Maria José Valério - Marcha do Arraial (1973 Art Track)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 сен 2024
  • UM DOS MAIORES SUCESSOS DE MARIA JOSÉ VALÉRIO! DISCO Nº 18283 DO REGISTO 20388 DA RADIODIFUSÃO PORTUGUESA!
    Esta gravação data de 1973 e pertence à Banda 3 da Face A do disco LP de 33 R.P.M. editado pela Riso e Ritmo Discos, S.A., com a matriz de disco “RR LP” e o nome “Maria José Valério Canta Êxitos de Frederico Valério”, um LP considerado como fundamental para o ‘Nacional-Cançonetismo’, em que a prestigiada cançonetista, acompanhada pela Orquestra Riso e Ritmo, dirigida por Ferrer Trindade, interpreta temas de grande sucesso do seu tio Frederico, que era já um dos nomes mais importantes da Música Ligeira Portuguesa da época.
    Aqui, escutamos a Marcha do Arraial de Frederico Valério, celebrizada em 1964 pela voz de Fernanda Maria, num registo com a Orquestra de Fernando de Carvalho, e revisada em 1967, com o novo nome de “Arraial de Lisboa”, e a seguinte instrumentação para a voz de Natalina José: 1º Clarinete / 1º Flauta / 1º Oboé / 1º Violino A. / 1º Violino B. / 1º Violino C. / 2º Clarinete / Acordeon / Bateria / Contrabaixo / Piano / Saxofone tenor.
    Depois, foi revisada em 4 de Junho de 1968, obteve o novo nome de “Arraial em Lisboa”, e a seguinte instrumentação para a voz de Helena Tavares: 5 Trompas / 1º Clarinete / 1º Flauta / 1º Oboé / 1º Saxofone Contralto / 3 Trompetes / 2 Trombones / 1º Violino A. / 1º Violino B. / 1º Violino C. / 2º Saxofone Tenor / 2º Trombeta / 2º Trombone / 3º Trombeta / 4º Saxofone Tenor / Alto / Bateria / Contrabaixo / Partitura / Piano / Saxofone barítono / Violoncelo.
    A gravação original de Fernanda Maria foi difundida com regularidade nas rádios portuguesas, em destaque a Emissora Nacional, que incluiria este tema na rubrica "Canções de Portugal" do programa "Voz de Portugal" do Emissor de Ondas Curtas dos Estados Unidos da América da Emissora Nacional, do dia 23 de Dezembro de 1965, há precisamente 55 anos.
    Nesse programa, leu-se a palestra "As Chaminés Algarvias", leu-se o poema "Deslumbramento" de Vítor Castela, na rubrica "Versos em Louvor de Portugal", falou-se do Castelo de Pombal na rubrica "Monumentos da Nossa Terra", e antes da marcha em questão, leu-se a palestra "Paisagem da Serra de São Mamede".
    Esta é a gravação de Maria José Valério com a Orquestra Riso e Ritmo, dirigida por Ferrer Trindade, muito difundida na Emissora Nacional, onde este disco foi catalogado com o nº 18283 do registo 20388, e na Rádio Renascença, e reeditada em todas as compilações dedicadas à cantora.

Комментарии • 4

  • @EduardaGaspar-on7fj
    @EduardaGaspar-on7fj 7 месяцев назад

    Uma linda marcha cantada com alegria e frescura,pela inesquecível,Maria José Valério.
    Desculpe! Vou aproveitar este espaço,para lhe fazer,uma pergunta.Pode ser? Porque razão os radialistas,colocam os dedos em cima dos discos,e andam com eles,com toda a velocidade,ora para direita,ora para a esquerda,zzzzz.... eu fiquei,simplesmente,apavorada!!

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  7 месяцев назад

      Sem margem para qualquer tipo de dúvidas. Não são os radialistas, são os Disc-Jockeys (DJ's), e fazem sempre isso com vinis de música alternativa, para fazer os barulhos do mix que a malta nova gosta muito de ouvir. E claramente, é para ficarmos apavorados!
      As rádios NUNCA fizeram isso, e até havia um respeito tal pelo ouvinte, que haviam rádios em que as agulhas dos gira-discos eram mudadas constantemente e os discos riscados eram limpos até à exaustão.
      Hoje, as rádios ABANDONARAM o vinil e o CD, já não passam nenhum tipo de discos físicos, e seguem uma Playlist previamente programada pelos Directores de Programas das Rádios, desde a Lei imposta em 2009 pelo Governo Sócrates.

    • @EduardaGaspar-on7fj
      @EduardaGaspar-on7fj 7 месяцев назад

      @@RDZ-RadioDifusaoZonofone Obrigada pela informação e por ter paciência,em aturar,as minhas,maluquices....

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  7 месяцев назад

      De nada,@@EduardaGaspar-on7fj Sempre de boa vontade.