Legal. Sou de Curitiba e frequento nossa serra hámais de 30 anos. Esse lance do Itupava é desde essa época... Houve um tempo em que o trecho entre a Casa do Ipiranga e o Cadeado nao era conhecido... estava perdido na história... desse modo, era necessário ir pelos trihos.. era o caminho normal... mas ele foi redescoberto (creio que pelo lendário Vitamina) e depois disso nao há mais desculpa para seguir pelos trilhos em nenhum trecho... Mas tem uma questao de ego bem forte aí... algo que todo mundo gosta de dizer: "eu já fui, mas nao vá"... Isso valia pra quem se pendurava no trem pra nao pagar a passagem na época da RFFSA e também para as trilhas em áreas propidas (intangíveis) do parque Marumbi... sempre tem alguém pra contar vantagem... Bom vídeo. Como sempre. Abraços!
O Vita foi o grande responsável pela revitalização e reabertura do Caminho do Itupava como o conhecemos atualmente, com as passarelas e pontes de madeira (que já estão caindo e precisando de novos reparos), isso em 2007, com financiamento internacional. O trecho da trilha original entre a Casa do Ipiranga (que já foi casa de veraneio do Governador do Estado em outros tempos) e o Santuário do Cadeado havia quase que sumido, tomado pela vegetação, mas sempre foi percorrido. Sobre andar nos trilhos da ferrovia Paranaguá-Curitiba, é sempre polêmico o assunto. É necessário? - Não, o Itupava não inclui trechos em trilhos. Mas existem certos locais nesses contrafortes da Serra que somente são acessíveis passando por trechos desses trilhos. Apesar de não recomendar a caminhada sobre a ferrovia, especialmente hoje, com locomotivas mais rápidas e bem mais silenciosas do que outrora, não devemos ser hipócritas - mas reconhecer e informar sobre os riscos.
Uma vez estava lendo um blog sobre escalada/montanhismo e me deparei com esta frase, infelizmente não salvei o nome do autor, mas salvei na memória por achar coerente. "O cume nunca poderá significar mais que o privilégio de poder voltar para a montanha"
Oi boa tarde, eu sempre tive vontade de fazer essa trilha , mas seu vídeo foi esclarecedor pra mim, porque eu achava que esse era o único caminho para se fazer a trilha, mas ainda bem que tem outro , agora vou planejar para ir sem tanto medo👍👍👍
É aquilo, tem seguidores do canal que vivem andando no trilho do trem. No fim, cada um corre os riscos que quiser, mas eu não vejo sentido em correr risco de acidente e multa ali, visto que existe uma trilha histórica e depois dá pra voltar de trem, tendo as paisagens dos trilhos.
Muito bom, fiz o caminho de Itupava em 2018 e fomos pelo tradicional sem trilhos....por toda a trilha, escutamos trens passando....e na volta voltamos com o trem....e muito melhor fazer assim....Parabéns pelo vídeo
Muitíssimo obrigado pelo esclarecimento!… Vi vários vídeos do Caminho do Itupava, inclusive passando por trechos da linha férrea, mas nenhum deles fez qualquer menção. Isso me intrigava muito. Alguns até apresentam bom nível de informações e orientações. Mas foram mesmo amadores!!!… Para compensar, encontrei este vídeo. Você merece joinha, inscrição, comentário, compartilhamento… e “especialissimamente” um gigantesco agradecimento e um fraterno abraço. Dá um enorme prazer encontrar pessoas inteligentes, sensíveis, de bom-senso…. Muito obrigado!!!
Deve ser fantastico fazer a trilha correta do Itupava. Um dia quando eu tiver oportunidade e estiver preparada fisicamente, vou fazer, pois sou apaixonada pela Serra do Mar ❤
É massa, tem várias trilhas histórica que descem a Serra do Mar. Na divisa de SP e RJ, tem o Caminho de Mambucaba, no PN da Serra da Bocaina, que tem várias semelhanças com o caminho do Itupava, porém é muito mais longo e selvagem, leva 3 dias.
Esse cara do vídeo 2:15 chama-se Genildo Carvalho e atualmente é secretário de governo do município de Araucária - PR. O paralelo com o Pablo Marçal não é meramente fortuito: assim como aquele, o "trilheiro" também é coach neopenteco-motivacional. A postagem de 5 de fevereiro de 2023 é a única de seu perfil com centenas de comentários e likes. A própria concessionária Rumo Logística comenta ser, além de perigoso, proibido caminhar na ferrovia. O Genildo finge não entender. O Instituto Água e Terra, responsável pelo PEPM, apura o caso e considera a possibilidade de aututação do infrator. Como pode ser visto no trecho reproduzido aqui, ele orienta como acredita que deva ser feita a travessia de túneis e pontes ferroviárias, mas no post alega que o objetivo "não é incentivar e sim mostrar a realidade de um ponto crítico", já que, segundo ele "muitos passam por ali sem saber onde estão indo". Esses são os fatos. Minha opinião é que esse sujeito é um coquetel de frivolidade, ignorância, oportunismo, cultura meritocrática, irresponsabilidade e desrespeito às leis.
