Hoje a gente fala que treina karate, a pessoa fala que o karate não é bom que jiujitsu é melhor, sabe esnobam o karatê, e quando eu era adolecente nós anos 80 quando alguém falava que treinava karate todos tinham medo respeitavam, mas eu não ligo eu amo o karate como arte e filosofia de vida pra mim é completa, oss
Boa Noite Meu nome é Adão Pedroso e sou do Paraná. Fiz parte dessa época maravilhosa e realmente, foi uma época "mágica" para o Karatê. Fui aluno do falecido Sensei Julio Arai e tive a honra de competir no Campeonato Sul Brasileiro contra o Sensei Watanabe (perdi pra ele e fui vice campeão). Também, competi com Ricardo D´Elia, Carlos Rocha, Denilson Caribé e tantos outros. Ótimas lembranças de excelentes adversários! Grande Abraço a todos!
Muito orgulho de ter o Karatê como base do meu jogo, o controle de distância, timing, precisão e potência. Se você se acha um bom striker, só tenho uma parada pra te dizer: "Experimenta o Karatê" Ele expõe qualquer erro de deslocamento
Treinei Karate de 1991 a 98 com o grande Sensei Jaques Capriata, que foi aluno do Sensei Watanabe, me contava muitas historias do karate antigo, eu adorava, infelizmente Sensei Jaques faleceu. (Jaco) como falava Sensei Watanabe rss
Agradeço por ter conhecido essa geração... comecei a treinar em 79 com Sensei Takeuchi e acabei me casando com Fernando Athayde. Fui a única e primeira faixa Preta formada por sensei Takeuchi. Após sua volta ao Japão, eu e Fernando nos separamos e fui treinar com Ronaldo Carlos e posteriormente com Flávio Costa...essa homenagem foi realmente merecida...Oss👊
Entrei no Karate há pouco tempo e tem sido muito agregador todo conhecimento desta arte. Treino em Copacabana, na Hien Karate Kyokai, associação fundada em 1969 pelo Kyoshi Benedito Nelson dos Santos (citado numa parte do vídeo), e chamado de "O Mão de Ferro". Hoje seu legado é seguido pelo seu filho, o Shihan Sidi Gobbi dos Santos (6º dan). Parabéns por esta matéria sobre os grandes mestres do passado e que fizeram a diferença na formação das gerações seguintes.
@@JaymeSandall Oss. Curto muito seu canal, aprendo bastante. Já pratico há mais tempo o Krav Maga e entrei no Karate. Tem sido muito bom e agregador 🤜🤛
Simplesmente ESPETACULAR!!! Particularmente, um dos melhores registros HISTÓRICOS do VERDADEIRO KARATÊ e das ARTES MARCIAIS brasileiras. Fico muito feliz como profissional de Educação Física, ter o privilégio em assistir algo que envolve o presente e o passado, com relatos de LENDAS (em vida). Num país que NÃO valoriza o passado, documentos como este, DEVEM ser compartilhados, arquivados e amplamente difundidos nas instituições de nível superior, aos profissionais de lutas e cursos, servindo como alicerce nas formações técnicas, táticas, disciplina, moral e na própria pedagogia MARCIAL. Jayme Sandall, parabéns pela competência, dedicação e preocupação com a preservação da História MARCIAL e DESPORTIVA do karatê brasileiro, assim como suas atuais contribuições científicas junto à eficácia, aplicabilidade e didática na prática do karatê. Sou amante da História, pois acredito em sua contribuição com o nosso futuro. Aplauso também ao meu pai, Juarez Alves Gomes Alves, que fez e faz parte dessa História de muito sacrifício. Décadas de abnegação, suor, sangue, humildade, paciência, determinação, coragem, respeito, foco e AMOR, digno de verdadeiros SAMURAIS. Oss!!!
Grande e justa homenagem, o nosso Karate-Do precisa honrar seus baluartes assim como o Jiu Jitsu faz com os seus. Sou mineiro e tenho a honra e o privilégio de conhecer e ter recebido minha faixa preta do Sensei Antônio Pinto, para nós e muitos dos antigos do Brasil, o Sensei Freizer, como é carinhosamente chamado. Parabéns! Oss!
Esqueram de dizer que o maior lutador e professor de KARATÊ que morou no Brasil foi o grande Tadashi Takeuchi. Ele realmente foi o maior responsavel pela grandeza do Karate no BrasilOss!
