Adoraria a parte 4! (Atuario) E a parte 5! (Doutorado) E se possível uma parte 6! (E o depois?), espero que goste da ideia.✍️🚀 (Da coração❤, por favor)
Não sou estudante de matemática, mas sou da área de TI, assisto os seus vídeos porque me motivam a estudar mais e da forma correta. Parabéns pelo seu trabalho.
Cara, a carta de aceite da UBC me deixou genuinamente emocionado. É muito trabalho, muito esforço pra chegar nisso. Parabéns irmão!! E muito mais sucesso pela frente. Você é uma grande inspiração pra muitos.
Teoria da Medida foi o curso mais dolorido que fiz no mestrado. Meu professor usava o livro do Gerard Folland e, minha Nossa Senhora, os exercícios eram realmente desafiadores. Eu estudava em casa pelo livro do Robert Bartle e conseguia fazer todos os exercícios, mas quando passava para os exercícios do Folland era como se eu nem tivesse estudado. Nunca sofri tanto na minha vida quanto naquela disciplina. Obs: Sou algebrista, então dá um desconto pra mim que, sim, gosto muito de análise, mas não sou especialista.
Irmão você falou tudo . Estou atualmente na minha segunda graduação e sempre me pergunto porque diabos eu estou fazendo isso, sendo que já sou muito bem remunerado. Atualmente recebo 10.0000 para fazer minha segunda graduação, mas estou triste . Esse ambiente acadêmico é chato demais . Tenho 29 anos e tenho que estar junto com pessoas mais novas (isso não é um incomodo) porém eu não tenho paciência para atitudes de certos professores. Estou pensamento seriamente em voltar a minha vida normal , vou continuar recebendo o mesmo valor mesmo . Conclusão , essa sua tomada de decisão na época de desistir do doutorado é algo que muitos tem que ouvir … Não é simplesmente aceitar algo , tem que ter muita paciência para isso …
Boa tarde, meu caro. Parabéns pela sua formação! Com certeza é uma inspiração. Uma dúvida que surgiu ao longo do vídeo: sua esposa foi com você para o Canadá?
Eu andei pesquisando e lendo sobre inteligência. Não me sinto inteligente o suficiente para cursar matemática (estava querendo aplicada e computacional), apesar de adorar estudar sobre. Mas o tempo que eu levo para estudar e ficar pensando sobre talvez não seja o suficiente para conseguir acompanhar a faculdade, ou até uma carreira no futuro... Acabei me iludindo um pouco que é possível aumentar a inteligência em certos aspectos, mas agora que li ainda mais sobre tenho minhas dúvidas... Ainda é algo em estudo, mas pelo visto, muito provavelmente mesmo me esforçando vou continuar quase o mesmo. A inteligência de uma pessoa tem uma ligação muito forte com o desempenho acadêmico e profissional. Fico triste de não ter nascido gênio... Afinal, uma pessoa "normal" realmente consegue ser boa o suficiente para seguir o caminho da matemática?
Em um vídeo não tão antigo dele ele fala exatamente sobre isso. Ele responde sua pergunta, e mostra como foi o começo dele e que ele não era um "gênio" da matemática, ele diz que os pilares para conseguir são: esforço, paciência e maturidade. Pessoas talentosas ( gênios ) existem porém isso não quer dizer que você não consiga fazer as mesmas coisas que elas
Se tiver a oportunidade vc deveria ao menos tentar, pq aí estando lá vc vê mesmo se tem aptidão pra isso ou não, se é aquilo mesmo que vc quer fazer. Eu fiz bacharel em física e eu definitivamente não sou inteligente o suficiente para isso, nem tenho aptidão... Mas pelo menos eu tentei, fiz as matérias que queria fazer e descobri que não era isso o que eu queria como profissão (decidi deixar como hobby), pelo menos não ficarei com o peso na consciência de nunca ter tentado, aproveitei a oportunidade (pq o futuro é incerto, não tinha certeza se teria outra oportunidade de fazer uma graduação como física numa faculdade pública). Acredite, não tentar é pior que fracassar.
