Sou Psicólogo Cognitivo-comportamental, teólogo, pastor batista, professor de faculdade teológica, educador parental e autor de 5 livros, dentre eles, "Pais Saudáveis, Filhos Saudáveis". No capítulo onde explico os 4 modelos de paternidade, faço uma exegese do texto de Efésios 6.4 onde aparece o termo disciplina, paideia no grego e também explico sobre o termo "vara" a partir da característica literária de Provérbios inserido na categoria dos livros sapienciais. Definitivamente, o termo vara pode ser interpretado como figura de linguagem e realmente não há necessidade de violar a integridade física da criança com castigos físicos. Há outras formas mais eficazes e saudáveis de expressar firmeza e disciplina.
Obrigada por seu comentário Pr Ricardo, uma honra recebe-lo em meu canal! Também sou da igreja Batista e pretendo fazer teologia, o Sr indicaria algum curso em São Paulo?
A vara de guiar em salmos "a tua VARA e teu cajado me consolam" é a mesma vara q em provérbios fala " corrigir com vara", ou seja, guiar a criança no caminho correto, vara de guiar não de punir fisicamente.
Minha irmã,eu estava à procura de um esclarecimento maior sobre esse assunto. Sou cristã e, ontem, na EBD da minha igreja, o "professor" falou exatamente o contrário disso tudo o que a irmã falou e confesso que meu coração ficou pesaroso. No momento, lá, de alguma forma debati, mas o tempo não foi favorável, então , a verdade dele ficou como verdade absoluta, sendo reforçada pela opinião e comentários de algumas irmãs. Eu louvo a Deus pelo seu esclarecimento. Vou guardar esse material que vai ser muito útil pra mim 🙌🏽🌻
Pelo amor de Deus, traz esse conhecimento para a sua Igreja porque as crianças dessa Igreja não merecem sofrer tamanha ignorância desses irmãos que vivem como tolos. É um cego guiando cegos. Tem mais vídeos no RUclips.
Na minha criação, eu sempre ouvi dizer que pé de galinha não mata pinto. Uma boa mãe sabe perfeitamente como corrigir seu filho, não precisamos de opinião de ninguém! É melhor a correção dos pais do que a correção do mundo. Certamente o mundo não terá piedade, e a punição será a morte.
Bom dia Debora. Muito obrigada pelos seus vídeos. Sou totalmente a favor da educação com respeito, sem violência. A Bíblia é um livro muito antigo e nessa altura não era assim que se pensava. Existem várias passagens bíblicas onde é mencionada a violência como um meio necessário para o mundo incluído a educação dos filhos (exemplo: Hebreus 12:5-11). Ainda bem que evoluímos e grande parte de nós educa sem violência.
3 года назад+15
Muito bom vídeo 👏🏻 Tenho três meninas, uma de 15 anos, uma de 10 e uma de 5. Quando engravidei da minha primeira filha coloquei no meu coração que iria educar com amor, sempre disciplinando com o auxílio da psicologia e da palavra de Deus com muito amor. Sempre compreendi essa passagem da seguinte maneira, como sendo a "palavra de Deus" a "vara da correção". Quantas vezes ouvia as pessoas me dizerem para bater nas minhas filhas com chinelo, com uma vara de goiaba, ou até mesmo com palmadas. Confesso que sempre vi essas coisas como agressão física e isso me deixa muito desconfortável. Sempre assisti aos programas da super nany na TV e no RUclips e aprendi muita coisa com aquelas babás porque não nascemos já sabendo ser mãe rs rs Também comprei livros sobre educação e psicologia para ler. Minhas filhas nunca apanharam, nunca sofreram nenhum tipo de agressão física e são uns amores em minha vida. São minhas amigas. Somos companheiras umas das outras. Louvo a Deus por meu marido ter compreendido essa forma de educar também! Somos evangélicos também e nunca discutimos com ninguém sobre isso mas sofremos com críticas até hoje por entendermos assim. Obrigado por compartilhar seu trabalho! Fiquei muito feliz com seu vídeo!
Agradeço seu como! Também nunca concordei com esse conceito de violência na educação dos filhos. Te convido para me acompanhar também no Instagram @deborabbertoldi lá sempre posto conteúdos sobre educação. 😉😘
Esses dias tive algumas discussões com mães que não concordam com a forma de disciplinar batendo...daqueles grupos que são contra a palmada; E eu como cristã defendi meu ponto de vista de que precisa sim bater de vez em quando, porquê eu entendia esse versículo literalmente, mas o Espírito Santo me incomodou de tal maneira que vim buscar conhecimento e encontrei esse vídeo maravilhoso! E confesso que estou envergonhada! Mas ao mesmo tempo agradeço ao meu Deus porquê hoje ele me tirou da ignorância! Muito obrigada, minha querida.
Se for necessário, uma palmadinha não mata. Por mais que eduque, a criança as vezes continua rebeldes.E melhor os pais dar uma paladinha dos pais do que apanhar dos de fora. É lógico Jesus não ia dar palmadas nos discípulos. É como diz a bíblia ontem fui menino agia como menino. Os discípulos eram homens.
Pelo correção e disciplina e até algumas varadas,hj sou o que sou,sou grata por isso. Não sou a favor de espancamento, mas chega um momento que fala alerta não adianta.
Esse vídeo me aliviou muito eu me sentia muito mal por ser totalmente contra essa parte da Bíblia, me sentia rebelde sendo que temos que ser obediente perante as palavras de Deus. Obrigada pelas informações💕✨ Que Deus te abençoe grandemente
Homi ! Apanhei de cinto,tabica de goiabeira,cabo de vassoura, sandália enfim qualquer coisa que servisse pra castigo,meus pais não mim deram vida boa,mais eu e meus irmãos aprontavamos demais,hoje ainda sou grato pelas boas surras que tomei.... Só Deus sabe o que poderia ser se não fosse corrigido,do jeito dos meus pais mais eficaz kkkkkkkkk
Tenho ouvido e lido muito sobre a disciplina positiva , ela não é de todo ruim , mas é uma metodologia humanista e vai muito contra a palavra de Deus sim . Ela visa a correção do comportamento e não a raiz do coração , lembrando que todos nascem pecadores , com natureza caída, o mau comportamento só é a expressão do coração , a disciplina olha a criança na mesma posição que o adulto , os pais são autoridade é isso estabelece hierarquia, o q não significa os os filhos sejam inferiores e que não devemos validar os sentimentos . O que rege o seio familiar é a palavra e não o gosto, opinião ou preferência de cada um na família . A disciplina positiva oferece soluções que se baseiam em uma relação democrática , o q os pais pensam e os q os filhos pensam são um denominador comum , o diálogo e muito importante mas é obediência a Deus a a sua palavra que deve reger um família . Os filhos assim como os pais carregam a imagem de Deus em sua natureza , logo o parâmetro é o amor , a Bíblia condena o autoritarismo e a permissividade . A solução não e uma nova abordagem humanista e democrática , mas sim um retorno as escrituras . Podemos tirar muitas coisas benéficas da disciplina A Ou B , mas todas precisam passar pelo crivo da palavra , se não passar , logo , ela perde todo o seu valor . Repito ... aprendi muita coisas com a DP mas ela se torna um perigo em muitos conceitos pra quem crê que a Bíblia é o manual .
