02:55 - "isso é coisa de doido!" é basicamente a versão moderna de “Isto é muito duro! Quem o pode admitir?” em Jo 6, 60. Não é mole mesmo não, mas é a verdade!
como católico romano, agradeço este vídeo!! Estou desenvolvendo uma serie sobre a Eucaristia na Igreja primitiva. Me ajudou a compreender algo que intuia, sobre o significado de simbolo nos padres da Igreja... A dimensão simbolica da Eucaristia não anula a presença real
Católico Romano aqui, eu fui protestante por 27 anos, não imaginava o quanto acreditei em mentiras, o quão longe estava dos sacramentos, e que na verdade não sabia da existência deles, no protestantismo não há Adoração por exemplo. Um dos melhores vídeos sobre transusbstanciação que eu já vi, e não perco um. Grande abraço, Deus abençoe!
Foi uma esplêndida explicação sobre a questão nos Santos Padres! 😊👏 O pr. Paulo Cristiano se contradiz e usa os Antigos Padres quando lhes são convenientes 😒, de resto, são meros palpiteiros como muitos evangélicos acreditam que sejam. 🤦🏽♂️
Grande video, tentei esperar para ver amanhã com mais calma, mas a vontade de conhecer sobre o santíssimo sacramento com a sua defesa, professor é muito grande.🇻🇦
Sempre que estou respondendo os protestantes do Brasil eu gosto de enfatizar que o que eles estão objetando não é só uma crença católica romana mas sim crenças de origem apostólicas encontradas em todas as igrejas que tem sucessão apostólica. O que você não acha são as doutrinas distorcidas que os protestantes apresentam.
O culto por excelência do cristianismo é a celebração Eucarística... no protestantismo o culto se tornou um 'culto da palavra', que as vezes descamba para show musical, coach espiritual, etc...
Uma vez fui a um culto protestante a convite de uma amiga mesmo contra minha vontade, detestei, senti um vazio enorme lá, foi só cantoria e uma "pastora" pregando com uma apresentação de PowerPoint. As seitas protestantes parecem são prédios vazios e genéricos, nem arte sacra eles têm.
Vídeo muito necessário. Certemente se esse pastor vivessa na igreja cristã primitiva e proferisse esse discurso de negação da eucaristia, ele estaria na lista dos hereges condenados pela igreja de Jesus. O que Zuinglio fez foi uma inovação teológica.
Um abraço de um irmão antioquino! É bom ter um canal ortodoxo de fato, mostra um pouco à teologia latina de que nem só de theosis vive a apologética ortiental.
31:50 O Paulo Cristiano tá confundindo substancia em Teodoreto e Santo Tomás, ele tá achando q o conceito é o mesmo. Teodoreto tá falando no sentido de q os acidentes(para os pais, substancia, natureza, simbolo, figura) permanecem os mesmos mudando a essencia. Santo Tomás está falando da substancia como um termo para a essencia q se transforma.
Ele comete o mesmo erro que o Banzoli quando lê esses textos antigos, por exemplo no debate sobre imaculada Conceição em Tomás de Aquino. Eles acham que pq 2 pessoas falaram a msm palavra, obrigatoriamente ambos usam elas da msm forma. É a soberba de achar que sabe de algo sendo que são ignorantes
Se a questão fosse o Papado, eles seriam ortodoxos. Contudo, a única intenção do protestantismo é ser servil aos deicidas, ao cabrital, e promover proselitismo e iconoclastia contra tudo o que se refere à catolicidade.
"Zwinglio era mais severo e, em certo sentido, esnobe em sua abordagem à Igreja Católica. Ele não se limitava a debater as doutrinas, mas frequentemente fazia com que suas palavras fossem ridicularizar as tradições eclesiásticas. Sua rejeição da Eucaristia e outras práticas católicas refletia uma visão de superioridade intelectual, como se ele estivesse no único caminho correto." Wilhelm Oechsli, Die Geschichte der Reformation in der Schweiz (1907). "Em 1522, durante o jejum da Quaresma, Zwinglio e outros reformadores comiam carne de salsicha, como uma forma de desafiar as regras e dogmas da Igreja Católica." Deklaratio Confessionis Fidei (1560) "Após Zwinglio ser mortalmente ferido, seus inimigos não só o mataram, mas também mutilaram seu corpo de maneira brutal. O corpo de Zwinglio foi cortado e, após a morte, foi decapitado. Sua cabeça foi levada em triunfo e exibida como um troféu pelos soldados católicos." Deklaratio Confessionis Fidei (1560)
"O corpo de Cristo não é um corpo imaginário ou simbólico, mas real. Se alguém diz o contrário, ele é um herege." Lutero, Confissão sobre a Ceia de Cristo (1528)
@@constantor Ele, assim como os reformados, deduzo eu, dirá isso, mas se tratando duma presença apenas pneumática. O que, mesmo assim, está incompleto, e por isso errado.
