E tam difícil desfazer de um bem que lutou pra conquistar, embora se aquele bem não está lhe trazendo vantagens exemplo uma casa grande demais pra 1 pessoa só, alugar tem pessoas que não tem tem cuidado, quebram tudo
Essa história que imóvel só valoriza é mentira, existe depreciação e estagnação O fator de valorização de um imóvel é a demanda. Quanto maior a demanda, maior a valorização, independente da região Fatores como região, desenvolvimento contam muito, mas a demanda é o principal O que mais existe são imóveis desvalorizando pela baixa demanda, e muita oferta
Tem um estudo do índice fipe-zap que mostra que a média de valorização dos imóveis no Brasil nos últimos 35 anos foi de apenas 1,3% ao ano, muito abaixo da inflação, esse negócio de sempre se valorizar é um mito, casos isolados de valorização absurda não fazem a regra.
@@alessandrothegreat3295 claro que não! Temos imóveis INFLACIONADOS! Que não vendem! Uma bolha enorme, construtoras gastando um rim para levantar uma casa, e querendo dois para vender! O desejo de ter um imóvel sempre tem! O poder de compra já é muito mais limitado Não adiantar ter um imóvel de 700 mil que está a dois anos sem propostas! Que no final das contas e torrado em algum evento e vendido a 450, pois esse é o preço de mercado dele! Preço do imóvel é o que vende, as construtoras querem 300 mil em um imóvel, anunciam a 450, para tentar negociar até uns 300 e poucos e ganhar uma a mais acima Porém está cada vez mais difícil
Sinceramente olhando pelo prisma de crescimento do local nunca será. Infelizmente! Estou justamente buscando decidir se alugo ou vendo. Sinceramente avaliando pelo crescimento da região não existe possibilidades. Minha mãe morou em outro Condomínio próximo comigo uns 18 anos atrás e aqui nada mudou. Então, não é agora que vai acontecer. Rsrs Só se a linha férrea deixasse de existir. Obrigada pelo direcionamento!
Cerbasi, Parabéns!!! Como sempre, uma excelente aula. Obrigado por compartilhar esse conhecimento. Eu estava com a mesma dúvida da Nany, agora já sei os critérios que devo levar em consideração para tomar a decisão correta. Desejo muito, muito sucesso e saúde a você e toda a sua equipe.
Dependendo do imóvel e da localização o aluguel não vale a pena. A manutenção do imóvel esta cada vez mais cara e não tem mão de obra qualificada ou confiável disponível. o tempo que o imóvel fica desocupado gera despesas e preocupações; e quando ocupado a liquidez torna se o problema.
Perfeito Cerbasi! Vai ajudar minha mãe que tem problemas para alugar e tenho dificuldade de mostrar a ela que no caso dela o aluguel não compensa! Obrigado!
Não compensa mesmo, estou com o mesmo problema que o cara do vídeo, alugo meu imóvel a preço de banana, rende bem menos q a poupança, ex imóvel de 250 mil, alugo por 700 sendo o mesmo semi mobiliado.
Como sempre, respostas objetivas e com muita clareza!! Sou muito fã de seu trabalho Gustavo cerbasi, e já dou like em todos seus vídeos logo no início.. Eu gostaria que todas as pessoas que pensam em engessar seu orçamento com um financiamento de um imóvel, antes olhasse seus vídeos para que tivessem a oportunidade de rever seus conceitos sobre o financiamento da " sonhada casa própria" se realmente seria a melhor decisão a ser tomada no atual momento.. forte abraço Cerbasi!
Eu tinha um apartamento financiado e, graças aos vídeos teus e da Nath, eu vendi e não me arrependo, mesmo indo contra o que a minha família pensa. Analisei todos os gastos que eu tinha com o apartamento e percebi que não era somente a parcela - que estava exorbitante após o acordo que fiz com meu ex-marido - que eu estava pagando: eu tinha também juros do cheque especial e juros de empréstimos que fiz para mobiliar. Vendi, paguei as contas e organizei meu orçamento para não pagar mais juros. Agora preciso decidir entre comprar outro ou alugar.
Neila, se me permite, muito cuidado ... a principio não compre! o aluguel costuma ser muito mais barato e dá uma liberdade imensa (se o apto apresentar problema? se tiver vizinhos problemáticos? se o prédio precisar de reforma? se a prefeitura arrumar problema? se surgir novidade ruim no bairro ou na redondeza? se o prédio rachar? etc...etc... como inquilino é só se mudar! a não ser que haja certeza de grande valorização.
@@elissandrocosta5221 estou nesse dilema. Tenho um apartamento lindo, tô no fim do financiamento (mais 3 anos), contudo meus vizinhos estão me infernizando pq estou fazendo Airbnb (não tive outra escolha). Independente disso, tem vizinhos que ficam cuidando da nossa vida, a garagem é bem apertada e o prédio (tem apenas 6 anos) precisa de uma impermeabilização no terraço, pois está dando problemas. Com comentários como o seu e o da pessoa que vendeu o imóvel dela seguindo as dicas dos RUclipsrs, acredito que o melhor caminho é eu vender o meu imóvel. Gostaria de opiniões...
@@elissandrocosta5221 eu já penso o contrário ; morar no que é seu, sem se preocupar quando o proprietário vai pedir o imóvel ; gastos com mudanças, desmontar móveis ; não poder fazer uma reforma no que é seu. Ter seu próprio imóvel, sua casa, não tem ppreço desde q compre com sabedoria
@@linharesfabricio9025 ter um imóvel é ter segurança, principalmente num país com governantes enlouquecidos igual o nosso. País que seu dinheiro guardado de anos pode evaporar na bolsa ou com a superdesvalorização da moeda... complicado..
Ótimo vídeo. Moro em Vitória-ES, conheco imóveis bons nos bairros Praia do Suá, Enseada do Suá e Bento Ferreira que estão com placas de Vende faz 2 anos e até hoje nada. Conheco um proprietário que tem um apartamento que em 2016 colocou p/a vender por R$320.000,00 o tempo foi passando e ele chegou a baixar para R$270.000,00, em dezembro de 2017 desistiu de vender e prefere ficar com o imóvel fechado (também não quer alugar, pois o Apto esta um "brinco" e não quer ficar em "leilão" de aluguel). Como ele é uma pessoa abonada, pode ficar com o imóvel fechado que não afeta em nada seu padrão de vida (de 15 em 15 dias vai uma pessoa de confiança dar uma limpada no Apto). Não sei como estão as coisas em outros Estados, mas aqui conheco alguns proprietários que estão com seus bons imóveis fechados esperando a situação melhorar, pois os valores das ofertas não estão compensando vender (muito baixo). Tem muita gente com dinheiro sim, seja p/a comprar um imóvel, aumentar o número de funcionários da sua loja ou até mesmo abrir uma nova filial, mas grande parte prefere deixar o dinheiro guardado/aplicado até ver os rumos que este país vai tomar ano que vem, poucos estão dispostos a se arriscar neste cenário de crise política/econômica em pleno ano eleitoral. Para finalizar, pelo menos onde moro, ainda não percebi essa melhora na economia como vem sendo divulgada pela mídia televisiva, não posso falar sobre os outros Estados, mas aqui a coisa ainda esta feia (mesmo com Selic baixa). Desculpa o texto imenso. Abracos.
Aqui no RJ bem igual, muitas placas de alugo, vendo e poucos conseguem. Porém, no meu achismo, creio que pouco mudará nos próximos 5anos para melhor, mas nunca se sabe....nesse mandato do próximo Presidente é que será definitivo para na próxima eleicao esse pais deslanchar...mas é só achismo meu. Muitos jovens evadindo do país, e outros tantos sem emprego, sem moradia propria...e nem querendo ter nada, nem casa, nem casamento, nem filhos, e até pets já muitos estao fugindo da posse, náo devido a estes, mas aos Veterinários , porque encarar medicina humana e veterinária, nao é pra qualquer cidadao. Triste País.
Em São Paulo mesma coisa, tenho um imóvel que a 5 anos atrás valia 280 mil hj ele está 220 e não consigo vender, fora os gastos com manutenção, água luz, IPTU, tive que alugar a preço de 🍌 ( se eu tivesse com 220 mil na poupança renderia quase o dobro do aluguel q recebo só pra vc ter uma ideia) só agora q consegui alugar e o valor só cobre as despesas do mesmo e ainda tenho q rezar pra não levar calote ou estragarem meu imóvel, tá muito difícil viu.
Devido a oferta de imóveis estar muito grande na minha cidade e a demanda pequena, muitos proprietários estão fazendo um valor em que já está tudo incluído. O que era cobrado só pelo aluguel antes, agora engloba tudo, já soube até de um caso em que o proprietário queria alguém apenas para assumir o condomínio (devido seu valor elevado)
Apartamento e gelada aki na minha região tem pessoas tentando alugar pelo valor do condomínio mas mesmo assim não conseguem. A preferência é casa mesmo
#CerbasiResponde Estou desempregado há 5 anos sem renda com trabalho PJ, CLT ou Temporário. Tenho um imóvel pago, liquidado. Vale a pena vender esse imóvel e comprar dois apartamentos campactos para moradia e outro para locação? Ou comprar um menor e aplicar o saldo?
