Precisamos de uma série de videos chamada "analisando codigo fonte", já teve o ep da twitch e esse do twitter, mas tem tantos grandes projetos com código aberto que merecem comentários por implementar conhecimento avançado
Um dos poucos canais que se preza em apresentar conteúdo de qualidade, confiável e referenciado, e como cereja do bolo faz de uma maneira viciante de assistir!
Aqui no Brasil não tem outro que tenha feito isso com essa qualidade. Temos o orgulho de apresentar que um dos top channels do mundo nesse assunto é na nossa língua portuguesa.
"Vai deixar muita gente chata ocupada, tentando abrir uma caixa semi-transparente que nao tem chave pra tranca" o poder de resumo e leitura dos acontecimentos do Akita é de outro mundo.
Na faculdade estamos tendo álgebra linear e a turma fica se perguntando para que precisaríamos aprender isso se nunca vamos usar, eu sabia que seria útil por acompanhar os vídeos do Akita e ele bater bastante nessa tecla, mas não conseguia imaginar como seria aplicado em um produto real, e tá ai uma explicação bem fácil de entender de como esses conceitos são importantes para quem quer trabalhar em projetos de Big Startups, excelente video
Hoje sou programador, mas sou formado Engenheiro de Produção. Muito interessante ver vc falando de grafos, tá aí um conceito que tive que estudar pra c*ra1h0, exatamente pela aplicação em Logística, além das aplicações diversas em Pesquisa Operacional. Outra coisa muita massa que eu não tinha ideia é o nível de inovações e problemas que os engenheiros do Twitter vêm resolvendo desde o início. As pessoas são muito acostumadas a pensar "Tal problema deles é só aplicar X" e esquecem que X nem existia quando eles estavam tentando resolver o problema e, mesmo se existisse, provavelmente não escalaria para o tamanho deles. Engraçado como trabalhar com restrições gera coisas incríveis ou porcarias totais, só depende do profissional por trás. Eu adoraria trabalhar em um ambiente assim, deve ser estressante demais, mas igualmente estimulante ter que quebrar a cabeça para resolver problemas que ninguém nunca teve antes!
Trabalho 5 anos na área de programação. Depois de ver esse vídeo, vi que ainda tem muuuita coisa pra ser estudada na área. Caramba, sensacional esse episódio. Parabéns Akita.
Conforme pedido aos 27:12, já trabalhei com servidor na casa dos 80GB de memória 😅 Bancão laranja que todos conhecem hehe. Mas era um pouco super-dimensionado, uso de nossa aplicação (ferramenta de monitoramento de redes que construímos in-house) ficava na casa dos 24/36 gigas.
Também trabalho num bancão (amarelo e azul) e nosso servidor de monitoração de redes também tem na casa de 80GB de RAM. E também é superdimensionado (melhor sobrar que faltar).
Eu desenvolvo o principal ERP do mundo. Aquele do logo azul de três letras. O requisito mínimo é 128GB de RAM mas o recomendado é 256GB de RAM. Já arrumei view que dava Out of Memory algumas vezes.
Como a gente se engana, eu imaginava que o laranginha utilizava no mínimo 400 GB dos 4TB (Ao menos até onde vi a limitação de um servidor com 128 núcleos) de memória possíveis!
@@langobardo Nem o SAP utiliza os 400 GB de memória RAM! É bem difícil aplicações maiores que o SAP S/4HAN ! O bicho é tão grande que os especialistas são apenas especialistas em módulos!
Pelos mesmos motivos citados no vídeo, sempre disse que matemática era sim um requisito para programadores (e sempre tomei hate por isso), mas gostei do ponto de vista do Akita "matemática é um opcional, só depende da quantidade de opções que quer ter". Sensacional, vai ser minha resposta "default" daqui pra frente. Obrigado por mais essa aula Akita.
Concordo. E adicionaria estatística tb. É uma ferramenta poderosíssima que também é muito incompreendida. Todos esses algoritmos, sem exceção, fazem uso pesado de estatística e probabilidade nem que seja somente na hora de definir pra que lado a coisa será desenvolvida/otimizada.
Exato, na verdade o valor do dev está na quantidade e na dificuldade de problemas que conseguimos resolver. E se pensarmos bem, todo problema resolvido tem como base, um fundamento, seja na área de tecnologia, ou até mesmo medicina. E a base de toda ciência é a matemática. No fundo a briga de qual linguagem usar, pouco importa. O que os diferentes perceberam é que a linguagem é só uma pequena ferramenta, como matemática, e olha que só para aprendermos.o básico de matemática vai uma vida
Lembro da primeira vez que vi um código de produção fiquei totalmente intimidado diante dele e era um projeto relativamente "pequeno" que estava começando, mas foi uma virada de chave enorme para minha carreira, hoje trabalho com uma plataforma enorme com vários microsserviços vivi na pele o tema desse vídeo e assino em baixo.
Eu costumo brincar com alguns amigos que quem trabalhou nas big techs ou qlqr uma dessas empresas que passaram por problemas ainda não resolvidos viveram e fizeram história. Não tem experiência que cubra o quanto esses Devs são fodas. Imagina vc se deparar com um problema que precisa de uma ferramenta a ser desenvolvida antes de vc se quer continuar. Deve ser coisa de outro mundo. Eu vejo esse vídeo é acho que vale mencionar, muita gente não pegou e nem vai pegar projetos nesse nível de complexidade na carreira, e tá tudo bem. Tem projetos mais simples mas no fim do dia, nada nem próximo dos clones da vida. Parabéns pelo conteúdo Akita, para os amantes de matemática e computação, esse foi aula!!!!!
Dessa vez vou ter que falar bem dos meus professores! Os exemplos que o meu de grafos usa são sensacionais, na primeira aula ele já explicou que muitas pessoas seguem o Ozzy nas redes sociais, mas o Ozzy segue poucas pessoas e como isso se traduz em grafos orientados e ponderados. Grandioso professor Santiago!
@@Akitando Ganhei meu dia, Akita me respondeu! Modéstia a parte, acho seguro afirmar que esse tipo de professor é um dos motivos da UFSC estar no top 5 de universidades brasileiras. Infelizmente tem gente que não valoriza e toda vez que você tem uma dor aleatória nas costas é porque algum aluno reclamou de estudar coerência de cache e complexidade de algoritmos mais uma vez
@@MariaFernandaBT esse tipo de coisa faz uma baita diferença mesmo (conceitos no geral), por isso mudei meu pensamento sobre cursar uma faculdade, no meu estágio eu vi colegas de universidades sérias resolvendo problemas de forma muito mais rápida que os de cursos EAD (inclusive eu que já conhecia as ferramentas apanhei mais que eles)
O tipo de professor que eu queria ter tido na faculdade, não que os que tive foram ruins, longe disso, rs. Fico feliz em ver um conteúdo de tanta qualidade, de longe se vê o empenho e o carinho na produção. Obrigado grande Akita 🤘.
