Sou espírita e tenho amado o budismo, em relação a moral e forma de como cuidar do presente tem muitas semelhanças com o espiritismo. Sou reencarnacionista.
Mestre Thich Nhat Hanh consegue explicar as coisas não só de maneira clara, mas também muito bonita! Consegue dar explicações poéticas e ao mesmo tempo racionais, adoro quando tem textos dele!
Procure a etimologia da palavra reencarnação. O que se propaga é o karma (ação) que praticamos, não a nossa "alma". Não há alma no budismo. São conceitos mais avançados que requerem estudo e prática.
Se você pensa numa onda, o movimento é transferido de uma parte a outra sem precisar que a água seja transferida. É parecido, as nossas ações mentais moldam tendências futuras. Essas tendências vão desabrochar ou não em interdependencia com o meio e isso que vai construir a personalidade.
@@SrValeriolete Então, só pra esclarecer pra mim, no caso do exemplo das personalidades dos gêmeos, elas são fruto do karma de outras pessoas anteriores a eles e que podem estar ou não mortas?
@@SrValeriolete Então, só pra esclarecer pra mim, no caso do exemplo das personalidades dos gêmeos, elas são fruto do karma de outras pessoas anteriores a eles e que podem estar ou não mortas?
@@pedroalvim9275 nós estamos sempre nos influenciando, mas os continuum mentais mantém uma certa identidade relativa (ou um engano de identidade, que faz eles se manifestarem dessa forma). A questão do renascimento é complicada mesmo, só estudando Abiddharma, Yogachara, mas a questão de ausência de alma é muito mais simples que isso. A questão é que a mente não é uma coisa, entende? É só isso. A mente é um complexo de fatores mentais, mas na sua camada mais profunda é o ato de cognição. A cognição surge momento a momento junto com os objetos de cognição, se apropriando deles, esse surgimento é causalmente relacionado ao anterior. Na hora da morte, a mente grosseira se decompõe com o corpo, e o processo mais interno de cognição manifesta um impulso que se conecta a um corpo adequado por afinidade kármica (pode acontecer em qualquer mundo e é além do espaço, eu acharia loucura total, mas quando a ciência descobriu entrelaçamento quântico não duvido de mais nada). Um símile é uma vela que se apaga ao acender outra. Apesar de haver continuidade e dessa continuidade ter uma certa individualidade, não há algo sólido que perdure ou que seja transferido de um para o outro.
Confesso que o lance dos Gêmeos travaram completamente minha mente / “em vidas anteriores , eles fizeram ações , que geraram consequências , personalidades diferentes “ . Mas que vida anterior é essa , se não existe reencarnação? Perdão pela minha ignorância desse assunto
Até a explicação do Karma nesta vida eu estava entendo tudo, principalmente quando o monge se referia a Tich Nat Ham mas quando entrou nas ações antes de nasceram, complicou o meu entendimento. Será que é na parte que não se entende como essa energia se propaga?
@@Sam__Groves Racional seria se não inventassem isso que existe ação sem agente. Sem agente existem movimentos, aqueles estudados pelas leis da física, não ação. Perceba que se não existe alma nem individualidade, não pode haver karma, pois não há ninguém para ser responsável por seus atos. No vídeo se repete que karma é ação, mas na verdade, ele significa reação, ou seja, os nossos atos têm efeitos que refletem em nós. Se não existe o "eu" não existe para onde o karma voltar e o karma não pode existir; só restam as mecânicas leis da física. Sem individualidade não há karma, por exemplo: uma pedra que cai e mata uma pessoa não acumula karma, pois não tem individualidade nem livre arbítrio. A ação da pedra de matar alguém não pode se propagar para uma nova vida, pois não houve agente da ação, logo, houve movimento, não ação. Tudo bem, apaguem o conceito de eu, de alma, de individualidade, mas mantenham a coerência e abandonem também o conceito de karma, que não pode funcionar sem uma individualidade que continue, que receba os resultados de suas ações.
@@mariaalicedaniapedroza3667 concordo. O problema é associar o "eu" enquanto personalidade (este sim se apaga) e a particula (alma) que se propaga pelos vários "eu"s seguintes. A alma está carregada de karma, o karma é energia e se propaga tanto pro proprio agente que o criou quanto para outros. Se uma existência seguinte recebe 100% do karma produzido por uma existência anterior, a libertação dessa continuidade precisa ser atributo de algo comum a toda a "linha" dessas existências: a alma (ou particula, como eu prefiro falar).
