Eu não me importo em adquirir cds russos, pq existem bandas que é praticamente impossivel achar os cds originais (exemplo: Bathory). O problema é quando o vendedor quer vender um cd russo no preço de um original. Eu já presenciei discussões entre lojistas e compradores aqui na Galeria do Rock por conta desta falta de etica do vendedor.
Sou colecionador de vinil e CD ( tenho 51 anos ) e gostei do seu vídeo 👍🏻 Posso dizer com toda tranquilidade que NÃO EXISTE CD pirata, russo ou chinês, que o pessoal tem comprado por aí... Acontece que cada país tem sua própria LEGISLAÇÃO LOCAL para lançar álbuns numa versão diferente ou coletâneas. Na maioria das vezes, SÃO SIM, lançadas com autorização da banda ( isso explica porque a maior parte não foi " caçada " juridicamente ) É um assunto controverso que tem gerado muito debate aqui no RUclips, por exemplo... De qualquer forma achei seu vídeo um tanto esclarecedor... Gostei dos parâmetros que você destacou... Grande abraço e sucesso👍🏻✌🏻
como colecionador prefiro sempre os originais, mas ai esbarramos em cópias perfeitas, falta de grana, falta de lançamentos nacionais. é um problema sem solução, infelizmente.
Tenho uma coleção de mil cds que comecei em 1993, uma grande parte dela é de europeus/americanos, e uma outra parte é da "indústria brasileira". Cinco ou seis (até agora...) desses cds nacionais apresentaram defeito com o passar do tempo, então uma coisa a se ponderar é se os selos daqui se propõe a lançar os álbuns que o façam com a maior qualidade possível de CD/encarte, já que esses lançamentos estão o olho da cara. Quanto aos russos tenho alguns na coleção (que só descobri depois...) e eles têm ótima qualidade de som e encarte....então é aquela coisa, nós queremos colecionar mas faltam opções, tem bandas que são raras e nem sempre são lançados aqui e os importados reais são caros. Na medida do possível tento equalizar tudo isso (vou comprando nacional, importado, russo..) pois ter minha coleção é terapia pra mim!
Já tive CDs russos... A maioria de qualidade gráfica ruim, mas os discos em si eram bem feitos.Agora o que eu queria comentar é que fui alertado outro dia quando indiquei um CD da Lee Aaron por um preço bem em conta para um amigo colecionador que procurava por esse disco e ele me falou que o disco original era 5 vezes mais caro, e foi aí que soube que todos os discos que o vendedor comercializa são russos...E eu tinha maior fé na loja.Quer vender? Vende. Mas fala a verdade...
Excelente vídeo. Bastante esclarecedor. Comprei pelo E-bay de Portugal toda a discografia do Sabbath com o Tony Martin sem saber que eram russos. Acreditei que estava fazendo um grande negócio, pois cada um saiu à 8 euros mais ou menos (tendo em vista os preços que eles têm sido vendidos aqui no Brasil, parecia um excelente aquisição). Mesmo na Europa eles parecem não estar muito cientes desse problema dos cd's piratas russos, visto que a loja tinha uma avaliação quase perfeita, com mais de 5 mil vendas positivas.
Ao meu ver na maioria dos casos os compradores até suspeitam, porém a tentação acredito eu seja maior, ou seja meio que se for já era, e isso acontece em todo canto né?
@@brunomontarroyos2370 Concordo em partes! Aqui na Europa as mídias são, em geral, baratas sim e os boots entram nessa! Um boot do Azintex sai por uns 6€, ou seja, uns R$38 (sem frente,claro!). O lance é que os caram compram o cd por 40 reais e vendem por 120! SIM, já vi gente pedondo 120 merréu em cd boot e vendendo como original! Se for pra pagar 120 na mão de terceiros, prefiro pagar 40 na mão do Camarada Dimitri! 🤷🏽♀️ Até pq ninguém vai entrar no site da Azintex pra comprar UM cd! O ideal é juntar a turma e comprar tudo junto pro frete sair em conta! E eu sei que a situação econômica no BR tá uma merda! Seja pra comprar CD original, ou comprar Boot! Lembrando que o boot entra como cd importado, né?! 🤷🏽♀️
Já comprei de vendedores que garantiram que os CDs eram oficiais/originais. Quando recebi e chequei no Discogs, eram todos "Unoficial", eufemismo para pirataria. Devolvi todos, recebi o $$ de volta e deletei o vendedor da minha lista. Sinceramente, prefiro esperar, juntar dinheiro e comprar o CD original, pois nunca me senti confortável comprando pirataria. Não julgo quem compra, sério mesmo, pois, como disse o Ricardo, cada um é cada um.
@@BetoLani Eu tenho mais de uma dúzia de CDs do Rolling Stones no formato. A questão é que todos eles têm incontáveis músicas raras quase impossíveis de serem encontradas. Acho que fiz o que foi pertinente.
@@BetoLani Sim, todos, sem exceção, têm músicas raras que talvez nem tenham sido lançadas oficialmente. Por essa razão que comprei os CDs. Mas o seu critério também é compreensível. Eu faria o mesmo, inclusive.
Sim já passei por isto em muitas compras no mercado livre, principalmente com bandas como Impellitteri, Driver, Axel Rudi Pell etc, e são sempre os mesmos vendedores e eles tem um catálogo enorme.
Massa o tema! Bacana que você aborda como vi poucos fazerem... sem sair depreciando e detonando os itens e quem os tem. Eu tenho alguns aqui e são exatamente disco que não tem mais lançamentos por serem de bandas das quais os discos já estao fora de catálogo a muito, ou que o lançamentos/relançamentos são muito caros. Nesse termos acho muito bom os russos compro quando vejo um que quero. Mas minha coleção é composta basicamente por discos oficiais, inclusive das bandas que tenho algum unnoficial. Eles permitem a nós termos a experiência de apreciar o material de forma física.
Essa questão em si é complicada, há 20 anos atrás eu estava tentando completar a discografia dos Ramones em cd e tem pelos menos uns dois títulos descontinuados(mesmo caso dos lps) comprei uma versão pirata desses dois em 2003 que há pelo menos uns dois anos apresentaram defeito de fabricação, cheguei a comprar dois vinis unnoficial também dos Ramones que não devem em nada para as prensagens originais e também dois desses cds "Russos" pra repor as velhas cópias que deram defeito, inclusive uma vez cheguei a falar sobre essas versões em LP Unnoficial para um dono de loja grande da Galeria do Rock(não vou falar quem foi pra preservar a identidade da pessoa) mas o cara criticou os LP's unnoficial e ainda disse que ninguém deveria sustentar essas práticas de pirataria, só que ai depois vi na vitrine da loja dele um desses cds russos dos Ramones, não sou contra a venda desse tipo de item(apesar de achar que esses fabricantes deveriam investir mais na qualidade dos lançamentos) desde que o cliente saiba exatamente o que está comprando, eu por exemplo tenho versões chinesas da caixa em Mono dos Rolling Stones e da caixa com as gravações ao vivo do Bob Dylan de 1966 que apesar de terem problemas gráficos são muito bonitas e tocam muito bem(acabei de adquirir uma caixa dos Beatles em Mono pra ver como ficou a qualidade)de um lado há essas produtoras independentes que fazem essas cópias mas que apresentam defeitos de fabricação algumas vezes e por outro lado o mercado superfaturado de cds e lps que cobram preços absurdos por esses títulos, eu não tenho problema nenhum em comprar o que eu posso pagar, mas também estou atrás do Custo x Benefício, o que importa pra mim acima de tudo é a música!
Se a qualidade for boa e o preço competitivo, não me importo com a origem. Infelizmente a carga tributária no Brasil contribui para o consumo paralelo. Muito bom vídeo, ótimo para reflexão.
Excelente vídeo! A verdade é que eu AMO um "boot russo"! Muita coisa não saiu relançamento em CD e nem vai sair, ainda mais com essa moda fake do LP! Tenho vários boots há anos e que tocam perfeitamente e atendem a minha demanda perfeitamente. O que me deixa pau da vida é a cara de pau dos lojistas não serem honestos em dizer se é boot ou não e ainda vender esses cds por preços absurdos! Por isso compro meus CDs boot DIRETO do cara que fabrica, pq aí eu vou estar pagando o preço justo! Lembrando sempre que eu tenho ética ao comprar boot! O pré requisito principal é: a banda tem que ser antiga, falida e não estar na ativa (Ex: Sultan, Mandator, Gargoyle) ; e/ou treta besta que ninguém resolve e não relançam os discos por babaquice (Ex: A fase do Tony Martin no Black Sabbath). Bêzu da tia e sucesso, meu amigo! 🤘🏼
Fiquei interessando também, porque procuro coisas da década de 60 e 70 tipo Creedence, The stooges, Steppenwolf, king crimson, The Velvet undergound, The Band. coisas bem difíceis de encontrar destas épocas. Mas é triste o ponto que chegamos com a indústria da música, até para colecionadores a coisa começa a ficar tensa com esses bootlegs. O vai acontecer de só sobrar os box para que realmente saibamos que estaremos comprando material original. Até o momento.
Gostei do motivo pelo qual você compra um CD assim! Pelo menos tem lógica! 👏👏... Na verdade cada um faz o que quiser, responsabilidade de cada um, mas se for analisar, sua "desculpa" é ótima!
Tenho alguns cds que comprei exatamente na galeria do rock, entre eles Inkubbus Succubus e também Deine Lakaien que são bem difíceis de se encontrar aqui no Brasil, quando comprei não identifiquei no momento que eram piratas Russos, motivo? A qualidade deles é impecável e o encarte por exemplo chega a ser melhor que o original lançado na Europa, tem fotos letras etc e o detalhe é realmente mais barato. Não me arrependo inclusive indiquei a amigos a loja e eles tbm compraram
Interessante esta matéria, apesar disso ser muito antigo, no tempo do vinil já tinha e muito, mas não se enganem, já vi reportagens e depoimentos que as próprias gravadoras pirateavam seus discos para não ter que pagar os artistas sobre vendas, e mesmo hoje a prática continua e o mesmo se houve falar sobre DVDs de filmes por exemplo, seriam os estúdios que bancariam tudo isso assim como marcas esportivas tem suas fábricas de piratas "oficiais".
Eu descobri a poucos anos que parte de minha coleção era composta por cds russos, como vc disse Ricardo, é quase impossível detectar que é russo, descobri somente depois que me indicaram o discogs, e tem edições em cd que somente em versões russas mesmo, ou LP de época.
Muito bom seu vídeo, comprei há 02 anos um CD da dupla Modern Talking vol. 3 lacrado por 30 contos no Mercado livre. E sinceramente ele é 101% perfeito tanto na qualidade de áudio como na parte gráfica. Falo isso pois eu tenho o mesmo Cd original alemão de 1985 que custa 160 conto. É impressionante a qualidade dos CDs russos. O áudio é copia idêntica do original e toca a mesma coisa como original. Testei em toca CD moderno e antigo ligado em um receiver Hi-fi e o áudio é o mesmo. Não sou a favor da pirataria, mas como as gravadoras nacionais não estão lançando mais CDs no Brasil, ao invés de pagar uma fortuna nós importados, dá pra repensar nós CDS russos.