Bah, o assunto é complexo e longo, mas o Akita consegue dar o caminho das pedras em apenas um vídeo. Concordo que muitos vão "opinar" e até angariar likes, mas explicar os conceitos, pesquisar e distribuir os links que realmente levam ao conhecimento, só "Aki". Parabéns Akita.
Karalho Akita KKKKKKKKKKKKKK eu to rindo porque você explodiu meu cérebro, é muito conhecimento em 1 hora de vídeo, graças a Deus que tu existe e passa todo esse conhecer das coisas para a gente, muito obrigado por isso.
Toda vez que vejo algo do Fabio Akita, é uma sensatez refrescante para quem está cansado de se deparar com a cultura nociva de devs de fachada e cursinhos supérfluos. Sou grato pelo conteúdo!
Só esse vídeo já renderia um curso do tipo: "Entenda o algoritmo dos buscadores e redes sociais" muito melhor e mais produtivo que os de black hat ou hackzinho que cobram fortunas. O contexto histórico é fenomenal, até semi leigos, como eu, se encantam e aos poucos juntam as informações e atribuem sentido ao que aprendemos no decorrer de nossa vida na internet. Obrigado e parabéns pelo trabalho.
Muito Obrigado! Por esclarecer e dar atenção aos pedidos feitos no twitter! Além de limpar a sujeira dos lacradores. Já estou compartilhando com os jovens e promissores devs que tenho contato. Aula obrigatória pra quem tah iniciando e quer enxergar mais além das possibilidades da carreira.
Como iniciante e estudante de cienca da computação, esse vídeo me ajudou a perceber a importância das matérias chatas, agora consigo ver de forma mais clara o tamanho da minha ignorância. Eu tenho tanto oque aprender, isso me deixou mais interessado na área de programação.
Parabéns Akita, você recebeu uma pequena prova da raiva que os técnicos que "avaliaram" o "código" das Urnas sentiram kkkkkkk É difícil pro "povão" entender que existem muitas interdependências. Mais uma vez o Elon zuou o "plantão" kkkkkkk
Acho que o maior trabalho que eu já peguei, mantinha um tráfego de 100k de acessos diários. Pode parecer muito, mas é pouco; meu maior problema foi entender como lidar com um uso de dados da carga de alguns TB/dia. E sinceramente quando peguei esse projeto do twitter, mesmo que não sendo tudo, me serviu bastante para entender como pensar em um sistema de recomendações. E Akita, obrigado pelo vídeo. Me ajudou a entender alguma coisa que deixei passar, e me deu mais conteúdo para estudar!!
Muito bom todo o contexto que vc colocou para entender a evolução necessária para o Twitter suportar o fluxo de dados. Participar da fundação desses projetos deve ser uma experiência e tanto
Cara esse negócio de grafos muito louco essa explicação. Loucura. Nunca tinha imaginado por esse lado. Agora vai ser mais fácil entender o sentindo de algebra linear. Isso é muito louco. A escola sempre ensinou algebra linear pelo método decoreba. Esse vídeo ligou uma luz para essa matéria.
O quanto que o Akita manja não tá escrito no gibi, meu chapa. Porra, eu não sou programador mas tenho uma base forte em estatística, e algelin, e atualmente trabalho muito com ciência de dados; eu não entendia um caralho aí desses algoritmos de recomendação, mas ele explicando com espaço vetorial, para mim, foi muito elucidativo. Pica demais, mermão. E tenho que tirar o chapéu pro time de engenharia de software do Twitter, tiveram que fazer muito com poucas ferramentas.
Akita, seus conteúdos inspiram e elevam a barra. Muito bom conhecer mais sobre a existência de dados com projeção ortogonal e da necessidade de desenvolvedores com um nível de matemática mais avaçanda. Por hora ainda desenvolvendo conhecimentos para seguir crescendo na área de software (migrei uns 3 anos atrás), mas percebo muitas possibilidades interessantes para caminhar para vagas que precisem desse tipo de conhecimento mais avançado (fiz mestrado/doutorado em engenharia elétrica na UFSC, sistemas lineares era feijão com arroz). Parabéns e muito obrigado pelos ensinamentos!
Que exposição linda. Ver os videos do Akita é frequentar uma bela de uma aula, e compreender, nem que seja um pouquinho mais, a real natureza de problemas verdadeiramente complexos. Muito animador hehe
Ia comentar outra coisa mas depois de ver, no final do vídeo, o Akita levantando exausto, só vou agradecer mesmo. Obrigado, sensei, pelo conteúdo que deve ter sido muuuito trabalhoso de pesquisar e pelo exaustivo trabalho de fazer hora e meia de vídeo(fora os cortes) pra gente.
Dentre tantas coisas interessantes eu vejo que chegamos onde chegamos na velocidade atual foi impulsionado por projetos open-source, e nesses dias estamos vendo governos querendo fazer leis que sufocam essas iniciativas. Parabéns Akita! Sempre conteúdo interessante
Eu acho muito simples e didático os seus vídeos, gostaria muito de um curso de programação com vc como professor
Год назад
Grafos e Linguagens formais foi o que eu achei de mais impressionante no curso de Ciências da Computação, o meu professor da matéria soube compilar muito bem o assunto, mas a forma como voce demonstrou o conteúdo com exemples enriqueceu muito o assunto.
Alguns desses problemas de big data as grandes empresas ainda não conseguiram resolver, aí criam uma estratégia para tentar contornar o problema. Por exemplo, quando o Facebook começou, eu gostava que os posts que apareciam pra mim eram mostrados em ordem cronológica. Depois parou de mostrar em ordem cronológica, aparecia alguns posts antigos que eu já tinha visto e depois os recentes que ainda não tinha visto, reparei que nessa época ainda tínhamos a opção de alterar pra ordem cronológica, apesar que essa alteração não era permanente e toda vez tínhamos que fazer essa alteração. Depois de um tempo, eles largaram mão de vez dessa opção e até hoje os posts não são mais mostrados em ordem cronológica. Desde a época eu já sabia que o problema era devido a quantidade gigantesca de dados, e eles não conseguiram resolver esse problema de forma rápida. Não sei como está hoje em dia, mas até a pouco tempo, eles ainda não tinha conseguido resolver o problema de ter os dados dos usuários espalhados em vários servidores, então quando vc queria consultar seus próprios posts antigos, ele não mostrava alguns posts que vc tinha certeza que existiam.
