Mais um vídeo excelente!! Eu saí de uma 6D mk2 pra uma R6 mk2 e tô curtindo muito. Eu notei um maior aproveitamento das fotos e agilidade por conta do autofoco.
Parabéns por esse vídeo professor, nunca havia comentado aqui antes, mas por sair esse vídeo da minha nova câmera eu resolvi comentar e agradecer por esclarecer tantas dúvidas. Estou muito feliz com a minha nova R6 Mark II, para quem saiu da DSLR é uma grande evolução!
Gostei muito do seu vídeo e principalmente quando vc fala que NÃO EXITE EQUIPAMENT RUIM NO MERCADO E SIM EQUIPAMENTO INADEQUADO PARA AS NECESSIDADE DE ALGUEM. Parabéns
Vernaglia, vale a pena fazer video sobre os novos flashs da Canon, o EL1 impossivel de comprar, o EL 5 já tem sapata no modelo novo, ou seja, a Canon esta forçando a ida para os genericos!
Professor, como sempre, o vídeo está perfeito. A sequência de fotos do pássaro em pleno voo ficou absurdamente boa. Eu só esperava que você mencionasse a R6 primeira em relação a esta Mark II. Você não o fez porque ela já está fora de linha? Eu penso em trocar a minha DLSR por uma das duas por causa da estabilização interna e a focalização delas. Vou esperar o preço da primeira baixar um pouco, como você mencionou uma vez, para trocar pela 6D II. Vamos ver se consigo. Muito obrigada por todos os esclarecimentos.
A EOS R6 original era uma câmera perto da perfeição, falei isso no review dela, e sigo com essa opinião, é um sensor excelente, com sistema de foco excelente, a R6 II aprimora esses pontos mas não por larga margem, assim, em uso uso amador/entusiasta, vejo a a R6 original como excelente opção, se encontrar ela num bom preço saiba que é sim excelente câmera.
Obrigado por ter adquirido o curso. Espero que goste das aulas, pessoal que comprou o curso tem relatado que ajudou bastante para aproveitar melhor a câmera.
Se for fazer muito vídeo, a Mark II é melhor resolvida na parte de aquecimento, se não for fazer tanto vídeo, se for só foto, aí as diferenças entre elas são pequenas mesmo. Se vale ou não depende de cada um, dos usos e necessidades.
Excelente vídeo, estava em dúvida entre a R6 Mark II e a R7! Com esse vídeo, cheguei a conclusão que a R6 com certeza é a certa para mim! Fiz um dos seus cursos de Flash! Realmente recomendo muito bom!
Armando, parabéns por esse vídeo. Sou fotógrafo amador de aves e já adquiri a R6 Mk II. Você teria algum vídeo sobre como ajustá-la para fotografar aves em voo?
Tem o meu curso de focalização com EOS R7, que abrange R8 e R6 Mark II (todas usam mesmo módulo AF e mesmo menu) que explica item a item o menu AF da câmera e alguns outros pontos, o que é dito ali se aplica para todas as áreas da fotografia, incluindo aves em voo. Mais detalhes lá no meu site - vernaglia.com.br/cursosonline.html
Fala, professor! Excelente vídeo! Só um adendo! Tenho a R6ii e ela não tem o modo 4k fine porque todos os modos de vídeo em 4k dela são oversampling de 6k. Só não tenho certeza se nos modos 4k mais leves também, mas no geral é isso ai.
Sim, de fato, como o sensor da EOS R7 parte de 7K ela acaba tendo opções a mais para quem não precisa do modo Fine, na R6 Mark II fica entre o normal (que é o fine) e o leve e na R7 acaba tendo um pouco mais de opção conforme os usos de cada um. Quem produz pro RUclips por exemplo não precisa do Fine, aí no caso da R6 Mark II é só usar o leve e ter assim arquivos mais leves como o nome indica.
Show… Parabéns pela objetividade Armandinho. Uma bela câmera heim… Metralha razoável, excelente sistema de foco, mas ainda não me convenceu pelo valor, como estou somente em fotos de natureza e retratos, a R me oferece o que procuro em uma full frame. Esperando para ver a 24-105 F2.8 para vender meu rim kkk
Te falar que o que não me convenceu ainda foi justamente a 24-105 f/2.8 L IS USM Z, preciso ver mais testes dela, mas considerando que ela pesa 2x o que a f/4 pesa e custa mais de 2x, tendo 1EV a mais de luz apenas, não sei se ela se justifica qualitativamente para compensar o peso no bolso e nas costas.
Baita vídeo professor. Não identifiquei a comparação com a R6 mark I. Estou até achando que me distrai e perdi 😂. Acho que seria importante tal comparação
Não comparei, o vídeo já estava muito longo e o motivo é, quem tem a de primeira geração não tem motivo para o upgrade a não ser que precise especificamente de alguma função ou recurso que só exista na Mark II e quem for comprar hoje, do zero uma dessas duas, tende a ir direto na Mark II visto que a primeira já saiu de linha e nem encontramos ela tão barato no Brasil para que justifique, se encontrar uma bela promoção da original, maravilha, mas por preços próximos aí vale ir direto na Mark II.
Acho que você não falou sobre valer ou não o upgrade de uma R6 para a R6 MkII... E no caso de performance para fotos noturnas - alto ISO como 6400, 12500 - valeria a pena escolhê-la em detrimento da R5?
Não comparei, o vídeo já estava muito longo e o motivo é, quem tem a de primeira geração não tem motivo para o upgrade a não ser que precise especificamente de alguma função ou recurso que só exista na Mark II e quem for comprar hoje, do zero uma dessas duas, tende a ir direto na Mark II visto que a primeira já saiu de linha e nem encontramos ela tão barato no Brasil para que justifique, se encontrar uma bela promoção da original, maravilha, mas por preços próximos aí vale ir direto na Mark II pelo sensor de leitura mais rápido, nova programação de foco etc. Sobre a R5, se considerarmos que ao encolher o arquivo de 45mp da R5 para os 24mp da R6 Mark II iremos sumir com muito do ruído, então nesse sentido não faz muita diferença, quem precisa de 45mp precisa, já para quem não tem necessidade de arquivos imensos, aí é que a linha 6 se explica melhor que a 5.
Professor Armando Vernaglia Jr., tudo bem? Espero que sim... Que aula, muito obrigado!!! Só não entendo por que, você não é o garoto propaganda da Canon no Brasil. ALÓ CANON BRASIL ACORDA!!!!! Fica a dica... Abs.
Canon e eu tínhamos uma parceria, eles é que encerraram o contrato e aí é algo deles, mas não tenho inimizades com a marca, tanto que emprestaram equipamentos. Por um lado até prefiro não ter parceria formal, pois assim ninguém fica achando que sou pago para falar deles, antes eu não recebia nada mas tinha gente que achava isso e me acusava disso, hoje ninguém tem mais nada para falar nesse tópico então até que é bom.
Olá Armando, tudo bem? Excelente o seu canal! Tenho uma R5 e estou disposto a trocar por uma R6 mk2, trabalho com esporte. A R5 não vem performance tão bem em baixa iluminação, os arquivos ficam com muito ruído mesmo em ISO não tão altos como 1.600. Da pra balancear velocidade e abertura para não subir tanto o ISO, mas acho uma camera cara demais para ter problema com ISO em 1.600/2.000. Concorda? Li sobre mais agilidade no foco da R6 frente a R5, a melhor performance em baixa luz e quantidade de disparo maior, esses seriam os pontos q estão me fazendo pensar na troca.
Pessoalmente discordo dessa observação da R5 em termos de ruído, no meu entender ela vai super bem até valores mais elevados que os mencionados, já fiz trabalhos com ela em ISO 6400 sem maiores restrições (no caso era fotografia de shows, e os arquivos saíram muito bons) então precisa ver quais fatores podem estar contribuindo para esse resultado que você vem obtendo. De qualquer forma, tanto em ISO como em focalização, a R6 Mark II é um bom tanto melhor pois ela é mais focada em ser uma câmera de fotojornalismo e câmeras assim geralmente primam por baixo ruído em ISO elevado e extrema eficiência de focalização e velocidade.
Só passando pra dar os parabéns pelo excelente conteúdo e raciocínio sempre muito bom.. posso estar errado mas as fotos do pássaro me parecem ter sido feitas no horto florestal de SP... abração Vernaglia. Bom feriado.
Quando se fala de aquecimento, configurações para vídeo, a Lumix S52X da um banho nas cânons e Sony's. Sem contar a estabilização e auto foco presentes na S52 e S52X... Vale conferir... Ótimo trabalho, um dos melhores canais aqui dessa internet...
As Lumix são excelentes, só como falei, para quem mora no Brasil não ter qualquer apoio de assistência é complicado, se der problema (o que é bem raro também) tem que importar peça e demora bastante.
Atualmente tenho uma Rebel T6 e irei fazer o upgrade, mas estou em dúvida entre a R6 e R6 Mark II, a diferença de aproximadamente R$2.000,00 entre a R6 e a R6 Mark II vale a pena?
Não comparei as duas gerações no vídeo pois o vídeo já estava muito longo e o motivo é, quem tem a de primeira geração não tem motivo para o upgrade a não ser que precise especificamente de alguma função ou recurso que só exista na Mark II e quem for comprar hoje, do zero uma dessas duas, tende a ir direto na Mark II visto que a primeira já saiu de linha e nem encontramos ela tão barato no Brasil para que justifique, se encontrar uma bela promoção da original, maravilha, mas por preços próximos aí vale ir direto na Mark II, a Canon lançou elas muito perto em data, por alguma razão a R6 original não engrenou em vendas e por isso veio a Mark II, a tendência é, por diferenças pequenas, ir direto na Mark II na minha opinião, de uns 3 ou 4 mil para cima de diferença aí a R6 original pode ser bem interessante, mas só dois mil de diferença eu iria na Mark II nem que seja pela programação nova de foco dela.
Gostaria de vídeo sobre obturador eletrônico de primeira cortina vs cortina totalmente mecânica. Fiquei confuso pois os termos são muito parecidos, valeu!!!
Olá, adquiri uma R6 mkII e ao recebê-la percebi um ruído, como de peça solta, ao balançar o corpo da câmera. um "cloc-cloc-cloc"... o que me diz? É normal? Me disseram que poderia ser devido ao IBIS, mas ninguém me fala sobre isso com certeza, nenhuma matéria escrita ou vídeo... Poderia me ajudar com isso? Parabéns pelo material no canal! Com certeza um dos melhores que há!
E assim você se junta a um grande número de pessoas que estranha o IBIS da câmera e acontece muito com IS e VR de lentes... sim, ela tem algo flutuante dentro dela, o próprio sensor. E é normal, mas não fica chacoalhando ela não, por via das dúvidas, já chega as movimentações que damos num equipamento no dia a dia, então melhor não provocar chacoalhadas extras, mas é 100% certo que isso é o IBIS e acontece igual com lentes IS, VR, OSS etc.
@@ArmandoVernagliaJunior entendo. O caso é que já li de pessoas que não conseguiram conviver com horas de caminhada com a lente fazendo barulho na mochila e preferiram trocar de marca. Outro me diz que na Nikon, ao desligar a máquina o sensor é travado. Uma pena que seja assim na Canon que pode aos poucos perder Mercado por causa disso. Minhas lentes com IS nunca apresentaram barulho. Ou devem ser bem Sutís...