Tenho Bootlegs do Pink Floyd bem raros tais como o Dream Factory e o Summer 68... Sobre pirataria na Rússia, melhor dizendo na antiga URSS, devido as restrições e censura, eles faziam LP utilizado "chapas" de RX. PS: Acabei de conhecer o canal por acaso e já me inscrevi !!! Parabéns pelo vídeo.
Eu comprei um cd dessas edições russas, nem sabia dessa história toda, mas foi a única versão mais em conta que encontrei de um álbum que eu queria muito. E, quando ainda tava chegando pelo correio, eu tomei conhecimento disso. Lá no discogs a edição tá cadastrada, bem certinha. Bom, mas lição aprendida, agora não faço mais.
Comprei o ultimo do AC/DC por 60.00 reais sem saber q era "pirata" ,veio da argentina,mais como voce falou é perfeito, encarte, cd, o som sem problemas .
É muito difícil do consumidor final saber se um CD é pirata ou não. Até porque o mercado brasileiro sempre foi caracterizado por apresentar edições das próprias gravadoras de qualidade muito baixa, com prensagens e materiais gráficos muito ruins.
Comprei um PWUP Russo, exatamente igual ao digsleeve americano, porem o preço é mais em conta, tem essa versão tb, não é acrílico, mas quando puder vou comprar o Americano eu vou comprar.
Puxa... Eu não compro CDs há muito tempo então não fazia nem ideia de nada disso. É uma pena que as coisas chegaram a esse ponto e valeu a pena o alerta, falou;)
Anos atrás comprei pelo site de uma loja da galeria do rock ,estranhei que os preços eram muito bons,só depois vim a saber dessas versões,hoje só compro em sites e lojas confiáveis,pago mais caro,mais sei que é original.
Tenho 2 cds russo do Darkthrone com 2 álbuns inclusos em cada um.Comprei sabendo que era bootleg,e não tenho o que reclamar,porque os originais separados custam mais de 80 um só CD.
Eu acho válido quando o item original está fora de catálogo. O principal seria a transparência de quem vende a mencionar se é ou não um "boot". Eu hoje pergunto logo de cara para saber que versão é. A galera tem que perder a vergonha e perguntar mesmo e pesquisar antes em sites especializados como o Discog ou até mesmo o Metal Archives e depois fica por conta de cada um a decisão final de comprar ou não. Excelente vídeo, parabéns.
A nova onda agora são esses cds "Made in Agentina", mas prensado num galpão em Pindamonhangaba. Um colega meu me mostrou o Holy Diver do Dio comprado de um vendedor famoso, que era "Made in Agentina" sim, provavelmente os argentinos esqueceram até como escrever o nome do seu país. O cara vendeu esse disco como se fosse original. Isso ta sendo uma pratica recorrente nesses ultimos tempos.
O único cd fabricado na Argentina que eu tenho é o Topographic Ocean, do Yes, mas no discogs está como oficial www.discogs.com/pt_BR/Yes-Tales-From-Topographic-Oceans/release/3190766
@@marcobarrosdesa5368 eu sei que tem discos originais da argentina. Mas tem uma onda nova na.pirataria aqui no Brasil, que a galera ta vendendo discos Argentinos como fosse original. Tipo o do AC/DC que o Ricardo falou em vídeo. Tem muito "Argentino" em acrílico desse cd aqui no mercado nacional. E os caras não deixam claro isso. E como o exemplo que citei. Um amigo meu comprou o Holy Diver remasterizado do Dio (aquela mesma lançada pela Rock candy/mercury) por aqui. O cara jurou de pé junto que era original. Só que veio impresso no disco "Made in AGENTINA". nossos hermanos não sabe mais nem digitar o nome do.seu próprio pais.
Argentino pego muito da Icarus com vendedores brasileiros, mas a qualidade de prensagem deles vem caindo, pois na década de 90 eles tinham a melhor qualidade da América do Sul. Os cds da Rock Brigade Records eram prensados lá por exemplo e todo mundo lembra como eram bons. Saudades daquelas edições caprichadas da Abril music por exemplo.
Bom vídeo, Ricardo. Obrigado. Eu já havia reparado esse mercado de cds "paralelos". No Mercado Livre e Shopee está lotado. Os vendedores dizem que são originais. São cds de rock e metal, principalmente, fora de catálogo mas que os vendedores possuem grande estoque. Eu dispenso, não compro. O que me leva a comprar um CD, além da qualidade sonora garantida, é o fato de não estar consumindo um produto ilegalmente. Quanto ao discogs, trata-se uma plataforma colaborativa. Sendo assim, nada impede que o CD pirata Russo seja cadastrado lá como algo original e licenciado.
Mas no discogs,quando fui pesquisar estava escrito em inglês que o cd em questão era bootleg russo,chamado de unnoficial no site ou então counterfeit,inclusive a venda é proibida na plataforma e alguns estão lá somente a título de curiosidade e informação
Eu olhei no disgog e os cds que comprei no mercado livre estão lá, e são perfeitas as presangens ai comparei com os da mesma banda que comprei em loja e foi caro e o cd é um pouco fosco essa é a única diferença, não dá pra saber 😢
Descobri que tinha um cd russo recentemente graças ao canal, é o a trick Of the tail, do Genesis, a versão é quase perfeita, com exceção do encarte que não possui o miolo com as letras, na contra capa está o selo da emi, empresa que não detém os direitos de distribuição da banda, seria a virgin, enfim, é minha banda favorita e agora terei de ir atrás do original, depois de mais de dez anos que comprei esse hehehe
Comecei a ouvir Iron Maiden quando comprei um cd bem piratão no camelô aqui em Porto Alegre, a capa era do X Factor e o nome do disco era The Best Of kkkkk. O CD abria com The Wicker Man e encerrava com Back in The Village, não deu outra, pirei no som da banda e comecei a comprar os originais.
Tenho álbum russos originais da "irond records" por exemplo, porem uma vez comprei o álbum ep "Nightwish Over the Hills and Far Away", a ultima versão lançada com capa colorida no sol e versão de 13 faixas da série "reloaded", adquirido pela internet, chegando em casa coloquei pra ouvir e já percebi que tinha algo errado, começava cortando o começo da primeira faixa, e assim as outras tambem em sequencia, fui pesquisar no Discogs, tratava-se de uma copia ou replica descarada russa da mais xexelenta que existe, olha que no papel da capa e contra capa era copia da europeia, hehehehhehe, depois desta experiência traumática, eu evito edições russas a todo custo........
Em Fortaleza aquela versão do TOOL que vinha com uma tela de LCD chegou, salvo engano, por 700 reais. Também comprei esse TOOL aí achando que era oficial.
@@vanildo7542 Planet CD`s, recebeu o que vinha com tela de LCD e esse de acrílico (Que acabei comprando) acho que o Sidney também tem o Tool, no Instagram é @planetcds e @sidneydiscos
Obrigado pelas informaçoes . Por isso vou comprar cds em um sebo na minha cidade . Por 25,00 reais no maximo , Nao vou pagar mais de 100 reais num scorpions in trance mercado livre
Eu comprei na shopee um do U2 e fui enganada, o vendedor vendeu como original, quando chegou percebi a má qualidade de impressão. Agora não sei onde comprar mais CDs fora da Amazon.
Muito interessante isto dos cds Russos e Argentinos. Já comprei vários cds importados mais baratos no mercado livre. Depois de ver este vídeo, fui lá no discogs e consegui encontrar todos pelo código de barras, número de catálogo. Sinceramente não sei como descobrir se são piratas ou não. Tenho alguns cds argentinos e encontrei todos no discogs também. Tenho alguns americanos que encontrei lá também.
@@sergiomotta4931 Então acredito que ainda não caí no golpe do mercado livre não! rsrsrs Todos os discos importados que comprei muito barato, encontrei no discogs como oficial. De agora pra frente, ficarei mais essperto com isto.
@@sergiomotta4931 Valeu pela dica! Eu já comprei cds importados no mercado livre por 40 reais e ainda lacrado! rsrsrs Achei o preço tão baixo, mas na época comprei e pronto. Isto foi em 2018. Olhando hoje no mercado livre, me parece que o mesmo cd está custando entre 500 e 900 reais. Isto porque a cantora faleceu. Fui correndo olhar minha cópia no discogs e graças a Deus está lá.
Comprei em 2009 na galeria do rock um 2x1 do Uriah Heep (russo), disco perfeito, veio com 2 encartes, coisa fina! Kkkkkkk só depois de mais de década um colega me falou que disco russo é pirata, aí que fui reparar que realmente não tinha selo de gravadora no disco.
Lembrei agora que acabei de comprar o Blakwater Park do Opeth "Made in Mexico", mas em local algum diz a origem do CD. Óbvio que é pirata. Só espero que estes CDs não apaguem com o tempo.
Eu ainda não vi esse tipo de CD, apesar dos vídeos que falam sobre. Fora que é bem complexo identificá-los, exceto se tens um bom conhecimento prévio das prensagens daquele CD. Abraço.
Não vejo problema em ter cd russo, desde que você não esteja sendo enganado! Eu hoje só compro em lojas e vendedores de confiança. Eu tive uma situação chatissima aqui na galeria do rock de Belo Horizonte, comprava a 10 anos na loja. O dono me vendia esses russos por preços que ia de 40 á 90 reais as vezes, quando eu descobri devolvi quase 100 itens da minha coleção, e ele teve que me devolver o dinheiro.
Coleciono cds de metal extremo e tenho muitos cds russos, tantos cds licenciados como essas réplicas que estão rolando no mercado. Infelizmente muitos discos clássicos, principalmente de death metal e thrash metal só existem as prensagens de época, e além de serem raros de se encontrar, quando se encontra custam um rim! Eu havia pego uma época muito boa para comprar essas réplicas no ebay e no discogs, pois o dólar/euro estava num valor razoável e eu comprava diretamente de vendedores russos ou do leste europeu, eu pagava num cds de 12 a 25 reais. As réplicas, como você disse, são muito boas, e as que comprei foram replicadas geralmente da primeira prensagem, no caso de existirem outras. Não são itens dos quais me orgulho em minha coleção, mas também não dá pra ficar pagando 400-500 reais em um cd, é irreal pro meu bolso, portanto me "quebram um galho". Mas como os colegas abaixo disseram, o duro são os logistas/atravessadores que vendem como original. Em 2019 estive em SP e fui dar uma garimpada na Galeria do Rock e vi várias dessas réplicas sendo vendidas na faixa de 100 reais pra cima. Teve uma loja lá em que na hora eu estava acompanhado de um amigo e vi que o lojista era meio "espertão" e fiz um teste pra ver o caráter do cara. Comentei com meu amigo apontando um cd e falando que era bem difícil de encontrar e tal... aí perguntei o preço e o lojista falou 120 reais. Só que na embalagem tinha uma etiqueta com preço no valor de 35 reais! Aí questionei a respeito e ele disse que aquela etiqueta era antiga e que o cd estava fora de catálogo. Perguntei pra ele se era original e ele ainda teve a cara de pau de dizer que sim, que era prensagens de época. Mas eu sabia que era bootleg pois tinha aquele cd, que inclusive paguei 16 reais no ebay. Portanto pessoal, tem que ficar ligeiro que esse ramo está cheio de picaretas!
