O Aerosmith conseguiu sobreviver a onda grunge no início dos anos 90 e ainda emplacou hits na frente das bandas grunge, principalmente na era MTV, com clipes memoráveis e bem produzidos.
1993 e 1994 foram grandes anos para o Aerosmith. Quem se prejudicou mesmo foi o Guns N'Roses. Curiosamente em 1994 surgiu a decadência do Guns N'Roses e o início do hiato do Axl Rose.
@@paulovictoravilablog sim, principalmente com a briga de Axl e Slash. Acho que o Guns teria potencial para fazer o que o Aerosmith fez, afinal também eram carismáticos.
@@diogoleonardo7848 o Guns se boicotou na verdade. Era a única banda oriunda do hard rock que poderia peitar o grunge. O que Axl tentou fazer foi tentar seguir uma linha que o RHCP e o Metallica seguiram, uma linha mais comercial, e os outros integrantes da banda eram contra isso. Acho que foi por aí que começou as desavenças, fora as músicas que Slash fez, Axl recusou e depois queria as músicas, mas Slash as usou no seu projeto Slash's Snakepit em 1995.
@@paulovictoravilablog , o Guns não se prejudicou por causa do Grunge, e sim por causa da própria banda que implodiu por diferenças internas. Guns passou intacto pelo Grunge, fazendo uma das maiores turnês da história do Rock até 1993. Quando Guns começou a ruir, por problemas de relacionamento em 1994, o Grunge tbm estava ruindo. E digo mais, Guns foi puro Hard Rock que depois evoluiu com pitadas de Art Rock. Guns nao teve influencia do Hair Metal em sua sonoridade. No máximo, foi triscado pelo visual do Hair Metal até 1986. Guns é outro patamar e nunca pode ser colocado no saco do Glam Metal. É uma banda lendária como as da década de 70…
Isso que o Nikki Sixx disse na Kerrang também é algo reflexivo! “O Grunge não matou o Hair Metal. Aquelas bandas se destruíram sozinhas ao ficar simplesmente repetindo a fórmula até a exaustão”.
Concordo! Já vi uns vídeos aqui no RUclips de algumas bandas desse estilo (que não eram tão prestigiadas quanto as grandes bandas de Hard Rock) e elas eram bem ruinzinhas mesmo! Era algo quase caricato!
@@animebanger6662 Motley Crue ainda tinha reportório, ao contrário das outras bandas. Cruzou a década de 80 fazendo discos bem legais (pra mim, pelo menos). E tinha condição de ter sido uma banda melhor nos anos 90.
Pra quem ficou em dúvida no que o Régis disse em Fagocitar, podemos dizer tb - '' A indústria fagocitou (absorveu ,incorporou...). Excelente matéria sobre o Grunge e o Stoner rock. Abraços ao Régis e à todos os amantes do Rock. Saúde e paz pra todos!!!
O Regis é inteligente pra caramba, é um cara que tu notas que de fato é estudado e que busca conhecimento. Sem contar que o cara é autêntico e manda "na lata" a verdade. Me inscrevendo no canal.
O grunge é tão memorável que tudo que eu ouvi nos anos 90 do gênero continua me emocionando até hoje. Principalmente Alice in Chains que continua muito atual (na minha humilde opinião, claro😌)
A história do Rock pode ser resumida, de uma forma bem simplória, como uma geração contestando a anterior, os anos 80 e toda a farofa Hard Rock, cheia de diversão, bebidas e sexo contestada pelo Grunge nos anos 90, que trouxe a angústia e a raiva, que após isso surgiu a cena Pop Punk dos anos 2000 numa vibe mais adolescente, divertido novamente, mas ao invés daquela postura marrenta dos anos 80, veio com uma abordagem mais simplista e cheia de zueira, depois disso nos anos de 2010 vem a cena do Emocore que pra se contrapor aos anos 2000 trouxe a tristeza e a angústia, de uma forma bem mais adolescente que o Grunge de volta. Uma pena que depois da cena do Emocore, que muitos não gostam, não tenha surgido mais uma cena que se tornou mainstream, pelo menos o rock ainda vive, no underground e pra quem gosta, basta procurar.
Vc disse tudo. E essa birrinha vem se repetindo por décadas. Um saco isso. Época boa msm foi os anos 60/70 q o pessoal sabia curtir de vdd a música ao invés de ficar disputando o melhor gênero. Aff se não curti é só não ouvir. É o que eu faço. Respeito é tudo!
Agora é a cena do pop punk revival Que tá bombando. Reciclagem é a parada do rock atual seja com bandas como greta van fleet e o pop punk com machine gun kelly.
A história da arte pode ser resumida assim. Na arquitetura, pintura, literatura, escultura, música, teatro, enfim, em todas as searas é uma geração nova contestando e negando a anterior.
Acho que surgiu sim, só que ninguém captou bem, veio a cena pop nerd/nostálgico, com muita música de video game, retorno do heavy metal, e bandas que imitam bandas do passado com muita diversão, nostalgia e grandiloquência típico de um click bate ... só que depois da crise do covid e financeira, ameaças de guerra, não sei se isso vai se sustentar por muito tampo, a aceitação de obras como coringa e the Batam já indicam um rumo pro mainstream que pode levar de novo a um "realismo" crítico ou pessimista e isso pode chagar ao rock também, afinal as pessoas sempre se cansam, assim funciona a moda, e com a internet uma tendência não dura mais que 5 anos hoje em dia, e são cada vez são mais rápidas...
Uma verdadeira aula Regis... Fantástico ... Vc é uma lenda viva ... Melhor canal do RUclips atualmente pra mim ...você é a salvação dessa geração .. vou indicar vc a partir de hj sempre .
Também gosto de metal farofa. Hoje é meio engraçado aquele visual, mas muitas bandas vieram da classe operária e deram muito duro pra chegar ao mainstrem. A exibição da riqueza era uma afirmação do próprio esforço pessoal. Tigers of Pan Gang é um exemplo. Gostei muito desse tema. Régis sempre com um vocabulário divertido e preciso rs Parabéns 👏👏👏👏
Eu estava na apresentação do L7 no Hollywood rock 1993 , as meninas colocaram o Nirvana no chileno para me foi a melhor apresentação do dia do grunge do festival .
Eu estava lá no Morumbi naquela noite de 16/01/1993 e o show do Nirvana foi o *pior* 💩 que eu vi em toda a minha vida!!! Naquela noite, só se salvou o *L7* 😀👏👏👏.
@@adrianadossantos2090 A organização de palco estavam apreensivos com que poderia acontece com o palco após a apresentação da L7 pós não poderia sobra nada do palco pós a meninas tem a fama de deixa tudo aos pedaços kkkkkk porém elas deram a declaração depois que foi a apresentação mais comportada que elas já tinham feito , e existia uma possibilidade delas tocarem novamente na mesma noite pós o Kort ( Nirvana ) poderia não se apresenta de tão chapado que estava .
Tenho 17 anos, escuto muita música alternativa, tenho uma página sobre indie rock, college rock, música alternativa em geral. Recentemente eu estava estudando sobre esse meio. E de fato as rádios universitárias foram importantes para elevar o gênero.
Relevante comentário acerca das chamadas "college radios", que, de fato, fomentaram o surgimento de inúmeras bandas que, em um primeiro momento, eram "despretensiosas" quanto ao que era musicalmente produzido; enfim, a mudança era necessária! Esse tópico fez-me lembrar de um dos programas veiculados pela extinta emissora de rádio, a Fluminense FM ("A Maldita"), de Niterói/ RJ, que dedicava parte de sua programação a este nicho/ estilo musical.
Rapaz, eu ainda curto Ratt, Motley, Cinderela, Slaughter, Rough Cutt, Skid Row... particularmente o minimalismo do grunge, não me afetou não...mas aí é só meu gosto pessoal
@@charlesdasilva7860 grunge é muito chato e nirvana tbm.. As letras do kurt nao tinham sentido. Única banda do grunge que relevo era o Soundgarden que pra mim soava mais como uma banda de heavy metal do que "grunge" .. Mas colocaram tudo no mesmo saco por causa do Nirvana . Não consigo entender essa obsessão que os fãs tem com essa banda.. Prefiro ouvir bandas como o W.A.S.P. e Motley Crue😂😂😂😂😂 tinham letras descartáveis porém pra mim soa mil vezes mais rock n roll que nirvana.. Nirvana matou o rock com toda aquela merda depressiva.. O que veio depois?? O new metal que prefiro nem comentar kkkkkkk
Que análise sensacional! Por favor, Régis, gostaria de ver um vídeo seu falando sobre o Britpop. Quando o Kurt se foi, houve o declínio no grunge e a ascensão do britpop? Abraço!
Ótima análise, própria de quem viveu bem os dois períodos. Achei interessante mostrar que o hard farofa já estava naturalmente envelhecendo, com uma fórmula extremamente repetida. Então já estava com os dias contados. O grunge só ajudou a sepultar de vez o estilo.
