Sou professor de geografia e adoro explicar sobre as montanhas usando o exemplo do carro velho abandonado na rua, ele sofreu o intemperismo físico, com o craquelamento da tinta pela dilatação, pelo intemperismo químico, o ferrugem causado pela agua q entra nas falhas da pintura e pelo biológico, os cães e seus parasitas que degradam o estofado, mas apesar de estar sem motor, sem rodas todo acabado e desgastado, ele não deixou de ser um carro.
Que tal vir conhecer as formações rochosas aqui do Vale da Lua ana Chapada dos Veadeiros, uma aula a céu aberto de geologia... fica a dica para o canal..
já sou inscrito e sempre acompanho os videos novos. Continuem com o ótimo trabalho tanto no Terra Negra quanto no BlábláLogia, vcs ainda vão crescer muito espero ver vcs um dia no Everest kkk
Vamos ter que refazer as Classificações tanto do Aroldo de Azevedo, Azis Nacib Saber e Jurandyr Ross, será que os mesmos teriam essa mesma visão, por isso eu acho top as Ciências Física e Humanas que não são ciências exatas e sim sempre tendo novidades.
Pessoal, o trabalho de vocês é incrível, não parem, só mudem algumas coisas. Esse é um vídeo longo cheio que termos técnicos e falam devagar, acaba se tornando massante. Eu tenho mais paciência e disposição para ver tudo (mesmo que as vezes não entenda kkkk), mas o trabalho aqui é para divulgar a ciência para quem não conhece. Com algumas mudanças podemos atrair mais pessoas para o mundo científico.
Talvez pra quem conhece mais se torna mais fácil e empolgante, mas eu mesmo sempre vi mais coisas de química, física e biologia, geologia nunca foi um campo de interesse profundo.
Fala, Thauan! Como o tema trabalhado é muito polêmico precisamos de muito amparo técnico científico. A ideia era essa mesmo! Mas, você já passou no nosso canal? Tem vídeos com propostas diferentes! Vai lá! Grande abraço!
Acontece que nós enem e nos vestibulares da vida não é realidade. Esses vestibulares vão sim relacionar a montanha ao seu critério de formação aí o aluno erra né ? Uma pena nenhuma observação sobre isso. Além do processo erosivo nesse tipo de relevo, em nenhum momento foi citado, dado que estamos falando de uma formação antiga, do pré-cambriano.
Parabéns pelo trabalho pessoal do Terra Negra! Importante material para a divulgação das geociências e da geodiversidade do Brasil e do mundo! Acho que outra coisa muito importante das montanhas está relacionado à água. São nossas caixas d'água!
@@thiagocampos4836 Nossa demais, lembro que a temperatura estava 7 graus e era um dia quente lá no Rio, o pessoal diz que chega a gear e dar zero graus.
Infelizmente não visitei o pico da neblina, é o local de mais difícil acesso que o das agulhas ou o das bandeira, é necessário guia, autorização do governo e um preparo fisico imenso, algo que perdi ao longo desses anos, enfim desanimei.
Muito bom. Entendi melhor a geografia da região onde nasci e fui criado: Serra do Espinhaço, MG. Ótima novidade e surpresa deste canal que já era top. E as imagens são o máximo. Continuem, por favor.
Muito bom o vídeo! Eu já tive a oportunidade de fazer um trekking com um geólogo no Espinhaço, fiquei muito impressionado com as explicações que ele dava durante o caminho e os exemplos que ele mostrava na prática, como sou leigo ele explicava muito bem para que eu entendesse. As imagens são de arrasar!!!
Vaaaleu, Roni! Obrigado pelo comentário! Passe no nosso canal e na nossa página, tem muita coisa legal lá! Escute os áudios da band news em www.educacaoforadacaixa.com
Parabéns a turma do terra negra! Sempre pensei que a geografia física fosse isso ou seja, quer uma melhor sala de aula que as paisagens do nosso Estado e do nosso País! Valeu a equipe e não parem de postar videos assim!
Como eu nunca me interessei em geografia até agora? Vídeo sensacional. Além da fotografia ótima, o roteiro ficou brilhante. Mudaram a forma como eu percebia a geografia, parabéns!
Estou impressionado com a qualidade da informação e da didática. Parabéns e que continuem assim. Só gostaria de fazer uma observação: Acredito que vocês estejam usando muitos termos que o publico geral não entenda. Sou geólogo e aprovo todo o texto, mas o conhecimento básico de geologia do brasileiro é muito baixo, o que pode gerar confusão na hora do entendimento ou até desinteresse. Só reafirmando, estou amando o trabalho de vocês. parabéns!!
Existe diferença entre 'montanha', 'monte', 'morro'? Ou são a mesma coisa, mas com um regionalismo no nome? E tem diferença entre 'Serra' e 'Cordilheira'? Ou é uma questão de regionalismo também? Fica uma dica: tentem conhecer a cidade de Morretes, perto de Curitiba - Paraná. É parte integrante da Serra do Mar, e uma região bem preservada da floresta Atlântica.
De acordo com o CONAMA(conselho nacional do meio ambiente). definiu montanha como sendo: Elevação do terreno com cota em relação a base superior a trezentos metros. E morro sendo: Elevação do terreno com cota do topo em relação a base entre cinqüenta e trezentos metros e encostas com declividade superior a trinta por cento (aproximadamente dezessete graus) na linha de maior declividade.
Impressionante a qualidade dos vídeos de vocês! Já me inscrevi! Gostei muito da apresentação do Vitor, a voz e a dinâmica da fala dele me agradam, e consegui prestar mais atenção nas partes que ele explicou.