Hoje em dia com luva, caneleira, protetor de boca ainda quebra dente, e ocorre nocaute as vezes imagine naquela época. Era fantástico o Karatê naquela época. Como alguém dá deslike num vídeo desse?
O primeiro faixa preta de Karate do Brasil foi o Kioshi Benedito Mão de Ferro. Isso em 1957. Depois veio o Sensei Monassa 1958. Tenho livros e o testemunho do meu Tio que foi aluno do Sensei Benedito. OSS!
Muito legal este verdadeiro documentário, mesmo que breve sobre essa geração que tanto fez pelo karatê. Jayme Sensei parabéns pelo trabalho e muito obrigado por manter viva a história de nosso karatê....oss !!!
Conheci vários deles e tive a oportunidade de conviver e trabalhar como sensei Ronaldo e seu irmão Marquinhos ,época maravilhosa, tempo que que não volta
O problema é que no RJ se vc fôsse um Karateca que não estivesse ligado ao grupo do famoso professor Tanaka (Botafogo) , vc seria GARFADO em qualquer luta de campeonato contra os alunos desse grupo...Alguns "garfos" vergonhosos que presenciei, me enojaram...Era uma panela onde alternavam árbitros de uma luta com alunos ligados a esse grupo e ficava IMPOSSÍVEL vencê-los, pois nossos ipons não eram computados e golpes duvidosos desses alunos viravam ipons...Triste..
Linda homenagem. Tive oportunidade de treinar e conhecer esse Karate RAIZ. Antes a gente ia pra campeonato pra nos testar, pra ver como estava a nossa tecnica. Íamos mais pra aprimorar e buscar um crescimento interior. Hoje vejo os atletas fazendo a arte mais como fama. Deixaram muito o conceito de caminho, pra seguir o show biz. Estou no caminho a mais de 35 anos. Treinei muito aqui e lá fora (EUA e Japão). Não sou do "ramo" da academia, mas lutei muito o combate real. Parabéns pelo vídeo. Resgatou muita essência boa aqui. Muito grato por reviver SIM, OS TEMPOS DE OURO! Para os de hoje, um esporte. Para mim, karatê sempre uma arte marcial!!! Grande abraço a todos. OSS!!!
Peguei o finalzinho desta época. Comecei a praticar em 1979 e depois de algumas paradas voltei em 1986 e fui praticante e competidor até 1993. Peguei o final da era sem luvas e depois aquelas luvas minúsculas. Era praticamente impossivel uma competição sem dentes arrancados ou narizes quebrados.
Esse karatê salvou minha vida, como ferramenta de defesa pessoal, como lema de vida sendo um norte que me distanciava do mal caminho, muita gratidão aos mestres.
Vivi tudo isso ! Eu lembro que dava quase para ouvir o barulho da pancada do gyaku zuki chudan do Ronaldo Carlos do lado de fora do ginásio !!! Fantástico!
Eu jose Ribeiro dos SANTOS de feira santana na bahia fico muito felis em rever esta reportagem sou faixa laranga fui aluno jorje contreira na bahia nos anos 80 a90 meu profesor foi aluno direto Denilson caribe e meu izame para faixa laranga foi feito polo mestre denilson no ano 85 costei muito destes comentarios era um tempo muito bom
Ter gratidão por quem pavimentou o caminho que podemos caminhar hoje é espetacular e necessário! Parabéns pelo baita video e homenagem prestada, sensei!
Sou judoka mas sempre admirei o karatê. É uma ótima modalidade de luta. Estou muito feliz por ver um trabalho desse de reconhecimento dos antigos e precursores. Fico mais feliz ainda por ver nesse documentário o Mestre Juarez Alves. Meu sogro treinou com ele apesar de judoka e Jiu-jitsuka. Mestre Juarez Alves é um nome de peso aqui em Natal, Rio Grande Do Norte. Ele formou grandes Karatecas, hj jovens mestres. Parabéns pelo trabalho, Sandall Sensei.
O "Karatê Do " no Rio era muito respeitado. Meu irmão mais velho era muito amigo do Paulo Góis, eu treinava e ainda treino Jiu jitsu , os karatecas era muito respeitado.
Muito bom!!! Tive o privilégio de praticar esta arte, e meu sensei era dessa geração, chamava-se Moacir Quevedo, detre muitos titulos Foi campeão brasileiro em 88 pela academia Butoky-kay! Osssss...
meu sonho isso voltar, grandes atletas de karate serem reconhecidos em todo o lugar! nao sò eles como o karate tambem voltar com tudo, imagina? hahahah eu irei ver isso acontecer sim.
