Já podemos começar nossas compras pra esse ano lendo essas mentes: - Fiodor Dostoievski - Nelson Rodrigues - Sigmund Freud - Blaise Pascal - Santo Agostinho de Hipona
@@iankhoury Bom, por experiência própria, eu acredito que ele aproveitou muito as férias para estudar Freud. Pretendo terminar Jung também antes de terminar a faculdade.
Anatomia é bem no começo da faculdade de medicina. Ele estudou no 2/3° ano, que é a transição do ciclo básico para o clínico. Normalmente os períodos nesse intervalo são mais tranquilos
"Confissões" é realmente muito bonito, especialmente pelo seu lado humano: dúvidas, questionamentos, caminhos tortuosos, negação e resignação. É tão confessional, de fato, que Agostinho chega a praticamente assumir um amor homoafetivo que teve na juventude, no qual pensou em suicídio quando o amigo morreu.
Não sou uma pessoa letrada ou culta!!! Não tive a oportunidade de ler clássicos ou mesmo de ter acesso a nível superior!!! Por isso me alimento do seu conhecimento!!! O Sr. é uma referência para mim, lhe agradeço muito por isso, e peço que continue com esses vídeos sobre suas referências de formação!!!
Pondé, usando suas próprias palavras, você tem repertório. E pode ter certeza que, além dos clássicos, você também nos ajuda a formar nossa visão de mundo. Parabéns e obrigado.
Eu acredito que a vivência é o melhor caminho para formar uma visão sobre o mundo. É claro que o trabalho de alguns autores são importantes para reforçar as nossas crenças em algo, mas o que eu mais vejo é gente construindo a própria visão de mundo através da visão de outras pessoas, e isso me parece algo duvidoso, ainda mais numa época em que uma parte das pessoas ignoram a sabedoria de pessoas mais velhas que possuem a vida como escola e apostam tudo em utopias que reforçam os próprios erros e até vícios com discursos bem românticos sobre "quebrar tabu" ou sobre "evoluir".
Fala, Pondé! Mais um belo vídeo! Você poderia falar sobre a vida do Roger Scrutton, como homenagem, já que ele veio a falecer agora, no dia 12/1/2020. Abraços!
Pergunta para a produção repassar para o Pondé, com sorte. Seria possível alguém com pensamentos nihilistas ser um bom psicólogo? Seria uma contradição ambulante? Ou ser um professor de filosofia pessimista seria mais adequado?
Eu sou estudante de psicologia, estou no 7º período. Então, na minha humilde opinião: sim. Primeiro, é quase impossível ser totalmente niilista, como o Pondé gosta de falar, baseado principalmente nas obras de Dostoiévski: tem gente que brinca de ser niilista. Segundo, não necessariamente, sua filosofia de vida precisa estar imbricada na sua atividade profissional. Mas mesmo que esteja, não é por que você pensa que nada faz sentido, que realmente nada faz sentido. Para algumas pessoas faz. A Psicologia não é uma coisa só, existem abordagens dentro dela. Além disso, ela não é baseada em crença, ideologia, mas em ciência (eu sei que aqui no Brasil não é bem isso que vemos, principalmente na questão ideológica).
@@eduardomachado1812 Interessante. Também concordo em relação a ser 100% niilista, é realmente impossível. A palavra acaba virando meio que um sinônimo de pessimista. Sobre a psicologia, eu escrevi pensando mais na clínica, onde o profissional encarna o método estudado e o aplica. Na minha visão considero uma dificuldade em aplicar tal método e não acreditar nele totalmente(se eu fosse o psicólogo, no caso)."Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" nesse caso soa bem hipócrita, ainda mais nessa profissão. Pelo que escuto, os alunos geralmente se aproximam de algum estudo/abordagem /teoria que mais se encaixa com eles e a partir daí segue "militando". Existiria alguma abordagem que seja palatável ao pessimista(como profissional), e que mesmo assim consiga trazer algo de positivo? O psicólogo desanimado é recorrente em algumas mídias, mas na vida real sempre parece que ele é obrigatoriamente um otimista.
Recentemente li "Deus em questão", trata de uma apresentação/"debate" sobre a visão de mundo do C.S. Lewis x Freud. Gostaria muito de ouvir sobre isso de um filósofo, acho que seria um bom tema para um futuro vídeo. Abraço Pondé!
