Criamos um grupo de WhatsApp pra radioamadores que curtem atividades ao ar livre. Não sei se é muito promissor, mas fica o convite: chat.whatsapp.com/B6Qz65brduI1ww1Dx8e0Bk
Parabéns!!! Que vídeo TOP!!! Sou rádio amador e pratico SOTA. O mundo do radioamadorismo é fantástico. Galera façam seus indicativos e venham para as frequências. Garanto que não vão se arrepender. Fazer rádio do jeito certo, legalizado, sabendo quais frequências utilizar e porque. Além de muito divertido pode salvar vidas em situações extremas. Forte 73.
Valeu Guto, a gente criou um grupo de WhatsApp pra radioamadores trilheiros, não sei se é muito promissor, mas se quiser participar, segue o link: chat.whatsapp.com/B6Qz65brduI1ww1Dx8e0Bk
Muito bom, alguns anos atrás fui ao prédio da Anatel na rua Vergueiro em São Paulo em busca de informações sobre o coer e pasmem, ninguém (que me atendeu) sabia do que eu estava falando... maravilha de processo!
Sensacional! Falta vídeos sobre esse tema e qualidade no RUclips. E do nada o cara mete um App facilitando tudo, fantástico. Com certeza mais vídeos sobre o tema e equipamentos, seria muito bem vindo.
Год назад+4
Me tornei um radioamador registrado na Anatel Graças as práticas outdoor, muito útil e divertido, recomendo a todos.
cara, faz tempo que tenho vontade de me habilitar e adquirir um rádio, mesmo que ache que vá usar pouco vou ver se me dedico e chego lá hoje lembrei do teu canal e vim procurar o que vinha postando, e encontrei esse ótimo vídeo grande abraço
Eu também uso pouco, mas testo bastante e me dá mais segurança em alguns lugares, principalmente quando estou trabalhando de guia. Já fiz algumas travessias que tinham cobertura de repetidora de radioamador no trajeto todo!
Год назад+4
Parabéns Marcelo! Que a comunicação nas montanhas se multiplique! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Muito booom. Gosto muito de trilhar e agr tou hipnotizado com o mundo do rádio amadorismo. Tou pesquisando e estudando como fazer todo o procedimento e qual e quando comprar meu rádio. Chega fiquei muito animado quando vi o grupo do whatsapp achando q iria conseguir ter mais contatos e quem sabe mais orientações diretas de quem faz parte desse universo, mas o link n está mais válido. Sou de Alagoas. Se alguém conhecer clubes ou pessoas que praticam aqui na região eu ficaria muito grato se pudessem de alguma forma me ajudar a entrar em contado com elas. Se houver algum grupo de radioamador ou entusiasta do qual eu possa fazer parte, pfvr disponibilizem aqui. Abraço, pessoal
Conteúdo top. Tenho vontade de conhecer mais essa atividade de rádio amadorismo. Vc poderia tbm fazer os comparativos entre tipos de rádio, seria muito bom pra quem está começando. Valeu pelo conteúdo.
Muito bom. Há uns anos estudei como era o processo e acabei não levando pra frente e peguei um rádio ondas curtas portátil que também é legal usar em lugares altos pra buscar sinais do outro lado do planeta, como recreação . Acho que esse app é o pontapé que faltava para eu dar início no processo. Parabéns pela iniciativa e sucesso. Baixei já o App e o Westy 😅
Vou estudar maneiras de trazer a sirene de volta, só não sei se estou psicologicamente preparado pro hate. A brutalidade da Polícia Ultralight ainda é um problema sério na corporação.
Parabéns Marcelo pela iniciativa de tomar frente a um assunto bem importante, que pode ajudar muitas pessoas em situações de emergência. Ótimo seu APP!
