Não é por acaso que Isabella Lubrano é a maior booktuber e esse é o melhor canal de literatura dessa plataforma. Nunca fica em cima do muro. Sempre se posiciona e sempre traz leituras fundamentais para o nosso ambiente cultural. Parabéns pelo excelente trabalho!
Eu sou portuguesa e há dois anos tive uma cadeira na universidade de Literatura Brasileira e o meu professor falou-nos de Ailton Krenak. Embora não fizesse parte do programa, ele recomendou que lêssemos "Ideias Para Adiar o Fim do Mundo" e estou muito grata ter seguido essa recomendação, ainda hoje penso nesse livro.
Bom dia! Os livros do Krenak são maravilhosos e necessários. Confesso que quando terminei de ler 'Ideias para adiar o fim do mundo' fui tapeada pelo pessimismo dele. Mas, depois de um tempo, lendo os demais livros, vi que, na verdade, a visão dele é realista; uma grande pena para a humanidade, mas uma libertação da ilusão em tentar “salvar o mundo”. Quando ler os outros, Isa, faz resenha para nós! Sempre bom ouvir suas opiniões. Beijão.
Os indígenas estão fazendo uma revolução em todas as áreas do conhecimento. Palavras da professora doutora Sylvia Trusen na minha turma do mestrado em estudos Antrópicos que está reformulando e incluindo vários autores e obras no cronograma. Belíssima revolução, vez e voz dos originários !
Não pude deixar de me emocionar com sua resenha. Para que OTIMISMO? Devemos sempre é esposar, abraçar e assumir a REALIDADE. Somente o CINISMO nos dá alguma ferramenta útil para, ao menos, boiarmos nesse mar de horrores em que vivemos. Krenak (que está sempre aqui na Serra do Cipó) é o cínico de que precisamos para nos sentirmos ainda VIVOS e CONSCIENTES.
Gostei muito desse vídeo. É aterrorizante a realização de que a natureza, tão importante pra nossa sobrevivência, está sendo consumida de forma tão leviana, bem de baixo dos nossos narizes.
Excelente vídeo Isabela,você me fez emocionar com suas reflexões e comentários sobre esse tema tão sensível. Talvez seja uma utopia pensar que alguma vez todos esses povos maltratados e esquecidos recebam o reconhecimento sério dos governos e da população em geral. Mas, ainda resta um pouco de esperança. Eles sim que têm sabedoria para viver em harmonia com a natureza e cuidar do planeta, nossa casa. Abraços da Argentina.
Livro maravilhoso! O conheci ano passado numa palestra que ele fez aqui perto da minha cidade. É de uma simpatia e de uma generosidade tamanha. Ele tem muito a nos ensinar.❤
Isaaa, tem um livro que eu amaria assistir sua resenha: Enterrem meu Coração na Curva do Rio, Dee Brown. Sobre os indígenas da América do Norte e seu revoltante massacre.
Recentemente, pude ter o privilégio de entrar em contato com as ideias de Ailton Krenak e, desde então,, estou muito interessado em fazer minha primeira leitura das obras dele. E perceber como esses temas tratados por ele são tão pertinentes, sendo de tamanha relevância que, com tudo, teve relação ao tema de redação do ENEM 2022. Resenha maravilhosa! 🤩
*Desafio de Leitura e Tema Polêmico:* Melhor Nunca Ter Nascido - O Prejuízo de Vir à Existência (David Benatar) e Porque Te Amo, Não Nascerá (Julio Cabrera e Thiago di Santis). Com o crescimento do *Movimento Antinatalista* no Brasil, seria mto interessante essa abordagem literária não ficcional. Like sempre! 👍
Vídeo com ótima reflexão! E me lembrou a fala do Jubilut(no podcast do Inteligência ) que seus vídeos q tem milhões de acessos (pra quem não sabe, é um.canal pioneiro sobre Biologia), porém os sobre mudanças no clima são os menos vistos : realmente não queremos ver, falar sobre o fim do mundo. ☹️
Eu entendi a explicação do Krenak, sobre adiar o fim do mundo, de maneira diferente. O que eu entendi é que ao acreditarmos que o mundo vai acabar, nós perdemos a esperança e deixamos de tentar mudar esse cenário, pq ficamos com a sensação de impotência e é exatamente isso o que o outro lado deseja, ou seja, esse tipo de crença destrói a nossa esperança e impossibilita a nossa ação contrária. Nosso modo de viver e sistema são um pacto coletivo e podemos mudar esse pacto a qualquer momento, porém se acreditamos que nada poderá ser feito simplesmente abraçaremos, sem indagar, o sistema vigente rumo ao abismo.