R5 Mark II é algo que aguardo com muito interesse, a R5 é uma câmera quase perfeita, uma Mark II deve corrigir as mínimas falhas dela, além disso fazer o preço da R5 baixar, então podem surgir bons negócios, assim como achamos umas R6 originais agora com preço bem melhor.
Parabéns pelo vídeo Armando, muito didático. Eu não estou conseguindo atribuir ao botão de disparo da minha r6m2 somente a função de disparar, sem focagem e nem medição, deixando somente em 1 estágio, isso é possível? Obrigado!
Bom dia, Armando. Sou fotografo de Hobby, normalmente firo fotos de minha filha em esporte. Tenho uma T7i, com a 70-330. Estou pensando em comprar a R7. Embora tenha visto todos os seus vídeos, o que mais me interessa nessa linha R é o recurso RAW Burst (Disparo Sequencial RAW), que não foi abortado nos vídeos. Vc já testou? Isso funciona? Que acha de fazer um vídeo sobre isso, não achei nada em português sobre o tema. Valeu e parabéns pelo canal. Abs.
E pra quem tá buscando fazer foto/video de Shows/Concertos/Festas/Festivais, atualmente a Canon R6 MII tá melhor que a Sony A7IV? Saberia dizer quais as principais vantagens/desvantagens?
A R6 Mark II é mais pensada em velocidade que a A7IV e em eventos isso faz diferença na minha opinião, ambas excelentes câmeras, mas para eventos, shows e coisas assim, que demandam agilidade e resposta rápida do equipamento, a R6 Mark II tem alguma vantagem na minha opinião.
Parabéns por mais esse vídeo, professor Vernaglia! Tenho uma consideração a fazer sobre essa câmera no modo filmagem. Quando filmo com microfone externo (com lapela ou não) ela capta interferência de rádio e grava, além da entrevista, as músicas que estão tocando 😮 (me laskei 😅) já testei vários microfones diferentes, até um que possibilita mudança de frequência. Uso minha 5d mark 4 no mesmo setup, local e momento e esta não capta interferência (ainda bem que uso as duas). Pergunto: você já teve conhecimento deste problema na r6mark 2? Se com a 5d não tenho pbl nenhum com os mesmos microfones podemos concluir que é um defeito da câmera r6 mark 2? Seria um problema de construção da câmera?
Bom dia. Saindo um pouco da R6, mas indi para R7 e fotografia de pássaros. Tenho uma Canon 300 f4 IS, das antigas, gosto muito dela. Pensando em comprar uma R7, o que achas do conjunto? R7+ 300mm adaptador
Obrigado pelo vídeo. Eu migrei de uma 5D Mark ii para a R6 Mark ii. Agora, já testei de tudo, One Point AF, Spot AF, Eye AF, mas eu não consigo de forma alguma as fotos tão em foco como na 5D Mark ii. Mesmo com os poucos pontos de foco da 5D, todas as minhas fotos tinham o foco cravado nos olhos, e não nos cílios, e os olhos ficavam absurdamente em foco. Não consigo de forma nenhuma isso ainda na R6 Mark ii. Os olhos ficam sempre um pouco soft e nunca super nítido. Não sei mais o que fazer. Acho que eu preferia ter feito um upgrade para a 5D Mark IV.
Olha, não tem razão técnica para a 5D Mark II focalizar melhor que a R6 Mark II, fui usuário de todas as câmeras da linha 5, até a Mark IV e tenho convicção de que a R6 Mark II supera elas em tudo, então é questão de configuração mesmo.
@@ArmandoVernagliaJunior valeu pela resposta. Eu vou continuar ajustando. Eu só sinto que na 5D o foco cravava onde a gente colocasse o ponto de foco. Sem erro. Esses quadrados da R6, mesmo na região do foco, não me dão a certeza de qual parte (ponto específico) está cravando. Digamos que eu queira realmente focar na sobrancelha da pessoa por algum motivo, numa abertura de F1.4, não sei como fazer. Vai ser sempre a câmera com aquele quadrado nos olhos nos entregando o foco como uma surpresa.
Não testei a 10-18 nova da Canon, só a antiga que era EF-s, e vi alguns testes da nova. Acho complicado comparar uma lente f/4.5-6.3 com uma lente f/2.8, e ainda uma zoom contra uma fixa, uma toda feita de metal contra uma toda de plástico. Se eu comparar com a antiga EF-s 10-18mm (que eu tive uma), essa 7Artisans é mais luminosa, mais nítida, melhor construída, com menores distorções, eu suponho mesmas diferenças para a nova RF-s 10-18, que é escura, tem baioneta de plástico e sabe-se que tem distorções mais pesadas que essa 7Artisans, por outro lado é uma lente original, com auto foco, então conforme as necessidades de cada um, uma ou outra pode ser uma melhor resposta.
Eu estava pensando em comprar uma Fuji XT-5 pra viajar, mas é difícil abrir mão da Canon. Já tive a R6. Queria alguma coisa mais compacta. Mas é difícil!!! Rs Se você tivesse que montar um kit de viagem (corpo + lente), teria alguma chance de não ser uma R6 Mark II com 24-105 f/4?
Sim, como kit de viagens eu iria preferir uma aps-c justamente pelo tamanho compacto, poderia ser uma R10 por exemplo, ou ainda a R7 com lente de kit, como mencionei nesse vídeo - ruclips.net/video/Ls0HFYisTSg/видео.htmlsi=mdy3YJqc9kV39Q28 - se fizer muita questão de full frame (o que em viagens eu não faço questão, mas aí vai de cada um), uma opção é a EOS R8, menor e mais leve que a R6.
Os dois melhores caminhos são: Seja membro aqui do canal através do programa de apoio mensal do RUclips ou compre um dos meus cursos, esses dois caminhos dão acesso aos meus grupos de alunos e apoiadores no whats e no telegram e lá diariamente tiro dúvidas de um monte de gente. 😊👍
Depende do que vai fazer, se for vídeo e 4k, nada menos que V90. Mesmo que seja possível gravar com V60, maiores as chances de aquecimento, então um UHS II V90 de boa marca e boa procedência. Se for só foto, V30 segura tranquilo, mas se for vídeo, vai direto nos V90.
@@ArmandoVernagliaJunior eu vi um em um outro (não lembro de quem) falando que os cartões v90 da Kingston não são tão bons quanto os SanDisk e que até conseguia ver diferença nos arquivos de vídeo.
É uma das melhores câmeras existentes para esse mercado, qualquer uma que possa ser considerada melhor que ela, é também muito mais cara, como Canon EOS R3, Nikon Z9 e Sony A9 II ou A9 III, assim, nessa faixa de preço, não tem nada melhor no mercado e a câmera é excelente.
Espetacular esse vídeo. Muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento gratuitamente. Uma pergunta o sustém de af da r10 é similar ao da r7 e r6? 😊
Armando, pensando em lentes e uso fotográfico, a Sony a A7IV teria alguma vantagem em relação a R6 MARK II? As lentes Sigma por ex: funcionam sem adaptador na A74.
Depende de qual uso fotográfico. Em resolução a A7 IV leva vantagem, em velocidade a R6 Mark II leva vantagem. Para ambas você encontrará lentes excelentes, e sim, existe mais variedade de escolha na Sony pelo fato de ter lentes nativas Sigma, Tamron e outras marcas, enquanto na Canon você usa lentes Canon mesmo, ou se for usar Sigma e outras marcas tem que ser as versões antigas para encaixe EF com adaptador, então terá mais escolhas de lentes nativas na Sony, mas a grande questão que vejo entre essas duas câmeras é que a R6 Mark II é efetivamente melhor em esportes, vida selvagem, jornalismo e eventos (tudo que envolve alguma ação) enquanto a A7 IV entrega um arquivo melhor para quem vai fazer coisas estáticas e tirar proveito de sua resolução maior, vejo mais aí a diferença que nas lentes.
Armando! Nas fotos de pássaros, você configuriu a detecção de animais, ou usou o modo auto , quando a câmera reconhece qual assunto, seja homem, animal, carro, avião ou trem?
Não uso modo auto não, ele é novo e não confio nele, assim como o AI Focus entre o Servo e o One Shot (que a Canon já tinha antigamente e não funcionava bem), não digo que não funcione, mas se vou para um lugar clicar pássaros, programo de acordo e isso evita falhas, ajusto para detecção em animais e ainda tem algumas sub programações ali sobre obstruções e troca de foco que tem que ser feitas para dar o desempenho ideal. O auto, no dia a dia geral serve super bem com certeza, mas quando quero testar o máximo que o sistema faz, preciso configurar ele de acordo.
Olá amigo. Tenho a impressão de ter visto em algum lugar que a R6 Mark 2 quando vc está na foto e passa pro vídeo ela já vai usando a mesma configuração que estávamos usando na foto. A minha não está assim. Já olhei em tudo quando é lugar e não acho isso. Saberia me responder?
O padrão de toda Canon atual é manter regulagens separadas, ao mudar para vídeo ela estará com a última regulagem que foi usada em vídeo. Não lembro de cabeça agora se tem no menu, nas funções customizadas dela, como configurar para que fique na mesma regulagem de foto, mas o padrão é manter regulagens separadas, isso em todas as marcas e não só na Canon.
Considerando que você tenha uma Canon da linha R (suponho isso pelo vídeo onde fez o comentário), a lente que "resolve" tudo em minha opinião é a RF 24-105 f/4L IS USM, tenho dois vídeos sobre ela, um deles este aqui - ruclips.net/video/ubjzJtiCP4M/видео.html - é uma lente versátil e muito boa para variadas situações e em minha opinião deve estar em toda mala de quem fotografa com Canon linha R.
Tô na dúvida entre uma Canon R6 Mark II e Nikon Z Mark II, ambas com a lente própria 24-70 2.8, A da Nikon tá 4 mil mais barato, vale um comparativo Vernáglia.
A Canon é mais veloz em todos os aspectos, mais robusta também, são equipamentos diferentes, essa diferença de preço da Z6 II e mesmo da Z7 II para a R6 II está no fato de que a R6 II é mais veloz e mais robusta, então a decisão deve priorizar suas necessidades de trabalho com elas.
Não sei se esse comentário era para ter entrado neste vídeo mesmo, se sim, esse preço é impossível para essa câmera (R6 Mark II, do vídeo), ela custa dois mil dólares, não tem chance desse preço ser correto para essa câmera.
Unico se nao pra mim foi o sensor... achei pouco. Queria algo em torno de 32... ai resolvi esperar e ver o q vai ser da R5 MK II. Mas to com medo do preco alto d+
Compra Sony logo que tem 33mp 😁 A R5 II deve vir com mais do que 45mp, essa faixa intermediária de resolução está cada vez mais rara, teve a EOS R e tem a A7 IV, únicas na faixa dos 30 / 33mp e antes disso as gerações de 36mp como D810, Sony A7 R original e alguma Pentax se não me engano.