Eu uso rádio comunicador há uns 06 anos, e não abro mão nos eventos de pesca de caiaque, viagens com mais carros, grupos de offroad etc. Tenho baofeng e não tenho certificado da Anatel
Muito show! Tenho rádios do tipo walkie-talkie pra comunicação entre membros do grupo durante as atividades e já me ajudou em uma escalada no PNI. Nas pesquisas desse tipo de modelo que vc apresenta, achei rádios que carregam via USB, achei muito valioso visto a possibilidade de se levar um Power Bank e ter mais chances de contato em casos de pedidos de socorro
Não conheço nenhum rádio VHF/UHF com entrada USB, mas há carregadores com tomada USB que você pode plugar num powerbank, inclusive pro meu rádio. Quais seriam estes modelos que você viu?
Já tive problemas com meu Rastreador Satelital, em trilhas onde a mata é fechada, fiquei cerca de 4 horas sem sinal, se tivesse ocorrido uma emergência teria sido difícil um contato de resgate. Por usar uma frequência muito alta (GHz), o satelital tem mais dificuldade na propagação da onda por obstáculos naturais, ele precisa de uma visada limpa do céu. Um rádio VHF (frequência de MHz) tem maior facilidade para propagação do sinal, é muito provável que funcione nessa condição. Outro ponto a considerar é que a maioria dos comunicadores via satélite são "somente alerta", ou seja, quem vai fazer o resgate sabe sua localização mas não sabe se você está com uma perna quebrada, com uma picada de cobra, etc... Já os rádios VHF daria para você reportar o que ocorreu e o resgate dar o melhor grau de prioridade necessário para a situação. (exceção: a nova geração de satelital permite escrever uma mensagem de texto no teclado do equipamento com uma mensagem descrevendo a situação). Com relação a custos (ano 2023) o satelital o equipamento é caro, as 2 marcas mais conhecidas, 3500 ou 1000 reais o aparelho, e em torno de 800 reais a anuidade. O rádio VHF se encaixa em um custo muito mais barato. Só vejo vantagens para uso de rádio em regiões de trilhas "normais"! Satelital talvez seja melhor em regiões remotas, sem cidades há mais de centenas de quilômetros
Pois é, Pedro, tenho ambos os dispositivos (um rádio e um comunicador satelital Garmin inReach) e considero eles complementares, não rivais, porém o custo do comunicador satelital é extremamente elevado e não há indícios de que vá ficar barato um dia, eu só ativo a assinatura do inReach quando vou pra lugares realmente inóspitos e perigosos, ou quando o grupo tá disposto a rachar o custo.
Os outros rádios de preço comparável seriam os Baofeng, mas eles perdem muito nos comparativos de nível de ruído no áudio, então não recomendo. Tem outros modelos da Retevis, como o RA586 que tem entrada USB-C: s.click.aliexpress.com/e/_DELP637 E depois tem o rádio digital, RT3S que é bacana e agrega uns recursos, mas é bem mais caro: s.click.aliexpress.com/e/_DE5Ri0d
Ótimo vídeo!! Qual a diferença, caso exista, entre um rádio amador, igual ao seu por exemplo, e um outro rádio tipo "walktalk" tipo Motorola, etc..? ... não sei se me expliquei claramente rs
O walkie-talkie da Motorola, conhecido como Talkabout, tem lei própria e é conhecido como Radiocomunicação de Uso Geral (RUGE). Dispensa licença, limite de 0.5w em 26 canais de frequências específicas. Já o universo do radioamador é MUITO mais amplo, também com lei própria, exige habilitação de operador e licença de estação para modalidade fixa, móvel e portátil, com mais de 100w de potência, repetidoras e até satélites. Em ambos, RUGE e radioamadorismo, exige-se homologação de qualquer rádio em uso.
Comprei um par de baofeng uv-5r, e estou fazendo todo o processo burocrático para poder usa-los dentro da lei. Já tirei o coer agora faltam algumas coisas! Acho que é importante nas trilhas ter um meio de comunicação independente de rede de celular, e o radioamadorismo parece ser a solução.
Quanto mais gente aprender a usar, mais eficiente vai ser. O radioamadorismo anda meio morto, apesar das novas tecnologias, acredito que essas atividades podem rejuvenecê-lo um pouco.
