Parabéns e obrigado, Cacau! Esclarecedor! Impressiona como existe distorção de coisas legítimas no meio do povo de Deus, onde nos apegamos a pseudo-receitas, como números (21 dias) e fórmulas (fazer isso, não fazer aquilo), onde se perde o principal que é o fundamento. Deus abençoe vocês nesse árduo trabalho de desmistificar e nos trazer de volta ao evangelho!
Excelente trabalho! Parabéns! Sempre achei estranho campanhas de jejum focadas em abstenção de um só alimento e sem uma rotina de fato de aproximação à Deus.
Até q enfim, alguém esclarece isso; não sei se estou certa, mas sinceramente me parece uma dificuldade intelectual, não compreender dessa forma. Lembro-me q mesmo qdo garota, ouvia um pessoal falando q estava no jejum de Daniel, e o testemunho pessoal era péssimo. Sem falar na profundidade da missão de Daniel, nada a ver c um discípulo comum, tratava-se de um chamamento específico, não é?😁
Concordo e discordo kkkk mas achei uma excelente reflexão. Conheço muita gente q é edificada através desse jejum, o interessante é atrelar outras práticas durante o período do jejum, por exemplo um "jejum" de palavras (murmuração)
Daniel: to muito triste com a situação do meu povo e não quero me alimentar com nada que me deixe feliz😢 Daniel na hora das revelações:🤯😱 Crentes lendo o texto: concerteza Daniel ficou sem comer carne por 21 dias de proposito pra ver anjos e demonios e nós temos que fazer igual. Mas agora é sério O cara sabia que Deus entregou seu povo aos babilônios e sabia que o seu povo mereceu o castigo. E mesmo assim tudo que ele quer é servir a seu Deus e estar próximo de seu povo. Ele lamenta por toda essa situação e nisso eu vejo muita beleza❤.
Professor, Eu escutei certa vez que Daniel não quis comer destes alimentos por que eram alimentos oferecidos a outros deuses, e que a refeição do Rei seria uma espécie de culto a esses deuses. Faz sentido? Se bem que se fosse isso os legumes também seria assim, não?
Год назад
Pois é, também conheço essa versão, que mais me parece fazer sentido.
Nessa parte de disciplinas espirituais não servirem pra mortificar a carne eu fiquei confuso. Se não ajudam nisso elas servem pra que? Pq jejum n muda Deus. E se ele não ajuda a na espiritualidade ele serve pra algo? eu entendi as pontuações sobre o jejum de Daniel. mas fiquei com essa dúvida quanto às disciplinas espirituais, elas não salvam e isso é claro, elas não mudam Deus, mas se elas não auxiliam na vida pessoal de espiritualidade elas servem pra que?
Seu comentário é importante. Eu não fui claro na minha fala. O que eu quis dizer é de uma visão de castigo do corpo pra fortalecimento do espírito. Isso é gnosticismo. Mas o jeito q eu falei foi impreciso.
@@ATALAIACHURCH Não são boas referências se me permite discordar. Ambos partem do pressuposto que castigo corporal e a oração são praticamente uma receita de bolo para se alcançar um bem material ou espiritual. Desconsideram completamente a vontade de Deus, como sendo um bem exclusivamente misericordioso, sem espaço para barganhas.
@@JonatasDias7 já leu as obras que mencionei? Pois elas estão baseadas em profundo estudo das escrituras e repletas de referências bíblicas inclusive do ensino e incentivo do próprio Jesus para a prática do jejum e da oração...e além disso seus ministérios ( Chavda e Subirá) são idôneos e testemunhais. Eu e milhares de milhares de pessoas do mundo todo os conhecem por seus testemunhos. Máxima data venia Jonatas, mas já de você, com seu raso conhecimento bíblico, eu nunca ouvi falar!
Mas o jejum de Daniel está atrelado a outra passagem que ele está orando em Daniel 10, deveria analisar a luz desse texto também, que inclusive mostra essa dependência de Deus em meio a esse período de pranto. Nesse contexto podemos dizer que é um jejum, já que momentos de lamento eram acompanhados por jejuns, não?
