Sou celíaca e foi descoberto meio por acaso: iniciei a investigação como sindrome do intestino irritável, mas meus sintomas eram bem aleatórios. A gastro sacou quando eu disse que tinha diarreia quando comia cuscuz somente fora de casa, cuscuz feito em casa não me afetava. Eu já nem tinha diarreia com pão ou bolo porque meu intestino estava bem atrofiado. Eu sou nordestina e como bastante cuscuz e a gastro percebeu que era contaminação cruzada. Depois disso, fiz tudo direitinho: dosei anticorpos, fiz teste genético e biópsia do intestino; deu tudo positivo. Após um ano de restrição de glúten na alimentação, meu intestino voltou ao normal. Mas ressalto: este tratamento não vai fazer diferença em outras pessoas que não tenham qualquer tipo de restrição comprovada ao glúten.
Eu tenho intolerância a lactose e a glúten. Quando eu menciono isso e as pessoas perguntam se glúten faz mal, eu digo que não, glúten não faz mal, eu é que tenho um problema de saúde e precisei me adaptar.
@jhunia123 não, não é tão simples assim. O glúten é uma fibra muito comum na alimentação, quando você retira algo assim, isso afeta a sua saúde, precisa substituir e não é simples não. Hábitos alimentares e acesso a comida são questões socioeconômicas complexas. Eu sei, porque afetou a minha saúde e o meu bolso.
E lacticínios estão presentes em muitas receitas, então parar de consumir essas coisas limita MUITO o acesso a uma alimentação. Alem de que produtos industrializados "sem gluten", "sem lactos", "veganos" etc sao mais caros e mais difíceis de achar. E alguns nem saudáveis são!
Comer na rua é um pesadelo, eu nao posso me arriscar a comer algo que vai me deixar muito doente, entao eu sempre levo minha própria comida. É trabalhoso demais. Então não entrem nessa de que é simples e não façam a menos que haja razão médica para isso, pois nao vale a pena. É um aborrecimento que eu preferia nao ter. E de novo, o problema não é a comida, mas sim o organismo de quem tem alergias e afins.
@@Anak-ie2pn sou celíaco. Como arroz, feijão, carne ovos, frutas, verduras e legumes. E o pouco que quero de bolo, sorvete, biscoito, pão, faço em casa. E produtos sem glúten industrializados são caros porque são focados nas celíacos, e em cada etapa é preciso certificação de que não houve contaminação com nenhum outro alimento com glúten.
Outro dia no Instagram tinha um médico falando pra não comer pão, justificando por um artigo que glúten faz mal. Fui ler o artigo citado e estava descrito um estudo feito com N pequeno de pessoas que já tinham doença celíaca, no qual foram identificados determinados tipos de anticorpos, que poderiam causar pré-disposição maior para doenças autoimunes. Em nenhum momento o artigo citou pessoas saudáveis ou relacionou o problema ao glúten. Ou o profissional não se deu ao trabalho de ler ou fez conteúdo de má fé mesmo
É uma fonte de carboidratos. Há melhores? Sim. Mas não há problema comer se você gosta. Só causa problemas em celiacos ou quem tem uma DII. @@jhunia123
Tem um médico que é celíaco e que vende cursos como se todo mundo fosse. A vida pessoal estendida para os pacientes. Quando parei para observar com atenção, fala mais groselha que eu que não sou formada em nada nessa área
Teve uma época que eu achava que tinha SII, sentia muita dor e inchaço quando comia uns alimentos muito específicos. Eu sabia que eu tinha areia na vesícula, mas os médicos insistiam que a dor não era compatível com a dor da vesícula. Passei por isso por 7 anos. Quando as dores começaram a ficar mais frequente fui fazer uma eco e o dr. disse que se eu não tirasse teria risco de vida pq as pedrinhas podiam bloquear o fígado. Depois da cirurgia nunca mais senti dor. As vezes as pessoas só não acharam o problema certo pra tratar.
Muita gente corta o glúten parando de comer pão, macarronada e besteira e diz se sentir bem, mas na verdade se sentem melhor pelo resultado da perda de peso em decorrência da diminuição das calorias. É como a história da sopa de pedra, é só uma desculpa para cuidar do que come. Daí fica difícil de convencer eles do contrário. Eu desisti de discutir com esse tipo de pessoa, pois de certa forma a ignorância é uma benção para elas. 😂
eu não sou celiaco, mas larguei o gluten e um monte de problemas como enxaqueca , sinusite e um monte de zica foram pro espaço, o gordinho do video devia tentar o mesmo pra ver se emagrece, porque eu perdi bastante peso e desinchei.
@@PedroetbdfEu como (muito) pão/gluten e não tenho sinusite, enxaqueca nem sou gordo. É como ele falou no video, amigo, depende da pessoa. Se fez bem pra vc, ótimo! Eu sigo comendo meu pão, que adoro, e tá tudo ótimo. As generalizações de que ele fala é que são o verdadeiro problema.
Foste cirúrgico. É isso. Excluem macro nutrientes, emagrecem mas o que ajudou foi o macro que foi cortado e não as calorias a menos. As pessoas AMAM idolatrar algo ou alguém (médico integrativo, dieta low carb, carnívora etc)
@@osvaldoandrade2370 o ponto aqui é q nao necessariamente esta fazendo bem essas vias de sinalização celular e expressao genica ( q é o q causa a reação) ainda nao sao bem elucidadas e como o proprio video cita mta das vezes a pessoa acha q esta melhorando por conta do gluten mas pode mto bem ser por outras substâncias isso é claro ignorando diversos outros fatores como sono, atividade fisica e rotina dessa pessoa
Tem um "médico" no RUclips que afirma que o glúten faz mal porque a humanidade só o consome a apenas cerca de 12.000 anos. E fala para substituir por amaranto, quinoa e chia, grãos originarios dos Andes e que toda a humanidade nascida na Eurásia e África, só começou a se alimentar a pouco tempo. Ou seja, incoerência temporal.
saúde é o resultado de vida saudável, é multi-fatorial... alimentação é importante, mas entra outras tantas coisas tipo sono, atv fisica, ar puro, agua pura, etc, etc
Eu tive uma experiência recente de uma nutricionista que queria tirar o glúten e a lactose da minha dieta na sua maioria dizendo que eu iria melhorar mas eu não tenho doença celíaca e intolerância a lactose. Muito bom o seu vídeo e analisando estudos. Obrigada!