Lembro de quando eu era bem criança e uma mulher foi lá em casa pedir esmolas. Quando ela se afastava eu perguntei a minha mãe quem era, e ela me disse que era uma "índia". Ao eu perguntar o que era um índio, ela me explicou que era "gente ignorante, pagã, sem educação, que não sabe ler nem escrever". Penso que isso é bem um retrato do conceito geral, popular, da palavra "índio" aqui no Brasil. Mesmo que não dê pra evitar, só adiar, o fim do mundo, que pelo menos dê tempo para que ideias como essas sejam erradicadas. O engraçado dessa história é que aqui em casa somos todos caboclos - indígenas com portugueses. Minha mãe, apesar dos olhos "puxadinhos", tem um biótipo bem europeu; mas a mãe dela, e suas duas irmãs, são indígenas perfeitas.
Vídeo muito importante, Isa, por nos remeter a uma grande reflexão! Precisamos abrir nossa consciência para essas questões que afligem os povos indígenas e o meio ambiente.
Obrigada por dar destaque a esse livro e a história do Ailton. Gostaria que ele estivesse errado, mas sou tão realista quanto ele. Sugiro também trazer para o canal algum livro do Daniel Munduruku.
Parabéns pelo posicionamento. Você poderia apenas postar sobre livros que dão maior audiência ao canal, mas seu engajamento em causar sociais, humanitárias e ambientais é admirável, mesmo que sejam vídeos sobre temas sobre os quais a maioria das pessoas não se interessam.
Isa, sou seu fã! Vivi por uns tempos no Xingu, com o Orlando Villas-Boas, e, desde então compreendo a comunhão dos indígenas com a terra. É muito bonito!
Essa visão utilitária de tudo e de todos é o sentido que os colonizadores deram à vida. E ninguém contesta. Nem poderia contestar. E assim seguem, século após século, até o fim. A gente tem valor, toda planta, todo animal, rios, lagos, riachos. Lembro da minha infância, quando eu subia o morro nos fundos da casa dos meus pais pra ficar olhando um tênue carrego que formava pequenas lagoas e cascatinhas, ouvia o murmúrio da água. Havia também árvores, palmitos, helicônias...Era uma sensação maravilhosa. Depois eu fui pra escola pra poder mais tarde trabalhar. A gente se acostuma. Mas claro que o título do livro "Como adiar o fim do mundo", o autor já explicou o porquê desse título, mas também foi uma sacada editorial. Quando não se está conectado verdadeiramente à natureza, ela vira mesmo só um recurso.
Mais uma leitura que vou incluir na minha agenda. É preciso ler muito sobre os povos tradicionais do Brasil, os nossos irmãos, para compreende-los e pregarmos o devido respeito.
Desapego ao meio ambiente é coisa muito brasileira e em parte comum a países muito grandes que têm muita terra. Na Europa se dá importância constante a isso Sim.
A Terra é feito um trem e assim como um dia os dinossauros saltaram em uma estação lá atrás, está próxima a estação em que a humanidade saltará e o trem seguirá indiferentemente o seu caminho.
