Gostei do vídeo ficou bem explicado de uma maneira fácil de entender, estou iniciando no setor de faturamento da empresa que eu trabalho, estou estudando bastante gratidão!!!
Muito, bom obrigado pelo conteúdo estou desenvolvendo o sistema de notas fiscais aqui no erp da empresa daí chegou na parte de tributação, é sobre isso vamos ficar ligados nos impostos sobre produtos. :D
Dependendo do regime tributário da sua empresa PIS e COFINS incidem sobre as vendas. Porém nas compras que fizer você tem direito a crédito desses impostos.
A situação é muito mais grave do que aparece nesse video, só o icms por exemplo é um livro mil paginas e cada Estado tem um diferente do outro... Empreender legalmente no Brasil é um absoluto inferno...
@@marcotulio9161mas o organograma e os fluxos dos impostos brasileiros são ridiculamente atrasados. Um retrocesso para um país que depende de maior capitalização
Opa , irmão , tem alguma vídeo vc mostrando como pagar imposto de uma nota fiscal ? Como é o processo de pagar esse impostos , por exemplo : emito a nota fiscal hoje e tenho quanto tempo pra pra pagar.
Semana que vem vou gravar um vídeo sobre o simples nacional, ai explico como funciona. Mas já para responder sua pergunta, se sua empresa é do simples nacional toda nota emitida esse mês irá pagar uma guia no mês seguinte conforme o faturamento.
Olá, obrigado que bom que gostou. Sobre prestador de serviço cada emissão da nota fiscal de serviço eletrônica tem alíquota de ISS que deve aparecer na emissão da nota e varia de município para município.
Emiti 5 NFe durante 3 meses pra uma empresa. Quando emiti a 6ª nota fiscal, a empresa viu que nao descontaram o INSS de nenhuma das 5 notas já emitidas. Assim, eles querem descontar todos os impostos que deveriam ser retidos na ultima nota. ou seja, o valor da ultima nota seria quase 80% para "pagar" os impostos que eles esqueceram de reter. Isso é legal? ou eles so podem reter o valor referente a 6ª nota ?
Você está falando de nota fiscal de serviço eletrônica né? NFSe? A retenção ocorre quando o serviço é executado em outro município. Desconheço descontar em uma nota o montante das notas passadas. O ideal é verificar legalmente com contabilidade como proceder nesse cenário.
Fui ao mercado e resolvi da uma olhada na minha nota fiscal ,mas como não entendo fui pesquisar,mas não está escrito esse ICMF,saber quanto eu pago sobre cada produto que por sinal tudo caro muito obrigada tiram minhas dúvida
Dependendo do que vai vender tem que alterar o ramo de atividade CNAE que foi registrada a empresa. Nada melhor que ver com contabilidade isso quando necessário.
Preciso de uma orientação tenho meu cnpj vou trabalhar com licitação pública pregão eu não tenho produtos vou fazer a compra sem dinheiro a empresa que vai me vender vai entregar no meu comprador vou fazer a triangulação de nota não vai ser da loja que comprei vai ser a minha nota tenho que colocar na minha nota os mesmos valores de impostos da notas deles na minha nota??
Eu fiz umas compras de natal no meu cnpj, nunca tinha comprado nada. Deu menos de 1 mil reais! Geralmente não declaro nada pois não chego no teto. Será que posso continuar comprando coisas pro meu uso mesmo sem problema nenhum?
Compras no seu CNPJ não existe teto. Eu sempre compro TUDO com nota. O que influencia imposto é quando emite nota de venda, aí sim, cada mais notas emitir, mais imposto paga e o teto é apenas para MEI, simples nacional nao tem teto.
Infelizmente temos que sempre ficar pedindo para os fornecedores enviarem o Xml da nota. Por lei é quem compra que deve armazenar e guardar os xml de notas fiscais. Mas tem ferramentas que buscam isso para nós por exemplo www.coletaxml.com.br
Quando você emite uma nota de 1600 esse é o valor que deve receber da empresa. Não entendi se a empresa fez o pagamento com 200 a menos ou se foi o nubank que cobrou alguma coisa. Mas se por acaso, voce recebeu o pagamento no cartao de credito e resolveu por algum motivo antecipar o recebimento aí tem taxas, mas isso estamos falando de banco. Agora o que voce emite nota o valor a empresa tem que pagar.
Olá, uma dúvida! Eu comprei uma tv e pedi a troca pelo fato dela ter vindo com uma avaria, quando chegar, tem como saber se é uma nova tv, ou se a loja nao mandou arrumar? Eu fiquei com esse pensamento, pq pelo tempo que eles me dão pra entregar outra após a devolução da que está com defeito, da pra fazer qualquer tipo de conserto, e se a loja tiver ma fé, não quero que eles devolvam a mesma! Comprei nas Casas Bahia! Tv nova tcl c835.
Muito difícil saber se mandaram uma nova ou consertaram. Alguns produtos tem o número de série que é diferente por produto, assim se mandaram o mesmo número de série significa que é o mesmo produto.
hei, bom dia! Eu tenho um depósito de material de construção, se eu compro o cimento de 50kg eu não posso subdividi-lo pra vender a granel? Por estar mudando de embalagem original? Estaríamos industrializando o produto?
Isso, nesse caso estariam industrializando. Mas não é nada complexo. Só recomendo alinhar isso com a contabilidade pois se no registro da empresa não tem a possibilidade de industrializar você não poderia fazer isso. Eles alterando vocês podem fazer.
Não tem problema. A empresa pode estar no nome de um vendedor mas com certeza para ele emitir uma nota tem que ter um CNPJ. Você tem que exigir uma nota fiscal da empresa dele com CNPJ para a sua empresa para poder revender.
Uma dúvida, como funciona a declaração de faturamento mensal do Simples ME, referente as vendas pra órgão público? ICMS Isento, PIS e COFINS monofásico?
Me tira uma dúvida fiz o MEI semana passada, e hoje preciso emitir uma nota, no campo Natureza de operação exite: tributação no município, tribulação fora do município, isenção,imune qual seria o certo para prestação de serviço?
