Japonês é difícil?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 окт 2024
  • Japonês é mesmo uma língua difícil ou depende do prisma pelo qual vemos o idioma?
    Fatores, ao meu ver, importantes no processo de aprendizado de idiomas:
    1) Motivação
    2) Dedicação
    3) Distância do idioma materno
    Exemplos comparando:
    Português x japonês:
    私はブラジル人です。 (watashi wa burajirujin desu)
    Japonês x coreano:
    나는 브라질사람 입니다 (nanun burajil saram imnida)
    Japonês x chinês:
    我学习中文 (wo xuexi zhongwen: eu estudo chinês)
    私は中国語を勉強しています。(watashi wa chuugogugo wo benkyou shite imasu)
    Japonês x finlandês:
    Minä asuu osakaSSA (eu moro em Osaka)
    Watashi wa OsakaNI sundeimasu (私は大阪に住んでいます)

Комментарии • 145

  • @sagalinguistica
    @sagalinguistica 3 года назад +14

    Viciado nos vídeos desse canal! entre vários 'poliglotas' que existem hoje em dia, enfim encontrei algum que valha apena dar atenção!!!

    • @gengotaku
      @gengotaku  3 года назад +6

      Obrigado pelo prestígio!! Aqui não tem picaretagem nem método de aprender em 7 dias!!! A propósito, a maioria desses supostos poliglotas ¨PEIDOU NA FAROFA¨ quando estudou japonês e ABANDONOU!! Tem um poliglota famoso que fez um vídeo falando sobre isso. rsss

  • @dustnoiseplays
    @dustnoiseplays 2 года назад +4

    Revendo teu canal depois de me deparar com um video sobre a epoca que voce era taxista, e nossa, quanto conteudo bom! Eu sempre fui fascinado pelo japão, pela cultura asiatica em geral, mas essa paixão acabou apagando com o decorrer da vida, hoje me vejo atrelado ao trabalho e já estudando outras coisas pra me melhorar no trabalho, mas confesso que sinto vontade de aprender o japones, coreano, etc. Já sei ingles de uma forma bem porca dai fico na duvida se evoluo o ingles primeiro ou não, enfim, enrola enrola kkkk.
    Forte abraço Pereira (primo), espero que esteja tudo bem ai, voce é uma inspiração para nos aqui.

  • @victorlimacorrea3442
    @victorlimacorrea3442 6 лет назад +28

    Cara, você é muito gente fina!
    Tranquilão!
    Obrigado pelo vídeo!

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +4

      Obrigado novamente pelo prestígio Victor!!! Abração e tenha uma ótima semana!!!

  • @thamg.2550
    @thamg.2550 3 года назад +5

    Eu acho coreano mais fácil que japonês em alguns aspectos e mais dificil em outros. Mas eu gosto de estudar coreano, talvez seja por isso q eu não ache tão dificil como a maioria das pessoas. Inclusive eu tenho amigos q estudam japonês e acham coreano mais dificil (eu acho q é pela falta de familiaridade com a língua mesmo).
    Minhas maiores dificuldades com coreano...
    Talvez listening e formar frases longas. Mas eu acredito q seja natural em qualquer idioma encontrar dificuldades quando se está engatinhando ainda. O importante é não se deixar desmotivar por elas.

  • @simonauerbach4761
    @simonauerbach4761 2 года назад +5

    Você é uma inspiração!

  • @kaleidoscuts
    @kaleidoscuts 8 лет назад +3

    Oi meu caro, tudo bem?
    Sobre estudar Japonês, eu estudo a língua há três anos. A dificuldade que eu encontro no momento é a falta de oportunidades para praticar e aquisição de vocabulário novo. Não que eu não esteja conseguindo aprender palavras novas. É que fica difícil organizar esse aprendizado e também a repetição necessária para fixação. Fora que no começo, como é tudo novo, 10 palavras aprendidas são 10 pedacinhos novos de um universo que você está conseguindo desvendar. Depois de um tempo, essa empolgação do início passa e 10 palavras aprendidas são só mais 10 palavras perdidas em um universo de dezenas, centenas de milhares. Mas precisa continuar firme e praticando bastante.

    • @gengotaku
      @gengotaku  8 лет назад +1

      Obrigado pelo comentário caro Ariovaldo. Estou passando pela mesma dificuldade em coreano pois estudo bastante vocabulário e gramática mas não tenho oportunidades para consolidar o conteúdo. No momento escuto música somente mas isso não possibilita praticar linguagem do dia a dia. Não poder utilizar o que se aprende tira um pouco da motivação mas leitura ajuda bastante no fixar de vocabulário. 諦めないでください!!頑張ってください!!

  • @stradis200
    @stradis200 6 лет назад +7

    Você disse exatamente o que penso sobre isso de ser difícil. Na minha opinião pra nós brasileiros é mais fácil aprender a pronúncia do japonês. Porque querendo ou não, elas conseguem ser um pouco próximas, tipo quando você vai ler o alfabeto do hiragana. A pronúncia das letras são bem semelhantes com a em português, mas tem suas diferenças. Eu tenho muito interesse em aprender coreano, mas o alfabeto hangeul e a pronúncias das palavras me dão medo, não consigo entender nada kkkk e chinês também tenho interesse em aprender, mas imagino que com o tempo e prática dá pra dominar as diferenças tonais. Estudo japonês a 1 ano no Kumon, estou no estágio E que ainda é básico mas já considerado avançado na categoria básica. Sei todas as partículas e o japonês informal (o básico dele), to aprendendo agora estruturas de pedido. Minha orientadora diz que eu avancei muito rápido pra 1 ano, isso graças a minha dedicação e vontade, porque quando entrei no Kumon foi pelo primeiro estágio 4A e em poucos meses ultrapassei pessoas que estavam no B e estavam no curso a mais tempo que eu. Ainda tenho muito o que aprender e sinto que estou meio desleixado, estudando menos do que eu poderia sinto que não estou usando toda minha capacidade e quero melhorar isso.

