Filho GAY cuidando do PAI IDOSO: trabalho INVISÍVEL e SOLITÁRIO │ GAY NERD

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 сен 2024
  • A 𝘃𝗲𝗹𝗵𝗶𝗰𝗲 𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗶𝘀 é um momento doloroso para qualquer pessoa. Mas pode ser ainda mais difícil para o filho gay. Muitas vezes, sobra para ele 𝗼 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝘂𝗶𝗱𝗮𝗿 𝗱𝗲𝗹𝗲𝘀. Às vezes por ser o único filho 𝘀𝗼𝗹𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼, por ser o único 𝘀𝗲𝗺 𝗳𝗶𝗹𝗵𝗼𝘀, por ser o mais 𝗰𝗮𝗿𝗶𝗻𝗵𝗼𝘀𝗼, por ser o mais 𝗯𝗲𝗺-𝘀𝘂𝗰𝗲𝗱𝗶𝗱𝗼...
    Cuidar dos pai ou mãe idoso exige energia, tempo, grana. Muitas vezes, traz de volta 𝘃𝗲𝗹𝗵𝗮𝘀 𝗯𝗿𝗶𝗴𝗮𝘀 (se os pais sempre foram homofóbicos, por exemplo) ou gera novas, com os irmãos que se recusam a colaborar.
    E o pior: na maioria das vezes, esse trabalho não é reconhecido, não é agradecido, e é completamente solitário. Sem prazo certo para terminar. Como cuidar de pais idosos impacta na nossa saúde mental e física? E na nossa vida social, na nossa vida amorosa, na nossa autoestima?
    ---------
    🌈 𝗜𝗻𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝟭𝟮𝗼 𝗘𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗼 𝗚𝗮𝘆 𝗡𝗲𝗿𝗱 (𝗦𝗣) 🌈
    www.sympla.com...
    👕 𝗚𝗼𝘀𝘁𝗼𝘂 𝗱𝗮 𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗰𝗮𝗺𝗶𝘀𝗲𝘁𝗮? 𝗖𝗼𝗺𝗽𝗿𝗲 𝗰𝗼𝗺 𝟭𝟬% 𝗱𝗲 𝗱𝗲𝘀𝗰𝗼𝗻𝘁𝗼 👕
    www.rbow.com.br/ 𝗖𝗨𝗣𝗢𝗠 GAYNERD
    🤩 𝗦𝗲𝗷𝗮 𝘂𝗺 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗱𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹 e ganhe benefícios incríveis! 🤩
    / @gaynerd
    🥰 Prefere 𝗰𝗼𝗹𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗺 𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗔𝗽𝗼𝗶𝗮-𝘀𝗲? Vai lá! 🥰
    apoia.se/gaynerd
    🤑 Mais fácil 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿 𝘂𝗺 𝗣𝗶𝘅? Então manda! 🤑
    canalgaynerd@gmail.com
    ---------
    ✅ 𝗜𝗡𝗦𝗖𝗥𝗘𝗩𝗔-𝗦𝗘! bit.ly/CanalGay...
    📳 𝗥𝗘𝗗𝗘𝗦 𝗦𝗢𝗖𝗜𝗔𝗜𝗦: @canalgaynerd
    💌 𝗖𝗔𝗜𝗫𝗔 𝗣𝗢𝗦𝗧𝗔𝗟: 71533 CEP 05020-970
    ---------
    𝗢𝗕𝗥𝗜𝗚𝗔𝗗𝗢, 𝗠𝗘𝗠𝗕𝗥𝗢𝗦 𝗗𝗢 𝗖𝗔𝗡𝗔𝗟!
    🥰 Com vocês, consigo fazer mais e melhor! 🥰
    André Capovilla, Antonio Carlos, Rafael Tourinho, Mauro Dunder, Niraldo Ferreira, Íviler Rocha, Tiago OI, tindadetm, Donny Lopes, Calebe Belo, Felipe, Paulo Assis Borges, Neto Silva, Ricardo Menino, Carlos Gutemberg, Marcio Boaventura, Antonio Saraiva, Arthur Lima, Julio Silva, Pedro Lee, Aliane Las, Joaquim Magalhães, Zé Victor, RaridadesX, Reinaldo S. Diaz, Rimylles Alves, Eduardo Júnior, Rodrigo Adanya, Jeff, Rodrigo de Nardin, RPS502, José Siqueira, Marco Custodio, Ricardo Samel, Erik Galdino, Victor Pena, Unimed Intrafederativo, Giovani Paz, Alex Spezzi, Douglas Lima, Edson Cinaqui Filho, Helder Vinicius Moraes, Victor Anundsen, Nino Duarte, Josias Gonçalves, Sebastião Orestes Balbino, Cantelli 1984, Kaique Dantas, Daniel Carneiro, Flávio Marques, José Maurício de Campos, Ivan Freitas, Sérgio Heitor de Faria, Jeff Alves, Édipo de Oliveira, Fabiano Sato Tomita, Kadão, Canteli Marcio, Leandro Bordignon, Daniel G. Silva, Litinho Victorino, Raikirou, Fabrício Olsson, Caio Bessa e Ale TV, Só Rafael, Gustavo Bedin, Falvyoh, Khon Yama, Ozias Paese Neves, Rogério Folter, Paulo Roberto da Silva e Prof. Ms. Marcelo Luis dos Santos Antonio

Комментарии • 258

  • @LightDavi
    @LightDavi Месяц назад +10

    Valeu!

    • @GayNerd
      @GayNerd  Месяц назад

      @@LightDavi Opa, querido! Obrigado pela doação! Tem algum tema que você gostaria de ver abordado em algum vídeo?

  • @Eric_Diamond
    @Eric_Diamond Месяц назад +214

    Gostei desse tema, porque eu cuido de minha mãe idosa e ela é homofóbica. No bairro, os vizinhos espalham que eu quero tomar a casa dela e deixar meu irmão na mão. E entre os amigos, ninguém entende porque eu vivo sem dinheiro pra nada. Até porque ela não conseguiu se aposentar ainda. A família pressiona para melhorar o nível dos cuidados. Outros pressionam que eu consiga outro emprego pra conseguir sustentar minha mãe. E tem aqueles que acham que o que eu faço é pouco. Não sobra tempo pra sair, não sobra tempo para namorar. A gente acaba até se acostumando a viver pelo outro. E aí é só ladeira à baixo. Fora a culpa que vem junto com a sensação de que é sua obrigação cuidar deles. E a sensação disso ser uma obrigação leva a culpa por estar fazendo por obrigação.

    • @ianalmada4869
      @ianalmada4869 Месяц назад +12

      A situação já foi tema de reportagem no Profissão Repórter

    • @pauloalberton
      @pauloalberton Месяц назад +14

      super entendo teu sentimento @Eric. To vivendo coisa semelhante numa etapa anterior um pouco, só que com dois idosos. Mãe e irmão especial.

    • @chronos5457
      @chronos5457 Месяц назад +2

      ​@@pauloalberton de direita ou esquerda?

    • @avnereriksen
      @avnereriksen Месяц назад

      Frequente o CoDA - Codependentes Anônimos. Têm muito a ver com essa codepêndencia emocional que a família nos impõe, principalmente de nossos pais. É um grupo de auto-ajuda. Tem reuniões presenciais e online. É só procurar no Google. Pode ser um grupo de muito apoio.

    • @carloseduardoarantes352
      @carloseduardoarantes352 Месяц назад +13

      Oi amigo, eu também! Cuido da minha mãe, mas ela é bem ativa, faz tudo em casa mesmo tendo 70 anos, ela não é homofóbico até aceita meu namorado, queria te dizer se ela já passou dos 65 anos, ela têm direito a receber o benefício BCP loas, minha mãe recebe, antes era só eu em casa para pagar todo as as despesas. Meus irmãos, deixaram essa responsabilidade comigo. Mas, procure ! Sobre esse benefício, esse benefício para sua mãe, espero que tudo dê certo para você e sua mãe.

  • @canaldoro6387
    @canaldoro6387 Месяц назад +95

    Existem dois motivos:
    1) normalmente o filho hétero se casa e tem filhos e sobra para o filho gay solteirão cuidar dos pais idosos;
    2) a síndrome do filho gay que se sente culpado por ser gay e tenta compensar um possível desgosto dos pais

    • @chronos5457
      @chronos5457 Месяц назад +8

      Certeiro na resposta.
      Meu irmão se mandou para outro país e sobrou pra quem?

    • @LuFelp35
      @LuFelp35 Месяц назад +2

      ​@@chronos5457e porque você também não se mandou para outro país?

    • @fabianomarques2301.
      @fabianomarques2301. Месяц назад +5

      @@chronos5457Ele ajuda financeiramente, pelo menos?
      Eu ia fazer a vida dos meus irmãos um inferno se isso acontecesse comigo. Graças a Deus somos três irmãos e cuidamos muito bem da nossa mãe 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

  • @melinaguimaraesnadaledesou4615
    @melinaguimaraesnadaledesou4615 Месяц назад +34

    Tema ótimo! Na nossa sociedade patriarcal, o cuidar ainda é uma tarefa exclusiva de mulheres e filhos gays.

  • @junorizzo
    @junorizzo Месяц назад +25

    Esse canal , como muitos já disseram, é de UTILIDADE PÚBLICA. Vc tem a missão de chamar a atenção dos gays para uma epifania, uma virada de chave rumo ao amadurecimento. Parabéns. Esse vídeo deveria ser matéria no fantástico. Abração.

    • @GayNerd
      @GayNerd  Месяц назад +3

      @@junorizzo obrigado!

  • @Thonny_Carlos
    @Thonny_Carlos Месяц назад +59

    Eu observo esta realidade a minha volta. É muito triste. Quando não sobrecarregam as filhas mulheres, sobrecarregam os filhos gays. Bem típico dessa sociedade machista em que o "macho" só quer ser servido e quando é pra ele servir, repassa.

