Cristiano, vídeo sensacional. Concordo, sim à convergência de ideias, pautas comuns, críticas da gestão e à federalização com partidos (outro vídeo seu com Jovens Cronistas) sempre com base em um Projeto Nacional de Desenvolvimento, tendo com referência o Projeto do Ciro Gomes, pois é o mais realista e detalhado em todos sentidos. Sim pode melhorar, sim aguardemos colaboradores.
Mas, Fábio, ele não precisa dar os créditos toda hora. As ideias não são exclusivas do Ciro, embora ele as tenha disputado em uma pauta máxima. Na minha avaliação, o erro do Jones é não reconhecer que o Ciro entrou com uma pauta máxima dentro da institucionalidade e que não é o mesmo ambiente de disputa de um estudante genérico bem formado da Unicamp como ele coloca na participação dele lá no Kritike
Entendo sua benevolência para com o Jones. Penso que ele, à medida que amadureça e pise mais no chão, terá muito a contribuir com intelectual e operador da política. Hoje, essas queixas que ele levanta sobre Ciro me parecem desonestas, talvez calçado num comportamento meio infantil de não querer reconhecer o papel de quem veio antes dele (Brizolas e Darcys são fáceis porque estão mortos). Um problema paralelo que vejo é que ele, embora seja comunista, raciocina dentro do espectro do filopetismo. No mais, seu vídeo foi uma ótima exposição sobre essa questão. No fim das contas, apesar de tudo, eu também apoio toda forma de aproximação com segmentos variados da esquerda, em especial da oposição.
Cris, acompanhei os vídeos do Tamir que tu citou aqui. Em resumo: Pro Ciro, o termo "burguesia" tem o significado de "nova burguesia", que ele explica que será criada ao longo da aplicação efetiva de seu projeto nacional de desenvolvimento; é uma classe que agrega elementos que existem em potencial (um forte potencial, diga-se), mas que não se refere ao que tradicionalmente se chama de "burguesia" na maioria dos textos que usam esse termo. Tá certo esse resumo?
@@EmNomedaRosaEntão, em uma situação do presente, a classe que ele quer se aliar "não existe"? Assim como não existiria em um momento inicial após uma hipotética vitória do Ciro pra presidente? Eu não li o PND na íntegra, então pergunto pq isso pode estar respondido em alguma parte que passei...
@@GabrielTorres-hw2bg a nova burguesia não existe, mas as camadas médias, sim. É delas que o Ciro e o prof. Mangabeira Unger querem se aproximar para formar essa "nova burguesia".
@@EmNomedaRosa Plágio desonesto, porque às críticas que ele faz atualmente ao Ciro Gomes, são equivocadas! * E outra, teria sentido o que está dizendo de verdade SE NO 1. TURNO TIVESSE VOTADO NO "PND", SÓ QUE NÀO.🤔🤔🤔
@@marcosstostes681 então, irmão, esse é o ponto que eu tô tentando colocar no vídeo. As ideias não pertencem exclusivamente ao Ciro, elas estavam disponíveis e o Ciro as trouxe para o programa máximo. Esse é um mérito que o Jones Manoel me parece ignorar.
@@marcosstostes681 aquela crítica que ele fez ao PND de que ela pressupõe uma aliança com a burguesia industrial é totalmente equivocada. Quando questionado em campanha, Ciro negou que quisesse uma aliança com essa burguesia, porque ele sabe que essa adotará o conservadorismo para si para que as estruturas que os colocaram lá, os mantenham no mesmo lugar. No prefácio do livro Projeto Nacional, o Dever da Esperança, no prefácio o professor Mangabeira Unger deixa bem claro que a aliança é com as camadas médias. Se o Jones Manoel leu o livro, ele sabe disso, mas soltou aquela pérola porque parecia conveniente a tese que ele estava expondo.
E ainda acrescento uma questão ao Jones ... Qual é o seu projeto para mudar o sistema político e econômico na qual estamos inseridos, pautados no Direito Administrativo, por meio do instrumento mínimo que é um simples PROJETO BÁSICO???? Mais não na massa e menos blá blá blá Marxista... exemplo o q mudança s faria no direto trabalhista, previdenciário e tributário??