Sim. Eu citei esse texto. Ele também não é prescritivo e acontece apenas ali em toda a Bíblia. Você tem razão, ali é algo mais parecido com um jejum e pretendo falar mais dele quando gravar especificamente sobre o tema. Acontece q na minha pesquisa sobre os q praticam o jejum de Daniel percebi q a maioria deles faz muito mais menções ao capítulo 1 do que ao capítulo 10. Na verdade, todos os q vi falando sobre o assunto praticamente ignoram o capítulo 10 e ficam só no capítulo 1. Tenho a minha suspeita de q o fazem justamente pq veem um certo "resultado" no capítulo 1 e promovem esse tipo de ideia para a frente: "Faça o jejum de Daniel para ser mais saudável física e espiritualmente".
@@Cacau.Marques Gostaria desse video tambem, sempre me atentei ao cap. 10. Um jejum de uma refeição ao dia e se abstendo de tudo o que for saboroso - apenas legumes, frutas e verduras - é um jejum correto, Cacau? Dúvida sincera, pois tenho muito desejo de começar um por período maior de tempo
@@Bernardo5585 Olá, desculpe entrar na conversa, mas penso que essa coisa de abstenção de alimentos "saborosos" passa uma ideia muito ruim. Isso porque estamos carimbando os alimentos como Deus criou de ruins, insossos. Só é saboroso o que é manipulado ou industrializado pelo homem. E isso nega o princípio da criação de que tudo que Deus criou é bom, mas nós taxamos a criação natural como "sem gosto", tolerável apenas, mas não palatável. É como se eu dissesse pra minha esposa: a comida do restaurante da esquina é saborosa, mas a sua não, a sua eu só tolero, mas como eu quero ficar de boa com você vou me abster da comida do restaurante e comer só a sua por um tempo. Será que esse "sacrifício" teria valor pra minha esposa, ou teria efeito contrário?
@@fredbwolff Cristo é o sacrifício perfeito. Não existe esse trem de “esse é meu sacrifico”, como forma de querer sustentar algo com Deus. Tipo uma barganha. No fundo é isso, na maioria dos casos. Mas se vc quer renunciar isso, porque vê que seria bom, que assim seja. Mas não podemos colocar isso como doutrina; é só vã filosofia como diz Paulo; em nada opera contra a carne.
O primeiro vídeo sobre nota 10 o segundo vídeo nota 9 por um motivo. Jesus não purificou todos os animais. Há um regra sobre animais limpos e imundo em Gênesis 7:2; Levítico 11 e repetida em Deuteronômio 14: 3-21. Quanto ao mais o vídeo está ótimo!!
Sou ouvinte do bibotalk já tem muito tempo, é um conteúdo de altíssima qualidade que me ajudou/ajuda na caminha cristã. Sou adventista do sétimo dia e interpretamos de modo diferente o texto de Marcos pq Jesus Cristo se refere a lei cerimonial de lavagem das mãos para comer e não a pureza do alimento em si. “Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos impuras, isto é, por lavar.” Marcos 7:1-2 NVI Outro ponto interessante é que a distinção entre animais puros e impuros já existia antes mesmo da lei escrita, antes do dilúvio por exemplo: “Leve com você sete casais de cada espécie de animal puro, macho e fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, macho e fêmea,” Gênesis 7:2 NVI Se eles comessem animais impuros, certamente não existiriam hoje. E outro contraponto, disciplinas espirituais assim como, a disciplina da oração 3 vezes por dia, são importantes em nosso processo pessoal de santificação, não colocando obras acima da GRAÇA grandiosa de nosso Senhor Jesus Cristo. Enfim, juntos crescemos. Obrigado pelos conteúdos constantes no canal. Grande abraço a equipe Bibotalk.
Sao so conjecturas sem base biblica , é um conjunto por um Propósito espiritual. Romanos 12:01-12. Paulo implorou aos romanos que apresentassem seus corpos como sacrifício vivo . Nao existe sacrifício sem morte certo? Logo Paulo se referia a mortificacao da carne pelo pecados .matar a carne com jejum E ORACAO . JEJUM NAO MUDA DEUS MAS MUDA VOCE . O PROPOSITO É SE PARECER CADA VEZ MAIS COM CRISTO E PROCURAR SER SUA SEMELHANÇA. QUANDO VC QUE É TEMPLO DE DEUS FAZ SACRIFICO VIVO ,VC MUDA COMO PESSOA SENDO MAIS PURIFICADO PERANTE A DEUS
Lamentável um vídeo desses que coloca mais dúvidas nas certezas de muitos irmãos indoutos...embora eu tenha grande apreço pelo Rodrigo Bibo estou cancelando minha inscrição no canal pelo mal conteúdo desse vídeo que trás um verdadeiro "desserviço" para a obra de Deus...sem mais!😢
Desserviço? Vídeo super esclarecedor, quantas pessoas fazendo jejum de maneira errada e fazendo práticas das quais Deus não orientou. Sabe qual é o nome disso? RELIGIOSIDADE! Gente fazendo coisa que nem sabe o que faz, fazendo só porque outros falaram.