Ainda não li um livro do Albert Camus. Quando li o príncipe, eu me despi de qualquer concepção prévia a respeito do autor. Eu fiquei apaixonado pela obra. Li Homero, Camões, Robert Louis Stevenson, Hemingway, Jung, Celso Furtado. Não sou um "devorador de livros", mas gosto de ler.
Realmente o que é verdadeiramente importante é o que há dentro de nós, pois quando morremos só levamos o que realmente importa e não algo que se pode comprar na pratilheirinha da Apple Stor
Durante essa semana acredito ter visto você, porém não pude confirmar minha dúvida porque eu estava atendendo as vontades da minha avó. Mas afinal de contas, vejo seus vídeos, e noto sua vontade em aceitar aceitar Cristo e também vejo o medo que você tem em obter uma retalhação moral, não prove mais palavras, mas prove o Espírito de nosso pai "Aba."
Porra, Pondé chegou a fazer 3 anos de medicina? Achei que tivesse saído no primeiro ano. Faz bem o estereótipo de médico psiquiatra que se torna psicanalista/psicólogo, como os antigos. Só que nesse caso, não chegou a se formar, e foi para a filosofia.
Os clássicos que li que mais gostei: Vinhas da Ira - Join Steinbeck / Luz em Agosto - William Faulkner / O processo - Frank Kafka/ O Outono do Patriarca - Gabriel García Marquez/ O velho e o Mar - Ernest Hemingway / Fim de caso - Ghraham Greene/ Crime e Castigo - Fiodor D. / Contos de Luiz Vilela/ Henry Charriere - Pappilon ( não é clássico, mas está na lista) E todos os romances de aventura de Júlio Verne.
@@zemundico7913 Irmão, são bons livros? É isso o que importa, se são clássicos ou não, isso não importa muito. O que vale é o conteúdo de uma obra, não um carimbo que ela recebe, dizendo que ela é isso, aquilo ou aquilo outro. Abraços
Fechou com chave de ouro, esta ênfase de Sto Agostinho na interioridade é mesmo uma das coisas mais fascinantes em toda a História da Filosofia. Mas me arrisco a afirmar que a tese inicial do vídeo, com a negação da possibilidade de ter um único autor clássico como fundamental, se deve à influência de autores que não elaboraram um sistema totalizador. Se a influência principal tivesse sido Hegel, ou algum outro filósofo sistemático comparável, haveria uma base unificadora, que realizaria a síntese das diversas influência de outros autores estudados.
Você vê como Santo Agostinho é um gigante do pensamento universal quando um ATEU diz que o livro "Confissões" foi UM DOS LIVROS MAIS BONITOS QUE ELE JÁ LEU NA VIDA.
Sim Pondé !!!!! Freud teve grande importância na fundamentação da psicologia . Mas convenhamos o avanço que Carl Gustav Jung deu , nesse processo foi pra mim de um valor imenso ...
Sou pós graduado em Filosofia. Acho que vc foi influenciado por alguém e muito ruim. O certo é começar pelos Clássicos e ir avançando. Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino.... Nietzsche é modinha de "inteligentinho"
@@cosmobiotheos1863 na vdd ngm me influenciou, o que acontece é que desde pequeno sempre tive muitas crises existenciais, e até hoje elas me afetam muito, por isso tenho q tomar anti depressivos, de tanto pesquisar como "superar" essas crises, eu cheguei a temas como niilismo, existencialismo, absurdismo etc, sem falar que o fato de eu ser ateu talvez tenha me "aproximado" mais de filósofos como Nietzsche, Schopenhauer, Camus etc
@@cosmobiotheos1863 estou ciente que boa parte das pessoas mais jovens q leem Nietzsche gostam de dar uma de "inteligentinho", mas não me encaixo nesse grupo
Em outro vídeo, (reagindo aos comentários) o senhor disse que o Materialismo Histórico é indispensável para compreender a realidade. Achei muito interessante vindo de um Liberal-Conservador, poderia nos explicar sobre essa sua visão em algum vídeo? Abs
Alguns dos autores que moldaram a minha visão de mundo foram Roger Scruton, Theodore Dalrymple, Friedrich Hayek, Ludwig von Mises, Daron Acemoglu & James Robinson, Raymond Aron, João Pereira Coutinho e Luiz Felipe Pondé.