Isso aí, e não adianta as pessoas tentarem dizer: "A mas pastor tal, e padre tal concordam comigo..." porque hoje nunca ouvimos tanta heresia. SEMPRE tentando distorcer a Bíblia cada um em sua tradução. O PRÓPRIO DEUS ENVIOU SEU ÚNICO FILHO PRA SOFRER E MORRER POR NÓS.
Sou educadora há 6 anos, e nesse ano o Espírito Santo falou muito comigo em sala de aula, pensamentos e perguntas sobre a forma como eu estava agindo vinham constantemente, e algum tempinho depois me deparei com a disciplina positiva, que vieram a tona todos meus questionamentos, porque eu mesma estava vendo que "eu estava apenas adestrando" e não tinha resultados duradouros, apenas momentâneos, e as coisas pareciam só piorar. Eu compreendo diferente irmã, já entendo que a DP é um instrumento que nos permite a entender que precisamos lutar com Deus pra nos libertar da raiva, da impaciência e para ter domínio próprio. É fácil pegar um chinelo e sair batendo na criança, muito mais difícil e complexo é ter sabedoria pra tomar decisões certas, e isso implica comunhão diária com Deus. Na disciplina positiva devemos orientar os filhos com consequências e ajudar eles a pensarem, é muito fácil sermos controladores das crianças pelo medo, depois quando eles crescem não sabem tomar as decisões certas e são fortemente influenciados por outras pessoas, porque os pais usaram de punição e premiações, assim como um animal adestrado irracional. Pra mim a disciplina positiva é a que mais se aproxima dos princípios bíblicos, a palavra fala que devemos instruir a criança no caminho em que deve andar, esse INSTRUIR é ensinar a criança a pensar, a tomar decisões. Percebo ao entrar numa sala que quando o professor(a) autoritário (a) esta numa sala, a sala se comporta, o professor(a) autoritário (a) coloca o pé pra fora da sala a turma não obedece e vira um caos se entra algum profissional diferente, isso porque? porque eles estavam apenas com medo na presença do professor que impõe medo, mas não aprenderam realmente o que significa se comportar...entende? acho muito mais perigoso a obediência pelo medo, afinal não queremos que nossos filhos obedeçam a Deus pelo medo, pois assim que eles tiverem oportunidade questionarão a bondade de Deus e abandonarão a fé, afinal o que se ganha obedecendo se não existe um significado duradouro? Não adianta nada usar da agressividade e falar de princípios cristãos para as crianças, é em vão. Mas isso não tem nada a ver com permissividade, É INSTRUIR a criança como um ser digno de respeito e racional, no qual Jesus morreu por ela tbm. Na disciplina positiva junto com os valores bíblicos, oração com as crianças e a conversa, com convicção digo que será uma benção. Alias a disciplina positiva faz a criança pensar nas consequências, assim como Deus deseja fazer com todos nós, a pensar nas consequências que meus atos fazem de mal pra mim e para os outros, compreendendo com a amor que preciso mudar pela minha felicidade e da dos outros (E ESSE MUDAR SÓ DEUS FAZ). Então podemos entender a DP como uma ferramenta pra ajudar na educação. Ela orienta aplicações práticas que creio que estão perfeitamente coerentes com os valores cristãos fundamentados na palavra.
Olá Débora, sou teólogo, pai e acima de tudo servo, gosto de aprender e entendo que todo conhecimento, independente da fonte, se é compreensível, é válido. Eu não concordo 100% com sua percepção da ideia, pelo exemplo que já lhe expuseram, sobre quando o salvador entra no templo chicoteado a todos os irreverentes, também li sua resposta e entendo sua visão embora não concorde com o todo. Porém, o que mais destaco aqui em sua reflexão, é sua sabedoria, educação e serenidade ao abordar o assunto, amo ouvir ideias vindas de pessoas que sabem se comunicar tal como você, parabéns.
Oras, oras, comparar a educação dos filhos com o uso de chicote que supostamente Jesus usou no templo. E falando com seriedade agora, alguém acha mesmo que Jesus usou do chicote para atingir diretamente as pessoas naquele templo? Em 4 livros relatam esse mesmo episodio, e apenas um "João" relata o uso de um "azorrague", se Jesus tivesse mesmo batido nas pessoas pq não foi relato nos outros 3 livros e nem mesmo João disse isso.
Vara não é violência, é correção é direção é controle na bíblia , mas as pessoas são violentas, então o assunto deveria ser outro, e não por em cheque as escrituras, as pessoas quebraram os princípios da moderação, auto controle, e usam de violência, mas a vara é bíblica e eu uso, meus filhos que são 6 amam a vara da disciplina, eles se sentem seguros, e cuidados ... Mas vcs não entendem isso.
A própria palavra prega a disciplina positiva onde em Efésios 6:4 E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos... Um tapa provoca, ira, raiva, dor, ódio, etc... A Bíblia é muito má interpretada. Sou totalmente contra a violência na educação. Tanto física quanto psicológica ... Deus é amor!!!
Exatamente Débora! Que bom que você entende, meu sonho e propósito aqui com esse trabalho é justamente trazer esses conceitos para os pais. Obrigada pelo seu comentário! 😊😘
A educação que deixamos para os filhos é um exemplo de amor, honestidade, integridade, verdadeiro porque os filhos nos obsevam e copiam. Tmb não concordo com essa de tapas surras, isso é ignorância. Parabéns pela matéria.
Antigamente as crianças apanhavam e não foram pro mal caminho, mas agora estão cheias de traumas emocionais que os torturam e impedem de educar seus filhos e muitos passam para os filhos esses traumas É facil um pai ou mãe fazer uma criança obedecer pela dor mas esse pai e essa mãe nunca ganhara o verdadeiro respeito do filho E não da pra comparar com um animal tipo a vara que o pastor batia na ovelha Crianças não são bichos,são filhos de Deus como nos
Ô minha linda! Fica em paz e não se culpe por isso, o importante é sempre tentarmos melhorar como pais. Que bom que você entendeu agora, afinal temos muitos recursos mais respeitosos para disciplinar nossos filhos. E posso te ajudar nisso. Em breve farei aulas ao vivo e gratuitas aqui no RUclips, se não for inscrita ainda, se inscreva e ative as notificações para ser avisada sobre as aulas. Te espero lá! Grande abraço! 😘
Muito bom! Vc colocou da forma que penso. Sou evangélica e estudo a bíblia. Infelizmente tem igrejas, algumas poucas , que usam essa expressão de forma literal. Isto é um erro , distorção da leitura da Palavra. Falta uma exegese no estudo dela. Obrigada
Cada um tem o seu livre árbitro, exemplo, o meu esposo nunca levou uma paumada dos seus pais. Quando ele estava maior, na escola levou uns tapas do colega, contou para os seus pais, e eles foram na escola para tirar satisfação com o professor e ainda achou ruim porque o menino não reivindicou. A vara tem vários sentidos para saber usar. Se fosse assim não existia tanta violência nesse mundo. Mas torno a dizer cada um tem o seu livre árbitro.
Eu e meus irmãos apanhamos dos nossos pais ,hoje 7 filhos educados, e eu também corrigia meus filhos da mesma forma, sem violência, assim eu e meus irmãos sabíamos que era para educar , meus filhos também. Hoje é filhos batendo em pai e mãe. A Bíblia fala da vara da correção sim
Eu fico confusa com essa situação, eu não sou a favor de bater pq a criança está aprendendo. Mas eu olho para traz criancas q apanharam hj são homens de bem, de susseso. Não sei tem h q fico tão confusa.
