No final das contas o valor final que recebe sempre sera igual para todos os casos o que muda é o valor inicial do titulo, por isso faz diferença quem entra com a taxa mais alta e quem entrou com uma taxa mais baixa, mas quando voce investe o mesmo valor para cada titulo de taxa diferente é como o valor final proporcional a receber no final sera diferente tambem pois o retorno continua sendo proporcional ao que pagou
A questão que não foi falada foi: se eu ficar com título ipca + até o vencimento vou garantir a porcentagem contratada na hora da compra e não a taxa praticada no mercado no dia
Faltou explicar se a taxa caiu e você possui um título com uma taxa maior você vende o título com valorização antecipadamente e o ideal é manter no mínimo 2 anos o título em carteira para pagar o mínimo de imposto de renda na hora da venda devido a taxa regressiva.
Não precisa esperar o vencimento, na verdade esperar quando o título baixar a taxa de juros negociada, ai vc vende a marcação a mercado e recebe o lucro antes do vencimento.
Em resumo... Uma aplicação financeira de renda fixa indexada à inflação (IPCA+) tem um preço que se deprecia com o aumento da taxa Selic, porém o rendimento aumenta.
@@guilherme.cadonhotto Duas dúvidas: 1) Esse spread existe também nos títulos IPCA+ e Prefixados? Para mim eles existem somente nos títulos Tesouro Selic. 2) esse spread sempre existe ou ele é uma penalidade que o TD impõe para desestimular as operações de curtíssimo prazo??
Faltou explicar quando você vende o título antes do vencimento, e na época se a taxa tiver mais baixa, aí o preço sobe e você pode ter um ganho na marcação a mercado?????
Prezado Guilherme Cadonhoto: Se você vender um título e comprar o mesmo, você sempre terá prejuízo, isto porque a quantidade que você vai comprar será menor, isto porque a taxa de desconto será muito maior que a taxa de compra. Pode fazer um teste que você verá
Era extamente essa minha dúvida. Difícil não pensar diferente disso quando, na compra, vc obtém partes/frações do título por certo preço e, se ele fica mais barato, vender seria uma péssima opção, pois daria menos parte/fração do mesmo. Pode explicar isso aí, @guilhermecadonhotto170, na resposta?
Fiz esse tipo de conta muitas vezes, incluindo o IR . Realmente existe uma pequena diferença que não justifica a troca. Um em cada 10 acessares de investimento sabem disso.
Canso de explicar isso aqui para meus amigos, mas eles não conseguem acreditar no que eu estou falando. É incrível...! Já até deixei pra lá. Não explico mais... Um abraço...!!!!!!!
Excelente, Gui! Obrigado pelos vídeo/esclarecimentos! No fundo, parece simplório, mas é um raciocínio "contraintuitivo", e vc "mandou bem", como de costume! Show!
Achei muito interessante dessa aula, porém gostaria de saber se a taxa cair ou seja, sair de 6,70 para 6,00. Quem comprou em janeiro de 2024 a 5% vai ganhar ou deixar de ganhar?
Isso sem contar que o tempo de IOF e IR vão zerar e começar TUDO DE NOVO... Vale mais a pena segurar, esperar as taxas caírem, e vender no positivo com marcação a mercado (se for o caso)😉 Parabéns pela aula Gui! Gostaria de deixar uma sugestão para vídeo, uma vez que não achei "NENHUM" que tratasse "especificamente" sobre estas questões: Ao comprar ETF's: Ganho com valorização? (O fundo investe em si) Ganho com dividendos? (O fundo paga alguma porcentagem) Caso seja um ETF que pague dividendos, este será lançado diretamente na conta da corretora em que o adquiri? Este valor já estará livre de taxas? (Tributação de 15% diretamente na fonte) Pago Imposto de Renda SOMENTE na venda com lucro? Caso o investidor NÃO se enquadre no perfil que tem a OBRIGATORIEDADE de declarar Imposto de Renda (+30K a.a.), mesmo assim, ele deve realizar a declaração caso "apenas" compre (e não venda) Se eu vender com lucro, devo pagar IR de 15%... Mas e se eu vender com prejuízo?! O que "acontece" (além do prejuízo, claro ... 🤭) Caso venda o ETF e tenha obtido lucro, a corretora não fará "nada", e eu devo gerar uma DARF... Como calcular o imposto devido, e "COMO e ONDE" fazer isto?! Há diferenças (em questão de tributação) em fundos brasileiros e estrangeiros? (Quais?!) Geralmente o maior receio dos novos investidores é com relação ao "LEÃO", mas é engraçado que poucos (quase NENHUM) influencers / RUclipsrs comentam sobre.
Titulo público só deve ser vendido atencipado quando as taxas estão caindo, o inveso também é verdadeiro, ou seja compra quando as taxas estão subindo, e diminuir o preço médio, pra mim o mais importante é preço, quando está abaixo do meu preço médio eu compro, penso que todos que investi no tesouro deve saber o preço médio do seu título.
Incrível explicação, obrigado pelo conhecimento para quem iniciantes no investimento comete muito essa falha! Eu seria um, porem abriu minha visão, Deus abençoe ganho um escrito.
E no contexto … em que circunstâncias deveria avaliar um rebalanceamento na carteira de títulos públicos ? Exemplo: vender um prefixado para comprar um IPCA+
Esse vídeo poderia ficar mais completo explicando que a troca te dá possibilidade de arbitrar com uma posterior redução da SELIC (sabe-se lá quando, essa é a essência da aposta). Enfim, travaria a rentabilidade e numa eventualidade de queda da taxa o movimento oposto ocorre (valorização do preço do título) para vender e sair da posição. Uma questão da crença do investidor de para onde a SELIC vai nos próximos anos mais do que a taxa sobre o IPCA em si.