Adquiri um do Ac/Dc Power UP.. caixa acrílico.. se eu não tivesse visto esse vídeo nunca saberia que foi uma réplica. Porque é perfeito. O disco. O encarte..
Tenho alguns inclusive Bad Company que veio o 1 e 3 álbum juntos esse não tinha como não saber, está até escrito em russo, um Maiden Japan com o show completo esse é Bootelg mas o show não é o de Nagóia já sabia mas foi pego no The End do Sabbath que comprei pelo ML esse não sabia que não existia em acrílico, jurava que era original até que Airton e Edgar dos amigos conhecedores de sabbath que já estiveram em seus quadros do canal me deram a triste notícia Rs, aí tem uns outros mas já sabia a procedência russa.
Só lembrando que tem CD nacional usado sendo vendido por 70/80 reais pq estão fora de catálogo. Se eu vejo um russo por 40 no plástico eu compro mesmo!
Fui em um site famoso de vendas depois de ver o vídeo, pois, estava inclinado a comprar um cd mas com os dois pés atrás em função do preço, então confrontei o vendedor sobre o Ac/dc - Power Up e o mesmo me informou que era americano, rebati dizendo que pelo preço era no minimo um Russo. Tiraram meu questionamento de pauta e ao que parece encerraram a venda do produto. O que nós colecionadores temos que fazer é rebater mostrando que estamos sabendo o que estão fazendo. Que pelo menos nos informem sobre qual nacionalidade é o disco e aí fica a critério de cada um comprar ou não.
Tenho o Tool, o único pirata da minha coleção da banda. Acho que em casos como esse não há problema, absurdo é copiarem CDs lançados por aqui. E como você mencionou o Mercado Livre, lá há a excrecência da venda indiscriminada de CD-Rs e DVD-Rs. E não adianta denunciar, na maior parte das vezes eles respondem que "está de acordo com as políticas", simplesmente desconsiderando que são cópias.
Lembro que um tempo atrás em frente a galeria do rock tinha um pessoal que vendia cd-r de várias bandas de metal por 10 reais, aqueles cds dourados mesmo, aí não tinha como ser enganado...rs
Para completar minha coleção do Black Sabbath faltam cinco com Tony Martin nos vocais, e quem disse que vc acha esses discos originais pra comprar... No Mercado Livre e estão pedindo valores exorbitantes, desse jeito resta procurar pelos russos mesmo.
Infelizmente o colecionismo de cds está cada vez mais dificil. Saudosos tempos onde se podiam encontrar cds (de todos os gêneros musicais) até no supermercado. Triste constatar que hoje, ou o colecionador vai "acabar" comprando um pirata de luxo, ou um usado original super valorizado ou pagar uma pequena fortuna em um item original importado.
Como colecionador de AC/DC fiquei muito indignado com a ampla venda do Power up pirata Argentina em acrílico e agora fizeram uma versão pirata em digipack, uma vergonha. Para que compra parece original, mas comparando com o original a qualidade deixa a desejar graficamente falando. Concordo que a crise não facilita o acesso ao disco, porém o fato de enganar os fãs é um absurdo. Se tivesse pelo menos um aviso que é pirata, aí ficaria a critério de cada um comprar ou não.
Verdade! Uma coisa é pegar sabendo... Outra é ser enganado... Talvez nem o vendedor saiba disso... Peguei tbm o do Ozzy e agora tou na duvida se é original/oficial... Triste
Comprei o CD Stratovarius - Infinite na loja Rock Total em joinville sc e paguei 35reais, perguntei pra vendedora se era original e ela falou que era, agora estou na dúvida
A grande questão é a honestidade do vendedor, não foi ele quem copiou e compra dele quem quiser. Mas tem uns que vendem um pouco mais barato que os importados originais para se passar por original e ter um lucro ainda maior. Eu mesmo comprei o novo CD da banda IQ, uns dois anos atrás, e descobri depois que não existe a versão em caixa acrílica que é a minha. Foi mais barato que a original que por ser de um selo inglês é acríssimo aqui, mas por ser pirata deveria ser bem menos, mas é aquilo ou paga isso ou muito mais no original. Abraço.
Ricardo, uma vez achei o Creatures of the Night do Kiss por 40 reais. Na descrição estava explicando que era uma versão Argentina. Quando abri o CD, vi que era prensagem e encarte diferente da coleção remasterizada do Kiss que se via ou aqui no Brasil ou versão importada (já que quase todos os discos do Kiss estão fora de catálogo e se acha, é 90 reais no mínimo cada disco). Qual a chance desse disco ser pirata?
Eu de uns 5 anos para cá me vanglorie de conseguir vários cds achando ser originais ( idênticos ) mas na boa não pagaria 150/200 reais em um cd por simplesmente ser original ... Me contento com os russos então .
Russos são falsos, pode ter a mesma qualidade mas não tem ligação com a gravadora portanto são CDs não autorizados e portanto ilegais, ao meu ver isso não é legal.
Acredito que o primordial é saber o que se está comprando. Se vc compra sabendo que o CD é Russo e aceita isso, tudo bem. Acho que o pior é quando se compra Gato por Lebre. Eu mesmo descobri, através do Discogs, que possuo alguns CDs que eu achava ser originais e não são. E isso é um pouco frustrante pq não me foi dito isso na hora da compra. Mas, como foi dito no vídeo, as vezes nem o vendedor tem essa informação. Sobre os últimos lançamentos do Ozzy e do AC/DC, existem duas versões argentinas do PWR/UP cadastradas no Discogs. Nenhuma delas está marcada como UNOFICCIAL. Porém tem um aviso numa das versões (que não possui o adesivo na capa) informando que o Cod. Barras e o Serial não batem. No caso do Ordinary Man, existe apenas uma versão argentina catalogada no Discogs e tb não está marcada como UNOFFICIAL e não tem nenhum alerta de erro de informação. Abraço
Eu tenho um cd do Phil Collins iao vivo italiano que não faz parte da relação de discos lançados originalmente que eu comprei anos atrás em uma famosa loja em Belo Horizonte A qualidade é de uma gravadora padrão!
Meu comentário desapareceu, então vou postar novamente: Um dos itens mais raros que tenho é justamente uma edição russa com dois EPs do Future Sound of London (Cascade e Lifeforms) reunidos em um único CD. No discogs está como não oficial. Mas eu tenho os dois EPs em separados em edições originais também, então acho que está tudo certo. Uma dúvida: a mídia do cd pirata não é diferente? Pergunto pq o único q tenho assim é uma edição do Snivilisation, clássico do Orbital de 1994, q comprei no site oficial da Livraria Cultura em 2011, e apesar das minhas reclamações, eles nunca deram resposta. Felizmente, encontrei o mesmo Snivilisation em edição oficial anos depois.
Tenho um Kiss Alive 2 russo. O cd é simples , não duplo. E um espetacular vandergraaf generator Pawhearts, russo . Detalhe, ele tem um desenho na mídia...nunca tinha visto isso antes.isso foi comprado no final década de 90
Comprei um cd do Genesis feito na Argentina, sera que é falso???,Dizem que fazem na argentina cds piratas . Mas achei perfeito em todos sentidos...ate o código do cd no núcleo, este código dizem que os falsificadores não fazem,,,Valeu ótimo assunto, abraço Ronaldo
Tem que desconfiar, quando um disco fora de catálogo, aparece do nada por 20 reais rs, muitas lojas de cds colocam esses álbuns russos, não só a galeria do rock, mas várias lojas de cds.
As réplicas russas são muito bem feitas. Comprei um do Ian gillan e só descobri que era pirata quando fui ler o código de barra no discogs pra cadastrar na coleção
Uma duvida.. é comum um cd pirata (russo) ser produzido copiando exatamente a edição brasileira? Por exemplo na contracapa onde aparecem as mensagens em português, feito na zona franca, etc.. Pergunto porque vejo nos sites de venda CDs dos anos 90 aparentemente fora de catalogo e que apareceram muito novos nas fotos, e na foto são edições nacionais.
Esses cds "Russos" realmente dominaram o mercado. Algumas opiniões aqui demostram isso. Tem uns vendedores do Mercado Livre que vendem esses cds. E, tá na cara que é falsificado. Tem um, em específico, que os cds são todos do mesmo preço. Ademais, tem sempre uma etiqueta/estampa ao lado destes cds. Quem já viu ou comprou os identificará...
@@xjuniorvideos Pois é Cleber, é complicado isso aí. É uma propaganda enganosa. Ao mesmo tempo que o cd não foi fabricado por uma gravadora autorizada aqui no país, não foi fabricado nesses termos lá fora. Ou seja, é falsificado, mesmo sendo uma farsa quase que perfeita. Acaba que compra-se gato por lebre. Não é um cd fidedigno ou original. Mas como disse o Ricardo, ao escuta-lo não há diferença, e o encarte é muito bem feito. De qualquer maneira, é má fé de quem vende, pois se ele falar muitos vão deixar de comprar, fora as questões criminais de direitos autorais.
@@fernandoalves8492 Para um bom entendedor pingo no "i" é letra. Tem cds raros e importados que nunca saíram em edições nacionais, e são vendidos no ML por um preço bem aquém. Geralmente esses preços são bem parecidos. Tem um cd de um grupo de músicos japoneses de nome Niji Densetsu que lançaram um álbum de tribute ao Rainbow. Logo, esse álbum só saiu em edição japonesa. Já está fora de catálogo. Imagine...um cd original fora de catálogo que só saiu em edição japonesa. Quanto seria hoje? Eu chutaria uns R$ 300,00. No ML eu vi por R$ 79,00. Logo...para um bom entendedor.
Os CDs do Burzum lançados um tempo atrás pela "Somber Music" (que, pelo que vi no Discogs, já nem existe mais) são todos piratas (dá para perceber mesmo, pela qualidade ruim do produto), mas acho que esse seria um bom exemplo de quando é "aceitável" comprar um pirata!... Me sinto mal por não saber quando comprei, mas Burzum né...