O ideal é sempre verificar com o escritório de contabilidade. Pois muda configurações de acordo com município. Já vi prefeituras que eles mesmos configuram tudo certo para MEI e nem tem configuração sobre isso, já tem outras que tem que informar Tributação no município mesmo sabendo que MEI não iria pagar ISS.
Alguém poderia me tirar uma dúvida. Sou MEI do Ceará e fiz uma compra de cosméticos em SP. Minha nota foi 1.727,58 . Ao chegar no Ceará está sendo cobrado o ICMS de 344,11. Tá certo esse valor ? Achei um valor tão alto.
@@samubasso a quem recorro ? No mesmo dia que a mercadoria chegou no Ceará, entrei no site da sefaz e já estava lá o boleto, já tinha sido gerado. Então, só realizei o pagamento.
Tenho uma dúvida referente a empresa não emitir nota fiscal quando um cliente faz o pedido, sendo o cliente PJ e a loja diz que não tem obrigação de emitir NF. Então é verdade que uma empresa não tem obrigação de emitir a NF quando o cliente pede
Eu posso emitir nota fiscal eletrônica para outro cnpj com o preço de custo? Tipo comprei um produto por 5,50 de custo, eu posso emitir no mesmo valor? Ou isso é considerado como sonegação e tenho q emitir mais ou menos 20% a mais sobre o preço de custo?
Se realmente é esse o preço que vai cobrar do cliente ok, mas não faz sentido levar prejuízo vendendo a preço de custo. Mas se vai cobrar mais emita sempre com o valor correto. Não adianta nada eu emitir uma nota fiscal com 5,50 e na minha conta bancária o cliente pagou 10,50 por exemplo, contabilmente falando não bate os números aí tem que ficar fazendo correções malucas para corrigir.
Todas notas fiscais que a empresa emite depois que finaliza o mês o escritório de contabilidade pega todas as notas fiscais emitidas e conforme regime tributário e segmento da empresa ele apura os impostos e gera um "boleto" para empresa pagar.
Eu tenho um pensamento diferente do seu. Se eu quero abrir uma empresa já sei que pagarei impostos, ou seja, estou ciente disso. E o imposto o empresário NÃO paga. Como assim Samuel não paga? Pensa comigo, quando você vender um produto você tem que colocar o imposto no preço de venda, ou seja, quem paga é seu CLIENTE e não VOCÊ. Se você está pagando então está precificando os produtos errado. Enfim, como comentei esse é meu pensamento.
@@samubasso Fala isso para uma pessoa que está começando. No qual a grande maioria não tem uma “educação financeira”, não tem um capital de giro e muito menos um caixa robusto. O primeiro ano de uma empresa é sofrido.
A nota emitida por um Simples Nacional ME, destinada a órgão público, ela irá sair sem nenhum destaque de imposto, correto? Qual a base legal devo destacar nas informações complementares da nota?
Nunca emiti nota fiscal para órgão público, mas tem diferenças que já vi em órgão federal, municipal e estadual. Melhor opção nesse sentido é conversar com contador e com o órgão específico para esclarecimento, até porque se emitir uma nota errada eles não realizam o pagamento.
Estou começando agora na área da contabilidade e estou quebrando um pouco das notas fiscais, trabalho em escritório contábil na área contábil e faço a contabilização pelo extratos bancários mais quebro um pouco a cabeça com as notas que vem com valor diferente do valor real, tipo uma nota foi 1000 e o cara recebeu 900 por conta do mercado pago, o que faço em relação a isso? Os valores das notas nunca vai bater com os recebidos, é normal isso?
Cheguei ao vídeo por um motivo e acabei encontrando uma explicação sobre outra dúvida que alguns contadores não conseguiram me explicar. Vendo quadros, meu CNAE é de comércio, compro molduras com o NCM de moldura. Mas faço as impressões na gráfica e quando tem vidro é mais um NCM diferente. Emito a minha nota só com o NCM de moldura por ser mais próximo a característica do produto final que eu vendo. Mas sempre tive a sensação que era errado pelo fato de juntar vários produtos diferentes em um novo, o que me tornaria indústria e pagaria mais impostos. Ainda assim, vejo meus concorrentes realizarem a mesma prática se enquadrado apenas como comércio, não como indústria. Eu realmente deveria rever isso?
Quando você compra diferentes componentes (molduras, vidro, impressões) e os reúne para criar um produto final (no caso, quadros), você está fazendo um processo que pode ser visto como “industrialização” do ponto de vista fiscal. É importante validar com a contabilidade e buscar alternativas para deixar a operação o mais correto possível fiscalmente falando.
Boa noite, queria tirar uma dúvida, quando uma nota tem valor os produtos x, e o valor da nota y, sabendo que a nota veio com impostos, IPI e ICMS, qual o melhor cálculo para descobrir o valor unitário de cada produto?
Tem que pegar o valor do IPI de cada produto e dividir pela quantidade comprada para saber o valor IPI de cada unidade. Na nota fiscal em cada linha do produto tem o valor de IPI total daqueles itens comprados, pega esse valor e divide pela quantidade assim saberá o unitário. O ICMS não soma no total da nota, só leva em consideração para cálculo do custo do produto se você for do lucro presumido ou real. Já o ICMS ST aí tem que fazer mesmo cálculo que o IPI.
Quando a indústria que tem IPI vender para consumidor final o valor é somado ao total da nota para o consumidor pagar mas cuide que muda umas regras de cálculo, pois o valor do IPI soma-se a base de cálculo do ICMS quando emitir nota para consumidor final.
A entrada da nota na sua empresa deve ser realizada com a NCM que você e seu contador julgar a correta. E também vale conversar com o fornecedor para ele validar a NCM.
Opa tudo bem? Me tire um dúvida, caso eu compre um produto que ta com desconto por 170$, mais o valor original seja de 300$, eu serei taxado, ou o valor a ser declarado sera oque eu vou pagar?
Na compra você não tem taxas, já está tudo incluso no valor que paga. Somente em alguns casos de estados e produtos tem o diferencial de ICMS que aí seria importante ver com o contador pois depende muito de produtos, nesse cenário vem uma guia separada para pagar de ICMS. O restante está tudo no valor da nota que já paga.