Digamos que seu vídeo tem muitos pontos assertivos, muita coisa que realmente explica, mas tem muitos equívocos também. Em 1985/6 o Hard Rock estava longe de ser o "prenuncio do fim" do Hard Rock. O grunge foi um estilo que veio a fazer contraponto a um estilo totalmente saturado - os motivos foram bem explicados por você - e que as "majors labels" viram como a nova galinha dos ovos de ouro para substituir um produto que ficou tão solúvel, tão diluído, que de certo modo foi se dissipando. Quem viveu a época dessa transição, e era consumidor desse tipo de banda, viu algo muito rápido, como nunca antes visto. Em meados de 1991 vimos um estilo que era consolidado e parecia "eterno" simplesmente definhar, quase que do dia pra noite sob o som de Smells Like Teen Spirit, que repentinamente, estava tocando em tudo que era lugar, tomando de assalto, mesmo, abrindo caminho para logo depois as pessoas descobrirem Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden (essa a qual até gostei do Badmotofinger)... Mas o mais incrível é que as bandas que - digamos - forjaram o movimento, eram desconhecidas por aqui, tal qual o Mudhoney, Melvins e outras. Até clip no Fantástico o Nirvana teve quando a Smells Like estourou. MTV então, nem se fala... Lembro até hoje de um cara, na porta do colégio onde estudei com um Scortinho que tocava essa música initerruptamente em seu toca fitas. Era final de 1991. Mais uma coisa. A respeito do Winger, na época ele ficou "pistola" com o personagem do Beavis & Butthead usando a camiseta com o nome da banda, porém, anos mais tarde, a próprio Kip Winger vendeu réplicas da mesma camiseta como merchandising para a banda dele.
Minha adolescência foi toda nos anos 80...que época mágica... lembro bem dessa terrível transição. O grunge foi aquele adulto q volta de surpresa à casa e manda todo mundo embora da festa. Essa história de q o grunge não visava grana tb é romantismo demais. Isso não existe no mercado musical.
Os anos 90 aconteceram muitas coisas acho que aumentou as alternativas no Rock Grunge, Rock Alternativo, Britpop, Indie, Nu Metal, Experimentalismo como o The Flaming Lips e Björk.
@@G.O.L.D.E.N99 Primal Scream fez sucesso com o Screamadelica o Loaded foi o clipe transmitido na MTV Brasil em 1990 e no ano seguinte o álbum foi lançado.
Eu queria um “aposto que você não sabe com o Warrant” ou um “Jani Lane que falta faz”… essa banda teve muito sucesso no fim dos anos 80, de 86 a 93 o Warrant viveu a sua fase de mega banda e tal… Jani, era um dos maiores compositores não só do hard rock como da música em geral…
Inclusive o coitado do Jane Lane foi usado como referência numa matéria da revista Kerrang para justificar o fim do Glam, sendo q o Warrant (apesar da estúpida música Cherry Pie) só foi Glam no primeiro disco. O segundo tem faixas de hard rock cru tão boas qto os discos do Tesla ("Mr Rainmaker" e "Uncle toms cabin"). A revista satirizou o dia em q Lane entrou na gravadora para uma reunião com a equipe de pre produção do q seria o disco "Dog eat dog" (discaço subestimado) e ele tomou um chá de cadeira dos executivos q já estariam reunidos com o pessoal de uma banda grunge.
@@cylabrecords Warrant é a minha banda favorita de Hard Rock dos anos 80!, aquela entrevista que o Jani deu foi muito triste… ele era um excelente compositor e vocalista (inclusive meu favorito) o Warrant tem uma das minhas músicas favoritas que é a “Stronger Now” que música boa, ela é do disco Ultraphobic… eu tb gosto de todos os discos do Warrant com o Jani com exceção do Bely to Bely por que eu não consigo imaginar o Warrant como banda de Grunge e inclusive eu não gosto de grunge… Queria muito que o Jani estivesse vivo hoje… Jani é meu vocalista e compositor favorito do Rock n Roll… é uma pena que tenha nos deixado tão cedo
Sensacional Regis, mais um vídeo inteligente e dinâmico, vivenciei bem de perto o grunge os primeiros discos que comprei na vida foram do ALICE in CHAINS (Facelift e DIRT) sou fã deles até hoje 😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃
@@drfernandocampos4827 O grunge era um estilo bem mediano musicalmente, embora algumas eu até curta. O Hair/Farofa que tantos adoram debochar, eram grandes musicos e beberam da fonte das melhores bandas de rock/metal dos anos 70
Excelente explicação Regis. Um documentário que explica a história do grunge é o Hype. Muito bom assistir quem tem curiosidade de saber sobre o grunge e como a galera ficou p da vida quando a moda pegou o estilo grunge e saiu por ai vendendo e colocando em grifes.
O Grunge foi uma resposta à falsa realidade retratada no Hard Rock. Adorei o vídeo, muitas vezes esquecemos de situar os movimentos musicais aos contextos políticos de cada época. Edit: Da mesma forma que o Grunge originou o Stoner, a mídia não perdeu tempo e projetou o Post-Grunge, que originou bandas como Nickelback, Creed, entre outras coisas comercialmente insuportáveis.
o post grunge só não é bom por conta do contexto da época: pirataria, download ilegal e queda da indústria da música. Com isso as músicas ficaram apelativas, com o refrão sendo repetido quatro vezes ou mais, músicas com estruturas pobres e com o jaba comendo solto (você mudava de rádio e estava tocando a mesma música).
Não era uma falsa realidade, era uma realidade bem viva e real pra algumas pessoas, sexo, drogas, festas, bar.. procura documentarios e livros sobre a cena. O grunge foi talvez sim uma resposta pra esse tipo de realidade, mas ela não era falsa, as pessoas viviam essa parada, não existe só uma realidade cara. Em um mesmo país tem tanta coisa acontecendo que é burrice achar que só um tipo de coisa vale como a verdade de um todo. Seatle podia ser ferrada e fria, e em outro lugar dos EUA podia tá fervendo, com praias, sol, gente com emprego estabilizado, etc. Você entendeu
Idém, eu tinha 15 anos em 1991 quando escutei Facelift pela primeira vez, mudou minha maneira de ouvir musica. Assisti-os em 1993 no Hollywood Rock, foi incrível. Lane Staley foi o maior cantor que já vi. Depois ele faleceu, Jerry Cantrell lançou dois discos solos geniais (Bog Depot e Degradation Trip) e ainda assim cometou um grande erro na minha opinião ao ressuscitar o AIC com um cantor que era imitador meia boca do Lane. Assisti a banda em 2011 no SWU e confesso que foi uma baita decepção. Embora eu admita que os discos com o Robert Duval são muito bons, não consigo escuta-los. Acho toda a discografia com o Lane irretocável, até mesmo a enfadonha moda dos acústicos MTV com eles foi incrível.
Mudando de alhos para bugalhos gostaria que conhecesse o trabalho de William Pereira, um caricaturista de Belo Horizonte. Ela faz excelentes trabalhos com caricaturas de bandas de rock. Mas acho que você sabe disso. Pode procurar na internet. Eu tenho alguns trabalhos dele. Vale a pena emoldurar.
Olá Regis. Se me permite uma sugestão, gostaria muito de ver um vídeo seu sobre o Cassiano, que foi descansar nessa semana. Sou muito fã dele e tenho muitas dúvidas referentes a carreira desse mestre da Soul Music Brasileira. Valeu Régis, saúde para você.
A mano continua. Eu quero saber mais sobre o pós grunge e o início dos anos 2000. Nunca gostei de grunge e nenhum estilo dos anos 90. Nessa época eu tava atolado no heavy metal e rock progressivo, não tinha o mínimo interesse em grunge.
Excelente vídeo, Régis! Só achei que faltou vc se aprofundar mais sobre a influência do chamado "rock alternativo", do qual o Grunge, na sua origem, foi talvez o maior destaque. Mas bandas como Red Hot Chili Peppers, Faith no More, Jane's Addiction e Sonic Youth, entre outras, que não são Grunge, surgiram na mesma leva ou um pouco antes e deram suas contribuições para sepultar o Hard Rock Farofa!
Boa Régis ! O objetivo do Hard Rock farofa era ser Mainstream. O mainstream do Grunge foi a consequência de sua respectiva arte. Kurt Cobain se tornou aquilo que ele menos queria e isso tirou o seu ânimo de vida. A turma do Grunge era muito barra pesada, odiavam o way of life Americano, vejam quantos dessa turma estão vivos para contar a história ... Dave Grohl, Eddie Vedder
@@HitlerGaymes123 Eu não gosto de nenhuma e nem outra. A filosofia do hard rock farofa é o hedonismo desenfreado, e isso só faz degenerar a pessoa, levando ela a usar drogas de todos os tipo, cair no sexo desenfreado e em todos os tipos de irresponsabilidades; enquanto a filosofia associada ao grunge remete a uma falta de sentido da vida e deixa estes jovens sem esperança, os torna anti-sociais, melancólicos, e muitas vezes chegam no estado da depressão. Aconteceu desses jovens que entraram nessa filosofia niilista do grunge, atentarem contra a própria vida, como foi o próprio Kurt Kobain, e posso dizer que também o vocalista do Alice um Chains, que praticamente tirou a própria vida. Toda vez que eu via um fã de grunge que levava a sério a filosofia deste estilo, eu via alguém apático, anti-social e sem expressão no olhar.
@@marceloprofessordefisica8562 entendi seu ponto, realmente quem segue fielmente a filosofia do Grunge se auto deprecia, porém pra aqueles medianos que curtem a estética e o gênero eu pessoalmente prefiro Grunge. Bebidas, festas, s3x0 e drogas desenfreadas não caem bem no meu ponto de vista.
