A LARANJA MAIS DOCE DO BRASIL É DO RIO DE JANEIRO
HTML-код
- Опубликовано: 13 янв 2025
- Título e Indicação Geográfica (IG) garantem vendas externas e renda para mais de 800 agricultores das regiões Metropolitana e dos Lagos
#agronegócio #economia #riodejaneiro
__
Os mais de 800 citricultores de Tanguá, Itaboraí, Rio Bonito e Araruama estão eufóricos: começou, na semana passada, a primeira grande colheita da safra local após a conquista do título de laranja mais doce do Brasil, título é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
As quatro cidades integram uma área considerada a Capital Estadual da Laranja, onde a expectativa é que mais de 18,2 toneladas de laranjas sejam colhidas.
A laranja da região também é a primeira fruta do estado do Rio a obter o selo do Inpi. A conquista na categoria "Indicação Geográfica (IG)", modelo 'Denominação de Origem', é fruto de um processo que durou dois anos e teve a participação do Governo do Estado do Rio, por meio das empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio) e de Pesquisa Agropecuária (Pesagro).
De acordo com os donos dos pomares, o selo já está abrindo portas para o mercado nacional e fortalecendo a economia regional, assim como o turismo rural.
Segundo o laudo emitido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), o principal diferencial da laranja de Tanguá é a doçura elevada. As laranjas consideradas doces têm de 10 a 12 brix (escala para aferir a doçura de frutas). As da Região de Tanguá têm de 14 a 16 Brix.
- Com acidez até 50% menor, conforme estudos, a sensação de doçura aumenta ainda mais - explica Alessandra Bellas, presidente da Associação de Citricultores de Tanguá.
__
Imagens: André Pamplona
Drone: Túlio Vale
Edição: DOC PRESS
__
Leia a edição digital no link da BIO @docpress.br
Veja mais vídeos em www.doctv.com.br
__
🗞issuu.com/docpress.br/
💻doctv.com.br
📱 docpress.br