Monge Butsukei, tenho uma pergunta sincera, agradeço de coração se puder dedicar um pouquinho do seu tempo à minha duvida. Tenho lido muito sobre o tema para aprender, e esse video caiu como uma luva, eu entendi o conceito do karma/açao, e que nos propagamos depois da morte através dessas acoes, mas com o exemplo dos gêmeos eu fiquei confuso. Na minha maneira de pensar, apos nossa vida, nossas acoes/energia ficariam em forma de ensinamentos/textos/videos, acoes em geral e a matéria fisica se transformaria (alimento para outros animais, que vira alimento para plantas, agua que sai do corpo, evapora e vira chuva etc), tudo isso sem necessariamente retomar a continuidade em um corpo humano futuramente. No exemplo dos gêmeos deu a entender que os gemeos estao continuando suas acoes passadas, o que requere obrigatoriamente (me corrija por favor) que ele tenha sido um humano no passado e que tenha feito varias acoes que se propagam até hoje e assim continuando esse percurso. Isso da a entender justamente que é reencarnação; coisa que o senhor explicou não ser durante o video. Para o budismo, antes da iluminação, nao ha possibilidade de viver uma vida singular/unica no corpo humano e em seguida não continuar mais essas acoes como humano ? Esse conceito se parece muito com a reencarnação (no exemplo dos gemeos). Poderia me esclarecer isto, por favor ? Poderia ser até com recomendacoes de leitura. Muito agradecido.
Sim, há como extinguir o Karma, ou seja, não se propagar carmikamente mais neste mundo, para isso basta despertar como um Buda. A chave do Budismo é essa, não se manifestar aqui repetidamente, como se estivesse em uma prisão, pois estamos, isso é o Samsara, o ciclo de manifestação que estamos presos, e se manifestar aqui traz alegrias, mas muito sofrimento também, como no nascimento, envelhecimento, doença e morte. Como meu mestre explica, como Buda extinguiu sua identidade individual, ele não produz karma, pois não tem mais nada a agregar em si, já que seu "EU" individual foi extinto também, tanto é que ele chama a si mesmo em 3º pessoa, e não mais "Eu sou Buda", ele diz "O Tathagata (um dos nomes de Buda)". Não é reencarnação, pois não é a mesma identidade que se manifesta, mas apenas os impulsos, tendências de hábitos, preferências, uma energia, não uma identidade pessoal com nome e cpf... Não é a mesma pessoa da vida anterior, mas apenas suas energias de ações, por isso não é reencarnação.
@@SobreBudismo1 agradeço muito sua atenção e resposta, ficou mais claro para mim. Tenho outras perguntas mas estudarei mais antes de expo-las. Agradecido.
Bom dia ❤ cada existência e unica. E jamais se repetirar . Pegue um anel de ouro e depois o derreta,guarde esse ouro por um século e depois faça um anel ,ainda que ouro tenha voltado a ser um anel ele nao e o anel anterior. Eis o que torna a vida bela ,ainda que existiram infjnitas vidas no futuro elas seram unicas.
Mesmo a nuvem foi criada e mesmo critérios e conceitos mundanos tem uma ordem, acreditar que algo além não tem criador ou ordem pré definida por algo, é o mesmo que acreditar que somos frutos do acaso. O ciclo da água, as estações do ano, a semente citada, veio do acaso... Ou simplesmente existiu por si mesmo e sempre existirá... Interessante. Se alguém não continuar na mente ou em nenhuma obra, sendo esquecido, então deixaria de existir? Como bem dito, o budismo é prática. Acima de Tudo, o samurai, deve sempre se lembrar que a morte é inevitável... Daidoji Yusan. Sucesso ao canal.
Sei que o vídeo já ;e antigo, mas vendo agora me gerou uma dúvida, se sairmos do sansara, não poderemos mais ajudar as pessoas, não produziremos mais conhecimento nem ações que elevem outras pessoas, estou correto? Não seria então egoísmo libertar-se desse ciclo e deixar a humanidade sem nossa ajuda? Estou me aprofundando no Budismo, já passei por diversas religiões e o meu pensamento é extremamente compatível com tudo que tenho visto até agora, até me surpreendeu, muito obrigado, seguindo firme.
