PARABÉNS PELO TRABALHO, EU COMO JORNALISTA TENHO VERGONHA DESSE TIPO DE MATÉRIA E MINHA CASA FOI CONSTRUIDA COM BLOCOS DE CONCRETO CELULAR E NÃO ME ARREPENDO E INDICO SEM DÚVIDAS
Agora eu queria agradecer o Thiago Melo do Canal pela belíssima explicação e se disponibilizar para fazer essa pesquisa difícil. Como sempre falo não sou Engenheiro, Técnico ou profissional da área. Mais conheci o concreto celular neste canal, fui conhecer da Sical e Celucon, e sempre tinha entendido que o Concreto Celular é para ser usado para fechar o ambiente e nunca na estruturas com ferros por serem porosos. Repito Blocos de Concreto Celular Autoclavado ou não, maciços ou vazados apenas para fechar o ambiente e nunca para sustentação da obra. Agora fiquei tranquilão, sempre gostei da possibilidade do Concreto Celular ser ideal para isolamento térmico e acústico, com melhor resistência para fogo.
Show de bola a explicação e pesquisa meu amigo, as informações obtidas aqui vai servir de exemplos e analises se por a caso me perguntarem no futuro sobre estas questões e construção com concreto celular, abraços.
No começo da reportagem já dá pra ver que nem sabem do que estão falando,passa uma obra de estrutura de concreto,e apenas dividida com os blocos,e o repórter fala de problemas estruturais, então naquelas obras os probls são na estrutura e não nos blocos !
Parabéns Thiago! Descontruindo o trabalho irresponsável da midia. Mas, graças ao seu trabalho podemos replicar o verdadeiro problema! E o risco de isso acontecer conosco não existe!
A má informação pelo visto não é um problema só do Brasil. Show de bola sua pesquisa. Me enviaram o vídeo. Creio que todos nós que trabalhamos com concreto celular agradecemos ao seu trabalho. Um abraço
Boa tarde Thiago, fiz seu Curso de Construir com Concreto Celular. Agora estou aqui não para falar sobre o Concreto Celular, mas para lhe informar que em 1981 acompanhei uma obra com Bloco Sical, tanto parede quanto laje em Cuiabá-MT. Me graduei em 1983 e não tive + contato com os colegas. Então está provado aí + de 31anos.
Olá Tiago. Muito bem, parabéns pelo exclarecimento. Por gentileza, tire algumas dúvidas pertinentes: - Você diz que ele não é estrutural deste formato apresentado, mas do formato que você passa no curso, ele pode ser estrutural até quantas lajes suporta? - Você utiliza o Aditivo SB 1000 para agregar seu traço? Muito utilizado no concreto para vigas e lajes;
Parabéns pela sua pesquisa e esclarecimento desse assunto, fruto de mais uma reportagem irresponsável da imprensa brasileira. Estou iniciando a fabricação de Blocos de Concreto Celular e tenho certeza que aplicando da forma correta esse produto é excelente. Muito agradecido pelo seu trabalho.
Aqui em BH conheço um prédio, onde morei, todo construído com blocos de concreto da Cical, eu conheço esse prédio a mais de trinta anos e ele está em ótimo estado de conservação. Além disso ele é todo revestido com mármore. Quem quiser conhecer basta ir a rua Campos Sales 852, no bairro Nova Suissa ( com dois s mesmo) em BH
O material citado RAAC refere se ao concreto leve reforçado com aço o problema pode estar vinculado a oxidação da armadura utilizada quando aplicado sem camadas impermeabilizante e/ou espaçamento e exposição da ferragem aos elementos , falhas de projeto e detalhamento e má execução podem ocasionar o problema. Assim mesmo quando o concreto celular é usado sem fim estrutural é muito importante o uso de revestimentos com impermeabilizantes adequados em dimensões que permitam a estanqueidade da construção
Parabéns pelas informações Dr. Thiago Melo , os vídeos mostram claramente o uso do concreto de forma incorreta, talvez até por não ter pesquisa suficiente ainda na época , hoje já se passaram vários anos onde temos pesquisa e muitos testes como o Sr. Mesmo já mostrou em vídeos ao longo dos tempos que trabalha com este material.