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +2

      Realmente a pronúncia do japonês não é difícil para nós. Quanto ao hangul, é bem mais fácil que o hiragana ou katakana pois só há 14 consoantes e 10 vogais básicas. Em uma semana pode-se dominá-lo. Antes de estudar chinês acho melhor aprender os kanjis em japonês pois isso facilitará bastante aprender o mandarim. Abração!!

  • @rdvh2o300
    @rdvh2o300 6 лет назад +11

    Gostei de encontrar um brasileiro dedicado a aprender sobre a cultura do Japão e sabe respeitar a cultura do país que lhe acolheu e
    que tem canal que agrega mais conhecimento e mostra o Japão por outra ótica totalmente diferente do que vejo nos canais Brasileiros que só reclamam do Japão
    Excelente conteúdo continue mostrado mais sobre sua trajetória para que aqueles Brasileiros que muitas vezes em seu depoimentos se vitimização ao invés de fazer como você buscar qualificação profissional e com isso ter capacidade de evolução na área profissional e pessoal
    Vi sobre seu canal no perfil do conversa com neguinho e já estou assistindo seus vídeos e estou gostando do seu conteúdo que trazem muita informação que não se vê em outros canais de brasileiros que estão no Japão
    Excelente trabalho 👏👏👏🇧🇷🇯🇵👌👌

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +2

      Obrigado pela mensagem e comentário. Fico feliz de poder agregar conteúdo aos assinantes num mundo de tanto entretenimento no youtube que não passa informações úteis. Creio que já dificuldades no Japão mas simplesmente queixar-se de racismo não adianta. Não há barreiras que qualificação não possam vencer e espero poder continuar me especializando. Um grande abraço!!!

  • @lelekportugal9511
    @lelekportugal9511 3 года назад +2

    Parabéns. Vc sabe muito!

  • @rosimeirecavalcante6922
    @rosimeirecavalcante6922 4 года назад +6

    Julio sou sua fã. Te admiro demais. Vc é um exemplo de dedicação. História como a sua nos faz ter orgulho de ser Brasileiro. Vc me inspira muito. Quero um dia poder te conhecer. Sua familia é linda. Seus filhos devem ser felizes por ter um pai como vc. Parabéns. Sucesso e muita paz. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos através dos vídeos.

    • @gengotaku
      @gengotaku  4 года назад +1

      Olá Rosimeire!! Obrigado pela mensagem e pelo apoio ao meu trabalho. Tento fazer a diferença dentre tanto conteúdo só de entretenimento e pouco conhecimento agregado. Desejo-lhe tudo em dobro!!! Abração!!

  • @Jgames-kc7ig
    @Jgames-kc7ig 6 лет назад +11

    Muito legal voce falar disso no canal Julio, me deu uma animaçao pra me aprofundar no idioma :D . Saudades das lives :)

  • @Edgar-jr7cq
    @Edgar-jr7cq 6 лет назад +17

    Depois que vc estuda outra língua fica mas fácil aprender outra...por causa que vc treinou seu cérebro para memorizar coisas mas rápido

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +8

      Obrigado pela mensagem Edy. Após o primeiro idiomas aprendemos o melhor método para continuar aprendendo e até mesmo qual método funciona para qual tipo de língua. Agora estou firme no árabe e polonês como iniciante. Abração!!

    • @GEAZIFernandes-j9x
      @GEAZIFernandes-j9x Год назад

      ​@@gengotakue como mantem todos os idiomas depois?

  • @nefelibatabelfast2776
    @nefelibatabelfast2776 4 года назад +4

    Descobri teu canal ha 2 dias... ja assisti uns 15 videos.. Excelente trabalho e conhecimento! Parabens! Acho possivel aprender japones, mas a fonetica do chines 'e muito dificil para falantes de portuguese, alem da gramatica.

    • @gengotaku
      @gengotaku  4 года назад +3

      Olá e bem-vinda ao canal!! A fonética japonesa é bem simples. Quanto ao chinês, diria que os tons são mais difíceis do que a pronúncia. Porém, a pronúncia do ¨r¨ em rizi(日子: dia) é complicada...

  • @ricardomoura6732
    @ricardomoura6732 6 лет назад +8

    O que me interessou em aprender japonês é que pratico Brazilian Jiu Jitsu (じゅうじゅつ).ありがとう.

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +3

      Eu comecei a aprender japonês porque fazia judô quando estava no ginásio. Pratiquei por 6 anos até entrar na faculdade. Abração!!!

    • @ricardomoura6732
      @ricardomoura6732 6 лет назад +1

      gengotaku Judo e Jiu Jitsu sao as mesmas tecnicas. A diferença é que o Jiu Jitsu a primazia é o Ne Waza. OSS

  • @mobaleatorio3531
    @mobaleatorio3531 4 года назад +3

    2:54 aula de quem? 🤔
    Cara obrigado mesmo, você serve como inspiração pra eu aprender esse idioma.

  • @stefanoimagawa3731
    @stefanoimagawa3731 6 лет назад +9

    Nossa Julião você fala alemão também?
    Meus parabéns.
    Realmente você é o cara.