Renato, obrigado pelo contato! Continue acompanhando a página para continuarmos com esta troca de aprendizado e ver se a sua pergunta será uma das selecionadas e respondidas pelo Gustavo Cerbasi. #EquipeGustavoCerbasi
Ótimo Gustavo e sou consultora imobiliária e não entendi como essa proprietária ficou responsável pelo condomínio, isso é responsabilidade do inquilino !!
Lei do inquilinato Art. 22, Inciso VII: "O locador é obrigado a pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato;" De acordo com a lei, a responsabilidade do pagamento de impostos é do locador, entretanto o próprio inciso dita a possibilidade de repassar essas obrigações ao locatário se for acordado em contrato.
olá Gustavo, tudo bom? Olha, o IPTU é um Imposto sobre Propriedade, o fato gerador é a propriedade de imóvel urbano, dessa forma, é usual que o custo do IPTU seja repassado ao inquilino, MAS é o inquilino pode (embora não seja comum) recorrer judicialmente, já vi um caso em que o inquilino recorreu judicialmente APÓS o período de locação e recebeu todo o valor pago em IPTU nos anos todos em que esteve no imóvel alugado. Por segurança jurídica o IPTU deve ser pago pelo proprietário. Já o condomínio se refere ao uso do imóvel e deve ser arcado pelo inquilino.
Alais Coluchi pois é! Pensei que ninguém tinha reparado isso, só eu. O IPTU só pode ser arcado pelo inquilino SE for estipulado no contrato. E, MESMO ASSIM, se não for contrato de adesão. Na dúvida, é julgado em benefício do inquilino. Afinal, a propriedade continua sendo do dono do imóvel. O condomínio sim, é o inquilino que arca. Fora o seguro do imóvel e as taxas de incêndio. Deve-se analisar o fato gerador do tributo para atribuir a responsabilidade, não é atribuir tudo ao inquilino não. Rsrs. Cerbasi equivocou-se.
E se eu financiamento em 30 amos paguei só 5 anos ,melhor alugar ,pelo valor mensal da parcela ou repassar e resgatar valor já gasto com entrada e parcelas ?🙃
Comprei um apê que está quase pronto, a previsão da entrega é para 30jul2020, financiado pela Caixa para pagar em 35 anos, mas já estou me arrependendo devidos os juros, dei 29% de entrada e ainda vou começar a pagar o financiamento quando receber as chaves. Qual o melhor momento para vender? Ouvi rumores de que pode ser feita uma linha do metro e um shopping próximo, mas ninguém garante. O local fica no centro de SP e é cheio de comércios, bancos, tem feira, mercado, escolas. Por favor, preciso de orientação, grata.
#CerbasiResponde Olá Cerbasi! Obrigada pelas dicas que sempre dá. Uma riqueza. Meu marido é militar. Saiu, agora, pra ele, o apartamento da instituição que serve para ser ocupado, depois de esperar um período na fila para esse fim. Estamos morando em um apartamento financiado pela tabela Price, com prestações de 960 reais/mês. Pagamos 4 anos apenas, e ainda faltam 26 anos de financiamento. Indo morar no apartamento das forças armadas, a despesa será com condomínio e taxas que somam cerca de 500 reais. Iremos então, desocupar o nosso apt financiado. Qual melhor opção: alugar ou vendê-lo, para fugir dos juros do financiamento pela Price e investir o valor que sobrar (pelos meus cálculos, cerca de 55 mil reais)? O valor do apt esta em torno de 200 mil reais e o saldo devedor com o banco resultante do financiamento é de 132 mil reais. Em caso de aluguel, o valor é de 900/mês, em média. Obrigada desde já!!!
Cerbasi disse sobre o assunto e eu deixo aqui a minha experiencia : Tenho duas casas em um mesmo lote em outra cidade e já passei por todos os tipos de difículdades q vcs possam imaginar. Minha mãe colocou a inquilina sem contrato, depois resolvi. Tive problemas com pessoas q não pagam aluguel, o imóvel tá destruído, a inquilina não zela da casa, a imobiliária não empenha em alugar, coloquei um pessoal p/ morar e eles não pagaram e a imobiliária não se importou, preço baixo, gastos com reformas. Uma verdadeira tragédia. Viver de aluguel não dá, qdo não tem gnt morando é uma despesa. Pior de tudo é q eu não vendo pq é onde cresci e não moro mais na cidade moro em outra cidade. :' (
Estava com bom dinheiro enfiei tudo na entrada do meu imóvel para pagar prestação baixa 670 mas já estou com 44 anos praticamente com quase 80 anos vou de bengala tentar gritar agora a casa é minha resumindo estou pensando em vender e pensar em algo que vai valorizar meu dinheiro
Gustavo ! Obrigada pelos comentários porém esse vídeo é de um outro momento da economia brasileira. Queria muito saber a sua opinião em 2023 com a selic em 13,75% vender esta muito muito tentador , porém vi agora o que falou sobre o IR sobre o lucro da venda , comprei imóvel por 228k e estou vendendo por 390k seria muito alto o IR estou na dúvida cruel nos últimos dias pq já tenho até comprador que é o próprio inquilino que está morando no imóvel. A faca e o queijo na mão só falta cortar. Me ajude por favor !
Cara se ainda não vendeu vende logo pois tá osso pra vender em se for apartamento então aki não minha região nem pelo valor do condomínio tá conseguindo alugar, vender então quase impossível, o pouco que o pessoal tá conseguindo vender e alguma casa térrea com valor bem abaixo de mercado em todo caso Boa sorte.
#CerbasiResponde. Amigo vale a pena aderir a um plano de Previdência Privada do Banco BTG Pactual multimercado administrado pelo Adam gestor ? Parece que é esse o nome. Fiquei sabendo que esse plano não cobrar taxa de carregamento nem na entrada nem na saída. E estão conseguindo rendimento em torno de mais de 200% do CDI ao ano em menos de 2 anos que foi criado. E o foco deles seria na renda variável Estou fazendo essa pergunta porque ouço muitas notícias ruins sobre os planos de previdência privada. Veja muitos analistas afirmando que nenhuma vale a pena. O que você acha?
Pensa o seguinte: vc esta passando dinheiro para que pessoas que você não conhece possam colocar em qualquer lugar que quiserem, mesmo que só beneficiem elas e sem garantia nenhuma de rentabilidade ou de que irá receber algo no futuro. É tipo assinar um cheque em branco, entregar para um desconhecido na rua sob a promessa de que daqui 20 anos ele vai te devolver o valor mais juros. Você fica confortável com isso? Forte abraço
#CerbasiResponde Boa dia Gustavo,, sou muito seu fã suas dicas vão revolucionar minha vida eu acredito e já tenho metas,, uma pergunta, comprei um imóvel a 4 anos, paguei por ele $175000 na época financiei $153000 o restante$22 mil recurso próprio e fgts, pago $1370,00 de prestação, hoje pra quitar é$140.000,00 , aí vai a pergunta e o pulo do gato da nath kk , vale a pena eu vender esse imóvel que hoje vale $230.000,00 morar de alugueu pagando 1000 por mês e investir os $90mil,, vista que ainda falta 30 anos pra acabar as prestações fiz em 34 anos o financiamento!! Me ajuda !!!! ja passei esse plano pra minha família e toparam na hora, pois vamos ter um vida financeira com mais escolhas, já assisti os três videos do 4° masterclass e sou muito grato a você desde de já obrigado. Rodrigo Trestini 34 anos servidor público como motorista.
Nao sou especialista, mas considerando o ponto central desse vídeo, eu diria que vai valer a pena vender o imóvel hoje se ele não tiver muito possibilidade de valorização, caso contrario o ideal seria aguardar, ainda mais que R$ 90mil eh um valor baixo em termos de investimento.
Rodrigo Trestini, fiquei curiosa, voce já achou quem pague $230mil pelo seu imóvel? Investir 90mil pelo menor indice daria 347reais por mes de rendimento, e seguramente o maior indice nesse momento, nao passará de 400reais em média, creio eu, esse valor aplicado nos 30anos, rendimento aproximado 125mil sem os juros compostos, assim só multiplicando por 360meses, 30anos. Será que o total compraria a mesma moradia? Entao, $175+140=315Mil, e voce ficando com 90Mil daria 225Mil pelo imóvel, e 50Mil terá sido dissolvidos em 4anos. O que incomoda mais sao esses 30anos, pode ser que seja a seu favor ou contra, como saber? Muitas mudancas a caminho...como saber. Fico torcendo por sua resposta pelo Gerbasi. Tenho situacao semelhante num segundo imóvel, mas só tomo decisao definitiva, após as eleiçoes, vá que eu precise sumir desse país, haha
Amigo.. sei que vc não perguntou pra mim.. Mas sou vou dar uma dica pessoal.. Primeiro, se o imóvel está financiado vc obrigatoriamente está pagando um seguro caso vc morra. Se isso acontecer o imóvel estará automaticamente quitado e sua família não passará necessidades ( isso é uma segurança). Segundo: Se vender por 230k terá de pagar 15% de imposto sobre o lucro da valorização do imóvel. Então acho que vc não terá os 90 mil na mão. Terceiro : com a queda da selic os retorno dos investimentos estão menores. Agora não é uma boa hora pra vender um apartamento pois ainda estamos em crise e as pessoas querem pagar pouco. Em quatro anos vc pagando aluguel 1000 x 48 =48k já é quase os 55k que seu imovel se valorizou ( sem contar q próximo ano já não vai ser só 1000 o aluguel.. ). Bom torço para que vc faça uma ótima escolha.. mas não deixe de calcular nos mínimos detalhes. abraço !!