Entendi...a gente perde dinheiro no presente pro gov pra pegar de volta no futuro em 20 anos etc .kkkk....paga a mesa TX ...mas não em cima do mesmo valor principal pois desvalorizou ..então vai receber menos do q o quem comprou a uma TX maior
Nesse caso da marcação a mercado eu ver que está bom para retirar mas não faz muito tempo que tenho o título, vou ter que pagar um IR maior e meu "lucro" ficar elas por elas, certo? Outra dúvida, se faço aportes mensais no IPCA+, fica mais díficil saber quanto vou ter de ganho na venda do titulo
O que acontece na prática se, ao invés de vender, como foi o ensinamento do vídeo, eu continuo aproveitando o aumento do retorno para aportar mais dinheiro no Tesouro Direto 2045? Por exemplo, comprei a 6,10%, depois novamente a 6,50%, e assim sucessivamente.
Para novos aportes, você vai ter vários títulos com preços diferentes, mas no final todos vão valer a mesma coisa. Você vai ter um mix de preços e rentabilidades. O que vai te enriquecer é comprar todo mes e deixar até o vencimento. O 6,10 e o 6,50 são exatamente o mesmo título, o que diferencia é o preço que você vai pagar por eles. Pra quem compra todo mês não faz diferença nenhuma
acredito que seja como as ações, vc terá um "preço médio"..... pq todos vão se ajustar ao Maior percentual (Conforme o vídeo) mas a grande diferença foi o preço que vc pagou
Usando o exemplo da taxa inicial de 5,67. Se o a taxa cair, por exemplo para 3%, seria vantagem vender e comprar na nova taxa, certo? Só que que se ela continuar caindo terei feito um mau negócio
Tudo bem Gui? Entendi que a troca entre títulos de mesmo vencimento não compensa. Mas enquanto as arbitragens entre títulos de diferentes vencimentos e taxas? Quando compensaria?
Obrigado Gui pelo excelente video! Esse é um tema que eu gostaria de ver um especialista explicar. Eu ja criei um excel para fazer esse cálculo e me informar a hora de vender um título que tem uma taxa de 15% de imposto (tabela regressiva) quando existe uma opção melhor no mercado. Dessa forma eu posso calcular e vender um título de IPCA+5,30 que vence em 2026 e possivelmente comparar um IPCA+6,70 que vence futuramente, travando a taxa com juros mais altos.
não existe lucrar com marcação a mercado, isso aí é historinha que vagabundo conta pra enganar trouxa e vender curso. isso só vale se você for vender e colocar em outra coisa completamente diferente ou se for usar o dinheiro. Vender e recomprar não existe
Queria ver um video explicando melhor se deveria investir no IPCA 29 já que ele passou dos 7% ou se é melhor o longo prazo do IPCA 45 Se a taxa ganha do prazo ou o prazo ganha da taxa
A diferença é uma coisa chamada duration do título. No 45 você vai se arriscar muito mais, porque daqui até lá pode acontecer muito mais coisas do que daqui até 2029. Porém, se vc ficar pegando sempre o mais curto e recomprando quando vence, você vai ter menos patrimônio no final, porque vai ficar pagando imposto várias vezes, toda vez que vencer.
@@georgehenriquebatista287 estou nessa...fiz aportes em cima de 7,01%, pois esse ipca29 é para meu objetivo a curto prazo e depois incrementar um aporte no meu objetivo 2031. Depois pretendo melhorar o de 2035, pra enfim chegar perto do milhão em 2040...vamos ver...kkkkkk
Comprei na época titulos IPCA+ 2026 5,21% / 5,45% meus titulos valorizaram ? fiquei um tanto preocupado pelo fato da Selic esta quase batendo 12%, pretendo resgatar somente no final , obrigado desde já
se voce pretende resgatar somente no final, nao tem que se preocupar, vai receber o percentual contratado, ou seja o ipca + 5,21% e 5,45%. no caso do resgate no vencimento do titulo, não há marcação a mercado.
Você vai receber o vna , se você olhar o preço do título de 5% e comparar com o título de 6%provavelmente você comprou mais barato do que com a taxa de 6% .
É exatamente igual o que acontece com as Ações... Quando vc compra uma ação, o preço dela é uma previsão de lucro, se ela desvaloriza, é a marcação a mercado para ajustar o preço dela a nova previsão de lucro..
Cara ótimo vídeo, mas a dúvida que eu estava quando vim assistir esse vídeo é a seguinte: Quem está com prejuízo por ter comprado a uma taxa de 5,7% por ex, e fizer uma nova compra de valor significativo, por ex 50% do valor atual que está aplicado e com prejuízo, ao fazer esse novo aporte com a taxa de 7%, conzegue um “preço médio” melhor? Ou seja, quando a taxa voltar para aprox 6%, você já estaria ou no zero a zero ou até mesmo com lucro. Meu raciocínio está correto?
Não amigo. Não existe preço médio em ativos de renda fixa. Você só tem prejuízo se vender antes do prazo, se levar até o vencimento vai receber exatamente o valor que foi acordado quando vc comprou o título. O título é o mesmo todo santo dia, ele não é um diferente pra cada pessoa ou pra cada dia, ele é o mesmo até vencer. O que muda é o preço que vc vai pagar nele agora, que é representado por aquela taxa ipca+alguma coisa. No dia que vencer, todas as pessoas que compraram vão receber exatamente o mesmo valor por cada título que elas compraram, a rentabilidade vai ser diferente porque cada um foi comprado num preço diferente. Por exemplo, TODOS os títulos pré-fixados vão valer mil reais no vencimento, o que faz vc ganhar mais ou menos é o quanto vc pagou na compra.