Tem uma prova de aplicação antiga sim . Já foi aplicado nas corportas do canal do Panamá. Onde as eclusas possui portão muito robusto e que por causa do peso um engenheiro usou esse método.
Boa tarde Sei que o vídeo sobre o problema do bloco celular nas escolas americanas já tem mais de 1 ano, mas ainda assim vou fazer uma pergunta. Essa empresa que vc citou com mais de 40 anos no mercado, ela produz bloco ou concreto celular a mais de 40 anos?
Amigo, bom trabalho de observação e análise, provavelmente o problema está na absorção de água e na oxidação das ferragens, mas deve haver pesquisas para o caso da infiltração de água, é um caso para se estudar mais. Uma empresa pioneira em concreto celular foi a Suporte ou Ciporex, eles tinham a patente desse produto cuja matriz da empresa ficava na Suiça, eles tinham uma fabrica em Ribeirão Pires, mas era no Japão que esse material era usado, pois o fato deste material ser independente da estrutura e de muita leveza facilitava a independência das estruturas de ferro, muito usadas para suportar e vibrar com os terremotos, que são comuns no Japão.
Parabéns Tiago pelo trabalho de investigação. Vou enviar o link para a BAND pois ela deveria se retrata. Na minha humilde opinião o problema com a técnica se resolveria com o uso de vergalhões de fibra.
Vi algumas pessoas criticando a reportagem, eles estão divulgando o que acontece na Inglaterra, não são contra o produto. Agora a minha dúvida era esse RAAC, o que era.
@@construcaocelular por isso eu achava que o ideal seria o Jornal da Band aproveitar a sua pesquisa, mostrar a diferença do modo construtivo dos dois países, e a Norma da ABNT que faz a regulamentação aqui. Mostrar que aqui é seguro e eficiente. Do jeito que foi feito na Inglaterra, foi um barato que saiu muito caro. A realidade dos ingleses é diferente do nosso. Lá a materia prima e as opções tornam tudo mais barato, por isso o valor menor. Tanto que as coisas começam lá fora e depois chega aqui.
Opa Thiago uma dúvida É obrigatório usar emboço e reboco na parede de bloco de concreto celular? Ou eu ja poderia aplicar massa corrida diretamente no bloco?
Muito bom trabalho. Parabéns. Gostaria que fizesse um vídeo sobre reaproveitamento de resíduos, que no meu fraco entender, poderia ser empregado na construção de muros de contenção de escarpas, barragens de rios, contenção de zona praieira, pavimentação de ruas e estradas etc., contribuindo, desta forma, com a limpeza do meio ambiente. Em meu romance Noite em Paris que publico no blogue de mesmo nome se fala disto, mostrando sua possibilidade e criticando a falta de vontade política. O lixo que tem no mundo é suficiente para resolver o problema do afundamento de ilhas por aumento do nível do mar em razão do aquecimento global. Verdade, Zé Mancambira?
O fato da laje ter durado 30 anos com concreto celular, me deixou imprecionado! agora tira uma duvida minha?, é possivel impremeabilizando as ferragens, e impremebilizando o concreto celular com impermeabilizante em pó, e passando ao redor da area externa da casa e laje, ate o solo, Com impremeabilizantes de validade e garantia de mais de 10 anos. Marcas como "veda laje", "rebotec" e "Redelaser" vedação para lajes, seria possível, fazer uma casa que dure mais de 30 anos, totalmente com concreto celular? Afinal não entraria água! Você poderia fazer uma casa modelo assim, só para ver o tempo de durabilizade dela!
Parabéns amigo ! É disso que precisamos. Informação correta e honesta. Não de notícias sensacionalistas e manipulação midiática dessa nossa imprensa vergonhosa.