Gabriel, às vezes chega um certo momento em nossas vidas que ou tentamos fazer algo que desejamos ou teremos que lidar com essa ausência até o fim dos dias. Apesar de gostar, sempre tive um certo bloqueio com a disciplina, como se eu tivesse o tempo todo me sabotando. Hoje, 11 anos depois que saí do ensino médio, sem contato algum com a matemática desde então, resolvi iniciar recentemente a graduação. Por inocência, ignorância ou seja lá o que quiser chamar, tentei na cara e na coragem e estou lá. Aos pedaços, mas estou kkkk. Tem sido muito doloroso acompanhar as aulas porque aprender dói bastante e sempre vai doer, principalmente pra quem não tem base como eu. Muitas vezes os conteúdos irão parecer infinitos, que a quantidade de coisas que é preciso correr atrás só aumenta. E talvez seja verdade, mas talvez seja menos pior do que você imagina. Haverão pessoas na mesma condições que a sua, em situações piores e obviamente, haverão pessoas mais inteligentes sim. No meu caso, a última opção não é muito difícil kkkk. Talvez focar menos em "genialidade" e buscar aprender com propósito seja um mecanismo pra quem não tem uma "inteligência acima da média" (apesar de não gostar desses conceitos). Não perca muito tempo pensando sobre genialidade etc, não deixe que o medo te faça perder oportunidades nem que crie cenários na sua mente de que não é possivel pra você. Só tentando e tentando inúmeras vezes, você pode concluir que não pode algo. Se estiver dentro da sua realidade e das suas condições, tente cursar o que você realmente quer fazer. É um tempo que vale muito a pena "desperdiçar" na vida. Tem sido doloroso, mas tem sido muito gratificante tentar.
Fazer ciência (matemática, física e afins) não é uma corrida, é uma maratona. A faculdade quem faz é você, claro que existem prazos de avaliações e etc.. mas o importante é focar nas coisas fazerem sentido para você, na sua cabeça. Aos poucos os conteúdos vão se entrelaçando. Mesmo que vc não perceba, você vai acaba "aprendendo a aprender" vai conseguindo lidar com o aprendizado de coisas novas. Vc pode até não perceber pq vc sempre estará aprendendo algo novo mas o importante é continuar. Trabalhe duro e seja constante que as coisas vão acontecer. Boa sorte.
Estou no ensino médio e sempre vejo no RUclips que a form correta de estudar matemática não decorar formulas, mas ver a lógica da coisa. Como eu consigo ter acesso a essa visão lógico da matemática?
Vou ser um pouco intrometido aqui 😅😅, tem alguns livros muito bons para fazer essa introdução, não sei qual seu nível, mas um que recomendo bastante é "Um convite a matemática" do Daniel Lima (acho que esse é o nome do autor).
@@Arthur21.l2w Particularmente, eu ainda estou no ensino médio e peguei o Guidorizzi, a didática que ele usa é bem interessante, começa pelas definições de números Reais, é bem legal
Olá! Estou no 4° período de um curso de licenciatura em matemática. Meu sonho é seguir carreira acadêmica, fazer mestrado e doutorado, isso é possível após concluir este meu curso?
Oi, sei que não tem nada haver com o vídeo, mas tenho que perguntar. Você recomenda algum curso ou método de ensino para alguém na minha situação? Estou no primeiro ano do ensino médio, sendo uma batata total em matemática. Eu simplesmente sento nas provas, tarefas e trabalhos e encaro a folha, sem saber por onde começar. Não faço nada na aula de matemática além de esperar o tempo passar. Sou tão terrível que só tiro zero nas provas, tarefas e tudo relacionado. Passo no boletim porque (como todos sabem) professores de escola pública não dão a mínima pro ensino, ou capacidade dos alunos. Não sei um “A” de matemática, nem sequer tabuada. Agora a parte engraçada? Quero cursar engenharia aeroespacial. Só nos sonhos mesmo. Sou uma decepção. Enfim, alguma sugestão, ou sou um caso perdido?
É só (literalmente) começar a estudar. É muito dificil encarar esse desafio tao novo, ficamos cheio de estimulos para NÃO estudar. Mas o recomendado é que voce se rodeie de pessoas que buscam isso. Quando cresci um pouco mais e cheguei na faculdade, eu percebi que minhas influencias no ensino medio eram muito ruins. Cheguei à conclusão de que, se eu me rodeasse de pessoas com próposito em aprender, querer ser melhor...eu estaria bem melhor atualmente. Outra coisa é parar de se autodepreciar, "ah eu nao sei nada", que bom! Agora é dá seus primeiros passos nos estudos, e voce ja sabe como fazer isso, tenho certeza. Lhe adianto que é recompensador. Enfim, boa sorte!
@NordlKon, Você tem que começar pelo básico e simples, e sempre lembre de que matemática tem mais haver com o porquê! Matemática não é impossível. Sempre lembre de se dedicar. Dicas: -> comesse do zero; -> faça exercícios; -> leia livros; -> e sempre lembre matemática tem haver com o porquê!