O meu amigo, obrigado pela disposição em explicar o assunto. Em relação a carregar até o vencimento, eu concordo com você que todos receberão o mesmo valor pelo ativo, mas pensando em marcação a mercado, eu não concordo com a sua explicação, um dos motivos é que no começo do seu comentário, você disse que não existe preço médio em ativos de renda fixa, mas finalizou dizendo que o que determina a rentabilidade é o preço que você paga em cada um, pois bem, o preço unitário de cada ativo do tesouro varia, assim como sua taxa também varia… Dessa maneira, eu fazendo várias compras consecutivas do MESMO TÍTULO, em momentos que as taxas e os preços do título variam, eu consigo sim um preço médio estimado, não só do valor dos títulos, mas tb das taxas. Inclusive após ver esse vídeo eu aumentei minha posição em IPCA + 2045, no momento da compra a taxa estava bem próxima dos 7%, e agora recuou para perto dos ~6,6%, a minha compra inicial a um tempo atrás foi a uma taxa de ~5,8%, eu estava com um certo valor de prejuízo, após a compra com a taxa próxima de 7%, e esse recuo da taxa para 6,6%, o meu prejuízo já diminuiu significativamente, isso pq uma pequena variação na taxa influência muito na rentabilidade devido ao vencimento desse título ser longo (IPCA+2045), a interpretação disso é que eu “aumentei” a média da minha taxa contratada, e se antes eu precisaria que ela retornasse para a casa dos ~5,5% para poder ver meu investimento no azul novamente, agora quando ela retornar para a casa dos ~6% ele já vai estar no azul.
Eu tenho 75k em ipca+6,10 2045, vendo uma perda de 13,29% desse valor. Fiquei pensando se compensaria amargar a perda de uns 10k para aproveitar as oportunidades em boas empresas que hj estao super descontadas na bolsa.
@@natamatos8547 entendo. Pra ser justo com ele, todo mundo achou que hoje a taxa estaria menor. Eu mesmo peguei um a 6% ano passado e hoje tô no vermelho. Mas eh uma boa taxa no longo prazo.
Como não poderia deixar de ser, mais uma explicação totalmente correta. Mas com toda a umildade, este leigo aqui, após ler a papelada didática fornecida pelo tesouro, formulou para convencimento de sí proprio a seguinte explicação (que talvez seja útil para algum outro leigo tanto quanto) : se ao longo dos anos várias pessoas compraram uma unidade do título IPCA+ 2045 cada uma com uma taxa de compra diferente, independente disso todos vão receber o mesmo valor desta unidade de título no vencimento em 2045. O que houve de diferença entre eles foram as taxas de desconto que vigoravam nos dias de suas compras e esta vantagem/desvantagem já ficou no passado e não pode ser alterada. Aquele que comprou com taxa 6,7% precisou pagar um valor menor na compra do que aquele que comprou por 5%, porque o valor de compra dele multiplicado pelos 6,7% anuais já chegará ao valor do título em 2045.
Faça um vídeo sobre prejuizo no Tesouro Selic 2029. Em 01/04/2023 a taxa do Tesouro Selic estava 13,75%. Comprei a Selix + 0,183 Quantidade: 0,38 - Valor pago R$ 4.902,12. Dai que dia 15/01/2024 o saldo/rendimento estava R$ 5.401,31 e fiz a resgate antecipado de R$ 1.136,61 (0,08). No dia seguinte estava com apenas R$ 3.870,10 (?)... não entendi o porquê. O IR (imposto de renda), seria 87,36 (17,59)... A conta não bateu. Acho que foi o infesso dessa que vc explica. No caso Tesouro Selic a taxa era 13,75% (01/04/2023) e em 01/01/2024 a taxa Selic baixou para 11,25%. Com isso tive prejuizo. Mas não sei fazer o cálculo nesse caso.
Segredo: Acumule mais títulos e tenha em mente de segurar até o final, se no meio do caminho tocar uma boa marcação a mercado, se desfaça de uma parte e diversifique novamente em uma cesta de boas ações e bons fundos imobiliários??
Mas quando entro no título que fiz vários aportes, aparece o valor investido, a taxa contratada e a rentabilidade de cada aporte😔 Entendi a questão do valor , não entendi o valor da taxa ser maior mesmo tendo contratada menor, isso quer dizer se comprar ela com taxa maior e ela passar pagar taxa menor também vou receber a menor🫣 ?
acredito que somente quando a taxa tiver menor que a sua contratada! Ai vc vai estar no lucro. A vantagem de ter comprado ipca + 6,77 2045 é que, se antes de 2045 tiver um ipca +5, vc vai poder vender e lucrar
Acho que não entendi, fiz as contas no meu caso e vale muito a pena trocar uma renda fixa de 12,35% para 14,40% mesmo sabendo que o valor reinvestido vai ser menor pela marcação a mercado. O mesmo acontece para o Educa+. To confuso.
Muito boa explicação, então o contrário é verdadeiro, compra com taxa alta e saca quando esta baixa, pois o valor do titulo aumenta e posso investir em um ativo mais atrativo, esta certo esse raciocínio?