Que loucura.... Nunca ouvi falar isso sobre Zwinglio.... Ele e Lutero até discutiram sobre... É Calvino que tentou o meio termo... Espiritual e não simbólica/ memorial como Zwinglio.... Já dá para ver a fidelidade desse colega aí....
Muito bom vídeo professor, mesmo sendo protestante eu reconheço o trabalho do senhor pois devemos sim ir contra esse evangelicalismo doido que está no Brasil. Como disse o próprio Martinho Lutero: "O sacramento não depende da dignidade do ministro, mas da palavra de Cristo, que diz: 'Isto é o meu corpo'. Não podemos entender isso de outra forma, a não ser como as palavras soam."
Eu gostaria muito que o Sr. reagisse quando possível, claro; os vídeos do Sr. Banzoli, em que ele esnoba da intercessão dos Santos e do cânone da Igreja. Além disso, digo que é suficiente dizer que a intercessão dos Santos está presente a.C. no livro de São Tobias.
@joaojunior6522 São Tobias (Livro de Tobias 12:12-15) "O Anjo Rafael disse: 'Quando tu e Sara orastes, eu apresentei as vossas orações diante da glória do Senhor. E agora, ao vir aqui, fui enviado para curar-te e livrar Sara, tua nora. Eu sou Rafael, um dos sete Anjos que estão sempre prontos para entrar na presença da glória do Senhor e que apresentam as orações dos santos.'" Apocalipse de São João 8:3-4 "E outro Anjo veio e se colocou diante do altar, com um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo, com as orações de todos os santos, sobre o altar de ouro que está diante do trono. E da mão do Anjo subiu a fumaça do incenso, com as orações dos santos, diante de Deus."
@Oparzival O livro de Tobias é apócrifo querido , não é inspirado. Não dá nem pra argumentar Tobias. Procure lá no NT e me mande um versiculo wue fale sobre isso e me torno catolico hoje mesmo
Nem vi o vídeo mas já dei like porque seus vídeos são de parabéns. Dito isso, em seus vídeos anteriores vc disse que tentaria fazer vídeos mais curtos. Eu acho que seus vídeos são tão ricos de conteúdo que quanto mais melhor rsrsrsrs. E acho que seu público vai pensar dá mesma coisa.
Como Romano posso apontar o detalhe mais óbvio que anula os argumentos do pastor. Ele repete várias vezes o termo "LITERAL". Mas é justamente isso que a transubstanciação explica. Não há transformafação LITERAL e sim SUBSTANCIAL. Se fosse literal, seria pão e vinho com forma, gosto e cheiro de carne e sangue. Mas é SUBSTANCIAL. E o corpo e sangue na substância e não na aparência física. Por isso a palavra literal nem pode ser inserida no contexto de São Thomas. E por isso esse termo nunca foi usado na patrística, pois era o entendimento que sempre houve desde o início.
Santo Tomás, inclusive, corrigiu Aristóteles em alguns pontos. Ele aceitava o exemplarismo platônico que era negado por Aristoteles. Ele vai dizer que Santo Tomás não foi honesto nisso também? Para nós católicos isso nem é surpresa.
"Rejeitamos e condenamos totalmente o ensino de que no Sacramento da Ceia do Senhor o corpo e o sangue de Cristo não estão presentes e não são recebidos com a boca juntamente com o pão e o vinho, mas que apenas o pão e o vinho estão presentes." A Fórmula de Concórdia, Epitome, Artigo VII.