Pois é. Dicas preciosas. Mas o ser humano paga pra ver. Sou ciclista e já alertei sobre a necessidade do HT nas trilhas. Antigamente os celulares funcionavam até na rede EDGE, ficando fácil mandar um SMS. Hoje, nem na 3G. Inclusive em minha cidade a dois anos atrás houve um apagão, em que nem celulares funcionavam (rádios-base aqui, só ligados na rede elétrica). 30 minutos. Sem estragos. Mas e se fosse uma noite inteira?!
Pois é, em certos municípios do Brasil não há nem previsão de cobertura de celular, tive um choque de realidade quando saí do interior de SP. Também há muita gente que se ilude achando que a comunicação satelital vai ficar barata com a Starlink.
Questão de ter vários rádios a mesma pessoa, teria que homologar cada um né? As taxas de 20% deveria pagar por cada um né? Exemplo: fiz uma expedição em uma caverna no interior de Rondônia, neste local já aconteceram acidentes como afogamento ou tromba d'água... e o estado de Rondônia não tem nenhum órgão de resgate. Eu poderia ter dois radios e um ficar com alguém fora da caverna. Outro exemplo: se eu faço viagens esporádicas de carro e gostaria de me comunicar entre os carros. Em todos os carros é obrigatório a homologação dos rádios mesmo para uso esporádico, correto?
A Homologação é obrigatória apenas para rádios que não tiverem o selo da Anatel, mas é GRATUITA, basta preencher uns formulários no site e aguardar 10 dias. Já a Licença é paga por modalidade, não por equipamento. Ou seja, mesmo que você tenha 5 rádios como este do vídeo, você só vai pagar 1 licença de "estação móvel". Caso, além do rádio de mão, você tenha um rádio de mesa (chamado de rádio-base), aí sim vai precisar de uma licença adicional, para "estação fixa".
Esse negócio de registrar, prova e os caralhos é novo?? KKKK pq eu tinha rádios pra brincar de polícia ladrão quando era criança e eu não pagava nada não, eu só comprei e sai usando KKKK e eu me comunicava com taxistas e pessoas aleatórias quando buscava frequências novas.
Não, você provavelmente brincava com um walkie talkie ou um rádio PX (usado por taxistas e caminhoneiros), que não precisam de licença, não tem repetidoras e usam frequências diferentes do radioamadorismo.
@@higousdavith4208 Qual? O RT85 que eu tava usando no vídeo custou R$ 120. Se você tiver falando do RT3S que botei na descrição, é um rádio digital com GPS e um monte de funções legais, não dá pra comparar.
Criamos um grupo de WhatsApp pra radioamadores que curtem atividades ao ar livre. Não sei se é muito promissor, mas fica o convite: chat.whatsapp.com/B6Qz65brduI1ww1Dx8e0Bk
Opa....legal
Parabéns!!! Que vídeo TOP!!! Sou rádio amador e pratico SOTA. O mundo do radioamadorismo é fantástico. Galera façam seus indicativos e venham para as frequências. Garanto que não vão se arrepender. Fazer rádio do jeito certo, legalizado, sabendo quais frequências utilizar e porque. Além de muito divertido pode salvar vidas em situações extremas. Forte 73.
Valeu Guto, a gente criou um grupo de WhatsApp pra radioamadores trilheiros, não sei se é muito promissor, mas se quiser participar, segue o link: chat.whatsapp.com/B6Qz65brduI1ww1Dx8e0Bk
Muito bom, alguns anos atrás fui ao prédio da Anatel na rua Vergueiro em São Paulo em busca de informações sobre o coer e pasmem, ninguém (que me atendeu) sabia do que eu estava falando... maravilha de processo!
É puro descaso!
Sensacional! Falta vídeos sobre esse tema e qualidade no RUclips. E do nada o cara mete um App facilitando tudo, fantástico.
Com certeza mais vídeos sobre o tema e equipamentos, seria muito bem vindo.
Me tornei um radioamador registrado na Anatel Graças as práticas outdoor, muito útil e divertido, recomendo a todos.