A reflexão sobre o Tempo no livro 11 das Confissões é das coisas mais importantes e belas que já foram escritas, também está entre meus clássicos favoritos.
Os primeiros clássicos que me tocaram muito foram 1984 de George Orwell, Crime e Castigo de Dostoiévski e todas as peças de teatro do Nelson Rodrigues com suas tragédias cariocas.
Olá! Antes de tudo, quero que saiba que sempre vejo seus vídeos e te considero o melhor filósofo brasileiro atualmente. Não que minha opinião seja absoluta, assim como nada é. Sou um leitor de Nietzsche e Schöpenhauer, acompanho o niilismo faz um tempo. Minha pergunta para você é; Você acha que a loucura no final da vida de Nietzsche pode ter sido causada pelo niilismo? Já que é uma filosofia bem pessimista. Já que, nasci da evolução e vou morrer e ir para o nada.
Se não morreu devido ao niilismo prático sem dúvida morreu da loucura ou das consequências de sua ideologias. Num Universo sem Deus isso é fato. Vc é apenas parte do ciclo da Natureza, nada +. Mas não faça de Nietzsche e Shopenhauer seu deus.
@@darkknight6391 não sei a definição de clássico, mas Harry Potter é bastante lido e muitos começaram a ler por ele. Pode ter mudado a visão de muitos kkkkkk, eu mesmo confesso que não li
@@fernandocardoso5207 Acho que existem várias definições. Dei um Google e a primeira q apareceu "Um clássico é, em geral, um livro que representa o período em que foi escrito e que atravessa gerações sem perder seu valor. Por isso, dificilmente um livro recém-publicado é categorizado como uma leitura clássica."
Visao de mundo e algo coerente, harmonico, sistematico ou algo fragmentario, paradoxal e sincretico? Temos criterios? Sao objetivos ou subjetivos? Absolutos ou relativos? Tanto a teologia quanto a filosofia trabalham com criterios, sendo que a segunda ira investigar e questionar sempre, ad nauseam.
@@Lenii-wr E quando se tornar presidente de uma grande multinacional, vai se sentir muito solitário, pois não haverá ninguém para te dar chineladas. Vai se tornar mais religioso, para buscar as chineladas de Deus.
O que Santo Agostinho, que provavelmente não tinha nada de santo , acharia da igreja católica hoje??? Meu sonho é ser cineasta e fazer um filme com esse tema: e se pudéssemos ressuscitar algumas pessoas do passado? Como elas reagiriam?? Assisti um filme baseado num anime que falava sobre um livro que vc escrevia o nome de alguém e essa pessoa morria, Death Note . O contrario também seria interessante... Então aí vai minha primeira pergunta Pondé : se vc pudesse ressuscitar 5 filósofos do passado, quais seriam? E vc imagina o que eles diriam sobre o mundo atual???
As filósofos geralmente tiveram suas obras "consideradas" depois de mortos. Não tiveram a oportunidade de escutar as palminhas da sua rodinha de seguidores. Por isso melhor mantê-los mortos.
Que delícia ouvir isso, num país que a presidanta escolhe Paulo Freire patrono da educação, manda cartilhas para escola e centros de saúde e tenta mudar a língua na canetada. E daí para frente, o que se ouve ė gente endeusando ou demonizando o cara. É só um autor, num país de um só autor e , talvez, nem mesmo lido? Triste, mas acho que é bem por aí.
Já podemos começar nossas compras pra esse ano lendo essas mentes:
- Fiodor Dostoievski
- Nelson Rodrigues
- Sigmund Freud
- Blaise Pascal
- Santo Agostinho de Hipona
Vou conferir se tem na biblioteca aqui perto de casa.
Já li algumas do Dostoiévski
Você está fazendo o curso "Como ler os Clássicos", Matheus?
Recomendo Pensamentos, de Blaise Pascal. É uma obra-prima!!!
@@ogjane Não. Mas adoraria!
"A cultura é um grande diálogo e não um monólogo"
(Pondé ).
