Câncer de mama: epidemiologia, população de alto risco e fisiopatologia

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 окт 2024
  • Acompanhe mais uma videoaula gratuita do Revisamed que tem como tema o câncer de mama: epidemiologia, população de alto risco e fisiopatologia.
    Neste módulo, a médica Ana Cláudia Figueiredo, mastologista e mestre em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora explica a epidemiologia, a fisiopatologia e a população de alto risco para o câncer de mama, além do tratamento.
    Você não pode perder. Tire suas dúvidas.
    ➜ Conecte-se com o Revisamed:
    • Instagram: @revisamedcursos
    • Facebook: www.facebook.c....
    • Podcast: open.spotify.c....
    • Twitter: / revisamedrm
    • Site: www.revisamed....
    Blog: www.revisamed.....
    #VocêNaResidênciaMédica #VouComTudoNaResidência #ResidênciaMédica #revisamed

Комментарии • 2

  • @S2carvalhos
    @S2carvalhos 3 года назад +3

    Eu preciso de uma orientação. A minha mãe teve câncer de mama com 58 anos fez a cirurgia conservadora e em dois anos depois ainda em tratamento descobriu outro câncer na mesma mama. Ele então fez a mastectomia e o tratamento. Na família uma irmã dela morreu com o câncer de mama e a filha dessa irmã tb teve e fez mastectomia. E na família também tem alto histórico de câncer de próstata onde todos os irmãos tiveram e o pai dela também. O pai e dois irmãos morreram. E uma sobrinha morreu com câncer no pâncreas ( essa era filha da que morreu com câncer na mama).
    Eu venho sentindo muitas dores na mama, fiz mamografia e deu que tenho mamas altamente densas o que dificultou o exame, apresentou calcificações e ectasia. Depois do ultrassom e apresentou cisto em uma mama Brds 2 e por último fiz ressonância e já apresentou cistos bilaterais, vários realces e inclusive o médico colocou as medidas e pediu para repetir com 6 meses para observar esses realces. E já consta Brds 3. A médica me disse que não é nada de mais. Me disse que já devo repetir minha mamografia em breve que já vai completar um ano. E quando eu questionei sobre a mudança do Brds tão rápido ela me disse q era normal mudar assim.
    Eu venho sentindo queimação e fisgadas nas mamas. Gostaria de saber o que eu posso fazer para me prevenir? Pq quando eu questionei sobre o que era realces a médica me disse que parece que está surgindo alguma coisa... que eu tenho que ir fazendo a mamografia e ressonância acompanhando....
    o que parece que ela disse eh que tem que esperar o câncer se formar para então eu tratar.
    Precisa ser assim? Eu quero evitar isso. Me tratar o quanto antes. O que eu devo fazer, por favor?!
    Muito obrigada pelo Vídeo!

    • @joabguimaraes2282
      @joabguimaraes2282 11 месяцев назад

      A genética, é uma das causas do câncer, não só de mama mas, de um modo geral. No entanto, o fato de alguém próximo da família ter tido a patologia, nao significa que obrigatoriamente você terá. Lembre que existe as neoplasias benignas que é sim um nódulo/caroço que tem o aumento das células ali na região mamária, no entanto ela não irá atingir células vizinhas e nem terar invasão de tecidos ou órgãos. No seu caso deve haver o rastreio do nódulo, pois embora benigno tem que haver o acompanhamento, afim de saber a diminuição ou desaparecimento do tumor. E, tem que saber com o acompanhamento se este tumor continuará parado sem aumento. O que aconselho é que fique tranquila, pois a médica tem ciência do que está fazendo e, seu caso é provavelmente um nódulo ou se for tumor é benigno o que não há com que se preocupar, mas, o acompanhamento tem que ser feito afim de que você tenha uma boa qualidade de saúde. Se tratar um câncer que não é câncer causará prejuízos para sua saúde, por isso não aconselho que faça tratamento sem que seja maligno. Tenho certeza que se for algo maligno sua médica te indicará o melhor tratamento a fazer, por hora, aconselho que se tranquilize e faça acompanhamento as consultas para saber como estar a situação e não esqueça que ter um risco para um câncer não é certeza que aquela pessoa vai ter o câncer. Espero ter ajudado.