Oss . Muito bom rever esses grandes atletas . Deveria ter em cada graduação uma apostila aprovada pelas federação e confederação de karatê pra conhecimento obrigatório para os alunos . Oss.
Excelente matéria! Bela homenagem a esses pioneiros do karatê! Tenho 61 anos e convivi, treinei e aprendi muito com vários dessa geração! Só faltou nosso Senpai Júlio Arai, verdadeiro samurai e também contemporâneo dessa geração de ouro! Contudo, entendo porque são tantos verdadeiros mestres, alguns até esquecidos. Por isso essa tua exposição é um verdadeiro e respeitoso resgate histórico. Parabéns! Oss!
Lembro que no ano de 1973 fui participar de um campeonato paranaense de karatê, estilo shotokan na cidade de Curitiba. Durante o kumite, recebi golpe de mawashegueri tão forte no punho que acabou quebrado. Eu ainda era faixa vermelha. Tive que ficar quase um ano fazendo fisioterapia e devido ao longo tempo; fui perdendo a forma; desanimei, e acabei abandonando o karate. Mas nunca esqueci de que o Karatê é acima de tudo uma arte. Mas nunca me esqueci de que devemos praticá-lo visando a verdade e o aperfeiçoamento do caráter e da personalidade. Que nunca devemos usá-lo como um meio de violência, mas como uma arte exclusiva da própria defesa. Oss.
Já estou com 64 anos. Acho que dentro da faixa etária que me encontro e os problemas que surgem devido a idade, acho melhor ficar só na caminhada e alongamenro e fisiotetapia. Ok.
Parabéns , uma das melhores matérias que já vi sobre o KARATE, um verdadeiro documentário, merecia um DVD para ser levado a todos os dojos , mostrar que o KARATE é muito mais do que é ensinado hoje em dia, dá pra sentir a alma do KARATE nas palavras dos entrevistados e na sua narrativa. OSS
Oss Sensei - emocionante rever esses ícones Arrigone, Paulão - Mestres que tive no passado - treinei com o Paulão na antiga Universidade Gama Filho - anos 70. Saudades! Bela homenagem - PARABÉNS!
Linda homenagem, Sensei! Temos que reverenciar muito quem veio antes e fez tanto pela nossa arte! O vídeo tá muito bem editado, nem senti o tempo passar! Parabéns! Oss
MUITO RELEVANTE ! FUI PUPILO DO SAUDOSO MESTRE YASUTAKA TANAKA EM 1980 NA ÉPOCA ELE ERA SEXTO DAN ! TRENEI COM LUIZ WATANABE E TAMBÉM UGO ARIGONE ! SAUDES INESQUECÍVEIS !!!
Que fantástico! Só este ano pude conhecer o Sensei Ugo Arigoni, em uma Live, organizada, pela geração dos atletas de seleção dos anos 80/90. Parabéns pelo trabalho, em divulgar, registrar... muito bom!
Saudades do meu querido sensei Sasaki e da turma com quem treinava, lutava e (geralmente) perdia. Johanes, Robson Maciel, Hugo Arrigoni, Luisinho Watanabe...
Meu Deus!fui dessa época comecei em 84...cheguei a presenciar uma mote num torneio em guarapari es...a parada era feroz!mas forsm bons tempos...nunca me esquecerei!
Parabéns pela justa homenagem. Meu pai foi aluno do Watanabe Sensei e sempre falava sobre a serenidade, sinceridade e alegria de viver de Watanabe Sensei. Tenho como relíquia um livro de karatê autógrafado por Watanabe Sensei. Oss
Adorei essa palestra, pq eu amo muito o karatê e sou quase um faixa roxa, então é muito cativante ver e ouvir essas palavras e qualquer pessoa no mundo do karatê pode colocar-lo como incentivo para continuar treinando, e é isso aí!!? Oss
Meu amigo e mestre Luís Carlos da equipe Kenzo chegou a treinar com Raimundo Bastos. Mestre Watanabe .mestre Hugo arrigone. Mestre Benedito conhecido como mãos de ferro.mestre Santana sempre nos seus treinos falou desses grandes mestres e cobrava dos seus alunos para conhecimento obrigatório. Oss
Sensei é muito bom saber a história, conhecer os lutadores, seus esforços e suas dedicações. O karatê de hoje e o de ontem criam vida, desaparece o tempo e sobressai os valores desses lutadores brasileiros e os mestres generosos do Japão. Obrigado! Dou muito valor a esses lutadores.