Não atoa que Atenágoras de Atenas quando vai relatar sobre os cristãos ele diz que eles eram canibais se referindo a essa coisa da eucaristia, os cristãos sempre trataram a eucaristia como o sangue e corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Não bastasse a sola "minha" interpretação da Sagrada Escritura, agora eles inventaram a sola "minha" interpretação da Patrística. Os Protestantes não podem ver nada bom que já começam a estragar tudo. Ou seja, vivem de protestar.
excelente, professor. quanto à lista, Tomás Caetano, sendo um dos maiores tomistas que já existiu, negaria mesmo uma das maiores doutrinas de Santo Tomás? haha abraço!
25:20 Quando ele diz acreditar que o sacramento eucarístico é meramente alegórico ele assume ser são Paulo nas cartas aos coríntios quando diz que quem come do pão e bebe do vinho indignamente peca contra o senhor jesus, está sendo idólatra, por que concede poder tal a uma alegórica que quem a profana também profana ao senhor a que ela aponta? Portanto, são Paulo entendia a eucaristia não de forma alegórica, mas simbólica?
Transubstanciação é apenas um termo filosófico baseado em Aristoteles para explicar a eucaristia. Não sei se eles não abordam o termo, mas msm não usando eles defendem a msm coisa. Apenas a explicação doutrinária talvez não seria exatamente a msm, mas a verdade de fé sim
professor pode querer fazer um react do professor Lucas gesta em uma "Aula" sobre o desenvolvimento do cânon bíblico, um professor que é protestante da seita batista, ele faz uma confusão ao falar do cânon bíblico. ele trata como se as 3 vertentes do cristianismo tivessem surgido ao mesmo tempo, e foram se desenvolvendo cada uma a sua maneira. ele ignora que no período do desenvolvimento do cânon bíblico a igreja era uma só. enfim, ele faz muito anacronismo histórico, e fica evidente o viés anticatólico.
"Jamais me pude persuadir de que Jesus, a Verdade e a Bondade mesmas, tenha permitido que por tantos séculos a sua Esposa, a Igreja, haja prestado adoração a um pedaço de pão em lugar de adorar a Jesus mesmo." O humanista, crítico irônico, Erasmo de Rotterdam, que escrevia a Bero a propósito das diversas sentenças "eucarísticas" dos Reformadores (Lutero e Zwingli).
Faça um debate sobre eucaristologia com algum protestante, de fato, isto iria elevar o nível do dialogo inter-religioso entre ortodoxos e protestantes.
nunca que um catolico romano ou um ortodoxo vai aceitar um debate com um protestante. O lucas banzoli que é o terror deles, está disposto. Alguém aceita debater com ele? Sou amigo dele e posso falar com ele sobre isso .
Boa tarde professor, católico romano aqui. Tenho duas perguntas ao senhor: 1° - até que ponto os santos católicos e santos ortodoxos são os mesmos? 2° - os ortodoxos também crêem nos dogmas da Imaculada Conceição de Maria e sua Assunção?
Tem muitos santos igualmente venerados, principalmente pré-cisma. Quanto à imaculada conceição: pelo que sei não se trata de nós negarmos esse dogma, é que o pecado ancestral é visto de uma forma diferente na ortodoxia. Na teologia latina se herda a culpa de adão, na oriental não. Assim, Maria, sendo "a Toda Santa" (Panaghia), é vista como pura e livre de pecado pessoal, sem a necessidade de um dogma específico sobre sua concepção. Na tradição ortodoxa, celebra-se a Dormição da Mãe de Deus (Koímēsis Theotókou), que enfatiza que Maria morreu como qualquer ser humano, mas que seu corpo não permaneceu na corrupção. De acordo com a tradição, após sua morte, ela foi elevada ao céu por seu Filho, em corpo e alma, para compartilhar da glorificação celestial. A diferença principal é que, na Ortodoxia, isso nunca foi definido como um dogma obrigatório ou proclamado por um concílio ecumênico. É uma parte da Tradição viva da Igreja, aceita e celebrada sem a necessidade de definição formal. Bem, mas eu não sei muito, ainda falta uns bons meses para meu crisma, sugiro pesquisar na Tradição, e ir falar com um Padre.
Todas as criticas dele são respondidas pelo próprio Santo Tomás de Aquino. Na Eucaristia Jesus está presente ao modo de SACRAMENTO e não de forma espacial. Ver Suma Teológica IIIa Q75, art 1 (resposta a terceira objeção).