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +9

      Fala Stefano. Eu estudei japonês e alemão na UFRJ e faltou 1 ano para me formar em alemão mas tenho nível correspondente a uma pessoa com bacharelado em alemão pois fiz um curso no Goethe Institut e tenho 2 certificados de língua alemã. Infelizmente quase não uso o idioma por falta de oportunidades no Japão.

  • @alissongameplays9989
    @alissongameplays9989 Год назад +1

    Na verdade, tudo que a gente nao sabe, é dificil, e vai descomplicando e ficando facil conforme vamos estudando e compreendendo as coisas.

    • @gengotaku
      @gengotaku  Год назад +1

      Exatamente! Não há o que não consigamos aprender, desde que estejamos dispostos a pagar o preço. Estou aprendendo programação e estou tendo que revisar matemática do segundo grau para aprender automação.

    • @alissongameplays9989
      @alissongameplays9989 Год назад +1

      @@gengotaku eu estou aprendendo Japonês, faz 1 semana e dois dias, ja aprendi o Hiragana, ja estou lendo algumas coisas como mangas, como eu nao tenho eu vou no google e pego fotos de paginas de manga pra praticar a leitura de hiragana, quando estiver muito bom, vou para o Katakana, e assim vai, estudando, aprendendo até chrgar lá.
      O mais importante eu já tenho, que é o gosto pelo que to fazendo, gosto muito de aprender Japonês.
      Boa sorte meu amigo você vai consseguir chegar lá nos seus estudo de programação.

  •  4 года назад +2

    Muito legal o vídeo! Eu também acho que para quem sabe o português e vai aprender o japonês leva algumas vantagens. Eu mesma, aprendi primeiro o português e depois o japonês e foi mais fácil o japonês. Obrigada por compartilhar sua experiência! Fiz um vídeo sobre algumas facilidades em aprender japonês.

    • @gengotaku
      @gengotaku  4 года назад +3

      Do português pro japonês não tem problema com pronúncia, ao contrário do inglês. Estarei assistindo seu vídeo.

    •  4 года назад +1

      @@gengotaku Legal, interessante. Obrigada

  • @Rita-jp7ry
    @Rita-jp7ry 6 лет назад +7

    eu tenho dificuldade na forma tomodati kotoba. eu so consigo entender a forma polida. embora isso me causou um desanimo danado! eu nao quero e nao vou desistir. estou na hice de hamamatsu shizuoka. obrigada por compartilhar sua sabedoria conosco!

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +4

      Oi Fernanda e obrigado pelo comentário. O japonês apresenta variações na linguagem do dia a dia e FORMAL, o que causa bastante dificuldades na comunicação. Acho melhor falar o japonês formal pois todos entendem e não causa nenhum problema. O japonês informal virá naturalmente conforme você fizer amigos japoneses.Abração!!

  • @ericaporciuncula7358
    @ericaporciuncula7358 6 лет назад +8

    Foi por acaso que descobri seu canal. Parabéns pela paciência e a forma simples que transmite, excelente professor. Torcendo muito para que seu canal seja um sucesso!!! Vou compartilhar

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +2

      Obrigado novamente pelo comentário e esteja compartilhando o nosso canal se puder!! Um abraço!!

  • @marcialeite6919
    @marcialeite6919 6 лет назад +5

    Fico feliz em saber que existem pessoas como você no mundo nos enchendo de orgulho. Parabéns pela sua profissão e qualificação em línguas estrangeiras. Você faz parte do Brasil que eu gosto de ver ser notícia. Que Deus multiplique sua sabedoria!

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +2

      Obrigado pela mensagem Márcia. Fico feliz em poder inspirar fazendo o que não é comum em nosso país, que é ESTUDAR. Que Deus esteja te abençoando abundantemente!!!

    • @betaniamaciel1609
      @betaniamaciel1609 3 года назад

      Amém!

  • @wagneralbuquerque3029
    @wagneralbuquerque3029 3 года назад +3

    são exatamente os idiomas que eu quero aprender. Já sei o inglês, agora estou aprendendo alemão e japonês juntos.

    • @gengotaku
      @gengotaku  3 года назад +1

      Firme nos estudos!!

    • @johnysantos4415
      @johnysantos4415 Год назад

      eae já ta fluente no japonês?

    • @wagneralbuquerque3029
      @wagneralbuquerque3029 Год назад

      @@johnysantos4415 desisti do japonês, mas falo inglês e alemão.

    • @johnysantos4415
      @johnysantos4415 Год назад

      @@wagneralbuquerque3029 foi por dificuldade ou perdeu a vontade de estudar o japonês ?

    • @wagneralbuquerque3029
      @wagneralbuquerque3029 Год назад

      @@johnysantos4415 Eu tive que dá prioridade a outras coisas.

  • @jvjverissimo43
    @jvjverissimo43 4 года назад +2

    Gosto de ver um brasileiro dedicado assim. Parabéns!

    • @gengotaku
      @gengotaku  4 года назад +3

      Nem tudo no Brasil é bagunça! ✊

    • @betaniamaciel1609
      @betaniamaciel1609 3 года назад

      @@gengotaku isso mesmo!

    • @betaniamaciel1609
      @betaniamaciel1609 3 года назад

      ... Se eu fosse dedicada, também seria poliglota! Tenho muita facilidade para aprender línguas@ Falo inglês e espanhol e um pouco de francês e japonês... Preciso aprender com Seu exemplo! amei seu canal! Parabéns!

  • @miguelmelo3755
    @miguelmelo3755 6 лет назад +2

    Assistindo novamente... É como conversar com uma pessoa inteligente e com ótimo conhecimento em línguas... Obrigado pela aula!