Isa estou apaixonada por seu trabalho. Comprei o livro que você fará a leitura coletiva e sou madrinha do canal. O nosso país precisa muito de educação e pessoas como você. Seu conteúdo é vastíssimo e voce se comunica de forma muito amorosa e inteligente. Muito obrigada e continue firme e forte. Um beijão ❤
Isa, parabéns. Isso foi muito mais que uma resenha. Foi uma aula! Comprarei pelo seu link agora mesmo. Vc tem muita sensibilidade para essas pautas, impressionante. Parabéns pq seu trabalho mexe e muda as nossas vidas ❤ sou sua fã
Olha não sou de comunicar muito, nem participo de redes sociais apenas sou navegante na internet e raras vezes me comuniquei na mesma e foi uma grande surpresa encontrar esse canal, essa moça é deslumbrante sua capacidade de comunicação espetacular fora seu conhecimento ainda mais transmitindo o prazer da leitura fora seu engajamento em certas questões como a que está sendo exposta nesse vídeo. Então, parabens Isabella Lubrano, uma jovem esclarecida sendo que eu estou profundamente admirado e te desejo tudo de bom e continue sendo uma voz de esclarecimento para todos que buscam o conhecimento pois o conhecimento liberta.
Brasil pra mais tem tantos problemas que se acredita que mesmo os brasileiros mais lúcidos do litoral nem querem saber da Floresta ou dos índios nem nada disso. Ou não dão a esses problemas o relevo devido. É tudo longe né. 😢
Minha única crítica a esses livros do Krenak é que são transposição de palestras e em alguns casos eu sinto que faltou um pouco de cuidado com a edição e melhora da escrita. Talvez se tivessem feito uma revisão junto do Krenak e melhorado um pouco dos textos teríamos um resultado melhor. E como são um copilado de palestras, o livro não tem uma sequência orgânica, o que trás um pouco de desconforto.
Os livros do Krenak são tão simples e profundos! Eu aprendi tanto lendo esses livros! Achei sensacional ter identificado que, infelizmente, aprendi o raciocínio mercantilista criticado no livro, mas adorei ter aprendido qual a origem e tb me atentar pra sair desse tipo de raciocínio. Quando naturalizamos uma forma de pensar e não sabemos de onde ela vem (nunca é da nossa cabeça) não temos a possibilidade de mudar e a mudança de um ponto de vista é a mudança de atitudes e isso repercute na nossa vida toda e tb afeta o nosso redor, ou seja, o efeito é cascata. Ele tem total razão quando diz que o sonho dos povos indígenas é coletivo e na nossa sociedade não raciocinamos da mesma maneira. Na nossa cultura existe uma arrogância e uma ilusão de que não precisamos dos outros e que somos livres, infelizmente importamos esse modo de pensar do neoliberalismo americano.
Toda vez que vejo a Isabella eu lembro do André Matos, ex-vocalista do Angra/Shamman, infelizmente falecido. Algo sobre os olhos... São muito semelhantes.
Não é por acaso que Isabella Lubrano é a maior booktuber e esse é o melhor canal de literatura dessa plataforma. Nunca fica em cima do muro. Sempre se posiciona e sempre traz leituras fundamentais para o nosso ambiente cultural. Parabéns pelo excelente trabalho!
Eu sou portuguesa e há dois anos tive uma cadeira na universidade de Literatura Brasileira e o meu professor falou-nos de Ailton Krenak. Embora não fizesse parte do programa, ele recomendou que lêssemos "Ideias Para Adiar o Fim do Mundo" e estou muito grata ter seguido essa recomendação, ainda hoje penso nesse livro.
A elegância com que você nos puxa as orelhas é uma das coisas mais admiráveis do seu trabalho.
Obrigado.
Eu amo essa palestra do Ailton. Usei ele como repertório na minha redação do Enem 2022.
tirou uma boa nota?
@@lucassales7045 achei uma boa nota, considerando que nunca fiz Enem ou algo do tipo kkkkk.
