Eu sou portuguesa vivo no sul de Portugal,e andamos de chinelos havaianas,bermudas e roupa de desporto na rua, talvez porque aqui temos um clima mais quente,somos mais descontraídos.
Parabens pelo vosso Video! Sou Português e tenho inclinos Brasileiros, o que voces dizem sobre a rede e festas é de facto uma realidade. Foi surpresa para mim isso da rede, como a pessoa é impecavel me pediu e claro que autorizei. Sobre convivio com outro inclino entrei em panico, mas o dialgo tudo resolve entre pessoas de bem. Hoje eu estou orgulhoso deles e julgo que eles não tem razão de queixa do senhorio.
Quase tudo certo... Excepto... 1) "Portugal muito religioso" = Nem pensar ! Preservamos essas crenças e culturas claro, pois fazem parte da história. 2) "Fotos de crianças só depois do baptizado" = Não existe ! 3) "Privacidade e cuidado com as nossas crianças e as dos outros?..." = Isso sim, claro ! Sempre !!! 1 Grande abraço de Portugal ! Bom vídeo ! :)
Concordo a 100% com o Post to Jorge Rosa. Após ver as criticas de outras pessoas, percebo que as opiniões dos autores (apesar de quase todas certas) estão um pouco influenciadas pelo estrato social (mais elevado) em que estão inseridos.
Portugal fica em outro continente logo e cultura é muito europeia. Muita dessa cultura é baseada por sugestão da comunidade europeia. A privacidade das crianças é usada por uma questão de respeito com a própria criança, não é por sermos pais que nos dá o direito de abusar da imagem dos nossos filhos, além que é uma questão de segurança na Europa proteger as crianças de eventuais pedófilos e outras pessoas que através das redes sociais podem usar as suas fotos para algo inapropriado. Em Portugal já se usou muito o tanque, mas actualmente quase todas as casas tem máquina de lavar roupa, no bidé lava-se calçado ou peças pequenas e que queremos usar de forma imediata. Os edifícios públicos é proibido fotografar por sugestão europeia por causa do terrorismo. O pais é católico sim mas esta muito longe do Brasil que sim usam a religião para tudo principalmente no dialogo. O português por norma e católico mas não praticante e muita gente não baptiza os seus filhos, afinal trata-se de um tema muito individual, eles tem tempo de decidirem o que querem fazer em relação a esse tema, embora exista uma tradição baseada no catolicismo que passa de geração em geração procuramos respeitar a opção de cada um em relação à religião. As festas das crianças, se a festa é da criança procuramos que ela tenha a sua festa o seu tempo para estar só com os seus amigos. É pratica muitas famílias fazerem duas festas, uma de tarde só para crianças e a noite faz-se outra festa para os adultos.
Parabéns pela atitude de darem liberdade as crianças de se batizarem quando quiserem, no Brasil muitas igrejas "obrigam" a se batizarem. Quase todas as pessoas que conheço e que são batizadas sentiram muita pressão para se batizarem. Todos ficam falando que se não se batizar vai direto para o inferno, se não se batizar não quer a salvação. Frequentei uma igreja em que saí porquê não aguentava mais falarem de batismo. Queriam me forçar. Eu tinha 18 anos e não me sentia preparada. Jesus se batizou com mais de 30 anos e foi porquê quis... Acho lindo o respeito e o cuidado que as pessoas em Portugal tem com as crianças.
@H. G V Pois mas Fátima enche no dia 13 de maio com 1 milhão. Afinal há um país profundo. Acontece é que é algo muito pessoal, não andamos aí a apregoar a nossa religiosidade ou não. Não andamos com as divindades na boca a toda a hora.
Não fales o que não sabes. Todos os anos igreijas por todo o Pais organizao caminhadas até fátima. Eu propria tenho várias pessoas na familia que o fazem. Todos os anos gosto de acender Uma Vela mas acho que religiao esta dentro de ti nao precisas de ir smpr na igreija
Eu vivi no Brasil e fiz meu vestibular lá ! Vivo em Portugal e viajo pela Europa. Tb vivi em África. As diferenças que notamos entre os nossos países têm realmente que ver com duas coisas: o estilo de vida (menos sol, mais frio - mais distância entre as pessoas) e a proximidade cultural (que choca, choca ! dois países irmãos - mas 'separados' por uma língua comum), Eu adoro o Brasil e acho que realmente há um imenso potencial destes dois grandes povos - o Brasil continental e o Portugal milenar - de verem o que os une e com respeito mútuo reconhecer (e gozar) com o que os distingue. Portugal precisa de gente. Eu prefiro muito mais ter Brasileiros (que comungam de nossa matriz Judaico-Cristã) do que mais gente que não tem nenhuma ligação cultural com a gente e o meu país.
Eu sou brasileira e estou aqui em Portugal a 18 anos e ñ me atrevo a falar nem a metade das asneiras desses 2😤😤😤 com 2 míseros anos de casa.É por pessoas assim t nós levamos a fama de que sabemos de TUDO!😤😱😤😂😂😂.Um abraço para si
@@br3menPT ...tens de abrir os olhos para as novas gerações e principalmente na quantidade de pessoas que vão à igreja ao domingo. Portugal tem uma grande maioria não praticante e mesmo assim era bom saber de onde vem esse estudo porque qualquer jovem hoje em dia afirma-se como agnóstico ou ateu.
@@br3menPT desculpem ao que vou dizer e perguntar , se portugal e tao mau porque muitos escolhem portugal e nao outro paises e se nao e tao religioso porque muitos escolhem , ... nao e ofender mas se formos a ler o que muitos de nos dizemos aqui , portugal e o pior pais da europa em tudo , acho que e preciso nos conhecermos o pais em si a sua historia porque todos os pais tem historias , se muitos lerem a historia de portugal vao ver que descobrem mais do aquilo que comentam aqui , como todos os pais do mundo portugal tem a sua culltura . sua crenca , cada pais deve respeitar a cultuar de cada pais , se conhecerem cada cidade e aldeias de portugal vao ver que muitas coisas nao tem nada ver ao que dizem aqui ,eu para conhecer o pais eu tento conhecer a historia dela e os seus atingos custumos e pk muitas coisas foram mudando de ano para ano e digo que tenho aprendido muito com isso , todos os paises do mundo tem o seu erro mas acreditem que quando muito falam da religiao tem que terem em conta que tempos a traz quem mandava era a igreja , e quanto as criancas nao serem batizadas e uma decisao de cada um de nos ,isso nao quer dizer que essas pessoas sao menos religiosas, eu sou batisada e nem acredito na igreja mas acreito na palavra de deus e o que basta porque posso pegar na biblia e ter a palavra de deus sempre que eu quizer ,......
" Não postar enquanto não há baptizado " ?????????????????????????????????????? Tenho 52 anos e NUNCA ouvi isso em Portugal !!! Só se fôr lá numa aldeia ou vilarejo.
Não sei quem é que lhe contou essa história de pôr as fotos depois do batizado mas deve ser um português muito estranho... Quanto às fotos de grupos de crianças hoje em dia ninguém coloca porque pode arranjar sarilho com pais que não querem ver a foto dos seus filhos na Internet e nem expor os próprios filhos é uma coisa bem vista. Sou professora e nem posso tirar fotos das atividades que os meus alunos fazem sem esconder com um emoji a cara deles...
Como sempre, vcs fazem um ótimo trabalho ao criar essas pontes tão necessárias. As pessoas precisam avaliar bem se conseguirão absorver a nova cultura. Há também outro aspecto : alguém que escolhe um novo país precisa sentir afinidade pelo estilo de vida, pela cultura, hábitos. Não é simples. Como um amigo que mora em Paris, diz : " não atravessei o oceano para ouvir axé" . Por outro lado tb nunca iria para um país onde seria hostilizada somente por ser brasileira. Então é preciso saber bem para onde está indo. E as generalizações são sempre perigosas. Acho que boa educação e respeito sempre abrem boas portas, no Brasil ou em qualquer outro lugar.
Adriana Felippe excelente comentário Adriana. Os donos do canal deveriam zelar mais pelos comentários de portugueses que aqui vem para hostilizar os brasileiros.
Sou algarvio, e tenho pena do povo não se encontrar mais frequentemente / não se reunir mais em casa. O normal, é mais, cada um na sua casa, e o ponto de encontro com os amigos / familia é no Shopping ou numa esplanada. Mas reconheço que no Norte, as pessoas têm mais o hábito de terem a porta aberta para quem vem visitar.
@@consultorandrefurtado Tirando o facto de ser uma zona bonita...não tem mais nada de especial. Vivo cá há quase 20 anos (por questões profissionais) e só quero ir embora.
Olá eu sou portuguesa e encontrei por mero acaso os vossos videos, comecei a ver e gostei muito, já vi quase todos. Sejam bem vindos a Portugal e desejo que sejam muito felizes aqui. Eu conheço o Brasil e adoro o país e o povo. Vejo muito videos em que falam que os portugueses são racistas e preconceituosos, é verdade que existe um certo receio em relação aos brasileiros porque nos anos 90 veio uma vaga de brasileiros que eram bandidos e vieram fazer assaltos muito violentos, depois associaram-se com máfia do leste e foi um caos no país, infelizmente na maioria dos crimes violentos havia brasileiro no meio. Por causa disso outros brasileiros, gente decente e trabalhadora começou a sofrer preconceito e muitos acabaram por ir embora. Entretanto a lei mudou e passou a ser proibido referir a raça, nacionalidade ou religião nas noticias sobre crimes para evitar a generalização e o estigma. Já no norte e centro do país o problema foi relacionado com a prostituição, muitos casamentos terminaram em ruína por causa das prostitutas brasileiras, infelizmente isso acabou por criar uma imagem negativa da mulher brasileira. Não estou a justificar a atitude dos meus compatriotas mas quero vos dizer que com educação e mantendo uma certa distância todos os brasileiros de bem vão mostrar que do Brasil vem muita gente boa para trabalhar e viver em paz.
Oi, Paula! Obrigada pelo comentário. Está aí algo que não sabia... a respeito dessa lei. Fico feliz em saber que os portugueses gostam do nosso conteúdo e compreendem nossa proposta. Muitos beijinhos! :)
@@consultorandrefurtado Eu sou emigrante no Luxemburgo mas continuo muito ligada a Portugal, conheço muito bem o meu país e a maneira de ser dos portugueses. Se desejarem alguma dica sobre lugares, cultura, literatura sintam-se á vontade para me questionar, no que eu puder e souber dar-vos-ei todo o apoio de bom agrado. Muito obrigado pelo feedback ao meu comentário e disponham sempre. Bjs
@@cjnge6828 Verdade! Se calhar lavar a roupa num tanque é "avant-garde " e nós é que estamos atrasados... Os brasileiros desconhecem uma peça de mobiliário sanitário doméstico chamado "lavatório" onde podem lavar roupa delicada se o desejarem ou então, a mais comum, designada "máquina de lavar "que tem vários programas, inclusive o de roupa delicada também. Haja pachorra!
@@consultorandrefurtado relativamente ao tanque, é verdade que se usava muito em Portugal, quase todas as casas tinham quando havia os pátios e os quintais! nos prédios ainda cheguei a ver alguns nas marquises ou nas varandas, depois desapareceram! nos dias de hoje, as roupas que não vão à máquina de lavar, por serem frágeis ou não precisam de se esfregar, são lavadas no lavatório, ou em regra geral em alguidares de plástico que substituem os tanques :) felicidades para vocês!
Sempre achei ridículo esse costume brasileiro de fazer festa pra crianças cheio de adultos. Nos EUA a festa também é só para crianças. Os pais deixam os filhos na casa do aniversariante e vão busca-lo no final.
Nos grandes centros urbanos isso acontece porque os pais a maior parte das vezes nem se conhecem. Mas nos meios mais rurais isso já é diferente. No mês passado o meu filho foi convidado pra uma festa de aniversário de um colega. E numa sala (ao lado) estava-mos alguns dos pais a petiscar. Festa pra eles petisco pra nós😂
Portugal está longe de ser muito religioso principalmente em comparação com o Brasil. Na maioria consideram-se católicos mas não praticantes. É mais cultural, principalmente em celebrações, casamentos, velórios, etc. Acho que só uns 30% dizem que praticam. Aliás, as igrejas que existem, na maioria são as mesmas de há séculos. Para cobrir uma população muito religiosa, teriam que se construir muitas outras. E sinceramente, ainda bem. Religião é importante até um certo ponto, principalmente para manter costumes, cultura e coesão. Mas demasiada só atrasa.
Aexandre Reis, que desastre de video. Eu que pensava que eram pessoas minimamente inteligentes. Mas devem ser envajélicos ( nem sei se é assim que se escreve, não conheço e nem quero conhecer) por isso as outras igrejas sáo proíbidas. E Nós tugas, ralados com isso...AhSAhAh
@@soniasantos6907 Tens algum problema! Primeiro foi apenas essa consideração que não estava 100% correta. Segundo não existem religiões proibidas. Terceiro, ser evangélico não é sinónimo de ignorância propriamente dita, e até duvido que sejam evangélicos. Só estás à procura de defeitos para generalizar. Não enganas ninguém.
@@alexable122 ,ok. Nem durmo esta noite, só por causa da sua opinião.Abraço!! Eles é que tèm razáo. Já foi baptizado?? Caso contrário, não pode aparecer neste "qq coisa".
Muita falta de conhecimento de Como é realmente o Povo português, Aqui fica mais uma vez a minha humilde opinião ! E dizer que Portugal é um país muito RELIGIOSO ! ???????????????????????????
??? No Brasil 🇧🇷 tbm (tirando os muito pobres) todos tem máquina de lavar ... mas o tanque tem 1000 e uma utilidades .., lavamos o chão com água além dos produtos ... tanque quebra galho de outras coisas ... nasci em 1979 e minha mãe já tinha máquina de lavar tbm ....
Maratonando pelos seus vídeos!! Nunca fui pra Europa mas tenho planos de fazer O Caminho Francês de Santiago de Compostela de bicicleta. E depois fazer toda a Costa de Portugal e conhecer as maravilhas desse país que tanto os brasileiros elogiam!! 😘
Por curiosidade, usar roupa de ginástica sem ser para exercício ou bermuda sem ser em praia .... Em Portugal dá um pouco uma ideia de “desleixo”. Países diferentes, costumes diferentes
André, esse cachecol é frio ou estilo? Dentro de casa? As portas das casas dos portugueses abrem-se mais para os íntimos, não para relações sociais, para isso vamos a um restaurante almoçar, ou simplesmente tomar um café. Ao contrário do que disseram, existe por essas cidades imensos espaços privados dedicados à promoção de eventos, nomeadamente festas de crianças. Os Centros comerciais, pelo menos em Lisboa, poucos terão esse serviço. André, não somos muito religiosos, bem pelo contrário, muito menos do que no Brasil, não obstante somos um país culturalmente católico. Sobre fotografar, ou não fotografar, antes ou depois do baptizado, é uma pérola, sou português, tenho quatro filhos , muitos sobrinhos e já dois netos, nunca ouvi falar em tal coisa. V, tem essa percepção?
Obrigado pelo comentário, Alcídio. No meu caso o cachecol é estilo, no da Bia é frio mesmo. Bem, como fotógrafo trabalho muito em casamentos, batizados e comunhões e ouvi isso de alguns clientes... mas pelo comentário, vejo que talvez eu tenha generalizado... Cumprimentos!
@@consultorandrefurtado desculpa eu adoro o Brasil e até queria ter cidadania brasileira sou moçambicano e adoro o clima brasileiro e a facilidade de se fazer amizades no Brasil coisa rara em Portugal embora também há muita malandragem no Brasil em certas amizades querem tirar vantagem mas isso de se tirar fotos depois do batizado é surreal kkkk
@@consultorandrefurtado aqui no centro do país nunca ouvi tal coisa e olha q já tenho uns anitos, isso de tirar fotos só depois de batizar ....deve ter dito isso alguém só p chatear 😁😁
Chegando agora no canal e já adorando!! Eu não usava chinelos pra sair na rua!! Comecei a namorar um carioca, daí já viu né?? Moro no interior de SP e aqui chinelos só usamos qdo vamos à praia nas férias! ✌😜
Por isso que eu amo o Brasil e o povo Brasileiro. Somos abençoados por deus. Vivo há 24 na Holanda e aqui também ñ se desperdicia a agua acho isso muito bom. Também tem que fazer um agendamento para ir visitar alguém nada espontaneo. A comida é diferente os custumes são bem diferentes. Já acustumei mais passei viu.
Tanque era no tempo da minha avó !!!!!! Toda a família tem maquina de lavar e enxugar a roupa.Na cozinha há a maquina de lavar a loiça que fica enxuta no final com circulação de ar quente.
Anacleto.Tanque é bastante útil.Serve para lavar os calçados,pequenos tapetes.Ter máquina de lavar não significa dispensar a função do tanque.Você lava os sapatos e tapetes na sua máquina? Isso seria nojento.Máquina de lavar é para roupas,lenções e toalhas.Certamente você lava na banheira.Deve ficar se abaixando e assim provoca dores nas pernas e costas.Olha a importância de um tanque numa hora dessas.Tanque não é coisa do passado dá época da avó.