    • @angelusmagnocine
      @angelusmagnocine Месяц назад +10

      Falou tudo! Já conheci homens gays, bi ou pan, muitos no armário, que terminam cuidando sozinhos dos pais idosos, enquanto os irmãos hétero-cis não fazem nada. Os héteros não nos consideram homens, aí acham que temos as "funções de mulher". É triste 😢

    • @gloomysunday8242
      @gloomysunday8242 Месяц назад

      @@angelusmagnocine Quando um homem hetero cuida dos pais, na verdade é a mulher dele que na prática cuida dos sogros

  • @experienciasmusicais1245
    @experienciasmusicais1245 Месяц назад +20

    Fui responsável por cuidar de minha mãe por onze anos. Somado a fato de uma familia conservadora, a omissão do meu irmão hétero( que mudou de cidade e fazia visitas anuais pro forma) e ainda a proteção de minha mãe a ele( o coitadinho) minha vida social , sexual e amorosa ficou retida até os 40 anos ( quando beijei um homem pela primeira vez e era um GP pago)e profissionalmente declinei de convites que poderiam ter me dado um pouco mais para não abandoná-la. Dois meses antes dela morrer eu pensava em suicidio de tanto cansaço. Porém, como não tinha mesmo vida social, o pouco tempo que tinha resolvi investir em minha educacão e no que dava profissionalmente. Foi bom isto. Hoje ela partiu e estou vivendo infãncia, juventude, meia idade tudo ao mesmo tempo . Estou casado com um homem ótimo e decididos a viver a vida com o que nos foi possivel construir r agora correndo de novas responsabilidades rsrs

  • @wguidoo
    @wguidoo Месяц назад +21

    Esse é o tipo de assunto que valeria uma LIVE com comentários dos inscritos, amei a camisa, super fofa

  • @Fabiormendes
    @Fabiormendes Месяц назад +29

    Eu cuidei do meu pai sozinho, mesmo ele tendo dois filhos. Minha irmã também é LGBT, mas não morava com ele. Coube a mim essa missão de cuidar e acompanhar o tratamento do câncer que ele foi acometido. Foram días difíceis, mas não me arrependo de ter me doado por completo neste processo. Sinto que cumpri essa missão e isso nos aproximou no fim de sua vida. Já se passaram alguns anos e até a mágoa que eu tive da minha irmã pelo abandono se dissipou. Felizmente tive amigos que simplesmente me ouviram num desabafo, que mandaram mensagem, que se fizeram presente neste processo. Eu me negligenciei mas estou vivo e recuperando o tempo que entendo que não perdi, apenas deixei em suspenso. No fim de tudo eu entendo que foi uma experiência dolorosa, mas positiva, porque eu foquei em como fazer dessa dor algo melhor pra mim. Espero que alguém leia este relato e sinta que é possível ter algo positivo neste processo. Um forte abraço a quem passou ou esteja passando por isso. Gratidão.

    • @gilgouvea2326
      @gilgouvea2326 Месяц назад

      Que bom Fábio. Vc foi abençoado por cuidar do seu pai e tb foi uma bênção para ele. Seja muito feliz!

  • @gilgouvea2326
    @gilgouvea2326 Месяц назад +90

    qdo me aposentei em 2013 já estava meio que decidido que eu voltaria para o interiorzinho e cuidaria da minha mãe. Essa coisa de assumir gay para os pais que hj em dia parece ser a regra não se aplicava no meu caso. Gay e pronto. Ficava subentendido, havia uma concordância e não se falava a respeito. Havia uma aceitação implícita. Sempre fiz as coisas que gostava tipo tecelagem, dança, música, culinária. Não fui de namorar e casar. Mais sozinho mesmo. Cuidei da minha mãe durante 8 anos. Ela desenvolveu um tipo de doença senil. Ela achava uma bênção que eu estivesse cuidando dela e sempre me senti abençoado por ter a oportunidade de ajudar quem me criou. limpei cocô, xixi na cama, dei banho, dormia ao lado. Dedicação exclusiva. Se fiz alguma viagem foi por uma semana e voltei correndo prá atender. Meu irmão casado, com filhos e netos não tinha um relacionamento legal com ela. Havia mágoa de um lado e de outro. Ele não participava e eu procurava situações para que ele se envolvesse e não viesse a ter arrependimentos no futuro (dirigir para uma consulta médica, levar em algum lugar, comparecer em um aniversário). Isso não me incomodou. Antes dela falecer com 92 anos em 2022 descobri uns nódulos em um dos seios. Comecei o itinerário de exames, mastologista, etc. Na cidade tem um Centro de Atenção a Mulher do SUS. Viva o SUS. O PSF ficava próximo de casa e a agente de saúde era uma pessoa trans super atenciosa. Tb não tinha interesse em viagens, exposições e shows e compras e namoro como todo recém aposentado fica. Gostava da vida de cuidador. Ela ficou bem agressiva nos 2 últimos anos de vida. Taurina que era muito teimosa e cheia dos rancores soltava os cachorros pra cima e aprendi a lidar com isso. Morreu comigo. Tenho saudades dela. Ocorreram momentos de irritação. Normal. Culpa nenhuma. Aos 72 anos tenho lidado com esse negócio de envelhecer. Às vezes vejo nas fotos minhas mais de perto as rugas, as papadinhas e fico meio sem me reconhecer direito. Como se fosse um desequilíbrio na percepção da auto-imagem. Sigo ali na vizinhança fazendo bolos, passeando com cachorro, visitando gente que conheço, pilates, caminhadas, artesanato e muita música. Tá bom assim. (usei muito espaço, sorry)

    • @marcusvlin
      @marcusvlin Месяц назад +2

      Que bonito relato! ❤

    • @zenoluz775
      @zenoluz775 Месяц назад +2

      Que lindo! Senti até vontade de cuidar de você. Abraços.

    • @joaopaulo7602
      @joaopaulo7602 Месяц назад

      Um Verdadeiro guerreiro 👏

    • @KL-ye7gt
      @KL-ye7gt Месяц назад

      Parabéns pela força 👏

    • @gilgouvea2326
      @gilgouvea2326 Месяц назад

      @@marcusvlin Obrigado Marcus!

  • @robinhots3932
    @robinhots3932 Месяц назад +74

    "EU NAO AGUENTO MAIS", sim é um grito interno bem reprimido. Cuido da minha mãe e do meu irmão, irmão esse doente,desempregado a anos que nao cuida da diabetes dele e mal lava uma louça. Não posso falar nada porque minha mãe é extremamemte opressora e crente da cristã . Tenho 46, meu irmão 47 e minha mae 74, ah e tenho uma irma hetero de 59 que aparece de vez em nunca. Trabalho mais de 12h por dia, e me desdobro entre trabalhar fora, limpar a casa e acompanhar a mae nas consultas e exames. A mais de 15 anos sozinho, e sem sexo a 5 anos, sinto que minha vida ja passou. Sim sou gay padrão, meus amigos hoje são só heteros e do trabalho, estou preso dentro do meu corpo. Meu irmao tbm é gay , ele sim sai caçar e deixa a mãe sozinha em casa. Pago todas as contas da casa enquanto minha mae enche os netos e bisnetos dela de presentes. Sim eu não posso falar nada, e ainda ajudo cuidar das nossas mais de 100 plantas fora o jardim. E tem dias que eu só queria um abraço, nada mais.😕

    • @bezerrabravo8007
      @bezerrabravo8007 Месяц назад

      @@robinhots3932 amigo tenta ouvir ou ler os livros do Luís Antônio Gasparetto, talvez te ajude! Boa sorte!

    • @bezerrabravo8007
      @bezerrabravo8007 Месяц назад

      @@robinhots3932 Amigo tenta ouvir as palestras ou ler o livros do Luis Antônio Gasparetto, talvez te ajude muito. Boa sorte

    • @senarolivei82
      @senarolivei82 Месяц назад +13

      Talvez esteja na hora de vc pensa só em vc. Fugir, já pensou em viajar por alguns dias pra aliviar a mente se fortalecer, alem do mais tem quem cuide deles. Seu tempo ainda não passou, vc ainda é novo e tem uma vida pra ser curtida e namora muito.

    • @robinhots3932
      @robinhots3932 Месяц назад +7

      @@senarolivei82 Poisé colega, pode parecer estranho mas acabei de voltar de umas ferias de 15 dias, a primeira semana foi só de por as coisas em ordem. A segunda semana ficava entre o descanso e a disposição para a mãe. Fiquei domesticado como um cão , não me sinto a vontade em sair endeixa lá com meu irmão. Procuro me distrair no trabalho mesmo, acabei ficando nessa. Quem sabe um dia...

    • @senarolivei82
      @senarolivei82 Месяц назад +4

      @@robinhots3932 Vc tem q lembrar q responsabilidade em relação a sua mãe por ser idosa até mesmo doente vc pode até ter, mas em relação ao irmão vc não tem q ter.

  • @JPHerreira
    @JPHerreira Месяц назад +9

    Minha sogra morava no interior, perto de um asilo em que as duas últimas irmãs moravam. Quando veio a covid e ela não podia mais visitar as irmãs, trouxemos ela pra morar com a gente. Hoje, se não fosse por nós, ela estaria debaixo da ponte, mas quando ela se refere a mim pra pessoas que não conhecem a mim e meu marido, ela fala que eu sou "o rapaz que mora aqui". Muito da intimidade e prazer que eu tinha de estar na minha casa se esvaiu nos últimos 4 anos. Cada sessão de terapia que eu faço é pra não desejar a m0rte dela e não gastar meu réu primário, mas é bem difícil. Ela é veladamente homofóbica, já foi racista com minha mãe (cujo pai era preto) e é constantemente xenofóbica. Tá bem foda, uns dias piores que outros.