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +1

      Obrigado pelo comentário mas cuidado pois vou acreditar que sei línguas!!! kkkkk Tenho que retomar os estudos do finlandês pois algumas palavras me lembram o japonês como ¨totta kai¨, que quer dizer É CLARO e em japonês VOCÊ PEGOU? kkkkk

    • @miguelmelo3755
      @miguelmelo3755 6 лет назад

      @@gengotaku interessante... Isso foi coincidência ou existe algo em comum na etimologia?

    • @miguelmelo3755
      @miguelmelo3755 6 лет назад

      @@gengotaku kkkk acho que você deve acreditar que sabe línguas!! Só manter aquela boa e velha humildade que é a premissa do aprendizado, "só sei que nada sei" rs e isso você já demonstrou que tem! Grande abraço!

  • @anthonydesu829
    @anthonydesu829 7 лет назад +3

    Gengotaku você acha que saber coreano no Japão ajuda pra arrumar melhores empregos? Pretendo um dia morar no Japão e como gosto bastante do coreano também queria saber se o coreano seria útil aí

  • @uchihadgs
    @uchihadgs 7 лет назад +4

    Vou começar o curso de Letras na USP, perdi muito tempo fazendo coisas que não gostava (cheguei a fazer curso técnico e começar outra faculdade que eu não gostava), era uma coisa que eu queria desde o terceiro do colegial, esse ano só terei aulas do ciclo básico, apenas ano que vem que passarei a ter aulas de japonês. Estou no N3 e vou tentar fazer o N2 e o Kanken no fim do ano.

    • @gengotaku
      @gengotaku  7 лет назад +6

      Olá Douglas e parabéns pela escolha do curso de letras. Nem sempre é animador financeiramente mas o nível de cultura absorvido é alto. O currículo do curso português/japonês envolve o estudo da língua portuguesa, literatura (brasileira, portuguesa e japonesa), teoria literária, linguística(2 anos) , Latim (2 anos), Grego clássico (1 ano e também estudei um pouco de grego bíblico)) e cultura japonesa (fundação da cultura japonesa). Eu também aproveitei e peguei um curso básico de polonês (veio uma professora da Polônia dar o curso), hebraico (aprendi o básico e depois estudei um pouco de hebraico bíblico) e comecei a estudar alemão como segundo curso faltando 1 ano para me formar.

    • @betaniamaciel1609
      @betaniamaciel1609 3 года назад

      @@gengotaku ... Caracoles! Quantas línguas você fala?

  • @ligiadasilvafrancaandrade7973
    @ligiadasilvafrancaandrade7973 6 лет назад +2

    Você tem um potencial muito grande meu rapaz continue você é bom adorei ó canal #estouinscrito

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +1

      Obrigado pela mensagem e elogio. Tenho vontade de fazer muita coisa no canal....Espere só mais um pouquinho. Abração!!

  • @AskLecter
    @AskLecter 4 года назад +2

    Muito obrigado pelas dicas . Sucesso com o canal .

  • @rolenskojisonoda163
    @rolenskojisonoda163 6 лет назад +2

    Oi e o Sonoda. Estivemos junto no Japão lembra?. Eu e o Alonso estávamos a sua procura. Se vc puder retornar manda pelo email sonodarolens@hotmail.com. Depois passo linear ou ZAP.
    Muito bom poder ver vc.

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад

      Oi Sonoda! Quanto tempo!! Eu também te procurei nas redes sociais e não te achei. Achei o César mas ele não me respondeu. Eu encontrei a Marina Miyajima, que mora aqui em Osaka. Te adiciono no ZAP. Abração!!!

  • @Robson_Goto
    @Robson_Goto 4 года назад +1

    Você é muito inteligente . Sou seu fã .

    • @gengotaku
      @gengotaku  4 года назад +1

      Obrigado pelo comentário, mas sou só TEIMOSO e continuo estudando!! Abração!!

    • @Robson_Goto
      @Robson_Goto 4 года назад

      gengotaku uma honra🙇🏻‍♂️. Gosto dos seus vídeos.

  • @paulofmelllo
    @paulofmelllo 4 года назад +2

    gostei das dicas. muito bom, PereChan

    • @gengotaku
      @gengotaku  4 года назад +1

      Obrigado pelo comentário!! Abração!!

  • @kojitiba7014
    @kojitiba7014 8 лет назад +2

    olá vim do canal da norie. quero me aprofundar mais no nihongo e achei super legal seu canal. parabéns!!!

    • @gengotaku
      @gengotaku  8 лет назад +1

      Olá Koji e obrigado pela visita e palavras de encorajamento. Pode esperar que já tem alguns vídeos no forno quase saindo!! Tenha um bom fim de semana!!!

    • @odairsilva1060
      @odairsilva1060 6 лет назад +1

      eu estou estudando japonês e inglês e já falo bastante o japonês inglês estou com um pouco de dificuldade mas vou conseguir pois amo índio mas!

  • @Jolyneadventures
    @Jolyneadventures 5 лет назад +2

    obrigado por isso ❤❤❤ me motivou muitooo!
    eu sei um pouco de ingles e japones e to querendo coreano.... (nao sou fluente em nenhum, e me dou melhor no inglês,não sei mais minha prof da escola fala q minha pronúncia é boa)
    eu aprendi tudo pela internet mas o que me atrapalha mesmo é a pronúncia e a falta de treinos! não costumo pronunciar muito as coisas... 😅

    • @Jolyneadventures
      @Jolyneadventures 5 лет назад +2

      uma coisa esquisita q vou falar é que nunca parei pra estudar nenhum, sabe? eu sei de tsnro ouvir e asimilar a legenda com a fala e ir conectando as coisas, e quNro eu tava na duvida eu procurava na internet/dicionario xxx palavra mas parar pra estudar nunca.
      eu acredito q eu estou até indo bem pra quem nunca sentou e estudou....
      mas um dia farei isso

    • @gengotaku
      @gengotaku  5 лет назад +1

      Fico feliz de saber que te motivei. Ouvir muito ajuda mas sem estudar formalmente acho difícil chegar a um nível de fluência estável.