Eu quando como pão fico com o intestino preso. O mesmo efeito não ocorre se como arroz. Porém se como pizza não tenho o mesmo problema do pão, porque sem vesícula reajo mal aos derivados de leite ou qualquer outra gordura A gente precisa se observar, se fico em jejum mais de 18 horas qualquer coisa que eu comer é uma questão de tempo para correr pro banheiro mas dependendo do que eu comi, pode ser uma diarreia que dura horas ou uma evacuação normal. Resumo da ópera: Minha vesícula me faz muita falta 🥲
O chato dessa situação é que como celíaco, acaba não sobrando espaço pra discutir a respeito da maior oferta de alimentos seguros pra mim e minha família que são todos célicos (mãe, pai e irmão, dei sorte). Acaba que a pauta sempre gira em torno do terrorismo alimentar descabido e a tentativa de desfazer essa desinformação, mas não em medidas que possam tornar comer em um restaurante mais seguro pra nós. É praticamente inexistente uma conversa pautada nos celíacos.
Síndrome do intestino irritável é um problema para uma pesquisa, porque além de própria complexidade da saúde visceral, ele tem a característica de ser cíclico. Desde 2008 eu convivo com o problema, e o mesmo alimento pode te fazer mal ou não, dependendo do momento, mesmo com controle alimentar absoluto.
Eu sofria de SII intestino irritavel, moro na Italia, aqui se come só ,pizza, pasta,pane, (massas). E pra melhorar as dores intestinais, foi a CLORELA BIO, sao capsulas de algas, eu melhorei muito, quae totalmente. Tomo tbm SPIRULINA BIO. (algas também em comprimidos) . Eu como de tudo. Tenho 68 anos. Abraços. 🇮🇹🇧🇷
Você é um profissional muito dedicado e talentoso. Está sempre disposto a ir além e procurando novas maneiras de melhorar o seu trabalho. Parabéns! 👏👏👏
O terror nutricional está acabando com a felicidade das pessoas em comer. Eu infelizmente fiquei intolerante à lactose e não posso mais tomar leite. Mas graças a Deus continuo com o glúten na minha vida. Me faz bem e principalmente me faz muito feliz.
A pessoa não come glúten porque "faz mal" mas mora numa cidade grande meio da poluição, não faz atividade física pq não sobra tempo e precisa tomar calmante e remédio pra dormir. Ta Serto.
Tenho uma amiga que não toma leite nem derivados,não come açúcar, não brbe café, nem refrigerante, não come farinha branca e nem integral e por aí vai. Ela está sempre falando como ela é saudável mas está sempre no médico, é hipensa, vive com herpes labial e zoster. Porque? Ela é o poço da ansiedsde, da irritação e da rigidez..A preocupação dela com o coner saudável virou um tormento. Quando sai de casa, vai numa festa, vira um tormento. Por melhor que a gente se alimente o stress está nos comendo vivos. Precisamos comer direitinho mas vom equilíbrio e saúde mental.
Vou assistir ao vídeo, de antemão, sei que quem não tem problema com intolerância ou alguma sensibilidade a certos alimentos pode comê-los tranquilamente, mas, como o organismo de cada pessoa é diferente, não somos uma máquina, acho que vale fazer alguns testes. Eu evito glúten pois evito os alimentos que geralmente estão associados a ele. Uma vez por semana, como, mas, na dieta do dia a dia, evito.
Fiquem felizes e comam o que quiserem, e quem não come qualquer alimento por opção, fique felize também. Sempre que qualquer pessoa decide falar sobre algo, haverá um viés imbutido nisso. Logo, não há disposição no geral para reavaliações. Então, tentar mudar as decisões alimentares de alguém é quase sempre estéril. Penso que muitas vezes temos essa ambição de olhar para fora e tentar entender o universo, e nos esquecemos de que se olharmos para dentro, temos todo um universo que negligenciamos.
"Doença auto imune estimulada pelo glúten ". Só por essa frase eu já descarto o glúten. Não vou esperar esse estímulo. Estou sem e muito bem. O mesmo pra lactose
É curioso como, sempre que vejo alguém afirmar que 'glúten não faz mal', 'isso é só terrorismo alimentar' ou 'não abro mão do meu leite de caixinha', essas pessoas não costumam aparentar saúde plena. Pelo contrário, frequentemente estão visivelmente inflamadas e com sinais de inchaço. Coincidência? Talvez seja algo a se refletir...
Isso só é um problema caso a pessoa tenha a doença. Se você tem nenhum problema relacionado a essas substâncias, não existe um "estímulo". Isso é apenas um medo irracional, tanto que você colocou apenas algumas substâncias nessa lógica e deixou outras de fora. Se fôssemos deixar de comer qualquer alimento que possa fazer mal a alguém, então não poderíamos comer quase nada do que consumimos no dia a dia. Citando alguns: trigo (mesmo sem glúten), ovo, peixe, frutas vermelhas, amendoim, castanha, carne vermelha, mel e chocolate.
Sou Celiaca e antes do meu diagnóstico eu tive vários outros e um deles foi síndrome do intestino irritável. Meu diagnóstico da doença Celiaca foi tardio e atualmente tenho várias sequelas. Estudando bastante o motivo eu acredito que eu já tinha sensibilidade ao glúten não Celiaca SGNC e por isso os exames não positivavam, mas o estrago é grande, assim como na doença Celiaca. Atualmente a SGNC é um diagnóstico, difícil de se fazer, mas é real e acredita-se que seja um estágio anterior ao diagnóstico da doença Celiaca, pois para haver o diagnóstico da doença Celiaca, vc precisa estar num estágio avançado da doença. Eu demorei me dar conta de que o glúten era o grande vilão e por conta das sequelas da doença, muitos outros alimentos me faziam mau. E isso me confundia inteira. Na época, não havia essa modinha do glúten inflamatório, mas se houvesse, talvez, meu caminho ao diagnóstico tivesse sido encurtado, pois tendo essa informação, mesmo que errônea, iria certeira nela. Enfim, vivenciando tudo isso eu aconselho a buscar um bom profissional (ainda são raros os que realmente sabem fazer o diagnóstico) para investigar doença Celiaca e se os exames derem negativo, aí sim, fazer a dieta de exclusão para ver se fecha o diagnóstico de SGNC. Pois ainda não existem exames para esse diagnóstico e é feito apenas com a exclusão total (inclusive traços do glúten) do alimento.