  • @rochamn
    @rochamn Месяц назад +21

    Marcel, aconteceu cmgo! Tenho 39a, filho único adotado, d pai meio chucro - d me jogar indiretas, por n atender suas expectativas, porém, companhia pra Cerveja; e mãe submissa, q sabe d mim, mas prefere n falar sobre. Nossa relação se desgastou ainda mais, na pandemia, e saí d ksa. Saúde do pai foi se debilitando, e resolvi voltar, 1a dpois, pra ajudar nos cuidados. Ao msmo tempo, no trampo, superiores me prejudicaram. 10 meses dpois, pai morre. Me demiti, e hj me sinto inútil. Sem vida social, +12kg, n cabendo em boa parte das roupas, e ainda, sem outro emprego. Desabafei rs Sucesso, Marcel 😘 Tô cntgo dsd Mundo Estranho no YT 🤗

  • @douglassabatto9083
    @douglassabatto9083 Месяц назад +8

    Eu passei por isso com a minha mãe, ela teve um aneurisma com 41, Eu tinha 25 na época, no auge da minha juventude, início da minha carreira, minha irmã com 16 na época, ficaram graves sequelas, motoras, memória, fala, visão... Do dia para a noite me tornei "pai", sem os noves meses de preparo, e foram 10 anos cuidando dela, por mais difícil que tenha sido muitas das vezes, Eu me esforçava ao máximo para não deixar transparecer isso para ela, mudou a rotina da casa, a decoração da casa para evitar acidentes, a minha rotina no trabalho, e oportunidades, e tive que ver minha juventude passar diante de mim, enquanto Eu estava mais recluso e ocupado. Minha irmã praticamente lavou as mãos, foram brigas, discussões, e isso acabava afetando a minha mãe, e para não faze-la sofrer, precisei mudar minha atitude e engolir muitos sapos, para deixar ela o mais confortável possível e não se sentir um fardo, pois afinal não era culpa dela estar do modo como ficou, com as limitações que ficou... Foram muitas perdas, mas não lamento momento algum por ter permanecido ao lado dela, apoiado, dado todo o suporte dentro das minhas possibilidades e disponibilidade, aumentado ainda mais os nossos laços, e ter aproveitado cada instante da Cia dela aqui neste plano...

  • @angelusmagnocine
    @angelusmagnocine Месяц назад +8

    Eu demorei um pouco para assistir a esse vídeo porque esse é um tema que é gatilho para mim. Minha situação é um pouco atípica, porém me prejudicou também: sou de classe média e, mesmo tendo uma profissão na vida adulta, sempre tive uma vida repleta de conforto, com muita dependência financeira em meus pais, porque fui criado como se eu fosse milionário, herdeiro. Porém sofri muita repressão por conta de minha sexualidade, meus pais não aceitavam ter um filho bissexual. Então eu passei pela fase da compensação para ser visto como um bom filho e tentar me abrir para meus pais, expressar quem eu sou. Nessa minha fase de compensação, minha mãe me pediu ajuda para cuidar de várias pessoas da família que necessitaram de cuidados e assim eu fiz. Cuidei de uma tia idosa que morava comigo até o falecimento dela e cuidei de meu pai que teve sérios problemas de saúde durante três anos e veio a falecer também. E nisso também amparei minha mãe, para que ela não ficasse sobrecarregada. Eu fui a pessoa que cuidou de quem cuidou também, e são experiências muito desgastantes. No entanto, eu fiquei muito prejudicado no âmbito profissional e financeiro, pois além de não ter tido outras oportunidades de trabalho, não aprendi a ser independente dos meus pais. Mesmo assim consegui romper com a dependência emocional e sair do armário, vivendo minha identidade, e tudo o que me falta é ser bem sucedido no âmbito profissional.

  • @jorgemota8447
    @jorgemota8447 Месяц назад +32

    Caramba! Tenho um amigo que está vivendo exatamente essa realidade, ele simplesmente se anulou para a vida.

  • @marciorogerio3834
    @marciorogerio3834 Месяц назад +7

    Minha vida por 4 anos 2007/2011. Familia grande mas acreditavam estar me puniindo por ser quem sou. Ele se foi aos 90 e nos aproximamos muito e tudo valeu a pena, jamais o abandonaria. E vc que passa pelo mesmo digo que vc consegue e passa e existe muita vida depois.

  • @dadosheridan5130
    @dadosheridan5130 Месяц назад +28

    Tema pra lá de necessário, pra lá de delicado, mas tratado, como sempre, com muito equilíbrio e responsabilidade. Eu carrego essa responsabilidade de cuidar de minha mãe com Alzheimer (e outras doenças debilitantes), e já teria desmoronado não fosse o apoio do meu esposo. Tenho sorte de ele não ter pulado fora, mas fica essa sensação de que estamos perdendo nossos melhores anos juntos... Não tenho mais irmãos vivos e minha mãe já tem sérias dificuldades de locomoção e autonomia. Delegar o cuidado para tirarmos férias, por exemplo, acaba sendo muito mais complicado por causa disso.

    • @chronos5457
      @chronos5457 Месяц назад

      E uma cuidadora ou enfermeira?

    • @dadosheridan5130
      @dadosheridan5130 Месяц назад

      ​@@chronos5457 eu estava me referindo a delegar para parentes... Fica mais complicado porque precisa de "dar aula" sobre as soluções que achamos no caso dela. No caso da cuidadora, contratamos na medida do que conseguimos pagar, ou seja, 2 turnos de seis horas cada, por semana...

  • @alcemysilva1281
    @alcemysilva1281 Месяц назад +11

    Vivo isso há 4 anos. A situação do meu pai chegou num ponto que eu não consegui mas ter força física para carregá-lo até ao banheiro. Ontem levei minha irmã (que não tem uma relação com ele) para visitá-lo e e depois de mais de um ano que ela não me via, me disse que eu estou só o esqueletinho e preciso comer mais! Faço das suas palavras as minhas “como vou tirar um tempo pra mim enquanto meu pai tá lá morrendo!” Eu me sinto invisível mesmo. Tenho medo de sair com as pessoas, porque alem de de esqueletinho, estou com a cara abatida e sempre ficam me cobrando a aparência que eu tinha quando trabalhava e treinava e não tinha transtornos psiquiátricos. A impressão que tenho é q minha vida chegou no final do filme e não vai acontecer mais nada. Sabe aquele final que você se pergunta “e ai o que vai acontecer com ele agora?”. Eu poderia escrever por horas sobre isso. Achava que eu estava sozinho. Não estou. Enfim….

    • @larissachiste5998
      @larissachiste5998 Месяц назад +2

      Vc poderia ter respondido pra ela q vc está sobrecarregado cuidando sozinho do pai!

  • @theelder9847
    @theelder9847 Месяц назад +38

    e eu que cuidei da minha avó sozinho durante o período da covid? os filhos? largaram ela com 88 anos. Somos abandonados pela família mas somos nós quem carregamos eles nas nossas costas...

    • @patriciareginapaty-hl2qj
      @patriciareginapaty-hl2qj Месяц назад +2

      Verdade!

    • @gloomysunday8242
      @gloomysunday8242 Месяц назад +2

      Porque vc não os processou? Pela lei ELES tem o dever, vc não

    • @theelder9847
      @theelder9847 Месяц назад

      @@gloomysunday8242 não, isso daria causa ganha para eles... cheguei a pesquisar a respeito... a lei funciona ao contrário...

    • @gloomysunday8242
      @gloomysunday8242 Месяц назад +1

      @@theelder9847 Como assim? A causa ganha não seria pra você? Porque eles se favoreceriam?

  • @noerodrigues34
    @noerodrigues34 Месяц назад +5

    Amo muito meus pais, ambos já partiram.eu e meus irmãos dividiamos tudo financeiramente .ocorre q havia exploração deles nos sentido de que o gay que que se vire para resolver todos os problemas. Durante mais de 10 anos eu tirava em media 15 dias pra viajar e trocava de casa com um irmão qora no nordeste. Era o máximo que eu conseguia fazer financeiramente. Há pouco tempo minha mãe partiu. Eu sinto muita falta dela e do pai, pois foram meus melhores amigos neste plano. Continuo conversando com meus irmaos, mas agora vivo minha vida com meu companheiro e procuro focar meu tempo de vida em mim e nele.tenho 60 anos, o tempo que Deus me destinar neste plano agora é quase todo spenas nosso. Estou feliz com minha escolha.

  • @continuaravidaposavc
    @continuaravidaposavc Месяц назад +19

    No meu canal trato de tema similar: pais que sofreram AVC e filhos que não os ajudam no processo de reabilitação ! Excelente trabalho, o seu!

  • @MarioJuniorish
    @MarioJuniorish Месяц назад +7

    O mais difícil é quando você é filho único! Responsabilidade total sobre você.

  • @gladstonmendes531
    @gladstonmendes531 Месяц назад +5

    Parabéns mais uma vez!! Obrigado pela divulgação deste assunto!!❤

  • @gabrieldepaulla392
    @gabrieldepaulla392 Месяц назад +2

    Que tema maravilhoso e pertinente de ser debatido. Eu, 27 anos e "pai" da minha mãe portadora de esquizofrenia, que rejeita o tratamento e devido aos delírios, abandonou a própria casa (no caso o apartamento em que morávamos e que agora moro sozinho) por dizer que estava sendo ameaçada de morte. Onde estão meus outros irmãos? Estão preocupados demais com as próprias familias que constituiram e não querem pegar à demanda de dar suporte a própria mãe. Sou jovem, tenho muito o que desfrutar da minha juventude e não permitir que ninguém tire isso de mim. Já vou iniciar a minha faculdade e minha meta é me priorizar a partir de hoje.