Muito daora o conteúdo, fiquei até surpreso como me despertou interesse visto que meu histórico acadêmico não foi muito amigável com a geografia kkkk. Parabéns por esse trabalho foda galera (gravação dispensa comentários) e ganharam mais um inscrito :P
Ficou maravilhoso. Única coisa que peço é que façam os vídeos ou de forma mais dinâmica (para os leigos como eu não sentir tão massante) ou usa menos termos técnicos e utiliza mais da parte ilustrativa. Enquanto falavam das formações das montanhas, poderiam realmente colocar as placas tectônicas se separando e formando as montanhas ou colocar um vulcão expelindo fogo, ia ficar melhor do que uma pessoa parada falando sobre.
Olá, Carlos! A proposta desse vídeo era algo mais científico mesmo! Passe no nosso canal e na nossa página, tem muita coisa legal lá! Escute os áudios da band news em www.educacaoforadacaixa.com
Vaaaaleu, Gérson! Continue nos acompanhando! Passe no nosso canal e faça sua inscrição! Visite nossa página educacaoforadacaixa.com tem vários áudios da nossa coluna na bandnews, muita informação bacana!
Seus vídeos são bem legais e com conteúdo muito forte. O fato de usarem esse recurso de viajar a campo pra mostrar os lugares realmente deixa o vídeo muito melhor. Só que como os vídeos são longos e tem bastante conteúdo, acaba ficando um pouco cansativo. Em certo momento até perdi o fio da meada e quando chegou na conclusão tive que voltar pra entender onde explicaram a questão. Talvez algo que ajude a deixar um pouco mais didático e menos cansativo seja dar um tipo de índice, dividir o vídeo em tópicos marcados na edição da mesma forma que fazem com as notas explicativas que colocam. Por exemplo dividir o vídeo em "parte1: formação de montanhas", "parte 2: formação do imalaia", etc. Dessa forma acho que a gente se situa melhor num vídeo mais longo e técnico sem se perder, e fica menos cansativo porque não parece um bloco só muito longo, mas pequenos blocos que a gente vai "concluindo" um por um. Enfim, só uma dica pq vi que várias pessoas estam reclamando que também acharam cansativo. Mas o trabalho de vocês está muito bom.
Rafilosofo! Tudo bem?! Vaaleu pelo comentário! A ideia desse vídeo era fazer algo mais denso! Temos vídeos mais "leves" para serem lançados! Mas como o tema é bem polêmico escolhemos este caminho. De qualquer forma passe no nosso canal! Vai ver que existem vídeos mais "diretos"!
Ok, no Brasil tem montanha. Mas eu assiti tudinho esperando uma lista , uma relacao de regioes onde podemos encontrar montanhas...É que estou planejando morar onde haja montanhas. Alguma dica? Eu sei que MG é o estado mais montanhoso do BR, mas quais outros lugares? Agradeco a resposta.
Vaaaleu, Gérson! Passe no nosso canal! Acesse o nosso site www.educacaoforadacaixa.com temos áudios bem legais da nossa coluna diária na bandnews! Forte abraço!
Lembrei duma piada dum professor meu... "No tempo que a serra de Caldas Novas era um cupim...", terrível. Mas, mesmo com a terrível piada, é um tema interessante, a água infiltrando em rachaduras nas rochas e esquentando à medida que desce, para no lençol freático e sobe ainda quente. Abraço e bom trabalho!
Blá, Blá, Blá mesmo. Muito bacana a produção, bem trabalhado, mas algum artigo ou pesquisa publicada e realmente concluente que essas formações são montanhas e não planaltos.
Os cinturões orogenéticos, que correspondem às extensas faixas de estruturas dobradas no território brasileiro, são muito antigos, correspondendo a diversas fases ao longo no PréCambriano Superior (Proterozóico). Esses cinturões representam faixas de sutura entre crátons e consolidam em seu conjunto os terrenos do Pré-Cambriano da América do Sul. Estão representados pelas faixas de dobramentos do Atlântico, de Brasília e Paraguai-Araguaia. Essas três antigas cadeias montanhosas foram geradas pela dinâmica crustal do Proterozóico. Constituíam bacias sedimentares de bordas de continentes que, por pressões dos deslocamentos crustais de grandes blocos estruturais, foram transformadas em cadeias orogenéticas longas, estreitas e elevadas à semelhança do que se observa na atualidade em cadeias montanhosas como dos Alpes, do Himalaia, dos Andes, das Rochosas, entre outras. Passaram por dobramentos, metamorfismos regionais, magmatismos com intrusões e vulcanismos, mas também sofreram e continuam passando por desgastes erosivos dos últimos 550/600 milhões de anos (Fanerozóico), encontrando-se muito rebaixadas pelas várias fases desnudacionais, mas ainda guardando aspecto montanhoso e serrano em grandes extensões. fonte: R. Bras. Geogr., Rio de Janeiro, v. 61, n. 1, p. 21-58, jan./jun. 2016 Sim tem montanhas
eae terra negra, ótimo vídeo. agora me surgiu uma duvida pois meu professor de geografia do ensino médio disse que no brasil nos não temos montanhas uma vez que montanhas tem que ter mais de 3 mil metros, estou um pouco confuso
Nós puxamos a brasa para o nosso assado. Resta saber se na comunidade científica internacional as nossas montanhas são reconhecidas ou apenas como planaltos.
