Olá a todos. Sou Eng. Mecânico e admirador de ônibus. Gosto muito deste canal, por mostrar a opinião de quem realmente opera o carro. O maior problema da Marcopolo chama se segurança. Acho inclusive que deveria ser caso de justiça. Para comprovarem o que digo, bastam vcs observarem algumas fotos de acidentes com ônibus. Notem que não há nos veículos uma estrutura frontal minimamente projetada para conter mínimas colisões frontais. Em qualquer acidente frontal a frente dos ônibus é completamente destruída e muitos óbitos de motoristas poderiam ser evitados se houvesse um projeto estrutural mais seguro. Outro ponto é a segurança dos ônibus em caso de capotamento, o teto simplesmente desaba sobre o salão. No caso dos Double Decker então, se houver um capotamento, muito provavelmente o passageiro receberá uma sentença de morte. Importante salientar que isto não é uma característica exclusiva da Marcopolo, é uma característica da indústria de carrocerias de ônibus nacionais. Aparentemente há uma engenharia focada na redução de peso e estética que solenemente ignora a segurança dos veículos. Pensem nisto.
Exatamente esses ônibus é só close pra fotos. Meu tio é motorista de ônibus e carreta, e certa vez me falou que ônibus de 2 andares chama-se mata motorista, infelizmente ele tem razão. O motorista fica sentado muito baixo, numa situação mais insegura na qual ele estivesse num veículo pequeno.
Vc era para estar numa empresa de ônibus , ministrando cursos para motoristas. Legislação, relacionamento inter pessoal. Vc e muito culto. Facilidade para colocar as situações, passando conhecimentos, muitas empresas até tentam, mas com pessoas que tem tem dificuldades para transmitir . Palavras mal colocadas, frases desconexas, será que essa onda de acidentes com ônibus, quem sabe pode ser isso? Falta de instrução pra quem vai passar as instruções. Parabéns pela suas orientações. abraço.
Muito obrigado Nelton. Algumas empresas tem em seus quadros colegas instrutores qualificadíssimos, mas de fato tem outras que não se preocupam muito com instrução. Abração TMJ 🤜🤛
Fala Xará, Bom dia. Assisti esse seu vídeo falando dos retrovisores do G7 da Marcopolo, e concordo plenamente com você, aliás, gostaria de acrescentar, que a Marcopolo, deveria pensar, que existem motoristas de várias estaturas (uns mais altos, outros mais baixos), e que se fosse possível, colocasse retrovisores com regulagem elétrica dos espelhos, pelo menos, no lado direito. Eu, tenho 1'67 metros de altura, e quando eu preciso regular o espelho retrovisor do lado direito, do G7, tenho que me pendurar na porta, ou então, colocar uma cadeira e subir nela para regular, ou então, tenho que passar o constrangimento de ter que pedir a um outro colega de mais estatura, pra fazer o favor de regular pra mim, porque eu não alcanço, isso claro, se o colega se dispôr a ajudar, pois alguns te largam na mão.
Como sempre vc explica vaguinho, além de profissional, boa didática, palavras bem colocadas, sempre tentando aperfeiçoar os colegas, e tentando auxiliar a todos.
Quando começou o vídeo, a primeira coisa que me veio na cabeça foi aquela porta de correr. Bonita, mas não deu certo. Mas o maior problema desses G7 é a barulheira de plástico. Um G7 com 2 anos de uso bate mais que um GV com 25 anos.
@@rhuancarlos9864 e nem da Comil, pelo visto. A Gontijo fechou uma compra grande na Busscar, para tanto que mandou recolher os chassis K400 que estavam na Comil.
Boa noite a todos! Waguinho, admiro muito seus comentários, são bem claros e objetivos. Não sou da área rodoviária, mas da forma que você fala bem clara, creio que mesmo pessoas que não trabalhe como motorista, vão conseguir entender. Muito obgd pela canal e pelos conteúdos, parabéns.
Muito bem abordado esse assunto. Lembro que qdo trabalhei na Reunidas Caçador, um G7 1200 com essa porta corrediça chegou na rodoviária toda estilhaçada. Devido uma pressão a porta simplesmente estourou na viagem quando estava fechada e até machucou um pouco o braço do motorista. Trabalhei na Catarinense e os G7 mais novos também usavam porta simples aquela de puxar. Parabéns pelo vídeo, abraço.
Ótimo, Waguinho! Esta é a opinião de quem usa, de quem trabalha com esses modelos e sabe o que é ergonômico, funcional e seguro para todos - para o motorista, para os demais envolvidos no transito, para os passageiros e também para o patrimônio da empresa. Parabéns!
Boa noite Waguinho, quero te parabenizar pelo canal bastante dinâmico e esclarecedor, como passageiro me chama atenção a fragilidade do G7, em 2015 viajei para o Rio de Janeiro num G7 1200 da Sampaio, o carro foi fabricado em 2013 e estava com a peça do módulo das luzes de cortesia e saídas de ar solta com fios á mostra, muito barulho de plásticos, era época em que a Busscar estava falida e a Marcopolo desleixava na qualidade e de certa forma menosprezava concorrentes pois a Comil por exemplo tb mesmo com o Campione antes do Invictus tinha bem menos reclamações que o G7, falo como passageiro, agradeço a oportunidade
A Marcopolo chegou ao seu auge com o modelo G6, de lá pra cá foi um retrocesso total. Um G7 jamais vai aguentar o que um G6 aguenta e duvido muito que o G8 venha pra suprir isso!!!! Não adianta nada tanta tecnologia embarcada em um produto que desde a geração passada tem péssima qualidade!!!! A sorte da Marcopolo é que a Busscar faliu e está se reerguendo novamente agora e a Comil depois de muitos anos só agora conseguiu emplacar de vez um modelo robusto no mercado que é o Invictus!!!!! Abre o olho Marcopolo que uma hora o reinado acaba!!!!! Abraço Waguinho 👍😁
Não há nenhuma necessidade de os ônibus durarem décadas, o usuário não quer andar em ônibus velho, e o frotista só tem prejuizo a partir de certo momento. Brasileiro é que tem essa mentalidade atrasada de querer manter veículo por toda a vida. São ferramentas de trabalho que se pagam com o tempo e tem que ser repostas.