    • @GayNerd
      @GayNerd  Месяц назад

      @@gabrieldepaulla392 Que bom, querido. Força pra você!

  • @caia_copolle
    @caia_copolle Месяц назад +7

    Que vídeo tão necessário. Parabéns pelo canal e muito en especial por esse vídeo!❤

  • @paulofelix7498
    @paulofelix7498 Месяц назад +9

    Um outro tema correlato: quem cuida do gay idoso, sem filhos e sozinho?

    • @GayNerd
      @GayNerd  Месяц назад +2

      Esse já tem vídeo aqui no canal!

  • @carloseduardoarantes352
    @carloseduardoarantes352 Месяц назад +4

    Eu passo por isso, hoje com meus 40 anos, com os meus irmãos saíram de casa, e eu fiquei com a responsabilidade de cuidar da minha mãe, apensar dela ter 70 anos, é bem ativa faz de tudo! em casa, mas, como tem depressão e então não gosta ficar sozinha, eu namoro ele vai em casa, ela o recebe muito bem! Eu sei, que será minha responsabilidade de cuidar dela! Meu pai, tem uma segunda família, que no caso também tem 70 anos é bem ativo também!🙏🏻. Mas, já trabalhei minha mente, sobre essa responsabilidade, de cuidar de minha mãe, até o fim, mas, querendo ou não , ambos fazem companhia um para outro.

  • @lgg6079
    @lgg6079 Месяц назад +1

    Parabéns por tratar de uma assunto tão delicado. Seu conteúdo é muito necessário!!!!

  • @user-ei9il4hy8x
    @user-ei9il4hy8x Месяц назад +1

    Realmente cuidar de pai ou mãe idoso, não é fácil. Passei por isso e fiquei desgastado e doente também. Mas pedi muita força a Deus, pra terminar o meu trabalho de cuidar de minha mãe. Aliás tudo isso sozinho, ninguém para ajudar. Mas terminei o meu trabalho com a consciência limpa.

  • @user-ky6sd6zf1t
    @user-ky6sd6zf1t Месяц назад +4

    Sempre utilidade pública são seus conteúdos.

  • @edooardo83
    @edooardo83 Месяц назад +10

    eu sou o filho gay solteirão que restou pra cuidar dos pais idosos.

  • @paulomarcelobertogna3704
    @paulomarcelobertogna3704 Месяц назад +5

    Cuidei do meu pai por 08 anos, não fiz isso por amor, fiz pra poupar minha mãe e o resultado foi um problema no siatico!!! Quando ele morreu foi um alívio mas, no mesmo ano ( 2007 ) fui atropelado por um ônibus e tive fraturas no rosto, quando melhorei minha mãe ficou debilitada , então foram mais 03 anos tomando conta dela!!! Só depois da partida dela consegui viver, trabalhar, namorar e outras coisas, é, foi barra mesmo!!!

  • @marcussilvabrombila309
    @marcussilvabrombila309 Месяц назад +43

    cuido do meu pai desde novembro de 2001 após o falecimento de minha mãe,na época larguei quase tudo nos primeiros 3 primeiros anos,pois o velho entrou em uma profunda depressão que durou estes 3 primeiros anos de sua viuvez,além que de,também havia meu irmão caçula que a época estava com 13 para 14 anos,um aborrescente chato,mimado por ser o caçula.Passei 5 anos agindo mais como um pai de um filho maduro e cinquentão e outro adolescente,enquanto minhas duas irmãs mais velhas estavam plenas e belas em seus casamentos,cuidando de suas famílias .Foi um período de reaporximação já que por motivos profissionais de meu pai,durante minha infância e adolescência eramos bem distantes,tendo meus avós paternos e maternos como referência de masculinidade e carinho paterno.Em 2010 o velho resolveu sair de Porto Alegre para ficar mais perto dos netos e do meu irmão caçula que resolveu seguir a carreira militar,assim como meu velho o fez durante 37 anos de sua vida como oficial de carreira do Exercito.Nos mudamos para a cidade de Timbó/SC onde minha irmã mais velha residia e o meu irmão estava lotado na unidade militar de Blumenau.Essa foi uma mudança radical não só para o velho,mas para mim que já estava saturado com meu trabalho,assim acabamos vindo para Santa Catarina e compramos uma propriedade rural em sociedade onde residimos.Sei que para muitos é complicado abrir mão de parte de sua vida para cuidar de seus genitores,pois acarreta uma anulação de alguns aspectos que sempre sonhamos quando jovens principalmente sendo gays,mas por outro lado me permitiu e permitiu a ele nos reconectarmos como pai e filho.

    • @gloomysunday8242
      @gloomysunday8242 Месяц назад +3

      Aproveite isto, antes tarde do que nunca. Quando o velho morrer seus irmãos se arrependerão, mas vc não.

    • @chronos5457
      @chronos5457 Месяц назад +8

      ​​@@gloomysunday8242Nem sempre. Esses irmãos ruins de hoje não se arrependem de nada, tiro pelo o meu, pleno e belo, curtindo a vida na Europa, enquanto eu estou aqui com uma mãe idosa e sem pai e sem emprego.

    • @fabianomarques2301.
      @fabianomarques2301. Месяц назад +4

      A gente tende a acreditar que se nossa vida não fosse como é, poderia ser melhor. Poderia ser melhor sim mas poderia ser pior também. Então acho que apesar das possíveis carências e faltas que você sinta por ter certas privações, você está sabendo lidar de forma positiva com tais limitações.
      Você poderia estar numa relação tóxica com algum parceiro, poderia estar sofrendo de solidão por estar solteiro, poderia estar bem por estar bem consigo mesmo sozinho ou acompanhado, dentre outras tantas possibilidades, boas ou ruins.
      Cuidar do seu pai não deve ser uma tarefa fácil e conforme o tempo passa, fica mais difícil ainda. Mas o elo que você tem com seu pai e a importância que ele tem na sua vida e você na vida dele tem enorme significado para ambos. As vezes temos enorme dificuldade de demonstrar o quanto amamos uma pessoa ou o quanto essa pessoa é importante pra gente, mas acredito que seu pai sabe da sua importância na vida dele e vice-versa.
      Compartilhar nossa vida com alguém que temos boa convivência, apesar de algumas divergências aqui e ali, é uma benção. Grande abraço.

    • @danielcattini8448
      @danielcattini8448 Месяц назад +2

      Marcel, como você falou no vídeo, umas das alternativas é que seus pais venham a falecer. Foi o meu caso, ambos faleceram com um ano de diferença. Não tive de cuidar de nenhum dos dois, mas isso também é ruim. Minha mãe sempre falou que não precisaria de cuidados pois morreria jovem, lúcida e independente, e infelizmente foi exatamente isso que aconteceu. Não bastasse isso, hoje sei que também não poderia contar com meu irmão pra nada e basicamente ele que conta comigo. É uma situação bem complicada e amigos próximos falaram que ganhei um filho de 40 anos. Ele é mais velho que eu, mas eu que cuido dele, não que ele precise de cuidados ou algo do tipo, mas é bem imaturo, as vezes um tanto quanto irresponsável e infelizmente eu que tenho que segurar as pontas.

    • @gloomysunday8242
      @gloomysunday8242 Месяц назад

      @@danielcattini8448 Da uma surra no seu irmão oras. Se ele quer agir como criança deve ser tratado como uma

  • @tertulianotomasi5177
    @tertulianotomasi5177 Месяц назад +10

    Eu sempre em digo que se fosse hétero gostaria de ter filho gay, porque são dedicados e amorosos! Acaba que filhos heteros tem suas famílias e não se preocupam tanto com os pais, e sempre rolam comentários de que tem muitos gastos, que não tem tempo diferente dos irmãos gays que não tem filhos, que geralmente tem uma condição econômica melhor, enfim! Situação complicada! Eu e minha tia solteira cuidamos do meu avô com demência por 10 anos, não me arrependo e foi um grande aprendizado e uma lição de amor, mas admito que as vezes ficava chateado com visita de parentes sem noção. Agora estou cuidando dessa minha tia e do meu pai, eu esperava atitudes e ações diferentes dos meus irmãos … fiquei muito melhor quando parei de criar expectativas e tomei a responsabilidade para mim, e claro que a terapia tem que estar em dia! Kkkk

  • @martinsclaro2054
    @martinsclaro2054 Месяц назад +8

    Realmente cuidar dos pais tem um grande impacto na vida financeira e social por tempo indeterminado.
    É um tempo de entrega e acabamos evoluindo nosse processo.
    Penso que esse tipo de evolução não aconteceria de outra forma.
    As vzs a gente escolhe e as vzs a vida escolhe a gente.
    No fim das contas o que vale a pena são as pessoas que amamos.

  • @renanrodrigues7217
    @renanrodrigues7217 Месяц назад +13

    Como alguém LGBT, pra mim a regra é clara: se foi preconceituoso, assim que eu me afastar, essa pessoa deixa de existir. Anulo da minha vida sem culpa nenhuma.

    • @marceloflute
      @marceloflute Месяц назад +2

      Não sei se é tão simples assim. Se não me engano tem lei quanto abandono de idoso. A situação piora quando é filho único. Mas mesmo assim, como foi dito, tanto na situação de hostilidade, quanto a de compreensão dos pais em relação ao LGBT, não facilita.