Vitiane stu aqui em Portugal é coisa do passado, sim. A minha mãe tinha um tanque aí há uns 40 anos mas hoje não conheço ninguém que tenha um. E se por sapatos se refere a ténis, é claro que se lavam na máquina. A minha tem um programa especial para isso. Tapetes (se forem laváveis à máquina) também. As máquinas atingem temperaturas de até 90º, nunca conseguiria esse grau de limpeza lavando à mão). 😉
@@vitianestu3532 veja a resposta da Helena Costa ai ai kkkk tanque é coisa do passado sim olhe com o seu pensamento então na época do tanque você lavava no tanque a roupa normal e devia ir ao rio ou á lagoa lavar os sapatos e os tapetes kkkkk
Olá! Encontrei o vosso vídeo assim ao acaso e apeteceu-me comentar. A maioria das coisas que vocês falam não é comum na cidade. Por outro lado, é mais comum nas aldeia ou nos vilarejos. Em boa parte das aldeias, como na minha, por exemplo, ainda há o tanque e o ralo no chão. A festa das crianças em Portugal é muito vivida para as crianças, mas os adultos também têm uma parte ativa nela (só que é mais adultos com adultos e crianças com crianças, dentro da mesma festa). Sair de chinelo, andar de fato treino para ir à padaria, tomar banho no ginásio (ou não), gravar momentos importantes da vida (da grávida ou não) e a exposição de jovens e adultos nas redes sociais são coisas que cá em Portugal são muito "depende de cada um". Hoje em dia, felizmente, cada um faz o seu próprio caminho e já muita boa gente quebra os padrões culturais. Dar um pulo na casa do amigo é mais coisa de jovens, os mais velhos sempre têm aquela coisa de "temos de ter a casa arrumada pra visita" por isso é que isso não é tão comum, mas em relação à 10 anos atrás já vamos muito mais à casa dos amigos do que dantes. Já quando é para dar um churrasco, português sempre têm que dar uma "festa" para arrasar e agradar a todos os convidados nunca pode faltar nada, por isso é que é tudo planeado com antecedência. Para arrasar! Quanto às fotos dos próprios filhos na internet essa é uma decisão de cada um dos pais e cada um faz o que bem entender. Agora postar a foto dos filhos de outros não é tão comum porque há um respeito nessa vontade de um pai ou uma mãe não querer o seu filho exposto numa rede social e os amigos ou familiares têm de respirar porque se não há chatice. Agora a rede de proteção de janela é uma coisa que existe mais na aldeia (em casas térreas ou isoladas por causa dos assaltos) e deveria de existir, na minha opinião, em todos os lugares que seja necessário (e há vários tipos de proteção de janela). Por fim, Portugal é um país conhecido por ser religioso, mas hoje em dia é um pouco 50/50 e cada um é livre de seguir o que quiser, mesmo que tenha sido batizado em criança muitas pessoas acabam por seguir outras religiões mais tarde. Por fim, a única coisa que realmente achei muito estranha foi aquilo de não postar fotos enquanto o bebé não é batizado (sou portuguesa, moro em Portugal desde que nasci, já visitei muitas zonas do país e garanto-vos que nunca ouvi tal coisa). Enfim, talvez tenha sido engano ou talvez não se tenham explicado bem. São coisas que acontecem. Pronto, acho que já dei assim o meu feedback. São tudo críticas construtivas e explicações que ajudem (espero eu). Qualquer coisa que precisem, disponham. Uma dica: morar na aldeia ou no vilarejo pode ser chato por causa dos transportes (mas temos zonas muitos próximas de Lisboa, por exemplo, com uma ótima rede de transportes), mas é ótimo pelo sossego (e pelas paisagens lindas da natureza) e é toda uma outra liberdade para as crianças (há que procurar os sítios certos também, Mafra e Ericeira estão no top 5 de melhores zonas para se morar na região de Lisboa). Ah e sejam bem vindos a Portugal, este foi o primeiro vídeo vosso que vi aqui pelo RUclips, fiquei com a ideia que são novos cá em Portugal. Se isso é verdade, então, bem vindos (novamente), se não é verdade, bem vindos novamente (com algum tempo de atraso). 😂😂 Beijinhos e felicidades para toda a família 😘😘
Gus Ovatsug Há um empreendimento belíssimo aqui no Braço de Prata, de frente para o Tejo. Novíssimo. Todos os apartamentos tem tanques. São apartamentos de altíssimo padrão.
Eu nasci precisamente em 80 e minhas fraldas eeram lavadas nele em 90 metia la os peixes que pescava para os ver nadar , só a dai para a frente é entrou em desuso. Contudo se fores as aldeias ainda há quem tenha! Depois havia aqueles grandes que um gajo tomava banho no verão, ha bons tempos !
Para mim, sendo portuguesa, é novidade essa coisa de só tirar fotos de criança só depois de ser baptizada!!! A preocupação é a privacidade da criança e não a religião, até porque a maioria dos portugueses são católicos não praticantes!!! E ainda bem que não somos fanáticos religiosos!!! Festa de aniversário de criança, é isso mesmo é para criança, a criança é a princesa e a rainha da festa, não tem que meter adulto no barulho!!! No Brasil impera o exibicionismo e a ostentação. Em Portugal é mais importante ser e não ter!!! Rede nas janelas, faz-me lembrar galinheiros. Provavelmente desconhecem que há protecções para trancar as portas e janelas e para as fichas de electricidade. Lavar a cozinha e a casa-de-banho à mangueirada, em que século vivem os brasileiros?!!! A água é um bem essencial e que nos dias que correm começa a escassear, por isso a palavra chave é POUPAR!!!
Não tive oportunidade de lhe responder num cometário que fez a meu respeito num outro vídeo porque os mesmos estavam desativados mas não vou deixar fugir a oportunidade de lhe responder. Ao contrário do que diz eu não sou contra o "o meu próprio povo", não sei bem o que isso quer dizer, mas não deixo de lhe anotar defeitos como qualquer povo os tem, como eu os tenho, e a senhora também...Quando faço determinados comentários faço-os dentro de um contexto e foram muitos de vocês que vivem a sul que me fizeram pensar assim.. Não se façam, pois, de santos ou sepulcros branqueados porque muita da animosidade partir de baixo para cima. Não estavam era habituados a que vos respondessem e aceitassem tudo como sendo verdades irrefutáveis. Posto isto, vamos ao que interessa: não há católicos não praticantes. Isso é uma treta.. Ou se é católico ou não se é.. Ou se acende uma vela a Deus ou ao diabo...Aos dois ao mesmo tempo é que não...Quanto á religiosidade do povo português vamos por partes e por regiões, já sei que mais uma vez me vai chamar de divisionista de não respeitar o "meu próprio povo", mas a verdade é que temos que ver a coisa pelas parte e não tomar uma das partes como sendo o todo. Assim , a Norte as pessoas são mais religiosas e mais praticantes do que no sul. Se se diz filha de gente que foi do Alto Minho para Lisboa, lá está, tiveram que migrar porque o pais macrocéfalo e mal administrado assim o obriga, saberá que no distrito de Viana do Castelo a religiosidade das pessoas e a prática religiosa são elevadas...Não se pode é pegar numa parte, Lisboa, ou no sul, que ate tem pouquíssima população (Alentejo, Algarve) e dizer que os portugueses todos não são assim tão religiosos.. Isso não é verdade. Para que conste!
Nossa, quanta ignorância! Tudo do Brasil é ruim e tudo de Portugal é perfeito???? As culturas são diferentes, não tem melhor nem pior nisso não. Qual o problema de ter rede nas janelas? antes parecer um galinheiro do que ter um filho despencando lá de cima. "No Brasil impera o exibicionismo e a ostentação", você diz isso logo depois de dizer que a criança é princesa/rainha, tenha paciência! E se nós lavamos com água, é pq ainda temos o suficiente para não nos preocuparmos, você diz como se a Europa fosse a protetora do meio ambiente, logo ela, que desmatou e poluiu não só na Europa, como as antigas colônias também.
A privacidade é deveras importante não apenas por uma questão de gosto (p mim sim...é parte da minha personalidade) mas também a nivel de Regulamento Geral de Proteccao de Dados e outras regulamentações. Convém ter isso em atenção pq algumas coisas sao até crime. Aconselho a dar uma vista de olhos nesse assunto. Tudo de bom para vós.
Tanto a parte do aniversário, quanto a das fotos quanto a da exposição tem a ver com as mesmas coisas: brasileiros tendem a ser vaidosos e materialistas, e gostam muito de mostrar para os outros. Então não importa se a criança está gostando da festa ou se está já há duas horas berrando desesperada, completamente em pânico, detestando a festa, o que importa é mostrar o bolo, mostrar a comida (que tem mais beleza do que sabor), mostrar a decoração temática, o vestido e os brincos novos da criança com 1 ano de idade. É menos importante o prazer da criança e mais importante a diversão dos adultos. Já vi gente muito pobre, que não tinha nem forma de comprar material escolar para o filho mais velho, fazendo festa gigantesca com 300 convidados para uma criança de 1 ano. Normalmente você não vê o aniversariante e ele nem se diverte muito, muitas vezes vem poucas crianças e muitas desconhecidas. A criança não é o importante, o importante é se o bolo e a comida de 500 reais, cheio de decoração azul, vem a tempo. Já vi criança pequena berrando de desespero, com o mais puro e real ódio, medo e terror da festa, medo de tanta gente, medo de tanto estímulo, simplesmente odiando, e os pais preocupados em tirar as fotos, tentando acalmar s criança para a foto... Já vi álcool em festa de criança, pai completamente bêbado no meio dos convidados, para além de que em todas as festas que eu tive de ir, eu não tive contacto mínimo com o aniversariante, em muitas festas o aniversariante nem conhece a pessoa, nem os pais. Já ouvi falar de festa onde entra desconhecido pedófilo para ver as crianças pularem no pula pula. Simplesmente com tanta gente e com tão pouca organização qualquer um pode entrar nas festas. E qual foi a solução da mulher que me falou desse caso? Não deixar as meninas usarem vestido! Sim, retirem mais ainda a infância das crianças, não retirem os adultos da festa para criança, não, obriguem a aniversariante e as amigas e colegas a usarem calça, mas com lacinho, mínimo 150 reais as peças. Sim, é a solução. Só estou falando algo que eu vi, eu respeito a diferença, mas acho que o Brasil deveria se importar mais com as crianças e não com as roupas, as decorações e com os convidados bêbados das festas... Eu até admiro a grandeza e a beleza das festas, apesar de ser completamente imprópria antes dos 3 anos, porq é muito barulho e muito estímulo para um bebé, admiro os vestidinhos, as comidinhas bonitas, as decorações, mas façam isso para a criança, não para os adultos. Não admiro nada o álcool no meio e o quanto a criança fica em terceiro plano. Em Portugal também temos festas grandes, gigantes, são raras mas temos, porém as crianças têm o seu lugar também, e se são inadequadas as crianças nem vão. O Brasil precisa pensar nas crianças, elas são mais importantes que os Objetos coloridos das festas.
👏👏👏👏👏👏 Adorei seu comentário! Falou toda a verdade. O Brasil é um país de gente que só pensa em ter mais e mais (mesmo não podendo pagar, fazem questão de fazerem dívidas só pra mostrar que tem algo). Cultura e educação passa longe! Tenho vergonha de ter nascido lá.
Não é verdade mesmo!! Portugal é pequeno, mas mudam certos hábitos conforme as regiões!! Mas vocês não conhecem mesmo Portugal, não concordo com metade do que disseram....
O tanque não deve ser comum nas cidades , nos condomínios , mas nas localidades mais pequenas , especialmente se a pessoa mora numa casa ou vivenda é muito comum , eu diria toda a gente têm
Sinceramente vocês devem morar num lugar muito especial pelo que falam, e/ou convivem com pessoas de um nível cultural mais baixo. Nunca ouvi falar de postar fotos em rede social depois do batismo!!!?? Sandálias usamos no verão, bermuda também. Pesquisem ou se informem com outras pessoas de zonas e classes sociais diferentes. Fica até mal para vocês falarem esses disparates. Credo!!!!
Olá! Moro em Londres e tudo isso vale pra cá também ! Eu ja me adaptei. Acho que o que mais sinto falta é da nossa "lavanderia" mesmo haha. Beijos e otimos videos!
Aqui em Nova York também não se pode postar fotos dos filhos dos outros, minha filha é professora e é proibido tirar fotos dos alunos. Só a foto da turma com a autorização dos pais. Como você é fotógrafo, uma oportunidade de trabalho seria abrir um estúdio e fazer os books das gestantes.📷
Sujestão para rede de proteção. Coloca a rede por dentro de casa. Ou coloca uma janela de tela que possa travar. Vejam outras opções. Acho muito importante se colocar uma proteção. Blza? Parabéns pelo canal, gosto muito da traquilidade de vcs e das informações que vcs passam de forma alegre e descontraída . Um grande abraço.
Sou português e várias coisas que disseram não refletem a realidade do país. Talvez reflitam a realidade do vosso círculo de amigos ou onde residem mas não o geral do país. A questão da religiosidade, por exemplo, é um completo exagero. A questão da foto antes do batizado é um disparate absoluto, nunca ouvi falar disso. A pessoa que vos contou isso ou era maluca ou estava a gozar convosco. A questão das festas serem tão curtas e só para os filhos depende muito - já fiz festa para o meu filho que durou todo o dia e foi com todos os pais. Também há tanques em muitos sítios do país, principalmente em zonas rurais. A minha mãe tem. Vocês não podem generalizar o país dessa forma. Cada localidade tem os seus hábitos. Não se esqueçam que o país é muito antigo e houve muito tempo para cada localidade desenvolver os seus hábitos distintos.
Há imensos tanques...nas zonas rurais. O país é pequeno mas muito rico culturalmente. E isto compreende a Cultura popular. As diversas regiões têm hábitos e tradições diferentes. Se puderem tentem passar alguns fins de semana em locais que abranjam as diversas regiões: Minho/ Trás o Montes e Alto Douro/ Beiras(Alta, Baixa, Litoral)/Ribatejo/ Extremadura/Alentejo(Alto, Baixo)/Algarve. Felicidades.
Eu acho que tanque faz muita falta, a rede deve ser uma opção eu acho que se falar com o condomínio poucos vão recusar, a mim não me incomoda nada ver e inclusive no prédio em frente tem um andar que tem e não acho mal.
Sem dúvida o recente hábito se se colocar rede ( quando é necessário ) é um avanço na moradia brasileira !!! Já usar Havaianas para tudo... não gosto ( nasci no século XX ). Mas as Havaianas vieram RESOLVER o calçado que se vai para praia : nota 10. Um calçado que as Havainas aposentaram foram os tamancos ( pelo menos no Rio ). Daria um "tratado" sociológico !!! Rsrsrsrs
Certamente! Estou em planejamento para mudar a Portugal apos .aposentar , e queria levar meus gatos. Mas, com essa nova informação , estou preocupada. Terei q pesquisar a legislação das cidades agora!
Quando vamos para um local diferente (mesmo dentro do país), notamos as diferenças de usos e costumes. Uns melhores, outros piores. E só com o passar do tempo conseguimos mesmo compreender. Esta é a vossa opinião agora e está bem apresentada. É assim que a sentem. Mas muitas pessoas não conseguem aceitar a opinião dos outros. 😒 O tanque já foi mais usado, sim. Rede de proteção... se for discreta, acho uma excelente ideia. Fotos de filho nas redes sociais... na minha opinião, jamais. E sim, gostamos de conviver mas realmente de uma forma muito diferente dos brasileiros. Que as nossas diferenças nos enriqueçam!
Conviver para os brasileiros é fazerem barulho no condominio com musica, falar alto até as tantas da madrugada, andar de saltos altos logo pela madrugada, deixar o filho atirar com os objectos e cadeiras para o chão e quem está por baixo ou ao lado que se dane.
Nunca tive vizinhos brasileiros. Nem gosto de generalizações. Tive durante uns anos (de pesadelo) com uma vizinha assim. Portuguesa. Mas todos os meus outros vizinhos, também portugueses, foram do melhor que há. Acho que não podemos culpar uns pela falta de civismo dos outros.
é proibido atirar agua para a rua/ lavar a casa com agua deteriora as extruturas /O portugues não coloca e fala tudo nas redes , achamos feio/ Ir a casa dos outros a qualquer hora é uma falta de respeito/ se a festa é de crianças o que vão os adultos lá fazer.
Apenas para ressaltar, nós brasileiros não jogamos água na casa inteira, jogamos água nas áreas que supostamente são construídas para receber água, como o banheiro, que recebe o devido tratamento impermeabilizante, sendo assim, não danificamos as estruturas, porque a água não atinge as mesmas!
