Olá, cheguei ao seu canal esporadicamente, e assisti a um vídeo e outro sem sequência, conforme o RUclips ia sugerindo. Hoje resolvi começar do primeiro e vou maratonar! Desde já agradeço sua disposição!
@@ResollaM.I e assisti todos, viu? Excelente! E passei, depois disso, a ser um apoiador. Eu apareço nos créditos dos vídeos mais atuais como "Roderictus" (é que assinei por outra conta).
Eu considero que tudo que esta nos cinco primeiros livros da bíblia foram escrito depois,porem fazia parte de uma longa tradição judaica sobre a própria história
Monte Nebo é o local onde Moisés foi enterrado. Trata-se de uma das referências religiosas da Jordânia. Do cume da montanha, tal como Moisés, pode se ver (quando o tempo está limpo), o vale do Rio Jordão, o Mar Morto, Jericó e Jerusalém.22 de jun de 2011
sobre a diferença do altar em Ex 20 e Dt 12, em Ex 20 foi escrito para o tempo do deserto. Dt 12 já foi escrito para depois de entrarem na terra prometida.
Olá Renato Furtado! Na verdade, essa concepção que mencionastes - apesar de estar em sintonia com interpretações tradicionais - não reflete a perspectiva histórico-crítica do texto. Em Êxodo 20:24-25 temos um texto que, de fato, possui uma datação difícil para a exegese. Mas devido a complexidade das leis contidas no Código da Aliança (Êxodo 20:22 á Êxodo 23:33), esta coletânea supõe uma coletividade já sedentarizada e agrícola, remontando a um período primitivo já estabelecido em Canaã - mas anterior a monarquia. Neste tempo a pluralidade de altares na religião israelita antiga era ainda admitida. Com efeito, entre o Código da Aliança de Êxodo e os textos de Deuteronômio, temos um hiato de tempo de alguns séculos, junto a um desenvolvimento mais avançado da religiosidade israelita antiga. Grande abraço!
@@JesusSincero - e aí, tudo bem? Então, os escritos massoréticos surgiram por volta do século VI d.c. exatamente pela dificuldade que os judeus tinham em pronunciar o hebraico (eles não falavam o hebraico muito bem desde o cativeiro babilônico), uns judeus buscaram reorganizar a bíblia, colocar vocais no texto e assim padronizar a pronúncia das palavras para todos que as lessem. Veja este trecho de um texto: *_"Conforme os textos eram copiados, surgiam variações conforme escolas escribais. O resultado foi que diversas famílias de manuscritos surgiram. Assim, entre os manuscritos de Qumran no Mar Morto, por exemplo, 60% podem ser classificados como do tipo proto-massorético e mais 20% do estilo Qumran, em comparação com 5% do tipo proto-samaritano, 5% do tipo septuagintal e 10% não alinhados. Mesmo o tipo de texto proto-massorético encontrado em Qumran não é idêntico ao texto massorético que conhecemos hoje. [...] havia uma demanda por uma padronização dos textos. A metodologia utilizada era bastante rigorosa: ao final de cada cópia pronta, todas as letras eram contadas, e uma letra era estabelecida como letra central de referência. Assim, as letras do início da cópia até a letra central teriam de estar perfeitamente iguais às do documento original. Também eram contadas todas as letras desde a letra final até a letra central. Em caso de discordância, todo o trabalho era destruído e uma nova compilação realizada. Foi vocalizado o texto com dois sistemas criados (um da Palestina e outro da Babilônia) e padronizado diversas variantes e leituras possíveis. O Texto Massorético teve influência da Septuaginta em adotar algumas divisões de livros (inclusive a divisão da Torá em cinco livros) e algumas leituras e vocalizações._* Resumindo: os escritos judaicos antigos eram exatamente como os que ele pegaram para copiar - nem traduziam o texto para outro idioma (exceto a Septuaginta, mas reconheço que o texto deve ser traduzido, foi só um ponto a levar em conta), diferente dos massoretas. É que no momento eu não me recordo, mas pesquise sobre o papiro de Nahal hever e compare com a bíblia hebraica sefer, da idade média. Há diferenças consideráveis, a bíblia hebraica traduz o texto de Isaías 7:14 por exemplo, como se a garota não fosse virgem, isso não faz sentido nenhum, podemos falar sobre isso depois. Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Padres_do_Deserto Se não confia na Wikipedia, tudo bem! Busque outra fonte e verá que a origem dos escritos massoréticos é exatamente a mesma.