As pessoas levam levianamente o risco do trem... e até mesmo o itupava (trilha mesmo). É uma trilha com 22km ... normal é durar entre 6 e 12h... e vejo MUITA gente completamente despreparada indo... ai tão morrendo de cansaço e resolvem ir pelo trilho, por ser "mais facil"... Cagada pouca é bobagem... O caminho pela trilha é lindo! E cansativo! Mas recomendo a todos que estejam com o preparo físico em dia. Ps- levem bastões de caminhada
Sim, tanto o Itupava quanto o Marumbi são BEM mais cansativos do que eu esperava. Fui fazer os 2 sozinho, acampando no camping do Marumbi, e me arrependi. Levei quase 7 horas pra descer o Itupava fazendo pausa só para comer, dormi extremamente mal no parque e achei o Marumbi MUITO mais técnico e perigoso do que falavam. O risco de acidente no Marumbi é enorme, as cordas estavam em péssimo estado, tanto que chegando lá no alto mandei mensagem pra algumas pessoas avisando que estava preocupado e decidi voltar pelo mesmo caminho pra não ter nenhuma surpresa. Trilhas na serra do Mar nunca devem ser subestimadas, em nenhum estado. Nesse vídeo mesmo, dá pra ver que enquanto eu falava, uma névoa encobria tudo atrás de mim, é algo que pega muita gente na travessia Petrópolis-Teresópolis. O clima, o terreno e a vegetação são sempre uma surpresa lá, tudo muda muito rápido.
Esses são os principais fatores de acidentes em áreas remotas: falta de preparo físico, equipamento e logístico. É normal, e considero mesmo muito saudável, que o ser humano nativo de uma cultura exclusivamente urbana busque travar contato com alguma coisa natural. Trilhas são excelentes opções. No entanto, o corpo humano vem alienado pela cidade, debilitado em seus potenciais, fato ignorado pela imensa maioria das pessoas. Gente que pensa que, porque frequenta academia, está preparada pra uma trilha. Caminhar 1h numa esteira é diferente de caminhar 1h no mato. Idem para o equipamento que levam, apropriado ao jogging e ao cross-training, ineficiente, perigoso ou inútil na trilha. Por fim, o completo desconhecimento e falta de planejamento em relação ao roteiro, ao caminho e ao ambiente, contando com a onipresença da conexão de internet e guiados unicamente pelas fotos postadas no deserto das redes sociais.
Canal do Mato apresenta agora o Marcelo da camisa vermelha, bolado e indignado kkkkkkkk brincadeira amigo 😂 Parabéns pelo conteúdo e alerta para os viajantes 👏👏
Concordo em partes, fiz a duas semanas esse trajeto com um grupo muito responsável e com conhecimentos, é possível ouvir o trem com uma boa distancia,, não da para generalizar e chamar geral de vacilão.
Eu costumo dizer que o montanhismo nem existiria se nós seguíssemos todas as leis e regras, mas a gente tem que tomar cuidado com o que promove nas rede sociais. Aqui no estado de SP, é praticamente impossível fazer trekking sem pular cerca e entrar em local proibido, é o que eu mais faço porque não tem parques na minha região, porém... não faço publicações incentivando gente aleatória a ir lá porque entendo que se houverem acidentes, o proprietário do local provavelmente vai aumentar a fiscalização e todo mundo vai perder o acesso... tanto os leigos quanto os experientes. Aqui no sudeste, perdemos acesso a dezenas de lugares nos últimos 5 anos por causa dessa onda de manés que promovem essas atividades em redes sociais como se fosse um passeio no parque.
Faço o Itupava pelos trilhos a 30 anos, mto antes das redes sociais e sou o montanhista q nao posta nada. Existe um tempo entre os trens q sobem e descem a serra, basta ter cuidado, prestar bastante atençao, atravessar rapido as pontes e nao ficar parando p filmar ou tirar fotos
Velho, Pedra da Gávea rs ... é tanto narcisismo, que galera se coloca em risco por conta de foto. Eu saí de váaaarios grupos de trilha do RJ por conta de vídeos e fotos de lá nesse contexto. Um vídeo que viralizou nas redes, de ciclistas correndo no túnel no qual veio um trem como no teu vídeo, aconteceu aqui na cidade, e também fico admirado da pessoa fazer merda e ainda postar nas redes rs, e nem foi como alerta, o cara realmente achou "legalzão"
Na última vez que fui na Pedra da Gávea, minha companheira caiu na trilha, aí chegaram uns caras fazendo Trail Running uns 10 segundos depois e eles PULARAM ela. NINGUÉM parou nem pra perguntar se tava tudo bem, nunca vi um comportamento tão escroto na trilha. Ocorreram outras coisas, mas nem vale a pena dissertar a respeito, o pior é que a trilha tá toda vandalizada, e essa decadência é recente. Eu tinha memórias muito boas do Rio, conheci as trilhas e a cidade na época das Olimpíadas, acho que na época, havia uma preocupação maior com a cidade pra impressionar os estrangeiros, e depois do evento... foi tudo largado às traças.
@@CanalDoMato o Rio acabou, Marcelo. Mal para turistar dá. Tem que conhecer bem a cidade para, com sorte, fugir da bagunça, do caos e da violência. Isso não é exagero.
Os guias de turismo evitam determinados mirantes justamente pela questão da segurança, infelizmente com o aumento da atividade e a presença de pessoas com saúde mental comprometida, fora a questão das redes sociais ... para aparecer alguém com a intenção de se jogar não custa.
Caras doidos que se acham espertos e fodões arriscando a vida para ter visualizações nas redes sociais só mostram que são pessoas desesperadas por vius. Eu prefiro curtir a trilha e viajar nas ruínas antigas que acho muito massa. Sem falar q tem gente assistindo a cagada e tenta fazer a mesma coisa, sem noção, não pensam nos parentes ou no público.