"vô assistir só um pedaço amanhã eu vejo o resto..." são 03:22 da madruga agora... 😪😥 video sensacional, quando eu conheci o conceito de "estado da arte" de um campo do conhecimento nunca achei que levantar o histórico de inovação de algo que existe fosse algo com tantas camadas. muito legal o video irei assistir mais vezes, com toda certeza se a internet não parar de crescer com mais países emergentes melhorando suas situação economia e os dispositivos IOT mais e mais presentes a demanda de dados da Internet vai ser uma loucura o domínio de campos vetoriais vai ser determinante mais um coisa para conhecer.
Akita alguns dos seus videos equivalem a 5 anos de graduação e outros a mais 2 anis de MBA!!!! Obrigado por compartilhar conhecimento e assuntos para "abrir a mente", fomentando a vontade de aprender.
Nos teus vídeos sobre vídeo games antigos, o que mais me chamou a atenção foi como era difícil e complexo implementar aqueles jogos. Mas, com o avanço da tecnologia (ferramentas de softwares mais modernas, hardwares mais poderosos etc.), é possível reimplementar um jogo de Nintendinho em Python, por exemplo. E eu tô falando em reimplementar mesmo, do zero, um jogo de Nintendinho em particular, usando python; não tô falando de criar um emulador de Nintendinho feito em Python. E, apesar de python ser uma linguagem interpretada e nem de longe nos dar uma performance como C ou C++ nos daria, a performance do python é suficiente pra que isso seja possível: reimplementar um jogo de Nintendinho, do zero, que vai rodar rápido o suficiente em praticamente qualquer computador moderno, graças aos hardwares milhões de vezes mais potentes que os do passado. E a reimplementação desse jogo de Nintendinho feita em Python vai ser muito mais fácil de programar, muito mais fácil de ler, muito mais fácil de manter do que a versão original feita em assembly de MOS. E eu não conseguia parar de pensar exatamente nisso enquanto via este vídeo sobre o código do Twitter. Eu entendi que toda essa complexidade é necessária hoje pra que o Twitter funcione. Mas será que em algum momento a tecnologia (ferramentas de software, potência de hardware etc.) vai evoluir ao ponto de ser possível implementar tudo isso de forma mais simples, mais rápida, mais fácil de manter, mais fácil de escalar? Tipo, será que um dia será possível reimplementar um Twitter com uma única linguagem qualquer, de altíssimo nível, com 10% do código do Twitter original, tudo funcionando bonitinho?
Super interessante imaginava que seriam várias tecnogias juntas para fazer o que eles fazem os grafos as linguagens etc .Parabéns Akita esclarecer altas nuances do twiter e seus códigos para fins didáticos sobre grafos uma verdadeira aula.
Este vídeo é de utilidade pública! O camarada pode não saber uma vírgula de programação mas A AULA DE HISTÓRIA que o Akita deu neste vídeo, mostrando por A+B como os criadores do Twitter foram realmente ousados e revolucionários para a sua época, já é mais do que suficiente para ser uma referência de estudo sobre a história do avanço tecnológico nas redes de computadores no século XXI!
Akita, como TEA amamos muito a verdade, então em poucos minutos você destrinchou o TDAH como nunca tinha visto na Net no Brasil, parabéns garoto, e em relação aos que criticam, deixa pra lá, nem Jesus agradou a todo mundo! 💎🙏🏿🤗🤗
Qualidade e conteúdo sempre impecável! Aliás, seria incrível um vídeo (ou melhor, uma série de vídeos talvez?) analisando o código fonte do Kernel Linux.
Olha, faço ciência da computação em uma federal de respeito, estou no 3° período, fico muito triste de não entender metade do que foi dito. Mas, fico feliz de pelo menos ver que tenho a oportunidade de aprender daqui pra frente. A questão do merge sort vir a partir do problema de memória sendo resolvido pelo Von neuman, que isso, maravilhoso de mais. Obrigado pelo conteúdo.
Seus vídeos são os melhores cara, que nível técnico!!! Tô pausando e estudando os conceitos passados, gostaria que vc fizesse ( não sei se já fez ) um projeto do início ao fim. Obrigado akita !
Caramba, a qualidade dos vídeos do Akita são sempre muito boas, surreal como ele ainda se supera na entrega. Tô saindo desse vídeo procurando uma faculdade de ciência da computação pra fazer kkkk Tenho 2 anos como programador, acredito que minha promoção pra pleno esteja chegando depois de muito grind, estudei na 42|Rio também por conta do Akita. Brabo demais /,,/ Vlw pela inspiração
nossa vei como eu amo seu conteudo akita. quando voce comecou a falar de grafos lembrei na hora da faculdade, mas tipo é foda porque eu nao aprendi nada, estudei isso, o professor só explicou a teoria mas n explicou como colocar em pratica, entao se esvaiu da minha cabeça pois n teve algo para eu entender como funciona na producao
A parte lógica e visual e bem mais simples do que todas as derivações que abrange a algebra linear, sistemas lineares e as tantas formas de resolver haha quebra a cabeça mas abre a mente!
Em todos esses anos nesta indústria vital, acho que esse foi o vídeo de mais alto nível que vi no canal. destrinchando um código e cases de produção real. parabéns. qualidade escassa, especialmente em português.
Chegando ao fim do vidio, é notório como esse tipo de conteúdo é importante e também escarço em níveis de recomendações gerais. A maioria das pessoas comuns e até programadores mesmos não tem ideia de como um projeto grande realmente funciona e ter uma perspectiva de quem já esteve lá ,é mais do que relevante, eu diria mais, é um serviço publico aos desavisados. Meus sinceros agradecimentos . p.s. ótimo contexto pra gente como eu do interior que nunca esteve em projetos reais de empresas reais e pior, sem faculdade.
Fiz ciência da computação, mas a matéria de grafo só passou pela superfície, nem cheguei a entender direito, porém passei com nota maior que 9, vou tentar entender melhor depois.
Cara que video denso e cheio de detalhes, parabens! Da pra entender um pouco como empresa de "gente grande" desenvolve seus produtos. Adorei o erros de gravacao tambem! heheeh tmj irmao.
Esse vídeo acalma e ao mesmo tempo instiga ,pois mostra que uma IA tá longe de roubar o trabalho de um verdadeiro desenvolvedor, logicamente que um projeto desses não é para todos,mas serve da mesma forma!