A engenharia automotiva de carrocerias de ônibus tem muito que aprender com a engenharia de fabricação de aviões onde "tudo" é estudado,testado e levado em consideração para oferecer o melhor de segurança e conforto para os usuários.
Na indústria da aviação essa questão é mto avançada. Normalmente os pilotos dão sugestões e reclamações para as empresas que por sua vez levam tudo para as fabricantes. Um dos maiores exemplos de como as fabricantes levam isso em consideração é o design do flight deck da Airbus formulado para a praticidade e conforto da tripulação e feito a partir de ideias de quem pilota. Esse é só um exemplo, existem outros que envolvem até itens de segurança.
Boa Vaguinho, eu concordo plenamente com vc quanto mas segurança melhor ,meu esses retrovisor vier com regulagem fica mas flexível para o profissional com certeza meu amigo, abraço
A geração VII de carrocerias Marcopolo tem muitos problemas, os painéis móveis com o tempo curto de uso provocavam ruídos e corrigiram com atualização do "New" G VII, infiltração por todos os lados, problemas com a porta da cabine e que algumas empresas solicitaram porta com dobradiça comum, o posto de direção apertado, rangidos de torção de carroceria, enfim, tanto problema para uma única geração de carroceria e que a doze anos é comercializada. Eu tenho um Viaggio G VI 2001 e acredito que seja a geração mais robusta da Marcopolo.
Vaguinho Boa noite cara ótimo vídeo eu pensava que o problema estava comigo nunca vi nem um de meus colegas falar ou reclamar do retrovisores e da porta então sofri também.um abraço Marcelo Recife. Trabalhei na Breda. jsl. E fretamento Orion.
Eu nem sabia que os DD nao tinham esse espelho superior. Fiquei surpreso. Vendo a imagem do cockpit dá pra perceber claramente que é um problema mesmo.
Grande análise sobre retrovisores do G7 Waguinho,mas tenho um outro ponto negativo nos primeiros modelos,entrada de água possivelmente nos vigias dianteiros ou no teto vindo a goteirar na cabine em dias de chuva.
Vaguinho, concordo contigo, e vou mais além, acho desproporcional o tamanho do braço dos retrovisores, cidades como Salvador onde moro, ruas apertadas, mts postes nas esquinas é complicado para os motoristas, abraços
Fala Waguinho beleza!! Ótimos comentários e como profissional compartilho sua visão e todas as observações, compartilho com você ainda que temos sim que expor os pontos de melhoria para a empresa ou para as empresas, logicamente expor como você expôs em seu canal críticas construtiva, críticas verdadeiramente acertivas, parabéns companheiro 👏👏👏👏👏👏👏
Verdade amigo Rogério. Como influenciadores temos essa missão: criticar o que tá de errado e sugerir soluções pra melhorar a qualidade. Abração amigo. TMJ 🤜🤛
Disseram que ouviram 300 pessoas entre motoristas, gerentes, gestores, etc. Se eu fizer uma simples enquete no meu Instagram consigo atingir mais de 2 mil pessoas. Eles podiam então usar as redes sociais pra fazer as pesquisas em relação aos veículos deles né? Rsrs... Abração TMJ
Acho que o empresário inteligente ele ouve os seus clientes e se atenta pra boas ideias e acolhem elas, se eles são bons de logística eles deveriam ouvir boas idéias e colocar em prática, aquilo que não pode ser medido não pode ser melhorado...
Waguinho boa noite! Como ja dizia Nélson Rodrigues "toda unanidadade é burra" lembrei das críticas e sugestões que vc fez há algum tempo eu lembro bem. Ocorre que a impressão que dica é que perderam a mão para fabricar ônibus, com certeza as rodinhas de reclamações devem chegar a Caxias do Sul e mostrar que não são unânimes, parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho e vídeo 👏👏👏
Gostei de uma outra verdade dita por você, reclamações na rodinha, poucos tem sangue no olho pra expor onde se tem que melhorar em uma empresa.... Mesmo como servente de condomínio na época, supervisores quando não re4soviam, ia na fonte, sindico, e provava onde era pra corrigir, e sempre deu certo.. Macetosos nunca tem respaldo pra pedir melhorias, mas quem trabalha de maneira justa...
Para uma empresa como a Marcopolo que é líder no mercado tem que melhorar tem que aceitar as críticas para melhorar porque se não vai perder para as concorrentes com as críticas que se aprende então a Marcopolo tem que melhorar nessa parte porque se não vai perder para as concorrentes.
Boa noite Waguinho! Pois é! Além da visualidade ficar bem reduzida num carro grande, outro fator que deve ser levado em conta é o preço que o motorista tem que pagar quando quebra um retrovisor desse. Já me disseram que custa mais de R$ 1.500,00 reais.
Show Waguinho, um exemplo são os caminhões , vários espelhos de grau para eliminar os pontos cegos, ( frente do para brisa, lateral direita acima da janela ) Já fiz uma relação de defeitos e mandei para Marcopolo , mas até hoje nunca me responderam. Mas sou um simples motorista, não sou um frotista.
