Teorias Geopolíticas #3 | Eurasianismo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • Qual o papel da Rússia hoje? Como se enxerga um país que, dos destroços da hecatombe soviética conseguiu se reerguer enquanto potência energética e desde a anexação da Crimeia consegue se manter poderoso, ainda que sofrendo sanções do Ocidente? No vídeo de hoje, vamos apresentar as principais características do pensamento geopolítico russo atual, que se baseia na teoria do Eurasianismo.
    --------------------------------------
    Fale conosco!
    Nosso e-mail: redesepoder@gmail.com
    --------------------------------------
    Acompanhe nossas redes:
    / redesepoder
    / redesepoder
    / redesepoder

Комментарии • 12

  • @victorfreire2974
    @victorfreire2974 3 года назад +4

    excelente, como sempre

  • @arthuralbuquerque2926
    @arthuralbuquerque2926 3 года назад +5

    Rapaz, és muito bom em sintetizar, identificando as linhas-de-força gerais dos sistemas, a especificidade de cada projeto. Acompanharei teu canal daqui por diante. Parabéns!
    Um adendo: apenas senti falta de uma articulação mais dialética entre o Projeto para o Novo Século Americano (PNSA) e a resposta geopolítica do Eurasianismo. Falo em termos estratégico-militares: praticamente o mesmo desde Clinton (via Gen. Zbig), apenas com uma parcial "suspensão" durante o mandato de Trump; e, do lado Russo, rigorosamente o mesmo, apenas mais avançado na aliança sino-irano-russa. O declínio da parte sul-global do BRICS decorre desse embate, penso. Me parece (pelas leituras que venho fazendo dos livros de Pepe Escobar - conheces? Usa-o?) que os modernos paradigmas de guerra irregular e guerra híbrida, hoje talvez na sua segunda etapa histórica (indo ao "pós-revoluções coloridas"), descendem sobretudo daí. Penso que é este choque que determina a linha mestra das relações exteriores e econômicas das grandes potências (cujos confrontos territoriais se dão, desde o fim dos 90's, nas fronteiras subterrâneas dos oleodutos e, agora com o Nord Stream 2, gasodutos - vide Ucrânia x Moscou x Alemanha).
    Tens intimidade com esta parte militar da geopolítica também? O que achas de fazer um vídeo a respeito? A pauta é quente. Poderia potencializar muito a visibilidade do teu canal.
    Abraço.

    • @redesepoder
      @redesepoder  3 года назад +1

      Grande Arthur! Essas pautas são realmente muito, muito quentes, assim como é imperativo debater a pauta militar da geopolítica. Infelizmente, não tenho muito conhecimento aprofundado - e confesso que acredito que haja falta de rigor no debate a respeito do tema. Li o livro do Korybko, por exemplo, a respeito, e senti que se trata mais de um manual que de um debate aprofundado - ao mesmo tempo em que, infelizmente, ainda não consegui chegar no “A desordem mundial” do grande professor Luiz Alberto Moniz Bandeira, que parece abordar de forma mais sóbria o tema. Nós fizemos um vídeo a respeito da mudança de regime, quem sabe a gente não pode aprofundar esse tópico? O vídeo vc pode conferir aqui: ruclips.net/video/ROBd4W1kO9Y/видео.html

  • @marcelorocha7420
    @marcelorocha7420 3 года назад +2

    Parabéns

  • @lucasazavedo
    @lucasazavedo 2 года назад

    Achei seu canal recentemente, e ele é ótimo. As abordagens são muito bem colocadas. Parabéns!

  • @cleber7567
    @cleber7567 3 года назад +2

    Eu aprendi algumas coisas, vou resumir meus estudos pq acho que pode ser ultil: A geoeconomia é um jogo militar aonde os países grandes buscam influenciar nos outros países, seja ela positiva ou negativa como os EUA faz atualmente e farão muito mais ainda agora, porque já não são mais a maior potência econômica do mundo, até porque no Brasil que tem uma população maior do que nos EUA, ainda assim tem menos desabrigados que nos EUA.
    Então basicamente os EUA usa o método de um cara chamado Karl Haushofer
    pra tentar continuar com sua influência negativa em todo o Ocidente por meio de duras sanções (e apenas isso, sanções!) e a Russia junto com a China já tentam uma aproximação com irã e alemanha e todos os países proximos pra usarem a mesma estratégia só que sem sanções e sim com políticas de desenvolvimento da vida humana em todo o mundo! Diferente dos EUA que não querem que os países do mundo se desenvolvam e cresçam ou compitam com os EUA.
    Resumão: Nessa guerra da geoeconomia temos a China que já acabou com a extrema pobreza no país todo, enquanto os EUA empobrece e impõem sanções na américa latina pra tentar manter sua influência e obter riquezas. E temos os países que estão se aproximando do bloco Russia-China e inclusive a China tem política pra toda a américa latina, política de melhorar nossa infraestrutura e construir portos pra facilitar negócios com eles, e o melhor, é tudo bancado pela china pra nos ajudar! Já os EUA, só tem sanções punitivas pra empurrar em nós, e nesse livro que vou indicar explica que os EUA só tem essa arma pra lutar nessa guerra contra russia e china e contra o mundo
    Tenho uma dica de livro boa, que mostra porque os EUA está empobrecendo e perdendo essa guerra contra Russia e China. Quem quiser o PDF e só falar. O nome do livro é 'Disintegration: Indicators of the Coming American Collapse" www.amazon.com.br/Disintegration-Indicators-American-Collapse-English-ebook/dp/B0911V4QFV

    • @redesepoder
      @redesepoder  3 года назад +1

      Realmente, o debate a respeito da geoeconomia é muito importante! Estamos preparando um vídeo a respeito da atuação e o desenvolvimento teórico feito por Karl Haushofer, o que acha? Muito obrigado pela participação no canal!

    • @megapeiron
      @megapeiron 2 года назад +2

      1. A população americana é quase 100 milhões maior que a do Brasil.
      2. A América possui um número muito menor de desabrigados que o Brasil.
      O resto é baboseira.

    • @jantei
      @jantei Год назад

      A China tem cerca de 3 milhões de pessoas presas em torno de 1200 campos de "reeducação". Então, não temos como confiar em nenhum dado que venha de lá. Quanto à Rússia, nem me fale, pois não são capazes de serem honestos nem em uma olimpíadas quissá em política.

  • @vivibsb7495
    @vivibsb7495 2 года назад +2

    Saudações a todos 😄 pé a que o áudio ficou baixo

    • @redesepoder
      @redesepoder  2 года назад +1

      Oi, Vivi! Saudações! Obrigado pela dica, vamos tomar mais cuidado com isso em nossas gravações, e esperamos contar com você por aqui sempre!