Vídeo-aula com a análise do circuito do reator eletrônico usado em lâmpadas fluorescentes compactas. Passamos também o funcionamento da tubo da lâmpada fluorescente e do reator eletromagnético. E.G - Eletrônica Geral Diagrama Esquemático do Reator Eletrônico: www.mediafire.com/view/iy1h4y468fkkapu/reator_eletronico.jpg postimg.org/image/n31j2tqj9/ #eletronicajá Se quiser apoiar o crescimento do canal, você pode fazer um PIX: Chave PIX: andrepenha@gmail.com blogeletronicaja.blogspot.com.br/2015/05/parte-03-reator-eletronico-analise-do.html BLOG: www.blogeletronicaja.blogspot.com EMAIL: andrepenha@gmail.com FACEBOOK: facebook.com/eletronicaja/ INSTAGRAM: instagram.com/andrepenha01/
Tenho tentado aprender um pouco de eletronica a quase 1 ano. Um dos motivos, a principio, era a vontade de consertar lampadas eletronicas. Durante este periodo vi dezenas e dezenas de tutoriais, apostilas, etc. Sem duvida estes videos foram os mais simples e extremamente didaticos para leigos como eu que vi na net. Parabens pelo trabalho, fantastica a forma como explicaram o funcionamento da lampada e de quebra ensinam tambem o comportamento de varios componentes que muitos mostram na net, mas ninguem consegue explicar de forma pratica o funcionamento deles como demonstrado nos videos. Mais uma vez queria agradecer pela oportunidade de aprender. Tenham muito orgulho do que estão fazendo, porque levar conhecimento as pessoas sem receber nada em troca demonstra a grandeza das pessoas responsaveis pelo canal. Sem duvida vou divulga-lo para o maior numero de pessoas que conseguir. Um abraço a todos.
9 лет назад+5
Marcelo Pinheiro vlw amigo. vamos tentar continuar postando vídeo com esse tipo de informação. flw
Marcelo, o André além do profundo conhecimento, possue uma didática excelente, e também explica, como funciona cada componente do circuito. Quem quiser aprender consegue.
Amigo, sou um cara difícil de aprender por ter dificuldade de achar quem explica de um modo simples e objetivo e vc é assim, queria muito q fosse meu professor de eletrônica, com certeza iria aprender muito com vc. Parabéns
prezado André. Concordo plenamente com o texto do Marcelo Pinheiro. Me formei em eletroeletrônica pelo IFSC e na matéria de eltrônica de potência, a prova final foi sobre CFL. Com sua explicação agora, conseguí entender o funcionamento. VALEU MESMO!
então escrevo: SDS (saudações) e ABS (abraços) .....passei a tarde toda acompanhando o blog e tentando interiorizar os conhecimentos disponibilizados. Por ora a cuca entrou em curto ( circuito fechado) !!!
cara vejo seus videos com frequencia sou eletricista e sou grato a Deus por pessoas como vc existir. tenho algumas lampadas queimadas aqui vou tentar concertar vlw pela aula.
Segui as 3 aulas, ótimo conteúdo. Consegui entender o funcionamento, para mim eletrônica é complicado demais analisar circuitos eletrônicos como feito no vídeo, mesmo já sendo formado na área. Eu guardo sempre as lampadas que estragam e agora vou tentar concertar as que tenho aqui em casa.
André, Parabens! pelo seu trabalho Ha muito tinha curiosidade em saber o funcionamento destas lâmpadas fiquei seu fã, pois os vídeos estão com excelente didática e explicação. obrigado.
boa noite Andre, tudo bem? concordo plenamente com nosso amigo Solon, e alem da explicação sua análise de circuito é excelente, digo pois sou técnico e hobbista apaixonado por eletrônica a mais de 13 anos e já faz um bom tempo que não vejo uma explicação legal assim, parabéns cara valeu por compartilhar o conhecimento e pode ter certeza que vc só tem a ganhar com isso e quem perde é aquele que tem a mente infantil de esconder o conhecimento achando que esta com alguma vantagem. A vida é como um éco, ou seja o que vc gritar você recebera em breve.... vc mora em minas gerais? não sei se ta ralando mas tem umas firmas legais e indicaria vc só por esse video, ja demonstrou conhecimento. t+
Muito obrigado pela aula André, gostaria de ter 1% do seu conhecimento, pois sou curioso ,admiro pessoas como voçe , que Deus continue te abençoando valeu !