Você falhou em compreender o que realmente aconteceu. O problema não foi a expansão causada pela ferrugem, mas sim a erosão causada pela expensão da água quando congela (varias vezes a cada inverno) que gradualmente vai esfarelando o bloco (da mesma forma como montanhas inteiras são consumidas ao longo de centenas de milhares de anos). Esses painéis instalados no forro não são estruturais. Eles são meramente isolantes térmicos (uma solução muito prática para a época, que até então usava amianto como o único material isolante térmico não inflamável comercialmente disponível em grande escala). Toda a carga do telhado é distribuída pelas paredes, e os metais dentro dos painéis estão lá apenas para garantir que os painéis não rachem ou se curvem (da mesma forma como placas de geso acartonado usam fibra de vidro e folhas de papéis para manter sua forma). E o prazo de 30 anos dado pelos engenheiros da época foi muito bem calculado. O problema é que ninguém se prestou a substituir eles por uma solução moderna quando chegou ao final de sua vida útil. É importante manter a mente aberta. O que construímos no Brasil é muito diferente do que é construído na Europa por N razões, e usar o conhecimento de engenharia aplicado para nossos problemas para entender a necessidade de outros não é sábio.
Foi justamente essa reportagem que vi, queria saber o que era esse concreto RAAC. Que eles usaram lá e se era diferente do usado aqui no país. Porquê o que você usa não é Autoclavado e da Sical e Celucon são Autoclavado no forno. Foi essa a minha dúvida.
Gente não sou jornalista, mais continuo defendendo a reportagem. Eles informaram o que foi usado na Inglaterra desde a década de 50 até 90. E a pergunta que fiz nesse canal foi justamente qual era a diferença. E na Inglaterra eles usavam ferro no meio do Concreto Celular que aqui nunca foi usado assim. O que o Jornal da Band poderia fazer era fazer um comparativo com que é usado na Inglaterra e o como se faz aqui.
Na verdade o que esta caindo na Inglaterra é a lage. Não e indicado fazer lage com esse tipo de concreto. No Brasil só fazemos paredes de vedação com esse concreto.
@@aurelivs2358 isso mesmo poderia explicar que na Inglaterra foi usado o RAAC com ferro e aqui ACC sem ferro. Justamente mostra que aqui a regulamentação da ABNT só permite a utilização do Bloco Concreto Celular Autoclavado-ACC para vedação. E nunca laje ou estruturas para suportar peso. Isso na Inglaterra foi burrada dos Professores Mestres e Doutores de engenharia permitirem a formação utilizando um material poroso para laje ou estruturas. Aqui não é permitido, pelo menos aqui tem a ABNT para regulamentar.
Então veja bem. Mais de 30 anos no Brasil e é tão pouco divulgado. E um sinal q ainda não a confiança nesse método de construção. Mas mesmo estrutura depois 30 anos com certesa qualquer tipo de estrutura precisa de reparos.
Eles utilizavam concreto armado com bloco de concreto celular… no brasil já sabemos a muito tempo que não é uma boa prática… tanto que não se recomenda a armadura estar em contato direto com o concreto autoclavado. O que não é utilizado aqui no brasil
Construções ROMANAS são comprovadamente produzidas com um tipo de concreto, o cimento é um produto antigo e extremamente confiáve. Talvez seja necessária revisão de percentual de aeração, pois frio ou calor causam contração e dilatação de materiais, para assim gerar maior confiança na resistência?!...
A a reportagem sem explicação técnica como vc fez, pode arruinar um seguimento mesmo que temporariamente. Espero que essa sua investigação, que deveria ter sido feito pelo reporte chegue a eles e assim façam uma nova corrigindo os dados. Parabéns!
Talvez uma solução para armar o concreto seria usar vergalhões de fibra de vidro. Já existem há muito tempo e são impermeáveis. Faça um estudo e aprimore seu produto com esse recurso, se for interessante.
Caro Thiago Passo aqui para contestar sua afirmação que o concreto celular tem uma vida útil menor que a do concreto comum quando ele é armado, na realidade é até o contrario pois a penetração de agua no concreto celular estrutural é muito inferior ao do concreto comum, embora se possa afirmar que tem uma carbonatação mais acelerada, tem uma penetração de agua muito menor o que impede o ataque a armação.Pesquise a respeito. No Brasil existe ABNTNBR 17071 de Concreto Celular Estrutural com aço além de mais de 100.000 unidades de 1 a 5 andares com obras com mais de 20 anos.Peço que reveja sua apresentação nesse ponto por ser uma desinformação.