A Funicular? Hahaha, eu acho meio cilada, nunca fui, mas dizem que lá hoje em dia dá pra fazer tudo por trilha se não quiser passar nos viadutos. Por ser uma ferrovia abandonada, eu acho que merecia um caminho de trekking oficial, mas lá é um lugar cheio de impedimentos burocráticos.
A Funicular de Paranapiacaba é um caminhada belíssima e recheada de história, e se realizada com critérios é tão segura quanto qualquer outra. Atualmente, devido ao comprometimento das estruturas dos grandes viadutos metálicos, não é mais seguro percorrê-los, sendo possível desviá-los por trilhas pelas encostas. Seria um belíssimo roteiro de trekking se fosse legalizado e liberado. Lamentavelmente, o trekking no nosso país não recebe (ainda) a atenção que merece.
Nossa, eu acho uma loucura total aquela funicular.... as pessoas andando num negócio com um vão que dá pra passar uma pessoa inteira e com a impressao que vai quebrar a qualquer momento, num abismo lá embaixo. Não sei se é muita coragem ou muita falta de noção mesmo.
Sempre tem um idiota né, pelo amor, essa galera não tem noção do risco, já presenciei um atropelamento de duas meninas que pularam um muro pra não ter que subir uma passarela e vou te dizer a chance de sobreviver é ZERO
Lei Federal 6.514/2008. De acordo com o Código Penal Brasileiro, a prática também poder ser considerada criminosa. Há, ainda, penas administrativas, com multas que podem chegar a R$ 10 mil.
Desci ontem de quatro barras para morretes pela noite, eu fui pelo trilho do trem por que faltou essa informação de vdd, achei que o trilho seria a única opção. Percebi que realmente é muito perigoso para quem não tem aquele raciocínio rápido. Fui pela madrugada e o trem não estava passando, comecei a ver só depois das 4h da manhã
Sem querer peguei um trecho de trilhos, não achei a continuação da trilha depois da casa do Ipiranga, e acabei seguindo por algumas horas até achar a trilha novamente na nossa senhora do cadeado. Falando nisso, a virgem maria apareceu num cadeado? Bom, em Curitiba tem a nossa senhora do pilar também. Lugares curiosos 😅.
Pois é, a trilha não é tão visível da Casa do Ipiranga. Eu subi em numa trilha improvisada em frente a casa, tava meio fechada, mas deu certo. Depois passei ali de trem e vi uma trilha bem maior e com uma placa. Pelo que visualizei, você tem que sair da casa do Ipiranga e andar um pouco pra esquerda, a trilha não tá na frente da casa. Sobre a santa, não existe uma Nossa Senhora do Cadeado. Na verdade, aquele trecho chama Cadeado por causa da curva dos trilhos, aí botaram uma Nossa Senhora ali, mas é a padroeira do Brasil mesmo.
Fazia muito o caminho do Itoupava. Muitas vezes fui pela ferrovia. Com cuidado e responsabilidade havia segurança. Porém hoje com pessoas preocupadas com likes a segurança se foi. Fora, como foi dito, tem os túneis. Muitas vezes o trem veio e eu estava dentro de um túnel. Era encostar na parede e esperar. Mas hoje é impossível. As locomotivas são mais largas. Resumo. Não caminhar nos trilhos, principalmente dentro dos túneis
O problema é um pouco mais complexo. Hoje existe agências que vendem o que aqui no Paraná chamamos de "Trilho do Itupava", e, como bem se sabe, é proibido andar por ferrovias no Brasil. Mas, quem fiscaliza? Quem aplica a lei vigente? A concessionária tem responsabilidade pelos acidentes? Já estamos colecionando vários acidentes e nehuma medida efetiva é tomada justamente porque essas perguntas, na prática, estão sem resposta. Não adianta acusar os vacilões, e não me leve a mal. Uma pessoa que sabe que em tal lugar existe um regramento e é cumprido, vai pensar duas vezes se a intenção é furar as regras... Vc não vai tentar o Aconcágua sem estar com a documentação necessária em mãos, por ex. ou, vai para Serra Fina e sabe que agora é preciso levar alguns equipamentos e pagar uma taxa. Em resumo, os acidentes acontecem poor falta de fiscalização e punição. Infelizmente é dessa maneira que o ser humano aprende. Parabéns por levantar essa lebre, é um assunto que precisa borbulhar para quem sabe a água bata na bunda de quem precisa.
Eu acho que isso aí é tipo "guerra contra as drogas". Podem botar mil seguranças armados, câmeras, sensores de movimento e vigilância aérea... e a galera sempre vai achar um jeito de passar. Na minha opinião, se houvesse mais disseminação da informação, já faria uma grande diferença, porque essa galera bobona do Instagram não sabe de nada, não pesquisa de nada. Muita gente contrata um "passeio" desses achando que é normal porque, teoricamente, uma agência não iria oferecer algo que ela não tem autorização pra fazer. Talvez um cerco às agências ajudaria, não é difícil denunciar operadores de turimo ao Ministério do Turismo. Só não faço isso porque eu não sou do PR e confesso que nunca vi ninguém vendendo esse passeio aí.
@@CanalDoMato sempre existirão os que querem dar um jeito de burlar as regras. Mas o que temos de exemplos de lugares com visitação ao público que criam barreiras pra limitar esse tipo de evento acaba tendo algum tipo de resultado positivo. O que acontece no Itupava é que não há nenhum tipo de fiscalização, os próprios funcionários da RUMO não orientam ou barram os aventureiros selfeiros fecebookeiros.
