Eu moro na Espanha e essa semana ao conversar com um africano do Gana, ele me disse q ama o Brasil e que eles amam as novelas do Brasil, citou, em especial “Da cor do Pecado” e ao tentar me explicar quem era atriz pra que eu pudesse descobrir qual era a novela ( pq lá tem outro título) ele se referiu a Taís Araújo como aquela com uma pele café com leite. Olhei pra ele, um negro bem retinto então me veio tudo que a Zaruty fala sobre isso e ela tem toda razão!
@@renatogomes6528 o pai, a mãe e o irmão de Camila Pitanga são negros retintos. Se ela nasceu um pouco mais clara por puxar por um parente mais distante, isso não faz dela de um grupo étnico diferente. Loucura achar que a família toda dela é negra e ela não. Descansa Militante
Eu já achei sua fala mimimizenta... há algum tempos atrás, hj mudei de opinião vc tem razão! Eu sou branca e nunca sofri discriminação, mas depois que presenciei um episódio de racismo fiquei horrorizada. Realmente nao se vê pretos retintos na mídia.
O problema é a militância que quer empurrar essa narrativa e ai os pretos entram nessa onda, oq está acontecendo comigo agora, a militância GAY(sou gay) quer me obrigar dizer que o fato de eu trabalhar. é um privilégio conquistado pela militância............Oi??? mas NUNCA compro nessas narrativas
@@noobdebusca1757 eu tenho certeza que a Livia não é militante. Eu entendo teu ponto e super concordo. Mas o ponto dela é as pessoas falam tanto em abrir mais espaços para negros e essas mesmas pessoas excluem o negro retinto desses espaços para negros. O ponto é vamos colocar um negro pra uma campanha sobre pessoas negras. Ai tem uma negra retinta e uma morena escura. Essas pessoas que lutam contra o racismo e querem incluir negros nas coisas vão escolher a morena escura por ter traços brancos que eles acham bonitos ex. O nariz fino. Ou seja, hipócritas. Pq consideram os pardos como negros e os negros de verdade q se fodam, ja estão sendo representados por uma pessoa que não parece com eles.
O pessoal faz um escândalo quando o "branco" se apropria do turbante ou das trancinhas, mas quando o "pardo" se apropria do lugar do "preto" ninguém diz nada...
Que se apropria oq, tenho cabelo afro e traços negros, morro em favela nasci numa família pobre com as mesmas condições que uma amiga que é retinta, sofri várias discriminações na vida, demorei muito tempo pra me aceitar, só que agora parece que não faço parte de lugar nenhum as pessoas nem sabem como me classificar eu não sei como me classificar tô cansada de tentar na moral, vou entrar por conta sim e da orgulho pra minha mãe que criou 8 filhos sozinha, tô nem aí se vcs não me acham negra o suficiente
Chegar dá vontade de chorar quando Lívia disse " eu faço um apelo" 😭😭😭😭 ela tem razão.. pena q as pessoas não consegue ver a veracidade na fala dela...pq infelizmente a quantidade de melanina é q conta 😪 e poucos consegue ver a diferença...e q os negros propriamente ditos estão sendo silenciados...
Eu quando criança ficava envergonhado da minha cor, por causa da quantidade de bulling e apelidos que tinha. Um dos apelidos que tentaram me dar era kunta kinte, saçi perere, macaco, eu nem sabia o que era isso, só depois que fiquei sabendo que era uma história de uma familia americada que tinha sido escravizada, mas eu me vingava com as notas na escola melhores que eles,hoje tenho orgulhos dos meus avós e pais que apesar das injustiças e pobreza conseguiram me ensinar dignidade, caráter e respeito ao próximo.
Passei pela transição capilar. Meu bello é cacheado-crespo 3c e 4a e sou parda e tem gente q olha pra mim e diz que sou negra, eu digo ñ sou, sou parda ou até mesmo amarela e eles dizem racista. Racista seria tomar o lugar de mulheres negras que estão na luta aí. Aff! O pessoal nem conhece gente negra parece. As vezes até brinco sou parente do minions e dos Simpsons nem vão se informa e falam dos outros. Desejo paz a todos e força 🌹
Sou parda, mas meu cabelo é liso. Sou filha de negros retintos! Tenho irmãs de cabelo super cacheado, lindo. E o meu, sempre fino, ralinho.... minha família é linda... uma mistura de cores!
Ela trabalhou na primeira fase da novela Velho Chico, na 2 fase, botaram uma atriz negra para interpretar ela mais velha, sendo que ela tem raízes lisas, traços quase finos, a outra era negra, de cabelos crespos, achei um absurdo.
Amanda Faria ela é o que então ? Hahaha branca ? Moreninha ? Hahaha e preta sim gente poxa vida traços não tem nada a ver vai lá no Sudão pra vc ver mulheres mais retintas não existe mas com os traços de da inveja
Lívia. Mulher linda, livre da negritude e branquitude cirandeira. Realista! Você merece o mundo pela sua honestidade, pq sabe muito bem o quanto você perde $$$ por não entrar nessa roda.
Em um cadastro uma pessoa estava perguntando sobre que raça as pessoas eram, quando chegou a minha vez ela perguntou alto de que raça eu era, aí respondi bem alto : da raça humana. Pronto . Acabei com a narrativa na hora. Acho um absurdo essa divisão das pessoas.
Ai gente! Eu sou mestiça e entendo o a vc fala Livia! Não é desmerecer a nossa dor e preconceito q sofremos, mas de fato não tem como comparar o preconceito q uma mulher negra de verdade sofre! A minha vó é negra retinta e eu vi ela sofrendo muito preconceito na vida e felizmente nunca passei por 1/8 do q ela passou. Pra vc ter uma ideia, meu bisavô era casado com uma judia e fugiu da Alemanha por causa disso durante a segunda guerra mundial e quando meu avô decidiu se relacionar com a filha dos empregados (minha avó), eles não aceitaram e meus avós fugiram da fazenda pra poderem casar. Imagina, eles q eram brancos e sofreram preconceito, praticaram o mesmo contra uma pessoa negra, essa é a vida da maioria dos negros. Eu mesmo tendo visto algumas facetas do preconceito, nunca vou entender e saber de fato o q um preto realmente sofre na vida.
Claro que não dar pra comparar, eu tenho uma amiga preta retinta e eu sou mestiça, ambas éramos excluídas na escola, o que sofri era bullying e não racismo, agora ela sim sofria e sofre racismo.
Lívia, não desista! A sua voz é potente, você está sendo ouvida! Seu trabalho é de utilidade pública, obrigada por abrir meus olhos, e de tantas outras pessoas! ❤
Eu levei pedrada nas costas, sim uma pedra de cascalho grande. Me chamavam de "neguinha preta do parachoque torrado" , "dragão", "canhão", derrubavam a minha mesa no intervalo da aula, me perseguiam na minha escola para me xingar... Eu não revidava, não provocava, porque eu era extremamente tímida e quieta, mas me perseguiam. E olha que eu não era retinta, eu tenho o mesmo tom de pele da Thaís Araújo. Os meninos não me olhavam só na escola, agora que sou adulta os homens me ignoram até hoje. A dor de ser negro é vivida todos os dias, não só quando você decide fazer transição capilar.
Tais Araújo não é preta. Ela é mestiça. Assim como vc! Vc sofreu bullying e mesmo Assim, vc nunca vai saber o que é ser perseguido por ser preto. Vc não é preta se sua coe é igual a da tais.
Meus pais são negros, do tipo que não gera dúvida. Não sou mestiça. Nunca tive um momento de dúvida se sou negra ou não, a sociedade nunca me deixou ter essa dúvida.
@@goianinhalinda que arrogância é essa? Quem é você na fila do pão pra determinar qual a minha cor? Ignorou todo o relato do racismo real que eu vivi e ainda vivo, só focou no fato que eu disse que minha cor é parecida com a da Taís Araújo, e pronto, já não sou negra?
Eu sou branca e estou sempre aqui no seu canal para aprender. Mais pessoas deveriam fazer o mesmo, justamente para não acontecer o fiasco (fiasco é pouco, é completamente ridícula) dessa matéria da Marie Claire.
"Nem todo mestiço é pardo", pura verdade. Sou mestiça de mãe negra, pai branco. Fui a única filha que nasceu branca e meus irmãos são "morenos claros", como dizem na nossa região.
Verdade a história da Bárbara não vende mesmo para mulheres realmente retinta,hoje ta na moda ser negro pessoas que realmente não se olham no espelho se apropriam da cultura que não são delas.bravo Lívia ❤
Sou parda de cabelo cacheado e nariz largo, fui adotada por uma família de pessoas brancas que me consideravam preta. Até eu conhecer vc Livia e conseguir me definir e explicar para minha família que sou parda .
Negra de pele clara existe sim a dezenas de milhares de anos na África e são cem por cento negros puros. Pesquisa Povo Khoisa de África e verás que alguns são do tom da sua pele.