Quando o protestante quer refutar os dogmas cristãos se perde muito tempo em desacreditar esses dogmas para no final não dar nenhuma alternativa ou algo para para por no logar. São meros destruidores da doutrina.
nem o vinho é dado aos católicos kkkkk, só comem a hóstia. O texto bíblico fala sobre as 2 substâncias. fato No mínimo a icar faz isso de forma errada.
Lutero acreditava na presença real de Cristo. Os luteranos não duvidam disso, nem os anglicanos eu acho, e os calvinistas na presença espiritual. Dps de Calvino que foi ladeira abaixo nisso pq foi cada vez mais simbólico até deixar de existir basicamente nas igrejas evangélicas
Como disse o Marcelo, a ceia do senhor da maior parte dos evangélicos brasileiros está ligada muito mais a teses de Zwinglio. Lutero acreditava que Cristo se tornava fisicamente presente no pão e no vinho, e inclusive defendia a Adoração da 'hóstia'. Lutero e Zwinglio se encontraram em Marburgo, em 1529, pra acertarem as diferenças doutrinárias, mas isso não foi possível justamente porque Lutero era irredutível em relação à Eucaristia. Ele, inclusive, acreditava que ele era ''necessária'' pra salvação de algum modo, pois aumentava a fé.
@@constantorNevin fala que é possível uma presença real na eucaristia do ponto de vista de Zwinglio, e Schaff fala que Lutero foi precipitado pois achava que os suiços acreditavam no memorialismo, enquanto eles tomavam a ceia como mistica e no sentido sacramental, é tanto que podemos dizer que a ceia Calvinista é uma especie de união sacramental, deste modo eles também creem na presença real. Vermigli e Zanchi acreditava que a ceia era um sacrificio e perdoava pecados, Calvino disse que tudo o que podia ser dito sobre a eucaristia estava presente no tratado de Peter Marty Vermigli.
02:55 - "isso é coisa de doido!" é basicamente a versão moderna de “Isto é muito duro! Quem o pode admitir?” em Jo 6, 60. Não é mole mesmo não, mas é a verdade!
Coisa de doido mesmo.
Verdade? Com base em quê? No dogma irracionalmente aceito como verdade revelada? Com base em quê? Num delírio.
Excelente professor! Abraços de um católico romano! 🇻🇦🤝☦️
Obrigado, confrade!
como católico romano, agradeço este vídeo!! Estou desenvolvendo uma serie sobre a Eucaristia na Igreja primitiva. Me ajudou a compreender algo que intuia, sobre o significado de simbolo nos padres da Igreja... A dimensão simbolica da Eucaristia não anula a presença real
Obrigado, confrade! Quando fizer a série, poste o link aqui pra eu acompanhar.
Católico Romano aqui, eu fui protestante por 27 anos, não imaginava o quanto acreditei em mentiras, o quão longe estava dos sacramentos, e que na verdade não sabia da existência deles, no protestantismo não há Adoração por exemplo. Um dos melhores vídeos sobre transusbstanciação que eu já vi, e não perco um. Grande abraço, Deus abençoe!
Sim, os protestantes acham que adorar é cantar e orar, isso não é adorar.
Hj me sinto da mesma forma
Obrigado, confrade! Que seja tudo para a Glória de Deus.
Foi uma esplêndida explicação sobre a questão nos Santos Padres! 😊👏 O pr. Paulo Cristiano se contradiz e usa os Antigos Padres quando lhes são convenientes 😒, de resto, são meros palpiteiros como muitos evangélicos acreditam que sejam. 🤦🏽♂️
Grande video, tentei esperar para ver amanhã com mais calma, mas a vontade de conhecer sobre o santíssimo sacramento com a sua defesa, professor é muito grande.🇻🇦
Parabéns pelo vídeo!
Sempre que estou respondendo os protestantes do Brasil eu gosto de enfatizar que o que eles estão objetando não é só uma crença católica romana mas sim crenças de origem apostólicas encontradas em todas as igrejas que tem sucessão apostólica.
O que você não acha são as doutrinas distorcidas que os protestantes apresentam.
Como sempre, um excelente vídeo.
Obrigado, confrade.
sou fã deste canal,fui luterano e hoje me considero ortodoxo
Obrigado! Visite uma paróquia e veja se seu coração é ortodoxo!