@@marceloprofessordefisica8562 Cara, grunge não é negativista. Grunge é um lamento da alma dos que sofrem e não se identificam com o mundo como ele é. A intenção do grunge não é ser negativista, e sim servir de consolo para os que não enxergam felicidade na realidade.
Seria legal, para um futuro vídeo, comentar dos movimentos alternativos do começo dos anos 90, além do Grunge, como o shoegaze e indie rock (Pavement e Guided by Voices).
Parabéns Régis! Ontem mesmo estávamos conversando sobre as bandas "stoner", e como o Sabbath é uma influência clara. Se fizer um vídeo sobre o tema vai top! Abçs
Massa! Continuo amando o hard/rock, que lançou discos fantásticos inclusive na década de 1990. O grunge é bacana também, mas Pearl Jam é o melhor ao meu ver. De Seattle Queensryche é a melhor banda disparada!! rsrsrsrrs abraço Régis, como sempre um ótimo vídeo!!
Muito bom, Régis. Obrigado. Muita informação sobre a mudança do cenário que eu não sabia. Nunca fui fã do Grunge e nunca entendi a razão daquilo ter virado mainstream. A vinculação com a Guerra Fria foi perfeita. O American way of life hedonista também contribuiu para a queda do Socialismo da URSS. Parabéns.
Como todo e qualquer movimento artístico, a música também sofre mudanças, muitas vezes profundas. O estilo grunge simplesmente representou um "divisor de águas" quanto ao surgimento de grupos com sonoridade diversa.
Explicou muito bem, Régis, exatamente isso. Do final dos anos 90 para cá, acontece a mesma coisa, bandas que se copiam à exaustão, nem vou falar sobre Death e Black Metal, porque é tão claro como um dia de sol.
Regis, por favor, faz uma série sobre músicos de estúdio. Tem muita gente de muito talento por trás de discos famosos. Simmon Phillips, Dann Huff, Steve Farris, Steve Lukather e muitos outros.
O problema do rock de um modo geral, sempre foi a rivalidade besta entre um gênero e outro. Essa desunião é que fode tudo. A não ser que seja Creed ou Nickelback. Nesse caso é justificável o ódio
Nasci em 1991 junto com o movimento grunge , adoro Soundgarden e Alice principalmente , mas creio q o Grunge matou a "alegria " do rock junto a juventude , tudo isso junto com o crescimento de outros gêneros como o Rap e as boys bands pop , o rock após o grunge ficou pretensiosamente depressivo e moribundo no mainstream ..
nirvana e pearl jam eram comerciais até o talo, ou você esqueceu que eles apareceram na mtv dezenas de vezes? Esse negócio de anti capitalista foi só para manipular uma geração de jovens revoltados, rebeldes sem causa. Quem nasce nos Estados Unidos tem que agradecer a Deus todos os dias, pois não sabe o que é sofrer... quer ser niilista? Passa uma semana na Somália ou em Serra Leoa.
O lugar do rock não é no mainstream. Quando o rock vai pro mainstream vira uma versão medrosa dele mesmo. Basta ver essas bandas de hard farofa oitentistas, o post-grunge, e etc.
Mais uma ótima análise Régis. Gostaria de sugerir um vídeo sobre a origem sociohistorica do Punk Rock e sua suposta contraposição ao movimento Rip. Tenho uma outra sugestão, um vídeo analisando a cena Rock pós Punk. E ainda uma terceira sugestão, as origens do Rock in Roll.
O Hard Rock, Hair Metal, nunca morreu! As GRAVADORAS, rádios, mídia impressa e televisiva, que só pensam em poder e dinheiro, mas nunca com a difusão da ARTE e CULTURA MUSICAL da sociedade. Ião para onde estavam indo o business, dinheiro. FATO. O tempo, o estudo, a experiência, provaram que o Hard Rock, junto com o A.O.R é um dos maiores sub gêneros do rock! Na minha opinião, tem somente os melhores guitarristas e vocalistas da história do rock! Eu venho do heavy metal Old Shcool e rendi-me de vez a esse sub gênero! Mais melodia, harmonia, riffs, ritmo, técnica, baladas que esse som já produziu, impossível, superar! É um som para fazer amor, celebrar a vida, o prazer, beber uma ótima cerveja e vinho, com uma boa companhia, é sucesso total! Deixaram obras imortais e atemporais! Até a Roadie Crew lançou uma revista especial somente sobre o Hard Rock, com a chancela do mestre, Ricardo Batalha! Hard Rock Forever! Irei morrer e não darei tempo de ouvir todas as obras do eterno, imortal Hard Rock Rules! Hoje, tem várias bandas de altíssima qualidade que realizam um belo remake dessa época de ouro: Crashdiet, Creye Heat, Perfect Plan etc.
O grunge apareceu pelo momento histórico que o mundo estava vivendo. Sou apaixonada pelo estilo, e acho que ainda cabe muito bem pro mundo atual, embora o rock e o grunge tenham supostamente "morrido".
@@matheussoares4714 tá vivo bem longe das paradas de sucesso. Me refiro a isso. Antes o rock sempre capturava a juventude muito facilmente, percebi isso até 2010, a partir disso surgiram outros interesses e outros estilos.
Interessante que o Kiss, que era influência de todas as bandas dos anos 80, e que se tornou também influência para as bandas dos anos 90, soube surfar muito bem nessa fase, aproveitando o máximo de exposição com Revenge, Unpluged e Reunion.
Grande Régis! Parabéns pelo excelente vídeo! Adorei! Na minha humilde opinião, um dos melhores feitos até o momento! Esse vídeo foi esclarecedor e espero que, quem assistir, pare de "vitimizar" a perda de popularidade do estilo Glam Metal, Hair Metal, etc. Sobre a cena Grunge, um material que é excelente e que pode servir como um complemento a opinião exposta nesse vídeo é a biografia "Alice in Chains - A História Não Revelada", do autor David de Sola. Ele cita a influência que as bandas do Glam Metal tinham não só no Alice in Chains, mas em outras bandas daquela região. Contudo, um fator relatado no livro e que pode ser considerado o "ponto da virada" para que as bandas dessa região viessem com aquela aura mais introspectiva foi a morte do Andrew Wood, vocalista da banda Mother Love Bone. O impacto desse acontecimento foi enorme! Foi algo do tipo "a vida não é o que bandas como Poison, Motley Crue, entre outras, pregam. A realidade é que somos apenas pessoas comuns, que morrem". Outro momento de destaque no livro e que mostra bem como o estilo estava saturado, foi o relato de um episódio do extinto "Headbangers Ball", da MTV Americana. Existia um quadro que o programa destacava uma banda, e que, devido a popularidade que a MTV tinha, as bandas ganhavam enorme notoriedade na cena. Nessa época, a dúvida era entre um clipe da banda Blue Murder e o da música "Man in the Box", do Alice in Chains. O apresentador escolheu o clipe do Alice in Chains e, daí em diante, a música e a banda explodiram! A justificativa dada pelo apresentador foi a de que "ele buscava algo diferente, pois já não fazia mais sentido dar destaque para mais uma banda de Hair Metal".
Nirvana, Alice in chains, Stone temple pilots, Audioslave, Sondgarden, Pearl Jam, Mudhoney, Screming trees, Bush, Blind Melon, Temple of the Dog, Muito obrigado!!!!
Eu adoro todas as Bandas de Hard Rock anos '80: RATT, Dokken, Tesla, Cinderella, Twisted Sister, Quiet Riot, L.A. Guns, Warrant, Vain, White Lion, Europe, Def Leppard, Blue Murder, Bad English, Badlands, W.A.S.P., Van Halen, David Lee Roth, Hanoi Rocks, Motley Crue, Poison, Skid Row, Guns N' Roses, Whitesnake, KISS, Y & T, Bon Jovi, Stryper, Icon, Vinnie Vincent Invasion, Slaughter, Mr. Big, Winger, Lynch Mob, FireHouse, Extreme, Vixen, Danger Danger, Electric Boys... entre outras tantas! Podem falar mal do Glam Metal, do Hard Rock Farofa e Hair Metal... eu adoro este estilo!
Regis, adoro todo o seu material. Mas com esse link entre a cena musical e o contexto geopolítico, você superou todos os padrões! Incrível vídeo! Obrigado por seu trabalho!
Regis você poderia falar do movimento Manguebeat, e de Chico Science e Nação Zumbi. E poderia dá sua opinião sobre oque você acha da Banda Nação Zumbi na época com Chico Science, e oque você acha da banda sem o Chico Science?
Uhu vai ter um vídeo de storner rock! É a vez do Monster Magnet, QOSA! Excelente vídeo, nosso "sociólogo" com análises sempre cheias de contradições, umas apenas aparentes e outras mais enraizadas!
O KISS se renovou como ninguém. Começou a carreira no rock and roll dos anos 70, depois passou rapidamente por disco (Dynasty), new age (Elder), heavy metal (Creatures), glam (hard rock "farofento") durante quase todos os anos 80, entre Lick It Up a Crazy Nights, para também testarem grunge com o álbum Revenge nos anos 90.
O Hard Rock farofa pode até ter caído com o advento do Grunge mas o bom Hard Rock estilo Guns n Roses não sentiu nada. O Guns continuou com a sua grandeza, e olha que sou fã do Nirvana mas ninguém pode ser fã e ser cego.