Sim tem montanha : texto abaixo referencia : rev. bras.Geogr, rio de janeiro , v 1 , p21- 58 , jan/jun 2016. Ross jurandyr Os cinturões orogenéticos, que correspondem às extensas faixas de estruturas dobradas no território brasileiro, são muito antigos, correspondendo a diversas fases ao longo no PréCambriano Superior (Proterozóico). Esses cinturões representam faixas de sutura entre crátons e consolidam em seu conjunto os terrenos do Pré-Cambriano da América do Sul. Estão representados pelas faixas de dobramentos do Atlântico, de Brasília e Paraguai-Araguaia. Essas três antigas cadeias montanhosas foram geradas pela dinâmica crustal do Proterozóico. Constituíam bacias sedimentares de bordas de continentes que, por pressões dos deslocamentos crustais de grandes blocos estruturais, foram transformadas em cadeias orogenéticas longas, estreitas e elevadas à semelhança do que se observa na atualidade em cadeias montanhosas como dos Alpes, do Himalaia, dos Andes, das Rochosas, entre outras. Passaram por dobramentos, metamorfismos regionais, magmatismos com intrusões e vulcanismos, mas também sofreram e continuam passando por desgastes erosivos dos últimos 550/600 milhões de anos (Fanerozóico), encontrando-se muito rebaixadas pelas várias fases desnudacionais, mas ainda guardando aspecto montanhoso e serrano em grandes extensões. Aspecto Montanhoso
Pessoal, sobre a "Reativação Wealdeniana", quer dizer que a Serra do Mar já existia desde antes da Era Mesozoica, porém sofreu epirogênese devido à orogênese dos Andes? Existe alguma informação/estimativa de quanto foi o aumento (em metros) ocorrido nesse período? Alguma sugestão de leitura? Obrigado!
Valeu, Ruy! Passe no nosso canal e faça sua inscrição! Visite nossa página educacaoforadacaixa.com tem vários áudios da nossa coluna na bandnews, muita informação bacana!
Obrigado, Vagner! Continue nos acompanhando! Passe no nosso canal e faça sua inscrição! Visite nossa página educacaoforadacaixa.com tem vários áudios da nossa coluna na bandnews, muita informação bacana!
Não sei se rola uma vontade de atingir um público mais técnico ou a massa, creio que o segundo pois o primeiro já passou por tudo isso nos estudos e os que estão ainda passando não tem muito tempo pra ver RUclips. Enfim, eu adorei o vídeo e os termos científicos porém na minha humilde opinião é necessário haver uma comunicação produtor/público mais limpo e quiçá mais vulgar. Por sinal eu adorei a Troller, pudera eu poder importar uma pra terra das montanhas onde moro (Colorado).
Era um nevoeiro, vocês estavam "dentro" da nuvem, com visibilidade baixa (inferior a 1 km). Neblina é, em geral, quando o referencial está fora da nuvem, com visibilidade superior a 1 km. Já passou mais de 1mês, mas espero que veja, é comum confundirem mas as informações em aeródromos obrigatoriamente tem que diferenciá-las, utilizando FG, Fog (nevoeiro), e BR, para Mist (neblina), para cada (veja FAA Aeronautical Information Manual, Pg 7-1-59 na versão de 26 de Maio de 2016 )
Muito obrigado pelo comentário, Rodrigo! Ficaremos atentos no próximo! Passe no nosso canal e faça sua inscrição! Visite nossa página educacaoforadacaixa.com tem vários áudios da nossa coluna na bandnews, muita informação bacana!
Seria legal divulgar algum material que por hora tivesse embasada essa reflexão de vocês. O vídeo é de uma qualidade técnica indiscutivelmente impecável, mas faltou a parte de fontes. Como comprovar que esse dobramento que não é "moderno" faz com que eles sejam montanhas? Esquisito...
hahhah! Será! Valeu pelo comentário! Passe no nosso canal e faça sua inscrição! Visite nossa página educacaoforadacaixa.com tem vários áudios da nossa coluna na bandnews, muita informação bacana!
Olá, Anderson! A pegada desse vídeo é mais científica mesmo! Passe no nosso canal e na nossa página, tem muita coisa legal lá! Escute os áudios da band news em www.educacaoforadacaixa.com
No Brasil tem montanha, sim pelos processos e tal... E o Andes, Himalaia são Montanhão, saca ?? Minha opinião, independente dos processos, temos no máximo morros. Antigamente tivemos montanhas, hoje são morros.
Uai mais eu moro em minas e tem montanha pra todo lado, tudo aqui e feito de montanha! E claro que no brasil tem montanha uai tem montanha demais kkkkkk.
A qualidade do vídeo, com filmagens em campo, ficou bacana, mas achei as explicações muito "massantes", com excesso de termos técnicos e um vídeo muito longo pra responder uma pergunta simples. Tentem ser mais objetivos, por favor.
Ikaro Zankeist concordo. Alguns termos e informações aí realmente são muito técnicos e poderia ter sido simplificado. Por outro lado, o conhecimento sobre geologia no país é quase nulo, o que torna informações básicas complicadas. Acho que o intuito do canal é justamente suprir parte dessa deficiência, acrescentando conhecimento e despertando a curiosidade. Acho seria bom utilizar mais diagramas e desenhos pra explicar algumas coisas ou apontar nas imagens, nem sempre as pessoas conseguem enxergar o que se quer mostrar nas paisagens (muito bonitas por sinal).
claro que dá, a thumb e o titulo fazem uma pergunta, que pode ser respondida com um sim ou com um não, a partir daí ele pode esticar explicando os porques e detalhando os conceitos por tras deles, mas isso tudo pode ser feito de uma maneira muito mais dinamica e interesasnte do que a apresentada no video
Olá, Ikaro! Antes de mais nada, vaaaaaleu pelo comentário! Nossa proposta nesse vídeo foi fazer algo com uma pegada bem técnica. Esse tema é muito polêmico é muitas vezes trabalhado de forma equivocada em aulas. Daí a necessidade de um respaldo mais científico. Entende? Temos vídeos diversos em nosso canal. Passe lá! E um forte abraço! Continuamos contando com seus comentários!
n n n geologia n é ciência, parem de falar coisas interessantes, estou curioso pra ver aqueles videos mencionados, parem com isso, por favor exatas n me deixem cair em tentação kkkk
Sou professor de geografia e adoro explicar sobre as montanhas usando o exemplo do carro velho abandonado na rua, ele sofreu o intemperismo físico, com o craquelamento da tinta pela dilatação, pelo intemperismo químico, o ferrugem causado pela agua q entra nas falhas da pintura e pelo biológico, os cães e seus parasitas que degradam o estofado, mas apesar de estar sem motor, sem rodas todo acabado e desgastado, ele não deixou de ser um carro.