Bom dia! Os livros do Krenak são maravilhosos e necessários. Confesso que quando terminei de ler 'Ideias para adiar o fim do mundo' fui tapeada pelo pessimismo dele. Mas, depois de um tempo, lendo os demais livros, vi que, na verdade, a visão dele é realista; uma grande pena para a humanidade, mas uma libertação da ilusão em tentar “salvar o mundo”. Quando ler os outros, Isa, faz resenha para nós! Sempre bom ouvir suas opiniões. Beijão.
O pessimismo do Krenak não é trágico!
A descrença dele é a de que existe uma "salvação" dentro do Capitalismo. O que não existe!
E viva Ailton Krenak, Nosso imortal da Academia Brasileira de Letras!
Os indígenas estão fazendo uma revolução em todas as áreas do conhecimento. Palavras da professora doutora Sylvia Trusen na minha turma do mestrado em estudos Antrópicos que está reformulando e incluindo vários autores e obras no cronograma. Belíssima revolução, vez e voz dos originários !
Que explanação perfeita! Primeira vez que conheço o canal e, sinceramente, estou admirado! Obrigado por compartilhar!
Muito interessante o tema!
Viva os povos originários.
Viva o dia dos POVOS INDÍGENAS ❣️
Feliz dia dos povos indígenas ❤
❤❤❤❤❤❤ obrigada Isa por este video Isa. Muito lindo e digno como reflexão
Obrigado por esse vídeo.
Não pude deixar de me emocionar com sua resenha.
Para que OTIMISMO? Devemos sempre é esposar, abraçar e assumir a REALIDADE. Somente o CINISMO nos dá alguma ferramenta útil para, ao menos, boiarmos nesse mar de horrores em que vivemos.
Krenak (que está sempre aqui na Serra do Cipó) é o cínico de que precisamos para nos sentirmos ainda VIVOS e CONSCIENTES.
Isabela, boas colocações sobre questão tão impactante.
Que vídeo maravilhoso!! Torço tanto pra que a leitura dos livros do Ailton alcance mais e mais pessoas e toque os corações delas.
Mdss morro de vontade de ler esse 🤧
Que resenha especial e necessária!
Livro maravilhoso! O Ailton é uma pessoa muito sábia e é tão bom lê-lo quanto ouvi-lo falar.
Que resenha incrível! Viva os povos Originários!
Sempre falando de livros que abordam assuntos importantes, necessários. Amo ❤️
Gostei muito desse vídeo. É aterrorizante a realização de que a natureza, tão importante pra nossa sobrevivência, está sendo consumida de forma tão leviana, bem de baixo dos nossos narizes.
Todo meu respeito a Ailton Krenak, Davi Kopenawa e a todas as lideranças indígenas
O título é bem interessante, e o texto também deve ser. Sua fala foi muito boa!👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente vídeo Isabela,você me fez emocionar com suas reflexões e comentários sobre esse tema tão sensível. Talvez seja uma utopia pensar que alguma vez todos esses povos maltratados e esquecidos recebam o reconhecimento sério dos governos e da população em geral. Mas, ainda resta um pouco de esperança. Eles sim que têm sabedoria para viver em harmonia com a natureza e cuidar do planeta, nossa casa. Abraços da Argentina.
Dia dos povos originários
Acho muito bom o cunho jornalístico do Ler Antes de Morrer!
Ótima abordagem!
Tema super relevante. Resenha necessária.
Livro maravilhoso! O conheci ano passado numa palestra que ele fez aqui perto da minha cidade. É de uma simpatia e de uma generosidade tamanha. Ele tem muito a nos ensinar.❤
Isaaa, tem um livro que eu amaria assistir sua resenha: Enterrem meu Coração na Curva do Rio, Dee Brown. Sobre os indígenas da América do Norte e seu revoltante massacre.