@@felixdomingos1565 Você pelo jeito não entende nada, os Khoisan não são Negros, não são classificados como negros, não são geneticamente próximos aos negros e nem o fenótipo deles é parecido com o dos negros. Eles são do grupo "capoid" enquanto os negros de "negroid/congoid"
@@robbinslubas7394são negros sim, Esses são os Khoisan, são um dos grupos étnicos mais antigos do mundo, são também chamados de Bosquimanos e vivem principalmente África do Sul e Namíbia são originalmente mais claros e possuem a coloração quase amarelada. Estudos apontam que os Khoisan são um dos grupos que deram origem aos Zulu e Shosa e possuem olhos mais puxados como os chineses, algumas destas características são agora comuns a outros grupos étnicos sul-africanos, sendo patentes por exemplo em Nelson Mandela. Um estudo genético de 2016 constatou que os Khoisan permaneceram relativamente isolados até há 2000 anos. A pele negra foi identificada, com base no estudo das peles de Suzanne Caygill chamado Color Harmony, em 38 tons diferentes. Então, espero que possamos parar de usar o negrômetro e dizer quem é negro de pele clara é menos negro e forcar no alvo: o alvo é Mudar as pespectivas de pobreza e desigualdade que atingem toda a população negra.
@@robbinslubas7394 Não criemos em nossas cabeças regras sobre quem é mais negro. Afinal de contas um Khoisan é negro e é africano muito mais legítimo do que vc de pele retinta que tem provavelmente uns 5% de Europeu no seu DNA.
Rindo até o infinito com a "precursora da transição capilar"... 🙄🙄🙄 sem noção essas negras de Taubaté. Eu vi o link dessa matéria no Uol, e desisti de clicar quando vi o tom de pele da atriz que estava chorando "por alguém não amalá-la".
Não conhecia seu trabalho e amei. Concordo com você. Eu sou parda e não sofri nada perto do que sofrem as mulheres pretas retintas que conheço. Muito bom seu vídeo.
Não é Mimi. Sou uma mulher negra de pele escura e já fui chamada de macaca e piche. Isso, sim é pesado; mas sempre soube me posicionar e nunca abaixe a cabeça. Realmente há muita diferença entre a minha pele e da atriz aí citada. Tenho primas de pele clara e isso faz toda a diferença e nem elas se pensam como negras.
Se eu branca nao consegui engolir oq ela flou na revista, imagine quem eh preto....vergonha essas atrizes se apoiarem nessa narrativa pra poder crescer profissionalmente
Caroline Furlanetto Barbosa eu como um homen preto retinto tinha essa mente passou do branco é preto porem quando comecei a ver livia zaruty minha mente mudou hj em dia eu sei que eu sou preto retinto e meu irmão é pardo
Hoje consigo concordar com sua visão, acredito que vai chegar um momento que esse tipo de discussão será pauta. Aqui no Brasil tem muito pouco tempo que estamos falando sobre negritude dessa forma, então chegaremos lá.
Marie Clarie fez com Camila Pitanga e agora com essa menina. Como você disse, ela é linda, e é talentosa pois já vi dois trabalhos onde ela atuava, e também desejo tudo de bom, mas cabe uma reflexão profunda sobre sua identidade. Torço pra que seu vídeo chegue até ela, e que a mesma tenha humildade de fazer uma reflexão. Isso aí Lívia, imagino o quanto deve ser desgastante falar a mesma coisa toda hora, mas não deixe de falar! Você está fazendo mudança sim, mesmo que seja trabalho de formiguinha. Beijos mil
Jah viu o novo ataque de ivy à thelma?! “Pode chegar na final como enfeite de pódio “ Faz um vídeo sobre isso!! São os únicos vídeos de 20 minutos que passo assistindo cada segundo! Vc faz conteúdo rico. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Lívia, não sei se você já fez vídeo sobre isso, mas gostaria muito que você fizesse um vídeo sobre relacionamento interracial de mulher negra e homem branco, e sobre essa problemática pra mulher preta. Me relacionei com um cara branco e hoje, depois de meses do término, vejo o quanto eu na vdd nunca fui aceita enquanto mulher negra pra ele.
E o contrário tbem.. que acontece.. o cara preto.. que fica com uma mestiça clara ou branca.. pra ter uma aceitação no meio onde está.. como se "enturmar" com seus comparsas brancos.. por "ter uma branca"... infelizmente isso acontece
No meu tempo de escola é fato: crianças pardas e mestiças zombavam das negras retintas. Muito triste! Tentei ser amiga de uma menina, mas ela já estava tão machucada que não respondia e eu até entendo. Ela ficava longos períodos sem ir pra escola e eu até consigo imaginar, mas jamais mensurar a dor dela. Espero que ela esteja bem hoje e se aceite graças a pessoas como você. Existem cicatrizes que são pra toda a vida, mas é importante no meio do caminho ter um pouco de esperança. Obrigada por ser que vc é Lívia. Já descordei de alguns posicionamentos seus, mas sei do seu valor na vida das pessoas perdidas, machucadas, rejeitadas e também a todos que dedicam um tempo para entender a pauta. Deus abençoe!
Lívia, gostei bastante do seu novo modo de dialogar, ficou ainda mais compreensível. Te acompanho há muito tempo no RUclips e pude notar a diferença. Apesar da grande vontade de falar um palavrão daqueles, pois eles não são usados em vão e sim demonstram nossa revolta à assuntos desse tipo. Eu admiro muito sua personalidade. Mas, se fosse eu, possivelmente perderia as estribeiras e mandaria esse povo tudo pra casa do chapéu. Porém, não vale a pena pagar o mal com o mal. Continue fazendo sua parte. Realmente fazendo o que Jesus nos ensinou: "não se conformeis com este mundo". Que o Senhor possa a cada dia te iluminar. Um abraço com muito carinho
Somos da raça humana e aprendi aqui com Lívia sobre quem é quem na ordem do dia, no fomento do saber me ingressei no curso de sociologia para aprender a aprender. Agradeço a ti Lívia ✨👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Sou Africano de Angola. Existe na África uma tribo de nome Khoisa, eles são negros puros de África. Fisicamente, os khoisan possuem uma coloração de pele amarelada e prega epicântica nos olhos, como os chineses e outros povos do Extremo Oriente. Algumas destas características são agora comuns a outros grupos étnicos sul-africanos, sendo patentes por exemplo em Nelson Mandela. Uma outra característica física dos khoisan é a esteatopigia das mulheres (grande desenvolvimento posterior das nádegas), que levou a que uma mulher tivesse sido levada para a Europa no século XIX e usada para exibição em feiras, a famosa Vénus Hotentote. Genética Os khoisan possuem o mais elevado grau de diversidade do ADN mitocondrial de todas as populações humanas, o que indica que eles são uma das mais antigas comunidades humanas. O seu cromossomo Y também sugere que, do ponto de vista evolucionário, os khoisan se encontram muito perto da "raiz" da espécie humana. Eles são claramente claros e são claramente negros africanos. Não ponha coisas na cabeça ao povo brasileiro que negro puro são os retintos kkkk. Existe sim negros de pele clara puros ou seja não são mestiços, são puros negros. Ressalvo que essa coisa de raça pura é idiotice.
Félix Domingos eu sou escura mas nasci no Brasil, na minha certidão de nascimento está escrito que sou parda , no Brasil se o cabelo e bem crespo a pessoa é considerado negro, se é negro bem escuro mas se o nariz for afilado e o cabelo liso ai é considerado branco , na verdade o Brasil é cheio de pessoas mestiças e principalmente pretos pois os povos pretos tanto os Hebreus de Hebron do Oriente como os africanos e egípcios e Indianos entre outros na época da colonização foram levados para o Brasil, é os demais povos europeus e asiáticos também foram para o Brasil uma verdadeira Babel de todos os povos , mas de alguns anos tem aumentado os grupos de etnias afros que querem ser respeitadas e reconhecidas mas um país grandes como o Brasil e racista de origem é muito complicado!
@@ludrisafrance Obviamente todo mundo tem que ser respeitado. Se a sua pele é bem escura e ainda és considerada parda aqui na África és classificada como MulataMulata.
@@joyceferreira938 Pois é. Mas para as pessoas que mulatas o termo correto é falar "negra mestiça" quando a mãe é negra e o pai é branco ou vice versa. Porém, ela herdou mais características negras do que brancos por isto ela é negra. mas você pode chamar de negra mestiça se quiser. porém, não "parda" porque pessoas pardas são misturas de brancos com índios. ou Seja...as pessoas pardas tem a pele muito mais clara e tem os narizes finos. e a maioria tem até o cabelo lizo ou ondulado. o cabelo dos pardos não é crespo. acho que só os lábios dos pardos que são mais grossos. embora uma minoria dos pardos possuem a boca pequena.
@@tatianegoldsmith92 Olha o termo correto é falar "negra mestiça" quando a mãe é negra e o pai é branco ou vice versa. porém, ela herdou mais características negras do que brancos por isto ela é negra. Mas você pode chamar de negra mestiça se quiser. porém, não "parda" porque pessoas pardas são misturas de brancos com índios. ou seja...as pessoas pardas tem a pele muito mais clara e tem os narizes finos. e a maioria tem até o cabelo lizo ou ondulado. o cabelo dos pardos não é crespo. acho que só os lábios dos pardos que são mais grossos. embora uma minoria dos pardos possuem a boca pequena.