Parabéns Jaime, eu tive o prazer de ser aluno do Sensei Carlos Rocha na Mushinkan onde tive aulas com os Senseis Ricardo D'elia, Ennio Vezzulli, Kazumi Kano, Pedro Campana e varias conversas com Sensei António Gomes todos verdadeiros Guerreiros e Senseis. OSS
Hoje a gente fala que treina karate, a pessoa fala que o karate não é bom que jiujitsu é melhor, sabe esnobam o karatê, e quando eu era adolecente nós anos 80 quando alguém falava que treinava karate todos tinham medo respeitavam, mas eu não ligo eu amo o karate como arte e filosofia de vida pra mim é completa, oss
Oss
OSS
Osu!!! Excelente matéria. Inclusive repassei para todos meus alunos .
Obrigado por ajudar na divulgação, Diego!
Fui aluno do Sensei Machida e Denilson Caribé aqui na Bahia, e agradeço muito no nivel que cheguei.
Você teve um grande privilégio de ter esses mestres... oss!
Homenagem mais que merecida à essa geração, nessa época se treinava Karatê arte marcial, oss 🧎♂️🥋👊🇯🇵
Boa Noite
Meu nome é Adão Pedroso e sou do Paraná. Fiz parte dessa época maravilhosa e realmente, foi uma época "mágica" para o Karatê. Fui aluno do falecido Sensei Julio Arai e tive a honra de competir no Campeonato Sul Brasileiro contra o Sensei Watanabe (perdi pra ele e fui vice campeão). Também, competi com Ricardo D´Elia, Carlos Rocha, Denilson Caribé e tantos outros. Ótimas lembranças de excelentes adversários! Grande Abraço a todos!
Obrigado pelo seu depoimento Adão! Oss!!
Muito orgulho de ter o Karatê como base do meu jogo, o controle de distância, timing, precisão e potência.
Se você se acha um bom striker, só tenho uma parada pra te dizer: "Experimenta o Karatê"
Ele expõe qualquer erro de deslocamento
Amo o Karatê, enquanto tiver forças, estarei praticando.
Eu também! Oss
Treinei Karate de 1991 a 98 com o grande Sensei Jaques Capriata, que foi aluno do Sensei Watanabe, me contava muitas historias do karate antigo, eu adorava, infelizmente Sensei Jaques faleceu. (Jaco) como falava Sensei Watanabe rss
Agradeço por ter conhecido essa geração... comecei a treinar em 79 com Sensei Takeuchi e acabei me casando com Fernando Athayde. Fui a única e primeira faixa Preta formada por sensei Takeuchi. Após sua volta ao Japão, eu e Fernando nos separamos e fui treinar com Ronaldo Carlos e posteriormente com Flávio Costa...essa homenagem foi realmente merecida...Oss👊
Entrei no Karate há pouco tempo e tem sido muito agregador todo conhecimento desta arte. Treino em Copacabana, na Hien Karate Kyokai, associação fundada em 1969 pelo Kyoshi Benedito Nelson dos Santos (citado numa parte do vídeo), e chamado de "O Mão de Ferro". Hoje seu legado é seguido pelo seu filho, o Shihan Sidi Gobbi dos Santos (6º dan). Parabéns por esta matéria sobre os grandes mestres do passado e que fizeram a diferença na formação das gerações seguintes.
Obrigado... oss!
@@JaymeSandall Oss. Curto muito seu canal, aprendo bastante. Já pratico há mais tempo o Krav Maga e entrei no Karate. Tem sido muito bom e agregador 🤜🤛
Simplesmente ESPETACULAR!!!
Particularmente, um dos melhores registros HISTÓRICOS do VERDADEIRO KARATÊ e das ARTES MARCIAIS brasileiras. Fico muito feliz como profissional de Educação Física, ter o privilégio em assistir algo que envolve o presente e o passado, com relatos de LENDAS (em vida). Num país que NÃO valoriza o passado, documentos como este, DEVEM ser compartilhados, arquivados e amplamente difundidos nas instituições de nível superior, aos profissionais de lutas e cursos, servindo como alicerce nas formações técnicas, táticas, disciplina, moral e na própria pedagogia MARCIAL.
Jayme Sandall, parabéns pela competência, dedicação e preocupação com a preservação da História MARCIAL e DESPORTIVA do karatê brasileiro, assim como suas atuais contribuições científicas junto à eficácia, aplicabilidade e didática na prática do karatê.