    • @TheMARCIOOAKLEY
      @TheMARCIOOAKLEY Месяц назад +2

      Acho que não e simples assim, todos vão ficar velho inerente preconceito dos pais são pessoas temos que ajudar sim querendo ou não sempre será sua família

  • @Vinihciuzz
    @Vinihciuzz Месяц назад +11

    Tema hiper necessário, lá vem gatilhos enormes
    Cuidei do meu avô e do meu pai nos ultimos meses de vida e mais criticos, o unico. Mas, pra quem falo que preferiria não ter passado por essa experiencia sozinho? 😢

  • @user-yk7pi3yh3v
    @user-yk7pi3yh3v Месяц назад +2

    Adorei você ter tocado nesse assunto. Temos que falar mais de quem cuida e valorizar esse trabalho essencial a todos e por vezes invisibilizado ❤

  • @RAIMUNDOMONTEIRODACRUZ
    @RAIMUNDOMONTEIRODACRUZ Месяц назад +7

    Têm casos e casos. Há familiares que são bem difíceis de lidar, melhor é ficar longe ou cuidar dentro das possibilidades.

  • @IannFabres
    @IannFabres Месяц назад +7

    Estava com 14 anos quando comecei a me descobrir. Minha avó ficou doente não conseguia se movimentar, meu avô estava sego e precisava de cuidados tb, minha tia morava comigo e eles 2 deis de sempre, então ela ajudou a cuidar deles. Porém sobrava sempre mais para mim. Como estava no começo do isolamento por conta da pandemia, só saimos de casa para ir para o hopital, como estava me descobrindo além dessa pressão, tinha tb o medo grande de ter a ideia de perder eles, e que nao podia decepcionar ninguém, além de ter que me manter firme porque todo mundo só reclamava. Acabei me afastando do resto dos poucos amigos que tinha, e ainda entrei em depressão e ansiedade. Sinto muita falta deles dois, nunca me arrependederei de ter feito oque eu fiz por eles. Mas foi uma situação que levou-me uma grande parate da minha vida que foi a adolescência.

    • @chronos5457
      @chronos5457 Месяц назад

      Em que ano eles faleceram?

    • @IannFabres
      @IannFabres Месяц назад

      @@chronos5457 minha avó em 2020, meu avô em 2021.

  • @MFBaungartner
    @MFBaungartner Месяц назад +3

    Este vídeo parece que foi feito pra mim; é 100% a minha vida .

  • @Bruno_Almeida_prs
    @Bruno_Almeida_prs Месяц назад +2

    Otimo tema !!!
    Parabéns por sempre trazer assuntos tão relevantes.

  • @fabianomarques2301.
    @fabianomarques2301. Месяц назад +7

    Gente, cuidem de suas saúdes, alimentem-se bem, pratiquem atividades físicas, cuidem da saúde mental. Evitem ao máximo essas doenças mais comuns, problemas cardíacos, diabetes, obesidade…. Realmente planos de saúde está cada dia mais impossível manter e depender do SUS, na maioria das vezes, é desesperador.

    • @angelusmagnocine
      @angelusmagnocine Месяц назад +1

      @@fabianomarques2301. Exatamente, é importante a gente se cuidar também, na medida do possível.

  • @paulocesarnabucosantos7959
    @paulocesarnabucosantos7959 Месяц назад +2

    Parabéns pelo tema , pelo trabalho de pesquisa e a seriedade de sempre aos assuntos aqui tratados. Mas este em especial! Me enquadro de alguma forma, mas não tão prejudicial à minha vida particular e íntima, como a de muitos gays que se sentem obrigados ou que obrigam a tomarem a responsabilidade dos pais idosos , inválidos e /ou incapazes.
    Este canal é diferenciado! ❤

  • @jecstv2168
    @jecstv2168 Месяц назад +3

    Por vezes, há rompimentos que nem a doença ou a velhice têm a capacidade de reatar.

  • @leonardomestrinermestriner8212
    @leonardomestrinermestriner8212 Месяц назад +2

    Isso me fez lembrar de uma série(não gay mas que abordou um mesmo tema) em que a filha parou tudo que ela estava vivendo para cuidar da mãe doente, mas a mãe doente ela não gostava nem um pouco em que ela parou tudo que a filha vivia pra cuidar dela e a mãe queria ver a filha vivendo, só que como a mãe estava doente e a filha estava cuidando dela, ela resolveu acelerar sua mørte para que ela possa falecer logo de uma vez para que ela possa ver a sua filha viver a sua vida fazendo tudo que sua filha ama

  • @edurocha5697
    @edurocha5697 Месяц назад +2

    Estou começando a viver esse cuidado com o meu pai, somos do mesmo dia, do mesmo mês fazemos aniversário juntos mas sempre fomos opostos. Como gay não assumido sempre fui o rejeitado, o mais velho é brilhante e a caçula a menina dos olhos dele (sapatão declarada), ele está doente já faz mais de um mês, e como o Marcel disse, estamos com muitos problemas no plano de saúde, vivo fazendo reclamações na ANS. Os médicos não fecham um diagnóstico tudo sou eu quem corre atrás, mas mesmo assim ele briga comigo um dia sim e outro também... E sinto q eu tenho esse dever por morar com os meus pais em uma cidadezinha do interior, faz 8 anos que estou solteiro e se depender dos gays daqui ficarei eternamente solteiro. Parabéns pelo vídeo.❤

  • @bezerrabravo8007
    @bezerrabravo8007 Месяц назад +5

    Sorte dos pais que tem um filho gay pra cuidar na velhice ,so e uma pena que muitos so vao entender a bencao que é ter um filho gay ,na velhice ou quando estao muito doentes (quando entende)

  • @marcospaulodamata3912
    @marcospaulodamata3912 Месяц назад +2

    Estou passando por essa situação. Depois que minha mãe faleceu, meu pai foi morar comigo. Ele já está idoso e doente. Sou o mais novo de três filhos. Meu irmão mais velho ignora totalmente a responsabilidade dele em relação ao pai. Já meu irmão do meio aparece uma vez por mês para levar ele ao barbeiro. Enquanto isso, eu fico sobrecarregado, pois tenho que fazer comida para ele todos os dias, lavar as roupas, limpar a casa, além de ter que trabalhar para me manter. Os problemas de saúde que tenho tido ultimamente estão relacionados a essa situação. Minha relação com meu pai nunca foi boa. Tudo que faço por ele é por obrigação, porque não tenho nenhum tipo de afeto por ele.

    • @GayNerd
      @GayNerd  Месяц назад

      Nossa, querido. Sinto muito por isso 😢

  •  Месяц назад +6

    Na minha família e na família de amigos, vejo os filhos cuidando de pais idosos. Em minhas experiências, não vi o filho gay cuidando dos pais, mas o filho ou filha solteirão ou adultos divorciados que não tem mais filhos para criar. Nunca pensei na perspectiva do cuidado dos pais sendo filho gay. Entretanto, achei interessante. Afinal, geralmente idosos têm mais chances de serem preconceituosos por conta de uma educação antiga, tradicional e conservadora.

  • @raqueldecamargo425
    @raqueldecamargo425 Месяц назад

    Tenho um irmão gay, ele foi extremamente mal tratado pelo meu pai desde de criança, uma relação extremamente tóxica que gerou muitas dificuldades para meu irmão, minha mãe não era agressiva mas era muito passiva e não enfrentava meu pai, coube a minha irmã mais velha proteger ele o mais que podia. Quando meu pai adoeceu,teve câncer de pulmão e após um ano do diagnóstico faleceu, cuidamos dele três filhas e esse meu irmão. Tinha mais dois irmãos que visitaram meu pai duas vezes durante o ano todo,mas meu irmão gay estava lá todos os fds para cuidar dele e nos dar,a nós irmãs, a possibilidade de um descanso. Todos os três filhos homens do meu pai moravam em São Paulo e meu pai no interior, e somente ele ajudou nos cuidados. Não sei o quanto isso o ajudou a “resolver “ a enorme pendência na relação com o pai,mas uma vez ele me disse que meu pai lhe disse que ele tinha dado tanto valor a coisas tão sem importância e sido um péssimo pai para ele. Se foi o modo como encontrou para pedir perdão,não sei,mas meu irmão se reconciliou com ele de alguma forma. Hoje minha mãe está com Alzheimer e meu irmão a visita duas vezes na semana e se importa demais com ela. Meu desejo mais profundo é de uma sociedade onde o amor e a solidariedade fossem as únicas coisas importantes. Meu pai era presbiteriano, um homem misógino,racista e homofóbico.

  • @donnpatez101
    @donnpatez101 Месяц назад +1

    Tenho um vizinho que se aplica a isso profundamente. Com 41 anos nunca namorou ou casou. Filho único por parte de pai tendo que cuidar do mesmo que teve AVC e se tornou dependente dele porque a tia não quis ficar com o irmão nessas situações. esse vizinho parece ser uma pessoa tão vazia e triste. Trabalha duro pra pagar as contas ,pagar aluguel e tudo mais. Uma pessoa distante que passa perto de vc e nem bom dia dá. E detalhe,ele é evangélico mas coloco minha mão no fogo para alegar que ele é gay preso no armário. Tenho uma amizade com a mãe dele e só fico fazendo perguntas a ela meio indiretas sobre ele, curiando ,e de cara dá pra ver que eu sempre estive certo sobre ele diante das respostas dela. Fala que nunca vai casar porque o irmão mais novo com 28 anos já casou e se separou 2 vezes . Imagine só um cara com 41 anos que nunca teve nada com uma mulher nem na adolescência e até agora não tem ninguém. Tá escrito na testa. Se for hetero tá esperando quem ?

  • @cesarbrunomirandapessoa1053
    @cesarbrunomirandapessoa1053 Месяц назад +2

    Eu vou sobreviver a isso. Vou deixar a minha mãe e seguir, com certeza. Tenho determinação, foco, força e fé... Muita fé. Não há mal que dure para sempre... Deus liberta. Vou me libertar e ser livre...