    • @gengotaku
      @gengotaku  5 лет назад +2

      Bom, se o seu método de aprendizado funciona não serei eu que o criticará. Porém, na minha experiência chega uma hora que temos de sentar e ler com calma para entendermos o que falamos se queremos chegar num nível avançado, que é o que fizemos em português.

    • @Jolyneadventures
      @Jolyneadventures 5 лет назад +2

      +gengotaku sim sim entendo, por isso comecarei a me concentrar e estudar de verdade,eu consigo aprender melhor com audios e volte e meia faço alguma pesquisa online, tipo NHK curso de japones e outros sites de kanjis e katakana,ou que explicam significados de palavras
      eu sempre tentei conectar a fala com a legenda e associar as coisas prestando mto atençao

    • @i.a.1475
      @i.a.1475 5 лет назад +2

      @@Jolyneadventures estude por livros de gramatica também, pois expressões mais avançadas não fazem o menor sentido para nós

  • @marcosguedes7253
    @marcosguedes7253 5 лет назад +3

    Parabéns pelos videos, conteúdo muito bom.
    Me tira uma duvida se possível,
    Eu não falo nem escrevo nenhum idioma estrangeiro, gosto muito do japonês mais pelo gostar da cultura do país... Vejo que o pessoal busca muito fazer inglês, pois até que seria uma linguá meio "Universal", e em seu video vi que aprendeu primeiro o inglês, no meu caso que sou leigo e não falo outro idioma, valeria a pena investir somente em um curso de japonês? ou seria interessante aprender o inglês primeiro?
    Desde já agradeço , abraço.

    • @gengotaku
      @gengotaku  5 лет назад +3

      Olá Marcos e bem-vindo ao canal e obrigado pelo comentário. Sobre sua pergunta, não sei o quanto você se interessa pela língua japonesa mas o idioma não é de alcance internacional e acho melhor você aprender inglês primeiro pois terá mais acesso a materiais como bons livros texto e dicionários, que te ajudarão a aprender japonês mais rápido e será um diferencial comparado com outros candidatos que só falem inglês.Eu aprenderia inglês primeiro pois um novo mundo se abrirá a você e terá acesso a qualquer tipo de informação pois se encontra tudo em inglês.

  • @fernandoaparecidorodrigues3363
    @fernandoaparecidorodrigues3363 6 лет назад +2

    Impressionante, gostaria muito de ter seu talento. Parabéns.

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +1

      Obrigado pela mensagem Fernando. Na realidade eu tenho PERSISTÊNCIA, que leva à realização. Abração!!

  • @AlefNunesDutra
    @AlefNunesDutra 6 лет назад +2

    Parabens pelo canal!

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +1

      Obrigado novamente pela mensagem. Perdoe-me pela falta de vídeos!!!

    • @AlefNunesDutra
      @AlefNunesDutra 6 лет назад

      @@gengotaku Eu que agradeço, seu canal tem muita qualidade e pode crescer muito mais, você é uma pessoa muita inspiradora, eu estou aprendendo italiano e alemão, e sei como é dificil quebrar a barreira dos idiomas, atualmente apenas falo inglês, por mais variado que seja o assunto dos seus vídeos ele me inspira a ser alguem melhor, continue com o ótimo trabalho e sendo a pessoa que é! Espero um dia chegar no seu nivel.

  • @LucasFerreira-jy9kw
    @LucasFerreira-jy9kw 8 лет назад +2

    Eu gostaria de estudar, mas só pra assistir animes/tokusatsu em japones, pois alguns n tem legenda em ingles.
    Fazendo uma comparação, qnt tempo vc levou p aprender ingles e japones?

    • @gengotaku
      @gengotaku  8 лет назад +4

      +Lucas Santos : Obrigado por comentar Lucas. Ao invés de aprender só para assistir desenhos/tokusatsus eu recomendaria aprender a conversar pois
      isso é refletido nos desenhos e programas japoneses. Pessoalmente não gosto de desenhos animados pois a linguagem é artificial e de baixo calão.
      Sobre inglês e japonês a diferença é que aprendi inglês totalmente sozinho e comecei a desenvolver a parte falada quando vim ao Japão pela primeira vez.Eu diria que eu absorvi bastante gramática e vocabulário no inglês durante a escola e quando entrei na faculdade aos 17 anos comecei a falar. O japonês eu comecei a falar depois de cerca de 1 ano de estudo. Mas deve-se ressaltar que eu estudava TODOS OS DIAS de 2 a 3 horas e escutava muito áudio.
      Mas no geral eu acho que o japonês consumiu o DOBRO do tempo para poder falar como inglês pois além da fala temos que aprender MILHARES de ideogramas em japonês para poder desenvolver mais vocabulário e não temos artifícios como o ¨imbromation¨ do inglês. Divaguei bastante mas diria que me levou uns 4 anos para me sentir confortável falando em japonês enquanto que inglês levou cerca de 2 anos.
      Abração

  • @brasilcom1493
    @brasilcom1493 4 года назад +2

    caraca ta totalmente diferente o modo de se comunicar a forma de falar em 2020 do julio ta com outra cadencia com mais pauzas aqui tá com mais cauma mais constante parece outra pessoa

    • @gengotaku
      @gengotaku  4 года назад +2

      Obrigado pela observação. Muitos não entendem que é difícil ficar olhando para uma câmera, lembrar dos tópicos abordados e falar com naturalidade. Confesso que recentemente sinto-me mais tranquilo ao falar. Abração!!