Hey , teacher leaves the kids alone, we don't need education, we don't need lost control. TEACHER LEAVES THE KID ALONE. Proibiu a música mas não proibiu de construir prédios sem a máxima segurança. 😊
PARABÉNS PELO TRABALHO, EU COMO JORNALISTA TENHO VERGONHA DESSE TIPO DE MATÉRIA E MINHA CASA FOI CONSTRUIDA COM BLOCOS DE CONCRETO CELULAR E NÃO ME ARREPENDO E INDICO SEM DÚVIDAS
Obrigado pelo depoimento 😊🙏
Vergonha? A reportagem é verdadeira
Agora eu queria agradecer o Thiago Melo do Canal pela belíssima explicação e se disponibilizar para fazer essa pesquisa difícil.
Como sempre falo não sou Engenheiro, Técnico ou profissional da área.
Mais conheci o concreto celular neste canal, fui conhecer da Sical e Celucon, e sempre tinha entendido que o Concreto Celular é para ser usado para fechar o ambiente e nunca na estruturas com ferros por serem porosos.
Repito Blocos de Concreto Celular Autoclavado ou não, maciços ou vazados apenas para fechar o ambiente e nunca para sustentação da obra.
Agora fiquei tranquilão, sempre gostei da possibilidade do Concreto Celular ser ideal para isolamento térmico e acústico, com melhor resistência para fogo.
Fico feliz que esteja gostando 😁🙏
Excelente trabalho! Fez a lição de casa que o jornalista deveria ter feito.
😂👏👏👏🙏
Show de bola a explicação e pesquisa meu amigo, as informações obtidas aqui vai servir de exemplos e analises se por a caso me perguntarem no futuro sobre estas questões e construção com concreto celular, abraços.
Valeu grande mestre 😁🙏
No começo da reportagem já dá pra ver que nem sabem do que estão falando,passa uma obra de estrutura de concreto,e apenas dividida com os blocos,e o repórter fala de problemas estruturais, então naquelas obras os probls são na estrutura e não nos blocos !
Muito bom, bem explicado.
Isso serve de alerta para nós, caso alguém queira usar ou esteja usando concreto celular armado.
😁👏🏻👏🏻👏🏻
Sensacional esse seu react!
Muita informação consistente.
Fico feliz que esteja gostando 😊🙏
Parabéns Thiago! Descontruindo o trabalho irresponsável da midia. Mas, graças ao seu trabalho podemos replicar o verdadeiro problema! E o risco de isso acontecer conosco não existe!
😊👏👏👏🙏
Um verdadeiro trabalho jornalístico 🎉
😁👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻
Parabéns tenho total apoio um forte abraço
😊👏👏👏🙏
Obrigada pelo esforço ! Parabéns.
😁🙏
Parabens! Ótimo vídeo, obrigado pela boa vontade e explicativa clara e objetiva !!!
Fico feliz que esteja gostando 😊🙏
A má informação pelo visto não é um problema só do Brasil.
Show de bola sua pesquisa.
Me enviaram o vídeo.
Creio que todos nós que trabalhamos com concreto celular agradecemos ao seu trabalho.
Um abraço
Valeu Mazur, grande abraço 🙏
Boa tarde Thiago, fiz seu Curso de Construir com Concreto Celular.
Agora estou aqui não para falar sobre o Concreto Celular, mas para lhe informar que em 1981 acompanhei uma obra com Bloco Sical, tanto parede quanto laje em Cuiabá-MT. Me graduei em 1983 e não tive + contato com os colegas. Então está provado aí + de 31anos.
Ótima informação 😁👏👏👏
Após assitir este vídeo, sugiro que seja feita uma sinopse e enviada a emissora de TV para que eles façam um serviço mais assertivo e correto
Boa ideia 😊👏👏👏
Parabéns, Thiago! Excelentes esclarecimentos! Obrigado por compartilhar a sua análise!🤝
Fico feliz que esteja gostando 😊🙏
Muito bom meu amigo, profissional tem que investigar tudo. Abraços de Goiânia Go
😊👏👏👏🙏
Muito instrutivo seu vídeo parabéns.