@@sergiobrito7632 para terem que andar a atirar água às baldadas devem ter tudo muito sujo 😳 Eu limpo e desinfecto a cozinha e a casa de banho todos os dias
A.M. E.N. Na verdade não, em geral o povo brasileiro é um povo muito higiênico, até mesmo os mais pobres, mas como toda regra, há algumas excessões. A cultura de jogar água é porque acredita-se que só se está limpo de verdade se esfregar bem e enxaguar para remover todos os vestígios de água sanitária (lixívia). Eu vivo em Austrália e trabalho como faxineiro, pude perceber que as pessoas possuem produtos de limpeza muito mais eficientes do que o costumamos usar no Brasil, por isso não há necessidade de esfregar tanto e muito menos atirar água. Acredito que tais produtos existam no Brasil, porém está impregnado na nossa cultura a usar muita água sanitária e sabão para limpar azulejos.
Vocês não falem em portugueses. Falem nos portugueses que vivem na região onde vocês vivem. Porque é um erro comum que vocês cometem: generalizam. E lugares em Portugal que fazem coisas que vocês dizem que não fazem. Há muitos apartamentos que têm tanque. Outros não têm. Eu vivo no Algarve e há muitos hábitos que não há no norte do país. Nas moradias é normal haver tanque.
Roupas de ginásio, pode usar. Chinelo no Verão, também. Mas para ocasiões informais. A questão das redes nas janelas é interessante. De facto, ultimamente tenho seguido alguns canais brasileiros de decoração de interiores, e vejo sempre as redes nas varandas e janelas. Cá não temos sequer à venda, mas é mesmo útil para quem tem gatos. Temos de ter as janelas sempre fechadas. Não me importava de mandar instalar nas varandas. Conhecem alguém que faça na zona de Lisboa,?
Será que vocês vivem em Portugal? Sou Português e acho difícil que tal como eu haja Portugueses que se revejam nos comentários muito generalizados que acabaram de emitir! Informem-se bem!
Interessante o vídeo e, muito mais interessante ler os comentários. Percebi muitos portugueses falando sobre não serem muito religiosos, que é mais cultura católica. Contudo, a impressão que temos e, ouso dizer que pessoas de outros países com quem tenho amizade tem a mesma impressão, de que portugueses são, na maioria, extremamente religiosos. É fato esta percepção, mesmo que não seja realidade. Contudo, vejo isto nos mais idosos. Em relação ao tanque, ralo, bermuda e chinelo que li muitos comentários de portugueses criticando e justificando de diversas formas: estes itens tem haver com cultura e clima, não com atraso cultural, ou ser do 3°mundo (expressão obsoleta!). Entender isto mostraria alguma superioridade. E claro, o brasileiro que está em Portugal vai se adaptando a cultura portuguesa, pois é assim que deve ser. Leva um tempo, mas mudam.
Marina Cieninga relativamente ao tanque, é verdade que se usava muito em Portugal, quase todas as casas tinham quando havia os pátios e os quintais! nos prédios ainda cheguei a ver alguns nas marquises ou nas varandas, depois desapareceram! nos dias de hoje, as roupas que não vão à máquina de lavar, por serem frágeis ou não precisam de se esfregar, são lavadas no lavatório, ou em regra geral em alguidares de plástico que substituem os tanques :) felicidades para vocês!
@@marie3587 Obrigada! Eu sei. A família do meu esposo é toda portuguesa, embora ele tenha nascido no Brasil. Estou familiarizada, mas embora diretos os comentários dos portugueses, nunca custa nada ser cortês e, achei alguns meio rispidos.
@@marinacieninga1580 alguns portugueses são assim, arrogantes e acham que Portugal é o paraíso na terra como um que comentou que não se anda de chinelos na rua,quando eu próprio ate vou aos shoppings de chinelos e bermudas.
@@marinacieninga1580, minha senhora, ser cortês nada tem a ver com educação. Ser cortês, é ser-se falso e dizer amém com o que não tem sentido. Vocês trocam tudo, e por serem tão corteses uns com os outros é que não se respeitam e se matam uns aos outros. Não sabem distinguir frontalidade e má educação.
Mario Pinhal cortesia tem a ver com educação sim. Não tem a ver é com os índices de criminalidade no Brasil, que são altos por conta de política de segurança pública ineficaz e grande desigualdade social.
1º_ Se for vivenda (moradia ) e conforme a zona onde mora lavamos sim o banheiro até á mangueira . 2º_Resposta correta . E existe muitos tanques ainda ,nas aldeias , e também as pessoas que têm moradias , os meus pais são da margem sul e sempre tiveram tanque eu sou de Linda a velha e também tenho tanque . Nas cidades por ser apartamentos e por vezes pequenos não há espaço para tanque .(e á agora que tal aquecer um pouco de agua para por no tanque ) no inverno . 3º _(eu como gosto de receber tenho quase sempre casa cheia ) mas também a muita gente como eu ,nós(portugueses) gostamos de receber pessoas (quando convidadas ) o pessoal mais novo gosta mais de (vamos comer a algum lado )(para não terem trabalho,hahah). 4º_ sair de chinelo, e bermudas roupa de ginástica ,não sei mas acho que devem de estar no norte do país ,porque em Lisboa e arredores andamos sim de chinelos (mas não para ir a festas) praia ,compras no supermercado ,bermudas no verão é o que não falta , roupa de ginástica(quem sai do ginásio e quem vai para o ginásio muita vez vai sim de roupa de ginásio e se tiver de beber o tal cafézinho por o caminho vai assim vestido,.(mas como digo estou a falar de arredores de Lisboa, não da av. da liberdade Lx )5º_Grades em janelas, alguns prédios mais altos já têm para protecção das crianças (e isso realmente tem de ter autorização do condomínio se a planta inicial do prédio não tiver grades)mas acho que sim todos os prédios a partir de um certo andar deveriam ter essa protecção .6º _fotografia já á quem faz esse tipo de fotos (gravidez,aniversario de criança ,etc.)há bastante procura mas ás vezes pouca oferta (e quando há sai muito caro) por isso as pessoas ainda não fazem tanto . 7º _redes sociais crianças e bebes,é uma questão de respeito com a própria criança, não é por sermos pais que nos dá o direito de abusar da imagem dos nossos filhos, além que é uma questão de segurança na Europa proteger as crianças de eventuais pedófilos e outras pessoas que através das redes sociais podem usar as suas fotos para algo inapropriado. E é isso aí .
Pelo o que ouvi de vocês e também dos comentários, acho que vão ter que esclarecer em vídeos desse tipo o óbvio : que estão falando de forma generalista. Muitas coisas que falam dos próprios brasileiros eu não me idêntifico. Sou do Sul e lá não tem muitos hábitos de outras regiões... É aqui é igual. Ahh... Eu ando muito de havaianas. Eu e os ingleses, hahaha. Nem tô.
Não é comum verem as pessoas de chinelos, mas no verão eu ando de chinelos, alguns hábitos que temos no nosso país não precisa morrer. Olham bastante para o meu pé, até recebo elogios por ter pés bem arranjadinhos. 😄
@@rosiane3469 hahaha. Claro, na minha experiência, os portugueses são no geral abertos aos hábitos das outras culturas. Brasileiros e portugueses têm mt coisa em comum também (como a síndrome do vira lata). Já me disseram mais de uma vez que acham engraçado e só. Tô no Algarve, imagina se não vou usar muito Havaianas!
@@rosiane3469 rosiane Você acha que os portugueses olham para os seus pés, para verem o que tem calçado? Já se vê que ainda não se adaptou, que nos interessa o que as pessoas usam? talves no brasil seja assim, cá não.
@@rosiane3469 eu no Brasil e aqui em Portugal principalmente no verão ando muito de chinelos fechados tipo sandália porque tenho joanetes fica muito feio mas os meus calcanhares andam sempre a mostra e uso sem complexo as babuchas sapatos marroquinos que parecem pantufas feitas de couro e coloridas de amarelo ao vermelho e cores mais sóbrias como castanho e preto
Vcs fizeram este vídeo com tanto carinho. Lendo os comentários abaixo ... Não sei como vcs aguentam isso. Está aí mais uma diferença. Se ofendem por qualquer coisa.Credo!!!
Vocês no Brasil nem olham para quem anda descalço e aqui em Portugal vai se vestido normal para o shopping vocês enfeitam se todos para ir ao shopping e o verdadeiro povo brasileiro não entra no shopping
Há sempre uma solução melhor do que a rede de proteção e que não estraga a estética do prédio que fica com aspeto de galinheiro: usar dispositivos de trancar as janelas. Se forem de abertura fácil pode sempre comprar nas lojas de puericultura umas trancas que se adaptam a portas e janelas.
Nós em Portugal nunca fomos muito de proteção nas janelas mas por exemplo a Espanha tem esse hábito porque vem do tempo da Guerra Civil e então ganharam esse hábito. Para mim faz- me confusão ter janelas com proteção. Parece que estamos numa prisão.
Rede de proteção é bem diferente de grades de ferro. A rede é parecida com aquelas usadas no futebol, só pra evitar que crianças e animais caiam. Grades de ferro são para tentar evitar as invasões.
Isso do batizado nunca tinha ouvido! A maior dos portugueses são católicos sim, mas a maior parte não é propriamente praticante, e na maioria das vezes a meu ver (sou portuguesa), a religião nunca se sobrepõe a nada, já no Brasil acho que as coisas são bem diferentes, vocês levam isso muito a serio, ao ponto de haver problemas com aquele episódio de Jesus ser gay lá na Netflix, aqui provavelmente toda gente se ria e seguia em frente!
Parabéns pelo canal! Quanto a divulgação nas redes sociais da vida pública como fotos e desejos, preciso dizer que eu não gosto disso evito o máximo postar minha vida, não gosto disso ... Vai de cada um... Obs: Sou Brasileiro
És brasileiro? Eu sou português com muitas décadas de Portugal e digo-te que esse casal de brasileiros não conhece népias das tradições, cultura ou hábitos dos portugueses ok?
E agora pra eu explicar , hein ? eu tenho uma lava e seca Samsung última geração ... ligo a máquina pelo meu celular e uso o tanque tbm ... tanquinho não é pra lavar a roupa nãoooooo nós usamos muita água... tanquinho tem mil e uma utilidades ... sempre tive máquina de lavar em casa desde a nasci (1979) tanquinho quebra galho pra outras coisas ... aqui tbm não se lava roupa nas mãos não (talvez só os extremamente pobres) .... a gente gasta muita água pra tudo aqui ... e nesse aspecto até acho q vcs estão certos e nós errados
Não estou a entender esta vaidade excessiva dos portugueses à antiga. Qual é o problema de chinelo, bermuda, boné fora de zonas balneares? Qual é o problema de fato de treino em ambientes como shopping? Mas agora a vaidade é mais importante que a praticidade e o conforto? Sou jovem e uso com bastante frequência e nunca ninguém achou isso fora do normal. Espero que esses preconceitos irracionais desapareçam!
Multa por lavar a calçada (ou por regar jardins) com água da rede, que eu saiba só em tempo de seca. Fora isso, toda a gente faz (até os serviços municipais).
Amigo aqui tudo e exagerado, mas no sul adoramos as coisas antigas, tanque varal, roupas quarando, fogao a lenha, isto nao quer dizer,q nao gostemos da modernidade,
@@leomarton sim que desconhecem outros estados e a cultura de outros estados no Ceará pensam que todo Mundo até fora do Brasil dorme se em redes enquanto por exemplo os cariocas não dormem em rede
@@leomarton ah e foi Portugal que inventou o Brasil ser assim grande se fossem os espanhóis o Brasil era uma ruma de republiquetas tipo Honduras e o Uruguai que fazia parte do Brasil quis sair do Brasil e hoje é um país muito mais evoluído que o Brasil
Nada a ver isso da religião. Portugal não é um país religioso (o Brasil sim). A maioria dos portugueses que conheço são ateus. No Brasil é que tem uma igreja diferente em cada esquina e aqui eles detestam essa coisa de irem falar de Deus ou fazer pregação. Ah, vivo aqui há 18 anos e tenho dupla nacionalidade, sei o que digo.
@Novo implodo Não é bem assim. Não há qualquer problema em vestir-se de forma confortável para trabalhar, e não é o que se veste que define a qualidade profissional de alguém.
@@saltlessbread,não é? Mas o teu patrão tem o direito de te chamar à atenção para que te apresentes no trabalho de forma digna e não chocares os outros. Se vais ter de atender clientes, tens a obrigação de não os poderes chocar com o visual que te queres apresentar. Claro que a roupa que vestimos não quer dizer que se seja mais sério do que o outro que se apresenta de forma mais descuidada. Contudo, o rosto de uma empresa são os funcionários, já que são aqueles com que os clientes se deparam em primeiro lugar.
@@mariopinhal8376 uma coisa é apresentar com clientes e regras da casa como uniformes. Outra é outras situações. E noutras situações temos todo o direito de usar o vestuário que bem entendermos. Se isso choca alguém então que se metam em terapia.
@@saltlessbread Onde trabalhas? O que fazes? Deixa de ser subserviente, deves adorar de novelas brasileiras pena é que elas não retratam a verdade do povo brasileiro mas a dos previligiados hipócritas.
@@diamantinop7592 O que é que o meu trabalho tem a ver com o que falei relativamente ao vestuário? Que estupidez de ligação foi essa? Não, não assisto novelas e o povo brasileiro não é Uno, assim como o português também não o é. Não há um retrato, mas sim vários. Há todo o tipo de pessoas em todo lado. Deixe-se de preconceito.
Eu morei 3 anos em Portugal. No lindo Algarve (Altura - Castro Marim) Na charmosa Vilamoura (1 ano) e na pitoresca Setúbal. Sou neta de avô espanhol e filha de papai português (do encantador Porto) com mamãe brasileira. Amo Portugal♥ e Espanha♥ Apenas senti muita falta do "carinho" do povo brasileiro. Não tem igual♡ *e olha que estava com meu noivo português... rsrs *na época
Paula Oliveira......Quando se trata de generalizar, não são só estes......são todos. Se chegam a Lisboa quando os jacarandás estão em flor ( que dura só uns dias) eles dizem logo: Em Portugau as árvores são azuis.
PIRAMIDE INVERTIDA Acho que o senhor precisa mudar sua piada sobre generalização. Pesquise um pouco sobre a origem dos jacarandás; ou acha que são árvores tipicamente portuguesas? 🤣
@@ilkajoia são árvores internacionais , sabe uma coisa os brasileiros gabam se tanto da sua água de coco que não presta em relação á água de coco de África os coqueiros tal como as mangueiras etc etc foram levados para o Brasil pelos portugueses da Índia o coqueiro a mangueira etc não são árvores brasileiras escusava de ouvir isso
Boas, muito bom o vosso video, parabens. Eusou carioca e estou aqui ja fez 31 anos, e vcs acharam estranho sair de chinelo na rua? Quando cheguei aqui e fui para praia em Leça da palmeira, pois morava bem perto da praia, fui de sunga , chinelos e uma toalha. Me senti um extraterrestre, todos olhavam para mim. E o mais contrastante era que as pessoas iam vestidas como se fosse a algum encontro, de vestidos, terno e gravata e ate os jovens iam arrumados e só ao chegarem na praia é que trocavam de roupa. Foi uma das primeiras coisas que me chamou a atenção, hoje em dia ja não é assim, mas continua alguma sobrieidade.
Mais educação e respeito, por favor!!! Não teria sentido inventar uma situação, provável que ele tenha visto de algum português, talvez de apenas um, O QUE NÃO SIGNIFICA QUE TODOS OS PORTUGUESES CATÓLICOS TENHAM A MESMA ATITUDE. Uma dica, educação nunca fez mal a nenhum ser humano. Faça críticas construtivas, seja leve!
Só um comentário, não falaram nas baladas que fazem à noite sem olhar aos vizinhos ao barulho e as as horas que acaba. Acho isso uma falta de respeito pelos vizinhos. Pode ser uma tradição mas eu não gostaria de ter uma festa a minha porta . Acho que a polícia até tem dificuldade em acabar com ela.
1:17 Não fotografar antes de baptizar?! Nunca ouvi tal coisa antes de vocês a dizerem aqui... Não sei onde foram buscar essa informação. Quanto a os portugueses serem muito religiosos, discordo totalmente. Os brasileiros são, em geral, beeeeeem mais religiosos, em especial os evangélicos (que há muito no Brasil, ao contrário de em Portugal - e os que há são quase todos brasileiros). Praticamente não há jogador de futebol brasileiro que, quando marca, não exiba uma t-shirt com algo como «JESUS É O SENHOR». Ainda estou para ver um português fazer isso... E na política: no Brasil têm a "bancada evangélica", que reúne vários deputados de diversos partidos. No 'impeachment' da Dilma, vários invocaram Deus. Coisa impensável em Portugal. Comigo, mesmo: tenho um negócio de AL e ontem tive uns hóspedes que vieram por causa da entrevista do SEF. Para matar tempo, eles queriam ir ao shopping; como eu também tinha de lá ir, fomos juntos. No caminho, meio a despropósito (só porque eu disse que visitei Israel), a hóspede perguntou: «Você é evangélico?» Pergunta quase impensável em Portugal: não vejo quase nenhum português que tivesse a coragem de perguntar isso assim, a um desconhecido e meio a despropósito.