Sempre quis um sempre faço trilhas nunca pensei q seria divertido achava q seria somente para emergências, porém agora finalmente vou adquirir os meu.
cara, faz tempo que tenho vontade de me habilitar e adquirir um rádio, mesmo que ache que vá usar pouco
vou ver se me dedico e chego lá
hoje lembrei do teu canal e vim procurar o que vinha postando, e encontrei esse ótimo vídeo
grande abraço
Eu também uso pouco, mas testo bastante e me dá mais segurança em alguns lugares, principalmente quando estou trabalhando de guia.
Já fiz algumas travessias que tinham cobertura de repetidora de radioamador no trajeto todo!
Parabéns Marcelo!
Que a comunicação nas montanhas se multiplique!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns pela iniciativa Marcelo. Forte/73. PU2RCQ.
Valeu, Robson.
Feliz que seu comentário apareceu dessa vez 😅, hahaha.
Ótimo vídeo. Prático e sem mimimi. Parabéns pelo conteúdo.
baixei o app, estou no primeiro boleto!!!
Agora não tem mais volta, tem que ir até o fim! Hahahaha
Muito booom. Gosto muito de trilhar e agr tou hipnotizado com o mundo do rádio amadorismo. Tou pesquisando e estudando como fazer todo o procedimento e qual e quando comprar meu rádio. Chega fiquei muito animado quando vi o grupo do whatsapp achando q iria conseguir ter mais contatos e quem sabe mais orientações diretas de quem faz parte desse universo, mas o link n está mais válido. Sou de Alagoas. Se alguém conhecer clubes ou pessoas que praticam aqui na região eu ficaria muito grato se pudessem de alguma forma me ajudar a entrar em contado com elas. Se houver algum grupo de radioamador ou entusiasta do qual eu possa fazer parte, pfvr disponibilizem aqui. Abraço, pessoal
Baixe o aplicativo Guia do Radioamador, que eu desenvolvi. Lá tem todas instruções e os links dos grupos,
Adoro as imagens meramente ilustrativas que pópam na edição 😂
Mãe, tô no RUclips! 😂
Parabéns pelo vídeo e pelo trabalho, excelente!
Gostei muito desse conteúdo
Parabéns
Boa Marcelo!!!
Como sempre, com informações de qualidade e compartilhamento de novas experiências!!!
Conteúdo top. Tenho vontade de conhecer mais essa atividade de rádio amadorismo. Vc poderia tbm fazer os comparativos entre tipos de rádio, seria muito bom pra quem está começando. Valeu pelo conteúdo.
Muito bom. Há uns anos estudei como era o processo e acabei não levando pra frente e peguei um rádio ondas curtas portátil que também é legal usar em lugares altos pra buscar sinais do outro lado do planeta, como recreação . Acho que esse app é o pontapé que faltava para eu dar início no processo. Parabéns pela iniciativa e sucesso. Baixei já o App e o Westy 😅
O procedimento burocrático é muito confuso mesmo, é um baita desincentivo a se tornar radioamador.
Eu tava com saudade da Sirene Ultralight 😂😂😂
Obrigado pela contribuição, Marcelo! Isso pode salvar vidas.
Vou estudar maneiras de trazer a sirene de volta, só não sei se estou psicologicamente preparado pro hate. A brutalidade da Polícia Ultralight ainda é um problema sério na corporação.
Parabéns e muito obrigado!
Parabéns Marcelo pela iniciativa de tomar frente a um assunto bem importante, que pode ajudar muitas pessoas em situações de emergência. Ótimo seu APP!
Otimo video. Esse fds fiz uma trilha/acampamento e consegui comunicação a 40 km de distancia.
Legal né? Eu fiquei meio surpreso com o tanto de contatos distantes que conseguimos nas trilhas aqui de SP.
Eu uso rádio comunicador há uns 06 anos, e não abro mão nos eventos de pesca de caiaque, viagens com mais carros, grupos de offroad etc.
Tenho baofeng e não tenho certificado da Anatel
Muito show!
