O que aconteceu em 20 de Setembro de 1835? - Linha Campeira

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024
  • Todo mundo sabe que o Dia do Gaúcho é o 20 de setembro. Há comemorações em tudo quando é canto do universo alusivo a isso. Mas o que aconteceu em 20 de setembro pra que isso fosse tão icônico?
    --
    💡 𝗔𝗽𝗼𝗶𝗲 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹:
    ✓ Quer patrocinar nosso canal? → apoia.se/linha...
    ✓ Nossas camisetas → linhacampeira....
    📧 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐚𝐭𝐨:
    ✓ 𝑨𝒏𝒖𝒏𝒄𝒊𝒆 → contato@linhacampeira.com
    🔔 Redes Sociais:
    ✓ Instagram → @linhacampeiraoficial
    ✓ Facebook → @linhacampeira​
    💡Playlists do Linha Campeira
    ✓ Vídeos sobre Pilchas: bit.ly/3bYGnEP​
    ✓ Vídeos Explicando a Letra: bit.ly/3s4rQNl
    ✓ Vídeos sobre Artistas, Cantores e Poetas: bit.ly/3c1k7tR
    ♬ 𝘔𝘶́𝘴𝘪𝘤𝘢𝘴:
    ✓ Trilha de fundo: Fotossíntese de Ricardo Martins.
    --
    Bamo voltar lá pro início de setembro de 1835, quando na estancia do Gomes Jardim, em Pedras Brancas, onde hoje pertence a cidade Guaíba, estavam reunidos alguns importantes nomes que estavam descontentes com a situação da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, como Bento Gonçalves e Onofre Pires e com o tempo foi se chegando mais gente nessas reuniões.
    Então na noite de 18 de setembro, numa reunião estavam presentes: Gomes Jardim, José Mariano de Mattos, Vicente da Fontoura, Pedro Boticário, Paulino da Fontoura, Antonio de Sousa Netto e Domingo José de Almeida. E decidiram que dentro de 2 dias iam tomar a capital Porto Alegre e destituir o presidente da província Antonio Rodrigues Fernandes Braga.
    Então os ‘rebeldes republicanos’ juntaram uma tropa de cerca de 200 homens e avançaram para as redondezas da cidade de Porto Alegre em 19 de setembro de 1835, nas redondezas do bairro da Azenha.
    Sabendo desse movimento, o presidente da Provincia mandou as suas tropas ficarem de sentinela, cerca de 270 homens foram liderados por Gaspar Mena Barreto que ficaram em pontos estratégicos da capital.
    Noite adentro de 19 de setembro, Braga enviou um piquete com cerca de 20 homens sob o comando do Visconde de Camamu para ir dar uma conferida na Ponte da Azenha por onde os revolucionários poderiam invadir.
    Antecipadamente, os farroupilhas já tinham alguns ‘bombeadores’ ou melhor, vigias, ali naquela entrada e viram a tropa se aproximando e já se prepararam pra peleia. Quem era o líder era o Manoel da Rocha, o Cabo Rocha.
    O tal do Visconde de Camamu, bem como sua tropa, não tinha muita experiência em combate noturno. E assim que avistaram os farroupilhas dispararam suas armas e não acertaram ninguém.
    Os farroupilhas que estavam em apenas 7, foram pra cima, mataram 1 e feriram 4, inclusive o comandante Camamu. E o resto da tropa fugiu em disparada.
    O presidente da província ao saber disso, fugiu na mesma noite para a cidade de Rio Grande.
    Na manhã seguinte, os revolucionários liderados por Gomes Jardim, Onofre Pires, Bento Gonçalves e outros adentram em Porto Alegre e vão conquistando a capital quase sem a necessidade de peleia porque não havia resistência.
    Muitos dos integrantes do Corpo de Permanentes, como era chamada a guarda provinciana, acabaram se aliando aos farroupilhas.
    Por isso 20 de Setembro de 1835 é a data que os Farroupilhas tomam Porto Alegre e é iniciado a revolução Farroupilha.
    No dia 21 de setembro, Bento Gonçalves convoca a Câmara Municipal e dá posse à cidade ao Dr. Marciano Pereira Ribeiro, que era o quarto na ordem geral de precedência dos Vice-Presidentes da Província.
    No dia 25 de setembro, Bento Gonçalves da Silva, divulga um manifesto explicando os detalhes da ofensiva cujo o objetivo era apenas afastar o então Presidente da Província Antonio Rodrigues Fernandes Braga. E nos motivos era de que o mesmo estava levando a província à ruína devido a má administração.
    Numa parte deste manifesto está escrito:
    “Cumprimos, rio-grandenses, um dever sagrado repelindo as primeiras tentativas da arbitrariedade em nossa cara Pátria; ela vos agradecerá e o Brasil inteiro aplaudirá o vosso patriotismo e a justiça que armou vosso braço para depor uma autoridade inepta e facciosa e restabelecer o império da lei.
    Com este triunfo dos princípios liberais minha ambição está satisfeita, e no descanso da vida privada a que tão somente aspiro gozarei o prazer de ver-vos desfrutar os benefícios de um governo ilustrado, liberal e conforme com os votos da maioria da Província.”
    Então essa é a história do 20 de setembro de 1835! Essa data que trouxe acontecimentos que mudaram a história da nossa terra e que molda as pessoas até hoje.