Parabéns pela aula. muito bom, voltei 10 anos no tempo de quando eu fiz o curso técnico em eletrônica. Excelente análise funcional do circuito. Só uma coisa, não fale que um componente tem perninhas, fale terminal (kkkk).
Mais uma vez André, muito obrigado por explicar o funcionamento do reator eletrônico, vou ter de assistir várias vezes cada vídeo para ver se entendo perfeitamente o funcionamento, não que você não tenha explicado bem, mas não sou técnico sou entusiásta da eletrônica desde criança, mas depois que a gente passa dos quarenta, rs, fica um pouquinho mais difícil assimilar. valeu.
9 лет назад
JMA JMA blz. as dúvidas vc me informa aki nos comentários. flw
Showww meu xará! Uma análise de alto nível. Seria legal você fazer mais vídeos mostrando os possíveis defeitos nessas lâmpadas eletrônicas e mostrando o conserto delas. Eu tenho várias lâmpadas dessas aqui em casa que não funcionam mais, mas não consigo jogar fora pois acredito que a maioria tem conserto... Fico no aguardo desses vídeos hein! rsrrs
7 лет назад+1
Parabéns, excelente apresentação! Didática, clara e completíssima!
Nota 10 esta aula, André e verdade que quando estas lamp estão ficando fracas e so trocar os seus capacitores que elas volta a ter um bom brilho novamente.
9 лет назад
+Paulo Roberto pode ser, já que esse circuito é uma espécie de fonte chaveada e levando em conta que capacitores de fontes chaveadas tendem a apresentar defeito com o tempo, acredito razoável aceitar que no caso de defeito um dos pontos de falha pode vir a ser esses capacitores. flw
Boa explicação, gostaria de receber mais explicaçoes de diferentes temas que vc ensina. grato.
8 лет назад
+NARCILU MAIOR tem vários vídeo no canal além de diversas playlists com assunto diversos. dá uma olhada: ruclips.net/channel/UCTOlzuZJ8U3yyGYspDl8ZOA ruclips.net/channel/UCTOlzuZJ8U3yyGYspDl8ZOA/videos ruclips.net/channel/UCTOlzuZJ8U3yyGYspDl8ZOA/playlists flw
muito bom .....bem explicado amigo continue assim...da pra fzer uma fonte chaveada de 12volts trocando o indutor?:
9 лет назад
Edson Santos Oi Edson. Pode fazer isso sim. No caso, no lugar do indutor é necessário colocar um transformador. Pode por exemplo, remover o indutor e bobinar um secundário nele. Tem esse vídeo abaixo que mostra como fazer isso. ruclips.net/video/oNnTEhyOqtQ/видео.html vlw
Mais uma vez vc está de parabéns!!! Gostaria de saber se é possível acender uma lâmpada fluorescente de 8w daquelas de luminárias de emergência com um reator desses e se sim o reator teria que ser com a mesma potência mais ou menos, tipo a lâmpada tem 8w o reator teria que ser para uma lâmpada de 8w também?
8 лет назад+1
acredito que funcionaria. até porque esses reatores de lâmpadas compactas são de potência maiores que 8W. flw
Saudações, primeiramente, muito bem explicada a análise, tanto em AC quanto DC. Isso respondeu muitas coisas. Visualizando as formas de onda nos transistor, percebe-se que são muito diferentes de uma senoide pura, isso acarreta em várias componentes harmônicas, Seriam estas formas de onda as causadoras de interferência em receptores de rádio, amplitude modulada. Por onde estes espúrios são irradiados, e seria possível de forma rápida e barata eliminar ou reduzir as interferências causadas por esta e outras fontes chaveadas? Será que é irradiando pela rede elétrica, ou seja, sai da lâmpada ou fonte vai para a rede elétrica?