Exatamente. Guns era outro patamar. Guns foi uma banda deslocada no tempo, pois ela deveria ter se encaixado na década de 70 junto com Led Zeppelin, Aerosmith, Queen, Deep Purple e Kiss. Guns era uma banda de Hard Rock setentista nascida na decada de 80. Stones evoluiu para Aerosmith que evoluiu para Guns. Guns esteve no meio do Hard farofa por mero acaso, mas era uma banda bem diferente, tanto na sonoridade quanto nas letra ácidas, cruas, da sarjeta. Depois que a banda ficou rica, nao fazia mais sentido cantar sobre a boca do lixo de Los Angeles, ai passaram a fazer um som mais trabalhado, mais parecido com Queen e Elton John, mas mantendo ainda o Hard Rock blueseiro stoneano em muitas faixas dos Illusions.
Guns decaiu apenas em 1994, por problemas de relacionamento interno. A queda do Guns não teve nada a ver com o Grunge. Aliás, quando o Guns decaiu, o Grunge tbm já estava decaindo. No auge do grunge, entre 1991 e 1993, o Guns reinou e lotava mais estádios do que qualquer banda grunge.
ótima reflexão , Régis....parabéns , o disco de 94 do Crue , q você citou , eu só gostava nos anos 2000 ( tinha em cd ) , da faixa Smoke in the Sky....grande música....nessa faixa eu entendi q o vocal do Corabi se encaixou bem , eu tinha 2 discos de uma banda pouco citada , porém q fez sucesso aqui na minha região...achei os 2 discos em Ribeirão , Walking The Razors Edge e Long Way To Heave, , não preciso dizer mais nada , vc não citou ela nos 2 vídeos de bandas de farofa q vc gosta....achei um pecado...rs...eu queria ver no canal , um dia , uma explicação robusta q nem essa , a respeito do surgimento da New Wave Brithish Heavy Metal , em oposição ao punk , não sei....ali no punk foi pro espaço , só lembro do Ramones nessa época
Regis só contando história, não dá para discutir gostos, eu particularmente escuto de tudo e todas gerações antecessor a 2000. Folk, country, Blues, hard rock, Grunge e vai paulera…….
O Nirvana em seu album de estréia, Bleach, apresenta letras bem sombrias. Mas as influências do Kurt eram mais pra Mudhoney do que para Black Sabbath. Falando em localidades, é curioso observar que a Califórnia é separada de Washington apenas pelo estado de Oregon. Mas Estados são gigantes lá e cada localidade é um mundo a parte.
Perfeita a sua explicação. Eu vivi essa época intensamente e você conseguiu sintetizar com extrema exatidão o que rolou, foi devastador. Em um ano mais ou menos bandas como Skid Row, Mr. Big, Poison, etc. simplesmente perderam espaço e relevância no cenário musical.
Nem se compara o que o Nu Metal foi com o grunge kkkkk anos 2000 já tinha uma pancada de gênero em ascenção tipo Pop Punk, Indie Rock, Garage Rock e etc, nu metal foi só mais um
O guns n roses por exemplo se saiu muito bem quando grunge estourou com o nirvana. Se vc pesquisar as vendas de discos a fundo no ano de 1991 q foi o ano do lançamento do histórico nevermind vera q o guns n roses foi o artista q mais vendeu discos nakele ano com os 2 illusions.
Grunge me lembro do Alice chains Stanley era um Grande vocal mais para tbm era uma das melhores bandas do anos 90 embora q tinha outras bandas porém Alice para mim era top
Eu nasci em 92, ent na minha asdolecencia eu experimentei muito dos resquícios do Grunge ainda. E na época eu até achava que o Creed e o Nickelback tbm eram Grunge 🤡🤡😂
O Aerosmith conseguiu sobreviver a onda grunge no início dos anos 90 e ainda emplacou hits na frente das bandas grunge, principalmente na era MTV, com clipes memoráveis e bem produzidos.
1993 e 1994 foram grandes anos para o Aerosmith. Quem se prejudicou mesmo foi o Guns N'Roses. Curiosamente em 1994 surgiu a decadência do Guns N'Roses e o início do hiato do Axl Rose.
@@paulovictoravilablog sim, principalmente com a briga de Axl e Slash. Acho que o Guns teria potencial para fazer o que o Aerosmith fez, afinal também eram carismáticos.
@@diogoleonardo7848 o Guns se boicotou na verdade. Era a única banda oriunda do hard rock que poderia peitar o grunge. O que Axl tentou fazer foi tentar seguir uma linha que o RHCP e o Metallica seguiram, uma linha mais comercial, e os outros integrantes da banda eram contra isso. Acho que foi por aí que começou as desavenças, fora as músicas que Slash fez, Axl recusou e depois queria as músicas, mas Slash as usou no seu projeto Slash's Snakepit em 1995.
@@paulovictoravilablog , o Guns não se prejudicou por causa do Grunge, e sim por causa da própria banda que implodiu por diferenças internas. Guns passou intacto pelo Grunge, fazendo uma das maiores turnês da história do Rock até 1993. Quando Guns começou a ruir, por problemas de relacionamento em 1994, o Grunge tbm estava ruindo. E digo mais, Guns foi puro Hard Rock que depois evoluiu com pitadas de Art Rock. Guns nao teve influencia do Hair Metal em sua sonoridade. No máximo, foi triscado pelo visual do Hair Metal até 1986. Guns é outro patamar e nunca pode ser colocado no saco do Glam Metal. É uma banda lendária como as da década de 70…
O Aerosmith sobreviveu pq simplesmente virou uma banda de baladas comerciais...simples
Isso que o Nikki Sixx disse na Kerrang também é algo reflexivo!
“O Grunge não matou o Hair Metal. Aquelas bandas se destruíram sozinhas ao ficar simplesmente repetindo a fórmula até a exaustão”.
O problema era o hair longo?
@@kridonkri6505
O problema maior foi a saturação do estilo. Era tanta banda parecida no estilo glan, que ninguém aguentou mais.
Concordo! Já vi uns vídeos aqui no RUclips de algumas bandas desse estilo (que não eram tão prestigiadas quanto as grandes bandas de Hard Rock) e elas eram bem ruinzinhas mesmo! Era algo quase caricato!
como o próprio motley crue kkkk
@@animebanger6662 Motley Crue ainda tinha reportório, ao contrário das outras bandas.
Cruzou a década de 80 fazendo discos bem legais (pra mim, pelo menos). E tinha condição de ter sido uma banda melhor nos anos 90.
Pra quem ficou em dúvida no que o Régis disse em Fagocitar, podemos dizer tb - '' A indústria fagocitou (absorveu ,incorporou...). Excelente matéria sobre o Grunge e o Stoner rock. Abraços ao Régis e à todos os amantes do Rock. Saúde e paz pra todos!!!
O Regis é inteligente pra caramba, é um cara que tu notas que de fato é estudado e que busca conhecimento. Sem contar que o cara é autêntico e manda "na lata" a verdade. Me inscrevendo no canal.
O grunge é tão memorável que tudo que eu ouvi nos anos 90 do gênero continua me emocionando até hoje. Principalmente Alice in Chains que continua muito atual (na minha humilde opinião, claro😌)
Foi, de fato, mais do que marcante.
Sinto o mesmo
Alice in chains é a maior banda de todos tempos!😎✌
O grunge e tao esquecivel q nem kemvri e qdo lembro nai vejo nada!!!
Bons tempos viu .
A história do Rock pode ser resumida, de uma forma bem simplória, como uma geração contestando a anterior, os anos 80 e toda a farofa Hard Rock, cheia de diversão, bebidas e sexo contestada pelo Grunge nos anos 90, que trouxe a angústia e a raiva, que após isso surgiu a cena Pop Punk dos anos 2000 numa vibe mais adolescente, divertido novamente, mas ao invés daquela postura marrenta dos anos 80, veio com uma abordagem mais simplista e cheia de zueira, depois disso nos anos de 2010 vem a cena do Emocore que pra se contrapor aos anos 2000 trouxe a tristeza e a angústia, de uma forma bem mais adolescente que o Grunge de volta.
Uma pena que depois da cena do Emocore, que muitos não gostam, não tenha surgido mais uma cena que se tornou mainstream, pelo menos o rock ainda vive, no underground e pra quem gosta, basta procurar.
Vc disse tudo. E essa birrinha vem se repetindo por décadas. Um saco isso. Época boa msm foi os anos 60/70 q o pessoal sabia curtir de vdd a música ao invés de ficar disputando o melhor gênero. Aff se não curti é só não ouvir. É o que eu faço. Respeito é tudo!
Agora é a cena do pop punk revival Que tá bombando. Reciclagem é a parada do rock atual seja com bandas como greta van fleet e o pop punk com machine gun kelly.
A história da arte pode ser resumida assim. Na arquitetura, pintura, literatura, escultura, música, teatro, enfim, em todas as searas é uma geração nova contestando e negando a anterior.
Só digo que emo tem q levar porrada até virar gente.
Acho que surgiu sim, só que ninguém captou bem, veio a cena pop nerd/nostálgico, com muita música de video game, retorno do heavy metal, e bandas que imitam bandas do passado com muita diversão, nostalgia e grandiloquência típico de um click bate ... só que depois da crise do covid e financeira, ameaças de guerra, não sei se isso vai se sustentar por muito tampo, a aceitação de obras como coringa e the Batam já indicam um rumo pro mainstream que pode levar de novo a um "realismo" crítico ou pessimista e isso pode chagar ao rock também, afinal as pessoas sempre se cansam, assim funciona a moda, e com a internet uma tendência não dura mais que 5 anos hoje em dia, e são cada vez são mais rápidas...