@@felixdomingos1565 A Lívia quando fala que negros são os de pele retinta está se [referindo aos brasileiros. Nós somos descendentes de africanos congos, bantus e nagôs e não de khoisans ou etíopes. Portanto, a pele morena aqui provém da miscigenação entre negros/índios com brancos, os pardos. Se na áfrica há africanos negróides de pele clara isto não determina que possa haver "negros de pele clara" no Brasil.
Voltei a seguir seu canal Lívia porque agora você voltou a mostrar as pautas que acho interessante, você está abrindo meus olhos já que me descobri parda/mestiça e não preta. Obrigada! ♥️
Lívia, não há ninguém que explique melhor esse tema que você. Natural, firme, didático, direto. Simplesmente perfeito. Na minha humilde opinião é esse o caminho que você deve seguir. Aprendi muito com você sobre mestiçagem. Você é muito superior a temas banais pelos quais você já comentou mesmo que isso traga muitas visualizações, e isso ajude o seu canal. Eu como inscrito no seu canal há algum tempo já fiquei bem desconfortável assistindo você comentar alguns temas. E esse tema de mestiçagem é o seu maior trunfo. Parabéns pelo vídeo ♥️
Livia sua linda. Amo vc e seu trabalho. Esses dias falei para uns amigos que eu era pardo, pois meu pai é branco e minha mãe preta retinta. Eles me falou que minha mãe iria ficar muito triste se eu falasse isso pra ela. Expliquei que eu não sofro os mesmos preconceitos que minha mãe e meu irmão mais novo pois os dois são retintos. Apesar de não ter a pele clara eu não me considero preto. Não por vergonha, mais por quê não posso me colocar no lugar de quem sofre. Beijos
Ué eles querem falar 🗣 no lugar de sua mãe que ela ficar triste ? Triste eu ficaria em ter que forçar meu filho RENEGAR O PRÓPRIO PAI só por que é branco !! Triste e não reconhecer que você é filha de seu pai e de sua mãe e não apenas de um deles .
Muito importante seu posicionamento. Tenho aprendido muito aqui. Por muitos anos me considerei deslocada quanto a isso e já me considerei negra por ser filha de pai negro. Porém, minha mãe é branca e bem loira. Então não sou negra e já até briguei por aí por me considerar assim. Hoje entendo o equívoco que estava cometendo. Estou adorando sua maneira mais gentil em sua abordagem, acredite, muita gente erra por não ter se aprofundado no assunto. Precisamos de pessoas como vc para nos alertar a essa necessidade de reflexão e aprofundamento na causa.
Muito bem explicado e muito bem elaborado. Amei a parte em que você utilizou o filme pantera negra como exemplo. Ficou ainda mais transparente o que você queria dizer. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Livia, boa tarde ... Bom eu gostaria de mais uma vez enaltecer o seu trabalho e dizer que é incrível o quanto o seu canal e principalmente você de modo geral tem transicionado de forma tão linear e autêntica, eu a admiro a cada dia mais e a cada vídeo que você sobe para o canal, acompanho você desde da época em que o canal se chamava etnia brasileira a pouco mais de 1 no e meio e eu sempre achei a sua forma de transmitir suas colocações e ideias muito autênticas e de fácil entendimento e hoje em dia vendo os seus posicionamentos e a forma com que vc vem conduzindo, faz com q minha admiração e carinho só aumente, te desejo toda força desse mundo eu espero q um dia ainda possamos nos conhecer pessoalmente caso vc volte para o Brasil e venha morar em sp .... ❤️❤️
Tá tão linda com esse turbante...tá poderosa. Ohhh livia o negócio tá feio..eu ja disse aqui que minha sobrinha falava de uma amiga da faculdade que era tooooooida militante discurso da mulher negra e o caramba. No niver da minga sobrinha ela foi .... Lívia Pensa na atriz Ana paula Arósio...tipo assim.... Serioooooo Mas o tataravô era negro e a tataravó alemã... E ela saiu """negra"". Seriiiiioooo
Da última vez que o censo passou em casa, disse que sou ""negra""...Por absoluta ignorãncia, partindo da narrativa que quem não ê branco é negro. Depois ao me informar direito, entendi que não sou negra...Tenho pele morena, e cabelo cacheado. Sou filha de uma "parda" com um branco. Tenho um avô negro retinto(de origem africana), e uma vó branca de origem europeia por parte de mãe...E avôs brancos, de olhos claros por parte de pai!
Complicado essa lógica desse pessoal. É como se todas as suas outras ascendência fossem ignoradas e só levada em conta a negra. Qual o objetivo disso? Tenho a sensação que fazem isso em alguns países para ter uma segregação como se você fosse menos por causa da ascendência negra ( nos eua kk vc tem um parente negro, já era ,vc não pode ser branco não importa as características físicas não compreendo) ... Já aqui são vários os intuitos...
@@PsychoMermaid É exatamente isso! Já morei num bairro classe média alta, eu era a única pessoa parda no bairro, e na escola... No salão de cabeleireiro, eu era a única mulher de cabelo cacheado! Eu era sim muito segregada...
@@PsychoMermaid Muito! Hoje em dia, eu não me importo mais! Já saí chorando de um desses salões de cabeleireiro chiques(eu tinha acabado de mudar, e não conhecia outro salão)...Os cabeleireiros olhavam para o meu cabelo e riam...Só faltaram dizer que não aceitavam pessoas como eu por lá! Eu só cortei o cabelo porque já estava lá! Nunca mais voltei a esse salão!
Lívia eu sou branca e estou aqui no seu canal para aprender, entender e não repetir erros do racismo estrutural que sempre convivi na minha família de brancos. Vc é necessária.
Livia eu entendo, a sua fala. Porém eu como parda, uma das únicas em uma escola particular, nos anos 90. Sofria MUITO preconceito. A branquitude também, não gosta dos pardos.
@@trendorina É porque não é só tom de pele que está por trás das classificações raciais. Ele é só o traço mais visível e fácil de identificar. Agora, só o que tem é gente com MUITOS traços indígenas ou europeus, mesmo que combinados com um ou outro traço africoide/negroide, e indiscutivelmente pardos, mestiços de pele morena clara ou média (ou até morena escura, mas com um perfil físico totalmente caucasoide/europoide: cabelos lisos a cacheados, formato de rosto, boca, nariz, dentro do espectro caucasoide, etc.), declarando-se, apesar de todas essas "vantagens" sociais que têm nos padrões de beleza e status que vigem, como "negros" ou até como "pretos". Pior, ainda por cima alguns se apresentam como representantes do povo negro. Aí já é demais. Pode lutar junto, pode entender a luta dos pretos, mas NÃO é justo e muito menos verídico se qualificar como sendo parte do mesmo grupo, sendo que isso não é realidade nem no visual, nem no DNA (ancestralidade africana quase sempre bem menor que numa pessoa preta retinta), nem muito menos no modo como são socializados e avaliados pelos outros. Não é vergonha ser pardo, ser mestiço, é só uma característica como qualquer outra. É melhor se aceitar como é sem querer se colocar no lugar de quem está já muito mais invisibilizado e discriminado do que vc e não precisa de gente tentando se colocar no pouco de espaço que lhes restou.
Me emocionei ao ver seu videio! A minha filha é negra retinta e hoje sim, eu sei o que é "passar" por preconceito racial. Uma vez que o racismo é direcionado pra ela em mim como mãe fere 2x mais (até ela entender claro).
Amei o vídeo assim como todos os outros que você faz, Lívia vc é uma mulher incrível , minha inspiração , continue sempre trazendo esses vídeos para expor essas fraudes e trazer mais informação , com certeza tu deve tá cansada de sempre falar e as pessoas n entender , Eu seguia uma pág de militância negra antes de conhecer o seu canal, que me fazia acredita que todo pardo era negro falando que existia negros de pele clara , falaram sobre o colorismo porque essa é a desculpa deles, depois que vi o seus vídeos falando sobre, vc abriu meus olhos e aí comecei a ver que a maioria das postagens deles estava errada , me lembro como se fosse ontem eles postaram uma foto de um casal de pardos com a seguinte legenda "agora pretos e pretas estão se amando , temos que continuar com a nossa espécie #nãoapalmitagem " eu fiquei tão enjoada com tamanha ignorância tá certo acho lindo mesmo pretos e pretas ficarem juntos , mas continuar a espécie ? Tipo q ? Achei q a nossa espécie é ser humano , e quem são eles pra decidirem quem você pode ou não ficar ... Esses militantes estão alienando pessoas e destruindo um movimento importante , bjs Lívia se cuide aí na Itália ♥️
Lívia você e demais. Só precisava uma duplificação de vc em cada País ou estado para podermos mudar essas mentes atrofiadas para podermos mudar o mundo. Começando por achar que essa mulher é negra. Meu Deus gente 🤦🏿♀️🤦🏿♀️🤦🏿♀️🤦🏿♀️. Da até nervoso escutar isso.😡😡😡😡😡.