Комментарии • 111

  • @mariacristina7068
    @mariacristina7068 3 года назад +19

    Deus abençoe meu querido Estado do Rio Grande do Sul!!!!! Deus abençoe o nosso Brasil!!!!

    • @LucasSoares-sj8nn
      @LucasSoares-sj8nn Год назад +2

      Correção: Deus abençoe a República Rio Grandense!!!

    • @JRDa550w
      @JRDa550w 16 дней назад

      Ave Glória! Ave Império!

    • @JRDa550w
      @JRDa550w 16 дней назад

      @@LucasSoares-sj8nn Onde fica essa República?

  • @clebersondepaula81
    @clebersondepaula81 3 года назад +8

    Sou do Paraná,mas gosto muito do RS, gosto da cultura,da história. Parabéns pra todos os gaúchos,seja de nascimento ou seja de coração.

  • @paulozarainayala1983
    @paulozarainayala1983 3 года назад +6

    E muito bom conhecer mais a nossa história do nosso Rio grande do Sul.

  • @guilhermecavalheiro5323
    @guilhermecavalheiro5323 3 года назад +9

    Melhor canal parabéns pelo trabalho

  • @JorgeMartinez-co5by
    @JorgeMartinez-co5by 3 года назад +5

    Muy buena clase, saludos de🇺🇾🇺🇾

  • @oridesdeoliveira2474
    @oridesdeoliveira2474 Год назад +2

    Parabéns pela explicação simples e rica de detalhes.

  • @felipeneves1445
    @felipeneves1445 Год назад +2

    Graças a Deus nasci nesse glorioso Estado do Rio Grande.

  • @paulodacosta4873
    @paulodacosta4873 3 года назад +4

    Como é bom ouvir nossa história, parabéns pelo trabalho meu amigo.

    • @ouvinte2181
      @ouvinte2181 3 года назад +1

      ruclips.net/video/wrdZ6x2X-PY/видео.html

  • @fajoolmor
    @fajoolmor 3 года назад +3

    Boa noite.
    " Para assistir essa aula de história,
    preparo o meu amargo chimarrão,
    me sento em meu banco baixo, início um trago do mate
    e presto bastante atenção.
    Abraços de Alambari, São Paulo.

  • @letrasetraços
    @letrasetraços 3 года назад +3

    Bah, até parece que fez em resposta ao meu pedido! Me deu até uma "saudade dos pampas", hehe.

  • @MomentosDoSul
    @MomentosDoSul 3 года назад +3

    E eu sou gaúcho aqui da primeira Capital Farroupilha. Piratini-RS

  • @andrezucolottomartins4282
    @andrezucolottomartins4282 3 года назад +5

    Gostaria que fizesse um video sobre OS LANCEIROS NEGROS, pois me inscrevi no canal hoje, ainda estou vendo os vídeos , e não sei se tem sobre este assunto dos Lanceiros Negros.

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  3 года назад +3

      O vídeo sobre os lanceiros negros está em fase de roteiro ainda. Como é um episódio que tem muitas versões, carece de muito estudo.

    • @celular1791
      @celular1791 Год назад +1

      Vale lembrar que é bom ler Vultos da epopeia farroupilha de Othelo Rosa pra saber a verdade sobre a calúnia histórica contra David cannabarro forjada de uma carta pelo imperial Moringue

    • @guilhermefeiden6865
      @guilhermefeiden6865 Год назад

      Na verdade foram traídos se vc quer saber a verdadeira história lê o livro Lanceiros Negros

    • @alternativemusicmovies9250
      @alternativemusicmovies9250 5 месяцев назад

      @@guilhermefeiden6865 Lembrando, Porongos nem foi o último combate da guerra e sim a batalha de Cuaró. Como pode ter havido o tal acordo se tinha mais guerra depois?Outra coisa não bate: Texeira Nunes sobreviveu ao massacre mas desarmado também?

