Eu, como ex-protestante, posso atestar essa intolerância contra católicos que lamentavelmente se estende até para a Virgem Santíssima, que eles tratam com desprezo e indiferença. Que o protestantismo acabe e os irmãos separados (que não deixam de ser hereges kkk ) voltem para casa.
Católico Apostolico Romano até o céu, e como católico junto com o professor Eduardo Faria, Lucas Lancaster, Diácono Vítor Mariano, Padre Paulo Ricardo, o Sr Professor Andre é um dos que mais gosto de ouvir. Um excelente professor!
Sou recém convertido ao Catolicismo Romano. Passei 23 anos no protestantismo, migrei por diversas denominações, como Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja Presbiteriana, e ter me permitido conhecer um pouco melhor a história do cristianismo me trouxe de volta à Santa Igreja. O canal do irmão ortodoxo André Luiz é um tesouro em meio a tantos canais banais. Muito obrigado pelos teus vídeos, professor. Tem sido um prazer acompanhar vídeo a vídeo tanto conhecimento e tantas informações valiosas. Deus o abençoe!
Aqui em Los Angeles na Califórnia, apoiando esse bem informado e letrado irmão Ortodoxo André Luiz dos Reis, que além de eloquente em sua forma de expressar, sabe e muito do que está falando! Aguardando ansioso por novos vídeos sobre diferentes tópicos. Bravo!!!
Vendo os vídeos deste ortodoxo, fica claro na prática da fé, que sempre fomos a mesma igreja Católica. Oremos para que a comunhão seja restabelecida um dia. Mas de fato, somos a mesma igreja. E, sejamos justos, Roma nunca negou a validade dos sacramentos, e muitas das igrejas ortodoxas admitem que o problema foi mais político do que teológico. Mas, ainda assim. Onde há sucessão apostolica, há sacramentos. (Mesmo que fora da mútua comunhão).
Mas mais de uma vez erramos para com eles, por nivelar no mesmo sarrafo de falta de caridade, todas jurisdições de patriarquias orientais apartadas, quando eles procuraram conversar, também mais de uma vez. Inclusive, Deus nos castigou com o CV II, com aqueles potenciais heresiarcas forçando irmanação com protestantes.
O que acho curioso é que no vídeo fica nítido o desconforto dele. Ele sabe que está sendo impreciso (para não dizer outra coisa), ele trava, se inquieta, procura palavras para contornar o óbvio. MAS o problema no fim continua o mesmo: fosse romana, fosse as ortoxas como ele diz: foi uma instituição quem teve autoridade para definir o cânon.
Indo além, por algum motivo o Lucas Gesta ignora que todos nós, sejamos latinos, Sui Iuris, Ortodoxos, Igrejas exílicas (Copta, Etíope e Armênia), além das comunidades eremíticas de ritos orientais; jamais questionamos a catolicidade que, apesar de alguns pormenores, em muito nos une.
@@constantor Tudo será para a glória do bom Deus desde que foi obedeçamos através dos seus ensinos contidos na sua palavra- a Bíblia. ( Lucas 6.46; João 15.14; João 17 )
André, mais um vídeo perfeito! Grato por repartir conosco o vosso conhecimento. Se possível, gostaria de pedir um vídeo sobre a visão ortodoxa quanto ao papado.
Andre, eu já havia recebido, mais de uma vez, posts de reflexões suas compartilhadas no Facebook. Fiquei feliz por receber a indicação deste vídeo (e mais ainda por descobrir que tem um canal). Seguindo aqui, abraço e que Deus te abençoe
Conheci o canal do Lucas Gesta há um tempo, mas tenho dificuldade quase invencível em crer que ele seja honesto em sua crítica à Igreja Católica, em parte porque não creio haver o direito, pra um suposto estudioso do assunto, cometer erros tão grotescos acompanhados de sorrisinhos inúteis.
O que fica cada vez mais nítido é que protestantes gostam de "ensinar" sobre aquilo que não conhecem e não sabem! Já dizia Venerável Fulton Sheen, muitos odeiam o que acham que seja a Igreja Católica! Parabéns, professor, pelo excelente conteúdo! 👏🏻👏🏻👏🏻
Lucas: A Igreja romana não existia e devemos a Bíblia às Igreja orientais que eram divididas entre si. Cristão oriental: Os cristãos faziam parte de uma única Igreja Católica, da qual roma também era parte e produziram em conjunto o seu cânon bíblico.
A Igreja Romana não existia? O que são as Cartas aos Romanos???? Dos 27 livros do NT, 12 livros foram escritos em Roma ou para a comunidade de Roma. A maior parte do NT é centrado em Roma. Cada maluco falando o que não sabe!!!
@@luizrodolfopaulooranbarros2265Desculpe, mas pelo seu comentário acho que não entendeu o comentário do Matheus... ele só reescreveu o que o tal prof. Lucas falou em seu vídeo e também o comentário dos cristãos orientais... foi um comentário pra nos mostrar a maluquice do Lucas, não que o próprio Matheus acredita...😊
Mais uma vez eu gostaria de agradecer pelo riquíssimo conteúdo e pela sua honestidade e imparcialidade, apesar de não ser um cristão católico apostólico romano o sr. traz uma visão justa, diferente dos evangélicos/protestantes, como católico romano tenho notado que existe não só uma ignorância mas uma certa maldade na fala desses irmãos, por exemplo o sr. mostrou no vídeo tantos pontos em comum entre nossas igrejas como devoção à santos e em especial a Santa Mãe de Deus, mas os evangélicos simplesmente tendem a atacar somente aos católicos romanos como se Maria fosse uma invenção nossa, uma nova deusa no panteão romanano, existe um discurso de ódio que talvez nem seja percebido por muitos deles, Deus o abençoe e continue lhe dando sabedoria para trazer mais conteúdos assim.
Sou ex protestante. O sr tem uma didática incomparavel ,simplesmente a melhor que vi. Muito necessário seus videos pois os protestantes usam os ortodoxos quando conven pra atacar a catolica ,mas atacam tmb os ortodoxos . Parabens,irei visitar nossos irmãos ortodoxos por sua causa e outro que conheco aqui . Realmente somos irmaos na fé. Da pra ver nitidamente que ele ta mentindo ,pelo gestual e fala ,não é falta de intelecto ,é mau caratismo msm.
Sou evangélica, mas no momento em que ele diz: "a bíblia protestante vem dos textos orientais", eu fiquei chocada. Gente, não é possível! Onde esse Lucas está se informando? Já estou achando que ele criou tudo da cabeça dele. 😅
Ele é adepto de um novo cristianismo, cristianismo pagão ou social mais como modelo de vida. Onde não há uma verdade, o que há é uma heterodoxia, com múltiplas doutrinas. Por isso que ele defende que o cristianismo sempre foi dividido e válida até grupos hereges, como doutrinas corretas. Já chegou dizer que não existe heresia o que há é uma heterodoxia ou cosmovisao. Ele manda todos apologetas buscar um psiquiatra, inclusive acabei de ver que ele chamar o professor de fanático.
Professor, apenas como sugestão, os canais mais polemistas, são os que tem tais pessoas; Pedro Gaião, Lucas Banzoli, Juan Oliveira, Cristiano, Fábio Sabino.- desta forma, o senhor terá mais reconhecimento tanto dos que acreditam em tais pessoas, quanto os que acreditam verdadeiramente na Ortodoxia. Excelente trabalho como sempre, caro professor, Deus lhe abençoe!
Rezemos pela unidade dos cristãos, principalmente àqueles nossos IRMÃOS MAIS PRÓXIMOS, os CRISTÃOS ORTODOXOS. Enquanto nós cremos na Fé Apostólica, apoiada pela Tradição e nas Sagradas Escrituras, os protestantes vivem fazendo confusão em questões que já foram resolvidas, gerando desordem na fé verdadeiramente cristã.
É bem como o senhor falou, toda a concepção protestante sobre qualquer assunto acaba sendo apenas uma negação daquilo que é Católico Romano. Parabéns pelo vídeo, professor. O senhor expõe pontos muito interessantes e nunca percebidos, pelo menos, por mim.