Se eu falar isso na minha igreja, misericórdia vão dizer que é falta de fé 😅😅😅
Excelente explicação 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns e obrigado, Cacau! Esclarecedor! Impressiona como existe distorção de coisas legítimas no meio do povo de Deus, onde nos apegamos a pseudo-receitas, como números (21 dias) e fórmulas (fazer isso, não fazer aquilo), onde se perde o principal que é o fundamento. Deus abençoe vocês nesse árduo trabalho de desmistificar e nos trazer de volta ao evangelho!
Que o Cacau apareça muito mais vezes por aqui. Deus o abençoe 🙏🏻
Já vou no comentário aleatório, por que a qualidade é garantida!!!
Excelente trabalho! Parabéns! Sempre achei estranho campanhas de jejum focadas em abstenção de um só alimento e sem uma rotina de fato de aproximação à Deus.
Gente esse vídeo tem que roda o mundo . Que toppp Cacau
Gratidão por esclarecer, mandei pra líder da minha célula 👏🏻👏🏻
ual, obrigada por isso 🥲, eu aprendo demais contigo! Que Deus abençoe você.
Que benção entender esse princípio e o legal é ver o Cacau, primeira vez que o vejo kkkk.
Vídeo maravilhoso, Deus abençoe sua vida Cacau.
Muito obrigada, Cacau. Sempre pensei assim e fui considerada chata e cética.
Utilidade pública esse vídeo. Obrigada, Cacau!!
Até q enfim, alguém esclarece isso; não sei se estou certa, mas sinceramente me parece uma dificuldade intelectual, não compreender dessa forma. Lembro-me q mesmo qdo garota, ouvia um pessoal falando q estava no jejum de Daniel, e o testemunho pessoal era péssimo. Sem falar na profundidade da missão de Daniel, nada a ver c um discípulo comum, tratava-se de um chamamento específico, não é?😁
Mt bom!!!
Obrigado cacau pela explicação, eu achava que era jejum que gente conhece no dias de hoje !!!
Muito bom, parabéns Cacau!!!
Interpretação 👏
FINALMENTE
Obrigada, Cacau!
Também é possível que o banquete como um todo fosse consagrado a algum deus. Isso justificaria o não tomar o vinho também.
Que demais!!!!muito bom❤
Boas explicações!😊
Concordo e discordo kkkk mas achei uma excelente reflexão.
Conheço muita gente q é edificada através desse jejum, o interessante é atrelar outras práticas durante o período do jejum, por exemplo um "jejum" de palavras (murmuração)
Deus conhece o coração, Paula. Supondo que ficar sem comer não afete a carne, ainda sim, Deus é capaz de ver um coração sincero.
Segundo a comentar🎉😊
Posso, enquanto Cristão, fazer voto? Pra pedir algo?
Daniel: to muito triste com a situação do meu povo e não quero me alimentar com nada que me deixe feliz😢
Daniel na hora das revelações:🤯😱
Crentes lendo o texto: concerteza Daniel ficou sem comer carne por 21 dias de proposito pra ver anjos e demonios e nós temos que fazer igual.
Mas agora é sério
O cara sabia que Deus entregou seu povo aos babilônios e sabia que o seu povo mereceu o castigo. E mesmo assim tudo que ele quer é servir a seu Deus e estar próximo de seu povo. Ele lamenta por toda essa situação e nisso eu vejo muita beleza❤.
Cade o outro vídeo?
Marcelo Camelo se converteu?
Se pudesse daria uns 5 likes...
Vixe, vou postar e correr😂
Professor,
Eu escutei certa vez que Daniel não quis comer destes alimentos por que eram alimentos oferecidos a outros deuses, e que a refeição do Rei seria uma espécie de culto a esses deuses.