@@KL-ey1ps tudo sim amigo, é que um amigo meu q é muçulmano disse que foi adulterado e corrompido. Também disse que imputa atrocidades aos profetas e erros graves, como o de David que teve relações sexuais com a Batsheva fora do casamento. Ai ele pediu como prova que os textos n foram adulterados, os escritos originais do Antigo Testamento. Ele disse que a prova que o Alcorão não foi deturpado ou adulterado é que até hoje há os seus originais.
@@JesusSincero - de fato, o escrito hebraico sofreu algumas alterações, mas o antigo testamento cristã é semelhante ao escrito da Septuaginta e do manuscrito do mar morto, a diferença entre os manuscritos cristãos e do hebraico, é que os monges copistas cristãos do deserto usavam um método parecido ao dos que estudavam em Qumran: se saía um único traço errado no texto, eles o destruíam. Os escritos judeus são diferente dos cristãos. Tenho uns vídeos que falam sobre a legitimidade da bíblia (cristã).
Shalom.Amigo, por que então a Torah será aplicada no Milênio??? O amigo acredita que o povo hebreu de fato, sob obra de HaShem, atravessou o Mar Vermelho, o qual se abriu? O amigo crê em D'us????
Ele se definiu em outro vídeo como um agnóstico leve, ou seja, não acredita expressamente em D-us mas não descarta que seja possível a sua existência. De resto o que ele defende é o que é plausível de forma acadêmica dentro da metodologia de investigação histórico-critica.
Faz um estudo pra nos professor sobre a segunda volta de Jesus,se ele voltou em 70 da era comum pra julgamento do povo judeu ou os cristão ainda devem esperar ele nas nuvens
Olá, cheguei ao seu canal esporadicamente, e assisti a um vídeo e outro sem sequência, conforme o RUclips ia sugerindo. Hoje resolvi começar do primeiro e vou maratonar! Desde já agradeço sua disposição!
Obrigado pelo vídeo. POA-RS/BR. Bênçãos, graças e a paz do SENHOR!🙏
Vou começar a assistir seus vídeos dos mais antigos em diante
Vou assistir todos os vídeos do canal. Muito necessário!!
Começo hoje a jornada de assistir todos os seus vídeos. Resolução do ano novo!!!
Acabei de ter a ideia de fazer o mesmo 😂
@@ResollaM.I e assisti todos, viu? Excelente! E passei, depois disso, a ser um apoiador. Eu apareço nos créditos dos vídeos mais atuais como "Roderictus" (é que assinei por outra conta).
Boa noite! Chegando agora ao seu canal! Parabéns!!! Pretendo Maradonar seus vídeos 💚
Muito bom professor, mesmo sendo antigo o vídeo a qualidade sempre foi seu forte.
Parabéns professor sua sabedoria me expiram
Vou assistir todos seus vídeo agora
Eu considero que tudo que esta nos cinco primeiros livros da bíblia foram escrito depois,porem fazia parte de uma longa tradição judaica sobre a própria história
Acho que seria bom o Professor fazer um remake desses vídeos iniciais.
A paz meu professor. Muito bom estudo
Primeiro vídeo......comecemos a jornada.
Boa tarde.
Monte Nebo é o local onde Moisés foi enterrado. Trata-se de uma das referências religiosas da Jordânia. Do cume da montanha, tal como Moisés, pode se ver (quando o tempo está limpo), o vale do Rio Jordão, o Mar Morto, Jericó e Jerusalém.22 de jun de 2011
Professor boa noite como eu consigo o o fundo estrumental
Vou ver seus vídeos antigos,aliás qual e o nome da música do início do video?
Este vídeo é excelente, mas o áudio não é bom. Ele pode ter uma melhora num futuro próximo?
Visto.
📜
👏👏👏
Jonathan existem originais contemporâneos da Torah?? Se sim, quais as fontes??
VC PRECISA REFAZER ESSES VIDEOS ANTIGOS
Só o áudio que está "ruim" (em comparação com os atuais).
Primeiro vídeo meu..julho/2022
Sinai nuns versículos, horeb nos outros. falo de 1:10
Seu audio, está ruim,abafado
sobre a diferença do altar em Ex 20 e Dt 12, em Ex 20 foi escrito para o tempo do deserto.
Dt 12 já foi escrito para depois de entrarem na terra prometida.
Olá Renato Furtado!
Na verdade, essa concepção que mencionastes - apesar de estar em sintonia com interpretações tradicionais - não reflete a perspectiva histórico-crítica do texto. Em Êxodo 20:24-25 temos um texto que, de fato, possui uma datação difícil para a exegese. Mas devido a complexidade das leis contidas no Código da Aliança (Êxodo 20:22 á Êxodo 23:33), esta coletânea supõe uma coletividade já sedentarizada e agrícola, remontando a um período primitivo já estabelecido em Canaã - mas anterior a monarquia. Neste tempo a pluralidade de altares na religião israelita antiga era ainda admitida. Com efeito, entre o Código da Aliança de Êxodo e os textos de Deuteronômio, temos um hiato de tempo de alguns séculos, junto a um desenvolvimento mais avançado da religiosidade israelita antiga. Grande abraço!