São questões pertinentes as que você colocou e elas dialogam em muito com aquilo que questionei das perspectivas que a Revolução Brasileira poderia dar aos trabalhadores. Obrigado pelo comentário, Fábio
Muito boa explanação, concordo em número, gênero e grau, gosto do Jones e o sigo e bato nele quando faz críticas infundadas ao Ciro, mas estou tentando convencer ele ao trabalhismo.
Mas não precisa pegar a criança para criar. Basta que estejamos abertos a ouvir o que ele diz, até porque em outras manifestações, talvez o Jones possa dar uma contribuição. Se fechar ou não querer ouvir os outros, a meu ver, é um erro.
Acho que ele promove a ideia do PND falando o que o Ciro fala... isso é bom... mais pessoas têm acesso ao projeto. Porém ele usa algumas coisas pra criticar o Ciro e se auto promover.
Sim, de fato, ele adotou bandeiras do Ciro, mas é surreal que ele diga que a premissa do projeto do Ciro Gomes pressupõe uma aliança impossível com a burguesia industrial - que o Ciro não defende - mas parece que ele esquece no meio do caminho que o projeto dele é muito mais difícil. A Revolução Brasileira pressupõe a derrubada da classe burguesia do controle do Estado. Como ele vai convencer os trabalhadores a enfrentar a superestrutura política (judiciário, Polícia, FA, por exemplo) que é monopólio da burguesia, se ele não tem uma estrutura para enfrentá-la?
@@marcosstostes681 Valeu, meu irmão. Tu conseguiu entender bem as perguntas que eu fiz ao Jones? Como não sou tão versado no marxismo, tenho a impressão que a pergunta não ficou redonda.
Com certeza, Fabrício. Mas direcionei a pergunta para ele, porque ele disse que a aliança que o Ciro propõe com a burguesia industrial é impossível para viabilizar o PND. Só que acontece que o Ciro não defende isso. E mesmo que defendesse, eu fiz as perguntas para colocar que o caminho que ele tá propondo também não é nada fácil. Qualquer uma das escolhas, seja pelo nacional- desenvolvimento ou pelo comunismo não tem tarefa fácil. Estamos cientes disso.
Mas, meu irmão, ninguém é obrigado a votar no Ciro Gomes, mesmo que a gente queira... rsrs No 1° turno ele votou na candidata do partido dele. No 2° turno, entre Lula e Bolsonaro, não havia muito o que fazer.
Sim, ele cita muito Brizola e Darcy Ribeiro. Em outras ocasiões, ele citou Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento, San Tiago Dantas, Josué de Castro. Eu tenho gostado dessa fase do Jones Manoel de revisitar os pensadores nacionais.
Muito bom, camarada! Confesso que não entendi direito as perguntas que vc fez ao Jones. Eu gosto muito do Jones e vejo que há muita má vontade com o trabalhismo atual, da mesma forma que Brizola e Darcy eram também denunciado por seus contemporâneos. Infelizmente na esquerda todos sempre denunciamos o narcisismo das pequenas diferenças e ainda assim, em algum momento, assim também agiremos. Embora nem sempre seja essa a postura do Jones, eu acho sempre importante alargar o diálogo. Quanto a valer a pena ouvir o Jones? Acho que só um idiota acharia que não tem o que aprender com o camarada Jones, ele é, indiscutivelmente, uma força em ascensão e um militante inteligentíssimo, com o qual aprendo demais! Forte abraço!
@@viniciustoresan4780 sim, também acho que devemos dialogar e creio que ele e a militância dele podem até dar alguma contribuição no Projeto Nacional que almejamos. O trabalhismo brasileiro, como coloquei no vídeo, é uma das experiências mais sincreticas da política nacional. Sobre as perguntas que eu fiz ao Jones, talvez eu tenha me atrapalhado um pouco, porque não sou muito versado no marxismo...rsrs Faz um tempo que não tenho contato com a literatura marxista.
Mas, Lima, o Jones Manoel não é nenhum identitário daqueles reivindica apenas política para as pessoas negras, não defende só votar em pessoas negras e tampouco defende ideias como a criação de um partido negro e etc. Isso para mim é o que eu chamo de identitário. Jones Manoel tá longe disso.