Tais pessoas podem ser aparentementes bem-sucedidas porem podem carregar consigo inumeros problemas psicologicos e comportamentais q só são expostos em situaçoes muito específicas
Justamente, a criança pode aprender pelo amor também não precisa ser pela dor. Existe muitas pessoas de bem que não apanharam, o fato de não bater na criança não quer dizer que a deixaremos fazer o que quiser sem regras ou limites, limite é importante para a criança, só não precisa de violência.
Sou mãe e avó. Já acertei muito e já errei muito na educação dos meus filhos. E hoje compreendo que a vara literal deve ser usada como Último recurso. Tem crianças que vão precisar dela. Tem sim.
Bater geralmente é sinônimo de raiva, e com raiva não se educa, temos que cuidar para não dar maus exemplos, nossos filhos sempre estão observando nossas atitudes e comportamentos!
João 2 : end Jesus usou chicote Mas com seus disipulos usou sabeduria para ganhalos. gostei muito das suas palavras me agradou eu fui uma criansa que falar não adiantava, minha mãe usou muito a vara eu agradeso ela por iso
Provérbios 23:13 Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. 14 Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte. NTLH Acredito que é necessário sim,umas palmadas,mas não espancar a criança. Minha mãe conta que uma vez eu falei palavrão e ela deu um tapa na minha boca, eu não falo palavra até hoje. É importante sempre dosar, não viver batendo na criança, é desnecessário. O diálogo é super importante, mas a palmada ao meu ver, em certos momentos também é.
Não usar de violência com nossos filhos não vai de encontra a palavra de Deus porque justamente o ensino que Ele nos dá não e a violência. Todavia o pastor de ovelhas usa a vara para afastar a ovelha do perigo, agora se ela cega como ela é, insistir em seguir e correr para o abismo, a vara terá que desviar essa ovelha com força para que ela não morra... A palavra de Deus fala de psicologia sim, amor e vara. Deus é essencialmente conselheiro e justo e a justiça de Deus não e afago e sim vara.
Muito boa sua explicação, tenho um filho de 7 anos nunca precisei bater nele, sempre no diálogo, sou totalmente contra qualquer tipo de agressão contra uma criança.
Vc teve um equívoco errado, porque quando a bíblia diz em provérbios várias vezes sobre educar, corrigir ,disciplinar ,em nem uma vez foi dito, faça com violência ...
Estou quase enlouquecendo pois minhas meninas são ligadas no 220, não aguento mais todo mundo falando você tem que bater, pegar a vara para educação até meu próprio marido. E isto está me deixando louca, não aguento mais, preciso de ajuda😢
Concordo totalmente com ue a vara da disciplina não significa bater em nossos filhos!! Mas educa-los, ser firmes porem com amor, e não surrando os filhos como muito interpretam erroneamente!! Achei ótima essa explicação, , sempre achei errado usar o termo vara como para bater!! Jesus jamais ensinaria isso!!
A vara no original hebraico tem um significado de autoridade, disciplina. Já a palavra fustigar diz literalmente golpear… agora, de maneira nenhuma é espaçamento, violência. Na interpretação deve-se levar em conta o contexto imediato e geral, não deve-se ater-se somente ao significado da palavra vara. Mas Quem nunca que hoje tem seus 35, 40 anos nunca levou umas palmadas quando era criança? É lógico que a informação e conhecimento que possuímos hoje é maior e uso isso pra entender que as vezes a criança está demonstrando algo que não consegue explicar com palavras seus sentimentos, tendo algumas atitudes que parecem ser rebeldia, mas não é. Mas por outro lado há momentos que são claros atos de desobediência e de rebeldia . Fui criança e fui fustigado algumas vezes, que contribuíram para ser quem sou hoje. Mas cada um com sua maneira. É fato que o conhecimento mudou muito desde os tempos bíblicos, mas Os princípios morais e valores nunca mudam. Não esqueçamos que os maiores pensadores que estuda-se hoje alguns viveram antes mesmo até mesmo de Cristo e, falaram coisas profundas demais para à época e para hoje. O avanço do conhecimento não desmerece e nem invalida o que foi dito lá atrás. Um comentário cordial e um contraponto para reflexão é o que quero deixar. Deus abençoe!
Quando a pessoa diz : é pq a Bíblia foi escrita há muitos e muitos anos é temos que adequa-la aos dias de hj" eu já nem ouço mais. A palavra de Deus é o que é. Não muda.
Sei que muitos defendem que a palavra de Deus é absoluta e intocável, e, de fato, essa crença é uma base sólida para muita gente. Mas vale a pena refletir sobre algo: será que "preservar" a mensagem significa sempre interpretá-la de forma literal, sem considerar as mudanças que ocorreram ao longo dos séculos? Ou será que, para honrar verdadeiramente essa palavra, precisamos adaptar o entendimento, respeitando o contexto atual? Pense nos temas do Antigo Testamento que eram normais para a época: como a escravidão ou a punição física. Em Êxodo, vemos regulamentações sobre como tratar escravos, algo que, no passado, era aceitável e até comum. Mas hoje, a escravidão é uma das piores violações dos direitos humanos. Insistir que a palavra de Deus é literal e imutável significaria, em teoria, aceitar essas práticas. No entanto, a maioria de nós vê claramente que os ensinamentos bíblicos, em sua essência, não incentivam a desumanidade. A questão, então, não é desrespeitar o que está escrito, mas entender que a sociedade evoluiu para abraçar a dignidade humana de forma mais ampla. Outra reflexão que vem à mente é a igualdade de gênero. Muitas leis bíblicas abordam o papel das mulheres de forma subordinada, em uma sociedade patriarcal onde a mulher era, muitas vezes, vista como uma extensão da família masculina. Hoje, os valores de igualdade e respeito são fundamentais. Ignorar isso e aplicar essas antigas normas de forma rígida pode, na verdade, afastar as pessoas da mensagem de amor e compaixão que a Bíblia também promove. Além disso, não deveríamos ver na Bíblia a capacidade de trazer o espírito de suas lições para os novos tempos? Nos evangelhos, Jesus sempre se preocupou mais com o amor, a compaixão e a justiça do que com uma leitura literal da lei. Quando questionado sobre as regras do sábado, ele deixou claro que o bem-estar das pessoas era mais importante. Ou seja, o próprio Jesus mostrou que os princípios são o verdadeiro alicerce e esses princípios, como o amor ao próximo e o cuidado com os vulneráveis, podem muito bem ser preservados em uma interpretação mais aberta. Portanto, talvez o verdadeiro respeito pela palavra de Deus não seja insistir em uma leitura literal em todos os contextos, mas sim buscar os valores centrais que ela ensina e encontrar formas de aplicá-los de maneira relevante e sensível ao nosso mundo atual. Afinal, se o objetivo é viver uma vida justa, digna e compassiva, será que as formas de aplicar esses valores não podem evoluir também?
Excelente esclarecimentos, devemos nos aprofundar nas palavras que nos traz dúvida , para não fazer uso ao contrário dela, e assim seremos cada vez mais sábios .
Boa tarde! No livro de Provérbios 23.13,14 diz: "Não retires da criança a disciplina, pois se a fustigares com a vara não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno." Para o professor Pasquale a palavra fustigar significa maltratar ou agredir , assim, originalmente fustigar com uma vara significa bater com uma vara ou com um bastão. Não estou dando minha opinião, apenas estou mostrando o versículo da Bíblia e o significado da frase fustigar com uma vara segundo um especialista da Língua Portuguesa e qualquer dúvida consulte a Bíblia junto com um dicionário assim não seremos enganados. A Bíblia não fala em espancar apenas em bater como correção e não agressão. Entende se que o pai ou a mãe que vai corrigir ama os seus filhos.