No meu caso trabalho com sucata adiquirida de varias pessoas fisicas como faço pra dar entrada na nota fiscal.Obs posso lançar uma unica nota de entrada referente a toda compra do dia.lançando meu proprio cnpj na entrada para posteriomente lançar a saida..
Isso mesmo, nesse caso quando compra sucata de pessoas físicas deverá emitir Nota Fiscal Eletrônica de entrada (NF-e) com seu próprio CNPJ. E pode sim emitir uma com a soma total do que comprou do dia. Só verificar com contabilidade parte de impostos para deixar certo pois pode variar de estado para estado.
Bom dia.vc pode me tirar mais uma duvida no caso estou rodando com caminhao pelas ruas comprando sucatas de diversas pessoas.no caso precisaria do cpf dessas pessoas pra dar entrada na nota fiscal de entrada nesse caso nao tem como sai pedindo cpf dessas pessoas tem alguma solução pra esse caso. te agradeço des de já...
@@samubassoaonde eu presto serviço a dona ela coloca para eu emitir a nota fiscal toda, tipo dela 50% e meu tbm aí no caso ela manda para eu tira o valor bruto para ela não paga imposto né isso ?
@@lucianacavalcante4323 Não entendi direito sua pergunta. Mas quem paga imposto é quem emite a nota e não quem recebe. Mas se for MEI não tem imposto a cada nota e sim uma guia que paga mensal.
É complexo mas é o certo. Começar certo desde o início é o melhor que poderá fazer. Mas empreender é isso, tem que saber da complexidade e ir aprendendo no dia a dia.
@@samubasso certo pra quem? Pro governo, né isso? Eu sou bandido se me livro do assalto? Osso é ter que saber que o certo e o errado é decidido por gente como Artur Lira 😂😂😂😂. Saber que quem decide a lei é flavio Dino que roubou milhões durante a pandemia , pra comprar respiradores 😂😂😂, e até agora o dinheiro não apareceu e o cara virou ministro do STF e eu tenho que respeitar essa por ra 😂😂😂😂😂. Sonegação é legitima defesa em qualquer país, neste aqui é ato de heroísmo. E pra terminar de debochar me chama de contribuinte, não basta roubar ,tem que humilhar também.
@@besourodemangaga3594 hehehe, cara entendo completamente a sua indignação. Você acha que eu gosto de pagar uma guia de milhares de reais todos os meses sabendo que não tenho nenhum retorno? Mas também não posso por outro lado ficar reclamando do governo pois sei que nesse nunca me ajudou e nunca me ajudará, aí meu amigo o jeito é eu baixar a cabeça e trabalhar, fazer um produto excelente, vender todos dias, crescer e atropelar essas barreiras. Graças a deus esse meu pensamento passei por diversos governos (empreendo e mais de 17 anos) e todos anos crescendo graças a deus, sem ajuda desses sangue sugas.
Notas emitidas pela sua empresa se tiver a chave das notas tem como buscar. E notas de fornecedores também através do certificado digital da empresa. Consegue fazer através desse sistema nsdocs.com.br/ é daqui da nossa empresa.
Comprei um celular pela shoppe direto de sao paulo ele foi detido, falou que o produto estava com valor variado, ai veio esse icms com multa de 500 reais, é correto o comprador pagar? Em questão de recorrer o reembolso como faço?a shoppe cancelou meu reembolso disse para acompanhar pelos correios, porem sei que ja ta multado
Estranho. Sei que se veio importado os correios agora estão taxando, aí precisa pagar um imposto de importação. Não sei se seria o caso, só achou que era direto de SP mas de fato veio importado.
@@samubasso fui procurar sabe e disseram, nota fiscal inidonia , foi erro do vendedor, pedi reembolso do produto e me reembolsaram, demorou quase 1 mes mas não sai perdendo kk
COMPREI UMA FURADEIRA POR R$ 1200.00 O TOTAL DA NOTA FICOU EM R$ 1.380.00 OU SEJA FRETE R$ 60.00 E IPI R$ 120.00(ESSES VALORES SÃO SÓ EXEMPLO) PERGUNTO. SOU OBRIGADO A PAGAR IPI?
Sim você paga o IPI que está sendo cobrado na NF. E ao vender essa furadeira tem que se basear para calcular seu preço de venda o valor de 1.380, que é seu verdadeiro custo.
ESSES IMPOSTOS SÃO ALGO DIFÍCIL DE ENTENDER. JUNTO COM A FURADEIRA COMPREI UMA INVERDORA DE SOLDA NA MESMA NOTA E NAO FOI COBRADO IPI..NÃO ENTENDO SE A EMPRESA QUE VENDEU NAO PRODUS NADA SÓ REVENDE PORQUE COBRAR IPI NUM PRODUTO E NO OUTRO NAO.PODE ESCLARECER OBG
Geralmente é a fábrica que tem que destacar ST nas notas fiscais. Mas depende da NCM dos produtos. Não é todos produtos que tem ST. Por isso, tem que validar com contabilidade.
Não poderia. O valor da nota fiscal deveria ser igual o do carnê. A não ser que atrase algum pagamento ou como você mesmo falou tivesse juros. Caso não tem juros o correto é a empresa que emitiu a nota cancelar a errada e fazer uma nova para você ter seus controles corretos.
@@samubasso oi boa tarde o carnê foi sem juros e está em dias eles não mim deu a nota na hora aí eu precisei dela eles mim mandou uma foto dela com o valor diferente do que está no carnê
@@VanildaSouza-qb4ry Legalmente falando é o valor da nota que vale. Mas tem várias empresas que emitem valores menores para pagarem menos impostos etc. Aí teria que entender toda a situação.
Quem paga a nota é o cliente. Inclusive se a empresa calcular o preço de seus produtos da forma correta o imposto também está embutido na nota fiscal. Então, quem paga é o cliente.