Questão de curiosidade: MARCAÇÃO A MERCADO se for ao contrário. Se eu pegar hoje (IPCA +7%) e na metade do ano que vem estiver (IPCA +5) dará para rentabilizar com isso? Aulão gui, vc foi a primeira pessoa que me fez entender como essa bagaça funciona ✌🏿
Exatamente Fell. Se comprar à IPCA+ 7% e vender à IPCA+ 5% vai ganhar bastante na marcação à mercado, e quanto maior o prazo de vencimento maior esse efeito.
@@guilherme.cadonhotto pra ganhar na marcação a mercado, no caso de vender o título, é diretamente via a corretora que você comprou? É só escolher "Resgatar" ?
daí vc vai vender e colocar o dinheiro aonde? se tudo vai estar rendendo menos. Não tem essa de ganhar dinheiro com marcação a mercado, isso é engana trouxa de vendedor de curso vagabundo
Ótima vídeo, so faltou a simulação com vencimentos diferentes: Trocar um papel IPCA+2029 por IPCA+2045. Seria um ótimo vídeo. Parabéns!
No final das contas o valor final que recebe sempre sera igual para todos os casos o que muda é o valor inicial do titulo, por isso faz diferença quem entra com a taxa mais alta e quem entrou com uma taxa mais baixa, mas quando voce investe o mesmo valor para cada titulo de taxa diferente é como o valor final proporcional a receber no final sera diferente tambem pois o retorno continua sendo proporcional ao que pagou
A questão que não foi falada foi: se eu ficar com título ipca + até o vencimento vou garantir a porcentagem contratada na hora da compra e não a taxa praticada no mercado no dia
Obrigada entendi agora jkkkk
antes de ler esse comentário eu já tava pensando "então não vale a pena nunca comprar essa desgraça" 😂
@@waltherwalkervale sim, pois vc pode ganhar bem mais com a marcação a mercado!
@@waltherwalkerse for um governo de esquerda compensa sim
sim quem esperar o vencimento vai receber o contratado,,isso so è ruim para quem precisa da grana por nao ter reserva de emergencia..
Explicação “simples” mas muito clara. Parabéns!! Explicou com contas simplistas. Muito bom!
E muito errada
Amei sua explicação! Já tinha buscado essa respostas em vários posts! De maneira didática vc me tranquilizou! Obrigada!
O cara explicou a marcação a mercado sem falar de marcação a mercado.
Ele falou...
Né?😂 Fiquei esperando ele explicar o inverso 🤷♂️
Faltou explicar se a taxa caiu e você possui um título com uma taxa maior você vende o título com valorização antecipadamente e o ideal é manter no mínimo 2 anos o título em carteira para pagar o mínimo de imposto de renda na hora da venda devido a taxa regressiva.
Falou sim. 9:38
Pior que ele fala mesmo, nem prestei atenção
Fora a alíquota do IR que vai ser maior sobre o rendimento do que lá na frente.
Se esperar o prazo contratado todos irao receber um vna. Nao tem como ter prejuízo. O prejuizo é so se vc resgatar antes.
Não precisa esperar o vencimento, na verdade esperar quando o título baixar a taxa de juros negociada, ai vc vende a marcação a mercado e recebe o lucro antes do vencimento.
Mandou bem! Explicação simples de marcação a mercado e marcação na curva!
Excelente explicação de marcação a mercado. Show.
😂😂😂 Quando eu achava que já entendia como funciona o tesouro direto me aparece outra coisa.
😂😂😂
Você é muito bom e didático!!!
Parabéns
Mesmo comprando a IPCA + 6,73% , eu ainda estou com prejuízo. Marcação a mercado é fogo. Mas se a taxa cair , planejo lucrar com a marcação a mercado.
Só é prejuízo se você realizar.
Exato. Tem que ter paciência
E eu que tenho ipca 2045 a 4,09 comprado em 2019, nunca saiu do vermelho 😂
Um vídeo fazendo o racional para papéis privados, como debentures, CRAS e CRIS tb seria interessante....
Em resumo... Uma aplicação financeira de renda fixa indexada à inflação (IPCA+) tem um preço que se deprecia com o aumento da taxa Selic, porém o rendimento aumenta.
Faltou falar sobre o spread de 0,12% entre a aplicação e o resgate.
Eu não entrei no detalhe exato da diferença mas cheguei a mencionar, mas obrigado por comentar.
@@guilherme.cadonhotto Duas dúvidas:
1) Esse spread existe também nos títulos IPCA+ e Prefixados? Para mim eles existem somente nos títulos Tesouro Selic.
2) esse spread sempre existe ou ele é uma penalidade que o TD impõe para desestimular as operações de curtíssimo prazo??
@@guilherme.cadonhotto Parabéns pelo trabalho de qualidade!
Mestre Gui. Obrigado pela simplicidade e valor de conteúdo nas suas explicações.
Parabéns pelo conteúdo, canal de qualidade!
Faltou explicar quando você vende o título antes do vencimento, e na época se a taxa tiver mais baixa, aí o preço sobe e você pode ter um ganho na marcação a mercado?????
Muito, bem explicativo essa análise.👏👏👏
Boa noite a todos 🙏
Prezado Guilherme Cadonhoto: Se você vender um título e comprar o mesmo, você sempre terá prejuízo, isto porque a quantidade que você vai comprar será menor, isto porque a taxa de desconto será muito maior que a taxa de compra.
Pode fazer um teste que você verá
Era extamente essa minha dúvida. Difícil não pensar diferente disso quando, na compra, vc obtém partes/frações do título por certo preço e, se ele fica mais barato, vender seria uma péssima opção, pois daria menos parte/fração do mesmo. Pode explicar isso aí,
@guilhermecadonhotto170, na resposta?