EXATAMENTE. Concordo com absolutamente tudoooo que você disse. Desde sempre considerei e observei essa diferença pois toda família da minha avó paterna é uma mistura de retintos e pardos. Então, cresci observando a diferença na história de vida deles. Eu nasci branca. Como você disse: um cabelo crespo ( o meu é crespo mesmo não cacheado ) não me faz negra. Agora, vai eu hoje mulher branca falar que a pessoa não é parda é retinta ou o contrário é parda ou mestiça. Ja aqui na minha família serei cancelada, processada e ainda considerada preconceituosa. Imagina eu defendendendo o que você diz ali na Marie Claire com minha foto branca.Não posso! Não posso opinar pois não tenho "posição de fala". Aí fica difícil defender o óbvio viu Brasil. Por isso, continue falando fazendo seus vídeos sobre essa diferença que eu sempre vou aplaudir.👏👏👏 .Pardo/mestiço não é negro. Obs: (Eu uso mais o termo negro(a) mas sempre pergunto se a pessoa se sente melhor sendo chamada de preta ou negra. Tenho amigos e familiares q se sentem mais confortáveis ou ofendidos com um termo ou com outro. Aí nesse caso, eu respeito a individualidade de cada um.
N sei se vc vai ler, mas, estou maratonando seus vídeos. Eu gosto mto da forma como vc fala as coisas, a vdd com mta clareza, só n entende quem n quer. Realmente a militância as vzs confunde a gente.
A série Madam C . J. Walker relata sobre isso de como pessoas de pele mais clara tem mais privilégios que as pessoas pretas , mais mesmo sabendo disso ela não desiste em conquistar seu espaço , realmente ela foi uma mulher de fibra não se deixou abater e continuou lutando pelos seus objetivos
Concordo no que diz que pardo não é negro.Mas quem é a pessoa que tendo uma oportunidade vai abrir mão do seu sonho ou dinheiro dizendo melhor dar esse trabalho para uma pessoa mais negra?Difícil.
Esse assunto é espinhoso, pq boa parte do movimento faz questão de enfatizar que essa narrativa da mestiçagem brasileira é coisa de intelectual branco pra silenciar a real cor do brasileiro.
Ameiii a fala quando diz sobre a raça.Penso tambem que poderia usar só o termo "preto" e não negro. Tô amando os vídeos e me reconhecendo em suas falas
Lívya vc está linda e parabéns pela sua evolução na maturidade. Vc dá o seu recado sem agressividade e assim suas idéias são mais valorizadas e ouvidas.
As Mulheres Negras Retintas : Adriana Alves , Glória maria Nayara Justino Iza Xenia França, Khoudia Diop Lupita grace jones Nyadak Duckie Thot Nyakim Gatwech Entre outras.todas ,Além de terem beleza única, por fora são principalmente belas por dentro, mulher de personalidade, NÃO Precisa de militantes que represente-as e sim elas mesmas conquistaram com muita ,mais muita dificuldade o espaço onde hoje elas se encontram. ESSA SIM SÃO REPRESENTANTES DAS MULHERES RETINTAS.
Lívia, eu nunca achei que a Camila Pitanga era preta, porém quando eu comentava isso, o mundo inteiro queria me crucificar e dizia claro que ela é negra. Eu sempre achei que ela era mestiça.
" Ótimo vídeo Lívia, parabéns!! Não entendo porque não colocam a atriz Adriana Alves em destaque, que além de ser uma preta retinta , é tão linda e talentosa ..ela sim merecia receber o prêmio que Camila Pitanga ganhou , e merecia ser protagonista de muitas novelas 🦋🌹"
Seguir uma pessoa não é dizer que você concorde em tudo que ela diga. Já discordei de muita coisa no seu, nem por isso tirei minha inscrição. Respeitar não é bater palma pra tudo que outro diz. Hoje concordo com você. Minha filha é parda, sempre fiz ela aceitar seu cabelo afro, crespo, mas nunca se dizer negra. Pois sei que ela é mestiça.
Eu moro na Espanha e essa semana ao conversar com um africano do Gana, ele me disse q ama o Brasil e que eles amam as novelas do Brasil, citou, em especial “Da cor do Pecado” e ao tentar me explicar quem era atriz pra que eu pudesse descobrir qual era a novela ( pq lá tem outro título) ele se referiu a Taís Araújo como aquela com uma pele café com leite. Olhei pra ele, um negro bem retinto então me veio tudo que a Zaruty fala sobre isso e ela tem toda razão!
Lívia vc está parecendo uma rainha africana com essa roupa e turbante,amei esse colar,ou seja vc hoje lacrou.❤❤
As rainhas africanas já não usam essas roupas..kkkkkk
Agora é gucci,prada ..
Vai dar uma volta a África para tu ver
Sabrina Teixeira Rocha tb amei o visual
Ela ta muito linda mesmo
Maravilhosa! Linda mesmo!!!!!
Só ser for há 100 atrás
“TRANSIÇÃO CAPILAR NÃO TE FAZ MULHER PRETA.”
Não mesmo...
Não mesmo...
FALOU TUDO! DESDE QUANDO QUE ESTA ATRIZ É PRETA¹ CAMILA PITANGA PRETA! ALGO ESTÁ ERRADO!
@@renatogomes6528 o pai, a mãe e o irmão de Camila Pitanga são negros retintos. Se ela nasceu um pouco mais clara por puxar por um parente mais distante, isso não faz dela de um grupo étnico diferente. Loucura achar que a família toda dela é negra e ela não. Descansa Militante
Mana, e as mulheres negras que alisam o cabelo?! Qual a sua opinião?!!!!!
Eu já achei sua fala mimimizenta... há algum tempos atrás, hj mudei de opinião vc tem razão! Eu sou branca e nunca sofri discriminação, mas depois que presenciei um episódio de racismo fiquei horrorizada. Realmente nao se vê pretos retintos na mídia.
" Se você é contra o silenciamento de pessoas pretas, não ocupe o lugar de pessoas pretas" 👏👏👏👏👏👏👏
O problema é a militância que quer empurrar essa narrativa e ai os pretos entram nessa onda, oq está acontecendo comigo agora, a militância GAY(sou gay) quer me obrigar dizer que o fato de eu trabalhar. é um privilégio conquistado pela militância............Oi??? mas NUNCA compro nessas narrativas
@@noobdebusca1757 eu tenho certeza que a Livia não é militante. Eu entendo teu ponto e super concordo. Mas o ponto dela é as pessoas falam tanto em abrir mais espaços para negros e essas mesmas pessoas excluem o negro retinto desses espaços para negros. O ponto é vamos colocar um negro pra uma campanha sobre pessoas negras. Ai tem uma negra retinta e uma morena escura. Essas pessoas que lutam contra o racismo e querem incluir negros nas coisas vão escolher a morena escura por ter traços brancos que eles acham bonitos ex. O nariz fino. Ou seja, hipócritas. Pq consideram os pardos como negros e os negros de verdade q se fodam, ja estão sendo representados por uma pessoa que não parece com eles.
Noob de Busca eu tbm sou gay e preto retinto odeio militância negra e militância lgbt
@@wedsonnobre3482 Vish , pra ti é ainda pior que eles qrem empurrar as duas narrativas de uma vez só
Noob de Busca pois é viiu
O pessoal faz um escândalo quando o "branco" se apropria do turbante ou das trancinhas, mas quando o "pardo" se apropria do lugar do "preto" ninguém diz nada...
Os brancos são marginalizados?!!!
@@vann452 não
Diz sim,sou parda botei tranças fizeram um escandalo
Que se apropria oq, tenho cabelo afro e traços negros, morro em favela nasci numa família pobre com as mesmas condições que uma amiga que é retinta, sofri várias discriminações na vida, demorei muito tempo pra me aceitar, só que agora parece que não faço parte de lugar nenhum as pessoas nem sabem como me classificar eu não sei como me classificar tô cansada de tentar na moral, vou entrar por conta sim e da orgulho pra minha mãe que criou 8 filhos sozinha, tô nem aí se vcs não me acham negra o suficiente
"Sim, existem vários tons de preto, mas eles são escuros"... 👏👏👏👏👏
Chegar dá vontade de chorar quando Lívia disse " eu faço um apelo" 😭😭😭😭 ela tem razão.. pena q as pessoas não consegue ver a veracidade na fala dela...pq infelizmente a quantidade de melanina é q conta 😪 e poucos consegue ver a diferença...e q os negros propriamente ditos estão sendo silenciados...
Eu quando criança ficava envergonhado da minha cor, por causa da quantidade de bulling e apelidos que tinha. Um dos apelidos que tentaram me dar era kunta kinte, saçi perere, macaco, eu nem sabia o que era isso, só depois que fiquei sabendo que era uma história de uma familia americada que tinha sido escravizada, mas eu me vingava com as notas na escola melhores que eles,hoje tenho orgulhos dos meus avós e pais que apesar das injustiças e pobreza conseguiram me ensinar dignidade, caráter e respeito ao próximo.