Precisa enrtar no catecumenáto e se batizar, ou se ja for batizado, crismar. Ai sim será ortodoxo de fato. Abc
O culto por excelência do cristianismo é a celebração Eucarística... no protestantismo o culto se tornou um 'culto da palavra', que as vezes descamba para show musical, coach espiritual, etc...
Uma vez fui a um culto protestante a convite de uma amiga mesmo contra minha vontade, detestei, senti um vazio enorme lá, foi só cantoria e uma "pastora" pregando com uma apresentação de PowerPoint. As seitas protestantes parecem são prédios vazios e genéricos, nem arte sacra eles têm.
Esse vídeo vai ser bom. Já estou com minha pipoca na mão.
Obrigado, confrade! Espero que tenha gostado.
"coisa de doido" O respeito dele é cativante.
Ele é muito debochado assim como o Banzoli.
@@camila_costa12 Todos eles são. É só olhar como o Renato trêsbostão fala de Maria.
Vídeo muito necessário. Certemente se esse pastor vivessa na igreja cristã primitiva e proferisse esse discurso de negação da eucaristia, ele estaria na lista dos hereges condenados pela igreja de Jesus. O que Zuinglio fez foi uma inovação teológica.
Excelente série de vídeos. Professor, quando puder, faça vídeos sobre o papado e a visão ortodoxa da cátedra de São Pedro.
Excelente sugestão! Obrigado!
Excelente conteúdo, glória a Deus! acompanho e compartilho todos os vídeos, muito bom, abraços.!
Um abraço de um irmão antioquino! É bom ter um canal ortodoxo de fato, mostra um pouco à teologia latina de que nem só de theosis vive a apologética ortiental.
31:50 O Paulo Cristiano tá confundindo substancia em Teodoreto e Santo Tomás, ele tá achando q o conceito é o mesmo. Teodoreto tá falando no sentido de q os acidentes(para os pais, substancia, natureza, simbolo, figura) permanecem os mesmos mudando a essencia. Santo Tomás está falando da substancia como um termo para a essencia q se transforma.
Ele comete o mesmo erro que o Banzoli quando lê esses textos antigos, por exemplo no debate sobre imaculada Conceição em Tomás de Aquino. Eles acham que pq 2 pessoas falaram a msm palavra, obrigatoriamente ambos usam elas da msm forma. É a soberba de achar que sabe de algo sendo que são ignorantes
@@marcelosoares3789 é o orgulho, alias todo protestante é extremamente orgulhoso, até na postura eles acham que sabem mais que todo mundo.
Se a questão fosse o Papado, eles seriam ortodoxos. Contudo, a única intenção do protestantismo é ser servil aos deicidas, ao cabrital, e promover proselitismo e iconoclastia contra tudo o que se refere à catolicidade.
"Zwinglio era mais severo e, em certo sentido, esnobe em sua abordagem à Igreja Católica. Ele não se limitava a debater as doutrinas, mas frequentemente fazia com que suas palavras fossem ridicularizar as tradições eclesiásticas. Sua rejeição da Eucaristia e outras práticas católicas refletia uma visão de superioridade intelectual, como se ele estivesse no único caminho correto."
Wilhelm Oechsli, Die Geschichte der Reformation in der Schweiz (1907).
"Em 1522, durante o jejum da Quaresma, Zwinglio e outros reformadores comiam carne de salsicha, como uma forma de desafiar as regras e dogmas da Igreja Católica."
Deklaratio Confessionis Fidei (1560)
"Após Zwinglio ser mortalmente ferido, seus inimigos não só o mataram, mas também mutilaram seu corpo de maneira brutal. O corpo de Zwinglio foi cortado e, após a morte, foi decapitado. Sua cabeça foi levada em triunfo e exibida como um troféu pelos soldados católicos."
Deklaratio Confessionis Fidei (1560)
Excelente professor.
Obrigado, confrade!
"O corpo de Cristo não é um corpo imaginário ou simbólico, mas real. Se alguém diz o contrário, ele é um herege."
Lutero, Confissão sobre a Ceia de Cristo (1528)
Excelente vídeo cara pra mim 👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu, confrade!
