OUÇA O QUE QUISER, mas CONHECER os CLÁSSICOS faz a diferença
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Conheça a loja da Collectors Room na Amazon, com uma curadoria especial feita pra você:
amzn.to/42fz1Vv
Vai comprar alguma coisa na Amazon?
Então utilize esse link e ajude o canal:
amzn.to/37Yj62q
Curte o meu trabalho?
Então faça um PIX de qualquer valor para a Collectors Room.
É pouco pra você, mas ajuda muito.
PIX: falacollectorsroom@gmail.com
Siga nossas redes:
WhatsApp com Ofertas: chat.whatsapp....
Telegram: t.me/colletsroom
Site: www.collectorsr...
Instagram: / collectorsroom.com.br
Twitter: / sigacollectors
Spotify: open.spotify.c...
Quer enviar o seu material pra cá ou me surpreender com algum presente?
Anota o endereço:
Ricardo Seelig
Rua Artista Bitencourt, 211
Ed. Galápagos - Apto 501
Centro
CEP 88020-060
Florianópolis (SC)
Quando fazia curso de instrumentos de cordas, meus professores diziam que alguns álbuns era obrigatório por pesquisa e aperfeiçoamento,e sempre álbuns importantes como Baden Powell . Mas como ouvinte concordo, pode não ser obrigatório pôr si só, mas vale a experiência do conhecimento pra quem realmente gosta de música. Álbuns clássicos são sempre bem vindos, independente do estilo.
Da mesma forma que livros clássicos são muito importantes na formação de um bom leitor. Muito bom !
Excelente vídeo Ricardo‼️ Nada é obrigatório, mas aquela sensação de ouvir The Wall pela primeira vez é incrível ‼️
Como sempre uma belíssima crítica, construtiva, inteligente e educada. A história de maneira geral é fundamental para contactar-nos do passado ao presente. Com a arte não seria diferente. Um grande abraço de Portugal e parabéns pelo trabalho.
Muito obrigado pelo elogio e pelo comentário, Clóvis.
Excelente ideia de reflexão Mestre. Obrigado pela provocação.. Estou lendo o livro do John Densmore, sobre a história dele com Jim Morrison e o The Doors.. E conforme vou evoluindo na leitura, vou escutando os discos. Está sendo uma experiência fantástica.
100% de acordo! Tem que conhecer, gostar é opcional!
Vídeo excelente!
Valeu, Cleison.
Led 4 com certeza obrigatório 😊
Eu não sou lá aquele fã de MPB, mas é inegável que é muito importante conhecer o estilo. Ainda mais quem, que como eu, toca violão, é fundamental para o refino no instrumento, conhecer novos ritmos e novos acordes.
Show,, Parabéns pelo vídeo Ricardo 👏🏻👏🏻👏🏻
O "Sgt. Peppers...", que à época eu não conhecia, mas fui atrás. De fato, para o meu gosto pessoal, esse álbum nunca me cativou, embora vejo muitas menções da grandiosidade a esta obra. Mas música é isso. Parabéns pelo vídeo.
Muito importante essa sua fala....
Salve Mestre!! Fechado com vc!! Perfeito em tudo que disse. Sei que vc colocou só alguns para citar e exemplificar seu pensamento e não quiz fazer uma lista, mas eu só acrescentaria mais o Black Album, pois assim como Sgt Peppers, ele também redefinil cenários musical e mercadológico, além de ser o ícone dos anos 90.
Na minha opinião Ricardo os álbuns clássicos que tornam obrigatório ou não são muitos, mas os que me fez crescer ouvindo música foi o Queen, Rush, Kiss, Led Zeppelin e também bandas do progressivo como: Marillion, Pink Floyd, Focus e Gentle Giant são bandas clássicas que fizeram sucesso na década de 70 simplesmente magnífica.
Abraços e parabéns pelo canal.
Cresceu com uma excelente trilha sonora, amigo. Obrigado pelo comentário.
Eu acho muito bom conhecer os clássicos de um gênero. Normalmente são álbuns que influenciam um monte de artistas ou apresentam novos estilos, autores, etc. Não sou fã do Pink Floyd, mas ouvi e gostei o 'The Dark Side...' e o 'The Wall' e isso me fez aventurar na discografia inicial do grupo e começar a me interessar mais por rock psicodélico. Para quem gosta de ouvir música, acho que ouvir um álbum clássico é sempre uma experiência enriquecedora.