Calma, mano. Ele tá comunicando a nossa ideia. Já que o Ciro Gomes não será candidato, precisamos que ele continue comunicando algumas ideias nossas e precisa aparecer mais outros comunicadores fazendo o mesmo. É assim que o jogo vira. Não podemos demonizar ninguém.
@@EmNomedaRosa tô calmo oxi kkkkkkkk mas mantenho a msm opinião, pluralidade é diversas opiniões. Se no futuro eu estiver errado eu vou ficar feliz, até lá mantenho a pulga atrás da orelha
@@assanosun mano, ri muito do início do teu comentário. Parecia o Tamir na pré-tiltada 🤣🤣🤣 Claro, temos de ouvir a todos e você é bem-vindo para comentar o que quiser e eu vou ler com muito carinho. Ah, e sem problema quanto a manter a pulga atrás da orelha 😉
Fala Cris, gostei do vídeo e acho que está certo em quase tudo, só acho que o Jones é sim um oportunista, pelo menos foi até agora, abraça ideais trabalhistas agora, mas no final, vai abraçar o Lulopetismo como sempre fez. Só um maismum oportunista.
Então, Walder, mas ninguém é obrigado a votar no Ciro, embora a gente quisesse...rsrs Eu fico feliz de ver o Jones pegando bandeiras nossas, mas nem sempre concordo com as avaliações que ele faz sobre o PND ou do Ciro. Nessa participação no podcast, ele omitiu a verdadeira aliança que Ciro queria construir para viabilizar o PND. Tem outros equívocos que eu coloquei no vídeo também, mas me pegou essa aliança que o Jones forjou, porque o Ciro não defende mais isso que ele sustentou no argumento central dele.
@@EmNomedaRosa Oi Cris, eu concordo com isso, mas a questão para mim, é o que crítico no Jones é que ele usa argumentos que o Ciro prega desde 98, e vc sabe que estou com o Ciro desde essa época, mas chega na eleição, ele esquece tudo e apoia o Lulopetismo cegamente, esse é o pontos, eu honestamente não duvido que ele tenha votado no Ciro, mas é ótimo que ele fale das propostas do Ciro, agora nosso papel é forçar ele a assumir que estas ideias que ele prega, estão nas propostas do candidato Ciro Gomes, é isso. Abraço
@@waldernascimento7274 sim, eu entendo o teu ponto. Pode ter certeza que eu também fico de cara de saber que ele prefere apoiar petista do que o nosso projeto. No entanto, se for assim, tenho que ficar furioso com outras pessoas que fizeram parte do esquema contra o nosso candidato. E aí, com quem a gente vai conversar depois? Tem que avaliar quem a gente descarta e quem dá para conversar para gente não ficar ainda mais isolado
Jones é um divisionista barato! O cara repete tudo o que o Ciro Gomes fala e escreve igual a um papagaio e, além de não dar o credito, ainda crítica o cara sem fundamento algum!
Assuntos de interesse comum deve ser o mote para o diálogo com qualquer brasileiro. Sempre haverá divergências. Não dialogar é se isolar!
É sobre isso, Marcelo 😉
Cristiano, vídeo sensacional. Concordo, sim à convergência de ideias, pautas comuns, críticas da gestão e à federalização com partidos (outro vídeo seu com Jovens Cronistas) sempre com base em um Projeto Nacional de Desenvolvimento, tendo com referência o Projeto do Ciro Gomes, pois é o mais realista e detalhado em todos sentidos. Sim pode melhorar, sim aguardemos colaboradores.
O problema do Jones é q ele acha q é a galinha e não o OVO. Ele Cira e não dá os devidos créditos por falta de humildade do Jones.