ótimo video, sempre q vejo as pessoas falando q tal coisa inflama o organismo ja fico bem atento pois essa area de vias de sinalização e expressao genica são extremamente complexas a nivel de mecanismo molecular e celular e n da p sair dizendo q tal alimento inflama (exceto em casos em q ja se conhece o historico genetico da pessoa)
Contar uma curiosidade para vocês, algumas síndromes são chamadas assim simplesmente por ainda não terem descoberto a causa/causas da doença. Dito isso, tive uma infecção alimentar há 15 anos atrás e depois dela, fiquei apresentando sintomas insuportáveis de síndrome do intestino irritável que cagaram - literalmente - com a minha vida social, profissional etc. Beleza, usava alguns remédios para amenizar, fazia algumas dietas, fiz milhões de exames e nada, oito anos com os sintomas insuportáveis. Na pandemia peguei COVID, que desarranjou todo o meu organismo, quase morri etc, fiquei com sequelas, mas, dentre elas, tive uma sequela boa. Seja lá o que causava a minha falta de diagnóstico diagnosticada como SII, nunca mais tive quaisquer sintomas. Experiência anedótica, sim, mas conto só para compartilhar mesmo.
Entao devo ter algum problema serio, pois quanfo corto glutem e açúcar minha mente fica mais clara, rapida, meus processos inflamatorios escapulares deixam de atacar.
Detalhe isso eu já notei quando na época nem se falava sobre glutem, eu comecei fazendo uma dieta e senti esses resultados, até hj como açúcar e glutem, mas quando preciso fazer alguma prova ou quando atacam minhas dores e so cortar glutem e açúcar que fico bem.
@@Leo_MV1983 vá atrás de diagnóstico então, pois as sequelas da doença Celiaca são gigantes. Não espere muito, pois pacientes mais assintomáticos como o seu caso acabam desenvolvendo outras doenças mais graves com o passar do tempo.
Bliu do engajamento por alimentos (naturais e processados de qualquer grau) de qualidade e bem variados, porque não é só de 'pasto' que vivemos ("Comida", Titãs)
Parabéns, obrigado por esclarecer. Tenho muitos conhecidos sofrendo com o terrorismo nutricional. Diria até que são torturados por especialistas e vivem imersos em uma vida de sofrimento, depressão e etc.
11 дней назад+1
Muito triste né? Infelizmente as pessoas que espalham essas besteiras lucram muito.
Já havia percebido que a farinha de trigo italiana, importada, não me faz mal, não provoca retenção de líquido ou empachamento. Imaginava que não fosse o glúten, mas sim a carga de agrotóxicos permitido aqui. Agora tenho certeza.
Quando viajei para os países do Báltico comia pão de centeio no mínimo em duas grandes refeições. O centeio contém glúten. Eu gostava de comer com arenque em conserva no óleo e saladas. Meu intestino funcionava diariamente em sua melhor forma! Barriga chapada, zero inchaço ou desconforto. Mudam-se os ingredientes, sua qualidade, o hábito alimentar, padrões de atividade física e sono e como efeito de tudo isso, vem um maior bem-estar.
Eu tenho intolerância a lactose, nada muito extremo, mas se eu comer uma quantidade considerável de derivados de leite num curto espaço de tempo, é banheiro na certa. E existem pães que são feitos com leite ao invés de água, como a bisnaga e o pão sovado, e eu simplesmente não consigo comer uma bisnaga inteira sem começar a liberar gases, entre outros incomodos intestinais. 1 gomo de pão sovado me manda pro banheiro em pouco tempo. Digo isso porque o leite é o segundo ingrediente em maior quantidade nesses tipos de pão, então a pessoa pode pensar que tem problemas com glúten, quando o problema na verdade é o leite.
Vídeo muito interessante... Apenas uma observação... vc poderia ter acrescentado algo sobre o argumento muitíssimo utilizado no combate ao glúten que é fato da alteração genética feita no trigo cultivado atualmente.... Na minha opinião este é o argumento mais forte e que deixa realmente as pessoas amedrontadas.......
Mesmo se fossemos viver só da luz solar, como diz a Jasmuheen, não seria uma luz pura, ia nos fazer mal, pois a atmosfera por onde passa a luz tem sujeira e poluição...
Eu até acho que você pode ter razão, mas citar a The Lancet, meu deixo a analisar depois que a Lancet em 2020/2021, onde publicou uma matéria sem ter feito de fato a pesquisa e o próprio CEO dela admitiu que ela é obrigada a fazer essas coisas senão não publica nada. Agora nada que vem dela eu tenho dúvidas.
@@daniell5751pode sim,cerca de 40% de proteínas da dieta pode ser advinda de fontes q n tem tds os aminoácidos essenciais.Até pq eles n deixam de ser absorvidos e "contabilizados" pelo organismo,podendo participar da síntese proteica,gliconeogênese e até,a posteriori a última,a lipogênese.
O Gluten não é exatamente o vilão mas precisamos discutir a industrialização e o refino do trigo. Já vi muitos sites de saúde falando sobre a adição de peróxido de benzoíla para fazer o seu branqueamento ao que parece isso procede.
De uma coisa eu sei, macarrão ultimamente não me anda fazendo muito bem, eu sempre comi e gosto, mas não está me fazendo bem mais, eu como macarrão e na hora ado banheiro eu fico agarrado por muito tempo, não consigo dar uma cagada, mas se eu comer pão ou qualquer outra coisa com trigo não me faz mal, talvez possa ser algum ingrediente que tem nele, sei lá
Não fazendo terrorismo com pão de queijo pra mim tá tudo bem. Ok, brincadeiras a parte se uma pessoa tem sintomas estranho é só fazer os exames que o medico indicar. PS: minhas plantas ten alergia sim, umas nem querem ver água da torneira
Esse povo fitness do youtube só ensina coisa errada, enquanto eu emagreci 50kg comendo chocolate e pão quase todo dia. Como? Seguindo a ciência com defcit calorico e treinando com a tecnica correta, é simples assim
Isso aí é coisa desses profissionais com formações criativas. Apareceu Integrativo, ortomolecular e outras definições que nem existem como especialidades médicas reconhecidas no Brasil. Fuja.
O Brasil compra trigo e coloca um monte de porcaria nele. Mas oqe eu mais vejo é q com o passar da idade consumindo ele em grande quantidade ou não ficaremos sensiveis a ele assim como a lactose, talvez esteja ligado a genética de cada um. Pães e pizzas na qual tem uma fermentação feita de forma correta quebrando mais o gluten pois as leveduras se alimentam dele não me causa desconforto ja ao contrário pesa de mais.