Tenho rádios do tipo walkie-talkie pra comunicação entre membros do grupo durante as atividades e já me ajudou em uma escalada no PNI. Nas pesquisas desse tipo de modelo que vc apresenta, achei rádios que carregam via USB, achei muito valioso visto a possibilidade de se levar um Power Bank e ter mais chances de contato em casos de pedidos de socorro
Não conheço nenhum rádio VHF/UHF com entrada USB, mas há carregadores com tomada USB que você pode plugar num powerbank, inclusive pro meu rádio.
Quais seriam estes modelos que você viu?
Parabéns pelo vídeo! Ficou ótimo.
Já tive problemas com meu Rastreador Satelital, em trilhas onde a mata é fechada, fiquei cerca de 4 horas sem sinal, se tivesse ocorrido uma emergência teria sido difícil um contato de resgate. Por usar uma frequência muito alta (GHz), o satelital tem mais dificuldade na propagação da onda por obstáculos naturais, ele precisa de uma visada limpa do céu. Um rádio VHF (frequência de MHz) tem maior facilidade para propagação do sinal, é muito provável que funcione nessa condição. Outro ponto a considerar é que a maioria dos comunicadores via satélite são "somente alerta", ou seja, quem vai fazer o resgate sabe sua localização mas não sabe se você está com uma perna quebrada, com uma picada de cobra, etc... Já os rádios VHF daria para você reportar o que ocorreu e o resgate dar o melhor grau de prioridade necessário para a situação. (exceção: a nova geração de satelital permite escrever uma mensagem de texto no teclado do equipamento com uma mensagem descrevendo a situação). Com relação a custos (ano 2023) o satelital o equipamento é caro, as 2 marcas mais conhecidas, 3500 ou 1000 reais o aparelho, e em torno de 800 reais a anuidade. O rádio VHF se encaixa em um custo muito mais barato. Só vejo vantagens para uso de rádio em regiões de trilhas "normais"! Satelital talvez seja melhor em regiões remotas, sem cidades há mais de centenas de quilômetros
Pois é, Pedro, tenho ambos os dispositivos (um rádio e um comunicador satelital Garmin inReach) e considero eles complementares, não rivais, porém o custo do comunicador satelital é extremamente elevado e não há indícios de que vá ficar barato um dia, eu só ativo a assinatura do inReach quando vou pra lugares realmente inóspitos e perigosos, ou quando o grupo tá disposto a rachar o custo.
Ja baixei o aplicativo e vou fazer o Registro
Boa sorte, se precisar de ajuda, tem um grupo de WhatsApp pra isso, e o pessoal é muito prestativo: chat.whatsapp.com/JY5dYfw8LF8J2T8spiyKeY
Muito bom o conteúdo. parabens!!!
Fala galera! Boa tarde! Baofeng uv 5r comunica com Motorola DEP 450?
Excelente material!!!!
Olá,qual o link pra comprar tem um monte de link aqui obrigada
Rádio Retevis RT85: s.click.aliexpress.com/e/_DeEz22z
Cabo Retevis: s.click.aliexpress.com/e/_Ddak8R3
Excelente vídeo e informações!!! Dos modelos mais simples, recomenda algum outro?
Os outros rádios de preço comparável seriam os Baofeng, mas eles perdem muito nos comparativos de nível de ruído no áudio, então não recomendo.
Tem outros modelos da Retevis, como o
RA586 que tem entrada USB-C: s.click.aliexpress.com/e/_DELP637
E depois tem o rádio digital, RT3S que é bacana e agrega uns recursos, mas é bem mais caro: s.click.aliexpress.com/e/_DE5Ri0d
Da hora 👊🏼
Top irmão 🙌🏽 travessia da praia do cassino sai quando? 😂😂
Depois que eu fizer as outras 200 travessias mais legais que tem no litoral brasileiro.😂
Ótimo vídeo!!
Qual a diferença, caso exista, entre um rádio amador, igual ao seu por exemplo, e um outro rádio tipo "walktalk" tipo Motorola, etc..? ... não sei se me expliquei claramente rs
O walkie-talkie da Motorola, conhecido como Talkabout, tem lei própria e é conhecido como Radiocomunicação de Uso Geral (RUGE). Dispensa licença, limite de 0.5w em 26 canais de frequências específicas. Já o universo do radioamador é MUITO mais amplo, também com lei própria, exige habilitação de operador e licença de estação para modalidade fixa, móvel e portátil, com mais de 100w de potência, repetidoras e até satélites. Em ambos, RUGE e radioamadorismo, exige-se homologação de qualquer rádio em uso.