Que react de excelência. Muitas dúvidas esclarecidas. Traduzi pelo google o artigo da Igreja da Armênia em Los Angeles, citado pelo prof. André, para examinar melhor os concílios do norte da África sobre o canon. Obrigado,
Quanto a questão que os protestantes insistem em que Protestantes não são hereges e sim "irmãos seperados" A Igreja Romana realmente mudou o modo de abordar o protestantismo, mas ela não mudou a visão teológica de forma substancial. A "igreja" protestante continua não sendo uma Igreja e não tem Cristo Eucarístico presente. Não é, em si mesmo (por virtude própria), meio de santificação. Se um protestante se torna santo, se um protestante é salvo (e essa possibilidade nunca foi negada pela Igreja), isso se dá acidentalmente. Um protestante salvo não é diferente de um membro do candomblé, um espirita, ou qualquer pagão salvo; a salvação dele não se deu por virtude DA RELIGIÃO dele, mas por misericórdia divina ou outras coisas que são ALHEIAS a comunidade que ele participa. Para ilustrar melhor é só considerarmos as Igrejas Orientais. Mesmo aquelas que outrora foram consideradas heréticas (e aí vemos uma mudança da perspectiva teológica da Igreja Romana e não meramente retorica) hoje são chamadas de meio de salvação devido a sucessão apostólica que garante o mistério Eucarístico. Ou seja: a Igreja Ortodoxa (e as outras várias Igrejas Orientais, mas prefiro falar no singular) é meio de salvação em virtude de si mesma, ela tem valor intrínseco. Um homem ortodoxo se agir de acordo com a Ortodoxia SE TORNA SANTO. Em resumo: para a Igreja Católica um "bom ortodoxo" é santo; um "bom calvinista" ou um "bom luterano" pode ser condenado. Nota: com "bom luterano" falo um luterano que siga estritamente a doutrina luterana, o mesmo para as outras denominações citadas. Nota 2: reparem bem quando uso frases que demonstram "necessidade" e quando uso frases que demonstram "contingencia"/"potencialidade" (ex: "um bom calvinista [...] PODE ser condenado...")
Esses Lucas faz ataques mas para ele são os católicos que atacam. Não cita nomes! E ainda tenta fazer uma tentativa de intimidação moral usando documentos da Igreja. Para quem se apresenta como acadêmico não passa de um tipo de afetação e hipocrisia. Mal protestante raiz: soberba.
Indo além, por algum motivo o Lucas Gesta ignora que todos nós, sejamos latinos, Sui Iuris, Ortodoxos, Igrejas exílicas (Copta, Etíope e Armênia), além das comunidades eremíticas de ritos orientais; jamais questionamos a catolicidade que, apesar de alguns pormenores, em muito nos une.
@@Villa-Canislupus-uo6pk ele é protestante e mede o cristianismo latino e oriental lá nos primeiros séculos pela régua dele: centenas de denominações e infinidade de convenções de igrejas. Ele tem um pressuposto anti católico romano e ele cria esse anacronismo. Tem informações mas não tem o entendimento correto da realidade historica.
No video ele esta fazendo um jogo com documentos da Igreja. Algo que esta comum entre pastores e apologetas protestante fazerem uma guerrinha moral. Terei que ver o canal e outros videos para saber o que ele pensa. Em todo caso é do jogo o ataque, só não banque a vitima como ele faz.
São Cipriano já no século III, dizia que se o batismo de um herege fosse válido, não precisaria batiza-lo novamente, mas isso não vemos da parte das comunidades evangélicas. O que eu sei, é que os luteranos, presbiterianaos independente aceitam o batismo católico.
O prof. Gesta uma vez disse que só soube da existência das Igrejas Ortodoxas na ocasião de seu Mestrado. Talvez isso explique os erros que ele comete no vídeo.
Muito bom o vídeo até agora. Estou nos 20 minutos. Me deu uma dúvida aqui, e eu gostaria de perguntar: Por quê a ortodoxia, e não o catolicismo romano? Não preciso nem perguntar sobre o protestantismo ou evangelicalismo, pois fica bem óbvio o porque do senhor rejeitar as doutrinas deles. Mas e sobre o catolicismo romano? Por que não é católico, mas ortodoxo? O que te faz permanecer ortodoxo? Tenho me interessado pela Igreja Ortodoxa. Irmão católico romano aqui! Paz e graça de Cristo, e que a Mãe de Deus interceda por ti.
Ótimo vídeo professor André! Parabéns pelo trabalho que o senhor aqui vem desempenhando. Outra coisa, o senhor poderia fazer um vídeo sobre a revista ortodoxa "Death to the World", por favor? Até onde vi ela causou uma revolução nos EUA nos anos 90, principalmente no meio Punk.
Desculpe professor, mas esse cara já perdeu a autoridade quando ele disse: "seitas católicas" - O que mostra que ele nem sabe o que é Igreja Católica, imagina refutá-la!
Para ele a apologetica nasceu na internet através das redes sociais, e com o Olavo de Carvallho. Ele defende uma heterodoxia e que não existe heresia, inclusive está escrevendo um livro onde ele afirma que não existe igreja verdadeira ou doutrina correta. Através dessa visão ele defende um cristianismo harmônico, o que está correto no campo social, convivo do dia a dia, porem ele extrapola para a fé, propondo que todos aceite outras crenças como verdade também, simplesmente relativiza a fé , e quem não concorda com isso ele chama de seita, fanáticos e outras coisas mais.
Lucas Gesta ele faz uma mistura de tradição litúrgica com tradição apostólica, e além de validar cristão hereges dos primeiros séculos como cristão legítimos e crenças legitimas, para sustentar um heterodoxia.
Sou católica Romana. Gosto muito dos seus vídeos e suas ponderações: respeitosa e de acordo com a verdade. Peço a Deus que um dia nos reunamos novamente.
Eu sou agnóstico mas estudo bastante a história cristã do primeiro milênio há uns 2 anos. E tudo o que você professor André Luiz falou procede. Atualmente virou moda contar a história pela superfície dando a entender que as Igrejas etíope, armena e copta são as mais antigas e nunca tiveram relação com a Igreja de Roma (que pra muitos surgiu apenas no século IV). A Igreja em Roma existe desde o século I, tem até uma carta a ela no novo testamento, e as Igrejas do Egito, Síria, Armênia e Etiópia faziam parte da mesma comunhão com Roma até o século V, juntamente com os gregos, palestinos, georgianos, etc que permaneceram em comunhão com os romanos até o século XI. E sobre o novo testamento, alguns apologistas protestantes querem ignorar o papel da Vulgata Latina para a divulgação e popularização do Novo Testamento listado por Atanásio de Alexandria e ratificado em Roma, Hipona e Cartago, que foi o mesmo que chegou nas mãos deles.
Mais um ótimo vídeo, sempre aqui na audiência. Impressionante como os protestantes mentem, impressionante mesmo. Graças a Deus fui retirado desta mentira.
Muito bom vídeo, professor. Se me permite uma sugestão, gostaria que o senhor pudesse gravar um vídeo falando sobre os principais pontos de divergências entre católicos e ortodoxos. Quais são os pontos mais sensiveis que impedem uma comunhão entre elas? Forte abraço!
Acredito que já na década de 80, com o novo Código de Direito Canônico de 1983. Se um católico romano estiver no Oriente e não haver uma comunidade católica romana, para não ficar sem a Eucaristia dominical, com a autorização do sacerdote ortodoxo, o católico pode comungar e vice-versa.
Indo além, por algum motivo o Lucas Gesta ignora que todos nós, sejamos latinos, Sui Iuris, Ortodoxos, Igrejas exílicas (Copta, Etíope e Armênia), além das comunidades eremíticas de ritos orientais; jamais questionamos a catolicidade que, apesar de alguns pormenores, em muito nos une.
Sim, há situações especiais em que é permissível para cristãos ortodoxos e católico-romanos tomarem sacramentos uns dos outros, incluindo Eucaristia. Isso ocorre especialmente em casos de conflito bélico, como no Oriente Médio.