    • @alternativemusicmovies9250
      @alternativemusicmovies9250 5 месяцев назад

      @@guilhermefeiden6865 Alfredo Ferreira Rodrigues em 1898, em um de seus textos escritos neste ano com o título, “Pacificação do Rio Grande: David Canabarro e a surpresa em Porongos”, comenta após confrontar alguns documentos: “...fui levado a conclusão de que em Porongos houve surpresa, porém não uma traição. ”
      - Alfredo Varela em 1899, esse historiador baseou-se em acusar a traição, baseado nos seguintes fatos, oi fato de ter encontrado uma cópia da carta de Caxias para Moringue, relatando sobre o acordo com Canabarro, no depoimento do Sargento João Amaro, que relatou ter ouvido a leitura da dita carta; e na carta do farrapo Manoel Caldeira, endereçada a Varela, criticando os que defendiam Canabarro.
      - Alfredo Ferreira Rodrigues em 1901, fez os seguintes questionamentos, Caxias era preocupado com o sigilo, inclusive de suas correspondências, então porque seria tão detalhista em citar nomes, ao invés de só determinar o ataque em tal dia e tal horário e por quê Pedro Moringue distribuiu copias, quebrando o sigilo de uma correspondência oficial.
      - Alfredo Varela em 1933, na obra História da Grande Revolução admite o equívoco e defende a inocência de Canabarro.
      - Walter Spalding em 1934, no trabalho referente as memórias de Francisco Pedro, cita, “ Chico Pedro não relata, aí, o caso da carta falsa que mandou escrever com o fim de desmoralizar Canabarro. ”
      - Othelo Rosa em 1935, no livro Vultos da Epopeia Farroupilha, defende Canabarro e cita, “Acusação tremenda de uma feia traição a Republica, assacadilha que chegou a infiltrar-se nas páginas de histórias”. (Assacadilha, imputação caluniosa)
      - Fernando Luís Osório em 1935, no livro Osório, atribui, “ O desastre do exército republicano em Porongos” ao descuido de Canabarro.
      - Henrique Oscar Wiederspahn em 1980, na obra O convênio de Ponche Verde, cita, “...continuaremos a atribuir o desastre de Porongos apenas para omissão e ao desleixo de Canabarro, mas nunca a uma traição.....”
      - Ivo Caggiani em 1992, no seu livro David Canabarro: de Tenente a general, relata em detalhes o combate em Porongos e ressalta, Alfredo Ferreira Rodrigues e seu trabalho, Almanaque Histórico e estatístico do Rio Grande do Sul, e cita, “a definitiva absolvição do general Farroupilha. ”
      - Moacyr Flores em 2004, baseado em suas diversas obras, podemos dizer que defende o argumento da traição, baseado em alguns fatos, o 1º no ingresso de Canabarro na maçonaria em 1840, o que teria apurado sua intenção de chegar logo no acordo de paz; 2º a carta de Manoel Alves da Silva Caldeira , enviada para Alfredo Varela, onde relata que Canabarro sabia da aproximação de Pedro Moringue; 3º a Carta de Caxias para Pedro Moringue, citando o acordo com Canabarro; 4º o fato da família do Farrapo Domingos José de Almeida estar de posse de uma cópia da carta citada no fato anterior; e 5º o fato da falta de explicações de Canabarro sobre o fato.
      - Raul K.M.Carrion em 2005, em seu livro Revolução Farroupilha, usa os mesmos argumentos que Moacyr Flores e Varela em 1899, e argumenta que houve a traição de comum acordo entre Caxias e Canabarro.
      Não podemos negar que o principal argumento usado pelas pessoas que debatem o tema é a carta entre Caxias e Pedro Moringue, onde é citado o acordo com Canabarro ou seja ela é falsificada ou não? Porém, o que questiono é caso seja verídica, em que momento foi feito o acordo? Foi com a presença física de ambos? Foi por mensageiros? Foi por correspondência?
      Fonte de consulta: o livro Canabarro em Porongos de Cesar Pires Machado, o qual aconselho a leitura, pois há outros fatos interessantes e historiadores que são citados.

