oh deus 😅😂😂 vc me abriu a mente! Vou tentar novamente ❤❤😂

  • @stequintela
    @stequintela 8 лет назад +8

    Hey! Li Ficções faz um tempo e lembro que esse foi um conto que eu li, reli e deixei passar sem esclarecer tudo, adorei ver você comentando tanta coisa assim. Vou acompanhar a releitura a partir de agora. Dele também li O Livro de Areia, achei um pouco mais fácil do que Ficções e do que a minha tentativa de O Aleph.
    Beijos, Aline! Até :)

  • @RabiscoseBorroes
    @RabiscoseBorroes 8 лет назад +5

    É o meu conto favorito do Ficções. É simplesmente incrível, principalmente porque soa como um ensaio.
    Seu vídeo ficou sensacional!

  • @AntonioNeto-if7fl
    @AntonioNeto-if7fl 4 года назад +3

    Sinto que vou carregar esse livro maravilhoso pro resto da vida, ler e reler sem perder o encanto dele haha. Muito obrigado pelos seus vídeos, estou amando!

  • @liel.mangaraviti
    @liel.mangaraviti 8 лет назад +4

    Nossa! Uma verdadeira aula! Parabéns e obrigada pelo vídeo! Gostei muito! Vou acompanhar o projeto com certeza. Assim que comecei esse conto lembrei de O Demônio da Perversidade do Poe! Que também passa muitas páginas parecendo uma explicação científica para depois só bem no final entregar um acontecimento propriamente dito...

  • @Ricarrr
    @Ricarrr 9 месяцев назад +1

    Muito bem explicado, parabéns!

  • @amarimarques
    @amarimarques 8 лет назад +3

    Oi, Aline!
    Só hoje consegui vir aqui para ver seu vídeo sobre o primeiro conto do projeto Lendo Ficções. Adorei seu vídeo e me clareou muito as ideias.
    Já tinha lido alguns contos de Borges, mas senti muito mais nesse a necessidade de estabelecermos um pacto de leitura com o narrador/borges. Para ir até o fim, é preciso comprar a ideia, aceitar entrar nesse labirinto. Outra coisa que me indaguei durante a leitura foi: "só existe o que o homem registra? Porque como provar que existe esse mundo senão pela linguagem e mais, pela linguagem escrita?". E acho que o que todo o desdobramento do conto vai mostrando é que o que o Borges quer é justamente mostrar esse "caos" que é difícil de ser arquitetado em linguagem, que o homem tenta apreender, mas que não pode ser "reduzido" em linguagem, como você disse.
    Achei incrível quando ele diz: "Aqui dou fim à parte pessoal da minha narração. O restante está na memória (quando não na esperança e no temor) de todos os meus leitores". O que entendi dessa parte foi q o desdobramento só começa no conto e as nossas leituras e interpretações serão novos desdobramentos, formando essa "totalidade caótica impossível", mas que é a realidade em si.
    Agora o pacto já está feito. Vamos ao Pierre Menard heheheheh
    Beijos

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад +1

      Nossa, amei o final da sua fala sobre as interpretações! E concordo muito quando você diz que Borges aponta as limitações oriundas da linguagem. Nesse conto, em outros, ele propõe que nossa visão de mundo sempre é limitada pela linguagem. E vamos ao Menard! :)

  • @samuelvinicius414
    @samuelvinicius414 4 года назад +2

    Muito boa as chaves de leitura. Precisei assistir pra assentir que não tava viajando e que era aquilo que eu tava lendo mesmo... Borges faz a mente viajar demais, aveee! hehehe

  • @andrebacuri
    @andrebacuri Год назад +1

    Caraca Aline, muuuuuito obrigado. Já tinha gostado do conto, mas teus pontos me fizeram gostar ainda mais.

  • @redacao-professoranadine3207
    @redacao-professoranadine3207 5 лет назад +4

    Canal maravilhoso! Tem me ajudado muito no mestrado.