Nossa, só me lembrou uma senhorinha do penteado bola que faz muuuuito terrorismo alimentar, ela dava umas dicas boazinhas intercaladas com terror alimentar, falava direto de alimentos inflamatórios, tive que mandar o RUclips parar de recomendar coisas do canal dela de tanto que aparecia. Semana passada, acho, tinha um médico falando na rádio CBN de manhã essa mesma cantiga, achei meio constrangedor e meio irresponável. Espero que a rádio chame outra pessoa para dar uma informação mais acurada.
Sim,mas também eu comi muito pão "de fermentação natural quando criança, tenho 62 anos . Eu vi um documentário sobre como era feito os pães (antes desta panificação mais recente). Agora,na net ouvi que a fermentação natural "quebra o gluten ",mas não achei trabalhos científicos falando do assunto.
@@EdnaRodrigues-fe2iuôh amada, você tá mal informada viu? As bactérias da fermentação natural se alimentam do amido (açúcar) do trigo e não da proteína (glúten) do trigo. O que é bom que ajuda quem tem problema com açúcar, mas o glúten continua lá! A opção que existe é o trigo sarraceno que não possui glúten, esse sim!
@Viav12 eu conheço o sarraceno,eu perguntei,não afirmei....é sei que o gluten vai estar lá...a dúvida é se acontece alguma modificação no "tamanho" ou "forma " da estrutura da proteina.
@@EdnaRodrigues-fe2iu não amada, não muda!!! A única coisa que altera é no açúcar do trigo que é metabolizado pelas bactérias da fermentação. Já a proteína do trigo (glúten), continua intacta!!! A Dra. Katia Haranaka já fez uma live explicando isso. Deveria se orientar melhor viu
Aminoácidos... os vegetarianos como em livros do Hermógenes (1960) ensinavam a "lavar" os carboidratos da farinha de trigo, ficando uma "goma" protéica que podia ser usada como "bife" após fervura ou fritura...
Lamentável esse tipo de conteúdo raso e com desinformação. Longe de defender extremismos alimentares, mas é inegável que o trigo produzido e consumido hoje nada tem a ver com o trigo nativo e já extinto há muitos anos. Está duvidando do poder de destruição desse "alimento"? Fique uma semana sem consumir e veja se nota alguma diferença. Fica a dica!
Informem-se em fontes variadas e ouçam todos os lados da questão. Consumo de Gluten não traz qualquer benefício ao organismo humano e deve ser evitado por animais dessa espécie. Tome a rédea de sua saúde. Informação salva vidas.
Ouvir todos os lados não te faz chegar à melhor conclusão, só te faz escolher a opinião que é mais conveniente pra você, a que mais faz sentido com aquilo que você já acreditava antes. Quem acha que pão faz mal vai naturalmente acreditar em quem diz que glúten faz mal, porque reforça uma crença prévia. Para ter uma melhor compreensão da realidade, é preciso entender como as coisas funcionam em seu princípio, e isso vai te dar as ferramentas para que você consiga julgar com sucesso se alguém está falando besteira ou não. Se você não sabe o que é glúten, se você não sabe o que são proteínas, se você não sabe o básico de nutrição, escolher a opinião verídica é uma questão de sorte. E isso vale pra tudo. O maior erro é buscar opiniões antes de aprender as definições das palavras.
eu afirmo que Gluten não faz bem pra ninguém, nao sou celiaco mas mesmo assim o retirada do gluten parou com enxaquecas e sinusites que eu tinha, fiz o teste.
O problema da alimentação não é o alimento em si, é a alimentação industrializada e processada.
Por uma alimentação mais natural!
Sou celíaca e foi descoberto meio por acaso: iniciei a investigação como sindrome do intestino irritável, mas meus sintomas eram bem aleatórios. A gastro sacou quando eu disse que tinha diarreia quando comia cuscuz somente fora de casa, cuscuz feito em casa não me afetava. Eu já nem tinha diarreia com pão ou bolo porque meu intestino estava bem atrofiado. Eu sou nordestina e como bastante cuscuz e a gastro percebeu que era contaminação cruzada. Depois disso, fiz tudo direitinho: dosei anticorpos, fiz teste genético e biópsia do intestino; deu tudo positivo. Após um ano de restrição de glúten na alimentação, meu intestino voltou ao normal. Mas ressalto: este tratamento não vai fazer diferença em outras pessoas que não tenham qualquer tipo de restrição comprovada ao glúten.
Eu tenho intolerância a lactose e a glúten. Quando eu menciono isso e as pessoas perguntam se glúten faz mal, eu digo que não, glúten não faz mal, eu é que tenho um problema de saúde e precisei me adaptar.
@@Anak-ie2pn É só não comer, nem fará bem, nem tão pouco mal
@jhunia123 não, não é tão simples assim. O glúten é uma fibra muito comum na alimentação, quando você retira algo assim, isso afeta a sua saúde, precisa substituir e não é simples não. Hábitos alimentares e acesso a comida são questões socioeconômicas complexas. Eu sei, porque afetou a minha saúde e o meu bolso.
E lacticínios estão presentes em muitas receitas, então parar de consumir essas coisas limita MUITO o acesso a uma alimentação. Alem de que produtos industrializados "sem gluten", "sem lactos", "veganos" etc sao mais caros e mais difíceis de achar. E alguns nem saudáveis são!
Comer na rua é um pesadelo, eu nao posso me arriscar a comer algo que vai me deixar muito doente, entao eu sempre levo minha própria comida. É trabalhoso demais. Então não entrem nessa de que é simples e não façam a menos que haja razão médica para isso, pois nao vale a pena. É um aborrecimento que eu preferia nao ter. E de novo, o problema não é a comida, mas sim o organismo de quem tem alergias e afins.
@@Anak-ie2pn sou celíaco. Como arroz, feijão, carne ovos, frutas, verduras e legumes. E o pouco que quero de bolo, sorvete, biscoito, pão, faço em casa. E produtos sem glúten industrializados são caros porque são focados nas celíacos, e em cada etapa é preciso certificação de que não houve contaminação com nenhum outro alimento com glúten.
Outro dia no Instagram tinha um médico falando pra não comer pão, justificando por um artigo que glúten faz mal. Fui ler o artigo citado e estava descrito um estudo feito com N pequeno de pessoas que já tinham doença celíaca, no qual foram identificados determinados tipos de anticorpos, que poderiam causar pré-disposição maior para doenças autoimunes. Em nenhum momento o artigo citou pessoas saudáveis ou relacionou o problema ao glúten. Ou o profissional não se deu ao trabalho de ler ou fez conteúdo de má fé mesmo
O pão é considerado um bom alimento?