Johnny Walker boa tarde amigo agradeço pelo dica só uma observação,, a casa está metade eu meu nome e medade no nome da minha esposa conseqüentemente só quita a metade se um morrer mas sinceramente espero vida longa ao rei kkkk, segunda obs, é meu unico imóvel até $440 mil é isento de imposto de renda, terceira obs , vou investir os $90 mim uma parte rende fixa e a outra em negócios com socios e amigos moro no interior é isso aqui é muito comum compra e venda de carros, terreno e dinheiro a juros pra comercianetes na região eles usa esse recurso pra almentar seus negócios e gerando mais empregos na cidade, isses negócios vão me gerar um rende pela casa de 1.4 % ao mês, mas agradeço pelo dica , é muito bom ter visões diferentes pra que possamos tomar a melhor decisão, agradeço.
Realmente o lance dos 440 mil esta certo mesmo.. o Gustavo até errou nesse quesito.. é que agora vc deu mais informação detalhadas é da pra entender sua lógica.. Mas é isso Rodrigo, lhe desejo boa sorte ai nessa virada !!
Olá tudo bem? Gustavo, hoje, 5 anos depois que você fez esse vídeo, qual seria a sua resposta? Minha situação é um pouco parecida, nossa região não é muito valorizada, mas daria pra tentar vender por no máximo R$250mil à R$300mil. É uma cidade 5 mil habitantes e está em crescimento rápido, próxima a capital de Porto Alegre. Só que o nosso imóvel tem estrutura para 5 quitinetes que teria uma renda de 3 mil por mês. Atualmente está nos rendendo em média de 1800,00. Só que tem aquela questão dos inquilinos, de estar sempre resolvendo problemas, as vezes inquilino atrasa, tem bastante manutenção, vizinho reclamando. No momento, não estou mais vendo muitas vantagens em continuar alugando. E junto com meu marido, queremos ter mais liberdade para trabalhar no nosso sítio e viajar sem ficar se preocupando com inquilino. Estou aprendendo agora sobre investimentos, ainda sou conservadora. Se fosse investir esse valor, descontando os impostos e taxas sobre esse valor. Qual seria o melhor investimento a fazer e qual seria meu retorno em média? Gostaria de saber sua opinião, desde já te agradeço! Sucesso para você e sua família!
Eu tenho um apartamento financiado, o valor dele deve tá em torno de 220 mil (todo mobiliado) eu paguei em torno de 150. Estou pensando em vender e quitar a divida e iria me sobrar uns 120 mil, minha duvida é queria vender pra comprar uma casa por um consórcio de 300 mil. Ou invisto esses 120 e fico no aluguel?
Tenho um imóvel (apartamento) bem valorizado, infelizmente está vazio no momento, sem inquilino, e eu pagando o custo (condomínio, etc.). Moro num apartamento alugado, em outro Estado, e tenho outro imóvel (casa) também em outro Estado, vazio que não consigo vender. Então, minha situação atual é esta: 2 imóveis vazios (por causa da crise ninguém tem dinheiro suficiente pra alugar e, principalmente, comprar) e eu pagando aluguel de um terceiro. Eu gostaria de vender um dos imóveis (de preferência a casa) para poder comprar um outro apartamento, afim de sair do aluguel. Caro Cerbasi, se fosse você o que faria para resolver essa situação incômoda, que já dura um ano?
Amigão, não sou o Cerbasi, mas eu venderei os dois imóveis e investiria em FUNDOS IMOBILIÁRIOS. Pesquise sobre fundo imobiliários e terá uma boa surpresa. abç
TA EM DUVIDA ONDE ANUNCIAR, A INTERNET É UMA OTIMA OPÇÃO ENTÃO QUE TAL Anuncie grátis seu imóvel no QuintoAndar usando o meu link quin.to/drhpia?codigo=N0EQP e ganhe R$ 200 de desconto nas taxas do primeiro mês de aluguel!
Boa tarde sebastia sera que eu posso ta parando de fazer envestimento imobilhar e mudsr pra outro ja paguei a primeira parcela de 656 sera que posso pegar este paguei pr mudar pra outro envestimento
Bom dia Gustavo. Estou sempre atento aos seus vídeos e ensinamentos. Por isso quero uma orientação sua. Eu e minha família estamos com um plano de reforma de nossa casa. Um imovel que vale + ou - R$ 500.000,00. A reforma está estimada por volta de R$ 100.000,00. Ai eu te pergunto, o que seria mais interessante, fazer um empréstimo no banco e ja iniciar esta reforma ou aguardar por 2 anos,fazer um esforço pra juntar esse capital e realizar este projeto com recursos próprios?
Financeiramente sempre seria melhor esperar juntar o valor e não finaciar. Mas não se deve pensar só em dinheiro, vai depender da importância da reforma de imediato no bem estar de sua família e se vai ser tranquilo pagar as prestações.
Mario Celso...atento aos vídeos do Cerbasi, haha eu aposto que ele vai dizer pra nao pegar emprestimo, apesar q os juros estao baixos, neh? Minha opiniao, se me permite, obra é aquela coisa que sabe quando comeca e nao se sabe quando termina...se está orcado para 100mil provavelmente ira ultrapassar, divida em prioridades, junte o dinheiro e faca aos poucos. Com emprestimo vai sair o dobro,hahaha, é só uma opiniao.
Quakuqe decisão que devemos tomar, devemos com todas as forças evitar empréstimos. É perca de dinheiro. Aconselho esperar, juntar e pagar a reforma tudo a vista. Pois além de não ficar endividado, poderá receber discontos pois está pagando a vista.
6 лет назад+5
Não se paga lucro imobiliário em imóveis ate 440 mil.
Andre Garcia, que bom que cheguei ate aqui, pois, eu vendi meu primeiro apto e na época fui a Receita e continuei na dúvida,haha, mas nao paguei. Foi essa a razao, certamente. Preciso me inteirar dessa regra. Obrigada.
Olá André.. Por favor me responda uma coisa.. Essa regra só é valida se a pessoa comprar outro imóvel dentro de 180 dias.. ou independente disso, como se a pessoa fosse deixar o dinheiro investido em alguma aplicação ??
6 лет назад+2
Johnny Walker não. Com esse regra dos 440 mil, vc nao precisa pagar lucro imobiliário nenhum. Mesmo após 180 dias
#CerbasiResponde... No caso do imóvel estar em financiamento por 35 anos com parcelas decrescentes, pago R$ 1900 e recebo de aluguel R$ 800 e o imóvel fica no centro de Curitiba, sem intenção de valorização. Vale a pena manter o pagamento dessa dívida e receber um aluguel ou vender e investir???
Andre, obrigado pelo contato! Continue acompanhando a página para continuarmos com esta troca de aprendizado e ver se a sua pergunta será uma das selecionadas e respondidas pelo Gustavo Cerbasi. #EquipeGustavoCerbasi
Eu vi aki em busca de uma luz. Bom. Tenho um lote onde ta construido um condominio no fundo sendo 3 apartamentos bem arrumadinhos. Nos quais nunca ficou sem alugar. Estava construindo um sobrado na frente com entrada independente. Sobrado grande c mais de 14 comodos. Parei apos mudar um vizinho farrista p lado desse meu lote. Festa funk direto. Nessa desisti de continuar de terminar o sobrado. Ficando por fazer a parte de acabamento.... comprei outro lote e to construindo outra casa p me mudar. Desde entao coloquei placa de venda nessa primeiro imovel... ainda moro nele e agora apareceu um comprador. Me bateu um arrependimento. Tenho medo de ta dando um passo errado. Tenho medo de me arrepender. Me encomodo c o som e os inquilinos n muito.... o q faço. Vendo e termino a outra casa e me mudo. Ou espero mais. Fico c os alugueis e termino o sobradp e alugo. O cara ficou de comprar. To p endoidar. Ja ate tirei o anuncio. Mas e ai. ( eu na loucura coloquei o anuncio muito abaixo do q gastei c toda as obras e valorização ) tenho medo do dinheiro da venda si acabar e eu perder o emprego e n ter esses alugueis. Por outro lado tenho medo de ter q investir mais no termino do sobrado e esse vizinho nunca der tregua! Me dê sua sabia opinião. Obrigada
#Cerbasiresponde me ajuuuuda Cerbasi!! Tenho um lote estreito mas relativamente(589 m2) grande em uma área central no centro da minha cidade, interior de Minas Gerais. Compensa financiar ou buscar uma parceria para construir casas para venda/aluguel no fundo e lojas na frente ou será que a melhor opção é vender e aplicar o dinheiro? Sou conservadora, esse lote é meu bem de maior valor e minha preocupação é ter uma renda extra daqui a 3 anos e meio. O lote foi avaliado em 180 mil
@@mucholoko90, verdade! É parece nem ter pagado bons dividendos... Não entendo porque quase todo mundo fala que é boa ... Penso seja acreditando no futuro.. Mas esses últimos 2 anos como você cita, continua o mesmo preço.
@@marirosebr Itaú é uma ótima empresa... Eu mesmo tenho 10% do meu patrimônio em ITSA4... Tá 12 por causa do Corona, senão estaria uns 14 e pagando bons dividendos
Até onde eu acompanhava isso, se comprar outro imóvel em até 180 dias, não paga IR. Senão paga sobre a diferença entre o q pagou e por quanto vendeu, como ele explicou (15% sobre 200 mil).