Quando comprar do Atacadão eles tem que emitir uma nota para o seu CNPJ do MEI assim você consegue dar entrada dessa compra e sim poderá vender para qualquer outro CNPJ, seja simples nacional, lucro presumido ou real.
@@samubasso a pergunta não foi essa, ele perguntou se pode comprar como pessoa física e da entrada nessa mercadoria para que seja revendida na empresa dele, essa também é minha dúvida!
@@luanferreira4543 Só solicitar para o atacadão emitir nota para o seu CNPJ, foi isso que respondi. Se não tiver comprovação que foi emitido para o CNPJ não poderá revender.
@@samubasso na prática não funciona assim. Alguns MEI compram no CPF e vendem em sua loja. Só não declaram, pois não tem como declarar produtos comprados no CPF, ou tem ?
@@jandailasantos2405 não tem como declarar CPF. Tem que começar solicitando fornecedores colocarem no CNPJ separando o CPF da CNPJ. Além de mais organizado já está super bem preparado quando a empresa crescer e virar do simples nacional.
Olá, faço parte de uma empresa de software e este conteúdo seria de muito valor para o nosso público. Vocês nos permitem republicar este vídeo de forma não monetizada em nosso canal ?
Olá. Pessoas físicas não emitem nota fiscal, apenas declaram o imposto de renda anual caso tenha recebido mais que 28 mil reais de salário anual entre outras regrinhas. A não declaração ou atraso no envio tem multa.
@@bentamessias7527Pois é, concordo contigo. Brasil é um dos países com maiores impostos. Mas aí entramos em um assunto político onde uns defende mais impostos e outros não. E no fim, o povo que escolhe.
@@samubasso poiseh , acho que ele foi mais pela onda do que pelo contexto kkkk . O tema não tem muita relação com música , a informação sendo passada de forma mais clara e limpa ajudaria no foco e até mesmo no entendimento do assunto.
MAIS SOBRE NOTA FISCAL: ruclips.net/video/8M_Orj5J9Eg/видео.html
Que aula, viu? Os 3 deram um show 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 abriu um norte na minha cabeça! Irá me ajudar muito na minha área de compras. Todo dia um
Novo aprendizado
Que legal. Feliz que gostou.
Gostei do vídeo ficou bem explicado de uma maneira fácil de entender, estou iniciando no setor de faturamento da empresa que eu trabalho, estou estudando bastante gratidão!!!
Olá. Que bom que gostou. Muito obrigado.
Eu recebi hoje uma proposta, vendo os vídeos pra ter o mínimo de conhecimento. Espero que não seja tão complexo kkkkk
COMO É BOM SABER QUE VOCÊS EXISTEM!!! MUITO OBRIGADO!!!
Muito obrigado. Feliz em ajudar.
Ótimo vídeo. Clareou pra mim que não entende nada, e hoje preciso estudar sobre notas fiscais. Parabéns!
Que legal que gostou. Feliz em ajudar. 😊
Muito, bom obrigado pelo conteúdo estou desenvolvendo o sistema de notas fiscais aqui no erp da empresa daí chegou na parte de tributação, é sobre isso vamos ficar ligados nos impostos sobre produtos. :D
Que bo que está ajudando. Obrigado
Só uma fica amigos ! Façam vídeos sem música de fundo ! No mais , excelente vídeos ! ❤
Muito obrigado pelo feedback e por ter gostado do vídeo. 👊
Verdade!😂😂
Aula top 🎉🎉🎉 visto em 11/24
PIs e COFINS incidem sobre notas de entrada e notas de saída?
Muito obrigado pela aula!!!!!!!!!
Dependendo do regime tributário da sua empresa PIS e COFINS incidem sobre as vendas. Porém nas compras que fizer você tem direito a crédito desses impostos.
Por isso país é atrasado, burocracia demais.
Pois é. Nem me fala. É muito burocracia desnecessária.
A situação é muito mais grave do que aparece nesse video, só o icms por exemplo é um livro mil paginas e cada Estado tem um diferente do outro... Empreender legalmente no Brasil é um absoluto inferno...
Todo país tem impostos amigo
@@marcotulio9161mas o organograma e os fluxos dos impostos brasileiros são ridiculamente atrasados. Um retrocesso para um país que depende de maior capitalização
@@marcotulio9161 impostos é uma coisa, burocracia é outra completamente diferente.
Parabéns pelo conteudo!! Estava precisando aprender sobre isso. Obrigado
Obrigado
obrigada!
😉
Perfeito o vídeo de vocês, ficou bem explicado, nós mínimos detalhes.
Parabéns 👏🏾👏🏾
Muito obrigado 😊
Bom dia, estou amando o vídeo.
Trabalho com kits .
Que legal 😊. Muito obrigado.
Opa , irmão , tem alguma vídeo vc mostrando como pagar imposto de uma nota fiscal ? Como é o processo de pagar esse impostos , por exemplo : emito a nota fiscal hoje e tenho quanto tempo pra pra pagar.
Semana que vem vou gravar um vídeo sobre o simples nacional, ai explico como funciona. Mas já para responder sua pergunta, se sua empresa é do simples nacional toda nota emitida esse mês irá pagar uma guia no mês seguinte conforme o faturamento.
Gratidão por sua aula!
Obrigado
Parabéns pelo conteúdo e pela qualidade!👏👏👏
Muito obrigado 😁
conteúdo claro e objetivo, muito bom👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigado
Muito boa sua explicação porém, gostaria de saber sobre prestação de serviços e tem que colocar as alicotas e porcentagem?...
Olá, obrigado que bom que gostou. Sobre prestador de serviço cada emissão da nota fiscal de serviço eletrônica tem alíquota de ISS que deve aparecer na emissão da nota e varia de município para município.
Substituição tributária
Sensacional
Grata pelo excelente vídeo!! Estão de parabéns pela didática!
Muitíssimo obrigado. Feliz que gostou.
Perfeito. Muito obrigado!!
Eu que agradeço
Emiti 5 NFe durante 3 meses pra uma empresa. Quando emiti a 6ª nota fiscal, a empresa viu que nao descontaram o INSS de nenhuma das 5 notas já emitidas. Assim, eles querem descontar todos os impostos que deveriam ser retidos na ultima nota. ou seja, o valor da ultima nota seria quase 80% para "pagar" os impostos que eles esqueceram de reter. Isso é legal? ou eles so podem reter o valor referente a 6ª nota ?