@@ArmandoVernagliaJunior dificil abrir mao de todo ecosistema da Canon... com 3 cameras, varias lentes e tal... complica fazer essa migracao. Mas mais megapixel nao eh o problema... a R5 com 45 me atenderia bem. Mas acho q nao eh um bom negocio com uam R5 MK II para dar as caras. Acho a R5 cara d+ ... mas R6 fica no limite, por isso falei algo em torno de 32.
É, é difícil mesmo trocar de marca pois investimos muito em muitas coisas, por isso falei brincando. No caso da R5, tudo depende, se ela cair mais de preço pode valer, a R6 caiu quase nada com a R6 Mark II então ninguém vê vantagem mais na R6 mesmo, mas a R5 Mark II está demorando mais para sair, isso pode ajudar a derrubar preço da primeira geração, vamos ver.
É, rapaz, cada vez mais eu estou inclinado a pegar uma R6 Mark II. Depois do vídeo da R8 e deste... Vc é o cara! Só que eu não teria condições de pegar a câmera e uma lente RF. Aí só ganhando na Megasena kkkk. Teria que comprar o adaptador da Canon e usar minhas lentes EF e EF-S. Isso pode trazer algum problema ou vai de boa?
Amigo, porque não vende suas lentes e compra uma rf mais em conta? Se por acaso você tiver uns 9 mil (eu sei que não é pouco, mas talvez você consiga, dependendo de quais e quantas lentes você tem atualmente), já daria pra pegar uma 24-105mm F4 L, que com certeza serviria para "tudo" por um bom tempo sem te deixar na mão com uma ótima qualidade ótica. Se não tiver esse dinheiro todo após vender as lentes, tem opções de lentes RF sem ser L, como a 35mm 1.8, a 50mm 1.8, e assim por diante. Eu tenho um Canon EOS R e te digo: já estou de saco cheio de ficar colocando e tirando o adaptador na lente e na câmera. Tenho uma EF 85mm 1.4 L e vou vender ela e uma RF 35mm 1.8 pra inteirar numa RF50mm 1.2, mas se eu não tivesse essa grana pra inteirar, provavelmente venderia as duas pra pegar a 24~105mm F4 L.
@@ChordCase Agradeço a sugestão, meu caro, mas, no momento, não tenho condições de vender as minhas lentes e ficar dependente apenas de uma RF. O meu ramo de trabalho e meu lado hobbysta exigem lentes das mais variadas para cada tipo de fotografia que faço. Mas, no futuro, tendo recursos, a tendência será realmente ir trocando as lentes EF e EF-S pelas RF. Mas, um passo de cada vez. Tudo é muito caro...
Acho que sempre precisamos prezar por equilíbrio, gastar demais com câmera e se prejudicar nas lentes não vale a pena, por exemplo lentes EF-S numa full frame de 24mp como a R6 Mark II gerará arquivos de 9mp apenas por causa do corte e pode limitar algumas funções de vídeo da câmera, então conte apenas com as EF e não com as EF-s, por fim, a R6 Mark II é sensacional, sem dúvida, mas a R6 de primeira geração já é sensacional, tem pelo menos uns 90% das qualidades da Mark II e hoje com alguma pesquisa você acha ela uns dois mil reais menos cara que a Mark II e dois mil reais podem representar algo significativo na hora de comprar uma lente. Dito isso, são só câmeras e câmeras são ferramentas, então se não for trazer lucro extra, não vale gastar demais, então pense com calma por que se for para gastar demais e não ter retorno, talvez não seja boa ideia.
Vale sim e com muita certeza te digo isso. Mas antes pensa se você precisa das diferenças de velocidade, ISO, vídeo e foco que ela oferece, se a resposta for sim, ela é melhor que a Mark IV em cada ponto, veja que a Mark IV tem o mesmo hardware da EOS R e no vídeo eu falei que vale o upgrade da R para a R6 Mark II e mantenho isso para a Mark IV tranquilamente.
Vai com as necessidades, não muda tanta coisa, 4mp a mais em foto não justifica, vejo mais mudança em vídeo, que ela esquenta menos e demora mais para esquentar que a R6, mas no geral, se seu trampo for foto, não tem muito motivo.
Oi Vernaglia, tudo bem? Ótimo Review! Cara, chegou a fazer algum teste de foco com o flash em TTL ou manual em lugares escuros? Como peguei a R6mkii recentemente, talvez eu possa ter que fazer algum ajuste foco para a leitura no escuro com o flash original da Canon, mesmo com flash e sem luz guia de pré disparo ou aquela de apoio da câmera que fica na lateral, ela é coberta parcialmente pela lente com o adaptador EF e as vezes não acha o foco. No mesmo local eu consigo focar com a 6Dmkii com facilidade, ambas as câmeras eu deixo o foco automatico. na R6mkii o obturador fica no modo mecânico. Se passar por alguma experiência desse tipo, comenta aqui depois. Todas as fotos foram feitas em Raw ou teve alguma em CRaw? Mais uma vez obrigado pelo conteúdo.
Não fiz testes, não deu tempo fiz mais testes de foco e de vídeo mas não fiz testes com flash. O que já notei de algumas pessoas tendo problemas é com o encaixe novo que acaba permitindo o flash escorregar um pouco mais para frente e com isso não ter contato correto e o TTL deixa de funcionar, até por isso a Canon lançou o adaptador, mas sem adaptador, se encaixar nas posições exatas dos contatos e travar ele ali (sem escorregar o flash até o fim do encaixe), normalmente funciona bem o TTL mesmo nos lugares mais escuros, fiz esse teste na R7 então suponho a mesma coisa para a R6 Mark II. Sobre as fotos, todas em C-raw, só uso c-raw de uns bons tempos para cá.
doido pra pegar uma dessa, mais armado, estão relatando muitos problemas nessa câmera em um grupo de fotografo em que eu participo, estou entre ela ou a nikon ZF!
Não tem problemas sérios para relatar na R6 Mark II, sempre a gente tem que ver se não é culpa do usuário aquilo que está sendo relatado, mas independente disso, a R6 Mark II é mais uma câmera voltada para velocidade, a Zf é mais uma câmera para um ritmo mais tranquilo de fotografia, embora ambas tenha 24mp, a Zf tem recursos como pixel shift para fotos de 96mp que apelam para quem clica em estúdio, clica arquitetura, gastronomia etc. Já a R6 Mark II é mais para quem faz eventos, esportes, jornalismo etc. São modelos muito diferentes em proposta, não são para o mesmo público. Eu, no meu uso (publicidade, arquitetura, fotografia urbana) iria preferir a Zf, mas se ainda fosse fotógrafo de eventos e shows, iria de R6 Mark II, ou seja, meu eu de alguns anos atrás preferiria a R6 Mark II, meu eu de hoje prefere a Zf, então vai com a necessidade de cada um.
São equipamentos diferentes, a Canon EOS R6 Mark II é mais veloz, tendo uma resolução pouco menor, a Sony A7 IV é mais lenta, tendo uma resolução pouco maior, rolling shutter da Sony A7 IV é maior, na soma dos fatores, a Canon EOS R6 Mark II responde melhor em ação, esportes, vida selvagem, enquanto a Sony pode responder melhor nas situações que exijam pouco mais de resolução, pouco mais de alcance dinâmico como fotografia em estúdio ou grandes impressões fine art, assim depende do seu uso, ambas são excelentes, ambas possuem ótimas lentes disponíveis.
Vernaglia. Tudo bem? Eu estou migrando da dslr MarkIII. Eu faço mais fotos de eventos corporativos, retratos institucionais. Vc acha que posso continuar na canon, na R6II, atende a minha necessidade?
Geralmente não, pois existe diferença de qualidade de sinal de imagem de uma aps-c para uma full frame, o sinal de um sensor full frame de 24mp é mais forte que o de um aps-c de 32mp como o da R7, sinal mais forte grava melhor, com mais alcance dinâmico, menos ruído e melhores cores, são diferenças sutis, mas existem, em vídeo elas vão se equilibrar melhor mas em fotos a R6 Mark II vai geralmente ganhar.
Migrei de DSLR (5D markIII e 6d markII) para a Canon R6 mark II, estou estranhando muito a cor, achei mais alaranjada que o normal, muito difícil ajustar cor para o que eu estava acostumada. Alguém mais com essa dificuldade?
se a R6mk2 esta dando mesmo tempo que a A74 em 4k 60fps, ai a R6mk2 tem uma boa vantagem pq é full frame, enquanto a A74 fica em crop quando em 4k 60fps.
O arquivo 4k da R6 MKII em 24, 30 e 60 fps é oversampled de 6k. Na R7 apenas o 4K fine em 24 e 30 fps é oversampled de 7K. A qualidade do 4k 60 fps da R7 é inferior pois não usa todos os pixels do sensor. A velocidade de leitura do sensor da R6 MKII é superior e tem menos rolling shutter.
Sim, de fato, como o sensor da EOS R7 parte de 7K ela acaba tendo opções a mais para quem não precisa do modo Fine, na R6 Mark II fica entre o normal (que é o fine) e o leve e na R7 acaba tendo um pouco mais de opção conforme os usos de cada um. Quem produz pro RUclips por exemplo não precisa do Fine, aí no caso da R6 Mark II é só usar o leve e ter assim arquivos mais leves como o nome indica. O rolling shutter de fato é menor na R6 II muito por conta dos megapixels a menos o que agiliza o recolhimento dos dados do sensor, mesmo motivo da Sony A7 IV ter mais rolling shutter por partir de 33mp, mas é verdade, você tem razão.
consegue me ajudarcom uma questao!? Eu penso muito em vender a minha EOS 6DMark II para pegar uma dessa, mas alguns amigos que tem mirroles me avisaram que o infravermelho do flash nao funciona nas mirroles, isso me deixou completamente frustado, pq nao tem como fazer um evento noturno, se o infra do flash nao funcionar, com isso teria que manter a minha 6D Mark II para eventos, e a mirroles para outras fotografias
Год назад+1
Amigo, eu fotografo casamentos e te falo que o foco da R6MKII é tão incrivel que você não vai precisar de infravermelho do flash nunca mais.
Oi, uso bastante o flash a noite e em situação de baixa ou quase 0 luz, com flash oficial da Canon (600ex-rt) funcionou muito bem no manual e no TTL na Minha R6MKii, na minha 6Dmkii ele não fazia o TTL por algum motivo não faz o TTL, cheguei a entregar na mão de uma pessoa que trabalha na Canon e ela não sabia me explicar. O mesmo flash funciona muito bem na primeira 6D. Eu uso o flash Canon 600ex-rt. Já passei por situação parecida com o flash equivalente da Yongnuo e realmente ele não focava em situação de baixa luz e pouco contraste. Com uma EOS R tive esse problema de foco uma vez quando usei por um breve momento, a única solução que me ajudou foi procurar algum ponto de contraste ou diferença significativa de luz no assunto e ele achava o foco e eu precisava tentar reenquadrar mantendo a mesma distancia para não ficar sem o foco acertado, não sei se conseguiu entender essa outra explicação aqui, se sim tenta depois e comenta nesse post.