Sim. Não gostei da explicação dele.
Se vc vender hoje, terá prejuízo. Ele não deixou isso claro
no 11:10 ele fala sim
Legal, vc faz parecer que é vantajoso, mas a conclusao é que o lucro vem aos pouqinhos, porém o prejuizo é imediato.
Fiz esse tipo de conta muitas vezes, incluindo o IR . Realmente existe uma pequena diferença que não justifica a troca. Um em cada 10 acessares de investimento sabem disso.
Estava com essa dúvida esses dias. Obrigado
excelente explicação
Obrigado
eiiitaaaa ..kkkk que da hora Não sabia dessa .
Excelente explicação, tinha essa dúvida 😊
Espetacular o vídeo👏💰
Explicação perfeita.
GUI, O MELHORRRRRRRRRRRRR
como calcular a marcação a mercado? se diminuir 2 % da taxa de hoje?
Canso de explicar isso aqui para meus amigos, mas eles não conseguem acreditar no que eu estou falando. É incrível...!
Já até deixei pra lá. Não explico mais...
Um abraço...!!!!!!!
Assim que eu gosto, explicando de um jeito que uma criança de 5 anos entenderia (as vezes eu me sinto assim kkk)
Excelente explicação. Não sabia disso.
Excelente explicação. Obrigado.
Se carregar até o vencimento não tem crise... não vai perder nunca. Mas a galera é impaciente com essa besteira de fazer marcação a mercado.
Interessante! Não sabia disto.
Excelente, Gui! Obrigado pelos vídeo/esclarecimentos! No fundo, parece simplório, mas é um raciocínio "contraintuitivo", e vc "mandou bem", como de costume! Show!
O cara me explicou oq ninguém tá explicando
Aula top!!
Excelente vídeo 👏
Agora eu entendi o que é a marcação a mercado. Top!
Eu estava com essa dúvida...já iria fazer a venda deles para recomprar. Depois do vídeo fico tranquilo.
Comprar com taxa mais alta é bom para marcação a mercado.
Achei muito interessante dessa aula, porém gostaria de saber se a taxa cair ou seja, sair de 6,70 para 6,00. Quem comprou em janeiro de 2024 a 5% vai ganhar ou deixar de ganhar?
Puta aula.., obrigado
Faria muita diferença nesta média de pvp, retirar os fundos que estão com problemas. Hctr, tord, xppr e etc?
Adorei essa tela que você usou!!! Onde se encontra uma assim para comprar?
É da Samsung. Lousa digital.
Isso sem contar que o tempo de IOF e IR vão zerar e começar TUDO DE NOVO...
Vale mais a pena segurar, esperar as taxas caírem, e vender no positivo com marcação a mercado (se for o caso)😉
Parabéns pela aula Gui!
Gostaria de deixar uma sugestão para vídeo, uma vez que não achei "NENHUM" que tratasse "especificamente" sobre estas questões:
Ao comprar ETF's:
Ganho com valorização? (O fundo investe em si)
Ganho com dividendos? (O fundo paga alguma porcentagem)
Caso seja um ETF que pague dividendos, este será lançado diretamente na conta da corretora em que o adquiri? Este valor já estará livre de taxas? (Tributação de 15% diretamente na fonte)
Pago Imposto de Renda SOMENTE na venda com lucro?
Caso o investidor NÃO se enquadre no perfil que tem a OBRIGATORIEDADE de declarar Imposto de Renda (+30K a.a.), mesmo assim, ele deve realizar a declaração caso "apenas" compre (e não venda)
Se eu vender com lucro, devo pagar IR de 15%... Mas e se eu vender com prejuízo?! O que "acontece" (além do prejuízo, claro ... 🤭)
Caso venda o ETF e tenha obtido lucro, a corretora não fará "nada", e eu devo gerar uma DARF... Como calcular o imposto devido, e "COMO e ONDE" fazer isto?!
Há diferenças (em questão de tributação) em fundos brasileiros e estrangeiros? (Quais?!)
Geralmente o maior receio dos novos investidores é com relação ao "LEÃO", mas é engraçado que poucos (quase NENHUM) influencers / RUclipsrs comentam sobre.
Titulo público só deve ser vendido atencipado quando as taxas estão caindo, o inveso também é verdadeiro, ou seja compra quando as taxas estão subindo, e diminuir o preço médio, pra mim o mais importante é preço, quando está abaixo do meu preço médio eu compro, penso que todos que investi no tesouro deve saber o preço médio do seu título.
acho que a explicação do vídeo não se aplica a quem tem pagamento de de cupom semestral... aí vai receber mais se trocar os títulos... creio...
Incrível explicação, obrigado pelo conhecimento para quem iniciantes no investimento comete muito essa falha! Eu seria um, porem abriu minha visão, Deus abençoe ganho um escrito.
Boa Bruno, que bom que eu consegui te ajudar. Tmj, abraços.
Resumindo: faça sua reserva de emergência e compre os títulos para resgatar no vencimento!!! Não tem erro...
rapaz essa é nova, nao sabia disso,
Por essas e outras só compro selic, sem dor de cabeça
Esclareça uma dúvida. O imposto incide sobre os juros ou sobre IPCA mais juros?
Sobre o total, IPCA+ juros.
@guilhermecadonhotto170 Obrigado, mas desta forma quando o ipca sobe o rendimento líquido diminui.
Isso é uma enganação total. E sobre o total qnd deveria ser apenas sobre os juros.