Bom dia !❤ .Achei o final do video dele tambem dificil de entender. O Buda ( sakyamani) ao desperta voltou ao 9 mundo para conduzir todos os seres a iluminação. A diferença e que ao voltar aos 9 mundos ele nao fica aprisonado nele mas e capaz de agir livremente nele. Eis a diferença entre o buda e o mortal comum. Nos ao cair em 9 mundos por nao ter iluminação/sabedoria ficamos aprisionado.
Em uma analogia ,o que entendi foi que: o desperta seria uma gota d'água jogada no oceano que se torna oceano para sempre sem jamais voltar ser uma gota d'água.mas se toda gotas se tornam oceano entao a vida deixa de existir.
Não entendi uma coisa, se o karma é a continuação de algo, e um Buda não produz mais karma, o que seria o próprio budismo, não seria a continuação do que buda ensinou ? Ensinar não é gerar karma ?
Os ensinamentos são o dharma, como se fosse leis/verdades da vida fundamentais, mesmo se não existisse o Buda ainda existiria o dharma, os ensinamentos, eu acho que é isso, não sei posso está errando, que souber por favor corrigir abaixo
Quando você diz que "você" ao morrer, ou "você" se manifesta, etc, a que "você" está se referindo? Se não há um "eu", se isso que chamamos de eu é um conjunto de agregados que se dissolve e o que permanece é apenas o karma, como pode se referir a um "eu" ou "você" após essa dissolução? Existe no mínimo um paradoxo conceitual. Por isso prefiro a visão Zhentong ou vazio do outro. A visão Rangton ou vazio de si, não se sustenta filosoficamente.
se o mestre Thich Nhat Hanh está no vídeo, ou seja, ele continua, então Buda também continua, visto que seguimos seus ensinamentos. Mas Buda não cessou o seu karma e se extinguiu... (não estou perguntando para confrontar ta, são dúvidas sinceras) Buda que eu me refiro é o buda histórico, Sidarta Gautama
Essa é uma dúvida que eu tento entender faz um tempinho também. Não sei se entendi bem a expressão "karma cessar" ou "não produzir mais karma", pq da forma que enxergo, desde que Buda se iluminou parece que um karma enorme e benéfico foi sendo gerado enquanto difundia seus ensinamentos, e suas consequências estão se propagando até hj, 2500 anos depois
Sou iniciante no budismo e tenho uma dúvida! Se o objetivo do nirvana é despertar e parar com o esse loop de legado e ações igual vc comentou sobre a entrevista Thich Nhat, certo ? Mas o Buda despertou e até hj ainda ouvimos falar sobre ele e ele deixou uma filosofia de vida ! Então eu estou bastante confuso, consegue tirar essa dúvida ?
Ué mas se não é nossa mente individual que passa de um copo para outro e sim as nossas ações, porque alguém teria que praticar o budismo para eliminar esse carma? De qualquer forma se nós nos iluminamos ou não deixaremos de existir mesmo assim quando morrer, por que se preocupar com a manifestação desse carma surgindo em outro ser, se não seremos esse outro ser?
Se a pessoa após a morte continua existindo inconsciente apenas na forma de ações causando um efeito borboleta nas pessoas que a conheceram ou que ouvem falar dela, como ela ainda teria que se livrar do carma da roda de sansara sendo que já não é mais um ser senciente ? O fruto das ações dessa pessoa podem ser eternos mas a consciencia dela ja desapareceu no momento em que morreu, isso já não seria já uma forma natural de se libertar do ciclo existencial do sansara ?
Até a explicação sobre o carma faz sentido pra mim. Mas como eu posso sofrer as consequências de algo que "EU" mesmo fiz numa "vida pregressa" se você mesmo disse que não existe um "self"? Essa explicação parece aquele meme do cavalo desenhado totalmente diferente o começo e o fim...
Ainda que essas analogias faça sentido não podemos supor que seja assim, então dizer que é FATO complica muito o argumento. De forma nenhuma isso significa que exista ações pregressa. Mas blz tem explicações piores por ai...