  • @neviozanella1228
    @neviozanella1228 3 года назад +5

    Parabéns pelo trabalho 👏👏

  • @stellamaris3657
    @stellamaris3657 3 года назад +3

    É o melhor canal que tem fala de uma cultura linda aonde todos precisam saber saúde aí

  • @danielbarbosa6348
    @danielbarbosa6348 3 года назад +4

    Onde fica a história de que os revolucionários entregam os seus próprios aliados, os lançeiros negros , em troca de suas antigas patentes, eu sou tradionalista e a verdade os " farrapos " perderam a guerra, que de farrapos na verdade não tinha nada, eram donos de estâncias e ex comandantes da corte brasileira, está VERDADEIRA HISTÓRIA não falam na escola pra nossas crianças! Sucesso no teu canal, gosto muito de ti!

    • @alternativemusicmovies9250
      @alternativemusicmovies9250 3 года назад

      Nunca existiu essa "traição" isso foi forjado em documento pelo Barão do Jacuí. A prova tá no livro Guerra Civil no Brasil Meridional na página 214. Registro de 1900 muito antes das merdas do JUremir Machado em 2010.

    • @alternativemusicmovies9250
      @alternativemusicmovies9250 3 года назад

      O dito massacre em porongos em 14 de novembro de 1844 mais neste acontecimento Canabarro foi atacado por Chico Pedro em pleno amisticio consedido por Caxias que não haveria mais combate só movimento das tropas Canabarro foi atacado por Volta das 3 horas da manhã só não foi morto pois seu ajudante o negro chamado Joaquim avisou o General que Fugiu só de Cuecas ao encontro das forças de Neto que estava acampada um pouco mais a baixo neste combate morreu por volta de 80 lançeiros negros pardos e índios muitos brancos e alguns oficiais e mais de 300 feridos sobre ele desarmar os lançeiros não procede pois os lançeiros não tinham armas de fogo era lança e algumas armas brancas e mais foi morta em combate uma parte do primeiro batalhão de lançeiros havia vários batalhões de lançeiros tanto no lado farrapo quanto no lado imperial depois deste acontecimento Canabarro continuou os combates por mais 3 meses e 16 dias até assinar o tratado sobre a carta antes da morte o próprio Alfredo Varella desmentiu a Carta soubesse que foi escrita depois do combate para prejudicar Canabarro para fazer ele parar pois pois foi o último a dar o sim para pacificação. livros com documentos que defende a calúnia contra Canabarro.
      TOMO 2 ACERVOS HISTÓRICOS DO RS.
      Incluso:
      Os lanceiros não foram desarmados, tanto que o coronel texeira nunes sobreviveu ao massacre. Essa versão da história foi forjada pelo imperial Barão do Jacuí segundo o que consta no livro 'Guerra civil no Brasil meridional. Está carta foi forjada bem depois do combate várias testemunhas de combatentes do lado imperial como o coronel legalista Rangel afirma em carta estava junto quando foi escrita este combate foi em 14 de novembro de 1844 depois deste combate houve vários outros pois assinatura do tratado aconteceu em março de 1845 portanto não creio que o General Canabarro iria arriscar a vida mais 3 meses e 16 dias por nada e iria colocar fora sua reputação de quase dez anos passando friu fome para no final trair seus companheiros a história conta que Canabarro guardou está amargura até sua morte desta calúnia em plena guerra do Paraguai quando o imperador visitou o Rio Grande do Sul Chico Pedro e Canabarro estiveram frente a frente sacaram suas espadas para duelar Dom Pedro teve que intervir para ver a magoa que ficou. Todo o exercito farroupilha foi atacado em pleno amisticio por Chico Pedro as 3 horas da madrugada morreram 80 lançeiros negros pardos e índios e o General Canabarro escapou só de cuecas senão teria morrido também é uma barbaridade está historia de massacre tá mais que provado por diversas pesquisadores e historiadores deste acontecimento

    • @marcelosilveira4634
      @marcelosilveira4634 Год назад

      Sim

    • @celular1791
      @celular1791 Год назад

      Vai ler vultos da epopeia farroupilha de Othelo Rosa vai descobrir daonde Foi forjado esse documento contra o gen Davi cannabarro. Uma das maiores distorções da história uma traição que não existiu

    • @guilhermefeiden6865
      @guilhermefeiden6865 Год назад

      Verdade mano foram traído com a promessa de serem "livres" isso ninguém conta

  • @rafaelnaderrodrigues9445
    @rafaelnaderrodrigues9445 3 года назад +3

    Sempre esclarecendo a prosa ,parabéns pelo canal ea cultura

  • @felipeneves1445
    @felipeneves1445 Год назад +1

    Parabéns ao canal!!!
    Muito bom esse guri.

