Tenho uma dúvida: no evangelho de João é relatado que André e Pedro foram comissionados quando estavam na Judéia, em alguma cidade às margens do Jordão. Contudo nos outros evangelhos é narrados que os irmãos pescadores foram comissionados em Cafarnaum na Galileia. Como explicar essa discrepância?
Olá Paulo Esta pergunta é muito interessante e até mesmo motivo de alegarem contradições nos Evangelhos. Primeiramente, o que temos é uma conversa inicial de Jesus com André, Pedro, Filipe e Natanael, mas, não uma chamada permanente (um comissionamento). O texto de João informa que alguns destes discípulos ficaram com Jesus apenas um dia (Jo 1.39), e, certamente, retornaram para suas casas para suas atividades normais como a pesca, no caso de André e Pedro. Mais tarde, na Galileia, após a chamada "pesca maravilhosa", se dará o comissionamento destes discípulos. Antes da narrativa da pesca maravilhosa Jesus já tinha curado a sogra de Pedro (Lc 4.37-44) e pede o barco de Pedro para servir como um púlpito para pregar a multidão (Lc 5.3). Após isso, sim, se dá a "pesca maravilhosa" e o chamamento destes discípulos. Na primeira conversa com os discípulos não houve um abandono de alguma coisa, mas, após a "pesca maravilhosa" onde se dará o chamamento, o texto de Lucas informa "deixaram tudo e o seguiram", caracterizando um chamado. Para conhecer um pouco mais sobre uma narrativa (características) de chamamento presento na Bíblia Sagrada, assista este vídeo ruclips.net/video/XlxO6jEfgXI/видео.html Um abraço.
Ir. Moisés paz Uma pergunta,sabemos que André ates de ser discípulo de Cristo ele era discípulo de João batista João :1:40 O irmão já chegou a imaginar ou achar alguma evidência quem era o segundo ? Abraço ……. Perdoa comentar hoje,pois só assisti o vídeo agora kkkk
Olá Paz do Senhor Boa pergunta Sim, o texto anterior diz que João Batista estava com "[...]dois de seus discípulos[...]" (Jo 1.15 NVI) passaram a seguir Jesus. Um destes dois discípulos era André, no entanto, o nome do outro não nos é informados. Este outro discípulo poderia ter sido o segundo discípulo a ser chamado, pois os dois, André e este discípulo ficaram um dia na casa de Jesus (Jo 1.39). Não sendo este discípulo, pode ser que Pedro venha a ser o segundo discípulo a ser chamado. Mas é apenas uma ideia, uma hipótese sem confirmação na Bíblia.
Olá! Sou nova inscrita deste canal e estou aprendendo tanto. .. que Deus continue abençoando vida muitíssimo! Obrigada!
Amém
Muito obrigado
Moises Brasil Maciel,para sempre gratidão por toda a sua sabedoria.
Olá Wendel
Amém
Glória a Deus 🙏🙏🙏
Amém glória a Deus. Deus seja louvado.
Obrigado por seus ensinamentos.
Olá Roberto
Amém
Muito obrigado
Maravilhoso vídeo, há lugar para ensino e para o mestre, sempre avante.
Olá
Muito obrigado
Pastor muito enriquecedor este vídeo. Deus abençoe a tua vida em todo tempo.
Amém
Deus abençoe sempre Pastor 🙏🤝🇧🇷🕊
Amém
Deus abençoe sua vida 🙌🙌
Amém
Olá pastor Moises, Deus continue te abençoando👍
Amém
Muito obrigado
muito bom 😀😀
😊👍🙏
Ó o meu nome aí! Ótimo vídeo, pastor!
Sim, quando fiz o vídeo lembrei de você
forte
😊🙏👍
Muito bom!!! Todo dia na hora do almoço esposa e eu assistimos a um vídeo seu que muito nos edifica, muito obrigado!
Amém
Quem bom!!!!
Olá meu nome é Carlos André Ligar para ensinamento valeu
👍🙏🙂
Tenho uma dúvida: no evangelho de João é relatado que André e Pedro foram comissionados quando estavam na Judéia, em alguma cidade às margens do Jordão. Contudo nos outros evangelhos é narrados que os irmãos pescadores foram comissionados em Cafarnaum na Galileia. Como explicar essa discrepância?
Olá Paulo
Esta pergunta é muito interessante e até mesmo motivo de alegarem contradições nos Evangelhos.
Primeiramente, o que temos é uma conversa inicial de Jesus com André, Pedro, Filipe e Natanael, mas, não uma chamada permanente (um comissionamento). O texto de João informa que alguns destes discípulos ficaram com Jesus apenas um dia (Jo 1.39), e, certamente, retornaram para suas casas para suas atividades normais como a pesca, no caso de André e Pedro.
Mais tarde, na Galileia, após a chamada "pesca maravilhosa", se dará o comissionamento destes discípulos. Antes da narrativa da pesca maravilhosa Jesus já tinha curado a sogra de Pedro (Lc 4.37-44) e pede o barco de Pedro para servir como um púlpito para pregar a multidão (Lc 5.3). Após isso, sim, se dá a "pesca maravilhosa" e o chamamento destes discípulos.
Na primeira conversa com os discípulos não houve um abandono de alguma coisa, mas, após a "pesca maravilhosa" onde se dará o chamamento, o texto de Lucas informa "deixaram tudo e o seguiram", caracterizando um chamado.
Para conhecer um pouco mais sobre uma narrativa (características) de chamamento presento na Bíblia Sagrada, assista este vídeo ruclips.net/video/XlxO6jEfgXI/видео.html
Um abraço.
Obrigado pela resposta pastor. Imaginei que fosse algo nesse sentido.
Olá! Os quatro apóstolos, Simão (Pedro), Tiago , João e André eram irmãos?
Olá Rubia
Pedro e André eram irmãos (os dois), e Tiago e João eram irmãos (os dois)
@@moisesbrasilmaciel Certo👍 muito obrigado 🙏
Irmãos em Cristo. Rsrs
Ir. Moisés paz
Uma pergunta,sabemos que André ates de ser discípulo de Cristo ele era discípulo de João batista João :1:40
O irmão já chegou a imaginar ou achar alguma evidência quem era o segundo ?
Abraço …….
Perdoa comentar hoje,pois só assisti o vídeo agora kkkk
Olá
Paz do Senhor
Boa pergunta
Sim, o texto anterior diz que João Batista estava com "[...]dois de seus discípulos[...]" (Jo 1.15 NVI) passaram a seguir Jesus. Um destes dois discípulos era André, no entanto, o nome do outro não nos é informados. Este outro discípulo poderia ter sido o segundo discípulo a ser chamado, pois os dois, André e este discípulo ficaram um dia na casa de Jesus (Jo 1.39). Não sendo este discípulo, pode ser que Pedro venha a ser o segundo discípulo a ser chamado. Mas é apenas uma ideia, uma hipótese sem confirmação na Bíblia.
@@moisesbrasilmaciel
Já procurei referências de várias formas mas nada kkkkkkkk
Abraço
😂😂😂😂😂