Meus álbuns obrigatórios:
*(Só album que eu conheço, sou relativamente novo na musica)*
Led Zeppelin IV
Houses Of The Holy
Physical Graffiti
Paranoid
Master of Reality
Vol.4(Black Sabbath)
Heaven And Hell
In Rock
Machine Head
Moving Pictures
Nevermind
Aqualung
The Number of the Best
Powerslave
Seventh Son of a Seventh Son
Kill`Em All
Ride the Lighting
Master of Puppets
Black Album(Metallica)
Peace Sells
Rust in Piece
Among The Living
Raining Blood
Rising(Rainbow)
Posso ter esquecido alguns...
Falei que ia esquecer:
The Dark Side of the Moon
É isso mesmo. São os clássicos! Não gosto de Iron Maiden, mas não há como negar o poder da sua influência.
Meus álbuns obrigatórios
Abbey Road
Machine Head
Led IV
Masters of Reality
Black Álbum
Nevermind
E por aí vai....
Esse ângulo pegando o cenário com fundo cheio de CDs é muito mais legal. Acho de ++++ . Tomara que fique de vez 😊
Não conhecia esse canal. Gostei muito, muito mesmo. Creio que o Nevermind também é obrigatório.
É, com certeza! Aquele disco marcou uma geração.
Muito legal. Podia fazer uma 2° parte com os clássicos indispensáveis do Rock Nacional
Até hoje admiro entre outros exitos, a gravação 4 canais do ''tantã eletrônico' Sgt. Peppers
Ótimo vídeo!
Obrigado 😃
Ricardo, pegando o gancho da referência ao saudoso Jeffinho e ao fusion , esses sãos alguns albums que fazem a diferença para mim: Bundles,do Soft Machine; Alleycat-Nucleus; Birds of fire-Mahavishnu Orchestra. Além do Wired do próprio Jeff.
Parabéns pelo trabalho e um grande abraço.
Acredito Ricardo, que álbuns essenciais para um determinado gênero, soa melhor que obrigatórios... Destes que você mostrou, tenho todos na minha coleção.
Ricardo belo esclarecimento,
Isso foi muito certeiro. Concordo muito!
Brujeria e Madona?
Ta falado da minha playlist é? 🤔
😂😂😂
Mesma coisa aqui heheh
Existe algo que possui uma relevância fundamental e é decisivo quando se trata da apreciação de um determinado gênero, artista ou banda, que é a questão da cultura, percepção, hábito e/ou abertura para realizar uma audição com uma predisposição para tentar assimilar e compreender determinado estilo ou canção. Uma pessoa pode e deverá apresentar uma postura refratária pelo fato daquilo não ter feito parte do seu repertório regular ao longo da vida. Sendo assim, é até compreensível haver uma resistência em se aceitar e gostar de algo que para aqueles com ouvidos e sensibilidade já acostumadas com aquela estrutura sonora, não se constitui em algo alienígena. Mas, falando por experiência pessoal, acredito que o primeiro passo a ser dado em casos assim é ter a mente aberta e buscar se dar ao trabalho consciencioso e paciente de dar uma chance ao que é diferente, novo ou até mesmo estranho aos seus ouvidos, ao menos em audições preliminares. Foi dessa forma que - com um ouvido mais apurado e sensível - eu saí da bolha em que me encontrava e passei a acrescentar ao meu gosto pessoal as mais diversas vertentes musicais que se pode imaginar, o que tem me trazido belas e gratificantes surpresas ao longo de todo esse tempo como amante da boa música.
Rapaz, não existe ''tentar assimilar e compreender determinado estilo ou canção''... música não tem nada pra ''compreender'' (não estou falando da parte teórica e sim do ''escutar'')... se vc ouviu uma música e não gostou não é ouvindo outras vezes que vc vai ''compreender'' nada kkkkkkkkkkkk os humanos vivem tão pouco tempo e ainda tem gente que se sente na obrigação de ''tentar gostar'' de determinada banda/artista/estilo kkkkkkkk
@@fábioalmeida-o2x Esse é uma exercício, uma escolha que você pode se propor a realizar ou não. Uma experiência pessoal que você toma a decisão de experimentar ou não. E de onde você tirou a conclusão equivocada de que o gostar não tem qualquer relação com a apreensão do objeto (nesse caso a música)?
