Epidemiologia (aula 4, parte 2/3) | Tipos de estudos randomizados

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 ноя 2024

Комментарии • 8

  • @lourencodelponte9967
    @lourencodelponte9967 2 года назад +2

    Grande Fernando! Eis que retorno a pós graduação aqui no estado da Bahia e na procura de uma boa aula, me deparo com essa aula maravilhosa de um ex aluno. Grande abraço para você e sua família.

    • @professorfernandohartwig
      @professorfernandohartwig  2 года назад

      Que ótimo ter notícias tuas, meu amigo! Fico feliz que gostaste da aula. Espero que aproveites os outros vídeos disponíveis no canal. Abração!

  • @Reactty
    @Reactty 3 года назад +1

    aula excelente, professor.
    parabéns

    • @professorfernandohartwig
      @professorfernandohartwig  3 года назад

      Fico feliz que você tenha gostado da aula! Espero que outros vídeos no canal também sejam úteis. Grande abraço!

  • @NoobsemapurosBlogspotBr
    @NoobsemapurosBlogspotBr 9 месяцев назад +1

    Prof. No ensaio clínico cruzado randomizado eu posso analisar o desfecho agudo? Já que normalmente a gente utiliza-se de um tempo de intervenção maior para desfechos crônicos?

    • @professorfernandohartwig
      @professorfernandohartwig  8 месяцев назад +1

      Olá! Desculpe a demora em responder. Estava de férias e agora estou colocando as coisas em dia.
      Obrigado pela pergunta. Respondendo: a melhor situação para o delineamento cruzado é quando:
      (i) O desfecho é "reversível" (ou seja, que ocorrem e depois somem), do contrário não seria possível que os participantes do estudo fossem livres da doença após o período de lavagem. Portanto, óbito não é um desfecho que se presta para este delineamento.
      (ii) A exposição tem efeito de curta duração sobre o desfecho, do contrário seu efeito não sumirá após o período de lavagem. Portanto, vacinação não seria uma exposição que se presta para este delineamento.
      Em vista dos pontos (i) e (ii) acima, eu diria que, de modo geral, desfechos agudos se prestam melhor para o delineamento cruzado do que desfechos crônicos.
      Espero ter esclarecido. Um abraço e bons estudos!

    • @NoobsemapurosBlogspotBr
      @NoobsemapurosBlogspotBr 6 месяцев назад +1

      Prof. desculpa só responder agora. Eu sou da educação física e gostaria de testar dois protocolos de treinamento. Nesse caso seria uma condição legal pra esse tipo de delineamento? Outra dúvida. Encontrei artigos que dizem ser crossover, na hora de escolher as ferramentas para risco de viés e qualidade metodológica, posso utilizar os recomendados para ensaios clínicos randomizados?

    • @professorfernandohartwig
      @professorfernandohartwig  6 месяцев назад

      @@NoobsemapurosBlogspotBr obrigado pela pergunta!
      Sobre a adequação do delineamento para o teu estudo: você precisa avaliar se as condições (i) e (ii) que eu mencionei na resposta anterior são razoáveis no teu caso. Se o desfecho for reversível e o efeito dos protocolos de treinamento sobre o desfecho for agudo (de modo que, após o período de lavagem, não há influência do protocolo de treinamento sobre o desfecho), poderia ser uma boa opção, sim. Porém, se isso é ou não o caso, quem melhor pode responder não é um metodologista como eu, mas sim quem trabalha com o assunto em questão (no caso, você e outros pesquisadores da área de atividade física).
      Se os estudos são, de fato, ensaios clínicos randomizados (ECR) cruzados, seria adequado, sim, utilizar ferramentas para avaliar risco de viés etc. recomendadas para ECRs. Porém, eu leria com cuidado a metodologia para ter certeza de que, de fato, o estudo se enquadra como tal, pois às vezes acontece de classificarem equivocadamente o delineamento que foi adotado (por exemplo, alegarem que foi um estudo experimental, mas ao ler a metodologia fica claro que foi um estudo observacional). Também seria importante avaliar os aspectos específicos dos ECR cruzados (no caso, se as condições (i) e (ii) acima são razoáveis no estudo em questão), caso não sejam contemplados na ferramenta de análise de viés.
      Espero ter ajudado. Um abraço, bons estudos e sucesso na pesquisa!