Oi doutor, fiquei muito animada pelo grupo mais estou vendo que o grupo não existe mais .tenho anciedade e sou explosiva e gostaria decontrolar isso oque fazer?
Muito obrigado, sofro muito com o meu comportamento. Eu arranco portas no soco, vivo com as mãos inchadas e com hematomas. Depois fico com uma espécie de ressaca, muita vergonha. Tenho medo de um dia ir as vias de fato e acabar matando alguém, ou lesionando permanentemente.
Eu sou assim. Infelizmente não tem controle na hora da explosão você fica cego e so ve a besteira que fez depois. Ja perdi muitas coisas materiais na vida como celulares guarda roupa, janela, portas etc. Não sabia desse transtorno e sabendo agora vou buscar tratamento.
E desejei mudar isto em mim, busque ajuda e inclusive li um livro duas vezes chamado: "Ira sob controle". E há uns 3 anos não tive mais nenhum descontrole
Eu sou assim. Orei muito a Deus procurando ajuda e hoje depois de muitos anos encontrei esse vídeo. Agora já sei o que eu tenho, tive muitos prejuízos em minha vida, muitas perdas e também muitos relacionamentos destruídos. Vou procurar um médico psiquiatra em minha região e tomar os devidos remédios para meu tratamento. Eu quero ser melhor.
todos me diziam que meu caso era falta de DEUS, nunca fui um cara religioso e nao acredito que a igreja resolveria meu transtorno, hoje estou buscando ajuda de psiquiatras e psicólogos e sei que vou melhorar, não que a fé nao ajude de alguma forma, mas ajuda médica é sempre a melhor solução. Nós vamos ser melhor.
Eu tenho exatamente esses sintomas, hoje estou em processo de divorcio justamente por não ter buscado ajuda enquanto ainda havia tempo, perdi a mulher da minha vida por nunca ter procurado ajuda, achei que com o tempo eu melhoraria mas acabei só piorando, as explosões variavam de insultos a quebra de objetos pessoais, e por ultimo até as lamentaveis agressões. Hoje sofro sozinho enquanto espero meu tratamento fazer efeito e ela me perdoar. O processo é longo e doloroso, mas acredito que conseguirei melhorar e reconquistar minha familia.
É uma doença péssima!! Vc está super bem, com sua Família, amigos, brincando com seu Filho. Aí do nada se transforma em uma pessoa agressiva, falar monte de coisas, faz coisas horríveis. Depois vem o sentimento de vergonha e arrependimento. E a pergunta: mas pq eu fiz isso, estava tudo bem e por uma coisinha de nada eu estraguei tudo !!
Pode ser de menor gravidade pra quem explode mas pra quem é agredido verbalmente tem um prejuízo enorme emocionalmente e até desenvolver sintomas físicos...muito ruim isso .
Estou aqui por causa de um surto. Na minha família, meu pai é assim e meu irmão também. Estou disposta a mudar, sou assim desde criança e sempre tenho recaídas, o que me deixa muito triste.
Meu pai era assim, as vezes um motivo banal se alterava. Isso foi durante toda aminha infância. Eu e meu irmão também sofremos com isso, e minha filha também. As características são essas mesmos,me identifiquei. O prejuízo é real,nos deixa constrangidos. Não há agressão físicas mas sempre verbais. Ficamos entristecidos.
Eu sou assim... Difícil 😕 Quando criança era espancada e sou filha de mãe narcisista. Logo, quando "entendo" que alguém está tentando ser agressivo ou me intimidando, já era... Entro em modo de defesa instantâneamente.
Como você eu sou mega fofa, eu mesma me surpreendo com minhas explosões. E o pior é que rodo mundo pensa em mim explosiva e não a fofa. Mas não sofro mais, me divirto agora pq minhas explosões são seletivas, sem culpa.
Me reconheci em vc, criada por uma tia neurótica que só me espancava, me humilhava e amaldiçoava, em algumas situações sou bem nervosa e explosiva ( sofri com isso, pois viramos alvo de piada principalmente para aqueles que querem ver o mal das pessoas 😥)
Os especialistas falam "ninguém pode te afetar, a menos que deixe" Isso é uma grande falácia! Fique perto de uma pessoa explosiva ou algo do tipo, quero ver se você não começa a se sentir mal, principalmente se tiver que conviver com ela. A "energia negativa" da pessoa começa a interferir na sua. Lógico que você também não vai sair se ofendendo com qualquer provocação aleatória de algum hater, é só ignorar.
Sou Borderline, e não nescessariame, os border, não tem esquizofrenia e psicose. Eu tenho. Mas, sempre nessas horas busco a consciência ,respiro fundo. Isso causa tranquilidade, fico em silêncio para não haver mágoas, tristeza. Grata. Shalon.
Meu ex marido tem exatamente essas características! É uma pessoa super alto astral, contagiante até. Mas tem um "gatilho" que o transforma! Fiquei casada por 19 anos. Na verdade, tinha medo de suas reações e fui me fechando. Sofria muito. Quando decidi por me separar, fiquei surpresa pela quantidade de comentários de amigos dizendo que foi uma "libertação". Eu não tinha essa visão até começar a ver tudo que vivi sob outro ângulo! Hoje estou feliz e liberta! Ele é um bom homem, otimo pai e amigo! Mas não funcionou como marido!
@@Evelyn39638 Terapia, medicamentos, psicólogo sem parar! E tentar observar o gatilho para tentar amenizar. Fazer silêncio também. Não responder a provocação da pessoa
eu sempre fui uma criança raivosa, e hj em dia eu tenho explosões menores em diferentes horas do dia (praticamente todo dia) mas as vezes tenho explosões mt grandes onde chego a me bater, bater nos móveis mais próximos, eu tmb ja cheguei a bater num familiar por acesso de fúria; e depois chego a chorar, como se caísse numa depressão após os surtos, e estou me afastando mt de todas as minhas relações e me fechando mt emocionalmente. e eu me identifiquei, sobre a família ser mt distante, a minha sempre foi, ent eu sempre fui mt fechada desde criança
Eu também, quando eu era pequeno, eu me batia, às vezes, quando algo me estressava demais, eu puxava meus cabelos, eu também socava os móveis (principalmente quando eu tropeçava em um deles sem querer), hoje em dia eu tenho surtos mais no trânsito infelizmente, o que me leva a tomar comportamentos de risco, já aconteceu duas vezes inclusive
Eu sou assim Mas acho que é porque eu tenho raiva reprimida, desde a infância tudo o que me faziam eu deixava e guardava a raiva pra mim, hoje adulta eu sou impulsiva e muito reativa, preciso controlar a minha raiva pois acabo falando coisas que não queria e depois me arrependo.
O pior é que a pessoa que tem esse transtorno não percebe muitas vezes que precisa de tratamento. Parece que está possuída naquele momento e depois alguns fingem que nada aconteceu.
Eu fui diagnosticado com essa síndrome há 2 anos atrás, em minha experiência sofri muito com isso, já cheguei a agredir pessoas na rua e até a minha própria mãe. Me arrependo muito disso, sempre andava com os punhos roxos, graças a Deus os remédios vêem fazendo efeito e eu hoje estou muito melhor mas só quem passa sabe como é horrível
O meu falecido pai era explosivo devido à exaustão de stress originado nos problemas no trabalho. Era realmente respeitador de todos mas perante certos gatilhos por exemplo atitudes abusivas de outras pessoas, ele explodia de tal maneira que gritava a pelos pulmões. Eu era jovem e nao compreendia aquelas atitudes e até me assustava. São muito poucas as pessoas que estão preparadas para compreender estas atitudes. Ele também foi criado numa estrutura familiar muito rígida e sem diálogo. O pai dele era muito severo Naqueles tempos as pessoas tinham de sobreviver e não havia noção da importância do bem estar psíquico. Até o meu pai não compreendia qualquer depressão que a minha mãe e eu tivéssemos muitas vezes causas por aqueles acessos de fúria. Só muito mais tarde quando os problemas no trabalho acabaram, ele começou a ser mais comedido. Depois na casa dos 70 anos, comecei a notar que ele dava gritos durante o sono e ele disse-me que estava a sonhar ser perseguido por alguém. Mas nunca conseguiu explicar mais nada. Levamos aos médico, fez exame ao cerebro e deu diagnóstico de demência grave. Mas andei vários anos a alertar e foi muito difícil convencer vários médicos de que ele não estava bem. As pessoas e mesmos médicos iam pelo aspeto e diziam o seu pai estava com boa aparência. Mas eu é que vivia com o meu pai todos os dias e tinha alguma sensibilidade para saber que havia algo errado. Por isso em questões psíquicas a família. mais próxima deve estar atenta porque muitas vezes os transtornos mentais passam despercebidos. Não é visível a quem está desatento. O mal da psique não tem sintomas visíveis como outras doenças. São como doenças invisiveis
Eu tenho isso, e não tenho dinheiro para um pisicologico, isso dói muito, preciso de ajuda, perdi meu casamento, perdi meu emprego, amigos e familiares próximos 😭
Eu ultimamente estou assim, mas é depois de pedir que não façam coisas como largar sapatos, roupas espalhadas , creio que pedi por três anos ,e aí agora só explosão . Exatamente! No dia a dia sou suave ,cheguei a pensar ser diabetes.