  • @cleitonassuncao7515
    @cleitonassuncao7515 4 года назад +2

    Obrigado por decifrar esse livro pra gente. Confesso que tive muita dificuldade em ler. Seu canal é de grande ajuda

  • @fernandacabral5795
    @fernandacabral5795 4 года назад +2

    incrível!!!!! obrigada por isso

  • @gracabatista1112
    @gracabatista1112 2 года назад +1

    Tô lendo agora e corri pra cá, é simplesmente genial, minha sorte é que havia lido o livro "Os problemas da filosofia" do Russel que muito me ajudou.

  • @marinacollares7336
    @marinacollares7336 4 года назад +2

    Incrível!
    Obrigada, obrigada e obrigada!

  • @ericabarroso4447
    @ericabarroso4447 4 года назад +2

    Borges é genial!! Eu amo esse livro!!

  • @ericabarroso4447
    @ericabarroso4447 3 года назад +1

    Esse conto e As Ruinas Circulares são meus contos favoritos do Ficções!!

  • @wandersonbatistadossantos7734
    @wandersonbatistadossantos7734 4 года назад +2

    Vídeo maravilhoso. Parabéns 👋

  • @AnaCarolina-yv4ic
    @AnaCarolina-yv4ic 4 года назад +2

    vídeo maravilhoso!

  • @estefaniacarneiro4760
    @estefaniacarneiro4760 3 года назад +1

    OLÁ! Sua explicação sobre o primeiro conto é muito boa.

  • @louise7647
    @louise7647 4 года назад +1

    Moça, agradeço imensamente por estar explicando com toda essa riqueza de detalhes a obra do Borges, pois preciso fazer um seminário na faculdade e fiquei desesperada por não entender nada acerca do livro, já que é bastante complexo. Então, quando decidi procurar aqui no youtube alguma explicação, seu vídeo foi uma luz no fim do túnel. Muitíssimo obrigada!

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  4 года назад +1

      Fico feliz por ser útil! Qual o seu curso e onde vc estuda?

  • @LCIBA
    @LCIBA 11 месяцев назад

    Nao sei se fiz o certo, mas comecei ler Borges por ficções, e estou perdido kkkk. E olha que ja li almoço Nu do Burroughs, e gostei muito. Vou perseverar...

  • @hernanileal3337
    @hernanileal3337 8 лет назад +4

    esse é meu livro favorito do Borges e sempre recomendo, mas a pessoa sempre trava no primeiro conto..... Borges, ame-o ou odei-o

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад

      Sim!!! Exatamente! Sempre recomendo sabendo que há grandes chances de a pessoa odiar!

    • @matheusmesquita17
      @matheusmesquita17 Год назад +1

      As vezes é mais interessante não seguir a ordem de contos que o livro propôs. Dentro da obra tem contos mais fáceis que pode facilitar muito o entendimento do mundo escrito por Borges nos contos mais difíceis.

  • @flavio152011
    @flavio152011 3 года назад +1

    caramba q vídeo massa! obg e ajudou muito a entender

  • @FelipeLopesRepensando
    @FelipeLopesRepensando 2 года назад

    Comecei a ler Ficções do Borges.
    Vou ver seus vídeos depois de cada conto.
    Tinha um ruído de fundo no seu vídeo, mas como sei que seus vídeos valem a pena, suportei o ruído.
    Parabéns pelo vídeo maravilhoso.

  • @joaopaulofernandes4764
    @joaopaulofernandes4764 Год назад +1

    Me sentindo muito intrigado!