Sou amante da História, pois acredito em sua contribuição com o nosso futuro. Aplauso também ao meu pai, Juarez Alves Gomes Alves, que fez e faz parte dessa História de muito sacrifício.
Décadas de abnegação, suor, sangue, humildade, paciência, determinação, coragem, respeito, foco e AMOR, digno de verdadeiros SAMURAIS.
Oss!!!
Seu comentário me enche de orgulho! Eles merecem muito mais homenagens! Oss!!
Oss Sensei, obrigado por essa bela matéria da Geração de Ouro do Karatê brasileiro! 👊🏾ss!!!
Obrigado pelo comentário, Alisson!
Belíssima matéria,OSS
Amo o karatê. Treinei com Jackson em Brasília, Juarez Alves no RN e atualmente tenho a honra de treinar com Niltão tbm no RN.
Você só treinou com grandes mestres! Oss
Grande e justa homenagem, o nosso Karate-Do precisa honrar seus baluartes assim como o Jiu Jitsu faz com os seus. Sou mineiro e tenho a honra e o privilégio de conhecer e ter recebido minha faixa preta do Sensei Antônio Pinto, para nós e muitos dos antigos do Brasil, o Sensei Freizer, como é carinhosamente chamado.
Parabéns!
Oss!
Obrigado! Sensei frazier é uma lenda do karate!! Oss
Esqueram de dizer que o maior lutador e professor de KARATÊ que morou no Brasil foi o grande Tadashi Takeuchi. Ele realmente foi o maior responsavel pela grandeza do Karate no BrasilOss!
conheci o frazier fui faixa marron do akio tenri do jo frazier wail robertinho tijolo ricardinho waguinho rato tatu getulio leão salomão uma turma boa
fiz exame com Juarez Alves até a faixa verde, o samurai do RN, oss.
Linda homenagem! Mais que merecido! Todos merecem nosso respeito! Oss
Obrigado si!!
Hoje em dia com luva, caneleira, protetor de boca ainda quebra dente, e ocorre nocaute as vezes imagine naquela época. Era fantástico o Karatê naquela época. Como alguém dá deslike num vídeo desse?
Obrigado Italo!
O primeiro faixa preta de Karate do Brasil foi o Kioshi Benedito Mão de Ferro. Isso em 1957. Depois veio o Sensei Monassa 1958. Tenho livros e o testemunho do meu Tio que foi aluno do Sensei Benedito.
OSS!
Que eu saiba foi isso mesmo. Oss!
Muito legal este verdadeiro documentário, mesmo que breve sobre essa geração que tanto fez pelo karatê.
Jayme Sensei parabéns pelo trabalho e muito obrigado por manter viva a história de nosso karatê....oss !!!
Concordo plenamente
Oss. Parabéns pelo resgate e homenagem aos pioneiros do Karatê no Brasil.
7:26 Tive a honra de treinar com o Sensei Alves em Natal, RN, entre 1980 a 1982.
Sensei Juarez é uma lenda do karate!
Conheci vários deles e tive a oportunidade de conviver e trabalhar como sensei Ronaldo e seu irmão Marquinhos ,época maravilhosa, tempo que que não volta
O problema é que no RJ se vc fôsse um Karateca que não estivesse ligado ao grupo do famoso professor Tanaka (Botafogo) , vc seria GARFADO em qualquer luta de campeonato contra os alunos desse grupo...Alguns "garfos" vergonhosos que presenciei, me enojaram...Era uma panela onde alternavam árbitros de uma luta com alunos ligados a esse grupo e ficava IMPOSSÍVEL vencê-los, pois nossos ipons não eram computados e golpes duvidosos desses alunos viravam ipons...Triste..
Oss.
Essa geração realmente foi impactante. Excelente tema.
Obrigado !
Linda homenagem. Tive oportunidade de treinar e conhecer esse Karate RAIZ. Antes a gente ia pra campeonato pra nos testar, pra ver como estava a nossa tecnica. Íamos mais pra aprimorar e buscar um crescimento interior. Hoje vejo os atletas fazendo a arte mais como fama. Deixaram muito o conceito de caminho, pra seguir o show biz. Estou no caminho a mais de 35 anos. Treinei muito aqui e lá fora (EUA e Japão). Não sou do "ramo" da academia, mas lutei muito o combate real. Parabéns pelo vídeo. Resgatou muita essência boa aqui. Muito grato por reviver SIM, OS TEMPOS DE OURO! Para os de hoje, um esporte. Para mim, karatê sempre uma arte marcial!!! Grande abraço a todos. OSS!!!