Assisti o filme e é um soco no estômago, faz tempo que quero comprar e ler o livro.
Vídeo excelente! Parabéns pela atitude!! ❤
Recentemente, pude ter o privilégio de entrar em contato com as ideias de Ailton Krenak e, desde então,, estou muito interessado em fazer minha primeira leitura das obras dele. E perceber como esses temas tratados por ele são tão pertinentes, sendo de tamanha relevância que, com tudo, teve relação ao tema de redação do ENEM 2022. Resenha maravilhosa! 🤩
Sou roraimense e indigenista, obrigada pela abordagem tão sensível, já te amo e vou seguir e divulgar demais ❤
Isa, não pare seu trabalho com tanto cuidado e senso crítico necessário! Abraços
Parabéns pelo conteúdo
Quanto à análise da obra, achei muito interessante a sua síntese, abordando diversos aspectos importantes sobre a obra e o autor, entre outros.
*Desafio de Leitura e Tema Polêmico:* Melhor Nunca Ter Nascido - O Prejuízo de Vir à Existência (David Benatar) e Porque Te Amo, Não Nascerá (Julio Cabrera e Thiago di Santis). Com o crescimento do *Movimento Antinatalista* no Brasil, seria mto interessante essa abordagem literária não ficcional. Like sempre! 👍
Lindo vlog de hoje minha nobre amiga Isabella, você é incrível nas suas abordagens!🌟✨👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Isa, vamos marcar um encontro do ler antes de morrer em São Paulo???
Vídeo com ótima reflexão!
E me lembrou a fala do Jubilut(no podcast do Inteligência ) que seus vídeos q tem milhões de acessos (pra quem não sabe, é um.canal pioneiro sobre Biologia), porém os sobre mudanças no clima são os menos vistos : realmente não queremos ver, falar sobre o fim do mundo.
☹️
Eu entendi a explicação do Krenak, sobre adiar o fim do mundo, de maneira diferente. O que eu entendi é que ao acreditarmos que o mundo vai acabar, nós perdemos a esperança e deixamos de tentar mudar esse cenário, pq ficamos com a sensação de impotência e é exatamente isso o que o outro lado deseja, ou seja, esse tipo de crença destrói a nossa esperança e impossibilita a nossa ação contrária. Nosso modo de viver e sistema são um pacto coletivo e podemos mudar esse pacto a qualquer momento, porém se acreditamos que nada poderá ser feito simplesmente abraçaremos, sem indagar, o sistema vigente rumo ao abismo.
Adorei o video ; vou procurar esse livro . Obrigado !
que mulher! que análise! que concisão! parabéns moça!
Lembro de quando eu era bem criança e uma mulher foi lá em casa pedir esmolas. Quando ela se afastava eu perguntei a minha mãe quem era, e ela me disse que era uma "índia". Ao eu perguntar o que era um índio, ela me explicou que era "gente ignorante, pagã, sem educação, que não sabe ler nem escrever". Penso que isso é bem um retrato do conceito geral, popular, da palavra "índio" aqui no Brasil. Mesmo que não dê pra evitar, só adiar, o fim do mundo, que pelo menos dê tempo para que ideias como essas sejam erradicadas. O engraçado dessa história é que aqui em casa somos todos caboclos - indígenas com portugueses. Minha mãe, apesar dos olhos "puxadinhos", tem um biótipo bem europeu; mas a mãe dela, e suas duas irmãs, são indígenas perfeitas.
Chorando agora...❤❤❤🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Vídeo muito importante, Isa, por nos remeter a uma grande reflexão! Precisamos abrir nossa consciência para essas questões que afligem os povos indígenas e o meio ambiente.
Parabéns pela sensibilidade e por trazer temas tão importantes. Não conhecia o livro, mas já coloquei na lista de desejos. 💙
Seu canal é necessário! Parabéns! 🙏👏
Obrigado, voce é a melhor
Amo ouvir o Ailton. Estou muito feliz por esse vídeo, gratidão querida. Abraço. Renata SP
Também votei na Sônia..