  • @emagrecer2377
    @emagrecer2377 8 лет назад +1

    Ola.... estava procurando escola de nihongo para estrangeiros aki...e descobri o seu canal.... gostei muito e acabei assistindo outros vídeos .... muito bom mesmo!!!! moro também há mais de 15 anos no japao e ainda não falo fluentemente o nihongo.... gostaria de saber como posso melhorar o ke já sei.... desde já agradeço... e parabéns!!!

    • @gengotaku
      @gengotaku  8 лет назад

      Olá e obrigado pela visita e comentário. Nossa, você está aqui há tanto tempo como eu. Acho que temos a maior vantagem para aprender idiomas que é estar no lugar onde o idioma é falado. Não sei se você trabalha com brasileiros mas se este é o caso será necessário sair da área de conforto e se colocar em situações para interagir com japoneses. A primeira vez que vim ao Japão escolhi Okinawa pois lá não há muitos brasileiros e fiz o máximo e esforço para não estar rodeado de brasileiros o tempo todo pois isso faz com que nos acomodemos. Após isso creio que seria interessante ter aulas se você não é do tipo auto-didata e também acho importante tentar ter contato com o idioma escutando música, vendo filmes/seriados e se possível lendo bastante (que requer aprender kanjis) para aprender vocabulário. O mais importante é que você faça isso enquanto se diverte caso contrário os estudos não continuam.
      Um abraço e sucesso no objetivo de aprender!!!

  • @brunaneves5785
    @brunaneves5785 7 лет назад +4

    Muito bom seu canal, ótimo conteúdo e vc é bem inteligente , estou tentando aprender finlandês sozinha, vc pode me indicar algum livro, site, aplicativo confiável que tenha material português - finlandês?

    • @gengotaku
      @gengotaku  7 лет назад +2

      Terve (oi)!! Mita kuuluu? (Tudo bem?)Sinä opiskelet suomea(Você estuda finlandês?). Obrigado pela mensagem e já estou querendo voltar a estudar finlandês!!! rss
      Sobre materiais, eu comecei a estudar com um livro em japonês e mais recentemente estudei com o livro ¨From Start to Finnish¨, que pode ser encontrado na internet com áudio. Infelizmente não conheço nada em português...
      Um abraço e vamos estudar finlandês!!!

  • @eurekafuji
    @eurekafuji 5 лет назад +2

    O youtube deixo a sua pagina estranha julio depois do seu video vem varios videos do lado direito e depois os comentários!!!

    • @gengotaku
      @gengotaku  5 лет назад +1

      Eu acho que o youtube mudou o formato do canal...Está estranho mesmo.

  • @miriancosta8443
    @miriancosta8443 6 лет назад +2

    Adorando seu canal julho,está de parabéns 🎉!

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +1

      Muito obrigado Mirian. Pode esperar mais vídeos.

  • @flordecerejeira4785
    @flordecerejeira4785 6 лет назад +2

    Eu sei falar dois idiomas e achei difícil, você fala uns 4, talvez, e ainda estuda outras línguas. Rs

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +3

      Obrigado pela visita. O segredo do aprendizado é estudar SEMPRE um pouco. Com a motivação certa não paramos de aprender!!! Quais idiomas você fala?

    • @flordecerejeira4785
      @flordecerejeira4785 6 лет назад

      Sim, verdade. Eu falo italiano e o inglês. Pretendo estudar japones agora. Pq sempre achei bonito o modo de escrita e a língua. Além do meu namorado morar no Japão em Gifu. Então não só querer, como necessário.

    • @flordecerejeira4785
      @flordecerejeira4785 6 лет назад +1

      E realmente, o meu caso é a falta de motivação atualmente. Ainda não comecei a estudar o Japonês, porém já olhei alguns sites que ajuda e bem, vai ser demorado. rs

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +2

      Motivação é o fator mais importante no aprendizado pois vai garantir que não desistamos quando bater o desanimo.

  • @eurekafuji
    @eurekafuji 5 лет назад +2

    Estou revendo este video muito interessante!!!

    • @gengotaku
      @gengotaku  5 лет назад

      Obrigado pelo prestígio e desculpe pela falta de vídeos. Vai voltar logo!! Abração!!

  • @jhonnydantas7183
    @jhonnydantas7183 6 лет назад +4

    Oi sou iniciante em japonês q tipo de livro bom pra estuda ??おねがいします

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +6

      Eu gosto do livro ¨Nihongo no Kiso¨, que foi o livro que usei na universidade. Sucesso nos estudos!!

  • @cesarsesca1250
    @cesarsesca1250 6 лет назад +2

    Que dicas você pode orientar para o início do estudo do japonês para brasileiro s iniciantes ?

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +4

      Uma dica que sempre dou é ESTUDAR COM LIVROS pois não vejo aprendizado sistemático sem currículo de conteúdo. Dicas esporádicas não constituem um aprendizado sólido.

  • @rafaelaaquino1155
    @rafaelaaquino1155 6 лет назад +2

    Como é pra uma pessoa ir para o Japão como um missionário? Cristão no caso, tem muitas barreiras? No caso seria visto de turista ou visto religioso? Sou estudante de japonês. Deus tem me chamado pra este lugar.