Mas, Fábio, ele não precisa dar os créditos toda hora. As ideias não são exclusivas do Ciro, embora ele as tenha disputado em uma pauta máxima. Na minha avaliação, o erro do Jones é não reconhecer que o Ciro entrou com uma pauta máxima dentro da institucionalidade e que não é o mesmo ambiente de disputa de um estudante genérico bem formado da Unicamp como ele coloca na participação dele lá no Kritike
Entendo sua benevolência para com o Jones. Penso que ele, à medida que amadureça e pise mais no chão, terá muito a contribuir com intelectual e operador da política. Hoje, essas queixas que ele levanta sobre Ciro me parecem desonestas, talvez calçado num comportamento meio infantil de não querer reconhecer o papel de quem veio antes dele (Brizolas e Darcys são fáceis porque estão mortos). Um problema paralelo que vejo é que ele, embora seja comunista, raciocina dentro do espectro do filopetismo. No mais, seu vídeo foi uma ótima exposição sobre essa questão. No fim das contas, apesar de tudo, eu também apoio toda forma de aproximação com segmentos variados da esquerda, em especial da oposição.
Valeu pelo ótimo comentário, Leon
Salve turma boa! Canal super recomendável!
Amigo, adoro seu canal... mas o Jones é um oportunista!
Tudo bem, opiniões à parte.
Cris, acompanhei os vídeos do Tamir que tu citou aqui.
Em resumo:
Pro Ciro, o termo "burguesia" tem o significado de "nova burguesia", que ele explica que será criada ao longo da aplicação efetiva de seu projeto nacional de desenvolvimento; é uma classe que agrega elementos que existem em potencial (um forte potencial, diga-se), mas que não se refere ao que tradicionalmente se chama de "burguesia" na maioria dos textos que usam esse termo.
Tá certo esse resumo?
É isso mesmo.
@@EmNomedaRosaEntão, em uma situação do presente, a classe que ele quer se aliar "não existe"? Assim como não existiria em um momento inicial após uma hipotética vitória do Ciro pra presidente?
Eu não li o PND na íntegra, então pergunto pq isso pode estar respondido em alguma parte que passei...
@@GabrielTorres-hw2bg a nova burguesia não existe, mas as camadas médias, sim. É delas que o Ciro e o prof. Mangabeira Unger querem se aproximar para formar essa "nova burguesia".
@@EmNomedaRosa Perfeito. Valeu mesmo!
Esquece esse Jones Manoel 🤮 apenas um lulopetista 🤮
* Petralha-inrustido!😂🤣💩🆘️
Não, irmão, calma. O voto dele no 2° turno não determina a filiação dele. Jones tem feito críticas muito parecidas com aquelas feitas pelo Ciro Gomes.
@@EmNomedaRosa Plágio desonesto, porque às críticas que ele faz atualmente ao Ciro Gomes, são equivocadas!
* E outra, teria sentido o que está dizendo de verdade SE NO 1. TURNO TIVESSE VOTADO NO "PND", SÓ QUE NÀO.🤔🤔🤔
@@marcosstostes681 então, irmão, esse é o ponto que eu tô tentando colocar no vídeo. As ideias não pertencem exclusivamente ao Ciro, elas estavam disponíveis e o Ciro as trouxe para o programa máximo. Esse é um mérito que o Jones Manoel me parece ignorar.
@@marcosstostes681 aquela crítica que ele fez ao PND de que ela pressupõe uma aliança com a burguesia industrial é totalmente equivocada. Quando questionado em campanha, Ciro negou que quisesse uma aliança com essa burguesia, porque ele sabe que essa adotará o conservadorismo para si para que as estruturas que os colocaram lá, os mantenham no mesmo lugar. No prefácio do livro Projeto Nacional, o Dever da Esperança, no prefácio o professor Mangabeira Unger deixa bem claro que a aliança é com as camadas médias. Se o Jones Manoel leu o livro, ele sabe disso, mas soltou aquela pérola porque parecia conveniente a tese que ele estava expondo.
Muito bom
Muito obrigado, Antônio!
Não caio no papo dele. Voces infuencers então certos em atrair a militancia do Jones pois dá engajamento!
O que ele trouxe de novo, ele é a copia de ciro gomes
detalhe: é a cópia sem experiência.
E ainda acrescento uma questão ao Jones ... Qual é o seu projeto para mudar o sistema político e econômico na qual estamos inseridos, pautados no Direito Administrativo, por meio do instrumento mínimo que é um simples PROJETO BÁSICO???? Mais não na massa e menos blá blá blá Marxista... exemplo o q mudança s faria no direto trabalhista, previdenciário e tributário??