@@GeorgeOliveira-vp9qz a ''conclusão equivocada'' eu fiz me baseando em todos os outros ''gostos'' individuais... o que te faz achar que o ''gosto musical'' é diferente de qualquer outro? Quando vc assiste um filme e não gosta, vc o ''reassiste'' pra ''tentar assimilar e compreender'' ? Quando vc prova a culinária de algum país vc vai comer de novo se não tiver gostado? Quando vc lê um livro que não te diz nada, vc lê outra vez pra ver se da segunda ele passa a dizer? Quando vc vivencia uma situação que te causa indiferença, vc vai querer repetir a experiência? O gosto musical de uma pessoa é algo que ela não tem escolha, assim como todos os outros ''gostos''. Ou vc gosta ou não gosta. É simples assim kkkkkkkkkkk se ''forçar'' a gostar de algo não tem nenhuma lógica kkkk a vida é curta, muuuito curta, eu não perco meu tempo com coisas que não me agradaram...
Obs.: Não sei qual sua formação/profissão mas vc fala de forma tão complicada que eu não tenho certeza se entendi direito seus comentários kkkkkk estou com a impressão que minhas duas repostas não têm nada a ver com o que vc disse kkkkkkkkkkkkkk ou talvez estejam até corroborando com suas colocações kkkkkkkkk vai saber...
Sgt. Peppers e Exile on Main Street são discos extraordinários.
Um exemplo p mim de banda obrigatória q eu não conhecia foi o UFO. Depois q escutei, entendi pq o Slash, o Adrian Smith e o Kirk Hamet referenciam tanto o Michael Schenker. Os álbuns do UFO com ele na banda, p mim, são equiparados aos clássicos do Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin.
Imagine um fã de futebol que não conhece Pelé, Paul Gascoigne, Franz Beckenbauer, Johan Cruijff, Di Stéfano, Lothar Matthäus, Garrincha, van Basten, Baggio, imagina você não conhecer o Eric Cantona? 'Ain, por acaso eu sou obrigado?' Não, mas minha Vó Dolores sempre dizia: 'Sempre é bom saber de onde veio e para onde está indo'. Você não é obrigado a escutar os clássicos, mas os clássicos são obrigatórios, bom, pelo menos se você é um ouvinte que quer aprender sobre rock e suas variantes e entender como ele chegou assim em 2025.
Esse fãs de futebol existem, e dizem que Neymar é o melhor jogador de todos os tempos 😂😂😂
@@luisbueno01 Hahahahahahah, mentindo, não está...
Concordo totalmente com o seu vídeo.
Na minha opinião, nao existem álbuns obrigatórios, mas sim faixas de alguns obrigatórias. Afinal, a grande maioria dos álbuns não têm faixas absolutamente coesas. Aliás, a meu ver, nem mesmo os álbuns citados nesse vídeo têm faixas coesas.
Ricardo; gostaria de fazer um pedido que não tem a ver com o conteúdo do vídeo.
Uma análise sobre a banda Porcupine tree.
Não encontrei nada no RUclips em português sobre essa banda.
Massa. Tenho só um item deles, mas acho que vale a pena falar sobre a banda sim. Obrigado pela dica.
@CollectorsRoom_ , eu que agradeço, estou aguardando sua análise 👍🏽
Um album clássico incontestável para esta lista : "A night at the opera"
Um verdadeiro colecionador de música (diferente de um mero consumidor) deve ser um pesquisador também. Procurar conhecer sobre a arte que coleciona (um mero consumidor não enxerga a música como arte, apenas como produto) é fundamental para a construção da coleção. Ler e ouvir os clássicos, inclusive de bandas que não agradam, é fundamental para um apreciador da música. Claro que todos nós (eu também) temos nossas resistências a certos estilos musicais, mas a construção de uma visão crítica de mundo passa pelo enfrentamento da mediocridade (no caso, o apego excessivo a apenas aquilo que lhe agrada).
É verdade, você disse tudo!
kkk melhor banda de todos os tempos kkkk
Não existem álbuns obrigatórios. Dito isto, ouçam imediata e obrigatoriamente os seguintes discos: Tommy (1969), do Who, Thick as a Brick (1972), do Jethro Tull e Pet Sounds (1966), dos The Beach Boys! Abraços!
Acho que você está com muita razão haha ...