Isso é muito sério, descreveu alguém que convivo, ela fica muito abalada depois que acaba esse excesso de fúria e até agressão, há anos eu tento convencer ela de se tratar, ela já passou por terapia, mas parou e agora voltou a cometer os mesmos surtos depois de 2 anos! Infelizmente vou ter que afastar ela de mim pq apesar de ser menos frequente, tipo 1 a cada ano ou 2 é intenso e tem me abalado muito emocionalmente! Não sabia que era um transtorno, mas foi muito esclarecedor o vídeo, muito obrigado! Deus te abençoe sempre 🙏🙌
Meu marido fica fora de si se algum comentário ou alguma coisa acontece que seja contrário àquilo que pensa ou sente...Não consegue se controlar, então medimos muito as ações e palavras junto dele, mas é horrível ter que viver assim. Já pensei muitas muitas vezes em me separar...
Vdd, estou a ponto de me separar a descrição que vc fez do seu espsp e da mesma do meu. Complicado chega um momento que se torna insuportável a convivência....
Amore, tbm estou nessa a anos. Hj q descobri q é um transtorno q ele tem. Estou seriamente pensando em separação, não só por isso mas por outras coisas tbm. Já chegou a me empurrar no sofá qd estava grávida, isso a 5 anos atrás. Pior q nosso filho ver TD e já percebi q meu filho é um pouco nervoso demais tbm. Fico com medo e me calo na hora, claro, pra ele não piorar e chegar a me agredir, pq é isso q ele pode fazer se eu fosse uma q enfrentasse ele. Teve uma vez q ele colocou a mão no meu rosto e foi me empurrando, eu pedindo calma e ele ficava mais irritado ainda, meu rosto ficou doendo. Isso foi ano passado. Pior q as vezes ele me culpa q não ajudo ele, q ele fica assim pq eu falo demais, q não sei vê as coisas e ficar calada, como se eu fosse a culpada da explosão dele. Estou ficando esgotada, empurrando o casamento com a barriga. Vou procurar um psicólogo urgente. De qualquer forma a separação está quase q inevitável na minha mente. Não aguento mais tantos mais tratos, tanta ignorância, mesmo sabendo q eu um transtorno.
@@raquelguia629 Tudo bem? Primeiramente, não se deve pedir a uma pessoa em crise de raiva que ela fique calma. Quando se faz isso, automaticamente, na mente da pessoa ativa um gatilho como se estivesse negativando o comportamento dela, e isso é tudo que essa pessoa não quer entender. O sentimento que o toma é aquela sensação de confronto. O melhor a fazer é deixar a pessoas se esvair sozinha porque não tem nenhum estímulo para ela continuar com seu comportamento agressivo, logo terá que paralisar e receber o sentimento de vergonha que geralmente o acompanha pós descontrole. Boa sorte na decisão que tomar.
@@lima_lima sim sim tenho ciência disso, mas na hora as vezes esquecemos como agir da forma mais correta. Resolvi procurar um psicólogo, mas pare e q ele tá enrolando, até lembrei a ele por esses dias. Enfim, vou correr atrás de um profissional pra nós ajudar antes de tomar qualquer decisão. Gratidão pela contribuição 😘🌹
BOM dia Dr. Esse tri que a Psicologia estuda como um transtorno, é realmente um encosto espiritual para envergonhar é deixar a pessoa. Muito mal. Infelizmente conheço algumas pessoas assim ,com explosão de raiva é muito desgastante. RECOMENDO ORAÇÃO PARA APLACAR O MAL. EM NOME DE JESUS.
Sim ,sei bem o que é. Convivo com um a mais de quarenta anos. Muito difícil! Já ñ Tô suportando mais. Conviver com pessoas agressivas adoece. Medo constante!
Meu marido sempre tem essa explosividade, ferveu esposa e filhos com palavras maldosas. Quebra as coisas dentro de casa, e, não reconhece que precisa de ajuda. 😢
Sofro disso desde criança. Ate me comparava com o Hulk, só que o Hulk explodia como resposta a injusticas contra outras pessoas ou agressões. Meus gatilhos não são tão nobres. Mas agradeço muito pelo vídeo . Não tinha relatado isso para o psiquiatra ainda por achar que era um problema mais de personalidade e nunca imaginei que pudesse ter algum medicamento para isso.
Eu sou assim, fico mto triste, pois estou bem e do nada fico com uma raiva, com coisas que acontecem ou algo que as pessoas fazem ou falam já me sobe um nervoso, meu Deus! Tenho mta raiva, não vivo assim, sou uma pessoa super alto astral, amiga, legal, mas essas passagens de raiva acontecem do nada, muitas vezes por coisas bestas!
Infelizmente meu marido tem isso,qualquer frustração ele explode com Palavras agressivas. É horrível, vamos procurar um médico depois deste vídeo. Obrigada!
Eu já tive depressão várias vezes e faço tratamento de manutenção. E percebi que em todas as recaídas eu tive esse ataque de fúria no início da depressão. Tem um remédio específico que me foi receitado para essa situação por isso, não saio de casa sem ele.
Eu descobri há poucos dias vendo o vídeo de uma psiquiátra explicando a respeito desse transtorno. Realmente é muito sofrido tanto para quem sofre com essas explosões e para quem convive, dói muito em ambas partes.
Acho que eu sou assim... já sofri todo tipo de abuso psicológico e desrespeito pela minha família. Uma vez meu padrasto me irritou de um jeito que eu gritei muito, fiquei vermelha e chorei de ódio por 1h. Não consegui discutir sem gritar.
Eu sou essa pessoa dócil, amiga, justa, leal. Mas depois que eu me estresso por algo eu fico assim. mas quando algo me irrita e eu explodo. Fico xingando e com raiva e falo coisas que não quero e já era e Deixo as pessoas tristes e depois eu fico triste e com vergonha. 😢😢
Doutor eu tenho esse problema. Por conter minha raiva além do que pude suportar (27 longos anos no trabalho) comecei a explodir, quebrar e destruir as coisas lá no trabalho para não atingir a pessoa que me fazia tanto mal... Na última vez eu quebrei minha mesa na base do soco e Graças à Deus ficou só na mesa pq se eu encostasse a mão na tal pessoa, ela sairia dali pro hospital e eu pra cadeia 😢😢😢 Tudo isso pq eu não podia abrir minha boca pra dar nem bom dia que ela já mandava eu "falar baixo" mas com uma entonação que pra mim era um " cala a boca" Nós discutíamos diariamente e eu não sou de bater boca. Ela não me deixava falar (falava sem parar pra não ouvir as verdades) e ninguém se metia pq todos no fundo desejavam que alguém desse uma surra nela de tão abusada que era... Mas eu sabia que eu não ia "só " dar uma surra; eu iria destruir ela e então eu ficava só nos xingamentos até amenizar um pouco a minha revolta. Sempre fui muito querida por meus patrões e colegas de trabalho mas como nós 2 já tínhamos quase 30 anos de trabalho, Eles não queriam nos prejudicar para que pudéssemos nos aposentar 🙏 Eu explicava pras pessoas que baixava um Taz em mim, uma sensação ruim que vinha de baixo pra cima e que, quando eu não conseguia controlar, eu partia pra cima, violentamente, e depois que eu começava não conseguia parar, só depois de ter feito muiiitos estragos 😱😱😱 Na hora que eu perdia o controle eu ficava cega, minha visão ficava embaçada e ficava com uma força absurda, na hora eu não tinha consciência se quem eu queria atingir era homem ou mulher, grande ou pequeno, forte ou fraco; pra mim na hora é como se eu estivesse lutando pela própria vida... Muito difícil de explicar e foram poucas as vezes em que eu perdi o controle, mas em todas eu fiz "besteira". Bom, pra minha sorte depois desse dia eu passei a sentir mal-estar, taquicardia, minha pressão não regularizava, começou a sair feridas no meu quadril e pernas que não cicatrizavam nunca ( é até hoje eu as tenho) aí fui obrigada a procurar os médicos; Ia no cardiologista meu eletro normal, a pressão ficava 14x9. Fui em 4 dermatologistas e eles falavam que eu tinha que procurar um psiquiatra, o cardiologista também falou.. então eu fui diagnosticada com depressão, transtorno de ansiedade e mais tarde na pandemia com síndrome do pânico ( eu achava que ia morrer) essas coisas só melhoraram quando passei a tomar paroxetina (Pondera xr) e o alprazolam ( frontal ) mas as feridas não curam, secam e abrem de novo e agora minha pele está escura horrível mesmo ... Enfim foi o preço que paguei por suportar tantos anos de aborrecimento Obrigada por seu esclarecimento, mais uma doença pra minha lista 😩😩😩😩
Tem outras doenças q não são dermatológicas e nem por estresse que são assim, um exemplo é a Leishmaniose que se pega pelo mosquito palha. Não é só o cachorro que pega.
Muito bem explicado Dr., mas o problema é conviver com pessoas assim...muita mágoa. Como fazer para lidar com isso ? Tem alguma forma para ter uma vida mais leve qdo a pessoa não reconhece que deve fazer tratamento ?Muito obrigada.