  • @MarivoneAraujo
    @MarivoneAraujo 7 лет назад +1

    Cheguei! E com comentário gigante!!!! Aline, é impressionante como Borges e Philip K. Dick (PKD) são (literariamente) parecidos. Infelizmente, o PKD não escrevia tão bem quanto o Borges, e tinha uma veia cinematográfica, o que acaba desvirtuando completamente a intenção do trabalho dele, e o debate sobre os temas que ele propunha (estando o duplo e o real entre os principais). Borges também usa muito sofisma (e ele cita o tema também), o que nos intriga mais, piora nossa confusão. Digamos que PKD é um Borges pulp! hehehe Exemplo: na pág. 28 de Ficções, Borges fala que em Tlön as coisas se apagam ou perdem os detalhes quando as pessoas as esquecem. Tem um conto sensacional do PKD chamado "The Commuter", que fala sobre um cidadão que vai para o trabalho e na volta, ao tentar comprar o bilhete de trem para sua cidade, descobre que ela não existe mais, e ninguém a conhece. A cidade some. O vendedor ainda diz: "eu vendo bilhetes há 6 anos e esse lugar não existe". Há vários pontos em comum sobre os autores, mas é como se PKD fosse um menino perto de Borges do "academicismo" (?). Ele trabalha com força a ideia de nos confundir entre o real e o imaginário, enquanto PKD pisa fundo na fantasia, no extremo da ilusão. O comentário tá enorme, mas ainda vou completar com dois aspectos sobre Tlön que me deixaram intrigada: (1) "Um livro que não inclua seu contralivro é considerado incompleto" - Fiquei pessoalmente encantada com essa ideia, e como seria sensacional essa noção de espaço-tempo e contínuo, onde poderíamos ver todos os lados de todas as histórias; (2) "[...] a cultura clássica de Tlön compreende uma única disciplina: a psicologia" - Menina, que treta... Fiquei cansada só de pensar na carga emocional desse (lado do) planeta! hehehehe Enfim, gostei muito do conto, ele é muito pesado e cheio de referências verídicas e fantasiosas, mas o google ajudou bastante na hora de separar o joio do trigo (os nomes que não conhecia já joguei no google pra pegar as referências)! P.S: Adorei a piada do Borges sobre livro de Haslam sobre labirintos (achei piada e depois o google confirmou que era fictício).

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  7 лет назад +3

      +Marivone Vieira Mari, linda! Amo quando você aparece!!! Nunca li nada do PKD, acredita? Me indica algo para começar? E Borges é muito sensacional. Ele consegue fazer piada com questões profundas. É impressionante! Num mundo imaginado, a cultura clássica se funda na psicologia, porque a realidade surge das projeções mentais. Não é maravilhoso???

    • @MarivoneAraujo
      @MarivoneAraujo 7 лет назад

      Sim, é maravilhoso. A negação do real levada ao extremo. Complicadíssimo. "Estressantíssimo"! hehehehe Sobre PKD, adianto que ler PKD em inglês é melhor que em português. As traduções sempre me parecem engessadas, embora a Aleph tenha feito um trabalho sensacional. Enfim, recomendo "Realidades Adaptadas" pra começar (mas reforço que ele é incrível nas ideias, mas não tanto na execução). Romance de início sugiro "Ubik". Já o conto "The Commuter" li em inglês mesmo, tem em pdf na net. PKD você lê rapidinho. É bem pulp.

    • @MarivoneAraujo
      @MarivoneAraujo 7 лет назад +1

      Ah! E amei essa ideia de comentar conto a conto. Dá pra render o papo!

  • @m.casonattobatista
    @m.casonattobatista 8 лет назад +1

    Oi Aline, reli o conto ontem para acompanhar o projeto, que bom que o vídeo saiu hoje.
    Já havia gostado muito, mas suas considerações fizeram com que ele ganhasse outras perspectivas, algumas coisas eu não havia percebido. E o curioso, para mim, é que mesmo sendo um conto relativamente curto, eu não consegui ler de uma vez só, tive que parar, refletir sobre o que tinha lido e, muitas vezes, reler certos trechos.
    Obrigada, ansiosa pelo próximo mês sobre um dos meus contos preferidos do Borges.
    Beijos >^.^

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад

      Borges exige essa reflexão, é muito desafiador, mesmo. Fico feliz que você tenha aceitado esse desafio e gostado! :)

  • @ClaqueteRosa
    @ClaqueteRosa 8 лет назад +2

    Quero ler para ontem.
    Eu não conhecia, obrigada pela dica!!