Pet sounds eu ouvi por 2 vezes com boa vontade e querendo gostar. Não deu. Achei chato mesmo.
@@marcelogiovanetti5794Que tipo de música tu curte?
Se tu ouve metal ou hard rock,é dificil mesmo.
@@marcelogiovanetti5794 2, ouvi várias vezes pra ver se curtia, mas cada vez que eu ouvia menos eu gostava, acabei desistindo
@@leandro_mf não entendi muito sua colocação. Se gosto de hard rock não posso gostar de outros estilos? Na verdade minha banda preferida é os Beatles e ouvi pet sounds por que Brian Wilson é ótimo músico e este disco sempre foi referência para o Paul McCartney. Por isto a curiosidade e boa vontade, mas não rolou. Não estou discutindo a qualidade do trabalho, apenas não gostei.
Falar mal do Rumours deveria ser uma heresia, que disco maravilhoso!!! Confesso que não sou um grande fã do Metallica, mas depois de ouvir o Master e principalmente o Black Album, minha percepção sobre a banda mudou bastante, não vejo nenhum grande prodígio (e sim, pra mim o Lars é o batera mais feijão com arroz do mundo), mas tem muita competência dentro daquilo que eles fazem e fazem muito bem, só ficando abaixo de outros monstros do Thrash como o Testament. Penso que conhecer clássicos também serve para você poder opinar sobre eles, ter um julgamento próprio, gostando ou não. Excelente vídeo Ricardo!!!
Geralmente os clássicos agradam muito, então é só uma questão de tempo para começar a ouvi-los. E não, não há álbuns obrigatórios. Cada um escuta o que gosta.
Todos álbuns seminais. Ouvi-los é fazer uma faculdade. Minha dica entre todos, "Exile On Main Street" dos Stones, um clássico absoluto.
Eu concordo com praticamente todos os albums que você selecionou ai , só o The Wall que eu trocaria pelo The Dark Side of the Moon .Tem uma banda muito clássica que eu também não curto , mais sou obrigado a respeitar pela importância que eles tiveram e tem até hoje , é o Queen !
Eu acredito que se a pessoa não conhece pelo o menos um pouco desses discos que você mostrou , ou pior se conhece , e diz que não gosta de nada ; Altomaticamente na minha cabeça é aqueles "roqueiros" jujuba . E obviamente não desrespeito ninguém por isso , (mais penso e logo existe) kkkk
Há pessoas que tem essa postura de gostar de viver em bolhas. Conheci um cara que foi criado por sua familia ouvindo samba, e simplesmente não quer saber de outra coisa a nao ser samba. Ele mesmo falou que pra ele Chico Buarque não fazia nada de samba. Criticou a cultura do "Candombe" do uruguai. E eu disse a ele: "mas a raiz africana do Candombe é a mesma do samba cara!!" Enfim. E ele mesmo admitiu: "eu vivo numa bolha". Enfim, eu sinto pena de gente que não se abre para ver as belezas do mundo. Mas tem gente que só quer saber da sua bolha e nada mais. Tem gente que quer viajar e conhecer varias culturas. E tem gente que só quer ficar em casa de pijama vendo netflix. Não adianta falar nada. Só lamentar 😂😂
Esse Stones é muito bom
Ótimo vídeo Ricardo, mas tu não que poderia abrir mais esse leque de "obrigatórios" ? Mas adorei
Tá falando dos exemplos? Foram só pra ilustrar. Valeu pelo comentário.
Cara, respeito muito suas opiniões, assisto aos seus vídeos para me informar de bandas que nem sempre conheço, e já conheci muitas através de suas indicações. Mas dizer que uma pessoa precisa conhecer determinada obra pra entender de música, mais especificamente de rock... que besteira! O que tem a ver o gosto pessoal com a história da música em si? Gostar é o foco, entender ou conhecer a "história" é opcional, pois em última instância, o que conta é o nosso gosto pessoal. Deslegitimar o conhecimento do camarada só porque ele nunca ouviu o (chato pra c...) The Wall é impor uma visão tacanha de mundo. É se achar um grande conhecedor de nadas, que no fundo é o que somos; conhecemos Tudo Isso e nos orgulhamos porque, em determinado momento de nossa vida começamos a ouvir música, mas afora o nosso ego, para pouco ou nada nos serve esse conhecimento. Que tal só ouvirmos a música, e esquecermos de toda essa empáfia que teima em querer habitar em nós, e nos faz pensar importantes, quando o máximo que somos é: simples ouvintes do bom e velho rock'n'roll?