Bela resenha!
Obrigada por dar destaque a esse livro e a história do Ailton. Gostaria que ele estivesse errado, mas sou tão realista quanto ele. Sugiro também trazer para o canal algum livro do Daniel Munduruku.
Nossa que incrivel resenha!!! Reflexões instigantes e muito necessárias. Gratidão.
Parabéns pelo posicionamento. Você poderia apenas postar sobre livros que dão maior audiência ao canal, mas seu engajamento em causar sociais, humanitárias e ambientais é admirável, mesmo que sejam vídeos sobre temas sobre os quais a maioria das pessoas não se interessam.
Eu como amazônida, mulher da floresta, digno: obrigada, Isabela.
Isa, sou seu fã! Vivi por uns tempos no Xingu, com o Orlando Villas-Boas, e, desde então compreendo a comunhão dos indígenas com a terra. É muito bonito!
Puxa, você é formidável! SEMPRE foi.
Eu conheci o autor na serie da netflix: "Guerras do Brasil"
Uma das melhores resenhas que já vi no canal.
Isa, bom dia! Uma sugestão: você poderia ler o poema narrativo Juca Pirama, de Gonçalves Dias, no seu quadro Nocaute Literário. 😊
Up!
Essa visão utilitária de tudo e de todos é o sentido que os colonizadores deram à vida. E ninguém contesta. Nem poderia contestar. E assim seguem, século após século, até o fim. A gente tem valor, toda planta, todo animal, rios, lagos, riachos. Lembro da minha infância, quando eu subia o morro nos fundos da casa dos meus pais pra ficar olhando um tênue carrego que formava pequenas lagoas e cascatinhas, ouvia o murmúrio da água. Havia também árvores, palmitos, helicônias...Era uma sensação maravilhosa. Depois eu fui pra escola pra poder mais tarde trabalhar. A gente se acostuma. Mas claro que o título do livro "Como adiar o fim do mundo", o autor já explicou o porquê desse título, mas também foi uma sacada editorial. Quando não se está conectado verdadeiramente à natureza, ela vira mesmo só um recurso.
Sensacional . Obrigada pela resenha ,Isa!
Obrigada ! KRENAK realmente é único! Os livros são ótimos. Este, nem se fala...
Parabéns Isabela
Muito obrigada por esta resenha! É sempre muito importante ler e ouvir o maravilhoso Ailton Krenak
Eu poderia te ouvir falar por 10h ininterruptas, já mencionaram aqui a forma como vc “puxa orelha” é admirável, vc torna tudo tão leve! Obrigada!!!
Parabéns pelo vídeo, Isa!
Krenak é uma leitura necessária e pertinente!! 📚
Mais uma leitura que vou incluir na minha agenda. É preciso ler muito sobre os povos tradicionais do Brasil, os nossos irmãos, para compreende-los e pregarmos o devido respeito.
Ótimo vídeo! Esse livro é excelente
Suas resenhas são sempre tão bem estruturadas, Isa! Obrigada por compartilhar suas opiniões conosco. Vida longa ao Ler Antes de Morrer.
Desapego ao meio ambiente é coisa muito brasileira e em parte comum a países muito grandes que têm muita terra. Na Europa se dá importância constante a isso Sim.
As LÁGRIMAS ESTÃO PULANDO DOS MEUS OLHOS, AQUÍ😢
Tbm votei na Sônia
Gente do céu, não conhecia a obra, e me deixou impactada com sua narração, explanação das ideias dele. 😢
👍👍👍💚 Parabéns!! 👏👏
A Terra é feito um trem e assim como um dia os dinossauros saltaram em uma estação lá atrás, está próxima a estação em que a humanidade saltará e o trem seguirá indiferentemente o seu caminho.