@@RogerGonz_ eu concordo com um bocado de coisas que você diz, mas já não acho que somente a punição funcione como estratégia. Mesmo quando a fiscalização e punição existem, o desejo de delinquir pode continuar, sobretudo se o transgressor tem recursos financeiros. Vide os quase 18 bilhões em multas contra empresas lavradas pelo Ibama que se deixaram prescrever intencionalmente. Ou cidadãos que pescam em área de preservação ambiental ou caminham por vias férreas, que é o caso do Secretário Municipal que protagoniza este vídeo. Nem a punição líquida e certa é capaz de pará-los.
@@RogerGonz_ Tenho acreditado na necessidade de haver uma força-tarefa educativa em relação à isso (e manter-se e aperfeiçoar-se a fiscalização enquanto for necessária). Primeiro, desde a tenra idade, em termos de ética e cidadania (competência dos sistemas de ensino). Daí, uma educação técnica específica em relação ao meio-ambiente e à áreas remotas; uma educação para o respeito e a segurança, e não uma educação para o turismo (que é o que a iniciativa privada, sobretudo através das redes sociais, faz) predatório, arriscado e ignorante. Se as pessoas tivessem ciência do impacto que causam e dos riscos que correm, especialmente isso, deixariam, muitas delas, de ir.
Tô rindo até agora do cara se achando o youtuber filmando e falando como se deve andar na linha do trem e o trem aparece e o trouxa se pendura p não morrer 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Santa inocência... o cara já conhecia bem o viaduto do carvalho e principalmente o ponto de refúgio que ele ficou. Aguardou propositalmente o trem vir para fazer a filmagem e se aparecer. É normal as pessoas ficarem naquele ponto para filmarem o trem fazendo a curva do carvalho.
É, sempre digo que... se for fazer merda, faz direito, né? Hahahaha Não quero soar como um velho rabugento, mas o f#da é essa geração Instagram que massificou um rolê potencialmente perigoso pra tirar foto bonita.
ta bem sensacionalista o video pq ate nessa ponte tem sim como ficar no lado ali aonde ele ta tem uma plataforma tranquilo de ficar a trilha original depois da casa do ipiranga é mais perigosa no meu ver esta cada vez mais fechada tem varios pontos passando por lama e agua todo lugar em mata ah os perigos e nenhum dele é para pessoas entrarem se realmente formos levar a serio no pé da letra pois todo e qualquer lugar a presença do ser humano degride então dizer dessa forma como na qual esta no video não é ok tbm
Kelvyn, entendo que nem toda lei faz sentido e que às vezes o rolê proibido é nossa única opção de lazer ao ar livre, porque eu mesmo vivo numa região onde não há opções de trilha e fazemos tudo clandestinamente, mas nem por isso vou sair divulgando e incentivando a galera a fazer as coisas que faço, porque é muito perigoso presumirmos que os outros farão aquela caminhada com o mesmo cuidado e preparo que nós fazemos, e se der alguma coisa errada num local desses, o transtorno não vai ser apenas de emergência, vai ser ser também um problema jurídico, já que geralmente configura crime. Andar em ferrovias é um crime federal, independente de concordarmos com isso. Minha opinião é: quer fazer, faça, mas não promova como se fosse a forma mais correta, segura ou legal. Talvez eu devesse ter falado isso no vídeo. Não sei qual é o estado atual do caminho do Itupava, mas é normal que as trilhas estejam mais fechadas e cheias de lama logo após a temporada de chuvas, principalmente se o fluxo de pessoas ali for baixo. Esses dias mesmo me arranhei todo numa trilha de bike que há 3 meses estava plenamente aberta, hahaha, faz parte. Túneis e viadutos de trem podem dar uma falsa sensação de segurança, pois basta um galho enroscado no trem pra "nocautear o peão", hahaha. Obrigado pelo comentário, pela sinceridade e pela educação, acredito que é possível melhorarmos as coisas enquanto mantivermos o diálogo respeitoso, talvez o tom "sensacionalista" seja algo pra eu melhorar nos próximos vídeos.
Legal. Sou de Curitiba e frequento nossa serra hámais de 30 anos. Esse lance do Itupava é desde essa época... Houve um tempo em que o trecho entre a Casa do Ipiranga e o Cadeado nao era conhecido... estava perdido na história... desse modo, era necessário ir pelos trihos.. era o caminho normal... mas ele foi redescoberto (creio que pelo lendário Vitamina) e depois disso nao há mais desculpa para seguir pelos trilhos em nenhum trecho... Mas tem uma questao de ego bem forte aí... algo que todo mundo gosta de dizer: "eu já fui, mas nao vá"... Isso valia pra quem se pendurava no trem pra nao pagar a passagem na época da RFFSA e também para as trilhas em áreas propidas (intangíveis) do parque Marumbi... sempre tem alguém pra contar vantagem...
Bom vídeo. Como sempre.
Abraços!
O Vita foi o grande responsável pela revitalização e reabertura do Caminho do Itupava como o conhecemos atualmente, com as passarelas e pontes de madeira (que já estão caindo e precisando de novos reparos), isso em 2007, com financiamento internacional. O trecho da trilha original entre a Casa do Ipiranga (que já foi casa de veraneio do Governador do Estado em outros tempos) e o Santuário do Cadeado havia quase que sumido, tomado pela vegetação, mas sempre foi percorrido. Sobre andar nos trilhos da ferrovia Paranaguá-Curitiba, é sempre polêmico o assunto. É necessário? - Não, o Itupava não inclui trechos em trilhos. Mas existem certos locais nesses contrafortes da Serra que somente são acessíveis passando por trechos desses trilhos. Apesar de não recomendar a caminhada sobre a ferrovia, especialmente hoje, com locomotivas mais rápidas e bem mais silenciosas do que outrora, não devemos ser hipócritas - mas reconhecer e informar sobre os riscos.