Que tal vir conhecer as formações rochosas aqui do Vale da Lua ana Chapada dos Veadeiros, uma aula a céu aberto de geologia... fica a dica para o canal..
Caraca, as imagens que esse pessoal do Terra Negra faz são um negócio impressionante.
Muito, muito bom!
Muito mesmo sempre fico maravilhado !!!
hahahah, que bom que gosta das imagens! Tem muita coisa legal da geografia para ser mostrada! Muito obrigado pelo comentário! Valeu!
Vaaaaleu, Endrix!!! E tem muita coisa bacana para ser lançada! Passe no nosso canal! Muita coisa legal lá!
já sou inscrito e sempre acompanho os videos novos. Continuem com o ótimo trabalho tanto no Terra Negra quanto no BlábláLogia, vcs ainda vão crescer muito espero ver vcs um dia no Everest kkk
ahaha vamo que vamo!
Isso sim é uma aula de geografia.
Nunca pensei ter interesse em assistir.
Parabéns!
Fala, Valter! Obrigado! Passe no nosso canal e visite nossa página www.educacaoforadacaixa.com
Vamos ter que refazer as Classificações tanto do Aroldo de Azevedo, Azis Nacib Saber e Jurandyr Ross, será que os mesmos teriam essa mesma visão, por isso eu acho top as Ciências Física e Humanas que não são ciências exatas e sim sempre tendo novidades.
Pessoal, o trabalho de vocês é incrível, não parem, só mudem algumas coisas. Esse é um vídeo longo cheio que termos técnicos e falam devagar, acaba se tornando massante. Eu tenho mais paciência e disposição para ver tudo (mesmo que as vezes não entenda kkkk), mas o trabalho aqui é para divulgar a ciência para quem não conhece. Com algumas mudanças podemos atrair mais pessoas para o mundo científico.
Talvez pra quem conhece mais se torna mais fácil e empolgante, mas eu mesmo sempre vi mais coisas de química, física e biologia, geologia nunca foi um campo de interesse profundo.
Fala, Thauan! Como o tema trabalhado é muito polêmico precisamos de muito amparo técnico científico. A ideia era essa mesmo! Mas, você já passou no nosso canal? Tem vídeos com propostas diferentes! Vai lá! Grande abraço!
Terra Negra ainda não passei lá porque já vejo muitos canais kkkk mas vou dar uma olhada
Acontece que nós enem e nos vestibulares da vida não é realidade. Esses vestibulares vão sim relacionar a montanha ao seu critério de formação aí o aluno erra né ? Uma pena nenhuma observação sobre isso. Além do processo erosivo nesse tipo de relevo, em nenhum momento foi citado, dado que estamos falando de uma formação antiga, do pré-cambriano.
Parabéns pelo trabalho pessoal do Terra Negra!
Importante material para a divulgação das geociências e da geodiversidade do Brasil e do mundo!
Acho que outra coisa muito importante das montanhas está relacionado à água. São nossas caixas d'água!
hahahah, valeu pelo comentário, Italo!! Grande abraço!
Genial a idéia de fazer os videos em campo!
Valeu, Cristina!! Sempre fora da caixa! Passe no nosso canal! Valeu!
Fui ao Pico das Agulhas Negras em 2014,é realmente muito alto e frio,ainda mais no mês de Junho,quero visitar em 2018 o Pico da Neblina.
Valeu, Igor! Passe no nosso canal e na nossa página, tem muita coisa legal lá! Escute os áudios da band news em www.educacaoforadacaixa.com
Mas no pico não é muito frio?
@@thiagocampos4836 Nossa demais, lembro que a temperatura estava 7 graus e era um dia quente lá no Rio, o pessoal diz que chega a gear e dar zero graus.
Infelizmente não visitei o pico da neblina, é o local de mais difícil acesso que o das agulhas ou o das bandeira, é necessário guia, autorização do governo e um preparo fisico imenso, algo que perdi ao longo desses anos, enfim desanimei.
Vídeo sensacional! Produção espetacular.
Além de ser informativo e interessantíssimo, esse programa tem uma estética áudio-visual do caralho
Opa! Vaaaleu Gustavo! Seguimos trabalhando forte! Passe no nosso canal! Abraço!
Muito bom. Entendi melhor a geografia da região onde nasci e fui criado: Serra do Espinhaço, MG. Ótima novidade e surpresa deste canal que já era top. E as imagens são o máximo. Continuem, por favor.
Valeu, Tadeu! Vamos continuar sim!! Passe no nosso canal! Tem muita coisa legal lá! Abraço!
Muito bom o vídeo! Eu já tive a oportunidade de fazer um trekking com um geólogo no Espinhaço, fiquei muito impressionado com as explicações que ele dava durante o caminho e os exemplos que ele mostrava na prática, como sou leigo ele explicava muito bem para que eu entendesse. As imagens são de arrasar!!!
Vaaaleu, Roni! Obrigado pelo comentário! Passe no nosso canal e na nossa página, tem muita coisa legal lá! Escute os áudios da band news em www.educacaoforadacaixa.com
Muito bom trazer conhecimentos geológicos para o canal. 👏👏👏
Vaaaleu, Mateus! Passe no canal do Terra Negra! Abraços!