Nenhuma mirrorless é incompatível com a luz vermelha de foco dos flashes (que não chega a ser infra vermelho, visto que vemos com nossos olhos, é só um vermelho bem no fim do espectro visível, mas estou sendo chato aqui 😂), por esse motivo os sensores de auto foco das mirrorless ficaram mais sensíveis, veja que a R6 Mark II foca em -6EV enquanto uma DSLR das melhores mal chegava em -3EV e por isso precisava de ajuda do flash. Agora, o que você não pode é juntar uma mirrorless mesmo que super sensível a foco como a R6 Mark II e colocar ela num evento escuro com essas lentes f/7.1, f/6.3 que a Canon anda lançando, se trabalhar ela com lentes claras ela focará super bem em qualquer situação de luz, veja meu velho review da EOS R (de 2018) que fotografei uma banda num pub escuro onde tinha que ir a ISO 25600, e a câmera focava maravilhosamente bem, então não existe onde a luz auxiliar do flash faça falta na minha opinião, mas tem que ter as lentes certas e tem que configurar o sistema de foco direito (daí ter o meu curso de focalização com essas câmeras).
Posso até fazer vídeo desse e de outros softwares pois acho válido mostrar eles, mas o arquivo de uma R6 II, se exposto com perfeição, com lente excelente, pode chegar nos 45mp da R5, o problema é que o da R5 com mesmos critérios vai passar longe disso então a vantagem sempre existirá. Infelizmente a Canon não implementou nenhum modo de pixel shift para montagem de super resolução, como fez a Panasonic com a S5 II e a Nikon com a Zf (citando duas que tem preço parecido com a R6 Mark II), mas assim, para quem não tem a grana de uma R5 e precisa muito de fotos com maior tamanho de arquivo e resolução, aí os programas de super resolução por IA ajudam com certeza, só não é a mesma coisa pois esses mesmos programas também ajudariam quem tem a R5.
É a mesma coisa na EOS R8, igual, mesmo sensor, com mesmo processador e com mesma programação, portanto tudo 100% igual, só que mais lenta no obturador mecânico e por isso deixei esses testes para a R6 Mark II, mas é igual.
Depois que fiz as fotos que vi que ele estava com uma pena quebrada, aparentemente não o afetava pois voava bem, rápido, mas como não sou especialista não tenho como saber se essa pena quebrada era ou não um problema mais sério para a ave.
Legal o vídeo. Mas profissional não seria a pessoa? Pois temos profissionais que trabalham com diferentes equipamentos fotográficos e fazem trabalhos incriveis... sem duvida é um equipamento superior
Basicamente a ergonomia do corpo, o nível de vedação, mesmo Digic X (processador), mesmo obturador e o EVF. Muda o CMOS (captor de imagens), a programação do foco e mais uma ou outra coisa pequena.
A meu ver sim uma camera excelente mas com todo um problema associado ao RF mount! Cada vez mais as lentes RF tem valores proibitivos basta ver a nova 24-105 f2.8!! Cada vez mais nao se pode comprar maquina sem pensar muito bem no ecosistema de determinada marca. Atenção que a R6 II é uma maquina que se destaca em muita coisa da sua grande concorrente SONY A7 IV mas meu caro deixa sair a A7 V e as coisas vao mudar bastante!
Sobre as lentes, sábado sai um vídeo meu explicando o posicionamento dessa 25-105 2.8, e uma lente cine/vídeo mais que uma lente fotográfica e isso precisa ser entendido, além disso, nenhum outro fabricante tem uma lente 24-105 de abertura 2.8, é um produto único consideradas todas as marcas, então vai custar caro mesmo. Se você comparar Sony GM 24-70 2.8 com Canon RF 24-70 2.8 e com Nikon Z 24-70 2.8 verá preços similares, se pegar lentes comparáveis verá que estão em preços comparáveis. Sobre a provável Sony A7 V que logo deve sair, essa é a natureza do negócio, a cada lançamento uma marca tenta levantar o nível sobre a concorrência, é uma corrida sem fim entre as marcas, faz parte do jogo.
Olá, Vernaglia Jr.! Tudo bem, meu querido? Me chamo Robison Araújo Silva. Vou te pedir um favor! Verifique a possibilidade de mencionar em seus temas a necessidade de reequipar os equipos da Canon e outras fabricantes com sistemas de geoposicionamento global! Me explico: como birdwatcher, nós viajamos a muitas unidades de conservação, parques, e fragmentos de matas onde por muitas vezes contratamos guias de observação de aves para obtermos maior aproveitamento da viagem, pois esses guias já têm os pontos de avistamento catalogados em suas mentes. ... Ocorre que nem sempre os registros das diversas espécies saem a contento, pois, como guia tem suas agenda ele não pode se deter muito numa espécie só tendo que seguir seu roteiro a fim de fazer valer seu contrato e dia de serviço. ... Desse modo, por vezes, sentimos a necessidade de voltarmos para melhorarmos o registro feito às pressas. Se formos repagar guia para retornar a lugares que poderíamos voltar mediante o registro do exato local onde foi o avistamento de primeira viagem, estaremos pagando praticamente duas ou mais vezes. ... Poder voltar sozinho ou com amigos, mas sem guia propiciaria muita economia de recursos financeiros, pois, para que recontratar um guia se em segunda ou terceira viagem podemos ir guiados por gps ou outro sistema, entende? ... O geoposicionamento é um recurso que muitos observadores de aves utilizam, não só no Brasil como no mundo. ... Não sei se você sabe, mas o birdwatcher nos EUA é muito forte alcançando um ótimo contingente de pessoas. No Brasil, no exato momento que te escrevo são mais de quarenta e novel mil observadores (49.369), somente no portal nacional do Wikiaves (www.wikiaves.com.br). Há brasileiros que estão em outras plataformas como o eBird americano e outros. Todos esses passarinheiros, jovens, adultos, pais de família, são praticamente usuários de equipamentos fotográficos. Muitos tem um ótimo poder aquisitivo e compram equipos de ponta. ... Essa é uma informação que as empresas devem até desconhecer, pois não creio que haja pesquisa nesse sentido por parte das empresas. ... Somente com o auxílio de portais de informação como o Armando Vernaglia Jr, o BackToBasic, o 35 Milímetros, poderemos alcançar o a atenção desses fabricantes, que sei, acompanham seus blogs. ... É nesse sentido que venho solicitar que mediante seus blogs essas empresas possam inteirar-se dessa demanda. Muito obrigado, meu querido, e parabéns pelo seu trabalho feito metódica e carinhosamente para nós, seus fãs! Bom dia!
Pense bastante, comprei 2 novas com intervalo de dois meses, ambas vieram com o mesmo problema. Nitidez zero, é como se o foco não cravasse. Soube que teve um lote dessa câmera que está com esse problema. Ainda assim, insisti em comprar a segunda, e incrivelmente tive o mesmo problema.
Não é por aí, conforme o que eu mencionei no vídeo, se ela está nivelada com a concorrência da Sony A7 IV, se é lotada de recursos de vídeo e de foto, por que estaria esquecendo?
Caríssimo Amigo Vernaglia, nesse vídeo vc se superou! Roteiro impecavelmente bem feito, cuidadoso, claro e conciso! Muito bom!
Muitíssimo obrigado meu caro.
Mais um vídeo excelente!!
Eu saí de uma 6D mk2 pra uma R6 mk2 e tô curtindo muito. Eu notei um maior aproveitamento das fotos e agilidade por conta do autofoco.
Boa troca, muito boa mesmo, evoluiu em tudo.
exatamente.. eu sai da 6dmk2 pra r6mk2 e sai de 70% de aproveitamento de fotos pra 90%.
Foi o meu upgrade também, sai de uma 6D Mark II para a R6 Mark II
Eu também usava a 6DII antes da R6II
Fiz o mesmo Upgrade. Só não sei ainda se vale a pena vender minha lente EF 24-70 2.8 e ir pra lente RF.
Parabéns por esse vídeo professor, nunca havia comentado aqui antes, mas por sair esse vídeo da minha nova câmera eu resolvi comentar e agradecer por esclarecer tantas dúvidas. Estou muito feliz com a minha nova R6 Mark II, para quem saiu da DSLR é uma grande evolução!
Olha o Natan ai shuashuashua
Essa câmera ela usa a mesma entrada para flash . Tenho a 6d eu conseguiria usar os flashs nela ?
@@damiaodomingues1262 consegue sim amigo.
Gostei muito do seu vídeo e principalmente quando vc fala que NÃO EXITE EQUIPAMENT RUIM NO MERCADO E SIM EQUIPAMENTO INADEQUADO PARA AS NECESSIDADE DE ALGUEM. Parabéns
Professor parabéns por nos orientar tão bem. Prosperidade pro seu trabalho 👏
Obrigado 😊👍
vc é perfeito e olha que eu nem uso canon, mas adorei suas informaçoes detalhadas
Muito obrigado 😊
Vernaglia, vale a pena fazer video sobre os novos flashs da Canon, o EL1 impossivel de comprar, o EL 5 já tem sapata no modelo novo, ou seja, a Canon esta forçando a ida para os genericos!
Professor, como sempre, o vídeo está perfeito. A sequência de fotos do pássaro em pleno voo ficou absurdamente boa. Eu só esperava que você mencionasse a R6 primeira em relação a esta Mark II. Você não o fez porque ela já está fora de linha? Eu penso em trocar a minha DLSR por uma das duas por causa da estabilização interna e a focalização delas. Vou esperar o preço da primeira baixar um pouco, como você mencionou uma vez, para trocar pela 6D II. Vamos ver se consigo. Muito obrigada por todos os esclarecimentos.
A EOS R6 original era uma câmera perto da perfeição, falei isso no review dela, e sigo com essa opinião, é um sensor excelente, com sistema de foco excelente, a R6 II aprimora esses pontos mas não por larga margem, assim, em uso uso amador/entusiasta, vejo a a R6 original como excelente opção, se encontrar ela num bom preço saiba que é sim excelente câmera.
Muito obrigada por sua atenção, professor. Vou seguir sua orientação.@@ArmandoVernagliaJunior
Preciso, como sempre. Parabéns!!
Comprei uma R7 e o teu curso. Agora é só esperar chegar para começar a brincadeira rs
Obrigado por ter adquirido o curso. Espero que goste das aulas, pessoal que comprou o curso tem relatado que ajudou bastante para aproveitar melhor a câmera.
Ajudará com certeza!@@ArmandoVernagliaJunior
vejo que a R6 é muito similar a mark2 sera q vale a pena pagar 2000 ou 3000 mil reais a mais? valeu gente
Se for fazer muito vídeo, a Mark II é melhor resolvida na parte de aquecimento, se não for fazer tanto vídeo, se for só foto, aí as diferenças entre elas são pequenas mesmo. Se vale ou não depende de cada um, dos usos e necessidades.
@@ArmandoVernagliaJunior faço mais fotos de vida selvagem, será q de 20megapixel para 24 muda algo significante? Valeu demais
Não, 4mp de diferença dá para ignorar no dia a dia
Excelente vídeo, estava em dúvida entre a R6 Mark II e a R7! Com esse vídeo, cheguei a conclusão que a R6 com certeza é a certa para mim! Fiz um dos seus cursos de Flash! Realmente recomendo muito bom!
Eu tenho flash speedlite na R6 mark ii eu consigo usar?