  • @MrOseiasmk
    @MrOseiasmk Месяц назад +1

    eu passo por isso... creio que ja comentei em outro video.... eu amo muito minha mãe e cuido dela e sei que não posso fazer muita coisa que tenho vontade pq ela precisa de meus cuidados. Eu tenho 54 anos e só espero que um dia eu possa ter alguém que também possa cuidar de mim pois eu faço com muito carinho e amor, embora algumas vezes sinto que estou ficando um pouco estressado por negligenciar muitos aspectos do meu dia a dia.

  • @RodrigoAlexandre2100
    @RodrigoAlexandre2100 Месяц назад +1

    Sou Gay... Abri mão de viver para cuidar dos meus pais ,não por apenas ser meus pais ,mais por não ter condições financeiras de pagar alguém pra me ajudar e por além de tudo isso, por AMOR. Faço o que fariam por mim com certeza. Não me arrependo e faria quantas vezes forem necessária. Por contra partida, ninguém quer namoro sério comigo, por eu priorizar os meus velhinhos 😢. Enfim...a realidade da vida.

  • @adrianodrika
    @adrianodrika Месяц назад +3

    Eu fiz curso de cuidador de idosos antes da pandemia. Estou sendo herdado de idoso pra idoso da família. Minha avó paterna, depois a materna, qd ela morrer vai ser a vez da minha mãe, e provavelmente eu morro antes do meu pai

  • @andreyarder4164
    @andreyarder4164 Месяц назад +1

    As vezes, a vida nos traz de volta a lugares que passamos anos tentando fugir. Esse video caiu como uma luva, Marcel. Obrigado!

  • @aderbalnascimento4497
    @aderbalnascimento4497 Месяц назад +1

    Eu não cuidei fisicamente da minha mãe, mas financeiramente eu porpocionei a minha mãe o melhor, viagem, plano de saúde, pagavo pessoa pra fazer compania pra ela eu e minha irmã, meu irmão casado que cuidou dela.eu morando fora do Brasil não era possível cuidar, hoje depois de 5 meses sem ela, estou perdido 😢

  • @rodrigomello3543
    @rodrigomello3543 Месяц назад +8

    Cuido da minha mãe, que tem certa independência, mas cada vez mais vai precisando de quem olhe por ela. Faço porque quero, porque gosto, porque sinto que devo e em retribuição a ter sido cuidado lá atrás. Nossa relação é boa, somos amigos antes de sermos mãe e filho. Acho que a mecânica nem sempre é de culpa ou de peso, vi de perto alguns casos muito tristes de não reconhecimento e completa falta de gratidão de filhos.

  • @GayNerd
    @GayNerd  Месяц назад +14

    🌈 𝗜𝗻𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝟭𝟮𝗼 𝗘𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗼 𝗚𝗮𝘆 𝗡𝗲𝗿𝗱 (𝗦𝗣) 🌈
    www.sympla.com.br/evento/12o-encontro-do-gay-nerd/2567280
    👕 𝗚𝗼𝘀𝘁𝗼𝘂 𝗱𝗮 𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗰𝗮𝗺𝗶𝘀𝗲𝘁𝗮? 𝗖𝗼𝗺𝗽𝗿𝗲 𝗰𝗼𝗺 𝟭𝟬% 𝗱𝗲 𝗱𝗲𝘀𝗰𝗼𝗻𝘁𝗼 👕
    www.rbow.com.br/ 𝗖𝗨𝗣𝗢𝗠 GAYNERD
    🤩 𝗦𝗲𝗷𝗮 𝘂𝗺 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗱𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹 e ganhe benefícios incríveis! 🤩
    ruclips.net/channel/UCEZE-1x-3Femnsm3A3mPMvwjoin
    🥰 Prefere 𝗰𝗼𝗹𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗺 𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗔𝗽𝗼𝗶𝗮-𝘀𝗲? Vai lá! 🥰
    apoia.se/gaynerd
    🤑 Mais fácil 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿 𝘂𝗺 𝗣𝗶𝘅? Então manda! 🤑
    canalgaynerd@gmail.com

  • @victormenezes4426
    @victormenezes4426 Месяц назад +1

    Parece uma realidade um pouco distante, mas é bom refletir sobre isso. Provavelmente também será minha situação. Fico aliviado porque meu irmão é meu melhor amigo e me apoia em tudo, ele é o único que sabe que sou gay, mas confio nele e sei que no futuro vamos nos ajudar. Então vou ficar tranquilo por enquanto kkkkk

  • @Nerrian
    @Nerrian Месяц назад +2

    Meu irmão mais novo e eu somos gays e vivemos o extremo da síndrome do filho gay ir pra longe: nós fomos para o exterior, cada um para um país diferente, e os nossos pais ficaram no Brasil, onde ainda mora a nossa irmã mais velha, hétero padrão e mãe de dois meninos. Os nossos pais ainda têm uma certa independência e conseguem se cuidar até certo ponto, mas do ponto de vista financeiro, já é dado que o meu irmão e eu temos que ajudá-los com os gastos mensais, os planos de saúde, etc. A irmã hétero nunca pode comparecer com nada, porque, segundo ela, o dinheiro dela é pros filhos e pra família dela (já conhecemos essa história). Além disso, estamos naquele grupo de LGBTs que veio de uma família disfuncional, então é sempre um peso e uma dificuldade ter contato e se relacionar com esses pais complexos. O meu pai, extremamente homofóbico, tem se aberto um pouco mais nos últimos anos. Na última vez que estive no Brasil, até aceitou um almoço em família no qual o meu marido (de 20 anos) compareceu. Como ele tinha ignorado o nosso convite para o casamento há vinte anos atrás e não manteve uma relação conosco, foi chocante, mas, devo dizer, uma reação muito bem-vinda e mais positiva do que poderíamos esperar. A minha mãe, dentro das possibilidades religiosas dela (espírita, mas com uma cabeça de católica repressora), sempre nos aceitou, levou-me ao altar, mas também critica cada aspecto da nossa vida, inclusive dizendo sempre que falta uma mulher na nossa casa para administrá-la bem. Essa adorável senhora está agora precisando de ajuda para pagar aluguel, seu plano de saúde e praticamente sobreviver para além do que é possível para a sua aposentadoria e sobra, é claro, para os dois filhos gays, ditos bem-sucedidos, só porque conseguiram morar fora do Brasil (nunca entendi esse pensamento, mas OK...). Sei que, assim que eles perderem a independência, sobrará para nós dois e teremos que combinar entre nós como será, pois a irmã hétero é super ressentida com a criação que os nossos pais nos deram e pensa que isso, por si só, já justifica a ausência dela em todas as situações que os envolvam. Daí, sobra a minha maior questão: sei que teríamos melhores possibilidades de cuidar deles no exterior, mas, como eles dizem, preferem morrer debaixo da ponte do que bem cuidados no exterior. Entendo esse medo, mas, ao mesmo tempo, aprendi a me amar o mínimo suficiente para não permitir que essa chantagem me force a voltar a morar no Brasil só pra cuidar deles, inclusive em condições mais precárias. Quando chegar a hora, quero crer que o medo do desamparo os faça entender que eles terão que emigrar para vir morar com a gente aqui fora e que essa será a melhor solução para a sua velhice, ainda que tenham que aprender línguas estrangeiras, que é o medo mortal deles...

    • @Ozzis1983
      @Ozzis1983 11 дней назад

      Concordo plenamente com vc, não permita que chantagens estrague sua vida por causa deles

  • @cristhiangomes9918
    @cristhiangomes9918 Месяц назад +3

    Estava aguardando esse vídeo!

  • @mauroaes
    @mauroaes Месяц назад +1

    Ótimo vídeo, super necessário. Passei por isso com meu pai já falecido, não é fácil. / Se eu morasse em SP com certeza iria no encontro 😊

  • @marvinfeitosa
    @marvinfeitosa Месяц назад +2

    Ai ai, minha vida descrita nesse vídeo, e sim eu reclamo todo santo dia. Não acho justo essa responsabilidade sobre meus ombros. Principalmente porque minha não me criou e hoje na necessidade depois de uma vida irresponsável é comigo que ela achou refúgio.

  • @FabioOliveiraCantor
    @FabioOliveiraCantor Месяц назад +2

    Em casa, cuidamos do meu sogro que faleceu de câncer. E hoje cuidamos da mãe do meu marido. Ambos homofóbicos, ambos nunca nos reconheceram como um casal. O mais perto que cheguei com meu sogro foi ele dizer que até gostava de mim "apesar do nosso problema". Pergunte quem foi que levou ele em quimioterapia até o fim? Minha sogra ainda tem esperança do filho "mudar de vida" e já falou isso comigo presente. O irmão hétero nunca aparece, nem quando ela se acidenta, nem quando está doente. É exaustivo cuidar de alguém que nunca reconhece o seu trabalho e ainda por cima é homofóbica. Antes me referia a ela como sogra, mas ela jamais me chamou de genro. Então hoje em dia, em consultas, em lugares públicos, quando perguntam "o que você é dela?" eu sempre respondo "ela é a mãe do meu marido". Meu marido está cada dia mais exausto.

    • @GayNerd
      @GayNerd  Месяц назад

      Sinto muito, querido! 😢

  • @adrianocandido-lg5jd
    @adrianocandido-lg5jd Месяц назад +2

    Marcel, tem 52a, solteiro, tenho um namorado, e três irmão heteros, todos casados e pais de filhos, morava em um apartamento só e tinha minha liberdade, vivia como classe media, agora milirar aposentado... minha mãe se separou, um de meus irmão sugeriu q voltasse para casa da minha mãe por conta da idade avanada dela, acabei assumindo todas as responsabilidades por ela, cuidar da casa, levar ao hospital, cuidar da alimentação, e de todos os custos ... passei a ser pai da minha mãe, ela é de outro custume historico, homofobica, mas me tolera bem, pra não ficar longe de casa meu namorado passou a ficar mais tempo aqui, por sorte ela gosta muito dele, sinto magoa do passado e do não acolhimento q não recebi dela, parei muitas coisas minhas, academia, balada, beber, ou viajar... não me sinto reprimido por isso, cuido bem dela, no limite da minha paciência rsrsrrsr repito varias vezes a mesma coisa... e mensalmente é uma briga para pedir ressarcimento ao irmãos com gastos dela (nunca podem)... lido mal com o envelhecimento dela, a pessoa fragil q se transformou e a dependencia emocional e financeira, nos tornamos parceiros até e assim vou seguindo ressignado.