Manu: ''Para mim, casal que a cor combina é muito mais agradável''
Nazistas: ''Concordo''.
Verdade racista
Kkkkkkkk
O termo correto seria eugenia que foi usada no brasil.
Essa manu JAMAIS vai saber o gosto bom que tem um café com leite ( em são Paulo é chamado de pingado)
@fallen angel e são bem nervosos esses defensores
Passei pela transição capilar. Meu bello é cacheado-crespo 3c e 4a e sou parda e tem gente q olha pra mim e diz que sou negra, eu digo ñ sou, sou parda ou até mesmo amarela e eles dizem racista. Racista seria tomar o lugar de mulheres negras que estão na luta aí. Aff! O pessoal nem conhece gente negra parece. As vezes até brinco sou parente do minions e dos Simpsons nem vão se informa e falam dos outros. Desejo paz a todos e força 🌹
Letícia Pessoa me perguntei agora sobre o cabelo de Liza é de margie que são amarelos
@@rosaaraujo2426 Pois é. Sei lá viu, não entendo mais o mundo. Não entendo pq Deus fez tudo perfeito e complicamos tudo. Somos todos seres humanos. 🌹
Você é sensata! Precisamos de muitas como você pra orientar e educar nossas crianças e jovens....
Parabéns. Uma bela resposta aos otários que falam que se identificar como pardo é ter vergonha de assumir a negritude.
Sou parda, mas meu cabelo é liso. Sou filha de negros retintos! Tenho irmãs de cabelo super cacheado, lindo. E o meu, sempre fino, ralinho.... minha família é linda... uma mistura de cores!
Livia falando o que ninguem tem coragem de falar. Vc é muito necessaria
Ela é chata falando de política, não entende nada, mas quando fala desse assunto concordo 100% com ela.
Sou branca e não vejo essa atriz negra... É um desserviço essa matéria na Marie Claire... Que vergonha... Obrigada pelo vídeo Lívia ♥️♥️♥️
Ela trabalhou na primeira fase da novela Velho Chico, na 2 fase, botaram uma atriz negra para interpretar ela mais velha, sendo que ela tem raízes lisas, traços quase finos, a outra era negra, de cabelos crespos, achei um absurdo.
Fala que é negro pra essas pessoas é puro marketing
Amanda Faria ela é o que então ? Hahaha branca ? Moreninha ? Hahaha e preta sim gente poxa vida traços não tem nada a ver vai lá no Sudão pra vc ver mulheres mais retintas não existe mas com os traços de da inveja
A livia e um das poucas que luta e tentar mostra a realidade do povo negro
Preta ela não é mesmo e piada isso tudo o povo e cego
PRECISAMOS DE MAIS NEGRAS NO MUNDO EM POSIÇÃO DE HONRRA.AFINAL ELAS SIM SÃO GUERREIRAS.
"guerreiras" não, não... Prefiro mulheres de grande potência em todos os sentidos.
Lívia. Mulher linda, livre da negritude e branquitude cirandeira. Realista! Você merece o mundo pela sua honestidade, pq sabe muito bem o quanto você perde $$$ por não entrar nessa roda.
Sou bem branca e fui fazer uma inscrição na faculdade e a moça me perguntou de que cor eu me considerava... Achei um absurdo!!! 😨
Pessoal ta virado kk
Pq eles não pode coloca os eles querem, só pode coloca que a pessoa se considera
É a lei.
Eita como assim vc bem clarinha , te deram poder de escolha ?
Em um cadastro uma pessoa estava perguntando sobre que raça as pessoas eram, quando chegou a minha vez ela perguntou alto de que raça eu era, aí respondi bem alto : da raça humana. Pronto . Acabei com a narrativa na hora. Acho um absurdo essa divisão das pessoas.
OLHA EU JÁ VI MUITOS AFRODESCENDENTES MAIS CLAROS COM RACISMO COM AS PESSOAS MAIS RETINTAS. AS VEZES SÃO PIORES QUE OS PRÓPRIOS BRANCOS
Ai gente! Eu sou mestiça e entendo o a vc fala Livia! Não é desmerecer a nossa dor e preconceito q sofremos, mas de fato não tem como comparar o preconceito q uma mulher negra de verdade sofre!
A minha vó é negra retinta e eu vi ela sofrendo muito preconceito na vida e felizmente nunca passei por 1/8 do q ela passou.
Pra vc ter uma ideia, meu bisavô era casado com uma judia e fugiu da Alemanha por causa disso durante a segunda guerra mundial e quando meu avô decidiu se relacionar com a filha dos empregados (minha avó), eles não aceitaram e meus avós fugiram da fazenda pra poderem casar.
Imagina, eles q eram brancos e sofreram preconceito, praticaram o mesmo contra uma pessoa negra, essa é a vida da maioria dos negros.
Eu mesmo tendo visto algumas facetas do preconceito, nunca vou entender e saber de fato o q um preto realmente sofre na vida.
Claro que não dar pra comparar, eu tenho uma amiga preta retinta e eu sou mestiça, ambas éramos excluídas na escola, o que sofri era bullying e não racismo, agora ela sim sofria e sofre racismo.
Hipocrisia total da parte branca judia da tua família em não aceitar a moça negra.
Sim te entendo 100% pra ajudar minhas raízes africanas sofreram apagamento
Eu já percebi que a sociedade até aceita a pele negra mais clara , mas a RETINTA poucos aceitam.
Eu ri quando vi ela na novela em um papel de uma pessoa negra rs
Éramos seis?
Velho Chico.
@@nathaliegaliza7466 foi nessa novela sim, já até terminou.
E hoje ela está em outro papel como protagonista e mais uma vez repetindo a mesma história .
Lívia, não desista! A sua voz é potente, você está sendo ouvida! Seu trabalho é de utilidade pública, obrigada por abrir meus olhos, e de tantas outras pessoas! ❤
Eu levei pedrada nas costas, sim uma pedra de cascalho grande. Me chamavam de "neguinha preta do parachoque torrado" , "dragão", "canhão", derrubavam a minha mesa no intervalo da aula, me perseguiam na minha escola para me xingar... Eu não revidava, não provocava, porque eu era extremamente tímida e quieta, mas me perseguiam. E olha que eu não era retinta, eu tenho o mesmo tom de pele da Thaís Araújo. Os meninos não me olhavam só na escola, agora que sou adulta os homens me ignoram até hoje. A dor de ser negro é vivida todos os dias, não só quando você decide fazer transição capilar.
Tais Araújo não é preta. Ela é mestiça. Assim como vc! Vc sofreu bullying e mesmo Assim, vc nunca vai saber o que é ser perseguido por ser preto. Vc não é preta se sua coe é igual a da tais.
Meus pais são negros, do tipo que não gera dúvida. Não sou mestiça. Nunca tive um momento de dúvida se sou negra ou não, a sociedade nunca me deixou ter essa dúvida.
@@TheClebia25 mais uma vez: se VC não tem a cor PRETA vc não é preta. Não existe preto claro. Nem branco escuro. Simples.
@@goianinhalinda que arrogância é essa? Quem é você na fila do pão pra determinar qual a minha cor? Ignorou todo o relato do racismo real que eu vivi e ainda vivo, só focou no fato que eu disse que minha cor é parecida com a da Taís Araújo, e pronto, já não sou negra?
@@goianinhalinda ela é mestica e parda
Eu sou branca e estou sempre aqui no seu canal para aprender. Mais pessoas deveriam fazer o mesmo, justamente para não acontecer o fiasco (fiasco é pouco, é completamente ridícula) dessa matéria da Marie Claire.
Depois da Camila pitanga agora e essa aí .eu com 30 minutos de praia fico mais escuro que essas .e olha que sou branquelo .beijo Lívia
Rsrsrs eu também.
😂
Eu também
"Nem todo mestiço é pardo", pura verdade. Sou mestiça de mãe negra, pai branco. Fui a única filha que nasceu branca e meus irmãos são "morenos claros", como dizem na nossa região.
Verdade a história da Bárbara não vende mesmo para mulheres realmente retinta,hoje ta na moda ser negro pessoas que realmente não se olham no espelho se apropriam da cultura que não são delas.bravo Lívia ❤
Sou parda de cabelo cacheado e nariz largo, fui adotada por uma família de pessoas brancas que me consideravam preta. Até eu conhecer vc Livia e conseguir me definir e explicar para minha família que sou parda .
Lívia ,, vc é a melhor sobre o tema mestiçagem !
Sempre achei estranho isso de "negra de pele clara"...
Então deve ter Branco de pele escura...kkkkkkk
Negra de pele clara existe sim a dezenas de milhares de anos na África e são cem por cento negros puros. Pesquisa Povo Khoisa de África e verás que alguns são do tom da sua pele.
@@felixdomingos1565 Você pelo jeito não entende nada, os Khoisan não são Negros, não são classificados como negros, não são geneticamente próximos aos negros e nem o fenótipo deles é parecido com o dos negros. Eles são do grupo "capoid" enquanto os negros de "negroid/congoid"
@@robbinslubas7394são negros sim, Esses são os Khoisan, são um dos grupos étnicos mais antigos do mundo, são também chamados de Bosquimanos e vivem principalmente África do Sul e Namíbia são originalmente mais claros e possuem a coloração quase amarelada.