Eu fiz uma resposta a ele sobre esse vídeo, e ao longo dos vídeos do nosso debate ele afirma que Zwinglio cria na Presença Real na Eucaristia.
Opa! Pode postar o link? Ele afirma isso o tempo todo, que a teoria do memorial acredita na Presença Real. Isso é muito inexato.
@@constantor Ele, assim como os reformados, deduzo eu, dirá isso, mas se tratando duma presença apenas pneumática. O que, mesmo assim, está incompleto, e por isso errado.
@ ruclips.net/video/-wdZjfY-9Hk/видео.htmlsi=4S-pMA7t5we4H4CF
No minuto 15:35.
@@Oparzival não, os reformadores creem na presença real/espiritual, os batistas nem nisso.
Que loucura.... Nunca ouvi falar isso sobre Zwinglio.... Ele e Lutero até discutiram sobre... É Calvino que tentou o meio termo... Espiritual e não simbólica/ memorial como Zwinglio.... Já dá para ver a fidelidade desse colega aí....
De onde é essa camiseta professor? show de bola
Parabéns pelo conteúdo
Obrigado, confrade.
Muito bom vídeo professor, mesmo sendo protestante eu reconheço o trabalho do senhor pois devemos sim ir contra esse evangelicalismo doido que está no Brasil. Como disse o próprio Martinho Lutero: "O sacramento não depende da dignidade do ministro, mas da palavra de Cristo, que diz: 'Isto é o meu corpo'. Não podemos entender isso de outra forma, a não ser como as palavras soam."
Muito bom vídeo!
Obrigado, confrade!
Eu gostaria muito que o Sr. reagisse quando possível, claro; os vídeos do Sr. Banzoli, em que ele esnoba da intercessão dos Santos e do cânone da Igreja.
Além disso, digo que é suficiente dizer que a intercessão dos Santos está presente a.C. no livro de São Tobias.
Lucas Banzoli , o terror dos católicos. 😂
intercessão de santos mortos não tem base alguma biblica . Fato
@joaojunior6522 São Tobias (Livro de Tobias 12:12-15)
"O Anjo Rafael disse: 'Quando tu e Sara orastes, eu apresentei as vossas orações diante da glória do Senhor. E agora, ao vir aqui, fui enviado para curar-te e livrar Sara, tua nora. Eu sou Rafael, um dos sete Anjos que estão sempre prontos para entrar na presença da glória do Senhor e que apresentam as orações dos santos.'"
Apocalipse de São João 8:3-4
"E outro Anjo veio e se colocou diante do altar, com um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo, com as orações de todos os santos, sobre o altar de ouro que está diante do trono. E da mão do Anjo subiu a fumaça do incenso, com as orações dos santos, diante de Deus."
@Oparzival O livro de Tobias é apócrifo querido , não é inspirado.
Não dá nem pra argumentar Tobias.
Procure lá no NT e me mande um versiculo wue fale sobre isso e me torno catolico hoje mesmo
@@joaojunior6522 Apócrifo pra quem?
Opa já tô aqui 🖐🏻🇻🇦
Nem vi o vídeo mas já dei like porque seus vídeos são de parabéns. Dito isso, em seus vídeos anteriores vc disse que tentaria fazer vídeos mais curtos. Eu acho que seus vídeos são tão ricos de conteúdo que quanto mais melhor rsrsrsrs.
E acho que seu público vai pensar dá mesma coisa.
Como Romano posso apontar o detalhe mais óbvio que anula os argumentos do pastor. Ele repete várias vezes o termo "LITERAL". Mas é justamente isso que a transubstanciação explica. Não há transformafação LITERAL e sim SUBSTANCIAL. Se fosse literal, seria pão e vinho com forma, gosto e cheiro de carne e sangue. Mas é SUBSTANCIAL. E o corpo e sangue na substância e não na aparência física. Por isso a palavra literal nem pode ser inserida no contexto de São Thomas. E por isso esse termo nunca foi usado na patrística, pois era o entendimento que sempre houve desde o início.
Irmão, gostaria que você fizesse um curso de formação ortodoxa. Sério! Seria seu aluno com certeza.
Santo Tomás, inclusive, corrigiu Aristóteles em alguns pontos. Ele aceitava o exemplarismo platônico que era negado por Aristoteles. Ele vai dizer que Santo Tomás não foi honesto nisso também?