@@constantorMas essa intercomunhão não é desaprovada pela igreja Ortodoxa? Poderia me citar em qual documentação da igreja Ortodoxa a intercomunhão existe isso? (de um Ortodoxo poder comungar em uma igreja Romana) até onde eu sei essa permissão só é dada aos Católicos Romanos segundo o código de direito canônico deles, tem até um vídeo aqui no RUclips de um Ortodoxo (Fábio Leite) falando dessa impossibilidade, ele cita inclusive uma proclamação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla em relação a isso, vou procurar e mando aqui em baixo
@@constantorNão sei se ocorreu um bug, mas não consegui encontrar meu comentário, eu tinha falado que iria procurar o link do vídeo do Ortodoxo Fábio Leite falando a respeito dessa questão de intercomunhão (comunhão de Ortodoxos em uma Igreja Romana ou visse versa) e iria colocar na descrição do comentário, ele cita sobre um comunicado do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla a respeito, e na verdade até onde eu sei, e como diz no comunicado nenhuma igreja Ortodoxa aceita intercomunhão (embora ela ocorra, principalmente em países no contexto como você citou) apenas o código de direito canônico da Igreja de Roma que abre essa prerrogativa para os Católicos Romanos, embora canonicamente não era para ser possível já que o sacerdote Ortodoxo não pode dá comunhão a um não Ortodoxo, e a comunhão (corpo e sangue) só pode ser dado em um contexto de comunhão de fé (uma fé plenamente comum em tudo) então um sacerdote Ortodoxo não está autorizado a dá comunhão a um não Ortodoxo, mas isso infelizmente acontece, no vídeo do Fábio Leite ele vai falar dessa realidade aqui no Brasil, e assim dando minha honesta opinião irrelevante, isso é injusto até mesmo com os catecúmenos que tem extrema dificuldade de ter acesso a uma igreja Ortodoxa e passa as vezes, 1 ano, 2 anos, dependendo da paróquia ou diocese, para ser recebido pelo o batismo e crisma, ou apenas o crisma com a economia ao batismo sendo aplicada, aí um Católico Romano que não é instruído na fé Ortodoxa pode comungar sem burocracia nenhuma? se assim fosse, era só as pessoas que querem se tornar Ortodoxas, mas não conseguem (no sentido de ser recebido pelos sacramentos na Igreja Ortodoxa por impossibilidade devido a distância da igreja mais próxima) ficar indo em uma Igreja Católica Romana, mas isso não faria o menor sentido, ele estaria em um ambiente onde ninguém estaria professando a mesma fé que ele, como então poderia haver comunhão assim? Se ele não crer na infalibilidade do Papa, no Filioque, se ele crer numa definição distinta de pecado e crer na distinção entre essência e energia que é negada pelos Católicos Romanos, na minha opinião essa assimilação me parece mais com o uniatismo (Igrejas Católicas Orientais em comunhão com Roma/Sui Iuris) do que com a Ortodoxia, eles (Orientais em comunhão com Roma) que tentam assimilar ambas as teologias não os Ortodoxos. Aí o link para o vídeo 👇🏻 ruclips.net/video/dQTe57jBGgc/видео.htmlsi=K7XarQ9pz3cSjtUB
Ele esquece que até o quarto século não existia um cânon cristão, inclusive com vários textos que até o quarto século que hoje não estão no N.T eram lidos em várias cuminidades. Somente no século IV a igreja definiu a lista dos livros que formam a cânon.
ele sequer cita o cânon muratori, um das listas mais antigas, encontrada na igreja de roma. mas obvio que pelo viés anti igreja romana, ele não vai saber de "cabeça'' e vai ficar devendo a informação. e se você por acaso fizer algum objeção as falas dele, você está atacando ele, e se torna automaticamente um radical católico.
André percebo que no V século mesmo havendo uma certa diferença entre a lista latina e oriental, porém, não houve conflito entre as Igrejas Apostólicas. Mesmo o papa Dâmaso optou por alguns livros a menos a comunhão permaneceu. Somente com a Reforma que haverá uma Treta.
Professor, O senhor já ouviu falar da oração "Sub Tuum Praesidium" segundo eu li é o registro mais antigo que temos de uma oração a virgem Maria, teria sido escrita no terceiro século. Você poderia fazer uma aula sobre ?
Parabéns por este vídeo. Foi respeitoso, mas contundente nas críticas. Se possível, faça mais reacts aos conteúdos do Lucas Gesta, pois, ao meu ver, por falar sobre cristianismo oriental ele acaba confundindo aqueles que estão buscando conhecer a Ortodoxia. Ele não reagiu muito bem a este vídeo, foi prepotente e se colocou num pedestal de que estariam tentando refutar "a historiografia mundial da história do cristianismo", além de classificar como fanáticos e "sem formação" quem quer que o contrarie. Essa é a típica reação dele... citar títulos acadêmicos, usar argumentos de autoridade sempre que é contrariado.
Quando ela apareceu grávida, São José o Noivo desconfiou inicialmente e pensou em repudiá-la [termo para divórcio] em segredo, como se lê no primeiro capítulo do Evangelho de São Mateus.
Excelente vídeo! Gostaria que o senhor comentasse a respeito da afirmação (tanto de ateístas como de alguns historiadores) de que havia mais de um "Deus" no antigo testamento (eles afirmam que yahweh um deus enquanto eloyhm é um outro deus- o deus "el" A professora Juliana Cavalcanti, no vídeo "origens de yahweh" comenta sobre isso, e o ateu Antônio Miranda tbm, no começo do debate dele com o padre Fábio Marinho
Nunca considerei esse Lucas honesto em suas afirmações, agora então, não merece crédito algum... se é capaz desse malabarismo todo pra reconhecer a proeminência Romana em algo tão simples como a definição do cânone, quiçá em outros assuntos mais importantes... parabéns pelo excelente trabalho confrade!
Muitos protestantes acham que os Cristãos Orientais são mais próximos a eles. Mesmo a Igreja Latina que possui 21 Concílios, a mesma está mais próxima das igrejas orientais. Porque sacramentos, sucessão apostólica e a ênfase a tradição.
31:09 Professor, mas essa ideia de que as igrejas já tinham uma comunicação bem estabelecida nao anularia a necessidade de um concilio pra decidir o canone? Claro que sabemos que a maioria dos livros eram sim compartilhados entre igrejas e nao foram consideradas canonicas como 1 Clemente. Então até certo ponto as igrejas tinham "canones" diferentes nao?
Os concílios tinham o intuito de afirmar aquilo que já era crença desde o início da igreja, porém em alguns casos era necessário reafirmar e tornar dogma por causa de heresias. Inclusiva, muitas dessas heresias são aquelas que os protestantes afirmam ser verdade hoje.
Não anula a necessidade de um Concílio quando apesar da comunicação a ''dúvida'' ou a disputa sobre o tema ainda persiste. O mais correto seria dizer que não havia consenso sobre qual seria o cânone: a gente só pode dizer que existe um cânone fechado quando há uma lista que é ela própria considerada canônica. Ter livros canônicos não é a mesma coisa que ter uma lista canônica [Cânon Bíblico].
Parabéns professor, excelente explicação e refutação. Me parece que o sujeito estava querendo puxar sardinha para o oriente no intuito de negar a tradição da Igreja. Ora, "se existe dezenas de igrejas orientais" com diversas tradições e teologias, o protestantismo, segundo ele, seria mais uma dessas tradições. Nada tão falso e revisionista. O cara tem fala mansa mas é um grande desinformante.
Professor apenas uma observação, a vetus vulgata foi sim baseada na lxx, porém a vulgata de São Jerônimo que se tornou a versão oficial da igreja romana foi baseada nos textos hebraicos da época de Jerônimo, conta-se que tradutor até viajou pra a terra santa para aprender hebraico com o judeus.
A Vetus latina foi traduzida direta da Septuaginta. São Jerônimo [que não foi exatamente o único tradutor da Vulgata] preferia textos hebraicos de sua época, mas há dúvidas do quanto ele os utilizou [é possível que usasse a hexapla de Orígenes ou outro meio de comparar os textos em grego e em hebraico]. Mas a Vulgata também faz extenso uso do texto em grego dos LXX. Além disso, obedece o cânone da Septuaginta também. A nova tradução das Escrituras para o russo, liderada por São Filareto de Moscou, também usou textos hebraicos, mas sempre dando preferência ao grego [e à versão anterior em eslavão] quando havia conflito, e sempre seguindo o cânone recebido dos LXX.
@@constantorComo seria essa tendência a dar preferência a Lxx... O que poderia me falar sobre? Há textos que a versão hebraica estaria mais alinhado a fé cristã do que a lxx? Desde já agradeço irmão! 🙏
@@constantorOlá! Certo professor porém o sr. não deixou esse fato muito claro em seu vídeo. às vezes é importante esse tipo de "disclaimer". Creio que foi necessário. Obrigado.
@@lvinicios777geralmente a Lxx concorda mais com a teologia cristã, por exemplo: o livro de Atos dos Apóstolos cita quase 100% o antigo testamento da Lxx, porém o exemplo mais famoso é do evagelho de São Mateus, que quando o evangelista cita Isaías ele usa a Virgem que está na lxx, já o texto massorético hebraico usa a palavra Moça ou jovem. Então na grande maioria das vezes a septuaginta está de acordo com a teologia cristã.