Uma verdadeira aula Regis... Fantástico ... Vc é uma lenda viva ... Melhor canal do RUclips atualmente pra mim ...você é a salvação dessa geração .. vou indicar vc a partir de hj sempre .
Também gosto de metal farofa. Hoje é meio engraçado aquele visual, mas muitas bandas vieram da classe operária e deram muito duro pra chegar ao mainstrem. A exibição da riqueza era uma afirmação do próprio esforço pessoal. Tigers of Pan Gang é um exemplo.
Gostei muito desse tema. Régis sempre com um vocabulário divertido e preciso rs Parabéns 👏👏👏👏
Tigers que revelou o maior guitarrista de todos pra mim JOHN SYKES!!!
Eu estava na apresentação do L7 no Hollywood rock 1993 , as meninas colocaram o Nirvana no chileno para me foi a melhor apresentação do dia do grunge do festival .
L7 adorava elas
Eu estava lá no Morumbi naquela noite de 16/01/1993 e o show do Nirvana foi o *pior* 💩 que eu vi em toda a minha vida!!! Naquela noite, só se salvou o *L7* 😀👏👏👏.
@@adrianadossantos2090 A organização de palco estavam apreensivos com que poderia acontece com o palco após a apresentação da L7 pós não poderia sobra nada do palco pós a meninas tem a fama de deixa tudo aos pedaços kkkkkk porém elas deram a declaração depois que foi a apresentação mais comportada que elas já tinham feito , e existia uma possibilidade delas tocarem novamente na mesma noite pós o Kort ( Nirvana ) poderia não se apresenta de tão chapado que estava .
L7 era bom demais. Aquele show do Nirvana no Hollywood Rock foi ridículo, não sei o de SP, no Rio foi tenebroso.
@@langlebertmartins1311 " Era " não 😀 , as meninas do L7 são doas demais , elas ainda estão nativa .
Tenho 17 anos, escuto muita música alternativa, tenho uma página sobre indie rock, college rock, música alternativa em geral. Recentemente eu estava estudando sobre esse meio. E de fato as rádios universitárias foram importantes para elevar o gênero.
Como historiador posso falar.... Seu melhor vídeo.... Ótima contextualização histórica.... Parabéns!
Muito boa a expressão.....aos 20:25 "Party ALL Night"....oh Saudades....parabéns Régis.
Ninguém comentou do Green River, Stone Temple Pilots, Temple of the Dog, Mother Love Bone, Malfunksion, PEARL JAM porrraaaa, Niirvana
Relevante comentário acerca das chamadas "college radios", que, de fato, fomentaram o surgimento de inúmeras bandas que, em um primeiro momento, eram "despretensiosas" quanto ao que era musicalmente produzido; enfim, a mudança era necessária! Esse tópico fez-me lembrar de um dos programas veiculados pela extinta emissora de rádio, a Fluminense FM ("A Maldita"), de Niterói/ RJ, que dedicava parte de sua programação a este nicho/ estilo musical.
Faz um "Aposto que você não sabe" dos Bee Gees.
Isso!
Booa
Bee Gees é uma banda sensacional mesmo sendo em três irmãos.
Credo!
@L.J.C acho que o Régis ia gostar de saber disso kkkkkk
O documentário definitivo sobre o grunge é "Hype!" (1996), de Doug Pray. Tem inteirinho no RUclips e ainda legendado.
Rapaz, eu ainda curto Ratt, Motley, Cinderela, Slaughter, Rough Cutt, Skid Row... particularmente o minimalismo do grunge, não me afetou não...mas aí é só meu gosto pessoal
To nessa frequência também!
Cara falar de anos 90 pra mim é o Oasis
Penso assim também, aliás, me deu vontade de passar a tarde ouvindo uma farofinha, já o grunge passo longe.
@@charlesdasilva7860 grunge é muito chato e nirvana tbm.. As letras do kurt nao tinham sentido. Única banda do grunge que relevo era o Soundgarden que pra mim soava mais como uma banda de heavy metal do que "grunge" .. Mas colocaram tudo no mesmo saco por causa do Nirvana . Não consigo entender essa obsessão que os fãs tem com essa banda.. Prefiro ouvir bandas como o W.A.S.P. e Motley Crue😂😂😂😂😂 tinham letras descartáveis porém pra mim soa mil vezes mais rock n roll que nirvana.. Nirvana matou o rock com toda aquela merda depressiva.. O que veio depois?? O new metal que prefiro nem comentar kkkkkkk
Pra mim, dessas, só Ratt e Motley prestam. Skid Row nem acho farofa.
Que análise sensacional! Por favor, Régis, gostaria de ver um vídeo seu falando sobre o Britpop. Quando o Kurt se foi, houve o declínio no grunge e a ascensão do britpop? Abraço!
O Britpop matou o grunge
Na época do grunge,meus filhos eram adolescentes e amavam esse movimento. Eu comprava cds prá eles, Alice in chains,Nirvana,Pearl Jam e outras.
Alice in Chains adoro!
@@adrianadossantos2090 Alice In Chains era fenomenal!
@@HitlerGaymes123 era não po. Ainda existe! Talvez não com o msm brilho, porém ainda fazem um som honesto. Pesado.
@@JoaoPedro-bf1rt Não sabia, achei que tivesse acabado, obrigado
@@HitlerGaymes123 Alice in Chains e Stone Temple Pilots continuam com outro vocalista.
Ótima análise, própria de quem viveu bem os dois períodos. Achei interessante mostrar que o hard farofa já estava naturalmente envelhecendo, com uma fórmula extremamente repetida. Então já estava com os dias contados. O grunge só ajudou a sepultar de vez o estilo.
Digamos que seu vídeo tem muitos pontos assertivos, muita coisa que realmente explica, mas tem muitos equívocos também. Em 1985/6 o Hard Rock estava longe de ser o "prenuncio do fim" do Hard Rock. O grunge foi um estilo que veio a fazer contraponto a um estilo totalmente saturado - os motivos foram bem explicados por você - e que as "majors labels" viram como a nova galinha dos ovos de ouro para substituir um produto que ficou tão solúvel, tão diluído, que de certo modo foi se dissipando. Quem viveu a época dessa transição, e era consumidor desse tipo de banda, viu algo muito rápido, como nunca antes visto. Em meados de 1991 vimos um estilo que era consolidado e parecia "eterno" simplesmente definhar, quase que do dia pra noite sob o som de Smells Like Teen Spirit, que repentinamente, estava tocando em tudo que era lugar, tomando de assalto, mesmo, abrindo caminho para logo depois as pessoas descobrirem Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden (essa a qual até gostei do Badmotofinger)... Mas o mais incrível é que as bandas que - digamos - forjaram o movimento, eram desconhecidas por aqui, tal qual o Mudhoney, Melvins e outras. Até clip no Fantástico o Nirvana teve quando a Smells Like estourou. MTV então, nem se fala... Lembro até hoje de um cara, na porta do colégio onde estudei com um Scortinho que tocava essa música initerruptamente em seu toca fitas. Era final de 1991. Mais uma coisa. A respeito do Winger, na época ele ficou "pistola" com o personagem do Beavis & Butthead usando a camiseta com o nome da banda, porém, anos mais tarde, a próprio Kip Winger vendeu réplicas da mesma camiseta como merchandising para a banda dele.
Minha adolescência foi toda nos anos 80...que época mágica... lembro bem dessa terrível transição. O grunge foi aquele adulto q volta de surpresa à casa e manda todo mundo embora da festa.
Essa história de q o grunge não visava grana tb é romantismo demais. Isso não existe no mercado musical.
Traduziu bem o sentimento!
Os anos 90 aconteceram muitas coisas acho que aumentou as alternativas no Rock
Grunge,
Rock Alternativo,
Britpop,
Indie,
Nu Metal,
Experimentalismo como o The Flaming Lips e Björk.
Indie rock começou a ter moral nos anos 2000
@@G.O.L.D.E.N99 Primal Scream fez sucesso com o Screamadelica o Loaded foi o clipe transmitido na MTV Brasil em 1990 e no ano seguinte o álbum foi lançado.
@@G.O.L.D.E.N99 outras bandas fizeram sucesso nesse gênero nos anos 90 com The Cardigans e o Cake fez uma versão Indie de I Will Survive.
@@rafaelnascimento9181 Indie rock é the strokes, Franz Ferdinand, artic Monkeys e the killers
O Grunge trouxe a tona a banda que é a minha favorita de todos os tempos, Alice in Chains.
Está banda é uma maravilha
Não tenho nem palavras para descrever essa banda, os caras são / eram f0d@s demais!
Eu queria um “aposto que você não sabe com o Warrant” ou um “Jani Lane que falta faz”…
essa banda teve muito sucesso no fim dos anos 80, de 86 a 93 o Warrant viveu a sua fase de mega banda e tal…
Jani, era um dos maiores compositores não só do hard rock como da música em geral…
Warrant não é 89 ? Eles surgiram no final da era glam
Inclusive o coitado do Jane Lane foi usado como referência numa matéria da revista Kerrang para justificar o fim do Glam, sendo q o Warrant (apesar da estúpida música Cherry Pie) só foi Glam no primeiro disco. O segundo tem faixas de hard rock cru tão boas qto os discos do Tesla ("Mr Rainmaker" e "Uncle toms cabin"). A revista satirizou o dia em q Lane entrou na gravadora para uma reunião com a equipe de pre produção do q seria o disco "Dog eat dog" (discaço subestimado) e ele tomou um chá de cadeira dos executivos q já estariam reunidos com o pessoal de uma banda grunge.