Para nós católicos isso nem é surpresa.
Eu não conhecia a posição ortodoxa da eucaristia 😊
"Rejeitamos e condenamos totalmente o ensino de que no Sacramento da Ceia do Senhor o corpo e o sangue de Cristo não estão presentes e não são recebidos com a boca juntamente com o pão e o vinho, mas que apenas o pão e o vinho estão presentes."
A Fórmula de Concórdia, Epitome, Artigo VII.
Que documento é esse? De quando ele é?
@falcao.n Livro de Concórdia, séc XVI.
Revisado pelo e a mando do próprio Dr. e beato, Martinho Lutero; segundo os Luteranos,- genuínos protestantes.
Não atoa que Atenágoras de Atenas quando vai relatar sobre os cristãos ele diz que eles eram canibais se referindo a essa coisa da eucaristia, os cristãos sempre trataram a eucaristia como o sangue e corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Não bastasse a sola "minha" interpretação da Sagrada Escritura, agora eles inventaram a sola "minha" interpretação da Patrística. Os Protestantes não podem ver nada bom que já começam a estragar tudo. Ou seja, vivem de protestar.
excelente, professor. quanto à lista, Tomás Caetano, sendo um dos maiores tomistas que já existiu, negaria mesmo uma das maiores doutrinas de Santo Tomás? haha abraço!
Pois é, rs
A ceia dos protestantes, é vendido na padaria!
25:20 Quando ele diz acreditar que o sacramento eucarístico é meramente alegórico ele assume ser são Paulo nas cartas aos coríntios quando diz que quem come do pão e bebe do vinho indignamente peca contra o senhor jesus, está sendo idólatra, por que concede poder tal a uma alegórica que quem a profana também profana ao senhor a que ela aponta?
Portanto, são Paulo entendia a eucaristia não de forma alegórica, mas simbólica?
Oi, André. Uma pergunta: você ainda faz parte da Nova Resistência?
Porém eu sei que os ortodoxos não usam o termo transubstanciação correto?
Transubstanciação é apenas um termo filosófico baseado em Aristoteles para explicar a eucaristia. Não sei se eles não abordam o termo, mas msm não usando eles defendem a msm coisa. Apenas a explicação doutrinária talvez não seria exatamente a msm, mas a verdade de fé sim
Não costumamos usar, não. Falamos de 'mudança', 'transformação', transelementação' etc.
professor pode querer fazer um react do professor Lucas gesta em uma "Aula" sobre o desenvolvimento do cânon bíblico, um professor que é protestante da seita batista, ele faz uma confusão ao falar do cânon bíblico.
ele trata como se as 3 vertentes do cristianismo tivessem surgido ao mesmo tempo, e foram se desenvolvendo cada uma a sua maneira.
ele ignora que no período do desenvolvimento do cânon bíblico a igreja era uma só.
enfim, ele faz muito anacronismo histórico, e fica evidente o viés anticatólico.
@@tacituskilgore9383 põe o link aqui
@@glaysomar9484 ruclips.net/video/D9hQYYUQbW0/видео.html
Eu não entendo como ele estuda tanto as igrejas orientais e é Batista
@marcelosoares3789 Ele faz algum tipo de filtro de que ele pode aceitar dos padres da igreja
Opa, valeu pela sugestão!
"Jamais me pude persuadir de que Jesus, a Verdade e a Bondade mesmas, tenha permitido que por tantos séculos a sua Esposa, a Igreja, haja prestado adoração a um pedaço de pão em lugar de adorar a Jesus mesmo."
O humanista, crítico irônico, Erasmo de Rotterdam, que escrevia a Bero a propósito das diversas sentenças "eucarísticas" dos Reformadores (Lutero e Zwingli).
Faça um debate sobre eucaristologia com algum protestante, de fato, isto iria elevar o nível do dialogo inter-religioso entre ortodoxos e protestantes.
nunca que um catolico romano ou um ortodoxo vai aceitar um debate com um protestante. O lucas banzoli que é o terror deles, está disposto. Alguém aceita debater com ele? Sou amigo dele e posso falar com ele sobre isso .
Boa tarde professor, católico romano aqui. Tenho duas perguntas ao senhor: 1° - até que ponto os santos católicos e santos ortodoxos são os mesmos? 2° - os ortodoxos também crêem nos dogmas da Imaculada Conceição de Maria e sua Assunção?