Uma coisa que tem que ser clara: Rock e metal hoje em dia são universos distintos.Tem muito metalero que se acha rockeiro,"do roque",mas nunca ouve rock clássico.É simples,faz tempo que esses universos ja são coisas distintas,ainda que ainda se cruzem. Isso me deixa chateado,porque odeio conhecer alguem que diz gostar de rock,mas na verdade é Metalero. Eu que curto rock,ainda me identifico com metal classico e até thrash.Mas dizer que metal extremo ainda é parte da minha vivencia,estaria mentindo kkkk.
Esse imaginario do "rockeiro de camisa preta e caveira",é muito coisa do metal.O rock é tão vasto,e pra ser sincero,maioria do rock que eu ouço passa longe do metal.
Muy bom o vídeo, eu colocaria o álbum Hair of the dog do NAZARETH pois é fantástico.
Dark side of the moon
Rainbow rising, Sad wings of destiny JUDAS PRIEST, moving pictures RUSHHHH, Killers Iron Maiden, Misplaced childhood MARILLION
Antigamente me sentia um pouco culpado por não gostar de algumas bandas clássicas, tipo Led Zeppelin, é incontestável a importância da banda, mas não consigo gostar. Na verdade, curto umas 3 músicas, mas sei e respeito a importância da banda.
Concordo com tudo. Não citarei os álbuns, mas os artistas e estilos que precisam de uma atenção de todo amante de música:
1. Jazz. Miles Davis e Coltrane são fundamentais;
2. Bossa Nova. Tom, Vinicius e João Gilberto precisam ser conhecidos por qualquer brasileiro fã de música, mesmo que seja para dizer que não gosta. Idem para Samba. Cartola, Nelson Cabaquinho etc;
3. Blues. Robert Johnson. É praticamente o pai de todo rock e blues;
4. Um pouco de Bach. É praticamente pai da harmonia ocidental. É difícil ter algum estilo que não tenha algum músico que não tenha roubado algo dele. Até Metallica roubou uma harmonia de Bach;
5. Clube da Esquina e seus músicos. Milton é nossa grande voz;
6. Mutantes. Para mim, a maior banda de rock brasileira de todos os tempos;
7. Os nordestinos. Ze Ramalho, Ave Sangria, Alceu Valença, Hermeto Pascoal etc.
Fleetwood é muito bom
São músicas e bandas obrigatórias
Se não gosta de led ,black sabbath pode ficar surdo
Kkkkkkkkkkkkk
Acho que o ouvinte comum não tá nem aí para álbuns obrigatórios que criaram os estilos, etc. Os colecionadores, talvez, mas nem todos.
Oq foi dito sobre o Sgt Peppers, na vdd Beatles, se enquadra perfeitamente pra mim, acho a maioria das músicas bobinhas, amo outras como Eleanor Rigby e sei q eles são influência pra quase TD q veio depois, desde Ozzy até Portnoy, mas não me pega, dos 60's prefiro Floyd, CCR, The Doors, The Who.
Dark side of the moon
Moving Pictures
Painkiller
Keeper Of The Seven Keys Part II
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Who's Next
Master of Puppets
Obrigatórios...
Concordo com tudo, não só sobre os álbuns mas sobre as bandas clássicas, só acho que muitos acabam priorizando somente isso e não dá chance pra bandas e artistas que vieram depois, se tornam retrógrados e intransigentes em relação a novidades, simplesmente hibernam no passado e não olham adiante.
Boa, Cláudio. Isso que você citou é um outro problema, e infelizmente ele acontece muito.
Sargent Peppers tem 2 músicas boas e a clássica Lucy no céu de diamantes que se tornou icônico no mais é muito chato kkkkk
Concordo, o resto dos track é música de elevador, não comprendo porque falam que é o melhor disco de rock.
Ótimo assunto... Mas com todo respeito acho o Dark Side..do Floyd um porre esse disco.. É bom?!...Sim ..apenas isso..e lembrando que a banda tem outros discos também.Mas muitos não vê isso.. Não acho ele obrigatório.
Eu adoro Beatles mas o Álbum Sargent Peppers não vai
Sargento Peppers é muito ruim
ALBUNS OBRIGATORIOS BEATLES .....