É uma fonte de carboidratos. Há melhores? Sim. Mas não há problema comer se você gosta. Só causa problemas em celiacos ou quem tem uma DII. @@jhunia123
@@jhunia123 ele tem poucos nutrientes, então é bom comer junto com outros alimentos, como o ovo
Tem um médico que é celíaco e que vende cursos como se todo mundo fosse. A vida pessoal estendida para os pacientes. Quando parei para observar com atenção, fala mais groselha que eu que não sou formada em nada nessa área
@@jhunia123 pão é o alimento dado por Deus, é o corpo de Cristo. Mas o inimigo vem trabalhando intensamente para nos privar desse alimento sagrado
Teve uma época que eu achava que tinha SII, sentia muita dor e inchaço quando comia uns alimentos muito específicos. Eu sabia que eu tinha areia na vesícula, mas os médicos insistiam que a dor não era compatível com a dor da vesícula. Passei por isso por 7 anos. Quando as dores começaram a ficar mais frequente fui fazer uma eco e o dr. disse que se eu não tirasse teria risco de vida pq as pedrinhas podiam bloquear o fígado. Depois da cirurgia nunca mais senti dor. As vezes as pessoas só não acharam o problema certo pra tratar.
Muita gente corta o glúten parando de comer pão, macarronada e besteira e diz se sentir bem, mas na verdade se sentem melhor pelo resultado da perda de peso em decorrência da diminuição das calorias. É como a história da sopa de pedra, é só uma desculpa para cuidar do que come. Daí fica difícil de convencer eles do contrário. Eu desisti de discutir com esse tipo de pessoa, pois de certa forma a ignorância é uma benção para elas. 😂
eu não sou celiaco, mas larguei o gluten e um monte de problemas como enxaqueca , sinusite e um monte de zica foram pro espaço, o gordinho do video devia tentar o mesmo pra ver se emagrece, porque eu perdi bastante peso e desinchei.
@@PedroetbdfEu como (muito) pão/gluten e não tenho sinusite, enxaqueca nem sou gordo. É como ele falou no video, amigo, depende da pessoa. Se fez bem pra vc, ótimo! Eu sigo comendo meu pão, que adoro, e tá tudo ótimo. As generalizações de que ele fala é que são o verdadeiro problema.
Foste cirúrgico. É isso. Excluem macro nutrientes, emagrecem mas o que ajudou foi o macro que foi cortado e não as calorias a menos. As pessoas AMAM idolatrar algo ou alguém (médico integrativo, dieta low carb, carnívora etc)
Se elas se sentem bem, então vale a pena, né? Cada um deveria comer aquilo que lhe faz bem.
@@osvaldoandrade2370 o ponto aqui é q nao necessariamente esta fazendo bem essas vias de sinalização celular e expressao genica ( q é o q causa a reação) ainda nao sao bem elucidadas e como o proprio video cita mta das vezes a pessoa acha q esta melhorando por conta do gluten mas pode mto bem ser por outras substâncias isso é claro ignorando diversos outros fatores como sono, atividade fisica e rotina dessa pessoa
O problema não é necessariamente o Glutem, o maior problema são os agrotóxicos, os conservantes e outras drogas contidos nos alimentos de hoje.
Tem um "médico" no RUclips que afirma que o glúten faz mal porque a humanidade só o consome a apenas cerca de 12.000 anos. E fala para substituir por amaranto, quinoa e chia, grãos originarios dos Andes e que toda a humanidade nascida na Eurásia e África, só começou a se alimentar a pouco tempo. Ou seja, incoerência temporal.
eu chamo é de burrice mesmo 😂😂
Ah conheço esse " médico " ele é cheio das receitas malucas kkkk como água de castanha e etc kkkk coisa de louco
@@GuilhermeMaforte quem é? joga o nome na roda
saúde é o resultado de vida saudável, é multi-fatorial... alimentação é importante, mas entra outras tantas coisas tipo sono, atv fisica, ar puro, agua pura, etc, etc
Eu tive uma experiência recente de uma nutricionista que queria tirar o glúten e a lactose da minha dieta na sua maioria dizendo que eu iria melhorar mas eu não tenho doença celíaca e intolerância a lactose. Muito bom o seu vídeo e analisando estudos. Obrigada!
Eu quando como pão fico com o intestino preso. O mesmo efeito não ocorre se como arroz. Porém se como pizza não tenho o mesmo problema do pão, porque sem vesícula reajo mal aos derivados de leite ou qualquer outra gordura
A gente precisa se observar, se fico em jejum mais de 18 horas qualquer coisa que eu comer é uma questão de tempo para correr pro banheiro mas dependendo do que eu comi, pode ser uma diarreia que dura horas ou uma evacuação normal.
Resumo da ópera: Minha vesícula me faz muita falta 🥲
Quando muita gente fala uma coisa e apenas um fala o contrário,em quem acreditar?
Apenas um????? 😁
O chato dessa situação é que como celíaco, acaba não sobrando espaço pra discutir a respeito da maior oferta de alimentos seguros pra mim e minha família que são todos célicos (mãe, pai e irmão, dei sorte). Acaba que a pauta sempre gira em torno do terrorismo alimentar descabido e a tentativa de desfazer essa desinformação, mas não em medidas que possam tornar comer em um restaurante mais seguro pra nós. É praticamente inexistente uma conversa pautada nos celíacos.
Síndrome do intestino irritável é um problema para uma pesquisa, porque além de própria complexidade da saúde visceral, ele tem a característica de ser cíclico. Desde 2008 eu convivo com o problema, e o mesmo alimento pode te fazer mal ou não, dependendo do momento, mesmo com controle alimentar absoluto.
Sim bem isso…. E é tão difícil fazer as pessoas compreenderem que não é frescura ter dores e inchaço abdominais.
Eu sofria de SII intestino irritavel, moro na Italia, aqui se come só ,pizza, pasta,pane, (massas). E pra melhorar as dores intestinais, foi a CLORELA BIO, sao capsulas de algas, eu melhorei muito, quae totalmente. Tomo tbm SPIRULINA BIO. (algas também em comprimidos) . Eu como de tudo. Tenho 68 anos. Abraços. 🇮🇹🇧🇷
Você é um profissional muito dedicado e talentoso. Está sempre disposto a ir além e procurando novas maneiras de melhorar o seu trabalho. Parabéns! 👏👏👏
O terror nutricional está acabando com a felicidade das pessoas em comer. Eu infelizmente fiquei intolerante à lactose e não posso mais tomar leite. Mas graças a Deus continuo com o glúten na minha vida. Me faz bem e principalmente me faz muito feliz.