Oss!!
Sou aluno do Sensei Robson Maciel ! Irretocável ! OSS
Peguei o finalzinho desta época. Comecei a praticar em 1979 e depois de algumas paradas voltei em 1986 e fui praticante e competidor até 1993. Peguei o final da era sem luvas e depois aquelas luvas minúsculas. Era praticamente impossivel uma competição sem dentes arrancados ou narizes quebrados.
Juarez veio morar aqui em Natal.. o bicho é brabo. 😁😁
Esse karatê salvou minha vida, como ferramenta de defesa pessoal, como lema de vida sendo um norte que me distanciava do mal caminho, muita gratidão aos mestres.
Oss!!
Vivi tudo isso !
Eu lembro que dava quase para ouvir o barulho da pancada do gyaku zuki chudan do Ronaldo Carlos do lado de fora do ginásio !!!
Fantástico!
Ele devia ser um monstro lutando! Pena que não vi ao vivo...
Pura verdade, trabalhei com ele d ade a faixa marrom na Associação Nipon, ao lado dele grande fera,todos eram excelentes.
Verdade, era muito forte, na academia Que dirigia,as vezes botava o kimono para aquecer com ele me enfiava a porrada sem dó
Eu jose Ribeiro dos SANTOS de feira santana na bahia fico muito felis em rever esta reportagem sou faixa laranga fui aluno jorje contreira na bahia nos anos 80 a90 meu profesor foi aluno direto Denilson caribe e meu izame para faixa laranga foi feito polo mestre denilson no ano 85 costei muito destes comentarios era um tempo muito bom
Ter gratidão por quem pavimentou o caminho que podemos caminhar hoje é espetacular e necessário!
Parabéns pelo baita video e homenagem prestada, sensei!
Muito obrigado... essa geração merece!
O grande Sensei Juarez Alves, Oss!
Eu amo o Karatê, treinei muitos anos. Oss
Oss!
Sou judoka mas sempre admirei o karatê. É uma ótima modalidade de luta. Estou muito feliz por ver um trabalho desse de reconhecimento dos antigos e precursores. Fico mais feliz ainda por ver nesse documentário o Mestre Juarez Alves. Meu sogro treinou com ele apesar de judoka e Jiu-jitsuka. Mestre Juarez Alves é um nome de peso aqui em Natal, Rio Grande Do Norte. Ele formou grandes Karatecas, hj jovens mestres. Parabéns pelo trabalho, Sandall Sensei.
Sensei Juarez Alves é uma lenda, um lutador excepcional!!
Sensacional! Estou voltando ao Karatê depois de quase 20 anos, e ver esse vídeo me trouxe várias lembranças. Parabéns pela iniciativa.
Parabéns pelo seu retorno.... que seja para sempre! Oss
O "Karatê Do " no Rio era muito respeitado. Meu irmão mais velho era muito amigo do Paulo Góis, eu treinava e ainda treino Jiu jitsu , os karatecas era muito respeitado.
Muito bom!!!
Tive o privilégio de praticar esta arte, e meu sensei era dessa geração, chamava-se Moacir Quevedo, detre muitos titulos
Foi campeão brasileiro em 88 pela academia Butoky-kay!
Osssss...
Esse vídeo é uma joia rara, parabéns!
Obrigado Juliano...
O verdadeiro karatê não pode morrer! Oss!
Oss
Oss e Gratidão aos lutadores da Geração de Ouro. Meu primeiro sensei Ramon foi aluno do sensei Sagara.
Obrigado Oss!!
Muito bom. Pude ver Paulo Góes com quem tive a oportunidade e a honra de treinar na década de 70, na academia da José Linhares, Leblon.
Não tem nada melhor que começar o dia, e comer o desejum antes de sair pro trampo com vídeo novo sobre o Karate. Muito bom como sempre!!! Oss!
Obrigado! Oss!!
grande Sensei Alves (Jacare) . Lenda! aprendi muito com ele
Lenda mesmo! Sabe muito!!
meu sonho isso voltar, grandes atletas de karate serem reconhecidos em todo o lugar! nao sò eles como o karate tambem voltar com tudo, imagina? hahahah eu irei ver isso acontecer sim.
Meu sonho também...
Sensei Juarez Alves é o nosso maior expoente no RN.. OSS!
Grande mestre!!
Oss .
Muito bom rever esses grandes atletas .