@@claudioah nao foi o Vitamina quem descobriu a trilha original, mas foi foi ele qiem quem a no.eou de trilha do sabao
@@lucianodossantos8017 pelo que penso saber, trilha do sabão era outra, existia antes de ser revitalizado o trecho ipiranga/cadeado...
Uma vez estava lendo um blog sobre escalada/montanhismo e me deparei com esta frase, infelizmente não salvei o nome do autor, mas salvei na memória por achar coerente.
"O cume nunca poderá significar mais que o privilégio de poder voltar para a montanha"
Oi boa tarde, eu sempre tive vontade de fazer essa trilha , mas seu vídeo foi esclarecedor pra mim, porque eu achava que esse era o único caminho para se fazer a trilha, mas ainda bem que tem outro , agora vou planejar para ir sem tanto medo👍👍👍
É aquilo, tem seguidores do canal que vivem andando no trilho do trem. No fim, cada um corre os riscos que quiser, mas eu não vejo sentido em correr risco de acidente e multa ali, visto que existe uma trilha histórica e depois dá pra voltar de trem, tendo as paisagens dos trilhos.
Um passeio de trem espetacular é o tour de Curitiba -Morretes. Surreal! Pretendo ir de novo. Lindo demais
Teus vídeos são massas, não perco um sequer
Trens podem, inclusive, trazer galhos presos aos vagões que não dá espaço seguro para ficar ao lado
:)
Muito bom, fiz o caminho de Itupava em 2018 e fomos pelo tradicional sem trilhos....por toda a trilha, escutamos trens passando....e na volta voltamos com o trem....e muito melhor fazer assim....Parabéns pelo vídeo
Parabéns pelo trabalho de excelência conteúdo top zeira
Muitíssimo obrigado pelo esclarecimento!… Vi vários vídeos do Caminho do Itupava, inclusive passando por trechos da linha férrea, mas nenhum deles fez qualquer menção. Isso me intrigava muito. Alguns até apresentam bom nível de informações e orientações. Mas foram mesmo amadores!!!… Para compensar, encontrei este vídeo. Você merece joinha, inscrição, comentário, compartilhamento… e “especialissimamente” um gigantesco agradecimento e um fraterno abraço. Dá um enorme prazer encontrar pessoas inteligentes, sensíveis, de bom-senso…. Muito obrigado!!!
Cara, como tem gente sem noção mesmo... Show de vídeo. Parabéns
Vídeo muito importante! Obrigado pelo conteúdo!
Mais um ótimo vídeo! Adorei a contextualização histórica sobre a trilha.
Deve ser fantastico fazer a trilha correta do Itupava. Um dia quando eu tiver oportunidade e estiver preparada fisicamente, vou fazer, pois sou apaixonada pela Serra do Mar ❤
É massa, tem várias trilhas histórica que descem a Serra do Mar.
Na divisa de SP e RJ, tem o Caminho de Mambucaba, no PN da Serra da Bocaina, que tem várias semelhanças com o caminho do Itupava, porém é muito mais longo e selvagem, leva 3 dias.
Esse cara do vídeo 2:15 chama-se Genildo Carvalho e atualmente é secretário de governo do município de Araucária - PR. O paralelo com o Pablo Marçal não é meramente fortuito: assim como aquele, o "trilheiro" também é coach neopenteco-motivacional. A postagem de 5 de fevereiro de 2023 é a única de seu perfil com centenas de comentários e likes. A própria concessionária Rumo Logística comenta ser, além de perigoso, proibido caminhar na ferrovia. O Genildo finge não entender. O Instituto Água e Terra, responsável pelo PEPM, apura o caso e considera a possibilidade de aututação do infrator. Como pode ser visto no trecho reproduzido aqui, ele orienta como acredita que deva ser feita a travessia de túneis e pontes ferroviárias, mas no post alega que o objetivo "não é incentivar e sim mostrar a realidade de um ponto crítico", já que, segundo ele "muitos passam por ali sem saber onde estão indo". Esses são os fatos. Minha opinião é que esse sujeito é um coquetel de frivolidade, ignorância, oportunismo, cultura meritocrática, irresponsabilidade e desrespeito às leis.
Pois é, eu nem quis divulgar o sujeito por isso. Eu acho que é má fé e oportunismo.
As pessoas levam levianamente o risco do trem... e até mesmo o itupava (trilha mesmo). É uma trilha com 22km ... normal é durar entre 6 e 12h... e vejo MUITA gente completamente despreparada indo... ai tão morrendo de cansaço e resolvem ir pelo trilho, por ser "mais facil"...
Cagada pouca é bobagem...
O caminho pela trilha é lindo! E cansativo! Mas recomendo a todos que estejam com o preparo físico em dia. Ps- levem bastões de caminhada
Sim, tanto o Itupava quanto o Marumbi são BEM mais cansativos do que eu esperava.
Fui fazer os 2 sozinho, acampando no camping do Marumbi, e me arrependi.
Levei quase 7 horas pra descer o Itupava fazendo pausa só para comer, dormi extremamente mal no parque e achei o Marumbi MUITO mais técnico e perigoso do que falavam.