Prof... a primeira versão do Tanakh foi a massorética?
Esse livro foi escrito há um milênio da era comum.
@@KL-ey1ps quais as provas
@@JesusSincero - e aí, tudo bem? Então, os escritos massoréticos surgiram por volta do século VI d.c. exatamente pela dificuldade que os judeus tinham em pronunciar o hebraico (eles não falavam o hebraico muito bem desde o cativeiro babilônico), uns judeus buscaram reorganizar a bíblia, colocar vocais no texto e assim padronizar a pronúncia das palavras para todos que as lessem. Veja este trecho de um texto: *_"Conforme os textos eram copiados, surgiam variações conforme escolas escribais. O resultado foi que diversas famílias de manuscritos surgiram. Assim, entre os manuscritos de Qumran no Mar Morto, por exemplo, 60% podem ser classificados como do tipo proto-massorético e mais 20% do estilo Qumran, em comparação com 5% do tipo proto-samaritano, 5% do tipo septuagintal e 10% não alinhados. Mesmo o tipo de texto proto-massorético encontrado em Qumran não é idêntico ao texto massorético que conhecemos hoje. [...] havia uma demanda por uma padronização dos textos. A metodologia utilizada era bastante rigorosa: ao final de cada cópia pronta, todas as letras eram contadas, e uma letra era estabelecida como letra central de referência. Assim, as letras do início da cópia até a letra central teriam de estar perfeitamente iguais às do documento original. Também eram contadas todas as letras desde a letra final até a letra central. Em caso de discordância, todo o trabalho era destruído e uma nova compilação realizada. Foi vocalizado o texto com dois sistemas criados (um da Palestina e outro da Babilônia) e padronizado diversas variantes e leituras possíveis. O Texto Massorético teve influência da Septuaginta em adotar algumas divisões de livros (inclusive a divisão da Torá em cinco livros) e algumas leituras e vocalizações._*
Resumindo: os escritos judaicos antigos eram exatamente como os que ele pegaram para copiar - nem traduziam o texto para outro idioma (exceto a Septuaginta, mas reconheço que o texto deve ser traduzido, foi só um ponto a levar em conta), diferente dos massoretas. É que no momento eu não me recordo, mas pesquise sobre o papiro de Nahal hever e compare com a bíblia hebraica sefer, da idade média. Há diferenças consideráveis, a bíblia hebraica traduz o texto de Isaías 7:14 por exemplo, como se a garota não fosse virgem, isso não faz sentido nenhum, podemos falar sobre isso depois.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Padres_do_Deserto
Se não confia na Wikipedia, tudo bem! Busque outra fonte e verá que a origem dos escritos massoréticos é exatamente a mesma.
@@KL-ey1ps tudo sim amigo, é que um amigo meu q é muçulmano disse que foi adulterado e corrompido.
Também disse que imputa atrocidades aos profetas e erros graves, como o de David que teve relações sexuais com a Batsheva fora do casamento.
Ai ele pediu como prova que os textos n foram adulterados, os escritos originais do Antigo Testamento.
Ele disse que a prova que o Alcorão não foi deturpado ou adulterado é que até hoje há os seus originais.
@@JesusSincero - de fato, o escrito hebraico sofreu algumas alterações, mas o antigo testamento cristã é semelhante ao escrito da Septuaginta e do manuscrito do mar morto, a diferença entre os manuscritos cristãos e do hebraico, é que os monges copistas cristãos do deserto usavam um método parecido ao dos que estudavam em Qumran: se saía um único traço errado no texto, eles o destruíam. Os escritos judeus são diferente dos cristãos. Tenho uns vídeos que falam sobre a legitimidade da bíblia (cristã).
Shalom.Amigo, por que então a Torah será aplicada no Milênio???
O amigo acredita que o povo hebreu de fato, sob obra de HaShem, atravessou o Mar Vermelho, o qual se abriu?
O amigo crê em D'us????
Ele se definiu em outro vídeo como um agnóstico leve, ou seja, não acredita expressamente em D-us mas não descarta que seja possível a sua existência.
De resto o que ele defende é o que é plausível de forma acadêmica dentro da metodologia de investigação histórico-critica.
Faz um estudo pra nos professor sobre a segunda volta de Jesus,se ele voltou em 70 da era comum pra julgamento do povo judeu ou os cristão ainda devem esperar ele nas nuvens
BELÉM DO PARÁ!
.