Deveria ter em cada graduação uma apostila aprovada pelas federação e confederação de karatê pra conhecimento obrigatório para os alunos .
Oss.
parabéns tive oportunidade de participar desta geração era o máximo
Excelente matéria! Bela homenagem a esses pioneiros do karatê! Tenho 61 anos e convivi, treinei e aprendi muito com vários dessa geração! Só faltou nosso Senpai Júlio Arai, verdadeiro samurai e também contemporâneo dessa geração de ouro! Contudo, entendo porque são tantos verdadeiros mestres, alguns até esquecidos. Por isso essa tua exposição é um verdadeiro e respeitoso resgate histórico. Parabéns! Oss!
Obrigado!
Lembro que no ano de 1973 fui participar de um campeonato paranaense de karatê, estilo shotokan na cidade de Curitiba. Durante o kumite, recebi golpe de mawashegueri tão forte no punho que acabou quebrado. Eu ainda era faixa vermelha. Tive que ficar quase um ano fazendo fisioterapia e devido ao longo tempo; fui perdendo a forma; desanimei, e acabei abandonando o karate. Mas nunca esqueci de que o Karatê é acima de tudo uma arte. Mas nunca me esqueci de que devemos praticá-lo visando a verdade e o aperfeiçoamento do caráter e da personalidade. Que nunca devemos usá-lo como um meio de violência, mas como uma arte exclusiva da própria defesa. Oss.
Volta a treinar karate!! Oss
Já estou com 64 anos. Acho que dentro da faixa etária que me encontro e os problemas que surgem devido a idade, acho melhor ficar só na caminhada e alongamenro e fisiotetapia. Ok.
Parabéns , uma das melhores matérias que já vi sobre o KARATE, um verdadeiro documentário, merecia um DVD para ser levado a todos os dojos , mostrar que o KARATE é muito mais do que é ensinado hoje em dia, dá pra sentir a alma do KARATE nas palavras dos entrevistados e na sua narrativa. OSS
Obrigado Robin! Oss
Oss, linda e merecida homenagem é pôr esses mestres que conhecemos essa Bela arte, parabéns e meu sincero respeito,oss
Obrigado! Oss
Parabéns pela homenagem
Oss Sensei - emocionante rever esses ícones Arrigone, Paulão - Mestres que tive no passado - treinei com o Paulão na antiga Universidade Gama Filho - anos 70. Saudades! Bela homenagem - PARABÉNS!
Oss!
Linda homenagem, Sensei! Temos que reverenciar muito quem veio antes e fez tanto pela nossa arte! O vídeo tá muito bem editado, nem senti o tempo passar! Parabéns! Oss
Obrigado Marcus!!
MUITO RELEVANTE ! FUI PUPILO DO SAUDOSO MESTRE YASUTAKA TANAKA EM 1980 NA ÉPOCA ELE ERA SEXTO DAN ! TRENEI COM LUIZ WATANABE E TAMBÉM UGO ARIGONE ! SAUDES INESQUECÍVEIS !!!
tanto fizeram e hoje virou esse balé de hoje.
Linda matéria !OSS!
Emocionante rever Sensei Machida.
Que fantástico!
Só este ano pude conhecer o Sensei Ugo Arigoni, em uma Live, organizada, pela geração dos atletas de seleção dos anos 80/90.
Parabéns pelo trabalho, em divulgar, registrar... muito bom!
Obrigado!
Saudades do meu querido sensei Sasaki e da turma com quem treinava, lutava e (geralmente) perdia. Johanes, Robson Maciel, Hugo Arrigoni, Luisinho Watanabe...
Oss,isso nós mostra ainda mais a eficiência do Karatê.
Que trabalho lindo, sensei. Se não sabemos de onde viemos, não saberemos pra onde ir. 🙇🏻♂️🥋
Perfeito!
Obrigado por esse conteúdo.
Oss! Obrigado.
O karatê sempre moldou minha vida. Osu
Oss!
Treinei na Meibukan da Rua Augusta com Akira Taniguchi um dos pioneiros do Karate no Brasil.
Oss, Bela matéria karatê de ouro, cresci vendo meu pai/ meu sensei lutando e hoje pratico esse esporte com paixão!!
OSS,Muita boa essa homenagem aos grandes mestre do karatê-do,tive o prazer de ser aluno do professor Ivo Rangel.
Oss! Eles foram os pioneiros, abriram todas as portas...
Parabéns prof exelente pesquisa. Oss!