  • @IzabelaCristinaMelo
    @IzabelaCristinaMelo 8 лет назад +1

    Oi Aline, seu vídeo esclareceu muita coisa do conto pra mim. Quando eu li fiquei meio perdida, não consegui também ler de uma vez só mas tinha achado interessante o jeito como o conto foi construído. A única coisa que tinha notado depois de ficar refletindo sobre ele foi que o Borges "brinca" um pouco com os limites entre o que é real ou não na escrita de alguém. Isso dialoga bem com a pesquisa na área de história principalmente.
    abraços, Iza.

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад

      Dialoga, sim. Lembro que fizemos essa discussão sobre a ficcionalidade do discurso histórico nas aulas de teoria literária da faculdade.

    • @IzabelaCristinaMelo
      @IzabelaCristinaMelo 8 лет назад +1

      É, foi a única coisa que consegui ver no conto dentre os outros elementos que você apontou. Vou reler ele antes de ler o desse mês. ☺

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад

      Releia, sim. Eu preciso reler sempre! Rsrs E que bom que o vídeo te ajudou a entender algumas coisas. :)

  • @MensagemNaGarrafaPodcast
    @MensagemNaGarrafaPodcast 2 месяца назад +1

    O verdadeiro fundador do conto ensaístico de verve filosófica não foi o Borges, foi o Michel de Montaigne.

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  2 месяца назад

      Montaigne escreveu ficção? Que eu saiba ele é o inventor do ensaio, do gênero ensaístico. Conto ensaístico não sabia que ele tinha feito.

  • @heisouza
    @heisouza 4 года назад +1

    análise mt boa

  • @reginanakano7243
    @reginanakano7243 8 лет назад +1

    Oi, Aline! Adorei o vídeo nesse formato, vou ver se consigo o livro na biblioteca pública da minha cidade e leio junto com vc! Abraços!

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад +1

      Vou tentar explorar mais esse formato. ;)

  • @WillErnande
    @WillErnande 5 лет назад +2

    Oi Aline, parabéns pelo vídeo. Enquanto eu lia o conto eu senti uma certa semelhança narrativa com a forma como Lovecraft cria seus mundos e seres oníricos. Faz sentido ou é só impressão mesmo?

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  5 лет назад +1

      Li pouco Lovecraft, mas sei que Borges o lia, sim. Quando Borges descreve construções sem sentido, de formatos desconcertantes ou utilidades insuspeitadas, ele definitivamente o faz tendo Lovecraft como referência.

  • @youtubenomics
    @youtubenomics 3 года назад

    Vc acredita..Vim aqui pesquisando assuntos financeiros de plataformas com esses três nomes... Tlon Uqbar Orbis.. é isso

  • @Flavusko
    @Flavusko Год назад

    Esse conto eu li na edição das obras completas publicado pela Globo. Infelizmente o conto tem problemas de revisão e o volume pelo citado pelo Bioy tem problemas de numeração nessa edição, o que torna a coisa mais confusa. Bom, o que eu queria perguntar é por que Borges cita Tlon primeiro no título, quando a gente é introduzido a Uqbar antes?

  • @liel.mangaraviti
    @liel.mangaraviti 8 лет назад +1

    Outra coisa que me lembrou foi O rei Amarelo. Os contos que compõem o livro fazem menção a um livro que não existe... A um universo diferente não sei. Vc conhece? Eu gostaria muito de ouvir vc sobre esse! *__*

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад

      +Aline Mangaraviti Não conheço, mas já me interessei! Obrigada pela dica! :)

  • @valdirmarquesvieirananque1951
    @valdirmarquesvieirananque1951 4 года назад +1

    Ohoh preciso de ajuda pra fazer meu trabalho de IPC, meu tô tendo contato com conto de Borges pela primeira vez, e tá muito complexo pra mim.