Fico feliz que esteja gostando 😁🙏
Olá Tiago. Muito bem, parabéns pelo exclarecimento.
Por gentileza, tire algumas dúvidas pertinentes:
- Você diz que ele não é estrutural deste formato apresentado, mas do formato que você passa no curso, ele pode ser estrutural até quantas lajes suporta?
- Você utiliza o Aditivo SB 1000 para agregar seu traço? Muito utilizado no concreto para vigas e lajes;
1. Nosso bloco não é estrutural, para isso temos que ajustar o traço;
2. Não usamos o SB 1000.
😊👍
Parabéns... ótimo trabalho
😁🙏
Parabéns pela sua pesquisa e esclarecimento desse assunto, fruto de mais uma reportagem irresponsável da imprensa brasileira.
Estou iniciando a fabricação de Blocos de Concreto Celular e tenho certeza que aplicando da forma correta esse produto é excelente.
Muito agradecido pelo seu trabalho.
Sucesso em sua produção 😊🙏
EXCELENTE ESSE CANAL!!
Fico feliz que esteja gostando 😁🙏
Aqui em BH conheço um prédio, onde morei, todo construído com blocos de concreto da Cical, eu conheço esse prédio a mais de trinta anos e ele está em ótimo estado de conservação.
Além disso ele é todo revestido com mármore.
Quem quiser conhecer basta ir a rua Campos Sales 852, no bairro Nova Suissa ( com dois s mesmo) em BH
Excelente 😊👏👏👏
O material citado RAAC refere se ao concreto leve reforçado com aço o problema pode estar vinculado a oxidação da armadura utilizada quando aplicado sem camadas impermeabilizante e/ou espaçamento e exposição da ferragem aos elementos , falhas de projeto e detalhamento e má execução podem ocasionar o problema. Assim mesmo quando o concreto celular é usado sem fim estrutural é muito importante o uso de revestimentos com impermeabilizantes adequados em dimensões que permitam a estanqueidade da construção
😊👏👏👏
Grato
😊🙏
Top. Parabéns pelo vídeo.
😁🙏
Verdade,top explicação
😁🙏🏻
Perfeito 😮
😊🙏
Parabens por buscar a verdade! Essa imprenda deveria srr processada por informacao como essa!
Fico feliz que esteja gostando 😊🙏
Seria legal citar construções famosas que utilizaram concreto celular de verdade 😉
Assim que possível gravaremos esse vídeo 😉👍
Parabéns pelas informações Dr. Thiago Melo , os vídeos mostram claramente o uso do concreto de forma incorreta, talvez até por não ter pesquisa suficiente ainda na época , hoje já se passaram vários anos onde temos pesquisa e muitos testes como o Sr. Mesmo já mostrou em vídeos ao longo dos tempos que trabalha com este material.
Isso mesmo, na década de 50 o conhecimento era muito limitado 🤦♂️
Tem uma prova de aplicação antiga sim . Já foi aplicado nas corportas do canal do Panamá. Onde as eclusas possui portão muito robusto e que por causa do peso um engenheiro usou esse método.
Excelente 👏👏👏
Muy buen informe!
😁👏👏👏✌️
Isso sim é informação!
😁👏👏👏🙏
Boa tarde
Sei que o vídeo sobre o problema do bloco celular nas escolas americanas já tem mais de 1 ano, mas ainda assim vou fazer uma pergunta.
Essa empresa que vc citou com mais de 40 anos no mercado, ela produz bloco ou concreto celular a mais de 40 anos?
Perdoe-me. Escolas inglesas.
Não sabemos qual empresa fabricou 😉👍
Amigo, bom trabalho de observação e análise, provavelmente o problema está na absorção de água e na oxidação das ferragens, mas deve haver pesquisas para o caso da infiltração de água, é um caso para se estudar mais.
Uma empresa pioneira em concreto celular foi a Suporte ou Ciporex, eles tinham a patente desse produto cuja matriz da empresa ficava na Suiça, eles tinham uma fabrica em Ribeirão Pires, mas era no Japão que esse material era usado, pois o fato deste material ser independente da estrutura e de muita leveza facilitava a independência das estruturas de ferro, muito usadas para suportar e vibrar com os terremotos, que são comuns no Japão.