@@danilo4154 eles são de 84, mas o Jani entrou somente em 1986 daí em 89 gravaram seu primeiro disco
@@cylabrecords Warrant é a minha banda favorita de Hard Rock dos anos 80!, aquela entrevista que o Jani deu foi muito triste… ele era um excelente compositor e vocalista (inclusive meu favorito) o Warrant tem uma das minhas músicas favoritas que é a “Stronger Now” que música boa, ela é do disco Ultraphobic… eu tb gosto de todos os discos do Warrant com o Jani com exceção do Bely to Bely por que eu não consigo imaginar o Warrant como banda de Grunge e inclusive eu não gosto de grunge… Queria muito que o Jani estivesse vivo hoje…
Jani é meu vocalista e compositor favorito do Rock n Roll… é uma pena que tenha nos deixado tão cedo
Sensacional Regis, mais um vídeo inteligente e dinâmico, vivenciei bem de perto o grunge os primeiros discos que comprei na vida foram do ALICE in CHAINS (Facelift e DIRT) sou fã deles até hoje 😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃
Porra! Que aula do caralho. Vou indicar o canal mais ainda e insistir. Até por quem restrição ao Regis ! Valeu! Brutal!!!!
Acho que o Hard não morreu, apenas saiu do Mainstream, o estilo continua
Nenhum estilo acaba, morrer é sair do mainstream
Verdade, o problema é quando entra um estilo musical inferior igual acontece hoje no Brasil com esse funk e sertanejo universitário no mainstream.
isso mesmo, aliás pode ver que tem bandas novas tocando hard rock, já o grunge NADA
Mas as bandas hard passaram a fazer metal alternativo nos anos 90
@@drfernandocampos4827 O grunge era um estilo bem mediano musicalmente, embora algumas eu até curta. O Hair/Farofa que tantos adoram debochar, eram grandes musicos e beberam da fonte das melhores bandas de rock/metal dos anos 70
Cheguei rápido...um abraço Regis...anos 90 foram os meus anos 60....um abraço... Teveri Lopes aqui.
Foram tbm anos loucos mesmo e bom
Excelente explicação Regis. Um documentário que explica a história do grunge é o Hype. Muito bom assistir quem tem curiosidade de saber sobre o grunge e como a galera ficou p da vida quando a moda pegou o estilo grunge e saiu por ai vendendo e colocando em grifes.
Mto bem explicado. Parabéns
Abraços e bends
O Grunge foi uma resposta à falsa realidade retratada no Hard Rock. Adorei o vídeo, muitas vezes esquecemos de situar os movimentos musicais aos contextos políticos de cada época.
Edit: Da mesma forma que o Grunge originou o Stoner, a mídia não perdeu tempo e projetou o Post-Grunge, que originou bandas como Nickelback, Creed, entre outras coisas comercialmente insuportáveis.
Sim, tudo está englobado sempre num contexto maior. As vezes é difícil compreendê-lo .
o post grunge só não é bom por conta do contexto da época: pirataria, download ilegal e queda da indústria da música. Com isso as músicas ficaram apelativas, com o refrão sendo repetido quatro vezes ou mais, músicas com estruturas pobres e com o jaba comendo solto (você mudava de rádio e estava tocando a mesma música).
Tem gente bravinha nos comentários kkkkk
Não era uma falsa realidade, era uma realidade bem viva e real pra algumas pessoas, sexo, drogas, festas, bar.. procura documentarios e livros sobre a cena.
O grunge foi talvez sim uma resposta pra esse tipo de realidade, mas ela não era falsa, as pessoas viviam essa parada, não existe só uma realidade cara.
Em um mesmo país tem tanta coisa acontecendo que é burrice achar que só um tipo de coisa vale como a verdade de um todo.
Seatle podia ser ferrada e fria, e em outro lugar dos EUA podia tá fervendo, com praias, sol, gente com emprego estabilizado, etc. Você entendeu
@@ovfilho Me expressei mal. Falso glamour talvez seja a melhor resposta.
ele devia fazer uma resenha do movimento NEW-METAL do final dos anos 90 e inicio 00, bandas como deftones, KORN, LINKIN PARK, P.O.D
Seria legal mesmo.
Tio Régis, excelente encadeamento de fatos e informações.
Obrigado.
Alice in Chains é a minha banda favorita da galera grunge.
Idém, eu tinha 15 anos em 1991 quando escutei Facelift pela primeira vez, mudou minha maneira de ouvir musica. Assisti-os em 1993 no Hollywood Rock, foi incrível. Lane Staley foi o maior cantor que já vi. Depois ele faleceu, Jerry Cantrell lançou dois discos solos geniais (Bog Depot e Degradation Trip) e ainda assim cometou um grande erro na minha opinião ao ressuscitar o AIC com um cantor que era imitador meia boca do Lane. Assisti a banda em 2011 no SWU e confesso que foi uma baita decepção. Embora eu admita que os discos com o Robert Duval são muito bons, não consigo escuta-los. Acho toda a discografia com o Lane irretocável, até mesmo a enfadonha moda dos acústicos MTV com eles foi incrível.
Down In A Hole, Man In The Box, Then Bones, Would, We Die Young, Bleed The Freak, Nutshell, etc...
Só música phoda!
@@HitlerGaymes123 Love, Hate, Love tbm é mt boa
@@space...cowboy sem dúvidas, eu só dei uns exemplos
A minha tbm
Mudando de alhos para bugalhos gostaria que conhecesse o trabalho de William Pereira, um caricaturista de Belo Horizonte. Ela faz excelentes trabalhos com caricaturas de bandas de rock. Mas acho que você sabe disso. Pode procurar na internet. Eu tenho alguns trabalhos dele. Vale a pena emoldurar.
Olá Regis. Se me permite uma sugestão, gostaria muito de ver um vídeo seu sobre o Cassiano, que foi descansar nessa semana. Sou muito fã dele e tenho muitas dúvidas referentes a carreira desse mestre da Soul Music Brasileira.
Valeu Régis, saúde para você.
Qdo vc falou no Dinossaur Jr quase chorei.....bons tempos!!!!
A mano continua. Eu quero saber mais sobre o pós grunge e o início dos anos 2000. Nunca gostei de grunge e nenhum estilo dos anos 90. Nessa época eu tava atolado no heavy metal e rock progressivo, não tinha o mínimo interesse em grunge.
Em terra de Post Grunge... Nickelback e Creed são Deuses
Excelente vídeo, Régis! Só achei que faltou vc se aprofundar mais sobre a influência do chamado "rock alternativo", do qual o Grunge, na sua origem, foi talvez o maior destaque. Mas bandas como Red Hot Chili Peppers, Faith no More, Jane's Addiction e Sonic Youth, entre outras, que não são Grunge, surgiram na mesma leva ou um pouco antes e deram suas contribuições para sepultar o Hard Rock Farofa!
Boa Régis ! O objetivo do Hard Rock farofa era ser Mainstream. O mainstream do Grunge foi a consequência de sua respectiva arte. Kurt Cobain se tornou aquilo que ele menos queria e isso tirou o seu ânimo de vida. A turma do Grunge era muito barra pesada, odiavam o way of life Americano, vejam quantos dessa turma estão vivos para contar a história ... Dave Grohl, Eddie Vedder
Eu particularmente nunca curti essa filosofia negativista do grunge.
@@marceloprofessordefisica8562 acho muito mais interessante e profunda que a filosofia animada do Hard Rock farofento
@@HitlerGaymes123
Eu não gosto de nenhuma e nem outra. A filosofia do hard rock farofa é o hedonismo desenfreado, e isso só faz degenerar a pessoa, levando ela a usar drogas de todos os tipo, cair no sexo desenfreado e em todos os tipos de irresponsabilidades; enquanto a filosofia associada ao grunge remete a uma falta de sentido da vida e deixa estes jovens sem esperança, os torna anti-sociais, melancólicos, e muitas vezes chegam no estado da depressão. Aconteceu desses jovens que entraram nessa filosofia niilista do grunge, atentarem contra a própria vida, como foi o próprio Kurt Kobain, e posso dizer que também o vocalista do Alice um Chains, que praticamente tirou a própria vida. Toda vez que eu via um fã de grunge que levava a sério a filosofia deste estilo, eu via alguém apático, anti-social e sem expressão no olhar.
@@marceloprofessordefisica8562 entendi seu ponto, realmente quem segue fielmente a filosofia do Grunge se auto deprecia, porém pra aqueles medianos que curtem a estética e o gênero eu pessoalmente prefiro Grunge.
Bebidas, festas, s3x0 e drogas desenfreadas não caem bem no meu ponto de vista.
@@marceloprofessordefisica8562 Cara, grunge não é negativista. Grunge é um lamento da alma dos que sofrem e não se identificam com o mundo como ele é. A intenção do grunge não é ser negativista, e sim servir de consolo para os que não enxergam felicidade na realidade.
Seria legal, para um futuro vídeo, comentar dos movimentos alternativos do começo dos anos 90, além do Grunge, como o shoegaze e indie rock (Pavement e Guided by Voices).