Eu comi um pão com glúten e topei o dedão no balcão da cozinha. Meu dedão inflamou por culpa do glúten 😭😭😭😭😭😭
A pessoa não come glúten porque "faz mal" mas mora numa cidade grande meio da poluição, não faz atividade física pq não sobra tempo e precisa tomar calmante e remédio pra dormir.
Ta Serto.
Tenho uma amiga que não toma leite nem derivados,não come açúcar, não brbe café, nem refrigerante, não come farinha branca e nem integral e por aí vai. Ela está sempre falando como ela é saudável mas está sempre no médico, é hipensa, vive com herpes labial e zoster. Porque? Ela é o poço da ansiedsde, da irritação e da rigidez..A preocupação dela com o coner saudável virou um tormento. Quando sai de casa, vai numa festa, vira um tormento. Por melhor que a gente se alimente o stress está nos comendo vivos. Precisamos comer direitinho mas vom equilíbrio e saúde mental.
Vou assistir ao vídeo, de antemão, sei que quem não tem problema com intolerância ou alguma sensibilidade a certos alimentos pode comê-los tranquilamente, mas, como o organismo de cada pessoa é diferente, não somos uma máquina, acho que vale fazer alguns testes. Eu evito glúten pois evito os alimentos que geralmente estão associados a ele. Uma vez por semana, como, mas, na dieta do dia a dia, evito.
Obrigada por esse video! ❤
Fiquem felizes e comam o que quiserem, e quem não come qualquer alimento por opção, fique felize também.
Sempre que qualquer pessoa decide falar sobre algo, haverá um viés imbutido nisso. Logo, não há disposição no geral para reavaliações. Então, tentar mudar as decisões alimentares de alguém é quase sempre estéril. Penso que muitas vezes temos essa ambição de olhar para fora e tentar entender o universo, e nos esquecemos de que se olharmos para dentro, temos todo um universo que negligenciamos.
"Doença auto imune estimulada pelo glúten ". Só por essa frase eu já descarto o glúten. Não vou esperar esse estímulo. Estou sem e muito bem. O mesmo pra lactose
Concordo com você!
É curioso como, sempre que vejo alguém afirmar que 'glúten não faz mal', 'isso é só terrorismo alimentar' ou 'não abro mão do meu leite de caixinha', essas pessoas não costumam aparentar saúde plena. Pelo contrário, frequentemente estão visivelmente inflamadas e com sinais de inchaço. Coincidência? Talvez seja algo a se refletir...
Concordo.
Se pode fazer mal, por que arriscar?
É simples assim, mas a desinformação e a ignorância cegam
Isso só é um problema caso a pessoa tenha a doença. Se você tem nenhum problema relacionado a essas substâncias, não existe um "estímulo". Isso é apenas um medo irracional, tanto que você colocou apenas algumas substâncias nessa lógica e deixou outras de fora. Se fôssemos deixar de comer qualquer alimento que possa fazer mal a alguém, então não poderíamos comer quase nada do que consumimos no dia a dia. Citando alguns: trigo (mesmo sem glúten), ovo, peixe, frutas vermelhas, amendoim, castanha, carne vermelha, mel e chocolate.
6:20 isso levanta a dúvida. Seria o terrorismo alimentar uma forma do agro reduzir sua culpa
Sou Celiaca e antes do meu diagnóstico eu tive vários outros e um deles foi síndrome do intestino irritável. Meu diagnóstico da doença Celiaca foi tardio e atualmente tenho várias sequelas. Estudando bastante o motivo eu acredito que eu já tinha sensibilidade ao glúten não Celiaca SGNC e por isso os exames não positivavam, mas o estrago é grande, assim como na doença Celiaca.
Atualmente a SGNC é um diagnóstico, difícil de se fazer, mas é real e acredita-se que seja um estágio anterior ao diagnóstico da doença Celiaca, pois para haver o diagnóstico da doença Celiaca, vc precisa estar num estágio avançado da doença.
Eu demorei me dar conta de que o glúten era o grande vilão e por conta das sequelas da doença, muitos outros alimentos me faziam mau. E isso me confundia inteira. Na época, não havia essa modinha do glúten inflamatório, mas se houvesse, talvez, meu caminho ao diagnóstico tivesse sido encurtado, pois tendo essa informação, mesmo que errônea, iria certeira nela.
Enfim, vivenciando tudo isso eu aconselho a buscar um bom profissional (ainda são raros os que realmente sabem fazer o diagnóstico) para investigar doença Celiaca e se os exames derem negativo, aí sim, fazer a dieta de exclusão para ver se fecha o diagnóstico de SGNC. Pois ainda não existem exames para esse diagnóstico e é feito apenas com a exclusão total (inclusive traços do glúten) do alimento.
SE GLUTEM FAZ MAL.O POVO DO ORIENTE RÚSSIA. ESTARIAM TODOS DOENTES.
Acho que cada um deve comer aquilo que faz bem, é fácil perceber isso e ainda tem os diabéticos, celíacos, etc
Caralho!!! Emilio, muito obrigado. Só isso que quero dizer mesmo. Muito obrigado
ótimo video, sempre q vejo as pessoas falando q tal coisa inflama o organismo ja fico bem atento pois essa area de vias de sinalização e expressao genica são extremamente complexas a nivel de mecanismo molecular e celular e n da p sair dizendo q tal alimento inflama (exceto em casos em q ja se conhece o historico genetico da pessoa)
Contar uma curiosidade para vocês, algumas síndromes são chamadas assim simplesmente por ainda não terem descoberto a causa/causas da doença. Dito isso, tive uma infecção alimentar há 15 anos atrás e depois dela, fiquei apresentando sintomas insuportáveis de síndrome do intestino irritável que cagaram - literalmente - com a minha vida social, profissional etc. Beleza, usava alguns remédios para amenizar, fazia algumas dietas, fiz milhões de exames e nada, oito anos com os sintomas insuportáveis. Na pandemia peguei COVID, que desarranjou todo o meu organismo, quase morri etc, fiquei com sequelas, mas, dentre elas, tive uma sequela boa. Seja lá o que causava a minha falta de diagnóstico diagnosticada como SII, nunca mais tive quaisquer sintomas. Experiência anedótica, sim, mas conto só para compartilhar mesmo.