Parabéns a turma do terra negra! Sempre pensei que a geografia física fosse isso ou seja, quer uma melhor sala de aula que as paisagens do nosso Estado e do nosso País! Valeu a equipe e não parem de postar videos assim!
Maravilhoso!! Não esperei nem concluir pra comentar. Parabéns! Serra do Cipó é incrível. Sou filho do Espinhaço!
Opa!!!!! Valeu R. Sanches!! Passe no nosso canal! Obrigado pelo seu comentário!!!
Como eu nunca me interessei em geografia até agora? Vídeo sensacional. Além da fotografia ótima, o roteiro ficou brilhante. Mudaram a forma como eu percebia a geografia, parabéns!
Fala, Lucas!!! Já passou no nosso canal!??? Tem muito mais coisa legal! Forte abraço!
Estou impressionado com a qualidade da informação e da didática. Parabéns e que continuem assim.
Só gostaria de fazer uma observação: Acredito que vocês estejam usando muitos termos que o publico geral não entenda. Sou geólogo e aprovo todo o texto, mas o conhecimento básico de geologia do brasileiro é muito baixo, o que pode gerar confusão na hora do entendimento ou até desinteresse.
Só reafirmando, estou amando o trabalho de vocês. parabéns!!
Vaaaleu, Daniel!!! A ideia dessa vídeo era algo mais denso mesmo! O canal é bem científico e tínhamos que verticalizar bem! Grande abraço!
Existe diferença entre 'montanha', 'monte', 'morro'? Ou são a mesma coisa, mas com um regionalismo no nome? E tem diferença entre 'Serra' e 'Cordilheira'? Ou é uma questão de regionalismo também?
Fica uma dica: tentem conhecer a cidade de Morretes, perto de Curitiba - Paraná. É parte integrante da Serra do Mar, e uma região bem preservada da floresta Atlântica.
De acordo com o CONAMA(conselho nacional do meio ambiente).
definiu montanha como sendo: Elevação do terreno com cota em relação a base superior a trezentos metros.
E morro sendo: Elevação do terreno com cota do topo em relação a base
entre cinqüenta e trezentos metros e encostas com declividade superior a
trinta por cento (aproximadamente dezessete graus) na linha de maior
declividade.
Impressionante a qualidade dos vídeos de vocês! Já me inscrevi!
Gostei muito da apresentação do Vitor, a voz e a dinâmica da fala dele me agradam, e consegui prestar mais atenção nas partes que ele explicou.
Muito obrigado! Valeu mesmo pelo comentário! A equipe está empenhada em melhorar! Abraços!
o que dizer desse time que não conheço e já considero bastante? :D
Então, apareceram do nada (pelo menos pra mim) e já se tornou o melhor quadro o Blablalogia.
só consigo dizer uma coisa, videozão da porra.
Fala, Lênin! ahah! Obrigado pela consideração! Passe no nosso canal para ver outros vídeos! Valeu!!!!
Sensacional, Leonardo! Valeu pelo comentário!
Acabaram de chegar e já fazem os melhores vídeos do canal!!! Ótimo vídeo Terra Negra, parabéns!
ahahahah, que isso Fernanda! Muito obrigado pelo comentário! Passe no nosso canal! Tem muita coisa interessante lá!
Vitinho! Melhor professor de geografia que já tive!
hahahahah! O cara é f***! Valeu!
Sempre vou na Serra do Cipó, é um paraíso !
Show!!! Valeu!
Morro do Pilar no bláblálogia...nunca pensei e adorei.
hahhaahhha!!! Éeeeee Minas Gerais!!!
Muito daora o conteúdo, fiquei até surpreso como me despertou interesse visto que meu histórico acadêmico não foi muito amigável com a geografia kkkk. Parabéns por esse trabalho foda galera (gravação dispensa comentários) e ganharam mais um inscrito :P
Opa!!! Vaaaleu, Matheus! Obrigado por nos acompanhar! Se possível, indique nosso canal! Abraço!
Ficou maravilhoso.
Única coisa que peço é que façam os vídeos ou de forma mais dinâmica (para os leigos como eu não sentir tão massante) ou usa menos termos técnicos e utiliza mais da parte ilustrativa. Enquanto falavam das formações das montanhas, poderiam realmente colocar as placas tectônicas se separando e formando as montanhas ou colocar um vulcão expelindo fogo, ia ficar melhor do que uma pessoa parada falando sobre.
Olá, Carlos! A proposta desse vídeo era algo mais científico mesmo! Passe no nosso canal e na nossa página, tem muita coisa legal lá! Escute os áudios da band news em www.educacaoforadacaixa.com
Melhor canal de Geografia do youtube, fácil!!
Puts! Vaaaaaleu! Passe no nosso canal e na nossa página, tem muita coisa legal lá! Escute os áudios da band news em www.educacaoforadacaixa.com
Que vídeo, senhores. Que vídeo! Meus parabéns a equipe pelo excelente trabalho!
hauhauhauuahuahuah! Valeu João! Vai lá no nosso canal e visite nossa página www.educacaoforadacaixa.com
Obrigado por trazer vídeos de Geografia BlaBlaLogia ♥♥♥
hahah, que isso, Victor! Tmj! Abraço!
genial, pessoal..excelente aula !! parabéns e sucesso no trabalho que dá trabalho!!!
Mais um excelente vídeo e o Pê da Geo novamente explicando muito bem 👏
hshahahahahah! O Pê da Geo é o cara!!!!! Valeu pelo comentário! visite nossa página www.educacaoforadacaixa.com
Vocês são um fenômeno no blablalogia.
Vaaaaleu, Gérson! Continue nos acompanhando! Passe no nosso canal e faça sua inscrição! Visite nossa página educacaoforadacaixa.com tem vários áudios da nossa coluna na bandnews, muita informação bacana!