Com todo o respeito. Nao vejo muita diferença entre a explicação budista e a kardecista sobre esse tema. Apenas digo que a explicaçao kardecista e um terno surrado e usado e a budista e um blazer de ultima moda. Mas no fim, as duas coisas protegem do frio. Como dizia o grande Sidarta: A pratica ira te mostrar as coisas como verdadeiramente são. Longe de mim dizer que o budismo e " superior" ao kardecismo, é apenas uma questão de afinidade.
Para compreender a diferença, você precisa realmente estudar e praticar o Budismo. Se você não vê diferença, provavelmente não estuda a essência dos ensinamentos budistas, pois são conceitos completamente diferentes. Para começar, reencarnação significa que há uma alma que muda de corpo (procure a etimologia da palavra), no budismo não há o conceito de alma, então como podem ser conceitos parecidos?
@@SobreBudismo1 procuro ver alem dos conceitos. Se eu me prender aos conceitos, de fato, são coisas bem diferentes. Mas isso nao impede dos caminhos produzirem efeitos parecidos. Me lembrei de francisco de assis agora........gostei muito do video.
Assim eu respeito o budismo vejo que é um homem estudado eu assim acredito no subconsciente então eu acredito que se eu mudar o meu subconsciente após a morte eu acredito que eu posso continuar vivendo o eu em vidas melhores minha percepção divisão sabe não acredito no espiritismo não até porque a reencarnação não tem nada a ver com a religião que ele propaga eu sou espiritual não religioso
Meu caro monge, por mais que tente explicar, cognitivamente é impossível se absorver a realidade última do Budismo. Apenas a prática adequada poderá conceder essa significância, tão simples e complexa, que não pode ser expressa em palavras. Gassho
Vídeo excelente cara,eu gosto daquele frase “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, Antoine-Laurent de Lavoisier".
2 - Tomando conta de sentimentos dolorosos
Sou espírita e tenho amado o budismo, em relação a moral e forma de como cuidar do presente tem muitas semelhanças com o espiritismo. Sou reencarnacionista.
Mestre Thich Nhat Hanh consegue explicar as coisas não só de maneira clara, mas também muito bonita! Consegue dar explicações poéticas e ao mesmo tempo racionais, adoro quando tem textos dele!
2. Tomando conta de sentimentos dolorosos.
“Como deixar a raiva sair” ótimo tema para o próximo tema !
Como deixar a raiva sair, por favor!!!
Tomando conta de sentimentos dolorosos
Para mim ficou confuso, se a personalidade vem de outra vivências, como não pensar em reencarnação?
Procure a etimologia da palavra reencarnação. O que se propaga é o karma (ação) que praticamos, não a nossa "alma". Não há alma no budismo. São conceitos mais avançados que requerem estudo e prática.
Se você pensa numa onda, o movimento é transferido de uma parte a outra sem precisar que a água seja transferida. É parecido, as nossas ações mentais moldam tendências futuras. Essas tendências vão desabrochar ou não em interdependencia com o meio e isso que vai construir a personalidade.
@@SrValeriolete Então, só pra esclarecer pra mim, no caso do exemplo das personalidades dos gêmeos, elas são fruto do karma de outras pessoas anteriores a eles e que podem estar ou não mortas?
@@SrValeriolete Então, só pra esclarecer pra mim, no caso do exemplo das personalidades dos gêmeos, elas são fruto do karma de outras pessoas anteriores a eles e que podem estar ou não mortas?
@@pedroalvim9275 nós estamos sempre nos influenciando, mas os continuum mentais mantém uma certa identidade relativa (ou um engano de identidade, que faz eles se manifestarem dessa forma).
A questão do renascimento é complicada mesmo, só estudando Abiddharma, Yogachara, mas a questão de ausência de alma é muito mais simples que isso. A questão é que a mente não é uma coisa, entende? É só isso. A mente é um complexo de fatores mentais, mas na sua camada mais profunda é o ato de cognição. A cognição surge momento a momento junto com os objetos de cognição, se apropriando deles, esse surgimento é causalmente relacionado ao anterior. Na hora da morte, a mente grosseira se decompõe com o corpo, e o processo mais interno de cognição manifesta um impulso que se conecta a um corpo adequado por afinidade kármica (pode acontecer em qualquer mundo e é além do espaço, eu acharia loucura total, mas quando a ciência descobriu entrelaçamento quântico não duvido de mais nada).