Já responderam abaixo, porém nao sei se quem nao declara IR e se o imóvel tem um valor limite para pagar imposto sobre o lucro, porém, sim, em 180dias se nao adquirir outro, tera que pagar o Imposto no geral. Porém eu lembro que meu primeiro apto eu vendi, fui até a Receita, e conclusao, nao paguei imposto nenhum e já tinha comprado anteriormente um outro apartamento, sendo que esse que vendi, era um preco baixo e já havia decorrido muitos anos da compra, talvez isso tenha influencia. Melhor ver com a Receita Federal, porque é tudo mal explicado e divulgado.
Sou corretor de imóveis, e com relação ao condomínio, é mais comum do que se pensa, o próprio proprietário arcar com o condomínio, até por quê, caso o inquilino não arque com o condomínio, corre-se o risco de o imóvel ser penhorado por falta de pagamento, certo? com relação ao IPTU, regra geral, é que o IPTU é de OBRIGAÇÃO do proprietário arcar, até por quê o IPTU é um imposto sobre o imóvel, certo? para evitar o risco de inadimplência do IPTU, tenho duas condutas,de acordo com cada caso. ou o proprietário arca com o condomínio, ou divido para o inquilino o valor do IPTU em 12x no contrato. Neste caso, o proprietário paga o condomínio à vista com desconto, e recebe o valor juntamente com o aluguel. Talvez ela não tenha explicado corretamente a situação. Pela Lei nº8245/91, ( Lei do inquilinato), é facultado ao locador, transferir a responsabilidade do pagamento do IPTU ao locatário, caso ele concorde...
Excelente Vídeo!!! (mas ainda preciso de ajuda)rs #CerbasiResponde estou pagando o financiamento de um apartamento a 4 anos, ja quitei R$55.000 e meu saldo devedor é de R$92.000,00, minha taxa de financiamento é de 5,5 ao ano. Financiei em 300 parcelas decrescentes ( sem comentários), hoje a parcela 59 esta em R$852,00 + 260,00 de condomínio (a melhor parte vem agora....) ele ESTAVA alugado por 700,00 (não consegui alugar por um valor maior). Hoje ele esta vazio... e me gerando um passivo mensal de R$1.012,00 prestação + condomínio... ele estando alugado me gera um passivo de R$ 312,00 por mês. Tenho pensado muito em vender... e aplicar o saldo que eu receber... qual a melhor opção? aguardar e torcer por uma valorização ou vender e ficar livre das 241 parcelas que ainda me faltamm.... ?!?!
Não sou o Cerbasi, mas pelo que entendi, vc vendendo o seu imóvel uma parte do valor vai para pagar o saldo devedor, e cerca de 55 mil iria pra sua mão né. Se for isso faz como o Cerbasi falou no vídeo. Vê o potencial da sua região, se tiver indícios que vai valorizar, segura mais um pouco, senão, vende, pega os 55 mil e começa de novo, mas nunca mais financie imóvel de novo, é muito tempo pagando. Aplique o dinheiro em fundos de investimento imobiliário (pesquise sobre, é maravilhoso, tem fundos que rendem cerca 0,80% ao mês), alugue um imóvel e invista mensalmente da sua renda, e reinvista os rendimentos desse fundo comprando novas cotas, isso vai gerar uma bola de neve de investimento e em alguns anos você terá o valor de um apartamento pra dar a vista. Espero ter ajudado.
O ideal é que o dono pague o condomínio. Claro que o aluguel também englobará esse valor, mas não é a mesma coisa, o dono do imóvel lutará para um condomínio de valor menor.
Bom dia! gostaria de saber como alguém que já cometeu a burrice de pegar um empréstimo pode colocar a vida em ordem? Comecei agora a ver e ler sobre o assunto é confesso me sinto tão ignorante financeiramente aff
Oi Patricia! Eu também cometi vários erros por ignorância financeira, mas hoje em dia minha situação está bem tranquila. Não fique preocupada, você conseguirá organizar as suas finanças. Primeiro você precisa saber como está a sua atual situação. Você sabe onde o seu dinheiro está indo? As suas despesas estão condizentes com a sua renda? Ninguém melhor que você para dizer como está a sua atual situação. Poucas pessoas recebem algum tipo de educação financeira. Não fique se sentindo assim. Quanto antes você se instruir (o que parece que você já está fazendo), mais cedo você vai conseguir se organizar e, quem sabe, atingir a independência financeira?!
Aperte os cintos (orçamento), declare guerra à dívida e enfrente-a. Uma das opções é tentar negociar diretamente com quem deve afim de conseguir descontos/abatimentos demonstrando interesse em pagar. Caso não seja interessante a negociação uma outra opção é tentar pagar a dívida contraindo outro Empréstimo só que com juros e condições melhores que o emprestimo anterior.
E se for pegar um empréstimo com condições melhores, cuidado com a tentação de ter "dinheiro na mão". PAGUE SUAS DÍVIDAS! Já vi gente se dando muito mal porque acabou pegando empréstimo para pagar as dívidas e acabou gastando o dinheiro. Resultado: a bola de neve só aumentou. MUITO.
Vender um imóvel sem corretores e imobiliárias faz você economizar até 7% que antes seria gasto com corretagem. Já imaginou economizar o suficiente para comprar um carro 0 km? Escrevi um pouco sobre isso aqui: comdono.com/blog/postagem/Como-vender-o-seu-imovel-sozinho-e-economizar-o-valor-de-um-carro
Lei do Inquilinato (Lei nº 8245/91) diz, em seu artigo 22, inciso VIII, que o locador (proprietário do imóvel) é obrigado a pagar impostos e taxas que venham a incidir sobre o mesmo (estando aí incluído o IPTU), salvo se de outra forma for estabelecido em contrato - então se está no contrato cabe ao locatário.
Sim, mas acho que ele quis dizer que o dono do imóvel deve levar em consideração o valor do IPTU, além de outras taxas, manutenção, etc na hora de propor o valor do aluguel. É a mesma história do 'frete grátis': na realidade esse valor já está deduzido no preço final ou pelo menos uma fração dele.
E tam difícil desfazer de um bem que lutou pra conquistar, embora se aquele bem não está lhe trazendo vantagens exemplo uma casa grande demais pra 1 pessoa só, alugar tem pessoas que não tem tem cuidado, quebram tudo
Concordo com você!! que decisão dificil!!
Vejo diversos vídeos ele é o único que sempre detalha os dois lados e não puxa sardinha pra um lado só igual a maioria fala.
Vender e investir na poupança, a inflação come seu dinheiro.o imóvel continua valorizando.
Essa história que imóvel só valoriza é mentira, existe depreciação e estagnação
O fator de valorização de um imóvel é a demanda. Quanto maior a demanda, maior a valorização, independente da região
Fatores como região, desenvolvimento contam muito, mas a demanda é o principal
O que mais existe são imóveis desvalorizando pela baixa demanda, e muita oferta
Tem um estudo do índice fipe-zap que mostra que a média de valorização dos imóveis no Brasil nos últimos 35 anos foi de apenas 1,3% ao ano, muito abaixo da inflação, esse negócio de sempre se valorizar é um mito, casos isolados de valorização absurda não fazem a regra.
quem é a anta que em pleno seculo 21 ainda "investi" em poupança?
@@viniciusoliveira9812e rapa, 5 anos depois pós pandemia, viu a besteira que falaste.
@@alessandrothegreat3295 claro que não!
Temos imóveis INFLACIONADOS!
Que não vendem! Uma bolha enorme, construtoras gastando um rim para levantar uma casa, e querendo dois para vender!
O desejo de ter um imóvel sempre tem! O poder de compra já é muito mais limitado
Não adiantar ter um imóvel de 700 mil que está a dois anos sem propostas! Que no final das contas e torrado em algum evento e vendido a 450, pois esse é o preço de mercado dele!
Preço do imóvel é o que vende, as construtoras querem 300 mil em um imóvel, anunciam a 450, para tentar negociar até uns 300 e poucos e ganhar uma a mais acima
Porém está cada vez mais difícil
Sinceramente olhando pelo prisma de crescimento do local nunca será. Infelizmente! Estou justamente buscando decidir se alugo ou vendo. Sinceramente avaliando pelo crescimento da região não existe possibilidades. Minha mãe morou em outro Condomínio próximo comigo uns 18 anos atrás e aqui nada mudou. Então, não é agora que vai acontecer. Rsrs Só se a linha férrea deixasse de existir. Obrigada pelo direcionamento!
Cerbasi, Parabéns!!! Como sempre, uma excelente aula. Obrigado por compartilhar esse conhecimento. Eu estava com a mesma dúvida da Nany, agora já sei os critérios que devo levar em consideração para tomar a decisão correta. Desejo muito, muito sucesso e saúde a você e toda a sua equipe.
Quantos conselhos valiosos meu amigo!
Dependendo do imóvel e da localização o aluguel não vale a pena.
A manutenção do imóvel esta cada vez mais cara e não tem mão de obra qualificada ou confiável disponível.
o tempo que o imóvel fica desocupado gera despesas e preocupações;
e quando ocupado a liquidez torna se o problema.
Sofri para reformar um imóvel, pois só aparecia empreteiros picaretas e pedreiros amadores.