Você está falando de nota fiscal de serviço eletrônica né? NFSe? A retenção ocorre quando o serviço é executado em outro município. Desconheço descontar em uma nota o montante das notas passadas. O ideal é verificar legalmente com contabilidade como proceder nesse cenário.
Conteudo marvilhoso!!!
Muito obrigado 😉
Gratidão pelo vídeo!🍀
🤗
simplesmente incrivel
Muito obrigado. Feliz que gostou.
Muito boa explicação pessoal, apenas agradeço pela qualidade!
Muito obrigado. Que bom que gostou. 😉
Fui ao mercado e resolvi da uma olhada na minha nota fiscal ,mas como não entendo fui pesquisar,mas não está escrito esse ICMF,saber quanto eu pago sobre cada produto que por sinal tudo caro muito obrigada tiram minhas dúvida
Essa mudança no CNPJ pra vender outras coisas eu nunca tinha ouvido falar
Dependendo do que vai vender tem que alterar o ramo de atividade CNAE que foi registrada a empresa. Nada melhor que ver com contabilidade isso quando necessário.
Preciso de uma orientação tenho meu cnpj vou trabalhar com licitação pública pregão eu não tenho produtos vou fazer a compra sem dinheiro a empresa que vai me vender vai entregar no meu comprador vou fazer a triangulação de nota não vai ser da loja que comprei vai ser a minha nota tenho que colocar na minha nota os mesmos valores de impostos da notas deles na minha nota??
Explicação top
👊
Que vídeo maravilhoso
Muitíssimo obrigado.
Parabéns, muito bom!
Muito obrigado 😁
Ótimo conteúdo! Gratidão.
Muito obrigado.
Muito bom 👏🏻
Muito obrigado
Eu fiz umas compras de natal no meu cnpj, nunca tinha comprado nada. Deu menos de 1 mil reais! Geralmente não declaro nada pois não chego no teto. Será que posso continuar comprando coisas pro meu uso mesmo sem problema nenhum?
Compras no seu CNPJ não existe teto. Eu sempre compro TUDO com nota. O que influencia imposto é quando emite nota de venda, aí sim, cada mais notas emitir, mais imposto paga e o teto é apenas para MEI, simples nacional nao tem teto.
Já gostei
👊
Olá Samuel por que algumas empresas não estão enviando a danfe pros clientes
Infelizmente temos que sempre ficar pedindo para os fornecedores enviarem o Xml da nota. Por lei é quem compra que deve armazenar e guardar os xml de notas fiscais. Mas tem ferramentas que buscam isso para nós por exemplo www.coletaxml.com.br
A música do The Sims kkkk , vídeo muito bom!
🤣
legal 😎
👊
Presto serviço pra uma empresa tenho uma conta pj no nubanck emiti uma nota fiscal de 1.600 descontaram 200 reais esta certo isso
Quando você emite uma nota de 1600 esse é o valor que deve receber da empresa. Não entendi se a empresa fez o pagamento com 200 a menos ou se foi o nubank que cobrou alguma coisa. Mas se por acaso, voce recebeu o pagamento no cartao de credito e resolveu por algum motivo antecipar o recebimento aí tem taxas, mas isso estamos falando de banco. Agora o que voce emite nota o valor a empresa tem que pagar.
Olá, uma dúvida! Eu comprei uma tv e pedi a troca pelo fato dela ter vindo com uma avaria, quando chegar, tem como saber se é uma nova tv, ou se a loja nao mandou arrumar? Eu fiquei com esse pensamento, pq pelo tempo que eles me dão pra entregar outra após a devolução da que está com defeito, da pra fazer qualquer tipo de conserto, e se a loja tiver ma fé, não quero que eles devolvam a mesma! Comprei nas Casas Bahia! Tv nova tcl c835.
Muito difícil saber se mandaram uma nova ou consertaram. Alguns produtos tem o número de série que é diferente por produto, assim se mandaram o mesmo número de série significa que é o mesmo produto.
hei, bom dia!
Eu tenho um depósito de material de construção, se eu compro o cimento de 50kg eu não posso subdividi-lo pra vender a granel? Por estar mudando de embalagem original? Estaríamos industrializando o produto?
Isso, nesse caso estariam industrializando. Mas não é nada complexo. Só recomendo alinhar isso com a contabilidade pois se no registro da empresa não tem a possibilidade de industrializar você não poderia fazer isso. Eles alterando vocês podem fazer.
Uma dúvida, na shopee tem para venda um celular lacrado mas o vendedor fornece nota fiscal digital no nome dele. Isso dá algum problema?
Não tem problema. A empresa pode estar no nome de um vendedor mas com certeza para ele emitir uma nota tem que ter um CNPJ. Você tem que exigir uma nota fiscal da empresa dele com CNPJ para a sua empresa para poder revender.
Na verdade, impostos é uma categoria de tributo. O tributo compreende impostos,contribuição, taxa, etc
👍
Uma dúvida, como funciona a declaração de faturamento mensal do Simples ME, referente as vendas pra órgão público? ICMS Isento, PIS e COFINS monofásico?
Na declaração não muda, mas sim o cuidado é na emissão das notas com as cfops e tributações corretas.
Me tira uma dúvida fiz o MEI semana passada, e hoje preciso emitir uma nota, no campo Natureza de operação exite: tributação no município, tribulação fora do município, isenção,imune qual seria o certo para prestação de serviço?
O ideal é sempre verificar com o escritório de contabilidade. Pois muda configurações de acordo com município. Já vi prefeituras que eles mesmos configuram tudo certo para MEI e nem tem configuração sobre isso, já tem outras que tem que informar Tributação no município mesmo sabendo que MEI não iria pagar ISS.
Alguém poderia me tirar uma dúvida.
Sou MEI do Ceará e fiz uma compra de cosméticos em SP. Minha nota foi 1.727,58 . Ao chegar no Ceará está sendo cobrado o ICMS de 344,11.
