A origem do dragão: dos mitos babilônicos aos bestiários medievais

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024

Комментарии • 25

  • @henriquecaldeira
    @henriquecaldeira  3 года назад +8

    0:00:00 - Preparação
    0:11:53 - Início da Live
    0:15:40 - "Dragão" na Mesopotâmia
    0:21:20 - "Dragão" no Antigo Testamento
    0:25:45 - Dragão no Novo Testamento
    0:28:35 - Perguntas e Respostas
    0:30:41 - "Dragão" na China
    0:33:30 - Dragão nos Bestiários
    0:47:25 - Perguntas e Respostas
    0:49:58 - O dragão, a princesa e o cavaleiro
    1:02:38 - Perguntas e Respostas
    1:08:14 - Encerramento

  • @JacuTurcoAgachado
    @JacuTurcoAgachado 3 года назад +6

    Olá, Henrique, boa noite! Infelizmente não consegui ver a live hoje por um acontecimento triste de família, mas estava vibrando pela live. Esses tempos estão bem difíceis e estou com alguns problemas, mas seus vídeos estão me trazendo tanto conforto, então muito obrigada! ❤ espero poder estar presente na próxima. Parabéns pelo conteúdo e por você ser uma pessoa tão boa, pois, de verdade, seu conteúdo está deixando meus dias menos pior.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  3 года назад +3

      Obrigado, Thaís! Espero que as coisas melhorem por aí! Que bom que o canal tem ajudado um pouquinho.

  • @socorrosantos355
    @socorrosantos355 3 года назад +3

    Olá Henrique Caldeira, nosso historiador, mais uma vez fiquei encantada com o tema dos Bestiários Medievais parte 2 e, quando você começou a falar sobre o dragão 🐉, imediatamente me veio à memória os "contos folclóricos" de minha infância em que olhando para a lua cheia víamos segundo os adultos nos faziam CRER, a imagem do Guerreiro São Jorge, enfrentando o dragão uma imagem que ao mesmo tempo que infundia medo, causava admiração, respeito, coragem do guerreiro. Acho que a partir dessa informação se depreende que a história dos Bestiários vinha passando como se diz vulgarmente, "de boca em boca" criando assim o folclore sobre o dragão. Outro ponto interessante que achei foi a explicação da palavra MESOPOTÂMIA, e o desenrolar do tema que reputo Interessante e complexo tirando-nos a ideia de mito do DRAGÃO 🐉🐲, já que ele não é o que o nosso imaginário assimilou, mas, de verdade, um animal. E uma figura que vem dos primórdios tanto da História como presente também nos textos bíblicos. Um tema Simplesmente admirável e ESPETACULAR ! 🌷🌻💜

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  3 года назад +1

      Obrigado, Socorro! Fiquei sabendo dessa tradição de ver o cavalo de São de Jorge na lua esses dias. Não conhecia...

  • @SilvanaVani
    @SilvanaVani 3 года назад +4

    Esses conhecimentos são realmente novos, não sabia. Estou gostando bastante 😃 Muito obrigada!

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  3 года назад +1

      Valeu, Silvana! Que bom que está aproveitando! :D

  • @waleskafirmino4864
    @waleskafirmino4864 8 месяцев назад

    Don Quixote enlouquece de tanto ler histórias de cavalaria. É considerado o início do estilo de romance. Adoro o canal!❤

  • @JacuTurcoAgachado
    @JacuTurcoAgachado 3 года назад +5

    Queria saber se tem um dia falar sobre os dragões asiáticos, porque eles são tão legais, diferentes dos ocidentais. Queria saber se há alguma relação mais íntima, algo super antigo, como o real animal dragao de komodo possa ter influenciado, se há alguma questão psicológica para haver tantos animais em culturas diferentes que se parece com dragões, ao menos em certos aspectos. Dragões hoje em dia são bem difundidos, eu sempre achei legais, mas não sou muito fã daqueles de cultura pop, os mitológicos são bem mais interessantes, como se houvesse um fundo real ali, que mostra a perspectiva humana sobre o mundo. Bom, só sei que o conteúdo do canal tá super legal, nunca vi tanto aprofundamento em nenhum outro canal - mesmo as dos bons - 😊

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  3 года назад +2

      Nesse vídeo eu comento de passagem sobre a diferença entre eles. É que eu não chamaria os dragões chineses de "dragões", que é um animal específico. Aquelas figuras chinesas são os "long" (ou lung). Quem sabe, mais pra frente, não falo também um pouco sobre ele.