Armando, parabéns por esse vídeo. Sou fotógrafo amador de aves e já adquiri a R6 Mk II. Você teria algum vídeo sobre como ajustá-la para fotografar aves em voo?
Tem o meu curso de focalização com EOS R7, que abrange R8 e R6 Mark II (todas usam mesmo módulo AF e mesmo menu) que explica item a item o menu AF da câmera e alguns outros pontos, o que é dito ali se aplica para todas as áreas da fotografia, incluindo aves em voo. Mais detalhes lá no meu site - vernaglia.com.br/cursosonline.html
Fala, professor! Excelente vídeo! Só um adendo! Tenho a R6ii e ela não tem o modo 4k fine porque todos os modos de vídeo em 4k dela são oversampling de 6k. Só não tenho certeza se nos modos 4k mais leves também, mas no geral é isso ai.
Sim, de fato, como o sensor da EOS R7 parte de 7K ela acaba tendo opções a mais para quem não precisa do modo Fine, na R6 Mark II fica entre o normal (que é o fine) e o leve e na R7 acaba tendo um pouco mais de opção conforme os usos de cada um. Quem produz pro RUclips por exemplo não precisa do Fine, aí no caso da R6 Mark II é só usar o leve e ter assim arquivos mais leves como o nome indica.
Show… Parabéns pela objetividade Armandinho. Uma bela câmera heim… Metralha razoável, excelente sistema de foco, mas ainda não me convenceu pelo valor, como estou somente em fotos de natureza e retratos, a R me oferece o que procuro em uma full frame. Esperando para ver a 24-105 F2.8 para vender meu rim kkk
Te falar que o que não me convenceu ainda foi justamente a 24-105 f/2.8 L IS USM Z, preciso ver mais testes dela, mas considerando que ela pesa 2x o que a f/4 pesa e custa mais de 2x, tendo 1EV a mais de luz apenas, não sei se ela se justifica qualitativamente para compensar o peso no bolso e nas costas.
@@ArmandoVernagliaJunior E vero...
A F4 parece ser boa pedida pelo valor (custo x benefício)
Baita vídeo professor. Não identifiquei a comparação com a R6 mark I. Estou até achando que me distrai e perdi 😂. Acho que seria importante tal comparação
Não comparei, o vídeo já estava muito longo e o motivo é, quem tem a de primeira geração não tem motivo para o upgrade a não ser que precise especificamente de alguma função ou recurso que só exista na Mark II e quem for comprar hoje, do zero uma dessas duas, tende a ir direto na Mark II visto que a primeira já saiu de linha e nem encontramos ela tão barato no Brasil para que justifique, se encontrar uma bela promoção da original, maravilha, mas por preços próximos aí vale ir direto na Mark II.
Acho que você não falou sobre valer ou não o upgrade de uma R6 para a R6 MkII... E no caso de performance para fotos noturnas - alto ISO como 6400, 12500 - valeria a pena escolhê-la em detrimento da R5?
Não comparei, o vídeo já estava muito longo e o motivo é, quem tem a de primeira geração não tem motivo para o upgrade a não ser que precise especificamente de alguma função ou recurso que só exista na Mark II e quem for comprar hoje, do zero uma dessas duas, tende a ir direto na Mark II visto que a primeira já saiu de linha e nem encontramos ela tão barato no Brasil para que justifique, se encontrar uma bela promoção da original, maravilha, mas por preços próximos aí vale ir direto na Mark II pelo sensor de leitura mais rápido, nova programação de foco etc. Sobre a R5, se considerarmos que ao encolher o arquivo de 45mp da R5 para os 24mp da R6 Mark II iremos sumir com muito do ruído, então nesse sentido não faz muita diferença, quem precisa de 45mp precisa, já para quem não tem necessidade de arquivos imensos, aí é que a linha 6 se explica melhor que a 5.
Grande analise Armando, cada detalhe bem explicado, merece 100% de likes, parabéns pelo Vídeo.
Obrigado pelo elogio
estou uerendo muito pegar essa câmera ,ano ue vem vou me progrmar
Eu tenho flash speendlite eu consigo usar nela de boa?
Excelente explicação professor. Comprando essa câmera, qual objetiva você me indica para fazer fotos de aves?
Professor Armando Vernaglia Jr., tudo bem? Espero que sim...
Que aula, muito obrigado!!!
Só não entendo por que, você não é o garoto propaganda da Canon no Brasil.
ALÓ CANON BRASIL ACORDA!!!!!
Fica a dica...
Abs.
Canon e eu tínhamos uma parceria, eles é que encerraram o contrato e aí é algo deles, mas não tenho inimizades com a marca, tanto que emprestaram equipamentos. Por um lado até prefiro não ter parceria formal, pois assim ninguém fica achando que sou pago para falar deles, antes eu não recebia nada mas tinha gente que achava isso e me acusava disso, hoje ninguém tem mais nada para falar nesse tópico então até que é bom.
Massa o vídeo. Será que vale a pena pegar uma pra esportes no geral? Juntar com uma 100-400mm. Valeu demais!
Conheço vários fotógrafo s de esportes com a R6 Mark II e até onde fiquei sabendo estão satisfeitos com ela.
Não vejo a hora de ver esse vídeo.
Olá Armando, tudo bem? Excelente o seu canal!
Tenho uma R5 e estou disposto a trocar por uma R6 mk2, trabalho com esporte. A R5 não vem performance tão bem em baixa iluminação, os arquivos ficam com muito ruído mesmo em ISO não tão altos como 1.600. Da pra balancear velocidade e abertura para não subir tanto o ISO, mas acho uma camera cara demais para ter problema com ISO em 1.600/2.000. Concorda?
Li sobre mais agilidade no foco da R6 frente a R5, a melhor performance em baixa luz e quantidade de disparo maior, esses seriam os pontos q estão me fazendo pensar na troca.
Pessoalmente discordo dessa observação da R5 em termos de ruído, no meu entender ela vai super bem até valores mais elevados que os mencionados, já fiz trabalhos com ela em ISO 6400 sem maiores restrições (no caso era fotografia de shows, e os arquivos saíram muito bons) então precisa ver quais fatores podem estar contribuindo para esse resultado que você vem obtendo. De qualquer forma, tanto em ISO como em focalização, a R6 Mark II é um bom tanto melhor pois ela é mais focada em ser uma câmera de fotojornalismo e câmeras assim geralmente primam por baixo ruído em ISO elevado e extrema eficiência de focalização e velocidade.
Só passando pra dar os parabéns pelo excelente conteúdo e raciocínio sempre muito bom.. posso estar errado mas as fotos do pássaro me parecem ter sido feitas no horto florestal de SP... abração Vernaglia. Bom feriado.
Obrigado. Sim, foi no Horto, é perto para mim e sempre tem muitos pássaros.
Quando se fala de aquecimento, configurações para vídeo, a Lumix S52X da um banho nas cânons e Sony's. Sem contar a estabilização e auto foco presentes na S52 e S52X... Vale conferir... Ótimo trabalho, um dos melhores canais aqui dessa internet...
As Lumix são excelentes, só como falei, para quem mora no Brasil não ter qualquer apoio de assistência é complicado, se der problema (o que é bem raro também) tem que importar peça e demora bastante.
Atualmente tenho uma Rebel T6 e irei fazer o upgrade, mas estou em dúvida entre a R6 e R6 Mark II, a diferença de aproximadamente R$2.000,00 entre a R6 e a R6 Mark II vale a pena?
Não comparei as duas gerações no vídeo pois o vídeo já estava muito longo e o motivo é, quem tem a de primeira geração não tem motivo para o upgrade a não ser que precise especificamente de alguma função ou recurso que só exista na Mark II e quem for comprar hoje, do zero uma dessas duas, tende a ir direto na Mark II visto que a primeira já saiu de linha e nem encontramos ela tão barato no Brasil para que justifique, se encontrar uma bela promoção da original, maravilha, mas por preços próximos aí vale ir direto na Mark II, a Canon lançou elas muito perto em data, por alguma razão a R6 original não engrenou em vendas e por isso veio a Mark II, a tendência é, por diferenças pequenas, ir direto na Mark II na minha opinião, de uns 3 ou 4 mil para cima de diferença aí a R6 original pode ser bem interessante, mas só dois mil de diferença eu iria na Mark II nem que seja pela programação nova de foco dela.
Gostaria de vídeo sobre obturador eletrônico de primeira cortina vs cortina totalmente mecânica. Fiquei confuso pois os termos são muito parecidos, valeu!!!
Armando,, tudo bem?? E ai vale a troca da R6 pra R6 MII?? oq vc diz?
Olá, adquiri uma R6 mkII e ao recebê-la percebi um ruído, como de peça solta, ao balançar o corpo da câmera. um "cloc-cloc-cloc"... o que me diz? É normal? Me disseram que poderia ser devido ao IBIS, mas ninguém me fala sobre isso com certeza, nenhuma matéria escrita ou vídeo... Poderia me ajudar com isso? Parabéns pelo material no canal! Com certeza um dos melhores que há!
E assim você se junta a um grande número de pessoas que estranha o IBIS da câmera e acontece muito com IS e VR de lentes... sim, ela tem algo flutuante dentro dela, o próprio sensor. E é normal, mas não fica chacoalhando ela não, por via das dúvidas, já chega as movimentações que damos num equipamento no dia a dia, então melhor não provocar chacoalhadas extras, mas é 100% certo que isso é o IBIS e acontece igual com lentes IS, VR, OSS etc.
@@ArmandoVernagliaJunior entendo. O caso é que já li de pessoas que não conseguiram conviver com horas de caminhada com a lente fazendo barulho na mochila e preferiram trocar de marca. Outro me diz que na Nikon, ao desligar a máquina o sensor é travado. Uma pena que seja assim na Canon que pode aos poucos perder Mercado por causa disso. Minhas lentes com IS nunca apresentaram barulho. Ou devem ser bem Sutís...
Excelente câmera... Tb estou ansioso pela R5 Mk2 :) E já estou aguardando seu review e comparativos.
R5 Mark II é algo que aguardo com muito interesse, a R5 é uma câmera quase perfeita, uma Mark II deve corrigir as mínimas falhas dela, além disso fazer o preço da R5 baixar, então podem surgir bons negócios, assim como achamos umas R6 originais agora com preço bem melhor.
No modo vídeo têm como colocar cropmarks de 1.9:1?
Eu sei que têm a função de cropmarks, só não sei se têm essa específica…
Mais um excelente vídeo, extremamente bem detalhado ... Cada vez melhor.
Parabéns pelo vídeo Armando, muito didático. Eu não estou conseguindo atribuir ao botão de disparo da minha r6m2 somente a função de disparar, sem focagem e nem medição, deixando somente em 1 estágio, isso é possível? Obrigado!
Bom dia, Armando. Sou fotografo de Hobby, normalmente firo fotos de minha filha em esporte. Tenho uma T7i, com a 70-330. Estou pensando em comprar a R7. Embora tenha visto todos os seus vídeos, o que mais me interessa nessa linha R é o recurso RAW Burst (Disparo Sequencial RAW), que não foi abortado nos vídeos. Vc já testou? Isso funciona? Que acha de fazer um vídeo sobre isso, não achei nada em português sobre o tema. Valeu e parabéns pelo canal. Abs.