"É impossível amar e ser feliz ao mesmo tempo." - Nelson Rodrigues
Tinha que estudar anatomia e o Pondé tava lendo Freud kkkk
O que me assusta mais nem é a discrepância com o conteúdo do curso, mas sim de onde ele tirou tempo pra isso
@@iankhoury Bom, por experiência própria, eu acredito que ele aproveitou muito as férias para estudar Freud. Pretendo terminar Jung também antes de terminar a faculdade.
Anatomia é bem no começo da faculdade de medicina. Ele estudou no 2/3° ano, que é a transição do ciclo básico para o clínico. Normalmente os períodos nesse intervalo são mais tranquilos
QUANTO MAIS VOCÊ LÊ GRANDES OBRAS MAIS DESCOBRE QUE NÃO SABEMOS NADA .QUEM NÃO LÊ ACREDITA QUE SABE TUDO.
"Confissões" é realmente muito bonito, especialmente pelo seu lado humano: dúvidas, questionamentos, caminhos tortuosos, negação e resignação. É tão confessional, de fato, que Agostinho chega a praticamente assumir um amor homoafetivo que teve na juventude, no qual pensou em suicídio quando o amigo morreu.
Não sou uma pessoa letrada ou culta!!! Não tive a oportunidade de ler clássicos ou mesmo de ter acesso a nível superior!!!
Por isso me alimento do seu conhecimento!!! O Sr. é uma referência para mim, lhe agradeço muito por isso, e peço que continue com esses vídeos sobre suas referências de formação!!!
Comece a frequentar sebos e verá que o conhecimento é acessível a qualquer pessoa. Boa sorte.
Vá em frente,meu amigo.
Comece a ler, não é tarde ! O Pondé ajudou no diálogo do vídeo: "não necessariamente quem lê muito escreve", tem algo a dizer.
Procure bibliotecas públicas. Ainda existem boas por aí.
Pondé, usando suas próprias palavras, você tem repertório. E pode ter certeza que, além dos clássicos, você também nos ajuda a formar nossa visão de mundo. Parabéns e obrigado.
Eu acredito que a vivência é o melhor caminho para formar uma visão sobre o mundo. É claro que o trabalho de alguns autores são importantes para reforçar as nossas crenças em algo, mas o que eu mais vejo é gente construindo a própria visão de mundo através da visão de outras pessoas, e isso me parece algo duvidoso, ainda mais numa época em que uma parte das pessoas ignoram a sabedoria de pessoas mais velhas que possuem a vida como escola e apostam tudo em utopias que reforçam os próprios erros e até vícios com discursos bem românticos sobre "quebrar tabu" ou sobre "evoluir".
Renato Junior exatamente isso cara
Nossa vivência é limitada, se eu fosse me basear nela, eu nada saberia.
Pondé, adoro sua postura e oratória, você tem a medida certa do desprezo. É o seu charme irresistível.
Pondé, faz uma lista com os seus livros preferidos da vida. Seria bem legal !!
Fala, Pondé! Mais um belo vídeo!
Você poderia falar sobre a vida do Roger Scrutton, como homenagem, já que ele veio a falecer agora, no dia 12/1/2020.
Abraços!
Pergunta para a produção repassar para o Pondé, com sorte. Seria possível alguém com pensamentos nihilistas ser um bom psicólogo? Seria uma contradição ambulante? Ou ser um professor de filosofia pessimista seria mais adequado?
Tyler Dd que pergunta esquerdista kkkkk
Pergunta relevante. Na Filosofia tem espaço pra tudo...
@@marcospaulomks11 Não vejo problema, mas onde estaria o esquerdismo?
Eu sou estudante de psicologia, estou no 7º período. Então, na minha humilde opinião: sim. Primeiro, é quase impossível ser totalmente niilista, como o Pondé gosta de falar, baseado principalmente nas obras de Dostoiévski: tem gente que brinca de ser niilista. Segundo, não necessariamente, sua filosofia de vida precisa estar imbricada na sua atividade profissional. Mas mesmo que esteja, não é por que você pensa que nada faz sentido, que realmente nada faz sentido. Para algumas pessoas faz. A Psicologia não é uma coisa só, existem abordagens dentro dela. Além disso, ela não é baseada em crença, ideologia, mas em ciência (eu sei que aqui no Brasil não é bem isso que vemos, principalmente na questão ideológica).
