Belíssima explanação sobre este apóstolo. Graças a pessoas como o senhor que hoje em dia temos contato com as verdades bíblicas, ou seja, o fino da Teologia Cristã. Parabéns pela postagem. Continue sempre assim e nós seremos mui gratos ao seu trabalho de divulgação. DEUS abençoe a sua vida.
Olá Paz do Senhor Na maioria das vezes a tradição apresenta relatos verdadeiros de pessoas retas e honestas diante de Deus. No entanto, em alguns casos não passa de coisas humanas. Por isso, toda atenção e cuidado são devidos.
Olá Fábio Cada vídeo desta série, logo abaixo na descrição do vídeo tem as referências bibliográficas utilizadas para fazer o vídeo. A obra "Doze homens e uma missão" diz muito sobre a vida dos apóstolos além da Bíblia Sagrada. Segue as obras utilizadas: ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia teologia e filosofia. 8. ed. São Paulo: Hagnos, 2006. DOZE HOMENS E UMA MISSÃO DEBARROS, Aramis C. Doze homens e uma missão: um perfil bíblico-histórico dos doze discípulos de Cristo. Curitiba: Editora Luz e Vida, 1999. QUEM É QUEM NA BÍBLIA SAGRADA GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. São Paulo: Editora Vida, 1999.
Olá O fato de chamar Bartolomeu de Natanael na interpretação bíblica é chamado de "evidência não conclusiva", ou seja, nas listas dos nomes dos apóstolos nos Evangelhos sinóticos aparece Bartolomeu e na lista de João Natanael. Logo, embora não seja de maneira nítida, não conclusiva, para os intérpretes Bíblicos é a mesma pessoa. Ou até mesmo sendo os dois nomes de uma única pessoa. Não há na Bíblia a afirmação clara de que seja a mesma pessoa. No entanto, não há também que João seja o "discípulo amado" e autor do Evangelho que leva o seu nome. Assim como os Evangelhos sinóticos não afirmam que Mateus escreveu o Evangelho de Mateus, que Marcos escreveu o Evangelho de Marcos e que Lucas tenha escrito o Evangelho de Lucas. Obrigado por sua participação aqui no canal
@@moisesbrasilmaciel meu nome é Bartolomeu. Digo isso porque o único relato não é tão convincente. Mas há relatos de um possível evangelho segundo ele, ou uma carta citados por um escritor antigo, que eu me esqueci o nome
Excelente canal! Um abraço nobre irmão.
Olá
Muito obrigado
Moises Brasil Maciel,somente gratidão sempre.
Olá Vendel
Amém
Glória a Deus
Bom saber que os vídeos tem lhe proporcionado edificação
🙏😊👍
Moisés Brasil.
👍😊🙏
Belíssima explanação sobre este apóstolo. Graças a pessoas como o senhor que hoje em dia temos contato com as verdades bíblicas, ou seja, o fino da Teologia Cristã. Parabéns pela postagem. Continue sempre assim e nós seremos mui gratos ao seu trabalho de divulgação. DEUS abençoe a sua vida.
Olá Roberto
Muito obrigado
👍😊🙏
Muito bom ❤
🙏👍😊
muito obrigada por explicações sobre nossa Bíblia
🙏😊👍
Deus te abençoe pela explicação da palavra de Deus 🙏🏽
🙏😊👍
Estudo edificante, Deus o abençoe ricamente
Amém
👏👏👏
🙏😊👍
Muito bom e escmaredor, parabéns Pastor 🙏🤝🇧🇷❤🕊
Amém
Glória a Deus
Ótima explicação 👏👏👏
Opa
Amém
👍🙏🙂
ótima explicação, Deus abençoe irmão!
Obrigado 🙌
Muito bom!!! Existe algum vídeo que explica como os livros da Bíblia foram "escolhidos" e qual concílio Ela foi organizada?
Olá Carlos
Ainda não tenho um vídeo sobre este tema. Por sinal, vou colocar na lista de vídeos a serem produzidos. Muito obrigado pela dica.
👍😊🙏
A paz de Deus seja com vós irmão Moisés,
A tradição histórica cristã é de confiança?
Olá
Paz do Senhor
Na maioria das vezes a tradição apresenta relatos verdadeiros de pessoas retas e honestas diante de Deus. No entanto, em alguns casos não passa de coisas humanas. Por isso, toda atenção e cuidado são devidos.
Qual livro conta a história dele ? Além da Bíblia
Olá Fábio
Cada vídeo desta série, logo abaixo na descrição do vídeo tem as referências bibliográficas utilizadas para fazer o vídeo. A obra "Doze homens e uma missão" diz muito sobre a vida dos apóstolos além da Bíblia Sagrada.
Segue as obras utilizadas:
ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia teologia e filosofia. 8. ed. São Paulo: Hagnos, 2006.
DOZE HOMENS E UMA MISSÃO
DEBARROS, Aramis C. Doze homens e uma missão: um perfil bíblico-histórico dos doze discípulos de Cristo. Curitiba: Editora Luz e Vida, 1999.
QUEM É QUEM NA BÍBLIA SAGRADA
GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. São Paulo: Editora Vida, 1999.
Mas quem disse que Natanael é Bartolomeu
Olá
O fato de chamar Bartolomeu de Natanael na interpretação bíblica é chamado de "evidência não conclusiva", ou seja, nas listas dos nomes dos apóstolos nos Evangelhos sinóticos aparece Bartolomeu e na lista de João Natanael. Logo, embora não seja de maneira nítida, não conclusiva, para os intérpretes Bíblicos é a mesma pessoa. Ou até mesmo sendo os dois nomes de uma única pessoa.
Não há na Bíblia a afirmação clara de que seja a mesma pessoa. No entanto, não há também que João seja o "discípulo amado" e autor do Evangelho que leva o seu nome. Assim como os Evangelhos sinóticos não afirmam que Mateus escreveu o Evangelho de Mateus, que Marcos escreveu o Evangelho de Marcos e que Lucas tenha escrito o Evangelho de Lucas.
Obrigado por sua participação aqui no canal
@@moisesbrasilmaciel meu nome é Bartolomeu.
Digo isso porque o único relato não é tão convincente.
Mas há relatos de um possível evangelho segundo ele, ou uma carta citados por um escritor antigo, que eu me esqueci o nome