9 лет назад
Maurício Sinigaglia como vc disse são componentes harmônicas. pelo que sei tem características de RF. Dessa forma além de ir diretamente pela rede vão pelo espaço livre também. Com relação a porcentagem que iria pela rede, na entrada de tensão ac da fonte são instalado filtros compostos por indutores e capacitores (só são usados nas fontes de melhor qualidade) com relação a porcentagem que vai no espaço livre as fontes melhores são brindadas. flw
Bom-dia @EletronicaJa! Parabéns pelo seu canal, apresentando conteúdo de ótima qualidade. Assisti aos seus três vídeos sobre a análise do circuito do Reator Eletrônico. O circuito é basicamente um LLC, que incorpora uma parte resistiva. Estou pensando em projetar um circuito LLC, que forneça cerca de 3 a 5KV, com baixa potência para usar em lâmpadas incandescentes, do feitio das "Plasma Globe". A ideia seria incorporar o circuito dessas lâmpadas como parte do projeto. Esse procedimento reduziria substancialmente os custos envolvidos. Em meu projeto, eu retiraria a parte da lâmpada, que seria a carga e substituiria por um trafinho, vendido nas lojas chinesas. O uso dos transformadores do tipo flyback, encontrados nas TVs de TRC já não estão disponíveis em sucatas e seu tamanho, para a potência em mente, não seria vantajoso. Portanto a minha opção recai naqueles trafinhos já mencionados. Porém estes trafinhos são mais apropriados no uso de aparelhos de choque elétrico, limitando o seu uso a pequenos intervalos de tempo. Acredito que seu uso contínuo, simplesmente como se encontra, acabaria por queimar o circuito das lâmpadas devido ao seu pequeno valor da indutância primária. Tenho uma pergunta e talvez você possa me auxiliar a respondê-la. Você chegou a medir a tensão sobre a parte fluorescente desta lâmpada? Com este valor talvez eu pudesse incorporar um novo indutor como primário deste trafinho. Mais uma vez, parabéns por disponibilizar seus vídeos com tantas informações relevantes. Fico no aguardo de sua resposta.😀 Em tempo: Tenho feito alguns vídeos sobre eletrônica e seu conteúdo pode ser visto neste link. www.youtube.com/@MORAL1952/videos Abraço.
Mt bom. Apenas nas horas em q vc mostra os componentes no esquema desenhado, queria ver tb uma mostra da peça na posição real da placa de verdade. Não sei se soube me explikar direito. Sou fã de eletrônika, mas não pratico mais. Só muito de vez em quando. abrç. Continue com as aulas.
Bom dia meu amigo, já estou inscrito em seu canal com muito prazer e informo que me sinto privilegiado em poder me inscrever e ver Seus vídeos, que além de serem muito explicativos, são também muito fáceis de entender sua didática, nunca vi nada igual . Sou formado em eletrônica e nunca vi nenhuma explicação é análise de circuito e análise de defeitos igual ao que você demonstrou , vc é técnico ou engenheiro ? creio que seja engenheiro né! Parabéns, há um tempo atrás eu estava querendo muito achar vídeos assim , com alguém que analisasse um circuito eletrônico para eu poder aprender a fazer é entender o sentido da corrente elétrica na análise do ckt e nem mesmo meus professores no curso técnico na época sabiam me explicar direito , eu via que faltava conhecimento em muitos deles , fico surpreso em achar um conteúdo tão profundo e esplêndido em eletrônica, explanado de graça, muito obrigado por reacender o desejo de voltar para minha área, ainda que em casa por conta própria, mas isto me inspirou a continuar tentando aprender e entender a realizar análises de ckts e soluções de defeitos , abs e sucesso sempre !!!!
Parabéns, tb estou acompanhando seu trabalho....Aproveitando a carona nos reatores de lampadas econômicas, poderia explicar como ligar um flyback nesse reator? fiz como muitos tutorias na net explicam, mas sem sucesso....Abraços e parabéns.
9 лет назад
Christian Ricardo Sorrentino nunca fiz, mas deve funcionar se fizer assim: tem 4 pinos que vão para os filamentos. tem dois de um lado e dois do outro. se vc ligar um fio em um dos pinos extremos, e enrolar algumas voltas desse fio no flyback (naquela parte preta mais externa) e a outra ponta desse fio ligar no outro pino mais extremo deve funcionar. me manda um email para o andrepenha@gmail.com que eu te envio um desenho mostrando como ligar. se eu encontrar um flyback velho aki faço o teste e ti informo. flw
Muito bom ! Assistindo em 2024. E no caso daqueles reatores maiores, retangulares, para fluorescentes de 40w etc ? Tenho vários aqui, que peguei para aproveitamento de peças. Possuem uns dois trafos além deste toróide que vc falou. Seria complicado adaptar eles para fazer uma fonte de 12 - 15V uns 2A ?
8 месяцев назад+1
acho que não tem como fazer uma adaptação desse tipo.
Muito bem explicado. Parabéns. Que trabalheira você teve... Minha pergunta: posso usar um reator eletrônico ou comum de lâmpada fluorescente de 20W para uma lâmpada PL de 20W? Obrigado.