Um símile é uma vela que se apaga ao acender outra. Apesar de haver continuidade e dessa continuidade ter uma certa individualidade, não há algo sólido que perdure ou que seja transferido de um para o outro.
nunca me foi explicado assim sobre reencarnação😊 gostei muito ! obrigada por tanta riqueza nos detalhes
Tema 2 - Tomando conta de sentimentos dolorosos.
Amando os vídeos, pq o podcast já zerei! 🙌
Aonde tem o podcast?
1- Como deixar a raiva sair
Eu achei tão fascinante e tão correto. Muito obrigada pela explicação!
2- como tomar conta dos sentimentos dolorosos.
Thich Nhat Ham coloca de uma forma bem simples e bonita
2° tomando conta de sentimentos dolorosos
"Como cuidar de sentimentos dolorosos"... Obrigado /\
Eis um tema bem interessante ! Acho que renascimento seja um termo melhor que reencarnação. ❤❤❤❤
Adorei essa série e esse tema, voto na segunda opção
Excelente explicação 🙏
2 - tomando conta de sentimentos dolorosos
Eu sempre pensei desta forma nunca acreditei em reencarnações. 😊😊
Como deixar a raiva sair. Obrigada pelo seu trabalho 💛
Obg namastê. Universo_dareflexao sou budista desde dos 13 anos hoje estou com 26 nunca parei nunca. Vamos em frente
Entao o carma de uma pessoa se propaga para outra ? Mas ele vai para qual pessoa ? Como ele escolhe pra qual pessoa ele vai e em qual época ele vai ?
Confesso que o lance dos Gêmeos travaram completamente minha mente
/ “em vidas anteriores , eles fizeram ações , que geraram consequências , personalidades diferentes “ .
Mas que vida anterior é essa , se não existe reencarnação?
Perdão pela minha ignorância desse assunto
Até a explicação do Karma nesta vida eu estava entendo tudo, principalmente quando o monge se referia a Tich Nat Ham mas quando entrou nas ações antes de nasceram, complicou o meu entendimento.
Será que é na parte que não se entende como essa energia se propaga?
Não adianta mesmo. O Budismo, tal como explicado no vídeo, não tem sentido lógico nenhum, e nenhuma pessoa minimamente racional seguiria isso.
@@mariaalicedaniapedroza3667Oi! O que seria racional para você?
@@Sam__Groves Racional seria se não inventassem isso que existe ação sem agente. Sem agente existem movimentos, aqueles estudados pelas leis da física, não ação. Perceba que se não existe alma nem individualidade, não pode haver karma, pois não há ninguém para ser responsável por seus atos. No vídeo se repete que karma é ação, mas na verdade, ele significa reação, ou seja, os nossos atos têm efeitos que refletem em nós. Se não existe o "eu" não existe para onde o karma voltar e o karma não pode existir; só restam as mecânicas leis da física. Sem individualidade não há karma, por exemplo: uma pedra que cai e mata uma pessoa não acumula karma, pois não tem individualidade nem livre arbítrio. A ação da pedra de matar alguém não pode se propagar para uma nova vida, pois não houve agente da ação, logo, houve movimento, não ação. Tudo bem, apaguem o conceito de eu, de alma, de individualidade, mas mantenham a coerência e abandonem também o conceito de karma, que não pode funcionar sem uma individualidade que continue, que receba os resultados de suas ações.
@@mariaalicedaniapedroza3667 concordo. O problema é associar o "eu" enquanto personalidade (este sim se apaga) e a particula (alma) que se propaga pelos vários "eu"s seguintes. A alma está carregada de karma, o karma é energia e se propaga tanto pro proprio agente que o criou quanto para outros. Se uma existência seguinte recebe 100% do karma produzido por uma existência anterior, a libertação dessa continuidade precisa ser atributo de algo comum a toda a "linha" dessas existências: a alma (ou particula, como eu prefiro falar).