@@eduardomachado1812 Interessante. Também concordo em relação a ser 100% niilista, é realmente impossível. A palavra acaba virando meio que um sinônimo de pessimista. Sobre a psicologia, eu escrevi pensando mais na clínica, onde o profissional encarna o método estudado e o aplica. Na minha visão considero uma dificuldade em aplicar tal método e não acreditar nele totalmente(se eu fosse o psicólogo, no caso)."Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" nesse caso soa bem hipócrita, ainda mais nessa profissão. Pelo que escuto, os alunos geralmente se aproximam de algum estudo/abordagem /teoria que mais se encaixa com eles e a partir daí segue "militando". Existiria alguma abordagem que seja palatável ao pessimista(como profissional), e que mesmo assim consiga trazer algo de positivo? O psicólogo desanimado é recorrente em algumas mídias, mas na vida real sempre parece que ele é obrigatoriamente um otimista.
Nelson Rodrigues SIMPLESMENTE vira o ser humano do avesso (por isso muita gente não gosta dele).
Tem um livro do Pondé que é só sobre a formação filosófica dele. "Como aprendi a pensar - Os filósofos que me formaram".
Recentemente li "Deus em questão", trata de uma apresentação/"debate" sobre a visão de mundo do C.S. Lewis x Freud. Gostaria muito de ouvir sobre isso de um filósofo, acho que seria um bom tema para um futuro vídeo.
Abraço Pondé!
Po estou querendo ler também
Ganhei esse livro do meu irmão, com certeza muito bom.
Caramba! Nao concordo com a maioria das coisas que o escuto dizer, mas esse vídeo foi sensacional!
Pondé é um homem Ponderado
Ainda não li um livro do Albert Camus. Quando li o príncipe, eu me despi de qualquer concepção prévia a respeito do autor. Eu fiquei apaixonado pela obra. Li Homero, Camões, Robert Louis Stevenson, Hemingway, Jung, Celso Furtado. Não sou um "devorador de livros", mas gosto de ler.
Mario Ricardo Pergentino da Silva , praticamente você é um devorador sim !
Leia "o estrangeiro", que talvez seja a obra mais famosa do Camus, é simplesmente uma obra prima.
O Príncipe não é de Camus. O Estrangeiro é uma obra hermética. Se eu fosse aconselhar uma obra dele seria "A Peste". Tenho a obra completa de Camus.
@@marcospaulomks11 nem tanto .
@@JoaoFelipe-oy6en estou devendo essa leitura. Fiquei sabendo que o personagem é meio psicopata.
Pondé é top demais!
Um luxo!
Shakespeare e Dostoiévski a meu ver. Mas gostei de sua descrição das Confissões, será minha próxima leitura, caro Pondé.
Crime e castigo que desmonta o mito do racionalismo.
Perfeito.
Memorias do subsolo também. É praticamente um ensaio pré crime e castigo.
Antes de crime e castigo, li Memoria da casa dos mortos, me marcou muito mais.
Boa análise, amigo
Conheço um autor de filosofia da ciência que critica bastante o racionalismo.
Realmente o que é verdadeiramente importante é o que há dentro de nós, pois quando morremos só levamos o que realmente importa e não algo que se pode comprar na pratilheirinha da Apple Stor
Durante essa semana acredito ter visto você, porém não pude confirmar minha dúvida porque eu estava atendendo as vontades da minha avó. Mas afinal de contas, vejo seus vídeos, e noto sua vontade em aceitar aceitar Cristo e também vejo o medo que você tem em obter uma retalhação moral, não prove mais palavras, mas prove o Espírito de nosso pai "Aba."
Para mim, Albert Camus é o maior filósofo de todos os tempos.
Vou começar pela obra O mito de sísifo
@@andreyargolo não faça isso, comece por "O Estrangeiro"
" O que é importante você descobri dentro de você e não do lado de fora de você "
O pondé com ctz é um clássico q está ajudando bastante na minha construção de mundo,me identifico demais com ele PQP
O que formou sua visão de mundo foi o ressentimento
Genial como sempre o Pondé!