Estudos apontam que os Khoisan são um dos grupos que deram origem aos Zulu e Shosa e possuem olhos mais puxados como os chineses, algumas destas características são agora comuns a outros grupos étnicos sul-africanos, sendo patentes por exemplo em Nelson Mandela.
Um estudo genético de 2016 constatou que os Khoisan permaneceram relativamente isolados até há 2000 anos.
A pele negra foi identificada, com base no estudo das peles de Suzanne Caygill chamado Color Harmony, em 38 tons diferentes.
Então, espero que possamos parar de usar o negrômetro e dizer quem é negro de pele clara é menos negro e forcar no alvo: o alvo é Mudar as pespectivas de pobreza e desigualdade que atingem toda a população negra.
@@robbinslubas7394 Não criemos em nossas cabeças regras sobre quem é mais negro. Afinal de contas um Khoisan é negro e é africano muito mais legítimo do que vc de pele retinta que tem provavelmente uns 5% de Europeu no seu DNA.
Rindo até o infinito com a "precursora da transição capilar"... 🙄🙄🙄 sem noção essas negras de Taubaté. Eu vi o link dessa matéria no Uol, e desisti de clicar quando vi o tom de pele da atriz que estava chorando "por alguém não amalá-la".
Revistas e novelas sempre fazem isso... Negro pra eles é da cozinha pra trás afff
Não conhecia seu trabalho e amei. Concordo com você. Eu sou parda e não sofri nada perto do que sofrem as mulheres pretas retintas que conheço. Muito bom seu vídeo.
Sempre é bom ouvir pontos de vista. Lívia, sua vivência, experiência de vida, fazem grande diferença no mundo.
Não é Mimi. Sou uma mulher negra de pele escura e já fui chamada de macaca e piche. Isso, sim é pesado; mas sempre soube me posicionar e nunca abaixe a cabeça.
Realmente há muita diferença entre a minha pele e da atriz aí citada. Tenho primas de pele clara e isso faz toda a diferença e nem elas se pensam como negras.
Se eu branca nao consegui engolir oq ela flou na revista, imagine quem eh preto....vergonha essas atrizes se apoiarem nessa narrativa pra poder crescer profissionalmente
Caroline Furlanetto Barbosa eu como um homen preto retinto tinha essa mente passou do branco é preto porem quando comecei a ver livia zaruty minha mente mudou hj em dia eu sei que eu sou preto retinto e meu irmão é pardo
Hoje consigo concordar com sua visão, acredito que vai chegar um momento que esse tipo de discussão será pauta. Aqui no Brasil tem muito pouco tempo que estamos falando sobre negritude dessa forma, então chegaremos lá.
Esse é um dos videos mais necessários que já vi nesse RUclips. Parabéns Livia ❤
"aí meu Deus como ela é preta, a precursora da transição capilar. Qtos anos ela tem? 40?" Aí Lívia scrr... Só vc pra falar essas verdades
Marie Clarie fez com Camila Pitanga e agora com essa menina.
Como você disse, ela é linda, e é talentosa pois já vi dois trabalhos onde ela atuava, e também desejo tudo de bom, mas cabe uma reflexão profunda sobre sua identidade.
Torço pra que seu vídeo chegue até ela, e que a mesma tenha humildade de fazer uma reflexão.
Isso aí Lívia, imagino o quanto deve ser desgastante falar a mesma coisa toda hora, mas não deixe de falar! Você está fazendo mudança sim, mesmo que seja trabalho de formiguinha.
Beijos mil
Verdade até a globeleza foi expulsa porque era negra retina.
Culpe os gregos por terem inventado o padrão de beleza. Nem os romanos se importavam com a estética
Jah viu o novo ataque de ivy à thelma?!
“Pode chegar na final como enfeite de pódio “
Faz um vídeo sobre isso!! São os únicos vídeos de 20 minutos que passo assistindo cada segundo!
Vc faz conteúdo rico. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Lívia, não sei se você já fez vídeo sobre isso, mas gostaria muito que você fizesse um vídeo sobre relacionamento interracial de mulher negra e homem branco, e sobre essa problemática pra mulher preta. Me relacionei com um cara branco e hoje, depois de meses do término, vejo o quanto eu na vdd nunca fui aceita enquanto mulher negra pra ele.
Bia • e o no na mente das crianças filhos dos mesmos
É pq vc se relacionou com um cara branco babaca, eu amo as mulheres pretas.
Quem mandou querer baba ovo de homem branco🤢
@@nikkiminaj443 mas acho que os homens negros só querem saber de mulher branca, a maioria pelo menos
E o contrário tbem.. que acontece.. o cara preto.. que fica com uma mestiça clara ou branca.. pra ter uma aceitação no meio onde está.. como se "enturmar" com seus comparsas brancos.. por "ter uma branca"... infelizmente isso acontece
No meu tempo de escola é fato: crianças pardas e mestiças zombavam das negras retintas. Muito triste! Tentei ser amiga de uma menina, mas ela já estava tão machucada que não respondia e eu até entendo. Ela ficava longos períodos sem ir pra escola e eu até consigo imaginar, mas jamais mensurar a dor dela. Espero que ela esteja bem hoje e se aceite graças a pessoas como você. Existem cicatrizes que são pra toda a vida, mas é importante no meio do caminho ter um pouco de esperança. Obrigada por ser que vc é Lívia. Já descordei de alguns posicionamentos seus, mas sei do seu valor na vida das pessoas perdidas, machucadas, rejeitadas e também a todos que dedicam um tempo para entender a pauta. Deus abençoe!
Lívia você tá linda com esse turbante e esse colar azul!! Amo seus vídeos ❤️
Juntos! E ao mesmo tempo Livia vaoriza a historia dos mestiços e mulatos pq é outra história. Adoro
Sim, essa mulher da capa da Marie Clare se fosse no México iria desaparecer na multidão, pois são todos muito parecidos com ela!
Contribui demais seus vídeos e abriu muito meus olhos sobre uma realidade que não tinha idéia e aprendo a cada dia contigo Zaruty 😘!!!!
É! A negra que faz Marie Claire é a "café com leite. "
Cafe com Leite e mais escuro do que essa aí !
@@DCENTROO Eu usei essa expressão como ironia. Minha mãe é considerada "café com leite " .Ela se diz " amarela".Eu tenho mais café nesse leite.
Sendo mais leite do que café.
Lívia, gostei bastante do seu novo modo de dialogar, ficou ainda mais compreensível. Te acompanho há muito tempo no RUclips e pude notar a diferença. Apesar da grande vontade de falar um palavrão daqueles, pois eles não são usados em vão e sim demonstram nossa revolta à assuntos desse tipo. Eu admiro muito sua personalidade. Mas, se fosse eu, possivelmente perderia as estribeiras e mandaria esse povo tudo pra casa do chapéu. Porém, não vale a pena pagar o mal com o mal. Continue fazendo sua parte. Realmente fazendo o que Jesus nos ensinou: "não se conformeis com este mundo". Que o Senhor possa a cada dia te iluminar.
Um abraço com muito carinho
Somos da raça humana e aprendi aqui com Lívia sobre quem é quem na ordem do dia, no fomento do saber me ingressei no curso de sociologia para aprender a aprender. Agradeço a ti Lívia ✨👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Sou Africano de Angola. Existe na África uma tribo de nome Khoisa, eles são negros puros de África. Fisicamente, os khoisan possuem uma coloração de pele amarelada e prega epicântica nos olhos, como os chineses e outros povos do Extremo Oriente. Algumas destas características são agora comuns a outros grupos étnicos sul-africanos, sendo patentes por exemplo em Nelson Mandela.
Uma outra característica física dos khoisan é a esteatopigia das mulheres (grande desenvolvimento posterior das nádegas), que levou a que uma mulher tivesse sido levada para a Europa no século XIX e usada para exibição em feiras, a famosa Vénus Hotentote.
Genética
Os khoisan possuem o mais elevado grau de diversidade do ADN mitocondrial de todas as populações humanas, o que indica que eles são uma das mais antigas comunidades humanas. O seu cromossomo Y também sugere que, do ponto de vista evolucionário, os khoisan se encontram muito perto da "raiz" da espécie humana. Eles são claramente claros e são claramente negros africanos. Não ponha coisas na cabeça ao povo brasileiro que negro puro são os retintos kkkk. Existe sim negros de pele clara puros ou seja não são mestiços, são puros negros. Ressalvo que essa coisa de raça pura é idiotice.
Félix Domingos eu sou escura mas nasci no Brasil, na minha certidão de nascimento está escrito que sou parda , no Brasil se o cabelo e bem crespo a pessoa é considerado negro, se é negro bem escuro mas se o nariz for afilado e o cabelo liso ai é considerado branco , na verdade o Brasil é cheio de pessoas mestiças e principalmente pretos pois os povos pretos tanto os Hebreus de Hebron do Oriente como os africanos e egípcios e Indianos entre outros na época da colonização foram levados para o Brasil, é os demais povos europeus e asiáticos também foram para o Brasil uma verdadeira Babel de todos os povos , mas de alguns anos tem aumentado os grupos de etnias afros que querem ser respeitadas e reconhecidas mas um país grandes como o Brasil e racista de origem é muito complicado!