@@florencamatos4459 é verdade o que o senhor escreveu!! Nós Portugueses actualmente não somos muito religiosos, mas acontece que culturalmente faz parte da nossa cultura dizer que somos católicos derivado ao nosso passado, onde aí sim a religião era algo levado muito a sério...Já os Brasileiros evocam deus para tudo...a minha mulher é Brasileira e diz que não tem religião, mas quando se despede de alguém ou até mesmo clientes Brasileiros faz me sentir enjoado de tanta vez repetidamente que evocam deus...quando é na despedida então aquilo é um exagero, e eu até já lhe disse que para um Português é impensável agir assim com clientes, já que o cliente é apenas um cliente e a relação só é profissional e nada mais...ela é advogada e já teve problemas, por não quererem pagar os serviços já depois de estarem servidos...e eu já a avisei para nunca deixar um cliente aos poucos ganhar confiança até para falar em demasia da vida pessoal pk isso só serve para enrolar o que verdadeiramente interessa...aos poucos ela já me vai percebendo e dando razão, pk eu disse lhe para agir de outra forma e normalmente o cliente tem um comportamento mais sério e não tão evasivo...muito deus...muitos beijos no coração. .enfim...É assim no Brasil, tudo bem continuem a ser assim lá, mas aqui é visto como exagerado e desnecessário.
@@ruiamaro4666 entendi a sua colocação. Eu sou brasileira mas não dou confiança a estranhos , sou mais reservada . Acho bom que seja assim, quanto a falar o nome de Deus, é questão de hábito mas até a bíblia fala sobre isso, pra não evocar o nome de Deus em vão.
@@florencamatos4459 Eu não disse que os portugueses são quase todos ateus, obviamente, pois muito poucos o são. Mas para mim é claro que são bem menos religiosos do que a maioria dos brasileiros. Mesmo na menção do nome de Deus, que ambos os povos fazem, vejo grandes diferenças: nos portugueses é casual, sem se pensar muito no que é dito, em geral não passa de uma expressão idiomática («Meu Deus!» quer simplesmente dizer «Incrível!»); nos brasileiros, pelo menos nos evangélicos (que são muitos) eu sinto uma intensidade e uma intenção: não é mera expressão idiomática.
Num apartamento vai inundar a cozinha com água para lavar o chão? LOL Até mesmo numa vivenda. molha a base dos moveis e acaba por danifica-los, a madeira apodrece e o metal enferruja.
As construções no Br estão adaptadas com calhas, tubulações, ralos , cifões e o outros aparatos para receber água na cozinha, banheiros, lavanderias, quintais e varandas
Faltou falar das festas de aniversário no Brasil. Há pessoas que gastam 10 mil euros ou mais na produc'ão de aniversários de 1 ano, 2,3,4 anos. Tem a produção, o cenário, as lembranças... isso estarreceria uma família portuguesa!
Concordo contigo, no Brasil acho isso tudo um exagero... Principalmente no primeiro aniversário, eles depois não se lembram e os pais ficam sem o dinheiro 🤦 Sou a favor de uma festa sim, bonita e tudo mais mas sem esses EXAGEROS
Eu acho que aqui se expõe todos de forma exagerada. Colocam onde vão, o que vestem, o que comem, se passeiam ou se ficam. É demais. Gostei do fato de serem mais reservados. A vida é particular e não pública.
Maria José Pereira Mariano, deixe-se de comparar o que é civilizado com o que no seu país é normal. Confundir partes da cidade velha de qualquer cidade portuguesa com favela, só pode ser por má fé. É verdade, que famílias portuguesas já velhinhas, colocam roupa a secar da parte de fora. Curiosamente os estrangeiros que nos visitam acham fantástico, pelo pitoresco das situações. Sabe, são famílias de pessoas humildes e simples que não se adaptaram a máquinas de lavar ou de secar e usam os estendais. Não escondo que não gosto, mas a senhora comparar com as favelas do seu país, é ridículo. Já li imensos comentários seus, e porque não pode atacar Portugal de outra forma, vem com coisinhas que não passam de uma atitude sua, de tacanha. Não vivemos rodeados de grades nas nossas casas(....)
@@josemmeleiro Concordo. O Brasil é uma "grande favela". Se vocês apoiarem a gente no processo de oficialização da Língua Brasileira, se livrarão de todos os "zucas".
@@mariopinhal8376 Eu adoro e acho um charme ver as roupas a secar nas janelas da velha e pitoresca ribeira do Porto….Lindo, lindo, lindo...Que nunca essa imagem deixe fazer parte da paisagem física e humana da cidade do Porto… A mim não me envergonha...Encanta-me!
@@italogiovanonni2017 Culturas diferentes, mas a língua continua a ser a mesma: a língua portuguesa com a sua respetiva variante!!! Já agora, aproveito para informar que em Portugal há falta de professores em várias áreas, como também na Língua Portuguesa, seria uma boa oportunidade de trabalho para vários professores brasileiros 😉
Eu sou portuguesa e conheço muito bem o Brasil...adoro ir lá... amo o Rio de Janeiro...mas somos tão diferentes como povos... Brasil é um pouco 3 mundo.... e lindo para passear com cuidado.... mas viver nunca.E olha que eu vou em turismo de qualidade.. minha filha vai agora ao rio para passar o carnaval....adora.Mas ficamos tristes porque temos de mudar de roupa .. relógio..ouro.. etc.Quando chegamos aqui chegamos ao céu... voltamos a colocar todos os objetos considerados de luxo...que para mim é normal.Bjs
Aqui é terceiro mundo por causa da injustiça social, muita corrupção, alguns recebem fortunas outros não ganham nada, senão fosse isso, teria milhares de imigrantes querendo viver aqui, alias na época da guerra foi o que fizeram, italianos, Portugueses, Arabés, etc.. Brasil poderia ser o melhor lugar no mundo para se vive.
Assim como vcs dizem q, não se pode julgar os costumes de um lugar e generalizá- los por td seu país, imagina fazer o msm em relação ao Brasil q é um país continental! Aqui onde eu moro, p. ex., vc não precisa guardar as suas jóias p sair às ruas! E eu moro em uma capital! Vcs conhecem uma parte ínfima do meu país e fazem comentários absurdos como se vdd fosse. Vcs não fazem ideia do q é a nossa cultura, educação, riqueza, diversidade, complexidade do povo brasileiro, as diferenças regionais, q nos torna um povo sui genesis. Eu, por exemplo, odeio carnaval e futebol, como a maioria do povo brasileiro (esteriótipos criados p turistas). Devemos filtrar o q ouvimos e usar o bom senso p avaliarmos o q falamos pois podemos ofender pessoas; e os brasileiros são conhecidos por sua hospitalidade - em td território nacional!
O planeta Terra nunca foi um lugar seguro para se viver. Basta olhar para o passado não muito distante para ver o quão difícil foi para os povos daqueles tempos, principalmente para os judeus, negros, gays e as minorias. Ah...isso tudo ocorreu na Europa
Fátima Gomes engana-se senhora, o percentual de endividamento no Brasil deve ser menor que o de Portugal pois lá nunca vi ninguém devolver a casa de mora à banca.
@@beatrizsobreiramiran em relação a isso não vivemos no mesmo Brasil lá até os agiotas proliferam e tem gente boa demais que empresta o cartão de crédito a um amigo que compra as coisas e depois não paga o que há mais no Brasil é nome sujo
Tirando aquele casal de chineses que foi jogar no casino de Lisboa e que deixou à noite a criança sozinha num andar numa torre da Expo e ke se atirou à noite, não me lembro de nenhuma criança se atirar de uma varanda para a rua ...
Rui neves todo o cuidado é pouco; infelizmente as quedas de crianças das varandas são tragédias que ainda acontecem de vez em quando, basta dar uma vista de olhos na internet para quem não vê notícias, tanto no Brasil recordtv.r7.com/balanco-geral-manha/videos/crianca-de-cinco-anos-cai-da-varanda-de-predio-apos-ficar-sozinha-20102018 g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/12/morte-de-bebe-que-caiu-de-varanda-e-investigada-como-homicidio-culposo.html recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/crianca-cai-da-sacada-de-hotel-mae-pode-ser-indiciada-06102018 ruclips.net/video/79B9i-2cSec/видео.html www.opovo.com.br/jornal/cidades/2019/03/25/crianca-morre-ao-cair-do-11---andar-de-predio-na-praia-do-futuro.html www.acritica.com/channels/manaus/news/crianca-autista-cai-de-varanda-no-centro-de-manaus esporte.ig.com.br/2020-01-11/fotos-mostram-janela-quebrada-onde-filho-de-jornalista-caiu-em-sp.html www.hojeemdia.com.br/horizontes/após-mais-uma-criança-cair-do-9º-andar-de-prédio-saiba-como-prevenir-acidentes-com-o-sonambulismo-1.749411 como em Portugal www.noticiasaominuto.com/pais/645312/crianca-cai-de-varanda-e-esta-em-estado-grave ionline.sapo.pt/artigo/682554/salvaterra-de-magos-crianca-que-caiu-de-predio-enquanto-brincava-na-varanda-esta-fora-de-perigo?seccao=Portugal www.dn.pt/portugal/crianca-caiu-da-varanda-em-viana-do-castelo-4053859.html sol.sapo.pt/artigo/627496/crianca-de-nove-anos-cai-de-varanda-em-sintra-devido-ao-jogo-baleia-azul alguns artigos para relembrar o que perigo que pode existir com as crianças que têm acesso às varandas
@@ruineves9839 as crianças têm mais segurança porque passam os dias nas creches, escolas ou nos tempos livres, em geral todos os pais trabalham quando chegam a casa, já tarde, as janelas ficam fechadas, e ainda bem! mas a verdade é que há muitas janelas com pouca segurança nas varandas!
As grandes cidades do Brasil estão tomadas de prédios muito e muitos deles com varandas abertas. Nesses prédios vivem milhares de famílias e qdo se trata de crianças, os acidentes sempre ocorre. Então os moradores instalam telas nas janelas e vidros de correr com travas nas varandas. Melhor previnir do que remediar...
Não é um habito da Europa, isso é uma coisa brasileira, nem nos Estados Unidos usam muito essas telas como se usa no Brasil, eu mesmo acho claustrofóbico essas telas kkkkkkkkkkkkk Mas em Portugal ninguém tem, como Português a morar no Brasil acho horrível essas telas kkkkkkkkkk
@@mariainezfernandes Respeito que é cultural e hábito aqui, mas eu não gosto dessas redes,, entendo quem tenha, mas eu sempre vivi em apartamento em Portugal e nunca precisei de rede de segurança, meus irmãos, meus sobrinhos nunca precisaram e viveram em apartamento muito altos, a questão é precisasse de rede para proteger ou porque os pais não ensinam e educam os filhos a se comportar? Os senhores do canal mesmo dizem que o filho não precisa, se calhar é educação e atenção que se dá as crianças
primeiro desejo que sejam felizes em Portugal,mas vocês nao estao preparados para analisar Portugal,nao enganem,quem ainda nao conhece Portugal, eu tambem sou imigrante ,num Pais muito diferente de Portugal,e tento adaptarme ao Pais que emigrei,e se um dia nao estiver feliz onde vivo,já sei o que tenho a fazer..
Eu sou portuguesa vivo no sul de Portugal,e andamos de chinelos havaianas,bermudas e roupa de desporto na rua, talvez porque aqui temos um clima mais quente,somos mais descontraídos.
Parabens pelo vosso Video! Sou Português e tenho inclinos Brasileiros, o que voces dizem sobre a rede e festas é de facto uma realidade. Foi surpresa para mim isso da rede, como a pessoa é impecavel me pediu e claro que autorizei. Sobre convivio com outro inclino entrei em panico, mas o dialgo tudo resolve entre pessoas de bem. Hoje eu estou orgulhoso deles e julgo que eles não tem razão de queixa do senhorio.
Quase tudo certo... Excepto...
1) "Portugal muito religioso" = Nem pensar ! Preservamos essas crenças e culturas claro, pois fazem parte da história.
2) "Fotos de crianças só depois do baptizado" = Não existe !
3) "Privacidade e cuidado com as nossas crianças e as dos outros?..." = Isso sim, claro ! Sempre !!!
1 Grande abraço de Portugal ! Bom vídeo ! :)
Concordo a 100% com o Post to Jorge Rosa. Após ver as criticas de outras pessoas, percebo que as opiniões dos autores (apesar de quase todas certas) estão um pouco influenciadas pelo estrato social (mais elevado) em que estão inseridos.
Portugal fica em outro continente logo e cultura é muito europeia. Muita dessa cultura é baseada por sugestão da comunidade europeia. A privacidade das crianças é usada por uma questão de respeito com a própria criança, não é por sermos pais que nos dá o direito de abusar da imagem dos nossos filhos, além que é uma questão de segurança na Europa proteger as crianças de eventuais pedófilos e outras pessoas que através das redes sociais podem usar as suas fotos para algo inapropriado.
Em Portugal já se usou muito o tanque, mas actualmente quase todas as casas tem máquina de lavar roupa, no bidé lava-se calçado ou peças pequenas e que queremos usar de forma imediata.
Os edifícios públicos é proibido fotografar por sugestão europeia por causa do terrorismo.
O pais é católico sim mas esta muito longe do Brasil que sim usam a religião para tudo principalmente no dialogo. O português por norma e católico mas não praticante e muita gente não baptiza os seus filhos, afinal trata-se de um tema muito individual, eles tem tempo de decidirem o que querem fazer em relação a esse tema, embora exista uma tradição baseada no catolicismo que passa de geração em geração procuramos respeitar a opção de cada um em relação à religião.
As festas das crianças, se a festa é da criança procuramos que ela tenha a sua festa o seu tempo para estar só com os seus amigos. É pratica muitas famílias fazerem duas festas, uma de tarde só para crianças e a noite faz-se outra festa para os adultos.
Parabéns pela atitude de darem liberdade as crianças de se batizarem quando quiserem, no Brasil muitas igrejas "obrigam" a se batizarem. Quase todas as pessoas que conheço e que são batizadas sentiram muita pressão para se batizarem. Todos ficam falando que se não se batizar vai direto para o inferno, se não se batizar não quer a salvação. Frequentei uma igreja em que saí porquê não aguentava mais falarem de batismo. Queriam me forçar. Eu tinha 18 anos e não me sentia preparada. Jesus se batizou com mais de 30 anos e foi porquê quis...
Acho lindo o respeito e o cuidado que as pessoas em Portugal tem com as crianças.
O país é muito religioso? Olhe que não! Somos católicos mas não vivemos em função da religião.
@H. G V Pois mas Fátima enche no dia 13 de maio com 1 milhão. Afinal há um país profundo. Acontece é que é algo muito pessoal, não andamos aí a apregoar a nossa religiosidade ou não. Não andamos com as divindades na boca a toda a hora.
@H. G V eu sou catolica porque os meus pais me baptizaram nessa religião, mas não me considero uma pessoa religiosa.
@H. G V txii que exagero..até parece que um católico tem que ir à missa.....
Não fales o que não sabes. Todos os anos igreijas por todo o Pais organizao caminhadas até fátima. Eu propria tenho várias pessoas na familia que o fazem. Todos os anos gosto de acender Uma Vela mas acho que religiao esta dentro de ti nao precisas de ir smpr na igreija
@H. G V entao tu ta falando dos brasileiros a maioria e nem sabe oq e igreja
Eu vivi no Brasil e fiz meu vestibular lá ! Vivo em Portugal e viajo pela Europa. Tb vivi em África. As diferenças que notamos entre os nossos países têm realmente que ver com duas coisas: o estilo de vida (menos sol, mais frio - mais distância entre as pessoas) e a proximidade cultural (que choca, choca ! dois países irmãos - mas 'separados' por uma língua comum), Eu adoro o Brasil e acho que realmente há um imenso potencial destes dois grandes povos - o Brasil continental e o Portugal milenar - de verem o que os une e com respeito mútuo reconhecer (e gozar) com o que os distingue. Portugal precisa de gente. Eu prefiro muito mais ter Brasileiros (que comungam de nossa matriz Judaico-Cristã) do que mais gente que não tem nenhuma ligação cultural com a gente e o meu país.
Eu também penso como você e amo o Brasil sou moçambicano
Não sei com quem convivem mas, algumas coisas que dizem não têm nexo! Espero que sejam muito felizes cá em Portugal🙋
Pensei exatamente o mesmo. Ahah
Falou mas não explicou nada..
Eu sou brasileira e estou aqui em Portugal a 18 anos e ñ me atrevo a falar nem a metade das asneiras desses 2😤😤😤 com 2 míseros anos de casa.É por pessoas assim t nós levamos a fama de que sabemos de TUDO!😤😱😤😂😂😂.Um abraço para si
@@JAAC2204 Eles tem uma mania de que sabem TUDO😤😤😤😱😂😂😂👎tadinhossss
@@MariaSilva-eq4ih educação, por favor! Aprenda a respeitar opiniões diferentes. Se não curte o que eles falam, simplesmente pare de assistir.