Perfeito Cerbasi! Vai ajudar minha mãe que tem problemas para alugar e tenho dificuldade de mostrar a ela que no caso dela o aluguel não compensa! Obrigado!
Não compensa mesmo, estou com o mesmo problema que o cara do vídeo, alugo meu imóvel a preço de banana, rende bem menos q a poupança, ex imóvel de 250 mil, alugo por 700 sendo o mesmo semi mobiliado.
Como sempre, respostas objetivas e com muita clareza!! Sou muito fã de seu trabalho Gustavo cerbasi, e já dou like em todos seus vídeos logo no início.. Eu gostaria que todas as pessoas que pensam em engessar seu orçamento com um financiamento de um imóvel, antes olhasse seus vídeos para que tivessem a oportunidade de rever seus conceitos sobre o financiamento da " sonhada casa própria" se realmente seria a melhor decisão a ser tomada no atual momento.. forte abraço Cerbasi!
Eu tinha um apartamento financiado e, graças aos vídeos teus e da Nath, eu vendi e não me arrependo, mesmo indo contra o que a minha família pensa. Analisei todos os gastos que eu tinha com o apartamento e percebi que não era somente a parcela - que estava exorbitante após o acordo que fiz com meu ex-marido - que eu estava pagando: eu tinha também juros do cheque especial e juros de empréstimos que fiz para mobiliar. Vendi, paguei as contas e organizei meu orçamento para não pagar mais juros. Agora preciso decidir entre comprar outro ou alugar.
Neila, se me permite, muito cuidado ... a principio não compre! o aluguel costuma ser muito mais barato e dá uma liberdade imensa (se o apto apresentar problema? se tiver vizinhos problemáticos? se o prédio precisar de reforma? se a prefeitura arrumar problema? se surgir novidade ruim no bairro ou na redondeza? se o prédio rachar? etc...etc... como inquilino é só se mudar! a não ser que haja certeza de grande valorização.
@@elissandrocosta5221 estou nesse dilema. Tenho um apartamento lindo, tô no fim do financiamento (mais 3 anos), contudo meus vizinhos estão me infernizando pq estou fazendo Airbnb (não tive outra escolha). Independente disso, tem vizinhos que ficam cuidando da nossa vida, a garagem é bem apertada e o prédio (tem apenas 6 anos) precisa de uma impermeabilização no terraço, pois está dando problemas. Com comentários como o seu e o da pessoa que vendeu o imóvel dela seguindo as dicas dos RUclipsrs, acredito que o melhor caminho é eu vender o meu imóvel. Gostaria de opiniões...
Neila, me conta as novidades! O que vc decidiu fazer?
@@elissandrocosta5221 eu já penso o contrário ; morar no que é seu, sem se preocupar quando o proprietário vai pedir o imóvel ; gastos com mudanças, desmontar móveis ; não poder fazer uma reforma no que é seu. Ter seu próprio imóvel, sua casa, não tem ppreço desde q compre com sabedoria
@@linharesfabricio9025 ter um imóvel é ter segurança, principalmente num país com governantes enlouquecidos igual o nosso. País que seu dinheiro guardado de anos pode evaporar na bolsa ou com a superdesvalorização da moeda... complicado..
Cerbasi como fica a compra do imóvel neste momento de juros baixo o aluguel ainda é mais atrativo que a compra?
Como sempre ótima posicionamento!
Cerbasi Parabéns, você é um excelente mestre. Muito obrigado pelos ensinamentos.
Ótimo vídeo. Moro em Vitória-ES, conheco imóveis bons nos bairros Praia do Suá, Enseada do Suá e Bento Ferreira que estão com placas de Vende faz 2 anos e até hoje nada. Conheco um proprietário que tem um apartamento que em 2016 colocou p/a vender por R$320.000,00 o tempo foi passando e ele chegou a baixar para R$270.000,00, em dezembro de 2017 desistiu de vender e prefere ficar com o imóvel fechado (também não quer alugar, pois o Apto esta um "brinco" e não quer ficar em "leilão" de aluguel). Como ele é uma pessoa abonada, pode ficar com o imóvel fechado que não afeta em nada seu padrão de vida (de 15 em 15 dias vai uma pessoa de confiança dar uma limpada no Apto). Não sei como estão as coisas em outros Estados, mas aqui conheco alguns proprietários que estão com seus bons imóveis fechados esperando a situação melhorar, pois os valores das ofertas não estão compensando vender (muito baixo). Tem muita gente com dinheiro sim, seja p/a comprar um imóvel, aumentar o número de funcionários da sua loja ou até mesmo abrir uma nova filial, mas grande parte prefere deixar o dinheiro guardado/aplicado até ver os rumos que este país vai tomar ano que vem, poucos estão dispostos a se arriscar neste cenário de crise política/econômica em pleno ano eleitoral. Para finalizar, pelo menos onde moro, ainda não percebi essa melhora na economia como vem sendo divulgada pela mídia televisiva, não posso falar sobre os outros Estados, mas aqui a coisa ainda esta feia (mesmo com Selic baixa). Desculpa o texto imenso. Abracos.
Aqui no RJ bem igual, muitas placas de alugo, vendo e poucos conseguem. Porém, no meu achismo, creio que pouco mudará nos próximos 5anos para melhor, mas nunca se sabe....nesse mandato do próximo Presidente é que será definitivo para na próxima eleicao esse pais deslanchar...mas é só achismo meu. Muitos jovens evadindo do país, e outros tantos sem emprego, sem moradia propria...e nem querendo ter nada, nem casa, nem casamento, nem filhos, e até pets já muitos estao fugindo da posse, náo devido a estes, mas aos Veterinários , porque encarar medicina humana e veterinária, nao é pra qualquer cidadao. Triste País.
Em São Paulo mesma coisa, tenho um imóvel que a 5 anos atrás valia 280 mil hj ele está 220 e não consigo vender, fora os gastos com manutenção, água luz, IPTU, tive que alugar a preço de 🍌 ( se eu tivesse com 220 mil na poupança renderia quase o dobro do aluguel q recebo só pra vc ter uma ideia) só agora q consegui alugar e o valor só cobre as despesas do mesmo e ainda tenho q rezar pra não levar calote ou estragarem meu imóvel, tá muito difícil viu.
Povo aguardando a próxima onda de valorização dos imóveis.
Sou corretor, as perspectivas são boas, mas quero ver a acontecendo
O que até agora, quase nada
Parabéns facil de entender
Adorei Cerbasi. Tô passando por algo parecido. Obrigada
Acabei de me inscrever.
Obrigada, me ajudou muito!!!
sempre SENSACIONAL!!! simples e objetivo!
Devido a oferta de imóveis estar muito grande na minha cidade e a demanda pequena, muitos proprietários estão fazendo um valor em que já está tudo incluído. O que era cobrado só pelo aluguel antes, agora engloba tudo, já soube até de um caso em que o proprietário queria alguém apenas para assumir o condomínio (devido seu valor elevado)
onde vc mora?
Apartamento e gelada aki na minha região tem pessoas tentando alugar pelo valor do condomínio mas mesmo assim não conseguem. A preferência é casa mesmo
Eu com 300 mil na minha região eu construía 2 chácaras peqna pra alugar ,em media 3000k mês lucro cada uma.
e porque não investi o valor do aluguel???
#CerbasiResponde Estou desempregado há 5 anos sem renda com trabalho PJ, CLT ou Temporário. Tenho um imóvel pago, liquidado. Vale a pena vender esse imóvel e comprar dois apartamentos campactos para moradia e outro para locação? Ou comprar um menor e aplicar o saldo?
Renato, obrigado pelo contato! Continue acompanhando a página para continuarmos com esta troca de aprendizado e ver se a sua pergunta será uma das selecionadas e respondidas pelo Gustavo Cerbasi. #EquipeGustavoCerbasi
Sábio. Muito bom ........
Show me ajudou muito obrigada
Ótimo Gustavo e sou consultora imobiliária e não entendi como essa proprietária ficou responsável pelo condomínio, isso é responsabilidade do inquilino !!
Cada contrato é um contrato. O IPTU, por exemplo, é de responsabilidade do proprietário do imovél, entretanto o que mais se vê é o locatário pagando.
Oferta e demanda. Há muitas regiões que devido a grande oferta de imóveis, os proprietários acabam realizando o chamado "pacote".
Sempre acreditei que o IPTU fosse de responsabilidade do proprietário. Mas o Cerbasi mencionou que é do inquilino.
Lei do inquilinato
Art. 22, Inciso VII: "O locador é obrigado a pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato;"
De acordo com a lei, a responsabilidade do pagamento de impostos é do locador, entretanto o próprio inciso dita a possibilidade de repassar essas obrigações ao locatário se for acordado em contrato.
Bela consultoria, e ainda personalizada e gratuita!
2:23 A poupança não rende mais acima desse valor hahahaha
Mas aplicar em fundos imobiliários e até mesmo em ações é melhor que pôr para aluguel.
APARTAMENTO É O PIOR NEGÓCIO DO MUNDO...
GANHA 12 MIL EM UM ANO, SE NÃO ALUGAR POR 6 MESES, GANHOU 9 NA VERDADE, MAIS INFLAÇÃO = NADA!!
So nao falou da principal alternativa pra imovel que seria fundos imobiliarios
olá Gustavo, tudo bom?