Porra, Pondé chegou a fazer 3 anos de medicina? Achei que tivesse saído no primeiro ano. Faz bem o estereótipo de médico psiquiatra que se torna psicanalista/psicólogo, como os antigos. Só que nesse caso, não chegou a se formar, e foi para a filosofia.
@@iggor_carvalho Verdade, vi agora na entrevista com Leda. Ele saiu no quinto ano, casado e com filho. Cacildis.
Os clássicos que li que mais gostei: Vinhas da Ira - Join Steinbeck / Luz em Agosto - William Faulkner / O processo - Frank Kafka/ O Outono do Patriarca - Gabriel García Marquez/ O velho e o Mar - Ernest Hemingway / Fim de caso - Ghraham Greene/ Crime e Castigo - Fiodor D. / Contos de Luiz Vilela/ Henry Charriere - Pappilon ( não é clássico, mas está na lista) E todos os romances de aventura de Júlio Verne.
Mas isso não são clássicos da filosofia ou da ética, são clássicos de ficção.
@@zemundico7913 Santo Deus!!
@@zemundico7913 Irmão, são bons livros? É isso o que importa, se são clássicos ou não, isso não importa muito. O que vale é o conteúdo de uma obra, não um carimbo que ela recebe, dizendo que ela é isso, aquilo ou aquilo outro. Abraços
Fechou com chave de ouro, esta ênfase de Sto Agostinho na interioridade é mesmo uma das coisas mais fascinantes em toda a História da Filosofia. Mas me arrisco a afirmar que a tese inicial do vídeo, com a negação da possibilidade de ter um único autor clássico como fundamental, se deve à influência de autores que não elaboraram um sistema totalizador. Se a influência principal tivesse sido Hegel, ou algum outro filósofo sistemático comparável, haveria uma base unificadora, que realizaria a síntese das diversas influência de outros autores estudados.
Pondé ,muito feliz em suas colocações.
A felicidade é pontual, momentos de felicidade.
Somos inexatos.
Eu tenho Confissões e nunca terminei de ler. 😒Vou criar vergonha na cara e concluir.
@@zack-gg7fh Essa pessoa sou eu. 😓
Petra Ariely realmente kkk
Tbm tenho e nao comecei por me achar despreparada. Estou lendo Oliver Twist de Dicks
@@zack-gg7fh Não consigo ler varios ao mesmo tempo. Comeco um e termino mesmo que eu nao goste.
@@iggor_carvalho Que interessante... Acho que nunca ouvi falar desse título.
Você vê como Santo Agostinho é um gigante do pensamento universal quando um ATEU diz que o livro "Confissões" foi UM DOS LIVROS MAIS BONITOS QUE ELE JÁ LEU NA VIDA.
Pondé é um alento nessa pandemia.
O meu clássico que moldou a minha visão de mundo foi A Volta ao Mundo em 80 Dias.
A todo momento o homem escravo do seu entendimento
Estou lendo,não chegaremos em lugar algum com ou sem conhecimento👀
Sim Pondé !!!!! Freud teve grande importância na fundamentação da psicologia . Mas convenhamos o avanço que Carl Gustav Jung deu , nesse processo foi pra mim de um valor imenso ...
Esse cara é fodastico ...adoro
Como um homem tão inteligente, pode não acreditar em Deus?
Pondé !!! O que vc diria sobre Ayn Rand e a obra : A revolta de Atlas ???
Boa
Ele fala deste livro no guia policamente incorreto da filosofia, diz que é genial
livro nojento
Who is john galt?
Rodrigo Alkmim aquele que te comeu passando esmalte
Confissões é o livro mais lindo que já também. Agostinho é demais! Pretendo ler outros de seus livros.
Podemos chegar em uma moralidade benéfica e numa ética individualista e altruísta sem crenças, religiões ou divindades?
Como seria bom um Pondé. Como ministro da cultura !
🤡😂😂😂😂😂
tenho 16 anos e me introduzi a filosofia começando com Nietzsche, não recomendo, ler filosofia existencialista nessa idade pode fazer muito mal...
Guilherme você é doido cara kkkk tem que esperar
Sou pós graduado em Filosofia. Acho que vc foi influenciado por alguém e muito ruim. O certo é começar pelos Clássicos e ir avançando. Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino.... Nietzsche é modinha de "inteligentinho"
Cosmobio theos exatamente!