O risco de acidente no Marumbi é enorme, as cordas estavam em péssimo estado, tanto que chegando lá no alto mandei mensagem pra algumas pessoas avisando que estava preocupado e decidi voltar pelo mesmo caminho pra não ter nenhuma surpresa.
Trilhas na serra do Mar nunca devem ser subestimadas, em nenhum estado. Nesse vídeo mesmo, dá pra ver que enquanto eu falava, uma névoa encobria tudo atrás de mim, é algo que pega muita gente na travessia Petrópolis-Teresópolis.
O clima, o terreno e a vegetação são sempre uma surpresa lá, tudo muda muito rápido.
Esses são os principais fatores de acidentes em áreas remotas: falta de preparo físico, equipamento e logístico. É normal, e considero mesmo muito saudável, que o ser humano nativo de uma cultura exclusivamente urbana busque travar contato com alguma coisa natural. Trilhas são excelentes opções. No entanto, o corpo humano vem alienado pela cidade, debilitado em seus potenciais, fato ignorado pela imensa maioria das pessoas. Gente que pensa que, porque frequenta academia, está preparada pra uma trilha. Caminhar 1h numa esteira é diferente de caminhar 1h no mato. Idem para o equipamento que levam, apropriado ao jogging e ao cross-training, ineficiente, perigoso ou inútil na trilha. Por fim, o completo desconhecimento e falta de planejamento em relação ao roteiro, ao caminho e ao ambiente, contando com a onipresença da conexão de internet e guiados unicamente pelas fotos postadas no deserto das redes sociais.
Meus parabéns pelo vídeo
Canal do Mato apresenta agora o Marcelo da camisa vermelha, bolado e indignado kkkkkkkk brincadeira amigo 😂 Parabéns pelo conteúdo e alerta para os viajantes 👏👏
Concordo em partes, fiz a duas semanas esse trajeto com um grupo muito responsável e com conhecimentos, é possível ouvir o trem com uma boa distancia,, não da para generalizar e chamar geral de vacilão.
Eu costumo dizer que o montanhismo nem existiria se nós seguíssemos todas as leis e regras, mas a gente tem que tomar cuidado com o que promove nas rede sociais.
Aqui no estado de SP, é praticamente impossível fazer trekking sem pular cerca e entrar em local proibido, é o que eu mais faço porque não tem parques na minha região, porém... não faço publicações incentivando gente aleatória a ir lá porque entendo que se houverem acidentes, o proprietário do local provavelmente vai aumentar a fiscalização e todo mundo vai perder o acesso... tanto os leigos quanto os experientes.
Aqui no sudeste, perdemos acesso a dezenas de lugares nos últimos 5 anos por causa dessa onda de manés que promovem essas atividades em redes sociais como se fosse um passeio no parque.
Faço o Itupava pelos trilhos a 30 anos, mto antes das redes sociais e sou o montanhista q nao posta nada. Existe um tempo entre os trens q sobem e descem a serra, basta ter cuidado, prestar bastante atençao, atravessar rapido as pontes e nao ficar parando p filmar ou tirar fotos
Velho, Pedra da Gávea rs ... é tanto narcisismo, que galera se coloca em risco por conta de foto. Eu saí de váaaarios grupos de trilha do RJ por conta de vídeos e fotos de lá nesse contexto. Um vídeo que viralizou nas redes, de ciclistas correndo no túnel no qual veio um trem como no teu vídeo, aconteceu aqui na cidade, e também fico admirado da pessoa fazer merda e ainda postar nas redes rs, e nem foi como alerta, o cara realmente achou "legalzão"
Na última vez que fui na Pedra da Gávea, minha companheira caiu na trilha, aí chegaram uns caras fazendo Trail Running uns 10 segundos depois e eles PULARAM ela. NINGUÉM parou nem pra perguntar se tava tudo bem, nunca vi um comportamento tão escroto na trilha.
Ocorreram outras coisas, mas nem vale a pena dissertar a respeito, o pior é que a trilha tá toda vandalizada, e essa decadência é recente.
Eu tinha memórias muito boas do Rio, conheci as trilhas e a cidade na época das Olimpíadas, acho que na época, havia uma preocupação maior com a cidade pra impressionar os estrangeiros, e depois do evento... foi tudo largado às traças.
@@CanalDoMato o Rio acabou, Marcelo. Mal para turistar dá. Tem que conhecer bem a cidade para, com sorte, fugir da bagunça, do caos e da violência. Isso não é exagero.
Os guias de turismo evitam determinados mirantes justamente pela questão da segurança, infelizmente com o aumento da atividade e a presença de pessoas com saúde mental comprometida, fora a questão das redes sociais ... para aparecer alguém com a intenção de se jogar não custa.
Caras doidos que se acham espertos e fodões arriscando a vida para ter visualizações nas redes sociais só mostram que são pessoas desesperadas por vius.
Eu prefiro curtir a trilha e viajar nas ruínas antigas que acho muito massa.
Sem falar q tem gente assistindo a cagada e tenta fazer a mesma coisa, sem noção, não pensam nos parentes ou no público.
kra da umas dicas depois do caminho de itupava para 4 dias, se puder
O titulo é perfeito hahaha
Ótimo vídeo.
O brasileiro tem o hábito de rir na cara do perigo.
Isso me lembrou da loucura que é a trilha de Paranapiacaba e da turma que faz tudo por um like.
A Funicular? Hahaha, eu acho meio cilada, nunca fui, mas dizem que lá hoje em dia dá pra fazer tudo por trilha se não quiser passar nos viadutos.