Monge Butsukei, tenho uma pergunta sincera, agradeço de coração se puder dedicar um pouquinho do seu tempo à minha duvida. Tenho lido muito sobre o tema para aprender, e esse video caiu como uma luva, eu entendi o conceito do karma/açao, e que nos propagamos depois da morte através dessas acoes, mas com o exemplo dos gêmeos eu fiquei confuso. Na minha maneira de pensar, apos nossa vida, nossas acoes/energia ficariam em forma de ensinamentos/textos/videos, acoes em geral e a matéria fisica se transformaria (alimento para outros animais, que vira alimento para plantas, agua que sai do corpo, evapora e vira chuva etc), tudo isso sem necessariamente retomar a continuidade em um corpo humano futuramente.
No exemplo dos gêmeos deu a entender que os gemeos estao continuando suas acoes passadas, o que requere obrigatoriamente (me corrija por favor) que ele tenha sido um humano no passado e que tenha feito varias acoes que se propagam até hoje e assim continuando esse percurso. Isso da a entender justamente que é reencarnação; coisa que o senhor explicou não ser durante o video. Para o budismo, antes da iluminação, nao ha possibilidade de viver uma vida singular/unica no corpo humano e em seguida não continuar mais essas acoes como humano ? Esse conceito se parece muito com a reencarnação (no exemplo dos gemeos). Poderia me esclarecer isto, por favor ? Poderia ser até com recomendacoes de leitura. Muito agradecido.
Sim, há como extinguir o Karma, ou seja, não se propagar carmikamente mais neste mundo, para isso basta despertar como um Buda.
A chave do Budismo é essa, não se manifestar aqui repetidamente, como se estivesse em uma prisão, pois estamos, isso é o Samsara, o ciclo de manifestação que estamos presos, e se manifestar aqui traz alegrias, mas muito sofrimento também, como no nascimento, envelhecimento, doença e morte.
Como meu mestre explica, como Buda extinguiu sua identidade individual, ele não produz karma, pois não tem mais nada a agregar em si, já que seu "EU" individual foi extinto também, tanto é que ele chama a si mesmo em 3º pessoa, e não mais "Eu sou Buda", ele diz "O Tathagata (um dos nomes de Buda)".
Não é reencarnação, pois não é a mesma identidade que se manifesta, mas apenas os impulsos, tendências de hábitos, preferências, uma energia, não uma identidade pessoal com nome e cpf...
Não é a mesma pessoa da vida anterior, mas apenas suas energias de ações, por isso não é reencarnação.
@@SobreBudismo1 agradeço muito sua atenção e resposta, ficou mais claro para mim. Tenho outras perguntas mas estudarei mais antes de expo-las. Agradecido.
Bom dia ❤ cada existência e unica. E jamais se repetirar .
Pegue um anel de ouro e depois o derreta,guarde esse ouro por um século e depois faça um anel ,ainda que ouro tenha voltado a ser um anel ele nao e o anel anterior.
Eis o que torna a vida bela ,ainda que existiram infjnitas vidas no futuro elas seram unicas.
Vídeo incrível, parabéns e obrigado
Como cuidar de sentimentos dolorosos.
Como deixar a raiva sair?
Explicação excelente e clara. Gratidão 🙏🏻
Como deixar a raiva sair
Muito bom!!Aprendi nesse vídeo como funciona o Karma...gratidão!!!
Mesmo a nuvem foi criada e mesmo critérios e conceitos mundanos tem uma ordem, acreditar que algo além não tem criador ou ordem pré definida por algo, é o mesmo que acreditar que somos frutos do acaso. O ciclo da água, as estações do ano, a semente citada, veio do acaso... Ou simplesmente existiu por si mesmo e sempre existirá... Interessante. Se alguém não continuar na mente ou em nenhuma obra, sendo esquecido, então deixaria de existir? Como bem dito, o budismo é prática. Acima de Tudo, o samurai, deve sempre se lembrar que a morte é inevitável... Daidoji Yusan. Sucesso ao canal.
Tomando conta de sentimentos dolorosos 🙏🏻
1 - como deixar a raiva sair
Gostaria de ouvir mais a respeito de como a raiva sair !
Boa tarde a todos, sou espírita.
Tomar conta de sentimentos dolorosos
Sei que o vídeo já ;e antigo, mas vendo agora me gerou uma dúvida, se sairmos do sansara, não poderemos mais ajudar as pessoas, não produziremos mais conhecimento nem ações que elevem outras pessoas, estou correto? Não seria então egoísmo libertar-se desse ciclo e deixar a humanidade sem nossa ajuda? Estou me aprofundando no Budismo, já passei por diversas religiões e o meu pensamento é extremamente compatível com tudo que tenho visto até agora, até me surpreendeu, muito obrigado, seguindo firme.