@@cosmobiotheos1863 na vdd ngm me influenciou, o que acontece é que desde pequeno sempre tive muitas crises existenciais, e até hoje elas me afetam muito, por isso tenho q tomar anti depressivos, de tanto pesquisar como "superar" essas crises, eu cheguei a temas como niilismo, existencialismo, absurdismo etc, sem falar que o fato de eu ser ateu talvez tenha me "aproximado" mais de filósofos como Nietzsche, Schopenhauer, Camus etc
@@cosmobiotheos1863 estou ciente que boa parte das pessoas mais jovens q leem Nietzsche gostam de dar uma de "inteligentinho", mas não me encaixo nesse grupo
O velho Dosto foi realmente um gigante literário! Leio e releio sempre!
Tenho noites brancas dele aqui.
Em outro vídeo, (reagindo aos comentários) o senhor disse que o Materialismo Histórico é indispensável para compreender a realidade. Achei muito interessante vindo de um Liberal-Conservador, poderia nos explicar sobre essa sua visão em algum vídeo?
Abs
Alguns dos autores que moldaram a minha visão de mundo foram Roger Scruton, Theodore Dalrymple, Friedrich Hayek, Ludwig von Mises, Daron Acemoglu & James Robinson, Raymond Aron, João Pereira Coutinho e Luiz Felipe Pondé.
Um dos meus brasileiros preferidos da contemporaneidade
A reflexão sobre o Tempo no livro 11 das Confissões é das coisas mais importantes e belas que já foram escritas, também está entre meus clássicos favoritos.
Os primeiros clássicos que me tocaram muito foram 1984 de George Orwell, Crime e Castigo de Dostoiévski e todas as peças de teatro do Nelson Rodrigues com suas tragédias cariocas.
Excelente vídeo e reflexão.
Ponde é phoda.
Ou seja, como é de ocorrência comum, a pessoa lê aquilo que fundamenta suas ideias e crenças pré-existentes.
Afirmativo
Olá! Antes de tudo, quero que saiba que sempre vejo seus vídeos e te considero o melhor filósofo brasileiro atualmente. Não que minha opinião seja absoluta, assim como nada é. Sou um leitor de Nietzsche e Schöpenhauer, acompanho o niilismo faz um tempo. Minha pergunta para você é; Você acha que a loucura no final da vida de Nietzsche pode ter sido causada pelo niilismo? Já que é uma filosofia bem pessimista. Já que, nasci da evolução e vou morrer e ir para o nada.
Se não morreu devido ao niilismo prático sem dúvida morreu da loucura ou das consequências de sua ideologias. Num Universo sem Deus isso é fato. Vc é apenas parte do ciclo da Natureza, nada +. Mas não faça de Nietzsche e Shopenhauer seu deus.
Os livros que li de Dostoiévski. Todos me impactaram.
Agradeço por que você existe e amplia a minha mente
O Cortiço, Quincas Borba e Cândido ou o Otimismo. É...eu sou negativo mesmo, rs.
Pondé poderia entrevistar o Mangabeira Unger.
Bom...Pensei que ia falar do Cioran ....Mas Freud te marcou +
Li Memórias do Subsolo do Dostoiévski, Confissões de Santo Agostinho e Pensamentos de Pascal.
-Fiodor Dostoievski
-Nelson Rodrigues
-Sigmund Freud
-Blaise Pascal
-Santo Agostinho de Hipona
"só se você lê pouco"
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Sensacional. Adivinhão !!!
Excelente!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Olá, Pondé, prazer! Você poderia fazer algum vídeo falando sua opinião sobre estóticos? Obrigada!
Dostoiévski, Spinoza e Turgueniev, no meu caso. Sem sombra de dúvidas, autores que mudam completamente sua percepção da vida.
Nietzsche sem dúvida!!! Humano demasiado humano!
E são tomas de Aquino?O senhor gosta?
Geralmente quem gosta de St Agostinho não gosta de St Tomás de Aquino, e vice-versa.