A questão 3 da sua prova é bem bonitinha. Vai aqui uma solução: Para mostrar que f(x)/x é crescente para todo x>0 basta mostrar que sua derivada é positiva nos reais positivos. (f(x)/x)`=(f`(x).x-f(x))/x^2 >0 f`(x).x-f(x)>0 para todo x>0,. Seja então g(x)=f`(x).x-f(x), observe que g(0)=0 pois f(0)=0 e derivando esta função obtemos: g`(x)=f``(x).x+f`(x)-f`(x)=f``(x).x. Mas sendo f` crescente temos f``>0 e x>0, logo segue que f``(x).x>0 , e temos o resultado.
Com certeza queremos a história de você como atuário
Adoraria a parte 4! (Atuario) E a parte 5! (Doutorado) E se possível uma parte 6! (E o depois?), espero que goste da ideia.✍️🚀
(Da coração❤, por favor)
Não sou estudante de matemática, mas sou da área de TI, assisto os seus vídeos porque me motivam a estudar mais e da forma correta. Parabéns pelo seu trabalho.
Cara, a carta de aceite da UBC me deixou genuinamente emocionado. É muito trabalho, muito esforço pra chegar nisso. Parabéns irmão!! E muito mais sucesso pela frente. Você é uma grande inspiração pra muitos.
Inspiração demais, cara!❤
Ótimo como sempre mano! tmj
Faz a parte 4! Sua trajetória é inspiradora.
Teoria da Medida foi o curso mais dolorido que fiz no mestrado. Meu professor usava o livro do Gerard Folland e, minha Nossa Senhora, os exercícios eram realmente desafiadores. Eu estudava em casa pelo livro do Robert Bartle e conseguia fazer todos os exercícios, mas quando passava para os exercícios do Folland era como se eu nem tivesse estudado. Nunca sofri tanto na minha vida quanto naquela disciplina. Obs: Sou algebrista, então dá um desconto pra mim que, sim, gosto muito de análise, mas não sou especialista.
O folland eh mt duro mesmo, estudei por ele tambem e acabei passando na materia, mas n aprendi direito como gostaria
cara, seu canal é incrivel!
Obrigado pelo seu trabalho.
Muito bom o vídeo. Se você decidir fazer o vídeo sobre o tempo como atuário será, certamente, muito bacana e eu vou assistir
Tmj!!
Voce é monstro cara.
Me inspira a ser um estudante de matemática e matemático melhor!
Irmão você falou tudo .
Estou atualmente na minha segunda graduação e sempre me pergunto porque diabos eu estou fazendo isso, sendo que já sou muito bem remunerado.
Atualmente recebo 10.0000 para fazer minha segunda graduação, mas estou triste .
Esse ambiente acadêmico é chato demais .
Tenho 29 anos e tenho que estar junto com pessoas mais novas (isso não é um incomodo) porém eu não tenho paciência para atitudes de certos professores.
Estou pensamento seriamente em voltar a minha vida normal , vou continuar recebendo o mesmo valor mesmo .
Conclusão , essa sua tomada de decisão na época de desistir do doutorado é algo que muitos tem que ouvir …
Não é simplesmente aceitar algo , tem que ter muita paciência para isso …
Aguardando a parte 4
Parte 4, amigo!
Fale sim da carreira de atuario e de como vc voltou para matemática, abraço
Boa tarde, meu caro. Parabéns pela sua formação! Com certeza é uma inspiração. Uma dúvida que surgiu ao longo do vídeo: sua esposa foi com você para o Canadá?
Eu andei pesquisando e lendo sobre inteligência. Não me sinto inteligente o suficiente para cursar matemática (estava querendo aplicada e computacional), apesar de adorar estudar sobre. Mas o tempo que eu levo para estudar e ficar pensando sobre talvez não seja o suficiente para conseguir acompanhar a faculdade, ou até uma carreira no futuro... Acabei me iludindo um pouco que é possível aumentar a inteligência em certos aspectos, mas agora que li ainda mais sobre tenho minhas dúvidas... Ainda é algo em estudo, mas pelo visto, muito provavelmente mesmo me esforçando vou continuar quase o mesmo.
A inteligência de uma pessoa tem uma ligação muito forte com o desempenho acadêmico e profissional. Fico triste de não ter nascido gênio... Afinal, uma pessoa "normal" realmente consegue ser boa o suficiente para seguir o caminho da matemática?
