ENDOMETRIOSE de BEXIGA: O QUE É, SINTOMAS e TRATAMENTO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 ноя 2019
  • Neste vídeo, Dr. Marcos Travessa (CRM/BA: 17076) fala sobre A endometriose de bexiga: O que é, como ela se manifesta, como é feito o diagnóstico e o tratamento dessa patologia.
    🔴CINCO PERGUNTAS SOBRE ENDOMETRIOSE ➡️ bit.ly/2VYG6pY
    🔴 PREVENÇÃO contra MIOMA e ENDOMETRIOSE ➡️ bit.ly/2IYPtCr
    🔴 ENDOMETRIOSE, MIOMAS e INFERTILIDADE ➡️ bit.ly/2Kq48sU
    Dr. Marcos Travessa - Centro de Endometriose da Bahia
    www.marcostravessa.com.br
    www.endometrioseba.com.br
    @marcostravessa
    @endometrioseba
    📞71 3353-5391
    ---
    Muitas vezes as mulheres apresentam um quadro de cistite de repetição, ou seja, infecção urinária de repetição mais associada ao período menstrual, essas mulheres procuram o serviço
    de emergência por conta desses sintomas de infecção urinária, porém, quando o exame de urina, a urocultura é realizada, não é evidenciada nenhuma alteração nesses exames de urina.
    Além disso essa mulher sente um forte desconforto ao urinar no período da menstruação e em alguns casos mais raros, quando essa endometriose penetra até a mucosa da bexiga, ela pode se apresentar como quadro de sangramento ao urinar durante o período menstrual.
    Se deve suspeitar dos casos de endometriose de bexiga quando a mulher tem cistite de repetição, ou seja, sintomas de infecção urinária de repetição, hematúria, que é o sangramento no período menstrual e muita dor ao urinar também no período menstrual, que é conhecido como disúria.
    Nesses casos é suspeitado a doença na bexiga e é vista através do exame de ressonância magnética ou do ultrassom transvaginal com protocolo de pesquisa de endometriose profunda.
    E que tratamento vai ser proposto para essa mulher?
    Isso vai depender dos sintomas que ela tenha.
    Se os sintomas conseguem ser revertidos ou não com o uso da medicação.
    É bom saber que muitas vezes a endometriose urinária, do aparelho urinário, como é o caso da endometriose de bexiga, dificilmente ela consegue ter uma melhora importante com tratamento clínico.
    Ou seja, a cirurgia muitas vezes é indicada nesses casos, para remoção daquele nódulo que possivelmente esteja acometendo
    a bexiga.
    A quantidade de tecido removido vai depender da profundidade da lesão, do tamanho da lesão e a distância que essa lesão está dos orifícios dos uretéres.
    Os uretéres são aqueles canais que levam urina do rim até a bexiga.
    Então é importante a gente saber a distância que está essa lesão dos óstios ureterais, dos buraquinhos do uretér, a fim de evitar uma possível complicação no ato da cirurgia.

Комментарии •