Parabéns cara, muito bom vídeo como sempre! Só uma ressalva, RPC é um conceito bem abrangente, ele é quase abraça qualquer tipo de chamada de rede, e acaba nao sendo um protocolo como vc acabou fazendo parecer. Outro ponto é que vc fala que a forma que o gRPC faz a comunicação não é via HTTP, mas na verdade é sim, ele usa HTTP2 para transporte e protocol buffers pra contrato e serialização.
Eu lembro que em 2015, quando eu trabalhava na HP Labs, eu tinha um servidor com 2TB de RAM. Era um HP DL980, que o pessoal carinhosamente chamada de “The Beast“. Lembro que a gente teve que recompilar o kernel do ubuntu para conseguir acessar toda a RAM. Usavamos exatamente para fazer benchmark de um sistema de processamento de grafos que tinhamos. Nesta escala, existiam muita complicações: O tempo de garbage collection e stop the world events are muito longo para large heaps - e na época soluções como Azul Zing era aceleradas por Hardware. Configuracoes erradas de GC podiam deixar alguns processamentos simplesmente inviaveis
A ideia de conseguir deixar o assunto em alta, e fingir uma certa liberdade para os curiosos, e aumentar o trafego do Twitter com esse assunto, sim o algoritmo aprendeu bem como ser humano perde seu tempo ato-a, e ainda passa uma sensação de liberdade para seus usuários viciados, zoar o sistema sqn, quando voce nao paga pelo produto voce........srsrs. Fabio como sempre mostrando a verdade nua e crua.
Valeu Akita, vídeo espetacular!! Veio numa boa hora como resposta para algumas reflexões que estou tendo sobre a minha carreira e se de fato o que faço no meu emprego atual é construir tecnologia. Logo de início vejo que não, isso explica os layoffs por todo o mundo, muito copy paste e pouca codificação original. E, sendo sincero comigo mesmo, também me vejo nessa situação. Obrigado pelo conhecimento e por servir de alerta, vou correr atrás do prejuízo e me aprofundar o máximo que puder em matemática e em código de baixo nível.
estou no minuto 8 e simplesmente incrível. Tive que pausar para comentar, pois é isso: parar de fofoquinha, meme tosco, teoria da conspiração e ver fatos (que é a parte do código disponibilizado e ponto).
Vídeo muito bom, super complexo mas muito interessante. Foi bem legal ver que teve toda uma historia até chegar na solução atual, e que esse tipo de solução não é nada simples de se chegar!
Então akita... Eu não iria ficar triste se você fizesse uma serie falando sobre o codigo do Twitter e explorando ele mais afundo, como você disse, essa é uma oportunidade rara de ver codigo de verdade. Eu não consigo pensar em muitos outros, exceto o Linux e alguns codigos open source que são extremamente dificeis de entender para iniciantes(Se não, "impossivel"). Serio, é dificil até complilar partes daquele inferno. Minha maquina está travando apenas escrevendo um texto desse tamanho, imagina abrir aquela desgraça no VS. Além de que você iria irritar muita gente que está fazendo market nesse processo, o que nunca é demais.
Excelente análise, parabéns. Estava esperando os "Testemunha de Fowler" ou "Testemunha de Clean Code" para criticar o código de 15 anos que roda até hoje!
19:51 este slide é otimo. mostra a diferença entre AI dos invernos passados (no structure) e a atual. A diferença entre random e stochastic blocks, que é o que temos agora com transformers e attention networks.
Precisamos de uma série de videos chamada "analisando codigo fonte", já teve o ep da twitch e esse do twitter, mas tem tantos grandes projetos com código aberto que merecem comentários por implementar conhecimento avançado
Tem um canal gringo que faz isso gosto bastante, é o Antes are Everywhere: www.youtube.com/@ants_are_everywhere
Sim! Tá aí um tipo de série que valeria muito a pena e seria o melhor do Brasil, talvez até do mundo, sem dúvidas.
up
UP @fabio
eu queria ver ele analisando o código open-source do kernel Linux ou de alguma distro
Um dos poucos canais que se preza em apresentar conteúdo de qualidade, confiável e referenciado, e como cereja do bolo faz de uma maneira viciante de assistir!
De canal brasileiro deve ser o único que se aprofunda tanto no assunto. Não era de se esperar menos de um especialista na sua profissão.
Aqui no Brasil não tem outro que tenha feito isso com essa qualidade. Temos o orgulho de apresentar que um dos top channels do mundo nesse assunto é na nossa língua portuguesa.
"Vai deixar muita gente chata ocupada, tentando abrir uma caixa semi-transparente que nao tem chave pra tranca" o poder de resumo e leitura dos acontecimentos do Akita é de outro mundo.
Na faculdade estamos tendo álgebra linear e a turma fica se perguntando para que precisaríamos aprender isso se nunca vamos usar, eu sabia que seria útil por acompanhar os vídeos do Akita e ele bater bastante nessa tecla, mas não conseguia imaginar como seria aplicado em um produto real, e tá ai uma explicação bem fácil de entender de como esses conceitos são importantes para quem quer trabalhar em projetos de Big Startups, excelente video
Se nas minhas aulas de álgebra eu soubesse ao menos exemplos reais de aplicação, teria sido menor o sofrimento 🤣🤣🤣
Mano já pegaram lógica nebolusa?
Massa para caramba 😅
Este vídeo é o elixir da sabedoria e da sapiência, produzido pelas mãos do mago Akita
Mago da programação
Hoje sou programador, mas sou formado Engenheiro de Produção. Muito interessante ver vc falando de grafos, tá aí um conceito que tive que estudar pra c*ra1h0, exatamente pela aplicação em Logística, além das aplicações diversas em Pesquisa Operacional.
Outra coisa muita massa que eu não tinha ideia é o nível de inovações e problemas que os engenheiros do Twitter vêm resolvendo desde o início. As pessoas são muito acostumadas a pensar "Tal problema deles é só aplicar X" e esquecem que X nem existia quando eles estavam tentando resolver o problema e, mesmo se existisse, provavelmente não escalaria para o tamanho deles. Engraçado como trabalhar com restrições gera coisas incríveis ou porcarias totais, só depende do profissional por trás.
Eu adoraria trabalhar em um ambiente assim, deve ser estressante demais, mas igualmente estimulante ter que quebrar a cabeça para resolver problemas que ninguém nunca teve antes!