De muitas pesquisas para tentar resolver alguns incômodos está foi a melhor linha de raciocínio me passada, não sei se é o que tenho. Acredito que exista algo a mais. Não quebro apenas coisas inanimadas. Gostaria muito de uma consulta. Quero melhorar minha maneira de viver e a vida das pessoas que estão a minha volta.
Às vezes fico até verde esmeralda TB, tão forte seja a crise. O gatilho que desperta isso em mim é a não aceitação do comportamento ou fala injusta e desrespeitosa. Todavia, TB estou procurando desenvolver outros gatilhos positivos para usar ao perceber os sinais corporais e mentais que precedem à explosão. Quanto a prejuízos por isso, são diversos e em todas as áreas.
Meus ataques de fúria são raros, tipo uma a duas vezes por ano, antigamente eram com mais frequência quando eu bebia alguma coisa, mas não era do nada, precisava de um gatilho…com o tempo, depois de ter passado muita vergonha, e perdido um relacionamento, .tentei me controlar, a maturidade me ajudou a tornar-me mais tolerante com as situações, porém ainda tenho medo, pq o sentimento de fúria é incontrolavel 😢
Eu estou com isso, não tive diagnóstico, mas sei que estou. Estou explodindo facilmente com tudo! Explodindo com minha mãe, com vizinhos, primos... Eu sou calma, juro. Sou carinhosa e alegre quase sempre, só que sobre extresse eu entro em modo de guerra... Faço um escarcéu, ofendo, grito, dou chilique, ameço e as vezes até bato (raramente). Para mim é ver comentando da minha vida com os outros o gatilho, fico louca. Som alto também me deixa louca... Estou ficando tão raivosa que acho que estou insuportável de conviver. Não quero mais ser assim! Quero aprender a me controlar. Meu pai sempre foi agressivo e explosivo também e eu sempre tive horror disso.
Dr boa noite eu sou idosa sou cuido do marido tem halzaimer a 12 anos sempre fui uma pessoa carinhosa muito sensível tenho pena das pessoas e animais sempre que gosto de ajudar as pessoas mas tenho está explosão não de maltratar as pessoas eu grito e quebro vassoura ou qualquer coisa que tenho nas mãos bato no chão até quebrar é assim que tiro minha raiva.
Doutor, conheço sim.. eu tenho uma irmã dessa forma e foi muito difícil a convivência em nossa adolescência. Muito obrigada pelos esclarecimentos, todo esse conteúdo gratuito, você é uma joia na vida de pessoas! Muitíssimo obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Dr. Agradeço sua explanação! Esse cuidado de trazer o contesto da definição histórica, diferentes nomes, diferenciação de outras comorbidades... isso faz muita diferença! 👏🏼👏🏼👏🏼🙏🙏
Eu tenho certeza que sofro desta síndrome! Pois quando eu e minha namorada discutimos eu começo a ficar irado e não me controlo e começo a jogar coisas, rasgar coisas bater nas coisas, mais nunca levantei um dedo para ela! Neste domingo tivemos uma discussão e eu saí chutando tudo e acabei quebrando meu dedo com isso! Minha namorada terminou comigo e disse estar com medo de mim! Ela disse que não tem oque reclamar de mim mais tá com medo e todos os nossos vizinhos estão de alerta sobre isso para chamar a polícia da próxima vez! 😔😔 Me arrependo muito,choro e peço desculpas mais não tem controle apenas quero jogar e quebrar oque tem a frente! Nada fácil passar por isso vou marcar médico para resolver isso
Tudo que ouvi. Tem a ver comigo. Sou assim e não acho com quem dialogar. É muito triste. Escuto que sou uma pessoa ruim e ingrata. E durante os acessos de raiva que são intensos, esqueço o que falei. Quem vive ao meu lado não entende e fica com cara fechada pra mim.
Eu ja sabia que eu tinha isso, desde sempre, comecei com os surtos aos 11 em 2015, gritei muito alto por varios segundos, ja surtei na rua, gritando com meu tio, ja joguei objetos pela parede, foi tão grave que minha mãe teve que chamar minha madrasta pra me acalmar
Minha mãe é assim, muito difícil de conviver. Ela fica muito nervosa com coisas pequenas, quebra tudo, xinga e dois minutos depois parece que nada aconteceu
Hoje com 66 a, percebo que sempre fui depressiva, a n 9 de 11 irmãos, não culpo minha mãe apesar de sempre sentir ela longe, trabalhava muito ,meu pai alcoólatra enfim a infancia bem conturbada e submissa a tudo e a todos.casando nova e logo percebi o erro, venho me contendo a 50 anos , não tenho mais paciência,marido acumulador teimoso e machista, e não sou independente tá bem difícil.e agora tenho medo dessas explosões só Deus na minha vida.
Dr. Fernando pela descrição bastante didática, esse transtorno acomete meu marido. Porém creio que ele seria bastante refratário em fazer um diagnóstico para se submeter a um tratamento adequado.
Bom dia, eu já era muito nervosa ,e depois do covid fiquei pior, muito sencivel, dor de cabeça e já tive sim essas explosão da vontade de matar e por uma semana do sei chorar e tremer horrível assustando atoa , também mexe com meus nervos, Deus abençoe Dr por nos ajudar.
Boa noite Dr. Conhecendo o canal bem recente, estou maravilhada com os ensinamentos . Obrigada por nos trazer tanta ajuda de forma simples e amorosa, Deus o capacite cada dia mais e seja feliz compartilhando seus conhecimentos. GRATIDÃO DR ,DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE..💓💓
Tenho um pai q e assim,ele só vai se dar conta quando acontecer uma tragédia,sempre e assim na minha família só querem fazer algo quando já aconteceu! E o pior dessas pessoas,q elas n reconhecem q precisa de ajuda!
Eu tenho TEI. Sou autista e o TEI é comorbidade. Minha personalidade é colérica e no mapeamento genético que fiz pro Autismo, deu alto para agressividade. Eu tento sempre me controlar em público, mas em casa sou muito estressado e minha esposa reclama que sou muito reclamão e que xingo muito. Não costumo falar palavrão na frente das pessoas de fora e nunca agredi e nem ameacei ninguém. Só xingo mesmo. Queria me controlar melhor, mas parece que vem uma chama de dentro incontrolável.
Queria me consultar com psquiatras competentes e com largo conhecimento como o sr. Por hora, o que falaram é que a possibilidade de ser borderline ou histrionismo, o que pra mim, é quase um xingamento, visto que jamais atentaria contra o meu corpo, tão pouco necessido de carinho alheio ou de ser o centro as atenções. Eu sou é bem puto com tudo, rapidamente em passo de um estado tranquilo para um estado agressimo. Eu sempre pensei que era por conta do meu distubio bipolar, mas fazendo uma auto-análise, vejo que vai além, eu quebro coisa, ameaço pessoas, xingo bastante, me revolto fácil e sempre piora quando sou provocado, daí minha raiva vai escalando até eu surtar de vez. Mas ainda sim, mantenho a consciência, mesmo sabendo que o meu racional não tá mais no controle, daí meu racional tenta minimizar os estragos.. Além disso, vivo recluso por opção, pois também sinto um desconforto muito grande e até delírios quando vou lidar com pessoas, principalmente em grupo, e frequentemente eu viro chacota, o que quando é algo diretamente apontado à mim, eu viro a chave de medroso e me torno extremamente agressivo, geralmente agredindo firmemente a pesssoa ou as pessoas, pois tenho capacidade de matar até mais de uma pessoa simultaneamente só com partes do meu corpo. Evito ter qualquer tipo de arma, pois sei que se eu surtar, acabarei matando alguém. Daí, tento uma aposentadoria por invalidez e não consigo. Quando eu espancar ou matar alguém no trabalho, acredito que o prejuízo social será maior. Mas é isso, esse é o Estado Brasileiro e a Sociedade Brasileira (bem burra, aliás). Quando ao meu nível intelctual, é de 131 de QI. Acho que eu não sou tão burro assim. hahahaha
Eu me retratei depois de assistir esse vídeo uma pessoa portadora da sindrome do Transtorno explosivo intermitente, por isso em algumas situações sou tão agressivo em casa e com outras pessoas, estou disposto a procurar tratamento com especialistas, pois essa doença está tornando impossível minha vida conjugal. O pior é que as pessoas pensam que sou explosivo por vontade própria. Até eu não sabia que era uma doença.