André, sou estudante de teologia autodidata, o RUclips recomendou seu vídeo. Vejo diversos conteúdos que eu acredito serem pertinentes, tento filtrar ao máximo o que é bom desses conteúdos, estou me aprofundando na patrística também, tanto Oriente quanto Ocidente. Pois bem, gostaria de saber por gentileza, com toda honestidade intelectual e respeito, sobre algumas questões que me intrigam, tais como, sagrada tradição por exemplo, existe narrativa divergente acerca da imaculada Conceição, vocês crêem diferente do ocidente, se foi sempre uma única tradição ininterrupta e sagrada, compreendendo que de alguma forma teria sido preservada por Deus por todas as igrejas correto? Pois bem, a tradição que deu origem às sagradas escrituras, claro como bem explicada no vídeo, foi oriunda dos testemunhos das comunidades cristãs, seja oral seja escriturística formando assim a bíblia, conduzida e inspirada por Deus. No entanto a bíblia como um todo não tem contradições, ao contrário da tradição extra-bíblica como exemplificado. Portanto vemos também divergências teológicas consideráveis, além da imaculada Conceição (ocidente), a não crença do purgatório, a não concordância da infalibilidade papal, primazia (jurisdição universal) do bispo de Roma, a cláusula Filioque que por consequência culminou no cisma de 1054. Como compreender ao certo todos esses aspectos do ponto de vista eclesiológico e acadêmico? Como ter certeza absoluta, de onde se origina a verdadeira tradição e a verdadeira ortodoxia?
Tradição é uma palavra polissêmica; ou seja, tem muitos sentidos. Em geral, evangélicos entendem como ''tradição oral vinda dos Apóstolos". Mas é muito mais do que isso: é o [poder] do Espírito conferido a Cristo pelos Gloriosos Apóstolos em Jo 20:22 e 23 [e que permanece na sucessão apostólica]. É o poder divino agindo por meio dos mistérios [sacramentos] distribuídos pela Igreja. E a ação do Espírito Santo na Igreja a partir de Pentecostes. Quando se afirma que "as Escrituras não tem contradição" seria necessário compreender, em primeiro lugar, como ela poderia ser tão ''infalível'' se criada e compilada por meios falíveis. A velha pergunta: porque as Epístolas de São Clemente e de Barnabé não estão no Novo Testamento, e o Apocalipse de São João está?
@@constantorPois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. Romanos 15:4 Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. Mateus 24:35 Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:20-21 Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14 [16] Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, [17] para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17. Mesmo que às passagens do novo testamento foram canônicas totalmente após alguns séculos, a igreja reconhece os textos sagrados inspirados mediante a tradição escriturística e oral sendo guiados pelo Espírito Santo. Portanto o Logos é a mente de Deus, Jesus o Verbo encarnado, Ele é a palavra, de Gênesis a Apocalipse. Ele usa quem quer da forma que quer, seja uma criança na sua simplicidade seja um idoso no auge de sua maturidade, pois o Verbo Vive!
@@IgorFrancasilva e viva 50 mil interpretações diferentes ditas inspiradas pelo Espírito Santos em 50mil denominações que só concordam em atacar a ICAR e a mãe de Deus.
@@IgorFrancasilva excelente questionamento, creio que essa é uma das maiores pedras nos sapatos dos católicos romanos e ortodoxos. Se eles falarem em similaridade dos sacramentos, da liturgia, etc já vão admitir que a tradição nao foi repassada uniformemente, pois quem questiona isso não busca similaridade pois ela até no protestantismo está presente, mas sim busca uniformidade da tradição e esses pontos que você citou não são questões irrelevantes, pelo contrário, são bem relevantes, são diferenças consideráveis.
Segundo o Lucas quem tá certo é Marciao, visto que aquilo que o marcionismo selecionou está em todas as Biblias. Seria o resumo do resumo, e muito mais antigo.
A verdade está nas Igrejas Apostólicas. Muito bom mesmo ver que tantas coisas são iguais na nossa fé.... Concordo com as considerações sobre a bíblia e a tradição dos Ortodoxos.... Sem dúvidas haveria CRISTÃOS, mesmo sem o Novo Testamento por ESCRITO.... Afinal Paulo pregou sem o Novo Testamento, ná professor? Se eu estiver errado, me corrija...
Eu, como ex-protestante, posso atestar essa intolerância contra católicos que lamentavelmente se estende até para a Virgem Santíssima, que eles tratam com desprezo e indiferença. Que o protestantismo acabe e os irmãos separados (que não deixam de ser hereges kkk ) voltem para casa.
Católico Apostolico Romano até o céu, e como católico junto com o professor Eduardo Faria, Lucas Lancaster, Diácono Vítor Mariano, Padre Paulo Ricardo, o Sr Professor Andre é um dos que mais gosto de ouvir.
Um excelente professor!
Obrigado, confrade!
Para os ortodoxos, a sua eucaristia não é válida, amigo.
Faço das suas as minhas palavras, Ricardo. O confrade é um arauto da unidade legítima.
Sou recém convertido ao Catolicismo Romano. Passei 23 anos no protestantismo, migrei por diversas denominações, como Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja Presbiteriana, e ter me permitido conhecer um pouco melhor a história do cristianismo me trouxe de volta à Santa Igreja. O canal do irmão ortodoxo André Luiz é um tesouro em meio a tantos canais banais. Muito obrigado pelos teus vídeos, professor. Tem sido um prazer acompanhar vídeo a vídeo tanto conhecimento e tantas informações valiosas. Deus o abençoe!
Obrigado, confrade!
Seja bem vindo de volta
Aqui em Los Angeles na Califórnia, apoiando esse bem informado e letrado irmão Ortodoxo André Luiz dos Reis, que além de eloquente em sua forma de expressar, sabe e muito do que está falando! Aguardando ansioso por novos vídeos sobre diferentes tópicos. Bravo!!!
Obrigado, confrade! Que seja tudo para a Glória de Deus. Espero que esteja tudo bem contigo e com tua família por aí. Abraços!
Vendo os vídeos deste ortodoxo, fica claro na prática da fé, que sempre fomos a mesma igreja Católica. Oremos para que a comunhão seja restabelecida um dia. Mas de fato, somos a mesma igreja. E, sejamos justos, Roma nunca negou a validade dos sacramentos, e muitas das igrejas ortodoxas admitem que o problema foi mais político do que teológico. Mas, ainda assim. Onde há sucessão apostolica, há sacramentos. (Mesmo que fora da mútua comunhão).
Mas mais de uma vez erramos para com eles, por nivelar no mesmo sarrafo de falta de caridade, todas jurisdições de patriarquias orientais apartadas, quando eles procuraram conversar, também mais de uma vez.
Inclusive, Deus nos castigou com o CV II, com aqueles potenciais heresiarcas forçando irmanação com protestantes.
O senhor explica de uma forma muito fácil de entender, gostei muito! A paz de Cristo e o amor de Maria.
Obrigado, consoror. Que seja tudo para a Glória de Deus!
O que acho curioso é que no vídeo fica nítido o desconforto dele. Ele sabe que está sendo impreciso (para não dizer outra coisa), ele trava, se inquieta, procura palavras para contornar o óbvio. MAS o problema no fim continua o mesmo: fosse romana, fosse as ortoxas como ele diz: foi uma instituição quem teve autoridade para definir o cânon.
esses videos longos são os melhoes.
Unidos pelos vídeos longos! Muito bom, como sempre! Reaja mais sobre o Lucas Banzoli, abraços! Glória a Deus.
Esse Banzoli precisa ser destruído. Ele é muito mentiroso
Indo além, por algum motivo o Lucas Gesta ignora que todos nós, sejamos latinos, Sui Iuris, Ortodoxos, Igrejas exílicas (Copta, Etíope e Armênia), além das comunidades eremíticas de ritos orientais; jamais questionamos a catolicidade que, apesar de alguns pormenores, em muito nos une.
@@JoseVinicioLeiteVocê é católico ??? Cadê o amor ao próximo ensinado por Jesus Cristo. Amar o teu próximo como a ti mesmo.
Obrigado, confrade! Que seja tudo para a Glória de Deus.
@@constantor Tudo será para a glória do bom Deus desde que foi obedeçamos através dos seus ensinos contidos na sua palavra- a Bíblia. ( Lucas 6.46; João 15.14; João 17 )
Muito obrigado professor por reagir ao Lucas. Muito obrigado mesmo! Forte abraço!
Obrigado, confrade!
O sacerdote que o Lucas não menciona o nome é o Padre Paulo Ricardo.