Trabalho 5 anos na área de programação. Depois de ver esse vídeo, vi que ainda tem muuuita coisa pra ser estudada na área. Caramba, sensacional esse episódio. Parabéns Akita.
eu desde 2001... e agora me senti bem pequeno depois ver o video kkkk
Senti a mesma coisa kkkk. Me senti no espaço a deriva, apenas observando as estrelas enquanto faço crud kkkk
@@jeffersonoliveira7467 uahuahuahauhua melhor descrição, to assim tbm
Exatamente meu sentimento kkk
Conforme pedido aos 27:12, já trabalhei com servidor na casa dos 80GB de memória 😅 Bancão laranja que todos conhecem hehe. Mas era um pouco super-dimensionado, uso de nossa aplicação (ferramenta de monitoramento de redes que construímos in-house) ficava na casa dos 24/36 gigas.
Boa, faz sentido!
Também trabalho num bancão (amarelo e azul) e nosso servidor de monitoração de redes também tem na casa de 80GB de RAM. E também é superdimensionado (melhor sobrar que faltar).
Eu desenvolvo o principal ERP do mundo. Aquele do logo azul de três letras. O requisito mínimo é 128GB de RAM mas o recomendado é 256GB de RAM. Já arrumei view que dava Out of Memory algumas vezes.
Como a gente se engana, eu imaginava que o laranginha utilizava no mínimo 400 GB dos 4TB (Ao menos até onde vi a limitação de um servidor com 128 núcleos) de memória possíveis!
@@langobardo Nem o SAP utiliza os 400 GB de memória RAM! É bem difícil aplicações maiores que o SAP S/4HAN ! O bicho é tão grande que os especialistas são apenas especialistas em módulos!
Pelos mesmos motivos citados no vídeo, sempre disse que matemática era sim um requisito para programadores (e sempre tomei hate por isso), mas gostei do ponto de vista do Akita "matemática é um opcional, só depende da quantidade de opções que quer ter". Sensacional, vai ser minha resposta "default" daqui pra frente. Obrigado por mais essa aula Akita.
Concordo. E adicionaria estatística tb. É uma ferramenta poderosíssima que também é muito incompreendida. Todos esses algoritmos, sem exceção, fazem uso pesado de estatística e probabilidade nem que seja somente na hora de definir pra que lado a coisa será desenvolvida/otimizada.
Eu já tive que ler que cálculo não é um requisito para ser engenheiro. Vai vendo o nível de profissionais daqui pra frente…
Exato, na verdade o valor do dev está na quantidade e na dificuldade de problemas que conseguimos resolver. E se pensarmos bem, todo problema resolvido tem como base, um fundamento, seja na área de tecnologia, ou até mesmo medicina. E a base de toda ciência é a matemática. No fundo a briga de qual linguagem usar, pouco importa. O que os diferentes perceberam é que a linguagem é só uma pequena ferramenta, como matemática, e olha que só para aprendermos.o básico de matemática vai uma vida
Lembro da primeira vez que vi um código de produção fiquei totalmente intimidado diante dele e era um projeto relativamente "pequeno" que estava começando, mas foi uma virada de chave enorme para minha carreira, hoje trabalho com uma plataforma enorme com vários microsserviços vivi na pele o tema desse vídeo e assino em baixo.
Eu costumo brincar com alguns amigos que quem trabalhou nas big techs ou qlqr uma dessas empresas que passaram por problemas ainda não resolvidos viveram e fizeram história. Não tem experiência que cubra o quanto esses Devs são fodas. Imagina vc se deparar com um problema que precisa de uma ferramenta a ser desenvolvida antes de vc se quer continuar. Deve ser coisa de outro mundo.
Eu vejo esse vídeo é acho que vale mencionar, muita gente não pegou e nem vai pegar projetos nesse nível de complexidade na carreira, e tá tudo bem. Tem projetos mais simples mas no fim do dia, nada nem próximo dos clones da vida.
Parabéns pelo conteúdo Akita, para os amantes de matemática e computação, esse foi aula!!!!!
Uma aula dessa e eu assistindo de graça. Obrigado pelo privilégio 🙏🙏
Dessa vez vou ter que falar bem dos meus professores! Os exemplos que o meu de grafos usa são sensacionais, na primeira aula ele já explicou que muitas pessoas seguem o Ozzy nas redes sociais, mas o Ozzy segue poucas pessoas e como isso se traduz em grafos orientados e ponderados. Grandioso professor Santiago!
sempre feliz de ouvir falar de professores que mandaram bem!
@@Akitando Ganhei meu dia, Akita me respondeu!
Modéstia a parte, acho seguro afirmar que esse tipo de professor é um dos motivos da UFSC estar no top 5 de universidades brasileiras. Infelizmente tem gente que não valoriza e toda vez que você tem uma dor aleatória nas costas é porque algum aluno reclamou de estudar coerência de cache e complexidade de algoritmos mais uma vez
Taí uma explicação que seria legal de ver, tem online?
@@MariaFernandaBT esse tipo de coisa faz uma baita diferença mesmo (conceitos no geral), por isso mudei meu pensamento sobre cursar uma faculdade, no meu estágio eu vi colegas de universidades sérias resolvendo problemas de forma muito mais rápida que os de cursos EAD (inclusive eu que já conhecia as ferramentas apanhei mais que eles)
O tipo de professor que eu queria ter tido na faculdade, não que os que tive foram ruins, longe disso, rs. Fico feliz em ver um conteúdo de tanta qualidade, de longe se vê o empenho e o carinho na produção. Obrigado grande Akita 🤘.
Bah, o assunto é complexo e longo, mas o Akita consegue dar o caminho das pedras em apenas um vídeo.
Concordo que muitos vão "opinar" e até angariar likes, mas explicar os conceitos, pesquisar e distribuir os links que realmente levam ao conhecimento, só "Aki".
Parabéns Akita.
Karalho Akita KKKKKKKKKKKKKK eu to rindo porque você explodiu meu cérebro, é muito conhecimento em 1 hora de vídeo, graças a Deus que tu existe e passa todo esse conhecer das coisas para a gente, muito obrigado por isso.
Toda vez que vejo algo do Fabio Akita, é uma sensatez refrescante para quem está cansado de se deparar com a cultura nociva de devs de fachada e cursinhos supérfluos. Sou grato pelo conteúdo!
Sensacional! A parte mais admirável deste vídeo é quando o Akita fala de pagerank!
Entendedores entenderão!
Só esse vídeo já renderia um curso do tipo: "Entenda o algoritmo dos buscadores e redes sociais" muito melhor e mais produtivo que os de black hat ou hackzinho que cobram fortunas. O contexto histórico é fenomenal, até semi leigos, como eu, se encantam e aos poucos juntam as informações e atribuem sentido ao que aprendemos no decorrer de nossa vida na internet. Obrigado e parabéns pelo trabalho.