Poderia falar um pouco sobre o tratado da visão de Berklei
Topzera, o meu foi Harry Potter, brincadeira Pondé 😂😂
😂
E qual o problema? Se fosse
@@fernandocardoso5207 Não é um problema em si. Só não é um clássico
@@darkknight6391 não sei a definição de clássico, mas Harry Potter é bastante lido e muitos começaram a ler por ele. Pode ter mudado a visão de muitos kkkkkk, eu mesmo confesso que não li
@@fernandocardoso5207 Acho que existem várias definições. Dei um Google e a primeira q apareceu "Um clássico é, em geral, um livro que representa o período em que foi escrito e que atravessa gerações sem perder seu valor. Por isso, dificilmente um livro recém-publicado é categorizado como uma leitura clássica."
Deixe a vida te levar. Pra você lhe piorar.
Na ausência de leis e regras, a sociedade seria o caos?
Eu estou lendo Confissões....
Visao de mundo e algo coerente, harmonico, sistematico ou algo fragmentario, paradoxal e sincretico? Temos criterios? Sao objetivos ou subjetivos? Absolutos ou relativos? Tanto a teologia quanto a filosofia trabalham com criterios, sendo que a segunda ira investigar e questionar sempre, ad nauseam.
Ponde você acredita que nos colhemos o que plantamos?
Frozen - Uma aventura congelante.
A vida é uma narrativa
Clássico não li ainda, estou na fase de ler coisas científicas e de humanas.
O chinelo do meu pai e da minha mãe!
Um árduo e ardido aprendizado!
E com o passar do tempo, chineladas de terceiros! Chineladas é o melhor caminho p crescimento! 🤔😂
Kkkkk
Pior é não aprender
@@Lenii-wr E quando se tornar presidente de uma grande multinacional, vai se sentir muito solitário, pois não haverá ninguém para te dar chineladas. Vai se tornar mais religioso, para buscar as chineladas de Deus.
@@angelico1 verdade!!
Pondé já disse que te amo hoje?
Credo.
@@cleytondemelo6451 limpa a mente tio! Melhora isso aí, vc não tem mais idade pra ser assim.
Eu leio pouco, mas sempre tive esta visão.
Vivências vale mais do que lê vários livros,Eduardo marinho tá aí pra provar
Ótimas informações.
O que Santo Agostinho, que provavelmente não tinha nada de santo , acharia da igreja católica hoje??? Meu sonho é ser cineasta e fazer um filme com esse tema: e se pudéssemos ressuscitar algumas pessoas do passado? Como elas reagiriam?? Assisti um filme baseado num anime que falava sobre um livro que vc escrevia o nome de alguém e essa pessoa morria, Death Note . O contrario também seria interessante... Então aí vai minha primeira pergunta Pondé : se vc pudesse ressuscitar 5 filósofos do passado, quais seriam? E vc imagina o que eles diriam sobre o mundo atual???
"Não tinha nada de Santo", ou você não leu Confissões, ou leu com a bunda.
As filósofos geralmente tiveram suas obras "consideradas" depois de mortos. Não tiveram a oportunidade de escutar as palminhas da sua rodinha de seguidores. Por isso melhor mantê-los mortos.
Ali Hata , achei meio forte essa sua pergunta! Hahahah
lacrimosa Pois é.
@@marcospaulomks11 , achei uma pergunta que dar pra trabalhar...
Fé é outro nome para amor?
Como lidar com reflexões que nunca se quer passaram pela cabeça?
Que delícia ouvir isso, num país que a presidanta escolhe Paulo Freire patrono da educação, manda cartilhas para escola e centros de saúde e tenta mudar a língua na canetada. E daí para frente, o que se ouve ė gente endeusando ou demonizando o cara. É só um autor, num país de um só autor e , talvez, nem mesmo lido? Triste, mas acho que é bem por aí.
Saudades de vc
Vou ler Sto Agostinho
O tamanho da barba está inversamente proporcional ao tamanho dos óculos :)
Ta parecendo Freud, da hora kkkk
Estou com a meta de ler 1 clássico por ano vou começar por Platão.
Matheus Henrique Leia um por mês.
Não sabia que o Pondé tinha feito medicina.
A sua vida, é a fezes por você escolhida.
Esqueceu o Nietzsche.
Pondé o que você acha dos anúncios do RUclips antes do vídeo ?
Pondé já leu o Ramayana?