  • @diegoschmidtRS
    @diegoschmidtRS 3 года назад +5

    Isso é Rio Grande do Sul isso é Gaúcho

  • @alfredoantoniodossantos5958
    @alfredoantoniodossantos5958 2 года назад +1

    Boa tarde amigo tô na área um abração do tamanho do rio grande tchê 👍🚛

  • @christophergarcia1769
    @christophergarcia1769 3 года назад +5

    A revolução farroupilha foi importante apesar de perdermos porque o Império passou a dar mais importância pq nós por exemplo o RS não tinha escolas e os estancieiros que tinham que manter as fronteiras sem nenhuma contrapartida do Império

    • @bernardoflora6175
      @bernardoflora6175 3 года назад +1

      Pois é, mas não te esqueça que neste período quem governava o Brasil Império era uma regência, já que Pedro I abdicou e partiu para Portugal, e seu filho, o herdeiro do trono Pedro II ainda era muito jovem. Mas não te esqueça também que os ideais republicanos predominaram os poderes da regência, que com uma má administração, gerou insatisfações em várias províncias do Império. Mas para evitar mais confrontos, foi dado o "golpe" da maioridade e proclamam Dom Pedro II como imperador aos 15 anos. Que soube contornar a situação e pode ser firmado o tratado do poncho verde, que findou a guerra.

    • @christophergarcia1769
      @christophergarcia1769 3 года назад +1

      @@bernardoflora6175 concordo amigo na verdade o golpe da República pode ter sido tudo menos republicano.tá mais pra oligarquia mas a revolução farroupilha serviu pra olharem mais pra nós no mais concordo contigo.

    • @bernardoflora6175
      @bernardoflora6175 3 года назад +1

      @@christophergarcia1769 exato, caro colega. E se nossos governantes não tomarem geito, haverá, novamente, uma revolta em proporções nacionais com a maioria do povo Unido.

  • @marcofanfa9506
    @marcofanfa9506 3 года назад +3

    Más tchê guri! Viva o meu Rio Grande do Sul tchê!!!!!!

  • @josegrimaldo5272
    @josegrimaldo5272 3 года назад +2

    É uma pena que depois.e tantas lutas,o Rio Grande hoje tá nas mãos de um PUTO

  • @marcelotonin6260
    @marcelotonin6260 3 года назад +2

    Faz um vídeo sobre Adão Latorre. Forte abraço!

  • @gabrielseverinoprendel7041
    @gabrielseverinoprendel7041 2 года назад +1

    Tche poderia fazer um video falando do walter morais quem tambem quer curtr ai

  • @savioalves2708
    @savioalves2708 3 года назад +1

    Fala sobre a esgrima crioula

  • @rafaell6822
    @rafaell6822 3 года назад +1

    Alou Buenas Ideias kkk brincadeira .. video top

  • @alissonantonioreis2753
    @alissonantonioreis2753 3 года назад +1

    Buenas Lucas , faz um vídeo explicando a letra do sucesso dos Garotos de ouro . Gaitita !! Obrigado e forte " Quebra Custela".

  • @campodepruebas4x451
    @campodepruebas4x451 3 года назад +1

    😂jaja se asombraron solos jaja👍💪😂

  • @felipelunardini2447
    @felipelunardini2447 Год назад

    Uma pena que a gauchada se acadelou hoje, os heróis desta terra morreram com a verdadeira honra de ser gaúcho de verdade, hoje não servem nem pra pano de manga.

  • @JRDa550w
    @JRDa550w 16 дней назад

    Ave Glória! Ave Império! Estar revoltado e se revoltar tem uma grande diferença! De que adianta se julgar revoltoso da boca pra fora! Somente naquela época o RS fez algo e mesmo assim, foram fazendeiros que instigaram seus escravos e peões a lutarem por eles! Até hoje se vê timbre e orgulho... só que do passado! Hoje somente vemos um povo que aceitou a submissão, assim como o restante do pais. Então ficar sentindo saudades e sentir-se um separatista, não serve de nada! Somente ficar sonhando por algo qual não se corre atrás, não faz do sonho sua realidade! Por isso os demais Brasileiros menosprezam a BRAVURA gauchesca! Eles também tiveram suas revoltas, más não ficaram sonhando com elas.