São questões pertinentes as que você colocou e elas dialogam em muito com aquilo que questionei das perspectivas que a Revolução Brasileira poderia dar aos trabalhadores. Obrigado pelo comentário, Fábio
Muito boa explanação, concordo em número, gênero e grau, gosto do Jones e o sigo e bato nele quando faz críticas infundadas ao Ciro, mas estou tentando convencer ele ao trabalhismo.
Ele quer surfar na turma cirista, mas batendo no Ciro. Pra mim é cilada Bino
Mas não precisa pegar a criança para criar. Basta que estejamos abertos a ouvir o que ele diz, até porque em outras manifestações, talvez o Jones possa dar uma contribuição. Se fechar ou não querer ouvir os outros, a meu ver, é um erro.
Passando p conferir o vídeo novo!
Acho que ele promove a ideia do PND falando o que o Ciro fala... isso é bom... mais pessoas têm acesso ao projeto. Porém ele usa algumas coisas pra criticar o Ciro e se auto promover.
Sim, de fato, ele adotou bandeiras do Ciro, mas é surreal que ele diga que a premissa do projeto do Ciro Gomes pressupõe uma aliança impossível com a burguesia industrial - que o Ciro não defende - mas parece que ele esquece no meio do caminho que o projeto dele é muito mais difícil. A Revolução Brasileira pressupõe a derrubada da classe burguesia do controle do Estado. Como ele vai convencer os trabalhadores a enfrentar a superestrutura política (judiciário, Polícia, FA, por exemplo) que é monopólio da burguesia, se ele não tem uma estrutura para enfrentá-la?
Concordo com o final, TOTAL!✊️☀️🙌☝️👊🌹
@@marcosstostes681 Valeu, meu irmão. Tu conseguiu entender bem as perguntas que eu fiz ao Jones? Como não sou tão versado no marxismo, tenho a impressão que a pergunta não ficou redonda.
@@EmNomedaRosa Ficou sim, tranquilo.👊👊👊
Ciro defende as ideias sem apropriar-se delas. Em toda entrevista ele deixa claro que o PND é resultante de escutas e trabalho em equipe.
Oh, Cris. Voce sabe que estas duas perguntas que você fez ao Jones, também são feitas à nós, né? Também precisamos responder a estes desafios
Com certeza, Fabrício. Mas direcionei a pergunta para ele, porque ele disse que a aliança que o Ciro propõe com a burguesia industrial é impossível para viabilizar o PND. Só que acontece que o Ciro não defende isso. E mesmo que defendesse, eu fiz as perguntas para colocar que o caminho que ele tá propondo também não é nada fácil. Qualquer uma das escolhas, seja pelo nacional- desenvolvimento ou pelo comunismo não tem tarefa fácil. Estamos cientes disso.
@@EmNomedaRosa tá, mas há uma diferença entre analisar grau de dificuldade e analisar Utopia x ciência
Esse Jones é só papo furado, na hora H, em 2022, sacaneou com o único candidato que tinha um Projeto Nacional de Desenvolvimento...
Mas, meu irmão, ninguém é obrigado a votar no Ciro Gomes, mesmo que a gente queira... rsrs
No 1° turno ele votou na candidata do partido dele. No 2° turno, entre Lula e Bolsonaro, não havia muito o que fazer.
O Jones está se aproximando do Brizola e do Darcy Ribeiro
Sim, ele cita muito Brizola e Darcy Ribeiro. Em outras ocasiões, ele citou Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento, San Tiago Dantas, Josué de Castro. Eu tenho gostado dessa fase do Jones Manoel de revisitar os pensadores nacionais.
Boa, camarada! Like dado!
Assistindo.
Muito bom, camarada!
Confesso que não entendi direito as perguntas que vc fez ao Jones.
Eu gosto muito do Jones e vejo que há muita má vontade com o trabalhismo atual, da mesma forma que Brizola e Darcy eram também denunciado por seus contemporâneos.
Infelizmente na esquerda todos sempre denunciamos o narcisismo das pequenas diferenças e ainda assim, em algum momento, assim também agiremos.
Embora nem sempre seja essa a postura do Jones, eu acho sempre importante alargar o diálogo.