Tá certo esse valor ? Achei um valor tão alto.
Está muito elevado mesmo. Tem que entender o que pode ser isso. Pois existe o diferencial de ICMS mas não é todo esse valor não.
@@samubasso a quem recorro ? No mesmo dia que a mercadoria chegou no Ceará, entrei no site da sefaz e já estava lá o boleto, já tinha sido gerado. Então, só realizei o pagamento.
@@jandailasantos2405 o ideal é o contador mesmo para explicar se isso está correto e se não estiver como recorrer.
Em um restaurante, que é utilizado ingredientes para preparar uma refeição, é passível a cobrança de IPI?
Neste caso não. Apenas se fosse uma fabrica de congelados, ai tem que verificar.
Tenho uma dúvida referente a empresa não emitir nota fiscal quando um cliente faz o pedido, sendo o cliente PJ e a loja diz que não tem obrigação de emitir NF. Então é verdade que uma empresa não tem obrigação de emitir a NF quando o cliente pede
É obrigatório emissão de nota fiscal de qualquer empresa quando vende algo para algum cliente.
Bom dms, valeu
👍
Eu posso emitir nota fiscal eletrônica para outro cnpj com o preço de custo?
Tipo comprei um produto por 5,50 de custo, eu posso emitir no mesmo valor?
Ou isso é considerado como sonegação e tenho q emitir mais ou menos 20% a mais sobre o preço de custo?
Se realmente é esse o preço que vai cobrar do cliente ok, mas não faz sentido levar prejuízo vendendo a preço de custo. Mas se vai cobrar mais emita sempre com o valor correto. Não adianta nada eu emitir uma nota fiscal com 5,50 e na minha conta bancária o cliente pagou 10,50 por exemplo, contabilmente falando não bate os números aí tem que ficar fazendo correções malucas para corrigir.
Professor me tire uma dúvida, todos esses imposto quem tem empresa precisa pagar? Outra pergunta quem calcula o imposto de cada nota??
Todas notas fiscais que a empresa emite depois que finaliza o mês o escritório de contabilidade pega todas as notas fiscais emitidas e conforme regime tributário e segmento da empresa ele apura os impostos e gera um "boleto" para empresa pagar.
Ótimo vídeo
Obrigado
NO BRASIL EU TRABALHO NA CLANDESTINIDADE ... SE EU FOR PRA OUTRO PAIS EU VOU TRABALHAR NA LEGALIDADE ..
Eu tenho um pensamento diferente do seu. Se eu quero abrir uma empresa já sei que pagarei impostos, ou seja, estou ciente disso. E o imposto o empresário NÃO paga. Como assim Samuel não paga? Pensa comigo, quando você vender um produto você tem que colocar o imposto no preço de venda, ou seja, quem paga é seu CLIENTE e não VOCÊ. Se você está pagando então está precificando os produtos errado. Enfim, como comentei esse é meu pensamento.
@@samubasso Fala isso para uma pessoa que está começando.
No qual a grande maioria não tem uma “educação financeira”, não tem um capital de giro e muito menos um caixa robusto.
O primeiro ano de uma empresa é sofrido.
A nota emitida por um Simples Nacional ME, destinada a órgão público, ela irá sair sem nenhum destaque de imposto, correto? Qual a base legal devo destacar nas informações complementares da nota?
Nunca emiti nota fiscal para órgão público, mas tem diferenças que já vi em órgão federal, municipal e estadual. Melhor opção nesse sentido é conversar com contador e com o órgão específico para esclarecimento, até porque se emitir uma nota errada eles não realizam o pagamento.
Estou começando agora na área da contabilidade e estou quebrando um pouco das notas fiscais, trabalho em escritório contábil na área contábil e faço a contabilização pelo extratos bancários mais quebro um pouco a cabeça com as notas que vem com valor diferente do valor real, tipo uma nota foi 1000 e o cara recebeu 900 por conta do mercado pago, o que faço em relação a isso? Os valores das notas nunca vai bater com os recebidos, é normal isso?
Tem que lançar no exemplo os R$100,00 como despesas financeiras.
@@samubasso obrigado 🤲🏼
Top em
😉
perfeitos
Obrigado
Cheguei ao vídeo por um motivo e acabei encontrando uma explicação sobre outra dúvida que alguns contadores não conseguiram me explicar. Vendo quadros, meu CNAE é de comércio, compro molduras com o NCM de moldura. Mas faço as impressões na gráfica e quando tem vidro é mais um NCM diferente. Emito a minha nota só com o NCM de moldura por ser mais próximo a característica do produto final que eu vendo. Mas sempre tive a sensação que era errado pelo fato de juntar vários produtos diferentes em um novo, o que me tornaria indústria e pagaria mais impostos. Ainda assim, vejo meus concorrentes realizarem a mesma prática se enquadrado apenas como comércio, não como indústria. Eu realmente deveria rever isso?
Quando você compra diferentes componentes (molduras, vidro, impressões) e os reúne para criar um produto final (no caso, quadros), você está fazendo um processo que pode ser visto como “industrialização” do ponto de vista fiscal. É importante validar com a contabilidade e buscar alternativas para deixar a operação o mais correto possível fiscalmente falando.
Boa noite, queria tirar uma dúvida, quando uma nota tem valor os produtos x, e o valor da nota y, sabendo que a nota veio com impostos, IPI e ICMS, qual o melhor cálculo para descobrir o valor unitário de cada produto?
Tem que pegar o valor do IPI de cada produto e dividir pela quantidade comprada para saber o valor IPI de cada unidade. Na nota fiscal em cada linha do produto tem o valor de IPI total daqueles itens comprados, pega esse valor e divide pela quantidade assim saberá o unitário. O ICMS não soma no total da nota, só leva em consideração para cálculo do custo do produto se você for do lucro presumido ou real. Já o ICMS ST aí tem que fazer mesmo cálculo que o IPI.
A Indústria pode passar o IPI para o consumidor final pagar ? Ou o EPI é um imposto dela .