Excelente 😊👏👏👏
O mais importante é ter uma norma de utilização limitando a aplicação para paredes de vedação
A norma brasileira atual (NBR 13438) já indica o uso para alvenarias, mas não para concretos armados 😊👍
@@construcaocelular12 xxaz
Parabéns Tiago pelo trabalho de investigação.
Vou enviar o link para a BAND pois ela deveria se retrata.
Na minha humilde opinião o problema com a técnica se resolveria com o uso de vergalhões de fibra.
Excelente 😊👏👏👏
Vi algumas pessoas criticando a reportagem, eles estão divulgando o que acontece na Inglaterra, não são contra o produto.
Agora a minha dúvida era esse RAAC, o que era.
O problema da reportagem é que chamaram de concreto barato, colocando a culpa no concreto, onde na verdade o que deteriorou foi o aço 😉👍
@@construcaocelular por isso eu achava que o ideal seria o Jornal da Band aproveitar a sua pesquisa, mostrar a diferença do modo construtivo dos dois países, e a Norma da ABNT que faz a regulamentação aqui. Mostrar que aqui é seguro e eficiente.
Do jeito que foi feito na Inglaterra, foi um barato que saiu muito caro.
A realidade dos ingleses é diferente do nosso. Lá a materia prima e as opções tornam tudo mais barato, por isso o valor menor.
Tanto que as coisas começam lá fora e depois chega aqui.
Opa Thiago uma dúvida
É obrigatório usar emboço e reboco na parede de bloco de concreto celular? Ou eu ja poderia aplicar massa corrida diretamente no bloco?
Pode aplicar massa no bloco, temos vídeos no canal mostrando isso 😁👍
O bloco autoclavado pode ter pó de metal. E tem até indicações para estrutural. Aqueles vazados.
Ajustando o traço consegue fazer com resistência estrutural 😉👍
Muito bom trabalho. Parabéns. Gostaria que fizesse um vídeo sobre reaproveitamento de resíduos, que no meu fraco entender, poderia ser empregado na construção de muros de contenção de escarpas, barragens de rios, contenção de zona praieira, pavimentação de ruas e estradas etc., contribuindo, desta forma, com a limpeza do meio ambiente. Em meu romance Noite em Paris que publico no blogue de mesmo nome se fala disto, mostrando sua possibilidade e criticando a falta de vontade política. O lixo que tem no mundo é suficiente para resolver o problema do afundamento de ilhas por aumento do nível do mar em razão do aquecimento global. Verdade, Zé Mancambira?
Belo trabalho 😊👏👏👏
O fato da laje ter durado 30 anos com concreto celular, me deixou imprecionado!
agora tira uma duvida minha?,
é possivel impremeabilizando as ferragens, e impremebilizando o concreto celular com impermeabilizante em pó, e passando ao redor da area externa da casa e laje, ate o solo, Com impremeabilizantes de validade e garantia de mais de 10 anos. Marcas como "veda laje", "rebotec" e "Redelaser" vedação para lajes, seria possível, fazer uma casa que dure mais de 30 anos, totalmente com concreto celular?
Afinal não entraria água!
Você poderia fazer uma casa modelo assim, só para ver o tempo de durabilizade dela!
É possível sim, e se fizer manutenção na impermeabilização irá durar muito mais tempo 😉👍
Parabéns amigo !
É disso que precisamos. Informação correta e honesta. Não de notícias sensacionalistas e manipulação midiática dessa nossa imprensa vergonhosa.
Obrigado 😁👏👏👏🙏
Bloco celular pode usar o ferro agulha,, substituindo os pilares??
Se tiver resistência estrutural sim 😉👍
Boa explicação, se na época já existissem as barras de vidro, talvez o RCCA seria uma boa opção.
Boa ideia 😊👏👏👏
Legal
☺️👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻
Com tudo isso, pasmem “terráqueos, onde 100 milhões de brasileiros, ñ tem acesso a saneamento básico e 65 milhões ñ dispõem de água potável.