Boa noite concordo com você sobre os retrovisores e a porta de correr. Mas a Marcopolo parece que tem como colocar câmera no lugar do retrovisor. Um abraço
Me surpreende a obsolência programada desses carros. Viajei no cama da Cometa, carro 18311 (ou seja, ano 2018 com 4 anos de fabricação no máximo) e me surpreendeu a bateção de componentes de acabamento.
O GV era ótimo, o g6 atingiu grade a perfeição, o g7 e New g7, não conseguiram repetir a qualidade anterior. A única coisa que gosto no g7 é a beleza do carro.
Muito bom,meu amigo Waguinho. Um detalhe que espero que a Marcopolo tenha melhorado é esse multiplex touch. Os primeiros Marcopolo New Torino tinham essa mesma central,e diante de tantos problemas que elas apresentaram,voltaram ao multiplex tradicional com teclas nos veiculos. Abraços!! Bom Vídeo.
Existem quesitos, como esses dois que você citou por exemplo, que somente quem tá ali dirigindo no dia a dia, é que pode dar uma opinião embasada. Observações como essas duas, somente vocês motoristas é que podem apontar se funcionam bem ou não. Como você bem disse, as vezes esteticamente é bonito, porém na prática não é funcional. Parabéns pelas observações e pelo video Waguinho.
Waguinho, os primeiros G7 entre 2009/2010, a Santa Maria de SBC, pediu para a Marcopolo colocar calços entre o braço e a carroceria. Os motoristas reclamavam da visibilidade que ficava prejudicada por conta de serem muito fechados.
Retrovisor do g7 a maioria vc perde mais de 40% da visão por conta de mal posicionamento fica na coluna, outra coisa muito importante o volante na maioria do veículos ficam acima do velocímetro, banco do motorista cada carro tem uma posição uns não vai muito para atrás outros ficam meio que de lado, painel todos batem muito, mala se empena com facilidade entre outros problemas.
O grande calcanhar de Aquiles da Marcopolo é produção em série, só querem produzir veículos não se importam com acabamento e detalhes de melhoria para condutor!
Eu não gosto de retrovisores avançados eu prefiro na coluna tem uma versão do retrovisor do buscar que vem na coluna e otino da pra ver até a roda dianteira entre outras falhas do G7 que se eu for falar aqui vou criar um livro . Acho que a crítica construtiva serve pra melhorar. Concordo com tudo que você tá falando . Só quem dirige G7 sabe que tranqueira que é.
Waguinho, eu discordo desse problema da porta de correr. Ela pode existir, desde que seja colocada uma fechadura MECÂNICA com lingueta em formato de "U" invertido (isso na porta e nas duas extremidades laterais do portal).
Boa noite Waguinho, eu também acho que os retrovisores do G7 DD realmente são muito Ruins, quando aquilo da uma pequena raspada em alguma coisa não há Cristo que regule, e a falta do retrovisor de cima no DD é crucial. Não sei porque fizeram isso tendo em vista que nossa visão é extremamente prejudicada cheguei até a passar para a gerência de o de trabalhava mas nada foi feito. Agora a porta de correr sem comentários aquilo é uma arma kkkk. É isso aí nossas opiniões estão sendo dadas vamos ver no que vai dar né. Obrigado por mais um vídeo, abraço forte e fica com Deus amigo
Meu pai já teve um G7 LD 2016.... Nunca vi tanta bateçao e infiltração de água, fora aquele Multiplex móvel depois de 1 mês tem que calçar com alguma coisa pra parar de bater, G7 é bonito, mais deixa a desejar nesses detalhes
Aliás, bem que as montadoras de carrocerias poderiam colocar ítens que vem nos carros pequenos, como retrovisor com ajuste elétrico, câmera e sensor de ré (para facilitar as manobras), dentre outros. Isso para acompanhar as tecnologias que estão vindo nos chassis, como freios ABS, EBD, sensores anti tombamento, sensores de frenagem autônoma, etc.
Às vezes faço freelancer com G7 1200 toco, ja venho observando esses quisitos. Na minha 1a opinião, a Marcopolo deveria inventar um sistema que escamoteia o braço desses espelhos para dentro (sentido do parabrisa). Por exemplo: Vou realizar uma manobra num lugar apertado para a esquerda ou para a direita, para evitar que esbarre e entorte ele, o motorista através de um botão recolha um pouco ou totalmente o braço para dentro até que passe o obstáculo, depois volta ele para sua posição normal. Na minha 2a opinião, investir não em retrovisores (espelhos), mas sim câmeras nas laterais e na frente anulando os pontos cegos, com auxílio de telas na cabine (tecnologia), elas não ocupam espaço e são bem mais eficientes. Claro que aumentará mais o valor, mas pelo menos não terá incomodação.
Sempre mandei email pra marcopolo sugerindo melhorias , no assento do motorista e nos retrovisores e eles me respondem, dizendo que é opção das empresas ,
Wagner N sei se vc ja teve oportunidade d guiar e se ja teve o q vc me diz dos retrovisores daqueles Busscar DD com retrovisores no meio do carro,na altura como se fosse d um veiculo d passeio. (Esse Busscar q to citando acho q o é o ultimo panoramico lançado antes da falencia)
Trabalhei muito com g7, passageiro raclama muito das saídas de ar em cima da cabeça deles que vinha o ar muito fraco não dando vazão. Tinha que colocar o ar no 15 pra ninguém reclamar.