Muito Obrigado! Por esclarecer e dar atenção aos pedidos feitos no twitter! Além de limpar a sujeira dos lacradores. Já estou compartilhando com os jovens e promissores devs que tenho contato. Aula obrigatória pra quem tah iniciando e quer enxergar mais além das possibilidades da carreira.
Como iniciante e estudante de cienca da computação, esse vídeo me ajudou a perceber a importância das matérias chatas, agora consigo ver de forma mais clara o tamanho da minha ignorância.
Eu tenho tanto oque aprender, isso me deixou mais interessado na área de programação.
Finalmente vídeo novo, estava quase te chamando no LinkedIn para perguntar se estava tudo bem ksksks Akita tu é top ❤
inacreditavel como que ate eu que so sei a camada mais baixa da programação consegui entender.
Parabens otimo video
Estudo programação desde 2004... hoje vi que sou apenas um menino... que aula!
Esse cara me da gatilhos eternos para estudar a matemática e ver que isso não é brincadeira. Tks Akita!
Inclusive, sendo a 3 vez que assisto este mesmo video e não me cansa KK
Estou impressionado com a didatica do vídeo, nunca vi nada assim... parabens e obrigado por compartilhar seu conhecimento
Parabéns Akita, você recebeu uma pequena prova da raiva que os técnicos que "avaliaram" o "código" das Urnas sentiram kkkkkkk É difícil pro "povão" entender que existem muitas interdependências. Mais uma vez o Elon zuou o "plantão" kkkkkkk
Adorei o jeito sem papas na língua. Parabéns pelo conteúdo excelente.
Acho que o maior trabalho que eu já peguei, mantinha um tráfego de 100k de acessos diários. Pode parecer muito, mas é pouco; meu maior problema foi entender como lidar com um uso de dados da carga de alguns TB/dia. E sinceramente quando peguei esse projeto do twitter, mesmo que não sendo tudo, me serviu bastante para entender como pensar em um sistema de recomendações.
E Akita, obrigado pelo vídeo. Me ajudou a entender alguma coisa que deixei passar, e me deu mais conteúdo para estudar!!
Eu adoro os videos que você dá um rage hahahahaha ótimo video, como sempre! Espero um dia trabalhar e aprender mais com você.
Muito bom todo o contexto que vc colocou para entender a evolução necessária para o Twitter suportar o fluxo de dados. Participar da fundação desses projetos deve ser uma experiência e tanto
Grande Danilo! Bom te ver por aqui!
Cara esse negócio de grafos muito louco essa explicação. Loucura. Nunca tinha imaginado por esse lado. Agora vai ser mais fácil entender o sentindo de algebra linear. Isso é muito louco. A escola sempre ensinou algebra linear pelo método decoreba. Esse vídeo ligou uma luz para essa matéria.
O quanto que o Akita manja não tá escrito no gibi, meu chapa.
Porra, eu não sou programador mas tenho uma base forte em estatística, e algelin, e atualmente trabalho muito com ciência de dados; eu não entendia um caralho aí desses algoritmos de recomendação, mas ele explicando com espaço vetorial, para mim, foi muito elucidativo. Pica demais, mermão.
E tenho que tirar o chapéu pro time de engenharia de software do Twitter, tiveram que fazer muito com poucas ferramentas.
Akita, seus conteúdos inspiram e elevam a barra. Muito bom conhecer mais sobre a existência de dados com projeção ortogonal e da necessidade de desenvolvedores com um nível de matemática mais avaçanda. Por hora ainda desenvolvendo conhecimentos para seguir crescendo na área de software (migrei uns 3 anos atrás), mas percebo muitas possibilidades interessantes para caminhar para vagas que precisem desse tipo de conhecimento mais avançado (fiz mestrado/doutorado em engenharia elétrica na UFSC, sistemas lineares era feijão com arroz). Parabéns e muito obrigado pelos ensinamentos!
Que exposição linda. Ver os videos do Akita é frequentar uma bela de uma aula, e compreender, nem que seja um pouquinho mais, a real natureza de problemas verdadeiramente complexos. Muito animador hehe
Simplesmente sua visão ! Mesmo que faça os vídeos com objetivos pessoais, agradeço por não deixar suas idéias privadas. Você nos faz ser melhores
Ia comentar outra coisa mas depois de ver, no final do vídeo, o Akita levantando exausto, só vou agradecer mesmo. Obrigado, sensei, pelo conteúdo que deve ter sido muuuito trabalhoso de pesquisar e pelo exaustivo trabalho de fazer hora e meia de vídeo(fora os cortes) pra gente.
Dentre tantas coisas interessantes eu vejo que chegamos onde chegamos na velocidade atual foi impulsionado por projetos open-source, e nesses dias estamos vendo governos querendo fazer leis que sufocam essas iniciativas. Parabéns Akita! Sempre conteúdo interessante
Eu acho muito simples e didático os seus vídeos, gostaria muito de um curso de programação com vc como professor
Grafos e Linguagens formais foi o que eu achei de mais impressionante no curso de Ciências da Computação, o meu professor da matéria soube compilar muito bem o assunto, mas a forma como voce demonstrou o conteúdo com exemples enriqueceu muito o assunto.
Alguns desses problemas de big data as grandes empresas ainda não conseguiram resolver, aí criam uma estratégia para tentar contornar o problema. Por exemplo, quando o Facebook começou, eu gostava que os posts que apareciam pra mim eram mostrados em ordem cronológica. Depois parou de mostrar em ordem cronológica, aparecia alguns posts antigos que eu já tinha visto e depois os recentes que ainda não tinha visto, reparei que nessa época ainda tínhamos a opção de alterar pra ordem cronológica, apesar que essa alteração não era permanente e toda vez tínhamos que fazer essa alteração. Depois de um tempo, eles largaram mão de vez dessa opção e até hoje os posts não são mais mostrados em ordem cronológica. Desde a época eu já sabia que o problema era devido a quantidade gigantesca de dados, e eles não conseguiram resolver esse problema de forma rápida. Não sei como está hoje em dia, mas até a pouco tempo, eles ainda não tinha conseguido resolver o problema de ter os dados dos usuários espalhados em vários servidores, então quando vc queria consultar seus próprios posts antigos, ele não mostrava alguns posts que vc tinha certeza que existiam.
Podem falar o que quiser do Akita, mas o nivel de informação e qualidade no conteúdo dele é unica.