@@mgsalvatti muito obrigado por compartilhar o conhecimento. Vc manja muito
Comprei um par de baofeng uv-5r, e estou fazendo todo o processo burocrático para poder usa-los dentro da lei. Já tirei o coer agora faltam algumas coisas!
Acho que é importante nas trilhas ter um meio de comunicação independente de rede de celular, e o radioamadorismo parece ser a solução.
Quanto mais gente aprender a usar, mais eficiente vai ser.
O radioamadorismo anda meio morto, apesar das novas tecnologias, acredito que essas atividades podem rejuvenecê-lo um pouco.
TOP!
Pois é. Dicas preciosas. Mas o ser humano paga pra ver. Sou ciclista e já alertei sobre a necessidade do HT nas trilhas. Antigamente os celulares funcionavam até na rede EDGE, ficando fácil mandar um SMS. Hoje, nem na 3G.
Inclusive em minha cidade a dois anos atrás houve um apagão, em que nem celulares funcionavam (rádios-base aqui, só ligados na rede elétrica). 30 minutos. Sem estragos. Mas e se fosse uma noite inteira?!
Pois é, em certos municípios do Brasil não há nem previsão de cobertura de celular, tive um choque de realidade quando saí do interior de SP. Também há muita gente que se ilude achando que a comunicação satelital vai ficar barata com a Starlink.
O coco mais estranho que eu já vi. Valeu pelas informações!
Muito bom Marcelo! Conteúdos cada vez melhores no seu canal, apesar do penteado continuar sendo de gosto discutível, rsrs
Você faz Satélite? PU5LPK 73!
Cara, testei poucas vezes. Eu queria ir pro HF e fazer CW, mas tá difícil pelo custo de equipamento.
Questão de ter vários rádios a mesma pessoa, teria que homologar cada um né? As taxas de 20% deveria pagar por cada um né?
Exemplo: fiz uma expedição em uma caverna no interior de Rondônia, neste local já aconteceram acidentes como afogamento ou tromba d'água... e o estado de Rondônia não tem nenhum órgão de resgate. Eu poderia ter dois radios e um ficar com alguém fora da caverna.
Outro exemplo: se eu faço viagens esporádicas de carro e gostaria de me comunicar entre os carros.
Em todos os carros é obrigatório a homologação dos rádios mesmo para uso esporádico, correto?
A Homologação é obrigatória apenas para rádios que não tiverem o selo da Anatel, mas é GRATUITA, basta preencher uns formulários no site e aguardar 10 dias.
Já a Licença é paga por modalidade, não por equipamento. Ou seja, mesmo que você tenha 5 rádios como este do vídeo, você só vai pagar 1 licença de "estação móvel".
Caso, além do rádio de mão, você tenha um rádio de mesa (chamado de rádio-base), aí sim vai precisar de uma licença adicional, para "estação fixa".
Saudações mateiras a @todos a gente se vê no matto
Good
Esse negócio de registrar, prova e os caralhos é novo?? KKKK pq eu tinha rádios pra brincar de polícia ladrão quando era criança e eu não pagava nada não, eu só comprei e sai usando KKKK e eu me comunicava com taxistas e pessoas aleatórias quando buscava frequências novas.
Não, você provavelmente brincava com um walkie talkie ou um rádio PX (usado por taxistas e caminhoneiros), que não precisam de licença, não tem repetidoras e usam frequências diferentes do radioamadorismo.
480,00 que rádio caro da gota serena 😂
@@higousdavith4208 Qual? O RT85 que eu tava usando no vídeo custou R$ 120.
Se você tiver falando do RT3S que botei na descrição, é um rádio digital com GPS e um monte de funções legais, não dá pra comparar.
É isso aí PU2WDO.
Parabéns pelo vídeo, ganhou + 1 seguidor.
PY2AJB