Deus é amor, espancar não é ato de amor, temos que educar nossos filhos com a prática do amor para que eles no futuro pratiquem o amor, é a lei da semeadura! Existe má interpretação da bíblia, confusão na tradução.
É isso mesmo! Infelizmente há má interpretação nas escrituras. Se quisermos agir corretamente conforme a vontade de Deus é só olharmos para a história de Jesus, não consigo imaginar Jesus batendo em uma criança.
Deus é amor, mas Ele tira a vida, então é Justo, quando deixa a gente pegar tribulação, nos pune fisicamente, então vale bater a vara em criança toda vez como disciplina e para os insensatos que podem ser os filhos, vizinhos, o que for.
maravilhoso! existem mais de 50 ferramentas na disciplina positiva para usar ANTES de se apropriar da vara como única solução. Garanto que não será preciso chegar na agressão física se soubermos nos conectar com nossos filhos usando a DP
Olá Eu.quero comentar sobre este vídeo.eu sou católico. Sou pai . E tenho quatro filhos.este trecho da bíblia também.me entrega.muinto.maz pra senhora que é psicóloga fica fácil falar.até porque a senhora estudou para falar de.maneira doce .Mais a senhora sabe que na realidade não é tão simples assim.as vestes temos que ser mais Duros. Não estou falando de espancamento.deus.me livre . Mais ser doce o tempo todo muintas vestes não nos leva em conta.muintaa vestes eles te.ver como um fraco pode.faser da.maneira que quiser que não vai dar em nada.por isso eu.acho.que devemos ser.sim mais Duros com os nossos filhos. Desculpa se eu estiver errado e apenas a minha opinião. Um abraço.
Jesus quando chega no templo ele usou a vara para disciplinar aqueles que estava utilizando o templo de forma equivocada.. provavelmente não faltou conversa e instrução para aqueles homens, porém ele aplicou a disciplina mais severa pra retirar a loucura daqueles homens, e pode ter certeza, nunca mais eles esqueceram disso e talvez nunca mais voltou a cometer aqueles erro.
Sim @Isac Isaque é verdade! Porém, Jesus estava exortando homens, adultos que sabiam muito bem o que estavam fazendo, neste vídeo estou me referindo a educação de crianças que ainda estão desenvolvendo sua personalidade e necessitam de adultos que as ensine com respeito e amor.
Como vc fala no vídeo que jesus em momento nenhum usou a vara então? Você mesmo se perde em suas palavras para distorcer a bíblia, a bíblia é.uma só e não muda
Amém Concordo... Mas nos dias atuais a viver nessa terra com essa geração trabalhosa trabalho com as duas formas... primeiro eu converso explico! não pode por 2 vezes com os meus filhos... e etc na 3 vez o problema é resolvido numas 3 varadas por aí e pronto eles intende passa um tempinho abraço explico o porq eles apanharam e amém eles aprendem ,tenho um de 5 anos e outro de 14 e me obedesce graças ao bom Deus dão trabalho cada um na sua fase que é normal,mas tem respeito por nós os pais🙌🏻 pra mim em meio termo a a vara física (não espancar) e o castigo pros meus resolveu e tá resolvendo até agora e eles ficam bravo na ora ,mas depois sabem que é pro bem deles porq erraram... então cada um é cada um né ...eu bato mas explico o porquê apanhou mas sempre dou 2 chances pra eles ,depois o coro come e ponto eles intende...cresci assim e com surras piores e agradeço pelas surras que levei dos meus pais ...porq conheço pais que estão apanhando dos filhos porq não corrigiram na hora certa e hoj sofrem por falta das crianças apanhar na medida certa sem expancar
Discordo. Ninguém está falando em maltratar nossos filhos, mas vara é vara. Esses pensamentos de psicólogos querendo desviar o sentido das coisas a mim não agrada. Umas palmadas não fazem mal a ninguém. Comparar como Jesus corrigia os discípulos com a criação de filhos é uma coisa bem distante.
Discordo com vc .tem nesse comentário uma distorção. Sou mãe e tem crianças que precisam apanhar .meu filho até os 12 anos não apanhou ,não me dava motivos . A violência é o excesso. Umas boas palmadas educam ,tenho um sobrinho de 2 anos que até bate no meu irmão,e o meu irmão fica parecendo um Zé Mané dominado por uma criança sem disciplina que só faz o que ele quer. Esse assunto é muito extenso .acho que a sua opinião distorce a bíblia .
Então o errado é o pai por dar tudo oque o filho quer ele tem que aprender a dizer não e tem que aprender a reprender e corrigir o filho mais no diálogo não com agressão fisica se for necessario ele pode deixar o menino de castigo. E o engraçado é que voce acha errado o filho bater no pai sendo que é só o pai segurar a mão do menino que é criança e ele pode controlar. E ao contrario voce não acha errado até aconcelha o pai homen adulto bater no menino uma criança isso sim que seria um ato de covardia.
Sou Psicólogo Cognitivo-comportamental, teólogo, pastor batista, professor de faculdade teológica, educador parental e autor de 5 livros, dentre eles, "Pais Saudáveis, Filhos Saudáveis". No capítulo onde explico os 4 modelos de paternidade, faço uma exegese do texto de Efésios 6.4 onde aparece o termo disciplina, paideia no grego e também explico sobre o termo "vara" a partir da característica literária de Provérbios inserido na categoria dos livros sapienciais. Definitivamente, o termo vara pode ser interpretado como figura de linguagem e realmente não há necessidade de violar a integridade física da criança com castigos físicos. Há outras formas mais eficazes e saudáveis de expressar firmeza e disciplina.
Obrigada por seu comentário Pr Ricardo, uma honra recebe-lo em meu canal! Também sou da igreja Batista e pretendo fazer teologia, o Sr indicaria algum curso em São Paulo?
Ricardo Brandão, onde encontro deu livro?
Concordo.
Também tenho interesse em seu livro, Pastor! Onde posso adquirir?
Quanta clareza! Obrigada por esse comentário tão rico e cheio de entendimento!
A vara de guiar em salmos "a tua VARA e teu cajado me consolam" é a mesma vara q em provérbios fala " corrigir com vara", ou seja, guiar a criança no caminho correto, vara de guiar não de punir fisicamente.
É verdade! Aparti do momento que conheci a disciplina positiva passei a questionar não o versículo da bíblia mas como as pessoas traduzem ele!
É exatamente isso que penso, muitas vezes a Bíblia é mau interpretada.
Minha irmã,eu estava à procura de um esclarecimento maior sobre esse assunto. Sou cristã e, ontem, na EBD da minha igreja, o "professor" falou exatamente o contrário disso tudo o que a irmã falou e confesso que meu coração ficou pesaroso. No momento, lá, de alguma forma debati, mas o tempo não foi favorável, então , a verdade dele ficou como verdade absoluta, sendo reforçada pela opinião e comentários de algumas irmãs. Eu louvo a Deus pelo seu esclarecimento. Vou guardar esse material que vai ser muito útil pra mim 🙌🏽🌻
Pelo amor de Deus, traz esse conhecimento para a sua Igreja porque as crianças dessa Igreja não merecem sofrer tamanha ignorância desses irmãos que vivem como tolos. É um cego guiando cegos. Tem mais vídeos no RUclips.