  • @DevoradorPokerPlayer
    @DevoradorPokerPlayer 6 месяцев назад

    Aulas!!! 👏👏👏

  • @STordnaeL
    @STordnaeL Год назад

    Parabéns pela aula! E, obrigado. 👏👏👏

  • @fabiofreitas890
    @fabiofreitas890 Год назад

    muito bom

  • @flavioferreira4978
    @flavioferreira4978 11 месяцев назад

    Boa noite Henrique! Só recentemente achei seu canal e decidi maratonar os vídeos de bestiários. Sobre o relato de Plínio, o Velho, provavelmente ele se referia às serpentes constritoras da Índia, as pítons quee fazem parte da mesma família que as jibóias e sucuris sul-americanas, embora elas realmente matassem animais grandes como porcos, ovelhas, cabras, cães e até humanos, é exagero dizer que se alimentariam de animais do tamanho de um boi ou cavalo adultos, quem sabe isso explica os elefantes protegendo os filhotes nas gravuras. Mas concodo que a capacidade desses animais realmente faz mexer o imaginário dos humanos. O mesmo vale de quando Isidoro de Sevilha faz referência a um nimal da Etiópia, pois as pítons também ocorrem por lá.
    Outra curiosidade é que os dragões de outras mitologias européias como a nórdica/germânica também começaram com aparência de serpente ou qualquer outro animal rastejante de corpo alongado e foram mudando grdativamente. Numa pedra rúnica encontrada na ilha de Gotlândia no Mar Báltico aparecem ilustrações do que poderia ser o herói Siegfried e o dragão Fafnir em uma versão mais antiga do que ficamos conhecendo. A criatura mostrada mais parecia uma centopéia ou qualquer invertebrado de corpo alongado do que uma serpente propriamente dizendo (tem um bom artigo do historiador brasileiro Johnni Langer falando sobre o mito do dragão na Escandinávia tratando bem em detalhes). Quando lemos o épico anglo-saxão Beowulf (creio que São Jorge seja o padroeiro da Inglaterra devido a similridade das lendas) onde no final o herói mata e é morto pelo dragão (já com a aparência de lagarto alado e cuspidor de fogo dos bestiários) e fazemos um parlelo com os Eddas na parte do Ragnarök onde o deus Thor mata a Serpente de Midgard, porém acaba morrendo sufocado pelo hálito venenoso desta. Nos artigos do Langer, dava a entender que o dragão dos povos germânicos tinham uma relação bastante íntima com a morte, como Fafnir e o dragão de Beowulf vigiarem túmulos de guerreiros mortos e seus tesouros, além de associar o fogo do animal com o ato de se cremar os mortos.
    Enfim, era tudo o que tinha para dizer por hoje, espero que também se interesse por esses detalhes que ressaltei.
    Forte abraço!

  • @millapucci9884
    @millapucci9884 Год назад

    Que aula👏🏼♥️

  • @marcosdumont9202
    @marcosdumont9202 2 года назад +1

    Parabéns pelo canal. Estou assistindo os vídeos aos poucos e a qualidade das informações é excelente.
    Sobre serpente/cobra, para a biologia o termo "serpente" é mais adequado. Refere-se a uma linhagem evolutiva completa. O termo "cobra" mistura as "serpentes" com animais de outras linhagens como as anfisbenas (cobra-de-duas-cabeças) e a cobra-de-vidro (um lagarto àpode). Mas para um ser mitológico vale qualquer opção.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 года назад +1

      Boa, Marcos! Obrigado pelo esclarecimento aí do cobra/serpente. E que bom que está gostando dos vídeos. Abraços! :)

  • @yazair3632
    @yazair3632 7 месяцев назад

    Segundo a minha professora de espanhol a pronúncia de Quetzalcoatl é "Quétçakuátle". Também tem o Kukulkan que é basicamente a mesma criatura, então provavelmente uma influenciou a outra.

  • @user-nj9zk7gj7c
    @user-nj9zk7gj7c Год назад

    ❤❤❤

  • @eduardo1382
    @eduardo1382 Год назад

    Fiquei curioso em saber como as asas e o voo passaram a ser relacionados a um animal que tem forma de serpente.

  • @manoelcoelho6964
    @manoelcoelho6964 2 года назад

    Mandingas de Plínio..kkk

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 года назад

      Bem lembrado! Depois tenho que voltar a esse tema...

  • @fabiofreitas890
    @fabiofreitas890 Год назад

    muito bom