Com certeza rsss
André, mais um vídeo perfeito! Grato por repartir conosco o vosso conhecimento. Se possível, gostaria de pedir um vídeo sobre a visão ortodoxa quanto ao papado.
Obrigado, confrade. Excelente sugestão.
Meu irmão André eu tô viciado no seu canal, todo vídeo uma aula absurda de boa 😂 obrigado por compartilhar seus conhecimentos, que Deus te abençoe
Obrigado, confrade! Que seja tudo para a Glória de Deus.
Andre, eu já havia recebido, mais de uma vez, posts de reflexões suas compartilhadas no Facebook. Fiquei feliz por receber a indicação deste vídeo (e mais ainda por descobrir que tem um canal). Seguindo aqui, abraço e que Deus te abençoe
Obrigado, confrade! Que seja tudo para a Glória de Deus!
Conheci o canal do Lucas Gesta há um tempo, mas tenho dificuldade quase invencível em crer que ele seja honesto em sua crítica à Igreja Católica, em parte porque não creio haver o direito, pra um suposto estudioso do assunto, cometer erros tão grotescos acompanhados de sorrisinhos inúteis.
O que fica cada vez mais nítido é que protestantes gostam de "ensinar" sobre aquilo que não conhecem e não sabem! Já dizia Venerável Fulton Sheen, muitos odeiam o que acham que seja a Igreja Católica! Parabéns, professor, pelo excelente conteúdo! 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado, confrade!
Lucas: A Igreja romana não existia e devemos a Bíblia às Igreja orientais que eram divididas entre si.
Cristão oriental: Os cristãos faziam parte de uma única Igreja Católica, da qual roma também era parte e produziram em conjunto o seu cânon bíblico.
A Igreja Romana não existia? O que são as Cartas aos Romanos???? Dos 27 livros do NT, 12 livros foram escritos em Roma ou para a comunidade de Roma. A maior parte do NT é centrado em Roma. Cada maluco falando o que não sabe!!!
@@luizrodolfopaulooranbarros2265Desculpe, mas pelo seu comentário acho que não entendeu o comentário do Matheus... ele só reescreveu o que o tal prof. Lucas falou em seu vídeo e também o comentário dos cristãos orientais... foi um comentário pra nos mostrar a maluquice do Lucas, não que o próprio Matheus acredita...😊
Mais uma vez eu gostaria de agradecer pelo riquíssimo conteúdo e pela sua honestidade e imparcialidade, apesar de não ser um cristão católico apostólico romano o sr. traz uma visão justa, diferente dos evangélicos/protestantes, como católico romano tenho notado que existe não só uma ignorância mas uma certa maldade na fala desses irmãos, por exemplo o sr. mostrou no vídeo tantos pontos em comum entre nossas igrejas como devoção à santos e em especial a Santa Mãe de Deus, mas os evangélicos simplesmente tendem a atacar somente aos católicos romanos como se Maria fosse uma invenção nossa, uma nova deusa no panteão romanano, existe um discurso de ódio que talvez nem seja percebido por muitos deles, Deus o abençoe e continue lhe dando sabedoria para trazer mais conteúdos assim.
Obrigado, confrade!
Sou ex protestante. O sr tem uma didática incomparavel ,simplesmente a melhor que vi. Muito necessário seus videos pois os protestantes usam os ortodoxos quando conven pra atacar a catolica ,mas atacam tmb os ortodoxos . Parabens,irei visitar nossos irmãos ortodoxos por sua causa e outro que conheco aqui . Realmente somos irmaos na fé.
Da pra ver nitidamente que ele ta mentindo ,pelo gestual e fala ,não é falta de intelecto ,é mau caratismo msm.
Obrigado, confrade.
Sou evangélica, mas no momento em que ele diz: "a bíblia protestante vem dos textos orientais", eu fiquei chocada. Gente, não é possível! Onde esse Lucas está se informando? Já estou achando que ele criou tudo da cabeça dele. 😅
Na ancia de negar a igreja catolica ,eles apelam pra igrejas Ortodoxas achando que estão do mesmo lado kkkkk.
Ele é adepto de um novo cristianismo, cristianismo pagão ou social mais como modelo de vida. Onde não há uma verdade, o que há é uma heterodoxia, com múltiplas doutrinas. Por isso que ele defende que o cristianismo sempre foi dividido e válida até grupos hereges, como doutrinas corretas. Já chegou dizer que não existe heresia o que há é uma heterodoxia ou cosmovisao.
Ele manda todos apologetas buscar um psiquiatra, inclusive acabei de ver que ele chamar o professor de fanático.
Professor, apenas como sugestão, os canais mais polemistas, são os que tem tais pessoas; Pedro Gaião, Lucas Banzoli, Juan Oliveira, Cristiano, Fábio Sabino.- desta forma, o senhor terá mais reconhecimento tanto dos que acreditam em tais pessoas, quanto os que acreditam verdadeiramente na Ortodoxia.
Excelente trabalho como sempre, caro professor, Deus lhe abençoe!
Boa
O tal pastor Rodrigo Mocellin também é só baixaria. Zero respeito.
Fabio Sabino apelou no debate com o Kogos.
Obrigado, confrade!
Parabéns pelo conteúdo, professor.
Obrigado, confrade!
Rezemos pela unidade dos cristãos, principalmente àqueles nossos IRMÃOS MAIS PRÓXIMOS, os CRISTÃOS ORTODOXOS. Enquanto nós cremos na Fé Apostólica, apoiada pela Tradição e nas Sagradas Escrituras, os protestantes vivem fazendo confusão em questões que já foram resolvidas, gerando desordem na fé verdadeiramente cristã.
É bem como o senhor falou, toda a concepção protestante sobre qualquer assunto acaba sendo apenas uma negação daquilo que é Católico Romano. Parabéns pelo vídeo, professor. O senhor expõe pontos muito interessantes e nunca percebidos, pelo menos, por mim.
Obrigado, confrade!
Os vídeos longos são os melhores
Que react de excelência. Muitas dúvidas esclarecidas. Traduzi pelo google o artigo da Igreja da Armênia em Los Angeles, citado pelo prof. André, para examinar melhor os concílios do norte da África sobre o canon. Obrigado,
Professor, você poderia fazer um tour pela sua biblioteca, falar sobre como você estuda e a sua fé.
Seu blog é muito bom 👍
é uma pena que não dá pra curtir mais de duas vezes.... Parabéns pela vídeo!! Uma aula e tanto!
Obrigado, confrade!
Quanto a questão que os protestantes insistem em que Protestantes não são hereges e sim "irmãos seperados"
A Igreja Romana realmente mudou o modo de abordar o protestantismo, mas ela não mudou a visão teológica de forma substancial. A "igreja" protestante continua não sendo uma Igreja e não tem Cristo Eucarístico presente. Não é, em si mesmo (por virtude própria), meio de santificação. Se um protestante se torna santo, se um protestante é salvo (e essa possibilidade nunca foi negada pela Igreja), isso se dá acidentalmente. Um protestante salvo não é diferente de um membro do candomblé, um espirita, ou qualquer pagão salvo; a salvação dele não se deu por virtude DA RELIGIÃO dele, mas por misericórdia divina ou outras coisas que são ALHEIAS a comunidade que ele participa.
Para ilustrar melhor é só considerarmos as Igrejas Orientais. Mesmo aquelas que outrora foram consideradas heréticas (e aí vemos uma mudança da perspectiva teológica da Igreja Romana e não meramente retorica) hoje são chamadas de meio de salvação devido a sucessão apostólica que garante o mistério Eucarístico. Ou seja: a Igreja Ortodoxa (e as outras várias Igrejas Orientais, mas prefiro falar no singular) é meio de salvação em virtude de si mesma, ela tem valor intrínseco. Um homem ortodoxo se agir de acordo com a Ortodoxia SE TORNA SANTO.
Em resumo: para a Igreja Católica um "bom ortodoxo" é santo; um "bom calvinista" ou um "bom luterano" pode ser condenado.
Nota: com "bom luterano" falo um luterano que siga estritamente a doutrina luterana, o mesmo para as outras denominações citadas.
Nota 2: reparem bem quando uso frases que demonstram "necessidade" e quando uso frases que demonstram "contingencia"/"potencialidade" (ex: "um bom calvinista [...] PODE ser condenado...")
Excelente esclarecimento.
Excelente texto meu irmão
Esses Lucas faz ataques mas para ele são os católicos que atacam. Não cita nomes! E ainda tenta fazer uma tentativa de intimidação moral usando documentos da Igreja. Para quem se apresenta como acadêmico não passa de um tipo de afetação e hipocrisia. Mal protestante raiz: soberba.