Na minha criação, eu sempre ouvi dizer que pé de galinha não mata pinto. Uma boa mãe sabe perfeitamente como corrigir seu filho, não precisamos de opinião de ninguém! É melhor a correção dos pais do que a correção do mundo. Certamente o mundo não terá piedade, e a punição será a morte.
Bom dia Debora. Muito obrigada pelos seus vídeos. Sou totalmente a favor da educação com respeito, sem violência. A Bíblia é um livro muito antigo e nessa altura não era assim que se pensava. Existem várias passagens bíblicas onde é mencionada a violência como um meio necessário para o mundo incluído a educação dos filhos (exemplo: Hebreus 12:5-11).
Ainda bem que evoluímos e grande parte de nós educa sem violência.
Muito bom vídeo 👏🏻 Tenho três meninas, uma de 15 anos, uma de 10 e uma de 5. Quando engravidei da minha primeira filha coloquei no meu coração que iria educar com amor, sempre disciplinando com o auxílio da psicologia e da palavra de Deus com muito amor. Sempre compreendi essa passagem da seguinte maneira, como sendo a "palavra de Deus" a "vara da correção". Quantas vezes ouvia as pessoas me dizerem para bater nas minhas filhas com chinelo, com uma vara de goiaba, ou até mesmo com palmadas. Confesso que sempre vi essas coisas como agressão física e isso me deixa muito desconfortável. Sempre assisti aos programas da super nany na TV e no RUclips e aprendi muita coisa com aquelas babás porque não nascemos já sabendo ser mãe rs rs Também comprei livros sobre educação e psicologia para ler. Minhas filhas nunca apanharam, nunca sofreram nenhum tipo de agressão física e são uns amores em minha vida. São minhas amigas. Somos companheiras umas das outras. Louvo a Deus por meu marido ter compreendido essa forma de educar também! Somos evangélicos também e nunca discutimos com ninguém sobre isso mas sofremos com críticas até hoje por entendermos assim. Obrigado por compartilhar seu trabalho! Fiquei muito feliz com seu vídeo!
Agradeço seu como!
Também nunca concordei com esse conceito de violência na educação dos filhos.
Te convido para me acompanhar também no Instagram @deborabbertoldi lá sempre posto conteúdos sobre educação. 😉😘
Minha sra os discípulos eram adultos ...
Se não tinha psicologia naquela época então vara era vara mesmo!
O q tá acontecendo q é muito mais fácil dizer q a Bíblia não quer dizer o q diz do que aceitar e aplicar o q ela diz.
Esses dias tive algumas discussões com mães que não concordam com a forma de disciplinar batendo...daqueles grupos que são contra a palmada; E eu como cristã defendi meu ponto de vista de que precisa sim bater de vez em quando, porquê eu entendia esse versículo literalmente, mas o Espírito Santo me incomodou de tal maneira que vim buscar conhecimento e encontrei esse vídeo maravilhoso! E confesso que estou envergonhada! Mas ao mesmo tempo agradeço ao meu Deus porquê hoje ele me tirou da ignorância! Muito obrigada, minha querida.
Tem todo meu apoio. Respeito não se impõe, se conquista. Medo não é respeito
Agradeço seu comentário Glesse!
Como eu não conhecia esta mulher ainda meu Deus?! Que benção seu conteúdo, meu coração esta queimando aqui, sei que estou no caminho!
Se for necessário, uma palmadinha não mata.
Por mais que eduque, a criança as vezes continua rebeldes.E melhor os pais dar uma paladinha dos pais do que apanhar dos de fora.
É lógico Jesus não ia dar palmadas nos discípulos.
É como diz a bíblia ontem fui menino agia como menino.
Os discípulos eram homens.
Pelo correção e disciplina e até algumas varadas,hj sou o que sou,sou grata por isso.
Não sou a favor de espancamento, mas chega um momento que fala alerta não adianta.
Esse vídeo me aliviou muito eu me sentia muito mal por ser totalmente contra essa parte da Bíblia, me sentia rebelde sendo que temos que ser obediente perante as palavras de Deus. Obrigada pelas informações💕✨
Que Deus te abençoe grandemente
Nossa EU TAMBÉM
Homi ! Apanhei de cinto,tabica de goiabeira,cabo de vassoura, sandália enfim qualquer coisa que servisse pra castigo,meus pais não mim deram vida boa,mais eu e meus irmãos aprontavamos demais,hoje ainda sou grato pelas boas surras que tomei.... Só Deus sabe o que poderia ser se não fosse corrigido,do jeito dos meus pais mais eficaz kkkkkkkkk
Uma pena que seus pais só conheciam esses recurso para educar, existe outros muito mais eficientes se precisar agredir.
Tenho ouvido e lido muito sobre a disciplina positiva , ela não é de todo ruim , mas é uma metodologia humanista e vai muito contra a palavra de Deus sim . Ela visa a correção do comportamento e não a raiz do coração , lembrando que todos nascem pecadores , com natureza caída, o mau comportamento só é a expressão do coração , a disciplina olha a criança na mesma posição que o adulto , os pais são autoridade é isso estabelece hierarquia, o q não significa os os filhos sejam inferiores e que não devemos validar os sentimentos . O que rege o seio familiar é a palavra e não o gosto, opinião ou preferência de cada um na família . A disciplina positiva oferece soluções que se baseiam em uma relação democrática , o q os pais pensam e os q os filhos pensam são um denominador comum , o diálogo e muito importante mas é obediência a Deus a a sua palavra que deve reger um família . Os filhos assim como os pais carregam a imagem de Deus em sua natureza , logo o parâmetro é o amor , a Bíblia condena o autoritarismo e a permissividade . A solução não e uma nova abordagem humanista e democrática , mas sim um retorno as escrituras .
Podemos tirar muitas coisas benéficas da disciplina A Ou B , mas todas precisam passar pelo crivo da palavra , se não passar , logo , ela perde todo o seu valor .
Repito ... aprendi muita coisas com a DP mas ela se torna um perigo em muitos conceitos pra quem crê que a Bíblia é o manual .
Perfeito!
Isso aí, e não adianta as pessoas tentarem dizer: "A mas pastor tal, e padre tal concordam comigo..." porque hoje nunca ouvimos tanta heresia. SEMPRE tentando distorcer a Bíblia cada um em sua tradução. O PRÓPRIO DEUS ENVIOU SEU ÚNICO FILHO PRA SOFRER E MORRER POR NÓS.
Ainda não vi nenhum perigo na DP. Você poderia citar alguns pra mim?
Sou educadora há 6 anos, e nesse ano o Espírito Santo falou muito comigo em sala de aula, pensamentos e perguntas sobre a forma como eu estava agindo vinham constantemente, e algum tempinho depois me deparei com a disciplina positiva, que vieram a tona todos meus questionamentos, porque eu mesma estava vendo que "eu estava apenas adestrando" e não tinha resultados duradouros, apenas momentâneos, e as coisas pareciam só piorar.
Eu compreendo diferente irmã, já entendo que a DP é um instrumento que nos permite a entender que precisamos lutar com Deus pra nos libertar da raiva, da impaciência e para ter domínio próprio. É fácil pegar um chinelo e sair batendo na criança, muito mais difícil e complexo é ter sabedoria pra tomar decisões certas, e isso implica comunhão diária com Deus.