Portugal está longe de ser um país religioso. Os meus filhos por exemplo nem sequer são baptizados.
Portugal está longe de não ser um país religioso...Os seus filhos representam apenas uma nesga da sociedade portuguesa.
@@br3menPT Se se referir a religiosismos de fachada, daqueles para ficar bem na fotografia sim até concordo. São pontos de vista diferentes.
os cães, também não são baptizados!!!!!!!!↓
@@br3menPT ...tens de abrir os olhos para as novas gerações e principalmente na quantidade de pessoas que vão à igreja ao domingo. Portugal tem uma grande maioria não praticante e mesmo assim era bom saber de onde vem esse estudo porque qualquer jovem hoje em dia afirma-se como agnóstico ou ateu.
@@br3menPT desculpem ao que vou dizer e perguntar , se portugal e tao mau porque muitos escolhem portugal e nao outro paises e se nao e tao religioso porque muitos escolhem , ... nao e ofender mas se formos a ler o que muitos de nos dizemos aqui , portugal e o pior pais da europa em tudo , acho que e preciso nos conhecermos o pais em si a sua historia porque todos os pais tem historias , se muitos lerem a historia de portugal vao ver que descobrem mais do aquilo que comentam aqui , como todos os pais do mundo portugal tem a sua culltura . sua crenca , cada pais deve respeitar a cultuar de cada pais , se conhecerem cada cidade e aldeias de portugal vao ver que muitas coisas nao tem nada ver ao que dizem aqui ,eu para conhecer o pais eu tento conhecer a historia dela e os seus atingos custumos e pk muitas coisas foram mudando de ano para ano e digo que tenho aprendido muito com isso , todos os paises do mundo tem o seu erro mas acreditem que quando muito falam da religiao tem que terem em conta que tempos a traz quem mandava era a igreja , e quanto as criancas nao serem batizadas e uma decisao de cada um de nos ,isso nao quer dizer que essas pessoas sao menos religiosas, eu sou batisada e nem acredito na igreja mas acreito na palavra de deus e o que basta porque posso pegar na biblia e ter a palavra de deus sempre que eu quizer ,......
" Não postar enquanto não há baptizado " ?????????????????????????????????????? Tenho 52 anos e NUNCA ouvi isso em Portugal !!! Só se fôr lá numa aldeia ou vilarejo.
Sim tem certo sentido, tbm sei isso embora não se generalizou pelo país todo
@Luso Luso Cada um sabe do que fala... Tranquilo .Abraço
@Luso Luso Correcto .
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Nunca ouvir falar nisso! E o fato de postar muita coisa é para uma camada mais inferior.
🤔.... parecem-me conhecer pouco sobre a cultura Portuguesa.
Leva tempo!
Felicidades.😉
Com certeza eles só conhecem os maus hábitos Brasileiros que HERDAMOS de Dom Pedro l !
Não sei quem é que lhe contou essa história de pôr as fotos depois do batizado mas deve ser um português muito estranho... Quanto às fotos de grupos de crianças hoje em dia ninguém coloca porque pode arranjar sarilho com pais que não querem ver a foto dos seus filhos na Internet e nem expor os próprios filhos é uma coisa bem vista. Sou professora e nem posso tirar fotos das atividades que os meus alunos fazem sem esconder com um emoji a cara deles...
A água é um bem essencial e escasso, há que poupar.
No Brasil é tudo muito exagerado...
Não acham que jogar baldes de água no chão é coisa de terceiro mundo? Os marinheiros faziam isso nas naus que chegaram ao Brasil.
Como sempre, vcs fazem um ótimo trabalho ao criar essas pontes tão necessárias. As pessoas precisam avaliar bem se conseguirão absorver a nova cultura. Há também outro aspecto : alguém que escolhe um novo país precisa sentir afinidade pelo estilo de vida, pela cultura, hábitos. Não é simples. Como um amigo que mora em Paris, diz : " não atravessei o oceano para ouvir axé" . Por outro lado tb nunca iria para um país onde seria hostilizada somente por ser brasileira. Então é preciso saber bem para onde está indo. E as generalizações são sempre perigosas. Acho que boa educação e respeito sempre abrem boas portas, no Brasil ou em qualquer outro lugar.
Adriana Felippe excelente comentário Adriana. Os donos do canal deveriam zelar mais pelos comentários de portugueses que aqui vem para hostilizar os brasileiros.
Sua colocação é muito sensata e precisa Adriana. Este era o nível em que todos deveriam se pautar antes de escrever.
@@beatrizsobreiramiran Queres censurar o que não se encaixa no que acreditas ou queres acreditar, és tão triste.
diamantino p você não tem nome, sobrenome, portanto é apenas mais um fake ou um robozinho da internet. Quem é triste é você.
Sou algarvio, e tenho pena do povo não se encontrar mais frequentemente / não se reunir mais em casa. O normal, é mais, cada um na sua casa, e o ponto de encontro com os amigos / familia é no Shopping ou numa esplanada. Mas reconheço que no Norte, as pessoas têm mais o hábito de terem a porta aberta para quem vem visitar.
O título deveria ser: "É comum no Brasil, mas não em Cascais." 😅
eheheheheheh
O casal devem serem os tios lá do Cascais brasileiro. Grande gargalhada
Ri alto! Adoraria morar em Cascais...
@@consultorandrefurtado Tirando o facto de ser uma zona bonita...não tem mais nada de especial. Vivo cá há quase 20 anos (por questões profissionais) e só quero ir embora.
@@mec-am6295 Sério? Bom saber...
Olá eu sou portuguesa e encontrei por mero acaso os vossos videos, comecei a ver e gostei muito, já vi quase todos. Sejam bem vindos a Portugal e desejo que sejam muito felizes aqui. Eu conheço o Brasil e adoro o país e o povo. Vejo muito videos em que falam que os portugueses são racistas e preconceituosos, é verdade que existe um certo receio em relação aos brasileiros porque nos anos 90 veio uma vaga de brasileiros que eram bandidos e vieram fazer assaltos muito violentos, depois associaram-se com máfia do leste e foi um caos no país, infelizmente na maioria dos crimes violentos havia brasileiro no meio. Por causa disso outros brasileiros, gente decente e trabalhadora começou a sofrer preconceito e muitos acabaram por ir embora. Entretanto a lei mudou e passou a ser proibido referir a raça, nacionalidade ou religião nas noticias sobre crimes para evitar a generalização e o estigma. Já no norte e centro do país o problema foi relacionado com a prostituição, muitos casamentos terminaram em ruína por causa das prostitutas brasileiras, infelizmente isso acabou por criar uma imagem negativa da mulher brasileira.
Não estou a justificar a atitude dos meus compatriotas mas quero vos dizer que com educação e mantendo uma certa distância todos os brasileiros de bem vão mostrar que do Brasil vem muita gente boa para trabalhar e viver em paz.
Oi, Paula! Obrigada pelo comentário. Está aí algo que não sabia... a respeito dessa lei. Fico feliz em saber que os portugueses gostam do nosso conteúdo e compreendem nossa proposta. Muitos beijinhos! :)
@@consultorandrefurtado Eu sou emigrante no Luxemburgo mas continuo muito ligada a Portugal, conheço muito bem o meu país e a maneira de ser dos portugueses. Se desejarem alguma dica sobre lugares, cultura, literatura sintam-se á vontade para me questionar, no que eu puder e souber dar-vos-ei todo o apoio de bom agrado.
Muito obrigado pelo feedback ao meu comentário e disponham sempre. Bjs
@@consultorandrefurtado se calhar por isso estamos com sorte, o tanque usava- se muito nos anos 50- 60 o brasil ficou parado no tempo.
@@cjnge6828 Verdade! Se calhar lavar a roupa num tanque é "avant-garde " e nós é que estamos atrasados...
Os brasileiros desconhecem uma peça de mobiliário sanitário doméstico chamado "lavatório" onde podem lavar roupa delicada se o desejarem ou então, a mais comum, designada "máquina de lavar "que tem vários programas, inclusive o de roupa delicada também. Haja pachorra!
@@consultorandrefurtado relativamente ao tanque, é verdade que se usava muito em Portugal, quase todas as casas tinham quando havia os pátios e os quintais! nos prédios ainda cheguei a ver alguns nas marquises ou nas varandas, depois desapareceram!
nos dias de hoje, as roupas que não vão à máquina de lavar, por serem frágeis ou não precisam de se esfregar, são lavadas no lavatório, ou em regra geral em alguidares de plástico que substituem os tanques :)
felicidades para vocês!
Sempre achei ridículo esse costume brasileiro de fazer festa pra crianças cheio de adultos. Nos EUA a festa também é só para crianças. Os pais deixam os filhos na casa do aniversariante e vão busca-lo no final.
Nos grandes centros urbanos isso acontece porque os pais a maior parte das vezes nem se conhecem.
Mas nos meios mais rurais isso já é diferente.
No mês passado o meu filho foi convidado pra uma festa de aniversário de um colega. E numa sala (ao lado) estava-mos alguns dos pais a petiscar. Festa pra eles petisco pra nós😂
Isso no USA tb funciona assim. Festa de crianças e festas de adultos.
Eu recomendo que vocês não façam o Chek in no Facebook, é perigoso. Pesquisem sobre. 🇧🇷🇧🇫
Cada povo tem sua cultura.
Ridículo pq??? Aqui no Brasil os pais são amigos uns dos outros, povo Brasileiro é afável e gosta de amizade e contato 😙
Portugal está longe de ser muito religioso principalmente em comparação com o Brasil. Na maioria consideram-se católicos mas não praticantes. É mais cultural, principalmente em celebrações, casamentos, velórios, etc. Acho que só uns 30% dizem que praticam.
Aliás, as igrejas que existem, na maioria são as mesmas de há séculos. Para cobrir uma população muito religiosa, teriam que se construir muitas outras.
E sinceramente, ainda bem. Religião é importante até um certo ponto, principalmente para manter costumes, cultura e coesão. Mas demasiada só atrasa.
Aexandre Reis, que desastre de video. Eu que pensava que eram pessoas minimamente inteligentes. Mas devem ser envajélicos ( nem sei se é assim que se escreve, não conheço e nem quero conhecer) por isso as outras igrejas sáo proíbidas. E Nós tugas, ralados com isso...AhSAhAh
@@soniasantos6907 Tens algum problema! Primeiro foi apenas essa consideração que não estava 100% correta. Segundo não existem religiões proibidas. Terceiro, ser evangélico não é sinónimo de ignorância propriamente dita, e até duvido que sejam evangélicos. Só estás à procura de defeitos para generalizar. Não enganas ninguém.
@@alexable122 ,ok. Nem durmo esta noite, só por causa da sua opinião.Abraço!! Eles é que tèm razáo. Já foi baptizado?? Caso contrário, não pode aparecer neste "qq coisa".
@@soniasantos6907 Eles também não dormem por causa da tua.
Muita falta de conhecimento de Como é realmente o Povo português,
Aqui fica mais uma vez a minha humilde opinião !
E dizer que Portugal é um país muito RELIGIOSO ! ???????????????????????????
Nos anos 60, 90% das casas em Portugal tinham tanque. Hoje é extremamente raro, porque quase todas as famílias têm máquina de lavar.
??? No Brasil 🇧🇷 tbm (tirando os muito pobres) todos tem máquina de lavar ... mas o tanque tem 1000 e uma utilidades .., lavamos o chão com água além dos produtos ... tanque quebra galho de outras coisas ... nasci em 1979 e minha mãe já tinha máquina de lavar tbm ....
Maratonando pelos seus vídeos!! Nunca fui pra Europa mas tenho planos de fazer O Caminho Francês de Santiago de Compostela de bicicleta. E depois fazer toda a Costa de Portugal e conhecer as maravilhas desse país que tanto os brasileiros elogiam!! 😘
Por curiosidade, usar roupa de ginástica sem ser para exercício ou bermuda sem ser em praia .... Em Portugal dá um pouco uma ideia de “desleixo”. Países diferentes, costumes diferentes
Gosto muito desse casal. Vocês são muito educados e agradáveis. Parabéns!
André, esse cachecol é frio ou estilo? Dentro de casa? As portas das casas dos portugueses abrem-se mais para os íntimos, não para relações sociais, para isso vamos a um restaurante almoçar, ou simplesmente tomar um café. Ao contrário do que disseram, existe por essas cidades imensos espaços privados dedicados à promoção de eventos, nomeadamente festas de crianças. Os Centros comerciais, pelo menos em Lisboa, poucos terão esse serviço.
André, não somos muito religiosos, bem pelo contrário, muito menos do que no Brasil, não obstante somos um país culturalmente católico. Sobre fotografar, ou não fotografar, antes ou depois do baptizado, é uma pérola, sou português, tenho quatro filhos , muitos sobrinhos e já dois netos, nunca ouvi falar em tal coisa. V, tem essa percepção?
Obrigado pelo comentário, Alcídio. No meu caso o cachecol é estilo, no da Bia é frio mesmo. Bem, como fotógrafo trabalho muito em casamentos, batizados e comunhões e ouvi isso de alguns clientes... mas pelo comentário, vejo que talvez eu tenha generalizado... Cumprimentos!
Espero que os outros brasileiros leiam todos os comentários para não se deixarem enganar por este casal de burgueses inchados de vaidade.
@@consultorandrefurtado desculpa eu adoro o Brasil e até queria ter cidadania brasileira sou moçambicano e adoro o clima brasileiro e a facilidade de se fazer amizades no Brasil coisa rara em Portugal embora também há muita malandragem no Brasil em certas amizades querem tirar vantagem mas isso de se tirar fotos depois do batizado é surreal kkkk
Amei sua resposta!!!Eles são bem estranhos!!!Falam bem sem conhecimento de causa coitados😂😂😂😂
@@consultorandrefurtado aqui no centro do país nunca ouvi tal coisa e olha q já tenho uns anitos, isso de tirar fotos só depois de batizar ....deve ter dito isso alguém só p chatear 😁😁
Chegando agora no canal e já adorando!! Eu não usava chinelos pra sair na rua!! Comecei a namorar um carioca, daí já viu né?? Moro no interior de SP e aqui chinelos só usamos qdo vamos à praia nas férias! ✌😜
Ora, então é igual a Portugal. Faz sentido, SAO e PT têm um clima mais frio no inverno.
Por isso que eu amo o Brasil e o povo Brasileiro. Somos abençoados por deus. Vivo há 24 na Holanda e aqui também ñ se desperdicia a agua acho isso muito bom. Também tem que fazer um agendamento para ir visitar alguém nada espontaneo. A comida é diferente os custumes são bem diferentes. Já acustumei mais passei viu.
Sempre morei no Brasil e nunca faço visita de surpresa. E não recebo tbém.
ESSA DE POSTAR ANTES DO BATIZADO OLHA QUE SOU PORTUGUES E NUNCA OUVI ISSO
Tanque era no tempo da minha avó !!!!!! Toda a família tem maquina de lavar e enxugar a roupa.Na cozinha há a maquina de lavar a loiça que fica enxuta no final com circulação de ar quente.
Anacleto.Tanque é bastante útil.Serve para lavar os calçados,pequenos tapetes.Ter máquina de lavar não significa dispensar a função do tanque.Você lava os sapatos e tapetes na sua máquina? Isso seria nojento.Máquina de lavar é para roupas,lenções e toalhas.Certamente você lava na banheira.Deve ficar se abaixando e assim provoca dores nas pernas e costas.Olha a importância de um tanque numa hora dessas.Tanque não é coisa do passado dá época da avó.
Vitiane stu aqui em Portugal é coisa do passado, sim. A minha mãe tinha um tanque aí há uns 40 anos mas hoje não conheço ninguém que tenha um. E se por sapatos se refere a ténis, é claro que se lavam na máquina. A minha tem um programa especial para isso. Tapetes (se forem laváveis à máquina) também. As máquinas atingem temperaturas de até 90º, nunca conseguiria esse grau de limpeza lavando à mão). 😉
@@vitianestu3532 veja a resposta da Helena Costa ai ai kkkk tanque é coisa do passado sim olhe com o seu pensamento então na época do tanque você lavava no tanque a roupa normal e devia ir ao rio ou á lagoa lavar os sapatos e os tapetes kkkkk
Os tanques ainda existem nas aldeias.