Quando a indústria que tem IPI vender para consumidor final o valor é somado ao total da nota para o consumidor pagar mas cuide que muda umas regras de cálculo, pois o valor do IPI soma-se a base de cálculo do ICMS quando emitir nota para consumidor final.
Mas quando ocorre o caso do fornecedor ter classificado o NCM errado?
A entrada da nota na sua empresa deve ser realizada com a NCM que você e seu contador julgar a correta. E também vale conversar com o fornecedor para ele validar a NCM.
Opa tudo bem? Me tire um dúvida, caso eu compre um produto que ta com desconto por 170$, mais o valor original seja de 300$, eu serei taxado, ou o valor a ser declarado sera oque eu vou pagar?
Na compra você não tem taxas, já está tudo incluso no valor que paga. Somente em alguns casos de estados e produtos tem o diferencial de ICMS que aí seria importante ver com o contador pois depende muito de produtos, nesse cenário vem uma guia separada para pagar de ICMS. O restante está tudo no valor da nota que já paga.
No meu caso trabalho com sucata adiquirida de varias pessoas fisicas como faço pra dar entrada na nota fiscal.Obs posso lançar uma unica nota de entrada referente a toda compra do dia.lançando meu proprio cnpj na entrada para posteriomente lançar a saida..
Isso mesmo, nesse caso quando compra sucata de pessoas físicas deverá emitir Nota Fiscal Eletrônica de entrada (NF-e) com seu próprio CNPJ. E pode sim emitir uma com a soma total do que comprou do dia. Só verificar com contabilidade parte de impostos para deixar certo pois pode variar de estado para estado.
Meu amigo vc nao sabe o quanto me ajundou respondendo minha pergunta👍👍
Bom dia.vc pode me tirar mais uma duvida no caso estou rodando com caminhao pelas ruas comprando sucatas de diversas pessoas.no caso precisaria do cpf dessas pessoas pra dar entrada na nota fiscal de entrada nesse caso nao tem como sai pedindo cpf dessas pessoas tem alguma solução pra esse caso. te agradeço des de já...
Excelente explicação.🤝👏👏👏. Já tem um inscrito novo
Muito Obrigado 🤝
Aula boa, porém essa música me infernizou demais, de resto show de bola
👍
Olá a todos. Uma dúvida, sou MEI estou iniciando meu negócio e irei trabalhar com confecção de roupas e acessórios, meus produtos incidem IPI ?
MEI não tem impostos. Somente paga uma guia mensal única.
@@samubassoaonde eu presto serviço a dona ela coloca para eu emitir a nota fiscal toda, tipo dela 50% e meu tbm aí no caso ela manda para eu tira o valor bruto para ela não paga imposto né isso ?
@@lucianacavalcante4323 Não entendi direito sua pergunta. Mas quem paga imposto é quem emite a nota e não quem recebe. Mas se for MEI não tem imposto a cada nota e sim uma guia que paga mensal.
Ótima aula , +1 inscrito
Muito obrigado
Era bom uma nota fiscal pra agente ter a prática
Olha esse vídeo aqui ENTENDA TUDO SOBRE NOTA FISCAL
ruclips.net/video/8M_Orj5J9Eg/видео.html
Desanima querer fazer o certo
É complexo mas é o certo. Começar certo desde o início é o melhor que poderá fazer. Mas empreender é isso, tem que saber da complexidade e ir aprendendo no dia a dia.
É só sonegar amigo 😂
@@samubasso certo pra quem? Pro governo, né isso? Eu sou bandido se me livro do assalto? Osso é ter que saber que o certo e o errado é decidido por gente como Artur Lira 😂😂😂😂. Saber que quem decide a lei é flavio Dino que roubou milhões durante a pandemia , pra comprar respiradores 😂😂😂, e até agora o dinheiro não apareceu e o cara virou ministro do STF e eu tenho que respeitar essa por ra 😂😂😂😂😂. Sonegação é legitima defesa em qualquer país, neste aqui é ato de heroísmo. E pra terminar de debochar me chama de contribuinte, não basta roubar ,tem que humilhar também.
@@besourodemangaga3594 hehehe, cara entendo completamente a sua indignação. Você acha que eu gosto de pagar uma guia de milhares de reais todos os meses sabendo que não tenho nenhum retorno? Mas também não posso por outro lado ficar reclamando do governo pois sei que nesse nunca me ajudou e nunca me ajudará, aí meu amigo o jeito é eu baixar a cabeça e trabalhar, fazer um produto excelente, vender todos dias, crescer e atropelar essas barreiras. Graças a deus esse meu pensamento passei por diversos governos (empreendo e mais de 17 anos) e todos anos crescendo graças a deus, sem ajuda desses sangue sugas.
@@samubasso 🫡 minha honra , magnata.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
😉
tenho uma pequena empresa e perdi o arquivo das notas fiscais que eu tirei no mês 08, não consegui recuperar pra mandar pra contabilidade. o que faço?
Notas emitidas pela sua empresa se tiver a chave das notas tem como buscar. E notas de fornecedores também através do certificado digital da empresa. Consegue fazer através desse sistema nsdocs.com.br/ é daqui da nossa empresa.
Comprei um celular pela shoppe direto de sao paulo ele foi detido, falou que o produto estava com valor variado, ai veio esse icms com multa de 500 reais, é correto o comprador pagar? Em questão de recorrer o reembolso como faço?a shoppe cancelou meu reembolso disse para acompanhar pelos correios, porem sei que ja ta multado
Estranho. Sei que se veio importado os correios agora estão taxando, aí precisa pagar um imposto de importação. Não sei se seria o caso, só achou que era direto de SP mas de fato veio importado.
@@samubasso fui procurar sabe e disseram, nota fiscal inidonia , foi erro do vendedor, pedi reembolso do produto e me reembolsaram, demorou quase 1 mes mas não sai perdendo kk
@@thalesanthonydasilvanascim7958 Opa que bom que deu tudo certo
É possivel cancelar a nota fiscal emitida?
Sim. Tem 7 dias para cancelar.