Na disciplina positiva devemos orientar os filhos com consequências e ajudar eles a pensarem, é muito fácil sermos controladores das crianças pelo medo, depois quando eles crescem não sabem tomar as decisões certas e são fortemente influenciados por outras pessoas, porque os pais usaram de punição e premiações, assim como um animal adestrado irracional. Pra mim a disciplina positiva é a que mais se aproxima dos princípios bíblicos, a palavra fala que devemos instruir a criança no caminho em que deve andar, esse INSTRUIR é ensinar a criança a pensar, a tomar decisões. Percebo ao entrar numa sala que quando o professor(a) autoritário (a) esta numa sala, a sala se comporta, o professor(a) autoritário (a) coloca o pé pra fora da sala a turma não obedece e vira um caos se entra algum profissional diferente, isso porque? porque eles estavam apenas com medo na presença do professor que impõe medo, mas não aprenderam realmente o que significa se comportar...entende? acho muito mais perigoso a obediência pelo medo, afinal não queremos que nossos filhos obedeçam a Deus pelo medo, pois assim que eles tiverem oportunidade questionarão a bondade de Deus e abandonarão a fé, afinal o que se ganha obedecendo se não existe um significado duradouro? Não adianta nada usar da agressividade e falar de princípios cristãos para as crianças, é em vão. Mas isso não tem nada a ver com permissividade, É INSTRUIR a criança como um ser digno de respeito e racional, no qual Jesus morreu por ela tbm. Na disciplina positiva junto com os valores bíblicos, oração com as crianças e a conversa, com convicção digo que será uma benção. Alias a disciplina positiva faz a criança pensar nas consequências, assim como Deus deseja fazer com todos nós, a pensar nas consequências que meus atos fazem de mal pra mim e para os outros, compreendendo com a amor que preciso mudar pela minha felicidade e da dos outros (E ESSE MUDAR SÓ DEUS FAZ). Então podemos entender a DP como uma ferramenta pra ajudar na educação. Ela orienta aplicações práticas que creio que estão perfeitamente coerentes com os valores cristãos fundamentados na palavra.
Maravilhosa! Alem de tudo bater em criança é crime! Obrigada pelo video exclarecedor!
Olá Débora, sou teólogo, pai e acima de tudo servo, gosto de aprender e entendo que todo conhecimento, independente da fonte, se é compreensível, é válido. Eu não concordo 100% com sua percepção da ideia, pelo exemplo que já lhe expuseram, sobre quando o salvador entra no templo chicoteado a todos os irreverentes, também li sua resposta e entendo sua visão embora não concorde com o todo. Porém, o que mais destaco aqui em sua reflexão, é sua sabedoria, educação e serenidade ao abordar o assunto, amo ouvir ideias vindas de pessoas que sabem se comunicar tal como você, parabéns.
Oras, oras, comparar a educação dos filhos com o uso de chicote que supostamente Jesus usou no templo. E falando com seriedade agora, alguém acha mesmo que Jesus usou do chicote para atingir diretamente as pessoas naquele templo? Em 4 livros relatam esse mesmo episodio, e apenas um "João" relata o uso de um "azorrague", se Jesus tivesse mesmo batido nas pessoas pq não foi relato nos outros 3 livros e nem mesmo João disse isso.
Vara não é violência, é correção é direção é controle na bíblia , mas as pessoas são violentas, então o assunto deveria ser outro, e não por em cheque as escrituras, as pessoas quebraram os princípios da moderação, auto controle, e usam de violência, mas a vara é bíblica e eu uso, meus filhos que são 6 amam a vara da disciplina, eles se sentem seguros, e cuidados ... Mas vcs não entendem isso.
A própria palavra prega a disciplina positiva onde em Efésios 6:4 E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos...
Um tapa provoca, ira, raiva, dor, ódio, etc... A Bíblia é muito má interpretada.
Sou totalmente contra a violência na educação. Tanto física quanto psicológica ... Deus é amor!!!
Exatamente Débora! Que bom que você entende, meu sonho e propósito aqui com esse trabalho é justamente trazer esses conceitos para os pais. Obrigada pelo seu comentário! 😊😘
A educação que deixamos para os filhos é um exemplo de amor, honestidade, integridade, verdadeiro porque os filhos nos obsevam e copiam. Tmb não concordo com essa de tapas surras, isso é ignorância. Parabéns pela matéria.
Obrigada pelo comentário!
É isso mesmo nós somos os maiores exemplos para nossos filhos.
Antigamente as crianças apanhavam e não foram pro mal caminho, mas agora estão cheias de traumas emocionais que os torturam e impedem de educar
seus filhos e muitos passam para os filhos esses traumas
É facil um pai ou mãe fazer uma criança obedecer pela dor mas esse pai e essa mãe nunca ganhara o verdadeiro respeito do filho
E não da pra comparar com um animal tipo a vara que o pastor batia na ovelha
Crianças não são bichos,são filhos de Deus como nos
Meu Deus!A vara aqui em casa é rotina;e eu achava que estava seguindo um mandamento de Deus.
Ô minha linda! Fica em paz e não se culpe por isso, o importante é sempre tentarmos melhorar como pais.
Que bom que você entendeu agora, afinal temos muitos recursos mais respeitosos para disciplinar nossos filhos. E posso te ajudar nisso. Em breve farei aulas ao vivo e gratuitas aqui no RUclips, se não for inscrita ainda, se inscreva e ative as notificações para ser avisada sobre as aulas. Te espero lá!
Grande abraço! 😘
Muito bom! Vc colocou da forma que penso. Sou evangélica e estudo a bíblia. Infelizmente tem igrejas, algumas poucas , que usam essa expressão de forma literal. Isto é um erro , distorção da leitura da Palavra. Falta uma exegese no estudo dela. Obrigada
Cada um tem o seu livre árbitro, exemplo, o meu esposo nunca levou uma paumada dos seus pais.
Quando ele estava maior, na escola levou uns tapas do colega, contou para os seus pais, e eles foram na escola para tirar satisfação com o professor e ainda achou ruim porque o menino não reivindicou.
A vara tem vários sentidos para saber usar.
Se fosse assim não existia tanta violência nesse mundo. Mas torno a dizer cada um tem o seu livre árbitro.
Eu e meus irmãos apanhamos dos nossos pais ,hoje 7 filhos educados, e eu também corrigia meus filhos da mesma forma, sem violência, assim eu e meus irmãos sabíamos que era para educar , meus filhos também. Hoje é filhos batendo em pai e mãe. A Bíblia fala da vara da correção sim
Eu fico confusa com essa situação, eu não sou a favor de bater pq a criança está aprendendo.
Mas eu olho para traz criancas q apanharam hj são homens de bem, de susseso. Não sei tem h q fico tão confusa.
Tais pessoas podem ser aparentementes bem-sucedidas porem podem carregar consigo inumeros problemas psicologicos e comportamentais q só são expostos em situaçoes muito específicas
Justamente, a criança pode aprender pelo amor também não precisa ser pela dor. Existe muitas pessoas de bem que não apanharam, o fato de não bater na criança não quer dizer que a deixaremos fazer o que quiser sem regras ou limites, limite é importante para a criança, só não precisa de violência.
Lê Silva , leia o livro Pastoreando o Coração da Criança do Ted Tripp. Ele vai te dar um norte maravilhoso sobe isso
olá a paz minha irmã ! peça a Deus o Dom Da Mãe Virtuosa e a irmã saberá como Guiar o seu filho(A)
Sou mãe e avó.