Moro com uma familiar que anos atrás teve uma reação assim, jogou uma bomba tarde da noite, na porta de uma vizinha, daquelas que usam pra comemorar, mas muito forte, a vizinha foi perguntar porque ela fez isso, pois tem uma cachorra que se assustou e ela começou a gritar e xingar a vizinha, disse coisas horríveis, eu presenciei e disse a vizinha, na frente da familiar que não concordava com a atitude dela e que ela estava errada, o que a deixou com mais raiva. Ela ficou quieta por alguns anos e nos últimos dois anos tem deixado minha mãe e eu aflitas, angustiadas, sem dormir, porque cismou com uns vizinhos que fazem muito barulho e festas e com outros que estacionam atrapalhando ou impedindo a saída do carro de nossa garagem. Ao invés dela ir conversar com eles, ela ficou muito irada e já saiu gritando, com eles. Joga coisas no carro (o vizinho não viu que foi ela mas percebeu que algo foi jogado no carro, ainda assim, continua estacionando atrapalhando nossa garagem), na casa deles (moram do lado), etc. E, quando tentamos impedí-la, falando, segurando ou usando nossos corpos como barreira ou quando ela está mais calma e pedimos pra ela não fazer essas coisas, ela diz que não se arrepende, que está certa, que continuará fazendo enquanto não respeitarem a lei do silêncio e nossa garagem. Já chamou a polícia tantas vezes que eles não levam mais a sério... E fora que, como ela grita e recentemente começou a xingar as pessoas também, com muita raiva, como podemos ficar do lado dela? Não dá! Então, ela fica brava com o restante da família por não receber apoio a suas atitudes. Tenho receio de que nossos vizinhos façam algo ruim contra minha mãe que é idosa, contra mim, contra nossos bichos e contra nossa casa/carro por causa dessas reações desmedidas dela. Ela fica totalmente alterada, cega, com muita raiva e, não quer fazer terapia, pois começou a acreditar num monte de fake news, teorias da conspiração e um monte de bobeiras... Não sabemos o que fazer.
É ISSO QUE EU SEMPRE FALO GENTE MAL EDUCADA SEMPRE VAI EXISTIR. QUE NÃO RESPEITA AS LEIS AU PRÓXIMO. CACHORRO QUE LATE EU MESMO TENHO UM DE PORTE PEQUENO COLOCO ELE PRA DORMIR DO MEU LADO PRA NÃO ENCOMENDA EU TANBEM NÃO GOSTO DE BARULHO E NEN COMIGO DORMIR E É BEM ASSIM MESMO QUEM QUER RESPEITO TEM QUE DAR NÃO É FALAR CONTRA A PESSOA AS CRIATURAS QUE SE DIZEM NORMAL É QUE TEM QUE TER UMA CONDUTA CONTRÁRIO DE NÃO FICAR PROVOCANDO SITUAÇÕES ASSIM. EU ENTENDO BEM A IRMÃ CITADA NA CONVERSA EU TENHO UM VIZINHO ASSIM FAZ FARRA TODOS OS FINAIS DE SEMANA ATÉ 5 DA MANHÃ EU QUE NÃO TENHO ESSE TIPO DE VIDA SOU OBRIGADA A FICAR SEM DORMIR FAÇO O QUE É CORRETO CHAMA A VIATURA RESOLVEU NÃO MAS MELHOROU FUI LÁ COMVERSSAR
@@lucianacarelli5537, não sabemos mais o que fazer. Já conversamos, já pedimos pra ela fazer terapia - ela não quer, já dissemos que ela está errada e que fazer esse tipo de coisa é errado... Minha mãe é idosa e tem problema de pressão e não pode passar estresse e ela e eu ficamos aflitas, ansiosas e passando mal por esse comportamento dessa parente. É difícil conviver com ela, sempre arranja um motivo pra implicar com as pessoas.
Acabo de me descobrir com esse transtorno.... como parei de sair para lugares muito lotados se chego em algum lugar e uma pessoa começa a me olhar muito não consigo me controlar vou até a pessoa pode ter dois três dez pessoas vou lá e pergunto porq está me olhando ..só não vou passo mal começo a vomitar tenho que ir ......não consigo me controlar....esses dias um rapaz buzinou pra mim vi quando ele falou baixo folgado fui atrás dele no trânsito se não vou passo mal começo a vomitar...
Nossa estou perdendo Pessoas que gostam de mim por sofrer com isso coisas simples perco a cabeça derrepente Nunca agride fisicamente porém palavras de baixo nível é fala alto e até ameaça Vou me cuidar. Tentar ser calmo
Preciso de ajuda !!!! Demonstro tds os traços de uma pessoa , q sofre disso ... Já cheguei a quebrar vários Objetos da minha casa , só por estar Irritado !!! O problema , q eu até gosto !!! De extravasar essa Fúria !! Em alguns Objetos ....
Tenho um sobrinho de 9 anos diagnosticado com esse transtorno,ele destrói coisas,fere as pessoas e ofende com palavras de muito baixo calão! Muito triste!
Nao sei o que fazer porque nunca dei certo em relacionamento. Além de tímido ,sou ciumento e explodo do nada e falo coisas com a mulher muito desagradável.em seguida ja mim arrependo só que já é muito tarde
Inscreva-se: ruclips.net/user/PsiquiatraFernandoFernandes
Canal do Telegram: t.me/psiquiatrafernandofernandes
Grupo Whatsapp: chat.whatsapp.com/HbbFuQH9LprAhIIOqDII4I
Instagram: instagram.com/psiquiatrafernandofernandes/
Dr Fernando, muito obrigada pelo ótimo vídeo, muito bem estruturado! Me inscrevi no canal!
O link do Whatsapp está dando inválido. ;)
Ppppp ⁰00
Oi doutor, fiquei muito animada pelo grupo mais estou vendo que o grupo não existe mais .tenho anciedade e sou explosiva e gostaria decontrolar isso oque fazer?
Muito obrigado, sofro muito com o meu comportamento.
Eu arranco portas no soco, vivo com as mãos inchadas e com hematomas. Depois fico com uma espécie de ressaca, muita vergonha.
Tenho medo de um dia ir as vias de fato e acabar matando alguém, ou lesionando permanentemente.
O sr atende online? Não consigo fechar o diagnóstico do meu filho de 5 anos e ele tem essas características.
Eu sou assim. Infelizmente não tem controle na hora da explosão você fica cego e so ve a besteira que fez depois. Ja perdi muitas coisas materiais na vida como celulares guarda roupa, janela, portas etc. Não sabia desse transtorno e sabendo agora vou buscar tratamento.
E desejei mudar isto em mim, busque ajuda e inclusive li um livro duas vezes chamado: "Ira sob controle". E há uns 3 anos não tive mais nenhum descontrole
Ok
Meu neto e muito nervoso ande eu encontro esse livro?
aonde
Rita, coloca o título no Google que aparece lugares onde vende
Boa Carla, obrigado e Deus abencoe pela dica, sou assim
Tem remédio para isso?
Eu sou assim. Orei muito a Deus procurando ajuda e hoje depois de muitos anos encontrei esse vídeo. Agora já sei o que eu tenho, tive muitos prejuízos em minha vida, muitas perdas e também muitos relacionamentos destruídos. Vou procurar um médico psiquiatra em minha região e tomar os devidos remédios para meu tratamento. Eu quero ser melhor.
todos me diziam que meu caso era falta de DEUS, nunca fui um cara religioso e nao acredito que a igreja resolveria meu transtorno, hoje estou buscando ajuda de psiquiatras e psicólogos e sei que vou melhorar, não que a fé nao ajude de alguma forma, mas ajuda médica é sempre a melhor solução. Nós vamos ser melhor.
@@nykolas96 como está hoje, amigo? Espero que melhor.
Eu tenho exatamente esses sintomas, hoje estou em processo de divorcio justamente por não ter buscado ajuda enquanto ainda havia tempo, perdi a mulher da minha vida por nunca ter procurado ajuda, achei que com o tempo eu melhoraria mas acabei só piorando, as explosões variavam de insultos a quebra de objetos pessoais, e por ultimo até as lamentaveis agressões. Hoje sofro sozinho enquanto espero meu tratamento fazer efeito e ela me perdoar. O processo é longo e doloroso, mas acredito que conseguirei melhorar e reconquistar minha familia.
Leia sobre orotato de litio, um tratamento natural que dá resultado
Como parte de tratamento. Ore a Deus.
Espero que esteja tudo bem
Estou nessa igual a vc meu amigo, vou procurar ajuda aqui na quinta feira... Pq e quando vai voltar ao normal minha cidade.
É uma doença péssima!! Vc está super bem, com sua Família, amigos, brincando com seu Filho. Aí do nada se transforma em uma pessoa agressiva, falar monte de coisas, faz coisas horríveis. Depois vem o sentimento de vergonha e arrependimento. E a pergunta: mas pq eu fiz isso, estava tudo bem e por uma coisinha de nada eu estraguei tudo !!
Pode ser de menor gravidade pra quem explode mas pra quem é agredido verbalmente tem um prejuízo enorme emocionalmente e até desenvolver sintomas físicos...muito ruim isso .
Estou aqui por causa de um surto. Na minha família, meu pai é assim e meu irmão também. Estou disposta a mudar, sou assim desde criança e sempre tenho recaídas, o que me deixa muito triste.
Conheci pessoas assim ,que passavam da paz para ira extrema do "nada "
É disso que estamos falando!
Meu pai era assim, as vezes um motivo banal se alterava. Isso foi durante toda aminha infância. Eu e meu irmão também sofremos com isso, e minha filha também. As características são essas mesmos,me identifiquei. O prejuízo é real,nos deixa constrangidos. Não há agressão físicas mas sempre verbais. Ficamos entristecidos.
Leia sobre orotato de litio, um tratamento natural para isso
@@batluanaE funciona mesmo? Já usou?
Eu sou assim... Difícil 😕
Quando criança era espancada e sou filha de mãe narcisista.
Logo, quando "entendo" que alguém está tentando ser agressivo ou me intimidando, já era... Entro em modo de defesa instantâneamente.