E pra quem tá buscando fazer foto/video de Shows/Concertos/Festas/Festivais, atualmente a Canon R6 MII tá melhor que a Sony A7IV? Saberia dizer quais as principais vantagens/desvantagens?
A R6 Mark II é mais pensada em velocidade que a A7IV e em eventos isso faz diferença na minha opinião, ambas excelentes câmeras, mas para eventos, shows e coisas assim, que demandam agilidade e resposta rápida do equipamento, a R6 Mark II tem alguma vantagem na minha opinião.
Agora vendo minha Canon 5dmk4 ... Vou pegar R6mk2... Parabéns pelo vídeo
É uma boa troca, tem evolução em praticamente tudo então você provavelmente ficará bastante satisfeito.
Parabéns por mais esse vídeo, professor Vernaglia! Tenho uma consideração a fazer sobre essa câmera no modo filmagem. Quando filmo com microfone externo (com lapela ou não) ela capta interferência de rádio e grava, além da entrevista, as músicas que estão tocando 😮 (me laskei 😅) já testei vários microfones diferentes, até um que possibilita mudança de frequência. Uso minha 5d mark 4 no mesmo setup, local e momento e esta não capta interferência (ainda bem que uso as duas). Pergunto: você já teve conhecimento deste problema na r6mark 2? Se com a 5d não tenho pbl nenhum com os mesmos microfones podemos concluir que é um defeito da câmera r6 mark 2? Seria um problema de construção da câmera?
Perfeito esse teste com o pássaro em vôo
Pássaros principalmente em vôo é o melhor teste pra qualquer câmera. Parabens , Sucesso!!!
Qual vc recomendaria para fazer vídeos de imóveis e interiores?
Bom dia.
Saindo um pouco da R6, mas indi para R7 e fotografia de pássaros.
Tenho uma Canon 300 f4 IS, das antigas, gosto muito dela. Pensando em comprar uma R7, o que achas do conjunto? R7+ 300mm adaptador
Nunca testei esse par específico, já usei essa lente em outros tempos e acho ela muito boa, mas como nunca usei ela numa R7 fica difícil opinar.
@@ArmandoVernagliaJunior muito obrigado! Quando comprar te mando um feedback!
ótimo vídeo e roteiro! Sucesso
Qual é mesmo o nome da loja que você recomenda para a aquisição de câmeras e lentes usadas?
Portssar 😊👍
Obrigado pelo vídeo. Eu migrei de uma 5D Mark ii para a R6 Mark ii. Agora, já testei de tudo, One Point AF, Spot AF, Eye AF, mas eu não consigo de forma alguma as fotos tão em foco como na 5D Mark ii. Mesmo com os poucos pontos de foco da 5D, todas as minhas fotos tinham o foco cravado nos olhos, e não nos cílios, e os olhos ficavam absurdamente em foco. Não consigo de forma nenhuma isso ainda na R6 Mark ii. Os olhos ficam sempre um pouco soft e nunca super nítido. Não sei mais o que fazer. Acho que eu preferia ter feito um upgrade para a 5D Mark IV.
Olha, não tem razão técnica para a 5D Mark II focalizar melhor que a R6 Mark II, fui usuário de todas as câmeras da linha 5, até a Mark IV e tenho convicção de que a R6 Mark II supera elas em tudo, então é questão de configuração mesmo.
@@ArmandoVernagliaJunior valeu pela resposta. Eu vou continuar ajustando. Eu só sinto que na 5D o foco cravava onde a gente colocasse o ponto de foco. Sem erro. Esses quadrados da R6, mesmo na região do foco, não me dão a certeza de qual parte (ponto específico) está cravando.
Digamos que eu queira realmente focar na sobrancelha da pessoa por algum motivo, numa abertura de F1.4, não sei como fazer. Vai ser sempre a câmera com aquele quadrado nos olhos nos entregando o foco como uma surpresa.
Tenho uma R e curto muito fotografia de esporte e natureza, acho que essa sera uma otima troca ja que nao consigo por agora pegar uma R3.
Professor, o arquivo da R6 Mark II em RAW + ajuste fino, da um buffer muito lento mesmo com um vs 30
Qual cartão vocÊ usa pra gravar em 4k 60? tem como disponibilizar um arquivo em 4k 60 em Log 3?
Gostaria de saber se compensa mais esta lente ou 10-18 da Canon. Excelente vídeo.
Não testei a 10-18 nova da Canon, só a antiga que era EF-s, e vi alguns testes da nova. Acho complicado comparar uma lente f/4.5-6.3 com uma lente f/2.8, e ainda uma zoom contra uma fixa, uma toda feita de metal contra uma toda de plástico. Se eu comparar com a antiga EF-s 10-18mm (que eu tive uma), essa 7Artisans é mais luminosa, mais nítida, melhor construída, com menores distorções, eu suponho mesmas diferenças para a nova RF-s 10-18, que é escura, tem baioneta de plástico e sabe-se que tem distorções mais pesadas que essa 7Artisans, por outro lado é uma lente original, com auto foco, então conforme as necessidades de cada um, uma ou outra pode ser uma melhor resposta.
Eu estava pensando em comprar uma Fuji XT-5 pra viajar, mas é difícil abrir mão da Canon. Já tive a R6. Queria alguma coisa mais compacta. Mas é difícil!!! Rs
Se você tivesse que montar um kit de viagem (corpo + lente), teria alguma chance de não ser uma R6 Mark II com 24-105 f/4?
Sim, como kit de viagens eu iria preferir uma aps-c justamente pelo tamanho compacto, poderia ser uma R10 por exemplo, ou ainda a R7 com lente de kit, como mencionei nesse vídeo - ruclips.net/video/Ls0HFYisTSg/видео.htmlsi=mdy3YJqc9kV39Q28 - se fizer muita questão de full frame (o que em viagens eu não faço questão, mas aí vai de cada um), uma opção é a EOS R8, menor e mais leve que a R6.
Armando, como falar com vc para tirar uma dúvida? Vc responde por e-mail?
Os dois melhores caminhos são: Seja membro aqui do canal através do programa de apoio mensal do RUclips ou compre um dos meus cursos, esses dois caminhos dão acesso aos meus grupos de alunos e apoiadores no whats e no telegram e lá diariamente tiro dúvidas de um monte de gente. 😊👍
Por favor, poderia me ajudar, a minha R6 mark ii esta granulando as fotos, mesmo em iso 2000 com flash, sera algum problema ou configuraçao?
Qual o cartão SD ideal para usar na R6 MkII? V30 A2 resolve, V60 ou o V90 mesmo?
Depende do que vai fazer, se for vídeo e 4k, nada menos que V90. Mesmo que seja possível gravar com V60, maiores as chances de aquecimento, então um UHS II V90 de boa marca e boa procedência. Se for só foto, V30 segura tranquilo, mas se for vídeo, vai direto nos V90.
@@ArmandoVernagliaJunior eu vi um em um outro (não lembro de quem) falando que os cartões v90 da Kingston não são tão bons quanto os SanDisk e que até conseguia ver diferença nos arquivos de vídeo.
Eu faço fotografia esportiva e a mairoria dos ginásios a iluminação não é muito boa. Vale a pena?
É uma das melhores câmeras existentes para esse mercado, qualquer uma que possa ser considerada melhor que ela, é também muito mais cara, como Canon EOS R3, Nikon Z9 e Sony A9 II ou A9 III, assim, nessa faixa de preço, não tem nada melhor no mercado e a câmera é excelente.
Espetacular esse vídeo. Muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento gratuitamente. Uma pergunta o sustém de af da r10 é similar ao da r7 e r6? 😊
Armando, pensando em lentes e uso fotográfico, a Sony a A7IV teria alguma vantagem em relação a R6 MARK II? As lentes Sigma por ex: funcionam sem adaptador na A74.
Depende de qual uso fotográfico. Em resolução a A7 IV leva vantagem, em velocidade a R6 Mark II leva vantagem. Para ambas você encontrará lentes excelentes, e sim, existe mais variedade de escolha na Sony pelo fato de ter lentes nativas Sigma, Tamron e outras marcas, enquanto na Canon você usa lentes Canon mesmo, ou se for usar Sigma e outras marcas tem que ser as versões antigas para encaixe EF com adaptador, então terá mais escolhas de lentes nativas na Sony, mas a grande questão que vejo entre essas duas câmeras é que a R6 Mark II é efetivamente melhor em esportes, vida selvagem, jornalismo e eventos (tudo que envolve alguma ação) enquanto a A7 IV entrega um arquivo melhor para quem vai fazer coisas estáticas e tirar proveito de sua resolução maior, vejo mais aí a diferença que nas lentes.
@@ArmandoVernagliaJunior Muuuito obrigado pela respsota! 👊
Armando! Nas fotos de pássaros, você configuriu a detecção de animais, ou usou o modo auto , quando a câmera reconhece qual assunto, seja homem, animal, carro, avião ou trem?
Não uso modo auto não, ele é novo e não confio nele, assim como o AI Focus entre o Servo e o One Shot (que a Canon já tinha antigamente e não funcionava bem), não digo que não funcione, mas se vou para um lugar clicar pássaros, programo de acordo e isso evita falhas, ajusto para detecção em animais e ainda tem algumas sub programações ali sobre obstruções e troca de foco que tem que ser feitas para dar o desempenho ideal. O auto, no dia a dia geral serve super bem com certeza, mas quando quero testar o máximo que o sistema faz, preciso configurar ele de acordo.
@@ArmandoVernagliaJunior show 👏🏿👏🏿👏🏿
Olá amigo. Tenho a impressão de ter visto em algum lugar que a R6 Mark 2 quando vc está na foto e passa pro vídeo ela já vai usando a mesma configuração que estávamos usando na foto.
A minha não está assim. Já olhei em tudo quando é lugar e não acho isso. Saberia me responder?
O padrão de toda Canon atual é manter regulagens separadas, ao mudar para vídeo ela estará com a última regulagem que foi usada em vídeo. Não lembro de cabeça agora se tem no menu, nas funções customizadas dela, como configurar para que fique na mesma regulagem de foto, mas o padrão é manter regulagens separadas, isso em todas as marcas e não só na Canon.
Olá!
Qual lente é recomendado pra fazer fotos em estúdio?
Ensaio gestante, infantil?
Desde já agradeço pela atenção 🙂🙏🏻
Considerando que você tenha uma Canon da linha R (suponho isso pelo vídeo onde fez o comentário), a lente que "resolve" tudo em minha opinião é a RF 24-105 f/4L IS USM, tenho dois vídeos sobre ela, um deles este aqui - ruclips.net/video/ubjzJtiCP4M/видео.html - é uma lente versátil e muito boa para variadas situações e em minha opinião deve estar em toda mala de quem fotografa com Canon linha R.
Tô na dúvida entre uma Canon R6 Mark II e Nikon Z Mark II, ambas com a lente própria 24-70 2.8, A da Nikon tá 4 mil mais barato, vale um comparativo Vernáglia.
A Canon é mais veloz em todos os aspectos, mais robusta também, são equipamentos diferentes, essa diferença de preço da Z6 II e mesmo da Z7 II para a R6 II está no fato de que a R6 II é mais veloz e mais robusta, então a decisão deve priorizar suas necessidades de trabalho com elas.