MELHOR AULA DE GEOGRAFIA DA MINHA VIDA !!!
Vaaaleu, Fabio 555! Muito obrigado! Passe no nosso canal! Muita coisa legal lá!!!
que qualidade incrível cara , parabéns para a equipe
Obrigado, Alyson! Passe no nosso canal! Tem muita coisa legal! Abraço!
Professor, parabéns pela aula. Mas gostaria de saber a diferença entre montanha e serra.
Ótimo vídeo! E ainda com meio pirula de duração! Acabei de me inscrever no canal de vocês!
Valeu, Hassan! Entre na nossa página www.educacaoforadacaixa.com tem muita coisa legal lá! Forte abraço!
Um dos melhores quadros do Bláblá
ahhahhahh! Estamos trabalhando forte, Igor! Valeu!!! Visite nosso canal!!!
Parabéns! pelo video conteúdo muito bom.
Obrigado, Gabriel! Já visitou nosso canal? Abraços!
Que vídeo sensacional! Sem palavras
Valeu pelo comentário, Pedro! Passe no nosso canal!! Você vai gostar! Abraços!
Já passei e me inscrevi quando vi o vídeo
hahahaa vaaaaleu!
Bora gravar um video desse aqui na Chapada dos Veadeiros..
Ótimo conteúdo. Parabéns!
ótimo vídeo.. parabéns pessoal!!
Valeu, Leonardo! Passe no nosso canal! Muita coisa legal!!! Abraços!
Seus vídeos são bem legais e com conteúdo muito forte. O fato de usarem esse recurso de viajar a campo pra mostrar os lugares realmente deixa o vídeo muito melhor.
Só que como os vídeos são longos e tem bastante conteúdo, acaba ficando um pouco cansativo. Em certo momento até perdi o fio da meada e quando chegou na conclusão tive que voltar pra entender onde explicaram a questão.
Talvez algo que ajude a deixar um pouco mais didático e menos cansativo seja dar um tipo de índice, dividir o vídeo em tópicos marcados na edição da mesma forma que fazem com as notas explicativas que colocam. Por exemplo dividir o vídeo em "parte1: formação de montanhas", "parte 2: formação do imalaia", etc. Dessa forma acho que a gente se situa melhor num vídeo mais longo e técnico sem se perder, e fica menos cansativo porque não parece um bloco só muito longo, mas pequenos blocos que a gente vai "concluindo" um por um.
Enfim, só uma dica pq vi que várias pessoas estam reclamando que também acharam cansativo. Mas o trabalho de vocês está muito bom.
Rafilosofo! Tudo bem?! Vaaleu pelo comentário! A ideia desse vídeo era fazer algo mais denso! Temos vídeos mais "leves" para serem lançados! Mas como o tema é bem polêmico escolhemos este caminho. De qualquer forma passe no nosso canal! Vai ver que existem vídeos mais "diretos"!
Ok, no Brasil tem montanha. Mas eu assiti tudinho esperando uma lista , uma relacao de regioes onde podemos encontrar montanhas...É que estou planejando morar onde haja montanhas. Alguma dica? Eu sei que MG é o estado mais montanhoso do BR, mas quais outros lugares? Agradeco a resposta.
Muito obrigado pelo conteúdo, muito boas as abordagens. Me tornei fã.
Vaaaleu, Gérson! Passe no nosso canal! Acesse o nosso site www.educacaoforadacaixa.com temos áudios bem legais da nossa coluna diária na bandnews! Forte abraço!
Lembrei duma piada dum professor meu... "No tempo que a serra de Caldas Novas era um cupim...", terrível.
Mas, mesmo com a terrível piada, é um tema interessante, a água infiltrando em rachaduras nas rochas e esquentando à medida que desce, para no lençol freático e sobe ainda quente.
Abraço e bom trabalho!
Obrigado! Valeu! Passe no nosso canal! Abraço!
A edição deste quadro é M A R A V I L H O S A
ahahahahaaah!!! Vaaaaaleu, Lucas! Passe no nosso canal e visite nossa página www.educacaoforadacaixa.com
Blá, Blá, Blá mesmo. Muito bacana a produção, bem trabalhado, mas algum artigo ou pesquisa publicada e realmente concluente que essas formações são montanhas e não planaltos.
Os cinturões orogenéticos, que correspondem às extensas faixas de estruturas dobradas no território brasileiro, são muito antigos, correspondendo a diversas fases ao longo no PréCambriano Superior (Proterozóico). Esses cinturões representam faixas de sutura entre crátons e consolidam em seu conjunto os terrenos do Pré-Cambriano da América do Sul. Estão representados pelas faixas de dobramentos do Atlântico, de Brasília e Paraguai-Araguaia. Essas três antigas cadeias montanhosas foram geradas pela dinâmica crustal do Proterozóico. Constituíam bacias sedimentares de bordas de continentes que, por pressões dos deslocamentos crustais de grandes blocos estruturais, foram transformadas em cadeias orogenéticas longas, estreitas e elevadas à semelhança do que se observa na atualidade em cadeias montanhosas como dos Alpes, do Himalaia, dos Andes, das Rochosas, entre outras. Passaram por dobramentos, metamorfismos regionais, magmatismos com intrusões e vulcanismos, mas também sofreram e continuam passando por desgastes erosivos dos últimos 550/600 milhões de anos (Fanerozóico), encontrando-se muito rebaixadas pelas várias fases desnudacionais, mas ainda guardando aspecto montanhoso e serrano em grandes extensões.
fonte: R. Bras. Geogr., Rio de Janeiro, v. 61, n. 1, p. 21-58, jan./jun. 2016
Sim tem montanhas
50% dizem que não há montanhas no Brasil e 50% dizem que há montanha. aì fica dificil de ter uma conclusão definitiva.
to de novo aqui no blablalogia aprendendo coisa
(como eu vim parar aqui??)