"vô assistir só um pedaço amanhã eu vejo o resto..."
são 03:22 da madruga agora... 😪😥
video sensacional, quando eu conheci o conceito de "estado da arte" de um campo do conhecimento nunca achei que levantar o histórico de inovação de algo que existe fosse algo com tantas camadas.
muito legal o video irei assistir mais vezes, com toda certeza se a internet não parar de crescer com mais países emergentes melhorando suas situação economia e os dispositivos IOT mais e mais presentes a demanda de dados da Internet vai ser uma loucura o domínio de campos vetoriais vai ser determinante mais um coisa para conhecer.
Akita já é uma inteligência artificial que vive entre nós e nunca ninguém desconfiou! O cara é um absurdo!
Akita alguns dos seus videos equivalem a 5 anos de graduação e outros a mais 2 anis de MBA!!!! Obrigado por compartilhar conhecimento e assuntos para "abrir a mente", fomentando a vontade de aprender.
Nos teus vídeos sobre vídeo games antigos, o que mais me chamou a atenção foi como era difícil e complexo implementar aqueles jogos. Mas, com o avanço da tecnologia (ferramentas de softwares mais modernas, hardwares mais poderosos etc.), é possível reimplementar um jogo de Nintendinho em Python, por exemplo. E eu tô falando em reimplementar mesmo, do zero, um jogo de Nintendinho em particular, usando python; não tô falando de criar um emulador de Nintendinho feito em Python. E, apesar de python ser uma linguagem interpretada e nem de longe nos dar uma performance como C ou C++ nos daria, a performance do python é suficiente pra que isso seja possível: reimplementar um jogo de Nintendinho, do zero, que vai rodar rápido o suficiente em praticamente qualquer computador moderno, graças aos hardwares milhões de vezes mais potentes que os do passado. E a reimplementação desse jogo de Nintendinho feita em Python vai ser muito mais fácil de programar, muito mais fácil de ler, muito mais fácil de manter do que a versão original feita em assembly de MOS. E eu não conseguia parar de pensar exatamente nisso enquanto via este vídeo sobre o código do Twitter. Eu entendi que toda essa complexidade é necessária hoje pra que o Twitter funcione. Mas será que em algum momento a tecnologia (ferramentas de software, potência de hardware etc.) vai evoluir ao ponto de ser possível implementar tudo isso de forma mais simples, mais rápida, mais fácil de manter, mais fácil de escalar? Tipo, será que um dia será possível reimplementar um Twitter com uma única linguagem qualquer, de altíssimo nível, com 10% do código do Twitter original, tudo funcionando bonitinho?
Gratidao por seus videos, Akita. Pesquisa, roteiro, edicao devem dar um trabalho absurdo. E voce disponibiliza... de graca.
muito legal vc mencionar essa questão de cursos e da complexidade de um projeto real
Incrível o quanto de sabedoria é compartilhada, obrigado Akita
Sua frase sobre matemática é bem colocada.
Super interessante imaginava que seriam várias tecnogias juntas para fazer o que eles fazem os grafos as linguagens etc .Parabéns Akita esclarecer altas nuances do twiter e seus códigos para fins didáticos sobre grafos uma verdadeira aula.
Este vídeo é de utilidade pública! O camarada pode não saber uma vírgula de programação mas A AULA DE HISTÓRIA que o Akita deu neste vídeo, mostrando por A+B como os criadores do Twitter foram realmente ousados e revolucionários para a sua época, já é mais do que suficiente para ser uma referência de estudo sobre a história do avanço tecnológico nas redes de computadores no século XXI!
Akita, como TEA amamos muito a verdade, então em poucos minutos você destrinchou o TDAH como nunca tinha visto na Net no Brasil, parabéns garoto, e em relação aos que criticam, deixa pra lá, nem Jesus agradou a todo mundo! 💎🙏🏿🤗🤗
Bastante coisa para se digerir. Esse vou ter que assistir mais algumas vezes.
Qualidade e conteúdo sempre impecável! Aliás, seria incrível um vídeo (ou melhor, uma série de vídeos talvez?) analisando o código fonte do Kernel Linux.
Seria Muito Interessante mesmo!!
em vez de ficar sério vendo o vídeo fiquei rindo... a forma como o @Akita fala é um fenómeno kkkkk
Olha, faço ciência da computação em uma federal de respeito, estou no 3° período, fico muito triste de não entender metade do que foi dito.
Mas, fico feliz de pelo menos ver que tenho a oportunidade de aprender daqui pra frente.
A questão do merge sort vir a partir do problema de memória sendo resolvido pelo Von neuman, que isso, maravilhoso de mais. Obrigado pelo conteúdo.
meu amigo que vídeo comprido, muito bom mas bem cansativo assisti em 3 dias kkk adorei o final o melhor é ver o Akita falando palavrão kkk
Minha aula virtual estava chatona. Vou assistir essa aqui mesmo.
definitivamente o melhor conteúdo para programadores e profissionais te tecnologia, excelente como sempre!
Seus vídeos são os melhores cara, que nível técnico!!! Tô pausando e estudando os conceitos passados, gostaria que vc fizesse ( não sei se já fez ) um projeto do início ao fim. Obrigado akita !
Melhor video do canal. Agora da pra entender melhor o que o pessoal do twitter fez todos esses anos. 👏
Caramba, a qualidade dos vídeos do Akita são sempre muito boas, surreal como ele ainda se supera na entrega. Tô saindo desse vídeo procurando uma faculdade de ciência da computação pra fazer kkkk
Tenho 2 anos como programador, acredito que minha promoção pra pleno esteja chegando depois de muito grind, estudei na 42|Rio também por conta do Akita. Brabo demais /,,/ Vlw pela inspiração
Que trabalho absurdo produzir esse vídeo. Parabéns
Sensacional, é muito bom esse tipo de vídeo, mostrar o quão pouco sabemos e assim incentivar a busca por mais conhecimento.
Akita nos ajudando a pensar de forma correta e observar os fatos hahah
nossa vei como eu amo seu conteudo akita. quando voce comecou a falar de grafos lembrei na hora da faculdade, mas tipo é foda porque eu nao aprendi nada, estudei isso, o professor só explicou a teoria mas n explicou como colocar em pratica, entao se esvaiu da minha cabeça pois n teve algo para eu entender como funciona na producao
A parte lógica e visual e bem mais simples do que todas as derivações que abrange a algebra linear, sistemas lineares e as tantas formas de resolver haha quebra a cabeça mas abre a mente!