Achei essa câmera o corpo novo lacrado por 5600 acha que vale hoje em dia ?
Não sei se esse comentário era para ter entrado neste vídeo mesmo, se sim, esse preço é impossível para essa câmera (R6 Mark II, do vídeo), ela custa dois mil dólares, não tem chance desse preço ser correto para essa câmera.
@@ArmandoVernagliaJunior é acabei me confundindo, me referi a 6D mark 2 haha
Confusão total esses nomes de câmeras kkk
Excelente reviw
Obrigado 😃
Unico se nao pra mim foi o sensor... achei pouco. Queria algo em torno de 32... ai resolvi esperar e ver o q vai ser da R5 MK II. Mas to com medo do preco alto d+
Compra Sony logo que tem 33mp 😁 A R5 II deve vir com mais do que 45mp, essa faixa intermediária de resolução está cada vez mais rara, teve a EOS R e tem a A7 IV, únicas na faixa dos 30 / 33mp e antes disso as gerações de 36mp como D810, Sony A7 R original e alguma Pentax se não me engano.
@@ArmandoVernagliaJunior dificil abrir mao de todo ecosistema da Canon... com 3 cameras, varias lentes e tal... complica fazer essa migracao. Mas mais megapixel nao eh o problema... a R5 com 45 me atenderia bem. Mas acho q nao eh um bom negocio com uam R5 MK II para dar as caras. Acho a R5 cara d+ ... mas R6 fica no limite, por isso falei algo em torno de 32.
É, é difícil mesmo trocar de marca pois investimos muito em muitas coisas, por isso falei brincando. No caso da R5, tudo depende, se ela cair mais de preço pode valer, a R6 caiu quase nada com a R6 Mark II então ninguém vê vantagem mais na R6 mesmo, mas a R5 Mark II está demorando mais para sair, isso pode ajudar a derrubar preço da primeira geração, vamos ver.
Gosto muito das Sony. Qual tem sensor melhor que Eos R6?@@ArmandoVernagliaJunior
Teria algum video sobre a R6?
ruclips.net/video/Xx94gzQmEII/видео.html
É, rapaz, cada vez mais eu estou inclinado a pegar uma R6 Mark II. Depois do vídeo da R8 e deste... Vc é o cara! Só que eu não teria condições de pegar a câmera e uma lente RF. Aí só ganhando na Megasena kkkk. Teria que comprar o adaptador da Canon e usar minhas lentes EF e EF-S. Isso pode trazer algum problema ou vai de boa?
Amigo, porque não vende suas lentes e compra uma rf mais em conta? Se por acaso você tiver uns 9 mil (eu sei que não é pouco, mas talvez você consiga, dependendo de quais e quantas lentes você tem atualmente), já daria pra pegar uma 24-105mm F4 L, que com certeza serviria para "tudo" por um bom tempo sem te deixar na mão com uma ótima qualidade ótica. Se não tiver esse dinheiro todo após vender as lentes, tem opções de lentes RF sem ser L, como a 35mm 1.8, a 50mm 1.8, e assim por diante. Eu tenho um Canon EOS R e te digo: já estou de saco cheio de ficar colocando e tirando o adaptador na lente e na câmera. Tenho uma EF 85mm 1.4 L e vou vender ela e uma RF 35mm 1.8 pra inteirar numa RF50mm 1.2, mas se eu não tivesse essa grana pra inteirar, provavelmente venderia as duas pra pegar a 24~105mm F4 L.
@@ChordCase Agradeço a sugestão, meu caro, mas, no momento, não tenho condições de vender as minhas lentes e ficar dependente apenas de uma RF. O meu ramo de trabalho e meu lado hobbysta exigem lentes das mais variadas para cada tipo de fotografia que faço. Mas, no futuro, tendo recursos, a tendência será realmente ir trocando as lentes EF e EF-S pelas RF. Mas, um passo de cada vez. Tudo é muito caro...
Acho que sempre precisamos prezar por equilíbrio, gastar demais com câmera e se prejudicar nas lentes não vale a pena, por exemplo lentes EF-S numa full frame de 24mp como a R6 Mark II gerará arquivos de 9mp apenas por causa do corte e pode limitar algumas funções de vídeo da câmera, então conte apenas com as EF e não com as EF-s, por fim, a R6 Mark II é sensacional, sem dúvida, mas a R6 de primeira geração já é sensacional, tem pelo menos uns 90% das qualidades da Mark II e hoje com alguma pesquisa você acha ela uns dois mil reais menos cara que a Mark II e dois mil reais podem representar algo significativo na hora de comprar uma lente. Dito isso, são só câmeras e câmeras são ferramentas, então se não for trazer lucro extra, não vale gastar demais, então pense com calma por que se for para gastar demais e não ter retorno, talvez não seja boa ideia.
@@ArmandoVernagliaJunior Blz! Obrigado pelos conselhos!
@@ChordCase O problema que essa 24-105mm L é F4. Será que ela atende bem para fotografia de pessoas com aquele desfoque de fundo bonito/cremoso?
Vernaglia, Parabéns e muito obrigado pelo vídeo! Vc acha q vale o upgrade de uma 5DmkIV para uma R6mkII ?
Vale sim e com muita certeza te digo isso. Mas antes pensa se você precisa das diferenças de velocidade, ISO, vídeo e foco que ela oferece, se a resposta for sim, ela é melhor que a Mark IV em cada ponto, veja que a Mark IV tem o mesmo hardware da EOS R e no vídeo eu falei que vale o upgrade da R para a R6 Mark II e mantenho isso para a Mark IV tranquilamente.
Olá amigo Armando Vernáglia Junior, com relação em fotografia, vale o upgrade de quem tem a R6, pra R6 MarkII?
Vai com as necessidades, não muda tanta coisa, 4mp a mais em foto não justifica, vejo mais mudança em vídeo, que ela esquenta menos e demora mais para esquentar que a R6, mas no geral, se seu trampo for foto, não tem muito motivo.
Obrigado professor, foi muito esclarecedor, parabéns pelo vídeo.
Oi Vernaglia, tudo bem?
Ótimo Review!
Cara, chegou a fazer algum teste de foco com o flash em TTL ou manual em lugares escuros?
Como peguei a R6mkii recentemente, talvez eu possa ter que fazer algum ajuste foco para a leitura no escuro com o flash original da Canon, mesmo com flash e sem luz guia de pré disparo ou aquela de apoio da câmera que fica na lateral, ela é coberta parcialmente pela lente com o adaptador EF e as vezes não acha o foco. No mesmo local eu consigo focar com a 6Dmkii com facilidade, ambas as câmeras eu deixo o foco automatico. na R6mkii o obturador fica no modo mecânico. Se passar por alguma experiência desse tipo, comenta aqui depois.
Todas as fotos foram feitas em Raw ou teve alguma em CRaw?
Mais uma vez obrigado pelo conteúdo.
Não fiz testes, não deu tempo fiz mais testes de foco e de vídeo mas não fiz testes com flash. O que já notei de algumas pessoas tendo problemas é com o encaixe novo que acaba permitindo o flash escorregar um pouco mais para frente e com isso não ter contato correto e o TTL deixa de funcionar, até por isso a Canon lançou o adaptador, mas sem adaptador, se encaixar nas posições exatas dos contatos e travar ele ali (sem escorregar o flash até o fim do encaixe), normalmente funciona bem o TTL mesmo nos lugares mais escuros, fiz esse teste na R7 então suponho a mesma coisa para a R6 Mark II. Sobre as fotos, todas em C-raw, só uso c-raw de uns bons tempos para cá.
Boa noite comprei uma r6 mark II e esta dando problema de áudio no microfone alguém relatou esse problema?
A r6 mk2 aceita cartão Cf express A?
Caraaaaca você é incrível...top demais esse vídeo.
Sempre excelente! Parabéns!
Obrigado 😊👍
Eu tenho a R8 ela é muito boa, so comprei mais baterias
doido pra pegar uma dessa, mais armado, estão relatando muitos problemas nessa câmera em um grupo de fotografo em que eu participo, estou entre ela ou a nikon ZF!
Não tem problemas sérios para relatar na R6 Mark II, sempre a gente tem que ver se não é culpa do usuário aquilo que está sendo relatado, mas independente disso, a R6 Mark II é mais uma câmera voltada para velocidade, a Zf é mais uma câmera para um ritmo mais tranquilo de fotografia, embora ambas tenha 24mp, a Zf tem recursos como pixel shift para fotos de 96mp que apelam para quem clica em estúdio, clica arquitetura, gastronomia etc. Já a R6 Mark II é mais para quem faz eventos, esportes, jornalismo etc. São modelos muito diferentes em proposta, não são para o mesmo público. Eu, no meu uso (publicidade, arquitetura, fotografia urbana) iria preferir a Zf, mas se ainda fosse fotógrafo de eventos e shows, iria de R6 Mark II, ou seja, meu eu de alguns anos atrás preferiria a R6 Mark II, meu eu de hoje prefere a Zf, então vai com a necessidade de cada um.
@@ArmandoVernagliaJunior que ótimo dessas informações Armando, muito obrigado 🫶🏻
Muito bom vídeo, parabéns.
Entre Sony a7iv e canon r6 mark II, para foto qual será a melhor escolha? Abraço
São equipamentos diferentes, a Canon EOS R6 Mark II é mais veloz, tendo uma resolução pouco menor, a Sony A7 IV é mais lenta, tendo uma resolução pouco maior, rolling shutter da Sony A7 IV é maior, na soma dos fatores, a Canon EOS R6 Mark II responde melhor em ação, esportes, vida selvagem, enquanto a Sony pode responder melhor nas situações que exijam pouco mais de resolução, pouco mais de alcance dinâmico como fotografia em estúdio ou grandes impressões fine art, assim depende do seu uso, ambas são excelentes, ambas possuem ótimas lentes disponíveis.
Vernaglia. Tudo bem? Eu estou migrando da dslr MarkIII. Eu faço mais fotos de eventos corporativos, retratos institucionais. Vc acha que posso continuar na canon, na R6II, atende a minha necessidade?
Gostaria de ver vídeo sobre Nikon Z8 firmware 2.0
Vou direto a pergunta. A R7 consegue fazer fotos com a mesma qualidade que a R6 Mark II?
Especialmente comparando as fotos da ave em voo!
Abraço
Geralmente não, pois existe diferença de qualidade de sinal de imagem de uma aps-c para uma full frame, o sinal de um sensor full frame de 24mp é mais forte que o de um aps-c de 32mp como o da R7, sinal mais forte grava melhor, com mais alcance dinâmico, menos ruído e melhores cores, são diferenças sutis, mas existem, em vídeo elas vão se equilibrar melhor mas em fotos a R6 Mark II vai geralmente ganhar.
Video muito bem feito!!
Migrei de DSLR (5D markIII e 6d markII) para a Canon R6 mark II, estou estranhando muito a cor, achei mais alaranjada que o normal, muito difícil ajustar cor para o que eu estava acostumada.
Alguém mais com essa dificuldade?
se a R6mk2 esta dando mesmo tempo que a A74 em 4k 60fps, ai a R6mk2 tem uma boa vantagem pq é full frame, enquanto a A74 fica em crop quando em 4k 60fps.