Como você eu sou mega fofa, eu mesma me surpreendo com minhas explosões. E o pior é que rodo mundo pensa em mim explosiva e não a fofa. Mas não sofro mais, me divirto agora pq minhas explosões são seletivas, sem culpa.
Me reconheci em vc, criada por uma tia neurótica que só me espancava, me humilhava e amaldiçoava, em algumas situações sou bem nervosa e explosiva ( sofri com isso, pois viramos alvo de piada principalmente para aqueles que querem ver o mal das pessoas 😥)
Sou exatamente assim! Ninguém me faz de trouxa!
Você acredita mesmo nisso? Isso te faz bem? Feliz? @@dr.fabiolacostaborges1339
Os especialistas falam "ninguém pode te afetar, a menos que deixe" Isso é uma grande falácia! Fique perto de uma pessoa explosiva ou algo do tipo, quero ver se você não começa a se sentir mal, principalmente se tiver que conviver com ela. A "energia negativa" da pessoa começa a interferir na sua. Lógico que você também não vai sair se ofendendo com qualquer provocação aleatória de algum hater, é só ignorar.
Sou Borderline, e não nescessariame, os border, não tem esquizofrenia e psicose. Eu tenho. Mas, sempre nessas horas busco a consciência ,respiro fundo. Isso causa tranquilidade, fico em silêncio para não haver mágoas, tristeza. Grata. Shalon.
Meu ex marido tem exatamente essas características!
É uma pessoa super alto astral, contagiante até. Mas tem um "gatilho" que o transforma!
Fiquei casada por 19 anos. Na verdade, tinha medo de suas reações e fui me fechando. Sofria muito. Quando decidi por me separar, fiquei surpresa pela quantidade de comentários de amigos dizendo que foi uma "libertação".
Eu não tinha essa visão até começar a ver tudo que vivi sob outro ângulo!
Hoje estou feliz e liberta!
Ele é um bom homem, otimo pai e amigo!
Mas não funcionou como marido!
19 anos . Como foi pra ele saber do diagnóstico na vida dele e mais a separação?
Acho triste demais
O gatilho "" é meu pesadelo diário: trânsito , dinheiro , não pode ser contrariado.....😢😢😢😢
Meu marido é uma pessoa oposta quando está em surto
Tenho tanto medo , fica incontrolável parece possuído , queria tanto que ele fizesse terapia
@@Evelyn39638 Terapia, medicamentos, psicólogo sem parar! E tentar observar o gatilho para tentar amenizar. Fazer silêncio também. Não responder a provocação da pessoa
eu sempre fui uma criança raivosa, e hj em dia eu tenho explosões menores em diferentes horas do dia (praticamente todo dia) mas as vezes tenho explosões mt grandes onde chego a me bater, bater nos móveis mais próximos, eu tmb ja cheguei a bater num familiar por acesso de fúria; e depois chego a chorar, como se caísse numa depressão após os surtos, e estou me afastando mt de todas as minhas relações e me fechando mt emocionalmente. e eu me identifiquei, sobre a família ser mt distante, a minha sempre foi, ent eu sempre fui mt fechada desde criança
Mari, procure um psicólogo (a) para fazer terapia, caso não faça. Creio que vai ajudá-la.
A Isis está certa!
Eita 🤯 parece q vc me descreveu Mari
Eu também, quando eu era pequeno, eu me batia, às vezes, quando algo me estressava demais, eu puxava meus cabelos, eu também socava os móveis (principalmente quando eu tropeçava em um deles sem querer), hoje em dia eu tenho surtos mais no trânsito infelizmente, o que me leva a tomar comportamentos de risco, já aconteceu duas vezes inclusive
Eu sou assim
Mas acho que é porque eu tenho raiva reprimida, desde a infância tudo o que me faziam eu deixava e guardava a raiva pra mim, hoje adulta eu sou impulsiva e muito reativa, preciso controlar a minha raiva pois acabo falando coisas que não queria e depois me arrependo.
O pior é que a pessoa que tem esse transtorno não percebe muitas vezes que precisa de tratamento. Parece que está possuída naquele momento e depois alguns fingem que nada aconteceu.
@Euza Valdevina Correa De Souza É difícil conviver com uma pessoa assim. Desgasta o amor e a amizade mesmo.
Pode acontecer dessa forma
Meu marido aff
Vira bicho igual monstro da até medo
Eu sou êsplosiva não sou agressiva fico com xatiada mais não consigo controlar depede do momento
Mano eu já tive isso eu fiquei muito maluco com raiva 😤 mas eu me acalmei eu tô aprendendo a controlar a minha raiva
Nossa ele é ótimo explica super bem, para que qquer pessoa que ouve entenda, está de parabéns, Deus abençoe que vc tenha muito sucesso
Amém. Obrigado pelo elogio!
Eu fui diagnosticado com essa síndrome há 2 anos atrás, em minha experiência sofri muito com isso, já cheguei a agredir pessoas na rua e até a minha própria mãe. Me arrependo muito disso, sempre andava com os punhos roxos, graças a Deus os remédios vêem fazendo efeito e eu hoje estou muito melhor mas só quem passa sabe como é horrível
Que vc tem usado? Sertralina pra mim tá trazendo resultados positivos
@@Simone_Garcia faço uso do fluxetina 2 mg 4 vezes ao dia e tomo alprazolam a noite, vem fazendo efeito
@@Simone_Garcia já cheguei a fazer o uso derisperidona também porém não havia melhoras
@@Edward_00 orotato de litio, um tratamento natural para esse transtorno
Eu sempre fui assim
Muito explosiva a ponto de agredir as pessoas. Hoje ja consigo controlar essa explosao.
O meu falecido pai era explosivo devido à exaustão de stress originado nos problemas no trabalho. Era realmente respeitador de todos mas perante certos gatilhos por exemplo atitudes abusivas de outras pessoas, ele explodia de tal maneira que gritava a pelos pulmões. Eu era jovem e nao compreendia aquelas atitudes e até me assustava. São muito poucas as pessoas que estão preparadas para compreender estas atitudes.
Ele também foi criado numa estrutura familiar muito rígida e sem diálogo. O pai dele era muito severo
Naqueles tempos as pessoas tinham de sobreviver e não havia noção da importância do bem estar psíquico. Até o meu pai não compreendia qualquer depressão que a minha mãe e eu tivéssemos muitas vezes causas por aqueles acessos de fúria.
Só muito mais tarde quando os problemas no trabalho acabaram, ele começou a ser mais comedido. Depois na casa dos 70 anos, comecei a notar que ele dava gritos durante o sono e ele disse-me que estava a sonhar ser perseguido por alguém. Mas nunca conseguiu explicar mais nada. Levamos aos médico, fez exame ao cerebro e deu diagnóstico de demência grave. Mas andei vários anos a alertar e foi muito difícil convencer vários médicos de que ele não estava bem. As pessoas e mesmos médicos iam pelo aspeto e diziam o seu pai estava com boa aparência. Mas eu é que vivia com o meu pai todos os dias e tinha alguma sensibilidade para saber que havia algo errado. Por isso em questões psíquicas a família. mais próxima deve estar atenta porque muitas vezes os transtornos mentais passam despercebidos. Não é visível a quem está desatento. O mal da psique não tem sintomas visíveis como outras doenças. São como doenças invisiveis
Verdade 😢
Eu tenho isso, e não tenho dinheiro para um pisicologico, isso dói muito, preciso de ajuda, perdi meu casamento, perdi meu emprego, amigos e familiares próximos 😭
Eu ultimamente estou assim, mas é depois de pedir que não façam coisas como largar sapatos, roupas espalhadas , creio que pedi por três anos ,e aí agora só explosão .
Exatamente! No dia a dia sou suave ,cheguei a pensar ser diabetes.
Desejo a essas pessoas meu grande afeto e amor ❤️❤️❤️.
seus vídeos são muito IMPORTANTES para mim! que nosso DEUS abençoe sempre você.
Amém. Fico feliz em saber
Isso é muito sério, descreveu alguém que convivo, ela fica muito abalada depois que acaba esse excesso de fúria e até agressão, há anos eu tento convencer ela de se tratar, ela já passou por terapia, mas parou e agora voltou a cometer os mesmos surtos depois de 2 anos! Infelizmente vou ter que afastar ela de mim pq apesar de ser menos frequente, tipo 1 a cada ano ou 2 é intenso e tem me abalado muito emocionalmente! Não sabia que era um transtorno, mas foi muito esclarecedor o vídeo, muito obrigado! Deus te abençoe sempre 🙏🙌
Muito obrigado por prestigiar!
Sei como é isso. Você vai acabar se afastando, fazendo tudo só. Um vai isolando o outro para o bem comum.
Meu marido fica fora de si se algum comentário ou alguma coisa acontece que seja contrário àquilo que pensa ou sente...Não consegue se controlar, então medimos muito as ações e palavras junto dele, mas é horrível ter que viver assim. Já pensei muitas muitas vezes em me separar...
Infelizmente já fui assim! Muito 😢
Vdd, estou a ponto de me separar a descrição que vc fez do seu espsp e da mesma do meu. Complicado chega um momento que se torna insuportável a convivência....