@@fabiomartins7709claro q n ai ia ser facil de mais. Lembre-se quanto maior a inflação, pior fica o rendimento líquido.
E no contexto … em que circunstâncias deveria avaliar um rebalanceamento na carteira de títulos públicos ? Exemplo: vender um prefixado para comprar um IPCA+
Comprei a NTN-B a 6,50 e vendi a 5,70. Agora comprei a 6,70.. esperar pra vender.
Esse vídeo poderia ficar mais completo explicando que a troca te dá possibilidade de arbitrar com uma posterior redução da SELIC (sabe-se lá quando, essa é a essência da aposta). Enfim, travaria a rentabilidade e numa eventualidade de queda da taxa o movimento oposto ocorre (valorização do preço do título) para vender e sair da posição. Uma questão da crença do investidor de para onde a SELIC vai nos próximos anos mais do que a taxa sobre o IPCA em si.
Entendi...a gente perde dinheiro no presente pro gov pra pegar de volta no futuro em 20 anos etc .kkkk....paga a mesa TX ...mas não em cima do mesmo valor principal pois desvalorizou ..então vai receber menos do q o quem comprou a uma TX maior
Nesse caso da marcação a mercado eu ver que está bom para retirar mas não faz muito tempo que tenho o título, vou ter que pagar um IR maior e meu "lucro" ficar elas por elas, certo?
Outra dúvida, se faço aportes mensais no IPCA+, fica mais díficil saber quanto vou ter de ganho na venda do titulo
O que acontece na prática se, ao invés de vender, como foi o ensinamento do vídeo, eu continuo aproveitando o aumento do retorno para aportar mais dinheiro no Tesouro Direto 2045? Por exemplo, comprei a 6,10%, depois novamente a 6,50%, e assim sucessivamente.
Para novos aportes, você vai ter vários títulos com preços diferentes, mas no final todos vão valer a mesma coisa. Você vai ter um mix de preços e rentabilidades. O que vai te enriquecer é comprar todo mes e deixar até o vencimento. O 6,10 e o 6,50 são exatamente o mesmo título, o que diferencia é o preço que você vai pagar por eles. Pra quem compra todo mês não faz diferença nenhuma
acredito que seja como as ações, vc terá um "preço médio"..... pq todos vão se ajustar ao Maior percentual (Conforme o vídeo) mas a grande diferença foi o preço que vc pagou
Usando o exemplo da taxa inicial de 5,67. Se o a taxa cair, por exemplo para 3%, seria vantagem vender e comprar na nova taxa, certo? Só que que se ela continuar caindo terei feito um mau negócio
Não.
Se ele cair pra 3%, vc vende e terá lucro… e será um ótimo negócio!
Mas eu não recomendaria “recomprar” a 3% , pq historicamente é uma taxa baixa
Show 🎉
Tudo bem Gui? Entendi que a troca entre títulos de mesmo vencimento não compensa. Mas enquanto as arbitragens entre títulos de diferentes vencimentos e taxas? Quando compensaria?
Bom tema para um vídeo, vou gravar.
Obrigado Gui pelo excelente video!
Esse é um tema que eu gostaria de ver um especialista explicar.
Eu ja criei um excel para fazer esse cálculo e me informar a hora de vender um título que tem uma taxa de 15% de imposto (tabela regressiva) quando existe uma opção melhor no mercado.
Dessa forma eu posso calcular e vender um título de IPCA+5,30 que vence em 2026 e possivelmente comparar um IPCA+6,70 que vence futuramente, travando a taxa com juros mais altos.
IPCA+ 5% só sofre marcação a mercado positiva para uma SELIC abaixo de 8%?
Então para lucrar a marcação a mercado é olhar o preço unitário pago no ato da aquisição e o preço hoje negociado?
não existe lucrar com marcação a mercado, isso aí é historinha que vagabundo conta pra enganar trouxa e vender curso. isso só vale se você for vender e colocar em outra coisa completamente diferente ou se for usar o dinheiro. Vender e recomprar não existe
Queria ver um video explicando melhor se deveria investir no IPCA 29 já que ele passou dos 7% ou se é melhor o longo prazo do IPCA 45
Se a taxa ganha do prazo ou o prazo ganha da taxa
Tempo sempre ganha de taxa. SEMPRE!!!
A diferença é uma coisa chamada duration do título. No 45 você vai se arriscar muito mais, porque daqui até lá pode acontecer muito mais coisas do que daqui até 2029. Porém, se vc ficar pegando sempre o mais curto e recomprando quando vence, você vai ter menos patrimônio no final, porque vai ficar pagando imposto várias vezes, toda vez que vencer.
@@georgehenriquebatista287 estou nessa...fiz aportes em cima de 7,01%, pois esse ipca29 é para meu objetivo a curto prazo e depois incrementar um aporte no meu objetivo 2031. Depois pretendo melhorar o de 2035, pra enfim chegar perto do milhão em 2040...vamos ver...kkkkkk
Comprei na época titulos IPCA+ 2026 5,21% / 5,45% meus titulos valorizaram ? fiquei um tanto preocupado pelo fato da Selic esta quase batendo 12%, pretendo resgatar somente no final , obrigado desde já
se voce pretende resgatar somente no final, nao tem que se preocupar, vai receber o percentual contratado, ou seja o ipca + 5,21% e 5,45%. no caso do resgate no vencimento do titulo, não há marcação a mercado.
Esse raciocínio, também serve para CDB?
Será que vale pra prefixado????
Ou seja... se meu ativo de 5% subiu para 6% ele desvaloriza o valor para que proporcionalmente o rendimento no final do prazo seja os 5% contratado?
exatamente.
