Masterclass: Radu Jude Esboços de Uma Poética Inconformista

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • Radu Jude se interessa por filmar a História romena (e, portanto, europeia) e não se circunscreve às décadas durante as quais o cretino insosso Nicolae Ceaușescu dominou os desígnios de seu povo - pode ser durante o século XIX, os dias antecedentes à Segunda Guerra Mundial, ao longo da ditadura de Ceaușescu ou, ainda, na atualidade selvagemente imersa em uma economia de mercado. Sempre existem minorias, sempre se praticam injustiças. O desprezo aos judeus, aos ciganos ou aos dissidentes define a retórica fascista que permeou o seu país. Ele sabe disso e o filma uma e outra vez, como se ao fazê-lo pudesse evocar a sedução produzida pelo pensamento reacionário.
    A Masterclass abordará as estratégias poéticas do diretor para indagar sobre a relação do passado com o presente através de arquivos diversos, como também os procedimentos de reconstrução histórica de um período e a abordagem consciente de se filmar um relato no presente que nunca deixa de estar conectado ao passado. Serão analisados, a título de exemplo, alguns de seus filmes mais conhecidos, além de se tentar elucidar o que significa fazer um cinema político no século atual.
    Radu Jude
    Radu Jude é um diretor e roteirista romeno. Ele estudou cinema em Bucareste e começou sua carreira como assistente de direção. Em 2006, realizou o curta The Tube With a Hat, vencedor de mais de 50 prêmios internacionais. O filme de estreia de Jude, The Happiest Girl in The World (2009), foi selecionado para mais de 50 festivais internacionais de cinema. Na sequência vieram os filmes Aferim!, Scarred Hearts e Everybody in Our Family, vencedores de diversos prêmios. Em 2020, participou do Olhar de Cinema com o filme Uppercase Print e, em 2021, recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim com o filme Bad Luck Banging or Loony Porn.
    Roger Koza
    Roger Koza é crítico de cinema no jornal La Voz del Interior e também publica regularmente nas revistas Ñ e Quid. Responsável pelo site conlosojosabiertos.com, atualmente, dirige o programa de televisão El cinematógrafo (canal 10 da Universidad Nacional de Córdoba) e é apresentador do Filmoteca (Televisión Pública de Argentina). Desde 2006, é programador da mostra Vitrina, dedicada ao cinema ibero-americano, do Festival de Cinema de Hamburgo. De 2011 a 2018, foi programador do FICUNAM - Festival Internacional de Cinema da Universidad Autónoma de México. Desde 2018, é programador do Festival Internacional de Cinema de Viena. Também dirige artisticamente, desde 2014, o Festival Internacional de Cine de Cosquín (Córdoba) e, desde 2018, o legendário Doc Buenos Aires - International Documentary Film Festival, além de ter participado, como júri, de diversos festivais de cinema internacionais, entre os quais Locarno, Rotterdam, FICValdivia, Olhar de Cinema, entre outros.
    6 - 14 de Outubro em
    olhardecinema.c...

Комментарии • 1

  • @FredBloggsTheThird
    @FredBloggsTheThird 28 дней назад

    Thanks so much for organising and sharing, I hope you can invite Radu again some time soon!