Salve Waguinho, vc falando assino embaixo pq vc entende do assunto, sobre o retrovisor desse G8 parece q foi adicionado o espelho menor q vc citou q não tinha no G7 , da uma olhada no vídeo q mostra o DD da Águia Branca lá na fábrica pra ver se vc consegue ver tbm eu olhando parece q vi esse espelho, vlw boa noite
Ufa, ainda bem!!! Eu imaginei que seria opcional no G8 como falei no vídeo, mas quando lançaram o G7 em 2009 essa porta corrediça era de série, com os problemas acabaram colocando o outro tipo de porta como opcional. Abração TMJ 🤜🤛
Na questão da porta uma trava magnética usando simples imãs já devia resolver essa questão de abrir sozinha em curvas e tals, agora em outros defeitos, já não sei se apresenta.
Sem contar também as cortinas da cabine que incomoda bastante quando perde o velcro debaixo ...mais umas das piores coisas que eles fizeram no g7 ...pq não fizeram de cordinha embaixo também ...esse retrovisor do 1800 e do LD também tinha que ser duplo...ajuda pra caramba estacionar e manobra o ônibus
@@WaguinhoGuitar eu trabalho de motorista de linha ...a cortina de traz do motorista e da porta quando não tem o velcro toda hora me incomoda..eu ando com um rolo de fita na bolsa pra prender a cortina
Os DD da Guanabara que vieram a partir de 2018 passaram a gur com esse retrovisor que fica em cima do retrovisor principal, nós New G7 não sei se virou item de série mas não me recordo de ter visto algum sem esse. Aparentemente o braço do retrovisor do New G7 é mais longo, talvez para ter campo de visão para colocar esse retrovisor auxiliar
Passaram a vir** só para complementar, os DD de 2018 da Guanabara ainda não eram New G7, era igual aos DD de 2016 e 2017 porém esses não tinham esse retrovisor auxiliar
Como passageiro AINDA, a Busscar parece ser muito mais refinada em acabamento e qualidade de material, erra em pontos bobos como o EllBuss320 que tem a porta mais lenta do brasil. O problema é justamente o hype gigantesco que as empresas tem com o grupo Marcopolo. São carros excelentes em custo-benefício, vide Audace, Ideale e Torino, isso os consolida. Linha G8 tá mais pra um G7.3, facelift do New G7.
Eu como usuário, o maior defeito dos onibus Marcopolo que vejo são os barulhos nos bagageiros internos. Eles tremem tanto que parecem que vão desabar na sua cabeça.
Olá a todos.
Sou Eng. Mecânico e admirador de ônibus.
Gosto muito deste canal, por mostrar a opinião de quem realmente opera o carro.
O maior problema da Marcopolo chama se segurança. Acho inclusive que deveria ser caso de justiça.
Para comprovarem o que digo, bastam vcs observarem algumas fotos de acidentes com ônibus.
Notem que não há nos veículos uma estrutura frontal minimamente projetada para conter mínimas colisões frontais.
Em qualquer acidente frontal a frente dos ônibus é completamente destruída e muitos óbitos de motoristas poderiam ser evitados se houvesse um projeto estrutural mais seguro.
Outro ponto é a segurança dos ônibus em caso de capotamento, o teto simplesmente desaba sobre o salão. No caso dos Double Decker então, se houver um capotamento, muito provavelmente o passageiro receberá uma sentença de morte.
Importante salientar que isto não é uma característica exclusiva da Marcopolo, é uma característica da indústria de carrocerias de ônibus nacionais. Aparentemente há uma engenharia focada na redução de peso e estética que solenemente ignora a segurança dos veículos.
Pensem nisto.
Vdd,eu vi um carro da comil que bateu a frente,está menos acabado,do que da marcopolo
ae mano, tu mandou o papo... :)
@@Th0ruck mando o papo onde só falou merda......
Exatamente esses ônibus é só close pra fotos. Meu tio é motorista de ônibus e carreta, e certa vez me falou que ônibus de 2 andares chama-se mata motorista, infelizmente ele tem razão. O motorista fica sentado muito baixo, numa situação mais insegura na qual ele estivesse num veículo pequeno.
Boa noite você tem toda razão as montadoras verem só a estética dos ônibus .
Vc era para estar numa empresa de ônibus , ministrando cursos para motoristas. Legislação, relacionamento inter pessoal. Vc e muito culto. Facilidade para colocar as situações,
passando conhecimentos, muitas empresas até tentam, mas com pessoas que tem tem dificuldades para transmitir . Palavras mal colocadas, frases desconexas, será que essa onda de acidentes com ônibus, quem sabe pode ser isso? Falta de instrução pra quem vai passar as instruções. Parabéns pela suas orientações. abraço.
Muito obrigado Nelton. Algumas empresas tem em seus quadros colegas instrutores qualificadíssimos, mas de fato tem outras que não se preocupam muito com instrução. Abração TMJ 🤜🤛
Fala Xará, Bom dia. Assisti esse seu vídeo falando dos retrovisores do G7 da Marcopolo, e concordo plenamente com você, aliás, gostaria de acrescentar, que a Marcopolo, deveria pensar, que existem motoristas de várias estaturas (uns mais altos, outros mais baixos), e que se fosse possível, colocasse retrovisores com regulagem elétrica dos espelhos, pelo menos, no lado direito. Eu, tenho 1'67 metros de altura, e quando eu preciso regular o espelho retrovisor do lado direito, do G7, tenho que me pendurar na porta, ou então, colocar uma cadeira e subir nela para regular, ou então, tenho que passar o constrangimento de ter que pedir a um outro colega de mais estatura, pra fazer o favor de regular pra mim, porque eu não alcanço, isso claro, se o colega se dispôr a ajudar, pois alguns te largam na mão.
Como sempre vc explica vaguinho, além de profissional, boa didática, palavras bem colocadas, sempre tentando aperfeiçoar os colegas, e tentando auxiliar a todos.