Obrigado amigo estava precisando de um video seu pra relaxar, por mais videos de 1 hora
Agora eu entendo perfeitamente porquê a página de erro da baleia era tão comum
Obrigado Akita, tu é um bruxo da programação
Em todos esses anos nesta indústria vital, acho que esse foi o vídeo de mais alto nível que vi no canal. destrinchando um código e cases de produção real. parabéns. qualidade escassa, especialmente em português.
Chegando ao fim do vidio, é notório como esse tipo de conteúdo é importante e também escarço em níveis de recomendações gerais. A maioria das pessoas comuns e até programadores mesmos não tem ideia de como um projeto grande realmente funciona e ter uma perspectiva de quem já esteve lá ,é mais do que relevante, eu diria mais, é um serviço publico aos desavisados. Meus sinceros agradecimentos . p.s. ótimo contexto pra gente como eu do interior que nunca esteve em projetos reais de empresas reais e pior, sem faculdade.
Ai sim.
Isso é computação de verdade.
Álgebra linear é muito foda mano, preciso rever todo o meu conhecimento em matemática...
Rapaz. Como não admirar o trabalho do Akita? O que esse cara consegue colocar de conteúdo em um vídeo de 1h30m é fora de série.
Fiz ciência da computação, mas a matéria de grafo só passou pela superfície, nem cheguei a entender direito, porém passei com nota maior que 9, vou tentar entender melhor depois.
Cara que video denso e cheio de detalhes, parabens! Da pra entender um pouco como empresa de "gente grande" desenvolve seus produtos.
Adorei o erros de gravacao tambem! heheeh tmj irmao.
Sobre os protobuffs eu trabalho com isso, comunicando de um microserviço em Java para um mainframe em cobol, muito interessante.
Esse vídeo acalma e ao mesmo tempo instiga ,pois mostra que uma IA tá longe de roubar o trabalho de um verdadeiro desenvolvedor, logicamente que um projeto desses não é para todos,mas serve da mesma forma!
Parabéns cara, muito bom vídeo como sempre!
Só uma ressalva, RPC é um conceito bem abrangente, ele é quase abraça qualquer tipo de chamada de rede, e acaba nao sendo um protocolo como vc acabou fazendo parecer. Outro ponto é que vc fala que a forma que o gRPC faz a comunicação não é via HTTP, mas na verdade é sim, ele usa HTTP2 para transporte e protocol buffers pra contrato e serialização.
Eu lembro que em 2015, quando eu trabalhava na HP Labs, eu tinha um servidor com 2TB de RAM. Era um HP DL980, que o pessoal carinhosamente chamada de “The Beast“. Lembro que a gente teve que recompilar o kernel do ubuntu para conseguir acessar toda a RAM. Usavamos exatamente para fazer benchmark de um sistema de processamento de grafos que tinhamos. Nesta escala, existiam muita complicações: O tempo de garbage collection e stop the world events are muito longo para large heaps - e na época soluções como Azul Zing era aceleradas por Hardware. Configuracoes erradas de GC podiam deixar alguns processamentos simplesmente inviaveis
A ideia de conseguir deixar o assunto em alta, e fingir uma certa liberdade para os curiosos, e aumentar o trafego do Twitter com esse assunto, sim o algoritmo aprendeu bem como ser humano perde seu tempo ato-a, e ainda passa uma sensação de liberdade para seus usuários viciados, zoar o sistema sqn, quando voce nao paga pelo produto voce........srsrs. Fabio como sempre mostrando a verdade nua e crua.
Valeu Akita, vídeo espetacular!! Veio numa boa hora como resposta para algumas reflexões que estou tendo sobre a minha carreira e se de fato o que faço no meu emprego atual é construir tecnologia. Logo de início vejo que não, isso explica os layoffs por todo o mundo, muito copy paste e pouca codificação original. E, sendo sincero comigo mesmo, também me vejo nessa situação.
Obrigado pelo conhecimento e por servir de alerta, vou correr atrás do prejuízo e me aprofundar o máximo que puder em matemática e em código de baixo nível.
Esse vídeo foi um conglomerado de informações. Particularmente, achei bastante denso e ainda assim não menos interessante! Excelente!
estou no minuto 8 e simplesmente incrível. Tive que pausar para comentar, pois é isso: parar de fofoquinha, meme tosco, teoria da conspiração e ver fatos (que é a parte do código disponibilizado e ponto).
Akita como sempre fazendo vídeos de alta qualidade, muito bom a abordagem que fez sobre o assunto 👏
Vídeo muito bom, super complexo mas muito interessante.
Foi bem legal ver que teve toda uma historia até chegar na solução atual, e que esse tipo de solução não é nada simples de se chegar!
Excelente vídeo! Você é nota 1000 Akita! Parabéns pelo conteúdo
incrivel, nunca imaginei que dot product poderia ser utilizado nesse contexto.
Então akita... Eu não iria ficar triste se você fizesse uma serie falando sobre o codigo do Twitter e explorando ele mais afundo, como você disse, essa é uma oportunidade rara de ver codigo de verdade. Eu não consigo pensar em muitos outros, exceto o Linux e alguns codigos open source que são extremamente dificeis de entender para iniciantes(Se não, "impossivel"). Serio, é dificil até complilar partes daquele inferno. Minha maquina está travando apenas escrevendo um texto desse tamanho, imagina abrir aquela desgraça no VS.
Além de que você iria irritar muita gente que está fazendo market nesse processo, o que nunca é demais.
Excelente análise, parabéns. Estava esperando os "Testemunha de Fowler" ou "Testemunha de Clean Code" para criticar o código de 15 anos que roda até hoje!
adorei a forma como incluiu os palavrões nas legendas, excelente video
Um dos maiores da programação sem dúvidas.
Ahh Akita.. Pessoal do DevConf do Opensanca aqui em São Carlos, fica até emocionado com esse print seu ❤
Esse ano vai ter o evento na UFSCar novamente
Rapaz, sensacional este video.
Estou ainda buscando estudar do jeito menos efetivo (cursos).
Muito obrigado por abrir os olhos
Cara, não te conhecia antes desse vídeo!
Que conteúdo fantástico!!
Isso não é uma análise é uma aula.
19:51 este slide é otimo. mostra a diferença entre AI dos invernos passados (no structure) e a atual. A diferença entre random e stochastic blocks, que é o que temos agora com transformers e attention networks.
Trabalhei na Climatempo, tinha servidores com até 128GB de RAM para os modelos para a previsão de tempo, clima e pós processamento, é tenso.
ah, numa climatempo consigo imaginar.
Minha felicidade é quando o mestre Akita lança vídeo novo hahahahah