  • @maxmilianopinto558
    @maxmilianopinto558 Месяц назад +1

    Passo por isso , cuido da minha mãe sozinho por alguns anos , meus irmãos nem aí , mas logo vou procurar meus direitos ....

  • @nazarenodantas5863
    @nazarenodantas5863 Месяц назад +2

    Esse tema é super pertinente. Parece o filho gay tem obrigação maior de cuidar dos pais do que os filhos heteros. Acho até meio revoltante isso.

  • @sandrosouza725
    @sandrosouza725 Месяц назад +2

    Eu sou filho único de mãe solteira, eu cuido da minha mãe 6 anos ela morava no interior e tive que traze-la para morar em Goiania para fazer tratamento e morar comigo, o que interferiu no meu cotidiano. Tive que terminar relação de 5 anos devido a incompreensão do meu ex, que por sinal cuidou da mãe até morrer mas não me entendeu quando eu estava passando pela situação que ele já tinha passado.

  • @geraldovieirafilho3644
    @geraldovieirafilho3644 Месяц назад +3

    Estava ansioso pra ver esse vídeo. Algumas coisas se adequam a minha realidade, e outras não. Mas me fez repensar (coisa que ando fazendo muito ultimamente) até que ponto isso se tornou uma dificuldade ou uma desculpa pra não ter tempo pra fazer outras coisas.

  • @emersonsilva5232
    @emersonsilva5232 Месяц назад +1

    Eu cuidei do meu pai durante 7 anos , meus outros irmãos sempre inventaram desculpas com os filhos pra criar e quando meu pai ficou cadeirante e acamado ,meu parceiro que ia lá em casa me ajudar dar banho nele todos os dias ,ele faleceu em maio do ano passado, eu minha mãe e meu parceiro fizemos o papel , meu parceiro já tinha meu pai como o pai dele também ,chorou mais que eu enterro e no velório eles pegaram muito amor parecia pai e filho 😢

  • @umsamu
    @umsamu Месяц назад

    Video extremamente tocante pq é uma situação q só quem passa entende, queria poder botar td pra fora aqui mas ficaria um texto gigante ent vou resumir a obrigado por esse vídeo ❤

  • @claudiosantosdasvirgens3749
    @claudiosantosdasvirgens3749 Месяц назад +2

    É exatamente como eu me sinto com relação a minha mãe que sempre tenta tirar mais de mim e não dos outros filhos. Sempre fazendo drama e se vitimizando. Receio que ela esteja querendo que aconteça com ela algo parecido com minha avó que mora com meu tio e com o marido dele, mas a diferença é que minha avó sempre apoiou meu tio.

  • @laurowerlich
    @laurowerlich Месяц назад +3

    Boa noite... eu e minha irmã solteira cuidamos da falecida mãe por 21 anos após a morte do pai. Sofremos por mais ou menos 18 anos com nossa mãe sofrendo de mal de Alzheimer. Só quem passa pelo sofrimento é quem sabe da dimensão. Perdemos nossa mãe pra essa doença 😔

  • @paulotarso6033
    @paulotarso6033 Месяц назад +2

    No meu caso minha mãe já sabe que eu não tenho paciência e condições para cuidar somente de uma pessoa. Portanto, ela já sabe que necessitará de algum independência financeira, pois, eu sozinho não dou conta nem de mim mesmo.

  • @paulo0369
    @paulo0369 Месяц назад +1

    😅 Quando criança ser filho único é ótimo, afinal não precisa dividir nada, mas quando chega na fase adulta a pressão de não decepcionar é enorme, com ninguém doente já é difícil discordar imagine doente🤷🏻‍♂️

  • @elisabetesouza4775
    @elisabetesouza4775 Месяц назад +2

    Parabéns por abordar esse tema tão difícil, mas, não seria mesmo necessário uma live (como sugeriu um seguidor) até com o Leiliano (se possível) para troca de experiências e sugestões?
    Pense com carinho!

  • @KL-ye7gt
    @KL-ye7gt Месяц назад

    Minha mãe cuidou do meu avô após ele ter um avc por quase dez anos , ele morreu , ai ficou minha avó ela anda é lúcida, porém muito teimosa .
    Minha mãe adiquiriu problemas de saude , mais graças a Deus segue bem , porem deixou de fazer muita coisa de viver pra cuidar de meus avós.
    Meu tio casado com filhos mimado , abandonou meu avô pra morrer e hoje raz o mesmo com minha avó, que só segue viva por conta dos cuidados de minha mãe , pai , eu e meu irmão.
    Meu irmão é hetero ele sabe de min , a gente se da muito bem, crescemos em meio a correria vendo minha mãe cuidando dos nossos avós.
    Ele participa desses cuidados tbm , eu espero do fundo do meu coração que ele num futuro me ajude com os nossos pais , por que hoje aos meus 23 anos eu ja sinto o peso sobre min , minha mãe com 50 e meu pai com 56 , eles estão ficando idosos e eu que sou a pessoa que faz o intermédio, e que se preocua de forma mais ativa com os outros dentro de casa .
    A gente gay é muito sensível a esse tipo de questão por aue sempre existe a culpa ou por não ser aceito , ou por ser aceito pelos familiares/pais

  • @carlosleandr
    @carlosleandr Месяц назад +3

    Tô vivendo isso e tá muito difícil. Sinto perdendo o tempo que foi tirado de mim por não sair do armário antes pra não magoar a família. Meu irmão não liga pra saber dela a mais de dois anos. Eu tô muito desgastado, já pensei em algumas vezes de tirar minha vida

  • @sergiosantos8787
    @sergiosantos8787 Месяц назад +1

    Eu to nessa vibe ,cuidei do meu pai até o final , meu pai sempre me aceitou ele era militar bem graduado ,hoje cuido da minha mãe ,ela por ser penscionista recebe muito bem e eu que administro pq meus irmãos não querem nem saber , hoje minha irmã mais velha mora com a gente e da um suporte ,tenho uma rede de apoio que pago com o dinheiro da minha mãe , sempre disse aqui em casa o dinheiro que meu pai deixou é pra ser gasto com ela e eu faço exatamente isso ,tanto que ninguem se mete pq tenho pulso forte e me imponho , mesmo assim com todo esse privilégio tive que abdicar de muita coisa , minha sorte que eu ja tinha montado um patrimonio pra mim, que me da um suporte ,mas todas as despesas aqui de casa é da pensão da minha mãe e se tem alguem que fala de mim ,eu não to nem aí ,pq trocar de lugar comigo ninguem quer abdiquei da minha carreira para me ficar com eles ,no inicio eu fique tão estressado que estava tendo pensamentos ruins de fazer um almoço convidar a famiia toda ,comprar uma arma e acabar com todo mundo , ja estava tudo planejado na minha cabeça , eu estava surtando cuidando sozinho de duas pessoas idosas , mas DEUS e eu que tenho uma mente forte tirei da minha cabeça esses pensamentos da minha cabeça ,hoje estou mais tranquilo ,não procurei ajuda profissional eu mesmo me controlei pq sempre vc vai em algum profissional eles te passam remédios para tomar e eu não podei me dar ao luxo de tomar remédio, sempre fiz muita meditação e foi e é o que semore me ajudou até hoje , mas não é facil não ,mas eu cuido da minha mãe da melhor forma possivel , ela está sempre bem vestida , troco as fraldas dela ,nos fins de semana dou banho ela está sempre impecavel ,percebo que por eu ter uma personalidade forte , ninguem fala nada na minha frente ,pode falar por tras , mas na frente ninguem fala ,até pq nimguem quer trocar de lugar comigo , as vezes consigo sair com amigos estou com 56 anos mas aperento ter menos e vou para baladas me jogo pq se não eu piro , mas ainda assim é dificil poder sair pq preciso sempre programar quase um mês antes para fazee qq coisa ,entendo que nem todo mundo ou a maioria pode fazer isso por conta de N coisas principalmente o financeiro e realmente cuidar dos pais cai sempre nas mãos das mulheres ou doa filhos gays deveriamos ser remunerados pelo governo , pelo menos quem realmente precisa ,pq tem muita gente que literalmente se anula para cuidar dos pais

  • @lukasaquino2226
    @lukasaquino2226 Месяц назад

    Gatilho total!
    Dei like, divulguei, mas não estou pronto pra ver esse tema.
    Passei por isso e ainda dói. 😢

  • @victorhugotorres8882
    @victorhugotorres8882 Месяц назад +1

    Agora imagine esse drama pra quem é filho único (meu caso) tenho 27 anos e já penso nisso diariamente.

  • @jhcapricornio
    @jhcapricornio Месяц назад +1

    Sem palavras ❤

  • @atravessandolimites7325
    @atravessandolimites7325 Месяц назад +3

    Eu sou mulher e aqui em casa quando vem cobrança,dizem : Nem você,nem sua irmã ....
    Dai eu continuo : Nem meu irmão tambem né ?

  • @senarolivei82
    @senarolivei82 Месяц назад +1

    Ótimo vídeo Marcel. Este é um tema tão difícil, pq mexe tanto com a pessoa q vive esta situação. Quem vive essa situacao tem q ser muito forte pq o idoso dificilmente muda de opiniao sobre a sexualidade do filho.

  • @rodrigobbussular
    @rodrigobbussular Месяц назад

    Parabéns! Conteúdo fantástico. Tenho até medo de quando minha mãe ficar debilitada.