Foi ótima explicação, só faltou um detalhe de você mostrar os pontos no leiaute da medida do indutor , como você fez do capacitor....mas tudo bem 🤷😔🙋🙏👍
ola, obrigado pela aula. sua didatica e excelente. O que acontece se eu ligar uma lampada t5 14w num reator eletronico de 28w? porque esse reator nao acende duas lampadas t5 simutaneamente ( liguei tais lampadas em paralelo, mas ora acende uma ora a outra) obrigado.
@ se tiver um tempinho fas um video esplicando isso tenho muintas desas e a maioria queima os resistor de baixo valor ali perto dos transistores. porque motivo queimam ou algum curto. estaria interesante faser otro video a respeito disso
Vídeo-aula com a análise do circuito do reator eletrônico usado em lâmpadas fluorescentes compactas. Passamos também o funcionamento da tubo da lâmpada fluorescente e do reator eletromagnético.
E.G - Eletrônica Geral
Diagrama Esquemático do Reator Eletrônico:
www.mediafire.com/view/iy1h4y468fkkapu/reator_eletronico.jpg
postimg.org/image/n31j2tqj9/
#eletronicajá
Se quiser apoiar o crescimento do canal, você pode fazer um PIX:
Chave PIX: andrepenha@gmail.com
blogeletronicaja.blogspot.com.br/2015/05/parte-03-reator-eletronico-analise-do.html
BLOG: www.blogeletronicaja.blogspot.com
EMAIL: andrepenha@gmail.com
FACEBOOK: facebook.com/eletronicaja/
INSTAGRAM: instagram.com/andrepenha01/
Me formei em Engenharia Elétrica a 5 anos e estou aprendendo análise de circuito eletrônico agora vendo a estes videos. Nota 10.
vlw
Tenho tentado aprender um pouco de eletronica a quase 1 ano. Um dos motivos, a principio, era a vontade de consertar lampadas eletronicas. Durante este periodo vi dezenas e dezenas de tutoriais, apostilas, etc. Sem duvida estes videos foram os mais simples e extremamente didaticos para leigos como eu que vi na net. Parabens pelo trabalho, fantastica a forma como explicaram o funcionamento da lampada e de quebra ensinam tambem o comportamento de varios componentes que muitos mostram na net, mas ninguem consegue explicar de forma pratica o funcionamento deles como demonstrado nos videos. Mais uma vez queria agradecer pela oportunidade de aprender. Tenham muito orgulho do que estão fazendo, porque levar conhecimento as pessoas sem receber nada em troca demonstra a grandeza das pessoas responsaveis pelo canal. Sem duvida vou divulga-lo para o maior numero de pessoas que conseguir. Um abraço a todos.
Marcelo Pinheiro vlw amigo.
vamos tentar continuar postando vídeo com esse tipo de informação.
flw
Marcelo, o André além do profundo conhecimento, possue uma didática excelente, e também explica, como funciona cada componente do circuito. Quem quiser aprender consegue.
Com certeza o melhor site de eletronica do Brasil . Muito bem explicado . Parabéns.
+Eduardo silva
vlw
+Eduardo silva
vlw
Você tem o dom de explicar de forma que fica fácil entender,parabéns!
+Paulo Roberto
vlw
Suas aulas ajudam muito. Parabéns! Ótima didática.
vlw
André Penha, vc é o cara... fera na eletrônica...
vlw
Muito boa explicação, parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
vlw
Amigo, sou um cara difícil de aprender por ter dificuldade de achar quem explica de um modo simples e objetivo e vc é assim, queria muito q fosse meu professor de eletrônica, com certeza iria aprender muito com vc. Parabéns
vlw
prezado André. Concordo plenamente com o texto do Marcelo Pinheiro. Me formei em eletroeletrônica pelo IFSC e na matéria de eltrônica de potência, a prova final foi sobre CFL. Com sua explicação agora, conseguí entender o funcionamento. VALEU MESMO!
vlw
desculpe colega.. não sei o que significa VLW ...me ajuda, please!
vlw = valeu
então escrevo: SDS (saudações) e ABS (abraços) .....passei a tarde toda acompanhando o blog e tentando interiorizar os conhecimentos disponibilizados. Por ora a cuca entrou em curto ( circuito fechado) !!!