Isa estou apaixonada por seu trabalho. Comprei o livro que você fará a leitura coletiva e sou madrinha do canal. O nosso país precisa muito de educação e pessoas como você. Seu conteúdo é vastíssimo e voce se comunica de forma muito amorosa e inteligente. Muito obrigada e continue firme e forte. Um beijão ❤
Isa, parabéns. Isso foi muito mais que uma resenha. Foi uma aula! Comprarei pelo seu link agora mesmo. Vc tem muita sensibilidade para essas pautas, impressionante. Parabéns pq seu trabalho mexe e muda as nossas vidas ❤ sou sua fã
Emocionada com essa resenha! Quero começar a ler esse livro pra ontem!!!
Muito obrigado por essa resenha.
Olha não sou de comunicar muito, nem participo de redes sociais apenas sou navegante na internet e raras vezes me comuniquei na mesma e foi uma grande surpresa encontrar esse canal, essa moça é deslumbrante sua capacidade de comunicação espetacular fora seu conhecimento ainda mais transmitindo o prazer da leitura fora seu engajamento em certas questões como a que está sendo exposta nesse vídeo. Então, parabens Isabella Lubrano, uma jovem esclarecida sendo que eu estou profundamente admirado e te desejo tudo de bom e continue sendo uma voz de esclarecimento para todos que buscam o conhecimento pois o conhecimento liberta.
excelente resenha do livro que deve fazer parte do currículo escolar.
Brasil pra mais tem tantos problemas que se acredita que mesmo os brasileiros mais lúcidos do litoral nem querem saber da Floresta ou dos índios nem nada disso. Ou não dão a esses problemas o relevo devido. É tudo longe né. 😢
vc é maravilhosa
Que vídeo necessário! Obrigada por trazer questões tão necessárias para refletirmos. Vou aderir à sugestão de leitura, com certeza!
Li este livro, ótima leitura, parabéns pela escolha bem simbólica para a data.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Estou com esse livro na fila, logo vou ler!
Minha única crítica a esses livros do Krenak é que são transposição de palestras e em alguns casos eu sinto que faltou um pouco de cuidado com a edição e melhora da escrita. Talvez se tivessem feito uma revisão junto do Krenak e melhorado um pouco dos textos teríamos um resultado melhor. E como são um copilado de palestras, o livro não tem uma sequência orgânica, o que trás um pouco de desconforto.
Os livros do Krenak são tão simples e profundos! Eu aprendi tanto lendo esses livros! Achei sensacional ter identificado que, infelizmente, aprendi o raciocínio mercantilista criticado no livro, mas adorei ter aprendido qual a origem e tb me atentar pra sair desse tipo de raciocínio. Quando naturalizamos uma forma de pensar e não sabemos de onde ela vem (nunca é da nossa cabeça) não temos a possibilidade de mudar e a mudança de um ponto de vista é a mudança de atitudes e isso repercute na nossa vida toda e tb afeta o nosso redor, ou seja, o efeito é cascata. Ele tem total razão quando diz que o sonho dos povos indígenas é coletivo e na nossa sociedade não raciocinamos da mesma maneira. Na nossa cultura existe uma arrogância e uma ilusão de que não precisamos dos outros e que somos livres, infelizmente importamos esse modo de pensar do neoliberalismo americano.
Boa
Nossa, que resenha emocionante 🥹🥹🥹 sempre tive vontade de ler os livros dele, agora então
Caraca, vou ler esse livro já!!!
Isa to arrepiada, emocionada ❤
Obrigado. Me incentivo a ler livros literários. Sendo que meu amor seja por livros de Cálculos , foi uma experiência maravilhosa. Valeu, ótimo canal.
Toda vez que vejo a Isabella eu lembro do André Matos, ex-vocalista do Angra/Shamman, infelizmente falecido. Algo sobre os olhos... São muito semelhantes.
Amei a resenha!!
Que vídeo necessário❤