Por ser uma ferrovia abandonada, eu acho que merecia um caminho de trekking oficial, mas lá é um lugar cheio de impedimentos burocráticos.
A Funicular de Paranapiacaba é um caminhada belíssima e recheada de história, e se realizada com critérios é tão segura quanto qualquer outra. Atualmente, devido ao comprometimento das estruturas dos grandes viadutos metálicos, não é mais seguro percorrê-los, sendo possível desviá-los por trilhas pelas encostas. Seria um belíssimo roteiro de trekking se fosse legalizado e liberado. Lamentavelmente, o trekking no nosso país não recebe (ainda) a atenção que merece.
Nossa, eu acho uma loucura total aquela funicular.... as pessoas andando num negócio com um vão que dá pra passar uma pessoa inteira e com a impressao que vai quebrar a qualquer momento, num abismo lá embaixo. Não sei se é muita coragem ou muita falta de noção mesmo.
Sempre tem um idiota né, pelo amor, essa galera não tem noção do risco, já presenciei um atropelamento de duas meninas que pularam um muro pra não ter que subir uma passarela e vou te dizer a chance de sobreviver é ZERO
Lei Federal 6.514/2008. De acordo com o Código Penal Brasileiro, a prática também poder ser considerada criminosa. Há, ainda, penas administrativas, com multas que podem chegar a R$ 10 mil.
Desci ontem de quatro barras para morretes pela noite, eu fui pelo trilho do trem por que faltou essa informação de vdd, achei que o trilho seria a única opção. Percebi que realmente é muito perigoso para quem não tem aquele raciocínio rápido.
Fui pela madrugada e o trem não estava passando, comecei a ver só depois das 4h da manhã
vc sabe o valor da passagem deste trem? sei q esse trem é uma concessao , alias, privatização
Sem querer peguei um trecho de trilhos, não achei a continuação da trilha depois da casa do Ipiranga, e acabei seguindo por algumas horas até achar a trilha novamente na nossa senhora do cadeado. Falando nisso, a virgem maria apareceu num cadeado? Bom, em Curitiba tem a nossa senhora do pilar também. Lugares curiosos 😅.
Pois é, a trilha não é tão visível da Casa do Ipiranga. Eu subi em numa trilha improvisada em frente a casa, tava meio fechada, mas deu certo.
Depois passei ali de trem e vi uma trilha bem maior e com uma placa.
Pelo que visualizei, você tem que sair da casa do Ipiranga e andar um pouco pra esquerda, a trilha não tá na frente da casa.
Sobre a santa, não existe uma Nossa Senhora do Cadeado. Na verdade, aquele trecho chama Cadeado por causa da curva dos trilhos, aí botaram uma Nossa Senhora ali, mas é a padroeira do Brasil mesmo.
nossa esse quase vira carne moida
Fazia muito o caminho do Itoupava. Muitas vezes fui pela ferrovia. Com cuidado e responsabilidade havia segurança. Porém hoje com pessoas preocupadas com likes a segurança se foi.
Fora, como foi dito, tem os túneis. Muitas vezes o trem veio e eu estava dentro de um túnel. Era encostar na parede e esperar. Mas hoje é impossível. As locomotivas são mais largas.
Resumo. Não caminhar nos trilhos, principalmente dentro dos túneis
É isso mesmo. Eu faço algumas caminhadas que incluem trilhos aqui na minha região, mas são lugares muito mais tranquilos.
nossa que perigo se o trem vem
O problema é um pouco mais complexo. Hoje existe agências que vendem o que aqui no Paraná chamamos de "Trilho do Itupava", e, como bem se sabe, é proibido andar por ferrovias no Brasil. Mas, quem fiscaliza? Quem aplica a lei vigente? A concessionária tem responsabilidade pelos acidentes? Já estamos colecionando vários acidentes e nehuma medida efetiva é tomada justamente porque essas perguntas, na prática, estão sem resposta. Não adianta acusar os vacilões, e não me leve a mal. Uma pessoa que sabe que em tal lugar existe um regramento e é cumprido, vai pensar duas vezes se a intenção é furar as regras... Vc não vai tentar o Aconcágua sem estar com a documentação necessária em mãos, por ex. ou, vai para Serra Fina e sabe que agora é preciso levar alguns equipamentos e pagar uma taxa. Em resumo, os acidentes acontecem poor falta de fiscalização e punição. Infelizmente é dessa maneira que o ser humano aprende.
Parabéns por levantar essa lebre, é um assunto que precisa borbulhar para quem sabe a água bata na bunda de quem precisa.
Eu acho que isso aí é tipo "guerra contra as drogas". Podem botar mil seguranças armados, câmeras, sensores de movimento e vigilância aérea... e a galera sempre vai achar um jeito de passar.
Na minha opinião, se houvesse mais disseminação da informação, já faria uma grande diferença, porque essa galera bobona do Instagram não sabe de nada, não pesquisa de nada. Muita gente contrata um "passeio" desses achando que é normal porque, teoricamente, uma agência não iria oferecer algo que ela não tem autorização pra fazer.
Talvez um cerco às agências ajudaria, não é difícil denunciar operadores de turimo ao Ministério do Turismo.
Só não faço isso porque eu não sou do PR e confesso que nunca vi ninguém vendendo esse passeio aí.