Faz sentido? Se bem que se fosse isso os legumes também seria assim, não?
Pois é, também conheço essa versão, que mais me parece fazer sentido.
E no cap 10 ele diz que ficou três semanas sem carne e vinho depois da visão. Então ele comia carne e bebia vinho.
Boa explicação ou seja esse tal jejum não existe e sim Daniel se absteve das comidas do rei que eram oferecidas a ídolo...
Benção de mais affs por que tantos e tantas inciste em falar que é jejum...
Sou nova em estudar a bíblia não achei a palavra jejem e sim abester ❤
Nessa parte de disciplinas espirituais não servirem pra mortificar a carne eu fiquei confuso. Se não ajudam nisso elas servem pra que? Pq jejum n muda Deus. E se ele não ajuda a na espiritualidade ele serve pra algo? eu entendi as pontuações sobre o jejum de Daniel. mas fiquei com essa dúvida quanto às disciplinas espirituais, elas não salvam e isso é claro, elas não mudam Deus, mas se elas não auxiliam na vida pessoal de espiritualidade elas servem pra que?
Seu comentário é importante. Eu não fui claro na minha fala. O que eu quis dizer é de uma visão de castigo do corpo pra fortalecimento do espírito. Isso é gnosticismo. Mas o jeito q eu falei foi impreciso.
@@Cacau.Marques Ah sim, agora entendi melhor. Mas de qualquer maneira o vídeo foi muito bom 🙌
Discordo em parte...seria interessante um conhecimento de obras sobre jejum de Maresh Chavda e Luciano Subirá...
@@ATALAIACHURCH Não são boas referências se me permite discordar. Ambos partem do pressuposto que castigo corporal e a oração são praticamente uma receita de bolo para se alcançar um bem material ou espiritual. Desconsideram completamente a vontade de Deus, como sendo um bem exclusivamente misericordioso, sem espaço para barganhas.
@@JonatasDias7 já leu as obras que mencionei? Pois elas estão baseadas em profundo estudo das escrituras e repletas de referências bíblicas inclusive do ensino e incentivo do próprio Jesus para a prática do jejum e da oração...e além disso seus ministérios ( Chavda e Subirá) são idôneos e testemunhais. Eu e milhares de milhares de pessoas do mundo todo os conhecem por seus testemunhos. Máxima data venia Jonatas, mas já de você, com seu raso conhecimento bíblico, eu nunca ouvi falar!
Mas o jejum de Daniel está atrelado a outra passagem que ele está orando em Daniel 10, deveria analisar a luz desse texto também, que inclusive mostra essa dependência de Deus em meio a esse período de pranto. Nesse contexto podemos dizer que é um jejum, já que momentos de lamento eram acompanhados por jejuns, não?
Sim. Eu citei esse texto. Ele também não é prescritivo e acontece apenas ali em toda a Bíblia. Você tem razão, ali é algo mais parecido com um jejum e pretendo falar mais dele quando gravar especificamente sobre o tema. Acontece q na minha pesquisa sobre os q praticam o jejum de Daniel percebi q a maioria deles faz muito mais menções ao capítulo 1 do que ao capítulo 10. Na verdade, todos os q vi falando sobre o assunto praticamente ignoram o capítulo 10 e ficam só no capítulo 1. Tenho a minha suspeita de q o fazem justamente pq veem um certo "resultado" no capítulo 1 e promovem esse tipo de ideia para a frente: "Faça o jejum de Daniel para ser mais saudável física e espiritualmente".
@@Cacau.Marques Gostaria desse video tambem, sempre me atentei ao cap. 10. Um jejum de uma refeição ao dia e se abstendo de tudo o que for saboroso - apenas legumes, frutas e verduras - é um jejum correto, Cacau? Dúvida sincera, pois tenho muito desejo de começar um por período maior de tempo
@@Bernardo5585 Olá, desculpe entrar na conversa, mas penso que essa coisa de abstenção de alimentos "saborosos" passa uma ideia muito ruim. Isso porque estamos carimbando os alimentos como Deus criou de ruins, insossos. Só é saboroso o que é manipulado ou industrializado pelo homem. E isso nega o princípio da criação de que tudo que Deus criou é bom, mas nós taxamos a criação natural como "sem gosto", tolerável apenas, mas não palatável.