Há..então no final das contas vai receber a TX de 5 % mesmo ...e ainda pagar IR .....melhor ficar em boas ações mesmo ....@@DuqueEstrada1
Você vai receber o vna , se você olhar o preço do título de 5% e comparar com o título de 6%provavelmente você comprou mais barato do que com a taxa de 6% .
@@marifran7889 Ter renda fixa, dentro de uma carteira é importante para estratégia com objetivo e tempo estipulado
É exatamente igual o que acontece com as Ações...
Quando vc compra uma ação, o preço dela é uma previsão de lucro, se ela desvaloriza, é a marcação a mercado para ajustar o preço dela a nova previsão de lucro..
Cara ótimo vídeo, mas a dúvida que eu estava quando vim assistir esse vídeo é a seguinte: Quem está com prejuízo por ter comprado a uma taxa de 5,7% por ex, e fizer uma nova compra de valor significativo, por ex 50% do valor atual que está aplicado e com prejuízo, ao fazer esse novo aporte com a taxa de 7%, conzegue um “preço médio” melhor? Ou seja, quando a taxa voltar para aprox 6%, você já estaria ou no zero a zero ou até mesmo com lucro. Meu raciocínio está correto?
Não amigo. Não existe preço médio em ativos de renda fixa. Você só tem prejuízo se vender antes do prazo, se levar até o vencimento vai receber exatamente o valor que foi acordado quando vc comprou o título. O título é o mesmo todo santo dia, ele não é um diferente pra cada pessoa ou pra cada dia, ele é o mesmo até vencer. O que muda é o preço que vc vai pagar nele agora, que é representado por aquela taxa ipca+alguma coisa. No dia que vencer, todas as pessoas que compraram vão receber exatamente o mesmo valor por cada título que elas compraram, a rentabilidade vai ser diferente porque cada um foi comprado num preço diferente. Por exemplo, TODOS os títulos pré-fixados vão valer mil reais no vencimento, o que faz vc ganhar mais ou menos é o quanto vc pagou na compra.
O meu amigo, obrigado pela disposição em explicar o assunto. Em relação a carregar até o vencimento, eu concordo com você que todos receberão o mesmo valor pelo ativo, mas pensando em marcação a mercado, eu não concordo com a sua explicação, um dos motivos é que no começo do seu comentário, você disse que não existe preço médio em ativos de renda fixa, mas finalizou dizendo que o que determina a rentabilidade é o preço que você paga em cada um, pois bem, o preço unitário de cada ativo do tesouro varia, assim como sua taxa também varia… Dessa maneira, eu fazendo várias compras consecutivas do MESMO TÍTULO, em momentos que as taxas e os preços do título variam, eu consigo sim um preço médio estimado, não só do valor dos títulos, mas tb das taxas. Inclusive após ver esse vídeo eu aumentei minha posição em IPCA + 2045, no momento da compra a taxa estava bem próxima dos 7%, e agora recuou para perto dos ~6,6%, a minha compra inicial a um tempo atrás foi a uma taxa de ~5,8%, eu estava com um certo valor de prejuízo, após a compra com a taxa próxima de 7%, e esse recuo da taxa para 6,6%, o meu prejuízo já diminuiu significativamente, isso pq uma pequena variação na taxa influência muito na rentabilidade devido ao vencimento desse título ser longo (IPCA+2045), a interpretação disso é que eu “aumentei” a média da minha taxa contratada, e se antes eu precisaria que ela retornasse para a casa dos ~5,5% para poder ver meu investimento no azul novamente, agora quando ela retornar para a casa dos ~6% ele já vai estar no azul.
Trabalho e prejuízos, ora se comprei por 1.300 e vendi por 1.100 está caracterizado; ao contrário seria lucros!
Eu tenho 75k em ipca+6,10 2045, vendo uma perda de 13,29% desse valor. Fiquei pensando se compensaria amargar a perda de uns 10k para aproveitar as oportunidades em boas empresas que hj estao super descontadas na bolsa.
Mas isso vale pra venda antecipada ou só pra quem carrega até o final?
Só para venda antecipada
O problema e quando um assessor te enganou dizendo que iria ter ganho em MaM em 2 anos, e agora estou amargando prejuízo e preciso do donheiro
Fez um investimento de longo prazo precisando do dinheiro? Tenso
@pontoancora iria precisar em dois anos (que e agora,) e acreditei em um assessor por não ter conhecimento na epoca
@@natamatos8547 entendo. Pra ser justo com ele, todo mundo achou que hoje a taxa estaria menor. Eu mesmo peguei um a 6% ano passado e hoje tô no vermelho. Mas eh uma boa taxa no longo prazo.
Aorendir ue tem wue levar o titulo ate o fime vencimento nao precisa vender.❤❤
Como não poderia deixar de ser, mais uma explicação totalmente correta. Mas com toda a umildade, este leigo aqui, após ler a papelada didática fornecida pelo tesouro, formulou para convencimento de sí proprio a seguinte explicação (que talvez seja útil para algum outro leigo tanto quanto) : se ao longo dos anos várias pessoas compraram uma unidade do título IPCA+ 2045 cada uma com uma taxa de compra diferente, independente disso todos vão receber o mesmo valor desta unidade de título no vencimento em 2045. O que houve de diferença entre eles foram as taxas de desconto que vigoravam nos dias de suas compras e esta vantagem/desvantagem já ficou no passado e não pode ser alterada. Aquele que comprou com taxa 6,7% precisou pagar um valor menor na compra do que aquele que comprou por 5%, porque o valor de compra dele multiplicado pelos 6,7% anuais já chegará ao valor do título em 2045.