Bom dia !❤ .Achei o final do video dele tambem dificil de entender. O Buda ( sakyamani) ao desperta voltou ao 9 mundo para conduzir todos os seres a iluminação. A diferença e que ao voltar aos 9 mundos ele nao fica aprisonado nele mas e capaz de agir livremente nele.
Eis a diferença entre o buda e o mortal comum. Nos ao cair em 9 mundos por nao ter iluminação/sabedoria ficamos aprisionado.
Em uma analogia ,o que entendi foi que: o desperta seria uma gota d'água jogada no oceano que se torna oceano para sempre sem jamais voltar ser uma gota d'água.mas se toda gotas se tornam oceano entao a vida deixa de existir.
Sem alma, vida espiritual ,nada.............morremos e teremos o nada absoluto que não deixa de ser o paraiso.
Olá, Monge. 5 skandhas seria o mesmo que os 5 agregados? Grata, desde já!
1 Deixar a raiva sair
Maravilhoso!
Não entendi uma coisa, se o karma é a continuação de algo, e um Buda não produz mais karma, o que seria o próprio budismo, não seria a continuação do que buda ensinou ? Ensinar não é gerar karma ?
Os ensinamentos são o dharma, como se fosse leis/verdades da vida fundamentais, mesmo se não existisse o Buda ainda existiria o dharma, os ensinamentos, eu acho que é isso, não sei posso está errando, que souber por favor corrigir abaixo
2 tomando conta de sentimentos dolorosos
Tema 01 - como deixar a raiva sair !!
Como tomar conta de sentimentos dolorosos
Excelente!
Tomár conta de sentimentos dolorosos
A unica coisa que eu procuro e o nirvana e sair desse mundo infernal.
1 como deixar a raiva sair
Como lidar com sentimentos dolorosos. Gostaria de assistir um vídeo sobre isso.
Veja a playlist Gotas de sabedoria EP3. 🙏😊
Como vc define o estado iluminado ?
Como deixar a raiva sair
Gasshô!
Quando você diz que "você" ao morrer, ou "você" se manifesta, etc, a que "você" está se referindo? Se não há um "eu", se isso que chamamos de eu é um conjunto de agregados que se dissolve e o que permanece é apenas o karma, como pode se referir a um "eu" ou "você" após essa dissolução? Existe no mínimo um paradoxo conceitual. Por isso prefiro a visão Zhentong ou vazio do outro. A visão Rangton ou vazio de si, não se sustenta filosoficamente.
se o mestre Thich Nhat Hanh está no vídeo, ou seja, ele continua, então Buda também continua, visto que seguimos seus ensinamentos. Mas Buda não cessou o seu karma e se extinguiu... (não estou perguntando para confrontar ta, são dúvidas sinceras) Buda que eu me refiro é o buda histórico, Sidarta Gautama
Essa é uma dúvida que eu tento entender faz um tempinho também. Não sei se entendi bem a expressão "karma cessar" ou "não produzir mais karma", pq da forma que enxergo, desde que Buda se iluminou parece que um karma enorme e benéfico foi sendo gerado enquanto difundia seus ensinamentos, e suas consequências estão se propagando até hj, 2500 anos depois
Gostaria de entender também
olá.
os bodhisattvas tem o voto de serem os últimos a apagarem as luzes. =)
@@imduka e buda? Ele n era mais um boddhisatva, era um buda e se extinguiu
Como deixar a raiva sair.
Sou iniciante no budismo e tenho uma dúvida!
Se o objetivo do nirvana é despertar e parar com o esse loop de legado e ações igual vc comentou sobre a entrevista Thich Nhat, certo ? Mas o Buda despertou e até hj ainda ouvimos falar sobre ele e ele deixou uma filosofia de vida ! Então eu estou bastante confuso, consegue tirar essa dúvida ?
Curte aqui se ele responder
Não é loop de legado, é loop de karma.
Eu não entendi essa parte também...
Se Buda era Cabeludo por que os monjes raspam o cabelo ele não era cabeludo ? Ou é só uma representação??