Quanto a valer a pena ouvir o Jones? Acho que só um idiota acharia que não tem o que aprender com o camarada Jones, ele é, indiscutivelmente, uma força em ascensão e um militante inteligentíssimo, com o qual aprendo demais!
Forte abraço!
Valeu pelo apoio de sempre, Vini. Se puder, comunique o brasileirinho que ele foi citado inúmeras vezes no vídeo.
@@viniciustoresan4780 sim, também acho que devemos dialogar e creio que ele e a militância dele podem até dar alguma contribuição no Projeto Nacional que almejamos. O trabalhismo brasileiro, como coloquei no vídeo, é uma das experiências mais sincreticas da política nacional.
Sobre as perguntas que eu fiz ao Jones, talvez eu tenha me atrapalhado um pouco, porque não sou muito versado no marxismo...rsrs
Faz um tempo que não tenho contato com a literatura marxista.
Na minha opinião o Ciro deveria manter distância dessa galera identitária.
Mas, Lima, o Jones Manoel não é nenhum identitário daqueles reivindica apenas política para as pessoas negras, não defende só votar em pessoas negras e tampouco defende ideias como a criação de um partido negro e etc. Isso para mim é o que eu chamo de identitário. Jones Manoel tá longe disso.
Não faz...
Jones oportunista PRO, aprendeu certinho com o escorpião barbudo
Calma, mano. Ele tá comunicando a nossa ideia. Já que o Ciro Gomes não será candidato, precisamos que ele continue comunicando algumas ideias nossas e precisa aparecer mais outros comunicadores fazendo o mesmo. É assim que o jogo vira. Não podemos demonizar ninguém.
@@EmNomedaRosa tô calmo oxi kkkkkkkk mas mantenho a msm opinião, pluralidade é diversas opiniões. Se no futuro eu estiver errado eu vou ficar feliz, até lá mantenho a pulga atrás da orelha
@@assanosun mano, ri muito do início do teu comentário. Parecia o Tamir na pré-tiltada 🤣🤣🤣
Claro, temos de ouvir a todos e você é bem-vindo para comentar o que quiser e eu vou ler com muito carinho. Ah, e sem problema quanto a manter a pulga atrás da orelha 😉
#CIRO2026EMUITONECESSARIO
Fala Cris, gostei do vídeo e acho que está certo em quase tudo, só acho que o Jones é sim um oportunista, pelo menos foi até agora, abraça ideais trabalhistas agora, mas no final, vai abraçar o Lulopetismo como sempre fez. Só um maismum oportunista.
Então, Walder, mas ninguém é obrigado a votar no Ciro, embora a gente quisesse...rsrs
Eu fico feliz de ver o Jones pegando bandeiras nossas, mas nem sempre concordo com as avaliações que ele faz sobre o PND ou do Ciro. Nessa participação no podcast, ele omitiu a verdadeira aliança que Ciro queria construir para viabilizar o PND. Tem outros equívocos que eu coloquei no vídeo também, mas me pegou essa aliança que o Jones forjou, porque o Ciro não defende mais isso que ele sustentou no argumento central dele.
@@EmNomedaRosa Oi Cris, eu concordo com isso, mas a questão para mim, é o que crítico no Jones é que ele usa argumentos que o Ciro prega desde 98, e vc sabe que estou com o Ciro desde essa época, mas chega na eleição, ele esquece tudo e apoia o Lulopetismo cegamente, esse é o pontos, eu honestamente não duvido que ele tenha votado no Ciro, mas é ótimo que ele fale das propostas do Ciro, agora nosso papel é forçar ele a assumir que estas ideias que ele prega, estão nas propostas do candidato Ciro Gomes, é isso. Abraço
@@waldernascimento7274 sim, eu entendo o teu ponto. Pode ter certeza que eu também fico de cara de saber que ele prefere apoiar petista do que o nosso projeto. No entanto, se for assim, tenho que ficar furioso com outras pessoas que fizeram parte do esquema contra o nosso candidato. E aí, com quem a gente vai conversar depois? Tem que avaliar quem a gente descarta e quem dá para conversar para gente não ficar ainda mais isolado
Jones é um divisionista barato!
O cara repete tudo o que o Ciro Gomes fala e escreve igual a um papagaio e, além de não dar o credito, ainda crítica o cara sem fundamento algum!