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +5

      Graça e paz Rafaela. Não sei o processo de obter o visto missionário pois a maioria dos pastores que conheci aqui vieram para trabalhar e se converteram e começaram a pregar. Somente o pastor de minha antiga igreja que tinha um pastor não descendente de japonês que foi convidado por uma igreja e recebeu suporte para tirar visto. Se quiser posso perguntar para ele ou passar o contato dele. Se o seu chamado é aqui as portas se abrirão. Deus abençoe!!

    • @rafaelaaquino1155
      @rafaelaaquino1155 6 лет назад +2

      gengotaku Graça e Paz, eu agradeço. Este é meu email para qualquer informação. liviapaes20@gmail.com/ que Deus abençoe você e sua família!

  • @GEAZIFernandes-j9x
    @GEAZIFernandes-j9x Год назад +1

    Sua fala é robótica

    • @gengotaku
      @gengotaku  Год назад

      Esse vídeos deve ter quase 10 anos! Rsss

  • @allforone1052
    @allforone1052 5 лет назад +2

    Estou estudando japonês já faz mais de 1 mês.
    Animes amo.

    • @gengotaku
      @gengotaku  5 лет назад +2

      Não deiste de estudar japonês!! Poder ver seus desenhos animados no original é uma boa motivação!!

    • @pabloenrique6084
      @pabloenrique6084 3 года назад +1

      Como estão seus estudos?

  • @askakawamura1413
    @askakawamura1413 6 лет назад +1

    Olá Júlio
    Estou tentando estudar japonês mas não sei por onde eu começo
    Você poderia me dar uma dica por onde eu começo

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад

      Olá Aska!! Obrigado pela mensagem. Sobre dicas, seria bom você começar a frequentar o grupo do whatsapp pois muita gente lá está estudando japonês. Eu recomendo o livro ¨Shin-nihongo no kiso¨.

  • @argosmartins1407
    @argosmartins1407 4 года назад +2

    Acento = sotaque

    • @gengotaku
      @gengotaku  4 года назад +1

      Obrigado pela clarificação!! Abração!!

  • @うらしまけいたろ
    @うらしまけいたろ 5 лет назад +2

    A quantia anos o senhor esta ai ? O senhor foi para São por ser casado com japonesa ?

    • @gengotaku
      @gengotaku  5 лет назад +2

      Olá e obrigado pela visita mas para com esse negócio de senhor!!! rss
      Estou aqui há 20 anos porque vim como estudante e DEPOIS me casei com uma japonesa mas já tinha visto de trabalho, que fui obrigado a mudar para visto de casado. Abração!!

  • @denissouza8409
    @denissouza8409 6 лет назад +5

    Sua dica foram Boa mas acho que nunca vou conseguir aprender um idioma porque sou disléxico tem muita dificuldade ler e escrever 😢

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +2

      Olá Denis e obrigado pela mensagem. Não conheço sobre dislexia mas você só vai saber se vai aprender se TENTAR. E é claro vai ter que se esforçar mais que os outros. Abração!!!

    • @filosofocontemporaneo4635
      @filosofocontemporaneo4635 6 лет назад +2

      Bom você aprendeu português

    • @gengotaku
      @gengotaku  5 лет назад +2

      @thyago olok : Obrigado pela postagem. É bem por aí. TODOS aprendem de forma diferente e aprendem no seu próprio tempo. O importante é conhecer aos limitações e estudar baseado nelas. Nunca devemos nos comparar com os demais. Eu aprendo devagar mas continuo aprendendo. Esse é o sucesso para o aprendizado. FORÇA!!!

  • @robloxplus9072
    @robloxplus9072 6 лет назад +4

    私にとっては難しいことではありません。

    • @gengotaku
      @gengotaku  6 лет назад +5

      コメントを頂き、有難うございます。頑張れば、どんな難しいことでもを乗り越えられます。頑張りましょう!!

  • @i.a.1475
    @i.a.1475 7 лет назад +2

    Gengotaku o que acha sobre esse comentário:
    How big of a gap is grade 11 from grade 12? The JLPT gaps are a total joke. If you face the Kanji Kentei and the Nihongo Kentei, that is where you really come to realize how much the Japanese people have pulled their punches on the gaijin. The confidence that was built achieving JLPTN1 was crushed when I couldn’t even pass the Kanken 4th kyu. It is one thing to be able to answer a multiple choice question when the kanji is presented to you as opposed to having to write out a kanji character when you are only supplied with the katakana. Oh the multitudes of homonyms, antonyms, synonyms, that you must be able to distinguish, the name of the given radical in a given kanji, and be able to identify the stoke order. So I had been practicing using flash cards until then JLPT style and I realized that I have to start over. The problem also is the test times for those who have not been raised with a kanji background. Because the test assumes native fluency, the test also assumes that you can write the answers in kanji like a Japanese student. If you aren’t Asian, you will have a real hard time. I couldn’t even get through a quarter of the test because I was writing and reading too slowly. If you are a regular laptop user like myself who not only rarely write out kanji regularly but rather have been cutting big corners when it comes to the writing part so the radicals do not really stick to you, you really got a mountain ahead of you. At this point, you either decide to take the challenge and start from scratch or leave the kanji and nihongo kentei for the native speakers to whom these tests were designed for and respect your limits as to how far you want to take it.
    Pelo visto o Japonês para ser usado em situações mais complexas parece um pesadelo! Sei q mesmo formados em universidades de peso por aqui em Japonês mal conseguem passar no JLPT N2!
    E quando estudou em Okinawa aprendeu Uchinaguchi? É verdade que o idioma está praticamente morto?