Olha, o IPTU é um Imposto sobre Propriedade, o fato gerador é a propriedade de imóvel urbano, dessa forma, é usual que o custo do IPTU seja repassado ao inquilino, MAS é o inquilino pode (embora não seja comum) recorrer judicialmente, já vi um caso em que o inquilino recorreu judicialmente APÓS o período de locação e recebeu todo o valor pago em IPTU nos anos todos em que esteve no imóvel alugado. Por segurança jurídica o IPTU deve ser pago pelo proprietário.
Já o condomínio se refere ao uso do imóvel e deve ser arcado pelo inquilino.
Alais Coluchi pois é! Pensei que ninguém tinha reparado isso, só eu. O IPTU só pode ser arcado pelo inquilino SE for estipulado no contrato. E, MESMO ASSIM, se não for contrato de adesão. Na dúvida, é julgado em benefício do inquilino. Afinal, a propriedade continua sendo do dono do imóvel. O condomínio sim, é o inquilino que arca. Fora o seguro do imóvel e as taxas de incêndio. Deve-se analisar o fato gerador do tributo para atribuir a responsabilidade, não é atribuir tudo ao inquilino não. Rsrs. Cerbasi equivocou-se.
E se eu financiamento em 30 amos paguei só 5 anos ,melhor alugar ,pelo valor mensal da parcela ou repassar e resgatar valor já gasto com entrada e parcelas ?🙃
Comprei um apê que está quase pronto, a previsão da entrega é para 30jul2020, financiado pela Caixa para pagar em 35 anos, mas já estou me arrependendo devidos os juros, dei 29% de entrada e ainda vou começar a pagar o financiamento quando receber as chaves. Qual o melhor momento para vender? Ouvi rumores de que pode ser feita uma linha do metro e um shopping próximo, mas ninguém garante. O local fica no centro de SP e é cheio de comércios, bancos, tem feira, mercado, escolas. Por favor, preciso de orientação, grata.
Resumindo. Se não há nenhum potencial de valorização deste imóvel, fica inviável mantê-lo alugado? Então o melhor seria investir?
Excelente!
Ei Gustavo.... Hoje, com a queda da taxa, ainda tá valendo a pena investir em tesouro selic?!? Vlws
Cerbasi; quais bancos que você achar seguro pra transferir doc e Ted gratuitamente?
e sem tarifas e sem mensalidade. .
Se eu alugo um carro eu não pago IPVA, por que eu pago IPTU nesse caso?
#CerbasiResponde Olá Cerbasi! Obrigada pelas dicas que sempre dá. Uma riqueza.
Meu marido é militar. Saiu, agora, pra ele, o apartamento da instituição que serve para ser ocupado, depois de esperar um período na fila para esse fim.
Estamos morando em um apartamento financiado pela tabela Price, com prestações de 960 reais/mês. Pagamos 4 anos apenas, e ainda faltam 26 anos de financiamento.
Indo morar no apartamento das forças armadas, a despesa será com condomínio e taxas que somam cerca de 500 reais.
Iremos então, desocupar o nosso apt financiado. Qual melhor opção: alugar ou vendê-lo, para fugir dos juros do financiamento pela Price e investir o valor que sobrar (pelos meus cálculos, cerca de 55 mil reais)?
O valor do apt esta em torno de 200 mil reais e o saldo devedor com o banco resultante do financiamento é de 132 mil reais. Em caso de aluguel, o valor é de 900/mês, em média. Obrigada desde já!!!
Vários pontos devem ser analisados nesse caso, inclusive nesse vídeo foram explorados.
Considerando os valores aí é melhor vc alugar.
Cerbasi disse sobre o assunto e eu deixo aqui a minha experiencia :
Tenho duas casas em um mesmo lote em outra cidade e já passei por todos os tipos de difículdades q vcs possam imaginar.
Minha mãe colocou a inquilina sem contrato, depois resolvi.
Tive problemas com pessoas q não pagam aluguel, o imóvel tá destruído, a inquilina não zela da casa, a imobiliária não empenha em alugar, coloquei um pessoal p/ morar e eles não pagaram e a imobiliária não se importou, preço baixo, gastos com reformas.
Uma verdadeira tragédia. Viver de aluguel não dá, qdo não tem gnt morando é uma despesa.
Pior de tudo é q eu não vendo pq é onde cresci e não moro mais na cidade moro em outra cidade. :' (
Uma realidade conheço várias pessoas na mesma situação!
Fiz besteira, era pra ter alugado uma casa e ter colocado o dinheiro que gastei na minha em aplicação.
Muito bom!!!
Estava com bom dinheiro enfiei tudo na entrada do meu imóvel para pagar prestação baixa 670 mas já estou com 44 anos praticamente com quase 80 anos vou de bengala tentar gritar agora a casa é minha resumindo estou pensando em vender e pensar em algo que vai valorizar meu dinheiro
Gustavo ! Obrigada pelos comentários porém esse vídeo é de um outro momento da economia brasileira. Queria muito saber a sua opinião em 2023 com a selic em 13,75% vender esta muito muito tentador , porém vi agora o que falou sobre o IR sobre o lucro da venda , comprei imóvel por 228k e estou vendendo por 390k seria muito alto o IR estou na dúvida cruel nos últimos dias pq já tenho até comprador que é o próprio inquilino que está morando no imóvel. A faca e o queijo na mão só falta cortar. Me ajude por favor !
Cara se ainda não vendeu vende logo pois tá osso pra vender em se for apartamento então aki não minha região nem pelo valor do condomínio tá conseguindo alugar, vender então quase impossível, o pouco que o pessoal tá conseguindo vender e alguma casa térrea com valor bem abaixo de mercado em todo caso Boa sorte.
Aproveitei a pandemia comprei um imóvel vem abaixo do valor...reformei estou alugando
Quero comprar um imóvel mais o pessoal não abaixa o preço
#CerbasiResponde. Amigo vale a pena aderir a um plano de Previdência Privada do Banco BTG Pactual multimercado administrado pelo Adam gestor ? Parece que é esse o nome. Fiquei sabendo que esse plano não cobrar taxa de carregamento nem na entrada nem na saída. E estão conseguindo rendimento em torno de mais de 200% do CDI ao ano em menos de 2 anos que foi criado. E o foco deles seria na renda variável Estou fazendo essa pergunta porque ouço muitas notícias ruins sobre os planos de previdência privada. Veja muitos analistas afirmando que nenhuma vale a pena. O que você acha?
Pensa o seguinte: vc esta passando dinheiro para que pessoas que você não conhece possam colocar em qualquer lugar que quiserem, mesmo que só beneficiem elas e sem garantia nenhuma de rentabilidade ou de que irá receber algo no futuro. É tipo assinar um cheque em branco, entregar para um desconhecido na rua sob a promessa de que daqui 20 anos ele vai te devolver o valor mais juros. Você fica confortável com isso? Forte abraço
#CerbasiResponde Boa dia Gustavo,, sou muito seu fã suas dicas vão revolucionar minha vida eu acredito e já tenho metas,, uma pergunta, comprei um imóvel a 4 anos, paguei por ele $175000 na época financiei $153000 o restante$22 mil recurso próprio e fgts, pago $1370,00 de prestação, hoje pra quitar é$140.000,00 , aí vai a pergunta e o pulo do gato da nath kk , vale a pena eu vender esse imóvel que hoje vale $230.000,00 morar de alugueu pagando 1000 por mês e investir os $90mil,, vista que ainda falta 30 anos pra acabar as prestações fiz em 34 anos o financiamento!! Me ajuda !!!! ja passei esse plano pra minha família e toparam na hora, pois vamos ter um vida financeira com mais escolhas, já assisti os três videos do 4° masterclass e sou muito grato a você desde de já obrigado. Rodrigo Trestini 34 anos servidor público como motorista.
Nao sou especialista, mas considerando o ponto central desse vídeo, eu diria que vai valer a pena vender o imóvel hoje se ele não tiver muito possibilidade de valorização, caso contrario o ideal seria aguardar, ainda mais que R$ 90mil eh um valor baixo em termos de investimento.
Rodrigo Trestini, fiquei curiosa, voce já achou quem pague $230mil pelo seu imóvel? Investir 90mil pelo menor indice daria 347reais por mes de rendimento, e seguramente o maior indice nesse momento, nao passará de 400reais em média, creio eu, esse valor aplicado nos 30anos, rendimento aproximado 125mil sem os juros compostos, assim só multiplicando por 360meses, 30anos. Será que o total compraria a mesma moradia? Entao, $175+140=315Mil, e voce ficando com 90Mil daria 225Mil pelo imóvel, e 50Mil terá sido dissolvidos em 4anos. O que incomoda mais sao esses 30anos, pode ser que seja a seu favor ou contra, como saber? Muitas mudancas a caminho...como saber. Fico torcendo por sua resposta pelo Gerbasi. Tenho situacao semelhante num segundo imóvel, mas só tomo decisao definitiva, após as eleiçoes, vá que eu precise sumir desse país, haha
Amigo.. sei que vc não perguntou pra mim.. Mas sou vou dar uma dica pessoal..
Primeiro, se o imóvel está financiado vc obrigatoriamente está pagando um seguro caso vc morra. Se isso acontecer o imóvel estará automaticamente quitado e sua família não passará necessidades ( isso é uma segurança).
Segundo: Se vender por 230k terá de pagar 15% de imposto sobre o lucro da valorização do imóvel. Então acho que vc não terá os 90 mil na mão.