Não é bem assim, tudo depende da data em que comprou, você pode pagar um valor menor com uma taxa menor
No tesouro direto, o tempo vale mais que a taxa; ou seja: uma taxa de 5% hoje, pode ser melhor que uma taxa de 6% daqui a um ano.
Sim, isso se chama VNI, Valor Nominal Atualizado. Que é o que TODO mundo vai receber no vencimento do título
TOP
Faça um vídeo sobre prejuizo no Tesouro Selic 2029.
Em 01/04/2023 a taxa do Tesouro Selic estava 13,75%. Comprei a Selix + 0,183
Quantidade: 0,38 - Valor pago R$ 4.902,12.
Dai que dia 15/01/2024 o saldo/rendimento estava R$ 5.401,31 e fiz a resgate antecipado de R$ 1.136,61 (0,08).
No dia seguinte estava com apenas R$ 3.870,10 (?)... não entendi o porquê. O IR (imposto de renda), seria 87,36 (17,59)... A conta não bateu.
Acho que foi o infesso dessa que vc explica. No caso Tesouro Selic a taxa era 13,75% (01/04/2023) e em 01/01/2024 a taxa Selic baixou para 11,25%. Com isso tive prejuizo. Mas não sei fazer o cálculo nesse caso.
A 6,70 a chance de ganhar na marcação a mercado aumenta 😊
Podemos dizer que o tesouro direto é renda variável como as ações?
não, não, não.... no tesouro direto você sabe quanto vai ganhar se levar o título até o final, e isto é que importa p/ classificar o investimento
Segredo: Acumule mais títulos e tenha em mente de segurar até o final, se no meio do caminho tocar uma boa marcação a mercado, se desfaça de uma parte e diversifique novamente em uma cesta de boas ações e bons fundos imobiliários??
E no vencimento, o que acontece? Qual a taxa que receberei??!!😮
a taxa contratada
Obrigado Gui pela explicação super didática e por dividir seus conhecimentos conosco. Grande abraço.
Então só o Tesouro Selic vale a pena fazer a troca?
Não vale tbm pq vc vai pagar aliquota maior de IR. O selic tbm marca a mercado mas como a taxa extra é baixinha você mal percebe.
Em um cenário onde a título está sendo negociado a uma taxa mais baixa que aquela que foi comprado, vale a pena vender??
sim, vale a pena resgatar
Mas quando entro no título que fiz vários aportes, aparece o valor investido, a taxa contratada e a rentabilidade de cada aporte😔
Entendi a questão do valor , não entendi o valor da taxa ser maior mesmo tendo contratada menor, isso quer dizer se comprar ela com taxa maior e ela passar pagar taxa menor também vou receber a menor🫣 ?
Obrigada pela explicação!
Mas e se o % abaixa para 4,5% daqui 2 anos ? Não é melhor ter um 6,7% que vai continuar rendendo 6,7% do que um 5%, que vai voltar a render 5%?
A lógica eh a mesma. Sempre vai estar ajustado.
Eu comecei a comprar 5,37 a taxa só subiu pretendo continuar comprando os meus títulos ipca 2045
E se for para efetuar Marcação a mercado?
acredito que somente quando a taxa tiver menor que a sua contratada! Ai vc vai estar no lucro. A vantagem de ter comprado ipca + 6,77 2045 é que, se antes de 2045 tiver um ipca +5, vc vai poder vender e lucrar
É vantagem comprar IPCA + 7 porque tá muito alto, esperar ele abaixar por exemplo para IPCA + 4 e lucrar? Daria para lucrar desse jeito?
Especulando que ele vai cair, claro
Acho que não entendi, fiz as contas no meu caso e vale muito a pena trocar uma renda fixa de 12,35% para 14,40% mesmo sabendo que o valor reinvestido vai ser menor pela marcação a mercado. O mesmo acontece para o Educa+. To confuso.
Muito boa explicação, então o contrário é verdadeiro, compra com taxa alta e saca quando esta baixa, pois o valor do titulo aumenta e posso investir em um ativo mais atrativo, esta certo esse raciocínio?
Perfeito.
Sim!!!! Só presta atenção na taxa do imposto de renda antes de vender
Depois cripto que é complicado
Questão de curiosidade: MARCAÇÃO A MERCADO se for ao contrário. Se eu pegar hoje (IPCA +7%) e na metade do ano que vem estiver (IPCA +5) dará para rentabilizar com isso?
Aulão gui, vc foi a primeira pessoa que me fez entender como essa bagaça funciona ✌🏿
Exatamente Fell. Se comprar à IPCA+ 7% e vender à IPCA+ 5% vai ganhar bastante na marcação à mercado, e quanto maior o prazo de vencimento maior esse efeito.
Nesse caso uns 30%-40% de ganho no 2045, por isso o pessoal fala tanto que IPCA+6 é oportunidade.
@@guilherme.cadonhottose não vender na marcação a mercado, você ganha muito mais no vencimento
@@guilherme.cadonhotto pra ganhar na marcação a mercado, no caso de vender o título, é diretamente via a corretora que você comprou? É só escolher "Resgatar" ?
daí vc vai vender e colocar o dinheiro aonde? se tudo vai estar rendendo menos. Não tem essa de ganhar dinheiro com marcação a mercado, isso é engana trouxa de vendedor de curso vagabundo
na verdade o cara vai perder duas X pois ele vai pagar IMPOSTO DE REDENDA na retirada e depois qdo o titulo vencer
.. KKK