Ué mas se não é nossa mente individual que passa de um copo para outro e sim as nossas ações, porque alguém teria que praticar o budismo para eliminar esse carma? De qualquer forma se nós nos iluminamos ou não deixaremos de existir mesmo assim quando morrer, por que se preocupar com a manifestação desse carma surgindo em outro ser, se não seremos esse outro ser?
Tenho uma dúvida, não conheci meus tataravós e não sei nada deles, então eles não estão vivos para nós da família na atualidade ?
Mas e nossa consciência?
Excelente
Como é possível um buda conseguir parar de causar karma se karma são ações?seus ensinamentos não seriam seu karma e continuidade?
e a mediunidade no budismo?
2tomandando conta de sentimentos dolorosos.
Se a pessoa após a morte continua existindo inconsciente apenas na forma de ações causando um efeito borboleta nas pessoas que a conheceram ou que ouvem falar dela, como ela ainda teria que se livrar do carma da roda de sansara sendo que já não é mais um ser senciente ? O fruto das ações dessa pessoa podem ser eternos mas a consciencia dela ja desapareceu no momento em que morreu, isso já não seria já uma forma natural de se libertar do ciclo existencial do sansara ?
Até a explicação sobre o carma faz sentido pra mim.
Mas como eu posso sofrer as consequências de algo que "EU" mesmo fiz numa "vida pregressa" se você mesmo disse que não existe um "self"?
Essa explicação parece aquele meme do cavalo desenhado totalmente diferente o começo e o fim...
Pode não ser o zen budismo mas outras vertentes como o Budismo Tibetano acredita em reencarnação
❤️
Círculo vicioso seria exatamente isso
pode nao ser o zen mas o budismo tibetano acredita na continuação sim pelo menos da consciencia
Nâo existe reencarnação?
Desculpa mais pra mim tá confuso talvez se deve ao fato de acredita a décadas em reencarnação de maneira espírita
Ainda que essas analogias faça sentido não podemos supor que seja assim, então dizer que é FATO complica muito o argumento. De forma nenhuma isso significa que exista ações pregressa. Mas blz tem explicações piores por ai...
Com todo o respeito. Nao vejo muita diferença entre a explicação budista e a kardecista sobre esse tema. Apenas digo que a explicaçao kardecista e um terno surrado e usado e a budista e um blazer de ultima moda. Mas no fim, as duas coisas protegem do frio. Como dizia o grande Sidarta: A pratica ira te mostrar as coisas como verdadeiramente são.
Longe de mim dizer que o budismo e " superior" ao kardecismo, é apenas uma questão de afinidade.
Para compreender a diferença, você precisa realmente estudar e praticar o Budismo.
Se você não vê diferença, provavelmente não estuda a essência dos ensinamentos budistas, pois são conceitos completamente diferentes.
Para começar, reencarnação significa que há uma alma que muda de corpo (procure a etimologia da palavra), no budismo não há o conceito de alma, então como podem ser conceitos parecidos?
@@SobreBudismo1 procuro ver alem dos conceitos. Se eu me prender aos conceitos, de fato, são coisas bem diferentes. Mas isso nao impede dos caminhos produzirem efeitos parecidos. Me lembrei de francisco de assis agora........gostei muito do video.
@@SobreBudismo1❤
Assim eu respeito o budismo vejo que é um homem estudado eu assim acredito no subconsciente então eu acredito que se eu mudar o meu subconsciente após a morte eu acredito que eu posso continuar vivendo o eu em vidas melhores minha percepção divisão sabe não acredito no espiritismo não até porque a reencarnação não tem nada a ver com a religião que ele propaga eu sou espiritual não religioso
👍
Meu caro monge, por mais que tente explicar, cognitivamente é impossível se absorver a realidade última do Budismo. Apenas a prática adequada poderá conceder essa significância, tão simples e complexa, que não pode ser expressa em palavras. Gassho
Gassho
1
Tomando conta de sentimentos dolorosos
Como deixar a raiva sair?
Como vc define o estado iluminado ?
Tomando conta de sentimentos dolorosos
Tomando conta de sentimentos dolorosos
Tomando conta de sentimentos dolorosos.
Tomando conta de sentimentos doloroso
Como deixar a raiva sair