Bom dia Waguinho qual o produto vc usa p os pneus ja viajei c vc p Aparecida obrigado....
Quando começou o vídeo, a primeira coisa que me veio na cabeça foi aquela porta de correr. Bonita, mas não deu certo. Mas o maior problema desses G7 é a barulheira de plástico. Um G7 com 2 anos de uso bate mais que um GV com 25 anos.
Vdd,a Gontijo e uma que não gostou muito do New g7
EU MORRO DIZENDO QUE A VIAGEM DE G6 É MELHOR QUE EM G7
@@rhuancarlos9864 e nem da Comil, pelo visto. A Gontijo fechou uma compra grande na Busscar, para tanto que mandou recolher os chassis K400 que estavam na Comil.
Boa noite a todos!
Waguinho, admiro muito seus comentários, são bem claros e objetivos. Não sou da área rodoviária, mas da forma que você fala bem clara, creio que mesmo pessoas que não trabalhe como motorista, vão conseguir entender. Muito obgd pela canal e pelos conteúdos, parabéns.
Muito bem abordado esse assunto. Lembro que qdo trabalhei na Reunidas Caçador, um G7 1200 com essa porta corrediça chegou na rodoviária toda estilhaçada. Devido uma pressão a porta simplesmente estourou na viagem quando estava fechada e até machucou um pouco o braço do motorista. Trabalhei na Catarinense e os G7 mais novos também usavam porta simples aquela de puxar. Parabéns pelo vídeo, abraço.
Essa "porta de box" era uma desgraça! Kkkkkkkkkkk
Ótimo, Waguinho!
Esta é a opinião de quem usa, de quem trabalha com esses modelos e sabe o que é ergonômico, funcional e seguro para todos - para o motorista, para os demais envolvidos no transito, para os passageiros e também para o patrimônio da empresa.
Parabéns!
Boa noite Waguinho, quero te parabenizar pelo canal bastante dinâmico e esclarecedor, como passageiro me chama atenção a fragilidade do G7, em 2015 viajei para o Rio de Janeiro num G7 1200 da Sampaio, o carro foi fabricado em 2013 e estava com a peça do módulo das luzes de cortesia e saídas de ar solta com fios á mostra, muito barulho de plásticos, era época em que a Busscar estava falida e a Marcopolo desleixava na qualidade e de certa forma menosprezava concorrentes pois a Comil por exemplo tb mesmo com o Campione antes do Invictus tinha bem menos reclamações que o G7, falo como passageiro, agradeço a oportunidade
A Marcopolo chegou ao seu auge com o modelo G6, de lá pra cá foi um retrocesso total. Um G7 jamais vai aguentar o que um G6 aguenta e duvido muito que o G8 venha pra suprir isso!!!! Não adianta nada tanta tecnologia embarcada em um produto que desde a geração passada tem péssima qualidade!!!! A sorte da Marcopolo é que a Busscar faliu e está se reerguendo novamente agora e a Comil depois de muitos anos só agora conseguiu emplacar de vez um modelo robusto no mercado que é o Invictus!!!!! Abre o olho Marcopolo que uma hora o reinado acaba!!!!! Abraço Waguinho 👍😁
Não há nenhuma necessidade de os ônibus durarem décadas, o usuário não quer andar em ônibus velho, e o frotista só tem prejuizo a partir de certo momento. Brasileiro é que tem essa mentalidade atrasada de querer manter veículo por toda a vida. São ferramentas de trabalho que se pagam com o tempo e tem que ser repostas.
Seus comentários e sua visão de um excelente profissional são muito importantes, Waguinho. Parabéns pelas observações.
A engenharia automotiva de carrocerias de ônibus tem muito que aprender com a engenharia de fabricação de aviões onde "tudo" é estudado,testado e levado em consideração para oferecer o melhor de segurança e conforto para os usuários.
Olha o máximo que eu puder compartilhar o seu canal com os motoristas é um canal obrigatório para os chofes de ônibus um grande abraço amigão
top top ne espiro para ser uma motorista igual a vc suas dicas são boa aprendo muito
Bom dia. Dá p dá dicas sobres o passo a passo da tirada do estepe do New g 7 1200?
*_"...eu quero SEGURANÇA quando eu estiver dirigindo!"_* 👏👏👏👏
Frases do Waguinho Guitar rsrs... TMJ 🤜🤛
Na indústria da aviação essa questão é mto avançada. Normalmente os pilotos dão sugestões e reclamações para as empresas que por sua vez levam tudo para as fabricantes. Um dos maiores exemplos de como as fabricantes levam isso em consideração é o design do flight deck da Airbus formulado para a praticidade e conforto da tripulação e feito a partir de ideias de quem pilota. Esse é só um exemplo, existem outros que envolvem até itens de segurança.
Boa Vaguinho, eu concordo plenamente com vc quanto mas segurança melhor ,meu esses retrovisor vier com regulagem fica mas flexível para o profissional com certeza meu amigo, abraço
A geração VII de carrocerias Marcopolo tem muitos problemas, os painéis móveis com o tempo curto de uso provocavam ruídos e corrigiram com atualização do "New" G VII, infiltração por todos os lados, problemas com a porta da cabine e que algumas empresas solicitaram porta com dobradiça comum, o posto de direção apertado, rangidos de torção de carroceria, enfim, tanto problema para uma única geração de carroceria e que a doze anos é comercializada. Eu tenho um Viaggio G VI 2001 e acredito que seja a geração mais robusta da Marcopolo.
Os G6 de fato foram os melhores. Abração
@@WaguinhoGuitar E eu ainda acho que depois do O-370 é uma das carrocerias mais bonitas!
Boa noite Waguinho !!!