  • @gpsgil1
    @gpsgil1 Месяц назад +3

    Na minha família nenhum idoso foi para um asilo (ainda), eu sempre faço o que posso por consciência própria, na verdade não devo nada a ninguém. Mas de qualquer forma eu não confiaria dividir a vida com uma pessoa que abandona pai e mãe, imagina o que esse cara tem coragem de fazer comigo 😬

  • @rodolfofernandes9402
    @rodolfofernandes9402 Месяц назад +4

    Eu não sei se estou certo ou errado nesse pensamento, mas para mim é o seguinte, os filhos não escolheram nascer, os pais escolheram ter filhos, mesmo que seja por "acidente", todo mundo sabe o que pode acontecer quando um casal hétero transa e mesmo assim quiseram correr o risco, então, ao menos para mim, não existe esse papo de obrigação, temos que ser recíprocos e verdadeiros com nós mesmos, se alguém nos fez mal a vida inteira, pq temos que desperdiçar nosso tempo cuidado dela? Existe asilos e casas de repouso, coloca a pessoa em uma delas e pronto, eu não julgo quem cuida de pais ruins, quem faz isso é realmente muito corajoso, mas ninguém tem obrigação de cuidar de quem só te fez mal

  • @atiscardoso1468
    @atiscardoso1468 Месяц назад +2

    Eu já deixei bem claro para as minhas irmãs que se isso acontecer com a gente a responsabilidade seria divido entre nós 3. Não é porque sou solteiro e gay e elas heteras casadas com 3 filhos que tudo isso seria minha responsabilidade. Não aceito isso, ela criou os 3 e os 3 vão ajudar quando chegar a hora. Se elas decidiram ter muitos filhos isso não é um problema meu.

  • @luissergio7429
    @luissergio7429 Месяц назад

    Nos privam de tantas coisas no começo de nossas vidas mas somos nós que arcamos com as responsabilidades do cuidado no futuro =/

  • @pedrocavalcante5822
    @pedrocavalcante5822 Месяц назад +1

    Eu tenho quase certeza, de que será eu quem cuidará da minha mãe e do meu pai (que já são idosos) quando eles estiverem mais velhinhos. Eu tenho duas irmãs mais velhas, e apesar delas duas não serem casadas e nem terem filhos. Elas já possuem trabalho estável, e moram sozinhas. Por enquanto, eu já auxílio meus pais em várias pequenas atividades: receber a aposentadoria da minha mãe e do meu pai e também fazer transferências para eles, e peço Uber para o meu pai quando ele precisa ir em algum lugar, pois os dois não possuem destreza. Além disso, já acompanhei minha mãe em consultas.
    Eu já sinto que essa situação é meio que um preâmbulo para que eu assuma os cuidados deles, quando ambos estiveram mais limitados em relação à velhice deles. Eu amo os meus pais, mas eu realmente não queria está nessa situação, enquanto fases da minha vida e da minha experiência vão para o vinagre.
    Infelizmente, a única oportunidade que tive para ir embora de casa, foi extremamente sabotada pela minha própria mãe, que não aceitou que eu fosse embora, porque nutre uma espécie de incesto emocional comigo, talvez por eu ser o unico filho homem e o caçula. Sinto que não vivi a minha vida da maneira como outras pessoas. Sempre imaginei que eu sofreria quando meus pais chegassem a terceira idade, não apenas por ser a última fase da vida deles comigo, mas por ter que dolorosamente cuidar deles. Daqui a pouco chegarei aos 30 anos (estou com 25) e realmente acho que é melhor se conformar com a minha propria situação, pois não há nada que eu faça de diferente que mude esse meu destino inexorável de cuidar dos meus pais, enquanto minhas irmãs vivem as vidas delas.

    • @GayNerd
      @GayNerd  Месяц назад

      Nossa, ao contrário. Você tem um monte de coisas pra fazer. Mesmo que esse prazo seja mesmo de 5 anos, são, literalmente, CINCO anos.

  • @PedroSouza-u8k
    @PedroSouza-u8k Месяц назад +1

    Adorei o vídeo ❤

  • @elbersbatista
    @elbersbatista Месяц назад +7

    meu esposo é quem cuida da mãe dele, nunca vi uma pessoa mais complicada e manipuladora na minha vida. ela é uma idosa de 84 anos, maníaca depressiva, hipocondríaca e dependente emocionalmente. a gente visitava ela regularmente até o dia qtivemos q deixar nossa casa pra morar com ela pq ela n comia mais e nem tomava banho pq só fazia isso se a gente tivesse lá. ela tem psicologa, psiquiatra, toda semana ta em hospital, tudo tem q ser do jeito dela, na ordem e no momento q ela quer pq senão começa a "passar mal", faz um inferno pra tomar lexotan, chantageia dizendo q devia morrer só... pra gente viajar uma semana pe um inferno na terra pq ngm quer cuidar dela, ou ficar com ele então fazem 3 anos q praticamente n saímos nem pra restaurante, ela tem 2 cuidadoras q revezam 24h por dia e mesmo assim n é suficiente. meu esposo tem 3 outros irmão, uma médica q ajuda muito financeiramente mas só, e 2 irmãos q é a mesma coisa q merda, mal visitam e mal ligam pra ela. um deles inclusive já disse q quando a mãe morrer coloca a gente pra fora de casa pq quer a parte dele, enfim, já falei pra ele entrar com um processo contra os irmãos. enfim, nosso relacionamento está por um fio, já falei pra ele q essa responsabilidade n é minha até pq meus pais já morreram doentes e foi um processo "tranquilo" pq eu cuidei deles junto com meus 2 irmãos, dividimos a carga pra n sobrecarregar ngm. sei q são palavrar rudes mas eu n aguento mais!!!! sogra n é responsbilidade de genro, eu até cuidaria junto dele se ele fosse filho único, mas 4 filhos e vários netos quem tem q cuidar dela sou eu? n mesmo. infelizmente acho q meu relacionamento de 10 anos n vai durar muito até pq passei em concurso público pra outra cidade e quando for chamado eu vou embora, n da mais.

    • @gloomysunday8242
      @gloomysunday8242 Месяц назад

      Porque n deixaram ela morrer?

    • @elbersbatista
      @elbersbatista Месяц назад +4

      @@gloomysunday8242 pq a gente tem humanidade, n dá pra fazer isso, e no fundo a gente sente pena sabe pq ela é cheia de problemas psicológicos, mas eu n vou permitir q ela afunde e me leve junto n. acho q o grande problema é q está tudo nas nossas costas, os irmão n fazem nada, se eles participacem daria pra 4 pessoas cuidarem dela sem tanta sobrecarga.

    • @gloomysunday8242
      @gloomysunday8242 Месяц назад +1

      @@elbersbatista Pra mim quando um Velho deixa de comer então é porque esta na hora de subir
      Faria isto mesmo que fossem meus pais
      Minha avó passou por isto e meu pai levou pro hospital pra se alimentar por sonda. Eu se fosse minha escolha não faria isto, já que foi uma péssima mãe e ser humano, assim como sua sogra. Mãe narcisista tem que morrer sem receber atendimento médico

    • @gloomysunday8242
      @gloomysunday8242 Месяц назад +1

      @@elbersbatista Na verdade da pra fazer isto sim. Se é Velho e parou de comer, ninguém vai te processar por abandono por ter deixado partir

    • @kelisonricardo5037
      @kelisonricardo5037 Месяц назад +2

      Já conversou abertamente sobre essa situação com o esposo??

  • @RicardoPM777
    @RicardoPM777 Месяц назад +5

    Muito comum mesmo

  • @oilalalet3181
    @oilalalet3181 Месяц назад

    É isso mesmo. Sobra para a gente. É necessário ajuda psicológica.

  • @rafaelanastasi
    @rafaelanastasi Месяц назад +1

    Ver esse vídeo traz um alento, mas, ao mesmo tempo me sinto tão impotente. Minha mãe está com câncer, fazendo quimio e meu pai foi diagnóstico com efizema pulmonar. Eles não se organizaram durante toda a vida deles e recebem uma aposentadoria terrível. Eu tive que largar minha casa e ir viver com eles em outra cidade pq não conseguiam se manter, eu praticamente me anulei para viver em função deles. E o que ganho em troca é desgosto, segundo a minha mãe homofóbica. As vezes, tenho vontade de sumir e deixa-los. Mas, sinto que nunca me perdoaria por não cuidar deles. Perdi meu irmão fazem 6 anos. Estou literalmente sozinho. E quer saber o que isso me gerou? Câncer, depressão e ataques de ansiedade. As vezes, tenho vontade de morrer.... mas, agora graças ao sus, estou conseguindo fazer terapia e fui indicado a passar com psiquiatra. Acho que terei que tomar remédio... aí me pergunto? Quem vai morrer primeiro? Eu, ou eles?😢

  • @arturteixeira6797
    @arturteixeira6797 Месяц назад +2

    Nesta hora é bom lembrar aos irmãos que não apenas a herança é direito de todos, assim como a dívida, os cuidados com os pais e tudo mais que for relativo a família. Hetero, Homo, Casado, Solteiro é para todos. Claro, existem exceções.

  • @bruno_avila
    @bruno_avila Месяц назад +1

    Podíamos fazer um grupo no telegram ou no whatsapp para nos ajudar. Estou passando por isso e pra piorar minha mae idosa é narcisista, me maltrata diariamente, tenho um irmão com problemas com álcool que a agrediu um rolo só.
    A solução para resolver essa questão é levar pra justiça, não tem outro jeito. Inclusive, a assistência social que veio aqui em casa disse que o filho que toma conta dos pais idosos pode solicitar uma pensão contra os irmãos que não ajudam nos cuidados dos pais.