Já acertei muito e já errei muito na educação dos meus filhos.
E hoje compreendo que a vara literal deve ser usada como Último recurso.
Tem crianças que vão precisar dela. Tem sim.
Mas glória a Deus por essa palavra🔥mas fico com as duas formas ...
Parabéns pelo seu vídeo, agora eu realmente entendi
Bater geralmente é sinônimo de raiva, e com raiva não se educa, temos que cuidar para não dar maus exemplos, nossos filhos sempre estão observando nossas atitudes e comportamentos!
ótimo, a verdade vos libertara e essa verdade sobre a 'vara' libertou para o caminhar correto
João 2 : end Jesus usou chicote Mas com seus disipulos usou sabeduria para ganhalos. gostei muito das suas palavras me agradou eu fui uma criansa que falar não adiantava, minha mãe usou muito a vara eu agradeso ela por iso
Usar sabedoria é sempre mais inteligente, principalmente com as crianças pois elas aprendem pelo exemplo.
Provérbios 23:13 Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. 14 Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte.
NTLH
Acredito que é necessário sim,umas palmadas,mas não espancar a criança.
Minha mãe conta que uma vez eu falei palavrão e ela deu um tapa na minha boca, eu não falo palavra até hoje. É importante sempre dosar, não viver batendo na criança, é desnecessário. O diálogo é super importante, mas a palmada ao meu ver, em certos momentos também é.
Não usar de violência com nossos filhos não vai de encontra a palavra de Deus porque justamente o ensino que Ele nos dá não e a violência. Todavia o pastor de ovelhas usa a vara para afastar a ovelha do perigo, agora se ela cega como ela é, insistir em seguir e correr para o abismo, a vara terá que desviar essa ovelha com força para que ela não morra... A palavra de Deus fala de psicologia sim, amor e vara. Deus é essencialmente conselheiro e justo e a justiça de Deus não e afago e sim vara.
Recomendo um livro, acho que a vida não edita mais ,se chama , os caminhos espirituais da criança, autora , chheri fuller
Muito boa sua explicação, tenho um filho de 7 anos nunca precisei bater nele, sempre no diálogo, sou totalmente contra qualquer tipo de agressão contra uma criança.
Maravilhosa! Que vídeo necessário 👏👏
É por causa de pessoas assim, filosóficas e psicólogas que as crianças não respeitam os pais
Vc teve um equívoco errado, porque quando a bíblia diz em provérbios várias vezes sobre educar, corrigir ,disciplinar ,em nem uma vez foi dito, faça com violência ...
explica isso pra várias pessoas q acham q a vara é punição, interpretam errado
Estou quase enlouquecendo pois minhas meninas são ligadas no 220, não aguento mais todo mundo falando você tem que bater, pegar a vara para educação até meu próprio marido.
E isto está me deixando louca, não aguento mais, preciso de ajuda😢
Com todo respeito Dra, o que é fustigar? deixo bem claro que não sou a favor de espancamentos!
Concordo totalmente com ue a vara da disciplina não significa bater em nossos filhos!! Mas educa-los, ser firmes porem com amor, e não surrando os filhos como muito interpretam erroneamente!! Achei ótima essa explicação, , sempre achei errado usar o termo vara como para bater!! Jesus jamais ensinaria isso!!
A vara no original hebraico tem um significado de autoridade, disciplina. Já a palavra fustigar diz literalmente golpear… agora, de maneira nenhuma é espaçamento, violência. Na interpretação deve-se levar em conta o contexto imediato e geral, não deve-se ater-se somente ao significado da palavra vara.
Mas Quem nunca que hoje tem seus 35, 40 anos nunca levou umas palmadas quando era criança? É lógico que a informação e conhecimento que possuímos hoje é maior e uso isso pra entender que as vezes a criança está demonstrando algo que não consegue explicar com palavras seus sentimentos, tendo algumas atitudes que parecem ser rebeldia, mas não é. Mas por outro lado há momentos que são claros atos de desobediência e de rebeldia . Fui criança e fui fustigado algumas vezes, que contribuíram para ser quem sou hoje. Mas cada um com sua maneira.
É fato que o conhecimento mudou muito desde os tempos bíblicos, mas Os princípios morais e valores nunca mudam. Não esqueçamos que os maiores pensadores que estuda-se hoje alguns viveram antes mesmo até mesmo de Cristo e, falaram coisas profundas demais para à época e para hoje. O avanço do conhecimento não desmerece e nem invalida o que foi dito lá atrás.
Um comentário cordial e um contraponto para reflexão é o que quero deixar. Deus abençoe!
Muito pertinente e relevante seu comentário Robson!
Amei essa reflexão
Amém
Quando a pessoa diz : é pq a Bíblia foi escrita há muitos e muitos anos é temos que adequa-la aos dias de hj" eu já nem ouço mais. A palavra de Deus é o que é. Não muda.
Sei que muitos defendem que a palavra de Deus é absoluta e intocável, e, de fato, essa crença é uma base sólida para muita gente. Mas vale a pena refletir sobre algo: será que "preservar" a mensagem significa sempre interpretá-la de forma literal, sem considerar as mudanças que ocorreram ao longo dos séculos? Ou será que, para honrar verdadeiramente essa palavra, precisamos adaptar o entendimento, respeitando o contexto atual?
Pense nos temas do Antigo Testamento que eram normais para a época: como a escravidão ou a punição física. Em Êxodo, vemos regulamentações sobre como tratar escravos, algo que, no passado, era aceitável e até comum. Mas hoje, a escravidão é uma das piores violações dos direitos humanos. Insistir que a palavra de Deus é literal e imutável significaria, em teoria, aceitar essas práticas. No entanto, a maioria de nós vê claramente que os ensinamentos bíblicos, em sua essência, não incentivam a desumanidade. A questão, então, não é desrespeitar o que está escrito, mas entender que a sociedade evoluiu para abraçar a dignidade humana de forma mais ampla.
Outra reflexão que vem à mente é a igualdade de gênero. Muitas leis bíblicas abordam o papel das mulheres de forma subordinada, em uma sociedade patriarcal onde a mulher era, muitas vezes, vista como uma extensão da família masculina. Hoje, os valores de igualdade e respeito são fundamentais. Ignorar isso e aplicar essas antigas normas de forma rígida pode, na verdade, afastar as pessoas da mensagem de amor e compaixão que a Bíblia também promove.
Além disso, não deveríamos ver na Bíblia a capacidade de trazer o espírito de suas lições para os novos tempos? Nos evangelhos, Jesus sempre se preocupou mais com o amor, a compaixão e a justiça do que com uma leitura literal da lei. Quando questionado sobre as regras do sábado, ele deixou claro que o bem-estar das pessoas era mais importante. Ou seja, o próprio Jesus mostrou que os princípios são o verdadeiro alicerce e esses princípios, como o amor ao próximo e o cuidado com os vulneráveis, podem muito bem ser preservados em uma interpretação mais aberta.
Portanto, talvez o verdadeiro respeito pela palavra de Deus não seja insistir em uma leitura literal em todos os contextos, mas sim buscar os valores centrais que ela ensina e encontrar formas de aplicá-los de maneira relevante e sensível ao nosso mundo atual. Afinal, se o objetivo é viver uma vida justa, digna e compassiva, será que as formas de aplicar esses valores não podem evoluir também?