Equilíbrio alimentar, sem exagero.
Poderia fazer um vídeo sobre MEDICINA INTEGRATIVA??
Isto não existe.
Cuidado, gente!
Entao devo ter algum problema serio, pois quanfo corto glutem e açúcar minha mente fica mais clara, rapida, meus processos inflamatorios escapulares deixam de atacar.
Detalhe isso eu já notei quando na época nem se falava sobre glutem, eu comecei fazendo uma dieta e senti esses resultados, até hj como açúcar e glutem, mas quando preciso fazer alguma prova ou quando atacam minhas dores e so cortar glutem e açúcar que fico bem.
@@Leo_MV1983 vá atrás de diagnóstico então, pois as sequelas da doença Celiaca são gigantes. Não espere muito, pois pacientes mais assintomáticos como o seu caso acabam desenvolvendo outras doenças mais graves com o passar do tempo.
efeito Placebo... é phoda ... poderoso.... tem quem se deixa influenciar... .... e BlaBla tem como fazer um video sobre o BCAA ...???
Muito bom vídeo.
Bliu do engajamento por alimentos (naturais e processados de qualquer grau) de qualidade e bem variados, porque não é só de 'pasto' que vivemos ("Comida", Titãs)
Parabéns, obrigado por esclarecer. Tenho muitos conhecidos sofrendo com o terrorismo nutricional. Diria até que são torturados por especialistas e vivem imersos em uma vida de sofrimento, depressão e etc.
Muito triste né? Infelizmente as pessoas que espalham essas besteiras lucram muito.
Já havia percebido que a farinha de trigo italiana, importada, não me faz mal, não provoca retenção de líquido ou empachamento. Imaginava que não fosse o glúten, mas sim a carga de agrotóxicos permitido aqui. Agora tenho certeza.
🎉Qual marcas está consumindo?
Quando viajei para os países do Báltico comia pão de centeio no mínimo em duas grandes refeições. O centeio contém glúten. Eu gostava de comer com arenque em conserva no óleo e saladas. Meu intestino funcionava diariamente em sua melhor forma! Barriga chapada, zero inchaço ou desconforto. Mudam-se os ingredientes, sua qualidade, o hábito alimentar, padrões de atividade física e sono e como efeito de tudo isso, vem um maior bem-estar.
Coincidência, eu venho passando por problemas gastrointestinais nesse exato momento 😢
Eu tenho intolerância a lactose, nada muito extremo, mas se eu comer uma quantidade considerável de derivados de leite num curto espaço de tempo, é banheiro na certa. E existem pães que são feitos com leite ao invés de água, como a bisnaga e o pão sovado, e eu simplesmente não consigo comer uma bisnaga inteira sem começar a liberar gases, entre outros incomodos intestinais. 1 gomo de pão sovado me manda pro banheiro em pouco tempo. Digo isso porque o leite é o segundo ingrediente em maior quantidade nesses tipos de pão, então a pessoa pode pensar que tem problemas com glúten, quando o problema na verdade é o leite.
Exatamente o que acontece comigo
Vídeo muito interessante...
Apenas uma observação... vc poderia ter acrescentado algo sobre o argumento muitíssimo utilizado no combate ao glúten que é fato da alteração genética feita no trigo cultivado atualmente....
Na minha opinião este é o argumento mais forte e que deixa realmente as pessoas amedrontadas.......
Muito bom!
ADOREI !
Boa noite!!!!
Mesmo se fossemos viver só da luz solar, como diz a Jasmuheen, não seria uma luz pura, ia nos fazer mal, pois a atmosfera por onde passa a luz tem sujeira e poluição...
O povo vive igual zumbi comendo alimentos embalados, processados . Acho q tbem nao devenos normalizar essa "monotonia" alimentar...
Eu até acho que você pode ter razão, mas citar a The Lancet, meu deixo a analisar depois que a Lancet em 2020/2021, onde publicou uma matéria sem ter feito de fato a pesquisa e o próprio CEO dela admitiu que ela é obrigada a fazer essas coisas senão não publica nada. Agora nada que vem dela eu tenho dúvidas.
Muita gente passa mal até com água ou ar puro.
😂queroa ver eles trabalhando 6x1 ganhando pouco
NÃO tem como ter cardápios variados com alimentos caros
😊era pão agradecendo a Deus por ter na mesa
Tem isso também
Emílio, posso contar o glúten como proteína?
Não, perfil de aminoácidos muito ruim. Excelente fonte de carbo, principalmente se for integral.
@@daniell5751pode sim,cerca de 40% de proteínas da dieta pode ser advinda de fontes q n tem tds os aminoácidos essenciais.Até pq eles n deixam de ser absorvidos e "contabilizados" pelo organismo,podendo participar da síntese proteica,gliconeogênese e até,a posteriori a última,a lipogênese.
@@daniell5751 obrigado, gostoso.
@@Assimcêmemata obrigado pra vc tbm, gostoso.
@@daniell5751ja ta passando informação errada 😂
O Gluten não é exatamente o vilão mas precisamos discutir a industrialização e o refino do trigo.
Já vi muitos sites de saúde falando sobre a adição de peróxido de benzoíla para fazer o seu branqueamento ao que parece isso procede.
Qual site? Traz aqui por favor?
Muito bom
De uma coisa eu sei, macarrão ultimamente não me anda fazendo muito bem, eu sempre comi e gosto, mas não está me fazendo bem mais, eu como macarrão e na hora ado banheiro eu fico agarrado por muito tempo, não consigo dar uma cagada, mas se eu comer pão ou qualquer outra coisa com trigo não me faz mal, talvez possa ser algum ingrediente que tem nele, sei lá
Recomendo ir num nutricionista.
Valeu!
Valeu demais!!
Pão, leite, aveia, pizza são certeza, comi a cor da produção interna bruta se torna amarelo pra verde.
O Pirula cuida tanto da definição dos cachos e vem a galera dizer que ele nao tem vaidade...
Eles não sabem o que dizem do mano Pi
Não fazendo terrorismo com pão de queijo pra mim tá tudo bem. Ok, brincadeiras a parte se uma pessoa tem sintomas estranho é só fazer os exames que o medico indicar.
PS: minhas plantas ten alergia sim, umas nem querem ver água da torneira
Esse povo fitness do youtube só ensina coisa errada, enquanto eu emagreci 50kg comendo chocolate e pão quase todo dia. Como? Seguindo a ciência com defcit calorico e treinando com a tecnica correta, é simples assim
meu cacto e minha espada de são jorge vieram agradecer a intro do video, sentiram-se representadíssimos
Fico feliz por eles estarem bem e sem o intestino inflamado.