Amore, tbm estou nessa a anos. Hj q descobri q é um transtorno q ele tem. Estou seriamente pensando em separação, não só por isso mas por outras coisas tbm. Já chegou a me empurrar no sofá qd estava grávida, isso a 5 anos atrás. Pior q nosso filho ver TD e já percebi q meu filho é um pouco nervoso demais tbm. Fico com medo e me calo na hora, claro, pra ele não piorar e chegar a me agredir, pq é isso q ele pode fazer se eu fosse uma q enfrentasse ele. Teve uma vez q ele colocou a mão no meu rosto e foi me empurrando, eu pedindo calma e ele ficava mais irritado ainda, meu rosto ficou doendo. Isso foi ano passado. Pior q as vezes ele me culpa q não ajudo ele, q ele fica assim pq eu falo demais, q não sei vê as coisas e ficar calada, como se eu fosse a culpada da explosão dele. Estou ficando esgotada, empurrando o casamento com a barriga. Vou procurar um psicólogo urgente. De qualquer forma a separação está quase q inevitável na minha mente. Não aguento mais tantos mais tratos, tanta ignorância, mesmo sabendo q eu um transtorno.
@@raquelguia629 Tudo bem?
Primeiramente, não se deve pedir a uma pessoa em crise de raiva que ela fique calma. Quando se faz isso, automaticamente, na mente da pessoa ativa um gatilho como se estivesse negativando o comportamento dela, e isso é tudo que essa pessoa não quer entender. O sentimento que o toma é aquela sensação de confronto.
O melhor a fazer é deixar a pessoas se esvair sozinha porque não tem nenhum estímulo para ela continuar com seu comportamento agressivo, logo terá que paralisar e receber o sentimento de vergonha que geralmente o acompanha pós descontrole.
Boa sorte na decisão que tomar.
@@lima_lima sim sim tenho ciência disso, mas na hora as vezes esquecemos como agir da forma mais correta. Resolvi procurar um psicólogo, mas pare e q ele tá enrolando, até lembrei a ele por esses dias. Enfim, vou correr atrás de um profissional pra nós ajudar antes de tomar qualquer decisão. Gratidão pela contribuição 😘🌹
Gratidão! Me reconheci nesse vídeo, algumas vezes já tive esses ataques, falo muitas besteiras que me arrependo depois e fica um sofrimento horrível.
Tem tratamento!
Eu também moça
No meu caso por incrível que pareça eu não me arrependo porque apenas me defendo!
BOM dia Dr. Esse tri que a Psicologia estuda como um transtorno, é realmente um encosto espiritual para envergonhar é deixar a pessoa. Muito mal. Infelizmente conheço algumas pessoas assim ,com explosão de raiva é muito desgastante. RECOMENDO ORAÇÃO PARA APLACAR O MAL. EM NOME DE JESUS.
Sim ,sei bem o que é. Convivo com um a mais de quarenta anos. Muito difícil! Já ñ Tô suportando mais. Conviver com pessoas agressivas adoece. Medo constante!
Meu marido sempre tem essa explosividade, ferveu esposa e filhos com palavras maldosas. Quebra as coisas dentro de casa, e, não reconhece que precisa de ajuda. 😢
Também sofro com um marido assim , e ele fala que é minha culpa...
Muito obrigada faz anos que estou buscando essa luz!!!! Agora me sinto mais aliviada por saber que é um transtorno e tem tratamento. Gratidão 🙏😇
Sofro disso desde criança.
Ate me comparava com o Hulk, só que o Hulk explodia como resposta a injusticas contra outras pessoas ou agressões. Meus gatilhos não são tão nobres. Mas agradeço muito pelo vídeo . Não tinha relatado isso para o psiquiatra ainda por achar que era um problema mais de personalidade e nunca imaginei que pudesse ter algum medicamento para isso.
Eu tenho isso, costumo quebrar meu celular mas não tem xingamento e agressão, mas o gatilho é quando afeta a minha honra.
Sim dr. Fernando, conheço alguém assim explode e se arrepende já se prejudicou nos relacionamentos e trabalho. É difícil e mexe c toda família.
Eu sou assim, fico mto triste, pois estou bem e do nada fico com uma raiva, com coisas que acontecem ou algo que as pessoas fazem ou falam já me sobe um nervoso, meu Deus! Tenho mta raiva, não vivo assim, sou uma pessoa super alto astral, amiga, legal, mas essas passagens de raiva acontecem do nada, muitas vezes por coisas bestas!
É triste
Infelizmente meu marido tem isso,qualquer frustração ele explode com Palavras agressivas. É horrível, vamos procurar um médico depois deste vídeo. Obrigada!
É isso aí!
Eu já tive depressão várias vezes e faço tratamento de manutenção. E percebi que em todas as recaídas eu tive esse ataque de fúria no início da depressão.
Tem um remédio específico que me foi receitado para essa situação por isso, não saio de casa sem ele.
Olá, boa noite !
Qual nome do remédio?
@@samuelgomes8871
Aripiprazol 1mg
Eu descobri há poucos dias vendo o vídeo de uma psiquiátra explicando a respeito desse transtorno. Realmente é muito sofrido tanto para quem sofre com essas explosões e para quem convive, dói muito em ambas partes.
Acho que eu sou assim... já sofri todo tipo de abuso psicológico e desrespeito pela minha família. Uma vez meu padrasto me irritou de um jeito que eu gritei muito, fiquei vermelha e chorei de ódio por 1h. Não consegui discutir sem gritar.
Eu sou essa pessoa dócil, amiga, justa, leal. Mas depois que eu me estresso por algo eu fico assim. mas quando algo me irrita e eu explodo. Fico xingando e com raiva e falo coisas que não quero e já era e Deixo as pessoas tristes e depois eu fico triste e com vergonha. 😢😢
Doutor eu tenho esse problema.
Por conter minha raiva além do que pude suportar
(27 longos anos no trabalho) comecei a explodir, quebrar e destruir as coisas lá no trabalho para não atingir a pessoa que me fazia tanto mal... Na última vez eu quebrei minha mesa na base do soco e Graças à Deus ficou só na mesa pq se eu encostasse a mão na tal pessoa, ela sairia dali pro hospital e eu pra cadeia 😢😢😢
Tudo isso pq eu não podia abrir minha boca pra dar nem bom dia que ela já mandava eu "falar baixo" mas com uma entonação que pra mim era um " cala a boca" Nós discutíamos diariamente e eu não sou de bater boca. Ela não me deixava falar (falava sem parar pra não ouvir as verdades) e ninguém se metia pq todos no fundo desejavam que alguém desse uma surra nela de tão abusada que era...
Mas eu sabia que eu não ia "só " dar uma surra; eu iria destruir ela e então eu ficava só nos xingamentos até amenizar um pouco a minha revolta.
Sempre fui muito querida por meus patrões e colegas de trabalho mas como nós 2 já tínhamos quase 30 anos de trabalho,
Eles não queriam nos prejudicar para que pudéssemos nos aposentar 🙏
Eu explicava pras pessoas que baixava um Taz em mim, uma sensação ruim que vinha de baixo pra cima e que, quando eu não conseguia controlar, eu partia pra cima, violentamente, e depois que eu começava não conseguia parar, só depois de ter feito muiiitos estragos 😱😱😱
Na hora que eu perdia o controle eu ficava cega, minha visão ficava embaçada e ficava com uma força absurda, na hora eu não tinha consciência se quem eu queria atingir era homem ou mulher, grande ou pequeno, forte ou fraco; pra mim na hora é como se eu estivesse lutando pela própria vida...
Muito difícil de explicar e foram poucas as vezes em que eu perdi o controle, mas em todas eu fiz "besteira".
Bom, pra minha sorte depois desse dia eu passei a sentir mal-estar, taquicardia, minha pressão não regularizava, começou a sair feridas no meu quadril e pernas que não cicatrizavam nunca ( é até hoje eu as tenho) aí fui obrigada a procurar os médicos;
Ia no cardiologista meu eletro normal, a pressão ficava 14x9. Fui em 4 dermatologistas e eles falavam que eu tinha que procurar um psiquiatra, o cardiologista também falou.. então eu fui diagnosticada com depressão, transtorno de ansiedade e mais tarde na pandemia com síndrome do pânico ( eu achava que ia morrer) essas coisas só melhoraram quando passei a tomar paroxetina (Pondera xr) e o alprazolam ( frontal ) mas as feridas não curam, secam e abrem de novo e agora minha pele está escura horrível mesmo ...
Enfim foi o preço que paguei por suportar tantos anos de aborrecimento
Obrigada por seu esclarecimento, mais uma doença pra minha lista 😩😩😩😩
Tem outras doenças q não são dermatológicas e nem por estresse que são assim, um exemplo é a Leishmaniose que se pega pelo mosquito palha. Não é só o cachorro que pega.
@@lucianacarelli5537 obrigada vou me informar.
Saúde pra vc 🙏🌷
Muito bem explicado Dr., mas o problema é conviver com pessoas assim...muita mágoa. Como fazer para lidar com isso ? Tem alguma forma para ter uma vida mais leve qdo a pessoa não reconhece que deve fazer tratamento ?Muito obrigada.