Comentei isso no insta mas vale comentar aqui também, comprei 9 CDs no mercado livre, todos lacrados e do mesmo vendedor, sendo a maioria do Iron Maiden e do Led Zeppelin. Na hora de catalogar no discogs vi que TODOS eram cópias, por conta da Matrix do CD que não batia com os originais. Os encartes são completos e com o papel de boa qualidade (melhor que os originais fabricados atualmente, diga-se de passagem), os CDs são prensados e não CD-R, e no caso dos do Iron Maiden, vêm com todas as faixas multimídia certinhas. Porém tem um do Megadeth (Rust In Peace) que no encarte veio escrito "NIVK MENZA" ao invés de "Nick" e "CAPITOL RECORDSS" com um "S" a mais. Mas só por não ter aquela sonoridade horrível do remaster já acho que valeu a pena. Mesmo estando sujeitos a esses errinhos, penso que vale a pena comprar essas versões, pois na maioria dos casos são melhor fabricadas que as originais atuais, um exemplo são as novas prensagens dos CDs do Metallica, que vem com o encarte todo borrado e em baixa resolução, e o papel além de fino as vezes vem na ordem errada.
Sou colecionador também e sinceramente, odeio os CDs intitulados como "russos", sendo que muito deles, são prensados no interior de SP. Eu prefiro não ter o disco, do que comprar um pirata. Mas pior do que comprar, é ver vendedor anunciando como se fosse original, como já aconteceu comigo e o CD do Cancer (to the gory end), que paguei 65 reais e era um CD pirata anunciado como oficial.
Doidera esse negócio. O caso mais curioso que conheço é o do cd Blackmore's Kingdom, que na verdade nem é dele, é uma gravação do violonista Greg Joy e foi prensado só na Rússia. Alias, é um baita cd e melhor que qualquer coisa que o Blackmore's Night lançou. Tenho o cd e na época comprei numa loja especializada lá pelos anos 1999/2000. Pasmem que tem muitas lojas de renome que fazem isso, só não vou citar aqui porque fica chato e posso tomar até processo kkkk. Alias, tem uma bem conceituada no mercado livre, com vendas de cds, principalmente thrash metal. Tenho um do Liquid Tension II - mídia verde, tenho quase certeza que é russo.
eu comprei esse cd , edição argentina acrilica ! Saiu lá as 2 versões, e foram importados para o Brasil. É original sim. O que circula é o cd em versão digifile, igual a americana / europeia, e é vendido a 45,00 , Esse sim é pirata
O Mercado Livre está infestado de CDs russos, tem um vendedor que posta fotos dos cd`s desmontados e na descrição está como edições americanas, alemãs e inglesas (algumas vezes japonesas) mas na verdade 99% são russos.
Comprei 2 piratões russos do Scorpions. In Trance e Virgin Killer. Qualidade gráfica que só a gente colecionador percebe, mas enfim, não vou devolvê-los e farão parte da minha coleção. Porém nunca mais tomarei a attitude de comprar nessa loja Tenho outros 2 CDs que são "russos" feitos pela própria banda, no caso do Made In Brazil. Tenho o Paulicéia Desvairada e Jack, o Estripador que comprei por 20 reais cada numa banca de CDs montada atrás do palco onde o Made tocou em Araçatuba. Quem estava vendendo era a esposa e o próprio Osvaldo Vecchione que muito gente boa fez questão de autografar os 2 CDs. 2 álbuns que pelo que eu sei não foram lançados oficialmente em CDs, tanto que você não encontra no Discogs. Mas obviamente, esses do Made in Brazil foram uma baita de uma aquisição "russa".
Cara, aconteceu comigo há alguns meses comprando o Forbidden do Black Sabbath. O vendedor comercializava como original no Mercado Livre, não custou barato porque é um cd relativamente raro atualmente, e quando chegou coloquei pra tocar, tudo perfeito, mas com a experiência de ter uma pequena coleção de 300 cds que coleciono há mais de 25 anos, notei que não havia informações da gravadora no disco, apesar do encarte e a própria impressão no cd ser praticamente perfeita. O estranho é que tinha uma música bônus q depois de pesquisar descobri que esta só tinha no cd japonês. Comecei a ver fotos do disco original e pesquisar aqueles códigos de identificação que são registrados na mídia e nada batia, dava código de cd japonês....Aí fiquei p da vida, abri reclamação no mesmo dia e consegui devolver....O q me chamou a atenção é a perfeição da cópia, é mais que um pirata, realmente é uma réplica.
esse é o truque dos russos, os caras copiam tudo e de qualquer país. qualquer cd "japônes" aqui é suspeito, os preços são muito caros lá no japão pra alguém importar pra cá.
Alguém me ajuda?! Tenho em minha lista de desejos, dois CDs (álbuns) do The cult no mercado livre, o kra me respondeu que é russo, mais o problema que conferi o número de série no discogs, e bate como original, o que eu faço????
Excelente vídeo... E até hoje a dúvida. Os discos argentinos são licenciados no país ou são piratas como esses russos? Eu comprei o Ozzy em vinil, americano original, mas em cd comprei esse "argentino". Uma observação: viajei para o Chile em Janeiro de 2020, e diferente do que ocorre no Brasil, por lá ainda existe o hábito de comprar discos. Existem muitas, muitas lojas... Será que na Argentina é igual? Poderiam ser originais os discos argentinos?
São originais, sem dúvida. Mas existem também edições piratas sendo vendidas no Brasil. Os próprios itens nacionais muitas vezes são piratas. Tá difícil ...
@@CollectorsRoom_ eu estou achando que muitos cds nacionais "lacrados" podem ser piratas, especialmente no rock internacional. há títulos que foram lançados apenas ocasionalmente e as lojas e vendedores parecem ter quantidades altas de cds lacrados de tal título...
Alguns são originais, a Warner Music opera na Argentina por exemplo, e tem prensagem feita pela LDA. Os CDs argentinos com essas especificações tendem a ser originais.
Ótimo assunto... meu caso é o segunte: comprei um cd americano, na loja virtual cd point, assim que recebi o cd vi no encarte "made in usa" até aí tudo normal, mas depois percebi no acrílico um carimbo escrito " disc made in mexico". Isso é normal?? Aí não intendi nada o cd é americano ou mexicano, ou é pirata??.
Pois é. Infelizmente esses CDs russos agora dominam por aqui, já que a indústria fonográfica agoniza no Brasil e até a gigante Sony Music foi embora do país. Sou de São Paulo e provavelmente, talvez eu tenha alguns itens piratas comprados na Galeria do Rock, mas é difícil saber devido a sua incrível perfeição e realmente se você vê um CD que dependendo da gravadora, deveria ser importado e caro, mas tem um preço razoável e vendido no Mercado Livre, então desconfie sempre.
tenho um "bonded by blood" da epoca da laser company (comprei - o no comecinho de 2000). Som ok mas as fotos do encarte saíram em P/B. um amigo comprou - o em uma tiragem mais recente (acho q da Hellion) e as fotos do encarte sao em cores! Tive tambem o "dreaming neon black" (tb da laser company; posteriormente, na epoca da century media brasil, foi relançado) e nao sei o motivo, entre cada faixa, misteriosamente, era inserido um espaço de uns 2 - 3 segs sem audio entre as faixas, o que lascava a audiçao, a continuidade do album e a cancepçao artistica que a banda teve. Acho que alguem por lá não dominava bem o Nero naqueles tempos ...detalhe extra: a laser comp. também arruinava as artes originais com seus logos enormes e informaçoes inuteis. Ja foram tarde.
Eu acho que o maior problema é não ser avisado que o produto se trata de uma "copia russa" - como dito no final do vídeo falta honestidade de alguns vendedores (ou desconhecimento). Agora uma duvida eu tenho uma cd do Almah - Motion (versão argentina) que esta cadastrada no discogs normalmente, seria ela uma edição "pirata"? Abraçoo
outra dúvida: CDs russos são lançados somente em acrílico? Alguém ja viu alguma edição pirata em digipak/digisleeve etc? Queria saber se por acaso eu comprar um CD digipak dá pra assegurar que é original.
Eu não me importo em adquirir cds russos, pq existem bandas que é praticamente impossivel achar os cds originais (exemplo: Bathory). O problema é quando o vendedor quer vender um cd russo no preço de um original. Eu já presenciei discussões entre lojistas e compradores aqui na Galeria do Rock por conta desta falta de etica do vendedor.
No Brasil é tudo falto de ética...
@@Luckysevenization Não cara. Pirataria é crime e quanto a isso não há discussão.
@@CarlosHenrique-jo5kj Sim.... você está falando o obvio. Mas a realidade é outra.
Eles só pensam em dinheiro .
Sou colecionador de vinil e CD ( tenho 51 anos ) e gostei do seu vídeo 👍🏻
Posso dizer com toda tranquilidade que NÃO EXISTE CD pirata, russo ou chinês, que o pessoal tem comprado por aí...
Acontece que cada país tem sua própria LEGISLAÇÃO LOCAL para lançar álbuns numa versão diferente ou coletâneas.
Na maioria das vezes, SÃO SIM, lançadas com autorização da banda ( isso explica porque a maior parte não foi " caçada " juridicamente )
É um assunto controverso que tem gerado muito debate aqui no RUclips, por exemplo...
De qualquer forma achei seu vídeo um tanto esclarecedor... Gostei dos parâmetros que você destacou...
Grande abraço e sucesso👍🏻✌🏻
Poxa @FABIO.AYUB, eu nunca tinha analisado por esse lado. Parabens. Sua resposta tambem foi muito esclarecedora. Muito obrigado.
como colecionador prefiro sempre os originais, mas ai esbarramos em cópias perfeitas, falta de grana, falta de lançamentos nacionais. é um problema sem solução, infelizmente.
faz uma coleção paralela, só de cds russos kkk daqui uns dias o collector faz um video "maior coleção de cds russos do br" kkk
@@UndergroundSudoeste gênio! Kkk
@@UndergroundSudoeste já to quase assim kkkkkkkkkkk
Fazia tempo que não visitava a Galeria do Rock, e é incrível a quantidade de CDs “russos” vendidos. Principalmente de bandas de hard setentista.
Tenho uma coleção de mil cds que comecei em 1993, uma grande parte dela é de europeus/americanos, e uma outra parte é da "indústria brasileira". Cinco ou seis (até agora...) desses cds nacionais apresentaram defeito com o passar do tempo, então uma coisa a se ponderar é se os selos daqui se propõe a lançar os álbuns que o façam com a maior qualidade possível de CD/encarte, já que esses lançamentos estão o olho da cara. Quanto aos russos tenho alguns na coleção (que só descobri depois...) e eles têm ótima qualidade de som e encarte....então é aquela coisa, nós queremos colecionar mas faltam opções, tem bandas que são raras e nem sempre são lançados aqui e os importados reais são caros. Na medida do possível tento equalizar tudo isso (vou comprando nacional, importado, russo..) pois ter minha coleção é terapia pra mim!
O que me encomoda é a falta de honestidade das lojas. Não vejo problema em comprar uma réplica muito bem feita, desde que avisem que é uma réplica.