Tem muitos santos igualmente venerados, principalmente pré-cisma. Quanto à imaculada conceição: pelo que sei não se trata de nós negarmos esse dogma, é que o pecado ancestral é visto de uma forma diferente na ortodoxia. Na teologia latina se herda a culpa de adão, na oriental não. Assim, Maria, sendo "a Toda Santa" (Panaghia), é vista como pura e livre de pecado pessoal, sem a necessidade de um dogma específico sobre sua concepção.
Na tradição ortodoxa, celebra-se a Dormição da Mãe de Deus (Koímēsis Theotókou), que enfatiza que Maria morreu como qualquer ser humano, mas que seu corpo não permaneceu na corrupção. De acordo com a tradição, após sua morte, ela foi elevada ao céu por seu Filho, em corpo e alma, para compartilhar da glorificação celestial.
A diferença principal é que, na Ortodoxia, isso nunca foi definido como um dogma obrigatório ou proclamado por um concílio ecumênico. É uma parte da Tradição viva da Igreja, aceita e celebrada sem a necessidade de definição formal.
Bem, mas eu não sei muito, ainda falta uns bons meses para meu crisma, sugiro pesquisar na Tradição, e ir falar com um Padre.
Todas as criticas dele são respondidas pelo próprio Santo Tomás de Aquino. Na Eucaristia Jesus está presente ao modo de SACRAMENTO e não de forma espacial. Ver Suma Teológica IIIa Q75, art 1 (resposta a terceira objeção).
Luteranos, os verdadeiros protestantes, acreditam da mesma forma, numa presença real.
Quando o protestante quer refutar os dogmas cristãos se perde muito tempo em desacreditar esses dogmas para no final não dar nenhuma alternativa ou algo para para por no logar. São meros destruidores da doutrina.
O que esse cara pensa do capitulo 6 do evangelho segundo São João? Bizarro
O corpo padecer, justamente por comungar erroneamente, está além de uma presença pneumática, memorialista.
Eles cometem os mesmos erros dos gnósticos que foram repreendidos por Santo Inácio de Antioquia.
Os caras mudaram até os elementos, tiraram o vinho e colocaram suco de uva, você quer esperar o que ?
nem o vinho é dado aos católicos kkkkk, só comem a hóstia. O texto bíblico fala sobre as 2 substâncias. fato
No mínimo a icar faz isso de forma errada.
A ceia do senhor protestante vem de Lutero.
Lutero acreditava na presença real de Cristo. Os luteranos não duvidam disso, nem os anglicanos eu acho, e os calvinistas na presença espiritual. Dps de Calvino que foi ladeira abaixo nisso pq foi cada vez mais simbólico até deixar de existir basicamente nas igrejas evangélicas
Como disse o Marcelo, a ceia do senhor da maior parte dos evangélicos brasileiros está ligada muito mais a teses de Zwinglio. Lutero acreditava que Cristo se tornava fisicamente presente no pão e no vinho, e inclusive defendia a Adoração da 'hóstia'. Lutero e Zwinglio se encontraram em Marburgo, em 1529, pra acertarem as diferenças doutrinárias, mas isso não foi possível justamente porque Lutero era irredutível em relação à Eucaristia. Ele, inclusive, acreditava que ele era ''necessária'' pra salvação de algum modo, pois aumentava a fé.
@@constantorNevin fala que é possível uma presença real na eucaristia do ponto de vista de Zwinglio, e Schaff fala que Lutero foi precipitado pois achava que os suiços acreditavam no memorialismo, enquanto eles tomavam a ceia como mistica e no sentido sacramental, é tanto que podemos dizer que a ceia Calvinista é uma especie de união sacramental, deste modo eles também creem na presença real. Vermigli e Zanchi acreditava que a ceia era um sacrificio e perdoava pecados, Calvino disse que tudo o que podia ser dito sobre a eucaristia estava presente no tratado de Peter Marty Vermigli.
@constantor mas o Zwinglio é filho de Lutero. Se não estou enganado o "primeiro filho".
@marcelosoares3789 do Lutero surgiu Calvino. E do Calvino surgiu...... e hoje 50 mil igrejas cada um com seus luteros.