@@CanalDoMato sempre existirão os que querem dar um jeito de burlar as regras. Mas o que temos de exemplos de lugares com visitação ao público que criam barreiras pra limitar esse tipo de evento acaba tendo algum tipo de resultado positivo. O que acontece no Itupava é que não há nenhum tipo de fiscalização, os próprios funcionários da RUMO não orientam ou barram os aventureiros selfeiros fecebookeiros.
@@RogerGonz_ eu concordo com um bocado de coisas que você diz, mas já não acho que somente a punição funcione como estratégia. Mesmo quando a fiscalização e punição existem, o desejo de delinquir pode continuar, sobretudo se o transgressor tem recursos financeiros. Vide os quase 18 bilhões em multas contra empresas lavradas pelo Ibama que se deixaram prescrever intencionalmente. Ou cidadãos que pescam em área de preservação ambiental ou caminham por vias férreas, que é o caso do Secretário Municipal que protagoniza este vídeo. Nem a punição líquida e certa é capaz de pará-los.
@@RogerGonz_ Tenho acreditado na necessidade de haver uma força-tarefa educativa em relação à isso (e manter-se e aperfeiçoar-se a fiscalização enquanto for necessária). Primeiro, desde a tenra idade, em termos de ética e cidadania (competência dos sistemas de ensino). Daí, uma educação técnica específica em relação ao meio-ambiente e à áreas remotas; uma educação para o respeito e a segurança, e não uma educação para o turismo (que é o que a iniciativa privada, sobretudo através das redes sociais, faz) predatório, arriscado e ignorante. Se as pessoas tivessem ciência do impacto que causam e dos riscos que correm, especialmente isso, deixariam, muitas delas, de ir.
PERFECT 😎
Tô rindo até agora do cara se achando o youtuber filmando e falando como se deve andar na linha do trem e o trem aparece e o trouxa se pendura p não morrer 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Esse aí foi demais né. Até hoje me pergunto se ele não fez isso aí de propósito pra gerar engajamento em rede social.
Sem contar que o caminho do itupava está muito mal frequentado, cheio de drogado com caixa de som e bebida...
👋
Sertinho
Deve ser bem ruim caminhar nos trilhos e acertar o passo
Te vi no parque nacional no dia que tu estava gravando, mas fiquei com vergonha de falar contigo kkkkkkkk
Você que tava lá no mirante? Hahahahahaha
@@CanalDoMato Era eu não, passei por tu umas duas vezes, uma na portaria e outra quando tu tava gravando kkkkk
@@Garcia.Lucas29 😂 Podia ter falado. Onde q vc me viu filmando? Na cachoeira?
@@CanalDoMato isso kkkkk
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH PRECISO DESSE VIDEO
Te mando no Instagram 😂
Santa inocência... o cara já conhecia bem o viaduto do carvalho e principalmente o ponto de refúgio que ele ficou. Aguardou propositalmente o trem vir para fazer a filmagem e se aparecer. É normal as pessoas ficarem naquele ponto para filmarem o trem fazendo a curva do carvalho.
Eu já fui 3 vezes pelos trilhos, mas antes de atravessar as pontes e túneis eu espero o trem passar.
Fico sentado até passar.
É, sempre digo que... se for fazer merda, faz direito, né? Hahahaha
Não quero soar como um velho rabugento, mas o f#da é essa geração Instagram que massificou um rolê potencialmente perigoso pra tirar foto bonita.
As vezes passa trem um atrás do outro
ta bem sensacionalista o video pq ate nessa ponte tem sim como ficar no lado ali aonde ele ta tem uma plataforma tranquilo de ficar a trilha original depois da casa do ipiranga é mais perigosa no meu ver esta cada vez mais fechada tem varios pontos passando por lama e agua todo lugar em mata ah os perigos e nenhum dele é para pessoas entrarem se realmente formos levar a serio no pé da letra pois todo e qualquer lugar a presença do ser humano degride então dizer dessa forma como na qual esta no video não é ok tbm
e tds esses tuneis do itupava cabe sim uma pessoa e o trem e em tds eles tem vários abrigos para eventual emergência
Kelvyn, entendo que nem toda lei faz sentido e que às vezes o rolê proibido é nossa única opção de lazer ao ar livre, porque eu mesmo vivo numa região onde não há opções de trilha e fazemos tudo clandestinamente, mas nem por isso vou sair divulgando e incentivando a galera a fazer as coisas que faço, porque é muito perigoso presumirmos que os outros farão aquela caminhada com o mesmo cuidado e preparo que nós fazemos, e se der alguma coisa errada num local desses, o transtorno não vai ser apenas de emergência, vai ser ser também um problema jurídico, já que geralmente configura crime. Andar em ferrovias é um crime federal, independente de concordarmos com isso.
Minha opinião é: quer fazer, faça, mas não promova como se fosse a forma mais correta, segura ou legal.
Talvez eu devesse ter falado isso no vídeo.
Não sei qual é o estado atual do caminho do Itupava, mas é normal que as trilhas estejam mais fechadas e cheias de lama logo após a temporada de chuvas, principalmente se o fluxo de pessoas ali for baixo. Esses dias mesmo me arranhei todo numa trilha de bike que há 3 meses estava plenamente aberta, hahaha, faz parte. Túneis e viadutos de trem podem dar uma falsa sensação de segurança, pois basta um galho enroscado no trem pra "nocautear o peão", hahaha.
Obrigado pelo comentário, pela sinceridade e pela educação, acredito que é possível melhorarmos as coisas enquanto mantivermos o diálogo respeitoso, talvez o tom "sensacionalista" seja algo pra eu melhorar nos próximos vídeos.