Terceiro : com a queda da selic os retorno dos investimentos estão menores. Agora não é uma boa hora pra vender um apartamento pois ainda estamos em crise e as pessoas querem pagar pouco. Em quatro anos vc pagando aluguel 1000 x 48 =48k já é quase os 55k que seu imovel se valorizou ( sem contar q próximo ano já não vai ser só 1000 o aluguel.. ). Bom torço para que vc faça uma ótima escolha.. mas não deixe de calcular nos mínimos detalhes. abraço !!
Johnny Walker boa tarde amigo agradeço pelo dica só uma observação,, a casa está metade eu meu nome e medade no nome da minha esposa conseqüentemente só quita a metade se um morrer mas sinceramente espero vida longa ao rei kkkk, segunda obs, é meu unico imóvel até $440 mil é isento de imposto de renda, terceira obs , vou investir os $90 mim uma parte rende fixa e a outra em negócios com socios e amigos moro no interior é isso aqui é muito comum compra e venda de carros, terreno e dinheiro a juros pra comercianetes na região eles usa esse recurso pra almentar seus negócios e gerando mais empregos na cidade, isses negócios vão me gerar um rende pela casa de 1.4 % ao mês, mas agradeço pelo dica , é muito bom ter visões diferentes pra que possamos tomar a melhor decisão, agradeço.
Realmente o lance dos 440 mil esta certo mesmo.. o Gustavo até errou nesse quesito.. é que agora vc deu mais informação detalhadas é da pra entender sua lógica.. Mas é isso Rodrigo, lhe desejo boa sorte ai nessa virada !!
Muito bom
Olá tudo bem? Gustavo, hoje, 5 anos depois que você fez esse vídeo, qual seria a sua resposta? Minha situação é um pouco parecida, nossa região não é muito valorizada, mas daria pra tentar vender por no máximo R$250mil à R$300mil. É uma cidade 5 mil habitantes e está em crescimento rápido, próxima a capital de Porto Alegre. Só que o nosso imóvel tem estrutura para 5 quitinetes que teria uma renda de 3 mil por mês. Atualmente está nos rendendo em média de 1800,00. Só que tem aquela questão dos inquilinos, de estar sempre resolvendo problemas, as vezes inquilino atrasa, tem bastante manutenção, vizinho reclamando. No momento, não estou mais vendo muitas vantagens em continuar alugando. E junto com meu marido, queremos ter mais liberdade para trabalhar no nosso sítio e viajar sem ficar se preocupando com inquilino. Estou aprendendo agora sobre investimentos, ainda sou conservadora. Se fosse investir esse valor, descontando os impostos e taxas sobre esse valor. Qual seria o melhor investimento a fazer e qual seria meu retorno em média? Gostaria de saber sua opinião, desde já te agradeço! Sucesso para você e sua família!
A resposta é a mesma. A estratégia é atemporal.
Obrigada por responder tão rápido.
Eu tenho um apartamento financiado, o valor dele deve tá em torno de 220 mil (todo mobiliado) eu paguei em torno de 150. Estou pensando em vender e quitar a divida e iria me sobrar uns 120 mil, minha duvida é queria vender pra comprar uma casa por um consórcio de 300 mil. Ou invisto esses 120 e fico no aluguel?
Saia fora de consórcio, ruim demais.
Olá Gustavo sou seu fan, poderia falar de day trade?
Ademais, a RF garfa o Aluguel em 27,5%, sendo o nosso principal sócio, sem nenhuma obrigação. 20182018.
Tenho um imóvel (apartamento) bem valorizado, infelizmente está vazio no momento, sem inquilino, e eu pagando o custo (condomínio, etc.).
Moro num apartamento alugado, em outro Estado, e tenho outro imóvel (casa) também em outro Estado, vazio que não consigo vender.
Então, minha situação atual é esta: 2 imóveis vazios (por causa da crise ninguém tem dinheiro suficiente pra alugar e, principalmente, comprar) e eu pagando aluguel de um terceiro.
Eu gostaria de vender um dos imóveis (de preferência a casa) para poder comprar um outro apartamento, afim de sair do aluguel.
Caro Cerbasi, se fosse você o que faria para resolver essa situação incômoda, que já dura um ano?
Amigão, não sou o Cerbasi, mas eu venderei os dois imóveis e investiria em FUNDOS IMOBILIÁRIOS. Pesquise sobre fundo imobiliários e terá uma boa surpresa. abç
TA EM DUVIDA ONDE ANUNCIAR, A INTERNET É UMA OTIMA OPÇÃO ENTÃO QUE TAL Anuncie grátis seu imóvel no QuintoAndar usando o meu link quin.to/drhpia?codigo=N0EQP e ganhe R$ 200 de desconto nas taxas do primeiro mês de aluguel!
Tem que abaixar o preço do aluguel amigo, senão continuará sem demanda.
NÃO VENDA, PATRIMÔNIO SE ACUMULA NÃO SE GIRA.
Boa tarde sebastia sera que eu posso ta parando de fazer envestimento imobilhar e mudsr pra outro ja paguei a primeira parcela de 656 sera que posso pegar este paguei pr mudar pra outro envestimento
Bom dia Gustavo. Estou sempre atento aos seus vídeos e ensinamentos. Por isso quero uma orientação sua. Eu e minha família estamos com um plano de reforma de nossa casa. Um imovel que vale + ou - R$ 500.000,00. A reforma está estimada por volta de R$ 100.000,00. Ai eu te pergunto, o que seria mais interessante, fazer um empréstimo no banco e ja iniciar esta reforma ou aguardar por 2 anos,fazer um esforço pra juntar esse capital e realizar este projeto com recursos próprios?
Financeiramente sempre seria melhor esperar juntar o valor e não finaciar. Mas não se deve pensar só em dinheiro, vai depender da importância da reforma de imediato no bem estar de sua família e se vai ser tranquilo pagar as prestações.
Se você puder esperar, é melhor juntar dinheiro por 2 dois anos e fazer, pois assim você não paga juros.
Mario Celso...atento aos vídeos do Cerbasi, haha eu aposto que ele vai dizer pra nao pegar emprestimo, apesar q os juros estao baixos, neh? Minha opiniao, se me permite, obra é aquela coisa que sabe quando comeca e nao se sabe quando termina...se está orcado para 100mil provavelmente ira ultrapassar, divida em prioridades, junte o dinheiro e faca aos poucos. Com emprestimo vai sair o dobro,hahaha, é só uma opiniao.
Quakuqe decisão que devemos tomar, devemos com todas as forças evitar empréstimos. É perca de dinheiro. Aconselho esperar, juntar e pagar a reforma tudo a vista. Pois além de não ficar endividado, poderá receber discontos pois está pagando a vista.
Não se paga lucro imobiliário em imóveis ate 440 mil.
André Garcia verdade. Acredito q o cerbase tenha se equivocado ao dar a informação de que teria de pagar imposto nesta venda de imóvel
Desde que único imóvel.
Andre Garcia, que bom que cheguei ate aqui, pois, eu vendi meu primeiro apto e na época fui a Receita e continuei na dúvida,haha, mas nao paguei. Foi essa a razao, certamente. Preciso me inteirar dessa regra. Obrigada.
Olá André.. Por favor me responda uma coisa.. Essa regra só é valida se a pessoa comprar outro imóvel dentro de 180 dias.. ou independente disso, como se a pessoa fosse deixar o dinheiro investido em alguma aplicação ??
Johnny Walker não. Com esse regra dos 440 mil, vc nao precisa pagar lucro imobiliário nenhum. Mesmo após 180 dias
#CerbasiResponde... No caso do imóvel estar em financiamento por 35 anos com parcelas decrescentes, pago R$ 1900 e recebo de aluguel R$ 800 e o imóvel fica no centro de Curitiba, sem intenção de valorização. Vale a pena manter o pagamento dessa dívida e receber um aluguel ou vender e investir???
Andre, obrigado pelo contato! Continue acompanhando a página para continuarmos com esta troca de aprendizado e ver se a sua pergunta será uma das selecionadas e respondidas pelo Gustavo Cerbasi. #EquipeGustavoCerbasi
Tenho uma casa em meu nome de usufruto s qero vender e comprar outra em outra Cidade eu posso fazer isso
Já dou like antes de ver o vídeo. 😂
Dois
Eu vi aki em busca de uma luz. Bom. Tenho um lote onde ta construido um condominio no fundo sendo 3 apartamentos bem arrumadinhos. Nos quais nunca ficou sem alugar. Estava construindo um sobrado na frente com entrada independente. Sobrado grande c mais de 14 comodos. Parei apos mudar um vizinho farrista p lado desse meu lote. Festa funk direto. Nessa desisti de continuar de terminar o sobrado. Ficando por fazer a parte de acabamento.... comprei outro lote e to construindo outra casa p me mudar. Desde entao coloquei placa de venda nessa primeiro imovel... ainda moro nele e agora apareceu um comprador. Me bateu um arrependimento. Tenho medo de ta dando um passo errado. Tenho medo de me arrepender. Me encomodo c o som e os inquilinos n muito.... o q faço. Vendo e termino a outra casa e me mudo. Ou espero mais. Fico c os alugueis e termino o sobradp e alugo. O cara ficou de comprar. To p endoidar. Ja ate tirei o anuncio. Mas e ai. ( eu na loucura coloquei o anuncio muito abaixo do q gastei c toda as obras e valorização ) tenho medo do dinheiro da venda si acabar e eu perder o emprego e n ter esses alugueis. Por outro lado tenho medo de ter q investir mais no termino do sobrado e esse vizinho nunca der tregua! Me dê sua sabia opinião. Obrigada
#Cerbasiresponde me ajuuuuda Cerbasi!! Tenho um lote estreito mas relativamente(589 m2) grande em uma área central no centro da minha cidade, interior de Minas Gerais. Compensa financiar ou buscar uma parceria para construir casas para venda/aluguel no fundo e lojas na frente ou será que a melhor opção é vender e aplicar o dinheiro? Sou conservadora, esse lote é meu bem de maior valor e minha preocupação é ter uma renda extra daqui a 3 anos e meio. O lote foi avaliado em 180 mil
Construa kitnets, com um terreno desse tamanho dá pra construir umas 10 kitnets e viver de aluguel de todas elas.