Isso aí é coisa desses profissionais com formações criativas. Apareceu Integrativo, ortomolecular e outras definições que nem existem como especialidades médicas reconhecidas no Brasil. Fuja.
queria ouvir mais sobre isso
O Brasil compra trigo e coloca um monte de porcaria nele. Mas oqe eu mais vejo é q com o passar da idade consumindo ele em grande quantidade ou não ficaremos sensiveis a ele assim como a lactose, talvez esteja ligado a genética de cada um. Pães e pizzas na qual tem uma fermentação feita de forma correta quebrando mais o gluten pois as leveduras se alimentam dele não me causa desconforto ja ao contrário pesa de mais.
Têm algum estudo que sustentam essa afirmação?
Nossa, só me lembrou uma senhorinha do penteado bola que faz muuuuito terrorismo alimentar, ela dava umas dicas boazinhas intercaladas com terror alimentar, falava direto de alimentos inflamatórios, tive que mandar o RUclips parar de recomendar coisas do canal dela de tanto que aparecia.
Semana passada, acho, tinha um médico falando na rádio CBN de manhã essa mesma cantiga, achei meio constrangedor e meio irresponável. Espero que a rádio chame outra pessoa para dar uma informação mais acurada.
👏👏👏👏👏👏👏
Tem trabalhos que comparam os tipos de fermentação?
Provavelmente já ouviu alguém dizendo isso né?
Sim,mas também eu comi muito pão "de fermentação natural quando criança, tenho 62 anos . Eu vi um documentário sobre como era feito os pães (antes desta panificação mais recente). Agora,na net ouvi que a fermentação natural "quebra o gluten ",mas não achei trabalhos científicos falando do assunto.
@@EdnaRodrigues-fe2iuôh amada, você tá mal informada viu? As bactérias da fermentação natural se alimentam do amido (açúcar) do trigo e não da proteína (glúten) do trigo. O que é bom que ajuda quem tem problema com açúcar, mas o glúten continua lá! A opção que existe é o trigo sarraceno que não possui glúten, esse sim!
@Viav12 eu conheço o sarraceno,eu perguntei,não afirmei....é sei que o gluten vai estar lá...a dúvida é se acontece alguma modificação no "tamanho" ou "forma " da estrutura da proteina.
@@EdnaRodrigues-fe2iu não amada, não muda!!! A única coisa que altera é no açúcar do trigo que é metabolizado pelas bactérias da fermentação. Já a proteína do trigo (glúten), continua intacta!!! A Dra. Katia Haranaka já fez uma live explicando isso. Deveria se orientar melhor viu
No céu, tem pão sem glúten? 🤔
Sem agrotóxico e sem edição genética vai ter...
👏👏👏👏
Sou veg.Parte disso aqui foi feito pelo glúten(agachamento c 110kg?eu faço)
Mas o Dr Lair disse que é verdade 😮
Esse daí é um [editado pelo advogado do canal]
Pois é mas minha mãe segue esse cara 😰
😊
Qual benefício do glúten no corpo?
Aminoácidos... os vegetarianos como em livros do Hermógenes (1960) ensinavam a "lavar" os carboidratos da farinha de trigo, ficando uma "goma" protéica que podia ser usada como "bife" após fervura ou fritura...
❤❤❤
❤
😅😊
Se eu virasse planta, fumar-me-ia?🤔
Esse seu corpicho roliço é um belo exemplo de como gluten e açucares não inflamam né.... era soh o que me faltava ...
deixa de ser animal juvenal, tu não sabe nem o que é inflamação 😂
O que o formato do corpo do Emílio tem a ver com os argumentos apresentados, baseados nos estudos que estão descrição do vídeo? 🤔
Emílio tem sobrepeso, não inflamação. Vai ser burro assim na pqp. 🤦🏽
Ah sim, até pq vc sabe exatamente a dieta e estilo de vida dele baseado somente nesse vídeo. É cada gênio.
@@Pedroetbdf pois não coma, viva infeliz ué. Enquanto isso eu como o que quiser e ainda evoluo o meu shape
😮
Up
Lamentável esse tipo de conteúdo raso e com desinformação. Longe de defender extremismos alimentares, mas é inegável que o trigo produzido e consumido hoje nada tem a ver com o trigo nativo e já extinto há muitos anos. Está duvidando do poder de destruição desse "alimento"? Fique uma semana sem consumir e veja se nota alguma diferença. Fica a dica!
Sua evidência é anedótica e sem valor científico.
Anedotico é esse vídeo mas está atingindo o objetivo 🤑🤑🤑🤑🤑
Bliu
TARRRRRDE
Alguém pode cortar só o começo do vídeo para prejudicar a imagem do Emílio kkkkkk
BLIU!!!
Informem-se em fontes variadas e ouçam todos os lados da questão. Consumo de Gluten não traz qualquer benefício ao organismo humano e deve ser evitado por animais dessa espécie. Tome a rédea de sua saúde. Informação salva vidas.
Ouvir todos os lados não te faz chegar à melhor conclusão, só te faz escolher a opinião que é mais conveniente pra você, a que mais faz sentido com aquilo que você já acreditava antes. Quem acha que pão faz mal vai naturalmente acreditar em quem diz que glúten faz mal, porque reforça uma crença prévia.
Para ter uma melhor compreensão da realidade, é preciso entender como as coisas funcionam em seu princípio, e isso vai te dar as ferramentas para que você consiga julgar com sucesso se alguém está falando besteira ou não.
Se você não sabe o que é glúten, se você não sabe o que são proteínas, se você não sabe o básico de nutrição, escolher a opinião verídica é uma questão de sorte. E isso vale pra tudo. O maior erro é buscar opiniões antes de aprender as definições das palavras.
@@claudiabcarvalho parece que Dr Samuel DAlle Laste, Drauzio VArela, DR Corassa te influenciaram ? Ou são outros ? Quero saber. Grato. TMJ !!!
Ouvir todos os lados de uma questão te faz escolher o que lhe for mais conveniente? Interessante.
eu afirmo que Gluten não faz bem pra ninguém, nao sou celiaco mas mesmo assim o retirada do gluten parou com enxaquecas e sinusites que eu tinha, fiz o teste.
Informem-se de estudos científicos. O resto é balela.
Eu não tenho inflamação, mas o glúten
❤
Bliu