Material de ouro para nós que admiramos o karatê. Oss
Oss!!
OSS! O karatê precisa ser reconhecido com; seus reais valores sociais dentro do contexto político. OSS !
Bom dia Sensei, excelente matéria. 👏👏👏 OSS!!!
Obrigado!
Ótimo conteúdo! A história deve ser contada! Oss
Obrigado...
Muito legal, esses são orgulho de nosso karatê.
Obrigado pelo vídeo. Esse foi o tempo que era pau puro..Lutava-se de verdade..
É verdade! Oss!
Ótima apresentação honrando a geração de Ouro . OSS.
Obrigado!
Ray n oss
obrigado Jayme munto emocionante, meu diploma é assinado por sensei Tanaka, sensei Ronaldo Carlos, e sensei Vitor Hugo
Que honra ter um diploma assinado por eles! Oss
@@JaymeSandall obrigado por tudo sensei
Meu Deus!fui dessa época comecei em 84...cheguei a presenciar uma mote num torneio em guarapari es...a parada era feroz!mas forsm bons tempos...nunca me esquecerei!
Oss!
Parabéns pela justa homenagem. Meu pai foi aluno do Watanabe Sensei e sempre falava sobre a serenidade, sinceridade e alegria de viver de Watanabe Sensei. Tenho como relíquia um livro de karatê autógrafado por Watanabe Sensei. Oss
Show de bola.
Top demais
Parabéns pela homenagem,inspiração para novos praticantes do karatê aqui no Brasil .
Obrigado!
Parabéns e meu Oss para vc, pela linda homenagem para com esses pioneiros e guerreiros do Karaté brasileiro e do mundo. Oss
Obrigado! Eles merecem muito mais. Oss!
Para você Caio D"elia, seu pai foi um grande karateca, US
Esse é o melhor vídeo do canal sensei Jayme. Oss!
Obrigado Cícero!
Me deu uma satisfação enorme fazer esse vídeo. Tenho muito orgulho dele
Orgulho desse Karatê-Dô! Parabéns pelo trabalho, Jayme. Oss!
Obrigado Marcos! Oss!
Adorei essa palestra, pq eu amo muito o karatê e sou quase um faixa roxa, então é muito cativante ver e ouvir essas palavras e qualquer pessoa no mundo do karatê pode colocar-lo como incentivo para continuar treinando, e é isso aí!!?
Oss
Oss!!
Formidável meu irmão, um material de muita valor... Parabéns pela dedicação em mostrar a todos quem foram, quem somos e quem podemos ser, oss!
Obrigado irmão!
Meu amigo e mestre Luís Carlos da equipe Kenzo chegou a treinar com Raimundo Bastos. Mestre Watanabe .mestre Hugo arrigone. Mestre Benedito conhecido como mãos de ferro.mestre Santana sempre nos seus treinos falou desses grandes mestres e cobrava dos seus alunos para conhecimento obrigatório.
Oss
Jayme gostei, gaz um video sobre a seleção paulista quando Ênio vezulli era técnico. Oss
Sensei é muito bom saber a história, conhecer os lutadores, seus esforços e suas dedicações. O karatê de hoje e o de ontem criam vida, desaparece o tempo e sobressai os valores desses lutadores brasileiros e os mestres generosos do Japão. Obrigado! Dou muito valor a esses lutadores.
Todos deveriam conhecer e dar valor a esses pioneiros que abriram os caminhos para todos que vieram depois... oss!!
O Nosso karatê merece está ótima e linda homenagem o nosso karatê tem que ser mais valorizado no Brasil OSS!
Oss!
Parabéns Jaime, eu tive o prazer de ser aluno do Sensei Carlos Rocha na Mushinkan onde tive aulas com os Senseis Ricardo D'elia, Ennio Vezzulli, Kazumi Kano, Pedro Campana e varias conversas com Sensei António Gomes todos verdadeiros Guerreiros e Senseis. OSS
Você teve a sorte de treinar com alguns dos melhores do Brasil... oss!!
Muito bonito
Parabéns por tudo que foi destaque., e dos grandes karatêcas que nos incentivaros a nos a contínuar a busca do verdadeiro espírito do guerreiro. Osss
Impecável Jayme. Parabéns e obrigado por essa excelente homenagem em forma de documentário .
Obrigado!!
Excelente documentario.
Obrigado!
Material sensacional! Impressionante ver essas lendas em ação, em especial o sensey Ugo! Oss!
Obrigado willians!!