O arquivo 4k da R6 MKII em 24, 30 e 60 fps é oversampled de 6k. Na R7 apenas o 4K fine em 24 e 30 fps é oversampled de 7K. A qualidade do 4k 60 fps da R7 é inferior pois não usa todos os pixels do sensor. A velocidade de leitura do sensor da R6 MKII é superior e tem menos rolling shutter.
Sim, de fato, como o sensor da EOS R7 parte de 7K ela acaba tendo opções a mais para quem não precisa do modo Fine, na R6 Mark II fica entre o normal (que é o fine) e o leve e na R7 acaba tendo um pouco mais de opção conforme os usos de cada um. Quem produz pro RUclips por exemplo não precisa do Fine, aí no caso da R6 Mark II é só usar o leve e ter assim arquivos mais leves como o nome indica. O rolling shutter de fato é menor na R6 II muito por conta dos megapixels a menos o que agiliza o recolhimento dos dados do sensor, mesmo motivo da Sony A7 IV ter mais rolling shutter por partir de 33mp, mas é verdade, você tem razão.
8:30 aquela pena toda errada na asa dele me deu uma agonia.. 😅😅
consegue me ajudarcom uma questao!?
Eu penso muito em vender a minha EOS 6DMark II para pegar uma dessa,
mas alguns amigos que tem mirroles me avisaram que o infravermelho do flash nao funciona nas mirroles,
isso me deixou completamente frustado, pq nao tem como fazer um evento noturno, se o infra do flash nao funcionar,
com isso teria que manter a minha 6D Mark II para eventos, e a mirroles para outras fotografias
Amigo, eu fotografo casamentos e te falo que o foco da R6MKII é tão incrivel que você não vai precisar de infravermelho do flash nunca mais.
Oi, uso bastante o flash a noite e em situação de baixa ou quase 0 luz, com flash oficial da Canon (600ex-rt) funcionou muito bem no manual e no TTL na Minha R6MKii, na minha 6Dmkii ele não fazia o TTL por algum motivo não faz o TTL, cheguei a entregar na mão de uma pessoa que trabalha na Canon e ela não sabia me explicar. O mesmo flash funciona muito bem na primeira 6D. Eu uso o flash Canon 600ex-rt. Já passei por situação parecida com o flash equivalente da Yongnuo e realmente ele não focava em situação de baixa luz e pouco contraste.
Com uma EOS R tive esse problema de foco uma vez quando usei por um breve momento, a única solução que me ajudou foi procurar algum ponto de contraste ou diferença significativa de luz no assunto e ele achava o foco e eu precisava tentar reenquadrar mantendo a mesma distancia para não ficar sem o foco acertado, não sei se conseguiu entender essa outra explicação aqui, se sim tenta depois e comenta nesse post.
Nenhuma mirrorless é incompatível com a luz vermelha de foco dos flashes (que não chega a ser infra vermelho, visto que vemos com nossos olhos, é só um vermelho bem no fim do espectro visível, mas estou sendo chato aqui 😂), por esse motivo os sensores de auto foco das mirrorless ficaram mais sensíveis, veja que a R6 Mark II foca em -6EV enquanto uma DSLR das melhores mal chegava em -3EV e por isso precisava de ajuda do flash. Agora, o que você não pode é juntar uma mirrorless mesmo que super sensível a foco como a R6 Mark II e colocar ela num evento escuro com essas lentes f/7.1, f/6.3 que a Canon anda lançando, se trabalhar ela com lentes claras ela focará super bem em qualquer situação de luz, veja meu velho review da EOS R (de 2018) que fotografei uma banda num pub escuro onde tinha que ir a ISO 25600, e a câmera focava maravilhosamente bem, então não existe onde a luz auxiliar do flash faça falta na minha opinião, mas tem que ter as lentes certas e tem que configurar o sistema de foco direito (daí ter o meu curso de focalização com essas câmeras).
Seria interessante um review do TOPAZ PHOTO AI, será que um arquivo da 6R II com um upscaling fica no nível de um arquivo da R5?
Posso até fazer vídeo desse e de outros softwares pois acho válido mostrar eles, mas o arquivo de uma R6 II, se exposto com perfeição, com lente excelente, pode chegar nos 45mp da R5, o problema é que o da R5 com mesmos critérios vai passar longe disso então a vantagem sempre existirá. Infelizmente a Canon não implementou nenhum modo de pixel shift para montagem de super resolução, como fez a Panasonic com a S5 II e a Nikon com a Zf (citando duas que tem preço parecido com a R6 Mark II), mas assim, para quem não tem a grana de uma R5 e precisa muito de fotos com maior tamanho de arquivo e resolução, aí os programas de super resolução por IA ajudam com certeza, só não é a mesma coisa pois esses mesmos programas também ajudariam quem tem a R5.
Excelente vídeo, como sempre.
Obrigado 😃
Excelente vídeo!! Parabéns!! Grata!!
Muito obrigado 😊👍
Ola amigo, eu esperava esses detalhes do foco no review da R8 e como se comporta com pessoas no mesmo ambiente
É a mesma coisa na EOS R8, igual, mesmo sensor, com mesmo processador e com mesma programação, portanto tudo 100% igual, só que mais lenta no obturador mecânico e por isso deixei esses testes para a R6 Mark II, mas é igual.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigado pela atenção
O pássaro da sequência de fotos tá precisando de uma silver tape na asa direita...rsrsrs
Depois que fiz as fotos que vi que ele estava com uma pena quebrada, aparentemente não o afetava pois voava bem, rápido, mas como não sou especialista não tenho como saber se essa pena quebrada era ou não um problema mais sério para a ave.
Legal o vídeo. Mas profissional não seria a pessoa? Pois temos profissionais que trabalham com diferentes equipamentos fotográficos e fazem trabalhos incriveis... sem duvida é um equipamento superior
Ótimo esclarecimento...
O que ela tem da R6?
Basicamente a ergonomia do corpo, o nível de vedação, mesmo Digic X (processador), mesmo obturador e o EVF. Muda o CMOS (captor de imagens), a programação do foco e mais uma ou outra coisa pequena.
Obrigado professor, fiquei até o final do vídeo, mas não veio a pergunta se vale o upgrade da R6 pra R6 Mark II, mas penso que a resposta seria não
A meu ver sim uma camera excelente mas com todo um problema associado ao RF mount! Cada vez mais as lentes RF tem valores proibitivos basta ver a nova 24-105 f2.8!! Cada vez mais nao se pode comprar maquina sem pensar muito bem no ecosistema de determinada marca. Atenção que a R6 II é uma maquina que se destaca em muita coisa da sua grande concorrente SONY A7 IV mas meu caro deixa sair a A7 V e as coisas vao mudar bastante!
Sobre as lentes, sábado sai um vídeo meu explicando o posicionamento dessa 25-105 2.8, e uma lente cine/vídeo mais que uma lente fotográfica e isso precisa ser entendido, além disso, nenhum outro fabricante tem uma lente 24-105 de abertura 2.8, é um produto único consideradas todas as marcas, então vai custar caro mesmo. Se você comparar Sony GM 24-70 2.8 com Canon RF 24-70 2.8 e com Nikon Z 24-70 2.8 verá preços similares, se pegar lentes comparáveis verá que estão em preços comparáveis. Sobre a provável Sony A7 V que logo deve sair, essa é a natureza do negócio, a cada lançamento uma marca tenta levantar o nível sobre a concorrência, é uma corrida sem fim entre as marcas, faz parte do jogo.
Olá, Vernaglia Jr.! Tudo bem, meu querido? Me chamo Robison Araújo Silva. Vou te pedir um favor! Verifique a possibilidade de mencionar em seus temas a necessidade de reequipar os equipos da Canon e outras fabricantes com sistemas de geoposicionamento global! Me explico: como birdwatcher, nós viajamos a muitas unidades de conservação, parques, e fragmentos de matas onde por muitas vezes contratamos guias de observação de aves para obtermos maior aproveitamento da viagem, pois esses guias já têm os pontos de avistamento catalogados em suas mentes. ... Ocorre que nem sempre os registros das diversas espécies saem a contento, pois, como guia tem suas agenda ele não pode se deter muito numa espécie só tendo que seguir seu roteiro a fim de fazer valer seu contrato e dia de serviço. ... Desse modo, por vezes, sentimos a necessidade de voltarmos para melhorarmos o registro feito às pressas. Se formos repagar guia para retornar a lugares que poderíamos voltar mediante o registro do exato local onde foi o avistamento de primeira viagem, estaremos pagando praticamente duas ou mais vezes. ... Poder voltar sozinho ou com amigos, mas sem guia propiciaria muita economia de recursos financeiros, pois, para que recontratar um guia se em segunda ou terceira viagem podemos ir guiados por gps ou outro sistema, entende? ... O geoposicionamento é um recurso que muitos observadores de aves utilizam, não só no Brasil como no mundo. ... Não sei se você sabe, mas o birdwatcher nos EUA é muito forte alcançando um ótimo contingente de pessoas. No Brasil, no exato momento que te escrevo são mais de quarenta e novel mil observadores (49.369), somente no portal nacional do Wikiaves (www.wikiaves.com.br). Há brasileiros que estão em outras plataformas como o eBird americano e outros. Todos esses passarinheiros, jovens, adultos, pais de família, são praticamente usuários de equipamentos fotográficos. Muitos tem um ótimo poder aquisitivo e compram equipos de ponta. ... Essa é uma informação que as empresas devem até desconhecer, pois não creio que haja pesquisa nesse sentido por parte das empresas. ... Somente com o auxílio de portais de informação como o Armando Vernaglia Jr, o BackToBasic, o 35 Milímetros, poderemos alcançar o a atenção desses fabricantes, que sei, acompanham seus blogs. ... É nesse sentido que venho solicitar que mediante seus blogs essas empresas possam inteirar-se dessa demanda. Muito obrigado, meu querido, e parabéns pelo seu trabalho feito metódica e carinhosamente para nós, seus fãs! Bom dia!
# EOS R6 Mark II!
Eu queria ter grana pra R6 mas vou acabar ficando é com a 6DII mesmo, sim, ela mesmo, antiguinha. rs
vai passar raiva, tinha um cara vendendo uma a 3k e ele disse em off qe passou muita raiva com essa camera
Pense bastante, comprei 2 novas com intervalo de dois meses, ambas vieram com o mesmo problema. Nitidez zero, é como se o foco não cravasse. Soube que teve um lote dessa câmera que está com esse problema. Ainda assim, insisti em comprar a segunda, e incrivelmente tive o mesmo problema.
Eu tenho ela a 3 anos sofro a cada ensaio não compre. Estou juntando para comprar a R6 mark2
Entre outros líquidos eu prefiro a minha R7
👍😁🫡
Informações interessantíssimas 27:40
Obrigado 😊👍
Tomador de café, entre outros líquidos 🫣
O pequeno porém: custa um rim.
Canon continua esquecendo a parte de vídeo e ficando na fotografia.
Não é por aí, conforme o que eu mencionei no vídeo, se ela está nivelada com a concorrência da Sony A7 IV, se é lotada de recursos de vídeo e de foto, por que estaria esquecendo?
bom.