@@ludrisafrance Obviamente todo mundo tem que ser respeitado. Se a sua pele é bem escura e ainda és considerada parda aqui na África és classificada como MulataMulata.
@@joyceferreira938 Pois é. Mas para as pessoas que mulatas o termo correto é falar "negra mestiça" quando a mãe é negra e o pai é branco ou vice versa. Porém, ela herdou mais características negras do que brancos por isto ela é negra. mas você pode chamar de negra mestiça se quiser. porém, não "parda" porque pessoas pardas são misturas de brancos com índios. ou Seja...as pessoas pardas tem a pele muito mais clara e tem os narizes finos. e a maioria tem até o cabelo lizo ou ondulado. o cabelo dos pardos não é crespo. acho que só os lábios dos pardos que são mais grossos. embora uma minoria dos pardos possuem a boca pequena.
@@tatianegoldsmith92 Olha o termo correto é falar "negra mestiça" quando a mãe é negra e o pai é branco ou vice versa. porém, ela herdou mais características negras do que brancos por isto ela é negra. Mas você pode chamar de negra mestiça se quiser. porém, não "parda" porque pessoas pardas são misturas de brancos com índios. ou seja...as pessoas pardas tem a pele muito mais clara e tem os narizes finos. e a maioria tem até o cabelo lizo ou ondulado. o cabelo dos pardos não é crespo. acho que só os lábios dos pardos que são mais grossos. embora uma minoria dos pardos possuem a boca pequena.
@@felixdomingos1565 A Lívia quando fala que negros são os de pele retinta está se [referindo aos brasileiros. Nós somos descendentes de africanos congos, bantus e nagôs e não de khoisans ou etíopes. Portanto, a pele morena aqui provém da miscigenação entre negros/índios com brancos, os pardos. Se na áfrica há africanos negróides de pele clara isto não determina que possa haver "negros de pele clara" no Brasil.
Lívia, todo mundo precisava ouvir sua mensagem. Você trás uma riqueza de informação que é fantástica, meus parabéns.
Voltei a seguir seu canal Lívia porque agora você voltou a mostrar as pautas que acho interessante, você está abrindo meus olhos já que me descobri parda/mestiça e não preta. Obrigada! ♥️
Lívia, não há ninguém que explique melhor esse tema que você. Natural, firme, didático, direto. Simplesmente perfeito. Na minha humilde opinião é esse o caminho que você deve seguir. Aprendi muito com você sobre mestiçagem. Você é muito superior a temas banais pelos quais você já comentou mesmo que isso traga muitas visualizações, e isso ajude o seu canal. Eu como inscrito no seu canal há algum tempo já fiquei bem desconfortável assistindo você comentar alguns temas. E esse tema de mestiçagem é o seu maior trunfo. Parabéns pelo vídeo ♥️
Vc é tão necessária . Sua humanidade é admirável. Te adoro Livia.
Livia sua linda. Amo vc e seu trabalho. Esses dias falei para uns amigos que eu era pardo, pois meu pai é branco e minha mãe preta retinta. Eles me falou que minha mãe iria ficar muito triste se eu falasse isso pra ela. Expliquei que eu não sofro os mesmos preconceitos que minha mãe e meu irmão mais novo pois os dois são retintos. Apesar de não ter a pele clara eu não me considero preto. Não por vergonha, mais por quê não posso me colocar no lugar de quem sofre. Beijos
Ué eles querem falar 🗣 no lugar de sua mãe que ela ficar triste ? Triste eu ficaria em ter que forçar meu filho RENEGAR O PRÓPRIO PAI só por que é branco !!
Triste e não reconhecer que você é filha de seu pai e de sua mãe e não apenas de um deles .
Lívia minha administração por vc só cresce!!👏👏👏👏
Muito importante seu posicionamento. Tenho aprendido muito aqui. Por muitos anos me considerei deslocada quanto a isso e já me considerei negra por ser filha de pai negro. Porém, minha mãe é branca e bem loira. Então não sou negra e já até briguei por aí por me considerar assim. Hoje entendo o equívoco que estava cometendo. Estou adorando sua maneira mais gentil em sua abordagem, acredite, muita gente erra por não ter se aprofundado no assunto. Precisamos de pessoas como vc para nos alertar a essa necessidade de reflexão e aprofundamento na causa.
Muito bem explicado e muito bem elaborado. Amei a parte em que você utilizou o filme pantera negra como exemplo. Ficou ainda mais transparente o que você queria dizer. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Espero que ano que vem seu canal bata 1 milhão de inscritos!!!! Vc é super necessária
Livia, boa tarde ...
Bom eu gostaria de mais uma vez enaltecer o seu trabalho e dizer que é incrível o quanto o seu canal e principalmente você de modo geral tem transicionado de forma tão linear e autêntica, eu a admiro a cada dia mais e a cada vídeo que você sobe para o canal, acompanho você desde da época em que o canal se chamava etnia brasileira a pouco mais de 1 no e meio e eu sempre achei a sua forma de transmitir suas colocações e ideias muito autênticas e de fácil entendimento e hoje em dia vendo os seus posicionamentos e a forma com que vc vem conduzindo, faz com q minha admiração e carinho só aumente, te desejo toda força desse mundo eu espero q um dia ainda possamos nos conhecer pessoalmente caso vc volte para o Brasil e venha morar em sp ....
❤️❤️
Ótimo vídeo Lívia LUTE pela representação dos retintos sempre 👍.
Mano isso é muito vdd, essa mina alem de gata é muito inteligente . Sou retinto , te amo Zaruty
Parabéns Lívia pela lucidez de pensamento! Depoimento forte, verdadeiro e esclarecedor.
Tá tão linda com esse turbante...tá poderosa.
Ohhh livia o negócio tá feio..eu ja disse aqui que minha sobrinha falava de uma amiga da faculdade que era tooooooida militante discurso da mulher negra e o caramba.
No niver da minga sobrinha ela foi ....
Lívia
Pensa na atriz Ana paula Arósio...tipo assim....
Serioooooo
Mas o tataravô era negro e a tataravó alemã...
E ela saiu """negra"".
Seriiiiioooo
Chorei Livia,chorei!!! EU SINTO MUUUITO,MUITO!
Lívia, você é tão necessária! Te respeito tanto sabia? Você é uma mulher incrível demais
Da última vez que o censo passou em casa, disse que sou ""negra""...Por absoluta ignorãncia, partindo da narrativa que quem não ê branco é negro.
Depois ao me informar direito, entendi que não sou negra...Tenho pele morena, e cabelo cacheado. Sou filha de uma "parda" com um branco. Tenho um avô negro retinto(de origem africana), e uma vó branca de origem europeia por parte de mãe...E avôs brancos, de olhos claros por parte de pai!
Complicado essa lógica desse pessoal. É como se todas as suas outras ascendência fossem ignoradas e só levada em conta a negra. Qual o objetivo disso? Tenho a sensação que fazem isso em alguns países para ter uma segregação como se você fosse menos por causa da ascendência negra ( nos eua kk vc tem um parente negro, já era ,vc não pode ser branco não importa as características físicas não compreendo) ... Já aqui são vários os intuitos...
@@PsychoMermaid É exatamente isso! Já morei num bairro classe média alta, eu era a única pessoa parda no bairro, e na escola... No salão de cabeleireiro, eu era a única mulher de cabelo cacheado! Eu era sim muito segregada...
@@mariaelienebarbosasantana5823 imagino, já falaram sobre seu cabelo tipo: " alisa" " é difícil de cuidar" essas coisas?
@@PsychoMermaid Muito! Hoje em dia, eu não me importo mais! Já saí chorando de um desses salões de cabeleireiro chiques(eu tinha acabado de mudar, e não conhecia outro salão)...Os cabeleireiros olhavam para o meu cabelo e riam...Só faltaram dizer que não aceitavam pessoas como eu por lá! Eu só cortei o cabelo porque já estava lá!
Nunca mais voltei a esse salão!
@@mariaelienebarbosasantana5823 que horror 😞. Por isso só vou em salões voltados para cabelos cacheados/crespo .
Lívia eu sou branca e estou aqui no seu canal para aprender, entender e não repetir erros do racismo estrutural que sempre convivi na minha família de brancos. Vc é necessária.
Ainde bem que tem você no RUclips graças há Deus....
Arrasando sempre Lívia. Ótimo vídeo 👏👏👏👏👏👏👏👏
Lívia, vc tá coberta de razão! Parabéns pq está se comunicando de uma forma cada vez mais clara e assertiva!! um beijo e SUCESSO!!
Ser pardo é dificil tabm porq vc não sabe em que lado fica. É foda.