Como sempre uma ótima aula bem explicada com simplicidade e da melhor forma possivel.
vlw
Excelente engenharia reversa Andre....vc é mto bom nisso. Deveria fazer mais videos nesse contexto..parabens pelo trabalho.
vlw
Que aula!!!! Parabéns pelas explicações. Até um hobista iniciante é capaz de entender. Valeu muito!!!! Ganhou um inscrito.
vlw
Espetáculo de aula! Muito bom! Parabéns e obrigado.
vlw
cara vejo seus videos com frequencia sou eletricista e sou grato a Deus por pessoas como vc existir. tenho algumas lampadas queimadas aqui vou tentar concertar vlw pela aula.
vlw
Parabéns, excelente vídeo-aula. Continue com suas publicações.
+Jorge Mesadri
vlw
Parabéns André, vc é simplesmente um mostro pra ensinar, gostei muito...
vlw
Olá André, acabei de fazer a ligação da lâmpada de emergência de 8W em um reator de lâmpada compacta de 20W e deu certo, acendeu. Valeu!
blz
nunca vi uma video aula tao bem elaborada .. tao bem explicada e tao bem gravada amigo estou sastifeito demais muinto bom
vlw
Segui as 3 aulas, ótimo conteúdo. Consegui entender o funcionamento, para mim eletrônica é complicado demais analisar circuitos eletrônicos como feito no vídeo, mesmo já sendo formado na área. Eu guardo sempre as lampadas que estragam e agora vou tentar concertar as que tenho aqui em casa.
assisto muitos seus vídeos, são os mais detalhado que já vi.
Muito bom super didático, meus parabéns pela explicação ....
vlw
André, Parabéns por sua aula. Excelente didática!!!
vlw
Muito boa a explicação! Obrigado por compartilhar tanto conhecimento!
André, Parabens! pelo seu trabalho Ha muito tinha curiosidade em saber o funcionamento destas lâmpadas fiquei seu fã, pois os vídeos estão com excelente didática e explicação. obrigado.
vlw
André Penha, como sempre, DEU AULA!
vlw
Muito bom vídeo! Parabéns e obrigado por compartilhar!
vlw
Parabéns você é um verdadeiro mestre..
Hilton RODRIGUES BARBOZA vlw
Vc é o melhor cara para ensinar vc tem um dom que vem de Deus
Parabéns que Deus te ilumine sempre para levar as pessoas ao conhecimento
vlw
se vc for professor é um dos melhores do brasil. Parabéns like!
vlw
Muito bom amigo , nunca vi nada tão bem explicado ,Parabéns( escrito )
+Germano Fagundes
vlw
+Germano Fagundes Concordo plenamente!
sua didática é muito boa, parabéns.
vlw
boa noite Andre, tudo bem?
concordo plenamente com nosso amigo Solon, e alem da explicação sua análise de circuito é excelente, digo pois sou técnico e hobbista apaixonado por eletrônica a mais de 13 anos e já faz um bom tempo que não vejo uma explicação legal assim, parabéns cara valeu por compartilhar o conhecimento e pode ter certeza que vc só tem a ganhar com isso e quem perde é aquele que tem a mente infantil de esconder o conhecimento achando que esta com alguma vantagem. A vida é como um éco, ou seja o que vc gritar você recebera em breve.... vc mora em minas gerais? não sei se ta ralando mas tem umas firmas legais e indicaria vc só por esse video, ja demonstrou conhecimento.
t+
sou do Maranhão. tô de bôa trabalhando.
vlw
Muito obrigado pela aula André, gostaria de ter 1% do seu conhecimento, pois sou curioso ,admiro pessoas como voçe , que Deus continue te abençoando valeu !
vlw
Uma explicação simplesmente sensacional. Parabéns.
vlw
Essa parte 3 foi mais difícil, mas bem esclarecedora... Bacana!!!
vlw
Parabéns pela aula. muito bom, voltei 10 anos no tempo de quando eu fiz o curso técnico em eletrônica. Excelente análise funcional do circuito. Só uma coisa, não fale que um componente tem perninhas, fale terminal (kkkk).
Cara, muito bom, sempre quis entender o funcionamento dessas lâmpadas. Nota 10. Parabéns.
vlw
Mais uma vez André, muito obrigado por explicar o funcionamento do reator eletrônico, vou ter de assistir várias vezes cada vídeo para ver se entendo perfeitamente o funcionamento, não que você não tenha explicado bem, mas não sou técnico sou entusiásta da eletrônica desde criança, mas depois que a gente passa dos quarenta, rs, fica um pouquinho mais difícil assimilar. valeu.
JMA JMA blz. as dúvidas vc me informa aki nos comentários.
flw
Blz
Professor vc é fera explicação, Nota 💵 10000.