João!!! Visite nosso canal! Valeu pelo comentário!
Que aula!!! Se eu tivesse tido aula no Colégio com essa turma ,hoje seria geólogo
fazem uma matéria sobre os três Morrinhos em terra rica PR
eae terra negra, ótimo vídeo. agora me surgiu uma duvida pois meu professor de geografia do ensino médio disse que no brasil nos não temos montanhas uma vez que montanhas tem que ter mais de 3 mil metros, estou um pouco confuso
Olá, Super Jao! Tentamos quebrar com esse conceito no vídeo! Valeu!
Nós puxamos a brasa para o nosso assado. Resta saber se na comunidade científica internacional as nossas montanhas são reconhecidas ou apenas como planaltos.
Caraca! Os videos do Terra Negra são ótimos!
Parabéns pelo trabalho! ^_~x
Obrigado, Pedro! Tem mais no nosso canal! Você já passou lá!?? Valeu!!!
Passei sim! Já virei fã do canal! haha
hahah valeu!
Sim tem montanha : texto abaixo referencia : rev. bras.Geogr, rio de janeiro , v 1 , p21- 58 , jan/jun 2016. Ross jurandyr
Os cinturões orogenéticos, que correspondem às extensas faixas de estruturas dobradas no território brasileiro, são muito antigos, correspondendo a diversas fases ao longo no PréCambriano Superior (Proterozóico). Esses cinturões representam faixas de sutura entre crátons e consolidam em seu conjunto os terrenos do Pré-Cambriano da América do Sul. Estão representados pelas faixas de dobramentos do Atlântico, de Brasília e Paraguai-Araguaia. Essas três antigas cadeias montanhosas foram geradas pela dinâmica crustal do Proterozóico. Constituíam bacias sedimentares de bordas de continentes que, por pressões dos deslocamentos crustais de grandes blocos estruturais, foram transformadas em cadeias orogenéticas longas, estreitas e elevadas à semelhança do que se observa na atualidade em cadeias montanhosas como dos Alpes, do Himalaia, dos Andes, das Rochosas, entre outras. Passaram por dobramentos, metamorfismos regionais, magmatismos com intrusões e vulcanismos, mas também sofreram e continuam passando por desgastes erosivos dos últimos 550/600 milhões de anos (Fanerozóico), encontrando-se muito rebaixadas pelas várias fases desnudacionais, mas ainda guardando aspecto montanhoso e serrano em grandes extensões. Aspecto Montanhoso
Pessoal, sobre a "Reativação Wealdeniana", quer dizer que a Serra do Mar já existia desde antes da Era Mesozoica, porém sofreu epirogênese devido à orogênese dos Andes? Existe alguma informação/estimativa de quanto foi o aumento (em metros) ocorrido nesse período? Alguma sugestão de leitura? Obrigado!
Trabalho sensacional !!!
Que vídeo sensacional, como tem tão poucas views?
Bruxeiro! Ajude nos a divulgar! Visite nosso canal! Obrigado!
Que vídeo excelente!!!
Valeu, Priscila! Visite nosso canal, entre na nossa página www.educacaoforadacaixa.com tem muita coisa legal lá! Forte abraço!
Qual a origem dos continentes? Os continentes são aglutinação de ilhas vulcânicas ? Como nasceram os continentes?
Muito bom
Muito bacana!
Valeu, Ruy! Passe no nosso canal e faça sua inscrição! Visite nossa página educacaoforadacaixa.com tem vários áudios da nossa coluna na bandnews, muita informação bacana!
top.
Obrigado, Vagner! Continue nos acompanhando! Passe no nosso canal e faça sua inscrição! Visite nossa página educacaoforadacaixa.com tem vários áudios da nossa coluna na bandnews, muita informação bacana!
Não sei se rola uma vontade de atingir um público mais técnico ou a massa, creio que o segundo pois o primeiro já passou por tudo isso nos estudos e os que estão ainda passando não tem muito tempo pra ver RUclips. Enfim, eu adorei o vídeo e os termos científicos porém na minha humilde opinião é necessário haver uma comunicação produtor/público mais limpo e quiçá mais vulgar.
Por sinal eu adorei a Troller, pudera eu poder importar uma pra terra das montanhas onde moro (Colorado).
maaaassa . puta trampo bem feito! Parabéns
Fala, Caio! E foi muito trampo mesmo! Passe no nosso canal! Valeu!
Terra Negra já me inscrevi com minhas duas contas kkk. inspira ver trabalhos tão bem feitos parabéns galera!!!
Valeu, Caio!!!!!!!!
Belas imagens!
Que bom que gostou! Valeu tintiwinki!!!!
Esse sotaquim ❤
uai! Rs! É nois minerin! ahahah! Vaaaleu! Passe no nosso canal e visite nossa página www.educacaoforadacaixa.com
“existem montanhas no brasil?”
“Vejam está serra...”
A VSF!!
Mauna Kea*
muito bom!
Valeu, Tiago! Grande abraço!
Uma aula !!!
Achei que o título fosse uma piada com o "no céu tem pão? E morreu"
O trabalho foi denso! Rs! Abraço!
Sensacional!
caraleo, que foda
Valeu, Tulio! Passe no nosso canal! Abraços!