    • @JRDa550w
      @JRDa550w 16 дней назад

      Hoje os gaúchos passam pela mesma situação, más... preferem ficar sonhando com o passado, do que fazer algo semelhante! BAITA ORGULHO!

  • @pensamentopositivo263
    @pensamentopositivo263 Год назад +1

    SEPARAR DO BRASIL E MOTIVO PRA COMEMORAR.....NAO FAZ SENTIDO🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  Год назад +2

      Outros tempos, outras lutas.

    • @FarrapoTeutoniense
      @FarrapoTeutoniense 4 месяца назад

      é q o Brasil era horrivel naquela época os regentes escravizavam o próprio povo brasileiro impostos altíssimos exploração o norte inteiro se revoltou a bahia Maranhão Piauí RS SC se revoltaram o objetivo inicial dos farrapos era obrigar o brasil a diminuir os impostos mais o brasil não aceitava de jeito nenhum pelo contrário nos ridicularizava mesmo nós ganhando a maioria das batalhas aí surgiu o separatismo no brasil mais comemoramos não tanto o separatismo tanto que a proclamação da república Río-Grandense não foi 20 de setembro foi 11 de setembro comemoramos nossas façanhas r conquistas conseguimos obrigar o brasil a baixar os impostos e a não matar nenhum farrapo dps da guerra diferente dos outros movimentos que foram massacrados ninguém foi poupa-do nem recompensado principalmente pernambuco q tentou 3 vezes mais não foi atendido nenhuma das 3

    • @Skyfloc
      @Skyfloc 3 месяца назад

      Faz sentido sim. Ainda mais quando tu descobrir quanta grana é "recolhida" por Brasília, usada para sutentar eles mesmos e outros estados. Enquando isso, estamos aqui sofrendo para reconstruir o RS. Separatismo não é uma realidade, mas eu ainda acredito que seríamos muito maiores separados.

  • @evbuzzi6749
    @evbuzzi6749 3 года назад +2

    sul livre!!

  • @marioeduardoklazeredu8691
    @marioeduardoklazeredu8691 3 года назад +1

    Melhorar o audio

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  3 года назад +2

      Que tal patrocinar o Linha Campeira? Manda um microfone profissional pra cá que ajeito uma série de anúncios em nossas redes.

  • @finadotrancudo9484
    @finadotrancudo9484 3 года назад

    E tem jaguara que fala em batalha da ponte da Azenha.(Morreu 1. kkkkk) Uma vergonha. Tremendo golpe sem consequência nenhuma. Não deu em nada. Um dos motivos foi econômico, sendo o charque a principal economia e os donos não se envolveram na "causa". Foi uma "revolução" que não revolucionou nada. Só os grandes ficaram muito bem. E o tal herói Bento, começou a escaramuça e não teve hombridade de terminá-la. Outro guapeca, engana bobo. E o povo.....Ah, é só o povo.

    • @celular1791
      @celular1791 Год назад

      Vai dormir desinformado! A maçonaria dos farroupilhas era francesa republicana e a do império era inglesa monárquica. Deve ter lido Juremir Machado e Tau Goulin pra vir aqui comentar.

  • @luizvicentin2034
    @luizvicentin2034 2 года назад +1

    Bah, o Eduardo Gremista concorda com isso?...

  • @ivanmiranda795
    @ivanmiranda795 2 года назад

    O Rio grande do Sul se separou dos outros Estados,
    Por isto a escrita, liberdade, igualdade em quando estardia

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  2 года назад

      Essa frase "Liberdade ainda que tardia" é da bandeira de MG (Libertas quae sera tamen). A frase da bandeira riograndense é: Libertade, Igualdade e Humanidade.
      A Província de São Pedro do Rio Grande do Sul se declarou independente da Monarquia Brasileira em 1836, ficou como um país independente até março de 1845, quando foi assinada a Paz de Ponche Verde.

  • @DD-rx6jv
    @DD-rx6jv 11 месяцев назад

    todo mundo sabe só no RIO GRANDE DO SUL... O RESTO DO BRASIL NEM SABE QUE EXISTE RIO GRANDE DO SUL!!!KKKKKKKKKK