O primeiro disco do Black Sabbath que ouvi foi o Vol.4 e arrisco dizer que tem o som mais "stoner" de toda a carreira da banda!
Parabéns Régis! Ontem mesmo estávamos conversando sobre as bandas "stoner", e como o Sabbath é uma influência clara. Se fizer um vídeo sobre o tema vai top! Abçs
Massa! Continuo amando o hard/rock, que lançou discos fantásticos inclusive na década de 1990. O grunge é bacana também, mas Pearl Jam é o melhor ao meu ver. De Seattle Queensryche é a melhor banda disparada!! rsrsrsrrs abraço Régis, como sempre um ótimo vídeo!!
Escuta Alice in chains
Sempre ótimas análises.
Obrigado Regis, já comprei o meu livro do Kurt Cobain, muito bom o ensintivo que vc da a leitura , sucesso nesse canal foda 🤘
ensintivo?
Vídeo esclarecedor. Será que rola um "aposto que você não sabe" com o Roxy Music?
Muito bom, Régis. Obrigado. Muita informação sobre a mudança do cenário que eu não sabia. Nunca fui fã do Grunge e nunca entendi a razão daquilo ter virado mainstream. A vinculação com a Guerra Fria foi perfeita. O American way of life hedonista também contribuiu para a queda do Socialismo da URSS. Parabéns.
Faz um sobre Cassiano! Grande abraço
Como todo e qualquer movimento artístico, a música também sofre mudanças, muitas vezes profundas. O estilo grunge simplesmente representou um "divisor de águas" quanto ao surgimento de grupos com sonoridade diversa.
Explicou muito bem, Régis, exatamente isso. Do final dos anos 90 para cá, acontece a mesma coisa, bandas que se copiam à exaustão, nem vou falar sobre Death e Black Metal, porque é tão claro como um dia de sol.
Régis, pq vc não lança os áudios dos seus vídeos em formato Podcast nas plataformas?
Boa pra ouvir no carro
Up
Boa Dica, da pra ouvir indo para o trabalho
Up
O Spotify não monetiza esse tipo de conteúdo. Eles apenas monetizam música. Por isso tem tanto podcast no youtube
Ansioso pelo vídeo sobre Stoner Rock!!!
3 bandas q eu amo : r.e.m, pixies e dinosaur jr. E pra quem se interessar em conhecer mais da cena grunge tem um belo documentário chamado Hype!
Losing My Religion era demais!
Regis, por favor, faz uma série sobre músicos de estúdio. Tem muita gente de muito talento por trás de discos famosos. Simmon Phillips, Dann Huff, Steve Farris, Steve Lukather e muitos outros.
O problema do rock de um modo geral, sempre foi a rivalidade besta entre um gênero e outro. Essa desunião é que fode tudo. A não ser que seja Creed ou Nickelback. Nesse caso é justificável o ódio
Kkkkkkkk
Pura vdd
Putz! Ranço total desses citados aí
Esqueceu de colocar o Candlebox tb...o coisinha chataaaaaaaa
@@alexsandroamaral4743 Creed é insuportável em tds os sentidos! Aquele vocalista querendo ser um Eddie Vedder versão maromba!! Taca fogo nisso ae!!!!
Pior que é vdd, gosto de glam e trash, e apesar da rivalidade escuto os dois estilos numa boa ✌️
Esse álbum do black sabbath que o regis mostra no fim do vídeo é simplesmente espetacular. Para quem não conhece eu recomendo.
Nasci em 1991 junto com o movimento grunge , adoro Soundgarden e Alice principalmente , mas creio q o Grunge matou a "alegria " do rock junto a juventude , tudo isso junto com o crescimento de outros gêneros como o Rap e as boys bands pop , o rock após o grunge ficou pretensiosamente depressivo e moribundo no mainstream ..
Se analisarmos FRIAMENTE parece que foi isto que aconteceu.
Foi isso mesmo que aconteceu
está na hora de uma revolução
nirvana e pearl jam eram comerciais até o talo, ou você esqueceu que eles apareceram na mtv dezenas de vezes? Esse negócio de anti capitalista foi só para manipular uma geração de jovens revoltados, rebeldes sem causa. Quem nasce nos Estados Unidos tem que agradecer a Deus todos os dias, pois não sabe o que é sofrer... quer ser niilista? Passa uma semana na Somália ou em Serra Leoa.
O lugar do rock não é no mainstream. Quando o rock vai pro mainstream vira uma versão medrosa dele mesmo. Basta ver essas bandas de hard farofa oitentistas, o post-grunge, e etc.
Mais uma ótima análise Régis. Gostaria de sugerir um vídeo sobre a origem sociohistorica do Punk Rock e sua suposta contraposição ao movimento Rip. Tenho uma outra sugestão, um vídeo analisando a cena Rock pós Punk. E ainda uma terceira sugestão, as origens do Rock in Roll.
Régis, qual a sua opinião sobre as bandas da segunda metade dos anos 90? Por exemplo, Sugar Ray, Smash Mouth, Semisonic...
🤮
Semisonic é bacana.
O Hard Rock, Hair Metal, nunca morreu! As GRAVADORAS, rádios, mídia impressa e televisiva, que só pensam em poder e dinheiro, mas nunca com a difusão da ARTE e CULTURA MUSICAL da sociedade. Ião para onde estavam indo o business, dinheiro. FATO. O tempo, o estudo, a experiência, provaram que o Hard Rock, junto com o A.O.R é um dos maiores sub gêneros do rock! Na minha opinião, tem somente os melhores guitarristas e vocalistas da história do rock! Eu venho do heavy metal Old Shcool e rendi-me de vez a esse sub gênero! Mais melodia, harmonia, riffs, ritmo, técnica, baladas que esse som já produziu, impossível, superar! É um som para fazer amor, celebrar a vida, o prazer, beber uma ótima cerveja e vinho, com uma boa companhia, é sucesso total! Deixaram obras imortais e atemporais! Até a Roadie Crew lançou uma revista especial somente sobre o Hard Rock, com a chancela do mestre, Ricardo Batalha! Hard Rock Forever! Irei morrer e não darei tempo de ouvir todas as obras do eterno, imortal Hard Rock Rules! Hoje, tem várias bandas de altíssima qualidade que realizam um belo remake dessa época de ouro: Crashdiet, Creye Heat, Perfect Plan etc.
O grunge apareceu pelo momento histórico que o mundo estava vivendo. Sou apaixonada pelo estilo, e acho que ainda cabe muito bem pro mundo atual, embora o rock e o grunge tenham supostamente "morrido".
Anos 80 era só festa na música e no rock não foi diferente. Daí chegou os anos 90 e o Nirvana deu um bem vindo a realidade.
Acho que o Rock tá bem vivo...
Estilo.lixo
@Kirk Wolfe mas não teve só Nirvana, tiveram outros que falavam muito desse desolamento dos anos 90.
@@matheussoares4714 tá vivo bem longe das paradas de sucesso. Me refiro a isso. Antes o rock sempre capturava a juventude muito facilmente, percebi isso até 2010, a partir disso surgiram outros interesses e outros estilos.
Excelente vídeo.
Interessante que o Kiss, que era influência de todas as bandas dos anos 80, e que se tornou também influência para as bandas dos anos 90, soube surfar muito bem nessa fase, aproveitando o máximo de exposição com Revenge, Unpluged e Reunion.
Revente e Carnival Of Souls foram praticamente grunge.
Grande Régis!
Parabéns pelo excelente vídeo! Adorei! Na minha humilde opinião, um dos melhores feitos até o momento!
Esse vídeo foi esclarecedor e espero que, quem assistir, pare de "vitimizar" a perda de popularidade do estilo Glam Metal, Hair Metal, etc.
Sobre a cena Grunge, um material que é excelente e que pode servir como um complemento a opinião exposta nesse vídeo é a biografia "Alice in Chains - A História Não Revelada", do autor David de Sola. Ele cita a influência que as bandas do Glam Metal tinham não só no Alice in Chains, mas em outras bandas daquela região. Contudo, um fator relatado no livro e que pode ser considerado o "ponto da virada" para que as bandas dessa região viessem com aquela aura mais introspectiva foi a morte do Andrew Wood, vocalista da banda Mother Love Bone. O impacto desse acontecimento foi enorme! Foi algo do tipo "a vida não é o que bandas como Poison, Motley Crue, entre outras, pregam. A realidade é que somos apenas pessoas comuns, que morrem".
Outro momento de destaque no livro e que mostra bem como o estilo estava saturado, foi o relato de um episódio do extinto "Headbangers Ball", da MTV Americana. Existia um quadro que o programa destacava uma banda, e que, devido a popularidade que a MTV tinha, as bandas ganhavam enorme notoriedade na cena. Nessa época, a dúvida era entre um clipe da banda Blue Murder e o da música "Man in the Box", do Alice in Chains. O apresentador escolheu o clipe do Alice in Chains e, daí em diante, a música e a banda explodiram! A justificativa dada pelo apresentador foi a de que "ele buscava algo diferente, pois já não fazia mais sentido dar destaque para mais uma banda de Hair Metal".
Regis sempre muito certeiro! Ótimo conteúdo, contundente e muito bem resumido. 🤘🏼
Nirvana, Alice in chains, Stone temple pilots, Audioslave, Sondgarden, Pearl Jam, Mudhoney, Screming trees, Bush, Blind Melon, Temple of the Dog, Muito obrigado!!!!