Muito boa sua visão, é o que sempre digo quem sabe analisar é quem utiliza e opera o equipamento !!!
Vaguinho Boa noite cara ótimo vídeo eu pensava que o problema estava comigo nunca vi nem um de meus colegas falar ou reclamar do retrovisores e da porta então sofri também.um abraço Marcelo Recife. Trabalhei na Breda. jsl. E fretamento Orion.
Trabalho com um Irisar i6 muito bom os retrovisores!
Irizar e imbatível em alguns quesitos e o retrovisor é num deles. Abração TMJ
CONCORDO PLENAMENTE WAGUINHO , UM SIMPLES ACESSORIO QUE FAZ A DIFERENCA DE QUEM CONDUZ UM ONIBUS DESSES .
Complicado Wagner, se isso acontecer, dona Marcopolo dará outro tiro no pé, abração, boa terça feira direto de Chopinzinho-PR.
Eu sou fã dos seus vídeos e aprendo cada vez mais...
Grande profissional você amigo. Abraços
Eu nem sabia que os DD nao tinham esse espelho superior. Fiquei surpreso. Vendo a imagem do cockpit dá pra perceber claramente que é um problema mesmo.
Grande análise sobre retrovisores do G7 Waguinho,mas tenho um outro ponto negativo nos primeiros modelos,entrada de água possivelmente nos vigias dianteiros ou no teto vindo a goteirar na cabine em dias de chuva.
Vaguinho, concordo contigo, e vou mais além, acho desproporcional o tamanho do braço dos retrovisores, cidades como Salvador onde moro, ruas apertadas, mts postes nas esquinas é complicado para os motoristas, abraços
Fala Waguinho beleza!!
Ótimos comentários e como profissional compartilho sua visão e todas as observações, compartilho com você ainda que temos sim que expor os pontos de melhoria para a empresa ou para as empresas, logicamente expor como você expôs em seu canal críticas construtiva, críticas verdadeiramente acertivas, parabéns companheiro 👏👏👏👏👏👏👏
Verdade amigo Rogério. Como influenciadores temos essa missão: criticar o que tá de errado e sugerir soluções pra melhorar a qualidade. Abração amigo. TMJ 🤜🤛
Waguinho muito Bom esses vídeos seus quando fui fazer testes na catedral seus vídeos mim ajudou muito
Eles disseram na live que ouviram motoristas. Será que alguns desses motoristas sugeriram essas mudanças?
Disseram que ouviram 300 pessoas entre motoristas, gerentes, gestores, etc. Se eu fizer uma simples enquete no meu Instagram consigo atingir mais de 2 mil pessoas. Eles podiam então usar as redes sociais pra fazer as pesquisas em relação aos veículos deles né? Rsrs... Abração TMJ
@@WaguinhoGuitar podiam, mas né, acho que num querem arriscar que surjam críticas ou sugestões demais. Kkkkk
Acho que o empresário inteligente ele ouve os seus clientes e se atenta pra boas ideias e acolhem elas, se eles são bons de logística eles deveriam ouvir boas idéias e colocar em prática, aquilo que não pode ser medido não pode ser melhorado...
Waguinho boa noite! Como ja dizia Nélson Rodrigues "toda unanidadade é burra" lembrei das críticas e sugestões que vc fez há algum tempo eu lembro bem. Ocorre que a impressão que dica é que perderam a mão para fabricar ônibus, com certeza as rodinhas de reclamações devem chegar a Caxias do Sul e mostrar que não são unânimes, parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho e vídeo 👏👏👏
Verdade, esses dois intes que vc falou no vídeo, a Marcopolo tem que melhorar nestes intes
Gostei de uma outra verdade dita por você, reclamações na rodinha, poucos tem sangue no olho pra expor onde se tem que melhorar em uma empresa....
Mesmo como servente de condomínio na época, supervisores quando não re4soviam, ia na fonte, sindico, e provava onde era pra corrigir, e sempre deu certo..
Macetosos nunca tem respaldo pra pedir melhorias, mas quem trabalha de maneira justa...
Para uma empresa como a Marcopolo que é líder no mercado tem que melhorar tem que aceitar as críticas para melhorar porque se não vai perder para as concorrentes com as críticas que se aprende então a Marcopolo tem que melhorar nessa parte porque se não vai perder para as concorrentes.
Boa noite Waguinho! Pois é! Além da visualidade ficar bem reduzida num carro grande, outro fator que deve ser levado em conta é o preço que o motorista tem que pagar quando quebra um retrovisor desse. Já me disseram que custa mais de R$ 1.500,00 reais.
Nóssa waguinho vc é um cara que analisa muito bem parabéns melhor canal.
Show Waguinho, um exemplo são os caminhões , vários espelhos de grau para eliminar os pontos cegos, ( frente do para brisa, lateral direita acima da janela )
Já fiz uma relação de defeitos e mandei para Marcopolo , mas até hoje nunca me responderam.
Mas sou um simples motorista, não sou um frotista.
Boa noite concordo com você sobre os retrovisores e a porta de correr.
Mas a Marcopolo parece que tem como colocar câmera no lugar do retrovisor. Um abraço
Parabéns guerreiro,ótima observação sobre estes veículos..!
Me surpreende a obsolência programada desses carros.
Viajei no cama da Cometa, carro 18311 (ou seja, ano 2018 com 4 anos de fabricação no máximo) e me surpreendeu a bateção de componentes de acabamento.
Grande Amigo Waguinho !!!!
Ótimo vídeo!!!!
Um grande abraço!
Deus abençoe grandemente.
O GV era ótimo, o g6 atingiu grade a perfeição, o g7 e New g7, não conseguiram repetir a qualidade anterior. A única coisa que gosto no g7 é a beleza do carro.