    • @gengotaku
      @gengotaku  7 лет назад +1

      Vamos por partes. No quesito praticidade a prova JLPT não reflete a realidade do japonês usado no dia a dia e parei no nível 2 em 1993. Tentei o nível 1 em 96 no Brasil e 98 no Japão mas
      sempre ficava perplexo na parte de audição, com situações impossíveis e o requerimento RIDÍCULO e marcar a ¨resposta certa e resposta errada¨, que testa a capacidade de memória do candidato e não se ele consegue escutar e entender japonês bem. Quando fiz o nível 1 no Japão em 98 fiquei perplexo ao ver chineses e coreanos que mal falavam o idioma, o que mostra que é uma prova a se acostumar com o modelo ao invés de testar o conhecimento prático. Pensei em ¨tentar¨(não gosto de provas que não avaliam conhecimento PRÁTICO (Possuo os certificados de alemão ZDaF/ZMP, certificado de chinês HSK níveis 2-4, certificado de coreano TOPIK nível 1 e TOEIC nota 890 que são certificados baseados na língua do dia a dia)o JLPT mais uma vez mas após conversar com um colega do mestrado, que é japonês, ele me garantiu que ter um mestrado em japonês é mais convincente do que qualquer certificado de língua japonesa. No meu caso obtive uma compreensão melhor do idioma por ter estudado dialetos e ter participado de descrição dialetal durante meu tempo na Osaka University.
      Dentre estes certificados o mais desafiador foi o certificado ZMP(Zentrale Mittelsfutenprüfung, que comprova nível avançado de alemão), que requer redação e entrevista além de ser TODO com respostas escritas e nada de múltipla escolha. Em outras palavras, só passa quem SABE alemão. Em relação ao JLPT é só ser bom de chute e nem precisa falar!!!
      Quanto à prova de Kanji eu fiz um curso por correspondência em 1995 quando morei em Okinawa e não pude prestar a prova pois voltei ao Brasil em Outubro do mesmo ano e a prova não era disponível no Brasil. Assim como a JLPT a kanken requer conhecimento que não é relevante como poder escrever ¨
      limão¨(檸檬) ou ¨rosa¨ (薔薇) ou ainda outra palavra cujo kanji pode ser escrito em hiragana sem problemas. Em 2000 comecei outro cursinho para prestar o Kanken mas achei melhor me dedicar a escrever kanjis chineses, que têm relevância prática e me permitem ler contos interessantíssimos em chinês.
      Na universidade dos Ryukyus, onde estudei em Okinawa, fiz um curso de uchunaaguchi na faculdade e um outro num centro cívico em Naha. Na época conseguia escutar pessoas falando formalmente e ainda lembro alguma coisa. Infelizmente somente pessoas mais idosas falam o dialeto e os jovens somente entendem.

    • @i.a.1475
      @i.a.1475 7 лет назад +2

      Ah muito obrigado gengotaku! Foi bem esclarecedor quanto ao JLPT! Imagina q o JLPT realmente testava sua capacidade sobre a língua ao máximo, claro q na condição de estrangeiro. Uma pena q o Uchinaguchi está sendo falado por poucas pessoas... Gostaria de também um dia aprendê-lo, mas cai naquela questão do finlandês, hebraico ou turco como vc comentou.

    • @gengotaku
      @gengotaku  7 лет назад

      De nada Courage!!! No meu caso fui isento de ter o JLPT nível um por já ter chegado como pesquisador e assistir aulas do mestrado. Ter ganho a bolsa de estudos de língua japonesa me deu uma grande vantagem para poder fazer mestrado. O problema do uchinaaguchi é que ninguém mais fala a não ser idosos. É mais fácil ir numa colônia okinawana de Mato Grosso para aprender pois o idioma lá é preservado e não foi influenciado pelo japonês padrão. Quero voltar a estudar finlandês, turco e hebraico mas não terei com quem falar...Comecei com o árabe e ainda estou no alfabeto. Quando terminar de ler o livro sobre origem da língua japonesa estou pensando em aprender tâmil!!!

    • @i.a.1475
      @i.a.1475 7 лет назад +1

      Entendi, vlw! Mas vc acha q estudando por livros de JLPT eu posso melhorar bem meus Japonês ou após terminar algum livro intermediário não tenho mais a necessidade de aprender por material escrito? Fico na dúvida pois os livros de JLPT no Brasil são muito caros, inviabilizando o aprendizado. Agora pesquisei sobre livros didáticos e existe um intermediário para o avançado que dizem q melhora muito o nihongo, o TOBIRA, mas duvido muito q ele possibilite a leitura de um jornal por exemplo. E sobre outras línguas, já pensou em aprender uma língua africana da família Bantu? Pensei em Swahili que é uma língua franca...

    • @gengotaku
      @gengotaku  7 лет назад +1

      Eu acho que a prova do JLPT não reflete o japonês do dia a dia e é somente um condicionamento para a prova, razão pela qual resolvi não prestar mais. Após ver os milhares de chineses e coreanos no nível um que não falavam NADA!!!Acho melhor você estudar com livros textos ou com as revistas que eu usava durante a gradução, que são chamadas de ¨Nihongo Journal¨. Eu já estudei um pouco de Swahili com uma série de livros chamada エキスプレススワヒリ語  e ainda lembro de ¨ninasema kiswahili kidogo¨(Eu falo um pouco de Swahili). O interessante é que a terminação do verbo vem ANTES do radical pois ¨sema¨ é falar e NINAsema é EU FALO.Se eu perguntar se alguém fala Swahili eu digo ¨UNAsema Kiswahili¨(Você fala Swahili?). A palavra Bantu também mostra a especificidade de l[inguas Bantas pois quer dizem HOMENS se não estou enganado e é plural da palavra MTU. A desinência de plural vem ANTES da palavra.