Eu sempre o vi defender os catolicos.
Indo além, por algum motivo o Lucas Gesta ignora que todos nós, sejamos latinos, Sui Iuris, Ortodoxos, Igrejas exílicas (Copta, Etíope e Armênia), além das comunidades eremíticas de ritos orientais; jamais questionamos a catolicidade que, apesar de alguns pormenores, em muito nos une.
@@Villa-Canislupus-uo6pk ele é protestante e mede o cristianismo latino e oriental lá nos primeiros séculos pela régua dele: centenas de denominações e infinidade de convenções de igrejas. Ele tem um pressuposto anti católico romano e ele cria esse anacronismo. Tem informações mas não tem o entendimento correto da realidade historica.
@@GeraldoGranja sempre achei q ele fosse um defensor da Igreja Católica.
No video ele esta fazendo um jogo com documentos da Igreja. Algo que esta comum entre pastores e apologetas protestante fazerem uma guerrinha moral. Terei que ver o canal e outros videos para saber o que ele pensa. Em todo caso é do jogo o ataque, só não banque a vitima como ele faz.
Bora lá...
Seus vídeos são incríveis, André. Obrigado pelo conteúdo que você disponibiliza pra gente.
Obrigado, confrade!
Boa noite Professor André, Gratidão por compartilhar conhecimento, parabéns pelo seu trabalho aqui no RUclips.
Obrigado, confrade!
Excelente comentário. Claro é bem fundamentado. Destrói a argumentação do Professor Gesta.
Obrigado, confrade.
Mais uma vez, ótimo vídeo.
Infelizmente, para os nossos irmãos separados, nem cristãos somos.
Deus te abençoe.
Obrigado, confrade! Que seja tudo para a Glória de Deus.
Parabéns pelo vídeo professor. Venho aprendendo muito com as suas aulas de história da Igreja. Abraço.
Obrigado, confrade!
Esse senhor Lucas Gesta é um verdadeiro sofista.
São Cipriano já no século III, dizia que se o batismo de um herege fosse válido, não precisaria batiza-lo novamente, mas isso não vemos da parte das comunidades evangélicas. O que eu sei, é que os luteranos, presbiterianaos independente aceitam o batismo católico.
Os metodistas aceitam também, por outro lado, se você ler o tal do catecismo dos metodistas, é só baixaria contra a igreja católica.
PROFESSOR ANDRÉ LUÍZ TEM GRANDE CONHECIMENTO PARABÉNS. ANULOU O LUCAS GESTA
Obrigado, confrade!
O prof. Gesta uma vez disse que só soube da existência das Igrejas Ortodoxas na ocasião de seu Mestrado. Talvez isso explique os erros que ele comete no vídeo.
O loko , kkkkkkkk.
Kkkkkkkk é piada ? Ele tava estudando com seu creisson 😂😂😂
Muito respeito pelo senhor. Obrigado pelas aulas. Deus o abençoe
Obrigado, confrade!
Um abraço aqui do Rio de Janeiro mestre!
Obrigado, confrade!
Ótimo vídeo professor, que Deus abençoe.
Obrigado, confrade! Que seja tudo para a Glória de Deus.
Muito bom o vídeo até agora. Estou nos 20 minutos.
Me deu uma dúvida aqui, e eu gostaria de perguntar:
Por quê a ortodoxia, e não o catolicismo romano?
Não preciso nem perguntar sobre o protestantismo ou evangelicalismo, pois fica bem óbvio o porque do senhor rejeitar as doutrinas deles. Mas e sobre o catolicismo romano? Por que não é católico, mas ortodoxo? O que te faz permanecer ortodoxo?
Tenho me interessado pela Igreja Ortodoxa. Irmão católico romano aqui!
Paz e graça de Cristo, e que a Mãe de Deus interceda por ti.
Sim, seria muito interessante.
Ele tem um vídeo de 10 anos atrás com esse título
@@scholarofthefirstpog vi seu comentário e achei o vídeo. Obrigado.
Obrigado, confrade! Ótima questão para vídeo.
E sim. Nós católicos romanos Consideramos que todos éramos uma única igreja na época da formação do cânone até o ano 1054.
Ótimo vídeo professor André! Parabéns pelo trabalho que o senhor aqui vem desempenhando.
Outra coisa, o senhor poderia fazer um vídeo sobre a revista ortodoxa "Death to the World", por favor? Até onde vi ela causou uma revolução nos EUA nos anos 90, principalmente no meio Punk.
Obrigado, confrade. Excelente sugestão.
Desculpe professor, mas esse cara já perdeu a autoridade quando ele disse: "seitas católicas" - O que mostra que ele nem sabe o que é Igreja Católica, imagina refutá-la!
Para ele a apologetica nasceu na internet através das redes sociais, e com o Olavo de Carvallho. Ele defende uma heterodoxia e que não existe heresia, inclusive está escrevendo um livro onde ele afirma que não existe igreja verdadeira ou doutrina correta. Através dessa visão ele defende um cristianismo harmônico, o que está correto no campo social, convivo do dia a dia, porem ele extrapola para a fé, propondo que todos aceite outras crenças como verdade também, simplesmente relativiza a fé , e quem não concorda com isso ele chama de seita, fanáticos e outras coisas mais.
Lucas Gesta ele faz uma mistura de tradição litúrgica com tradição apostólica, e além de validar cristão hereges dos primeiros séculos como cristão legítimos e crenças legitimas, para sustentar um heterodoxia.
Sou católica Romana. Gosto muito dos seus vídeos e suas ponderações: respeitosa e de acordo com a verdade. Peço a Deus que um dia nos reunamos novamente.
Obrigado, consoror!
Eu sou agnóstico mas estudo bastante a história cristã do primeiro milênio há uns 2 anos. E tudo o que você professor André Luiz falou procede. Atualmente virou moda contar a história pela superfície dando a entender que as Igrejas etíope, armena e copta são as mais antigas e nunca tiveram relação com a Igreja de Roma (que pra muitos surgiu apenas no século IV). A Igreja em Roma existe desde o século I, tem até uma carta a ela no novo testamento, e as Igrejas do Egito, Síria, Armênia e Etiópia faziam parte da mesma comunhão com Roma até o século V, juntamente com os gregos, palestinos, georgianos, etc que permaneceram em comunhão com os romanos até o século XI. E sobre o novo testamento, alguns apologistas protestantes querem ignorar o papel da Vulgata Latina para a divulgação e popularização do Novo Testamento listado por Atanásio de Alexandria e ratificado em Roma, Hipona e Cartago, que foi o mesmo que chegou nas mãos deles.
continue com os reacts André, muito bom 👍
Obrigado, confrade!
Mais um ótimo vídeo, sempre aqui na audiência. Impressionante como os protestantes mentem, impressionante mesmo. Graças a Deus fui retirado desta mentira.
Obrigado, confrade.
Parabéns professor André. Você sempre aborda os temas de maneira imparcial sem fazer militância religiosa.
Obrigado, confrade!
Mais um excelente vídeo, André. Abraços.
Obrigado, confrade!
Isso não foi um react, isso foi uma humilhação !
Muito bom vídeo, professor. Se me permite uma sugestão, gostaria que o senhor pudesse gravar um vídeo falando sobre os principais pontos de divergências entre católicos e ortodoxos. Quais são os pontos mais sensiveis que impedem uma comunhão entre elas? Forte abraço!
Obrigado, confrade! Excelente sugestão.
Acredito que já na década de 80, com o novo Código de Direito Canônico de 1983. Se um católico romano estiver no Oriente e não haver uma comunidade católica romana, para não ficar sem a Eucaristia dominical, com a autorização do sacerdote ortodoxo, o católico pode comungar e vice-versa.
Indo além, por algum motivo o Lucas Gesta ignora que todos nós, sejamos latinos, Sui Iuris, Ortodoxos, Igrejas exílicas (Copta, Etíope e Armênia), além das comunidades eremíticas de ritos orientais; jamais questionamos a catolicidade que, apesar de alguns pormenores, em muito nos une.
Sim, há situações especiais em que é permissível para cristãos ortodoxos e católico-romanos tomarem sacramentos uns dos outros, incluindo Eucaristia. Isso ocorre especialmente em casos de conflito bélico, como no Oriente Médio.
