Coisas que aprendi na TEORIA sendo professor

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 окт 2024

Комментарии • 14

  • @josethemio1878
    @josethemio1878 11 месяцев назад +1

    Meus parabéns pelo seu trabalho. Siga firme e forte.

  • @josethemio1878
    @josethemio1878 11 месяцев назад +3

    Cara, nem conheço seu pai e já gosto dele. Também sou viciado em leitura. Tenho uma biblioteca com mais de 102 livros. Minha mulher diz que no dia que eu morrer, ela vai jogar tudo fora ! Ler é a melhor cura para qualquer mal da atualidade, sem falar que deixa você preparado para muita coisa na vida.

    • @SalgadoSocial
      @SalgadoSocial  11 месяцев назад

      Ler é bom demais, o duro é que a biblioteca acaba com a estrutura da casa ahahahah

  • @viniciussantos2162
    @viniciussantos2162 11 месяцев назад +4

    Gostei muito do seu debate. Sou professor de educação básica de escola pública em MT em Língua Portuguesa. Vejo que nos últimos anos a Educação e Assistência Social estão mescladas, por isso que venho tentando refazer todo o meu conhecimento na minha área e tendo que estudar bastante. No entanto, não estou dando conta. A BNCC veio para transformar "educação" em uma "assistência estudantil", tendo até que dar aula de educação emocional. Está bem difícil.

    • @SalgadoSocial
      @SalgadoSocial  11 месяцев назад +2

      De oito anos pra me preparar pra dar aula de uma matéria que estudei na graduação, agora tenho três meses pra preparar quatro matérias sobre coisas que não estudei. Duro

  • @josethemio1878
    @josethemio1878 11 месяцев назад +1

    Essa questão da Simbologia no mundo atual é coisa séria. A obra do Bourdieu é preciosa. Infelizmente parece que sua obra não é muito valorizada aqui no Brasil ou tô equivocado ?

    • @SalgadoSocial
      @SalgadoSocial  11 месяцев назад

      A galera do ensino superior curte muito, mas como o cara escreve difícil (e de propósito) acaba circulando pouco fora da academia

  • @josethemio1878
    @josethemio1878 11 месяцев назад +1

    Um dos maiores exemplos disso, na minha opinião é na produção de TCCs quando o pessoal tem que se formar. A grande maioria não sabe como fazer um projeto de pesquisa e muitas faculdades não se preocupam em indicar um bom professor para essa cadeira (aliás, não sei porque essa cadeira é tão ignorada na maioria dos cursos). O resultado é que os alunos chegam ao final da faculdade e mal sabem fazer uma boa monografia. Com a liberação da obrigatoriedade de se fazer uma monografia quando da realização de uma Pós - Graduação (coisa do governo Temer e que o atual manteve) a coisa piorou muito. Já fiz 05 monografias e tive que aprender a fazer projetos e anteprojetos na marra , como? Lendo e estudando livros de Metodologia Científica, coisa que poucos gostam de fazer. Existe hoje no Brasil, um menosprezo cada vez maior pelos cientistas sociais (tudo fomentado pela Extrema direita bolsonarista e por parte das igrejas), onde o cientista e o homem da ciência que critica e segue o método científico é considerado pessoa perigosa e que deve ser vigiada. Um absurdo !

    • @SalgadoSocial
      @SalgadoSocial  11 месяцев назад

      Cientista é muito associado a química e física… uma pena, é sim muito de projeto político, mas tem uma falta de vontade de divulgar por parte dos academicos

  • @ronaldofonseca3923
    @ronaldofonseca3923 11 месяцев назад +3

    Seu vídeos são sempre muito bons, mas esse comprou, reformou e mobiliou um triplex na minha cabeça, a questão de herdar tanto o sucesso quanto ao fracasso e como a barreira, além de financeira, é ideológica e hereditária!

    • @SalgadoSocial
      @SalgadoSocial  11 месяцев назад

      Cara, é o tipo de coisa libertadora de saber, e desesperadora de não conseguir fazer nada a respeito

  • @danilodossantos102
    @danilodossantos102 9 месяцев назад

    Entendo muito sua fala. Sou professor do fund1 e acredite: em reuniões pedagógicas os meus colegas professores argumentam que as crianças não aprendem porque não querem. Cara, estamos falando de crianças... e vejo que muitos professores já desistiram. Estão absorvidos por uma prática que não é nada sadia. Precisa de teoria boa nessa prática falida. Sei que a rotina é foda, e tem contextos complicadíssimos de trabalha, mas é necessário estudo, inclusive para nos ajudar a não adoecer envenenados pelo simples discurso do fracasso.

  • @mctitanoperigo
    @mctitanoperigo 10 месяцев назад

    Salgado, acompanho e curto muito seus vídeos. Por isso, quero respeitosamente, fazer uma crítica. Talvez possa ter passado batido, se caso você já abordou o tema "Capital cultural" anteriormente. Mas, tenho um pouco de nervoso em relação a ele. Te pergunto: o que significa "Cultura"? Digo isso porque, ao trazer a cultura dos que tem acesso a essas determinadas coisas, enquanto A cultura, me parece - pode não ser, mas parece - uma certa hierarquização, onde a cultura periférica, não ligada a "livros" ou a "intelectualidade", está abaixo. Enfim, imagino que esse conceito valha um vídeo só pra ele, e se caso já tenha, poderia me informar? obrigado!

    • @SalgadoSocial
      @SalgadoSocial  10 месяцев назад

      Salve!
      Então, "capital cultural" é um termo da sociologia (proposto pelo bourdieu) e é tipo "conhecimento acumulado". Não sei se é por problema de tradução do francês ou se o bourdieu não relacionou mesmo, mas não relação direta com "cultura". Mas ele distingue capital legítimo, do ilegítimo, sendo um reconhecido como mais valioso, como "melhor" e outro considerado secundário e "menor", então rola uma hierarquização sim e inclusive disputas pelo reconhecimento do que é legítimo e o que não é.
      (Não que a hierarquização esteja correta, mas é reconhecer que existem percepções diferentes na sociedade sobre coisas diferentes)
      Eu to prometendo um vídeo sobre isso desde o primeiro ano do canal ahahahhaah