Já tive CDs russos... A maioria de qualidade gráfica ruim, mas os discos em si eram bem feitos.Agora o que eu queria comentar é que fui alertado outro dia quando indiquei um CD da Lee Aaron por um preço bem em conta para um amigo colecionador que procurava por esse disco e ele me falou que o disco original era 5 vezes mais caro, e foi aí que soube que todos os discos que o vendedor comercializa são russos...E eu tinha maior fé na loja.Quer vender? Vende. Mas fala a verdade...
Excelente vídeo. Bastante esclarecedor. Comprei pelo E-bay de Portugal toda a discografia do Sabbath com o Tony Martin sem saber que eram russos. Acreditei que estava fazendo um grande negócio, pois cada um saiu à 8 euros mais ou menos (tendo em vista os preços que eles têm sido vendidos aqui no Brasil, parecia um excelente aquisição). Mesmo na Europa eles parecem não estar muito cientes desse problema dos cd's piratas russos, visto que a loja tinha uma avaliação quase perfeita, com mais de 5 mil vendas positivas.
Na Europa os boots correm soltos! 😉
Ao meu ver na maioria dos casos os compradores até suspeitam, porém a tentação acredito eu seja maior, ou seja meio que se for já era, e isso acontece em todo canto né?
boa parte dos cds importados no brasil vem da europa, daí é muito fácil vir piratas no mesmo lote. pra um cd russo entrar na alemanha é muito fácil
@@hexenschusscollection vc já disse isso antes, só que aí na europa os Boots são baratos, aqui os boots por 60 reais
@@brunomontarroyos2370 Concordo em partes! Aqui na Europa as mídias são, em geral, baratas sim e os boots entram nessa! Um boot do Azintex sai por uns 6€, ou seja, uns R$38 (sem frente,claro!). O lance é que os caram compram o cd por 40 reais e vendem por 120! SIM, já vi gente pedondo 120 merréu em cd boot e vendendo como original! Se for pra pagar 120 na mão de terceiros, prefiro pagar 40 na mão do Camarada Dimitri! 🤷🏽♀️ Até pq ninguém vai entrar no site da Azintex pra comprar UM cd! O ideal é juntar a turma e comprar tudo junto pro frete sair em conta!
E eu sei que a situação econômica no BR tá uma merda! Seja pra comprar CD original, ou comprar Boot! Lembrando que o boot entra como cd importado, né?! 🤷🏽♀️
Já comprei de vendedores que garantiram que os CDs eram oficiais/originais. Quando recebi e chequei no Discogs, eram todos "Unoficial", eufemismo para pirataria. Devolvi todos, recebi o $$ de volta e deletei o vendedor da minha lista. Sinceramente, prefiro esperar, juntar dinheiro e comprar o CD original, pois nunca me senti confortável comprando pirataria. Não julgo quem compra, sério mesmo, pois, como disse o Ricardo, cada um é cada um.
Eu compro só quando é algo que é muito raro ou como o Ricardo mostrou, um album muito caro
@@BetoLani Eu tenho mais de uma dúzia de CDs do Rolling Stones no formato. A questão é que todos eles têm incontáveis músicas raras quase impossíveis de serem encontradas. Acho que fiz o que foi pertinente.
@@AndréRamones1974 ah se tem música a mais e rara com certeza vc fez sim!!!!
@@BetoLani Sim, todos, sem exceção, têm músicas raras que talvez nem tenham sido lançadas oficialmente. Por essa razão que comprei os CDs. Mas o seu critério também é compreensível. Eu faria o mesmo, inclusive.
Seria legal você ter seu canal, te "conheço" de um grupo de colecionadores do Facebook
Sim já passei por isto em muitas compras no mercado livre, principalmente com bandas como Impellitteri, Driver, Axel Rudi Pell etc, e são sempre os mesmos vendedores e eles tem um catálogo enorme.
Massa o tema! Bacana que você aborda como vi poucos fazerem... sem sair depreciando e detonando os itens e quem os tem. Eu tenho alguns aqui e são exatamente disco que não tem mais lançamentos por serem de bandas das quais os discos já estao fora de catálogo a muito, ou que o lançamentos/relançamentos são muito caros. Nesse termos acho muito bom os russos compro quando vejo um que quero. Mas minha coleção é composta basicamente por discos oficiais, inclusive das bandas que tenho algum unnoficial. Eles permitem a nós termos a experiência de apreciar o material de forma física.
Nem sei se em Portugal há disso. Bom video Ricardo. Vou ficar atento aqui em Portugal a esse fenómeno. Abraço
Essa questão em si é complicada, há 20 anos atrás eu estava tentando completar a discografia dos Ramones em cd e tem pelos menos uns dois títulos descontinuados(mesmo caso dos lps) comprei uma versão pirata desses dois em 2003 que há pelo menos uns dois anos apresentaram defeito de fabricação, cheguei a comprar dois vinis unnoficial também dos Ramones que não devem em nada para as prensagens originais e também dois desses cds "Russos" pra repor as velhas cópias que deram defeito, inclusive uma vez cheguei a falar sobre essas versões em LP Unnoficial para um dono de loja grande da Galeria do Rock(não vou falar quem foi pra preservar a identidade da pessoa) mas o cara criticou os LP's unnoficial e ainda disse que ninguém deveria sustentar essas práticas de pirataria, só que ai depois vi na vitrine da loja dele um desses cds russos dos Ramones, não sou contra a venda desse tipo de item(apesar de achar que esses fabricantes deveriam investir mais na qualidade dos lançamentos) desde que o cliente saiba exatamente o que está comprando, eu por exemplo tenho versões chinesas da caixa em Mono dos Rolling Stones e da caixa com as gravações ao vivo do Bob Dylan de 1966 que apesar de terem problemas gráficos são muito bonitas e tocam muito bem(acabei de adquirir uma caixa dos Beatles em Mono pra ver como ficou a qualidade)de um lado há essas produtoras independentes que fazem essas cópias mas que apresentam defeitos de fabricação algumas vezes e por outro lado o mercado superfaturado de cds e lps que cobram preços absurdos por esses títulos, eu não tenho problema nenhum em comprar o que eu posso pagar, mas também estou atrás do Custo x Benefício, o que importa pra mim acima de tudo é a música!
Se a qualidade for boa e o preço competitivo, não me importo com a origem. Infelizmente a carga tributária no Brasil contribui para o consumo paralelo. Muito bom vídeo, ótimo para reflexão.
Outro caso foi um vendedor do mercado livre q eu troquei meus singles do Metallica com ele, e ele me mandou só cd russo. 😥😥😥😥
Excelente vídeo! A verdade é que eu AMO um "boot russo"! Muita coisa não saiu relançamento em CD e nem vai sair, ainda mais com essa moda fake do LP! Tenho vários boots há anos e que tocam perfeitamente e atendem a minha demanda perfeitamente. O que me deixa pau da vida é a cara de pau dos lojistas não serem honestos em dizer se é boot ou não e ainda vender esses cds por preços absurdos!
Por isso compro meus CDs boot DIRETO do cara que fabrica, pq aí eu vou estar pagando o preço justo! Lembrando sempre que eu tenho ética ao comprar boot! O pré requisito principal é: a banda tem que ser antiga, falida e não estar na ativa (Ex: Sultan, Mandator, Gargoyle) ; e/ou treta besta que ninguém resolve e não relançam os discos por babaquice (Ex: A fase do Tony Martin no Black Sabbath).
Bêzu da tia e sucesso, meu amigo! 🤘🏼
Cara, me passa esse contato seu que fabrica. Também não ligo ser boot, desde que tenha boa qualidade. Mas a galera anda cobrando caro...
Fiquei interessando também, porque procuro coisas da década de 60 e 70 tipo Creedence, The stooges, Steppenwolf, king crimson, The Velvet undergound, The Band. coisas bem difíceis de encontrar destas épocas. Mas é triste o ponto que chegamos com a indústria da música, até para colecionadores a coisa começa a ficar tensa com esses bootlegs. O vai acontecer de só sobrar os box para que realmente saibamos que estaremos comprando material original. Até o momento.
Gostei do motivo pelo qual você compra um CD assim! Pelo menos tem lógica! 👏👏... Na verdade cada um faz o que quiser, responsabilidade de cada um, mas se for analisar, sua "desculpa" é ótima!
@@sidneyanacleto6967 não é uma "desculpa" é um (bom) motivo e real! O que dá pra comprar original, eu compro.O que não dá, vou de boot! 🤷🏽♀️
Tenho alguns cds que comprei exatamente na galeria do rock, entre eles Inkubbus Succubus e também Deine Lakaien que são bem difíceis de se encontrar aqui no Brasil, quando comprei não identifiquei no momento que eram piratas Russos, motivo? A qualidade deles é impecável e o encarte por exemplo chega a ser melhor que o original lançado na Europa, tem fotos letras etc e o detalhe é realmente mais barato. Não me arrependo inclusive indiquei a amigos a loja e eles tbm compraram
Interessante esta matéria, apesar disso ser muito antigo, no tempo do vinil já tinha e muito, mas não se enganem, já vi reportagens e depoimentos que as próprias gravadoras pirateavam seus discos para não ter que pagar os artistas sobre vendas, e mesmo hoje a prática continua e o mesmo se houve falar sobre DVDs de filmes por exemplo, seriam os estúdios que bancariam tudo isso assim como marcas esportivas tem suas fábricas de piratas "oficiais".
Video de utilidade pública! Eu já cheguei a comprar alguns CDs russos sem saber, hoje em dia sempre fico atento quanto a isso.
Eu descobri a poucos anos que parte de minha coleção era composta por cds russos, como vc disse Ricardo, é quase impossível detectar que é russo, descobri somente depois que me indicaram o discogs, e tem edições em cd que somente em versões russas mesmo, ou LP de época.
@Não Arranhe O Vinil Do Seu Pai! pior é achar por anos e se gabar que os materiais são originais 🤣
Eu comprei uma versão dessa do novo do AcDc, o vendedor foi honesto e me disse que era um desses casos.
Muito bom seu vídeo, comprei há 02 anos um CD da dupla Modern Talking vol. 3 lacrado por 30 contos no Mercado livre. E sinceramente ele é 101% perfeito tanto na qualidade de áudio como na parte gráfica. Falo isso pois eu tenho o mesmo Cd original alemão de 1985 que custa 160 conto. É impressionante a qualidade dos CDs russos. O áudio é copia idêntica do original e toca a mesma coisa como original. Testei em toca CD moderno e antigo ligado em um receiver Hi-fi e o áudio é o mesmo. Não sou a favor da pirataria, mas como as gravadoras nacionais não estão lançando mais CDs no Brasil, ao invés de pagar uma fortuna nós importados, dá pra repensar nós CDS russos.
Tenho Bootlegs do Pink Floyd bem raros tais como o Dream Factory e o Summer 68... Sobre pirataria na Rússia, melhor dizendo na antiga URSS, devido as restrições e censura, eles faziam LP utilizado "chapas" de RX.
PS: Acabei de conhecer o canal por acaso e já me inscrevi !!!
Parabéns pelo vídeo.