Parabéns isto mesmo
Era um nevoeiro, vocês estavam "dentro" da nuvem, com visibilidade baixa (inferior a 1 km). Neblina é, em geral, quando o referencial está fora da nuvem, com visibilidade superior a 1 km. Já passou mais de 1mês, mas espero que veja, é comum confundirem mas as informações em aeródromos obrigatoriamente tem que diferenciá-las, utilizando FG, Fog (nevoeiro), e BR, para Mist (neblina), para cada (veja FAA Aeronautical Information Manual, Pg 7-1-59 na versão de 26 de Maio de 2016 )
Muito obrigado pelo comentário, Rodrigo! Ficaremos atentos no próximo! Passe no nosso canal e faça sua inscrição! Visite nossa página educacaoforadacaixa.com tem vários áudios da nossa coluna na bandnews, muita informação bacana!
Passei no canal de vocês após esse vídeo e gostei bastante! Até recomendei Ótimo trabalho o/
Vaaaleu, Rodrigo! Obrigado!
Adorei o canal! Equipe incrível!
marcosbau.com.br/geobrasil-2/estrutura-geologica-do-brasil/
esse link acima descreve toda história da geografica do Brasil.
VIDEOZÃO DA PORRAAAAA!!!
Opa!! hahahah, Valeu, Leornardo! Passe no nosso canal! Muita coisa legal por lá!
mentiram para mim a vida toda que no Brasil não tinha montanha :(
Pois é!!! Na luta pelo conhecimento!!!!! Vamo que vamo! Passe no nosso canal e visite nossa página www.educacaoforadacaixa.com
85 inscritos pros 100mil. Ta me dando desespero olhar isso toda hora.
Seria legal divulgar algum material que por hora tivesse embasada essa reflexão de vocês. O vídeo é de uma qualidade técnica indiscutivelmente impecável, mas faltou a parte de fontes. Como comprovar que esse dobramento que não é "moderno" faz com que eles sejam montanhas? Esquisito...
Calmon.....as referencias estão na descrição!
Valeu BláBláLogia! Parabéns pelo vídeo :)
So digo isso, Vitin Lindo S2
ahahahaha! Valeu Tiago! Lindo mesmo! Rs!
Da-lhe Geomorfologia!
Vamo que vamo! É isso aí!
O que devo dizer pro professor de geografia que afirma que o Brasil não tem montanhas pois essas apresentam altimetria superior a 3mil metros?
Rapaiz, cuidado! Tem moleque que vai chamar o avô de animal... o povo não tem noção... kkk
hahhah! Será! Valeu pelo comentário! Passe no nosso canal e faça sua inscrição! Visite nossa página educacaoforadacaixa.com tem vários áudios da nossa coluna na bandnews, muita informação bacana!
Poderiam falar um sim ou não no começo e deixar a gente escolher se quer ou não, conhecer todos esses termos técnicos em seguida.
Olá, Anderson! A pegada desse vídeo é mais científica mesmo! Passe no nosso canal e na nossa página, tem muita coisa legal lá! Escute os áudios da band news em www.educacaoforadacaixa.com
nunca pensei que veria um blablalogia feito com as "pessoas da areia", opinião de Sheldon Cooper
Não entendemos seu comentário, Afonso!
como o personagem em questão chama pejorativamente vocês e seus colegas.
Segundo as normas do CONAMA, sim, nós temos.
No Brasil tem montanha, sim pelos processos e tal... E o Andes, Himalaia são Montanhão, saca ??
Minha opinião, independente dos processos, temos no máximo morros. Antigamente tivemos montanhas, hoje são morros.
Posso botar na prova, né?
Nossa Montanhas é relevo antigo esta hoje condicionado a erosão e isostásia
Ou seja só tem montanha velha
Uai mais eu moro em minas e tem montanha pra todo lado, tudo aqui e feito de montanha!
E claro que no brasil tem montanha uai tem montanha demais kkkkkk.
creio que não
A qualidade do vídeo, com filmagens em campo, ficou bacana, mas achei as explicações muito "massantes", com excesso de termos técnicos e um vídeo muito longo pra responder uma pergunta simples. Tentem ser mais objetivos, por favor.
Ikaro Zankeist, verdade, mas não tem como fazer as explicações sem os termos. Eles passam bem os conceitos e com os termos fica sensacional.
Ikaro Zankeist concordo. Alguns termos e informações aí realmente são muito técnicos e poderia ter sido simplificado. Por outro lado, o conhecimento sobre geologia no país é quase nulo, o que torna informações básicas complicadas. Acho que o intuito do canal é justamente suprir parte dessa deficiência, acrescentando conhecimento e despertando a curiosidade.
Acho seria bom utilizar mais diagramas e desenhos pra explicar algumas coisas ou apontar nas imagens, nem sempre as pessoas conseguem enxergar o que se quer mostrar nas paisagens (muito bonitas por sinal).
claro que dá, a thumb e o titulo fazem uma pergunta, que pode ser respondida com um sim ou com um não, a partir daí ele pode esticar explicando os porques e detalhando os conceitos por tras deles, mas isso tudo pode ser feito de uma maneira muito mais dinamica e interesasnte do que a apresentada no video
Olá, Ikaro! Antes de mais nada, vaaaaaleu pelo comentário! Nossa proposta nesse vídeo foi fazer algo com uma pegada bem técnica. Esse tema é muito polêmico é muitas vezes trabalhado de forma equivocada em aulas. Daí a necessidade de um respaldo mais científico. Entende? Temos vídeos diversos em nosso canal. Passe lá! E um forte abraço! Continuamos contando com seus comentários!
Olá José! Tudo bem! Esse vídeo foi mais "punk" mesmo! Mas passe no nosso canal! Certamente irá gostar!!
É considerado montanha pico acima de três mil metros , o Brasil não tem Montanha e fim de papo .
n n n geologia n é ciência, parem de falar coisas interessantes, estou curioso pra ver aqueles videos mencionados, parem com isso, por favor exatas n me deixem cair em tentação kkkk