Felicitaciones a este brillante Médico (psiquiatra). Cuanta sabiduría! Cuanta falta nos hace un profesional así en mi país! Saludos desde Uruguay!
Obrigado por prestigiar!
Eu me reconheci nesse vídeo... muito bom pq eu passei a me entender e buscar ajuda.
É isso aí!
De muitas pesquisas para tentar resolver alguns incômodos está foi a melhor linha de raciocínio me passada, não sei se é o que tenho. Acredito que exista algo a mais. Não quebro apenas coisas inanimadas. Gostaria muito de uma consulta. Quero melhorar minha maneira de viver e a vida das pessoas que estão a minha volta.
Opa, obrigado por prestigiar! Não deixe de buscar ajuda!
Às vezes fico até verde esmeralda TB, tão forte seja a crise. O gatilho que desperta isso em mim é a não aceitação do comportamento ou fala injusta e desrespeitosa. Todavia, TB estou procurando desenvolver outros gatilhos positivos para usar ao perceber os sinais corporais e mentais que precedem à explosão. Quanto a prejuízos por isso, são diversos e em todas as áreas.
Infelizmente eu sou assim, não vejo o que tô fazendo, e depois quase morro de remorso e arrependimento
Meus ataques de fúria são raros, tipo uma a duas vezes por ano, antigamente eram com mais frequência quando eu bebia alguma coisa, mas não era do nada, precisava de um gatilho…com o tempo, depois de ter passado muita vergonha, e perdido um relacionamento, .tentei me controlar, a maturidade me ajudou a tornar-me mais tolerante com as situações, porém ainda tenho medo, pq o sentimento de fúria é incontrolavel 😢
Eu estou com isso, não tive diagnóstico, mas sei que estou. Estou explodindo facilmente com tudo! Explodindo com minha mãe, com vizinhos, primos... Eu sou calma, juro. Sou carinhosa e alegre quase sempre, só que sobre extresse eu entro em modo de guerra... Faço um escarcéu, ofendo, grito, dou chilique, ameço e as vezes até bato (raramente). Para mim é ver comentando da minha vida com os outros o gatilho, fico louca. Som alto também me deixa louca... Estou ficando tão raivosa que acho que estou insuportável de conviver.
Não quero mais ser assim! Quero aprender a me controlar.
Meu pai sempre foi agressivo e explosivo também e eu sempre tive horror disso.
Esse sou eu, me trás muito prejuízo, arrependimento é muito difícil, não consigo me controlar no momento da raiva.
Eu sou, aprendi com o tempo a me controlar!
Como conseguiu?
Como conseguiu?
Muito bom e esclarecedor!! Muito obrigada! O meu marido é assim mesmo!!
Disponha!
Dr boa noite eu sou idosa sou cuido do marido tem halzaimer a 12 anos sempre fui uma pessoa carinhosa muito sensível tenho pena das pessoas e animais sempre que gosto de ajudar as pessoas mas tenho está explosão não de maltratar as pessoas eu grito e quebro vassoura ou qualquer coisa que tenho nas mãos bato no chão até quebrar é assim que tiro minha raiva.
Doutor, conheço sim.. eu tenho uma irmã dessa forma e foi muito difícil a convivência em nossa adolescência.
Muito obrigada pelos esclarecimentos, todo esse conteúdo gratuito, você é uma joia na vida de pessoas! Muitíssimo obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Nós que agradecemos!
Que aula!! ❤
Dr. Agradeço sua explanação! Esse cuidado de trazer o contesto da definição histórica, diferentes nomes, diferenciação de outras comorbidades... isso faz muita diferença! 👏🏼👏🏼👏🏼🙏🙏
Eu tenho certeza que sofro desta síndrome! Pois quando eu e minha namorada discutimos eu começo a ficar irado e não me controlo e começo a jogar coisas, rasgar coisas bater nas coisas, mais nunca levantei um dedo para ela! Neste domingo tivemos uma discussão e eu saí chutando tudo e acabei quebrando meu dedo com isso! Minha namorada terminou comigo e disse estar com medo de mim! Ela disse que não tem oque reclamar de mim mais tá com medo e todos os nossos vizinhos estão de alerta sobre isso para chamar a polícia da próxima vez! 😔😔
Me arrependo muito,choro e peço desculpas mais não tem controle apenas quero jogar e quebrar oque tem a frente! Nada fácil passar por isso vou marcar médico para resolver isso
Tbm sou assim, infelizmente. Vou começar psicoterapia, não aguento mais.
Isso é abuso com ela. Procure ajuda.
Que vc vai procurar ajuda, boa sorte
começa a praticar algum esporte tipo luta, box jiu jtsu, vai te dar disciplina e auto controle.
Ta mais parecido com Transtorno DISSOCIATIVO de identidade muitas personalidades num corpo so.
Tudo que ouvi.
Tem a ver comigo.
Sou assim e não acho com quem dialogar.
É muito triste.
Escuto que sou uma pessoa ruim e ingrata.
E durante os acessos de raiva que são intensos, esqueço o que falei.
Quem vive ao meu lado não entende e fica com cara fechada pra mim.
Já presenciei! E tb já tive ataque de fúria, algumas poucas vezes.
Eu ja sabia que eu tinha isso, desde sempre, comecei com os surtos aos 11 em 2015, gritei muito alto por varios segundos, ja surtei na rua, gritando com meu tio, ja joguei objetos pela parede, foi tão grave que minha mãe teve que chamar minha madrasta pra me acalmar
Muito esclarecedora e didática a explanação. Obrigada dr Fernando!
Nós que agradecemos!
Minha mãe é assim, muito difícil de conviver. Ela fica muito nervosa com coisas pequenas, quebra tudo, xinga e dois minutos depois parece que nada aconteceu
Infelizmente, sou mãe , esposa, filha... e tbm percebi que tenho " TEI
Eu me comporto assim. Sou meiga e doce ate
Não ser ofendida ,mas depois me arrependo
Sofro demais com as Consequências disso. São raros mas muito violentos. Meu pai tbm era assim. Vou controlando, controlando, de repente explodo😞😞😞
Como sou muito alérgica bem complicada com calmantes, estou fazendo uso de tinturas ,estou me sentindo melhor .
Hoje com 66 a, percebo que sempre fui depressiva, a n 9 de 11 irmãos, não culpo minha mãe apesar de sempre sentir ela longe, trabalhava muito ,meu pai alcoólatra enfim a infancia bem conturbada e submissa a tudo e a todos.casando nova e logo percebi o erro, venho me contendo a 50 anos , não tenho mais paciência,marido acumulador teimoso e machista, e não sou independente tá bem difícil.e agora tenho medo dessas explosões só Deus na minha vida.
Obg Doutor Fernando
Eu que agradeço
Excelente video Dr. Fernando !! Suoer esclarecedor !! Parabens e continuo sucesso !
Obrigado por prestigiar!
Dr. Fernando pela descrição bastante didática, esse transtorno acomete meu marido. Porém creio que ele seria bastante refratário em fazer um diagnóstico para se submeter a um tratamento adequado.
Obrigado por prestigiar!
Use orotato de litio, um tratamento natural para esse transtorno. Como não é um medicamento, talvez ele esteja mais aberto ao uso
Bom dia, eu já era muito nervosa ,e depois do covid fiquei pior, muito sencivel, dor de cabeça e já tive sim essas explosão da vontade de matar e por uma semana do sei chorar e tremer horrível assustando atoa , também mexe com meus nervos, Deus abençoe Dr por nos ajudar.
Conheço várias pessoas que teve alterações comportamentais fortes pós Covid.
Boa noite Dr. Conhecendo o canal bem recente, estou maravilhada com os ensinamentos . Obrigada por nos trazer tanta ajuda de forma simples e amorosa, Deus o capacite cada dia mais e seja feliz compartilhando seus conhecimentos. GRATIDÃO DR ,DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE..💓💓
Amém. Obrigado por prestigiar!
Tenho um pai q e assim,ele só vai se dar conta quando acontecer uma tragédia,sempre e assim na minha família só querem fazer algo quando já aconteceu!
E o pior dessas pessoas,q elas n reconhecem q precisa de ajuda!
Minha filha é assim e eu já pensei até ficar longe dela pois isto me faz muito mal principalmente com relação o filho,muita gritaria.
O melhor diagnóstico é o do médico. Verificar um psiquiatra como disse o médico do vídeo.
Então sofro muito!! pois meu marido é exatamente isso e não aceita ajuda , há 50 anos busco ajuda pra mim, por isso continuamos juntos .
Eu sou assim infelizmente tem vezes que faço algo no momento e depois o arrependimento isso é horrível estou sofrendo muito com isso 😢
Todos os dias eu sofro com transtorno explosivo intermitente gravíssimo com prejuízo de bens materiais,ofensas,agressões verbais
Eu tenho TEI. Sou autista e o TEI é comorbidade. Minha personalidade é colérica e no mapeamento genético que fiz pro Autismo, deu alto para agressividade. Eu tento sempre me controlar em público, mas em casa sou muito estressado e minha esposa reclama que sou muito reclamão e que xingo muito. Não costumo falar palavrão na frente das pessoas de fora e nunca agredi e nem ameacei ninguém. Só xingo mesmo. Queria me controlar melhor, mas parece que vem uma chama de dentro incontrolável.