Eu comprei um cd dessas edições russas, nem sabia dessa história toda, mas foi a única versão mais em conta que encontrei de um álbum que eu queria muito. E, quando ainda tava chegando pelo correio, eu tomei conhecimento disso. Lá no discogs a edição tá cadastrada, bem certinha. Bom, mas lição aprendida, agora não faço mais.
Comprei o ultimo do AC/DC por 60.00 reais sem saber q era "pirata" ,veio da argentina,mais como voce falou é perfeito, encarte, cd, o som sem problemas .
Era CD-R ou mídia prata🤔?
@@joaoaraujo8769 Mídia prata
É muito difícil do consumidor final saber se um CD é pirata ou não. Até porque o mercado brasileiro sempre foi caracterizado por apresentar edições das próprias gravadoras de qualidade muito baixa, com prensagens e materiais gráficos muito ruins.
Comprei um PWUP Russo, exatamente igual ao digsleeve americano, porem o preço é mais em conta, tem essa versão tb, não é acrílico, mas quando puder vou comprar o Americano eu vou comprar.
Puxa... Eu não compro CDs há muito tempo então não fazia nem ideia de nada disso. É uma pena que as coisas chegaram a esse ponto e valeu a pena o alerta, falou;)
Anos atrás comprei pelo site de uma loja da galeria do rock ,estranhei que os preços eram muito bons,só depois vim a saber dessas versões,hoje só compro em sites e lojas confiáveis,pago mais caro,mais sei que é original.
Qual foi a loja, para a galera não cair nessa arapuca?
Infelizmente está cheio de cds piratas no mercado e temos que ficar de olho... enfim, prejudica a banda e os colecionadores. Excelente vídeo!
Tenho 2 cds russo do Darkthrone com 2 álbuns inclusos em cada um.Comprei sabendo que era bootleg,e não tenho o que reclamar,porque os originais separados custam mais de 80 um só CD.
Último conteúdo relevante desse canal q acostumava acompanhar, mas agora só mostra colecionadores
Eu acho válido quando o item original está fora de catálogo. O principal seria a transparência de quem vende a mencionar se é ou não um "boot". Eu hoje pergunto logo de cara para saber que versão é. A galera tem que perder a vergonha e perguntar mesmo e pesquisar antes em sites especializados como o Discog ou até mesmo o Metal Archives e depois fica por conta de cada um a decisão final de comprar ou não. Excelente vídeo, parabéns.
A nova onda agora são esses cds "Made in Agentina", mas prensado num galpão em Pindamonhangaba. Um colega meu me mostrou o Holy Diver do Dio comprado de um vendedor famoso, que era "Made in Agentina" sim, provavelmente os argentinos esqueceram até como escrever o nome do seu país. O cara vendeu esse disco como se fosse original. Isso ta sendo uma pratica recorrente nesses ultimos tempos.
O único cd fabricado na Argentina que eu tenho é o Topographic Ocean, do Yes, mas no discogs está como oficial www.discogs.com/pt_BR/Yes-Tales-From-Topographic-Oceans/release/3190766
Mas tem cds originais na Argentina,tenho alguns e todos originais.
@@marcobarrosdesa5368 eu sei que tem discos originais da argentina. Mas tem uma onda nova na.pirataria aqui no Brasil, que a galera ta vendendo discos Argentinos como fosse original. Tipo o do AC/DC que o Ricardo falou em vídeo. Tem muito "Argentino" em acrílico desse cd aqui no mercado nacional. E os caras não deixam claro isso. E como o exemplo que citei. Um amigo meu comprou o Holy Diver remasterizado do Dio (aquela mesma lançada pela Rock candy/mercury) por aqui. O cara jurou de pé junto que era original. Só que veio impresso no disco "Made in AGENTINA". nossos hermanos não sabe mais nem digitar o nome do.seu próprio pais.
Argentino pego muito da Icarus com vendedores brasileiros, mas a qualidade de prensagem deles vem caindo, pois na década de 90 eles tinham a melhor qualidade da América do Sul. Os cds da Rock Brigade Records eram prensados lá por exemplo e todo mundo lembra como eram bons. Saudades daquelas edições caprichadas da Abril music por exemplo.
Tem um Creatures of the Knight do Kiss desses rolando por aí também haha
Bom vídeo, Ricardo. Obrigado. Eu já havia reparado esse mercado de cds "paralelos". No Mercado Livre e Shopee está lotado. Os vendedores dizem que são originais. São cds de rock e metal, principalmente, fora de catálogo mas que os vendedores possuem grande estoque. Eu dispenso, não compro. O que me leva a comprar um CD, além da qualidade sonora garantida, é o fato de não estar consumindo um produto ilegalmente. Quanto ao discogs, trata-se uma plataforma colaborativa. Sendo assim, nada impede que o CD pirata Russo seja cadastrado lá como algo original e licenciado.
Mas no discogs,quando fui pesquisar estava escrito em inglês que o cd em questão era bootleg russo,chamado de unnoficial no site ou então counterfeit,inclusive a venda é proibida na plataforma e alguns estão lá somente a título de curiosidade e informação
Eu olhei no disgog e os cds que comprei no mercado livre estão lá, e são perfeitas as presangens ai comparei com os da mesma banda que comprei em loja e foi caro e o cd é um pouco fosco essa é a única diferença, não dá pra saber 😢
Descobri que tinha um cd russo recentemente graças ao canal, é o a trick Of the tail, do Genesis, a versão é quase perfeita, com exceção do encarte que não possui o miolo com as letras, na contra capa está o selo da emi, empresa que não detém os direitos de distribuição da banda, seria a virgin, enfim, é minha banda favorita e agora terei de ir atrás do original, depois de mais de dez anos que comprei esse hehehe
Bom saber... aqui em Joinville tem cds do AC/DC... o último esta por 35....
Comecei a ouvir Iron Maiden quando comprei um cd bem piratão no camelô aqui em Porto Alegre, a capa era do X Factor e o nome do disco era The Best Of kkkkk. O CD abria com The Wicker Man e encerrava com Back in The Village, não deu outra, pirei no som da banda e comecei a comprar os originais.
Tenho álbum russos originais da "irond records" por exemplo, porem uma vez comprei o álbum ep "Nightwish Over the Hills and Far Away", a ultima versão lançada com capa colorida no sol e versão de 13 faixas da série "reloaded", adquirido pela internet, chegando em casa coloquei pra ouvir e já percebi que tinha algo errado, começava cortando o começo da primeira faixa, e assim as outras tambem em sequencia, fui pesquisar no Discogs, tratava-se de uma copia ou replica descarada russa da mais xexelenta que existe, olha que no papel da capa e contra capa era copia da europeia, hehehehhehe, depois desta experiência traumática, eu evito edições russas a todo custo........
Os cds russos oficiais são lindos, eu tenho um Gentle Giant aqui
Em Fortaleza aquela versão do TOOL que vinha com uma tela de LCD chegou, salvo engano, por 700 reais. Também comprei esse TOOL aí achando que era oficial.
Fábio boa tarde!
Em qual loja vc comprou o fear inoculum do Tool? Só acho ele por 400 reais
@@vanildo7542 Planet CD`s, recebeu o que vinha com tela de LCD e esse de acrílico (Que acabei comprando) acho que o Sidney também tem o Tool, no Instagram é @planetcds e @sidneydiscos
Tenho o Powerslave e piece of mind russos, mas são com os EPS da versão dupla de 1995 (se não em engano da data). No mesmo cd.
Obrigado pelas informaçoes . Por isso vou comprar cds em um sebo na minha cidade . Por 25,00 reais no maximo , Nao vou pagar mais de 100 reais num scorpions in trance mercado livre
Eu comprei na shopee um do U2 e fui enganada, o vendedor vendeu como original, quando chegou percebi a má qualidade de impressão. Agora não sei onde comprar mais CDs fora da Amazon.
Muito interessante isto dos cds Russos e Argentinos. Já comprei vários cds importados mais baratos no mercado livre. Depois de ver este vídeo, fui lá no discogs e consegui encontrar todos pelo código de barras, número de catálogo. Sinceramente não sei como descobrir se são piratas ou não. Tenho alguns cds argentinos e encontrei todos no discogs também. Tenho alguns americanos que encontrei lá também.
@@sergiomotta4931 Então acredito que ainda não caí no golpe do mercado livre não! rsrsrs Todos os discos importados que comprei muito barato, encontrei no discogs como oficial. De agora pra frente, ficarei mais essperto com isto.
@@sergiomotta4931 Valeu pela dica! Eu já comprei cds importados no mercado livre por 40 reais e ainda lacrado! rsrsrs Achei o preço tão baixo, mas na época comprei e pronto. Isto foi em 2018. Olhando hoje no mercado livre, me parece que o mesmo cd está custando entre 500 e 900 reais. Isto porque a cantora faleceu. Fui correndo olhar minha cópia no discogs e graças a Deus está lá.
@@leonardoribeiro4087Eu comprei um monte mas não importados e sim nacionais age resta a duvida se são originais
Identifiquei alguns por agora, não sabia pq são bem feitos! Agora o Nocturnus The Key, tá descascando.
Comprei em 2009 na galeria do rock um 2x1 do Uriah Heep (russo), disco perfeito, veio com 2 encartes, coisa fina! Kkkkkkk só depois de mais de década um colega me falou que disco russo é pirata, aí que fui reparar que realmente não tinha selo de gravadora no disco.
Lembrei agora que acabei de comprar o Blakwater Park do Opeth "Made in Mexico", mas em local algum diz a origem do CD. Óbvio que é pirata. Só espero que estes CDs não apaguem com o tempo.
Eu ainda não vi esse tipo de CD, apesar dos vídeos que falam sobre. Fora que é bem complexo identificá-los, exceto se tens um bom conhecimento prévio das prensagens daquele CD. Abraço.
Eu já caí duas vezes também, e provavelmente na mesma loja que você comprou.
Não vejo problema em ter cd russo, desde que você não esteja sendo enganado! Eu hoje só compro em lojas e vendedores de confiança. Eu tive uma situação chatissima aqui na galeria do rock de Belo Horizonte, comprava a 10 anos na loja. O dono me vendia esses russos por preços que ia de 40 á 90 reais as vezes, quando eu descobri devolvi quase 100 itens da minha coleção, e ele teve que me devolver o dinheiro.