Em um vídeo não tão antigo dele ele fala exatamente sobre isso. Ele responde sua pergunta, e mostra como foi o começo dele e que ele não era um "gênio" da matemática, ele diz que os pilares para conseguir são: esforço, paciência e maturidade. Pessoas talentosas ( gênios ) existem porém isso não quer dizer que você não consiga fazer as mesmas coisas que elas
Se tiver a oportunidade vc deveria ao menos tentar, pq aí estando lá vc vê mesmo se tem aptidão pra isso ou não, se é aquilo mesmo que vc quer fazer. Eu fiz bacharel em física e eu definitivamente não sou inteligente o suficiente para isso, nem tenho aptidão... Mas pelo menos eu tentei, fiz as matérias que queria fazer e descobri que não era isso o que eu queria como profissão (decidi deixar como hobby), pelo menos não ficarei com o peso na consciência de nunca ter tentado, aproveitei a oportunidade (pq o futuro é incerto, não tinha certeza se teria outra oportunidade de fazer uma graduação como física numa faculdade pública). Acredite, não tentar é pior que fracassar.
Gabriel, às vezes chega um certo momento em nossas vidas que ou tentamos fazer algo que desejamos ou teremos que lidar com essa ausência até o fim dos dias.
Apesar de gostar, sempre tive um certo bloqueio com a disciplina, como se eu tivesse o tempo todo me sabotando.
Hoje, 11 anos depois que saí do ensino médio, sem contato algum com a matemática desde então, resolvi iniciar recentemente a graduação. Por inocência, ignorância ou seja lá o que quiser chamar, tentei na cara e na coragem e estou lá. Aos pedaços, mas estou kkkk.
Tem sido muito doloroso acompanhar as aulas porque aprender dói bastante e sempre vai doer, principalmente pra quem não tem base como eu.
Muitas vezes os conteúdos irão parecer infinitos, que a quantidade de coisas que é preciso correr atrás só aumenta. E talvez seja verdade, mas talvez seja menos pior do que você imagina.
Haverão pessoas na mesma condições que a sua, em situações piores e obviamente, haverão pessoas mais inteligentes sim. No meu caso, a última opção não é muito difícil kkkk.
Talvez focar menos em "genialidade" e buscar aprender com propósito seja um mecanismo pra quem não tem uma "inteligência acima da média" (apesar de não gostar desses conceitos).
Não perca muito tempo pensando sobre genialidade etc, não deixe que o medo te faça perder oportunidades nem que crie cenários na sua mente de que não é possivel pra você.
Só tentando e tentando inúmeras vezes, você pode concluir que não pode algo.
Se estiver dentro da sua realidade e das suas condições, tente cursar o que você realmente quer fazer. É um tempo que vale muito a pena "desperdiçar" na vida.
Tem sido doloroso, mas tem sido muito gratificante tentar.
Fazer ciência (matemática, física e afins) não é uma corrida, é uma maratona. A faculdade quem faz é você, claro que existem prazos de avaliações e etc.. mas o importante é focar nas coisas fazerem sentido para você, na sua cabeça. Aos poucos os conteúdos vão se entrelaçando. Mesmo que vc não perceba, você vai acaba "aprendendo a aprender" vai conseguindo lidar com o aprendizado de coisas novas. Vc pode até não perceber pq vc sempre estará aprendendo algo novo mas o importante é continuar. Trabalhe duro e seja constante que as coisas vão acontecer. Boa sorte.
Traz um vídeo da sua trajetória sendo atuário
queremos o vídeo sobre seu percurso como atuário sim!
Faz vídeo da sua atuação no atuário
Porfavor, faz um curso de matematica basica e avançada!!!!!!! Eu compraria
pt 4!!
Estou no ensino médio e sempre vejo no RUclips que a form correta de estudar matemática não decorar formulas, mas ver a lógica da coisa. Como eu consigo ter acesso a essa visão lógico da matemática?
Vou ser um pouco intrometido aqui 😅😅, tem alguns livros muito bons para fazer essa introdução, não sei qual seu nível, mas um que recomendo bastante é "Um convite a matemática" do Daniel Lima (acho que esse é o nome do autor).
@@vitoralves8892 Ok! Muito obrigado pela ajuda!
18:20 será que ninguém conseguiu?kkkkkk
Olá gostaria muito de saber como é aplicar para fazer carreira fora, estou a 1 ano de terminar o bacharel em fisica e gosta muito de física matemática
Parte 4
Queremos saber como funciona o processo do mestrado no exterior
Passando pra avisar que meu livro de cálculo do Guidorizzi chegou ontem, bora começar!
Algum motivo específico para ter escolhido o Guidorizzi?
@@Arthur21.l2w PÔ! sério? Guidorizzi é a uma das melhores opções
@@Arthur21.l2wO melhor, em âmbito nacional
@@Arthur21.l2w Particularmente, eu ainda estou no ensino médio e peguei o Guidorizzi, a didática que ele usa é bem interessante, começa pelas definições de números Reais, é bem legal
Começou em ótimas mãos
Eu não sou formado em nada e matemática é o meu pior pesadelo, mas eu quero saber como foi trabalhar como atuário! 😅
Queremos muitooo saber você como atuário.