Eu adoro todas as Bandas de Hard Rock anos '80: RATT, Dokken, Tesla, Cinderella, Twisted Sister, Quiet Riot, L.A. Guns, Warrant, Vain, White Lion, Europe, Def Leppard, Blue Murder, Bad English, Badlands, W.A.S.P., Van Halen, David Lee Roth, Hanoi Rocks, Motley Crue, Poison, Skid Row, Guns N' Roses, Whitesnake, KISS, Y & T, Bon Jovi, Stryper, Icon, Vinnie Vincent Invasion, Slaughter, Mr. Big, Winger, Lynch Mob, FireHouse, Extreme, Vixen, Danger Danger, Electric Boys... entre outras tantas! Podem falar mal do Glam Metal, do Hard Rock Farofa e Hair Metal... eu adoro este estilo!
Excelente exposição. .Régis. .Abração
Faz videos sobre engenheiros do hawai
Regis, adoro todo o seu material. Mas com esse link entre a cena musical e o contexto geopolítico, você superou todos os padrões! Incrível vídeo! Obrigado por seu trabalho!
Regis você poderia falar do movimento Manguebeat, e de Chico Science e Nação Zumbi. E poderia dá sua opinião sobre oque você acha da Banda Nação Zumbi na época com Chico Science, e oque você acha da banda sem o Chico Science?
Uhu vai ter um vídeo de storner rock! É a vez do Monster Magnet, QOSA! Excelente vídeo, nosso "sociólogo" com análises sempre cheias de contradições, umas apenas aparentes e outras mais enraizadas!
O KISS se renovou como ninguém. Começou a carreira no rock and roll dos anos 70, depois passou rapidamente por disco (Dynasty), new age (Elder), heavy metal (Creatures), glam (hard rock "farofento") durante quase todos os anos 80, entre Lick It Up a Crazy Nights, para também testarem grunge com o álbum Revenge nos anos 90.
Muito esclarecedor 👏👏👏
O Hard Rock farofa pode até ter caído com o advento do Grunge mas o bom Hard Rock estilo Guns n Roses não sentiu nada. O Guns continuou com a sua grandeza, e olha que sou fã do Nirvana mas ninguém pode ser fã e ser cego.
Acho que a melhor banda de hard Rock anos 80 foi o The Cult . Que inclusive está esquecida.
Exatamente. Guns era outro patamar. Guns foi uma banda deslocada no tempo, pois ela deveria ter se encaixado na década de 70 junto com Led Zeppelin, Aerosmith, Queen, Deep Purple e Kiss. Guns era uma banda de Hard Rock setentista nascida na decada de 80. Stones evoluiu para Aerosmith que evoluiu para Guns. Guns esteve no meio do Hard farofa por mero acaso, mas era uma banda bem diferente, tanto na sonoridade quanto nas letra ácidas, cruas, da sarjeta. Depois que a banda ficou rica, nao fazia mais sentido cantar sobre a boca do lixo de Los Angeles, ai passaram a fazer um som mais trabalhado, mais parecido com Queen e Elton John, mas mantendo ainda o Hard Rock blueseiro stoneano em muitas faixas dos Illusions.
Guns decaiu apenas em 1994, por problemas de relacionamento interno. A queda do Guns não teve nada a ver com o Grunge. Aliás, quando o Guns decaiu, o Grunge tbm já estava decaindo. No auge do grunge, entre 1991 e 1993, o Guns reinou e lotava mais estádios do que qualquer banda grunge.
@@johnconnor4748 verdade por isso que o melhor e maior álbum do Guns foi lançado em 91 no mesmo ano do maior álbum do nirvana.
@@vendetta2924 ainda acho o apetite melhor. mas ambos são obras primas, então não tem o que discutir.
ótima reflexão , Régis....parabéns , o disco de 94 do Crue , q você citou , eu só gostava nos anos 2000 ( tinha em cd ) , da faixa Smoke in the Sky....grande música....nessa faixa eu entendi q o vocal do Corabi se encaixou bem , eu tinha 2 discos de uma banda pouco citada , porém q fez sucesso aqui na minha região...achei os 2 discos em Ribeirão , Walking The Razors Edge e Long Way To Heave, , não preciso dizer mais nada , vc não citou ela nos 2 vídeos de bandas de farofa q vc gosta....achei um pecado...rs...eu queria ver no canal , um dia , uma explicação robusta q nem essa , a respeito do surgimento da New Wave Brithish Heavy Metal , em oposição ao punk , não sei....ali no punk foi pro espaço , só lembro do Ramones nessa época
Alice in Chains e Soundgarden eram as bandas mais completas do Grunge
Regis só contando história, não dá para discutir gostos, eu particularmente escuto de tudo e todas gerações antecessor a 2000. Folk, country, Blues, hard rock, Grunge e vai paulera…….
RÉGIS VC JA FALOU DO STONE TEMPLE PILOTS?...
Não. Ele citou só as de Seattle.
Fala ai Regis!! Quando tiver a oportunidade fale sobre o Living Colours! abs
Um especial sobre Stoner/Desert Rock seria uma boa.
Como sempre é maravilhoso abrir um vídeo seu meu irmão.
O Nirvana em seu album de estréia, Bleach, apresenta letras bem sombrias. Mas as influências do Kurt eram mais pra Mudhoney do que para Black Sabbath. Falando em localidades, é curioso observar que a Califórnia é separada de Washington apenas pelo estado de Oregon. Mas Estados são gigantes lá e cada localidade é um mundo a parte.
Concordo plenamente. Gosto muito do Bleach.
Brasil é tão grande quanto. As mesmas diferenças acontecem aqui.
@@marcusviniciusmagalhaesdea3779 Sim, sim.
@@alexandrewsf Floyd The Barber é genial...É meu favorito do Nirvana.
Sempre notei que o Kurt Cobain ele curtia Heavy Metal antes de fundar o Nirvana.
Sou de 77 e montei uma radio pirata de rock em 95 e tudo que voce falou esta certíssimo, parabens mais uma vez Regis!
Cara o grunge raiz é o melhor pra mim....gosto de muita coisa e posso dizer que o rock grunge é especial de várias formas!
Perfeita a sua explicação. Eu vivi essa época intensamente e você conseguiu sintetizar com extrema exatidão o que rolou, foi devastador. Em um ano mais ou menos bandas como Skid Row, Mr. Big, Poison, etc. simplesmente perderam espaço e relevância no cenário musical.
Tava entrando na pre-adolescecia, mas Ugly kid joe era uma banda em alta, se bem me recordo...e sumiu
Infelizmente varreu boas bandas que nem farofentas eram, o próprio Mr. Big, Skid Row, Tesla, etc.
Como sempre o tio Regis fazendo um ótimo vídeo, explicando tudo em detalhes.
pra mim, o metal farofa foi o auge do rock n roll como um todo. foi quando a coisa inteira antingiu a perfeição.
29:06 Na espera do vídeo sobre a cena de stoner rock/sludge/psych...
A indústria musical data os momentos/movimentos, como também aconteceu com o Grunge e a chegada do Nu-Metal
é, mas do grunge foi mais triste
1° Álbum do Korn foi justamente em 1994.
Nem se compara o que o Nu Metal foi com o grunge kkkkk anos 2000 já tinha uma pancada de gênero em ascenção tipo Pop Punk, Indie Rock, Garage Rock e etc, nu metal foi só mais um
@@cobane9794 é, mas o cara errou dizendo que um dos responsáveis foi o nu metal sendo que ele veio depois
@@raphaelrampinelli4864 Ele não disse isso. Releia. Ele deu exemplos de movimentos que a indústria datou e está certo.
O guns n roses por exemplo se saiu muito bem quando grunge estourou com o nirvana. Se vc pesquisar as vendas de discos a fundo no ano de 1991 q foi o ano do lançamento do histórico nevermind vera q o guns n roses foi o artista q mais vendeu discos nakele ano com os 2 illusions.
O “grunge” matou a farofa e “grunge” se matou sozinho de overdose
hahahaha bem bolado
O grunje seria engolido pelo britpop.
@@amapoorguy claro que não o grunge foi engolido pelo emocore.
@@thiagomoreiradesouza1020 Pelo pop punk e nu metal vc quis dizer né. O emocore como conhecemos só começou lá por 2002.
@@PedroHenrique-mj1mn junto com a onda do pop punk e nu metal, o emocore seguia a esses estilos musicais e depois dominou.
QUE AULA DO RÉGIS!!!!
GZUISSS MARIA JOSÉ...
Grunge me lembro do Alice chains Stanley era um Grande vocal mais para tbm era uma das melhores bandas do anos 90 embora q tinha outras bandas porém Alice para mim era top
Na minha opinião foi a melhor do cenário grunge.
Que aula👏🏽👏🏽👏🏽
Eu nasci em 92, ent na minha asdolecencia eu experimentei muito dos resquícios do Grunge ainda. E na época eu até achava que o Creed e o Nickelback tbm eram Grunge 🤡🤡😂
Ambos são considerados pós grunge, apesar do Creed ser uma banda cristã confessional nos primeiros discos.
Silverchair, Puddle of Mudd, Creed e Seether são algumas das bandas Grunge pós morte de Kurt.
@@eduardomota2429 na época eu amava. Hj gosto pela nostalgia q causa.
É isso ai tio Régis!!
Régis,faz um vídeo sobre a ascenção e decadência do hip Hop americano.