+Alessandro Alves da Silva
vlw
Parabéns muito bem explicado cada parte do circuito, a explicação do principio básico de cada parte ajuda muito , parabéns.
+Gabriel Gregolin
vlw
Já gravei os três videos e estou assistindo-os, sempre que posso, muito bom os três, muito bem explicados!
Everaldo Santos vlw amigo
Showww meu xará! Uma análise de alto nível.
Seria legal você fazer mais vídeos mostrando os possíveis defeitos nessas lâmpadas eletrônicas e mostrando o conserto delas.
Eu tenho várias lâmpadas dessas aqui em casa que não funcionam mais, mas não consigo jogar fora pois acredito que a maioria tem conserto...
Fico no aguardo desses vídeos hein! rsrrs
Parabéns, excelente apresentação! Didática, clara e completíssima!
vlw
Super didático, parabéns pelo canal.
vlw
muito boa aula.
vlw
Parabéns pela 3 aulas e dicas .
vlw
Nota 10 esta aula, André e verdade que quando estas lamp estão ficando fracas e so trocar os seus capacitores que elas volta a ter um bom brilho novamente.
+Paulo Roberto
pode ser, já que esse circuito é uma espécie de fonte chaveada e levando em conta que capacitores de fontes chaveadas tendem a apresentar defeito com o tempo, acredito razoável aceitar que no caso de defeito um dos pontos de falha pode vir a ser esses capacitores.
flw
Vlw amigo.
Parabéns, gostei muito de suas explicações.
+José Roberto Caldonazzo Vw
parabéns meu amigo !! aulas muito bem explicada bem legal mesmo !
vlw
Brilhante man...teoria muito bem explicada e prática objetiva. está de parabéns pelos 3 vídeos. continue assim. já tô inscrito.
Fozzy de Orleans e Bragança vlw
Sua aula são muito boa amigo
vlw
Excelente apresentação. Até um hobista como eu é capaz de entender.
show de bola muito o brigado por ter a ideia de passar seu conhecimento
vlw
Muito bom André, to só esperando o que vem por ai.
Gercinei Alves vlw
Cara, na boa... vc manja muito... Parabéns...
+Tales Cembraneli Dantas
vlw
Tales Cembraneli Dantas
Eletricista da Nasa
P.k. Das galaxias
Aula excelente!
vlw
Excelente tutorial.
Luis Bulek vlw
Excelente, vc faz a diferença.
vlw
Boa explicação, gostaria de receber mais explicaçoes de diferentes temas que vc ensina. grato.
+NARCILU MAIOR
tem vários vídeo no canal além de diversas playlists com assunto diversos.
dá uma olhada:
ruclips.net/channel/UCTOlzuZJ8U3yyGYspDl8ZOA
ruclips.net/channel/UCTOlzuZJ8U3yyGYspDl8ZOA/videos
ruclips.net/channel/UCTOlzuZJ8U3yyGYspDl8ZOA/playlists
flw
Olá gostei muito da aula vc explica muito bem e está de parabéns.
Robert Pampuri muito boa aula.
Robert Pampuri vlw
Show de boa excelente aula excelente professor,,,,parabéns!!!!!!!!!!
+Sisley Henrque
vlw
muito bom .....bem explicado amigo continue assim...da pra fzer uma fonte chaveada de 12volts trocando o indutor?:
Edson Santos Oi Edson.
Pode fazer isso sim.
No caso, no lugar do indutor é necessário colocar um transformador.
Pode por exemplo, remover o indutor e bobinar um secundário nele.
Tem esse vídeo abaixo que mostra como fazer isso.
ruclips.net/video/oNnTEhyOqtQ/видео.html
vlw
meus parabéns.
ganhou mais um inscrito com esse vídeo.
vlw
Muito bom, é mesmo de profissional,obrigado .