Quando um cd raro ou importado tá muito barato,tem que desconfiar
Coleciono cds de metal extremo e tenho muitos cds russos, tantos cds licenciados como essas réplicas que estão rolando no mercado. Infelizmente muitos discos clássicos, principalmente de death metal e thrash metal só existem as prensagens de época, e além de serem raros de se encontrar, quando se encontra custam um rim! Eu havia pego uma época muito boa para comprar essas réplicas no ebay e no discogs, pois o dólar/euro estava num valor razoável e eu comprava diretamente de vendedores russos ou do leste europeu, eu pagava num cds de 12 a 25 reais. As réplicas, como você disse, são muito boas, e as que comprei foram replicadas geralmente da primeira prensagem, no caso de existirem outras. Não são itens dos quais me orgulho em minha coleção, mas também não dá pra ficar pagando 400-500 reais em um cd, é irreal pro meu bolso, portanto me "quebram um galho". Mas como os colegas abaixo disseram, o duro são os logistas/atravessadores que vendem como original. Em 2019 estive em SP e fui dar uma garimpada na Galeria do Rock e vi várias dessas réplicas sendo vendidas na faixa de 100 reais pra cima. Teve uma loja lá em que na hora eu estava acompanhado de um amigo e vi que o lojista era meio "espertão" e fiz um teste pra ver o caráter do cara. Comentei com meu amigo apontando um cd e falando que era bem difícil de encontrar e tal... aí perguntei o preço e o lojista falou 120 reais. Só que na embalagem tinha uma etiqueta com preço no valor de 35 reais! Aí questionei a respeito e ele disse que aquela etiqueta era antiga e que o cd estava fora de catálogo. Perguntei pra ele se era original e ele ainda teve a cara de pau de dizer que sim, que era prensagens de época. Mas eu sabia que era bootleg pois tinha aquele cd, que inclusive paguei 16 reais no ebay. Portanto pessoal, tem que ficar ligeiro que esse ramo está cheio de picaretas!
Me diga uma coisa amigo,essas réplicas russas são cd's prata ou esverdeados?
@@joaoaraujo8769 Os que possuo são todos prateados.
Adquiri um do Ac/Dc Power UP.. caixa acrílico.. se eu não tivesse visto esse vídeo nunca saberia que foi uma réplica. Porque é perfeito. O disco. O encarte..
Tenho alguns inclusive Bad Company que veio o 1 e 3 álbum juntos esse não tinha como não saber, está até escrito em russo, um Maiden Japan com o show completo esse é Bootelg mas o show não é o de Nagóia já sabia mas foi pego no The End do Sabbath que comprei pelo ML esse não sabia que não existia em acrílico, jurava que era original até que Airton e Edgar dos amigos conhecedores de sabbath que já estiveram em seus quadros do canal me deram a triste notícia Rs, aí tem uns outros mas já sabia a procedência russa.
Tenho um Oceanborn do Nightwish que comprei há mais de 20 anos, na galeria do Rock de BH.
Só descobri este ano que era uma réplica, graças ao Discogs!
Só lembrando que tem CD nacional usado sendo vendido por 70/80 reais pq estão fora de catálogo. Se eu vejo um russo por 40 no plástico eu compro mesmo!
Sabendo que é russo tá tudo certo!!!!! O problema é a galera tentar enganar a gente
Fui em um site famoso de vendas depois de ver o vídeo, pois, estava inclinado a comprar um cd mas com os dois pés atrás em função do preço, então confrontei o vendedor sobre o Ac/dc - Power Up e o mesmo me informou que era americano, rebati dizendo que pelo preço era no minimo um Russo. Tiraram meu questionamento de pauta e ao que parece encerraram a venda do produto. O que nós colecionadores temos que fazer é rebater mostrando que estamos sabendo o que estão fazendo. Que pelo menos nos informem sobre qual nacionalidade é o disco e aí fica a critério de cada um comprar ou não.
Tenho o Tool, o único pirata da minha coleção da banda. Acho que em casos como esse não há problema, absurdo é copiarem CDs lançados por aqui. E como você mencionou o Mercado Livre, lá há a excrecência da venda indiscriminada de CD-Rs e DVD-Rs. E não adianta denunciar, na maior parte das vezes eles respondem que "está de acordo com as políticas", simplesmente desconsiderando que são cópias.
Paguei 90 reais no cd TYR do Black sabbath russo... só fui saber através de uns amigos depois... não achei o original mais toca normalmente.
Lembro que um tempo atrás em frente a galeria do rock tinha um pessoal que vendia cd-r de várias bandas de metal por 10 reais, aqueles cds dourados mesmo, aí não tinha como ser enganado...rs
No mercado já tem o Power Up do ACDC em digipack piratex. Só olhar o adesivo na frente, se tiver o número serial borrado é piratex.
Para completar minha coleção do Black Sabbath faltam cinco com Tony Martin nos vocais, e quem disse que vc acha esses discos originais pra comprar... No Mercado Livre e estão pedindo valores exorbitantes, desse jeito resta procurar pelos russos mesmo.
Infelizmente o colecionismo de cds está cada vez mais dificil. Saudosos tempos onde se podiam encontrar cds (de todos os gêneros musicais) até no supermercado. Triste constatar que hoje, ou o colecionador vai "acabar" comprando um pirata de luxo, ou um usado original super valorizado ou pagar uma pequena fortuna em um item original importado.
Como colecionador de AC/DC fiquei muito indignado com a ampla venda do Power up pirata Argentina em acrílico e agora fizeram uma versão pirata em digipack, uma vergonha. Para que compra parece original, mas comparando com o original a qualidade deixa a desejar graficamente falando. Concordo que a crise não facilita o acesso ao disco, porém o fato de enganar os fãs é um absurdo. Se tivesse pelo menos um aviso que é pirata, aí ficaria a critério de cada um comprar ou não.
E o pior, eles estão com um papo que é um lote que não vendeu kakakakamama
Verdade! Uma coisa é pegar sabendo... Outra é ser enganado... Talvez nem o vendedor saiba disso... Peguei tbm o do Ozzy e agora tou na duvida se é original/oficial... Triste
O AC/DC Power Up tem uma versão pirata nacional jewel case com luva.
Comprei o CD Stratovarius - Infinite na loja Rock Total em joinville sc e paguei 35reais, perguntei pra vendedora se era original e ela falou que era, agora estou na dúvida
A grande questão é a honestidade do vendedor, não foi ele quem copiou e compra dele quem quiser. Mas tem uns que vendem um pouco mais barato que os importados originais para se passar por original e ter um lucro ainda maior. Eu mesmo comprei o novo CD da banda IQ, uns dois anos atrás, e descobri depois que não existe a versão em caixa acrílica que é a minha. Foi mais barato que a original que por ser de um selo inglês é acríssimo aqui, mas por ser pirata deveria ser bem menos, mas é aquilo ou paga isso ou muito mais no original. Abraço.
Ricardo, uma vez achei o Creatures of the Night do Kiss por 40 reais. Na descrição estava explicando que era uma versão Argentina. Quando abri o CD, vi que era prensagem e encarte diferente da coleção remasterizada do Kiss que se via ou aqui no Brasil ou versão importada (já que quase todos os discos do Kiss estão fora de catálogo e se acha, é 90 reais no mínimo cada disco).
Qual a chance desse disco ser pirata?
é pirata
Ótimo tema, excelente vídeo.
Eu de uns 5 anos para cá me vanglorie de conseguir vários cds achando ser originais ( idênticos ) mas na boa não pagaria 150/200 reais em um cd por simplesmente ser original ... Me contento com os russos então .
Russos são falsos, pode ter a mesma qualidade mas não tem ligação com a gravadora portanto são CDs não autorizados e portanto ilegais, ao meu ver isso não é legal.
Acredito que o primordial é saber o que se está comprando. Se vc compra sabendo que o CD é Russo e aceita isso, tudo bem. Acho que o pior é quando se compra Gato por Lebre. Eu mesmo descobri, através do Discogs, que possuo alguns CDs que eu achava ser originais e não são. E isso é um pouco frustrante pq não me foi dito isso na hora da compra. Mas, como foi dito no vídeo, as vezes nem o vendedor tem essa informação.
Sobre os últimos lançamentos do Ozzy e do AC/DC, existem duas versões argentinas do PWR/UP cadastradas no Discogs. Nenhuma delas está marcada como UNOFICCIAL. Porém tem um aviso numa das versões (que não possui o adesivo na capa) informando que o Cod. Barras e o Serial não batem. No caso do Ordinary Man, existe apenas uma versão argentina catalogada no Discogs e tb não está marcada como UNOFFICIAL e não tem nenhum alerta de erro de informação. Abraço
Eu tenho um cd do Phil Collins iao vivo italiano que não faz parte da relação de discos lançados originalmente que eu comprei anos atrás em uma famosa loja em Belo Horizonte A qualidade é de uma gravadora padrão!
Meu comentário desapareceu, então vou postar novamente:
Um dos itens mais raros que tenho é justamente uma edição russa com dois EPs do Future Sound of London (Cascade e Lifeforms) reunidos em um único CD. No discogs está como não oficial.
Mas eu tenho os dois EPs em separados em edições originais também, então acho que está tudo certo.
Uma dúvida: a mídia do cd pirata não é diferente? Pergunto pq o único q tenho assim é uma edição do Snivilisation, clássico do Orbital de 1994, q comprei no site oficial da Livraria Cultura em 2011, e apesar das minhas reclamações, eles nunca deram resposta. Felizmente, encontrei o mesmo Snivilisation em edição oficial anos depois.
Tenho um Kiss Alive 2 russo. O cd é simples , não duplo. E um espetacular vandergraaf generator Pawhearts, russo . Detalhe, ele tem um desenho na mídia...nunca tinha visto isso antes.isso foi comprado no final década de 90
Comprei um cd do Genesis feito na Argentina, sera que é falso???,Dizem que fazem na argentina cds piratas . Mas achei perfeito em todos sentidos...ate o código do cd no núcleo, este código dizem que os falsificadores não fazem,,,Valeu ótimo assunto, abraço Ronaldo
Tem que desconfiar, quando um disco fora de catálogo, aparece do nada por 20 reais rs, muitas lojas de cds colocam esses álbuns russos, não só a galeria do rock, mas várias lojas de cds.
As réplicas russas são muito bem feitas. Comprei um do Ian gillan e só descobri que era pirata quando fui ler o código de barra no discogs pra cadastrar na coleção
Uma duvida.. é comum um cd pirata (russo) ser produzido copiando exatamente a edição brasileira? Por exemplo na contracapa onde aparecem as mensagens em português, feito na zona franca, etc..
Pergunto porque vejo nos sites de venda CDs dos anos 90 aparentemente fora de catalogo e que apareceram muito novos nas fotos, e na foto são edições nacionais.
Sim. Existem várias "fábricas" de CDs russos no Brasil, e copiando inclusive edições nacionais.
Ricardo vc só não disse se compraria o cd do Tool mesmo sabendo que não era oficial, abraço!
Esses cds "Russos" realmente dominaram o mercado. Algumas opiniões aqui demostram isso. Tem uns vendedores do Mercado Livre que vendem esses cds. E, tá na cara que é falsificado. Tem um, em específico, que os cds são todos do mesmo preço. Ademais, tem sempre uma etiqueta/estampa ao lado destes cds. Quem já viu ou comprou os identificará...