  • @dilsosantos
    @dilsosantos 8 лет назад +1

    Muito bom! :)

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад

      +Dilso Santos Obrigada! :)

    • @dilsosantos
      @dilsosantos 8 лет назад +1

      Capaz, continue fazendo vídeos inteligentes para nós.Com este, deixou o youtube mais rico e interessante. Parabéns! :)

  • @002DanielA002
    @002DanielA002 3 года назад +1

    Comecei mas deixei pra depois. Achei tão complicado. Vou acumudar mais energia pra seguir em frente. Exatamente "what the fuck com essa merda" kkkk

  • @freijoaquimcamiloalves8709
    @freijoaquimcamiloalves8709 6 лет назад

    Detestei esse conto com todo o meu ser, não consegui me concentrar nem saber o que estava acontecendo

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  6 лет назад +1

      Poxa, sério? Pra mim é um dos melhores, mas também um dos mais difíceis!

    • @freijoaquimcamiloalves8709
      @freijoaquimcamiloalves8709 6 лет назад +1

      @@AlineAimee vou tentar de novo....estou lendo aos poucos, mas me dá dor de cabeca.

  • @marialeidacrespo7405
    @marialeidacrespo7405 10 месяцев назад

    Prof., há um forte ruído no vídeo que dificulta a audição.

  • @valdirmarquesvieirananque1951
    @valdirmarquesvieirananque1951 4 года назад

    Já li esse conto três vezes, não entendi nada ainda, e tenho uma prova pra enviar até segunda no sigaa rsrs tá

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  4 года назад

      Eita! Rsrs qual o seu curso e onde vc estuda?

    • @valdirmarquesvieirananque1951
      @valdirmarquesvieirananque1951 4 года назад +1

      @@AlineAimee ,estou fazendo saúde coletiva na universidade federal da integração latino-americana, o trabalho msm é de ciclo comum Introdução ao pensamento científico.

    • @lubielb
      @lubielb Год назад

      ​@@valdirmarquesvieirananque1951 kkkk aula com o napoleao, certeza. Eu sou de cinema na UNILA também. Aula de introdução ao pensamento científico ❤️

  • @FranciscoJose-fi2te
    @FranciscoJose-fi2te 2 года назад

    Foi um conto chato e confuso. Acredito que a atenção que se dá a esse conto é porque Borges tem contos muito bons e enigmáticos e as pessoas não se conformam que esse aqbar não seja tão bom e o justificam com tanto argumentos.

    • @MensagemNaGarrafaPodcast
      @MensagemNaGarrafaPodcast 2 месяца назад +1

      Muito superestimado! Ele abarrota tanto a narrativa com referências a edições, traduções e os cacete da Enciclopédia Britânica e outros livros que faz a gente perder o interesse pela história.
      Tlön não é nada quando comparada com a Terra-Média, Nárnia, Arrakis!

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  2 месяца назад

      Nossa, eu achei O senhor dos anéis um porre. Mas são gêneros literários diferentes. Tolkien e Lewis escrevem Fantasia, Borges escreve Fantástico. Não é à mesma coisa. Mas Borges costuma ser ame ou odeie mesmo. É uma literatura para leitores curiosos. E Fantasia é um dos gêneros literários em que acho menos graça.

  • @0YTMan
    @0YTMan 8 лет назад +1

    Queria conseguir ouvir o vídeo, mas esse ruído de fundo é ensurdecedor!

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад +2

      +0YTMan 13 pessoas, excluindo você, comentaram o conteúdo do vídeo. 77 curtiram. Sinal de que me escutaram. Que tal um exame auditivo?

  • @ACigarra
    @ACigarra 3 года назад +1

    que vídeo maravilhoso! obrigada, obrigada!