👏👏👏
Você falhou em compreender o que realmente aconteceu. O problema não foi a expansão causada pela ferrugem, mas sim a erosão causada pela expensão da água quando congela (varias vezes a cada inverno) que gradualmente vai esfarelando o bloco (da mesma forma como montanhas inteiras são consumidas ao longo de centenas de milhares de anos).
Esses painéis instalados no forro não são estruturais. Eles são meramente isolantes térmicos (uma solução muito prática para a época, que até então usava amianto como o único material isolante térmico não inflamável comercialmente disponível em grande escala). Toda a carga do telhado é distribuída pelas paredes, e os metais dentro dos painéis estão lá apenas para garantir que os painéis não rachem ou se curvem (da mesma forma como placas de geso acartonado usam fibra de vidro e folhas de papéis para manter sua forma). E o prazo de 30 anos dado pelos engenheiros da época foi muito bem calculado. O problema é que ninguém se prestou a substituir eles por uma solução moderna quando chegou ao final de sua vida útil.
É importante manter a mente aberta. O que construímos no Brasil é muito diferente do que é construído na Europa por N razões, e usar o conhecimento de engenharia aplicado para nossos problemas para entender a necessidade de outros não é sábio.
Ótimo, com exceção da expansão quando congela, falou quase tudo o que eu já tinha dito no vídeo 😂👍
E se usar ele com vergalhões de vibra de vidro?
Pode ser interessante, mas é necessário muitos testes e ensaios para validar o método 😉👍
Bom dia a todos esses meios de comunicação não tem conhecimentos nem pesquisa e fica dando essas informações pela metade
Eu tô fazendo o meus próprios bloco 😂
Sucesso na sua produção 😊👏👏👏
Foi justamente essa reportagem que vi, queria saber o que era esse concreto RAAC. Que eles usaram lá e se era diferente do usado aqui no país.
Porquê o que você usa não é Autoclavado e da Sical e Celucon são Autoclavado no forno.
Foi essa a minha dúvida.
😊👏👏👏
Gente não sou jornalista, mais continuo defendendo a reportagem.
Eles informaram o que foi usado na Inglaterra desde a década de 50 até 90.
E a pergunta que fiz nesse canal foi justamente qual era a diferença.
E na Inglaterra eles usavam ferro no meio do Concreto Celular que aqui nunca foi usado assim.
O que o Jornal da Band poderia fazer era fazer um comparativo com que é usado na Inglaterra e o como se faz aqui.
Verdade 😊👏👏👏
Na verdade o que esta caindo na Inglaterra é a lage. Não e indicado fazer lage com esse tipo de concreto. No Brasil só fazemos paredes de vedação com esse concreto.
@@aurelivs2358 isso mesmo poderia explicar que na Inglaterra foi usado o RAAC com ferro e aqui ACC sem ferro.
Justamente mostra que aqui a regulamentação da ABNT só permite a utilização do Bloco Concreto Celular Autoclavado-ACC para vedação.
E nunca laje ou estruturas para suportar peso.
Isso na Inglaterra foi burrada dos Professores Mestres e Doutores de engenharia permitirem a formação utilizando um material poroso para laje ou estruturas.
Aqui não é permitido, pelo menos aqui tem a ABNT para regulamentar.
Então veja bem.
Mais de 30 anos no Brasil e é tão pouco divulgado.
E um sinal q ainda não a confiança nesse método de construção.
Mas mesmo estrutura depois 30 anos com certesa qualquer tipo de estrutura precisa de reparos.
Verdade 😊👏👏👏
eu ajudei construir u prédio grande e Tatuí s.p em 90 veja hoje como está os prédios jw
😊👍
Coitada das crianças 😢
Pois é 🤦♂️
Eles utilizavam concreto armado com bloco de concreto celular… no brasil já sabemos a muito tempo que não é uma boa prática… tanto que não se recomenda a armadura estar em contato direto com o concreto autoclavado.
O que não é utilizado aqui no brasil
Isso mesmo, acho que na década de 50 não tinham esses procedimentos 😉👍
👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻
😁🙏
Qual seu contato curso
Contatos para orçamentos na descrição do vídeo 😉👍
O bloco AAC é muito diferente....
😊👏👏👏
Construções ROMANAS são comprovadamente produzidas com um tipo de concreto, o cimento é um produto antigo e extremamente confiáve.