Cara esse vídeo veio na hora certa, creio que tenha me deparado com este mesmo vendedor que você citou. Estava achando meio estranho mesmo
@@xjuniorvideos Pois é Cleber, é complicado isso aí. É uma propaganda enganosa. Ao mesmo tempo que o cd não foi fabricado por uma gravadora autorizada aqui no país, não foi fabricado nesses termos lá fora. Ou seja, é falsificado, mesmo sendo uma farsa quase que perfeita. Acaba que compra-se gato por lebre. Não é um cd fidedigno ou original. Mas como disse o Ricardo, ao escuta-lo não há diferença, e o encarte é muito bem feito. De qualquer maneira, é má fé de quem vende, pois se ele falar muitos vão deixar de comprar, fora as questões criminais de direitos autorais.
Etiqueta/estampa com o nome da loja?
@@fernandoalves8492 Para um bom entendedor pingo no "i" é letra. Tem cds raros e importados que nunca saíram em edições nacionais, e são vendidos no ML por um preço bem aquém. Geralmente esses preços são bem parecidos. Tem um cd de um grupo de músicos japoneses de nome Niji Densetsu que lançaram um álbum de tribute ao Rainbow. Logo, esse álbum só saiu em edição japonesa. Já está fora de catálogo. Imagine...um cd original fora de catálogo que só saiu em edição japonesa. Quanto seria hoje? Eu chutaria uns R$ 300,00. No ML eu vi por R$ 79,00. Logo...para um bom entendedor.
@@cescivil2023 Já vi esse vendedor anunciar o Celebration Day do Led Zeppelin em versão jewel case.
Os CDs do Burzum lançados um tempo atrás pela "Somber Music" (que, pelo que vi no Discogs, já nem existe mais) são todos piratas (dá para perceber mesmo, pela qualidade ruim do produto), mas acho que esse seria um bom exemplo de quando é "aceitável" comprar um pirata!... Me sinto mal por não saber quando comprei, mas Burzum né...
Comentei isso no insta mas vale comentar aqui também, comprei 9 CDs no mercado livre, todos lacrados e do mesmo vendedor, sendo a maioria do Iron Maiden e do Led Zeppelin. Na hora de catalogar no discogs vi que TODOS eram cópias, por conta da Matrix do CD que não batia com os originais. Os encartes são completos e com o papel de boa qualidade (melhor que os originais fabricados atualmente, diga-se de passagem), os CDs são prensados e não CD-R, e no caso dos do Iron Maiden, vêm com todas as faixas multimídia certinhas. Porém tem um do Megadeth (Rust In Peace) que no encarte veio escrito "NIVK MENZA" ao invés de "Nick" e "CAPITOL RECORDSS" com um "S" a mais. Mas só por não ter aquela sonoridade horrível do remaster já acho que valeu a pena. Mesmo estando sujeitos a esses errinhos, penso que vale a pena comprar essas versões, pois na maioria dos casos são melhor fabricadas que as originais atuais, um exemplo são as novas prensagens dos CDs do Metallica, que vem com o encarte todo borrado e em baixa resolução, e o papel além de fino as vezes vem na ordem errada.
Sou a favor sim desses bootlegs midia prata com livreto, são perfeitos....que continuem...
Alguns dos meus cds não consegui localizar no Discogs nem pelo código de barras... Será que são piratas?
Sou colecionador também e sinceramente, odeio os CDs intitulados como "russos", sendo que muito deles, são prensados no interior de SP. Eu prefiro não ter o disco, do que comprar um pirata.
Mas pior do que comprar, é ver vendedor anunciando como se fosse original, como já aconteceu comigo e o CD do Cancer (to the gory end), que paguei 65 reais e era um CD pirata anunciado como oficial.
Eu cai agr não caio mais acho isso uma tremenda sacanagem se é pra ouvir pirata eu vou pro streaming
Alguns desses cds pirata são fabricado aqui no Brasil , e vendido como russo
Doidera esse negócio. O caso mais curioso que conheço é o do cd Blackmore's Kingdom, que na verdade nem é dele, é uma gravação do violonista Greg Joy e foi prensado só na Rússia.
Alias, é um baita cd e melhor que qualquer coisa que o Blackmore's Night lançou. Tenho o cd e na época comprei numa loja especializada lá pelos anos 1999/2000.
Pasmem que tem muitas lojas de renome que fazem isso, só não vou citar aqui porque fica chato e posso tomar até processo kkkk. Alias, tem uma bem conceituada no mercado livre, com vendas de cds, principalmente thrash metal.
Tenho um do Liquid Tension II - mídia verde, tenho quase certeza que é russo.
Alguém sabe se o Let It Bleed do Rolling Stones que andam vendendo por aí é original?
Alguém aí sabe qual foi a outra gravadora que foi pega prensando cds piratas? Foi a laser company?
Foi a Rock Brigade , que fez parceria com a Laser Company. Ainda bem que as 2 faliram !!!
eu comprei esse cd , edição argentina acrilica ! Saiu lá as 2 versões, e foram importados para o Brasil. É original sim. O que circula é o cd em versão digifile, igual a americana / europeia, e é vendido a 45,00 , Esse sim é pirata
O Mercado Livre está infestado de CDs russos, tem um vendedor que posta fotos dos cd`s desmontados e na descrição está como edições americanas, alemãs e inglesas (algumas vezes japonesas) mas na verdade 99% são russos.
Comprei 2 piratões russos do Scorpions. In Trance e Virgin Killer. Qualidade gráfica que só a gente colecionador percebe, mas enfim, não vou devolvê-los e farão parte da minha coleção. Porém nunca mais tomarei a attitude de comprar nessa loja
Tenho outros 2 CDs que são "russos" feitos pela própria banda, no caso do Made In Brazil. Tenho o Paulicéia Desvairada e Jack, o Estripador que comprei por 20 reais cada numa banca de CDs montada atrás do palco onde o Made tocou em Araçatuba. Quem estava vendendo era a esposa e o próprio Osvaldo Vecchione que muito gente boa fez questão de autografar os 2 CDs. 2 álbuns que pelo que eu sei não foram lançados oficialmente em CDs, tanto que você não encontra no Discogs. Mas obviamente, esses do Made in Brazil foram uma baita de uma aquisição "russa".
Cara, aconteceu comigo há alguns meses comprando o Forbidden do Black Sabbath. O vendedor comercializava como original no Mercado Livre, não custou barato porque é um cd relativamente raro atualmente, e quando chegou coloquei pra tocar, tudo perfeito, mas com a experiência de ter uma pequena coleção de 300 cds que coleciono há mais de 25 anos, notei que não havia informações da gravadora no disco, apesar do encarte e a própria impressão no cd ser praticamente perfeita. O estranho é que tinha uma música bônus q depois de pesquisar descobri que esta só tinha no cd japonês. Comecei a ver fotos do disco original e pesquisar aqueles códigos de identificação que são registrados na mídia e nada batia, dava código de cd japonês....Aí fiquei p da vida, abri reclamação no mesmo dia e consegui devolver....O q me chamou a atenção é a perfeição da cópia, é mais que um pirata, realmente é uma réplica.
esse é o truque dos russos, os caras copiam tudo e de qualquer país. qualquer cd "japônes" aqui é suspeito, os preços são muito caros lá no japão pra alguém importar pra cá.
Alguém me ajuda?!
Tenho em minha lista de desejos, dois CDs (álbuns) do The cult no mercado livre, o kra me respondeu que é russo, mais o problema que conferi o número de série no discogs, e bate como original, o que eu faço????
todos os cds russos atuais emulam uma edição de outro país
Excelente vídeo... E até hoje a dúvida. Os discos argentinos são licenciados no país ou são piratas como esses russos? Eu comprei o Ozzy em vinil, americano original, mas em cd comprei esse "argentino". Uma observação: viajei para o Chile em Janeiro de 2020, e diferente do que ocorre no Brasil, por lá ainda existe o hábito de comprar discos. Existem muitas, muitas lojas... Será que na Argentina é igual? Poderiam ser originais os discos argentinos?
São originais, sem dúvida. Mas existem também edições piratas sendo vendidas no Brasil. Os próprios itens nacionais muitas vezes são piratas. Tá difícil ...
@@CollectorsRoom_ eu estou achando que muitos cds nacionais "lacrados" podem ser piratas, especialmente no rock internacional. há títulos que foram lançados apenas ocasionalmente e as lojas e vendedores parecem ter quantidades altas de cds lacrados de tal título...
Alguns são originais, a Warner Music opera na Argentina por exemplo, e tem prensagem feita pela LDA. Os CDs argentinos com essas especificações tendem a ser originais.
@@rafaelmoutinho1094 , valeu pela informação. Vou ficar atento!
Ótimo assunto... meu caso é o segunte: comprei um cd americano, na loja virtual cd point, assim que recebi o cd vi no encarte "made in usa" até aí tudo normal, mas depois percebi no acrílico um carimbo escrito " disc made in mexico". Isso é normal?? Aí não intendi nada o cd é americano ou mexicano, ou é pirata??.
Tá correto. As fábricas norte-americanas são no México, isso é sério mesmo. Relaxa que não tem problema.
@@CollectorsRoom_ Obrigado por tirar minha dúvida👍😀
Fala sobre os cds argentino se realmente são original
Pois é. Infelizmente esses CDs russos agora dominam por aqui, já que a indústria fonográfica agoniza no Brasil e até a gigante Sony Music foi embora do país. Sou de São Paulo e provavelmente, talvez eu tenha alguns itens piratas comprados na Galeria do Rock, mas é difícil saber devido a sua incrível perfeição e realmente se você vê um CD que dependendo da gravadora, deveria ser importado e caro, mas tem um preço razoável e vendido no Mercado Livre, então desconfie sempre.
tenho um "bonded by blood" da epoca da laser company (comprei - o no comecinho de 2000). Som ok mas as fotos do encarte saíram em P/B. um amigo comprou - o em uma tiragem mais recente (acho q da Hellion) e as fotos do encarte sao em cores!
Tive tambem o "dreaming neon black" (tb da laser company; posteriormente, na epoca da century media brasil, foi relançado) e nao sei o motivo, entre cada faixa, misteriosamente, era inserido um espaço de uns 2 - 3 segs sem audio entre as faixas, o que lascava a audiçao, a continuidade do album e a cancepçao artistica que a banda teve. Acho que alguem por lá não dominava bem o Nero naqueles tempos ...detalhe extra: a laser comp. também arruinava as artes originais com seus logos enormes e informaçoes inuteis. Ja foram tarde.
Eu acho que o maior problema é não ser avisado que o produto se trata de uma "copia russa" - como dito no final do vídeo falta honestidade de alguns vendedores (ou desconhecimento).
Agora uma duvida eu tenho uma cd do Almah - Motion (versão argentina) que esta cadastrada no discogs normalmente, seria ela uma edição "pirata"?
Abraçoo
outra dúvida: CDs russos são lançados somente em acrílico? Alguém ja viu alguma edição pirata em digipak/digisleeve etc?
Queria saber se por acaso eu comprar um CD digipak dá pra assegurar que é original.
Não. Tem em todos os formatos, mas o mais comum é em acrílico mesmo.