Olá! Encontrei o vosso vídeo assim ao acaso e apeteceu-me comentar. A maioria das coisas que vocês falam não é comum na cidade. Por outro lado, é mais comum nas aldeia ou nos vilarejos. Em boa parte das aldeias, como na minha, por exemplo, ainda há o tanque e o ralo no chão. A festa das crianças em Portugal é muito vivida para as crianças, mas os adultos também têm uma parte ativa nela (só que é mais adultos com adultos e crianças com crianças, dentro da mesma festa). Sair de chinelo, andar de fato treino para ir à padaria, tomar banho no ginásio (ou não), gravar momentos importantes da vida (da grávida ou não) e a exposição de jovens e adultos nas redes sociais são coisas que cá em Portugal são muito "depende de cada um". Hoje em dia, felizmente, cada um faz o seu próprio caminho e já muita boa gente quebra os padrões culturais. Dar um pulo na casa do amigo é mais coisa de jovens, os mais velhos sempre têm aquela coisa de "temos de ter a casa arrumada pra visita" por isso é que isso não é tão comum, mas em relação à 10 anos atrás já vamos muito mais à casa dos amigos do que dantes. Já quando é para dar um churrasco, português sempre têm que dar uma "festa" para arrasar e agradar a todos os convidados nunca pode faltar nada, por isso é que é tudo planeado com antecedência. Para arrasar! Quanto às fotos dos próprios filhos na internet essa é uma decisão de cada um dos pais e cada um faz o que bem entender. Agora postar a foto dos filhos de outros não é tão comum porque há um respeito nessa vontade de um pai ou uma mãe não querer o seu filho exposto numa rede social e os amigos ou familiares têm de respirar porque se não há chatice. Agora a rede de proteção de janela é uma coisa que existe mais na aldeia (em casas térreas ou isoladas por causa dos assaltos) e deveria de existir, na minha opinião, em todos os lugares que seja necessário (e há vários tipos de proteção de janela). Por fim, Portugal é um país conhecido por ser religioso, mas hoje em dia é um pouco 50/50 e cada um é livre de seguir o que quiser, mesmo que tenha sido batizado em criança muitas pessoas acabam por seguir outras religiões mais tarde. Por fim, a única coisa que realmente achei muito estranha foi aquilo de não postar fotos enquanto o bebé não é batizado (sou portuguesa, moro em Portugal desde que nasci, já visitei muitas zonas do país e garanto-vos que nunca ouvi tal coisa). Enfim, talvez tenha sido engano ou talvez não se tenham explicado bem. São coisas que acontecem. Pronto, acho que já dei assim o meu feedback. São tudo críticas construtivas e explicações que ajudem (espero eu). Qualquer coisa que precisem, disponham. Uma dica: morar na aldeia ou no vilarejo pode ser chato por causa dos transportes (mas temos zonas muitos próximas de Lisboa, por exemplo, com uma ótima rede de transportes), mas é ótimo pelo sossego (e pelas paisagens lindas da natureza) e é toda uma outra liberdade para as crianças (há que procurar os sítios certos também, Mafra e Ericeira estão no top 5 de melhores zonas para se morar na região de Lisboa). Ah e sejam bem vindos a Portugal, este foi o primeiro vídeo vosso que vi aqui pelo RUclips, fiquei com a ideia que são novos cá em Portugal. Se isso é verdade, então, bem vindos (novamente), se não é verdade, bem vindos novamente (com algum tempo de atraso). 😂😂 Beijinhos e felicidades para toda a família 😘😘
Que comentário fofo , amei. (fofo) quer dizer carinhoso
O tanque deixou de se usar nos anos 1980. As casas (vivendas) dos anos 1950-70 ainda tinham/têm a casa do tanque :)
Gus Ovatsug Há um empreendimento belíssimo aqui no Braço de Prata, de frente para o Tejo. Novíssimo. Todos os apartamentos tem tanques. São apartamentos de altíssimo padrão.
Eu nasci precisamente em 80 e minhas fraldas eeram lavadas nele em 90 metia la os peixes que pescava para os ver nadar , só a dai para a frente é entrou em desuso.
Contudo se fores as aldeias ainda há quem tenha!
Depois havia aqueles grandes que um gajo tomava banho no verão, ha bons tempos !
Para mim, sendo portuguesa, é novidade essa coisa de só tirar fotos de criança só depois de ser baptizada!!! A preocupação é a privacidade da criança e não a religião, até porque a maioria dos portugueses são católicos não praticantes!!! E ainda bem que não somos fanáticos religiosos!!!
Festa de aniversário de criança, é isso mesmo é para criança, a criança é a princesa e a rainha da festa, não tem que meter adulto no barulho!!! No Brasil impera o exibicionismo e a ostentação. Em Portugal é mais importante ser e não ter!!!
Rede nas janelas, faz-me lembrar galinheiros. Provavelmente desconhecem que há protecções para trancar as portas e janelas e para as fichas de electricidade. Lavar a cozinha e a casa-de-banho à mangueirada, em que século vivem os brasileiros?!!! A água é um bem essencial e que nos dias que correm começa a escassear, por isso a palavra chave é POUPAR!!!
Não tive oportunidade de lhe responder num cometário que fez a meu respeito num outro vídeo porque os mesmos estavam desativados mas não vou deixar fugir a oportunidade de lhe responder. Ao contrário do que diz eu não sou contra o "o meu próprio povo", não sei bem o que isso quer dizer, mas não deixo de lhe anotar defeitos como qualquer povo os tem, como eu os tenho, e a senhora também...Quando faço determinados comentários faço-os dentro de um contexto e foram muitos de vocês que vivem a sul que me fizeram pensar assim.. Não se façam, pois, de santos ou sepulcros branqueados porque muita da animosidade partir de baixo para cima. Não estavam era habituados a que vos respondessem e aceitassem tudo como sendo verdades irrefutáveis. Posto isto, vamos ao que interessa: não há católicos não praticantes. Isso é uma treta.. Ou se é católico ou não se é.. Ou se acende uma vela a Deus ou ao diabo...Aos dois ao mesmo tempo é que não...Quanto á religiosidade do povo português vamos por partes e por regiões, já sei que mais uma vez me vai chamar de divisionista de não respeitar o "meu próprio povo", mas a verdade é que temos que ver a coisa pelas parte e não tomar uma das partes como sendo o todo. Assim , a Norte as pessoas são mais religiosas e mais praticantes do que no sul. Se se diz filha de gente que foi do Alto Minho para Lisboa, lá está, tiveram que migrar porque o pais macrocéfalo e mal administrado assim o obriga, saberá que no distrito de Viana do Castelo a religiosidade das pessoas e a prática religiosa são elevadas...Não se pode é pegar numa parte, Lisboa, ou no sul, que ate tem pouquíssima população (Alentejo, Algarve) e dizer que os portugueses todos não são assim tão religiosos.. Isso não é verdade. Para que conste!
Passar pano na casa só leva a sujeira de um lado para o outro, o correto para quem preza a limpeza é lavar, principalmente banheiro.
Nossa, quanta ignorância! Tudo do Brasil é ruim e tudo de Portugal é perfeito???? As culturas são diferentes, não tem melhor nem pior nisso não. Qual o problema de ter rede nas janelas? antes parecer um galinheiro do que ter um filho despencando lá de cima. "No Brasil impera o exibicionismo e a ostentação", você diz isso logo depois de dizer que a criança é princesa/rainha, tenha paciência! E se nós lavamos com água, é pq ainda temos o suficiente para não nos preocuparmos, você diz como se a Europa fosse a protetora do meio ambiente, logo ela, que desmatou e poluiu não só na Europa, como as antigas colônias também.
A privacidade é deveras importante não apenas por uma questão de gosto (p mim sim...é parte da minha personalidade) mas também a nivel de Regulamento Geral de Proteccao de Dados e outras regulamentações. Convém ter isso em atenção pq algumas coisas sao até crime. Aconselho a dar uma vista de olhos nesse assunto. Tudo de bom para vós.
Não ouvi isso da relação entre foto e batizado. Inédito!
😱😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Tanto a parte do aniversário, quanto a das fotos quanto a da exposição tem a ver com as mesmas coisas: brasileiros tendem a ser vaidosos e materialistas, e gostam muito de mostrar para os outros. Então não importa se a criança está gostando da festa ou se está já há duas horas berrando desesperada, completamente em pânico, detestando a festa, o que importa é mostrar o bolo, mostrar a comida (que tem mais beleza do que sabor), mostrar a decoração temática, o vestido e os brincos novos da criança com 1 ano de idade. É menos importante o prazer da criança e mais importante a diversão dos adultos. Já vi gente muito pobre, que não tinha nem forma de comprar material escolar para o filho mais velho, fazendo festa gigantesca com 300 convidados para uma criança de 1 ano. Normalmente você não vê o aniversariante e ele nem se diverte muito, muitas vezes vem poucas crianças e muitas desconhecidas. A criança não é o importante, o importante é se o bolo e a comida de 500 reais, cheio de decoração azul, vem a tempo. Já vi criança pequena berrando de desespero, com o mais puro e real ódio, medo e terror da festa, medo de tanta gente, medo de tanto estímulo, simplesmente odiando, e os pais preocupados em tirar as fotos, tentando acalmar s criança para a foto... Já vi álcool em festa de criança, pai completamente bêbado no meio dos convidados, para além de que em todas as festas que eu tive de ir, eu não tive contacto mínimo com o aniversariante, em muitas festas o aniversariante nem conhece a pessoa, nem os pais. Já ouvi falar de festa onde entra desconhecido pedófilo para ver as crianças pularem no pula pula. Simplesmente com tanta gente e com tão pouca organização qualquer um pode entrar nas festas. E qual foi a solução da mulher que me falou desse caso? Não deixar as meninas usarem vestido! Sim, retirem mais ainda a infância das crianças, não retirem os adultos da festa para criança, não, obriguem a aniversariante e as amigas e colegas a usarem calça, mas com lacinho, mínimo 150 reais as peças. Sim, é a solução.
Só estou falando algo que eu vi, eu respeito a diferença, mas acho que o Brasil deveria se importar mais com as crianças e não com as roupas, as decorações e com os convidados bêbados das festas...
Eu até admiro a grandeza e a beleza das festas, apesar de ser completamente imprópria antes dos 3 anos, porq é muito barulho e muito estímulo para um bebé, admiro os vestidinhos, as comidinhas bonitas, as decorações, mas façam isso para a criança, não para os adultos. Não admiro nada o álcool no meio e o quanto a criança fica em terceiro plano. Em Portugal também temos festas grandes, gigantes, são raras mas temos, porém as crianças têm o seu lugar também, e se são inadequadas as crianças nem vão. O Brasil precisa pensar nas crianças, elas são mais importantes que os Objetos coloridos das festas.
👏👏👏👏👏👏 Adorei seu comentário! Falou toda a verdade. O Brasil é um país de gente que só pensa em ter mais e mais (mesmo não podendo pagar, fazem questão de fazerem dívidas só pra mostrar que tem algo). Cultura e educação passa longe! Tenho vergonha de ter nascido lá.
Peço desculpa, mas acho que vocês ainda não estão muito inteirados com as tradições de Portugal. Porque muitas coisas que dizem não é verdade.
Não é verdade mesmo!! Portugal é pequeno, mas mudam certos hábitos conforme as regiões!! Mas vocês não conhecem mesmo Portugal, não concordo com metade do que disseram....
O tanque não deve ser comum nas cidades , nos condomínios , mas nas localidades mais pequenas , especialmente se a pessoa mora numa casa ou vivenda é muito comum , eu diria toda a gente têm
Sinceramente vocês devem morar num lugar muito especial pelo que falam, e/ou convivem com pessoas de um nível cultural mais baixo. Nunca ouvi falar de postar fotos em rede social depois do batismo!!!?? Sandálias usamos no verão, bermuda também. Pesquisem ou se informem com outras pessoas de zonas e classes sociais diferentes. Fica até mal para vocês falarem esses disparates. Credo!!!!
Olá! Moro em Londres e tudo isso vale pra cá também ! Eu ja me adaptei. Acho que o que mais sinto falta é da nossa "lavanderia" mesmo haha. Beijos e otimos videos!
Aqui em Nova York também não se pode postar fotos dos filhos dos outros, minha filha é professora e é proibido tirar fotos dos alunos. Só a foto da turma com a autorização dos pais.
Como você é fotógrafo, uma oportunidade de trabalho seria abrir um estúdio e fazer os books das gestantes.📷
Já fazemos! ;)
Sujestão para rede de proteção. Coloca a rede por dentro de casa.
Ou coloca uma janela de tela que possa travar. Vejam outras opções. Acho muito importante se colocar uma proteção. Blza?
Parabéns pelo canal, gosto muito da traquilidade de vcs e das informações que vcs passam de forma alegre e descontraída . Um grande abraço.
Excelente ideia!!!!
Sou português e várias coisas que disseram não refletem a realidade do país. Talvez reflitam a realidade do vosso círculo de amigos ou onde residem mas não o geral do país. A questão da religiosidade, por exemplo, é um completo exagero. A questão da foto antes do batizado é um disparate absoluto, nunca ouvi falar disso. A pessoa que vos contou isso ou era maluca ou estava a gozar convosco. A questão das festas serem tão curtas e só para os filhos depende muito - já fiz festa para o meu filho que durou todo o dia e foi com todos os pais. Também há tanques em muitos sítios do país, principalmente em zonas rurais. A minha mãe tem. Vocês não podem generalizar o país dessa forma. Cada localidade tem os seus hábitos. Não se esqueçam que o país é muito antigo e houve muito tempo para cada localidade desenvolver os seus hábitos distintos.
Há imensos tanques...nas zonas rurais. O país é pequeno mas muito rico culturalmente. E isto compreende a Cultura popular. As diversas regiões têm hábitos e tradições diferentes. Se puderem tentem passar alguns fins de semana em locais que abranjam as diversas regiões: Minho/ Trás o Montes e Alto Douro/ Beiras(Alta, Baixa, Litoral)/Ribatejo/ Extremadura/Alentejo(Alto, Baixo)/Algarve. Felicidades.
Tanque já não se usa faz anos passou a história.
Eu acho que tanque faz muita falta, a rede deve ser uma opção eu acho que se falar com o condomínio poucos vão recusar, a mim não me incomoda nada ver e inclusive no prédio em frente tem um andar que tem e não acho mal.
Sem dúvida o recente hábito se se colocar rede ( quando é necessário ) é um avanço na moradia brasileira !!!
Já usar Havaianas para tudo... não gosto ( nasci no século XX ). Mas as Havaianas vieram RESOLVER o calçado que se vai para praia : nota 10.
Um calçado que as Havainas aposentaram foram os tamancos ( pelo menos no Rio ). Daria um "tratado" sociológico !!! Rsrsrsrs
Certamente! Estou em planejamento para mudar a Portugal apos .aposentar , e queria levar meus gatos. Mas, com essa nova informação , estou preocupada. Terei q pesquisar a legislação das cidades agora!
@@valeriamatsu6487 Que tristeza...
Uma das coisas portuguesas é que você tem que se vestir como se estivesse na rua... as casas não estão preparadas para o frio.
Depende das casas, Gabriela, mas na minha realmente acontece. Um horror.
Quando vamos para um local diferente (mesmo dentro do país), notamos as diferenças de usos e costumes. Uns melhores, outros piores. E só com o passar do tempo conseguimos mesmo compreender. Esta é a vossa opinião agora e está bem apresentada. É assim que a sentem. Mas muitas pessoas não conseguem aceitar a opinião dos outros. 😒 O tanque já foi mais usado, sim. Rede de proteção... se for discreta, acho uma excelente ideia. Fotos de filho nas redes sociais... na minha opinião, jamais. E sim, gostamos de conviver mas realmente de uma forma muito diferente dos brasileiros. Que as nossas diferenças nos enriqueçam!
Conviver para os brasileiros é fazerem barulho no condominio com musica, falar alto até as tantas da madrugada, andar de saltos altos logo pela madrugada, deixar o filho atirar com os objectos e cadeiras para o chão e quem está por baixo ou ao lado que se dane.
Nunca tive vizinhos brasileiros. Nem gosto de generalizações. Tive durante uns anos (de pesadelo) com uma vizinha assim. Portuguesa. Mas todos os meus outros vizinhos, também portugueses, foram do melhor que há. Acho que não podemos culpar uns pela falta de civismo dos outros.
Está giro estas diferenças.
Tudo de bom para vocês
é proibido atirar agua para a rua/ lavar a casa com agua deteriora as extruturas /O portugues não coloca e fala tudo nas redes , achamos feio/ Ir a casa dos outros a qualquer hora é uma falta de respeito/ se a festa é de crianças o que vão os adultos lá fazer.
Maria Graça Silva Beato hahaha você repetiu exatamente o que disseram o vídeo
Apenas para ressaltar, nós brasileiros não jogamos água na casa inteira, jogamos água nas áreas que supostamente são construídas para receber água, como o banheiro, que recebe o devido tratamento impermeabilizante, sendo assim, não danificamos as estruturas, porque a água não atinge as mesmas!
@@sergiobrito7632 para terem que andar a atirar água às baldadas devem ter tudo muito sujo 😳 Eu limpo e desinfecto a cozinha e a casa de banho todos os dias
A.M. E.N. Na verdade não, em geral o povo brasileiro é um povo muito higiênico, até mesmo os mais pobres, mas como toda regra, há algumas excessões. A cultura de jogar água é porque acredita-se que só se está limpo de verdade se esfregar bem e enxaguar para remover todos os vestígios de água sanitária (lixívia). Eu vivo em Austrália e trabalho como faxineiro, pude perceber que as pessoas possuem produtos de limpeza muito mais eficientes do que o costumamos usar no Brasil, por isso não há necessidade de esfregar tanto e muito menos atirar água. Acredito que tais produtos existam no Brasil, porém está impregnado na nossa cultura a usar muita água sanitária e sabão para limpar azulejos.