@@constantorMas essa intercomunhão não é desaprovada pela igreja Ortodoxa? Poderia me citar em qual documentação da igreja Ortodoxa a intercomunhão existe isso? (de um Ortodoxo poder comungar em uma igreja Romana) até onde eu sei essa permissão só é dada aos Católicos Romanos segundo o código de direito canônico deles, tem até um vídeo aqui no RUclips de um Ortodoxo (Fábio Leite) falando dessa impossibilidade, ele cita inclusive uma proclamação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla em relação a isso, vou procurar e mando aqui em baixo
@@constantorNão sei se ocorreu um bug, mas não consegui encontrar meu comentário, eu tinha falado que iria procurar o link do vídeo do Ortodoxo Fábio Leite falando a respeito dessa questão de intercomunhão (comunhão de Ortodoxos em uma Igreja Romana ou visse versa) e iria colocar na descrição do comentário, ele cita sobre um comunicado do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla a respeito, e na verdade até onde eu sei, e como diz no comunicado nenhuma igreja Ortodoxa aceita intercomunhão (embora ela ocorra, principalmente em países no contexto como você citou) apenas o código de direito canônico da Igreja de Roma que abre essa prerrogativa para os Católicos Romanos, embora canonicamente não era para ser possível já que o sacerdote Ortodoxo não pode dá comunhão a um não Ortodoxo, e a comunhão (corpo e sangue) só pode ser dado em um contexto de comunhão de fé (uma fé plenamente comum em tudo) então um sacerdote Ortodoxo não está autorizado a dá comunhão a um não Ortodoxo, mas isso infelizmente acontece, no vídeo do Fábio Leite ele vai falar dessa realidade aqui no Brasil, e assim dando minha honesta opinião irrelevante, isso é injusto até mesmo com os catecúmenos que tem extrema dificuldade de ter acesso a uma igreja Ortodoxa e passa as vezes, 1 ano, 2 anos, dependendo da paróquia ou diocese, para ser recebido pelo o batismo e crisma, ou apenas o crisma com a economia ao batismo sendo aplicada, aí um Católico Romano que não é instruído na fé Ortodoxa pode comungar sem burocracia nenhuma? se assim fosse, era só as pessoas que querem se tornar Ortodoxas, mas não conseguem (no sentido de ser recebido pelos sacramentos na Igreja Ortodoxa por impossibilidade devido a distância da igreja mais próxima) ficar indo em uma Igreja Católica Romana, mas isso não faria o menor sentido, ele estaria em um ambiente onde ninguém estaria professando a mesma fé que ele, como então poderia haver comunhão assim? Se ele não crer na infalibilidade do Papa, no Filioque, se ele crer numa definição distinta de pecado e crer na distinção entre essência e energia que é negada pelos Católicos Romanos, na minha opinião essa assimilação me parece mais com o uniatismo (Igrejas Católicas Orientais em comunhão com Roma/Sui Iuris) do que com a Ortodoxia, eles (Orientais em comunhão com Roma) que tentam assimilar ambas as teologias não os Ortodoxos.
Aí o link para o vídeo 👇🏻
ruclips.net/video/dQTe57jBGgc/видео.htmlsi=K7XarQ9pz3cSjtUB
E mais um ótimo vídeo, professor 🙏🇻🇦
Obrigado, confrade!
Ele esquece que até o quarto século não existia um cânon cristão, inclusive com vários textos que até o quarto século que hoje não estão no N.T eram lidos em várias cuminidades. Somente no século IV a igreja definiu a lista dos livros que formam a cânon.
O vídeo dele está tudo errado. Pra você ver o nível do protestantismo.
Exato.
Faltou o Lucas Gesta falar onde estava a igreja dele antes do seculo V
Professor, com essa sabedoria e humildade, ganhou mais um inscrito.
Parabéns!
Obrigado, confrade.
ele sequer cita o cânon muratori, um das listas mais antigas, encontrada na igreja de roma.
mas obvio que pelo viés anti igreja romana, ele não vai saber de "cabeça'' e vai ficar devendo a informação.
e se você por acaso fizer algum objeção as falas dele, você está atacando ele, e se torna automaticamente um radical católico.
salve Maria e viva Cristo Rei
que Deus te abençoe professor
Obrigado, confrade! Que seja tudo para a Glória de Deus.
André percebo que no V século mesmo havendo uma certa diferença entre a lista latina e oriental, porém, não houve conflito entre as Igrejas Apostólicas. Mesmo o papa Dâmaso optou por alguns livros a menos a comunhão permaneceu. Somente com a Reforma que haverá uma Treta.
Se protestante se convertesse a igreja ortodoxa seria algo muito bom.
Obrigado pelo conteúdo muito bem fundamentado.
Obrigado, confrade!
Otimo video, professor.
Obrigado, confrade!
Professor, O senhor já ouviu falar da oração "Sub Tuum Praesidium" segundo eu li é o registro mais antigo que temos de uma oração a virgem Maria, teria sido escrita no terceiro século. Você poderia fazer uma aula sobre ?
Excelente sugestão, confrade.
Provável que seja do 9°, mas tem certos apócrifos do 3° sobre ela.
Parabéns por este vídeo. Foi respeitoso, mas contundente nas críticas.
Se possível, faça mais reacts aos conteúdos do Lucas Gesta, pois, ao meu ver, por falar sobre cristianismo oriental ele acaba confundindo aqueles que estão buscando conhecer a Ortodoxia.
Ele não reagiu muito bem a este vídeo, foi prepotente e se colocou num pedestal de que estariam tentando refutar "a historiografia mundial da história do cristianismo", além de classificar como fanáticos e "sem formação" quem quer que o contrarie. Essa é a típica reação dele... citar títulos acadêmicos, usar argumentos de autoridade sempre que é contrariado.
Primeiro precisa afirmar ao Sr. Lucas Gesteira que não existe a ICAR, existe a igreja católica, placa de igreja é coisa de protestante.
Aos 1.06.30 o bom e velho e exemplo de "paciência tem limite"
Quando ela apareceu grávida, São José o Noivo desconfiou inicialmente e pensou em repudiá-la [termo para divórcio] em segredo, como se lê no primeiro capítulo do Evangelho de São Mateus.
Excelente vídeo! Gostaria que o senhor comentasse a respeito da afirmação (tanto de ateístas como de alguns historiadores) de que havia mais de um "Deus" no antigo testamento (eles afirmam que yahweh um deus enquanto eloyhm é um outro deus- o deus "el"
A professora Juliana Cavalcanti, no vídeo "origens de yahweh" comenta sobre isso, e o ateu Antônio Miranda tbm, no começo do debate dele com o padre Fábio Marinho
Obrigado, confrade! Excelente sugestão.
Meu canal brasileiro de apologética católica preferido, não é nem católico 😂
Parabéns pelo trabalho.
claro que é católico
Obrigado, confrade!
Esse Lucas é muito fraquinho. Eu não sei como ele tem coragem de abrir a boca e ser gravado
Nunca considerei esse Lucas honesto em suas afirmações, agora então, não merece crédito algum... se é capaz desse malabarismo todo pra reconhecer a proeminência Romana em algo tão simples como a definição do cânone, quiçá em outros assuntos mais importantes... parabéns pelo excelente trabalho confrade!
Muitos protestantes acham que os Cristãos Orientais são mais próximos a eles. Mesmo a Igreja Latina que possui 21 Concílios, a mesma está mais próxima das igrejas orientais.
Porque sacramentos, sucessão apostólica e a ênfase a tradição.
Exato.
Parabéns mestre, sou católico romano, mas aprendo muito com o senhor. Excelente aula que expôs todas as mentiras desse herege. Deus te abençoe 🙏🏻
Obrigado, confrade!
Pena que não pode dar 1000 likes para esse vídeo.
Obrigado, confrade.
muito bem 👍🏼
Obrigado, confrade!
Super engraçado. O cara pega concílios antigos e papapa mas não fica na fonte básica da doutrina católica, o catecismo kkk
Parabéns professor. Lucas banzoli treme. Kkk
O Lucas Gesta foi extremamente desonesto. Que postura vergonhosa
PARABENS PROFESSO ANDRÉ LUIZ ESSE LUCAS GESTA É MUITO INVENTOR DE HISTÓRIA DA CAROCHIA
31:09 Professor, mas essa ideia de que as igrejas já tinham uma comunicação bem estabelecida nao anularia a necessidade de um concilio pra decidir o canone? Claro que sabemos que a maioria dos livros eram sim compartilhados entre igrejas e nao foram consideradas canonicas como 1 Clemente. Então até certo ponto as igrejas tinham "canones" diferentes nao?
Os concílios tinham o intuito de afirmar aquilo que já era crença desde o início da igreja, porém em alguns casos era necessário reafirmar e tornar dogma por causa de heresias. Inclusiva, muitas dessas heresias são aquelas que os protestantes afirmam ser verdade hoje.