Como atuário de formação, gostaria muito de saber sua história como atuário.
Só de curiosidade, aonde você fez sua graduação em matemática aqui no Brasil?
Como é que foi fazer tudo isso estando casado?
Curso de verão? Envolvendo Análise Real? Me parece o IMPA. Inclusive, ótimo vídeo como sempre
Que modelo de caneta da muji é essa??
Olá! Estou no 4° período de um curso de licenciatura em matemática. Meu sonho é seguir carreira acadêmica, fazer mestrado e doutorado, isso é possível após concluir este meu curso?
Oii, prof, tudo bem? Conhece o livro de cálculo do Keisler? Gosta dele?
Oi, sei que não tem nada haver com o vídeo, mas tenho que perguntar. Você recomenda algum curso ou método de ensino para alguém na minha situação? Estou no primeiro ano do ensino médio, sendo uma batata total em matemática. Eu simplesmente sento nas provas, tarefas e trabalhos e encaro a folha, sem saber por onde começar. Não faço nada na aula de matemática além de esperar o tempo passar. Sou tão terrível que só tiro zero nas provas, tarefas e tudo relacionado. Passo no boletim porque (como todos sabem) professores de escola pública não dão a mínima pro ensino, ou capacidade dos alunos. Não sei um “A” de matemática, nem sequer tabuada.
Agora a parte engraçada? Quero cursar engenharia aeroespacial. Só nos sonhos mesmo. Sou uma decepção. Enfim, alguma sugestão, ou sou um caso perdido?
É só (literalmente) começar a estudar. É muito dificil encarar esse desafio tao novo, ficamos cheio de estimulos para NÃO estudar. Mas o recomendado é que voce se rodeie de pessoas que buscam isso. Quando cresci um pouco mais e cheguei na faculdade, eu percebi que minhas influencias no ensino medio eram muito ruins. Cheguei à conclusão de que, se eu me rodeasse de pessoas com próposito em aprender, querer ser melhor...eu estaria bem melhor atualmente.
Outra coisa é parar de se autodepreciar, "ah eu nao sei nada", que bom! Agora é dá seus primeiros passos nos estudos, e voce ja sabe como fazer isso, tenho certeza. Lhe adianto que é recompensador. Enfim, boa sorte!
Você acha que dá pra se tornar matemático profissional começado aos 30? E aos 40?
Como é o processo pra fazer o mestrado fora? Você tinha bolsa de estudos?
Da coração ❤️
Boa noite , vc fez graduação na ufpa ?
Me ensina a estudar matematica pfv.... to no 1°ano do medio e quero estudar p ser algm na vida
@NordlKon, Você tem que começar pelo básico e simples, e sempre lembre de que matemática tem mais haver com o porquê! Matemática não é impossível. Sempre lembre de se dedicar.
Dicas:
-> comesse do zero;
-> faça exercícios;
-> leia livros;
-> e sempre lembre matemática tem haver com o porquê!
Quando você foi para o outro país fazer o mestrado você levou sua esposa?
Se não, com que frequência você via ela?
em qual universidade voce cursou a graduação comum, sem ser o mestrado/doutorado?
UFPA.
gente, alguém sabe qual a marca da caneta?
MUJI
Essa na verdade é de uma loja chamada Flying Tiger
😅😢oiii
nem cearense com cabeção consegue tankar uma conta dessas
A questão 3 da sua prova é bem bonitinha. Vai aqui uma solução: Para mostrar que f(x)/x é crescente para todo x>0 basta mostrar que sua derivada é positiva nos reais positivos.
(f(x)/x)`=(f`(x).x-f(x))/x^2 >0 f`(x).x-f(x)>0 para todo x>0,. Seja então g(x)=f`(x).x-f(x), observe que g(0)=0 pois f(0)=0 e derivando esta função obtemos: g`(x)=f``(x).x+f`(x)-f`(x)=f``(x).x. Mas sendo f` crescente temos f``>0 e x>0, logo segue que f``(x).x>0 , e temos o resultado.
Parte iv seria interessante
UBC na beira do Oceano Pacífico e a nossa UFPA na beira do Rio Guamá! Cada uma com a sua beleza kk
como que tem gente que comentou ha 10 dias
Porque este vídeo foi lançado apenas para membros, porém, ele fez a gentileza de postar para não-membros
Eu agora estou desistindo da física, pensando em mudar para o curso de matemática.