+Herculano Lavrador
vlw
hola muy buena esa explicación amigo, un saludo
Juan ruiz salamanca gracias
eu gostei, da para fazer com esse circuito uma fonte chaveada, vai fazer sucesso no canal valel
Parabéns. Muito didático!!!!
vlw
Mais uma vez vc está de parabéns!!! Gostaria de saber se é possível acender uma lâmpada fluorescente de 8w daquelas de luminárias de emergência com um reator desses e se sim o reator teria que ser com a mesma potência mais ou menos, tipo a lâmpada tem 8w o reator teria que ser para uma lâmpada de 8w também?
acredito que funcionaria. até porque esses reatores de lâmpadas compactas são de potência maiores que 8W.
flw
Saudações, primeiramente, muito bem explicada a análise, tanto em AC quanto DC. Isso respondeu muitas coisas. Visualizando as formas de onda nos transistor, percebe-se que são muito diferentes de uma senoide pura, isso acarreta em várias componentes harmônicas, Seriam estas formas de onda as causadoras de interferência em receptores de rádio, amplitude modulada. Por onde estes espúrios são irradiados, e seria possível de forma rápida e barata eliminar ou reduzir as interferências causadas por esta e outras fontes chaveadas? Será que é irradiando pela rede elétrica, ou seja, sai da lâmpada ou fonte vai para a rede elétrica?
Maurício Sinigaglia como vc disse são componentes harmônicas.
pelo que sei tem características de RF. Dessa forma além de ir diretamente pela rede vão pelo espaço livre também.
Com relação a porcentagem que iria pela rede, na entrada de tensão ac da fonte são instalado filtros compostos por indutores e capacitores (só são usados nas fontes de melhor qualidade)
com relação a porcentagem que vai no espaço livre as fontes melhores são brindadas.
flw
joia só aprendo com vcs.
+Jorge Santos
vlw
Excelente explicação...parabens
vlw
boa explicação tanto a teoria como a pratica
Francilene Rodrigues vlw
òtimo ! Parabéns !!! Você é o Melhor dos Melhores !!!
vlw
MUITO BOM. GOSTEI DO VÍDEO. UM ABRAÇO!
vlw
Perfeita aula e peço permissão para compartilhar no meu blog, abraços e continue assim.
+Fernando Lima
sem problema.
Bom-dia @EletronicaJa!
Parabéns pelo seu canal, apresentando conteúdo de ótima qualidade.
Assisti aos seus três vídeos sobre a análise do circuito do Reator Eletrônico.
O circuito é basicamente um LLC, que incorpora uma parte resistiva.
Estou pensando em projetar um circuito LLC, que forneça cerca de 3 a 5KV, com baixa potência para usar em lâmpadas incandescentes, do feitio das "Plasma Globe".
A ideia seria incorporar o circuito dessas lâmpadas como parte do projeto. Esse procedimento reduziria substancialmente os custos envolvidos.
Em meu projeto, eu retiraria a parte da lâmpada, que seria a carga e substituiria por um trafinho, vendido nas lojas chinesas. O uso dos transformadores do tipo flyback, encontrados nas TVs de TRC já não estão disponíveis em sucatas e seu tamanho, para a potência em mente, não seria vantajoso.
Portanto a minha opção recai naqueles trafinhos já mencionados. Porém estes trafinhos são mais apropriados no uso de aparelhos de choque elétrico, limitando o seu uso a pequenos intervalos de tempo. Acredito que seu uso contínuo, simplesmente como se encontra, acabaria por queimar o circuito das lâmpadas devido ao seu pequeno valor da indutância primária.
Tenho uma pergunta e talvez você possa me auxiliar a respondê-la.
Você chegou a medir a tensão sobre a parte fluorescente desta lâmpada? Com este valor talvez eu pudesse incorporar um novo indutor como primário deste trafinho.
Mais uma vez, parabéns por disponibilizar seus vídeos com tantas informações relevantes.
Fico no aguardo de sua resposta.😀
Em tempo: Tenho feito alguns vídeos sobre eletrônica e seu conteúdo pode ser visto neste link.
www.youtube.com/@MORAL1952/videos
Abraço.
não tem como medir a tensão no filamento amigo.
@ Me refiro a tensão diferencial entre os filamentos.
Excelente didática!
vlw
Mt bom. Apenas nas horas em q vc mostra os componentes no esquema desenhado, queria ver tb uma mostra da peça na posição real da placa de verdade. Não sei se soube me explikar direito. Sou fã de eletrônika, mas não pratico mais. Só muito de vez em quando. abrç. Continue com as aulas.
EXCELENTE COMO SEMPRE, OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO.......!!!
vlw
Bom dia meu amigo, já estou inscrito em seu canal com muito prazer e informo que me sinto privilegiado em poder me inscrever e ver Seus vídeos, que além de serem muito explicativos, são também muito fáceis de entender sua didática, nunca vi nada igual .
Sou formado em eletrônica e nunca vi nenhuma explicação é análise de circuito e análise de defeitos igual ao que você demonstrou , vc é técnico ou engenheiro ?
creio que seja engenheiro né!