Sempre pensei que eram ônibus
@@alvarovoos7292 chamamos de carro.
@@alvarovoos7292 na linguagem da busologia é carro
Muito bom,meu amigo Waguinho.
Um detalhe que espero que a Marcopolo tenha melhorado é esse multiplex touch. Os primeiros Marcopolo New Torino tinham essa mesma central,e diante de tantos problemas que elas apresentaram,voltaram ao multiplex tradicional com teclas nos veiculos.
Abraços!! Bom Vídeo.
Vejo nos vídeos em dias de chuva, que aqueles limpadores de para brisa tipo automóvel, não limpa direito. Outro item de segurança
Gostei das suas observações amigo Vaguinho. Like e abraço
VAGUINHO VC É TOP TOP TOP SUCESSO PARABÉNS VC. EXPLICA MT BEM NOTA 1.000 J.LEANDRO RIO DE JANEIRO SUCESSO
Boa Vaguinho concordo plenamente
Opa! Waguinho TMJ a Marcopolo, tem que fazer igual essas montadoras de carros de passeio, chamar todos esses ônibus, para a troca desses itens.
Existem quesitos, como esses dois que você citou por exemplo, que somente quem tá ali dirigindo no dia a dia, é que pode dar uma opinião embasada. Observações como essas duas, somente vocês motoristas é que podem apontar se funcionam bem ou não. Como você bem disse, as vezes esteticamente é bonito, porém na prática não é funcional. Parabéns pelas observações e pelo video Waguinho.
Waguinho, os primeiros G7 entre 2009/2010, a Santa Maria de SBC, pediu para a Marcopolo colocar calços entre o braço e a carroceria. Os motoristas reclamavam da visibilidade que ficava prejudicada por conta de serem muito fechados.
Exatamente, muitas empresas tiveram de colocar esses calços. Erro de projeto. TMJ abração
Achei muito bonitas as portas corrediças, vi muito em ônibus da Águia Branca.
Trabalho também com g 7 e concordo plenamente com vc
Ótima explicação Deus abençoe
Retrovisor do g7 a maioria vc perde mais de 40% da visão por conta de mal posicionamento fica na coluna, outra coisa muito importante o volante na maioria do veículos ficam acima do velocímetro, banco do motorista cada carro tem uma posição uns não vai muito para atrás outros ficam meio que de lado, painel todos batem muito, mala se empena com facilidade entre outros problemas.
O grande calcanhar de Aquiles da Marcopolo é produção em série, só querem produzir veículos não se importam com acabamento e detalhes de melhoria para condutor!
Falou tudo! Abração
Acredito que a versão com câmeras deveria ser padrão. Seria a solução para essa limitação com os retrovisores.
Pura verdade retrovisor e muito importante.
Eu não gosto de retrovisores avançados eu prefiro na coluna tem uma versão do retrovisor do buscar que vem na coluna e otino da pra ver até a roda dianteira entre outras falhas do G7 que se eu for falar aqui vou criar um livro . Acho que a crítica construtiva serve pra melhorar. Concordo com tudo que você tá falando . Só quem dirige G7 sabe que tranqueira que é.
Muito bom as esplicacoes.
Oi waguinho guitar boa noite que Deus abençoe você é familiar seja abençoado por Deus parabéns pelo seu vídeo Luiz Marcos de Carapicuíba SP 👍👍
Muito Luiz, que Deus abençoe a sua família também. Abração
Waguinho, eu discordo desse problema da porta de correr. Ela pode existir, desde que seja colocada uma fechadura MECÂNICA com lingueta em formato de "U" invertido (isso na porta e nas duas extremidades laterais do portal).
Valeu por mais uma postagem PRATA 👍😃
Boa noite Waguinho!
Tmj!!!
Boa noite Waguinho, eu também acho que os retrovisores do G7 DD realmente são muito Ruins, quando aquilo da uma pequena raspada em alguma coisa não há Cristo que regule, e a falta do retrovisor de cima no DD é crucial. Não sei porque fizeram isso tendo em vista que nossa visão é extremamente prejudicada cheguei até a passar para a gerência de o de trabalhava mas nada foi feito. Agora a porta de correr sem comentários aquilo é uma arma kkkk.
É isso aí nossas opiniões estão sendo dadas vamos ver no que vai dar né.
Obrigado por mais um vídeo, abraço forte e fica com Deus amigo
Verdade Sinval! Temos de colocar sempre nossas opiniões, vai que as montadoras nos ouvem né? Rsrs... Abração
Concordo em número gênero e grau. Ficava pensando que eu era mal motorista
👏👏👏👏concordo plenamente
Meu pai já teve um G7 LD 2016.... Nunca vi tanta bateçao e infiltração de água, fora aquele Multiplex móvel depois de 1 mês tem que calçar com alguma coisa pra parar de bater, G7 é bonito, mais deixa a desejar nesses detalhes
Aliás, bem que as montadoras de carrocerias poderiam colocar ítens que vem nos carros pequenos, como retrovisor com ajuste elétrico, câmera e sensor de ré (para facilitar as manobras), dentre outros. Isso para acompanhar as tecnologias que estão vindo nos chassis, como freios ABS, EBD, sensores anti tombamento, sensores de frenagem autônoma, etc.
Bom dia Vaguinho eu acho que o New G7 já tem o espelho pequeno no retrovisor né, eu percebi isso
Show de bola 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O olho de gato é exepcional, depois ki agente acostuma não fica sem
Às vezes faço freelancer com G7 1200 toco, ja venho observando esses quisitos.