Talvez seja necessária revisão de percentual de aeração, pois frio ou calor causam contração e dilatação de materiais, para assim gerar maior confiança na resistência?!...
Excelente 😊👏👏👏
Amigo por favor me ajude comprar aqui em sao paulo zona leste
Contatos para orçamentos na descrição do vídeo 😉👍
Quem tiver curiosidade no RUclips prore por: construção canal Panamá eclusas.
😊👏👏👏
Bloco de concreto não é parte da estrutura da casa... Tijolos não é parte da Estrutura.
Estrutura Predial é Vigas e Colunas de concretos
Se eles usaram esse concreto na estrutura, aí o problema é deles. Principalmente se fizeram um concreto de baixa densidade.
👏🏻👏🏻👏🏻👍
Tá entendido. Mas não me parece que seria simples ou barato o processo..
Na década de 50 deve ter sido uma evolução sem precedentes 😉👍
Se realmente o bloco celular foce ruinn ,nw pode abalar a estrutura, mesmo q foce d papelão.a estrutura e outra.
Exatamente 😊👏👏👏
Se pagar a Mídia Brasileira , eles falam até a verdade .
😂👍
A a reportagem sem explicação técnica como vc fez, pode arruinar um seguimento mesmo que temporariamente. Espero que essa sua investigação, que deveria ter sido feito pelo reporte chegue a eles e assim façam uma nova corrigindo os dados. Parabéns!
Isso mesmo, esses jornalistas precisam ter muito cuidado com o que divulgam ao público!
Talvez uma solução para armar o concreto seria usar vergalhões de fibra de vidro. Já existem há muito tempo e são impermeáveis. Faça um estudo e aprimore seu produto com esse recurso, se for interessante.
Excelente 😊👏👏👏
Caro Thiago Passo aqui para contestar sua afirmação que o concreto celular tem uma vida útil menor que a do concreto comum quando ele é armado, na realidade é até o contrario pois a penetração de agua no concreto celular estrutural é muito inferior ao do concreto comum, embora se possa afirmar que tem uma carbonatação mais acelerada, tem uma penetração de agua muito menor o que impede o ataque a armação.Pesquise a respeito. No Brasil existe ABNTNBR 17071 de Concreto Celular Estrutural com aço além de mais de 100.000 unidades de 1 a 5 andares com obras com mais de 20 anos.Peço que reveja sua apresentação nesse ponto por ser uma desinformação.
Excelente 😊👏👏👏
Se você colocar impermiabilizante no concreto celular, ele fica impermeável.
O jornalismo no Brasil faliu.
Ninguém aprofunda as pesquisas.
Virou um bando de preguiçosos adeptos do "copia e cola".
Virou um bando de preguiçosos adeptos do "copia e cola".
Verdade 👏🏻👏🏻👏🏻
Realmente esse tipo de material alto clavado é uma porcaria vida útil reduzida
Nas escolas o que estragou foi o aço, não o concreto celular 😉👍
CERTAMENTE, ESTÃO USANDO COM FUNÇÃO ESTRUTURAL E O BLOCO É SÓ DE VEDAÇÃO
😊👏👏👏
Concreto celular existe desde 1920
😊👏👏👏
Matamos a charada, é exatamente isso que aconteceu.
😊👏👏👏
Hey , teacher leaves the kids alone, we don't need education, we don't need lost control. TEACHER LEAVES THE KID ALONE. Proibiu a música mas não proibiu de construir prédios sem a máxima segurança. 😊
😂👍
Já viu o vergalhão de fibra de carbono?
Sim, no momento o custo dificulta a sua aplicação 😉👍
Gente ja vo varias conversas como essa eu certas coisas nao acredito
😊👏👏👏
Na Rússia se usa concreto celular a decadas!
😊👏👏👏
As novas armações irão resolver esse problema!
😊👏👏👏
"Reporter não é engenheiro". Kkkkk concreto barato...da decada de 40. Triste, irresponsável $$$$ é lamentável.
Verdade 🤦♂️
Isso e uma porcaria mesmo concreto celular kkkk areia
😂👍
Fala, fala e não diz nada
😂👍