Queria me consultar com psquiatras competentes e com largo conhecimento como o sr. Por hora, o que falaram é que a possibilidade de ser borderline ou histrionismo, o que pra mim, é quase um xingamento, visto que jamais atentaria contra o meu corpo, tão pouco necessido de carinho alheio ou de ser o centro as atenções. Eu sou é bem puto com tudo, rapidamente em passo de um estado tranquilo para um estado agressimo. Eu sempre pensei que era por conta do meu distubio bipolar, mas fazendo uma auto-análise, vejo que vai além, eu quebro coisa, ameaço pessoas, xingo bastante, me revolto fácil e sempre piora quando sou provocado, daí minha raiva vai escalando até eu surtar de vez. Mas ainda sim, mantenho a consciência, mesmo sabendo que o meu racional não tá mais no controle, daí meu racional tenta minimizar os estragos.. Além disso, vivo recluso por opção, pois também sinto um desconforto muito grande e até delírios quando vou lidar com pessoas, principalmente em grupo, e frequentemente eu viro chacota, o que quando é algo diretamente apontado à mim, eu viro a chave de medroso e me torno extremamente agressivo, geralmente agredindo firmemente a pesssoa ou as pessoas, pois tenho capacidade de matar até mais de uma pessoa simultaneamente só com partes do meu corpo. Evito ter qualquer tipo de arma, pois sei que se eu surtar, acabarei matando alguém.
Daí, tento uma aposentadoria por invalidez e não consigo. Quando eu espancar ou matar alguém no trabalho, acredito que o prejuízo social será maior. Mas é isso, esse é o Estado Brasileiro e a Sociedade Brasileira (bem burra, aliás).
Quando ao meu nível intelctual, é de 131 de QI. Acho que eu não sou tão burro assim. hahahaha
Sou uma pessoa estressada, uma simples diversão me irrita, barulho, aplicativo demorando pra abrir, dirigir e etc..
Eu me retratei depois de assistir esse vídeo uma pessoa portadora da sindrome do Transtorno explosivo intermitente, por isso em algumas situações sou tão agressivo em casa e com outras pessoas, estou disposto a procurar tratamento com especialistas, pois essa doença está tornando impossível minha vida conjugal. O pior é que as pessoas pensam que sou explosivo por vontade própria. Até eu não sabia que era uma doença.
Nesse seu causo é so Jesus na causa.
Moro com uma familiar que anos atrás teve uma reação assim, jogou uma bomba tarde da noite, na porta de uma vizinha, daquelas que usam pra comemorar, mas muito forte, a vizinha foi perguntar porque ela fez isso, pois tem uma cachorra que se assustou e ela começou a gritar e xingar a vizinha, disse coisas horríveis, eu presenciei e disse a vizinha, na frente da familiar que não concordava com a atitude dela e que ela estava errada, o que a deixou com mais raiva.
Ela ficou quieta por alguns anos e nos últimos dois anos tem deixado minha mãe e eu aflitas, angustiadas, sem dormir, porque cismou com uns vizinhos que fazem muito barulho e festas e com outros que estacionam atrapalhando ou impedindo a saída do carro de nossa garagem. Ao invés dela ir conversar com eles, ela ficou muito irada e já saiu gritando, com eles. Joga coisas no carro (o vizinho não viu que foi ela mas percebeu que algo foi jogado no carro, ainda assim, continua estacionando atrapalhando nossa garagem), na casa deles (moram do lado), etc.
E, quando tentamos impedí-la, falando, segurando ou usando nossos corpos como barreira ou quando ela está mais calma e pedimos pra ela não fazer essas coisas, ela diz que não se arrepende, que está certa, que continuará fazendo enquanto não respeitarem a lei do silêncio e nossa garagem.
Já chamou a polícia tantas vezes que eles não levam mais a sério...
E fora que, como ela grita e recentemente começou a xingar as pessoas também, com muita raiva, como podemos ficar do lado dela? Não dá! Então, ela fica brava com o restante da família por não receber apoio a suas atitudes.
Tenho receio de que nossos vizinhos façam algo ruim contra minha mãe que é idosa, contra mim, contra nossos bichos e contra nossa casa/carro por causa dessas reações desmedidas dela.
Ela fica totalmente alterada, cega, com muita raiva e, não quer fazer terapia, pois começou a acreditar num monte de fake news, teorias da conspiração e um monte de bobeiras... Não sabemos o que fazer.
Muito difícil essa situação. Um ajuda profissional é absolutamente necessária
É ISSO QUE EU SEMPRE FALO GENTE MAL EDUCADA SEMPRE VAI EXISTIR. QUE NÃO RESPEITA AS LEIS AU PRÓXIMO. CACHORRO QUE LATE EU MESMO TENHO UM DE PORTE PEQUENO COLOCO ELE PRA DORMIR DO MEU LADO PRA NÃO ENCOMENDA EU TANBEM NÃO GOSTO DE BARULHO E NEN COMIGO DORMIR E É BEM ASSIM MESMO QUEM QUER RESPEITO TEM QUE DAR NÃO É FALAR CONTRA A PESSOA AS CRIATURAS QUE SE DIZEM NORMAL É QUE TEM QUE TER UMA CONDUTA CONTRÁRIO DE NÃO FICAR PROVOCANDO SITUAÇÕES ASSIM. EU ENTENDO BEM A IRMÃ CITADA NA CONVERSA EU TENHO UM VIZINHO ASSIM FAZ FARRA TODOS OS FINAIS DE SEMANA ATÉ 5 DA MANHÃ EU QUE NÃO TENHO ESSE TIPO DE VIDA SOU OBRIGADA A FICAR SEM DORMIR FAÇO O QUE É CORRETO CHAMA A VIATURA RESOLVEU NÃO MAS MELHOROU FUI LÁ COMVERSSAR
Se vcs ajudarem ela a resolver esses problemas que a incomodam, ela não jogará mais coisas no carro do vizinho
@@lucianacarelli5537 ola boa tarde! uma atitude muda a outra bom seria o carro no seu devido lugar. a lei do silêncio também não resolve?
@@lucianacarelli5537, não sabemos mais o que fazer. Já conversamos, já pedimos pra ela fazer terapia - ela não quer, já dissemos que ela está errada e que fazer esse tipo de coisa é errado...
Minha mãe é idosa e tem problema de pressão e não pode passar estresse e ela e eu ficamos aflitas, ansiosas e passando mal por esse comportamento dessa parente.
É difícil conviver com ela, sempre arranja um motivo pra implicar com as pessoas.
Quando fico com muita raiva e não coloco pra fora eu choro muito e não consigo parar de chorar e choro bem alto após uns dias me da tristeza 😂
Conheço aliás vivo com uma ,mas não aceita que é doente e muito difícil
Eu,me identifiquei com tudo o q foi falando,faço tto.com psiquiatra.
Eu reconheci, no meu ex marido. Como massoterapeuta e terapêuta tudo que o Senhor recomendou é o segui.
Obrigado por prestigiar!
Acabo de me descobrir com esse transtorno.... como parei de sair para lugares muito lotados se chego em algum lugar e uma pessoa começa a me olhar muito não consigo me controlar vou até a pessoa pode ter dois três dez pessoas vou lá e pergunto porq está me olhando ..só não vou passo mal começo a vomitar tenho que ir ......não consigo me controlar....esses dias um rapaz buzinou pra mim vi quando ele falou baixo folgado fui atrás dele no trânsito se não vou passo mal começo a vomitar...
Conheço sim com certeza, Deus sabe o quanto 😢
Nossa estou perdendo Pessoas que gostam de mim por sofrer com isso coisas simples perco a cabeça derrepente
Nunca agride fisicamente porém palavras de baixo nível é fala alto e até ameaça
Vou me cuidar. Tentar ser calmo
São gatilhos claro,e bem assim mesmo,certinho!👍
Pois é...
Preciso de ajuda !!!!
Demonstro tds os traços de uma pessoa , q sofre disso ...
Já cheguei a quebrar vários Objetos da minha casa , só por estar Irritado !!!
O problema , q eu até gosto !!! De extravasar essa Fúria !! Em alguns Objetos ....
A sociedade e a família doente que faz isso com as pessoas. Existem vários Hucks por aí. Até dentro das pessoas mais pacatas. É só ter acesso.
Tenho um sobrinho de 9 anos diagnosticado com esse transtorno,ele destrói coisas,fere as pessoas e ofende com palavras de muito baixo calão! Muito triste!
Eu sou assim , da vontade de quebrar tudo e por um tempo eu quebrava mesmo e já briguei muito por causa disso .
Eu tinha, guardava os sentimentos e qdo alguém me enchia o saco, explodia. Hj não faço mais.
Eu tenho um problema eu fico muito agressiva quando alguém me deixa triste, traições já destruí muitas coisas com esse temperamento 😢
Nao sei o que fazer porque nunca dei certo em relacionamento. Além de tímido ,sou ciumento e explodo do nada e falo coisas com a mulher muito desagradável.em seguida ja mim arrependo só que já é muito tarde
Eu sou Assim,quando eu era criança quebrava as Coisas 😪 eu não consigo controlar minha raiva