Na minha 1a opinião, a Marcopolo deveria inventar um sistema que escamoteia o braço desses espelhos para dentro (sentido do parabrisa). Por exemplo: Vou realizar uma manobra num lugar apertado para a esquerda ou para a direita, para evitar que esbarre e entorte ele, o motorista através de um botão recolha um pouco ou totalmente o braço para dentro até que passe o obstáculo, depois volta ele para sua posição normal.
Na minha 2a opinião, investir não em retrovisores (espelhos), mas sim câmeras nas laterais e na frente anulando os pontos cegos, com auxílio de telas na cabine (tecnologia), elas não ocupam espaço e são bem mais eficientes. Claro que aumentará mais o valor, mas pelo menos não terá incomodação.
O G8 traz versões com câmera.
Vídeo nota 1000
Sempre mandei email pra marcopolo sugerindo melhorias , no assento do motorista e nos retrovisores e eles me respondem, dizendo que é opção das empresas ,
Exatamente, tem coisas que de fato depende dos empresários mesmo. Abração
Faça um vídeo sobre o novo New attack 9 da volare por favor
Wagner
N sei se vc ja teve oportunidade d guiar e se ja teve o q vc me diz dos retrovisores daqueles Busscar DD com retrovisores no meio do carro,na altura como se fosse d um veiculo d passeio.
(Esse Busscar q to citando acho q o é o ultimo panoramico lançado antes da falencia)
waguinho me espelho em vc parabéns cara
waguinho sou de Piracicaba trabalhei na viação Piracicabana na época era o g6 paradiso 1200 aquela carroceria deixou saudades era umas das melhores
O G6 foi a melhor carroceria que a marcopolo fez....G7 retrovisor campo de visão limitado....a maioria quando chove entra água pra todo lado..
Trabalhei muito com g7, passageiro raclama muito das saídas de ar em cima da cabeça deles que vinha o ar muito fraco não dando vazão.
Tinha que colocar o ar no 15 pra ninguém reclamar.
Faz dos busscar tbm
453° Like! Os retrovisores são tudo! Ótima noite Waguinho! Abraços.
Salve Waguinho, vc falando assino embaixo pq vc entende do assunto, sobre o retrovisor desse G8 parece q foi adicionado o espelho menor q vc citou q não tinha no G7 , da uma olhada no vídeo q mostra o DD da Águia Branca lá na fábrica pra ver se vc consegue ver tbm eu olhando parece q vi esse espelho, vlw boa noite
Tomara que tenham resolvido esse problema dos pontos cegos. Torço de verdade que o G8 venha top para os motoristas também. Abração TMJ
@@WaguinhoGuitar com certeza mestre conforto pra vcs motoristas é essencial tmj
Tem foto do g8 com porta "normal" para fechar a cabine
Ufa, ainda bem!!! Eu imaginei que seria opcional no G8 como falei no vídeo, mas quando lançaram o G7 em 2009 essa porta corrediça era de série, com os problemas acabaram colocando o outro tipo de porta como opcional. Abração TMJ 🤜🤛
Seria Tão Bom se Tivesse Só as Cameras ao Invés dos Espelhos ... Vejo Isso no Novo Actros e é Incrível
Excelente !👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Não é olho de gato Zé, é de peixe,o de gato fica na lanterna traseira e no parachoque pra refletir a luz do farol,abç do Ceará pra vc.
Na questão da porta uma trava magnética usando simples imãs já devia resolver essa questão de abrir sozinha em curvas e tals, agora em outros defeitos, já não sei se apresenta.
Sem contar também as cortinas da cabine que incomoda bastante quando perde o velcro debaixo ...mais umas das piores coisas que eles fizeram no g7 ...pq não fizeram de cordinha embaixo também ...esse retrovisor do 1800 e do LD também tinha que ser duplo...ajuda pra caramba estacionar e manobra o ônibus
Essa cortina dava raiva, toda vez que freava ela vinha pra frente, quando acelerava, ela ia pra trás. Que raiva!! Kkkkkkkkkkk
@@WaguinhoGuitar eu trabalho de motorista de linha ...a cortina de traz do motorista e da porta quando não tem o velcro toda hora me incomoda..eu ando com um rolo de fita na bolsa pra prender a cortina
Sempre correto nos comentarios ,,, abracos!!!
Concordo plenamente falou tudo
Os DD da Guanabara que vieram a partir de 2018 passaram a gur com esse retrovisor que fica em cima do retrovisor principal, nós New G7 não sei se virou item de série mas não me recordo de ter visto algum sem esse. Aparentemente o braço do retrovisor do New G7 é mais longo, talvez para ter campo de visão para colocar esse retrovisor auxiliar
Passaram a vir** só para complementar, os DD de 2018 da Guanabara ainda não eram New G7, era igual aos DD de 2016 e 2017 porém esses não tinham esse retrovisor auxiliar
Como passageiro AINDA, a Busscar parece ser muito mais refinada em acabamento e qualidade de material, erra em pontos bobos como o EllBuss320 que tem a porta mais lenta do brasil. O problema é justamente o hype gigantesco que as empresas tem com o grupo Marcopolo. São carros excelentes em custo-benefício, vide Audace, Ideale e Torino, isso os consolida. Linha G8 tá mais pra um G7.3, facelift do New G7.
Eu como usuário, o maior defeito dos onibus Marcopolo que vejo são os barulhos nos bagageiros internos. Eles tremem tanto que parecem que vão desabar na sua cabeça.
Sempre fui chato na Regulagem de retrovisor, sempre tive carro efetivo mas quando estava de belga, tinha que pegar outro aí eu sofria.
Vídeo muito bom,e quando volta os vídeos da rodagem Waguinho...
Creio que logo logo. TMJ
Falaste tudo dos espelhos da G7