Parabéns, há um tempo atrás eu estava querendo muito achar vídeos assim , com alguém que analisasse um circuito eletrônico para eu poder aprender a fazer é entender o sentido da corrente elétrica na análise do ckt e nem mesmo meus professores no curso técnico na época sabiam me explicar direito , eu via que faltava conhecimento em muitos deles , fico surpreso em achar um conteúdo tão profundo e esplêndido em eletrônica, explanado de graça, muito obrigado por reacender o desejo de voltar para minha área, ainda que em casa por conta própria, mas isto me inspirou a continuar tentando aprender e entender a realizar análises de ckts e soluções de defeitos , abs e sucesso sempre !!!!
sou técnico e tecnólogo.
flw
Parabéns, tb estou acompanhando seu trabalho....Aproveitando a carona nos reatores de lampadas econômicas, poderia explicar como ligar um flyback nesse reator? fiz como muitos tutorias na net explicam, mas sem sucesso....Abraços e parabéns.
Christian Ricardo Sorrentino nunca fiz, mas deve funcionar se fizer assim:
tem 4 pinos que vão para os filamentos.
tem dois de um lado e dois do outro.
se vc ligar um fio em um dos pinos extremos, e enrolar algumas voltas desse fio no flyback (naquela parte preta mais externa) e a outra ponta desse fio ligar no outro pino mais extremo deve funcionar.
me manda um email para o andrepenha@gmail.com que eu te envio um desenho mostrando como ligar.
se eu encontrar um flyback velho aki faço o teste e ti informo.
flw
Ótimas explicações.
Agora sei como funciona.
Gostaria de saber, em média, qual a tensão AC nas saídas para bulbos de vidro.
Obrigado!
não sei amigo.
PARABENS...OTIMO PROFESSOR....
+Fabiano Rosa
vlw
Perfeito, camarada. Sensacional!
+Maxwell Uchoa
vlw
Muito bom ! Assistindo em 2024. E no caso daqueles reatores maiores, retangulares, para fluorescentes de 40w etc ? Tenho vários aqui, que peguei para aproveitamento de peças. Possuem uns dois trafos além deste toróide que vc falou. Seria complicado adaptar eles para fazer uma fonte de 12 - 15V uns 2A ?
acho que não tem como fazer uma adaptação desse tipo.
Muito bem explicado. Parabéns. Que trabalheira você teve... Minha pergunta: posso usar um reator eletrônico ou comum de lâmpada fluorescente de 20W para uma lâmpada PL de 20W? Obrigado.
cara, não sei. só testando mesmo.
Muito bom parabéns.valeu
vlw
Foi ótima explicação, só faltou um detalhe de você mostrar os pontos no leiaute da medida do indutor , como você fez do capacitor....mas tudo bem 🤷😔🙋🙏👍
bom video , muito bem explicado parabéns .
vlw
Gostei muito da aula 'parabens .
vlw
Excelente aula
vlw
ola, obrigado pela aula. sua didatica e excelente. O que acontece se eu ligar uma lampada t5 14w num reator eletronico de 28w? porque esse reator nao acende duas lampadas t5 simutaneamente ( liguei tais lampadas em paralelo, mas ora acende uma ora a outra) obrigado.
Otímo Vídeo!, que tal analisar o circuto de um power bank, desse que possuem só uma célula 18650?
Boa noite. obrigado por compartilhar seus estudos e conhecimento. Minha duvida e, como testar pra saber se o diac esta bom?
quando dá defeito em geral ele entra em curto. ai no multímetro ele vai dar resistencia baixo nos dois sentidos.
flw
Obrigado pelas explicações.
vlw
muito bem explicado, amigo eu estou aprendendo agora uma pergunta geralmente quais peças que queimam no circuito da lâmpada
cara, como não tenho tempo para concerta-las não sei dizer amigo.
flw
@ se tiver um tempinho fas um video esplicando isso tenho muintas desas e a maioria queima os resistor de baixo valor ali perto dos transistores. porque motivo queimam ou algum curto. estaria interesante faser otro video a respeito disso
Professor , se possivel sugiro um video de manutenção em uma lampada queimada testes etcs...
talvez no futuro.
flw
Excelente vídeo aula!
Poderia informar qual a tensão na saída deste tipo de reator?
infelizmente não sei amigo.
André, qual a voltagem Ac, que chega nos terminais bulbo? Obrigado, excelente aula.
não sei amigo.