TUBERCULOSE - ESQUEMA DE TRATAMENTO (PARTE 2)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 сен 2024
  • #enfermagem #saúdepública #saude #sus #enfermeiros #tecnicosdeenfermagem #atencaobasica #tuberculose
    Aula completa sobre Tuberculose. Acesse o link: • TUBERCULOSE
    TUBERCULOSE
    DESCRIÇÃO
    Doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.
    AGENTE ETIOLÓGICO
    A tuberculose (TB) pode ser causada por qualquer uma das sete espécies que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. canetti, M. microti, M. pinnipedi e M. caprae. Entretanto, do ponto de vista sanitário, a espécie mais importante é a M. tuberculosis.
    RESERVATÓRIO
    O principal reservatório é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas e outros mamíferos.
    MODO DE TRANSMISSÃO
    A TB é uma doença de transmissão aérea: ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, pelo espirro ou pela fala de pessoas com TB pulmonar ou laríngea.
    Somente pessoas com essas formas de TB ativa transmitem a doença.
    Os bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não desempenham papel importante na transmissão da doença.
    MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
    TUBERCULOSE PULMONAR
    Em adolescentes e adultos jovens, o principal sintoma é a tosse.
    A pessoa que apresenta tosse com duração de três semanas ou mais, acompanhada ou não de outros sinais e sintomas sugestivos de TB (febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço), deve ser investigada para a TB por meio de exames bacteriológicos.
    TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR
    A TB extrapulmonar tem sinais e sintomas dependentes dos órgãos e sistemas acometidos. Formas frequentes são: pleural e/ou empiema pleural tuberculoso, ganglionar periférica, meningoencefálica, miliar, laríngea, pericárdica, óssea, renal, ocular e peritoneal.
    DIAGNÓSTICO
    O diagnóstico clínico pode ser considerado na impossibilidade de se comprovar a suspeita por meio de exames bacteriológicos (baciloscopia, TRM-TB e cultura).
    TRATAMENTO
    ESQUEMAS DE TRATAMENTO
    • O esquema de tratamento compreende duas fases: a intensiva (ou de ataque) e a de manutenção.
    • Os medicamentos usados nos esquemas padronizados para a TB sensível em adultos e adolescentes são a isoniazida (H), a rifampicina (R), a pirazinamida (Z) e o etambutol (E), sendo quatro medicamentos na fase intensiva e dois na de manutenção, em dose fixa combinada (RHZE e RH).
    A TB é uma doença curável em praticamente todos os casos, desde que utilizada a associação medicamentosa adequada, doses corretas e pelo período recomendado.

Комментарии • 14