Muito bom
Muito obrigado 😉
COMPREI UMA FURADEIRA POR R$ 1200.00 O TOTAL DA NOTA FICOU EM R$ 1.380.00 OU SEJA FRETE R$ 60.00 E IPI R$ 120.00(ESSES VALORES SÃO SÓ EXEMPLO) PERGUNTO. SOU OBRIGADO A PAGAR IPI?
Sim você paga o IPI que está sendo cobrado na NF. E ao vender essa furadeira tem que se basear para calcular seu preço de venda o valor de 1.380, que é seu verdadeiro custo.
ESSES IMPOSTOS SÃO ALGO DIFÍCIL DE ENTENDER. JUNTO COM A FURADEIRA COMPREI UMA INVERDORA DE SOLDA NA MESMA NOTA E NAO FOI COBRADO IPI..NÃO ENTENDO SE A EMPRESA QUE VENDEU NAO PRODUS NADA SÓ REVENDE PORQUE COBRAR IPI NUM PRODUTO E NO OUTRO NAO.PODE ESCLARECER OBG
Isso mesmo. O que a empresa produz/fabrica tem IPI e o que ela revende não.
Quais matérias da contabilidade caem nota fiscal?
Não sei te responder, não fiz contabilidade. Mas possivelmente algo relacionado a livros fiscais.
🤔🤔
Sou fábrica de salgados congelados no Estado de minas gerais a st tem que constar na nota de venda dos produtos?
Geralmente é a fábrica que tem que destacar ST nas notas fiscais. Mas depende da NCM dos produtos. Não é todos produtos que tem ST. Por isso, tem que validar com contabilidade.
Quero aprender como calcular o valor do meu produto
Assiste esse vídeo ruclips.net/video/iB8cYR8aUjM/видео.html
queria tirar uma dúvida
eu comprei um produto no carnê sem juros com um valor
só que a nota saiu outro valor
oque eu faço?
Não poderia. O valor da nota fiscal deveria ser igual o do carnê. A não ser que atrase algum pagamento ou como você mesmo falou tivesse juros. Caso não tem juros o correto é a empresa que emitiu a nota cancelar a errada e fazer uma nova para você ter seus controles corretos.
@@samubasso oi boa tarde o carnê foi sem juros e está em dias
eles não mim deu a nota na hora aí eu precisei dela eles mim mandou uma foto dela com o valor diferente do que está no carnê
queria saber se devo pagar o valor do carnê ou da nota
@@VanildaSouza-qb4ry Legalmente falando é o valor da nota que vale. Mas tem várias empresas que emitem valores menores para pagarem menos impostos etc. Aí teria que entender toda a situação.
@@samubasso obrigado
É possível compartilhar o link do slide ?
Sim -> drive.google.com/file/d/1-CKFAq50qtXw2fhs5wImY-J9S9EYRPGd/view?usp=share_link
Olá, vcs tem curso sobre emissão de notas?
Não, mas temos sistema para emissão de notas fiscais com equipe especializada para suporte e atendimento, acessa aqui: site.erpsoft.com.br/
Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Excelente
A nota fiscal quem tem que paga o empregado ou o patrão
Quem paga a nota é o cliente. Inclusive se a empresa calcular o preço de seus produtos da forma correta o imposto também está embutido na nota fiscal. Então, quem paga é o cliente.
samuel voce como faço para ter aulas com voce?
Hoje tenho aulas e mentorias na área financeira, se quiser ver mais acessa esse link: samuelbasso.com/sucesso-financeiro-empresarial/
Posso comprar um produto do Atacadão, por exemplo, e dar entrada no MEI, e vender dando saída pra Lucro Real?
Quando comprar do Atacadão eles tem que emitir uma nota para o seu CNPJ do MEI assim você consegue dar entrada dessa compra e sim poderá vender para qualquer outro CNPJ, seja simples nacional, lucro presumido ou real.
@@samubasso a pergunta não foi essa, ele perguntou se pode comprar como pessoa física e da entrada nessa mercadoria para que seja revendida na empresa dele, essa também é minha dúvida!
@@luanferreira4543 Só solicitar para o atacadão emitir nota para o seu CNPJ, foi isso que respondi. Se não tiver comprovação que foi emitido para o CNPJ não poderá revender.
@@samubasso na prática não funciona assim. Alguns MEI compram no CPF e vendem em sua loja. Só não declaram, pois não tem como declarar produtos comprados no CPF, ou tem ?
@@jandailasantos2405 não tem como declarar CPF. Tem que começar solicitando fornecedores colocarem no CNPJ separando o CPF da CNPJ. Além de mais organizado já está super bem preparado quando a empresa crescer e virar do simples nacional.
Como conseguir uma inscrição estadual
Melhor caminho é contatar um contador para te auxiliar, pois cada estado tem uma forma de registro.
Olá, faço parte de uma empresa de software e este conteúdo seria de muito valor para o nosso público. Vocês nos permitem republicar este vídeo de forma não monetizada em nosso canal ?
Legal, pode sim. Só peço para incluir link do meu canal. 😉
Pessoas físicas podem emitir nota fiscal ? Caso não paguem os impostos o que poderia acontecer ?
Olá. Pessoas físicas não emitem nota fiscal, apenas declaram o imposto de renda anual caso tenha recebido mais que 28 mil reais de salário anual entre outras regrinhas. A não declaração ou atraso no envio tem multa.
@@samubassoo que eu acho o cúmulo do absurdo 😢. A pessoa não pode nem ganhar mais um dinheirinho em paz...
@@bentamessias7527Pois é, concordo contigo. Brasil é um dos países com maiores impostos. Mas aí entramos em um assunto político onde uns defende mais impostos e outros não. E no fim, o povo que escolhe.
puts essa musica atras ficou mal demais,desnecessario kkkk
Vou xingar o editor de vídeos hehehe.
@@samubasso poiseh , acho que ele foi mais pela onda do que pelo contexto kkkk . O tema não tem muita relação com música , a informação sendo passada de forma mais clara e limpa ajudaria no foco e até mesmo no entendimento do assunto.
Para que essa música de fundo insuportável
🤣
explicação top
Muito obrigado