Isso tem nome e se chama CULTURA
Obrigado pelo video, sou portuguesa mas há muita coisa ai que não concordo, pode depender da região que moram
Vocês não falem em portugueses. Falem nos portugueses que vivem na região onde vocês vivem. Porque é um erro comum que vocês cometem: generalizam. E lugares em Portugal que fazem coisas que vocês dizem que não fazem. Há muitos apartamentos que têm tanque. Outros não têm. Eu vivo no Algarve e há muitos hábitos que não há no norte do país. Nas moradias é normal haver tanque.
Sou do norte e também tenho tanque!
Eu sou português e tenho um Pandur!
@@saltlessbread Verdade. Eu ate' sou duma terra que se chama Tancos.
@@fernandorosado9733 loooool
Roupas de ginásio, pode usar. Chinelo no Verão, também. Mas para ocasiões informais. A questão das redes nas janelas é interessante. De facto, ultimamente tenho seguido alguns canais brasileiros de decoração de interiores, e vejo sempre as redes nas varandas e janelas. Cá não temos sequer à venda, mas é mesmo útil para quem tem gatos. Temos de ter as janelas sempre fechadas. Não me importava de mandar instalar nas varandas. Conhecem alguém que faça na zona de Lisboa,?
Será que vocês vivem em Portugal? Sou Português e acho difícil que tal como eu haja Portugueses que se revejam nos comentários muito generalizados que acabaram de emitir! Informem-se bem!
Perfeito
NO LÍBANO, TAMBÉM NÃO EXISTE TANQUE...POR SEIS MESES...EU QUESTIONEI ISSO...JÁ PENSOU LAVAR AS ROUPAS SEM UM TANQUE?
Interessante o vídeo e, muito mais interessante ler os comentários. Percebi muitos portugueses falando sobre não serem muito religiosos, que é mais cultura católica. Contudo, a impressão que temos e, ouso dizer que pessoas de outros países com quem tenho amizade tem a mesma impressão, de que portugueses são, na maioria, extremamente religiosos. É fato esta percepção, mesmo que não seja realidade. Contudo, vejo isto nos mais idosos. Em relação ao tanque, ralo, bermuda e chinelo que li muitos comentários de portugueses criticando e justificando de diversas formas: estes itens tem haver com cultura e clima, não com atraso cultural, ou ser do 3°mundo (expressão obsoleta!). Entender isto mostraria alguma superioridade. E claro, o brasileiro que está em Portugal vai se adaptando a cultura portuguesa, pois é assim que deve ser. Leva um tempo, mas mudam.
Marina Cieninga relativamente ao tanque, é verdade que se usava muito em Portugal, quase todas as casas tinham quando havia os pátios e os quintais! nos prédios ainda cheguei a ver alguns nas marquises ou nas varandas, depois desapareceram!
nos dias de hoje, as roupas que não vão à máquina de lavar, por serem frágeis ou não precisam de se esfregar, são lavadas no lavatório, ou em regra geral em alguidares de plástico que substituem os tanques :)
felicidades para vocês!
@@marie3587 Obrigada! Eu sei. A família do meu esposo é toda portuguesa, embora ele tenha nascido no Brasil. Estou familiarizada, mas embora diretos os comentários dos portugueses, nunca custa nada ser cortês e, achei alguns meio rispidos.
@@marinacieninga1580 alguns portugueses são assim, arrogantes e acham que Portugal é o paraíso na terra como um que comentou que não se anda de chinelos na rua,quando eu próprio ate vou aos shoppings de chinelos e bermudas.
@@marinacieninga1580, minha senhora, ser cortês nada tem a ver com educação. Ser cortês, é ser-se falso e dizer amém com o que não tem sentido.
Vocês trocam tudo, e por serem tão corteses uns com os outros é que não se respeitam e se matam uns aos outros. Não sabem distinguir frontalidade e má educação.
Mario Pinhal cortesia tem a ver com educação sim. Não tem a ver é com os índices de criminalidade no Brasil, que são altos por conta de política de segurança pública ineficaz e grande desigualdade social.
Será que no Brasil existe a nania das grandezas?
Deixe seu comentário! \o/
Deixei muitos.
@@diamantinop7592 Obrigada!
1º_ Se for vivenda (moradia ) e conforme a zona onde mora lavamos sim o banheiro até á mangueira . 2º_Resposta correta . E existe muitos tanques ainda ,nas aldeias , e também as pessoas que têm moradias , os meus pais são da margem sul e sempre tiveram tanque eu sou de Linda a velha e também tenho tanque . Nas cidades por ser apartamentos e por vezes pequenos não há espaço para tanque .(e á agora que tal aquecer um pouco de agua para por no tanque ) no inverno . 3º _(eu como gosto de receber tenho quase sempre casa cheia ) mas também a muita gente como eu ,nós(portugueses) gostamos de receber pessoas (quando convidadas ) o pessoal mais novo gosta mais de (vamos comer a algum lado )(para não terem trabalho,hahah). 4º_ sair de chinelo, e bermudas roupa de ginástica ,não sei mas acho que devem de estar no norte do país ,porque em Lisboa e arredores andamos sim de chinelos (mas não para ir a festas) praia ,compras no supermercado ,bermudas no verão é o que não falta , roupa de ginástica(quem sai do ginásio e quem vai para o ginásio muita vez vai sim de roupa de ginásio e se tiver de beber o tal cafézinho por o caminho vai assim vestido,.(mas como digo estou a falar de arredores de Lisboa, não da av. da liberdade Lx )5º_Grades em janelas, alguns prédios mais altos já têm para protecção das crianças (e isso realmente tem de ter autorização do condomínio se a planta inicial do prédio não tiver grades)mas acho que sim todos os prédios a partir de um certo andar deveriam ter essa protecção .6º _fotografia já á quem faz esse tipo de fotos (gravidez,aniversario de criança ,etc.)há bastante procura mas ás vezes pouca oferta (e quando há sai muito caro) por isso as pessoas ainda não fazem tanto . 7º _redes sociais crianças e bebes,é uma questão de respeito com a própria criança, não é por sermos pais que nos dá o direito de abusar da imagem dos nossos filhos, além que é uma questão de segurança na Europa proteger as crianças de eventuais pedófilos e outras pessoas que através das redes sociais podem usar as suas fotos para algo inapropriado. E é isso aí .
Pelo o que ouvi de vocês e também dos comentários, acho que vão ter que esclarecer em vídeos desse tipo o óbvio : que estão falando de forma generalista. Muitas coisas que falam dos próprios brasileiros eu não me idêntifico. Sou do Sul e lá não tem muitos hábitos de outras regiões... É aqui é igual. Ahh... Eu ando muito de havaianas. Eu e os ingleses, hahaha. Nem tô.
Não é comum verem as pessoas de chinelos, mas no verão eu ando de chinelos, alguns hábitos que temos no nosso país não precisa morrer. Olham bastante para o meu pé, até recebo elogios por ter pés bem arranjadinhos. 😄
@@rosiane3469 hahaha. Claro, na minha experiência, os portugueses são no geral abertos aos hábitos das outras culturas. Brasileiros e portugueses têm mt coisa em comum também (como a síndrome do vira lata). Já me disseram mais de uma vez que acham engraçado e só. Tô no Algarve, imagina se não vou usar muito Havaianas!
@@rosiane3469 rosiane
Você acha que os portugueses olham para os seus pés, para verem o que tem calçado? Já se vê que ainda não se adaptou, que nos interessa o que as pessoas usam? talves no brasil seja assim, cá não.
@@cjnge6828 não sei porque motivos olham, só sei que olham.🤷♀️ Curiosidade talvez, ou por achar meus pés bonitos mesmo😁
@@rosiane3469 eu no Brasil e aqui em Portugal principalmente no verão ando muito de chinelos fechados tipo sandália porque tenho joanetes fica muito feio mas os meus calcanhares andam sempre a mostra e uso sem complexo as babuchas sapatos marroquinos que parecem pantufas feitas de couro e coloridas de amarelo ao vermelho e cores mais sóbrias como castanho e preto
Acabei de conhecê-los e adorei. Já me inscrevi. Obrigada pelas dicas. Pretendo me aposentar ano que vem e estou me preparando para ir e ficar.
Vcs fizeram este vídeo com tanto carinho. Lendo os comentários abaixo ... Não sei como vcs aguentam isso. Está aí mais uma diferença. Se ofendem por qualquer coisa.Credo!!!
Guaracy Mendes......quem se ofendeu aqui? Que eu saiba, só estão aqui a repor a realidade, que é quase sempre distorcida.
Obrigada pelo comentário, Guaracy!
@@piramideinvertida1251 Obrigada pelo comentário!
@@piramideinvertida1251 Há formas e formas de repor a realidade. E não, não é quase sempre distorcida. O que tu queres sei eu.
Nós ofendemos por qualquer coisa?!🤔🤔🤔🤔🙄🙄🙄😂😂😂😂
Venham morar para o Alentejo...É super calmo, quente no Verão e frio no Inverno , as meias estações são amenas e lindas😊
Olham muitooo quando saio de havaiana mas n to nem aí ngm tá pagando minhas contas
Vocês no Brasil nem olham para quem anda descalço e aqui em Portugal vai se vestido normal para o shopping vocês enfeitam se todos para ir ao shopping e o verdadeiro povo brasileiro não entra no shopping
Normalmente é possível pôr acrílicos nas varandas para proteger, porque não altera muito o exterior.
Há sempre uma solução melhor do que a rede de proteção e que não estraga a estética do prédio que fica com aspeto de galinheiro: usar dispositivos de trancar as janelas. Se forem de abertura fácil pode sempre comprar nas lojas de puericultura umas trancas que se adaptam a portas e janelas.
Se trancar muito pode deixar um aspecto parecido com presídio..... é complicado e a segurança dos pequenos vem em primeiro lugar
Nós em Portugal nunca fomos muito de proteção nas janelas mas por exemplo a Espanha tem esse hábito porque vem do tempo da Guerra Civil e então ganharam esse hábito. Para mim faz- me confusão ter janelas com proteção. Parece que estamos numa prisão.
Mas por incrível que parece evita muito acidentes com crianças, animais.No Brasil colocamos para proteger as crianças.
Rede de proteção é bem diferente de grades de ferro.
A rede é parecida com aquelas usadas no futebol, só pra evitar que crianças e animais caiam.
Grades de ferro são para tentar evitar as invasões.
Tinham-me pedido o tanque... Eu tenho é não uso 😂😂😂😂
Vi um video seu ,e nao consigo mais parar .....joinville santa catarina ....abraços p casal...
Isso do batizado nunca tinha ouvido!
A maior dos portugueses são católicos sim, mas a maior parte não é propriamente praticante, e na maioria das vezes a meu ver (sou portuguesa), a religião nunca se sobrepõe a nada, já no Brasil acho que as coisas são bem diferentes, vocês levam isso muito a serio, ao ponto de haver problemas com aquele episódio de Jesus ser gay lá na Netflix, aqui provavelmente toda gente se ria e seguia em frente!
Ah!!! como eu te entendo Bia. Tanque é fundamental!
Parabéns pelo canal! Quanto a divulgação nas redes sociais da vida pública como fotos e desejos, preciso dizer que eu não gosto disso evito o máximo postar minha vida, não gosto disso ... Vai de cada um... Obs: Sou Brasileiro
És brasileiro? Eu sou português com muitas décadas de Portugal e digo-te que esse casal de brasileiros não conhece népias das tradições, cultura ou hábitos dos portugueses ok?
A maioria das janelas e portas para as varandas normalmente são basculantes pelo que não há necessidade das redes
Olá sinceramente esta análise é tendenciosa de para brasileiros saiam do universo "Brasil" e adaptem_se!
O canal é feito por brasileiros e para brasileiros.
Um tanque?! Aqui usava-se antigamente, a minha avó tinha um. Penso que aqui é sinal de pouca sofisticação. Curioso.
E agora pra eu explicar , hein ? eu tenho uma lava e seca Samsung última geração ... ligo a máquina pelo meu celular e uso o tanque tbm ... tanquinho não é pra lavar a roupa nãoooooo nós usamos muita água... tanquinho tem mil e uma utilidades ... sempre tive máquina de lavar em casa desde a nasci (1979) tanquinho quebra galho pra outras coisas ... aqui tbm não se lava roupa nas mãos não (talvez só os extremamente pobres) .... a gente gasta muita água pra tudo aqui ... e nesse aspecto até acho q vcs estão certos e nós errados
Não estou a entender esta vaidade excessiva dos portugueses à antiga. Qual é o problema de chinelo, bermuda, boné fora de zonas balneares? Qual é o problema de fato de treino em ambientes como shopping? Mas agora a vaidade é mais importante que a praticidade e o conforto? Sou jovem e uso com bastante frequência e nunca ninguém achou isso fora do normal. Espero que esses preconceitos irracionais desapareçam!
Multa por lavar a calçada (ou por regar jardins) com água da rede, que eu saiba só em tempo de seca. Fora isso, toda a gente faz (até os serviços municipais).
@@josekamikaze3878 Obrigada pelo comentário!
Obrigada pelo comentário!
Falaram a verdade: "brasileiros exageram muito..."
Somos um país gigante, cabem 10 Portugal aqui dentro, por.isso a diferença cultural. Realmente, somos exagerados mesmo.
Amigo aqui tudo e exagerado, mas no sul adoramos as coisas antigas, tanque varal, roupas quarando, fogao a lenha, isto nao quer dizer,q nao gostemos da modernidade,
@@leomarton sim que desconhecem outros estados e a cultura de outros estados no Ceará pensam que todo Mundo até fora do Brasil dorme se em redes enquanto por exemplo os cariocas não dormem em rede
@@leomarton ah e foi Portugal que inventou o Brasil ser assim grande se fossem os espanhóis o Brasil era uma ruma de republiquetas tipo Honduras e o Uruguai que fazia parte do Brasil quis sair do Brasil e hoje é um país muito mais evoluído que o Brasil
Nada a ver isso da religião. Portugal não é um país religioso (o Brasil sim). A maioria dos portugueses que conheço são ateus.
No Brasil é que tem uma igreja diferente em cada esquina e aqui eles detestam essa coisa de irem falar de Deus ou fazer pregação.
Ah, vivo aqui há 18 anos e tenho dupla nacionalidade, sei o que digo.
Ahhhh, uso roupa de ginástica também, até para trabalhar porque é mais confortável, não me olham estranho por isso! Hehehe
@Novo implodo Não é bem assim. Não há qualquer problema em vestir-se de forma confortável para trabalhar, e não é o que se veste que define a qualidade profissional de alguém.
@@saltlessbread,não é? Mas o teu patrão tem o direito de te chamar à atenção para que te apresentes no trabalho de forma digna e não chocares os outros. Se vais ter de atender clientes, tens a obrigação de não os poderes chocar com o visual que te queres apresentar.
Claro que a roupa que vestimos não quer dizer que se seja mais sério do que o outro que se apresenta de forma mais descuidada. Contudo, o rosto de uma empresa são os funcionários, já que são aqueles com que os clientes se deparam em primeiro lugar.
@@mariopinhal8376 uma coisa é apresentar com clientes e regras da casa como uniformes. Outra é outras situações. E noutras situações temos todo o direito de usar o vestuário que bem entendermos. Se isso choca alguém então que se metam em terapia.
@@saltlessbread Onde trabalhas? O que fazes? Deixa de ser subserviente, deves adorar de novelas brasileiras pena é que elas não retratam a verdade do povo brasileiro mas a dos previligiados hipócritas.
@@diamantinop7592 O que é que o meu trabalho tem a ver com o que falei relativamente ao vestuário? Que estupidez de ligação foi essa? Não, não assisto novelas e o povo brasileiro não é Uno, assim como o português também não o é. Não há um retrato, mas sim vários. Há todo o tipo de pessoas em todo lado.
Deixe-se de preconceito.
Eu morei 3 anos em Portugal.
No lindo Algarve (Altura - Castro Marim) Na charmosa Vilamoura (1 ano) e na pitoresca Setúbal.
Sou neta de avô espanhol e filha de papai português (do encantador Porto) com mamãe brasileira.
Amo Portugal♥ e Espanha♥
Apenas senti muita falta do "carinho" do povo brasileiro.
Não tem igual♡
*e olha que estava com meu noivo português... rsrs
*na época
São simpáticos e tentam ser socialmente correctos mas generalizam demais.
Paula Oliveira......Quando se trata de generalizar, não são só estes......são todos. Se chegam a Lisboa quando os jacarandás estão em flor ( que dura só uns dias) eles dizem logo: Em Portugau as árvores são azuis.
Obrigada pelo comentário, Paula!