Temos q inventar nosso proprio lado pq todos nus excluem
Eu aprendo muito com vc! Vc é muito sensata. ❤️
Livia eu entendo, a sua fala. Porém eu como parda, uma das únicas em uma escola particular, nos anos 90. Sofria MUITO preconceito. A branquitude também, não gosta dos pardos.
Se o pardo tiver muitos traços considerados negroides (feições, cabelo etc) ela vai ser tratada como negra mesmo que a pele não seja escurissima.
@@trendorina Essa é uma grande verdade. Sofri muito na minha adolescência, só que nunca me abati. Na procura a emprego a mesma coisa.
@@trendorina É porque não é só tom de pele que está por trás das classificações raciais. Ele é só o traço mais visível e fácil de identificar. Agora, só o que tem é gente com MUITOS traços indígenas ou europeus, mesmo que combinados com um ou outro traço africoide/negroide, e indiscutivelmente pardos, mestiços de pele morena clara ou média (ou até morena escura, mas com um perfil físico totalmente caucasoide/europoide: cabelos lisos a cacheados, formato de rosto, boca, nariz, dentro do espectro caucasoide, etc.), declarando-se, apesar de todas essas "vantagens" sociais que têm nos padrões de beleza e status que vigem, como "negros" ou até como "pretos". Pior, ainda por cima alguns se apresentam como representantes do povo negro. Aí já é demais. Pode lutar junto, pode entender a luta dos pretos, mas NÃO é justo e muito menos verídico se qualificar como sendo parte do mesmo grupo, sendo que isso não é realidade nem no visual, nem no DNA (ancestralidade africana quase sempre bem menor que numa pessoa preta retinta), nem muito menos no modo como são socializados e avaliados pelos outros. Não é vergonha ser pardo, ser mestiço, é só uma característica como qualquer outra. É melhor se aceitar como é sem querer se colocar no lugar de quem está já muito mais invisibilizado e discriminado do que vc e não precisa de gente tentando se colocar no pouco de espaço que lhes restou.
Vídeo mais lúcido impossível! Parabéns Lívia, você é a voz mais necessária para esta pauta.
Me emocionei ao ver seu videio! A minha filha é negra retinta e hoje sim, eu sei o que é "passar" por preconceito racial. Uma vez que o racismo é direcionado pra ela em mim como mãe fere 2x mais (até ela entender claro).
Você é uma aula. Obrigada por nos ensinar. Não tenho lugar de fala, sou branca e privilegiada. Amo aprender. Deus te abençoe. Obrigada mais uma vez.
Amei o vídeo assim como todos os outros que você faz, Lívia vc é uma mulher incrível , minha inspiração , continue sempre trazendo esses vídeos para expor essas fraudes e trazer mais informação , com certeza tu deve tá cansada de sempre falar e as pessoas n entender , Eu seguia uma pág de militância negra antes de conhecer o seu canal, que me fazia acredita que todo pardo era negro falando que existia negros de pele clara , falaram sobre o colorismo porque essa é a desculpa deles, depois que vi o seus vídeos falando sobre, vc abriu meus olhos e aí comecei a ver que a maioria das postagens deles estava errada , me lembro como se fosse ontem eles postaram uma foto de um casal de pardos com a seguinte legenda "agora pretos e pretas estão se amando , temos que continuar com a nossa espécie #nãoapalmitagem " eu fiquei tão enjoada com tamanha ignorância tá certo acho lindo mesmo pretos e pretas ficarem juntos , mas continuar a espécie ? Tipo q ? Achei q a nossa espécie é ser humano , e quem são eles pra decidirem quem você pode ou não ficar ... Esses militantes estão alienando pessoas e destruindo um movimento importante , bjs Lívia se cuide aí na Itália ♥️
Muito legal o seu depoimento.
Lívia você e demais. Só precisava uma duplificação de vc em cada País ou estado para podermos mudar essas mentes atrofiadas para podermos mudar o mundo. Começando por achar que essa mulher é negra. Meu Deus gente 🤦🏿♀️🤦🏿♀️🤦🏿♀️🤦🏿♀️. Da até nervoso escutar isso.😡😡😡😡😡.
Lívia mostrando mais uma vez os fatos da realidade do nosso país!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
EXATAMENTE. Concordo com absolutamente tudoooo que você disse. Desde sempre considerei e observei essa diferença pois toda família da minha avó paterna é uma mistura de retintos e pardos. Então, cresci observando a diferença na história de vida deles. Eu nasci branca. Como você disse: um cabelo crespo ( o meu é crespo mesmo não cacheado ) não me faz negra. Agora, vai eu hoje mulher branca falar que a pessoa não é parda é retinta ou o contrário é parda ou mestiça. Ja aqui na minha família serei cancelada, processada e ainda considerada preconceituosa. Imagina eu defendendendo o que você diz ali na Marie Claire com minha foto branca.Não posso! Não posso opinar pois não tenho "posição de fala". Aí fica difícil defender o óbvio viu Brasil. Por isso, continue falando fazendo seus vídeos sobre essa diferença que eu sempre vou aplaudir.👏👏👏 .Pardo/mestiço não é negro. Obs: (Eu uso mais o termo negro(a) mas sempre pergunto se a pessoa se sente melhor sendo chamada de preta ou negra. Tenho amigos e familiares q se sentem mais confortáveis ou ofendidos com um termo ou com outro. Aí nesse caso, eu respeito a individualidade de cada um.
eu até agora não to acreditando que Gabi teve a coragem de fala essa barbaridade. MEU DEUS!
Caramba que vídeo é esse,muito esclarecedor e sensato.
Muito obrigada por nos trazer essa lucidez.
Você é extremamente necessária tô aprendendo muito contigo.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽sem palavras para descrever esse vídeo.❤️
N sei se vc vai ler, mas, estou maratonando seus vídeos. Eu gosto mto da forma como vc fala as coisas, a vdd com mta clareza, só n entende quem n quer. Realmente a militância as vzs confunde a gente.
A série Madam C . J. Walker relata sobre isso de como pessoas de pele mais clara tem mais privilégios que as pessoas pretas , mais mesmo sabendo disso ela não desiste em conquistar seu espaço , realmente ela foi uma mulher de fibra não se deixou abater e continuou lutando pelos seus objetivos
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿 falou tudo, Diva! 🙌🏿 💯
Concordo no que diz que pardo não é negro.Mas quem é a pessoa que tendo uma oportunidade vai abrir mão do seu sonho ou dinheiro dizendo melhor dar esse trabalho para uma pessoa mais negra?Difícil.
Esse assunto é espinhoso, pq boa parte do movimento faz questão de enfatizar que essa narrativa da mestiçagem brasileira é coisa de intelectual branco pra silenciar a real cor do brasileiro.
@ acho que ela quis dizer mais retinta.
Não. É só não mentir que é preto.
@@annabelstorani bastava ter dito negra, pq mais e menos negro parece que remete ao colorismo mas deu pra entender
Ameiii a fala quando diz sobre a raça.Penso tambem que poderia usar só o termo "preto" e não negro.
Tô amando os vídeos e me reconhecendo em suas falas
Adoro seus looks Lívia, está lindíssima. E concordo com tudo, beijos
Lívya vc está linda e parabéns pela sua evolução na maturidade. Vc dá o seu recado sem agressividade e assim suas idéias são mais valorizadas e ouvidas.
As Mulheres Negras Retintas :
Adriana Alves ,
Glória maria
Nayara Justino
Iza
Xenia França,
Khoudia Diop
Lupita
grace jones
Nyadak Duckie Thot
Nyakim Gatwech
Entre outras.todas ,Além de terem beleza única, por fora são principalmente belas por dentro, mulher de personalidade, NÃO Precisa de militantes que represente-as e sim elas mesmas conquistaram com muita ,mais muita dificuldade o espaço onde hoje elas se encontram. ESSA SIM SÃO REPRESENTANTES DAS MULHERES RETINTAS.
Lívia, eu nunca achei que a Camila Pitanga era preta, porém quando eu comentava isso, o mundo inteiro queria me crucificar e dizia claro que ela é negra. Eu sempre achei que ela era mestiça.
" Ótimo vídeo Lívia, parabéns!! Não entendo porque não colocam a atriz Adriana Alves em destaque, que além de ser uma preta retinta , é tão linda e talentosa ..ela sim merecia receber o prêmio que Camila Pitanga ganhou , e merecia ser protagonista de muitas novelas 🦋🌹"
O melhor tom da pele do mundo é o meu tom, africano e exclusivamente angolano
Profundo DEMAIS Lívia!sua explanação,sou Branca...mas vi esses dilemas de mulheres pretas...do cabelo a todo tipo de rejeição!!!
Zaruty 💜
Seguir uma pessoa não é dizer que você concorde em tudo que ela diga. Já discordei de muita coisa no seu, nem por isso tirei minha inscrição. Respeitar não é bater palma pra tudo que outro diz. Hoje concordo com você. Minha filha é parda, sempre fiz ela aceitar seu cabelo afro, crespo, mas nunca se dizer negra. Pois sei que ela é mestiça.
Graças a Deus tem gente como vc no mundo pra expor umas verdades aqui nessa joça.