Excelente esclarecimentos, devemos nos aprofundar nas palavras que nos traz dúvida , para não fazer uso ao contrário dela, e assim seremos cada vez mais sábios .
Obrigada por seu comentário! Concordo com você, quanto mais conhecimento tivermos mais seremos assertivos.
2:28 única coisa confiavel falada nesse video!
Distorceu a palavra de Deus, mas se desta forma a educação funciona também é válido.
Boa tarde! No livro de Provérbios 23.13,14 diz: "Não retires da criança a disciplina, pois se a fustigares com a vara não morrerá.
Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno."
Para o professor Pasquale a palavra fustigar significa maltratar ou agredir , assim, originalmente fustigar com uma vara significa bater com uma vara ou com um bastão.
Não estou dando minha opinião, apenas estou mostrando o versículo da Bíblia e o significado da frase fustigar com uma vara segundo um especialista da Língua Portuguesa e qualquer dúvida consulte a Bíblia junto com um dicionário assim não seremos enganados.
A Bíblia não fala em espancar apenas em bater como correção e não agressão. Entende se que o pai ou a mãe que vai corrigir ama os seus filhos.
Deus é amor, espancar não é ato de amor, temos que educar nossos filhos com a prática do amor para que eles no futuro pratiquem o amor, é a lei da semeadura! Existe má interpretação da bíblia, confusão na tradução.
É isso mesmo! Infelizmente há má interpretação nas escrituras. Se quisermos agir corretamente conforme a vontade de Deus é só olharmos para a história de Jesus, não consigo imaginar Jesus batendo em uma criança.
Deus é amor, mas Ele tira a vida, então é Justo, quando deixa a gente pegar tribulação, nos pune fisicamente, então vale bater a vara em criança toda vez como disciplina e para os insensatos que podem ser os filhos, vizinhos, o que for.
Amei!!! Parabéns!!!
maravilhoso! existem mais de 50 ferramentas na disciplina positiva para usar ANTES de se apropriar da vara como única solução. Garanto que não será preciso chegar na agressão física se soubermos nos conectar com nossos filhos usando a DP
Perfeito!! Exatamente isso!
Olá Eu.quero comentar sobre este vídeo.eu sou católico. Sou pai . E tenho quatro filhos.este trecho da bíblia também.me entrega.muinto.maz pra senhora que é psicóloga fica fácil falar.até porque a senhora estudou para falar de.maneira doce .Mais a senhora sabe que na realidade não é tão simples assim.as vestes temos que ser mais Duros. Não estou falando de espancamento.deus.me livre . Mais ser doce o tempo todo muintas vestes não nos leva em conta.muintaa vestes eles te.ver como um fraco pode.faser da.maneira que quiser que não vai dar em nada.por isso eu.acho.que devemos ser.sim mais Duros com os nossos filhos. Desculpa se eu estiver errado e apenas a minha opinião. Um abraço.
GOSTEI Á VARA É A BÍBLIA AMÉM IRMÃ MARLI E IRMÃO LUCAS AMÉM DE PAIAL SC
A palavra e amesma o que muda e interpretação
Tudo o que vcs estão promovendo é um mundo mais colorido, tipo arco-íris
A bíblia fala que a criança é uma louca...
Jesus quando chega no templo ele usou a vara para disciplinar aqueles que estava utilizando o templo de forma equivocada.. provavelmente não faltou conversa e instrução para aqueles homens, porém ele aplicou a disciplina mais severa pra retirar a loucura daqueles homens, e pode ter certeza, nunca mais eles esqueceram disso e talvez nunca mais voltou a cometer aqueles erro.
Sim @Isac Isaque é verdade! Porém, Jesus estava exortando homens, adultos que sabiam muito bem o que estavam fazendo, neste vídeo estou me referindo a educação de crianças que ainda estão desenvolvendo sua personalidade e necessitam de adultos que as ensine com respeito e amor.
@@DeboraBertoldi exato!!! Parabéns
Como vc fala no vídeo que jesus em momento nenhum usou a vara então? Você mesmo se perde em suas palavras para distorcer a bíblia, a bíblia é.uma só e não muda
A vara sempre será vara em qualquer idioma e tempo, a palavra de Deus, transcende cultura e tradição
Não concordo, veja assuntos relacionados a tradução do aramaico, latim a palavra vara tem mais a ver com retidão, apoio correção pelo exemplo firme.
E na cultura hebraica israelita 👍
Amém Concordo... Mas nos dias atuais a viver nessa terra com essa geração trabalhosa trabalho com as duas formas... primeiro eu converso explico! não pode por 2 vezes com os meus filhos... e etc na 3 vez o problema é resolvido numas 3 varadas por aí e pronto eles intende passa um tempinho abraço explico o porq eles apanharam e amém eles aprendem ,tenho um de 5 anos e outro de 14 e me obedesce graças ao bom Deus dão trabalho cada um na sua fase que é normal,mas tem respeito por nós os pais🙌🏻 pra mim em meio termo a a vara física (não espancar) e o castigo pros meus resolveu e tá resolvendo até agora e eles ficam bravo na ora ,mas depois sabem que é pro bem deles porq erraram... então cada um é cada um né ...eu bato mas explico o porquê apanhou mas sempre dou 2 chances pra eles ,depois o coro come e ponto eles intende...cresci assim e com surras piores e agradeço pelas surras que levei dos meus pais ...porq conheço pais que estão apanhando dos filhos porq não corrigiram na hora certa e hoj sofrem por falta das crianças apanhar na medida certa sem expancar
E ele vai produzir isso
Vai bater quando n ouvir ele
E se casar vai bater a mulher e depois vai abrasar, pq ele bateu pq ele ama ela
Se agressão desse jeito no mundo não teria gente ruim sera que traficantes assassino bandido maconheiro ladrão nunca apanharam??? 😂eis a questão
Mas a psicologia, é contra a palavra de Deus genuína, e os argumentos são tão lindos, que convence muito gente biblicamente desinformada
Discordo. Ninguém está falando em maltratar nossos filhos, mas vara é vara. Esses pensamentos de psicólogos querendo desviar o sentido das coisas a mim não agrada. Umas palmadas não fazem mal a ninguém. Comparar como Jesus corrigia os discípulos com a criação de filhos é uma coisa bem distante.
Como ousa?
Discordo com vc .tem nesse comentário uma distorção. Sou mãe e tem crianças que precisam apanhar .meu filho até os 12 anos não apanhou ,não me dava motivos . A violência é o excesso. Umas boas palmadas educam ,tenho um sobrinho de 2 anos que até bate no meu irmão,e o meu irmão fica parecendo um Zé Mané dominado por uma criança sem disciplina que só faz o que ele quer. Esse assunto é muito extenso .acho que a sua opinião distorce a bíblia .
Exato!
Então o errado é o pai por dar tudo oque o filho quer ele tem que aprender a dizer não e tem que aprender a reprender e corrigir o filho mais no diálogo não com agressão fisica se for necessario ele pode deixar o menino de castigo. E o engraçado é que voce acha errado o filho bater no pai sendo que é só o pai segurar a mão do menino que é criança e ele pode controlar. E ao contrario voce não acha errado até aconcelha o pai homen adulto bater no menino uma criança isso sim que seria um ato de covardia.
Hoje os filhos estão uma blz 😃😌😁😃 ata.kkkk
A correção da Bíblia e perfeita, a teologia que se perde no tempo.
Blá blá blá blá blá