@@piramideinvertida1251 verdade 🤣🤣🤣🤣🤣
PIRAMIDE INVERTIDA Acho que o senhor precisa mudar sua piada sobre generalização. Pesquise um pouco sobre a origem dos jacarandás; ou acha que são árvores tipicamente portuguesas? 🤣
@@ilkajoia são árvores internacionais , sabe uma coisa os brasileiros gabam se tanto da sua água de coco que não presta em relação á água de coco de África os coqueiros tal como as mangueiras etc etc foram levados para o Brasil pelos portugueses da Índia o coqueiro a mangueira etc não são árvores brasileiras escusava de ouvir isso
Quanto as crianças terem fotos no Facebook, é completamente proibido por lei postar fotos de crianças em redes sociais
Boas, muito bom o vosso video, parabens.
Eusou carioca e estou aqui ja fez 31 anos, e vcs acharam estranho sair de chinelo na rua?
Quando cheguei aqui e fui para praia em Leça da palmeira, pois morava bem perto da praia, fui de sunga , chinelos e uma toalha. Me senti um extraterrestre, todos olhavam para mim. E o mais contrastante era que as pessoas iam vestidas como se fosse a algum encontro, de vestidos, terno e gravata e ate os jovens iam arrumados e só ao chegarem na praia é que trocavam de roupa. Foi uma das primeiras coisas que me chamou a atenção, hoje em dia ja não é assim, mas continua alguma sobrieidade.
Terno e gravata ? Mentira.
🤣🤣🤣 estava frio, por isso as pessoas foram vestidas desta forma??
Admiro vocês pessoas bastante cultas .gosto muito dos vossos vídeos bastantes interessantes .tdo de bom pra vocês.ps:sou tuga natural do PORTO...
"Só postar fotos quando se batiza as crianças"😂😂😂😂😂😂 até a sua mulher achou estranho. Donde lhe surgiu essa idiotice? 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Aqui está um triste exemplo da rudeza portuguesa... ainda temos muito que palmilhar em termos de maturidade cívica...
Mais educação e respeito, por favor!!! Não teria sentido inventar uma situação, provável que ele tenha visto de algum português, talvez de apenas um, O QUE NÃO SIGNIFICA QUE TODOS OS PORTUGUESES CATÓLICOS TENHAM A MESMA ATITUDE.
Uma dica, educação nunca fez mal a nenhum ser humano.
Faça críticas construtivas, seja leve!
Só um comentário, não falaram nas baladas que fazem à noite sem olhar aos vizinhos ao barulho e as as horas que acaba. Acho isso uma falta de respeito pelos vizinhos. Pode ser uma tradição mas eu não gostaria de ter uma festa a minha porta . Acho que a polícia até tem dificuldade em acabar com ela.
1:17 Não fotografar antes de baptizar?! Nunca ouvi tal coisa antes de vocês a dizerem aqui... Não sei onde foram buscar essa informação.
Quanto a os portugueses serem muito religiosos, discordo totalmente. Os brasileiros são, em geral, beeeeeem mais religiosos, em especial os evangélicos (que há muito no Brasil, ao contrário de em Portugal - e os que há são quase todos brasileiros).
Praticamente não há jogador de futebol brasileiro que, quando marca, não exiba uma t-shirt com algo como «JESUS É O SENHOR». Ainda estou para ver um português fazer isso...
E na política: no Brasil têm a "bancada evangélica", que reúne vários deputados de diversos partidos. No 'impeachment' da Dilma, vários invocaram Deus. Coisa impensável em Portugal.
Comigo, mesmo: tenho um negócio de AL e ontem tive uns hóspedes que vieram por causa da entrevista do SEF. Para matar tempo, eles queriam ir ao shopping; como eu também tinha de lá ir, fomos juntos. No caminho, meio a despropósito (só porque eu disse que visitei Israel), a hóspede perguntou: «Você é evangélico?» Pergunta quase impensável em Portugal: não vejo quase nenhum português que tivesse a coragem de perguntar isso assim, a um desconhecido e meio a despropósito.
GazilionPT, nem nenhum tuga sabe onde foram buscar essa ideia. Enfim... Nem digo mais nada
Só falta agora tu falar que os Portugueses são quase todos ateus. Pois tu admiras dos brasileiros evocarem o nome de Deus?
@@florencamatos4459 é verdade o que o senhor escreveu!!
Nós Portugueses actualmente não somos muito religiosos, mas acontece que culturalmente faz parte da nossa cultura dizer que somos católicos derivado ao nosso passado, onde aí sim a religião era algo levado muito a sério...Já os Brasileiros evocam deus para tudo...a minha mulher é Brasileira e diz que não tem religião, mas quando se despede de alguém ou até mesmo clientes Brasileiros faz me sentir enjoado de tanta vez repetidamente que evocam deus...quando é na despedida então aquilo é um exagero, e eu até já lhe disse que para um Português é impensável agir assim com clientes, já que o cliente é apenas um cliente e a relação só é profissional e nada mais...ela é advogada e já teve problemas, por não quererem pagar os serviços já depois de estarem servidos...e eu já a avisei para nunca deixar um cliente aos poucos ganhar confiança até para falar em demasia da vida pessoal pk isso só serve para enrolar o que verdadeiramente interessa...aos poucos ela já me vai percebendo e dando razão, pk eu disse lhe para agir de outra forma e normalmente o cliente tem um comportamento mais sério e não tão evasivo...muito deus...muitos beijos no coração. .enfim...É assim no Brasil, tudo bem continuem a ser assim lá, mas aqui é visto como exagerado e desnecessário.
@@ruiamaro4666 entendi a sua colocação. Eu sou brasileira mas não dou confiança a estranhos , sou mais reservada . Acho bom que seja assim, quanto a falar o nome de Deus, é questão de hábito mas até a bíblia fala sobre isso, pra não evocar o nome de Deus em vão.
@@florencamatos4459 Eu não disse que os portugueses são quase todos ateus, obviamente, pois muito poucos o são. Mas para mim é claro que são bem menos religiosos do que a maioria dos brasileiros. Mesmo na menção do nome de Deus, que ambos os povos fazem, vejo grandes diferenças: nos portugueses é casual, sem se pensar muito no que é dito, em geral não passa de uma expressão idiomática («Meu Deus!» quer simplesmente dizer «Incrível!»); nos brasileiros, pelo menos nos evangélicos (que são muitos) eu sinto uma intensidade e uma intenção: não é mera expressão idiomática.
Jogar água no chão da cozinha é meio caminho para apodrecer os móveis do chão e estragar algum aparelho eléctrico .
Os móveis, normalmente, não possuem contato com o chão em áreas "molhadas" (cozinha, banheiros, lavandeira,...), são fixados às paredes.
@@luciano-mra Pois , acredito. Aqui em Portugal não arrisque . Pode se dar mal. kkkkkkkkk
Num apartamento vai inundar a cozinha com água para lavar o chão? LOL Até mesmo numa vivenda. molha a base dos moveis e acaba por danifica-los, a madeira apodrece e o metal enferruja.
As construções no Br estão adaptadas com calhas, tubulações, ralos , cifões e o outros aparatos para receber água na cozinha, banheiros, lavanderias, quintais e varandas
@@antoniomolina2217 Tudo isso mas, não conseguem descarregar papel higiénico com merda pela sanita . kkkkkkkkkkkkkkkk
Faltou falar das festas de aniversário no Brasil. Há pessoas que gastam 10 mil euros ou mais na produc'ão de aniversários de 1 ano, 2,3,4 anos. Tem a produção, o cenário, as lembranças... isso estarreceria uma família portuguesa!
Concordo contigo, no Brasil acho isso tudo um exagero...
Principalmente no primeiro aniversário, eles depois não se lembram e os pais ficam sem o dinheiro 🤦
Sou a favor de uma festa sim, bonita e tudo mais mas sem esses EXAGEROS
Eu acho que aqui se expõe todos de forma exagerada. Colocam onde vão, o que vestem, o que comem, se passeiam ou se ficam. É demais.
Gostei do fato de serem mais reservados. A vida é particular e não pública.
Olá, aí em Portugal e comum roupas penduradas nas janelas para secar ,aqui no Brasil isso já vira favela kkkkkk
Maria José Pereira Mariano, deixe-se de comparar o que é civilizado com o que no seu país é normal.
Confundir partes da cidade velha de qualquer cidade portuguesa com favela, só pode ser por má fé.
É verdade, que famílias portuguesas já velhinhas, colocam roupa a secar da parte de fora. Curiosamente os estrangeiros que nos visitam acham fantástico, pelo pitoresco das situações.
Sabe, são famílias de pessoas humildes e simples que não se adaptaram a máquinas de lavar ou de secar e usam os estendais. Não escondo que não gosto, mas a senhora comparar com as favelas do seu país, é ridículo.
Já li imensos comentários seus, e porque não pode atacar Portugal de outra forma, vem com coisinhas que não passam de uma atitude sua, de tacanha.
Não vivemos rodeados de grades nas nossas casas(....)
O problema do Brazil é o de não precisar de roupa estendida no arame para ser uma gigantesca favela, nem sequer corre o risco de parecer. :(
@@josemmeleiro Concordo. O Brasil é uma "grande favela". Se vocês apoiarem a gente no processo de oficialização da Língua Brasileira, se livrarão de todos os "zucas".
@@mariopinhal8376 Eu adoro e acho um charme ver as roupas a secar nas janelas da velha e pitoresca ribeira do Porto….Lindo, lindo, lindo...Que nunca essa imagem deixe fazer parte da paisagem física e humana da cidade do Porto… A mim não me envergonha...Encanta-me!
@@italogiovanonni2017 Culturas diferentes, mas a língua continua a ser a mesma: a língua portuguesa com a sua respetiva variante!!! Já agora, aproveito para informar que em Portugal há falta de professores em várias áreas, como também na Língua Portuguesa, seria uma boa oportunidade de trabalho para vários professores brasileiros 😉
Gente, acabei de descobrir que sou portuguesa! Com algumas exceções, tenho como prática muitas coisas ditas nesse vídeo.
Eu sou portuguesa e conheço muito bem o Brasil...adoro ir lá... amo o Rio de Janeiro...mas somos tão diferentes como povos... Brasil é um pouco 3 mundo.... e lindo para passear com cuidado.... mas viver nunca.E olha que eu vou em turismo de qualidade.. minha filha vai agora ao rio para passar o carnaval....adora.Mas ficamos tristes porque temos de mudar de roupa .. relógio..ouro.. etc.Quando chegamos aqui chegamos ao céu... voltamos a colocar todos os objetos considerados de luxo...que para mim é normal.Bjs
Aqui é terceiro mundo por causa da injustiça social, muita corrupção, alguns recebem fortunas outros não ganham nada, senão fosse isso, teria milhares de imigrantes querendo viver aqui, alias na época da guerra foi o que fizeram, italianos, Portugueses, Arabés, etc.. Brasil poderia ser o melhor lugar no mundo para se vive.
@@megt.santos6749 Se a minha avó não tivesse morrido ainda hoje era viva!
Assim como vcs dizem q, não se pode julgar os costumes de um lugar e generalizá- los por td seu país, imagina fazer o msm em relação ao Brasil q é um país continental!
Aqui onde eu moro, p. ex., vc não precisa guardar as suas jóias p sair às ruas! E eu moro em uma capital!
Vcs conhecem uma parte ínfima do meu país e fazem comentários absurdos como se vdd fosse. Vcs não fazem ideia do q é a nossa cultura, educação, riqueza, diversidade, complexidade do povo brasileiro, as diferenças regionais, q nos torna um povo sui genesis.
Eu, por exemplo, odeio carnaval e futebol, como a maioria do povo brasileiro (esteriótipos criados p turistas).
Devemos filtrar o q ouvimos e usar o bom senso p avaliarmos o q falamos pois podemos ofender pessoas; e os brasileiros são conhecidos por sua hospitalidade - em td território nacional!
@@edilaneregiaribeiro5103 Nao me leve a mal, mas diz-se sui generis e nao sui genesis.
O planeta Terra nunca foi um lugar seguro para se viver. Basta olhar para o passado não muito distante para ver o quão difícil foi para os povos daqueles tempos, principalmente para os judeus, negros, gays e as minorias. Ah...isso tudo ocorreu na Europa
Tudo isso é verdade eu sou cabo verdiana morrei em angola a cultura é diferente nos gostamos de muitos amigos ,festa com os pais aqui nada disso
O consumismo do brasileiro é desenfriado!..
por isso o povo vive individado
Fátima Gomes engana-se senhora, o percentual de endividamento no Brasil deve ser menor que o de Portugal pois lá nunca vi ninguém devolver a casa de mora à banca.
@@beatrizsobreiramiran em relação a isso não vivemos no mesmo Brasil lá até os agiotas proliferam e tem gente boa demais que empresta o cartão de crédito a um amigo que compra as coisas e depois não paga o que há mais no Brasil é nome sujo
Para quê o tanque?Temos máquina de lavar roupa.Para peças pequenas temos alguidar!!!
Tirando aquele casal de chineses que foi jogar no casino de Lisboa e que deixou à noite a criança sozinha num andar numa torre da Expo e ke se atirou à noite, não me lembro de nenhuma criança se atirar de uma varanda para a rua ...
Rui neves todo o cuidado é pouco; infelizmente as quedas de crianças das varandas são tragédias que ainda acontecem de vez em quando, basta dar uma vista de olhos na internet para quem não vê notícias,
tanto no Brasil
recordtv.r7.com/balanco-geral-manha/videos/crianca-de-cinco-anos-cai-da-varanda-de-predio-apos-ficar-sozinha-20102018
g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/12/morte-de-bebe-que-caiu-de-varanda-e-investigada-como-homicidio-culposo.html
recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/crianca-cai-da-sacada-de-hotel-mae-pode-ser-indiciada-06102018
ruclips.net/video/79B9i-2cSec/видео.html
www.opovo.com.br/jornal/cidades/2019/03/25/crianca-morre-ao-cair-do-11---andar-de-predio-na-praia-do-futuro.html
www.acritica.com/channels/manaus/news/crianca-autista-cai-de-varanda-no-centro-de-manaus
esporte.ig.com.br/2020-01-11/fotos-mostram-janela-quebrada-onde-filho-de-jornalista-caiu-em-sp.html
www.hojeemdia.com.br/horizontes/após-mais-uma-criança-cair-do-9º-andar-de-prédio-saiba-como-prevenir-acidentes-com-o-sonambulismo-1.749411
como em Portugal
www.noticiasaominuto.com/pais/645312/crianca-cai-de-varanda-e-esta-em-estado-grave
ionline.sapo.pt/artigo/682554/salvaterra-de-magos-crianca-que-caiu-de-predio-enquanto-brincava-na-varanda-esta-fora-de-perigo?seccao=Portugal
www.dn.pt/portugal/crianca-caiu-da-varanda-em-viana-do-castelo-4053859.html
sol.sapo.pt/artigo/627496/crianca-de-nove-anos-cai-de-varanda-em-sintra-devido-ao-jogo-baleia-azul
alguns artigos para relembrar o que perigo que pode existir com as crianças que têm acesso às varandas
Aposto que morrem muito mais em acidentes com escadas… como dizia a Lili Caneças, para morrer basta estar vivo. É preciso não exagerar.
@@ruineves9839 as crianças têm mais segurança porque passam os dias nas creches, escolas ou nos tempos livres,
em geral todos os pais trabalham
quando chegam a casa, já tarde, as janelas ficam fechadas, e ainda bem!
mas a verdade é que há muitas janelas com pouca segurança nas varandas!
As grandes cidades do Brasil estão tomadas de prédios muito e muitos deles com varandas abertas. Nesses prédios vivem milhares de famílias e qdo se trata de crianças, os acidentes sempre ocorre. Então os moradores instalam telas nas janelas e vidros de correr com travas nas varandas. Melhor previnir do que remediar...
...podem colocar sim... é uma questão de explicar numa reunião de condomínio de que é necessário por causa da criança...
Não é um habito da Europa, isso é uma coisa brasileira, nem nos Estados Unidos usam muito essas telas como se usa no Brasil, eu mesmo acho claustrofóbico essas telas kkkkkkkkkkkkk Mas em Portugal ninguém tem, como Português a morar no Brasil acho horrível essas telas kkkkkkkkkk
Claustrofobia se trata.
Rede de proteção não é ridículo.
É hábito no Brasil.
Deixa de drama!
É uma questão de segurança dos animais e crianças.
@@mariainezfernandes Respeito que é cultural e hábito aqui, mas eu não gosto dessas redes,, entendo quem tenha, mas eu sempre vivi em apartamento em Portugal e nunca precisei de rede de segurança, meus irmãos, meus sobrinhos nunca precisaram e viveram em apartamento muito altos, a questão é precisasse de rede para proteger ou porque os pais não ensinam e educam os filhos a se comportar? Os senhores do canal mesmo dizem que o filho não precisa, se calhar é educação e atenção que se dá as crianças
primeiro desejo que sejam felizes em Portugal,mas vocês nao estao preparados para analisar Portugal,nao enganem,quem ainda nao conhece Portugal, eu tambem sou imigrante ,num Pais muito diferente de Portugal,e tento adaptarme ao Pais que emigrei,e se um dia nao estiver feliz onde vivo,já sei o que tenho a fazer..