@@alefrom92 não da para suportsr 10 inquilinos mais do que 6 meses... a pessoa teria uma avc ou enfarte....kkkkkkk
@@FlavioSilva_Pereira oxi é só intermediar por imobiliárias ou alguma empresa gestora de imóveis, você nem vê a cara do inquilino kkkkk.
@@alefrom92 kkkkkk é uma opção, mas a maioria cobra o primeiro aluguel mais 10% a.m.
Itausa e uma boa ação pra investir no momento está 12 reais a ação
2 anos depois e tá exatamente o mesmo preço kkk
@@mucholoko90, verdade! É parece nem ter pagado bons dividendos...
Não entendo porque quase todo mundo fala que é boa ...
Penso seja acreditando no futuro..
Mas esses últimos 2 anos como você cita, continua o mesmo preço.
@@marirosebr Itaú é uma ótima empresa... Eu mesmo tenho 10% do meu patrimônio em ITSA4... Tá 12 por causa do Corona, senão estaria uns 14 e pagando bons dividendos
Mais se você tem apenas um imóvel se vender e obter lucro mesmo assim tem que pagar o Imposto de Renda?
Ronaldo Silva
*Mas
Até onde eu acompanhava isso, se comprar outro imóvel em até 180 dias, não paga IR. Senão paga sobre a diferença entre o q pagou e por quanto vendeu, como ele explicou (15% sobre 200 mil).
Já responderam abaixo, porém nao sei se quem nao declara IR e se o imóvel tem um valor limite para pagar imposto sobre o lucro, porém, sim, em 180dias se nao adquirir outro, tera que pagar o Imposto no geral. Porém eu lembro que meu primeiro apto eu vendi, fui até a Receita, e conclusao, nao paguei imposto nenhum e já tinha comprado anteriormente um outro apartamento, sendo que esse que vendi, era um preco baixo e já havia decorrido muitos anos da compra, talvez isso tenha influencia. Melhor ver com a Receita Federal, porque é tudo mal explicado e divulgado.
Sou corretor de imóveis, e com relação ao condomínio, é mais comum do que se pensa, o próprio proprietário arcar com o condomínio, até por quê, caso o inquilino não arque com o condomínio, corre-se o risco de o imóvel ser penhorado por falta de pagamento, certo? com relação ao IPTU, regra geral, é que o IPTU é de OBRIGAÇÃO do proprietário arcar, até por quê o IPTU é um imposto sobre o imóvel, certo? para evitar o risco de inadimplência do IPTU, tenho duas condutas,de acordo com cada caso. ou o proprietário arca com o condomínio, ou divido para o inquilino o valor do IPTU em 12x no contrato. Neste caso, o proprietário paga o condomínio à vista com desconto, e recebe o valor juntamente com o aluguel. Talvez ela não tenha explicado corretamente a situação. Pela Lei nº8245/91, ( Lei do inquilinato), é facultado ao locador, transferir a responsabilidade do pagamento do IPTU ao locatário, caso ele concorde...
Bom dia ! Fiquei com dúvida em relação ao imóvel de 300 mil e que ele falou que devido algumas taxas podem chegar a 200 , que taxa são essas ?
Deveria ser proibido por lei inquilino pagar IPTU. Um verdadeiro abuso.
Da onde o inquilino vai pagar condomínio
patrimônio não se gira, patrimônio se acumula!
Bastter
Quanto mais sobe o valor do imóvel menos pessoas para comprá-lo.
Excelente Vídeo!!! (mas ainda preciso de ajuda)rs #CerbasiResponde
estou pagando o financiamento de um apartamento a 4 anos, ja quitei R$55.000 e meu saldo devedor é de R$92.000,00, minha taxa de financiamento é de 5,5 ao ano. Financiei em 300 parcelas decrescentes ( sem comentários), hoje a parcela 59 esta em R$852,00 + 260,00 de condomínio (a melhor parte vem agora....) ele ESTAVA alugado por 700,00 (não consegui alugar por um valor maior). Hoje ele esta vazio... e me gerando um passivo mensal de R$1.012,00 prestação + condomínio... ele estando alugado me gera um passivo de R$ 312,00 por mês.
Tenho pensado muito em vender... e aplicar o saldo que eu receber... qual a melhor opção? aguardar e torcer por uma valorização ou vender e ficar livre das 241 parcelas que ainda me faltamm.... ?!?!
Não sou o Cerbasi, mas pelo que entendi, vc vendendo o seu imóvel uma parte do valor vai para pagar o saldo devedor, e cerca de 55 mil iria pra sua mão né. Se for isso faz como o Cerbasi falou no vídeo. Vê o potencial da sua região, se tiver indícios que vai valorizar, segura mais um pouco, senão, vende, pega os 55 mil e começa de novo, mas nunca mais financie imóvel de novo, é muito tempo pagando. Aplique o dinheiro em fundos de investimento imobiliário (pesquise sobre, é maravilhoso, tem fundos que rendem cerca 0,80% ao mês), alugue um imóvel e invista mensalmente da sua renda, e reinvista os rendimentos desse fundo comprando novas cotas, isso vai gerar uma bola de neve de investimento e em alguns anos você terá o valor de um apartamento pra dar a vista. Espero ter ajudado.
O ideal é que o dono pague o condomínio. Claro que o aluguel também englobará esse valor, mas não é a mesma coisa, o dono do imóvel lutará para um condomínio de valor menor.
...venderia esse imovel e faria quitinets.....a lucratividade por metro quadrado e muito maior.....
Bom dia!
gostaria de saber como alguém que já cometeu a burrice de pegar um empréstimo pode colocar a vida em ordem? Comecei agora a ver e ler sobre o assunto é confesso me sinto tão ignorante financeiramente aff
Oi Patricia! Eu também cometi vários erros por ignorância financeira, mas hoje em dia minha situação está bem tranquila. Não fique preocupada, você conseguirá organizar as suas finanças.
Primeiro você precisa saber como está a sua atual situação. Você sabe onde o seu dinheiro está indo? As suas despesas estão condizentes com a sua renda? Ninguém melhor que você para dizer como está a sua atual situação.
Poucas pessoas recebem algum tipo de educação financeira. Não fique se sentindo assim. Quanto antes você se instruir (o que parece que você já está fazendo), mais cedo você vai conseguir se organizar e, quem sabe, atingir a independência financeira?!
O primeiro passo é importantíssimo. Esse você já deu. Basta seguir aprendendo.
Sergio Quintella Exatamente! Importante aprender e colocar em prática o que aprender!
Aperte os cintos (orçamento), declare guerra à dívida e enfrente-a. Uma das opções é tentar negociar diretamente com quem deve afim de conseguir descontos/abatimentos demonstrando interesse em pagar. Caso não seja interessante a negociação uma outra opção é tentar pagar a dívida contraindo outro Empréstimo só que com juros e condições melhores que o emprestimo anterior.
E se for pegar um empréstimo com condições melhores, cuidado com a tentação de ter "dinheiro na mão". PAGUE SUAS DÍVIDAS! Já vi gente se dando muito mal porque acabou pegando empréstimo para pagar as dívidas e acabou gastando o dinheiro. Resultado: a bola de neve só aumentou. MUITO.
Vender um imóvel sem corretores e imobiliárias faz você economizar até 7% que antes seria gasto com corretagem. Já imaginou economizar o suficiente para comprar um carro 0 km? Escrevi um pouco sobre isso aqui: comdono.com/blog/postagem/Como-vender-o-seu-imovel-sozinho-e-economizar-o-valor-de-um-carro
Uma palavra: airbnb
kkkkkkkkkkkkkk
IPTU quem paga é o dono do imóvel, imposto sobre propriedade, cobrar do inquilino é ilegal
Competência Total pensei o mesmo! Ainda cabe a ação pelo inquilino, se ele pagar.
E quando imobiliária coloca no contrato,como fica já que o inquilino assinou tendo lido ou não? Posso reclamar esse pagamento feito?
Lei do Inquilinato (Lei nº 8245/91) diz, em seu artigo 22, inciso VIII, que o locador (proprietário do imóvel) é obrigado a pagar impostos e taxas que venham a incidir sobre o mesmo (estando aí incluído o IPTU), salvo se de outra forma for estabelecido em contrato - então se está no contrato cabe ao locatário.
Sim, mas acho que ele quis dizer que o dono do imóvel deve levar em consideração o valor do IPTU, além de outras taxas, manutenção, etc na hora de propor o valor do aluguel. É a mesma história do 'frete grátis': na realidade esse valor já está deduzido no preço final ou pelo menos uma fração dele.