Alguns concílios não tratavam apenas do cânone bíblico, mas de muitos outros assuntos.
Não anula a necessidade de um Concílio quando apesar da comunicação a ''dúvida'' ou a disputa sobre o tema ainda persiste. O mais correto seria dizer que não havia consenso sobre qual seria o cânone: a gente só pode dizer que existe um cânone fechado quando há uma lista que é ela própria considerada canônica. Ter livros canônicos não é a mesma coisa que ter uma lista canônica [Cânon Bíblico].
LUCAS GESTA VOÇE PROTAGONIZOU UM PAPELÃO QUE RIDICULOOO
O defeito dos seus vídeos é essa camisa do Flamengo. 😂. Parabéns, confrade
Obrigado, confrade! E não é camisa, é manto! :)
poderia ter um video sobre Genesis 1? se ou não criação do planeta terra ou só um local geográfico
Boa sugestão.
É possível tentar esse argumento do Lucas, mas ele desenvolveu de uma forma burra.
Chegou em 1:06:10 que prof perdeu a paciência hahahahahaha
Parabéns professor, excelente explicação e refutação. Me parece que o sujeito estava querendo puxar sardinha para o oriente no intuito de negar a tradição da Igreja. Ora, "se existe dezenas de igrejas orientais" com diversas tradições e teologias, o protestantismo, segundo ele, seria mais uma dessas tradições. Nada tão falso e revisionista. O cara tem fala mansa mas é um grande desinformante.
Obrigado, confrade.
Claro que buscais defender a verdade e não necessariamente a Igreja Católica. Ainda sim obrigado pelas justas palavras.
"No more brother wars"
✝☦
Obrigado, confrade!
Professor apenas uma observação, a vetus vulgata foi sim baseada na lxx, porém a vulgata de São Jerônimo que se tornou a versão oficial da igreja romana foi baseada nos textos hebraicos da época de Jerônimo, conta-se que tradutor até viajou pra a terra santa para aprender hebraico com o judeus.
A Vetus latina foi traduzida direta da Septuaginta. São Jerônimo [que não foi exatamente o único tradutor da Vulgata] preferia textos hebraicos de sua época, mas há dúvidas do quanto ele os utilizou [é possível que usasse a hexapla de Orígenes ou outro meio de comparar os textos em grego e em hebraico]. Mas a Vulgata também faz extenso uso do texto em grego dos LXX. Além disso, obedece o cânone da Septuaginta também. A nova tradução das Escrituras para o russo, liderada por São Filareto de Moscou, também usou textos hebraicos, mas sempre dando preferência ao grego [e à versão anterior em eslavão] quando havia conflito, e sempre seguindo o cânone recebido dos LXX.
@@constantorComo seria essa tendência a dar preferência a Lxx... O que poderia me falar sobre? Há textos que a versão hebraica estaria mais alinhado a fé cristã do que a lxx? Desde já agradeço irmão! 🙏
@@constantorOlá! Certo professor porém o sr. não deixou esse fato muito claro em seu vídeo. às vezes é importante esse tipo de "disclaimer".
Creio que foi necessário. Obrigado.
@@lvinicios777geralmente a Lxx concorda mais com a teologia cristã, por exemplo: o livro de Atos dos Apóstolos cita quase 100% o antigo testamento da Lxx, porém o exemplo mais famoso é do evagelho de São Mateus, que quando o evangelista cita Isaías ele usa a Virgem que está na lxx, já o texto massorético hebraico usa a palavra Moça ou jovem. Então na grande maioria das vezes a septuaginta está de acordo com a teologia cristã.
André, sou estudante de teologia autodidata, o RUclips recomendou seu vídeo. Vejo diversos conteúdos que eu acredito serem pertinentes, tento filtrar ao máximo o que é bom desses conteúdos, estou me aprofundando na patrística também, tanto Oriente quanto Ocidente. Pois bem, gostaria de saber por gentileza, com toda honestidade intelectual e respeito, sobre algumas questões que me intrigam, tais como, sagrada tradição por exemplo, existe narrativa divergente acerca da imaculada Conceição, vocês crêem diferente do ocidente, se foi sempre uma única tradição ininterrupta e sagrada, compreendendo que de alguma forma teria sido preservada por Deus por todas as igrejas correto? Pois bem, a tradição que deu origem às sagradas escrituras, claro como bem explicada no vídeo, foi oriunda dos testemunhos das comunidades cristãs, seja oral seja escriturística formando assim a bíblia, conduzida e inspirada por Deus. No entanto a bíblia como um todo não tem contradições, ao contrário da tradição extra-bíblica como exemplificado. Portanto vemos também divergências teológicas consideráveis, além da imaculada Conceição (ocidente), a não crença do purgatório, a não concordância da infalibilidade papal, primazia (jurisdição universal) do bispo de Roma, a cláusula Filioque que por consequência culminou no cisma de 1054. Como compreender ao certo todos esses aspectos do ponto de vista eclesiológico e acadêmico? Como ter certeza absoluta, de onde se origina a verdadeira tradição e a verdadeira ortodoxia?
Tradição é uma palavra polissêmica; ou seja, tem muitos sentidos. Em geral, evangélicos entendem como ''tradição oral vinda dos Apóstolos". Mas é muito mais do que isso: é o [poder] do Espírito conferido a Cristo pelos Gloriosos Apóstolos em Jo 20:22 e 23 [e que permanece na sucessão apostólica]. É o poder divino agindo por meio dos mistérios [sacramentos] distribuídos pela Igreja. E a ação do Espírito Santo na Igreja a partir de Pentecostes. Quando se afirma que "as Escrituras não tem contradição" seria necessário compreender, em primeiro lugar, como ela poderia ser tão ''infalível'' se criada e compilada por meios falíveis. A velha pergunta: porque as Epístolas de São Clemente e de Barnabé não estão no Novo Testamento, e o Apocalipse de São João está?
@@constantorPois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
Romanos 15:4
Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.
Mateus 24:35
Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.
2 Pedro 1:20-21
Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:14
[16] Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, [17] para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
2 Timóteo 3:16-17.
Mesmo que às passagens do novo testamento foram canônicas totalmente após alguns séculos, a igreja reconhece os textos sagrados inspirados mediante a tradição escriturística e oral sendo guiados pelo Espírito Santo.
Portanto o Logos é a mente de Deus, Jesus o Verbo encarnado, Ele é a palavra, de Gênesis a Apocalipse. Ele usa quem quer da forma que quer, seja uma criança na sua simplicidade seja um idoso no auge de sua maturidade, pois o Verbo Vive!
@@IgorFrancasilva e viva 50 mil interpretações diferentes ditas inspiradas pelo Espírito Santos em 50mil denominações que só concordam em atacar a ICAR e a mãe de Deus.
@DeiseTecca Com todo respeito, mas não entendi? Em que ponto estou defendendo milhares de denominações?
@@IgorFrancasilva excelente questionamento, creio que essa é uma das maiores pedras nos sapatos dos católicos romanos e ortodoxos. Se eles falarem em similaridade dos sacramentos, da liturgia, etc já vão admitir que a tradição nao foi repassada uniformemente, pois quem questiona isso não busca similaridade pois ela até no protestantismo está presente, mas sim busca uniformidade da tradição e esses pontos que você citou não são questões irrelevantes, pelo contrário, são bem relevantes, são diferenças consideráveis.
O Lucas está falando do Padre Paulo Ricardo. NON PRAEVALEBUNT 🎉
40:00 vamos olhar para esta foto
Que canal bom. Poxa vida.
Obrigado, confrade!
O LUCAS GESTA FOI MUITO MAL . A INTERPRETAÇÃO DELE A RESPEITO DOS SANTOS PADRES DEIXA MUITO A DESEJA.
Segundo o Lucas quem tá certo é Marciao, visto que aquilo que o marcionismo selecionou está em todas as Biblias. Seria o resumo do resumo, e muito mais antigo.
rs
A verdade está nas Igrejas Apostólicas. Muito bom mesmo ver que tantas coisas são iguais na nossa fé.... Concordo com as considerações sobre a bíblia e a tradição dos Ortodoxos.... Sem dúvidas haveria CRISTÃOS, mesmo sem o Novo Testamento por ESCRITO.... Afinal Paulo pregou sem o Novo Testamento, ná professor? Se eu estiver errado, me corrija...
Corretíssimo, confrade. Abraços
A olhadinha em 27:24 hahahahaha