É como se eu dissesse pra minha esposa: a comida do restaurante da esquina é saborosa, mas a sua não, a sua eu só tolero, mas como eu quero ficar de boa com você vou me abster da comida do restaurante e comer só a sua por um tempo.
Será que esse "sacrifício" teria valor pra minha esposa, ou teria efeito contrário?
@@fredbwolff Cristo é o sacrifício perfeito. Não existe esse trem de “esse é meu sacrifico”, como forma de querer sustentar algo com Deus. Tipo uma barganha. No fundo é isso, na maioria dos casos. Mas se vc quer renunciar isso, porque vê que seria bom, que assim seja. Mas não podemos colocar isso como doutrina; é só vã filosofia como diz Paulo; em nada opera contra a carne.
Que tal Observar Daniel 10:2 ele fala de 3 semanas, fazendo o tal jejum, muito imporá, não mencione a palavra jejum; 3 semana equivalente a 21 dias
O primeiro vídeo sobre nota 10 o segundo vídeo nota 9 por um motivo. Jesus não purificou todos os animais. Há um regra sobre animais limpos e imundo em Gênesis 7:2; Levítico 11 e repetida em Deuteronômio 14: 3-21. Quanto ao mais o vídeo está ótimo!!
Todos esses textos são do antigo testamento a purificação só acontece no novo testamento
Eu citei literalmente o texto bíblico. Se vc disser q foi um erro, está dizendo que foi da Bíblia, não meu. Kkkkkkk
Sou ouvinte do bibotalk já tem muito tempo, é um conteúdo de altíssima qualidade que me ajudou/ajuda na caminha cristã. Sou adventista do sétimo dia e interpretamos de modo diferente o texto de Marcos pq Jesus Cristo se refere a lei cerimonial de lavagem das mãos para comer e não a pureza do alimento em si.
“Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos impuras, isto é, por lavar.”
Marcos 7:1-2 NVI
Outro ponto interessante é que a distinção entre animais puros e impuros já existia antes mesmo da lei escrita, antes do dilúvio por exemplo:
“Leve com você sete casais de cada espécie de animal puro, macho e fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, macho e fêmea,”
Gênesis 7:2 NVI
Se eles comessem animais impuros, certamente não existiriam hoje.
E outro contraponto, disciplinas espirituais assim como, a disciplina da oração 3 vezes por dia, são importantes em nosso processo pessoal de santificação, não colocando obras acima da GRAÇA grandiosa de nosso Senhor Jesus Cristo.
Enfim, juntos crescemos. Obrigado pelos conteúdos constantes no canal. Grande abraço a equipe Bibotalk.
Sao so conjecturas sem base biblica , é um conjunto por um Propósito espiritual.
Romanos 12:01-12. Paulo implorou aos romanos que apresentassem seus corpos como sacrifício vivo . Nao existe sacrifício sem morte certo? Logo Paulo se referia a mortificacao da carne pelo pecados .matar a carne com jejum E ORACAO . JEJUM NAO MUDA DEUS MAS MUDA VOCE .
O PROPOSITO É SE PARECER CADA VEZ MAIS COM CRISTO E PROCURAR SER SUA SEMELHANÇA. QUANDO VC QUE É TEMPLO DE DEUS FAZ SACRIFICO VIVO ,VC MUDA COMO PESSOA SENDO MAIS PURIFICADO PERANTE A DEUS
Usou o texto bíblico errado pra falar do denominado "jejum de Daniel". O certo é Daniel 10:2,3; 12,13.
Lamentável um vídeo desses que coloca mais dúvidas nas certezas de muitos irmãos indoutos...embora eu tenha grande apreço pelo Rodrigo Bibo estou cancelando minha inscrição no canal pelo mal conteúdo desse vídeo que trás um verdadeiro "desserviço" para a obra de Deus...sem mais!😢
thau...
@@SamuelSantos-xg9tb kkkkk...Tchau "thau"!!!
Foi tarde, tchau querido.
@@leandrodekarvalho...deixa de ser otário mano...nem me conhece!😂
Desserviço? Vídeo super esclarecedor, quantas pessoas fazendo jejum de maneira errada e fazendo práticas das quais Deus não orientou. Sabe qual é o nome disso? RELIGIOSIDADE! Gente fazendo coisa que nem sabe o que faz, fazendo só porque outros falaram.
Muito bom!